A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS"

Transcrição

1 A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS Daniela Gonçalves² Regina Panceri³ RESUMO: O Serviço Social na contemporaneidade constitui-se de alternativas para os assistentes sociais, e dentre elas destaca-se: a captação de recursos agregada à gestão de projetos em organizações sem fins lucrativos ONGs. Mudanças importantes são percebidas nas organizações da sociedade civil, por meio de um novo núcleo. Os assistentes sociais possuem competência teórico-metodológica para a realização de projetos no terceiro setor e captação de recursos, porém, necessitam aprimorar os instrumentais para este novo campo do Serviço Social que vem conquistando espaço, tornando-se fértil para a atuação da profissão. Nessa perspectiva, a constituição de um Núcleo de Gestão de Projetos e Captação de Recursos, pode ser referenciada como uma forma administrativa para a atuação profissional, executando a gestão de projetos e a captação agregadamente. Deste modo, este artigo tem como objetivo geral analisar a inserção do Serviço Social na gestão de projetos e captação de recursos desenvolvidos na Associação Catarinense para Integração do Cego ACIC, Florianópolis/SC, no período de agosto/2010 a dezembro/2011. E como objetivos específicos definem-se contextualizar a ACIC; apresentar a elaboração de projetos e a captação de recursos como espaço de atuação para o Serviço Social e relatar a experiência acadêmica da 1 Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social. 2 Acadêmica do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). danielagoncalves_206@hotmail.com 3 Professora orientadora em Serviço Social, e Doutora em Engenharia de Produção. reginapanceria@gmail.com

2 2 prática profissional do serviço social na ACIC. Palavras-chave: Serviço Social. Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC. Captação de Recurso e Gestão de Projetos. 1 INTRODUÇÃO O presente artigo tem como tema A Inserção do Serviço Social na Captação de Recursos motivado pela realização do estágio curricular obrigatório do curso de Serviço Social na Associação Catarinense para Integração do Cego ACIC e também fruto do projeto de intervenção, sendo possível observar as problemáticas existentes neste campo de atuação do Serviço Social. O presente tema foi construído juntamente com a assistente social supervisora de estágio Tal estudo teve como objetivos específicos contextualizar a ACIC; apresentar a elaboração de projetos e a captação de recursos como espaço de atuação para o Serviço Social e relatar a experiência da prática profissional do serviço social na ACIC, enquanto estágio curricular obrigatório. Foi possível perceber que existe a necessidade de profissionais nesta área do Serviço Social. Considera-se que a Captação de Recursos é uma das competências do Serviço Social, no sentido de trazer melhorias para uma organização sem fins lucrativos. Seu principal foco é trazer recursos financeiros para a organização, como também investir na instituição por meio do marketing institucional. Na área de captação de recursos estão os projetos sociais que fazem parte do processo de trabalho do assistente social. Visando refletir sobre a gestão de projetos sociais e a captação de recursos, bem como, refletir sobre a atuação do Serviço Social no espaço políticoadministrativo, foram retomados o diagnóstico institucional e os relatórios de estágio. Para aprofundamento do campo teórico foram realizadas pesquisas do tipo bibliográfica e de campo. Conforme LEONEL (2007, p. 12), a pesquisa de tipo bibliográfica é aquela que se desenvolve tentando explicar um problema a partir das teorias publicadas em diversos tipos de fontes: artigos, manuais, enciclopédias, anais, meios eletrônicos.

3 3 Os procedimentos metodológicos são necessários para o profissional de serviço social, com bases teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas para uma intervenção qualificada. 2 ACIC - A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL A Associação Catarinense para Integração do Cego ACIC está localizada na Rodovia Virgílio Várzea, 1300, bairro Saco Grande, Florianópolis/SC. É uma instituição privada, sem fins lucrativos, de âmbito estadual e que promove ações no campo político e nas áreas de habilitação, reabilitação e profissionalização, com vistas a promover o exercício da cidadania e a plena participação na sociedade das pessoas cegas, com baixa visão e outras deficiências associadas. Passou a funcionar no endereço atual em 1992, sendo que o prédio foi inaugurado em Desde então, muitas modificações já foram feitas. Sendo uma instituição de cegos e para cegos, é presidida por uma pessoa cega, garantia esta prevista no seu estatuto. É mantida com auxilio de eventuais convênios com instituições públicas e/ou privadas, doações de sócios colaboradores e promoções comunitárias. Fundada em 18/06/1977, por um grupo de pessoas cegas que tinham o ideal de buscar uma melhor qualidade de vida, sua caminhada é marcada pela constante superação de obstáculos, os quais parecem intransponíveis e que são vencidos através da conscientização do poder público e da sociedade, no que concerne ao respeito aos direitos e a cidadania desse grupo social. Sua missão é promover a inclusão social da pessoa cega, com baixa visão e outras deficiências associadas, contribuindo para sua efetiva participação na sociedade. Tem como objetivo: promover a autonomia e a melhoria de qualidade de vida de pessoas com deficiência visual e sua família; desenvolver atividades voltadas à habilitação, reabilitação integral, educação, profissionalização e convivência junto às pessoas com deficiência visual, promovendo sua cidadania; desenvolver ações especializadas para a superação das situações de violação de direitos Atualmente, a ACIC conta com duas assistentes sociais, uma atuando no setor de captação de recursos e a outra realizando intervenção com as famílias, sendo que o exercício da prática profissional ocorreu no setor de captação de recursos.

4 4 O exercício da prática profissional no campo de estágio foi atuar com projetos e captação de recursos, além do contato efetivo com empresas. Os instrumentos técnico-operativos utilizados no processo de trabalho pelo Serviço Social, conforme o Plano de Atendimento Anual dos Serviços de Assistência Social da ACIC Associação Catarinense para Integração do cego (p.05) são: - Planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos essa atividade requer compreensão da equipe deste núcleo, pois diz respeito à estrutura organizacional da ACIC. O planejamento precisa estar adequado as necessidades da entidade a fim de promover sua funcionalidade. No momento em que um plano existe monta-se toda a estrutura com seus respectivos programas e projetos, com o intuito de articular os serviços para obtenção de resultados positivos. - Articulação com órgãos públicos e privados esta atividade possibilita o profissional estar atento as informações dos gestores. A articulação acontece da seguinte forma: no contato com órgãos públicos no que diz respeito a subvenções, emendas parlamentares e convênios. No contato com órgãos privados as ações estão voltadas a responsabilidade social por meio de financiamento de projetos, bem como a benefícios voltados a instituição. - Encaminhar relatórios aos órgãos competentes esse processo é algo fundamental no relacionamento com órgãos gestores, pois a partir do momento em que efetuamos convênios é necessário a prestação de contas e relatórios para demonstrar as atividades desenvolvidas por meio desta parceria. - Participação nos conselhos de Direitos - essa atividade possibilita atuar nas ações voltadas as políticas públicas, as melhorias da comunidade e da instituição. A participação em conselhos de direitos fazem parte de um processo importante para a compreensão do sistema em que a instituição se insere. - Eventos - a participação do serviço social no planejamento dos eventos da instituição acontece de maneira a sistematizar as ações. A parceria com a equipe de eventos acontece também, durante todo o processo de execução e avaliação. - Marketing institucional tem por finalidade trabalhar a promoção da imagem institucional, com ênfase em ações que deem visibilidade aos trabalhos realizados com foco na mobilização de recursos. A gestão da imagem institucional se dá por meio de ferramentas de divulgação como: visitas a empresas, elaboração de material de divulgação, articulação com veículos de comunicação e instituições afins. De acordo com a descrição sobre os instrumentos de trabalho utilizados pelo profissional do Serviço Social, serão apresentadas as inserções com ações especificas. Assim, pensar em instrumentalidade do Serviço Social é pensar para além da especificidade da profissão: é pensar que são infinitas as possibilidades de intervenção profissional, e que isso requer, nas palavras de Iamamoto (2008, p. 55) dar um mergulho na realidade.

5 5 Na primeira fase de estágio curricular obrigatório as atividades foram de observação, leituras sobre o estatuto da organização e reconhecimento da instituição. No segundo estágio foram realizadas as ações com base no Projeto de Intervenção da Prática Profissional, fazendo o levantamento e o mapeamento de empresas locais, visando contatar com pessoas jurídicas com o intuito de desenvolver parcerias para a ACIC. Juntamente com a assistente social foram elaborados projetos, participações nas reuniões no conselho da pessoa com deficiência e reuniões internas, elaboração de relatórios para os órgãos gestores e parceiros, prestação de contas para demonstrativo das atividades desenvolvidas. Para entender como a organização executa a captação de recursos foram realizadas visitas institucionais, com foco na apresentação do projeto da CELESC, projeto esse que tem como objetivo obter recursos para a ampliação da receita da instituição. De acordo com MAGALHÃES (2003, p. 48), as visitas são instrumentos técnicos muito conhecidos, elas norteiam o trabalho dos profissionais em diversas instituições [...]. As visitas institucionais associadas ao diagnóstico institucional foram importantes para a realização do exercício da prática profissional juntamente com o processo de intervenção. O diagnóstico é definido por Alessandrini (2009, p ), como: Uma ferramenta, um instrumento utilizado que nos possibilita conhecer a realidade que estamos trabalhando [...]. Ele viabiliza a implantação de programas e projetos e possibilita que estes sejam adequados a realidade institucional; o diagnóstico é um elemento básico facilitador para que isto aconteça. Conforme exposto pela autora, se faz necessário compreender que antes da elaboração de um projeto, recomenda-se estudar a situação, onde será destinado o recurso. Com a realização do estágio na Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC percebeu-se a existência de várias demandas para o Serviço Social na área político-administrativo. Assim sentiu-se que o Serviço Social amplia-se para outros espaços de atuação, como será abordado no item a seguir.

6 6 3 A GESTÃO DOS PROJETOS SOCIAIS E SUA ELABORAÇÃO NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS COMO ESPAÇO DE ATUAÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL Pode-se dizer que projetos sociais são planejamentos, estratégias que contribuem com a maioria das instituições. Segundo Armani (2003, p. 18) um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos (humanos, materiais e financeiros) e de tempo. Conforme o autor os projetos precisam de tempo para ser executados, necessitam serem estudados para saírem corretos. Panceri (2006, p. 14): Diz que projeto social é um conjunto de atividades que, organizadas em ações concretas, atendem às necessidades sentidas e identificadas pela comunidade em um espaço de participação criado por ela própria, ou estimulado pelo demandado. Então, cada autor tem uma definição de projeto social, porém, conclui-se, que apresentam o mesmo sentido, pois este precisa de várias ações para ser concretizado. Pode-se dizer que os projetos sociais se constituem de uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social. E a gestão de projetos é a sua administração, ou seja, a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um determinado custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos. Neste sentido, o assistente social possui conhecimentos e técnicas necessitadas para a captação de recursos e consequentemente a gestão de projetos. Como Elaborar Projetos Ao se iniciar a elaboração de projetos, precisa-se de estudos, pesquisas, planejamento.

7 7 Para Kisil (2001, p. 01): Elaborar projetos é uma forma de independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das ideias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução. Elaborar projetos faz parte de uma união de pessoas com o mesmo objetivo. Segundo Panceri (2006, p. 04), é muito importante definir quem irá elaborar o projeto e preferencialmente deverá ser elaborado em equipe. Porque em equipe o projeto vai demonstrar as várias contribuições de profissionais de outras áreas o que possibilita relevância em uma instituição, como também pode ser melhor fundamentado. Armani (2003, p. 30) descreve que o processo de elaboração do projeto não é a mesma coisa do que redigir o documento de apresentação do mesmo. Redigir o projeto é, em verdade, apenas o último passo do processo de elaboração. A seguir especificaremos o que um projeto social necessita para ser formulado a partir de seus elementos. Segundo Armani (2003, p ) apud Panceri (2006, p. 11): Diagnóstico - O diagnóstico não é neutro, ele é conduzido e estruturado pela visão político ideológico da situação-problema e pelas hipóteses preliminares sobre a estrutura e dinâmica da problemática, estabelecidos na fase de identificação. Então, é a identificação dos fatores organizacionais relevantes e a descrição dos valores ou características por eles assumidos na situação observada (estado inicial) e na situação adequada (estado final pretendido) bem como dos instrumentos e procedimentos utilizados para seu estabelecimento. O diagnóstico deve promover: O levantamento detalhado de dados e informações que possam caracterizar as condições de vida dos potenciais beneficiários da intervenção, obtendo-se, assim uma visão situação inicial dos potenciais beneficiários. É a partir dela que os progressos do projeto serão avaliados no futuro. A identificação das dinâmicas sócio-políticas, econômicas e culturais que explicam a situaçãoproblema. A identificação e avaliação das iniciativas similares relevantes sejam elas de caráter público ou privado. A identificação das percepções, das experiências e das expectativas dos potenciais beneficiários em relação à problemática. O envolvimento genuíno dos atores sociais e institucionais relevantes no processo. O levantamento da bibliografia relevante sobre o tema, tanto do ponto de vista teórico quanto da análise de experiências similares. O diagnóstico pode ser realizado através de um conjunto diverso de atividades: reuniões com grupos de beneficiários (grupos focais), pesquisa documental, entrevistas qualitativas com informante-chave, e oficinas de análise da problemática a partir dos dados e informações levantados. Objetivos - O projeto é constituído por dois objetivos o geral e o especifico. O objetivo geral corresponde ao produto final que o projeto quer atingir, e o objetivo especifico corresponde as ações que se propõe a executar dentro de um determinado período de tempo.

8 Justificativa É a descrição da importância e viabilidade do projeto. Metodologia É a descrição geral dos procedimentos a serem adotados para a produção dos resultados pretendidos a partir do estado inicial observado. Processo É a relação de atividades ou operações na sequencia adequada, com especificação e atribuição de responsabilidade. Tempo É o cronograma e o calendário de execução das atividades, indicando o período de implantação, tarefas preparatórias para o projeto. É feito sobre cada atividade. Recursos É a especificação e quantificação de recursos humanos e materiais necessários para a realização das atividades e operações. Os recursos podem ser agrupados em categorias como pessoal, instalações, material permanente, material de consumo e serviços de terceiros. Custos Determinado por cada atividade proposta. O custo do projeto será o somatório do custo das atividades. Revisões e Avaliações - Está integrada na parte de monitoramento e avaliação de um projeto chamado de Sistema M & A. Ele indica quaisquer avaliações anteriores ou preliminares do projeto, ou mesmo de outros projetos da instituição, mas que possam contribuir o êxito deste em questão. 8 Esses são os elementos necessários para a elaboração de um projeto, além de outros, que visam indicar a sua viabilidade: sustentação política; viabilidade técnica; viabilidade econômico financeira; dimensão ambiental; dimensão cultural, étnica e de gênero; capacidade institucional e de gestão. Segundo Armani (2003, p ) são definidos da seguinte forma: Sustentação política indicar a base de apoio interna (organização proponente) e externa (rede de organizações participantes do projeto e outros apoios externos) do projeto. Demonstrar que o projeto não sofrerá obstáculos políticos ou legais; se isso for provável, indicar como as organizações proponentes pretendem administra tais conflitos de forma a viabilizar o projeto. Viabilidade técnica - demonstrar que as técnicas e tecnologias a serem utilizadas são necessárias e mais apropriadas para condições do projeto. Tal justificativa deve levar em conta também o custo das alternativas adotadas. Indicar como se fará o processo de apropriação das técnicas empregadas/ desenvolvidas pelos beneficiários. Viabilidade econômico-financeira indicar os custos envolvidos no projeto e seu potencial de acesso a recursos e proporção de recursos próprios locais. Indicar como o projeto ou suas atividades principais vão manter-se após o final do financiamento. No caso de projetos produtivos, devem-se indicar cálculos prévios de rentabilidade econômica e financeira. Uma grande proporção de recursos próprios locais também pode ser usada como argumento favorável à viabilidade do projeto. Dimensão ambiental dependendo do tipo de projeto, indicar como o mesmo integra a preocupação com a proteção do meio ambiente. Dimensão cultural, étnica e de gênero se relevante, indicar os elementos e iniciativas de ordem cultural que favorecem o êxito do projeto. A forma como o projeto influencia o padrão vigente de relações de gênero deve ser explicitada. Capacidade institucional e de gestão - demonstrar que a organização proponente e demais órgãos e/ou instituições participantes têm condições institucionais para implementar o projeto e para administrá-lo. Dar evidências da capacidade institucional, citando, inclusive, a responsabilidade por outros projetos similares e o apoio de agências

9 9 internacionais e nacionais a outros projetos da instituição. Com isso, parte-se para o tópico agregado à gestão de projetos sociais, a captação de recursos, categoria fundamental para garantir que os projetos sociais sejam realizados em uma organização. Conceituando Captação de Recursos A Captação de Recursos é um novo espaço ocupacional para o profissional do Serviço Social em Organizações sem Fins Lucrativos - ONG s, que proporciona uma nova possibilidade para sua atuação. Segundo Hemkemeir (2011, p. 03): Captação de recursos é a geração de recursos, por meio de doações, patrocínios ou verbas de fontes de fomento, a fim de constituir outras fontes de receita para garantir a execução de projetos e atividades da instituição. Conforme o exposto se faz necessário compreender a captação de recursos como um meio de se obter fundos, melhoramentos para uma determinada instituição, mobilizando voluntários e colaboradores desta, com objetivos em comum. O captador de recursos é responsável pelo cumprimento da missão social da instituição e não apenas com a função de conseguir os recursos financeiros para a mesma. A captação de recursos é um coração, que alimenta todas as áreas de uma organização. Dando sequencia ao tema captação de recursos seguem algumas características sugeridas pela National Society of Fundraising Executives - NSFRE para o cargo de um captador de recursos. Segundo Estraviz; Cruz (2003, p. 45): -Planejar, organizar, gerenciar e dirigir a Assessoria de Desenvolvimento. -Profundo conhecimento da instituição, sua missão, objetivos, programas específicos e necessidades. -Desenvolver políticas, procedimentos e sistematizar as atividades da Assessoria de Desenvolvimento. Nota-se que os assistentes sociais possuem características para assumir esta atuação e por isto ocorre a ampliação do campo de trabalho para o Serviço Social.

10 10 O captador de recurso pode construir um banco de dados, contendo informações sobre pessoas, empresas, relacionamentos e dados da instituição. Segundo Estraviz; Cruz (2003, p. 32): Uma instituição pode trabalhar com dados que permitam manter relações com sua população atendida, fornecedores, empresas e outras instituições. As informações devem ser úteis e devemos nos preocupar em atualizá-las constantemente. É relevante que o captador de recursos tenha na instituição um banco de dados, com todos os registros necessários para a produção de suas atividades. Outro instrumento de trabalho eficaz para mobilização de recursos são as redes sociais, consideradas como eficientes instrumentos na mobilização dos agentes sociais para ações coletivas, auxiliando no fortalecimento institucional das organizações. Constitui elemento facilitador na captação de recursos e um importante aliado no aumento da visibilidade e credibilidade das várias organizações. Possibilita também que as organizações invistam naquilo que hoje é condição fundamental para o trabalho no campo social, a expansão da capacidade relacional, a possibilidade de acesso cada vez maior a novos conhecimentos e informações. Através das redes, diferentes organizações vinculam-se nas mais diversas relações, atuando como um todo coerente, discutindo problemas estruturais ou conjunturais, construindo alianças no campo de lutas específicas de interesse comum. Por possuírem uma amplitude e concentração de forças as redes têm um papel político importante no processo de transformação social. O setor de captação mobiliza recursos, divulga a instituição, através de diversos meios, inclusive com uso da tecnologia. Segundo Ceregatti (2002, p. 12): Mobilizar recursos não diz respeito apenas a assegurar recursos novos ou adicionais, mas também à otimização (como fazer melhor uso) dos recursos existentes (aumento da eficácia e eficiência dos planos); à conquista de novas parcerias e à obtenção de fontes alternativas de recursos financeiros. É importante lembrar que o termo recursos refere-se a recursos financeiros ou fundos, mas também a pessoas (recursos humanos), materiais e serviços. A mobilização de recursos tem que estar sempre em busca de empresas, projetos, voluntários, porque mobilizar recursos não é apenas buscar dinheiro, mas agregar parcerias e pessoas.

11 11 Iamamoto (2008, p.32), relata sobre o trabalho dos assistentes sociais. Os assistentes sociais trabalham com as mais diversas expressões da questão social, esclarecendo à população seus direitos sociais e os meios de ter acesso aos mesmos. O significado desse trabalho muda radicalmente ao voltar-se aos direitos e deveres referentes às operações de compra e da venda. Enquanto os direitos sociais são frutos de lutas sociais e negociações com o bloco do poder para o seu reconhecimento legal, a compra e venda de serviços no atendimento a necessidades sociais de educação, saúde, habitação, assistência social, etc. pertencem a outro domínio - o do mercado -, mediação necessária à realização do valor e eventualmente da mais valia decorrentes da industrialização dos serviços. Os assistentes sociais possuem competência teórico-metodológica para realizar no terceiro setor projetos e a captação de recursos, mas necessitam aprimorar os instrumentais para este campo desafiador do Serviço Social que está conquistando cada vez mais espaço. Como passaremos a descrever em seguida. 4 A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS Historicamente os assistentes sociais dedicaram-se a implementação de políticas públicas, localizados na linha de frente das relações entre população e instituição ou, nos termos de Netto (2006, p. 74), [...] agentes executores das políticas sociais. Embora este seja ainda o perfil predominante, não é mais exclusivo, sendo abertas outras possibilidades. O processo de descentralização das políticas sociais públicas com ênfase na sua municipalização, requer dos assistentes sociais novas funções e competências. Estão sendo chamados a atuar na esfera da formulação e avaliação das políticas públicas, do planejamento e da gestão. Os assistentes sociais ampliam seu espaço ocupacional para atividades relacionadas à elaboração, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos sociais, tendo participação efetiva em conselhos de direitos. A importância da atuação do assistente social nos projetos sociais e principalmente na área de captação de recursos é de grande relevância, já que o profissional conduz consigo um conjunto teórico, metodológico, técnico e operativo capaz de compreender essa realidade com uma visão crítica, buscando medidas que beneficiem seu desenvolvimento social. O assistente social que trabalha com captação de recursos em ONG s elabora

12 12 projetos e busca possibilidades de implementar propostas adequadas as novas políticas sociais. Na ACIC, o assistente social trabalha para fortalecer as ações com foco nas pessoas com deficiência visual, oportunizando sua emancipação, igualdade, cidadania e liberdade. Além de buscar e fortalecer parcerias, participa do conselho da assistência social de Florianópolis, faz relatórios, participa de reuniões internas e externas, atua também em planejamentos e pesquisas. Ressaltam-se algumas das atribuições do Assistente Social conforme a Lei 8.662/93, artigo 5 0 (p.03) são: - Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; - planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de serviço social. Desta forma, o profissional em Serviço Social vem contribuindo no trabalho de mobilização de recursos, com projetos sociais voltados a política institucional, elaborando, planejando, administrando programas e projetos. Com isso amplia-se a cidadania, bem como a transformação social. Conforme o Código de Ética (1997, p. 03): cabe ao profissional de Serviço Social alguns dos seus princípios fundamentais, - O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; - defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; - ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras. De acordo com os princípios fundamentais da profissão, tais como buscar a emancipação, a liberdade, a igualdade, a ampliação da cidadania, a defesa dos direitos humanos, são pontos fundamentais a serem seguidos e que devem ser cumpridos. Contribuir para a construção da cidadania, fazer com que a pessoa com deficiência tenha acesso aos seus direitos, é abrir caminhos para a participação na sociedade e reivindicar suas demandas é fundamental. É o que faz o Serviço Social na esfera de gestão de projetos sociais ao desenvolver ações para a captação de recursos e provocar mobilizações sociais. Para SERRÃO e BALEEIRO (1999, p.23):

13 13 Falar de cidadania é falar de igualdade de oportunidades entre as pessoas, da consciência de que é possível transformar e conviver com as diferenças e que o bem-estar individual passa pelo bem-estar coletivo. Na medida em que o Serviço Social se insere na captação de recursos, novas exigências de qualificação aparecem, tais como o domínio de conhecimentos para realizar diagnósticos sócio-econômicos, para a leitura e análise dos orçamentos públicos identificando recursos disponíveis para projetar ações; o domínio do processo de planejamento; a competência no gerenciamento e avaliação de programas e projetos sociais; a capacidade de negociação com mantenedores. Registram-se ainda a necessidade de ter habilidades no campo da pesquisa. Atualmente é um diferencial ter um setor de captação de recursos institucional, porque através deste garante-se a mão de obra qualificada, efetivação de trabalhos que garantam e ampliem a receita da instituição, melhorando a gestão de projetos sociais, esta prática inovadora do Serviço Social. O Serviço Social se renova, não é mais o assistencialismo, amplia suas competências para além do contato direto com o usuário. Precisa entender o processo da instituição, identificar a questão social e buscar novas instrumentalidades. Sabe-se que é baixo o número de assistentes sociais capacitados na área de captação de recursos, entretanto, por ser um setor diferenciado, tem um vasto campo de trabalho. Na Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC uma atividade importante na captação de recurso na instituição foi o auxilio da assistente social na organização de eventos, fazendo contatos com parceiros e realizando pesquisas institucionais. Esta atividade é um instrumento de trabalho da captação de recursos agregado ao serviço social, ampliando assim a receita da instituição, proporcionando cidadania, a fim de continuar sendo referência no atendimento às pessoas com deficiência visual. O Serviço Social no núcleo captação de recursos visa mobilizar recursos, divulgar a instituição, criar técnicas com intuito de ampliar os recursos institucionais, criar eventos que estejam destinados a uma ação social através de diversos meios, tais como festas, bingos e rifas. O objetivo dos eventos é a ampliação da receita da Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC e também a divulgação. Esta atividade é uma das

14 14 estratégias de captação de recursos. Segundo Ceregatti (2002, p. 91): Eventos especiais oferecem a possibilidade de arrecadar recursos de quase todas as fontes: indivíduos, corporações e pequenas empresas. Eles são uma estratégia de arrecadação de recursos que praticamente todas as organizações sem fins lucrativos utilizam. Há algumas que levantam a maior parte de seus recursos desta maneira. Infelizmente, a não ser que os eventos especiais sejam feitos corretamente, eles podem requerer muito trabalho e arrecadar pouco ou nenhum dinheiro. Isto pode ser muito desencorajador para as pessoas envolvidas. Um evento não pode ser visto apenas como um meio de captar recursos. Ele também pode ser um passo importante para trazer mais doadores e ampliar a base social da organização. Entende-se que os eventos contribuem com a organização, seja no aspecto financeiro ou na área do marketing institucional. Desta forma o Serviço Social agregado à gestão e tendo um assistente social como gestor, com visão estratégica, de planejamento e pesquisa facilita na organização de eventos, na mobilização de recursos e na garantia de atendimento as demandas do público alvo. 5 CONCLUSÃO Perante o contexto exibido e dos estudos realizados, percebe-se que a atuação do Serviço Social na área político-administrativa é recente, no entanto esta já se mostra um vasto campo para a profissão. A experiência realizada durante o Estágio Curricular Obrigatório, desenvolvido na Associação Catarinense para Integração do Cego - ACIC, junto à assistente social que atua no Núcleo de Captação de Recursos possibilitou a ampliação dos conhecimentos profissionais, devido ao enfrentamento da existência de limites dos instrumentais para este espaço-ocupacional nas organizações. Deixa-se como proposta ao curso de Serviço Social, a inclusão desta temática que venha a abordar sobre o processo de trabalho do assistente social no núcleo de captação de recursos em Organizações juntamente com a Gestão de projetos, por ser um tema ainda pouco abordado na academia. Considera-se que é um espaço de atuação de suma importância e que está em expansão, onde o assistente social é um profissional que possui as competências necessárias para

15 15 esta atuação. Este profissional atua no desenvolvimento de capacitações de grupos de conselheiros e trabalhadores em Política de Assistência Social; em pesquisas, no planejamento estratégico; em avaliações de impacto das organizações; na elaboração de projetos sociais; nas visitas institucionais; pois são os Assistentes Sociais que conhecem a causa, de que forma a entidade pretende utilizar as doações obtidas através da Captação de Recursos. Sugere-se a ampliação de cursos sobre captação de recursos na região da Grande Florianópolis, pois a oferta de tais capacitações é escassa. Outra proposta é a formação de uma especialização em Sustentabilidade. Por fim, deixa-se a reflexão sobre as novas tendências da prática profissional, que baseada em seus princípios éticos e utilizando seus instrumentais técnicooperativos, procura-se por meio de políticas públicas, a emancipação dos sujeitos e efetivação dos direitos sociais. Para esta atuação, é imprescindível que o assistente social tenha facilidade de comunicação oral e escrita; integridade, persistência, percepção crítica; prática inovadora e estratégica; seja capaz de criar, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratização das relações humanas para atuar diante dos desafios encontrados na profissão; mantenha-se atualizado, buscando a formação continuada, assim como desenvolvendo cada vez mais sua capacidade de atuação nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. Com isto o Serviço Social estará se expandindo e criando mais espaços de atuação e inserção. REFERÊNCIAS ALESSANDRINI, Margarete. Os novos instrumentos de trabalho diagnóstico institucional, Texto, ACIC Associação Catarinense para Integração do Cego Plano de Atendimento Anual dos Serviços de Assistência Social. ÁVILA, Célia M.. AAPCS - Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária Gestão de Projetos Sociais. 3. Ed. São Paulo: Revista, 2001.

16 16 ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Porto Alegre, Tomo Editorial, CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Código de Ética do assistente social: Lei n /93 de regulamentação da profissão. 3. ed. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social CEREGATTI, Alessandra. Captação de recursos da Teoria a Prática. Apostila. São Paulo, ESTRAVIZ, Marcelo; CRUZ, Célia Meirelles. Captação de diferentes Recursos para Organizações sem Fins Lucrativos. 2 ed. São Paulo: Global, HEMKEMIER, Larisa. Sogeplan planejamento e gestão social captação de recursos, Apostila, IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, Kisil, Rosana. Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações da Sociedade Civil. São Paulo. Global, LEONEL, Vilson. Ciência e pesquisa. 2.ed.rev. atual. Palhoça: Unisul Virtual, LEI 8.662/93, artigo 5. Atribuições do Assistente Social. MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e Linguagem: Relatórios, Laudos e Pareceres, São Paulo, Lisboa, NETTO, J. P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, PANCERI, Regina, Gestão e Elaboração de Projetos, Módulo I. Palhoça: Unisul, 2006 SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver.

17 São Paulo: FTD,

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor RODRIGUES, Camila Moreira (estágio II), e-mail:camila.rodrigues91@hotmail.com KUSDRA, Rosiele Guimarães (supervisora), e-mail:

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br Apresentação preparada para: I Congresso de Captação de Recursos e Sustentabilidade. Promovido

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade

Universidade Livre para a Eficiência Humana. Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade Universidade Livre para a Eficiência Humana Desenvolver e valorizar o ser humano nas empresas e sociedade MISSÃO Realizar ações inovadoras de inclusão social no mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EIXO Macroação ATIVIDADES Compor a equipe técnica com experiências no trabalho de desenvolvimento de comunidade. Identificar

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Segurança

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Por que Projetos Sociais?

Por que Projetos Sociais? PROJETOS SOCIAIS Por que Projetos Sociais? Projetos são resultado de uma nova relação entre Estado e Sociedade Civil; Mudanças no que se relaciona à implantação de políticas sociais; Projetos se constroem

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Etapa 01 Proposta Metodológica

Etapa 01 Proposta Metodológica SP Etapa 01 Proposta Metodológica ConsultGEL - Rua: : José Tognoli, 238, Pres., 238, Pres. Prudente, SP Consultores Responsáveis, SP Élcia Ferreira da Silva Fone: : (18) 3222 1575/(18) 9772 5705 João Dehon

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV SILVA, D. Pollyane¹ MORO, M. Silvana ² SOUSA, G. Cristiane³ Resumo Este trabalho tem o intuito de descrever a Prática Profissional

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico

Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola. Projeto Básico Secretaria de Educação a Distância Departamento de Planejamento em EAD Coordenação Geral de Planejamento de EAD Programa TV Escola Projeto de Gestão Compartilhada para o Programa TV Escola Projeto Básico

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO

ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO ANEXO III - ROTEIRO DE PROJETO 1.DADOS CADASTRAIS DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROPONENTE NOME DA ENTIDADE OU ORGANIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (abreviatura caso possua) NOME FANTASIA

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM FOCO NA FAMÍLIA Março/2010 ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-latim-projetus

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são:

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são: 24/2010 1. Identificação do Contratante Nº termo de referência: TdR nº 24/2010 Plano de aquisições: Linha 173 Título: consultor para desenvolvimento e venda de produtos e serviços Convênio: ATN/ME-10541-BR

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Prêmio Itaú-Unicef Fundamentos da edição 2007. Ações Socioeducativas

Prêmio Itaú-Unicef Fundamentos da edição 2007. Ações Socioeducativas Fundamentos da edição 2007 Ações Socioeducativas I - conjuguem educação e proteção social como meio de assegurar o direito ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em condições

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga

INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA. TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA CONS - OPE 03 01 Vaga 1. IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Consultoria para promover estudos, formular proposições e apoiar as Unidades

Leia mais

NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL

NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL NÚCLEO TÉCNICO FEDERAL Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte PPCAAM Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Secretaria de Direitos Humanos Presidência

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01

Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 Edital 03.2014 TERMO DE REFERÊNCIA 01 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA PARA EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS ORGANIZADOS EM REDES DE COOPERAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DA MATA SUL/PE, MATA

Leia mais

Apresentação Institucional IEL/SC

Apresentação Institucional IEL/SC Apresentação Institucional IEL/SC Natalino Uggioni Joaçaba, 12 de Maio de 2014 IEL NO BRASIL O Sistema Indústria Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Sistema Indústria é composto

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Sistema de Gestão Estratégica. Documento de Referência Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sistema de Gestão Estratégica Brasília - 2010 SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO 3 II. OBJETIVOS DO SGE 4 III. MARCO DO SGE 4 IV. ATORES

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país.

gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. OBJETIVO GERAL Estabelecer cooperação técnica para desenvolver e implementar ações que visem a fortalecer o ciclo da gestão das Instâncias de Governança nas regiões turísticas prioritárias do país. IMPORTANTE:

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem Trilhas de desenvolvimento Foco no desenvolvimento de competências Foco no desenvolvimento de carreiras O Sebrae O Serviço

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para realização de um plano de sustentabilidade financeira para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito da

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO - PEAMSS Anja Meder Steinbach Bióloga Mestre em Desenvolvimento Regional Fundação Agência de água do Vale do Itajaí Camila Schreiber

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO VICE-DIREÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO REGIMENTO INTERNO DA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Da Concepção e Objetivos Art.1º A extensão acadêmica é um processo educativo, cultural, que se articula ao ensino

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

TÍTULO: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELEITURA DOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NA PROFISSÃO

TÍTULO: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELEITURA DOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NA PROFISSÃO TÍTULO: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELEITURA DOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NA PROFISSÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: SERVIÇO

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA Nº 04

TERMO DE REFERENCIA Nº 04 TERMO DE REFERENCIA Nº 04 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA APOIO NA ELABORAÇÃO DE PRODUTO REFERENTE À AÇÃO 02 DO PROJETO OBSERVATÓRIO LITORAL SUSTENTÁVEL - INSTITUTO PÓLIS EM PARCERIA COM A PETROBRAS. Perfil:

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais