Vale Fertilizantes INSTRUÇÕES DE SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL PARA CONTRATADAS 1- OBJETIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vale Fertilizantes INSTRUÇÕES DE SAÚDE E HIGIENE OCUPACIONAL PARA CONTRATADAS 1- OBJETIVO"

Transcrição

1 Responsável Técnico: Andrea Maria Cardoso Manarte Coordenação de Saúde e Higiene Ocupacional Público-alvo: Empregados próprios (áreas operacionais) e prestadores de serviços das unidades da Vale Fertilizantes. 1- OBJETIVO Nº: PRO Pág.: 1 de 21 Código de Treinamento: NA Necessidade de Treinamento nesta revisão: ( ) Sim ( X ) Não Palavras-chave: Instruções, Saúde, Higiene Ocupacional, Contratadas. Definir os requisitos técnicos de saúde que deverão ser implementados pelas empresas contratadas e subcontratadas durante o período em que prestarem serviços para a Vale Fertilizantes. 2 - CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se a todas as empresas contratadas e subcontratadas. 3 REFERÊNCIAS PGS Diretrizes para Gestão de Saúde em Contratadas e Para Acesso INS 0021 DECG - Instrução para Requisitos de Atividades Críticas Portaria 3214/78 - Normas Regulamentadoras PGS Avaliação do Atendimento à Performance das Contratadas PGS Gestão de Contratadas PGS Controle de Acessos nas Unidades e dependências da Vale Fertilizantes 4 - DEFINIÇÕES PCA: Programa de Conservação Auditiva. PPR: Programa de Prevenção Respiratória. RAC: Requisitos de Atividades Críticas.

2 PCMSO: Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. PGR: Programa de Gerenciamento de Riscos 5 - DESCRIÇÃO E RESPONSABILIDADES Nº: PRO Pág.: 2 de 21 Durante o processo de cotação, o solicitante do serviço deverá agendar reunião com as empresas proponentes para alinhamento de todas as diretrizes estabelecidas nesta instrução, devendo ter a participação, no mínimo: do solicitante do serviço, representante da área de saúde e segurança da unidade onde o serviço for realizado, representante formal da empresa proponente, representantes da área de saúde e segurança da proponente, preferencialmente o médico do trabalho e o engenheiro de segurança, responsáveis pelo PCMSO, PGR (unidades de mineração) ou PPRA (demais unidades). As diretrizes definidas e alinhadas com a equipe da empresa proponente são aplicadas a empresas que eventualmente sejam sub-contradas pela proponente. Os documentos de saúde encaminhados pela contratada deverão atender adequadamente aos requisitos de saúde para atividades críticas tanto em questões técnicas como também em questões relativas aos prazos de implantação e técnicas de monitoramento Normas Regulamentadoras - NR: Relação com a Norma Regulamentadora nº 9 O reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes), procedimento básico das ações de Higiene Industrial contidas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais da Vale Fertilizantes, deve subsidiar a elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada, permitindo o acompanhamento da saúde dos empregados a eles expostos e, considerando o grau de risco definido para a unidade onde o serviço for realizado. O referido Programa de Prevenção de Riscos Ambientais poderá ensejar investigações de agravos à saúde do empregado não previstas nas presentes Instruções, de acordo com o item da Norma Regulamentadora nº 7.

3 Nº: PRO Pág.: 3 de 21 A Contratada sujeitar-se-á às autoridades fiscalizadoras do trabalho e às medidas decorrentes de negociações coletivas de trabalho, que, eventualmente, poderão determinar a realização de outros procedimentos médicos não estabelecidos nestas Instruções, como preconiza o item da Norma Regulamentadora nº Relação com a Norma Regulamentadora nº 22 A Norma Regulamentadora nº 22, estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) por empresas de mineração e suas contratadas. O reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, de trabalho em altura, profundidade e espaços confinados, utilização de energia elétrica, atmosfera explosiva, deficiência de oxigênio) contido no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) deve subsidiar a medicina ocupacional da contratada na elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, permitindo o acompanhamento da saúde dos empregados a eles expostos e, considerando o grau de risco definido para a unidade onde o serviço for realizado. As contratadas que realizam atividades nas unidades de mineração devem elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) Relação com a Norma Regulamentadora nº 24 É atribuição da medicina ocupacional da Contratada promover a divulgação e zelar pela observação das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, cujas ações estão previstas na Norma Regulamentadora nº 24. Compete ao médico do trabalho da Contratada a vigilância dos fatores do meio ambiente de trabalho e das práticas de trabalho que possam afetar a saúde dos empregados, incluídas as instalações sanitárias, restaurantes e alojamentos, apontando as medidas corretivas necessárias Relação com a Norma Regulamentadora nº 4 É obrigatório o fornecimento, por parte da Contratada, independente da modalidade de contratação, dos contatos e dados dos profissionais responsáveis pelo seu SESMT antes do início da mobilização. Será imprescindível que os profissionais deste SESMT das empresas entrem em contato com o SESMT da Vale Fertilizantes na fase inicial da contratação (pré-qualificação e início da mobilização) para discutir as diretrizes de SSO, esclarecer as dúvidas e receber as orientações adequadas.

4 Relação com a Norma regulamentadora nº 7 Nº: PRO Pág.: 4 de 21 A Contratante deve informar à Contratada os riscos existentes e auxiliar na elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO nos locais de trabalho onde os serviços estão sendo prestados Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional PCMSO A contratada deverá apresentar ao Serviço de Saúde Ocupacional local para análise e aprovação, antes do início dos trabalhos, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO relativo às atividades a serem desenvolvidas na área da contratante. Todos os PCMSO s das Contratadas deverão obrigatoriamente descrever os seguintes pontos: Definição dos exames ocupacionais por cargos/função com descrição de riscos de acordo com as tabelas I e II da NR7. Estes exames, no caso de exposição ocupacional acima do limite de tolerância, são os definidos por lei e terão realização obrigatória. Ações de Saúde, incluindo as ações de Vigilância à Saúde, sendo esta definida pelo Comitê misto CCE/OSHA/NIOSH como: exames médico fisiológicos periódicos de trabalhadores expostos, com o objetivo de proteger a saúde de detectar precocemente a doença. Cronograma de Ações: Suporte de Primeiros Socorros e rede hospitalar para atendimento a acidentes de trabalho. Relatório anual (após 1 ano de implantação / para contratos com menos de um ano o relatório será entregue no encerramento do mesmo). Lista atualizada de médicos examinadores com os respectivos dados: nome, número de inscrição no Conselho de Medicina, endereço profissional e telefone de contato. Todos os empregados da contratada deverão fazer exames médicos pré-admissionais, periódicos demissionais, retorno ao trabalho e mudança de função, conforme Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional NR-7 e, conforme previsto na norma de Medicina Ocupacional para contratadas. A contratada deverá manter em seu escritório, nas unidades, a cópia original do PCMSO e ASO disponíveis para fiscalização.

5 Relação com a Norma Regulamentadora n o 32 Nº: PRO Pág.: 5 de 21 A Norma Regulamentadora n o 32, estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos empregados dos serviços de saúde, aplicando-se à empresa contratada para prestação de serviços de enfermagem nas Unidades da Vale Fertilizantes Deve contemplar: o reconhecimento e a avaliação dos riscos biológicos; a localização das áreas de risco; a relação contendo a identificação nominal dos trabalhadores, sua função, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que estão expostos; a vigilância médica dos trabalhadores potencialmente expostos; o programa de vacinação. As demais determinações da Norma Regulamentadora nº 32 devem ser implementadas quando aplicáveis Programa de Proteção Respiratória PPR e Programa de Conservação Auditiva - PCA. A contratada deverá apresentar ao SSMA local para análise e aprovação, antes do início dos trabalhos, cópia do seu PPR ou PCA (quando aplicável). Nota 1: É exigida a elaboração do PPR quando os trabalhadores fizerem uso de quaisquer tipos de respiradores. Nota 2: É exigida a elaboração do PCA quando os trabalhadores estiverem expostos a níveis de ruídos superiores as 80 db(a). Nota 3: Para contratos superiores a 60 dias e duração das atividades superior a 30 dias, a Contratada deverá adequar o PPR/PCA contemplando os riscos das atividades e locais de trabalho da Contratante.

6 5.2 - Exames médicos obrigatórios Exame médico admissional Nº: PRO Pág.: 6 de 21 O exame médico admissional será realizado antes que o empregado assuma suas atividades na Contratada, investigando, sobretudo, a sua capacidade física e emocional frente às tarefas peculiares ao cargo que irá exercer, de modo a poder cumpri-las sem perigo para ele e para os demais empregados e sem dano à propriedade. O exame médico admissional abrange anamnese ocupacional, exame físico e mental, acrescido dos exames complementares e das condutas profiláticas abaixo relacionadas: No anexo 1 deste procedimento estão descritos os exames necessários para os empregados que irão executar Atividades Críticas. O médico da Vale Fertilizantes - da unidade contratante, devera avaliar a liberação dos empregados para execução de Atividades Críticas, através da ficha de identificação de Terceiros conforme anexo 1 do PSI (controle de acesso nas unidades e dependências da Vale Fertilizantes), sendo enviado com prazo mínimo de 48 (quarenta e oito horas) o PCMSO, PGR (unidades de mineração) ou PPRA (demais unidades) e ASO, exames complementares solicitados e formulário de liberação para atividades crítica. Nota 2: Só não são demandados ASO para visitante. Toda contratada, ou seja, com contrato deverá apresentar o ASO conforme diretriz descrita no Anexo 1 do PGS (Gestão em Saúde, Segurança e Meio Ambiente de Empresas Contratadas) Exames complementares aos exames admissionais Hemograma completo com contagem de plaquetas (obrigatório para empregados expostos a agentes ambientais (físico, químico, biológicos) Hemograma completo com contagem de reticulócitos (obrigatório para empregados expostos a radiações ionizantes; Telerradiografia de tórax em posição postero anterior (PA) PADRÃO OIT (obrigatório para empregados expostos a agentes ambientais químicos); Coprocultura (para empregados lotados em cozinhas e restaurantes); Exame de urina tipo I (obrigatório para empregados expostos a agentes ambientais (físico, químico, biológicos);

7 Nº: PRO Pág.: 7 de 21 Dosagem de fluoreto urinário; obrigatório para os empregados expostos ao flúor e seus derivados Audiometria (para empregados expostos ao agente ambiental ruído, superior a 80 db, independente de avaliação dosimétrica) Espirometria simples e com prova farmacológica de broncodilatação (obrigatório para empregados expostos a agentes ambientais químicos) Avaliação oftalmológica com tonometria, senso cromático e de profundidade e, se necessário, acuidade visual, com prescrição de lentes corretoras (obrigatório para empregados que exerçam cargos e/ou funções que exijam a realização de trabalhos manuais de precisão e atividades críticas). Provas de função hepática com dosagens de Aspartato Amino Transferase (AST), Alanina Amino Transferase (ALT), Gama-glutamil Transferase e Fosfatase Alcalina (para empregados que exerçam cargos com exposição a solventes orgânicos); Provas de função renal com dosagem de creatinina plasmática (para empregados que exerçam cargos com exposição a solventes orgânicos); Exame psicotécnico (para vigilantes de empresas de segurança privada); deve acompanhar laudo emitido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal, para porte de arma de fogo Condutas profiláticas As vacinas devem seguir as recomendações do Ministério da saúde e serem realizadas no serviço do Sistema Único de Saúde SUS. Vacinação antitetânica (para todos os empregados). Vacinação contra febre amarela em área endêmica (para todos os empregados). Vacinação contra hepatite tipo B (para médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do trabalho) obrigatório segundo a NR-32, e brigadista. Vacinação contra hepatite tipo A (para empregados lotados em cozinhas e restaurantes) Vacinação contra Influenza recomendável Os cartões de vacinação deverão ser mantidos na unidade onde a contratada e subcontratada prestar serviço.

8 Exame médico periódico Nº: PRO Pág.: 8 de 21 Os exames médicos periódicos visam detectar o mais precocemente possível os desvios da saúde do empregado, antes mesmo do aparecimento de manifestações clínicas, permitindo a correção dos fatores que tenham contribuído para a sua instalação. As rotinas de investigação a que se submeterão os empregados da Contratada estarão condicionadas às atividades desenvolvidas pelos mesmos, divididos em dois grandes grupos: Empregados não expostos aos riscos ocupacionais previstos nos quadros I e II da Norma Regulamentadora nº 7 Enquadram-se neste grupo os empregados que exercem suas atividades profissionais em ambientes de escritório, não expostos habitualmente a riscos ou situações de trabalho que impliquem desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional. A investigação da saúde desses empregados far-se-á, basicamente, através da avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e mental. Periodicidade - empregados entre 18 e 45 anos, a cada 2 anos, menor de 18 anos e a partir dos 45 anos, anual. Nota 3: Apesar de não haver exigência explícita de exames complementares para esses empregados (excetuando-se aqueles que prestam serviços de restaurantes), a análise de condições patológicas suspeitadas ou diagnosticadas através da avaliação clínica pode requerê-los, de acordo com o item da Norma Regulamentadora nº Empregados expostos aos riscos ocupacionais previstos dos quadros I e II da Norma Regulamentadora nº 7 Enquadra-se neste grupo a totalidade dos empregados que atuam com as atividades industriais/operacionais da contratante, expostos a riscos ou situações de trabalho que impliquem desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, aqueles que sejam portadores de doenças crônicas. A avaliação clínica desses empregados, abrangendo anamnese ocupacional, exames físico e mental, realizar-se-á no mínimo uma vez por ano.

9 Nº: PRO Pág.: 9 de 21 Considerando que alguns grupos de empregados estão expostos a riscos ocupacionais cujo acompanhamento requer avaliações complementares semestrais (dosagem de fluoreto urinário, audiometrias alteradas, provas de função hepática expostas a solventes e fumos metálicos etc.), a realização desses exames deve constituir mais uma oportunidade para o Médico Coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada, ou aquele por ela encarregado para fazer os exames previstos nestas Instruções, aferir, através de anamnese, exame clínico e/ou recursos diagnósticos adicionais, as condições de saúde dos empregados Exames complementares obrigatórios e periodicidade de realização:.telerradiografia de tórax em posição postero anterior (PA) Padrão OIT. Anual para os empregados expostos a aerodispersóides fibrogênicos e não fibrogênicos, independentemente do tempo de exposição profissional a esses agentes. Espirometria simples Anual para todos os empregados da área industrial expostos a aerodispersóides fibrogênicos e não fibrogênicos, independentemente do tempo de exposição ocupacional. Audiometria Seis meses após o exame admissional e, posteriormente, a cada ano para os empregados que tenham audição normal, e de seis em seis meses para aqueles que tenham exames alterados, de acordo com a Portaria 19, de 09/04/1998 Anexo I da NR-07. Hemograma completo com contagem de plaquetas; (obrigatório para empregados expostos a agentes ambientais (físico, químico, biológicos) Anual Hemograma completo com contagem de plaquetas e reticulócitos Semestral para empregados expostos a radiações ionizantes. Dosagem de fluoreto urinário Semestral para os empregados expostos ao flúor e seus derivados. Coprocultura Anual para os empregados lotados em cozinhas e restaurantes. Provas de função hepática e renal.

10 Semestral para os empregados expostos a solventes orgânicos. Nº: PRO Pág.: 10 de 21 Indicadores de exposição a fumos metálicos: chumbo sanguíneo, chumbo urinário (ALA-U) Semestral para soldadores e caldeireiros. Indicadores biológicos de exposição a solventes orgânicos Semestral para exposto a solventes orgânicos Exame médico de retorno ao trabalho O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado no primeiro dia da volta ao trabalho do empregado ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto. A investigação da saúde desses empregados será feita, basicamente, através da avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental. Não deverá ser excluída a possibilidade do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada, ou do médico encarregado dos exames ocupacionais obrigatórios, necessitar de outros procedimentos médicos para avaliar a capacidade laborativa do empregado, segundo o item da Norma Regulamentadora nº Exame médico de mudança de função O exame médico de mudança de função deverá ser realizado obrigatoriamente antes da data da mudança, entendida como toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique exposição do empregado a riscos diferentes daqueles a que estava exposto antes da mudança. Além da avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental, a rotina de investigação da saúde do empregado deverá incluir a realização dos procedimentos médicos adequados à sua capacitação para o trabalho frente aos riscos ocupacionais da nova função.

11 Exame médico demissional Nº: PRO Pág.: 11 de 21 A avaliação clínica do exame demissional será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de 90 (noventa) dias. A investigação da saúde do empregado demitido deverá incluir avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental. Não deverá ser excluída a possibilidade do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada, ou do médico encarregado dos exames ocupacionais obrigatórios, necessitar recorrer a outros procedimentos médicos, incluídos ou não nestas Instruções, para atestar com segurança a inexistência de doenças relacionadas com o ambiente ou a organização do trabalho Comprovação da aptidão do empregado A aptidão do empregado para o exercício da função será atestada pelo médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada, ou pelo médico encarregado dos exames ocupacionais obrigatórios, através do Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, de emissão obrigatória, em duas vias, para cada um dos exames ocupacionais previstos na Norma Regulamentadora nº 7. O Atestado de Saúde Ocupacional deverá preencher os requisitos mínimos exigidos no item da Norma Regulamentadora nº 7, com as alterações previstas na Portaria nº 8 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, de 8 de maio de Colocar este item como verificar na auditoria da documentação A Contratada deverá arquivar a primeira via do Atestado de Saúde Ocupacional dos seus empregados nos locais de trabalho, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do trabalho e da área de medicina ocupacional da Contratante, e a segunda via deverá ser entregue ao empregado. Os dados obtidos nos exames médicos, incluindo avaliação clínica e exames complementares, as conclusões e as medidas aplicadas, deverão ser registrados em prontuário clínico individual, que ficará sob a responsabilidade do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada, ou do médico encarregado dos exames ocupacionais obrigatórios, segundo o item da Norma Regulamentadora nº 7.

12 Nº: PRO Pág.: 12 de 21 Esses registros deverão ser mantidos pela Contratada por período mínimo de 20 (vinte) anos após o desligamento do empregado (item da Norma Regulamentadora nº 7) Execução e interpretação de exames complementares Audiometria A avaliação auditiva dos empregados expostos a ruído deverá ser feita através de audiometria tonal, via aérea, nas freqüências de 500, 1.000, 2.000, 3.000, 4.000, e Hertz. O método de execução previsto inclui otoscopia prévia e repouso auditivo do empregado não inferior a 14 (catorze) horas. O exame audiométrico será realizado em cabine audiométrica, cujos níveis de pressão sonora não ultrapassem os níveis máximos permitidos, de acordo com a norma ISO A aferição e a calibração acústica dos audiômetros, nos prazos e condições previstos pela Norma Regulamentadora nº 7, devem seguir o preconizado na mesma norma ISO. Outros procedimentos técnicos para a realização de audiometrias, bem como para o diagnóstico das perdas e sua notificação constam das diretrizes e parâmetros mínimos para avaliação e acompanhamento da audição em empregados expostos a níveis de pressão sonora elevados, estabelecidas pela Portaria nº 19 da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, de 9 de abril de Nota 4: De acordo com o Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva, o critério recomendado pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, em 1993, para considerar significativa uma mudança dos limiares auditivos em relação ao exame de referência exige que as diferenças entre as médias aritméticas atinjam 10 db, ou mais, no grupo de freqüências de 500, e Hertz, ou no grupo de 3.000, e Hertz. As pioras em freqüências isoladas só serão consideradas significativas se atingirem 15 db ou mais. A entidade sugere que seja aceito o valor de 25 db como o limite de normalidade máximo permissível para as freqüências altas, ratificando o padrão de normalidade estabelecido pela classificação de Merluzzi. O Comitê, em seu Boletim nº 2, de , sugere as seguintes condutas para a admissão de um empregado acometido por Perda Auditiva Induzida por Ruído PAIR:

13 Na presença de exames anteriores: Nº: PRO Pág.: 13 de 21 Considerar-se-á de pouco risco a admissão do empregado portador de Perda Auditiva Induzida por Ruído - PAIR- com limiares auditivos comprovadamente estabilizados, sem sintomatologia clínica; Considerar-se-á de alto risco a admissão do empregado para postos ou ambientes de trabalho ruidosos, se o mesmo apresentar progressão dos limiares auditivos segundo os critérios definidos no item 5b do Boletim nº 2 deste Comitê. Na comparação ao exame de referência, é considerada mudança significativa dos limiares auditivos o critério recomendado pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia em 1993; ou seja: diferenças entre as médias aritméticas que atingirem 10 db, ou mais, no grupo de freqüências de 500, e Hertz, ou no grupo de 3.000, e Hertz. As pioras em freqüências isoladas só serão consideradas significativas se atingirem 15 db ou mais Na presença ou ausência de exames anteriores: Considerar-se-á de alto risco a admissão do empregado para postos ou ambientes de trabalho ruidosos, quando este apresentar anacusia unilateral, mesmo que a audição contralateral esteja normal; Considerar-se-á de alto risco a admissão do empregados quando este for portador de perda auditiva neurossensorial causada por agente etiológico que não o ruído, que comprometa as freqüências de e/ou e/ou 500 Hertz; Considerar-se-á de alto risco a admissão do empregado com Perda Auditiva Induzida por Ruído - PAIR- em empresas nas quais não esteja implantado um Programa de Conservação Auditiva Espirometria A espirometria é um exame voltado para o diagnóstico das broncopneumopatias ocupacionais, isto é, doenças das vias aéreas, parênquima pulmonar, pleura e seus anexos relacionados à exposição a pó, gases, vapores e fumos dos ambientes de trabalho. Método de Execução: técnica preconizada pela American Thoracic Society O exame espirométrico admissional deve ser complementado com prova farmacológica com broncodilatador. A espirometria simples deve ser utilizada como método de acompanhamento periódico dos empregados.

14 Nº: PRO Pág.: 14 de 21 Aerodispersóides fibrogênicos são os que produzem reações teciduais pulmonares que cursam com destruição da estrutura alveolar e fibrose cicatricial permanente. Aerodispersóides não fibrogênicos agrupam dispersões de partículas sólidas ou líquidas no ar, cujos efeitos sobre o aparelho respiratório não incluem fibrose pulmonar. A utilização de equipamentos individuais de proteção respiratória na área industrial da Contratante, obrigatória em face de dispositivos legais para algumas atividades profissionais, ou de aplicação em situações de emergência para a totalidade dos empregados, contra-indica o uso de barba Dosagem de fluoreto urinário Fluoreto urinário é indicador biológico de exposição a flúor e seus compostos. O indicador biológico é capaz de indicar uma exposição ambiental acima do Limite de Tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico. Na área industrial da Contratante a dosagem de fluoreto urinário se aplica aos empregados expostos aos gases emanados da produção de ácido fosfórico (ácido fluorídrico, fluorsilícico e tetrafluorsilícico) e fosfatos de mono ou di-amônio (MAP e DAP). A dosagem do fluoreto urinário deve ser feita em amostras colhidas antes e após a quarta jornada de trabalho da semana. Recomenda-se executar a monitorização biológica no coletivo, ou seja, monitorizando os resultados de grupos de empregados expostos a riscos quantitativamente semelhantes. Método Analítico: eletrodo íon seletivo. Valor de Referência: até 0,5 mg/g creatinina. Índice Biológico Máximo Permitido: 3 mg/g creatinina no início da jornada de trabalho e 10 mg/g creatinina no final da jornada Telerradiografia de tórax

15 Nº: PRO Pág.: 15 de 21 A telerradiografia de tórax deve ser realizada em posição póstero-anterior, de acordo com a técnica preconizada pela Organização Internacional do Trabalho -OIT, O critério de interpretação dos resultados deverá seguir a classificação internacional para radiografias da referida entidade Hemograma completo com contagem de plaquetas e reticulócitos Os valores de referência para hemograma são os valores referenciais de normalidade estabelecidos por Wintrobe (Clinical Hematology, 9 th editions, 1993) Avaliação oftalmológica A avaliação oftalmológica do exame admissional deverá incluir aferição da acuidade visual, tonometria, senso cromático e de profundidade. As deficiências visuais detectadas no exame admissional deverão ser corrigidas antes do início das atividades do candidato na área industrial da contratante, incluindo-se aí a confecção de óculos de segurança. Não é permitido o uso de lentes de contato nas funções exercidas na área industrial da Contratante. A visão monocular, que compromete o senso de profundidade, compromete as atividades de área operacional da Contratante que exijam a realização de trabalhos manuais de precisão e atividades críticas. (necessária a visão de profundidade perfeita). A aptidão de candidatos a emprego portadores de discromatopsias (daltonismos) deve ser avaliada em relação às exigências da perfeita interpretação da sinalização de segurança das áreas operacionais, bem como daquelas inerentes às suas atividades profissionais, de modo que a deficiência não cause riscos à própria pessoa, a terceiros e às instalações da Vale Fertilizantes. A realização de campimetria é obrigatória para os cargos de condução de equipamentos móveis e semimóveis e a sua avaliação deverá levar em conta o tipo de atividade a ser desenvolvida, o potencial de risco de agravamento ou de acidente e os possíveis impactos da operação sob a saúde do trabalhador. Para esses casos é recomendado também a avaliação da tonometria.

16 5.5 - Procedimentos Especiais Nº: PRO Pág.: 16 de Avaliação laboratorial de empregados expostos a solventes orgânicos O Quadro I da Norma Regulamentadora nº 7 prevê o controle biológico de empregados expostos a alguns agentes químicos, dentre eles solventes orgânicos. O médico coordenador da contratada, ou o encarregado da realização dos exames obrigatórios previstos nestas Instruções, deve identificar a que tipo de solvente está exposto o colaborador da contratada, promovendo, com a periodicidade preconizada, o controle biológico da exposição Avaliação laboratorial de empregados expostos a fumos metálicos Nas operações de soldagem desprendem-se vapores e gases, que em contato com o oxigênio do ar, após resfriamento e condensação, oxidam-se rapidamente formando os fumos metálicos. A composição desses fumos varia de acordo com o tipo de solda, o material que é soldado e a constituição dos eletrodos. O médico coordenador da contratada, ou o encarregado da realização dos exames obrigatórios previstos nestas Instruções, deve identificar a composição dos fumos de solda habitualmente produzidos nas operações de soldagem, promovendo o controle biológico adequado dessa exposição Avaliação da saúde de vigilantes Consoante a legislação específica para a atividade profissional (Art. 16, V do Decreto nº , de e Art. 92 da Portaria nº 992 do Ministério da Justiça, de ), a empresa de vigilância privada deverá incluir o exame psicotécnico nas rotinas de exames admissionais e periódicos previstos nestas normas. A realização de audiometria tonal no exame médico admissional e exames médicos periódicos será exigida para vigilantes e guardas patrimoniais, ainda que os mesmos não sejam contratados para desenvolver as suas atividades em ambiente ruidoso Avaliação de empregados expostos à radiação ionizante

17 Nº: PRO Pág.: 17 de 21 De acordo com o Quadro II da Norma Regulamentadora nº 7, empregados expostos a radiações ionizantes devem ser monitorizados através da realização semestral de hemograma completo com contagem de plaquetas e reticulócitos. Enquadram-se nesta rotina de investigação os colaboradores da Contratada que operam ou promovem a manutenção de equipamentos que contenham fontes de radiação ionizante e estejam regularmente registrados na Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN Exposição ocupacional excessiva Sendo verificada, através da avaliação clínica do empregado e/ou dos exames constantes do Quadro I da Norma Regulamentadora nº 7, apenas exposição excessiva (EE ou SC+) ao risco, mesmo sem qualquer sintomatologia ou sinal clínico, deverá o empregados ser afastado do local de trabalho, ou do risco, até que esteja normalizado o indicador biológico de exposição e as medidas de controle nos ambientes de trabalho tenham sido adotadas (item da Norma Regulamentadora nº 7) Ocorrência ou agravamento de doenças ocupacionais Sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais, através de exames médicos que incluem os definidos na Norma Regulamentadora nº 7, ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistema biológico, através dos exames constantes dos Quadros I (apenas aqueles com interpretação SC) e II, e do item da Norma Regulamentadora nº 7, mesmo sem sintomatologia, caberá ao médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da contratada, ou ao médico encarregado da realização dos exames ocupacionais obrigatórios previstos nestas Instruções: Solicitar à Contratada a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT; Indicar, quando necessário, o afastamento do empregado da exposição ao risco, ou do trabalho; Encaminhar o empregado à Previdência Social para estabelecimento de nexo causal, avaliação de incapacidade e definição da conduta previdenciária em relação ao trabalho; Orientar a Contratada quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho Comunicação de desvios da saúde dos empregados da contratada ao médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da contratante.

18 Nº: PRO Pág.: 18 de 21 As ocorrências a que se referem os itens exames médicos obrigatórios e comprovação da aptidão do empregado devem ser comunicadas imediatamente pela Contratada ao médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratante. Nota 5: Não deverá ser excluída a possibilidade do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada, ou do médico encarregado dos exames ocupacionais obrigatórios, necessitar de outros procedimentos médicos para avaliar a capacidade laborativa do empregado, segundo o item da Norma Regulamentadora nº Atendimento de urgências médicas pela contratante Os recursos humanos e materiais da Contratante voltados ao atendimento de emergências médicas poderão ser utilizados pela contratada. A remoção de empregados da contratada, em casos de comprovada urgência, será feita através da ambulância da contratante. A contratada deverá fornecer aos seus empregados um plano de saúde com o registro da operadora da ANS, com cobertura regional, ou nacional, dependendo das localidades onde o serviço será prestado, contemplando o atendimento de acidentes do trabalho. Nos casos em que a gravidade não exigir o uso de ambulância a contratada providenciará condução para a remoção dos seus empregados. O custo dos atendimentos e das remoções será repassado à contratada Atendimento médico-ambulatorial de contratada A contratante não prestará atendimento médico-ambulatorial à contratada Responsabilidades Compete à contratada Submeter à análise do médico do trabalho coordenador do PCMSO da Vale Fertilizantes, da Unidade onde o serviço estará sendo prestado, Ocupacional, antes do início das suas atividades; o seu Programa de Controle Médico de Saúde

19 Nº: PRO Pág.: 19 de 21 Submeter à avaliação do médico coordenador do PCMSO da Vale Fertilizantes cópia do atestado de saúde ocupacional admissional e dos exames complementares a que tenham se submetido os seus colaboradores, antes que os mesmos iniciem sua atividade profissional nas dependências da Contratante; Garantir a elaboração e efetiva implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, bem como zelar pela sua eficácia; Custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Manter a disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e da Contratante, nas dependências da última, cópia do Atestado de Saúde Ocupacional e dos exames médico-ocupacionais obrigatórios previstos na Norma Regulamentadora nº 7 (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional) de cada um dos seus colaboradores. Importante salientar que os documentos médicos serão auditados pela equipe de Saúde Vale Fertilizantes. Toda documentação encaminhada fora dos padrões será devolvida para correção da não conformidade e somente será feita a liberação dos processos de acesso das Contratadas mediante sua correção Compete ao médico coordenador da contratada: Realizar os exames médicos previstos no item 7.4 da Norma Regulamentadora nº 7 ou encarregar os mesmos a profissional médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada empregados da empresa a ser examinado; Encarregar dos exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos da Norma Regulamentadora nº 7, profissionais e/ou entidades devidamente capacitados, equipados e qualificados; Elaborar o Relatório Anual do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Contratada; Submeter à análise do coordenador de medicina ocupacional da Vale Fertilizantes, o Relatório Anual do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da contratada, incluindo os dados relativos ao PCA após um ano de trabalho na unidade contratante.

20 Nº: PRO Pág.: 20 de 21 O médico coordenador da contratada também será o responsável por todos os profissionais selecionados para executar as ações do PCMSO cabendo a ele zelar pela qualidade técnica dos serviços executados Compete aos empregados da contratada: Conhecer as suas responsabilidades relativas à segurança e medicina do trabalho em face dos dispositivos legais e das normas internas da contratante; Obedecer às normas e regulamentos específicos estabelecidos pela empresa; Usar os equipamentos de proteção individual específicos para o desempenho das suas tarefas; Utilizar ferramentas adequadas a cada tipo de trabalho, evitando improvisações; Comunicar ao superior imediato e à medicina ocupacional da empresa a ocorrência de qualquer tipo de acidente de trabalho; Comunicar ao superior imediato qualquer irregularidade que constitua risco de acidente; Comunicar à medicina ocupacional da empresa qualquer irregularidade que possa constituir risco para agravo à saúde dos empregados; Submeter aos representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes sugestões para a melhoria das condições de trabalho Compete ao Médico Coordenador da Contratante: Fazer a Gestão dos documentos médicos com objetivo de verificar o cumprimento dos programas, dos padrões de qualidade técnica e o atendimento aos requisitos dos documentos normativos da Vale Fertilizantes e legais, conforme PGS Avaliação do atendimento à performance das contratadas Compete ao profissional designado para higiene ocupacional: Informar os riscos ambientais mapeados na unidade onde a contratada e subcontratada forem realizar os serviços, para subsidiar a elaboração do PCMSO Resultados esperados

21 Nº: PRO Pág.: 21 de 21 Assegurar que os documentos legais de saúde e higiene ocupacional sejam elaborados conforme legislação e que possuam ações eficazes para a promoção e proteção da saúde dos empregados das empresas contratadas e subcontratadas durante o período em que prestarem serviços para a Vale Fertilizantes Matriz de indicadores REGISTROS ANEXOS Anexo 1 Diretriz de saúde (exames) para atendimento dos RAC 8 - ELABORADORES DIRETORIA NOME MATRÍCULA DIHB Alex Clementino Ferreira DIHB Andrea Maria Cardoso Manarte DIHB Alan Castro de Castro Carvalho DIHB Ana Lucia Silva Taveira

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2)

NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2) Página 1 de 6 NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(107.000-2) 7.1. Do objeto. 7.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte

Leia mais

NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi

NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL. Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi NR-7 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL Curso:Tecnólogo em Gestão Ambiental Professora: Raquel Simas Pereira Teixeira OBJETO: Estabelece

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo XXXVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO 2015 XXXV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE

Leia mais

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO

PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO 1 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - PCMSO PORTARIA Nº 3.214 DE 08/06/78 - NR7 (com redação dada pela Portaria nº 24 de 29/12/94 e Portaria nº 8 de 08/05/96) DO OBJETO A Norma Regulamentadora

Leia mais

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional VIGÊNCIA: 1 ANO EMPRESA: Virtual Machine Data da Elaboração Data de Vencimento 18/ 02 /2008 17 / 02/2009 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: Vitual Machine CNPJ: 08.693.563/0001.14 CNAE: 4751200 Grau

Leia mais

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). PCMSO O PCMSOé definido e regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 7, contida na Portaria 3214, de 8 de Junho de 1978, do Ministério do Trabalho

Leia mais

NRS ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL. ASO Natalia Sousa

NRS ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL. ASO Natalia Sousa NRS ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL ASO Natalia Sousa ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL ASO Para cada exame médico ocupacional realizado, o médico emitirá o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) em duas vias:

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional Curso Técnico Segurança do Trabalho Higiene, Análise de Riscos e Condições de Trabalho MÄdulo 4 Programa Controle MÇdico de SaÉde Ocupacional PCMSO Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação,

Leia mais

Aplica-se obrigatoriamente a todas as áreas que possuem empresas contratadas na Vale Fertilizantes.

Aplica-se obrigatoriamente a todas as áreas que possuem empresas contratadas na Vale Fertilizantes. Responsável Técnico: Alex Clementino Ferreira Gerência de Sistema de Gestão Público-alvo: Empregados designados para realizarem as auditorias. 1. OBJETIVO Nº: PGS-3209-82-04 Pág.: 1 de 8 Código de Treinamento:

Leia mais

ANEXO I CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS

ANEXO I CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS 1.OBJETO ANEXO I CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de Assistência Médica de Segurança e Medicina do Trabalho, para atendimento aos colaboradores

Leia mais

Nome da atividade: PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS AUDITIVA

Nome da atividade: PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS AUDITIVA Nome da atividade: DE PERDAS AUDITIVA RESULTADOS ESPERADOS: - PREVENIR A INSTALAÇÃO DE PERDAS AUDITIVAS OCUPACIONAIS. - CONTROLAR A EVOLUÇÃO DE PERDAS JÁ EXISTENTES - DIAGNOSTICAR PRECOCEMENTE PERDAS AUDITIVAS

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 3

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 3 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 3 Competências a serem trabalhadas nesta aula Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde 29/10/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares...

Leia mais

Art. 1º - Aprovar o texto da Norma Regulamentadora n.º 7 EXAMES MÉDICOS, que passa a ter a seguinte redação:

Art. 1º - Aprovar o texto da Norma Regulamentadora n.º 7 EXAMES MÉDICOS, que passa a ter a seguinte redação: MINISTÉRIO DO TRABALHO SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTARIA N.º 24, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 (D.O.U. de 30/12/94 Seção 1 págs. 21.278 e 21.280) O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO,

Leia mais

PCMSO MEDSET QUALIDADE DE VIDA MEDICINA, SEGURANÇA, ENGENHARIA DO TRABALHO

PCMSO MEDSET QUALIDADE DE VIDA MEDICINA, SEGURANÇA, ENGENHARIA DO TRABALHO PCMSO MEDSET QUALIDADE DE VIDA MEDICINA, SEGURANÇA, ENGENHARIA DO TRABALHO MED-SET QUALIDADE DE VIDA 1 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EMPRESA: BORSARI - ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Leia mais

PORTARIA N.º 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998

PORTARIA N.º 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998 PORTARIA N.º 19, DE 09 DE ABRIL DE 1998 O Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho, o disposto

Leia mais

PROGRAMAS (41) 35620280. medicinaocupacional@saudemais.med.br. http://www.saudemais.med.br

PROGRAMAS (41) 35620280. medicinaocupacional@saudemais.med.br. http://www.saudemais.med.br (41) 35620280 medicinaocupacional@saudemais.med.br http://www.saudemais.med.br Temos a satisfação de apresentar nossos serviços de Saúde Ocupacional. Oferecemos assessoria completa em segurança e medicina

Leia mais

Estabelecer critérios para a padronização do PCMSO visando obter a uniformização dos documentos nas áreas na UNIDADE LOGÍSTICA.

Estabelecer critérios para a padronização do PCMSO visando obter a uniformização dos documentos nas áreas na UNIDADE LOGÍSTICA. 1 1 OBJETIVO Estabelecer critérios para a padronização do PCMSO visando obter a uniformização dos documentos nas áreas na UNIDADE LOGÍSTICA. 2 USUÁRIOS Componentes do SESMT Local Componentes do SESMT Corporativo

Leia mais

60.107 - EXAMES MÉDICOS DE SAÚDE OCUPACIONAL DATA DE APROVAÇÃO: 21/12/1999 ÍNDICE - EXAMES MÉDICOS DE SAÚDE OCUPACIONAL...01/02

60.107 - EXAMES MÉDICOS DE SAÚDE OCUPACIONAL DATA DE APROVAÇÃO: 21/12/1999 ÍNDICE - EXAMES MÉDICOS DE SAÚDE OCUPACIONAL...01/02 60.107 - EXAMES MÉDCOS DE SAÚDE OCUPACONAL DATA DE APROVAÇÃO: 21/12/1999 ÍNDCE CAPÍTULO - GENERALDADES...01/02 - Objetivo - Aplicação - Definições CAPÍTULO - EXAMES MÉDCOS DE SAÚDE OCUPACONAL...01/02 -

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 6 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL INEAA MEIO AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO José Roberto Teixeira NOVEMBRO/2002 MEIO AMBIENTE, SAÚDE E

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção II Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

P.C.M.S.O. (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

P.C.M.S.O. (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) () ELETRIC PRODUTOS INDÚSTRIA COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. Rua Nestor Pestana, 30 8º andar 01303-010 São Paulo SP Brasil Tels.: (55-11) 3138-1111/ 3138-1114/ 3138-1119 www.conbet.com.br / conbet@conbet.com.br

Leia mais

NR 35 Trabalho em Altura

NR 35 Trabalho em Altura Professor Flávio Nunes NR 35 Trabalho em Altura CLT: Art.200 www.econcursando.com.br 1 35.1. Objetivo e Campo de Aplicação 35.1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 14/2015 CREMEB

ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 14/2015 CREMEB ANEXO I T E R M O DE R E F E R Ê N C I A EDITAL DE PREGÃO Nº 14/2015 CREMEB 1 - DO OBJETO O objeto do Pregão Presencial a prestação de serviços de elaboração, implementação, execução e coordenação do PROGRAMA

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS 2 Índice 1- Exames Médicos Ocupacionais. 2- Controle de Atestados Médicos. 3 - Afastamentos: INSS/Licença Maternidade. 4 - Avaliação Médica.

Leia mais

SIMULADOS - Professor Flávio Nunes Segurança e Saúde no Trabalho

SIMULADOS - Professor Flávio Nunes Segurança e Saúde no Trabalho 1. Com base na CLT e com a Norma Regulamentadora 07 (PCMSO), julgue os itens a seguir. I. Quando na fase de reconhecimento dos riscos ambientais não for detectado risco específico, o controle médico poderá

Leia mais

TÓPICO 01: DISPOSIÇÕES GERAIS

TÓPICO 01: DISPOSIÇÕES GERAIS TÓPICO 01: DISPOSIÇÕES GERAIS O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional PCMSO, se configura em uma obrigatoriedade legal a ser cumprida por todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores

Leia mais

GR ASSESSORIA LTDA. Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho. Fones 3274.7841 / 3091.0306 / 3257.4685 / 87578392 / 8778.

GR ASSESSORIA LTDA. Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho. Fones 3274.7841 / 3091.0306 / 3257.4685 / 87578392 / 8778. GR ASSESSORIA LTDA Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho Fones 3274.7841 / 3091.0306 / 3257.4685 / 87578392 / 8778.4561 PCMSO Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional PPRA Programa

Leia mais

Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e Acompanhamento da Audição em Trabalhadores Expostos a Níveis de Pressão Sonora Elevados

Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e Acompanhamento da Audição em Trabalhadores Expostos a Níveis de Pressão Sonora Elevados MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PORTARIA 3214 - NR 7 - ANEXO I - QUADRO II Diretrizes e Parâmetros Mínimos para Avaliação e Acompanhamento da Audição em Trabalhadores Expostos a Níveis de Pressão Sonora

Leia mais

III ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO ALTO SAPUCAÍ PCMSO E SAÚDE DO SERVIDOR

III ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO ALTO SAPUCAÍ PCMSO E SAÚDE DO SERVIDOR III ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO ALTO SAPUCAÍ PCMSO E SAÚDE DO SERVIDOR Sônia Cristina Bittencourt de Paiva Consultora em Saúde Ocupacional e Ergonomia A RELAÇÃO

Leia mais

Secretaria da Administração

Secretaria da Administração Secretaria da Administração Procedimento para Elaboração de Programas de Segurança para Empresas Contratadas PCMSO / PPRA / PCMAT / ARO Revisão 00 2014 1. Objetivo Estabelecer as exigências mínimas sobre

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e

A SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais, e PORTARIA SSST Nº 11, de 13/10/1994 "Publica a minuta do Projeto de Reformulação da Norma Regulamentadora nº 9 - Riscos Ambientais com o seguinte título: Programa de Proteção a Riscos Ambientais". A SECRETARIA

Leia mais

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL

5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL 5º WORSHOP DO ALGODÃO AMPASUL NOÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO RURAL Instituto Algodão Social Missão Promover aos associados do setor algodoeiro a responsabilidade social empresarial, a cidadania,

Leia mais

Prezados Senhores, MANUAL DA UNIDADE SUMÁRIO O PAPEL DO RESPONSÁVEL PELA UNIDADE INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Prezados Senhores, MANUAL DA UNIDADE SUMÁRIO O PAPEL DO RESPONSÁVEL PELA UNIDADE INFORMAÇÕES IMPORTANTES: MANUAL DA UNIDADE Prezados Senhores, Com o intuito de promover a excelência e a qualidade na prestação de nossos serviços, vimos por meio deste, agradecer pela confiança e credibilidade. A Engemed Saúde

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade Obrigatoriedade de capacitação e autorização para trabalhos em altura e com eletricidade 08/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação...

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho ACI

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho ACI FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho ACI COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA Compreender a importância do PCMSO como instrumento

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS REDEBLH-BR PARA BANCOS DE LEITE HUMANO:

NORMAS TÉCNICAS REDEBLH-BR PARA BANCOS DE LEITE HUMANO: NORMAS TÉCNICAS REDEBLH-BR PARA BANCOS DE LEITE HUMANO: Recursos Humanos BLH-IFF/NT- 01.04 - Qualificação de Recursos Humanos BLH-IFF/NT- 02.04 - Controle de Saúde dos Funcionários FEV 2004 BLH-IFF/NT-

Leia mais

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos;

a) sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho, que possa alterar a exposição aos agentes biológicos; Os 32 itens da NR-32 a serem trabalhados nesta primeira etapa do projeto 32 para implantação nos estabelecimentos de saúde até 2009 foram selecionados e estudados pela diretoria do Sinsaúde por serem os

Leia mais

ESCOPO DE FORNECIMENTO DOS DOCUMENTOS DO PROJETO 3RFOLLOWGOGREENER Pág. 1 de 6

ESCOPO DE FORNECIMENTO DOS DOCUMENTOS DO PROJETO 3RFOLLOWGOGREENER Pág. 1 de 6 3RFOLLOWGOGREENER Pág. 1 de 6 Projeto N o Data de entrada: 3RFollowGoGreener-001-10-2010 Data de saída: Título do Projeto: Programa 3RFollowGoGreener - Sistema Follow é composto por Modelos de Documentos

Leia mais

PROJETO DE LEI /2013, do Vereador André Régis de Carvalho.

PROJETO DE LEI /2013, do Vereador André Régis de Carvalho. PROJETO DE LEI /2013, do Vereador André Régis de Carvalho. EMENTA: Dispõe sobre a obrigatoriedade de exame de audiometria e do exame oftalmológico para alunos da rede pública de ensino do Município do

Leia mais

Programa de Conservação Auditiva Willes de Oliveira e Souza 14/11/2014

Programa de Conservação Auditiva Willes de Oliveira e Souza 14/11/2014 Pontos fundamentais para o êxito de programas relacionados a riscos ambientais Programa de Conservação Auditiva Willes de Oliveira e Souza 14/11/2014 Histórico ANEXO I do QUADRO II NR 7 (Port. 19-04/1998

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA RESOLUÇÃO CFFa nº 467, de 24 de abril de 2015. Dispõe sobre as atribuições e competências relativas ao profissional fonoaudiólogo Especialista em Fonoaudiologia do Trabalho, e dá outras providências. O

Leia mais

1.2 EXAME MÉDICO MÓDULO 1 ADMISSÃO

1.2 EXAME MÉDICO MÓDULO 1 ADMISSÃO MÓDULO 1 ADMISSÃO 1.2 EXAME MÉDICO ESTE FASCÍCULO SUBSTITUI O DE IGUAL NÚMERO ENVIADO ANTERIORMENTE AOS NOSSOS ASSINANTES. RETIRE O FASCÍCULO SUBSTITUÍDO, ANTES DE ARQUIVAR O NOVO, PARA EVITAR A SUPERLOTAÇÃO

Leia mais

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE ANEXO II EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE 1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO Estas exigências definem os deveres e as responsabilidades da CONTRATADA e estabelecem as orientações, requisitos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Saúde Ocupacional AULA 4 Competências a serem trabalhadas nesta aula Estabelecer os parâmetros e diretrizes necessários para garantir um padrão

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 7

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 7 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST Segurança e Saúde do Trabalho AULA 7 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Compreender a importância do PCMSO como instrumento

Leia mais

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978

NR 4. SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 NR 4 SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 A Norma Regulamentadora 4, cujo título é Serviços Especializados em Engenharia

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 017/2015 ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE ANEXO Q12 DIRETRIZES DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA PARA CONTRATOS SERVIÇOS ÍNDICE 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3. NOMENCLATURA 4. DEFINIÇÕES 5. RESPONSABILIDADES 6. REQUISITOS

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados

NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados NR.33 Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados O objetivo desta NR é estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS

PLANOS DE CONTINGÊNCIAS PLANOS DE CONTINGÊNCIAS ARAÚJO GOMES Capitão SC PMSC ARAÚJO GOMES defesacivilgomes@yahoo.com.br PLANO DE CONTINGÊNCIA O planejamento para emergências é complexo por suas características intrínsecas. Como

Leia mais

Manual de Procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho para Empresas Contratadas

Manual de Procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho para Empresas Contratadas Manual de Procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho para Empresas Contratadas Responsável: Diretoria de Administração (DA) Superintendência de Recursos Humanos (DARH) Gerência de Dinâmica Laboral

Leia mais

NR.07 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 09/12/2013

NR.07 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 09/12/2013 NR.07 PCMSO PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 09/12/2013 Do Objeto Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS As Normas Regulamentadoras estabelecem critérios e procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho, que devem ser seguidos por empresas de acordo com

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MEDICINA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL DA COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA -

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MEDICINA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL DA COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA - TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM MEDICINA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL DA COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA - CODEBA 1. OBJETO Prestação de serviços em medicina

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO Aizenaque Grimaldi de Carvalho Conselheiro do CREMESP Especialista em Medicina do Trabalho Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas Ex Vice-Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho

Leia mais

TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO TEMA NR 4 - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO 4.1. Empresas privadas e públicas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela CLT, manterão, obrigatoriamente,

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS

POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS Página 1 de 9 POP 010: MONITORAMENTO DE LABORATÓRIOS DA REDE NACIONAL DE LABORATÓRIOS AGROPECUÁRIOS ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO Nome Data Assinatura 27/01/2014 Revisado por: Rominik M. Fontenele 03/10/2014

Leia mais

Proposta Especialidade FONOAUDIOLOGIA DO TRABALHO segundo os critérios da CBO e outros

Proposta Especialidade FONOAUDIOLOGIA DO TRABALHO segundo os critérios da CBO e outros Proposta Especialidade FONOAUDIOLOGIA DO TRABALHO segundo os critérios da CBO e outros CATECE Comissão de Análise de Títulos de Especialistas e Cursos de Especialização Complexidade da especialidade O

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

e-book PPRA E PCMSO O QUE ISSO TEM A VER COM SEU PROJETO ARQUITETÔNICO OU MOBILIÁRIO? índice express

e-book PPRA E PCMSO O QUE ISSO TEM A VER COM SEU PROJETO ARQUITETÔNICO OU MOBILIÁRIO? índice express e-book PPRA E PCMSO O QUE ISSO TEM A VER COM SEU PROJETO ARQUITETÔNICO OU MOBILIÁRIO? índice express Apresentação 2 PPRA perguntas & respostas 3 PCMSO perguntas & respostas 5 Links Úteis 6 apresentação

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

Marcos Damas. www.bethaconsultoria.com.br. Prezados (as) Senhores (as),

Marcos Damas. www.bethaconsultoria.com.br. Prezados (as) Senhores (as), Prezados (as) Senhores (as), A BETHA CONSULTORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO é uma empresa especializada em assessoria e prestação de serviços na área de segurança e medicina do trabalho para os mais diversos

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão

CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE E/OU AMBIENTAL (ISO 9001 / 14001) Palavra chave: certificação, qualidade, meio ambiente, ISO, gestão 1 de 8 1. OBJETIVO Estabelecer o processo para concessão, manutenção, extensão, suspensão e cancelamento de certificações de Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a Norma NBR ISO 9001 e Sistema de Gestão

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL RADIOPROTEÇÃO (SEGURANÇA)

NORMA PROCEDIMENTAL RADIOPROTEÇÃO (SEGURANÇA) 50.05.005 1/5 1. FINALIDADE Estabelecer os requisitos básicos de proteção radiológica para as pessoas em relação à exposição à radiação ionizante. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Em toda a Instituição onde houver

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 22

PROVA ESPECÍFICA Cargo 22 13 PROVA ESPECÍFICA Cargo 22 QUESTÃO 31 Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, obedecendo ao Quadro II da NR- 4, subitem 4.4, com redação dada pela Portaria nº

Leia mais

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes.

SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S. Objetivo: Instruir quanto ao campo de aplicação das NR s e direitos e obrigações das partes. SÚMULA DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NR S NR-1 DISPOSIÇÕES GERAIS O campo de aplicação de todas as Normas Regulamentadoras de segurança e medicina do trabalho urbano, bem como os direitos e obrigações do

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 05/2012/SEPLAG/MG CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO: Médico Perito, nível

Leia mais

Complexidade da especialidade. Proposta Especialidade FONOAUDIOLOGIA DO TRABALHO segundo os critérios da CBO e outros. Complexidade da especialidade

Complexidade da especialidade. Proposta Especialidade FONOAUDIOLOGIA DO TRABALHO segundo os critérios da CBO e outros. Complexidade da especialidade Complexidade da especialidade Proposta Especialidade FONOAUDIOLOGIA DO TRABALHO segundo os critérios da CBO e outros CATECE Comissão de Análise de Títulos de Especialistas e Cursos de Especialização O

Leia mais

CONTROLE DA SAÚDE DO TRABALHADOR NAS EMPRESAS

CONTROLE DA SAÚDE DO TRABALHADOR NAS EMPRESAS CONTROLE DA SAÚDE DO TRABALHADOR NAS EMPRESAS Dr. Ailton Luis da Silva www.healthwork.com.br ailton@healthwork.com.br Tel: (11) 5083-5300 Modelos de Serviços de Saúde Ocupacional existentes. A Convenção

Leia mais

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO DIRETRIZES BÁSICAS Elaborado em: 05/01/2011 Autor: Borges 1.Introdução É comum entre empregadores e colaboradores que exerçam cargos de confiança a preocupação em gerir

Leia mais

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título)

Impresso em 26/08/2015 10:52:49 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Cintia Kikuchi/BRA/VERITAS em 08/01/2015 Verificado por Neidiane Silva em 09/01/2015 Aprovado por Americo Venturini/BRA/VERITAS em 12/01/2015 ÁREA QHSE Tipo Procedimento Regional

Leia mais

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0

SST - PPP. 11.8.x. abril de 2015. Versão: 4.0 SST - PPP 11.8.x abril de 2015 Versão: 4.0 1 Sumário 1 Objetivo... 4 2 Como utilizar esse material em seus estudos de Atendimento Clínico... 4 3 Introdução... 5 4 PPP... 6 4.1 Principais botões do sistema...

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Comunicação investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho

Comunicação investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho 1. OBJETIVO Padronizar e estabelecer requisitos mínimos para a comunicação, investigação e análise de quase acidentes e acidentes do trabalho. 2. CAMPO DE APLICAÇÃO Nas dependências e em atividades externas

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM

NORMA PROCEDIMENTAL PRESTADOR DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO. - Prestador de Serviço Voluntário no âmbito da UFTM 50.05.002 1/12 1 FINALIDADE Formalizar e disciplinar os procedimentos para a prestação de serviços voluntários na UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO Todos os órgãos da

Leia mais

NR-15 (Texto para Consulta Pública)

NR-15 (Texto para Consulta Pública) MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para alteração da Norma Regulamentadora n.º 15 (Atividades

Leia mais

Data de Vigência: Página 1 de 9

Data de Vigência: Página 1 de 9 Data de Vigência: Página 1 de 9 1- Objetivo: Realizar os exames admissionais, periódicos, demissionais e de retorno ao trabalho respeitando os critérios estabelecidos na NR 7. 2- Aplicação: Este procedimento

Leia mais

Procedimento Institucional Gestão de EPI

Procedimento Institucional Gestão de EPI Tipo de Documento Procedimento Institucional Título do Documento Equipamento de Proteção Individual Elaborado por Paulo Sérgio Bigoni Área Relacionada Saúde e Segurança do Trabalhador Processo ESTRUTURAÇÃO

Leia mais

COMENTÁRIOS JURÍDICOS AO PCMSO E À EMISSÃO DE ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL AVULSO ASO AVULSO.

COMENTÁRIOS JURÍDICOS AO PCMSO E À EMISSÃO DE ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL AVULSO ASO AVULSO. COMENTÁRIOS JURÍDICOS AO PCMSO E À EMISSÃO DE ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL AVULSO ASO AVULSO. Eduardo Carvalho Abdalla Advogado, Especialista em Gestão Jurídica da Empresa Consultor de Saúde, Segurança

Leia mais

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação.

Normas de regulamentação para a certificação de. atualização profissional de títulos de especialista e certificados de área de atuação. Normas de regulamentação para a certificação de atualização profissional de título de especialista e certificado de área de atuação Em decorrência do convênio celebrado entre a Associação Médica Brasileira

Leia mais

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar:

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? Objetivos da APR Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar: O que é APR (Análise Preliminar de Risco)? A expressão APR significa Análise Preliminar de Risco é muito utilizada no dia-a-dia dos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho. APR é uma técnica

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Alimentos é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

MEIO AMBIENTE DE TRABALHO (RUÍDO E VIBRAÇÕES)

MEIO AMBIENTE DE TRABALHO (RUÍDO E VIBRAÇÕES) Convenção 148 MEIO AMBIENTE DE TRABALHO (RUÍDO E VIBRAÇÕES) A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho convocada em Genebra pelo Conselho de Administração do Departamento Internacional

Leia mais