12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA"

Transcrição

1 12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015 OTIMIZAÇÃO DO INÍCIO DA COMBUSTÃO EM UM MOTOR DO CICLO OTTO A ETANOL ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA 3D COM A CORRELAÇÃO DE WIEBE Raphael Braga* a, Caio Ramos* b, Leonardo Reis* c, Leonardo Fonseca* d, Ramon Molina Valle* e *Universidade Federal de Minas Gerais, Av. Antônio Carlos, 6627 Pampulha Belo Horizonte MG Brasil a raphaelmeirelesb@gmail.com, b caiolagesramos@gmail.com, c leo1mayer@gmail.com, d leofonseca@ufmg.br e ramon@ufmg.br RESUMO Neste trabalho é apresentada uma análise numérica da otimização do ponto de início da combustão em um motor ciclo Otto. A geometria utilizada nas simulações foi o volume interno do cabeçote de um cilindro mais os dutos de admissão e exaustão. As simulações numéricas 3D foram desenvolvidas no programa STAR-CD com módulo ES-ICE. O combustível considerado foi o Etanol (E100), para a turbulência foi utilizado o modelo RNG k-ɛ e para a combustão foi considerado a correlação de Wiebe. São analisadas quatro rotações do motor:,,, rpm. O início da combustão estudado em cinco diferentes instantes: 0, 5, 10, 15, 20 antes do ponto morto superior do pistão em cada rotação do motor. Para a otimização do início da combustão foram considerados os seguintes parâmetros globais: pressão média efetiva, trabalho por ciclo e potência. Foram gerados gráficos dessas grandezas em função do ângulo de início da combustão e realizados ajustes polinomiais e encontrado o ponto de melhor performance do ciclo. Para todas as rotações foi observado que o ponto ótimo se encontra próximo de 14 de avanço de início da combustão. PALAVRAS CHAVE: Simulação numérica, Motor de combustão interna, Star-CD, Wiebe, Etanol.

2 INTRODUÇÃO Modelos numéricos para simulação de motores de combustão interna são amplamente utilizados na academia para estudos avançados sobre diversos assuntos, desde a composição do combustível até o dimensionamento de componentes do motor. Também são utilizados na indústria para a concepção e otimização de motores de combustão interna. Esses modelos resolvem o escoamento, a química e os processos térmicos de forma dinâmica em 3 dimensões e são conhecidos por fornecer resultados em todo o domínio e também pelos recursos computacionais e tempo de simulação exigidos. A lei de Wiebe é amplamente utilizado para motores devido a sua relação simplicidade e precisão com os resultados experimentais. Há muitos autores na literatura que utilizam a equação de Wiebe para a modelagem da combustão [1-5]. A maioria dos trabalhos na literatura que utilizam Wiebe utilizam gasolina ou metano como combustível em suas analises, outros modelos usam o diesel com a ignição por compressão. Entretanto existem poucos trabalhos de modelagem de combustão em motores de combustão interna utilizando a equação de Wiebe. Este artigo apresenta o uso da modelagem 3D de um motor de combustão interna utilizando etanol. Lei de Wiebe O uso de funções matemáticas continuas constitue uma técnica rapida e efetiva para a predição da velocidade de queima e performance em motores de combustão interna. Essas funções geralmente são derivadas da distribuição normal de uma variável aleatória contínua, e a mais conhecida destre estas é a Lei de Wiebe [6]. Ivan Wiebe desenvolveu seu modelo de combustão analítico, mundialmente conhecido como lei de Wiebe, no começo da década de 50 na época em que cientistas da união soviética tentavam desenvolver modelos de combustão preditivos, que poderiam permitir a sintese mais realista do ciclo do motor [6]. A lei de Wiebe relaciona a fração queimada de combustível e os três principais parâmetros de combustão: o instante onde a liberação de calor se torna positiva ; o valor do ângulo de manivela instantâneo ; e a duração da combustão [5]. = 1 exp (1) Onde é o fator de eficiência e é o fator de forma. De acordo com [5], o modelo é extremamente dependente dos valores destes dois fatores descritos, e uma série de autores apresenta valores diversos destes coeficientes para casos específicos. O valor mais comum para o fator é 5, enquanto o valor do fator varia de 1 até 4,5. METODOLOGIA NUMÉRICA O motor estudado nesse trabalho possui três cilindros com um volume de 1.0 L. Entretanto, para reduzir custos computacionais, o domínio computacional utilizado nas simulações foi composto apenas do volume interno da câmara de combustão e o volume deslocado de apenas um cilindro mais o volume interno dos dutos de admissão e de exaustão, conformo é mostrado na Figura 1:a.

3 a) b) Fig. 1: a)geometria utilizada b)malha base no ponto morto inferior. A geração de malha foi feita utilizando o módulo Es-ICE ( expert system for internal combustion engine) do Star-CD, no qual a movimentação das válvulas e do pistão é levada em consideração através da adição e remoção de camadas de células [9]. Foi feito um teste de independência de malha, na qual quatro malhas foram avaliadas partindo de uma malha base padrão (Figura 1:b). O teste é realizado para duas rotações: e rpm, por serem a menor e a maior velocidade de rotação do motor respectivamente e para um instante de início da combustão. Por se tratar de uma malha móvel, o seja, o número de células varia de acordo com o tempo, foi escolhido o ponto morto inferior, o qual é o instante de maior número de células na malha como parâmetro de análise da mesma. O critério de refinamento de malha foi um acrécimo de 30% do número de células da malha anterior. Como variáveis de análise foram escolhidas a pressão média efetiva, a potência e o trabalho indicado do motor. A Tabela 1 resume as malhas simuladas. Tabela 1: Malhas utilizadas no teste de independência de malha. Nome da malha Número de células no PMI Fator de refinamento M ,293 M ,306 M ,301 M O software utilizado para as simulações foi o Star-CD. O passo de tempo utilizado nas simulações foi de 0,05 do ângulo do virabrequim e a tolerância residual admitida foi de 10. A duração da combustão em todas simulações foi de 40º e os parâmetros A e N da correlaçãos de Wiebe utilizados foram de 5 e 1, respectivamente. A condição de mistura utilizada foi de pré-mixtura, com fator lambda de 1, o combustível utilizado foi o etanol (E100) e a fração de gás residual no cilindro de 4%. Foram escolhidas quatro rotações para as análises:,, e rpm. As condições de contorno foram obtidas com base em uma simulação unidimensional completa do motor e são pressão e temperatura do ar na entrada e na saída dos dutos de admissão e exaustão respectivamente. As condições de contorno para cada rotação são mostradas na Tabela 2. Por se tratar de um motor turbo-alimentado, as pressões nodoto de admissão são maiores que a pressão atmosférica.

4 Rotação [rpm] Tabela 2: Condições de contorno das simulações para as quatro rotações analisadas. Pressão na admissão [bar] Pressão na exaustão [bar] Temperatura na admissão [K] Temperatura na exaustão [K] 2,08 1,98 318, ,64 2,19 2,61 328, ,04 2,19 2,98 329, ,41 1,56 2,92 337, ,68 O ângulo de início da combustão, para cada rotação foi variado de cinco em cinco graus começando do ponto morto superior até um máximo de vinte graus antes do ponto morto superior (5, 10, 15 e 20 graus APMS). Os gráficos de pressão média efetiva indicada, trabalho indicado por ciclo, potência e pressão máxima no cilindro em função do ângulo do eixo do motor foram obtidos e comparados para as rotações e os 4 pontos de início da combustão. RESULTADOS O resultado do teste de malha mostrou que os parâmetros globais do motor não variam significativamente com a malha. Com base na Tabela 3 é possivel notar que a variação dos resultados de uma malha para a outra é menor que 1% em todos os pares de malha. Dessa forma a malha escolhida para realizar as simulações foi a malha M2, com aproximadamente células no ponto morto inferior. Tabela 3: Grandezas avaliadas no teste de independência de malha para as rotações de e rpm Malha Trabalho [W] rpm Potência [kw] IMEP [kpa] M1 0,4099-0,3% 20,50-0,3% 1232,24-0,3% M2 0,4088 0,1% 20,44 0,1% 1228,71 0,1% M3 0,4093 0,2% 20,46 0,2% 1229,95 0,2% M4 0, , ,87 rpm Malha Trabalho [W] Potência [kw] IMEP [kpa] M1 0,6399 0,1% 7,99 0,1% 1923,42 0,1% M2 0,6408-0,7% 8,01-0,7% 1925,63-0,8% M3 0,6360-0,2% 7,95-0,2% 1911,04-0,2% M4 0,6346 7, ,76 Os resultados apresentados na Figura 2 a) mostram que a pressão máxima apresenta um comportamento proporcional ao avanço de ignição, sendo que quanto maior o avanço de ignição maior a pressão máxima apresentada. Este resultado era esperado tendo em vista que o modelo Wiebe não apresenta previsibilidade da detonação. Na Figura 2 b), a curva representativa de rpm apresenta um trabalho indicado inferior as outras rotações que pode ser explicado pela menor eficiência volumétrica, como pode ser visto pela massa no cilindro ilustrada com o gráfico da Figura 4 e também na Tabela 4, que mostra os valores de eficiência volumétrica para as rotações analisadas. Os rendimentos volumétricos são maiores que 100% por ser um motor sobre-alimentado.

5 Pressão máxima [bar] ,70 0,65 0,60 0,55 0,50 0,45 0,40 0,35 a) b) Fig. 2: a)pressão máxima no cilindro em função do ângulo de inico da combustão b) Trabalho indicado em função do ângulo de inico da combustão. Trabalho indicado [kj] Início da combustão [ ] Fig1. Comparação do pico de pressão 25 Potência [kw] Fig3. Comparação da potência 5 0 Fig2. Comparação do trabalho indicado por ciclo 22 IMEP [bar] a) b) Fig. 3: a)potência indicada no cilindro em função do ângulo de inico da combustão b) IMEP em função do ângulo de inico da combustão. Massa [kg] 8,0E-09 7,0E-09 6,0E-09 5,0E-09 4,0E-09 3,0E-09 2,0E-09 1,0E-09 0,0E Ângulo do virabrequim [ ] Fig. 4: Massa de ar admitida em função do ângulo do virabrequim.

6 Tabela 4: Determinação da eficiência volumétrica para cada rotação na condição de ângulo ótimo de início da combustão das simulações. Rotação [rpm] Massa no cilindro [kg] Eficiência Volumétrica 6,40E % 6,89E % 6,91E % 5,04E % IMEP [bar] 20,50 19,50 18,50 17,50 16,50 15,50 14,50 13,50 12,50 11,50 [ rpm] y = x x R² = 1 Fig. 5: Aproximação da pressão média efetiva por um polinômio de 2º grau. [ rpm] y = x x R² = [ rpm] y = x x R² = [ rpm] y = x x R² = Polinómica () Polinómica () Polinómica () Polinómica () Pela análise dos gráficos é possível observar que a faixa de rotação de trabalho ótima se encontra entre rpm e rpm tendo em vista os maiores valores de pressão média efetiva indicada nestas rotações. A pressão média efetiva por sua vez apresenta um comportamento que pode ser aproximado por um polinômio de 2 grau, assim como apresentado na Figura 5. Com isso, ao derivar-se a equação e igualar a zero, é possível definir um ponto de início da combustão em que a pressão média efetiva indicada é máxima. Assim a Tabela 5 apresenta o ângulo ótimo obtido pelo polinômio o que leva a conclusão de que para as simulações realizadas o ângulo ótimo é o de aproximadamente 14 graus para as menores rotações e de 15º para a rotação de rpm. Tabela 5: Determinação do ângulo ótimo de início da combustão para cada rotação. Rotação [rpm] Ângulo Ótimo obtido pelo polinômio[ ] 13,78 13,83 13,96 15,13

7 CONCLUSÃO Com base no teste de independênca de malha foi possível concluir que os parámetros globais do motor são muito pouco influênciados pelo numéro de células do dominio e que uma malha com aproximadamente células é suficiente para ese tipo de análise. Um estudo de otimização do início da combustão utilizando uma metodología numérica é apresentado. Resultados da pressão máxima, trabalho indicado, potencia e IMEP são analizados para algumas rotações de interesse, para uma série de valores de avanço do início de combustão. Além destes, são apresentados resultados para a massa dentro do cilindro e eficiência volumétrica em função da rotação. Com base nos resultados apresentados, o avanço do início de combustão ótimo está próximo de 14 para todas as rotações, enquanto a rotação de maior trabalho indicado está entre e rpm. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem à Petrobras e à Fiat Chrysler, pelos investimentos finaceiros no Centro de Tecnologia da Mobilidade, sem os quais este trabalho não seria possível. REFERENCIAS 1. Klein, M., A specific heat ratio model and compression ratio estimation, Linkoping University, Thesis No. 1104, Linkoping, Yeliana, Y., Cooney, C., Worm, J., Michalek, D. e Naber, J., Wiebe function parameter determination for mass fraction burn calculation in an ethanol-gasoline fuelled SI engine, Journal of KONES Powertrain and Transports, vol. 15, no. 3, pp , Galindo, J., Climent, H., Pla, B. e Jimenez, V.D., Correlations for Wiebe function parameters for combustion simulation in two-stroke engines, Applied Thermal Engineering, vol. 31, pp , Yeliana, Y., Cooney, C., Worm, J., Michalek, D. e Naber, J., Estimation of double-wiebe function parameters using least square method for burn durations of ethanol-gasoline blends in spark ignition engine over variable compression ratios and EGR levels. 5. Abbaszadehmosayebi, G. e Ganippa, L., Characterizing Wiebe equation for heat release analysis based on combustion burn factor ( ), Fuel, vol. 119, pp , Ghojel, J.I., Review of the development and applications of the Wiebe function: a tribute to the contribution of Ivan Wiebe to engine research, International Journal of Engien Research, vol. 11, pp , Fonseca, L., Caracterização do Escoamento de Ar em um Motor de Combustão Interna utilizando Mecânica dos Fluidos Computacional, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, CD-adapco, STAR-CD Version 4.20 Methodology For Internal Combustion Engine Applications CDadapco, CD-ADAPCO, STAR-CD Version 4.20: Methodology For Internal Combustion Engine Applications, CD-adapco, 2013 A. UNIDADES Y NOMENCLATURA Fração de massa queimada (adimensional) Fator de eficiência (adimensional) Valor do ângulo de manivela instantâneo ( ) Ângulo do início da combusão ( ) Duração da queima ( ) IMEP Fator de forma (adimensional) Pressão média efetiva indicada (bar)

PREVISÃO DE COEFICIENTES DE WIEBE PARA UM MOTOR SI BASEADO EM

PREVISÃO DE COEFICIENTES DE WIEBE PARA UM MOTOR SI BASEADO EM Blucher Engineering Proceedings Agosto de 2014, Número 2, Volume 1 PREVISÃO DE COEFICIENTES DE WIEBE PARA UM MOTOR SI BASEADO EM VARIÁVEIS DE CONTROLE Thomaz Ernesto de Sousa Savio 1.2, Luis Henrique Ferrari

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA

ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA ESTUDO NUMÉRICO DA IMPORTÂNCIA DAS TUBULAÇÕES DE ADMISSÃO E ESCAPE DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA Juliana Aparecida Botelho Dutra 1 Elianfrancis Silveira de Souza 2 Leonardo da Silva Ignácio 3 Tiago Alceu

Leia mais

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média

a) pressão máxima do ciclo; b) rendimento térmico; c) pressão média Lista 1 de Motores de Combustão Interna 1. Para alguns motores Diesel é adequada a representação do ciclo motor segundo um ciclo dual, no qual parte do processo de combustão ocorre a volume constante e

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS DO AUTOMÓVEL ANÁLISE NUMÉRICA DO CICLO TERMODINÂMICO DE UM MOTOR DE 170kW OPERANDO A GÁS NATURAL

IMPACTOS AMBIENTAIS DO AUTOMÓVEL ANÁLISE NUMÉRICA DO CICLO TERMODINÂMICO DE UM MOTOR DE 170kW OPERANDO A GÁS NATURAL JOSÉ AUGUSTO MARINHO SILVA IMPACTOS AMBIENTAIS DO AUTOMÓVEL ANÁLISE NUMÉRICA DO CICLO TERMODINÂMICO DE UM MOTOR DE 170kW OPERANDO A GÁS NATURAL Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Politécnica

Leia mais

Simulação do rendimento de um motor do ciclo Otto ideal alimentado com álcool e gasolina em diferentes condições de ignição

Simulação do rendimento de um motor do ciclo Otto ideal alimentado com álcool e gasolina em diferentes condições de ignição Simulação do rendimento de um motor do ciclo Otto ideal alimentado com álcool e gasolina em diferentes condições de ignição Marcelo Adriano Fogiatto m.a.fogiatto@gmail.com Luis Fernando C. A. S. Moratto

Leia mais

Disciplina: Motores a Combustão Interna. Ciclos e Processos Ideais de Combustão

Disciplina: Motores a Combustão Interna. Ciclos e Processos Ideais de Combustão Disciplina: Motores a Combustão Interna Ciclos e Processos Ideais de Combustão Ciclos de Potência dos Motores a Pistão Aqui serão apresentados ciclos ideais de potência a ar para ciclos onde o trabalho

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS. Alterações das grandezas termodinâmicas.

TRANSFORMAÇÕES TERMODINÂMICAS. Alterações das grandezas termodinâmicas. CAPÍTULO 2 - CICLOS DE AR/COMBUSTÍVEL Um ciclo de A/C é definido aqui como um processo termodinâmico idealizado, assemelhando-se ao que ocorre em algum tipo particular de motor usando como meio de trabalho

Leia mais

8 Resultados das velocidades de propagação de chama turbulentas no interior do cilindro do motor

8 Resultados das velocidades de propagação de chama turbulentas no interior do cilindro do motor 8 Resultados das velocidades de propagação de chama turbulentas no interior do cilindro do motor Neste capítulo, primeiramente serão apresentadas de forma consolidada as curvas típicas obtidas para a evolução

Leia mais

Simulação do Ciclo OTTO - Motor 4 tempos Professora: Cristiane Aparecida Martins Alunos: Nathália Matos da Silva e Alexander Minagawa

Simulação do Ciclo OTTO - Motor 4 tempos Professora: Cristiane Aparecida Martins Alunos: Nathália Matos da Silva e Alexander Minagawa Simulação do Ciclo OTTO - Motor 4 tempos Professora: Cristiane Aparecida Martins Alunos: Nathália Matos da Silva e Alexander Minagawa O ciclo OTTO é um ciclo termodinâmico, o qual idealiza o funcionamento

Leia mais

5. Verificação Numérica do Modelo

5. Verificação Numérica do Modelo 5. Verificação Numérica do Modelo 5.1 Cálculo a volume constante Os resultados apresentados nessa seção são relativos à comparação entre as simulações realizadas com o código Senkin e o IFP-C3D com o modelo

Leia mais

Simulação numérica de MCI usando AVL-BOOST

Simulação numérica de MCI usando AVL-BOOST Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville Simulação numérica de MCI usando AVL-BOOST UNIDADE 1 INTRODUÇÃO Prof. Leonel R. Cancino, Dr. Eng. l.r.cancino@ufsc.br Engenharia Automotiva CTJ -

Leia mais

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3.1. Desempenho de Turbinas a Gás em Ponto de Projeto 3.1.1. Introdução O primeiro passo no projeto de uma turbina a gás é o cálculo termodinâmico do ponto de projeto,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM MODELO DE COMBUSTÃO DE DUAS ZONAS PARA O ETANOL COMBUSTÍVEL.

AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM MODELO DE COMBUSTÃO DE DUAS ZONAS PARA O ETANOL COMBUSTÍVEL. AVALIAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM MODELO DE COMBUSTÃO DE DUAS ZONAS PARA O ETANOL COMBUSTÍVEL. J. L. S. FAGUNDEZ 1 e N. P. G. SALAU 1 Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Engenharia

Leia mais

Desempenho e Combustão de Etanol Anidro e Hidratado em Motor Multicombustível

Desempenho e Combustão de Etanol Anidro e Hidratado em Motor Multicombustível Antonio Carlos Scardini Villela Desempenho e Combustão de Etanol Anidro e Hidratado em Motor Multicombustível Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título

Leia mais

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO 64 6. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os ensaios para determinação dos parâmetros de desempenho e de combustão foram executados conforme o procedimento apresentado no Capítulo 5. 6.1. INCERTEZAS DE MEDIÇÃO No Apêndice

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Aula 12 Ciclo Otto e Ciclo Diesel

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Aula 12 Ciclo Otto e Ciclo Diesel Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Aula 12 Ciclo Otto e Ciclo Diesel Ciclo de Potência dos Motores Alternativos Deslocamento de todos cilindros: V desl =N ciclo (V max V min )=N ciclo A ciclo

Leia mais

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas DISCIPLINA: MÁQUINAS TÉRMICAS - 2017/02 PROF.: MARCELO COLAÇO PREPARADO POR GABRIEL ROMERO (GAROMERO@POLI.UFRJ.BR) 4. Motores de combustão interna: Os calores específicos são constantes para todos os exercícios

Leia mais

Disciplina: Motores a Combustão Interna. Ciclo Ideal e Real

Disciplina: Motores a Combustão Interna. Ciclo Ideal e Real Disciplina: Motores a Combustão Interna Ciclo Ideal e Real Ciclos Ideais A termodinâmica envolvida nos processos químicos reais dos motores de combustão interna é bastante complexa. Sendo assim, é útil

Leia mais

CAPITULO 2. Potência e pressões médias de um motor de combustão. Eng. Julio Cesar Lodetti

CAPITULO 2. Potência e pressões médias de um motor de combustão. Eng. Julio Cesar Lodetti CAPITULO 2 Potência e pressões médias de um motor de combustão Eng. Julio Cesar Lodetti Definição de Potência e rendimento A potência, é por definição função do torque fornecido sobre o virabrequim, e

Leia mais

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA

ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA ZÍZIMO MOREIRA FILHO VINÍCIUS RODRIGUES BORBA 1680 Holandês Huygens propôs o motor movido à pólvora; 1688 Papin, físico e inventor francês, desenvolve motor à pólvora na Royal Society de Londres. O motor

Leia mais

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS TÉRMICOS

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS TÉRMICOS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS TÉRMICOS MOTORES ALTERNATIVOS DE COMBUSTÃO INTERNA Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 MACI Ciclo Otto Em 1862, Beau de Rochas enunciou o ciclo de quatro tempos que, primeiramente, o alemão

Leia mais

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO DA COMBUSTÃO DA OPERAÇÃO BICOMBUSTÍVEL DIESEL-ETANOL NUMA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Pedro Delbons Duarte de Oliveira Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Em virtude da frequente

Leia mais

Eficiência Volumétrica Definição e propostas

Eficiência Volumétrica Definição e propostas SUBSISTEMA MOTOR Eficiência Volumétrica Definição e propostas Autor: Rodrigo Martinuzzi Índice 1. Introdução Parâmetros essenciais 2. Sistema de admissão Requisitos do sistema de admissão Caracterização

Leia mais

Motores Térmicos. Objectivos

Motores Térmicos. Objectivos Motores Térmicos Objectivos Objectivo de ordem geral: sendo uma cadeira de cúpula, pretende-se que os alunos apliquem, de uma forma integrada, conhecimentos adquiridos (termodinâmica, mecânica de fluidos,

Leia mais

Máquinas Térmicas I Prof. Eduardo Loureiro. O Ciclo Ideal OTTO

Máquinas Térmicas I Prof. Eduardo Loureiro. O Ciclo Ideal OTTO O Ciclo Ideal OO Máquinas érmicas I Prof. Eduardo Loureiro Um ciclo é uma idealização do que acontece em equipamentos que os termodinamicistas chamam de máquinas térmicas (motores de combustão interna,

Leia mais

Motores Térmicos. Objectivos

Motores Térmicos. Objectivos Motores Térmicos Objectivos Objectivo de ordem geral: sendo uma cadeira de cúpula, pretende-se que os alunos apliquem, de uma forma integrada, conhecimentos adquiridos (termodinâmica, mecânica de fluidos,

Leia mais

EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA EM MOTOR MONOCILÍNDRICO DE COMBUSTÃO INTERNA A GASOLINA

EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA EM MOTOR MONOCILÍNDRICO DE COMBUSTÃO INTERNA A GASOLINA VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 8 a de agosto de 00 Campina Grande Paraíba - Brasil August 8, 00 Campina Grande Paraíba Brazil EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA

Leia mais

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015 12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 1 a 13 de Novembro de 215 Área Temática: Métodos Numéricos SIMULAÇÃO CFD TRANSIENTE EM UM MOTOR MONOCILINDRO DE PESQUISA COMPARAÇÃO DE DOIS

Leia mais

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015 12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil 10 a 13 de Novembro de 2015 METODOLOGIA PARA O CÁLCULO DA PRÉ-CÂMARA DE COMBUSTÃO DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR LANÇA-CHAMAS MULTICOMBUSTÍVEL

Leia mais

(com até 0,7% em massa de água) na mistura com gasolina pura (gasolina A). A meta almejada era de 20% de adição de etanol anidro à gasolina (gasolina

(com até 0,7% em massa de água) na mistura com gasolina pura (gasolina A). A meta almejada era de 20% de adição de etanol anidro à gasolina (gasolina 15 1. INTRODUÇÃO Os motores a combustão interna continuarão sendo nos próximos anos a principal forma de propulsão dos veículos, justificando as intensas atividades de pesquisa e desenvolvimento nessa

Leia mais

LABORATÓRIO DE TÉRMICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

LABORATÓRIO DE TÉRMICA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA TRANSFERÊNCIA DE CALOR NOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Prof. José Eduardo Mautone Barros Agosto/2011 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA Ciclo OTTO, ignição por centelha; Ciclo DIESEL, ignição por compressão.

Leia mais

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015

12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015 12º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Guayaquil, 10 a 13 de Novembro de 2015 APLICAÇÃO DE UM MODELO DE COMBUSTÃO DE DUAS ZONAS EM UM MOTOR MONOCILINDRO DE PESQUISA Fernandes Teixeira A.*,

Leia mais

SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA

SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA SIMULAÇÃO EM CFD DE UM TANQUE DE MISTURA UTILIZANDO DIFERENTES TIPOS DE MALHA Victor Gabriel Santos Silva João Inácio Soletti José Luís Gomes Marinho Sandra Helena Vieira Carvalho victorgssilva92@gmail.com

Leia mais

5 Resultados de Campo

5 Resultados de Campo 5 Resultados de Campo O modelo desenvolvido e testado no capítulo anterior foi utilizado para realizar a previsão de depósito de parafina em um poço produtor da Petrobras. Utilizando informações de geometria,

Leia mais

Capítulo 5. Resultados

Capítulo 5. Resultados Capítulo 5. Resultados ----------------------------------------------------------------------------------- 56 5 Resultados Para o melhor entendimento do presente capítulo, os ensaios experimentais do motor

Leia mais

Estimativa da potência dos motores de combustão interna IT 154- MOTORES E TRATORES

Estimativa da potência dos motores de combustão interna IT 154- MOTORES E TRATORES Estimativa da potência dos motores de combustão interna IT 154- MOTORES E TRATORES 27/04/2010 Universidade Federal Rural do Rio de janeiro Carlos Alberto Alves Varella Introdução A potência representa

Leia mais

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I Departamento de Engenharia de Biossistemas ESALQ/USP MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA I LEB0332 Mecânica e Máquinas Motoras Prof. Leandro M. Gimenez 2017 TÓPICOS Motores de combustão interna I Aspectos teóricos,

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE COMBUSTÃO DE CALDEIRAS A GÁS

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE COMBUSTÃO DE CALDEIRAS A GÁS OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE COMBUSTÃO DE CALDEIRAS A GÁS Aluno: William Schindhelm Georg Orientador: Marcos Sebastião de Paula Gomes Introdução O modelo de caldeira a gás inicialmente utilizado foi o mesmo

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Bruno Luchini, Fábio Fernandes Valente e Mariano Eduardo Moreno UFSCar, Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto

Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto Motores de Combustão Interna. Apesar de serem ciclos de potência como os estudados em todas as disciplinas anteriores que envolvem os conceitos de Termodinâmica

Leia mais

Modelagem Numérica 51

Modelagem Numérica 51 3 Modelagem Numérica Os fenômenos relacionados com o movimento de fluidos podem ser bastante complexos. E, frequentemente, análises teóricas não conseguem descrever esses fenômenos de forma adequada, principalmente

Leia mais

Motores Térmicos. Problemas das Aulas Práticas

Motores Térmicos. Problemas das Aulas Práticas Motores Térmicos Problemas das Aulas Práticas Resolva (ou tente resolver) os seguintes problemas antes da aula prática respectiva, e vá preparado para os discutir na aula. Note que é importante ter em

Leia mais

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE DESEMPENHO DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR CENTELHA OPERANDO COM GASOLINA OU ETANOL COM ADIÇÃO DE HIDROGÊNIO

ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE DESEMPENHO DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR CENTELHA OPERANDO COM GASOLINA OU ETANOL COM ADIÇÃO DE HIDROGÊNIO ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE DESEMPENHO DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR CENTELHA OPERANDO COM GASOLINA OU ETANOL COM ADIÇÃO DE Bruno Elias Bento de Cristo Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação

Leia mais

Relatório PRP-38. Simulação Ciclo Otto

Relatório PRP-38. Simulação Ciclo Otto Relatório PRP-38 Simulação Ciclo Otto Alunos: João Gabriel Henriques Leite Yukari Watanabe Guerreiro Martins Professora: Cristiane Aparecida Martins São José dos Campos/SP Agosto/2016 Sumário 1 Introdução

Leia mais

Combustão Industrial

Combustão Industrial Combustão Industrial JOSÉ EDUARDO MAUTONE BARROS Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais Coordenador do Laboratório de Combustíveis e Combustão Doutor em Engenharia Mecânica - Térmica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CARACTERIZAÇÃO DO ESCOAMENTO DE AR EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO MECÂNICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CARACTERIZAÇÃO DO ESCOAMENTO DE AR EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO MECÂNICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CARACTERIZAÇÃO DO ESCOAMENTO DE AR EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO MECÂNICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL LEONARDO

Leia mais

Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto

Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto Módulo I Motores de Combustão Interna e Ciclo Otto Motores de Combustão Interna. Apesar de serem ciclos de potência como os estudados em todas as disciplinas anteriores que envolvem os conceitos de Termodinâmica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE ENGENHARIA AUTOMOTIVA SEMESTRE 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE ENGENHARIA AUTOMOTIVA SEMESTRE 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE ENGENHARIA AUTOMOTIVA SEMESTRE 2016.1 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Código: EMB 5304 Nome: Motores de

Leia mais

Funcionamento de um motor CAPITULO 11. Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção

Funcionamento de um motor CAPITULO 11. Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção CAPITULO 11 Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção Curvas características de um motor - Influencia dos parâmetros de regulagem, de uso e concepção

Leia mais

ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA UM QUADRO DE BICICLETA DO TIPO MOUNTAIN BIKE

ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA UM QUADRO DE BICICLETA DO TIPO MOUNTAIN BIKE ANÁLISE DE CONVERGÊNCIA UM QUADRO DE BICICLETA DO TIPO MOUNTAIN BIKE D. S. da Silva M. A. Melo L. F. L. de Vasconcelos davidsouza750@gmail.com matheus.melo1994@gmail.com vasconcelos.fl.leandro@gmail.com

Leia mais

9 Relações para redução das velocidades de propagação de chama turbulentas no motor em velocidades de chama laminares dos combustíveis

9 Relações para redução das velocidades de propagação de chama turbulentas no motor em velocidades de chama laminares dos combustíveis 9 Relações para redução das velocidades de propagação de chama turbulentas no motor em velocidades de chama laminares dos combustíveis Neste capítulo serão apresentadas as relações desenvolvidas, conforme

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA FRANCISCO SOARES DE LANNES NETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA FRANCISCO SOARES DE LANNES NETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA FRANCISCO SOARES DE LANNES NETO AVALIAÇÃO NUMÉRICA DO DESEMPENHO DE UM MOTOR A COMBUSTÃO INTERNA

Leia mais

Professora Livia Jatobá

Professora Livia Jatobá IPRJ 02-07637 DINÂMICA DOS FLUIDOS COMPUTACIONAL http://www.liviajatoba.com/iprj02-07637 Professora Livia Jatobá Aula 01: Introdução à Fluidodinâmica Computacional. 1 de março de 2016 1 O QUE É? A DINÂMICA

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS

ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS ESTUDO NUMÉRICO DO DESLOCAMENTO DE FLUIDOS NÃO NEWTONIANOS Aluno: Thiago Ferrão Moura Cruz Orientadora: Mônica Feijó Naccache e Aline Abdu Introdução Com o objetivo de estudar o comportamento do cimento

Leia mais

4. APARATO EXPERIMENTAL

4. APARATO EXPERIMENTAL 43 4. APARATO EXPERIMENTAL Optou-se pela utilização do banco de provas C do Laboratório de Ensaios em Motores do CENPES, pelo espaço disponível, associado às necessidades de instalações de equipamentos

Leia mais

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 56 5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5.1. COMBUSTÍVEIS No presente trabalho foram utilizados como combustíveis de teste o etanol anidro e o etanol hidratado utilizados como padrão para ensaios de emissões e

Leia mais

ESTUDO EXPERIMENTAL DA COMBUSTÃO DO ETANOL ADITIVADO NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA

ESTUDO EXPERIMENTAL DA COMBUSTÃO DO ETANOL ADITIVADO NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA ESTUDO EXPERIMENTAL DA COMBUSTÃO DO ETANOL ADITIVADO NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA Aluno: Dayana Siqueira de Azevedo Orientador: Carlos Valois Maciel Braga Introdução Hoje em dia, muitas pesquisas estão

Leia mais

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA JONEY CAPELASSO-TLJH GE-OPE/OAE-UTE-LCP/O&M

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA JONEY CAPELASSO-TLJH GE-OPE/OAE-UTE-LCP/O&M MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA JONEY CAPELASSO-TLJH GE-OPE/OAE-UTE-LCP/O&M 853-3275 Histórico O princípio de funcionamento das máquinas motoras de combustão interna é conhecido a cerca de mais de 300 anos.

Leia mais

Energy in Transports Fuel consumption and emissions from road vehicles. Tiago Lopes Farias

Energy in Transports Fuel consumption and emissions from road vehicles. Tiago Lopes Farias Energy in Transports Fuel consumption and emissions from road vehicles Tiago Lopes Farias Instituto Superior Técnico Otto Engine: : 4 stroke cycle ADMISSÃO COMPRESSÃO EXPANSÃO ESCAPE Main variables curso

Leia mais

ESTUDO E ANÁLISE DA MISTURA DE ÁGUA E ETANOL ATRAVÉS DE EQUAÇÕES DE ESTADO.

ESTUDO E ANÁLISE DA MISTURA DE ÁGUA E ETANOL ATRAVÉS DE EQUAÇÕES DE ESTADO. ESTUDO E ANÁLISE DA MISTURA DE ÁGUA E ETANOL ATRAVÉS DE EQUAÇÕES DE ESTADO. S. F. VASCONCELOS 1, F. J. F. CHAVES 1, C. V. FERNANDES 1, N. SILVA 1, H. BISPO 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade

Leia mais

ESTUDO DAS OSCILAÇÕES DA PRESSÃO NO INTERIOR DO CILINDRO EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA SOB DIFERENTES CONDIÇÕES OPERACIONAIS

ESTUDO DAS OSCILAÇÕES DA PRESSÃO NO INTERIOR DO CILINDRO EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA SOB DIFERENTES CONDIÇÕES OPERACIONAIS ESTUDO DAS OSCILAÇÕES DA PRESSÃO NO INTERIOR DO CILINDRO EM UM MOTOR... 323 ESTUDO DAS OSCILAÇÕES DA PRESSÃO NO INTERIOR DO CILINDRO EM UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA SOB DIFERENTES CONDIÇÕES OPERACIONAIS

Leia mais

Rendimentos e perdas em um motor real. Eng. Julio Cesar LODETTI

Rendimentos e perdas em um motor real. Eng. Julio Cesar LODETTI Rendimentos e perdas em um motor real Eng. Julio Cesar LODETTI Rendimentos e perdas em um motor real A energia introduzida em um motor de combustão interna, em sua grande parte, se perde ao longo do funcionamento

Leia mais

O combustível e a Combustão

O combustível e a Combustão CAPITULO 3 O combustível e a Combustão Motores a GASOLINA / ÁLCOOL com ignição por centelha Volvo Powertrain Julio Lodetti Revisão sobre as características gerais A COMBUSTÃO consiste na etapa essencial

Leia mais

Relatório técnico do projeto CFD-14/UFPR: solução de escoamentos invíscidos, laminares e turbulentos com o código Mach2D 5.8

Relatório técnico do projeto CFD-14/UFPR: solução de escoamentos invíscidos, laminares e turbulentos com o código Mach2D 5.8 Simulação numérica de escoamento reativo, transferência de calor e termoelasticidade em motor-foguete - parte 2 Projeto CFD-14/AEB-3 apoiado financeiramente pela Agência Espacial Brasileira (AEB) Anúncio

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot

1 Introdução. 1.1 Tecnologia Kopelrot 1 Introdução O presente trabalho trata do projeto, construção e teste preliminar de um novo compressor rotativo, com a tecnologia Kopelrot. A tecnologia Kopelrot diz respeito à máquina de deslocamento

Leia mais

TE T R E M R O M D O I D NÂ N M Â I M CA C Prof. Rangel

TE T R E M R O M D O I D NÂ N M Â I M CA C Prof. Rangel TERMODINÂMICA Prof. Rangel Conceito de termodinâmica É a área da física que estuda as causas e os efeitos das mudanças de temperaturas (volume e pressão) em sistemas termodinâmicos. Termodinâmica Termo

Leia mais

Eudes Müller D Oliveira Santos

Eudes Müller D Oliveira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos CENTRO-FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Felipe Leal da Costa Moutella. Simulação Numérica de Motores Bicombustível Diesel Gás Natural. Dissertação de Mestrado

Felipe Leal da Costa Moutella. Simulação Numérica de Motores Bicombustível Diesel Gás Natural. Dissertação de Mestrado Felipe Leal da Costa Moutella Simulação Numérica de Motores Bicombustível Diesel Gás Natural Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus Juiz de Fora - IF SUDESTE MG

CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus Juiz de Fora - IF SUDESTE MG Dados do Num. Inscrição 00002 Num. Recurso 1 Assunto questao 09 Anexo DANIEL DE ALMEIDA E SOUZA Data/Hora Envio 04/02/2014-21:28:08 Dados da Segundo o livro indicado no edital para bibliografia Motores

Leia mais

EFICIÊNCIA DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA OPERANDO COM BIOGÁS

EFICIÊNCIA DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA OPERANDO COM BIOGÁS VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil EFICIÊNCIA

Leia mais

5 Resfriamento de Gás

5 Resfriamento de Gás 5 Resfriamento de Gás Para analisar o tempo de resfriamento e o fluxo de calor através das paredes do duto, para o caso do gás, foram consideradas as mesmas condições iniciais já apresentadas para o caso

Leia mais

2 Motor de Combustão Interna 2.1. Considerações Gerais

2 Motor de Combustão Interna 2.1. Considerações Gerais Motor de Combustão Interna.. Considerações Gerais Segundo Costa (00), O motor é a fonte de energia do automóvel. Converte a energia calorífica produzida pela combustão da gasolina em energia mecânica,

Leia mais

Aula 9 Sistema Flex. Introdução. Introdução UGA. Introdução UGA 23/04/2014

Aula 9 Sistema Flex. Introdução. Introdução UGA. Introdução UGA 23/04/2014 Introdução Aula 9 O sistema Flex Fuel é capaz de reconhecer e adaptar, automaticamente, as funções de gerenciamento do motor para qualquer proporção de mistura de álcool e de gasolina que esteja no tanque.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE ENGENHARIA AUTOMOTIVA LUCAS WISNIESKI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE ENGENHARIA AUTOMOTIVA LUCAS WISNIESKI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE ENGENHARIA AUTOMOTIVA LUCAS WISNIESKI SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO YT22E EM BAIXA ROTAÇÃO USANDO AVL-BOOST

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 1 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 UTILIZACÂO DE UM MODELO MATEMÁTICO PARA ALTERACÂO NA ESCALA DE UM ROTÂMETRO PARA OPERAR COM UM FLUIDO QUALQUER Dias

Leia mais

Estudo analítico e numérico do espalhamento acústico

Estudo analítico e numérico do espalhamento acústico Universidade Federal de São João Del-Rei MG 26 a 28 de maio de 21 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia Estudo analítico e numérico do espalhamento acústico M.E. Maria 1 ; E.N.M.

Leia mais

NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA 67º CONGRESSO ABM - 02/08/2012 LUÍS CARLOS MONTEIRO SALES, DSc. ENGENHARIA DO PRODUTO INTEGRAÇÃO VEÍCULO CENÁRIO DRIVERS DE TECNOLOGIA PARA

Leia mais

amr engineering solutions Soluções em CAE

amr engineering solutions Soluções em CAE amr engineering solutions Soluções em CAE 112/04/2011 A empresa Constituída para atender a demanda por engenharia avançada, utilizando-se da tecnologia de simulação computacional, em um mercado cada vez

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS RAFAEL LEITE DA SILVA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS RAFAEL LEITE DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS RAFAEL LEITE DA SILVA MODELAGEM E ANÁLISE DE UM MOTOR LIFAN LF-139F VISANDO REDUÇÃO DO CONSUMO ESPECÍFICO DE COMBUSTÍVEL AO ALTERAR O TEMPO

Leia mais

4. Resultados Parâmetros de desempenho Variáveis de controle Tipo de nanopartícula

4. Resultados Parâmetros de desempenho Variáveis de controle Tipo de nanopartícula 4. Resultados No presente capítulo serão discutidos os resultados da simulação do ciclo de refrigeração por compressão de vapor utilizando nanofluidos como fluido secundário no evaporador. 4.1. Parâmetros

Leia mais

ESTUDO DO ETANOL NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA, CICLO DIESEL

ESTUDO DO ETANOL NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA, CICLO DIESEL ESTUDO DO ETANOL NA MÁQUINA DE COMPRESSÃO RÁPIDA, CICLO DIESEL Aluno: Adahyl de Paula Garcez Rodrigues Orientador: Sergio Leal Braga Introdução Petróleo, gás natural e seus subprodutos representam cerca

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA POTÊNCIA DE MOTORES

DETERMINAÇÃO DA POTÊNCIA DE MOTORES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO I Departamento de Engenharia ÁREA DE MÁQUINAS E ENERGIA NA AGRICULURA I 154- MOORES E RAORES DEERMINAÇÃO DA OÊNCIA DE MOORES Carlos Alberto Alves Varella 1

Leia mais

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DETECÇÃO DE VAZAMENTO EM OLEODUTO CONTENDO CONEXÃO TÊ

SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DETECÇÃO DE VAZAMENTO EM OLEODUTO CONTENDO CONEXÃO TÊ SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA DETECÇÃO DE VAZAMENTO EM OLEODUTO CONTENDO CONEXÃO TÊ M. de V. ARAÚJO 1, F. D. T. de LUNA 2, S. R. de FARIAS NETO³, A. G. B. de LIMA 4 1 Universidade Federal de Campina Grande, Programa

Leia mais

UNIDADE 1 DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E APLICAÇÕES TÍPICAS DE MCI 1.1 Generalidades 1.2 Perspectiva histórica. 1.3 Motores alternativos e rotativos.

UNIDADE 1 DEFINIÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E APLICAÇÕES TÍPICAS DE MCI 1.1 Generalidades 1.2 Perspectiva histórica. 1.3 Motores alternativos e rotativos. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE CENTRO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA DA MOBILIDADE SEMESTRE 2013/2 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Código: EMB 5304

Leia mais

Motores Térmicos. Programa

Motores Térmicos. Programa Motores Térmicos Programa I Introdução aos diversos tipos de motores IV Combustão e câmaras de combustão em motores de Explosão II 1 Generalidades 2 Funcionamento dos motores de Explosão 3 Funcionamento

Leia mais

4 O Modelo Termodinâmico da Turbina a Gás

4 O Modelo Termodinâmico da Turbina a Gás 4 O Modelo Termodinâmico da Turbina a Gás 4.1. Introdução Com o intuito de realizar o diagnóstico de falhas em turbinas a gás, são necessários muitos dados para a análise de falha dos componentes. O diagnóstico

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA... 1 1.1 Variáveis e Transformações Termodinâmicas... 1 1.2 Primeiro Princípio da Termodinâmica... 1 1.3 Segundo Princípio da Termodinâmica... 2 1.4 Expressões das Variáveis

Leia mais

Ciclos de Potência a Gás

Ciclos de Potência a Gás Ciclos de Potência a Gás Máquinas Térmicas e Motores Térmicos Dispositivos que operam segundo um dado ciclo de potência Ciclos de Potência: Ciclos termodinâmicos para conversão de calor em trabalho Ciclo

Leia mais

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO 21º POSMEC Simpósio do Programa de Pós-graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica www.posgrad.mecanica.ufu.br SOLUÇÃO

Leia mais

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM MOTOR DE MOTOCICLETA DE BAIXA CILINDRADA COM MISTURAS DE GASOLINA E ETANOL

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM MOTOR DE MOTOCICLETA DE BAIXA CILINDRADA COM MISTURAS DE GASOLINA E ETANOL SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E ANÁLISE EXERGÉTICA DE UM MOTOR DE MOTOCICLETA DE BAIXA CILINDRADA COM MISTURAS DE GASOLINA E ETANOL Rubelmar Maia de Azevedo Cruz Neto Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação

Leia mais

SIMULAÇÃO DE CURVAS DE RENDIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA DO CICLO OTTO

SIMULAÇÃO DE CURVAS DE RENDIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA DO CICLO OTTO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE MECÂNICA ENGENHARIA MECÂNICA LUIS FERNANDO COSTA ARANHA SEBRIAN MORATTO SIMULAÇÃO DE CURVAS DE RENDIMENTO DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA DO CICLO

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano. Prof. Jorge Nhambiu

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano. Prof. Jorge Nhambiu Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano Aula 2 - Tópicos Definição Objectivo e Divisão dos Motores de Combustão Interna; Motor Wankel; Motor de êmbolo; Bases utilizadas para a classificação dos motores; Valores

Leia mais

Máquinas Térmicas I Prof. Eduardo Loureiro MÁQUINAS TÉRMICAS I. Motores de Combustão Interna. Prof. Eduardo C. M. Loureiro, DSc.

Máquinas Térmicas I Prof. Eduardo Loureiro MÁQUINAS TÉRMICAS I. Motores de Combustão Interna. Prof. Eduardo C. M. Loureiro, DSc. MÁQUINAS TÉRMICAS I Motores de Combustão Interna Prof. Eduardo C. M. Loureiro, DSc. Ementa Tipos de motores e operação Introdução Histórico Classificação dos motores Ciclos operativos Componentes Operação

Leia mais

CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO

CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO CENTRAIS TEMELÉTRICAS E COGERAÇÃO GRUPOS MOTOGERADORES Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 O Grupo Motogerador consiste de um ou mais motores alternativos de combustão interna utilizados para converter energia

Leia mais

Motores Térmicos. Programa

Motores Térmicos. Programa Motores Térmicos Programa I II Introdução aos diversos tipos de motores 1 Generalidades 2 Funcionamento dos motores de Explosão 3 Funcionamento dos motores Diesel 4 Funcionamento dos motores a Dois Tempos

Leia mais

PRESSÃO NO INTERIOR DO CILINDRO DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO ALIMENTADO POR DIESEL, BIODIESEL E ETANOL

PRESSÃO NO INTERIOR DO CILINDRO DE UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO ALIMENTADO POR DIESEL, BIODIESEL E ETANOL Proceedings of the th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering -- ENCIT 2004 Braz. Soc. of Mechanical Sciences and Engineering -- ABCM, Rio de Janeiro, Brazil, Nov. 29 -- Dec. 03, 2004 Paper

Leia mais

Investigação desenvolvida. Biocombustíveis. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro Workshop sobre Biocombustíveis Sustentáveis

Investigação desenvolvida. Biocombustíveis. Universidade de Trás os Montes e Alto Douro Workshop sobre Biocombustíveis Sustentáveis Universidade de Trás os Montes e Alto Douro Workshop sobre Biocombustíveis Sustentáveis Investigação desenvolvida Vila Real 8 junho 2016 Biocombustíveis OBJETIVOS E MOTIVAÇÃO Redução das emissões de gases

Leia mais

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica 12 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Ciclo termodinâmico Definição Sequência de processos termodinâmicos aplicados sobre um sistema, tal que o mesmo é levado desde o seu estado

Leia mais