GEOESPACIALIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA - MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GEOESPACIALIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA - MG"

Transcrição

1 GEOESPACIALIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA - MG Daniel Moreira Lelis 1 Julio Cesar de Oliveira 2 Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Civil Setor de Engenharia de Agrimensura casquinhaufv@yahoo.com.br 1 ; oliveirajc@ufv.br 2 RESUMO Este trabalho considera a aplicação do SIG na geoespacialização de doenças diarréicas agudas, por meio da geração de um banco de dados das ocorrências da doença no município de Viçosa MG no período de 19 de Março de 2006 a 28 de Abril de Após a geração do banco de dados, utilizou-se as ferramentas disponíveis no software ArcView GIS 3.2a para avaliar espacialmente as ocorrências de diarréias, resultando na geração de mapas temáticos. Com a geração desses mapas foi possível ter uma visão da intensidade e dos locais onde os programas de ação de prevenção à doença devem ser mais evidentes, além de servir de auxílio aos agentes de saúde para direcionar suas ações. A principal contribuição desse trabalho é propor aos serviços de monitoramento de doenças diarréicas agudas, um instrumento para armazenamento, espacialização e análise dos casos de diarréias identificados. Palavras chaves: Diarréia, Banco de Dados, SIG. ABSTRACT This work considers the application of GIS in spacial distribution of diarrhea, through the generation of a database of the occurrences of the disease in the municipal district of Viçosa - MG in the period of 19 of March from 2006 until April 28, After the generation of the database it was used the available tools in the software ArcView GIS 3.2a to evaluate spacial the occurrences of diarrheas, resulting in the generation of thematic maps. With the generation of those maps it was possible to have a vision of the intensity and of the places where the programs of prevention the disease should be more evident, besides serving from aid to the agents of health to address their actions. The main contribution of that work is to propose to the services of control of diarrhea an instrument for storage, spacial distribution and analysis of the identified cases of diarrheas. Key words: Diarrhea, Database, GIS INTRODUÇÃO Em países em desenvolvimento a diarréia é uma das principais causas de óbito em menores de cinco anos de vida, pois na maioria dos casos a diarréia ocasiona uma desidratação. Esse fato foi observado no ano de 1983, na cidade de Salvador / BA, em que a diarréia foi responsável por 34% das mortes em menores de um ano de idade, sendo que 60 a 70% das mortes ocorreram devido à desidratação (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007). A geoespacialização é de vital importância para o mapeamento dos casos notificados, pois com a identificação dos locais de ocorrências podem-se realizar políticas públicas preventivas como palestras, campanhas, junto à população a fim de diminuir o índice dos casos de diarréia.

2 Uma ferramenta que vem a cada dia auxiliando mais os usuários nos processos de tomada de decisão, bem como na análise espacial de dados, é o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um banco de dados geográficos, por meio de um SIG, das ocorrências de diarréia em Viçosa no período de 19 de Março de 2006 a 28 de Abril de Como objetivo específico pretende-se efetuar análise e representação temática dos casos de diarréia notificados. MATERIAIS E MÉTODOS Para elaboração do presente trabalho foram utilizados os softwares ArcView GIS, produzido pela ESRI na versão 3.2a, e o Microsoft Excel. A base de dados foi constituída pela malha viária municipal originada de MOURA (2002), limites dos bairros do município de Viçosa MG, e dos dados de diarréia coletados pelas Unidades de Saúde. A área de estudo limitou-se ao perímetro urbano da cidade de Viçosa, bem como os distritos Cachoeira da Santa Cruz e São José do Triunfo. As informações (endereços, faixa etária, planos de tratamento) sobre a ocorrência de diarréia no município foram disponibilizadas pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da cidade. A Figura 1 apresenta o fluxograma dos procedimentos utilizados para realização do presente trabalho. Área de Estudo Atributos dos casos de diarréia Mapa dos limites dos bairros Mapa da malha viária Geoespacialização dos casos de diarréia Consulta e Análises Fig. 1: Fluxograma da metodologia utilizada para elaboração do trabalho. De posse dos endereços de ocorrências de diarréias notificados, foi gerado no ArcView um tema com representações pontuais referentes aos casos de diarréias notificados. Para a geoespacialização dos casos foi utilizado as informações de logradouro e número, presentes nos formulários, associado à malha viária do município. Após serem lançadas todas as ocorrências notificadas, e seus respectivos identificadores (Id) ordenados, foi efetuado a junção da tabela que continha os atributos dos casos de diarréia com a tabela gerada pelo plano de informação pontual. Dessa forma foi realizada a geoespacialização dos casos de diarréia notificados no município de Viçosa, gerando assim um banco de dados para consultas e análises.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES A Tabela 1 demonstra o número de ocorrências de diarréia no município de Viçosa durante o período 19 de Março de 2006 a 28 de Abril de TABELA 1 OCORRÊNCIAS DE DIARRÉIA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA Casos de diarréia geoespacializados pelo endereço (logradouro, número) 860 Casos geoespacializados pela região de abrangência dos PSFs. 339 Casos notificados apenas pelo endereço de ocorrência como sendo Viçosa 127 Casos notificados de ocorrências em municípios vizinhos de Viçosa 23 Casos notificados pelos hospitais do município (sem endereço específico) 8 TOTAL DE CASOS 1357 A Figura 2 mostra o eixo dos logradouros e o limite dos bairros do município de Viçosa utilizados na geoespacialização dos casos de diarréia. Já a Figura 3 demonstra a localização espacial dos 860 casos notificados, bem como a distribuição dos casos por região dos Programas de Saúde da Família (PSF). A Figura 4 representa os 339 casos de diarréia notificados cujo endereço de ocorrência foi citado apenas a descrição do bairro ou o nome do PSF. A Figura 5 demonstra os 1199 casos de diarréia notificados no município de Viçosa, ou seja, a junção dos 860 casos notificados pela procedência (logradouro, número) com os 339 casos notificados cujo endereço de ocorrência foi apenas a descrição do bairro ou o nome do PSF. Com relação ao mapa apresentado na Figura 5 subentende que deve haver uma maior sensibilização dos agentes de saúde nas áreas mais escuras. Fig. 2: Mapa dos limites dos bairros e malha viária do município de Viçosa/MG.

4 Fig. 3: Mapa de representação dos 860 casos de diarréia por região dos PSFs. Fig. 4: Mapa dos 339 casos de diarréia notificados sem a identificação da rua. Fig. 5: Mapa de 1199 casos de diarréia notificados no período de estudo. A Figura 6 representa a distribuição da faixa etária em relação às 1357 ocorrências notificadas no município de Viçosa para o período de 19/03/2006 a 28/04/2007, bem como suas respectivas percentagens para o total de casos.

5 Fig. 6: Distribuição dos percentuais e dos casos de diarréia pela faixa etária A Figura 7 representa como o plano de tratamento é distribuído em relação às 1357 ocorrências notificadas. Fig.7: Distribuição dos percentuais e dos casos de diarréia pelo plano de tratamento utilizado De acordo com a Figura 7 mais da metade dos casos de diarréia notificados (55,20%) foram tratados com o plano A, que corresponde a presença de diarréia sem os sinais de desidratação. Já o plano de tratamento B foi utilizado em 259 casos que corresponde a presença de diarréia com sinais de desidratação e o plano C, que corresponde a presença de diarréia com desidratação grave foi o que teve o menor percentual (18,79%) entre os três planos, já que o IGN corresponde aos casos sem registro de tratamento utilizado. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES O presente trabalho mostrou o quanto a ferramenta SIG é valiosa em termos de monitoramento de diarréia. O SIG aliado ao banco de dados possibilitou a produção de mapas dos casos da doença notificados, além de uma análise espacial e temporal destas informações de forma a auxiliar nas decisões e ações dos agentes de saúde. É interessante relatar que para geoespacialização de informações é importante definir a localização de cada ocorrência, que seja pelo número e nome do logradouro, ou por coordenadas correspondentes à sua posição espacial. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MINISTERIO DA SAÚDE. Brasil A Baixa Qualidade do Soro Caseiro em Salvador. Disponível online em < Acesso em 26 de maio de MOURA, M.C. Uso de Sistemas de Informações Geográficas no Planejamento para Otimização de Rotas de Distribuição, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Engenharia Florestal.

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS OCORRÊNCIAS DE QUEDAS DE ÁRVORES E AS SUAS RELAÇÕES

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS OCORRÊNCIAS DE QUEDAS DE ÁRVORES E AS SUAS RELAÇÕES DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS OCORRÊNCIAS DE QUEDAS DE ÁRVORES E AS SUAS RELAÇÕES COM VENTOS FORTES NO ESTADO DE SÃO PAULO DE 2000 A 2007 Mayra de Oliveira Melo 1 ; Iára Regina Nocentini André 2 ; Thiago Salomão

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO AO GERENCIAMENTO FLORESTAL

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO AO GERENCIAMENTO FLORESTAL SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS APLICADO AO GERENCIAMENTO FLORESTAL João Paulo Faria Vieira 1 Julio Cesar de Oliveira 2 Universidade Federal de Viçosa Departamento de Engenharia Civil Setor de Engenharia

Leia mais

Palavras chave: acidente, análise, espacial, distribuição, trânsito.

Palavras chave: acidente, análise, espacial, distribuição, trânsito. Distribuição espacial dos acidentes de trânsito com vítima envolvendo motociclistas no perímetro urbano de Teresina-PI, através de elipses de desvio padrão. Danilo de Sousa Miranda 1 Benavenuto José Santiago

Leia mais

Andressa Caroline Trautenmüller 2.

Andressa Caroline Trautenmüller 2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA ANÁLISE DOS CASOS E ÓBITOS DECORRENTES DA GRIPE H1N1 NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO PERÍODO DE JANEIRO A MAIO DE 2016. 1 Andressa Caroline Trautenmüller 2. 1 Projeto

Leia mais

ESPACIALIZAÇÃO E ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS NA CIDADE DE VIÇOSA-MG SPATIALIZATION AND ANALYSIS OF OCCURRENCES POLICE IN THE CITY OF VIÇOSA-MG

ESPACIALIZAÇÃO E ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS NA CIDADE DE VIÇOSA-MG SPATIALIZATION AND ANALYSIS OF OCCURRENCES POLICE IN THE CITY OF VIÇOSA-MG Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia CONTECC 2018 Maceió - AL 21 a 24 de agosto de 2018 ESPACIALIZAÇÃO E ANÁLISE DAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS NA CIDADE DE VIÇOSA-MG VICENTE MARTINS PAIVA

Leia mais

ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A

ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A ANÁLISE DOS DESASTRES NATURAIS OCORRIDOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IJUÍ NO PERÍODO DE 2003 A 2011 1 BERNARDI, Ewerthon Cezar Schiavo 2 ; MADRUGA, Roberta Araujo 3 ; SAUSEN, Tania Maria 3 1 Trabalho

Leia mais

INFORMAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO. Vetor das ruas da carta de 1916, traçadas a partir do eixo da rua. Contém a tabela: ID, Nome Antigo, Nome Atual.

INFORMAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO. Vetor das ruas da carta de 1916, traçadas a partir do eixo da rua. Contém a tabela: ID, Nome Antigo, Nome Atual. INFORMAÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO Título Sistema Viário 1916 Data 2013 Edição 2013 Linguagem Resumo Vetor das ruas da carta de 1916, traçadas a partir do eixo da rua. Contém a tabela: ID, Antigo, Atual. O nome

Leia mais

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana

Geoprocessamento. Aula - 01/08/2016. Professor: Diogenes Carvalho Viana Geoprocessamento Aula - 01/08/2016 Professor: Diogenes Carvalho Viana Ementa: Introdução ao Geoprocessamento. Característica dos SIGs. Dados Espaciais. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas

Leia mais

Palavras-chave: Sensoriamento remoto, Levantamento fitossociológico.

Palavras-chave: Sensoriamento remoto, Levantamento fitossociológico. Google Earth Como Ferramenta Para O Mapeamento Pré-Inventário Florestal Valdomiro Vicente Victor Junior ( ¹ ) ; Everton Luís Poelking ( ² ) ; Andrea Vita Reis Mendonça ( ³ ) ; Jamille Ferreira Graham de

Leia mais

Gestão de Informações espaciais em atividades florestais

Gestão de Informações espaciais em atividades florestais Gestão de Informações espaciais em atividades florestais Prof. Dr. Silvio F. Barros Ferraz Prof. Dr. Carla C. Cassiano Depto. Ciências Florestais ESALQ/USP Esquema das aulas Horário: 8:00h Aulas teóricas:

Leia mais

FLG-5134 Análise Geoespacial

FLG-5134 Análise Geoespacial FLG-5134 Análise Geoespacial OPERAÇÕES COM MAPAS VETORIAIS Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO TERRITORIAL DADOS DESCREVEM OBJETOS E PROCESSOS DA REALIDADE TERRITORIAL

Leia mais

ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS. Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno

ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS. Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno Relação entre análise espacial e as teorias disciplinares Dados Físicos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA GERAÇÃO DE MAPAS PLUVIOMÉTRICOS Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 1, Roger Cristhian Gomes 2 1 FATEC, Botucatu, SP, Brasil. E-mail cesar@fatecbt.edu.br

Leia mais

Anais III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 25 a 27 de outubro de 2006

Anais III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 25 a 27 de outubro de 2006 COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DE INTERPOLAÇÃO LINEAR E O MÉTODO ESTATÍSTICO DE KRIGEAGEM PARA A GERAÇÃO DE MAPAS DE ILHAS DE CALOR ATRAVÉS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA OLIVEIRA, L. G. L. de 1 ; PEREIRA,

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Profª: Débora Paula Simões Curso: Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Disciplina: Introdução à EAC 1º semestre / 2019 GEOTECNOLOGIAS Técnicas matemáticas

Leia mais

Desiree Alves Celestino Santos¹, Juliet Oliveira Santana 2, Erika do Carmo Cerqueira 3, Dária Maria Cardoso Nascimento 4

Desiree Alves Celestino Santos¹, Juliet Oliveira Santana 2, Erika do Carmo Cerqueira 3, Dária Maria Cardoso Nascimento 4 GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE ESPACIAL: UTILIZAÇÃO DO ESTIMADOR DE DENSIDADE KERNEL PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS AFETADAS POR DESLIZAMENTOS DE TERRA NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA Desiree Alves

Leia mais

ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS. Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno

ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS. Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno ANÁLISE ESPACIAL DE DADOS GEOGRÁFICOS Permite mensurar propriedades e relacionamentos considerando a localização espacial do fenômeno Relação entre análise espacial e as teorias disciplinares Dados Físicos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes IMPLANTAÇÃO DE UM SIG-WEB PARA O IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Renata Giselle França SANGUINETTE1; Luciano Aparecido BARBOSA2 ; Lucia FERREIRA3; Paulo Augusto Ferreira BORGES4; João Batista TAVARES5

Leia mais

ANÁLISE ESPACIAL DA GRIPE A (H1N1) NA MESORREGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS

ANÁLISE ESPACIAL DA GRIPE A (H1N1) NA MESORREGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS ANÁLISE ESPACIAL DA GRIPE A (H1N1) NA MESORREGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS RODRIGO CESÁRIO JUSTINO¹; MICHEL EUSTÁQUIO DANTAS CHAVES²; GUILHERME AUGUSTO VEROLA MATAVEL 3 ; JOÃO VITOR ROQUE GUERRERO 4 ; RÚBIA

Leia mais

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS

Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS SCIENTIA PLENA VOL. 8, NUM. 4 2012 www.scientiaplena.org.br Área verde por habitante na cidade de Santa Cruz do Sul, RS C. C. A. Calegari 1 ; L. Calegari 2 ; M. P. Friedrich 3 ; D. A. Gatto 4 ; D. M. Stargerlin

Leia mais

1 Introdução Motivação

1 Introdução Motivação 15 1 Introdução O tema central da dissertação aborda a proposta de sistema de informações para o armazenamento e análise de dados referentes aos fluxos logísticos dos corredores de exportação e importação

Leia mais

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL)

O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL) O GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA NO CADASTRO MUNICIPAL DE POÇOS TUBULARES PROFUNDOS (CPT) DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE (RS, BRASIL) Luis Carlos Camargo Rodriguez Engenheiro Civil, Divisão de Pesquisa

Leia mais

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados.

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Thaís Celina Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Topografia; Fotogrametria; Cartografia; SIG. Coleta Armazenamento

Leia mais

Banco de Dados Geográficos

Banco de Dados Geográficos Banco de Dados Geográficos Valéria Gonçalves Soares Professora DIMAp/UFRN Conteúdo Bancos de Dados Geográficos 1. Conceitos e Definições Características Gerais 2. Modelos de Dados Geográficos Modelos de

Leia mais

CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO TEMPORAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO MUNICIPAL

CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO TEMPORAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO MUNICIPAL Presidente Prudente - SP, 24-26 de julho de 2017 p. 060-064 CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO TEMPORAL COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AO PLANEJAMENTO MUNICIPAL RAFAEL DELLI COLLI DESTRO AMILTON AMORIM

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIOS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG, UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ÍNDICE CLIMÁTICO.

DETERMINAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIOS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG, UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ÍNDICE CLIMÁTICO. DETERMINAÇÃO DO RISCO DE INCÊNDIOS NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG, UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E ÍNDICE CLIMÁTICO. José Eduardo M. PEZZOPANE 1, Sílvio N. de OLIVEIRA NETO 2, Marina de F. VILELA

Leia mais

APLICAÇÃO DE SIG NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: LOCALIZAÇÃO DE ÁREA PARA ATERRO SANITÁRIO

APLICAÇÃO DE SIG NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: LOCALIZAÇÃO DE ÁREA PARA ATERRO SANITÁRIO APLICAÇÃO DE SIG NO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: LOCALIZAÇÃO DE ÁREA PARA ATERRO SANITÁRIO Ilka Soares Cintra (1) Professora Assistente do Departamento de Cartografia do Instituto de Geo- Ciências

Leia mais

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE PARASITOSES NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS - MG

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE PARASITOSES NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS - MG Universidade Federal de Alfenas - MG Iara Caroline de Oliveira Santos ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE PARASITOSES NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS - MG Alfenas/MG 2011 IARA CAROLINE DE OLIVEIRA SANTOS ANÁLISE DA

Leia mais

ESTUDO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA BACIA DO RIO PARACATU COM O SOFTWARE SIAPHI 1.0

ESTUDO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA BACIA DO RIO PARACATU COM O SOFTWARE SIAPHI 1.0 ESTUDO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA BACIA DO RIO PARACATU COM O SOFTWARE SIAPHI 1.0 JOÃO FELIPE SOUZA¹; FERNANDO FALCO PRUSKI²; RENATA DEL GIUDICE RODRIGUEZ³ ¹ Professor E.B.T.T. do IFTM Campus Paracatu.

Leia mais

ArcGIS 1: Introdução ao GIS

ArcGIS 1: Introdução ao GIS Duração: 2 dias (16 horas) Versão: 10.x Material didático: Português www.academiagis.com.br Descrição Este curso apresenta conceitos de GIS e ferramentas ArcGIS usadas para visualizar recursos do mundo

Leia mais

INTERNAÇÕES POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM MARINGÁ-PARANÁ, ANÁLISE ENTRE 2000 A 2007.

INTERNAÇÕES POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM MARINGÁ-PARANÁ, ANÁLISE ENTRE 2000 A 2007. INTERNAÇÕES POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM MARINGÁ-PARANÁ, ANÁLISE ENTRE 2000 A 2007. Isabel Barbosa dos Anjos, doutoranda do departamento de Geografia Física da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo,

Leia mais

3.4. Análise da configuração espacial do IDH-M no Estado de São Paulo

3.4. Análise da configuração espacial do IDH-M no Estado de São Paulo 63 3.4. Análise da configuração espacial do IDH-M no Estado de ão Paulo esta etapa busca-se explicitar, através do geoprocessamento e de técnicas de análise exploratória espacial, a configuração espacial

Leia mais

Análise dos impactos ambientais a partir da caracterização do uso e ocupação do solo no entorno do Parque dos Trabalhadores na cidade de Canápolis/MG

Análise dos impactos ambientais a partir da caracterização do uso e ocupação do solo no entorno do Parque dos Trabalhadores na cidade de Canápolis/MG Análise dos impactos ambientais a partir da caracterização do uso e ocupação do solo no entorno do Parque dos Trabalhadores na cidade de Canápolis/MG Analysis of the environmental impacts from the characterization

Leia mais

ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA DA BACIA DO MÉDIO PARANAPANEMA (UGRHI-17)

ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA DA BACIA DO MÉDIO PARANAPANEMA (UGRHI-17) ESTUDO DA VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA DA BACIA DO MÉDIO PARANAPANEMA (UGRHI-17) Ana Cláudia Carvalho Universidade Estadual de São Paulo anaclau.ccarvalho@gmail.com Jonas Teixera Nery Universidade Estadual

Leia mais

MÉTODO DO ALINHAMENTO vs DRONE vs LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO MUNICÍPIO DE ITATIM-BA

MÉTODO DO ALINHAMENTO vs DRONE vs LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO MUNICÍPIO DE ITATIM-BA S B C Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta 6 a 9 de novembro de 2017, SBC, Rio de Janeiro - RJ, p. 120-124 MÉTODO DO ALINHAMENTO vs DRONE vs LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO MUNICÍPIO

Leia mais

A DIARRÉIA AGUDA E O SANEAMENTO BÁSICO

A DIARRÉIA AGUDA E O SANEAMENTO BÁSICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Rafael Apoena Marques Trece A DIARRÉIA AGUDA E O SANEAMENTO BÁSICO RELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE DIARRÉIA E O ATENDIMENTO

Leia mais

ENERGIS: Uma ferramenta de planejamento energético para sistemas isoladas

ENERGIS: Uma ferramenta de planejamento energético para sistemas isoladas II Simpósio Nacional de Energia Fotovoltaica Rio de Janeiro, 17 a 20 de maio de 2005 energético para sistemas isoladas Autores: Alexandre M. Medeiros, Paulo Cesar P. Menezes, Geyson M. da Silva, Fabio

Leia mais

Maria Gonçalves da Silva Barbalho 1 André Luiz Monteiro da Silva 1 Mariana Almeida de Araújo 1 Rafael Antônio França Ferreira 1

Maria Gonçalves da Silva Barbalho 1 André Luiz Monteiro da Silva 1 Mariana Almeida de Araújo 1 Rafael Antônio França Ferreira 1 Imagens CBERS para o Monitoramento da 2 a Safra Agrícola de 2004 Município de Jataí Goiás Maria Gonçalves da Silva Barbalho 1 André Luiz Monteiro da Silva 1 Mariana Almeida de Araújo 1 Rafael Antônio França

Leia mais

Orientador Prof. Marcel Hugo

Orientador Prof. Marcel Hugo A visualização de consultas de um Sistema de Informação Gerencial em um Sistema de Informação Geográfica avançando a Inteligência de Negócios Rodrigo Alves Orientador Prof. Marcel Hugo 1 Roteiro da Apresentação

Leia mais

Allan Tavares Carvalho 1. Palavras-chave: Gestão de recursos hídricos subterrâneos; Análise Multicritério; Processo Analítico Hierárquico (PAH).

Allan Tavares Carvalho 1. Palavras-chave: Gestão de recursos hídricos subterrâneos; Análise Multicritério; Processo Analítico Hierárquico (PAH). ANÁLISE MULTICRITERIAL DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS DE JOÃO PESSOA APLICANDO O MÉTODO DO PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO EM UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Allan Tavares Carvalho 1 Resumo No

Leia mais

ANÁLISE DE SUSCEPTIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS

ANÁLISE DE SUSCEPTIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Pós-graduação em Sensoriamento Remoto Divisão de Processamento de Imagens ANÁLISE DE SUSCEPTIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Daiane

Leia mais

NT MIGRAÇÃO DA BASE GEOLOG PARA BASE MDC

NT MIGRAÇÃO DA BASE GEOLOG PARA BASE MDC NT 237 2014 MIGRAÇÃO DA BASE GEOLOG PARA BASE MDC Dilti Xavier Lopes Glaucia Guimarães Pereira Walter Ferreira dos Santos A Prefeitura de São Paulo realizou em 2004 um levantamento aerofotográfico que

Leia mais

AVALIAÇÃO MULTITEMPORAL DO USO COMERCIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

AVALIAÇÃO MULTITEMPORAL DO USO COMERCIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO AVALIAÇÃO MULTITEMPORAL DO USO COMERCIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO RITA DE CASSYA ALMEIDA SOUSA 1 SANDRA MARIA FONSECA DA COSTA 1 1 UNIVAP Universidade do Vale

Leia mais

Análise Da Distribuição Espacial Do Programa Bolsa Verde Em Minas Gerais Com Técnicas De Geoprocessamento

Análise Da Distribuição Espacial Do Programa Bolsa Verde Em Minas Gerais Com Técnicas De Geoprocessamento Análise Da Distribuição Espacial Do Programa Bolsa Verde Em Minas Gerais Com Técnicas De Geoprocessamento Jéssica Costa de Oliveira (1) ; Priscila Silva Matos (1) ; Hugo Henrique Cardoso Salis (1) (1)

Leia mais

ÓBITOS DE IDOSOS POR DEMÊNCIAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL: PANORAMA DE UMA DÉCADA

ÓBITOS DE IDOSOS POR DEMÊNCIAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL: PANORAMA DE UMA DÉCADA ÓBITOS DE IDOSOS POR DEMÊNCIAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL: PANORAMA DE UMA DÉCADA Fernanda Rochelly do Nascimento Mota 1 ; Maria Célia de Freitas 2 ( 1,2 Universidade Estadual do Ceará. E-mail: rochellymotta@yahoo.com.br)

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL: IMPLANTAÇÃO EM UMA INSTITUÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES)

GESTÃO AMBIENTAL: IMPLANTAÇÃO EM UMA INSTITUÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) GESTÃO AMBIENTAL: IMPLANTAÇÃO EM UMA INSTITUÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) Paulo Robinson da Silva Samuel (1), Darci Barnech Campani (2), Leonardo Salvador Souza (3) (1) Universidade Federal do

Leia mais

USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1

USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1 USO DE SIG PARA DETERMINAÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA MECANIZADA DA CULTURA DE CAFÉ ARÁBICA NA REGIÃO DE NOVA PONTE-MG 1 SILVA, R.P. 2 ; NOGUEIRA, M.A.S. 3 e ASSIS, L.C. 4 1 Apoio Financeiro: CONSÓRCIO

Leia mais

Ferramentas Geotecnológicas Aumentando a Eficiência da Administração Pública

Ferramentas Geotecnológicas Aumentando a Eficiência da Administração Pública Ferramentas Geotecnológicas Aumentando a Eficiência da Administração Pública II SEMINÁRIO GOOGLE EARTH E MAPS PARA EMPRESAS MundoGEO#Connect 2011 Hélio Duarte Núcleo Geoprocessamento PRODAM / SP Sumário

Leia mais

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. Sistema de Informação Geográfica SIG

PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. Sistema de Informação Geográfica SIG Faculdade de Engenharia de Minas Gerais Campus Gameleira INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA Graduação em Engenharia de Agrimensura PREFEITURA DE UBERLÂNDIA Sistema de Informação Geográfica SIG Dayana

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2. SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Aula 2 SIG- Eng. Cartográfica Prof. Luciene Delazari Descrição de uma realidade com algum propósito Modelo MODELAR Termo geral para denotar o processo de construir representações

Leia mais

VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ

VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ Francisco Solon Dantas Neto (1); Tarcísio Da Silveira Barra (1) Eng.º Agrº, Pós-graduação em Agrometeorologia, DEA/UFV, CEP:

Leia mais

RADIAÇÃO POTENCIAL DISPONÍVEL PARA PRODUÇÃO DE MAMONA EM SUPERFÍCIE INCLINADA

RADIAÇÃO POTENCIAL DISPONÍVEL PARA PRODUÇÃO DE MAMONA EM SUPERFÍCIE INCLINADA RADIAÇÃO POTENCIAL DISPONÍVEL PARA PRODUÇÃO DE MAMONA EM SUPERFÍCIE INCLINADA Pedro Castro Neto, Antonio Carlos Fraga, Luiz Gonsaga de Carvalho e Tiago Bernardes UFLA, pedrocn@ufla.br; fraga@ufla.br; gonsaga@ufla.br

Leia mais

Geomática INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA

Geomática INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SC CAMPUS FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE AGRIMENSURA Geomática 1ª aula - Apresentação Prof. Angelo Martins Fraga

Leia mais

INFORME Nº 14/2017 MONITORAMENTO DOS CASOS E ÓBITOS DE FEBRE AMARELA NO BRASIL

INFORME Nº 14/2017 MONITORAMENTO DOS CASOS E ÓBITOS DE FEBRE AMARELA NO BRASIL COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA INFORME Nº 14/2017 INÍCIO DO EVENTO: Dezembro de 2016 MONITORAMENTO DOS CASOS E ÓBITOS DE FEBRE AMARELA NO BRASIL

Leia mais

Módulo de Sistemas de Informações Geográficas. (SIG) para Curso de Ensino a Distância. Prática com ArcGIS. GEOeduc

Módulo de Sistemas de Informações Geográficas. (SIG) para Curso de Ensino a Distância. Prática com ArcGIS. GEOeduc Módulo de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para Curso de Ensino a Distância Prática com ArcGIS GEOeduc Instrutor George Serra Sumário 1. Explorar Dados Espaciais e Tabulares usando os módulos

Leia mais

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG.

Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Sistematização e análise de casos notificados de violência contra a mulher em Viçosa-MG. Projeto A violência contra a mulher em Viçosa MG: compreensão do fenômeno por profissionais de saúde e análise da

Leia mais

MAPEAMENTO DIGITAL DA REDE DE ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARTE 1 MAPA FALANTE

MAPEAMENTO DIGITAL DA REDE DE ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARTE 1 MAPA FALANTE MAPEAMENTO DIGITAL DA REDE DE ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARTE 1 MAPA FALANTE O que é o Mapeamento Participativo do Território / Mapa Falante? Parte de um processo metodológico de

Leia mais

1 Engenheira Civil, Coordenadoria de Urbanização-Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas/ Mestranda em

1 Engenheira Civil, Coordenadoria de Urbanização-Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas/ Mestranda em ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL EM REGIÕES AMBIENTAIS DO ESTADO DE ALAGOAS Maria Fátima Bettini Novas 1 ; Fernanda Casagrande 2 ; Mônica Rodrigues de Queiroz 3 RESUMO A região Nordeste

Leia mais

RESUMO. Rafael Alexandre Ferreira Luiz. Adelaide Cássia Nardocci

RESUMO. Rafael Alexandre Ferreira Luiz. Adelaide Cássia Nardocci análise da vulnerabilidade aos acidentes tecnológicos no entorno do distrito industrial de paulínia, são paulo sp. Rafael Alexandre Ferreira Luiz Departamento de Saúde Ambiental, Faculdade de Saúde Pública

Leia mais

Re-engenharia do software C&L para plataforma Lua-Kepler utilizando princípios de transparência

Re-engenharia do software C&L para plataforma Lua-Kepler utilizando princípios de transparência Eduardo Kinder Almentero Re-engenharia do software C&L para plataforma Lua-Kepler utilizando princípios de transparência Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção

Leia mais

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA PARA GEOPROCESSAMENTO ASPECTOS FUNCIONAIS Julio Cesar Lima d Alge Introdução Modelagem cartográfica álgebra de mapas Integração de dados Integração com Sensoriamento Remoto correção

Leia mais

Vigilância Integrada Epidemiológica

Vigilância Integrada Epidemiológica Vigilância Integrada Epidemiológica Respaldo Legal da VE Constituição Federal de 1988; Lei nº 8.080 de 16/09/1990 Lei Orgânica da Saúde; Lei nº 6.259 de 30/10/1975 - Dispõe sobre a organização das ações

Leia mais

Introdução. Materiais e Métodos

Introdução. Materiais e Métodos ÍNDICE DE QUALIDADE DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO BAIRRO PAJUÇARA NA CIDADE DE NATAL/BRASIL E DO PERÍMETRO MAIS URBANIZADO DA CIDADE DE GUIMARÃES/PORTUGAL: UM ESTUDO COMPARATIVO Introdução Adriano

Leia mais

Uso de sistemas de informações geográficas aplicados à prevenção e combate a incêndios em fragmentos florestais

Uso de sistemas de informações geográficas aplicados à prevenção e combate a incêndios em fragmentos florestais SÉRIE TÉCNICA IPEF v. 12, n. 32, p. 111-115, dez. 1998 Uso de sistemas de informações geográficas aplicados à prevenção e combate a incêndios em fragmentos florestais Carlos A. Vettorazzi Silvio F. de

Leia mais

RELATÓRIO LABORATÓRIO

RELATÓRIO LABORATÓRIO Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Programa de Pós Graduação em Sensoriamento Remoto Disciplina: SER 300 - Introdução ao Geoprocessamento Professores: Antônio Miguel Vieira Monteiro, Cláudio Barbosa

Leia mais

Análise espacial dos óbitos por acidentes de. trânsito no município do Rio de Janeiro

Análise espacial dos óbitos por acidentes de. trânsito no município do Rio de Janeiro XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia Análise espacial dos óbitos por acidentes de trânsito no município do Rio de Janeiro Vanessa dos Reis de Souza Suzana

Leia mais

ANÁLISE DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS

ANÁLISE DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Pós-graduação em Sensoriamento Remoto Divisão de Processamento de Imagens ANÁLISE DO RISCO DE OCORRÊNCIA DE FEBRE AMARELA EM MINAS GERAIS Daiane Vieira Vaz

Leia mais

O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento e desenvolvimento de informações espaciais.

O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento e desenvolvimento de informações espaciais. O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Conjunto de tecnologias de coleta, tratamento e desenvolvimento de informações espaciais. GEOPROCESSAMENTO O QUE É SIG? Sistema de Informações Geográficas Sistema de informações

Leia mais

Trabalho Final da Disciplina CIC345 GEOPROCESSAMENTO

Trabalho Final da Disciplina CIC345 GEOPROCESSAMENTO Trabalho Final da Disciplina CIC345 GEOPROCESSAMENTO Prof. Tiago Garcia de Senna Carneiro Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto - Cursos - Ciência da Computação Engenharia Ambiental

Leia mais

Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana

Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana Em que consiste? AgroCAD é uma solução completa em projetos para Agricultura de Precisão, que busca integrar e direcionar as ferramentas de CAD, topografia e geoprocessamento disponíveis no software AutoCAD

Leia mais

MODELAGEM. MODELAGEM Mundo Real versus Modelo 02/03/15. Mundo Real. Modelo. Sistemas de Informações Geográficas

MODELAGEM. MODELAGEM Mundo Real versus Modelo 02/03/15. Mundo Real. Modelo. Sistemas de Informações Geográficas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes Sistemas de Informações Geográficas Mundo Real versus Modelo Mundo Real Modelo 1 Entidade... Ente (Entidade/Objeto):

Leia mais

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO

PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo PMI Graduação em Engenharia de Petróleo PMI 3331 GEOMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA DE PETRÓLEO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Leia mais

DENSIDADE AMOSTRAL DO SOLO NA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM PARA CANA-DE AÇUCAR

DENSIDADE AMOSTRAL DO SOLO NA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM PARA CANA-DE AÇUCAR DENSIDADE AMOSTRAL DO SOLO NA RECOMENDAÇÃO DE CALAGEM PARA CANA-DE AÇUCAR Luiz Felipe Aprígio de ASSIS* 1, Samuel Gomes PEREIRA 1, José Milton ALVES 1 *autor para correspondência: luizfelipeassis94@gmail.com

Leia mais

A Solução. O MyTracking é uma solução Mobile para a gestão de entregas para empresas com operações logística e com prestação de serviços em campo.

A Solução. O MyTracking é uma solução Mobile para a gestão de entregas para empresas com operações logística e com prestação de serviços em campo. A Solução O MyTracking é uma solução Mobile para a gestão de entregas para empresas com operações logística e com prestação de serviços em campo. Com a utilização do sistema é possível acompanhar o status

Leia mais

Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação. Verão de 2000 a 2007

Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação. Verão de 2000 a 2007 Análise das enchentes no Estado de São Paulo durante a Operação INTRODUÇÃO Verão de 2000 a 2007 Mayra de Oliveira Melo 1 Iára Regina Nocentini André 2 Thiago Salomão de Azevedo 3 Danilo de Almeida 4 José

Leia mais

Análise espacial da distribuição de roubos e furtos ocorridos em Presidente Prudente em 2010

Análise espacial da distribuição de roubos e furtos ocorridos em Presidente Prudente em 2010 Análise espacial da distribuição de roubos e furtos ocorridos em Presidente Prudente em 2010 Fabiano José dos Santos 1 Vilma Mayumi Tachibana 1 Edilson Ferreira Flores 1 1.Introdução Os crimes de roubo

Leia mais

Mapeamento de logradouros e gestão territorial em favelas no Rio de Janeiro

Mapeamento de logradouros e gestão territorial em favelas no Rio de Janeiro Mapeamento de logradouros e gestão territorial em favelas no Rio de Janeiro Street mapping and management in informal settlements in Rio de Janeiro Leandro Gomes Souza Geógrafo Gerência de Geoprocessamento

Leia mais

Mapeamento de Risco de Incêndios na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rio João Leito-GO

Mapeamento de Risco de Incêndios na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rio João Leito-GO Mapeamento de Risco de Incêndios na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Rio João Leito-GO Inglith de Souza Lage Alves¹( inglith_lage@yahoo.com.br), Thaís Silva Ramos ¹, Izabela Soares de Oliveira ¹, Mirna Karla

Leia mais

Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica

Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica Arquiteturas de Sistemas de Informação Geográfica Prof. Luciene Delazari Grupo de Pesquisa em Cartografia e SIG da UFPR SIG - 2012 Definições Arquitetura: o conjunto da estrutura e organização de diferentes

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADA À GESTÃO PÚBLICA Julio Cesar do Carmo Junior 1, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida 2 1 Informática para Gestão, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail:

Leia mais

BALANÇO ENERGÉTICO: DISPONIBILIDADE DE RADIAÇÃO PARA PLANTIOS EM SUPERFÍCIE INCLINADA

BALANÇO ENERGÉTICO: DISPONIBILIDADE DE RADIAÇÃO PARA PLANTIOS EM SUPERFÍCIE INCLINADA BALANÇO ENERGÉTICO: DISPONIBILIDADE DE RADIAÇÃO PARA PLANTIOS EM SUPERFÍCIE INCLINADA Pedro Castro Neto 1 Antonio Carlos Fraga 2 Antonio Augusto Aguilar Dantas 3 Luiz Gonsaga de Carvalho 3 Tiago Bernardes

Leia mais

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO DEPÓSITO FERRI PASTORE. M.F.L.; CASAVECHIA. C.I.; GOLÇALVES. V.L. RESUMO O presente trabalho tem como objetivo identificar as potencialidades e as fraquezas do Depósito Ferri

Leia mais

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM DIFERENTES INTERVALOS DE CLASSES PARA ITUPORANGA SC

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM DIFERENTES INTERVALOS DE CLASSES PARA ITUPORANGA SC ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO EM DIFERENTES INTERVALOS DE CLASSES PARA ITUPORANGA SC Katiani ELI 1, Leonardo NEVES 2, Roberto HAVEROTH 3, Joabe W. PITZ 1, Isaac W. PITZ 3, Júlio

Leia mais

PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC)

PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC) PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC) IV Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - III SAEAC UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

Climatologia das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul

Climatologia das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul Climatologia das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul Daniel Souza Cardoso, Gilberto Barbosa Diniz, João Baptista da Silva Universidade Federal de Pelotas fisicalegal@gmail.com RESUMO Considerando que

Leia mais

Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis

Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis . Acesse também os vídeos das palestras do dia 05/07 no canal Youtube do Sistema Labgis. O Sistema GeoMacaé Como Ferramenta de Apoio à Gestão Municipal Secretaria Adjunta de Planejamento Alfredo Luiz Pessanha

Leia mais

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi

Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi Ministrantes: Alex Lemos e Marco Malagodi O que é Geotecnologia? Base vetorial: ponto, linha e polígono Atividade I Apresentação: Google Earth > Ferramentas Atividade II Atividade III Atividade IV Agenda

Leia mais

Planejamento Nacional para Gestão de Riscos. Rafael Schadeck CEPED UFSC Apresentação Geral Florinaópolis, 10 de Dezembro de 2010

Planejamento Nacional para Gestão de Riscos. Rafael Schadeck CEPED UFSC Apresentação Geral Florinaópolis, 10 de Dezembro de 2010 Planejamento Nacional para Gestão de Riscos Rafael Schadeck CEPED UFSC Apresentação Geral Florinaópolis, 10 de Dezembro de 2010 1 MACROETAPAS DO PROJETO 2 MACROETAPAS DO PROJETO ETAPA I Levantamento da

Leia mais

NETO, Duclerc Siqueira 1 ; COSTA, Bruno Lopes 2.

NETO, Duclerc Siqueira 1 ; COSTA, Bruno Lopes 2. USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA MAPEAMENTO DE RISCO OBTIDO POR MEIO DE INVENTÁRIO DE CICATRIZES DE DESLIZAMENTOS NA BACIA DO RIO CACHOEIRA NO MUNICIPIO DE NITEROI - RJ. INTRODUÇÃO NETO, Duclerc Siqueira 1 ;

Leia mais

MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E DA EXPANSÃO URBANA EM ALFENAS, SUL DE MINAS GERAIS

MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E DA EXPANSÃO URBANA EM ALFENAS, SUL DE MINAS GERAIS MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E DA EXPANSÃO URBANA EM ALFENAS, SUL DE MINAS GERAIS BRENO FURTADO LIMA 1 e RÚBIA GOMES MORATO 2 brenogeo@yahoo.com.br, rubiagm@gmail.com 1 Bolsista de iniciação científica FAPEMIG

Leia mais

ELABORAÇÃO DO MAPA COM SETAS DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁREA CENTRAL DE SANTA MARIA RS 1

ELABORAÇÃO DO MAPA COM SETAS DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁREA CENTRAL DE SANTA MARIA RS 1 ELABORAÇÃO DO MAPA COM SETAS DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁREA CENTRAL DE SANTA MARIA RS 1 AQUINO, João P. N 2 ; NORA, Robson D 2 ; BRESSAN, Vagner C 2 ; GARLET, Bruno 2 ; NUNES, Felipe S 2 ; FRANCO, Rafael

Leia mais

Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG

Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG Construção de bases de dados geográficos em SIG: resultados preliminares do Georreferenciamento da malha viária da cidade de Bambuí-MG João Paulo Lemos Rodrigues (1) ; Ariadne Martins da Silva (1) ; Gabriel

Leia mais

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1

TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 TUTORIAL WEBGIS ROSANA SP Versão 1 1 APRESENTAÇÃO O WebGIS é um instrumento que visa por meio da tecnologia de softwares e aplicativos melhorar a gestão de diversos setores da área pública, como controle

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 51 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (SE) 44/2016 (30/10/2016 A 05/11/2016) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL

INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 51 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (SE) 44/2016 (30/10/2016 A 05/11/2016) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 51 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (SE) 44/2016 (30/10/2016 A 05/11/2016) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL Neste documento constam as informações epidemiológicas referentes

Leia mais

Mapeamento de áreas ocupadas com cana-de-açúcar no município de Campo Florido por meio de imagens Landsat / TM

Mapeamento de áreas ocupadas com cana-de-açúcar no município de Campo Florido por meio de imagens Landsat / TM Mapeamento de áreas ocupadas com cana-de-açúcar no município de Campo Florido por meio de imagens Landsat / TM Laís Naiara Gonçalves dos Reis, Jorge Luís Silva Brito Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

Mapeamento de índice de risco de incêndio para a Região da Grande Vitória/ES, utilizando imagens do satélite LANDSAT para o ano de 2002

Mapeamento de índice de risco de incêndio para a Região da Grande Vitória/ES, utilizando imagens do satélite LANDSAT para o ano de 2002 Mapeamento de índice de risco de incêndio para a Região da Grande /ES, utilizando imagens do satélite LANDSAT para o ano de 2002 Maria Aparecida Batista Dalcumune 1,2 Alexandre Rosa dos Santos 1,3 1 Universidade

Leia mais

Congresso Ambiental. GEOPROCESSAMENTO Aliado à gestão socioambiental

Congresso Ambiental. GEOPROCESSAMENTO Aliado à gestão socioambiental GEOPROCESSAMENTO Aliado à gestão socioambiental Congresso Ambiental Fabiano Scheer Hainosz, Gerente da Área de Geossoluções LACTEC Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento SUMÁRIO 1) Sobre o LACTEC

Leia mais

Manual do Usuário Orientações para o preenchimento dos novos campos da planilha orientadora

Manual do Usuário Orientações para o preenchimento dos novos campos da planilha orientadora Manual do Usuário Orientações para o preenchimento dos novos campos da planilha orientadora Copyright 2009 - Digicade Tecnologia Versão 4.4 Julho, 2009. rientações para o preenchimento dos novos campos

Leia mais

USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ.

USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ. USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA ANALISE GEOMORFOLÓGICA USANDO O USO E COBERTURA DE TERRA NO MUNICÍPIO DE NITERÓI- RJ. Costa, B.L. 1 ; Marins, L.S. 2 ; Neto, D.S. 3 ; 1 UERJ - FFP Email:brunolopescosta@gmail.com;

Leia mais