ATIVIDADE MODULAR III PSICOLOGIA GERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADE MODULAR III PSICOLOGIA GERAL"

Transcrição

1 Docente: Prof. Vilmar Andrade Ferreira. Curso: Proficiência em Filosofia, licenciatura plena. Discente: Marcos Flávio Couto Ferreira. Matrícula: ATIVIDADE MODULAR III PSICOLOGIA GERAL A psicologia moderna tal como conhecemos hoje possui uma longa história e influência. Desde quando o homem se reconhece como um ser pensante e capaz de conhecer (abstrair), que rompe com o mito na Grécia no século IV a. C., e abri o espaço para o surgimento da Filosofia, percebemos a existência da Psicologia. Já é possível encontrar as influências basilares desta ciência na Grécia Antiga, o reconhecimento da capacidade não só cognitiva, intelectual do homem, mas, sobretudo da sua psique (da mente). Sócrates ( A.C.) utilizava um método muito interessante, que na atualidade é usado pela Terceira Escola Vianense de Psicoterapia 1, a maiêutica: (Trazer à Luz - Fazer Parir). O método consiste em fazer perguntas às pessoas, fazendo com que elas encontrem a verdade, em algumas etapas: Ignorar sua Ignorância, Conhecer sua Ignorância, Ignorar seu Saber e Conhecer seu Saber. Após Sócrates, os filósofos vão se ocupar de questões relativas ao que hoje se chama Psicologia Moderna: a memória, a aprendizagem, a percepção, a motivação, os sonhos e principalmente o comportamento considerados fora do padrão. Daí a importância de conhecê-los. Destaca-se Aristóteles ( a.c.) -, um grande estudioso, que não limitou seu conhecimento à Filosofia estritamente. Por isso, é considerado um verdadeiro sintetizador do pensamento grego clássico. O pensamento aristotélico, como um todo, é essencialmente cientifico. 1 A Logoterapia é um sistema teórico prático de psicologia, criado pelo psiquiatra vienense Viktor Frankl, e que é conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda. Fonte: < Acesso em 15 jan 2018.

2 Em Aristóteles há o primado da razão, capaz de controlar os atos, os sentidos funcionam como instrumentais para que o homem conheça. Por isso, criou a famosa teoria do conhecimento (Gnosiologia Aristótelica) que parte da relação sujeito-objeto, o que conhece e o que é conhecido. Ou seja, o homem possui de certa maneira em sua mente o objeto conhecido. Por isso, concorda com Platão ao afirmar que a essência do homem está na alma, mas sem qualquer oposição corpo-alma. Diferentemente de Platão que acreditava que o corpo era o cárcere da alma, o homem para Aristóteles é um todo. Ao analisar o mundo orgânico e inorgânico, percebe a superioridade do home e que principio racional do homem está na alma, daí a famosa afirmação: "O homem é um ser racional". Como os avanços tecnológicos no século XVII nas ciências naturais chamadas de físicas e biológicas, os métodos se diversificaram. As preponderâncias da observação, da experiência colaboraram para que a psicologia fosse uma ciência independente, de outras como a Gnosiologia, a Filosofia, a Teologia, ou a própria Metafísica já em declínio. A Psicologia já criara uma identidade própria, fora dos das raízes filosóficas. Neste sentido, o mecanicismo favoreceu muito à psicologia. O homem era considerado como um verdadeiro colaborador do Operador do Universo (visão deísta de Deus) 2, e para alguns, o homem era uma verdadeira máquina. Se o Universo era visto assim, porque não o homem? É neste intuito que a nova Psicologia desenvolve a sua jornada. Por isso, os mesmos métodos experimentais e quantitativos, utilizados nas descobertas científicas podiam ser aplicados concretamente no homem, e em seu comportamento, com previsões e medições. É perceptível a tendência deste período. E, que tenha como pano de fundo o florescimento de muitas máquinas, relógios mecânicos, a indústria em geral com máquinas modernas e o entretenimento que começa a decolar. O homem parecia não ter limites, a sua mente criativa mostrava-se invencível e podia ser imerso nas mesmas leis físicas. A influencia disso tudo esta nas observações Físicas (oriundas e aperfeiçoadas da antiga Filosofia Natural) de Galileu. Para ele, o universo era formado de partículas de matéria (átomos) em movimento, sujeito à previsão, cálculos, medições exatas. 2 Esta corrente filosófica, de influencia de filosofia naturalista, acredita na criação do Universo por uma inteligência superior, pode ser Deus ou não. Para esta, a inteligência superior somente criou o Universo e o mantém, colocando o óleo nas engrenagens, como se fosse uma máquina. É uma visão impessoal de Deus.

3 Com o empirismo, 3 todo conhecimento obtido até então é colocado em xeque. Esta corrente filosófica considera que a Filosofia, os dogmas, a Teologia como um todo são rígidos e inflexíveis. Há um verdadeiro rompimento, e não há uma hermenêutica continuidade. Manifesta-se a hermenêutica de ruptura da história, os mesmo que acontecerá com o Iluminismo (séc. XVIII). O homem elimina seu passado, e passa considerar o centro do Universo. É o antropocentrismo renascentista, que em seu fervor de renovação nega as raízes clássicas do mundo grego, como a Filosofia. A dúvida tornou-se a maior aliada da busca do conhecimento. Muitos pensadores foram responsáveis para constituir a Psicologia moderna. Dentre eles, destaca-se René Descartes, o pensador que simboliza para a historiografia o responsável pela transição da Renascença para a Modernidade. Descartes elaborou questões essenciais para a psicologia tal como conhecemos hoje. A maior delas encontra-se na resolução do problema do dualismo corpo-mente proposto por Platão. É importante recordar que muitos filósofos ao tratarem o tema, tomaram posições monistas (mente e corpo uma só realidade sem qualquer distinção) e dualistas (estes adotaram a posição que a mente e corpo eram de naturezas distintas e opostas), do qual René Descartes foi colaborador indireto com o Cogito. Para autores, como o filosofo francês personalista Emmanuel Mounier ( ) e Manuel Burgos (1961), filósofo espanhol, esta visão de René Descartes ainda é dualista, por considerar a pessoa como um ser repartido. O personalismo mouneriano, por exemplo, considera que o Homem é um ser indivisível, é um todo indissociável. Uma unidade que consiste em ser irrepartível, que é corpo e espírito ao mesmo tempo: Existência incorporada 4 Uma existência que não é somente imanente, mas, espiritual quanto ao espírito, e material no que refere ao corporal. Isto é semelhante à visão tomista do homem: O homem é o ponto de convergência de toda a criação. Nele se encerram, de algum modo, todas as coisas: in homine quodammodo sunt omnia. 5 Porque na pessoa, isto é, no homem, há a totalidade do ser singular, que compreende a matéria, a sua forma substancial (alma), as formas acidentais e o ato de ser. Como a pessoa é o homem em sua integralidade, a alma isolada não pode ser pessoa, da mesma forma que o corpo. Como a pessoa é o homem em sua integralidade, a alma isolada não pode ser pessoa, da mesma forma que o corpo. Isso se dá em [...] virtude da unidade 3 Para esta corrente, o conhecimento surge em parte ou em todo do aspecto sensorial do homem. 4 MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. 1. ed. São Paulo: Centauro, 2004, p. 29, grifo do autor. 5 GILSON, Etiene; BOEHNER, Philotheus. História da Filosofia Cristã. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 467, grifo do autor.

4 substancial, o corpo e o espírito (alma) constituem essa totalidade unificada que é a pessoa humana. 6 O mérito de Descartes sem dúvida está na busca de relacionar o corpo e mente, com perguntas como: Qual é a relação entre mente e corpo? A mente e o corpo influenciam-se mutuamente ou só a mente influenciava o corpo conforme se pensava até então? Descartes percebe a interação entre mente e corpo, algo já defendido por Tomás de Aquino em seu realismo moderado, quando afirmava ser o homem uma união substancial de corpo e alma, e não acidental e nem por acaso. Contudo com Descartes, descobre algo a mais, ao considerar que não só a mente podia influenciar a mente, mas também o corpo podia influenciar a mente. Para ele, a mente caberia o pensamento e ao corpo os processos fisiológicos e biológicos. A mente (res cogitans - pensamento) e res extensa - o mundo) são realidades distintas, e ambas são influenciadoras no agir do homem, na maneira de perceber o mundo. Com o advento do pensamento de John Locke ( ) e seu empirismo. Temos uma ferrenha oposição à ideia de Descartes que algumas ideias eram inatas. Locke nega a existência de ideias inatas. Para ele, o homem adquire o conhecimento somente por meio dos sentidos, através de dois processos: as sensações e as reflexões. O homem reflete sobre as sensações, combinando as sensações e formam abstrações superiores. A origem geral das idéias são sempre as experiências ou as impressões sensoriais, mas a formação das idéias de nível superior proporcionou a noção da associação de idéias. 7 Isso será o tema da Psicologia Científica. Locke apresenta uma outra ideia, na noção de qualidades primárias, que correspondem aos objetos e que independem dos nossos sentidos, e outra secundária, que depende da pessoas que os observa. O empirismo radical de George Berkeley ( ) foi mais longe, para este as coisas só existem à medida que são percebidas. Se não são sentidas, não existem. A contribuição de Berkeley para a psicologia esta nas obras Um Ensaio Para Uma Nova Teoria da Visão (1709) e O Tratado Sobre os Princípios do Conhecimento Humano (1710). Ele concorda com Locke que o conhecimento provém das experiências 6 SARMIENTO, A.; TRIGO, T.; MOLINA, E., Moral de la persona. Pamplona, Espanha: EUNSA, 2006, p. 70, tradução nossa. 7 INSTITUTO ÁGORA. Atividade modular III: Psicologia Geral. p. 9.

5 sensoriais, mas somente na noção secundária, como fora dito anteriormente em seu radicalismo empirista. No século XIX houve outra virada. A psicologia encontrou com o pensamento positivista de pensadores como August Comte, fundador do positivismo 8. A psicologia foi imersa no positivismo, e a consciência humana passou a ser vista por uma ótica da Física e da Química, concentrando-se na parte biológica e fisiológica do cérebro humano. Com o Positivismo, Empirismo, e Materialismo, os fenômenos psicológicos são fortemente analisados como realidades quantitativas, com provas experienciais e factuais, medidas a rigor pela observação, sempre com base na experiência sensorial. Outros filósofos destacam-se como colaboradores da base filosófica da Psicologia moderna, como David Hume ( ) - Tratado Sobre a Natureza Humana (1739), David Hartley ( ) - Observações Sobre o Homem, Sua Constituição, Seu Dever e Suas Expectativas (1749) e James Mill ( )- Análise dos Fenômenos da Mente Humana (1829). INFLUÊNCIAS FISIOLÓGICAS As influências fisiológicas na Psicologia se devem às diferenças particulares de cada pessoa, ou seja, à individualidade da pessoa humana, que muitas não se tem um controle decisivo. São os estudo dos órgãos sensitivos do XIX que impulsionam a psicologia neste momento. Os principais cientistas desta influência são: Hermann von Helmholtz, Ernest Weber, Gustav T. Fechner e Wilhelm Wundt. Aqui, há integração entre fisiologia e psicologia. 1. Helmholt. Com a pesquisa com rãs, tentou evidenciar a velocidade dos impulsos nervosos e o tempo de resposta. Pela primeira vez foi medido este tempo, considerado antes impossível, devido à rapidez. 2. Weber. Fez experiências cutâneas e musculares. A sua contribuição foi designado de Limiar de Dois Pontos, que determinou a distância [...] em que dois 8 Termo utilizado pela primeira vez na filosofia por Saint-Simon ( ), filósofo e economista francês, para intitular um método rigoroso das ciências com extensão na filosofia. Depois, foi adotado por Augusto Comte, outro filósofo, que lhe deu uma designação que remete a uma escola filosófica. Esta escola tem como características a romantização da Ciência, sua devoção como guia único da vida individual e social, único conhecimento válido, única moral e religião.

6 pontos de estimulação na pele pudessem ser discriminados como somente um ponto ou dois distintos de estimulação Fechner. Ligado aos interesses intelectuais, consegue perceber que a quantidades da sensações mentais dependem dos estímulos (físico ou material). Contudo, percebe que medir os estímulos físicos eram fáceis, enquanto os mentais, eram relativos e medidos somente pelo sujeitos que os sente, através de um relato (Limiar Absoluto de Sensibilidade). E, também o menor estímulo produz uma relativa mudança na sensação (Limiar Diferencial). Esta é a Psicofísica de Fechner. 4. Wilhelm Wundt. Usava método reducionista. O método de estudo era introspecção analítica, adaptado de Sócrates. Para ele, as sensações, bem como os sentimentos, são elementos essenciais da experiência. Entretanto, mente e corpo são sistemas complexos e paralelos e não intercambiáveis. O seu aluno E. B. Titchener levou para os Estados Unidos o método, e lhe deu o nome de Estruturalismo, com algumas modificações. 5. William James ( ), percebeu que o Estruturalismo era obscuro, e muitas vezes inexato. O Funcionalismo de James percebeu que a consciência era subjetiva, e que os processos mentais eram para ajudar o homem a se reajustar em cada uma das circunstancias que se apresentarem. 6. O Behaviorismo de John Watson ( ) fez resolver o impasse com o objeto de estudo: a mente. Desejou equiparar a Psicologia a uma ciência natural. Por isso, impulsionou os psicólogos a usarem métodos objetivos de estudo com observação comportamental, com dados mensuráveis. Com o estudo de estimulo-resposta, percebeu-se que o homem era cheio de condicionamentos. B. F. Skinner ( ) ampliou os estudos, fazendo desta escola uma das mais influentes no mundo. 7. Ao mesmo tempo estava no auge a Psicologia Gestalt (que significa forma, estrutura de Max Wertheimer ( ), na Alemanha. Veio [...] para criticar o método utilizado até então, que era o da introspecção e de certa forma, critica também o reducionismo praticado pelos behavioristas. 10 Para ele, há uma impressão de movimento, quando na verdade não há. Por exemplo, no cinema, quando há uma sequência de imagens consecutivas, que nos dão a falsa noção de movimento. 8. Na Europa, precisamente na Aústria, está a despontar a Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud ( ), para ampliar o mundo acadêmico. 9 INSTITUTO ÁGORA. Atividade modular III: Psicologia Geral. p INSTITUTO ÁGORA. Atividade modular III: Psicologia Geral. p. 16.

INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO. PSICOLOGIA GERAL Resenha Crítica

INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO. PSICOLOGIA GERAL Resenha Crítica INSTITUTO ÁGORA CEZAR CANESSO PSICOLOGIA GERAL Resenha Crítica Rio de Janeiro - RJ 2018 1 PSICOLOGIA GERAL O primeiro tema tratado no presente artigo faz referência às influências filosóficas para o surgimento

Leia mais

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Princípios e práticas da Psicologia Experimental Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 O que é Psicologia Experimental? Psicologia Experimental Parte da Psicologia

Leia mais

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 04 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Apresentar o período moderno da filosofia que contribuiu como base pré-científica para o desenvolvimento da Psicologia.

Leia mais

Conceitos Básicos e História

Conceitos Básicos e História Psicologia na Educação Aula 1 Conceitos Básicos e História Profa. Adriana Straube Nesta aula discutiremos sobre o conceito de psicologia. As origens da psicologia como ciência nascendo na Alemanha. História

Leia mais

Psicologia e Senso Comum. "... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história." EBBINGHAUS

Psicologia e Senso Comum. ... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história. EBBINGHAUS Psicologia e Senso Comum "... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história." EBBINGHAUS Psicologia e Senso Comum O que é Psicologia? Como usamos o termo Psicologia? A Psicologia é recente

Leia mais

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA De acordo com Freire (1997) página 89 em diante Continuação ao estudo da história da psicologia Prof. Ms. Elizeth Germano Mattos 1S/2018 PARTE II O DESABROCHAR DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

FACULDADE ENTRE RIOS DO PIAUÍ - FAERPI CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA FRANCISCO PAULO DOS SANTOS PSICOLOGIA GERAL

FACULDADE ENTRE RIOS DO PIAUÍ - FAERPI CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA FRANCISCO PAULO DOS SANTOS PSICOLOGIA GERAL FACULDADE ENTRE RIOS DO PIAUÍ - FAERPI CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA FRANCISCO PAULO DOS SANTOS PSICOLOGIA GERAL Teresina/PI 2015 FRANCISCO PAULO DOS SANTOS PSICOLOGIA GERAL Resenha apresentada para

Leia mais

Universitário Claretiano. Trabalha como Agente de Pastoral Escolar, na Formação Humana e Filosofia Institucional no Externato Santo Antonio.

Universitário Claretiano. Trabalha como Agente de Pastoral Escolar, na Formação Humana e Filosofia Institucional no Externato Santo Antonio. Resenha: PSICOLOGIA GERAL COTRIM, A.; CHAUI M.; SCHULTZ, P.; SHULTZ, S. E.; DAVIDOFF, L. L.; REZENDE, A. Psicologia Geral: atividade modular III. Org. FERREIRA, V. A. Paracatu, 2016: Instituto Ágora. Cleverson

Leia mais

PERÍODO GREGO e Psicologia

PERÍODO GREGO e Psicologia PERÍODO GREGO e Psicologia De 700 a. C. ao início Era Cristã: (») Apogeu Conhecimento Humano :: Riqueza na Pólis (++) Produtos e Recursos O homem livre para se dedicar à Arte e Filosofia : Especulação

Leia mais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1. Evolução das Ciências Psicológicas

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1. Evolução das Ciências Psicológicas PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1 Evolução das Ciências Psicológicas Por trás de qualquer produção existe história. A Psicologia de cada época foi influenciada pelo momento histórico em que aconteceu. **Psicologia

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

A Psicologia de hoje e a psicologia de ontem. Profª Bianca Werner Psicologia

A Psicologia de hoje e a psicologia de ontem. Profª Bianca Werner Psicologia A Psicologia de hoje e a psicologia de ontem Profª Bianca Werner Psicologia Ciência e Senso Comum??? Quais são as principais? diferenças entre? senso comum e? ciência? Senso Comum São interpretações criadas

Leia mais

A origem do conhecimento

A origem do conhecimento A origem do conhecimento O Empirismo Empirismo experiência A única fonte de conhecimento humano é a experiência. (HESSEN, 1925, pg 68) O espírito humano está por natureza, vazio. (HESSEN, 1925, pg 68)

Leia mais

DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA DISCIPLINA: PSICOLOGIA METODOLOGIA - CIENCIA - PESQUISA ABORDAGEM TEÓRICA DOSCENTE: PROFª MsC. ANA LÚCIA BRAZ RIOS PEREIRA PSICOLOGIA Etimologicamente, a palavra Psicologia significa estudo ou ciência

Leia mais

Porquê estudar Psicologia?

Porquê estudar Psicologia? INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA Objetivos Definir o objeto de estudo da Psicologia Descrever a trajetória historica da psicologia para a compreensão de sua utilização no contexto atual Entender a Psicologia Organizacional

Leia mais

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA Objetivos Definir Psicologia Descrever a trajetória historica da psicologia para a compreensão de sua utilização no contexto atual Definir Psicologia Organizacional A relacão da

Leia mais

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele fundada com o lançamento em 1883 e na Alemanha de sua obra Einleitung in die Geisteswissenschaften

Leia mais

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO

26/08/2013. Gnosiologia e Epistemologia. Prof. Msc Ayala Liberato Braga GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Gnosiologia e Epistemologia Prof. Msc Ayala Liberato Braga Conhecimento filosófico investigar a coerência lógica das ideias com o que o homem interpreta o mundo e constrói sua própria realidade. Para a

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO HISTÓRICA À PSICOLOGIA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO HISTÓRICA À PSICOLOGIA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO HISTÓRICA À PSICOLOGIA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

FILOSOFIA MODERNA (XIV)

FILOSOFIA MODERNA (XIV) FILOSOFIA MODERNA (XIV) CORRENTES EPSTEMOLÓGICAS (I) Racionalismo Inatismo: existem ideias inatas, ou fundadoras, de onde se origina todo o conhecimento. Ideias que não dependem de um objeto. Idealismo:

Leia mais

Psicologia aplicada aos Salões de Beleza

Psicologia aplicada aos Salões de Beleza Psicologia aplicada aos Salões de Beleza Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br contato@magdavilasboas.com.br O que é Psicologia? Quando se fala em Psicologia, eu penso em... Psicologia aplicada aos

Leia mais

PSICOLOGIA. Prof. Psic. Tiago Reckziegel

PSICOLOGIA. Prof. Psic. Tiago Reckziegel PSICOLOGIA Prof. Psic. Tiago Reckziegel A origem etimológica da palavra Psicologia assenta precisamente na noção de alma. Deriva do latim: psiché (alma) + logos (razão) Aristóteles (séc. IV a.c.), importante

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de:

Ao término desta unidade, você será capaz de: Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.

Leia mais

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida.

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram de lado os deuses e os mitos e tentaram

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa 1 O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo Aula 1: O conhecimento é possível? O

Leia mais

PSICOLOGIA DA GESTALT

PSICOLOGIA DA GESTALT PSICOLOGIA DA GESTALT Texto: Koffka, K. (1983, [1935]) Princípios de Psicologia da Gestalt Disciplina: História e Filosofia da Psicologia IPUSP - 05/05/17 David Borges Florsheim KURT KOFFKA SÚMULA BIOGRÁFICA

Leia mais

Prefácio. Aulas e Blackboard. Observadores. Docentes. Figura 1 Esquema representativo do funcionamento das aulas de PDA.

Prefácio. Aulas e Blackboard. Observadores. Docentes. Figura 1 Esquema representativo do funcionamento das aulas de PDA. Prefácio O desenvolvimento e a aprendizagem são considerados, do ponto de vista da psicologia, dois conceitos proeminentes nos cursos de formação de professores do Ensino Superior, em geral, e da Universidade

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

Psicologia Percepção Visual

Psicologia Percepção Visual Psicologia Percepção Visual 1º Ano, Design de Comunicação 1º Ano, Imagem Animada Processos sensoriais e perceptivos Conceitos básicos A sensação A percepção Sensação vs. percepção José Farinha, ESEC da

Leia mais

ATIVIDADE MODULAR Nº III

ATIVIDADE MODULAR Nº III FILOSOFIA PSICOLOGIA GERAL ORIENTAÇÕES PARA RESENHA: ATIVIDADE MODULAR Nº III Saudações senhores (as) alunos (as) do Curso de Complementação Pedagógica, sou o Prof. Vilmar Andrade Ferreira, sou graduado

Leia mais

As primeiras explicações sobre o ser humano e a sua conduta foram de natureza sobrenatural, tal como as explicações para todos os eventos.

As primeiras explicações sobre o ser humano e a sua conduta foram de natureza sobrenatural, tal como as explicações para todos os eventos. Ψ As primeiras ciências a se desenvolverem foram justamente as que tratam do que está mais distante do homem, como a Astronomia. As que se referem ao que lhe está mais próximo, ou as que a ele se referem

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de Duração da Prova 120 minutos

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de Duração da Prova 120 minutos Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de 2017 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de

Leia mais

A Essência do Conhecimento

A Essência do Conhecimento A Essência do Conhecimento Prof. Denilson A. Rossi Problema Conhecimento emerge da relação sujeito e objeto; Questão: qual o fator determinante no conhecimento humano? o sujeito? o objeto? Solução Sem

Leia mais

Encontro 1. Apresentação da disciplina. O problema epistemológico Ciências sociais e psicologia

Encontro 1. Apresentação da disciplina. O problema epistemológico Ciências sociais e psicologia Encontro 1 Apresentação da disciplina. O problema epistemológico Ciências sociais e psicologia Plano da aula Epistemologia e fundamentos Ciência e senso comum Abordagens ecológicas O despedaçamento da

Leia mais

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga EMENTA FILOSOFIA DISCIPLINA: Iniciação filosófica EMENTA: Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus

Leia mais

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos MTA Aula 02 Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos TIPOS DE CONHECIMENTO 1. Filosófico 2.Teológico 3. Empírico 4.Científico 1.1.1 Conhecimento filosófico A filosofia teve seu início na Jônia,

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

Encontro 1 05/05/2018. Plano da aula. Fontes consultadas

Encontro 1 05/05/2018. Plano da aula. Fontes consultadas Encontro 1 Apresentação da disciplina. O problema epistemológico Ciências sociais e psicologia Plano da aula Epistemologia e fundamentos Ciência e senso comum Abordagens ecológicas O despedaçamento da

Leia mais

A Concepção Moderna do Ser humano

A Concepção Moderna do Ser humano A Concepção Moderna do Ser humano A concepção do ser humano no humanismo Concepção renascentista do Civilização da Renascença Séc. XIV - XVI Idade do humanismo Tradição medieval - crista humanismo cristão

Leia mais

O diálogo entre a psicanálise e a neurociência: o que diz a filosofia da mente? Elie Cheniaux

O diálogo entre a psicanálise e a neurociência: o que diz a filosofia da mente? Elie Cheniaux O diálogo entre a psicanálise e a neurociência: o que diz a filosofia da mente? Elie Cheniaux As relações entre a psicanálise e a neurociência As relações entre a psicanálise e a neurociência As relações

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson O pensamento moderno e a crise generalizada de autoridade - A autoridade

Leia mais

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES 1 FIL001 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 8 h FIL063 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 68 h O que é Filosofia; problemas gerais: conhecimento, ciência, política, moral, estética, antropologia filosófica, lógica, correntes

Leia mais

Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho

Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho Leis da Gestalt na Análise de websites Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho O que é Gestalt? A psicologia da Gestalt é um movimento que

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 1 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia Uma ciência que tem a totalidade da vida social do homem como sua esfera. Leonard Hobhouse (1864-1929) Sociologia Origens

Leia mais

Gestalt na. Leis da. Análise de websites. Profa. Rita Paulino

Gestalt na. Leis da. Análise de websites. Profa. Rita Paulino Leis da Gestalt na Análise de websites Profa. Rita Paulino rcpauli@gmail.com Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Estudos do pesquisador João Gomes Filho O que é Gestalt? A

Leia mais

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB

RESUMO. Filosofia. Psicologia, JB RESUMO Filosofia Psicologia, JB - 2010 Jorge Barbosa, 2010 1 Saber se o mundo exterior é real e qual a consciência e o conhecimento que temos dele é um dos problemas fundamentais acerca do processo de

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS?

TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? TEORIA DO CONHECIMENTO O QUE É O CONHECIMENTO? COMO NÓS O ALCANÇAMOS? Tem como objetivo investigar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento Vários filósofos se preocuparam em achar uma

Leia mais

A teoria do conhecimento

A teoria do conhecimento conhecimento 1 A filosofia se divide em três grandes campos de investigação. A teoria da ciência, a teoria dos valores e a concepção de universo. Esta última é na verdade a metafísica; a teoria dos valores

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito (s): Período: 1º período Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito (s): Período: 1º período Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Epistemológicos e Históricos Código: - da Psicologia Professora: Me. Elisângela Lima Araújo E-mail:

Leia mais

A História da Psicologia Social

A História da Psicologia Social Então estamos falando de duas Psicologias Sociais? A História da Psicologia PSICOLOGIA SOCIAL I PROFA. DRA. ROSANA CARNEIRO TAVARES Psicologia Tradicional: descreve, nomeia e conceitua os fenômenos psicossociais,

Leia mais

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO TEORIA DO CONHECIMENTO - Embora os filósofos da Antiguidade e da Idade Média tratassem de questões referentes ao conhecimento, não se pode dizer que a teoria do conhecimento existisse enquanto disciplina

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

Edital N 0011 / Cacoal, 19 de fevereiro de EDITAL DE TURMA ESPECIAL

Edital N 0011 / Cacoal, 19 de fevereiro de EDITAL DE TURMA ESPECIAL Edital N 0011 / 2018. Cacoal, 19 de fevereiro de 2018. EDITAL DE TURMA ESPECIAL A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED, no uso de suas atribuições legais, e tendo presente o disposto no Art.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO PSICOLOGIA B 12º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

Construção histórica da Psicologia como ciência. Psicologia da Educação I Curso de Pedagogia UAB/FURG Profa. Simone Paludo

Construção histórica da Psicologia como ciência. Psicologia da Educação I Curso de Pedagogia UAB/FURG Profa. Simone Paludo Construção histórica da Psicologia como ciência Psicologia da Educação I Curso de Pedagogia UAB/FURG Profa. Simone Paludo Tempos remotos... O comportamento e a mente humana sempre despertaram interesse

Leia mais

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra

Teorias do conhecimento. Profª Karina Oliveira Bezerra Teorias do conhecimento Profª Karina Oliveira Bezerra Teoria do conhecimento ou epistemologia Entre os principais problemas filosóficos está o do conhecimento. Para que investigar o conhecimento? Para

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de: A Psicologia Enquanto Ciência A Psicologia e a subjetividade humana. Um pouco da história...

Ao término desta unidade, você será capaz de: A Psicologia Enquanto Ciência A Psicologia e a subjetividade humana. Um pouco da história... Aula 01 PSICOLOGIA Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Compreender o que é a Psicologia Refletir sobre as contribuições da Psicologia para o desenvolvimento humano.

Leia mais

*RACIONALISMO X EMPIRISMO

*RACIONALISMO X EMPIRISMO *RACIONALISMO X EMPIRISMO *As transformações ocorridas a partir da modernidade levaram ao questionamento dos critérios e métodos para elaboração de um conhecimento verdadeiro. *As 02 principais correntes

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de avaliação

Leia mais

Entre a razão e os sentidos

Entre a razão e os sentidos PHOTO SCALA, FLORENCE/GLOWIMAGES - GALERIA DA ACADEMIA, VENEZA - CORTESIA DO MINISTÉRIO PARA OS BENS E AS ATIVIDADES CULTURAIS Entre a razão e os sentidos Homem vitruviano, desenho de Leonardo da Vinci,

Leia mais

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 1 PSICO = mente LOGOS= estudo, trabalho PSICOLOGIA

Leia mais

Unidade 01. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 01. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 01 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Afirmar a importância do estudo da história para a compreensão da Psicologia contemporânea. Destacar a relevância das forças

Leia mais

Antropologia Filosófica

Antropologia Filosófica Antropologia Filosófica CAMPUS: GOIABEIRAS CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: FILOSOFIA IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina PSICOLOGIA B /12º ANO Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA TEMA 1: ANTES DE MIM As bases biológicas e culturais do comportamento. A

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano:

Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano: DATA 29/01 1 Nº DE AULA TEÓRICA /PRÁTICA aulas CRÉDITOS Faculdade Adventista da Bahia FADBA Componente Curricular: História da Psicologia Professor(a): Adalene Sales Período: 1º Noturno Ano: 2015.1 TOTAL

Leia mais

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson

FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA. Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson FRANCIS BACON E A TRADIÇÃO EMPIRISTA Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson 1561-1626 Bacon não elaborou uma teoria própria, pois se propôs

Leia mais

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:.

Trabalho sobre: René Descartes Apresentado dia 03/03/2015, na A;R;B;L;S : Pitágoras nº 28 Or:.Londrina PR., para Aumento de Sal:. ARBLS PITAGORAS Nº 28 Fundação : 21 de Abril de 1965 Rua Júlio Cesar Ribeiro, 490 CEP 86001-970 LONDRINA PR JOSE MARIO TOMAL TRABALHO PARA O PERÍODO DE INSTRUÇÃO RENE DESCARTES LONDRINA 2015 JOSE MARIO

Leia mais

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo:

John Locke ( ) Inatismo e Empirismo: Inatismo: Empirismo: John Locke (1632 1704) John Locke é o iniciador da teoria do conhecimento propriamente dita por que se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos a origem de nossas idéias e nossos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA ANO LETIVO 2012 CÓDIGO 6FIL072 DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME FILOSOFIA CURSO SÉRIE EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª CARGA HORÁRIA SEMESTRE/OFERTA HABILITAÇÃO(ÕES)

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( )

O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES ( ) O GRANDE RACIONALISMO: RENÉ DESCARTES (1596-1650) JUSTIFICATIVA DE DESCARTES: MEDITAÇÕES. Há já algum tempo que eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras,

Leia mais

Psicologa Social I. Idade Moderna (séc. XV ao XVIII) 21/08/2016. Iluminismo. Racionalismo. Renascimento. A transição do feudalismo para o capitalismo

Psicologa Social I. Idade Moderna (séc. XV ao XVIII) 21/08/2016. Iluminismo. Racionalismo. Renascimento. A transição do feudalismo para o capitalismo A transição do feudalismo para o capitalismo Psicologa Social I Questões Preliminares Foi lenta e gradual - desde o os primeiros sinais de derrocada do feudalismo nos séculos XIV e XV até o triunfo definitivo

Leia mais

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA. Profº Ney Jansen Sociologia CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA Profº Ney Jansen Sociologia Ao problematizar a relação entre indivíduo e sociedade, no final do século XIX a sociologia deu três matrizes de respostas a essa questão: I-A sociedade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA Código da Disciplina: Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de:

Leia mais

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL EVERARDO BACKHEUSER DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: CARLOS WEINMAN TURMA: 1ª, 2ª E 3ª SÉRIE ANO LETIVO: 2014 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01 REVISÃO FILOSOFIA 3ª SÉRIE - RECUPERAÇÃO 2 1. Na obra Discurso do método, o filósofo francês Renê Descartes descreve as quatro regras

Leia mais

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Capítulo I Introdução Capítulo II Dogmática Jurídica Notas Preliminares Capítulo III Fontes do Direito Capítulo IV Lei Capítulo V Costume Capítulo

Leia mais

1 - ) Investigação textual:

1 - ) Investigação textual: Plano de Aula de Filosofia para o Ensino Médio Tema: Empirismo e Criticismo Antes de aplicar a aula, o professor deve preparar uma caixa não muito grande, pouco menor que uma laranja. Dentro, o professor

Leia mais

Top 5 de Filosofia: Questões Enem

Top 5 de Filosofia: Questões Enem Top 5 de Filosofia: Questões Enem Top 5 de filosofia: Questões Enem 1. (Enem 2012) Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 2/2/2009 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM AULA 1 (aulas 1 e 2 da apostila) NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Cristina Vasques Cristina Vasques Rosana Tavares Vergiane Crepaldi colaborações

Leia mais

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Questão nº 1 - Resposta B Justificativa: O amante do mito é de certo modo também um filósofo, uma vez que o mito se compõe de maravilhas

Leia mais

O que é pesquisar a sobrevivência?

O que é pesquisar a sobrevivência? 9 o Enlihpe. São Paulo, 24-25/8/2013. O que é pesquisar a sobrevivência? Silvio Seno Chibeni Departamento de Filosofia - Unicamp www.unicamp.br/~chibeni Grupo de Estudos Espíritas da Unicamp www.geeu.net.br

Leia mais

Sociedade como fonte do pensamento lógico

Sociedade como fonte do pensamento lógico Sociedade como fonte do pensamento lógico E. Durkheim Antropologia I Prof. Vagner Gonçalves da Silva Grupo: Nara G. R. Castillo - NºUSP 7131083 Milena C. Gomes - NºUSP 9765938 Paula R. Jorge - NºUSP 9825177

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 Regime Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos Prova Específica de Psicologia 15 de junho de 2013 Informações e Instruções para

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico, seu representante Auguste Comte. Tentativa de derivar as ciências

Leia mais

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Para os psicólogos da gestalt, o todo é essencial para

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA NA MODALIDADE DE FREQUÊNCIA NÃO PRESENCIAL. Ensino Secundário Recorrente por Módulos

MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA NA MODALIDADE DE FREQUÊNCIA NÃO PRESENCIAL. Ensino Secundário Recorrente por Módulos OBJETIVOS/ COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ESTRUTURA E ITENS DE AVALIAÇÃO COTAÇÃO (200 PONTOS) TOTAL 1. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos fatores biológicos, cerebrais e culturais.

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

Thomas Hobbes e os Empiristas

Thomas Hobbes e os Empiristas Thomas Hobbes e os Empiristas Thomas Hobbes 1588-1679 O Homem é o Lobo do Homem Thomas Hobbes Hobbes foi o Primeiro filósofo moderno a desenvolver uma ideia detalhada sobre o contrato social. Esse pensamento

Leia mais

Origem do conhecimento

Origem do conhecimento 1.2.1. Origem do conhecimento ORIGEM DO CONHECIMENTO RACIONALISMO (Racionalismo do século XVII) EMPIRISMO (Empirismo inglês do século XVIII) Filósofos: René Descartes (1596-1650) Gottfried Leibniz (1646-1716)

Leia mais