Há quase 900 anos atrás, nos momentos conturbados do alicerçar da nacionalidade portuguesa, os condes portucalenses (pais daquele que viria ser o

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Há quase 900 anos atrás, nos momentos conturbados do alicerçar da nacionalidade portuguesa, os condes portucalenses (pais daquele que viria ser o"

Transcrição

1

2 Há quase 900 anos atrás, nos momentos conturbados do alicerçar da nacionalidade portuguesa, os condes portucalenses (pais daquele que viria ser o primeiro rei de Portugal) convidaram os Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém do Hospital para se instalarem nesta região da Península Ibérica. A estratégia dos condes era clara: no contexto da reconquista e na luta contra os mouros buscavam o precioso auxílio de experientes combatentes que se haviam notabilizado na Terra Santa em confrontos com os infiéis. Mas, por outro lado, e no âmbito da política de reforço autonómico que vinham desenvolvendo, procuravam, também, trazer para o Condado Portucalense aquela que era uma das mais importantes e prestigiadas instituições da época. Foi neste contexto que a Ordem do Hospital se instalou no mosteiro de Leça do Balio (já existente desde o século X) que se tornou, assim, na primeira sede em Portugal desta ordem religiosa-militar. Curiosamente esta localização, afastada já nesse tempo da frente de combate aos mouros, explicar- -se-á por uma outra das principais missões dos hospitalários : o seu apoio e proteção aos peregrinos que visitavam o túmulo do apóstolo Santiago, em Compostela. Com efeito, uma das principais estradas medievais que conduzia os peregrinos para Braga e Compostela passava nas imediações deste mosteiro, cruzando o rio Leça na antiquíssima Ponte da Pedra, de origem romana. É também a esta Ordem que, no século XIV, se ficarão a dever profundas alterações arquitectónicas, resultando no aspecto actual da igreja - uma das primeiras manifestações do gótico no nosso pais - na qual se celebrou o famoso casamento do rei Fernando I com Leonor Teles, em Quase 1100 anos depois da suposta descoberta do corpo de Santiago em Compostela (no ano 813) Leça do Balio e o seu mosteiro continuam a ser local de referência e passagem obrigatória para quem, nesta região, percorre os Caminhos de Santiago. Classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade eles são hoje, como no passado, e para lá da sua vocação religiosa, veículos privilegiados de difusão e enriquecimento cultural, artístico e recreativo. Mesclando o sagrado com o profano. A devoção com a festa. É com esse espírito que a Câmara Municipal de Matosinhos organiza, há já seis anos, Os Hospitalários no Caminho de Santiago Feira medieval de Leça do Balio. É esse o desafio e o convite que lhe estendemos.

3

4 Programa * Quinta-feira, dia 8 de Setembro 17h00 - Abertura da Feira; Visitação do Reposteiro-Mor de D. Fernando ao Mosteiro; Saltimbancos e malabaristas; Justas (Mercado, Parque Infantil); 19h30 - Recriação histórica da Chegada dos peregrinos ao Mosteiro; Apresentação de Falcoaria (Largo do Mosteiro) 20h00 - Torneio Medieval a cavalo; Demonstração de aves/falcoaria (Liça de armas); A Arte do encantador de serpentes (Mouraria e Judiaria); Acrobacias, Malabaristas, Justas, Danças e Folguedos(Mercado); Ceia Medieval com animação (Casa dos Balios). 21h30 - Justas; Treinos com arco (Acampamento Militar); Arruada (Mercado); Cetraria e Falcoaria (Parque Infantil, mercado); Dança do Ventre (Mouraria). Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Mercado). 23h00 - Concerto In Taberna (Palco); Justas e treinos de armas com visitantes (Parque infantil); 24h00 - A Arte do encantador de serpentes e da dança do ventre (Mercado); Malabaristas, acrobacias dinâmicas; Recriação: Os rabis judeus sefarditas abordam D. Fernando (Largo do Mosteiro) 01h00 - Espectáculo de encerramento: As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Mercado); Arruada; Dança do ventre; Malabarismo de Fogo (Largo do Mosteiro).

5 Sexta-feira, dia 9 de Setembro 12h00 - Abertura do Mercado; Arruadas; Fiscalização das Tavernas e vinhos pelo Almutacem (Mercado); Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado, Judiaria e Mouraria); Ronda pelo mercado dos Beleguins e Aguazis. 12h30 - Mostra de armas pelos cavaleiros vilões do burgo, treino da guarnição castrense; Adubamento de novos Cavaleiros (Acampamento Militar); As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Mercado); 13h00 - A Arte do encantador de serpentes e da dança do ventre; Malabaristas, acrobacias dinâmicas; (Mercado, Largo do Mosteiro); Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Mercado) 14h00 - Danças e Folguedos (Mercado); Recriação histórica do assalto (evocação das investidas mouras ao tempo da fundação do reino); Treino da Guarnição Castrense face à ameaça de um assédio Castelhano (Acampamento Militar)

6 15h30 - Demonstração de aves/falcoaria (Liça de armas); Bailias e folias; Justas (Mercado). 17h00 - A arte do encantador de serpentes (mercado); Malabarismo e acrobacias 19h00 - Jogos interactivos (Parque infantil);dança do Ventre; Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Mercado). 19h30 -Demonstração de aves/falcoaria (Liça de armas); 20h30 - Torneio Medieval a cavalo e apeado (Liça de armas); Acrobacias, Malabaristas, Justas, Danças e Folguedos (Mercado); Ceia Medieval com animação (Casa dos Balios). 22h00 - Arruada; Cetraria e Falcoaria; Acrobacias Dinâmicas (Mercado, Parque infantil); 23h00 - Concerto Arabian, (Palco); Justa (Mouraria); Cetraria e Falcoaria (Parque infantil); 24h00 - Recriação da Lenda de Ferro Caldo; Malabaristas, acrobacias dinâmicas (Largo do Mosteiro); A Arte do encantador de serpentes e da dança do ventre (Mercado); Arruada; 01h00 - Espectáculo de encerramento: As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Mercado); Arruada; Dança do ventre; Malabarismo de Fogo (Largo do Mosteiro).

7

8 Sábado, dia 10 de Setembro 10h00 - Encontro Internacional sobre Albergues no Caminho Português para Santiago 12h00 - Abertura do Mercado; Arruadas; Fiscalização das Tavernas e vinhos pelo Almutacem; Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado, Judiaria e Mouraria); 13h00 - Mostra de armas, treino da guarnição castrense; Adubamento de novos Cavaleiros (Acampamento Militar); As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles; Encantador de serpentes; dança do ventre; Malabarismo e acrobacias; Adestramento de Falcoaria (Mercado) 13h30 - Acrobacias, Malabaristas, Justas, Danças e Folguedos (Mercado); Danças do ventre; A arte do encantador de serpentes (espaço alimentação) 14h00 - Danças e Folguedos (Mercado); Adubamento de novos Cavaleiros; Treino da Guarnição Castrense (Acampamento Militar); Teatro de Fantoches (Parque Infantil); 15h00 - Demonstração de aves/falcoaria; Liça de Armas; Justa (Mercado); Recriação Histórica - Entrada Régia El Rei D. Fernando vem de Lisboa a Leça (Largo do Mosteiro) 16h30 - Encantador de serpentes (mercado); Malabarismo e acrobacias; Arruada 17h00 - Jogos interactivos (Parque infantil); Malabarismo e acrobacias

9 18h00 - Dança do Ventre (Mercado); Teatro de Fantoches (Largo do Mosteiro) 19h00 - Torneio Medieval a cavalo e apeado; Demonstração de aves/falcoaria (Liça de armas); 20h30 -Encantador de serpentes (Mouraria e Judiaria); Acrobacias, Malabaristas, Justas, Danças e Folguedos (espaço de alimentação); Ceia Medieval com animação (Casa dos Balios). 21h00 - Justas e treinos de armas com visitantes; Cetraria e Falcoaria (Parque infantil); Treinos com arco (Acampamento Militar); Arruada; Dança do Ventre (Mouraria); Acrobacias Dinâmicas (Mercado); Teatro de Fantoches. 22h00 - Concerto com Galandum Galundaina - (Palco); Justa (Mouraria); Treinos com arco (Acampamento Militar); Cetraria e Falcoaria (Parque infantil); 23h00 - Encantador de serpentes e dança do ventre; Justa (Mercado e Largo do Mosteiro); Arruada. 01h00 - Espectáculo de encerramento: As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Mercado); Arruada; Dança do ventre; Malabarismo de Fogo (Largo do Mosteiro).

10 Domingo, dia 11 de Setembro 10h00 - Recriação da peregrinação de Santo António do Telheiro em São Mamede de Infesta; Cortejo régio pelas ruas do mercado; 12h00 - Ronda pelo mercado dos Beleguins e Aguazis. Bailias e folias; Malabarismo e acrobacias (mercado); Saltimbancos e bufões (Largo do mosteiro); Jogos interactivos (Parque infantil); 13h00 - Justa (Espaço Alimentação). 13h30 - Danças e Folguedos; Adestramento de Falcoaria; Acrobacias, Malabaristas, Justas, Danças e Folguedos (Mercado e espaço de alimentação); Teatro de Fantoches. 14h00 - Mostra de armas; Adubamento de novos Cavaleiros (Acampamento Militar) 16h00 - Recriação histórica do Casamento de D. Fernando e D. Leonor (Largo do Mosteiro). Acrobacias e malabarismo 18h00 - Demonstração de aves/falcoaria. (acampamento militar); Dança do Ventre (mouraria) 19h30 - Torneio Medieval a cavalo e apeado (Liça de armas); Acrobacias, Malabaristas, Justas, Danças e Folguedos (Mercado e espaço de alimentação); Aplicação de castigos na praça pública; Ceia Medieval com animação (Casa dos Balios). 21h00 - Encantador de serpentes (Mouraria e Judiaria);

11 21h00 - Concerto Mozarabes (Palco); Justas e treinos de armas; Cetraria e Falcoaria (Parque infantil); 22h00 - Espectáculo de encerramento: Musica, teatro, danças do ventre, saltimbancos, justas, acrobacias, bufões, encantadores de serpentes, cetraria, malabaristas e cuspidores de fogo. Pirotecnia.

12 INFORMAÇÕES ÚTEIS Horário de Funcionamento da Feira Dia 8 de Setembro das 17h00 às 01h00 Dias 9 e 10 de Setembro das 12h00 às 01h00 Dia 11 de Setembro das 12h00 às 22h00 Parques de estacionamento gratuitos: Parque da Unicer, Centro Empresarial Lionesa e Parque da Feira de Santana. Visitas guiadas ao Mosteiro e Recriação da Peregrinação (Informações e inscrições nos Postos de Informação) Horário das Visitas Dia 9 Setembro: 15H00, 16H00, 17H00 Dia 10 Setembro: 15H00, 16H00, 17H00; Dia 11 Setembro: 15H00 Os bilhetes para as Ceias Medievais, Torneios a Cavalo e Passeios de Burro encontram-se à venda, nos Postos de Turismo,de 1 a 7 de Setembro, inclusive, e na Casa dos Balios, nos horários da Feira. Limitados à lotação do espaço. Os copos de bebida são facultados nas Tabernas Medievais mediante caução (1 euro/unidade).

13 Poderá aceder e consultar toda a informação, no local, através do seu telemóvel, em sistema bluetooth. Ceias Medievais Adulto - 20 euros; Criança (0 aos 12 anos) - 10 euros Torneios a Cavalo e Passeios de Burro - 2 euros STCP: linha 505 Recomenda-se a consulta em cada tenda, da lista de preços exposta ao público. POSTO MÉDICO localizado perto da Junta de Freguesia (ver mapa).

14

15 Acampamento Militar Bilheteira Recriação do Casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles Ceias Medievais Concertos Cruzeiro Liça de Torneios Mercado Medieval Mouraria Parque de Jogos Posto de Informações Tabernas Tenda do Hospital

16 apoios: patrocinador:

Esperadas milhares de pessoas na 7ª edição. Os Hospitalários no Caminho de Santiago. De 6 a 9 de Setembro. Feira Medieval. Mosteiro de Leça do Balio

Esperadas milhares de pessoas na 7ª edição. Os Hospitalários no Caminho de Santiago. De 6 a 9 de Setembro. Feira Medieval. Mosteiro de Leça do Balio Esperadas milhares de pessoas na 7ª edição Os Hospitalários no Caminho de Santiago De 6 a 9 de Setembro Feira Medieval Mosteiro de Leça do Balio Ao longo de quatro dias, o Mosteiro de Leça do Balio transforma-se

Leia mais

Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos

Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos O Mosteiro de Leça do Balio é, desde há muito, ponto de passagem obrigatória da História de Portugal e da Península Ibérica. Com uma localização privilegiada junto de uma das principais vias de comunicação

Leia mais

Guilherme Pinto Presidente da Câmara Municipal

Guilherme Pinto Presidente da Câmara Municipal Em maio de 1372 a igreja do Mosteiro de Leça do Balio era palco daquele que se tornaria num dos mais famosos casamentos da História de Portugal: o do rei D. Fernando com Dona Leonor Telles. Matrimónio

Leia mais

Alvalade prepara-se para comemorar 500 anos do foral Manuelino

Alvalade prepara-se para comemorar 500 anos do foral Manuelino NOTA DE IMPRENSA Alvalade prepara-se para comemorar 500 anos do foral Manuelino Vila de Alvalade regressa a 1510 A vila de Alvalade prepara-se para comemorar os 500 anos do foral Manuelino e para regressar

Leia mais

Dia 8 - Quinta-Feira

Dia 8 - Quinta-Feira Dia 8 - Quinta-Feira 17h00 Chegada do Arauto Régio anunciando a Carta de Feira de El Rei D. Fernando; Anuncio da visitação do Grão Mestre da Ordem de S. João de Jerusalém ao Mosteiro. O arauto apregoa

Leia mais

28 DE AGOSTO QUINTA-FEIRA

28 DE AGOSTO QUINTA-FEIRA 28 DE AGOSTO QUINTA-FEIRA 17.00 Recepção aos convidados no Adro da Igreja Matriz Desfile Medieval pelas ruas da Vila de Castro Marim Abertura da Festa, Feira e Mercado aos visitantes com jogos e actividades

Leia mais

Guilherme Pinto Presidente da Câmara Municipal

Guilherme Pinto Presidente da Câmara Municipal A qualidade de vida de uma comunidade alicerça-se, também, na sua identidade e nos laços que permitem estreitar os sentimentos de partilha de uma Memória e de um Património comuns. Em Matosinhos o Mosteiro

Leia mais

Dias Templários de Castelo Branco

Dias Templários de Castelo Branco Dias Templários de Castelo Branco 4,5,6 e 7 de Julho de 2013 Castelo Branco será, a partir desta data (1215), a única possessão templária de que os Mestres e os membros mais importantes da Ordem fizeram

Leia mais

Dia 8. Século XI - Ano 1016 XILB Recebe o Governador Ibn Mozaine

Dia 8. Século XI - Ano 1016 XILB Recebe o Governador Ibn Mozaine FEIRA MEDIEVAL DE SILVES Dia 8 Século XI - Ano 1016 XILB Recebe o Governador Ibn Mozaine No início do Séc. XI, Silves, designada por XILB, integrava o Gharbe Al-Andalus nome dado à Península Ibérica pelos

Leia mais

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB

ENSINO PRÉ-ESCOLAR. Visitas orientadas À descoberta do MCCB Serviço educativo 2014 2015 ENSINO PRÉ-ESCOLAR Visitas orientadas À descoberta do MCCB 1h00 2.50 * Conhecem a história da Batalha? Com esta visita, percorreremos os caminhos da história desta terra e destas

Leia mais

Viseu veste-se de luz e reforça programação no Natal

Viseu veste-se de luz e reforça programação no Natal Viseu veste-se de luz e reforça programação no Natal Investimento municipal ascende em 2014 a 100 mil euros. Montepio Geral será o patrocinador da temporada, com um apoio de 50 mil A cidade-jardim será

Leia mais

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras

Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras Especialmente criado para: Soluções criativas para empresas vencedoras GALIZA 04 a 07 de Junho 2015 Santiago de Compostela Cidade da província de A Corunha, é desde os anos 80, a capital da Galiza. Devido

Leia mais

Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos

Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos Graças aos trabalhos realizados pela Arqueologia, é possível afirmar com algum rigor que os caminhos da História se cruzam com Matosinhos desde os tempos mais recuados. Sobejam hoje vestígios das épocas

Leia mais

15 DE MARÇO _ 5ª FEIRA

15 DE MARÇO _ 5ª FEIRA FESTAS DE S. JOSÉ - COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL 2012 DE 15 A 19 DE MARÇO PROGRAMA 15 DE MARÇO _ 5ª FEIRA 10H00 ÀS 16H00 - CELEBRAÇÃO DOS 865 ANOS DA RECONQUISTA CRISTÃ DE SANTARÉM POR D. AFONSO HENRIQUES

Leia mais

Quinta Feira. 18h30 - Os Músicos do Reino animam o mercado; O Encantador de Serpentes Os Bobos da corte d el rey animam os viandantes

Quinta Feira. 18h30 - Os Músicos do Reino animam o mercado; O Encantador de Serpentes Os Bobos da corte d el rey animam os viandantes Quinta Feira 18h00 Cortejo de boas vindas aos mareantes desembarcados. Chegada do Arauto Régio anunciando a Carta de Feira; Almocreves, bufarinheiros e mesteirais acorrem à praça a montar as suas tendas

Leia mais

A FESTA DOS MUSEUS. 18 de Maio DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Os Museus e os Jovens. 20/21 de Maio NOITE DOS MUSEUS

A FESTA DOS MUSEUS. 18 de Maio DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS Os Museus e os Jovens. 20/21 de Maio NOITE DOS MUSEUS MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS, PRAÇA DO IMPÉRIO, 1400-206 LISBOA www.mnarqueologia-ipmuseus.pt; info@mnarqueologia-ipmuseus.pt A FESTA DOS MUSEUS 18 de Maio DIA INTERNACIONAL DOS

Leia mais

Rota dos 3 Castelos. 2.ºAbrantes. 3.º Belver. 1.ºAlmourol. Monte da Várzea Almourol. 38 km. Almourol Abrantes. 20 Km. Abrantes Belver.

Rota dos 3 Castelos. 2.ºAbrantes. 3.º Belver. 1.ºAlmourol. Monte da Várzea Almourol. 38 km. Almourol Abrantes. 20 Km. Abrantes Belver. 2.ºAbrantes 1.ºAlmourol 3.º Belver Monte da Várzea Almourol 38 km Rota dos 3 Castelos Almourol Abrantes 20 Km Abrantes Belver 30 Km Belver Monte da Várzea 11 Km Partida: Casa Branca, Monte da Várzea 2

Leia mais

Mais um ano Mais Recordes

Mais um ano Mais Recordes www.portugalrugbyfestival.com Mais um ano Mais Recordes 12 e 13 de Abril de 2014 Estádio Universitário de Lisboa O Rugby Youth Festival Jogos Santa Casa 2014 terminou como a edição que bateu todos os recordes,

Leia mais

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos:

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê Animais do Mundo (Pré-escolar) - 48 alunos: Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos: Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Através da história deste Mosteiro, iremos

Leia mais

Memorando Rock no Sado. Conceito

Memorando Rock no Sado. Conceito Memorando Rock no Sado Conceito O festival Rock no Sado teve origem no ano de 2013 e foi pensado com diversos intuitos em mente. Colmatar a falta de eventos do mesmo tipo e/ou dimensão na região fazendo

Leia mais

FREGUESIA DE ALVORNINHA

FREGUESIA DE ALVORNINHA 56 Aos vinte dias do mês de setembro do ano de dois mil e doze, nesta Freguesia de Alvorninha e edifício da Junta de Freguesia, compareceram os Senhores: Presidente Virgílio Leal dos Santos, Secretário

Leia mais

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro se prepara para fazer da Olimpíada um momento inesquecível em sua história. Cariocas e milhões de visitantes terão a oportunidade de conhecer o bem mais valioso da Cidade Olímpica: a riqueza

Leia mais

Planificação Anual ANO LECTIVO - 2010/ 2011 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS TEMA(S) / CONTEÚDOS AVALIAÇÃO CALENDARIZAÇÃO

Planificação Anual ANO LECTIVO - 2010/ 2011 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS TEMA(S) / CONTEÚDOS AVALIAÇÃO CALENDARIZAÇÃO ANO LECTIVO - 010/ 011 ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA 7º ANO COMPETÊNCIAS GERAIS 1. Tratamento de informação; utilização de fontes;. Compreensão histórica:.1. Temporalidade.. Espacialidade.3. Contextualização

Leia mais

Sintra. Programa Aniversário PENA MOUROS SINTRA MONSERRATE QUINTINHA CAPUCHOS QUELUZ. Património Mundial

Sintra. Programa Aniversário PENA MOUROS SINTRA MONSERRATE QUINTINHA CAPUCHOS QUELUZ. Património Mundial Celebrar um aniversário em Sintra, numa área de grande beleza natural e repleta de Património Histórico, onde a diversão se alia ao conhecimento, é uma experiência inesquecível! Conheça o nosso programa

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Festas, Feiras e Romarias

Festas, Feiras e Romarias Festas, Feiras e Romarias Feira de Velharias Feira de Velharias de Olhos de Água Data: 1.º domingo de cada mês Local: Junto ao Mercado Municipal de Olhos de Água Contato: Junta de Freguesia de Albufeira

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO INFORMAÇÕES O Que é? A Galaicofolia e um evento de grande porte, de índole cultural, de lazer e entretenimento, inspirado nos hábitos e costumes das populações que ocuparam o castro do monte de S. Lourenço

Leia mais

ULisboa celebra 1.º ano da fusão mais "virada para o mundo", mas menos autónoma

ULisboa celebra 1.º ano da fusão mais virada para o mundo, mas menos autónoma ULisboa celebra 1.º ano da fusão mais "virada para o mundo", mas menos autónoma ULisboa celebra 1.º ano da fusão mais "virada para o mundo", mas menos autónoma Um ano depois da fusão, a nova e alargada

Leia mais

Caderno Imagens e Sugestões Comerciantes

Caderno Imagens e Sugestões Comerciantes Caderno Imagens e Sugestões Comerciantes Nas imagens superiores temos os exemplos de como colocar panejamentos pelo interior dos painéis de vidro das montras. São colocados tecidos de cor vermelha, amarelo

Leia mais

BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS

BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS MEALHADA MORTÁGUA PENACOVA COMEMORAÇÕES DOS 205 ANOS DA BATALHA DO BUSSACO BANDA MILITAR DO PORTO ATUA NOS JARDINS DO PALACE DIA 12 DE SETEMBRO O concerto da Banda Militar do Porto vai atuar ar livre,

Leia mais

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém

Equipa de Animação Pedagógica Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém Visita com Atelier -Animais do Mundo Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Vamos através da história deste Mosteiro, conhecer os animais que no séc. XVI chegavam a Lisboa vindos

Leia mais

Regulamento para os Bares Profissionais das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2016 Preâmbulo

Regulamento para os Bares Profissionais das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2016 Preâmbulo Regulamento para os Bares Profissionais das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2016 Preâmbulo A Associação Académica da Universidade do Minho, Instituição de Utilidade Pública, não é uma organização

Leia mais

O ENOTURISMO. Conceito:

O ENOTURISMO. Conceito: Conceito: O conceito de enoturismo ainda está em formação e, a todo o momento, vão surgindo novos contributos; Tradicionalmente, o enoturismo consiste na visita a vinhas, estabelecimentos vinícolas, festivais

Leia mais

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo

Porto Escondido. Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 47 Porto Escondido Cuidados de saúde a pessoas sem-abrigo 51 Na cidade do Porto, voluntários de Médicos do Mundo - Portugal percorrem a pé, duas noites por semana, as ruas da cidade. Fazem-no durante

Leia mais

Separata do Guia Técnico Monumentos e Museus de Portugal, 2009. Museu Nacional de Arqueologia Lisboa

Separata do Guia Técnico Monumentos e Museus de Portugal, 2009. Museu Nacional de Arqueologia Lisboa Separata do Guia Técnico Monumentos e Museus de Portugal, 2009 Museu Nacional de Arqueologia Lisboa Museu Nacional de Arqueologia APRESENTAÇÃO O Museu Nacional de Arqueologia (MNA), fundado em 1893, ocupa,

Leia mais

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa Braga

Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa Braga Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa Braga 1 Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa APRESENTAÇÃO Edifício de traça actual, construído de raiz, implantado no centro histórico de Braga, na proximidade

Leia mais

Sinergia Total S I M P Ó S I O 2 0 0 9

Sinergia Total S I M P Ó S I O 2 0 0 9 Sinergia Total S I M P Ó S I O 2 0 0 9 Prezados Senhores, A Drogaria Total vem construindo sua marca e estruturando sua solidez há mais de uma década. São 13 anos de muito trabalho, muita ação coordenada

Leia mais

1. Portugal no século XIV tempo de crise

1. Portugal no século XIV tempo de crise 1. Portugal no século XIV tempo de crise A situação que se viveu em Portugal no século XIV foi de uma situação de crise, e foram vários os fatores que contribuíram para isso: Crise agrária os Invernos

Leia mais

SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013. Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha

SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013. Viagens Abreu - Alvará Nº 35 / 58 Avenida 25 de Abril, 2 Edifício Abreu 2795-195 Linda-a-Velha SANTIAGO DE COMPOSTELA - 2013 Santiago de Compostela, cidade da província de A Corunha, é desde os anos 80, a capital da Galiza. Devido à beleza e valor dos seus monumentos, para além de ser uma referência

Leia mais

14ª Corrida do Oriente Casino Lisboa

14ª Corrida do Oriente Casino Lisboa 14ª Corrida do Oriente Casino Lisboa 7 de Junho de 2015 9h45;10h00;10h10 www.corridadooriente.pt 1 / 5 Uma iniciativa da Fábrica da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes 14ª Corrida do Oriente Casino Lisboa

Leia mais

Comunidade cruzeirense e população de cidades vizinhas.

Comunidade cruzeirense e população de cidades vizinhas. P R O J E T O Apresentação O projeto Semana Cultural do Município constitui-se em uma série de eventos com atividades artísticas diversas, previstos para realização na semana do cinquentenário de Cruzeiro

Leia mais

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.

E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana. E quem garante que a História é uma carroça abandonada numa beira de estrada? (Hollanda, C. B; Milanes, P. Canción por la unidad latinoamericana.) O termo História foi utilizado pelos gregos antigos.

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

Paço dos Duques de Bragança Guimarães

Paço dos Duques de Bragança Guimarães Paço dos Duques de Bragança Guimarães 3 Paço dos Duques de Bragança APRESENTAÇÃO Situado na cidade de Guimarães, cujo centro histórico se encontra classificado pela UNESCO como Património da Humanidade,

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes

Leia mais

Eventos Religiosos. Festa em honra de S. Luís (Festa das Chouriças) - Alte. Entre Janeiro e princípios de Fevereiro. Semana Santa - Alte

Eventos Religiosos. Festa em honra de S. Luís (Festa das Chouriças) - Alte. Entre Janeiro e princípios de Fevereiro. Semana Santa - Alte O Carnaval, a Semana Cultural de Alte e a Festa do 1º de Maio são, sem dúvida, os momentos mais Eventos Religiosos Festa em honra de S. Luís (Festa das Chouriças) Alte Entre Janeiro e princípios de Fevereiro

Leia mais

Prof. Alexandre Goicochea História

Prof. Alexandre Goicochea História FRANCO Merovíngia Carolíngio ISLÂMICO Maomé Xiitas (alcorão) e Sunitas (suna e alcorão) BIZÂNTINO Justiniano Igreja Santa Sofia Iconoclastia Monoticismo (Jesus Cristo só espírito) Corpus Juris Civilis

Leia mais

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA VIAGEM PARA A SERRA CAPIVARA PI ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 7º AO 9º ANO. COLÉGIO DÍNAMO 2011 PROFESSORES: * MARCOS MURILO DE OLIVEIRA SILVA * SEMIRAMES ARAÚJO

Leia mais

VERÃO. Os seus filhos irão ADORAR!

VERÃO. Os seus filhos irão ADORAR! PRÉ-ESCOLAR 3-5 ANOS Proporcione umas féria diferentes ao seu filho! O Colégio Sá de Miranda, durante o mês de Julho abre as portas aos filhos de todos os colaboradores das instituições com quem tem protocolos.

Leia mais

CONHEÇA A INFOCONTROL

CONHEÇA A INFOCONTROL CONHEÇA A INFOCONTROL O Grupo Infocontrol é formado por um conjunto de empresas comerciais especializadas em engenharia, que operam nas áreas da Indústria, Edifícios e Segurança. A nossa actividade está

Leia mais

REGULAMENTO DO ESPAÇO INTERNET DO CENTRO CULTURAL SOLAR DOS CONDES DE VINHAIS

REGULAMENTO DO ESPAÇO INTERNET DO CENTRO CULTURAL SOLAR DOS CONDES DE VINHAIS REGULAMENTO DO ESPAÇO INTERNET DO CENTRO CULTURAL SOLAR DOS CONDES DE VINHAIS Nota Justificativa O Centro cultural do Solar dos Condes de Vinhais, é um equipamento Municipal no qual, entre outras valências,

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

Como um caminho iniciático, o Caminho de Santiago é cheio de símbolos. Vamos falar dos mais frequentes e conhecidos:

Como um caminho iniciático, o Caminho de Santiago é cheio de símbolos. Vamos falar dos mais frequentes e conhecidos: Simbolos do Caminho Como um caminho iniciático, o Caminho de Santiago é cheio de símbolos. Vamos falar dos mais frequentes e conhecidos: A Vieira É a concha bivalva de um marisco muito encontrado nas costas

Leia mais

Manual do Candidato. Vestibular 2014. Turma 2015

Manual do Candidato. Vestibular 2014. Turma 2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PRÓ-SABER - ISEPS - Centro de Estudos Psicopedagógicos Manual do Candidato Vestibular 2014 Turma 2015 1 Informações Gerais: Objetivo Estimular a reflexão e o aperfeiçoamento

Leia mais

SEMANA DO DESPORTO SEMANA DA NATUREZA COM PRAIA

SEMANA DO DESPORTO SEMANA DA NATUREZA COM PRAIA Dia 16 de Junho - segunda -feira 17 de Junho - terça -feira 18 de Junho -quarta -feira 19 de Junho - quinta -feira 20 de Junho - sexta -feira SEMANA DO DESPORTO TPC/Atelier do Saber " desporto?? Jogos??

Leia mais

EURO TOUR PORTUGAL (10 dias) MAIO / 2016 antar com Fado no Velho Páteo de Santana INCLUSO NO PACOTE) Museu Nacional dos Coches

EURO TOUR PORTUGAL (10 dias) MAIO / 2016 antar com Fado no Velho Páteo de Santana INCLUSO NO PACOTE) Museu Nacional dos Coches EURO TOUR PORTUGAL MAIO / 2016 (10 dias) Dia 24/Mai.- Grupo 1 Saída Guarulhos - Vôo TAP 0082-15:45h (3ª Feira) - Grupo 2 Saída Viracopos - Vôo TAP 0096-21:05h ========= Dia 25/Mai. - Grupo 1 Chegada à

Leia mais

Junho. Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar

Junho. Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar Junho Quando as crianças brincam Eu as ouço brincar, Qualquer coisa em minha alma Começa a se alegrar E toda aquela infância Que não tive me vem, Numa onda de alegria Que não foi de ninguém. [ ] (F. Pessoa

Leia mais

EDITAL N.º 60/2013. ENGENHEIRO FRANCISCO SOARES MESQUITA MACHADO, Presidente da Câmara Municipal

EDITAL N.º 60/2013. ENGENHEIRO FRANCISCO SOARES MESQUITA MACHADO, Presidente da Câmara Municipal EDITAL N.º 60/2013 de Braga: ENGENHEIRO FRANCISCO SOARES MESQUITA MACHADO, Presidente da Câmara Municipal FAZ SABER QUE, em cumprimento do disposto no artº. 91º. da Lei nº. 169/99, de 18 de setembro, alterado

Leia mais

NA BATALHA DE ATOLEIROS

NA BATALHA DE ATOLEIROS NA BATALHA DE ATOLEIROS Passaram 627 anos, desde que os Portugueses e os Espanhóis, se defrontaram na batalha de Atoleiros. Mais uma vez se comemorará na Vila de Fronteira, a vitoria dos Portugueses, que

Leia mais

Lisboa Clássica Meio-dia

Lisboa Clássica Meio-dia Lisboa Clássica Meio-dia Atrações Principais: Mosteiro dos Jerónimos*, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu dos Coches*, Alfama e Rossio. *Ambos encerrados à 2ª feira e substituídos pelo Palácio

Leia mais

Com o objetivo de promover a atividade física, momentos de diversão e convívio, queremos tornar esta aventura n Os Km Mais Longos de Portugal!

Com o objetivo de promover a atividade física, momentos de diversão e convívio, queremos tornar esta aventura n Os Km Mais Longos de Portugal! REGULAMENTO DESCRIÇÃO Os Km Mais Longos de Portugal a Corrida Mais Louca de Mafra - edição 2015 Os Romanos é um evento desportivo organizado pela Manz Produções, com o apoio da Câmara Municipal de Mafra,

Leia mais

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.09.15 EDITORIA: ECONOMIA/NEGÓCIOS E FINANÇAS

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.09.15 EDITORIA: ECONOMIA/NEGÓCIOS E FINANÇAS VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 10.09.15 EDITORIA: ECONOMIA/NEGÓCIOS E FINANÇAS VEÍCULO: PORTAL NOAR DATA: 09.09.15 EDITORIA: ECONOMIA Fecomércio, Fiern, Faern, Fetronor e Sebrae detalham atuação do Sistema

Leia mais

Fica o convite para mais um ano de experiências interativas e sensoriais num Museu que é de todos e para todos.

Fica o convite para mais um ano de experiências interativas e sensoriais num Museu que é de todos e para todos. Antigo espaço de encontro e de comunicação em torno do comércio e das mercadorias, a Alfândega é agora a casa do Museu dos Transportes e Comunicações, que tem vindo a construir e a solidificar uma relação

Leia mais

Dossier Promocional. Empreendimento Varandas da Venezuela 2 - Porto

Dossier Promocional. Empreendimento Varandas da Venezuela 2 - Porto Dossier Promocional Empreendimento Varandas da Venezuela 2 - Porto 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Características Detalhadas do Imóvel 2 1.

Leia mais

ENTREVISTA. Texto Redação Fotos Divulgação

ENTREVISTA. Texto Redação Fotos Divulgação 108 Texto Redação Fotos Divulgação O Dono da festa Um bate-papo com José Lopes, idealizador do Moto Road, um dos maiores eventos do gênero realizados no Brasil Em sua 11 edição, um dos eventos mais tradicionais

Leia mais

SÉRIE 7: Trabalho. para olhar. pensar, imaginar... e fazer. Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela.

SÉRIE 7: Trabalho. para olhar. pensar, imaginar... e fazer. Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela. 27 The Bridgeman Art Library SÉRIE 7: Trabalho Jean-François Millet As respigadeiras 1857 Óleo sobre tela. 28 Ministério da Cultura e Endesa Brasil apresentam: Arteteca:lendo imagens (PRONAC 09-7945).

Leia mais

O Ç R A M E D A D N E G A

O Ç R A M E D A D N E G A AGENDA DE MARÇO :: PROGRAMAÇÃO 2008 2008 será dedicado ao tema da moda Sendo o chapéu um elemento determinante do ponto de vista da evolução do traje, este seria necessariamente um tema obrigatório dentro

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO HISTÓRIA A. (sujeita a reajustamentos) 1º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO HISTÓRIA A. (sujeita a reajustamentos) 1º PERÍODO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO HISTÓRIA A 10º Ano Ano Lectivo - 2012/2013 (sujeita a reajustamentos) Prof. ª Irene Lopes 1º PERÍODO MÓDULO 0 ESTUDAR E APRENDER HISTÓRIA MÓDULO 1 RAÍZES MEDITERRÂNICADA CIVILIZAÇÃO

Leia mais

HISTORIA DE PORTUGAL

HISTORIA DE PORTUGAL A. H. DE OLIVEIRA MARQUES HISTORIA DE PORTUGAL Manual para uso de estudantes e outros curiosos de assuntos do passado pátrio EDITORIAL PRESENÇA ÍNDICE GERAL PREFACIO 11 INTRODUÇÃO AS RAÍZES DE UMA NAÇÃO

Leia mais

Museu Monográfico de Conímbriga Condeixa-a-Nova

Museu Monográfico de Conímbriga Condeixa-a-Nova Museu Monográfico de Conímbriga Condeixa-a-Nova 7 Museu Monográfico de Conímbriga APRESENTAÇÃO Ruínas de uma cidade romana extensamente escavada, notáveis pela conservação do urbanismo antigo e pelos

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 171/IX ELEVAÇÃO DE CUSTÓIAS À CATEGORIA DE VILA. Enquadramento geográfico e evolução histórica e sócio-económica

PROJECTO DE LEI N.º 171/IX ELEVAÇÃO DE CUSTÓIAS À CATEGORIA DE VILA. Enquadramento geográfico e evolução histórica e sócio-económica PROJECTO DE LEI N.º 171/IX ELEVAÇÃO DE CUSTÓIAS À CATEGORIA DE VILA Enquadramento geográfico e evolução histórica e sócio-económica Embora registos documentais permitam observar uma ocupação préhistórica

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2º CICLO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º ANO Documento(s) Orientador(es): Programa de História e Geografia de Portugal

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Hoje a Rua é Nossa: Luta Antimanicomial de Campinas. Organização: Fórum Aberto de Saúde Mental de Campinas

PROGRAMAÇÃO. Hoje a Rua é Nossa: Luta Antimanicomial de Campinas. Organização: Fórum Aberto de Saúde Mental de Campinas PROGRAMAÇÃO Hoje a Rua é Nossa: Luta Antimanicomial de Campinas Organização: Fórum Aberto de Saúde Mental de Campinas Sábado 11 de maio Rádio Maluco Beleza Os loucutores do Projeto Maluco Beleza, realizado

Leia mais

J U N T A D E F R E G U E S I A D E S I N E S ATA Nº22/2012

J U N T A D E F R E G U E S I A D E S I N E S ATA Nº22/2012 ATA Nº22/2012 Aos doze dias do mês de Setembro do ano de dois mil e doze, nesta Cidade de Sines e sala de reuniões da Freguesia de Sines, sito no Largo Ramos da Costa nº 21 B, teve lugar a reunião ordinária

Leia mais

Ibope Media Workstation - Período de 07 a 13/04/2014. Audiência Domiciliar. Praça Caruaru - PE

Ibope Media Workstation - Período de 07 a 13/04/2014. Audiência Domiciliar. Praça Caruaru - PE São João OR PE TE RF TV LE IL JO SP DO RN EC AL TA D Ibope Media Workstation - Período de 07 a 13/04/2014. Audiência Domiciliar. Praça Caruaru - PE São João Com uma cobertura total de 104 municípios no

Leia mais

Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015

Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015 Programa Educativo do Centro de Arqueologia de Almada 2014/2015 Educação Patrimonial: Trabalho educacional centrado no Património Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual

Leia mais

Fruto do Espírito: Domínio próprio

Fruto do Espírito: Domínio próprio Fruto do Espírito: Domínio próprio O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Gálatas 5:22 23 (NVI). O Sapo, A Rã e os Biscoitos

Leia mais

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem.

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Origem do Arco-Íris O ARCO-ÍRIS Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Quando eu era criança, e via um arco-íris,

Leia mais

Veículos clipados: Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, Diario de Pernambuco.com, Folha de Pernambuco.com.br, Portal Leia Já

Veículos clipados: Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, Diario de Pernambuco.com, Folha de Pernambuco.com.br, Portal Leia Já Clipagem Veículos clipados: Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco, Diario de Pernambuco.com, Folha de Pernambuco.com.br, Portal Leia Já Sexta-feira, 22 de março de 2013 Crime» Metrô recebe campanha

Leia mais

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Julho Agosto 2014

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Julho Agosto 2014 O Boletim do Museu da Imigração chega à sua vigésima primeira edição. Este veículo tem a proposta de manter as comunidades e o público geral informados sobre o MI, destacando ainda as atividades e ações

Leia mais

16h MÓDULO CURSO BRANDING. São Paulo 28 e 29 de Março de 2015

16h MÓDULO CURSO BRANDING. São Paulo 28 e 29 de Março de 2015 CURSO BRANDING São Paulo 28 e 29 de Março de 205 BRANDING DIFERENCIAÇÃO E ESTRATÉGIA DE MARCAS Turma 6 DATA 28 a 29 de março de 205 - das 9:30 as 8:30h. LOCAL PROGRAMA DO CURSO O que não é mais um diferencial,

Leia mais

Excursão pela costa de Barcelona: O melhor da excursão para grupos pequenos de Barcelona - Evite filas em La Sagrada Familia

Excursão pela costa de Barcelona: O melhor da excursão para grupos pequenos de Barcelona - Evite filas em La Sagrada Familia Excursão pela costa de Barcelona: O melhor da excursão para grupos pequenos de Barcelona - Evite filas em La Sagrada Familia Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Objetivos. Funcionamento

Objetivos. Funcionamento A Ludoteca é um espaço organizado em função da criança, que pretende aliar a brincadeira à aprendizagem através do desenvolvimento de diversas atividades lúdico/pedagógicas, procurando incentivar a comunicação,

Leia mais

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL Desde o início dos anos noventa e particularmente desde meados dessa década, Portugal conseguiu um elevado ritmo de desenvolvimento científico. De

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

O ESPECTACULO VAI ATE SI!!

O ESPECTACULO VAI ATE SI!! O ESPECTACULO VAI ATE SI!! Espectaculos Novo Circo Companhia xpto PERFORMANCE DE FOGO Espectáculo FOGO BODY PAINTING FOGO ANIMAÇÃO / RECEPÇÃO MALABARISMO LUMINOSO O.A.N.I. Espectáculo Estrutura Itinerante

Leia mais

ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010

ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010 ACTA N.º 07/2010 REUNIÃO ORDINÁRIA DE 06/07/2010 Nos Termos do art.º 91.º da Lei nº.169/99, de 18/09, as actas são publicitadas na íntegra, mediante edital afixado durante 5 dos 10 dias subsequentes à

Leia mais

Suas palestras são personalizadas de acordo com o evento e perfil do público, sempre interativas e provocando reflexões sobre temas diversos

Suas palestras são personalizadas de acordo com o evento e perfil do público, sempre interativas e provocando reflexões sobre temas diversos Serginho GROISMAN PERFIL Serginho Groisman é considerado um dos mais populares apresentadores e formadores de opinião da televisão brasileira. Em suas palestras, o entusiasmo pela vida contagia o público

Leia mais

SEMANAS TEMÁTICAS Praça Luís Ribeiro Quarta-feira a Domingo Pelas 21h30

SEMANAS TEMÁTICAS Praça Luís Ribeiro Quarta-feira a Domingo Pelas 21h30 SEMANAS TEMÁTICAS Praça Luís Ribeiro Quarta-feira a Domingo Pelas 21h30 Semana Portuguesa 8 a 12 09 Dia 8 Toni Santos Dia 9 Gaiteiros do Liz + Vitor Sérgio e Comp.ª Dia 10 Grupo de Baile Medley Dia 11

Leia mais

VI JORNADAS DE ETNOBOTÂNICA III Fim-de-semana DA URTIGA 13,14 e 15 de Maio de 2011

VI JORNADAS DE ETNOBOTÂNICA III Fim-de-semana DA URTIGA 13,14 e 15 de Maio de 2011 VI JORNADAS DE ETNOBOTÂNICA III Fim-de-semana DA URTIGA 13,14 e 15 de Maio de 2011 PROGRAMA Segundo o autor cubano, Jorge Onélio Cardozo, o ser humano tem duas grandes fomes, a de pão e a de beleza; a

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO

FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO FESTA DA LAPA 2012 PLANO DE AÇÃO 1. Breve Histórico A Festa de Bom Jesus da Lapa, na Gruta Terra Ronca, ocorre na primeira semana de agosto. Na entrada da gruta é montada infraestrutura, composta por barracas

Leia mais

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II)

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II) Apresentação A Renovação Carismática Católica do Estado do Piauí, movimento eclesial da Igreja Católica, tem por objetivo proporcionar às pessoas uma experiência concreta com Jesus Cristo, através do Batismo

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - 2014

PLANO DE ATIVIDADES - 2014 PLANO DE ATIVIDADES - 2014 I-Objetivos Gerais *Promover a formação integral dos alunos, favorecendo o desenvolvimentode sua personalidade de forma harmoniosa. *Integrar a Unidade Escolar à Comunidade Local

Leia mais

Dizer que está cansado de Paris é dizer que está cansado de viver. Joanna Lemanska vel MissCoolpics & VuThéara Kham

Dizer que está cansado de Paris é dizer que está cansado de viver. Joanna Lemanska vel MissCoolpics & VuThéara Kham Dizer que está cansado de Paris é dizer que está cansado de viver F. Scott Fitzgerald Joanna Lemanska vel MissCoolpics & VuThéara Kham Paris para amar Paris Você já veio a Paris e não gostou? Suba na sua

Leia mais

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18

PASSEIO NO BOSQUE. Página 1 de 8-10/04/2015-11:18 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA E GEOGRAFIA 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== PASSEIO NO BOSQUE

Leia mais

ABERTURA DO ANO ESCUTISTA 2012-2013

ABERTURA DO ANO ESCUTISTA 2012-2013 ABERTURA DO ANO ESCUTISTA 2012-2013 IIIª Secção 6 e 7 de Outubro 2012 São Romão do Neiva 1 Abertura do Ano escutista 2012 / 2013 IIIª Secção 1. DEFINIÇÃO DA ACTIVIDADE É pretendido, com esta actividade,

Leia mais

X CAMPEONATO NACIONAL BULLSHOOTER

X CAMPEONATO NACIONAL BULLSHOOTER X CAMPEONATO NACIONAL BULLSHOOTER Évora, 10 a 14 de Junho de 2009 1 X CAMPEONATO NACIONAL BULLSHOOTER Évora, 10 a 14 de Junho de 2009 A Bullshooter Portugal e a Federação Portuguesa de Dardos e Setas gostariam

Leia mais