Loures. Para fazer o que é preciso. Jornal Municipal Nº 03 // DEZEMBRO 2014 ORÇAMENTO E PLANO DE ATIVIDADES 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Loures. Para fazer o que é preciso. Jornal Municipal Nº 03 // DEZEMBRO 2014 ORÇAMENTO E PLANO DE ATIVIDADES 2015"

Transcrição

1 Loures Jornal Municipal Nº 03 // DEZEMBRO 2014 PRIMEIRO ANO DE MANDATO Loures está de volta Fomos saber a opinião da população de Loures sobre o primeiro ano de mandato da nova gestão do Município. P04 ORÇAMENTO E PLANO DE ATIVIDADES 2015 Para fazer o que é preciso Descida da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a contração de um empréstimo para obras, há muito ambicionadas pela população, são os destaques do orçamento e do plano de atividades da Autarquia para P08 QUINTA DOS REMÉDIOS Novo espaço de lazer na Bobadela A requalificação da Quinta dos Remédios avança no primeiro semestre de P10

2 02 Nº Loures Jornal Municipal 03 // DEZEMBRO 2014 É indispensável perspetivar o futuro do concelho Em tempos de descrédito das instituições, reforça-se a importância de um exercício transparente dos cargos públicos. Havendo outros progressos neste primeiro ano de mandato, o mais importante foi a retoma da credibilidade do Município e dos seus órgãos. A confiança dos cidadãos nos seus eleitos, o incentivo à participação designadamente com as cerca de cinquenta sessões públicas realizadas e a transparência da gestão, de que este jornal e o novo Sítio na internet são exemplos, reforçam o poder local democrático. A par de uma gestão rigorosa, é indispensável perspetivar o futuro do concelho. É o que estamos a fazer com a finalização da revisão do PDM, o orçamento para 2015 e a decisão de contração de um empréstimo para investimentos imprescindíveis. Terão prioridade as escolas, a reabilitação de núcleos urbanos e também a rede viária, a questão mais referida nos debates públicos do orçamento. Para 2015, o Município entendeu reduzir ligeiramente a taxa de IMI (de 0,4% para 0,395%), assumindo o compromisso de baixar para 0,39 no ano seguinte. Apesar da receita de IMI ter diminuído no concelho, damos um pequeno contributo para compensar, pelo menos em parte, a reavaliação dos imóveis decretada pelo Governo. Votos de boas-festas. Bernardino Soares Presidente da Câmara Municipal de Loures ABASTECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS Loures recusa aumentos de tarifas O Município de Loures deu parecer negativo à constituição de uma nova empresa de abastecimento de água e tratamento de águas residuais que o Governo pretende criar. Este parecer negativo baseou-se, fundamentalmente, no facto de este novo passo implicar aumentos de tarifas nos serviços a serem prestados por esta nova empresa, com reflexos para as populações, por serem retiradas competências ao Município de Loures e por ser mais um passo no caminho da privatização do bem essencial que é a água. LOURES E ODIVELAS SIMAR já são uma realidade Os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos municípios de Loures e Odivelas (SIMAR) já estão constituídos, tendo a sua criação sido publicada em Diário da República no passado dia 8 de outubro. A nova empresa intermunicipal, que substitui os anteriores Serviços Municipalizados de Loures, serve uma população de cerca de 350 mil pessoas, dos concelhos de Loures e Odivelas. O conselho de administração dos SIMAR é constituído pelo presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, e pelos vereadores António Pombinho (Loures) e Hugo Martins (Odivelas). Com base no conceito SIMAR - dois concelhos, uma só missão foi também criada uma nova identidade gráfica, que assenta numa escala cromática representativa das três grandes áreas de atuação da empresa: abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos, em que foi dado enfase à fusão entre dois municípios, em torno de um só compromisso.

3 Nº 03 // DEZEMBRO SAÚDE Câmara insiste na necessidade de construção de novos centros de saúde A Câmara Municipal de Loures reuniu recentemente com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para analisar a construção do novo centro de saúde de Santa Iria de Azóia, equipamento há muito ambicionado pela população. No encontro, a ARSLVT garantiu que a construção do centro de saúde de Santa Iria de Azóia é uma prioridade, mas que está dependente da resolução de processos legais e jurídicos, prevendo-se o início das obras para A Câmara Municipal de Loures reiterou a sua total disponibilidade para que, em conjunto com a ARSLVT, sejam ultrapassados o mais rapidamente possível os aspetos relativos aos procedimentos prévios, para que a fase de construção tenha início. Recorde-se que a Autarquia já tinha colocado anteriormente à disposição da ARSLVT um terreno para a construção desta unidade de saúde. Utentes de Santa Iria de Azóia manifestaram-se em Lisboa População protesta No início de novembro, centenas de munícipes de Santa Iria de Azóia realizaram uma manifestação junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, onde exigiram uma solução rápida para um problema que se arrasta há vários anos. O protesto foi organizado pela Comissão de Utentes da Saúde de Santa Iria de Azóia e quis chamar, mais uma vez a atenção para as más condições do atual centro de saúde e exigir a construção de um novo. A unidade de saúde atual serve uma população de cerca de 18 mil pessoas e funciona num terceiro andar, sem elevador, de um prédio de habitação, o que constitui uma barreira arquitetónica para milhares de utentes. Mais preocupações No rol de preocupações da Câmara Municipal não está só o centro de saúde de Santa Iria de Azóia. A Autarquia tem estado a acompanhar outras situações, como é o caso de Moscavide, em que a abertura da nova unidade de saúde tem vindo a ser atrasada devido a obras de alteração solicitadas pela ARSLVT ao empreiteiro. No que diz respeito à Bobadela, o Município já sugeriu um novo local de funcionamento, aguardando resposta daquela entidade. Já em relação aos casos de Camarate, Santo Antão do Tojal e Apelação, a Câmara Municipal continua empenhada em resolver, em conjunto com as entidades competentes, os diversos problemas existentes. Autarquia defende a gestão pública do Hospital A Câmara Municipal de Loures continua a defender uma gestão pública para o Hospital Beatriz Ângelo, tendo aprovado, em setembro último, uma moção em que manifestou a sua total oposição à alienação da posição detida pela Espírito Santo Saúde. Recorde-se que em meados do mês de outubro, e depois de ter lançado uma operação pública de aquisição, a Fidelidade, detida pelos chineses da Fosun, passou a ser detentora de 96 por cento da Espírito Santo Saúde.

4 04 Nº Loures Jornal Municipal 03 // DEZEMBRO 2014 BALANÇO DO PRIMEIRO ANO DE MANDATO Loures está de volta Ao fim de um ano de mandato, fomos procurar saber o balanço que a população e as forças vivas do concelho fazem da gestão do novo Executivo Municipal à frente dos destinos do Município de Loures. Para o presidente da Autarquia, Bernardino Soares, a recuperação da credibilidade da instituição é a maior conquista dos últimos meses. "Ao fim de um ano de mandato, podemos dizer que há um ganho, que não se mede em euros, nem em estradas, nem em obras, mas que é a nossa maior conquista: a recuperação da credibilidade do Executivo Municipal e da confiança da população nos seus eleitos", refere o presidente da Câmara Municipal. Fomos ao encontro da população e das forças vivas do concelho para saber das suas opiniões sobre este primeiro ano de mandato. Joana Alves Freixial, Bucelas Um ano é muito pouco para avaliar as mudanças que foram feitas, até porque acho que a nova administração deve estar a tentar resolver, em primeiro lugar, os problemas internos da Câmara. Chamava a atenção para a melhoria dos transportes na minha zona, assim como da recolha do lixo e das infraestruturas para as crianças. Bruno Moluras Infantado, Loures Tenho visto algumas obras e melhoramentos nas estradas, mas o tempo ainda é pouco para avaliar. Como sou pai, acho que os equipamentos infantis estão sempre muito deteriorados. Mas as minhas expetativas são positivas. Para já, o que é importante é que quem está na Câmara de Loures transparece seriedade. Na política valorizo as pessoas e não as cores. José Araújo Portela Moro na Portela e trabalho em Moscavide e, ao juntar estas duas freguesias, juntaram-se duas realidades diferentes. Moscavide tem muitas dificuldades em modernizar-se, mas estou convicto de que as coisas vão melhorar. Ainda não é evidente o trabalho que está a ser feito, mas estou otimista. Delfina Aparício Santa Iria de Azóia Já melhorou muita coisa, mas acho que ainda vai melhorar mais. A recolha do lixo está um bocadinho melhor, por exemplo. Quanto ao centro de saúde, a Câmara de Loures tem ajudado bastante, mas não pode fazer mais. Se dependesse da Câmara de Loures, com certeza o problema já estaria resolvido. Miguel Sousa Quinta do Mocho, Sacavém Costumo andar no Rodinhas e reparei que melhorou a nível de horários. O problema é que tenho um irmão que anda de cadeira de rodas e gostava que os transportes fossem lá mesmo dentro do bairro, o que ainda não acontece. Armando Pimentel Santo António dos Cavaleiros Sinceramente não me apercebi de grandes mudanças. Contudo, como comerciante que sou, gostaria que se começasse a olhar mais para o comércio, porque está a ser muito maltratado. Não se admite que uma pessoa pare dois minutos para ir a uma loja e tenha, de imediato, alguém da Loures Parque a multá-las. Acho exagerado o que andam a fazer e as pessoas deixam de vir aqui fazer compras.

5 Nº 03 // DEZEMBRO Adélia Samina Fernandes Loures Moro em Loures há mais de 50 anos e o ambiente que se vive hoje não se compara com o que se viveu nos últimos anos. Finalmente Loures começou a ter vida, renasceu. As ruas estão mais limpas, a informação está mais acessível. Fizeram-se coisas boas como o restauro do monumento em frente à Câmara e o Pavilhão Paz e Amizade está a ser utilizado em prol da comunidade. Em termos culturais, a cidade de Loures também está mais dinâmica. Otília Chitsa Representante da Comissão de Segurança, Saúde e Higiene no trabalho, da Câmara Municipal de Loures Registamos com agrado o importante esforço feito durante este ano na formação e sensibilização de todos os trabalhadores, nas áreas de segurança e saúde no trabalho (participação de cerca de 500 trabalhadores) e do início da distribuição de fardamento e equipamento de proteção individual. Como prioridade na melhoria das condições de trabalho, salienta-se a intervenção no balneário das oficinas e nos contentores do pessoal operário, facto que demonstra uma atitude de mudança relativamente ao passado recente. José Eduardo Santos Presidente da Associação das Coletividades do Concelho de Loures Após um ano de mandato, a Associação das Coletividades do Concelho de Loures felicita o Executivo pelas decisões tomadas em prol do associativismo, nomeadamente o Conselho Municipal de Associativismo (CMA), o Portal do Movimento Associativo e o desbloqueamento das verbas dos apoios aos protocolos. Em relação ao CMA, possibilita a discussão aberta e direta entre as associações com fins comuns, criando uma forma dinâmica de troca de ideias. O Portal permite uma observação clara dos apoios e das comunicações entre a Câmara e as associações registadas, dando acesso fácil aos impressos online. Em conclusão, a Associação das Coletividades do Concelho de Loures considera positiva a gestão deste primeiro ano de mandato do Executivo, desejando uma boa continuidade de desempenho. Carlos Monserrate Secretário-Geral do Secretariado das Associações de Bombeiros Voluntários do Concelho de Loures O relacionamento institucional das associações de bombeiros do nosso concelho com o executivo da Câmara Municipal, neste primeiro ano de mandato, foi bom e interessante. Realizaram-se diversas reuniões para debater assuntos de interesse comum, os pagamentos acordados foram efetuados atempadamente e os protocolos de apoio ao associativismo e voluntariado e aos grupos de intervenção permanente tiveram um aumento, insuficiente em relação às necessidades apresentadas pelas associações, mas que representa uma inversão na diminuição ocorrida nos últimos anos. Mário Saramago Presidente da direção da Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas Verificámos com agrado que começou a existir maior rigor e consistência nos projetos apresentados. Apesar de haver situações em que esperávamos um desenvolvimento mais rápido, estamos perante outro tipo de discurso, mais realista. Temos expetativas altas em relação a um conjunto diverso de projetos, entre eles o da criação da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, da qual fazemos parte, e também no que diz respeito à dinamização dos mercados municipais, tema em que aguardamos mais desenvolvimentos. Outra situação que nos preocupa tem que ver com o estacionamento no concelho, em que, infelizmente, ainda não conseguimos encontrar uma solução que seja do agrado de todas as partes. Estamos disponíveis para colaborar com a Câmara de Loures, pois sabemos que teremos sempre uma porta aberta por parte da Autarquia. Dina Duarte Montiqueijo - Queijos de Montemuro Fazendo um balanço do primeiro ano de mandato do Executivo Municipal na Câmara de Loures, a Montiqueijo enaltece o reconhecimento dado à nossa empresa, tendo sido condecorada, em julho, com a Medalha Municipal de Mérito Empresarial, quer pelo seu trabalho, quer pelo investimento e desenvolvimento de medidas mais ecológicas, que preservam o meio ambiente, com a instalação de painéis fotovoltaicos destinados ao consumo próprio.

6 06 Nº Loures Jornal Municipal 03 // DEZEMBRO 2014 SANTO ANTÃO DO TOJAL Feira Setecentista com cortejo noturno Festa do Vinho e das Vindimas BUCELAS Festa promove cultura do vinho A animação foi uma constante na Praça Monumental A Praça Monumental, em Santo Antão do Tojal, voltou a encher-se para receber El-Rei D. João V e a sua corte. Foram muitas as pessoas que se deslocaram a Santo Antão e São Julião do Tojal para acompanhar o cortejo real, que reuniu a corte e vários membros do clero, da nobreza e do povo, rumo à Praça Monumental, para a Benção dos Sinos e das Estátuas destinadas ao Convento de Mafra. As grandes novidades deste ano foram a chegada noturna do Rei e a sua estadia alargada para dois dias (27 e 28 de setembro), o que permitiu ao povo desfrutar de mais tempo de animação, numa praça cheia de vendedores, saltimbancos, aguadeiros e exuberantes nobres às compras. No final da visita, sua majestade ordenou a abertura do churrasco popular, oferecendo comida e bebida a todos os que, durante estes dois dias, ali o aclamaram efusivamente. Esta recriação histórica regressa para o ano, sempre aliada às comemorações do Dia Mundial do Turismo, naquela que é uma organização da Junta de Freguesia local, com o apoio da Câmara Municipal de Loures. Bucelas voltou a viver três dias de animação. A Festa do Vinho e das Vindimas, que decorreu de 10 a 12 de outubro, foi o centro de todas as atenções. Mostra vitivinícola, gastronomia regional e petiscos, rota dos vinhos, artesanato e animação foram motivos mais do que suficientes para uma visita à Capital do Arinto. A abertura oficial da Festa teve lugar no sábado, dia 11, com a atuação da Banda Recreativa de Bucelas. Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures agradeceu a presença de todos os que decidiram celebrar os 28 anos da Festa do Vinho e das Vindimas: Fazemo-la com todo o gosto, dando a conhecer a tradição, a história e a cultura que caraterizam esta vila vitivinícola, afirmou Paulo Piteira, enaltecendo o contributo voluntário que o movimento associativo de Bucelas dá para que esta Festa, organizada em parceria entre a Junta de Freguesia de Bucelas e a Câmara de Loures, se mantenha viva. Chuva anula desfile O domingo ficou marcado pelo cancelamento do tradicional desfile etnográfico, devido às condições atmosféricas adversas, mas isso não foi impedimento de que a Festa saísse à rua, em Bucelas. Durante os três dias, há a destacar espetáculos musicais, passeios pedestres, exposições, visitas a produtores de vinho e a feira de artesanato, que decorreu no Pavilhão Leonel Pires.

7 Nº 03 // DEZEMBRO NOVA PONTE EM SACAVÉM Autarquia quer evitar cheias A Câmara Municipal de Loures está a exigir à Estradas de Portugal garantias de que a construção da nova ponte sobre o rio Trancão, em Sacavém, não irá agravar a ocorrência de cheias na zona baixa da cidade. A Autarquia entende que esta é uma oportunidade única para resolver um grave problema da cidade. Para o Município, às obras da nova travessia sobre o rio Trancão deve estar associada uma intervenção mais profunda, que promova a resolução do problema das cheias na Praça da República. Recorde-se que a Estradas de Portugal avançou com a consignação da obra da nova ponte sem consultar as restantes entidades públicas com infraestruturas nesta área, dando conhecimento do projeto já depois da data prevista para o início da intervenção, o que levou a Câmara Municipal, de imediato, a exigir explicações e garantias. O que está em causa De acordo com o projeto da Estradas de Portugal a que só recentemente o Município teve acesso a nova ponte será construída entre a atual travessia e a estação elevatória de esgotos. Contudo, devido à sua dimensão, terá de ser implantada em parte sobre a Praça da República, implicando uma enorme movimentação de terras, que poderá afetar um conjunto de estruturas que aí se encontram enterradas, nomeadamente o adutor da EPAL, a conduta que transporta todo o esgoto desta zona para a estação de tratamento de Beirolas, mas, sobretudo, o principal órgão de drenagem de águas pluviais desta localidade: o caneiro de Sacavém, cuja manutenção e gestão cabe à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em que o troço final, de acordo com um estudo efetuado pela Simtejo, está em risco de colapso. Na sequência dos intensos contactos estabelecidos pela Câmara, a Estradas de Portugal tem vindo a apresentar novas soluções, tendo em conta algumas das questões levantadas pela Autarquia. Por outro lado, foi também aberto um processo de discussão, com várias entidades da administração central, com vista a uma solução definitiva para o problema das cheias. Esclarecer a população Com o intuito de informar a população de Sacavém sobre este assunto, o Executivo Municipal deslocou-se, no dia 9 de outubro, ao local previsto para a construção da nova ponte e realizou um encontro com dezenas de habitantes. Na ocasião, Bernardino Soares explicou que o que estamos a exigir é que a Estradas de Portugal nos garanta que o que vai fazer não irá agravar a situação que aqui existe. UNHOS Requalificação de ruas As ruas Nossa Senhora do Rosário e Cidade de Nova Goa, em Unhos, estão a ser alvo de uma profunda requalificação, que engloba a substituição das infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais e a repavimentação. A obra, da responsabilidade da Câmara Municipal de Loures e dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), representa um investimento total de mais de 170 mil euros. Obra a cargo da Câmara Municipal e dos SIMAR BUCELAS Variante já pode avançar A Câmara de Loures e a Sociedade Imobiliária do Freixial (SIF) assinaram um protocolo que garante a disponibilidade dos terrenos necessários para a construção, pela Estradas de Portugal, da variante a Bucelas, via prioritária para a população e para o tecido económico da zona norte do concelho de Loures. Recorde-se que a construção desta variante está prevista no Programa de Execução do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa, mas tem sido sucessivamente adiada por vários governos. Esta via, capaz de constituir alternativa de ligação entre as estradas nacionais 115 e 116, evita a passagem de viaturas pesadas de mercadorias no centro de Bucelas. O acordo alcançado entre a Autarquia e a SIF permite, também, concluir o processo de legalização das instalações destinadas a atividades económicas situadas na Quinta dos Melos.

8 08 Nº Loures Jornal Municipal 03 // DEZEMBRO 2014 ORÇAMENTO E PLANO DE ATIVIDADES APROVADOS Para fazer o que é preciso O Município de Loures aprovou o orçamento municipal para 2015 e as grandes opções do plano. A diminuição da taxa relativa ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o próximo ano é uma das principais novidades. Escola Básica nº 1 de Camarate O orçamento municipal para 2015 terá um valor de 111,5 milhões de euros. Este orçamento reflete já várias poupanças, conseguidas com uma gestão rigorosa, sem perda de qualidade, de que são exemplo as áreas das refeições escolares, comunicações, combustíveis, entre outras. Apesar da dívida a fornecedores continuar a pesar nas diversas rubricas orçamentais, este orçamento reflete as preocupações que as populações fizeram sentir no decorrer das sessões públicas realizadas em torno da sua preparação. Obras inadiáveis Aprovado foi também um novo empréstimo de longo prazo, no valor de 12 milhões de euros, que visa resolver algumas situações urgentes no território. Entre as mais prioritárias está a construção da Escola Básica nº 1 de Camarate e do Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros, bem como a repavimentação de diversas estradas que se encontram em elevado grau de degradação e a recuperação de alguns centros urbanos do concelho. IMI baixa No próximo ano, a carga fiscal dos munícipes de Loures vai diminuir, fruto da redução para 0,395 por cento da taxa do IMI a pagar em 2015, para os prédios urbanos avaliados. Foi também assumido, para 2016, que haverá uma nova proposta de diminuição da taxa do IMI, para que esta fique fixada em 0,39 representando uma diminuição total de 2,5 por cento no biénio. A diminuição da taxa, apesar de ligeira, é um sinal que o Município quer dar à população e um pequeno contributo para as famílias em matéria fiscal. O presidente da Câmara, Bernardino Soares, recorda que esta decisão "representa uma diminuição de receita para a Autarquia", mas que se trata da "concretização de uma das promessas eleitorais". Derrama Já no que diz respeito à taxa da Derrama imposto cobrado em função do lucro tributável das empresas a proposta para 2015 é a de manutenção da tarifa em 1,5 por cento, com uma taxa reduzida de 1 por cento para empresas com volume de negócios até 150 mil euros. Repavimentações serão prioridade Futuro Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros

9 Nº 03 // DEZEMBRO Contração de empréstimo para resolver problemas inadiáveis As receitas correntes anuais são consumidas no fundamental pelas despesas obrigatórias; não é possível realizar investimentos sem recorrer a outras fontes de financiamento (salvo com o aumento do IMI, opção que a Câmara rejeita). Alguns investimentos, a não serem feitos agora, implicarão gastos mais elevados no futuro; é o caso da Escola Básica nº 1 de Camarate, há seis anos instalada em contentores, nos quais já foi gasto mais de meio milhão de euros em alugueres. Investimentos associados ao empréstimo 2015/2017 Distribuição de encargos pelas áreas prioritárias em 2015 Escolas Rede viária Reabilitação urbana Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros Ciclovia Moscavide Portela Educação Ambiente e serviços urbanos Rede viária Cultura, Desporto e Juventude Ordenamento do Território Proteção Civil Coesão Social e Habitação 4,7 milhões de euros 3,6 milhões de euros 2 milhões de euros 1,5 milhões de euros 150 mil euros 13,5 milhões de euros 7,2 milhões de euros 5,1 milhões de euros 3,5 milhões de euros 1,7 milhões de euros 1,7 milhões de euros 1,3 milhões de euros A gravidade da dívida do Município é no curto prazo e a fornecedores; a Câmara tem capacidade de contrair empréstimos de médio e longo prazo. Todos os investimentos têm um tempo de vida bastante superior ao do pagamento do empréstimo. Em resultado do pagamento de anteriores empréstimos bancários, no corrente ano, o serviço da dívida nos próximos anos (amortizações e juros), será sempre inferior ao suportado pela Câmara em 2014; no final do mandato, o endividamento de médio e longo prazo será inferior ao que existia no início do mesmo. Centros urbanos vão ser alvo de maior atenção

10 10 Nº 03 // DEZEMBRO 2014 BOBADELA Quinta dos Remédios será espaço de lazer e inovação A ativação do acordo assinado entre a Câmara Municipal e o Instituto Superior Técnico (IST) vai permitir o desenvolvimento do Polo Tecnológico de Loures e a reabilitação da Quinta dos Remédios como espaço de lazer. A requalificação da Quinta dos Remédios como espaço-verde de fruição pública, onde serão dinamizadas atividades de caráter desportivo, cultural e científico, em estreita colaboração com as escolas e o movimento associativo do concelho, será uma realidade já no primeiro semestre de A ativação deste protocolo foi um momento muito importante e agora podemos dizer que, para o Município de Loures, o polo do IST deixou de ser apenas um portão na EN10, passando a ser parte integrante da nossa estratégia de desenvolvimento e da nossa política para as atividades económicas, disse o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, na apresentação do projeto. Já Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, salientou que a colaboração com o Município de Loures tem sido uma experiência muito positiva porque, num tempo relativamente curto, colocou-se em funcionamento uma comissão paritária e um conjunto de outras pessoas que estão a fazer um trabalho com dedicação, eficácia e eficiência. Inovação e desenvolvimento industrial Na vertente de inovação e desenvolvimento industrial, pretende-se promover a aproximação entre a comunidade empresarial e científica, através de parcerias em projetos e soluções aplicadas às necessidades das empresas, nas áreas das ciências da vida, saúde e farmacêutica, indústria agroalimentar e ambiente. Com um correto aproveitamento das sinergias e o cruzamento dos interesses comuns, obteremos um resultado mais benéfico para ambas as partes e para a população, defendeu o autarca de Loures.

11 Nº 03 // DEZEMBRO MOSCAVIDE Gestão do estacionamento em debate Sessão pública em Sacavém ESTUDO ACERCA DO AMIANTO Escolas de Loures passam no teste O Centro Cultural de Moscavide recebeu, no dia 9 de outubro, uma sessão pública sobre gestão do estacionamento na Portela e em Moscavide. Promovida em parceria pela Câmara Municipal, Loures Parque e União das Freguesias de Moscavide e Portela, esta sessão teve como principal objetivo ouvir as preocupações e sugestões da população relativamente à melhoria da eficiência da gestão pública do estacionamento naquela área. Reuniões com idêntico fim serão realizadas noutras freguesias do concelho. A Câmara de Loures realizou sessões de esclarecimento para informar a comunidade educativa sobre a presença de partículas de amianto nas escolas. Nos dias 16 e 17 de outubro, a Escola Básica Bartolomeu Dias, em Sacavém, e a Escola Básica de São João da Talha acolheram as sessões organizadas pela Autarquia, nas quais foi apresentado o estudo sobre a presença de partículas de amianto nos estabelecimentos de ensino. Em ambas as iniciativas, e na sequência das conclusões do estudo, foi frisado que as escolas estão aptas para a ocupação humana. O estudo mandado efetuar pela Câmara Municipal de Loures, por sua iniciativa, com recurso a laboratório credenciado incidiu sobre a medição da concentração de fibras respiráveis, em 17 escolas básicas do concelho, onde é utilizado fibrocimento nos telheiros e nas coberturas. Apesar de aptas para a ocupação, três dessas escolas careciam de ações de substituição desses mesmos telheiros ou coberturas. São elas a Escola Básica nº 5 de Santa Iria de Azóia (primeiro ciclo), situação já resolvida pela Autarquia, a Escola Básica Bartolomeu Dias, em Sacavém (primeiro, segundo e terceiro ciclos), e a Escola Básica de São João da Talha (primeiro, segundo e terceiro ciclos). Medidas urgentes No caso da escola de Sacavém, o problema concentra-se nos telheiros do logradouro. Já em São João da Talha, as fibras de amianto estão na cobertura dos pavilhões. A intervenção nestas duas escolas compete ao Ministério da Educação e da Ciência. De acordo com Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara de Loures, a Autarquia já enviou os resultados do estudo ao Ministério, apelando à necessidade de serem tomadas medidas urgentes e aguarda uma resposta rápida. FUNDO DE APOIO MUNICIPAL LEI Nº 53/ milhões e 370 mil euros retirados a Loures pelo Governo

12 12 Nº 03 // DEZEMBRO 2014 NOVO ANO LETIVO Receção aos agentes educativos Teatro Ibisco e Conservatório d Artes de Loures animaram receção Após vários anos de interrupção, a Autarquia retomou a cerimónia de receção aos agentes educativos, homenageando aqueles que, diariamente, contribuem para o sucesso da escola pública no concelho. O regresso desta iniciativa ficou marcado pelas atuações do Teatro Ibisco e do Conservatório d Artes de Loures, reunindo cerca de duas centenas de pes- soas, numa cerimónia de reconhecimento público, que decorreu no dia 2 de outubro, onde se pretendeu destacar a importância dos diferentes agentes educativos, pessoal docente, não docente e associações de pais e encarregados de educação. Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, enalteceu o empenho e a dedicação de todos, reiterando a aposta do Executivo na defesa da escola pública: Mesmo num momento de grandes dificuldades para o Município, demos prioridade à melhoria da situação das escolas, quer em termos físicos, quer através do apoio a outro tipo de medidas, contrariando as políticas governativas de desvalorização da escola pública. O Município entregou, ainda, uma pequena lembrança a todos os aposentados e às associações de pais e encarregados de educação que, em 2014, completam 5, 15 e 20 anos de atividade. Educação em números No presente ano letivo, 2014/ 2015, estão em funcionamento 13 agrupamentos de escolas e uma escola não agrupada, 42 associações de pais e encarregados de educação, 32 instituições particulares de solidariedade social com valência de infância e uma escola profissional. Nas escolas da rede pública do concelho exercem funções cerca de dois mil docentes e 790 não docentes, para um universo de, aproximadamente, 23 mil alunos. BUCELAS Museu do Vinho abre loja A Loja do Vinho, integrada no Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas, foi inaugurada no dia 9 de novembro e tem como objetivo promover a produção vitivinícola local e divulgar os vinhos de Loures, com destaque para os da Região Demarcada de Bucelas. Este é o momento que assinala o completar de um projeto e de um conjunto de valências que este Museu deve obrigatoriamente de ter. Era impossível não haver um espaço de exposição e de afirmação dos vinhos de Bucelas e de Loures, onde qualquer pessoa possa entrar e comprar, afirmou António Pombinho, vereador da Câmara de Loures responsável pelo pelouro das atividades económicas. A cerimónia de inauguração ficou marcada pela assinatura dos contratos de venda com diversos produtores, uma prova comentada pelo produtor António Paneiro Pinto e uma visita guiada ao Museu, ao som do Conservatório d Artes de Loures. A Loja do Vinho que disponibilizará também outros produtos regionais estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. No Museu do Vinho e da Vinha realizam-se também visitas guiadas e provas comentadas, mediante marcação, através do número ou do museu_vinho@cm-loures.pt.

13 Nº 03 // DEZEMBRO SACAVÉM O bairro abriu-se ao mundo Exposição de arte sénior A Quinta do Mocho, em Sacavém, acolheu o festival O Bairro i o Mundo, uma parceria entre a Câmara de Loures e a Associação Artística Teatro Ibisco. Música, teatro, dança, stand up comedy, workshops, jogos e espaços de gastronomia foram alguns dos atrativos do festival que se realizou na Quinta do Mocho, entre os dias 3 e 5 de outubro. A animação foi constante pelas diversas zonas do bairro e as festas espontâneas foram surgindo junto aos diversos writers que, simultaneamente, trabalhavam nas paredes dos prédios. Artistas associam-se à iniciativa Esta iniciativa pretendeu mudar a imagem do bairro, derrubar preconceitos e afastar rumores negativos acerca dos bairros de cariz social. Por ali passaram artistas da Quinta do Mocho, como os Império Suburbano, MZR ou DJ Firmeza, mas também a Orquestra Ligeira da Carris, Pedro Luzindro, Pedro Fernandes (5 para a meia noite) ou a dupla Rui Melo e Gabriela Barros, que fez questão de dar o seu contributo. Maria Rueff, Jorge Corrula e Paula Lobo Antunes foram outras das caras conhecidas que se juntaram à festa. Writers convidados mudam imagem do bairro Este projeto levou até à Quinta do Mocho alguns dos mais conceituados writers da atualidade, como Miguel Brum, Smile, MAR, RAM, Tamara, Coletivo Rua + Third, RAF, Manoel Jack, Utopia, projeto Matilha, Odeith e NOMEN que, em pouco tempo, conseguiram mudar a fisionomia deste bairro. VIVA OUTUBRO Arte e poesia Em Loures, o mês de outubro é dedicado aos seniores do concelho e o Viva Outubro, que já vai na 18ª edição, pretende proporcionar momentos de participação e expressão, além de fomentar a transmissão de saberes às gerações mais novas. Este ano, a animação começou a 4 de outubro, com o Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte a abrir portas à exposição de Arte Sénior. A festa continuou com o Encontro de Poesia, desta vez, na sala de sessões. Entre as anima- EXPOSIÇÃO 100 anos da Grande Guerra A Exposição evocativa dos 100 anos da Grande Guerra e a luta pela paz marcou as comemorações desta efeméride no Município de Loures. das atuações do grupo Jograis do Marquês, os participantes foram apresentando os seus poemas mais de 40 todos compilados numa brochura publicada para o efeito pela Câmara de Loures. O Viva Outubro terminou no dia 31, com o Grande Baile d Outono, que se realizou na sala multiusos, no Parque da Cidade de Loures. A festa foi assegurada pelas atuações da Orquestra Ligeira do Clube União Recreativo de São Julião do Tojal e do grupo Alma Viva. Resultado de um trabalho conjunto entre o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e três municípios, Loures, Constância e Vila Nova da Barquinha, esta mostra, além de assinalar o centenário da Primeira Guerra Mundial, pretendeu, também, dar a conhecer às novas gerações os impactes deste conflito no nosso país. Esta mostra esteve patente no Edifício 4 de Outubro, em Loures, de 10 de outubro a 14 de novembro.

14 Agenda Mostra documental Desenhos para Sacos de Papel da Abelheira Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso Museu de Cerâmica de Sacavém Até 31 de dezembro Segunda a sexta, 10h00 às 12h30 e 14h00 às 17h00 Aventura fotográfica 2015 O vinho e a vinha em Bucelas, saberes e sabores Iniciativa dirigida a fotógrafos amadores e profissionais. Inscrições gratuitas. Informações: turismo@cm-loures.pt e telefone Desporto Natureza e Cultura Caminhada Noturna Solidária 19 de dezembro, 20h00 Torneio Karaté Natal Pavilhão António Feliciano Bastos Loures 20 de dezembro, 10h00 às 19h00 Sábados em Cheio Artedesimplificar (Estreia) Biblioteca Municipal José Saramago 20 de dezembro, 15h00 Exposição Imagens de Marca. Sacavém é outra Loiça! Museu de Cerâmica de Sacavém Até 31 de dezembro 2014 Terça a domingo, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 A Câmara Municipal deseja-lhe boas festas

15 Nº 03 // DEZEMBRO Exposição My life as a refugee Biblioteca Municipal José Saramago, Loures Até 3 de janeiro de 2015 Terça a sexta, 9h15 às 18h45 Sábado, 10h00 às 18h00 Exposição O inferno não são os outros Galeria Municipal Vieira da Silva, Loures Até 17 de janeiro de 2015 Segunda a sábado, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 Exposição Sagrado Profano Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe Santa Iria de Azóia Até 24 de janeiro de 2015 Terça a sábado, 10h00 às 12h00 e 13h00 às 18h00 Exposição Eduardo Gageiro Rapaz de Sacavém, Fotógrafo do Mundo Museu de Cerâmica de Sacavém Até 31 de dezembro 2014 Terça a domingo, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 Exposição Bucelas Uma Festa, Uma Identidade 28 Anos da Festa do Vinho e das Vindimas Museu do Vinho e da Vinha Bucelas Até 6 de setembro de 2015 Terça a domingo, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 Exposição permanente Olhares pela História Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe Santa Iria de Azóia Terça a sábado, 10h00 às 12h00 e 13h00 às 18h00 Exposição permanente De Convento a Conventinho. Biografia de um Espaço. Museu Municipal de Loures Terça a domingo, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 Centro de Interpretação das Linhas de Torres Terça a domingo, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 Consultório dos Museus Todos os meses. Aconselhamento gratuito sobre conservação e restauro de peças de valor artístico ou afetivo. Mediante marcação prévia. Museu Municipal de Loures e Museu de Cerâmica de Sacavém Terceira quarta-feira de cada mês, das 10h00 às 12h00 Exposição An inside travel Galeria Municipal Vieira da Silva Inauguração: 21 de janeiro, 18h00 Segunda a sábado, 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 Comunidade de Leitores Biblioteca Municipal José Saramago 5 de fevereiro, 21h00 Exposição Can you predict Spring Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe Santa Iria de Azóia Inauguração: 7 de fevereiro, 17h00 Terça a sábado, 10h00 às 12h00 e 13h00 às 18h00 Museus de Loures Entrada gratuita ao domingo Terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 Encerram às segundas-feiras e feriados Centro de Formação Municipal de Futsal Polo de Loures Pavilhão Paz e Amizade Sábados: 9h00-10h00 Nível introdutório 10h10-11h10 Nível elementar 11h20-12h20 Nível avançado Polo da Bobadela Pavilhão da Escola Básica 2/3 da Bobadela Sábados: 9h00-10h00 Nível introdutório 10h10-11h10 Nível elementar 11h20-12h20 Nível avançado Visita animada ao Conventinho Museu Municipal de Loures 17 de janeiro, 15h00 Ficha Técnica Diretor: Bernardino Soares Redação, revisão, fotografia, grafismo e paginação: Divisão de Relações Institucionais e Comunicação Impressão: Lisgráfica Distribuição gratuita Tiragem: 100 mil exemplares Depósito legal: /14 ISSN X Periodicidade: bimestral facebook.com/municipiodeloures

16

Regulamento. Conselho Municipal de Desporto

Regulamento. Conselho Municipal de Desporto Regulamento Conselho Municipal de Desporto 30.abril.2015 CÂMARA MUNICIPAL DE SANTARÉM CONSELHO MUNICIPAL DE DESPORTO Preâmbulo Considerando que as autarquias, pela sua proximidade com a população, são

Leia mais

---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor:

---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor: - Conselho Municipal de Educação de Vila Real - Proposta de Regulamento ---------- 23. - Presente à reunião proposta do Vereador José Maria Magalhães do seguinte teor: A Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

Projectar o Algarve no Futuro

Projectar o Algarve no Futuro Projectar o Algarve no Futuro Os Novos Desafios do Algarve Região Digital paulo.bernardo@globalgarve.pt 25 Maio 2007 Auditório Portimão Arena Um mundo em profunda mudança O Mundo enfrenta hoje um processo

Leia mais

II Edição do Concurso Uma Boa Ideia para a Sustentabilidade. Tema: Uso Sustentável da Água. Regulamento do Concurso de Ideias

II Edição do Concurso Uma Boa Ideia para a Sustentabilidade. Tema: Uso Sustentável da Água. Regulamento do Concurso de Ideias II Edição do Concurso Uma Boa Ideia para a Sustentabilidade Tema: Uso Sustentável da Água Regulamento do Concurso de Ideias (Aberto a todos os cidadãos) 1. O que é? O concurso Uma Boa Ideia para a Sustentabilidade

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09

INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Eng. Mário Lino. Cerimónia de Abertura do WTPF-09 INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng. Mário Lino Cerimónia de Abertura do WTPF-09 Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2009 (vale a versão

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO INFORMAÇÕES O Que é? A Galaicofolia e um evento de grande porte, de índole cultural, de lazer e entretenimento, inspirado nos hábitos e costumes das populações que ocuparam o castro do monte de S. Lourenço

Leia mais

CORRENTES CAPITAL TOTAL RECEITAS 17 526 004 7 283 896 24 809 900 DESPESAS 12 372 900 12 437 000 24 809 900

CORRENTES CAPITAL TOTAL RECEITAS 17 526 004 7 283 896 24 809 900 DESPESAS 12 372 900 12 437 000 24 809 900 ANÁLISE DO ORÇAMENTO: RECEITA E DESPESA O orçamento para 2014 volta a ser mais contido que o anterior, situando-se em 24.809.900, ou seja menos 4,3% que o de 2013. Como se verá mais à frente, o plano de

Leia mais

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Enquadramento Com base numa visão estratégica de desenvolvimento social que valorize a rentabilização dos recursos técnicos e financeiros

Leia mais

REGULAMENTO DO BANCO DE EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES

REGULAMENTO DO BANCO DE EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES REGULAMENTO DO BANCO DE EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES 1 PREÂMBULO Sendo a aposta na educação uma estratégia fundamental para o desenvolvimento do concelho de Vendas Novas, é lançado o Banco de Empréstimo

Leia mais

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) 2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014) Azucena de la Cruz Martin Gabinete CETS Terra do Priolo 01-01-2015 Marca Priolo Balanço do desenvolvimento e implementação (2013-2014)

Leia mais

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Gabinete do Ministro INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Gabinete do Ministro INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES Eng.º Mário Lino por ocasião da Sessão REDES DE NOVA GERAÇÃO 2009 Fundação das Comunicações, 7 Janeiro 2009 (Vale

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO EDITAL

CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO EDITAL CÂMARA MUNICIPAL DO CRATO EDITAL João Teresa Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal do Crato, em cumprimento do disposto no artigo 91.º da Lei n.º 169/99 de 18 de setembro, torna público que na 27.ª reunião

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE (MANDATO 20132017) ATA DA VIGÉSIMA REUNIÃO DE 2015 Aos vinte e quatro dias do mês de setembro do ano dois mil e quinze, pelas dez horas, em cumprimento de convocatória emanada nos termos do disposto n.º

Leia mais

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação

Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA JOAQUIM SERRA Relatório de Autoavaliação dos Planos de Ação Ano letivo 2014/2015 EB1 Afonsoeiro Índice INTRODUÇÃO 2 I - ENQUADRAMENTO 1. Caracterização da Escola 2 II AVALIAÇÃO

Leia mais

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates

Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates Debate Quinzenal Economia Intervenção do Primeiro-Ministro José Sócrates 11.02.2009 1. A execução da Iniciativa para o Investimento e o Emprego A resposta do Governo à crise económica segue uma linha de

Leia mais

Linhas de Acção. 1. Planeamento Integrado. Acções a desenvolver: a) Plano de Desenvolvimento Social

Linhas de Acção. 1. Planeamento Integrado. Acções a desenvolver: a) Plano de Desenvolvimento Social PLANO DE ACÇÃO 2007 Introdução O CLASA - Conselho Local de Acção Social de Almada, de acordo com a filosofia do Programa da Rede Social, tem vindo a suportar a sua intervenção em dois eixos estruturantes

Leia mais

visão global do mundo dos negócios

visão global do mundo dos negócios Senhor Primeiro Ministro Senhor Ministro da Saúde Senhor Presidente da AM Senhor Presidente do CA da Lenitudes Senhores Deputados Srs. Embaixadores Srs. Cônsules Senhores Vereadores e Deputados Municipais

Leia mais

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL Desde o início dos anos noventa e particularmente desde meados dessa década, Portugal conseguiu um elevado ritmo de desenvolvimento científico. De

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas

PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016. Associação Sénior de Odivelas PLANO DE ATIVIDADES 2015/2016 Associação Sénior de Odivelas A Universidade Sénior de Odivelas é um projecto inovador que tem por base a promoção da qualidade de vida dos seniores de Odivelas, fomentando

Leia mais

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2009

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2009 GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2009 1. Análise do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) O plano plurianual de investimentos para 2009 tem subjacente um planeamento financeiro que perspectiva a execução dos

Leia mais

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário

Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário Responsabilidade Social Como estratégia de Sustentabilidade a Responsabilidade Social das Organizações, tornou-se de vital importância para o Terceiro Sector,

Leia mais

2014/15. Nesta. A quem se dirige? O Projeto Nós. municípios onde. locais; Geografia; Quem

2014/15. Nesta. A quem se dirige? O Projeto Nós. municípios onde. locais; Geografia; Quem Projetoo Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidadee e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Quem o promove? Nesta sua 4ª edição, o Projeto Nós Propomos! Cidadania, SustentabiliS idade e Inovação na Educação

Leia mais

RELATO RIO DE EXECUÇA O/2014 PLANO DE AÇA O/2015

RELATO RIO DE EXECUÇA O/2014 PLANO DE AÇA O/2015 RELATO RIO DE EXECUÇA O/2014 PLANO DE AÇA O/2015 Elaborado por: Rede Social de 0 Índice Sumário Executivo... 2 Capítulo I - Avaliação do Plano de Ação/2014... 4 Capítulo II - Plano de Ação de 2015... 10

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz Uma ação educativa de abertura para a comunidade Ano letivo 2014/2015 Índice 1. Introdução

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA

PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA PROJETO DE REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NOTA JUSTIFICATIVA Em conformidade com os poderes regulamentares que lhes são atribuídos pelo artigo 241.º, da Lei Constitucional, devem os municípios

Leia mais

Exma. Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Exmas. Senhoras e Senhores Deputados Municipais,

Exma. Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Exmas. Senhoras e Senhores Deputados Municipais, Exma. Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Exmas. Senhoras e Senhores Deputados Municipais, Exmo. Senhor Presidente da Câmara e Senhoras e Senhores Vereadores, Exmos. Senhores Presidentes de Junta

Leia mais

O que é o Voluntariado? O que é ser Voluntário? Quais são os meus direitos como voluntário? Quais são os meus deveres enquanto voluntário?

O que é o Voluntariado? O que é ser Voluntário? Quais são os meus direitos como voluntário? Quais são os meus deveres enquanto voluntário? Perguntas frequentes sobre o voluntariado e sobre todos os pontos importantes sobre o Festival, de forma a ficares esclarecido com todas as tuas dúvidas. O que é o Voluntariado? Voluntariado é um conjunto

Leia mais

2015 Regulamento Interno

2015 Regulamento Interno Regulamento Interno 2015 LIGA DE AMIGOS DA UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR BUARCOS Introdução REGULAMENTO INTERNO A Liga de Amigos da USF Buarcos, está empenhada em contribuir para que os utentes da USF Buarcos

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

> MENSAGEM DE BOAS VINDAS

> MENSAGEM DE BOAS VINDAS > MENSAGEM DE BOAS VINDAS A (DPE), da (DREQP), inicia, com o primeiro número desta Newsletter, um novo ciclo de comunicação e aproximação ao público em geral e, de forma particular, aos seus parceiros

Leia mais

Vila Franca de Xira Em representação do GART Grupo de Artistas e Amigos da Arte

Vila Franca de Xira Em representação do GART Grupo de Artistas e Amigos da Arte P I N T U R A 12 12 2013 22 02 2014 Vila Franca de Xira Em representação do GART Grupo de Artistas e Amigos da Arte I N F O R M A Ç Õ E S [Patente] Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal de Vila

Leia mais

Seminário GISA. Uma saudação às equipas que trabalham para estudar, apresentar resultados e discuti-los com os presentes.

Seminário GISA. Uma saudação às equipas que trabalham para estudar, apresentar resultados e discuti-los com os presentes. Câmara Municipal Gabinete da Presidência Seminário GISA Exmºs Senhores: Quero cumprimentar todos os participantes e saudar a vossa presença nesta sala pelo interesse que manifestam pelas questões do ambiente,

Leia mais

Discurso de Sua Excelência o Presidente da República

Discurso de Sua Excelência o Presidente da República Continuarei a percorrer o País, de Norte a Sul, a apelar à união de esforços, a levar uma palavra de esperança e a mostrar bons exemplos de resposta à crise. Discurso de Sua Excelência o Presidente da

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Lagoa As bases do enquadramento jurídico do voluntariado, bem como, os princípios que enquadram o trabalho de voluntário constam na Lei n.º 71/98,

Leia mais

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas

CASA PRONTA. Perguntas & Respostas CASA PRONTA Perguntas & Respostas 1. O que é o balcão Casa Pronta? O Casa Pronta é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos). Neste

Leia mais

Regulamento do NNIES Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal

Regulamento do NNIES Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal Regulamento do NNIES Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal 1 Preâmbulo O Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, adiante designado por NNIES, é um equipamento municipal criado

Leia mais

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007

Apresentação. Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares. Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares Oliveira de Azeméis Novembro 2007 Apresentação SABE 12-11-2007 2 Apresentação O conceito de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) que se

Leia mais

Revista de Imprensa Janeiro de 2007. 1 - Destak, 31-01-2007, Agência DNA Cascais capta 18 milhões em 2006

Revista de Imprensa Janeiro de 2007. 1 - Destak, 31-01-2007, Agência DNA Cascais capta 18 milhões em 2006 Revista de Imprensa Janeiro de 2007 DNA 1 - Destak, 31-01-2007, Agência DNA Cascais capta 18 milhões em 2006 2 - Diário Económico, 31-01-2007, Agência DNA Cascais capta 10 projectos em 2006 3 - Jornal

Leia mais

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Outubro de 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Caraterização do Estudo... 4 3. Resultado Global dos Cursos de Lisboa

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Plano de Atividades Programa de Educação para a Sustentabilidade O Programa de Educação para a Sustentabilidade para o ano letivo 2014/2015 integra

Leia mais

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Canoagem Federação Portuguesa de Canoagem Eleições Ciclo Olímpico 2012 a 2016 Carlos Cunha de Sousa Este documento serve para apresentar a todos, as linhas orientadoras para o mandato que me proponho fazer enquanto

Leia mais

Grandes Opções do Plano 2011-2014

Grandes Opções do Plano 2011-2014 Grandes Opções do Plano 2011-2014 Plano Plurianual de Investimentos 2011-2014 Apesar da apresentação efectuada pelo Grupo Águas de Portugal no segundo semestre de 2009 das possibilidades de constituição

Leia mais

AQUI HÁ. património! Valorizamos e recuperamos memórias, tradições, valores e espaços que a cultura e os nossos antepassados nos legaram.

AQUI HÁ. património! Valorizamos e recuperamos memórias, tradições, valores e espaços que a cultura e os nossos antepassados nos legaram. Visite LOURES SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS Capela do Espírito Santo, Quinta do Conventinho SANTO ANTÃO DO TOJAL Aqueduto [MIP] LOURES Igreja de Santa Maria de Loures [MN] SANTO ANTÃO DO TOJAL Largo Monumental

Leia mais

II Edição 2014/2015 - REGULAMENTO -

II Edição 2014/2015 - REGULAMENTO - II Edição 2014/2015 - REGULAMENTO - Iniciativa de: Com o apoio de: 1. Apresentação O voluntariado é considerado como uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA + Voluntária

PROGRAMA ESCOLA + Voluntária PROGRAMA ESCOLA + Voluntária 1. Apresentação O voluntariado é considerado como uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando de

Leia mais

Regulamento de Atribuição de Subsídios e Apoios às Coletividades e Associações sem fins lucrativos da Freguesia de Vendas Novas

Regulamento de Atribuição de Subsídios e Apoios às Coletividades e Associações sem fins lucrativos da Freguesia de Vendas Novas Regulamento de Atribuição de Subsídios e Apoios às Coletividades e Associações sem fins lucrativos da Freguesia de Vendas Novas Preâmbulo De acordo com a atual legislação, nomeadamente, a alínea f), do

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram 10 Sumário executivo Conclusões coordenadas pela Deloitte, em articulação com os membros do Grupo de Trabalho da AÇÃO 7 Sumário executivo Em conjunto, as empresas que implementaram estes 17 projetos representam

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional

Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Medida Solar Térmico 2009 Impulsionar a Eficiência Energética e a Economia Nacional Alargamento a Instituições Particulares de Solidariedade Social e Associações Desportivas de Utilidade Pública Lisboa,

Leia mais

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015

Valorizar os produtos da terra. Melhorar a vida das nossas aldeias. documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 PROGRAMA VISEU RURAL Valorizar os produtos da terra Melhorar a vida das nossas aldeias documento síntese para consulta e debate público 9 Fev 2015 CONSELHO ESTRATÉGICO DE VISEU Apresentação. O mundo rural

Leia mais

Produtos e Sistemas Comercializados

Produtos e Sistemas Comercializados Aquapc Quality Computers Apresentação da Empresa, produtos e serviços, guia sobre formas de compra local e envio de encomendas para Cidadãos e Empresas Angolanas O Projecto Aquapc A Aquapc Quality Computers,

Leia mais

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade

Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Plano de Comunicação e Educação para a Sustentabilidade Versão 2.0 de 4 de Junho de 2007 Promotores: Co-financiamento: Introdução A Agenda 21 do Vale do Minho é um processo de envolvimento dos cidadãos

Leia mais

Normas do Orçamento Participativo

Normas do Orçamento Participativo Normas do Orçamento Participativo Município de Braga 16 O Orçamento Participativo, cujas regras aqui se apresentam, pretende incentivar o exercício de uma cada vez mais ativa, qualificada e concreta intervenção

Leia mais

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREÂMBULO

MUNICÍPIO DE LAGOA AÇORES REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREÂMBULO REGULAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREÂMBULO Em 1986 a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança o projeto Cidades Saudáveis em 11 cidades europeias. O propósito desta iniciativa visou fortalecer

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO. Preambulo

REGULAMENTO DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO. Preambulo REGULAMENTO DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO Preambulo O movimento associativo corresponde a uma afirmação cultural dos valores nacionais que deve ser valorizado, defendido e promovido, na medida em que

Leia mais

PROGRAMA ESTRATÉGICO PARA 2013-2015

PROGRAMA ESTRATÉGICO PARA 2013-2015 PROGRAMA ESTRATÉGICO PARA 2013-2015 Abril, 2013 ÍNDICE Estrutura organizacional... 3 Objectivos e Estratégia... 5 Orientações... 5 Objectivos estratégicos triénio 2013-2015... 6 2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Leia mais

Esta esperança, este sonho e este legado aos vindouros também tem de ser concretizado no Cartaxo.

Esta esperança, este sonho e este legado aos vindouros também tem de ser concretizado no Cartaxo. Trinta e quatro anos depois do 25 de Abril de 1974, importa comemorar Abril e afirmar os valores da Democracia e da Liberdade. Nada pode motivar ou impedir o livre exercício dos direitos e deveres de cidadania.

Leia mais

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA Editorial EXECUTIVO Paulo Alexandre da Silva Quaresma 34 anos, professor Caro(a) amigo(a), Presidente Recursos Humanos, Informação e Atendimento, Habitação Social, Reabilitação Urbana, Espaços Verdes,

Leia mais

Câmara Municipal de Resende REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

Câmara Municipal de Resende REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Câmara Municipal de Resende REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO A Lei n.º 159/99, de 14 de setembro estabelece no seu artigo 19º, nº 2, alínea b), a competência dos órgãos municipais para criar

Leia mais

ATIVIDADES NOTÍCIAS À SEXTA 18.04.2014

ATIVIDADES NOTÍCIAS À SEXTA 18.04.2014 ATIVIDADES 1. No dia 16 de Abril, na sala do Senado da Assembleia da República, realizou-se um Seminário intitulado O Papel da Luta Contra a Pobreza no Futuro da Europa, uma iniciativa da EAPN que contou

Leia mais

Gabinete do Presidente. Reunião de Câmara extraordinária 09 de setembro de 2015

Gabinete do Presidente. Reunião de Câmara extraordinária 09 de setembro de 2015 Câmara Municipal de Aveiro Gabinete do Presidente Nota de Imprensa N.º 82, de 09 de setembro de 2015 Reunião de Câmara extraordinária 09 de setembro de 2015 Executivo Municipal aprova o Plano de Ajustamento

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Resiquímica, Resinas Químicas, SA Diretor(a) Marcos Lagoa Setor de Atividade Indústria química Número de Efetivos 117 NIF 508204950 Morada Rua Francisco Lyon de Castro,

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República por ocasião do Almoço dos 20 Anos da Cervejas de Moçambique Maputo, 18 de Setembro

Leia mais

Mensagem de Ano Novo. do Presidente da República

Mensagem de Ano Novo. do Presidente da República Mensagem de Ano Novo do Presidente da República Palácio de Belém, 1 de janeiro de 2015 Boa noite. Desejo a todos um Feliz Ano de 2015. Os meus votos dirigem-se a todos os Portugueses, quer aos que residem

Leia mais

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

Grandes Opções do Plano 2013-2016

Grandes Opções do Plano 2013-2016 Grandes Opções do Plano 2013-2016 Plano Plurianual de Investimentos 2013-2016 O Grupo Águas de Portugal apresentou aos Municípios do Oeste, no segundo semestre de 2009, as possibilidades de constituição

Leia mais

REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL

REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL Nota Justificativa O Município de Mirandela tem entendido como de interesse municipal as iniciativas empresariais de natureza

Leia mais

CONSELHO GERAL. 2013-17 Ata número treze

CONSELHO GERAL. 2013-17 Ata número treze CONSELHO GERAL 2013-17 Ata número treze -------- Aos vinte e nove dias do mês de Abril de dois mil e quinze reuniu, pelas dezoito horas o conselho geral para tratar da seguinte ordem de trabalhos: -----

Leia mais

Ir mais longe até onde for o futuro!

Ir mais longe até onde for o futuro! Ir mais longe até onde for o futuro! DOSSIER DE IMPRENSA 2010 Luís Simões A Luís Simões (LS) é composta por 10 empresas juridicamente autónomas e agrupadas em 3 unidades de negócio: transporte, logística

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª Recomenda ao Governo a definição de uma estratégia para o aprofundamento da cidadania e da participação democrática e política dos jovens A cidadania é, além de um

Leia mais

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas

Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Comemoração dos 30 Anos APAF Análise Financeira: alicerce do mercado de capitais e do crescimento económico Intervenção de boas vindas Exm.ªs Senhoras, Exm.ºs Senhores É com prazer que, em meu nome e em

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO 2016. Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

PROGRAMA DE AÇÃO 2016. Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental PROGRAMA DE AÇÃO 2016 Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental ÍNDICE I - INTRODUÇÃO... 3 II EIXOS/OBJETIVOS ESTRATÉGICOS... 3 III AÇÕES E ATIVIDADES... 4 IV AVALIAÇÃO... 4 V

Leia mais

FACILITY SERVICES. Apresentação

FACILITY SERVICES. Apresentação FACILITY SERVICES Apresentação FACILITY SERVICES A NFH é uma empresa de Facility Services Tem como objetivo, um crescimento sustentável, através de uma prestação de serviços de rigor e transparência.

Leia mais

Nota Introdutória. Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR)

Nota Introdutória. Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR) Nota Introdutória Objetivos da Biblioteca Escolar (de acordo com o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR) Apoiar e promover os objetivos educativos definidos de acordo com as finalidades e currículo

Leia mais

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SESIMBRA REALIZADA NO DIA 07 DE JANEIRO DE 2015 ORDEM DO DIA

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SESIMBRA REALIZADA NO DIA 07 DE JANEIRO DE 2015 ORDEM DO DIA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SESIMBRA REALIZADA NO DIA 07 DE JANEIRO DE 2015 ORDEM DO DIA ASSUNTOS APRECIADOS AO ABRIGO DO N.º 2 DO ART. 50.º DA LEI N.º 75/2013, DE 12 DE SETEMBRO: 1. Empréstimo

Leia mais

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE S. JOÃO DA MADEIRA ATA Nº 8/2013 - ABRIL --- DATA DA REUNIÃO: Nove de Abril de dois mil e treze. ---------------------------------- ---- LOCAL DA REUNIÃO:

Leia mais

Missão UP Unidos pelo Planeta

Missão UP Unidos pelo Planeta Missão UP Unidos pelo Planeta 1 Missão UP Unidos pelo Planeta A Galp Energia pretende contribuir para uma mudança dos comportamentos relacionados com a eficiência no consumo de energia, através de um projeto

Leia mais

Escola Secundária da Baixa da Banheira Departamento de Matemática e Ciências Experimentais CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011

Escola Secundária da Baixa da Banheira Departamento de Matemática e Ciências Experimentais CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011 CLUBE DA CIÊNCIA ANO LECTIVO 2010/2011 Clube da Ciência, Ano Lectivo 2010/2011 1 . Tempo de aplicação do projecto Os trabalhos a desenvolver no âmbito do Clube da Ciência serão realizados ao longo do ano

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia

Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Medida Solar Térmico 2009 A eficiência energética como dinamizador da economia Instituições Particulares de Solidariedade Social e Clubes e Associações de Utilidade Pública Desportiva Lisboa, 4 de Agosto

Leia mais

DOCUMENTOS PREVISIONAIS PARA O ANO DE 2004 - ORÇAMENTO DA RECEITA E DA DESPESA - PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS - GRANDES OPÇÕES DO PLANO

DOCUMENTOS PREVISIONAIS PARA O ANO DE 2004 - ORÇAMENTO DA RECEITA E DA DESPESA - PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS - GRANDES OPÇÕES DO PLANO DOCUMENTOS PREVISIONAIS PARA O ANO DE 2004 - ORÇAMENTO DA RECEITA E DA DESPESA - PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS - GRANDES OPÇÕES DO PLANO - RESUMO DE ORÇAMENTO APROVADO EM: C.A. / / C.M. / / A.M. /

Leia mais

PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017

PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017 ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ AFONSO SEIXAL CÓDIGO 401481 Av. José Afonso Cavaquinhas Arrentela 2840 268 Seixal -- Tel. 212276600 Fax. 212224355 PROJETO EDUCATIVO DE ESCOLA 2014-2017 ABRIL DE 2014 Índice 1. Introdução

Leia mais

Fórum Crédito e Educação Financeira 25 de Janeiro de 2012. António de Sousa

Fórum Crédito e Educação Financeira 25 de Janeiro de 2012. António de Sousa Fórum Crédito e Educação Financeira 25 de Janeiro de 2012 António de Sousa Realidade: A literacia financeira dos portugueses Resultados do Inquérito do Banco de Portugal à População Portuguesa (2010):

Leia mais

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS 2015 REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito e Enquadramento A Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica promove o programa Ocupação Científica

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

FREGUESIA DE ARRUDA DOS VINHOS

FREGUESIA DE ARRUDA DOS VINHOS FREGUESIA DE ARRUDA DOS VINHOS lano de Activida e es Orçamento PPI 2012 À INTRODUCÃO Para cumprimento do disposto na alínea a) do n 2 do artigo 34 da lei n 169/99 de 18 de Setembro, na redacção que lhe

Leia mais

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL REGENERAÇÃO URBANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO Começo por saudar os presentes e agradecer a disponibilidade demonstrada pelos distintos oradores que

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 138/2015 de 15 de Setembro de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 138/2015 de 15 de Setembro de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 138/2015 de 15 de Setembro de 2015 Considerando que o desenvolvimento de ações e medidas tendentes à formação e à educação do consumidor é concretizado,

Leia mais

1. As Infraestruturas

1. As Infraestruturas O CAME Centro de Acolhimento às Micro e PME, pretende dar resposta a um conjunto de necessidades identificadas na Região Alentejo: Fomentar o empreendedorismo na região; Fixar quadros na região nomeadamente

Leia mais

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal

Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal 1 Redução da pegada carbónica dos clientes da PT Portugal As alterações verificadas no comportamento dos consumidores, consequência dos novos padrões

Leia mais

Utilizadores de internet participam mais em estruturas associativas

Utilizadores de internet participam mais em estruturas associativas 6. PARTICIPAÇÃO ASSOCIATIVA E INTERVENÇÃO CÍVICA participam mais em estruturas associativas Dos utilizadores de internet, 30% são membros de entidades associativas. São os utilizadores que pertencem mais

Leia mais

O Ministério da Justiça da República Portuguesa e o Ministério da Justiça da República democrática de Timor - Leste:

O Ministério da Justiça da República Portuguesa e o Ministério da Justiça da República democrática de Timor - Leste: Protocolo de Cooperação Relativo ao Desenvolvimento do Centro de Formação do Ministério da Justiça de Timor-Leste entre os Ministérios da Justiça da República Democrática de Timor-Leste e da República

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008

PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 PLANO DE ACÇÃO E ORÇAMENTO PARA 2008 O ano de 2008 é marcado, em termos internacionais, pela comemoração dos vinte anos do Movimento Internacional de Cidades Saudáveis. Esta efeméride terá lugar em Zagreb,

Leia mais

ATA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO, REALIZADA NO DIA 14 DE OUTUBRO DE 2014.

ATA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO, REALIZADA NO DIA 14 DE OUTUBRO DE 2014. ATA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONDIM DE BASTO, REALIZADA NO DIA 14 DE OUTUBRO DE 2014. ------------------------------------------ Aos Catorze dias do mês de outubro

Leia mais