INSTALAÇÃO - Requisitos de sistema: Sistema operacionais suportados: Placas de Vídeo Recomendadas:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTALAÇÃO - Requisitos de sistema: Sistema operacionais suportados: Placas de Vídeo Recomendadas:"

Transcrição

1

2 INSTALAÇÃO - Requisitos de sistema: 32 ou 64-bit Intel Pentium 4 (2 GHz ou superior), Intel Xeon, Intel Core, AMD Athlon 64, AMD Opteron, AMD Phemnom ou superior. 1 GB RAM para Windows XP, 2 GB para Windows Vista/Windows 7 e 4GB para sistemas operacionais 64-bit. 10 GB de espaço livre no disco. Placas gráficas com OpenGL. o Mínimo de 128 MB para sistema com usinagem em linhas. o Mínimo de 256MB para sistema com usinagem em sólidos. Monitor de 17" Colorido (resolução de 1280 x 1024) Mouse Intellimouse Placa de Rede Internet Explorer 6 ou superior Conexão para internet para ativar as licenças Porta USB para licenças com chave de segurança Sistema operacionais suportados: Microsoft Windows XP Professional (SP3) Microsoft Windows Vista Business* Microsoft Windows Vista Enterprise* Microsoft Windows Vista Ultimate* *mínimo SP1, mas recomendamos instalar no ultimo SP. Microsoft Windows 7 Professional Microsoft Windows 7 Enterprise Microsoft Windows 7 Ultimate Placas de Vídeo Recomendadas: ATI nvidia Radeon 9xxx series * GeForce4 Ti series Radeon X series * GeForce FX series * Radeon HD Series GeForce 6 series * Fire GL X series GeForce 7 series Fire GL Z series GeForce 8 Series Fire GL V series Quadro 4 series Quadro FX series Notebooks ATI nvidia Radeon X series * GeForce FX series * Fire GL T series Quadro 4 series Fire GL V series Quadro FX series Sua placa de vídeo não tem a necessidade de ser uma da lista mas ela deve ser ao menos semelhante. *Havendo dúvidas, acesse o System Requirements no What's New do Edgecam.

3 INSTALAÇÃO Instalando o Edgecam: Para o treinamento na SKA não é necessário instalar o Edgecam, esta etapa é para ser executada em um computador pessoal de estudo. Insira o DVD do Edgecam no computador e esta tela deverá aparecer: Clique em Install > Edgecam e em seguida basta aceitar todas as configurações padrões para uma rápida instalação.

4 Instalando a tradução do Edgecam: Depois de instalar o Edgecam temos que realizar a tradução do mesmo caso o usuário queira utilizar o Edgecam em Português. Primeiramente deve ficar claro que ao fazer esta tradução não será afetado em nada o idioma inglês do Edgecam e suas configurações. Ou seja, poderá ser usado tanto o idioma português como o Inglês do Edgecam, assim como o usuário preferir. Para isso realize os seguintes passos: Execute o arquivo EC_2013R1_32.exe ou EC_2013R1_64.exe e siga os próximos passos. Agora vá até o menu Iniciar->Programas->Edgecam 2013 R1- >Programs ->Utilities, e selecione a opção Select Language. Selecione a opção Português e clique em OK

5 Utilizar a versão Trabalhando em Casa (Estudo): Para utilizar a versão de estudo no Edgecam acesse a CLS ao lado do relógio clicando com o botão da direita do mouse e selecione a opção "Homework Mode".

6 INICIANDO O EDGECAM Abertura: Para abrir o Edgecam em uma instalação padrão pode-se clicar duas vezes no ícone do Edgecam localizado na Área de Trabalho (Desktop). Outra opção de abertura é através do menu Iniciar, acessando Programas ou Todos os Programas, encontraremos a pasta Edgecam 2013 R1 e dentro dela o atalho para o Edgecam. Ao abrir o Edgecam pela primeira vez deve aparecer uma caixa de Registro. Não é necessário se registrar, e para que a mensagem não apareça novamente clique na opção "Eu não irei registrar".

7 Iniciando o Edgecam em modo Trabalhando em Casa (Estudo): O procedimento de abertura do Edgecam é o mesmo, o único diferencial é o descrito a seguir. Ao iniciar o Edgecam em modo Trabalhando em Casa a caixa de diálogo a seguir sempre vai aparecer, ela informa que o usuário está em Versão de Estudo. Clique em sim para confirmar que você quer trabalhar nesta Versão. Nesta versão você terá todas as funcionalidades do Edgecam como abertura de Sólidos, geração de processos de ferramenta tanto para Fresamento quanto Torneamento e Eletroerosão à Fio, das máquinas mais simples até as mais complexas como 5 eixos simultâneos entre outros recursos. Os itens que não contemplam essa versão são: 1- Gerar caminho de Ferramenta; 2- Gerar folha de Processo; 3- Comunicar com a máquina; 4- Criar ou editar pós processadores; 5- Desenhar ferramentas especiais; 6- Criar e executar estratégias via Strategy Manager.

8 INTERFACE Configurando a interface: Inicialmente vamos configurar o perfil do Edgecam em Português conforme imagem abaixo. Reparem que o perfil selecionado é o de Fresamento (Mill) pois foi o perfil instalado por padrão.

9 Entendendo a Interface: Abaixo temos o layout da interface selecionada. Menus Barra de Sólidos Barra Padrão Barra de Desenho Janela de Características Barra de Edição Janela de Informações Barra de Inserção Seletor de Vistas Janela de Coordenadas Barra de Status Abaixo explicaremos algumas barras e janelas mais utilizadas.

10 Menus: A interface do Edgecam é extremamente fácil de se trabalhar pois se assemelha em muito com softwares de uso comum como Microsoft Word, Excel entre outros. Exemplo disto é a barra de menus onde podemos encontrar todos os comandos do Edgecam. Já as barras de trabalho vão ser configuradas e visualizadas somente com o que é mais utilizado dentro do Edgecam e também podem ser personalizadas da melhor forma possível pelo usuário. Então se você não encontrar um comando nas barras ele com certeza vai estar nos menus. A barra de menus do Edgecam possui uma peculiaridade que retrata o fluxo da forma de trabalho do mesmo. Veja abaixo: O processo que vamos trabalhar é o apresentado abaixo. Desenhar/Abrir; Passar para Manufatura; Simular o processo; Gerar o Código NC (se estiver em versão profissional).

11 Barra de Visualização: A barra de visualizações pode ser substituída pelo mouse se o usuário preferir, facilitando o uso do Edgecam. Barra Padrão: Na barra de tarefas padrão temos os comandos clássicos da maioria dos Softwares como Novo, Abrir, Salvar, Undo, Redo. Existem também comandos gerais de desenho nesta barra, como cor da camada (Layer), nome da camada ativa, borracha. Esta barra de tarefas é principalmente utilizada para selecionar o plano de trabalho explicado abaixo. Seleção dos planos de Trabalho de acordo com o tipo de máquina e posição de desenho ou usinagem. Esse campo indica o valor de Z quando esta coordenada não é especificada pelo usuário em uma inserção de dados para um perfil.

12 Seletor de Vistas: No Edgecam temos a opção de selecionar os planos de trabalho conforme explicação acima e também de selecionar a visualização de uma determinada vista conforme a imagem abaixo. Clique Planos de Trabalho e eixos de coordenadas: O Edgecam possui um indicador de qual o plano que estamos utilizando e seus eixos, ele tem o nome de CPL (Coordinate Plane). Ele pode ser visualizado no centro da área gráfica e também logo acima do Seletor de Planos. Eixo de Coordenadas Y (Verde) Eixo de Coordenadas X (Vermelho) Eixo de Coordenadas Z (Azul) Indicação do Plano de desenho

13 Janela de Camadas: Essa janela é uma das muitas que o Edgecam possui, vamos iniciar a ver alguns comandos junto com esta janela e conforme outros comandos vão aparecendo explicaremos as outras janelas pertinentes. Nessa janela podemos ver as camadas ativas e visíveis que o Edgecam possui, ele sempre é inicializado com a camada Geometria para podermos começar a trabalhar, a qualquer momento podem ser adicionadas novas camadas conforme procedimento abaixo. Clicando com o botão da direita na área branca temos uma opção chamada "Nova", selecione ela e então basta colocar um nome qualquer como linhas. Após podemos verificar que uma nova camada com o nome linha é criada e que um quadrado em vermelho fica ativo nesta nova camada indicando que esta será utilizada na construção dos próximos objetos. Também temos um Sim que indica que esta camada é visível e clicando duas vezes no sim passamos para Não e assim deixamos de visualizar os objetos pertencentes a esta camada.

14 Barra de Desenho: Abaixo vamos listar, explicar e fazer alguns exercícios com os comandos mais utilizados para construção de entidades 2D. Comando Retângulo, Polígno, Perfil Torneável, Offset e Contínuo Comando Ponto Comando Linha Comando Arco Comando para criar Bruto e Fixação O comando Linha e todos os outros que possuem uma seta ao lado do Ícone possuem mais do que um único comando em seu Ícone, vamos exemplificar no Linha e em seguida criaremos algumas linhas.

15 DESENHO PARA FRESAMENTO Desenhando entidade Linha: Inicialmente podemos desenhar linhas múltiplas (entidades), livres na tela do Edgecam, clicando em 2 pontos aleatórios com o botão da esquerda do mouse e depois clique com o botão da direita do mouse para confirmar o comando. Posteriormente vamos apagar a linha e verificar a estrutura de cursores de mouse que o Edgecam possui. Clique no ícone correspondente a borracha localizado na barra Padrão e selecione a linha clicando com o botão da esquerda e em seguida com o botão da direita do mouse para confirmar o comando. Repare que ao parar o cursor sobre a linha a mesma muda de cor e que ao clicar ela fica com uma outra cor e mais espessa. Dica: O Edgecam possui uma facilidade para que o usuário saiba qual entidade ou o que podemos fazer com cada comando através do cursor do mouse, que pode ser de 3 formas. Indica que o Indica que Indica que o usuário deve nenhum usuário deve informar uma comando está selecionar um coordenada ou ativo objeto (linha, um objeto snap arco, sólido, etc)

16 Desenhando geometrias específicas: Até o momento desenhamos somente linhas sem uma geometria específica, neste exercício vamos aprender a desenhar respeitando medidas dentro do Edgecam. O Edgecam possui o sistema de coordenadas como o de uma máquina CNC e a inserção de coordenadas é semelhante também. Para iniciar selecionaremos o comando Linha Múltipla que ao clicar no comando a Barra de Status pede o ponto de início da linha. Repare Em seguida desenharemos um quadrado com as dimensões de 100X100, iniciando o mesmo no ponto zero do Edgecam que é identificado pelo CPL onde ficam os eixos conforme já foi visto. Para iniciar a inserção de coordenadas podemos selecionar o comando Inserir Coordenadas Localizado na barra de tarefas Inserir. Ao clicar neste ícone deve aparecer esta caixa de diálogo. Clique em <<Mais para reduzir a caixa conforme figura abaixo. Digite as seguintes coordenadas e clique em OK para iniciar a construção do quadrado no zero.

17 Para completar o quadrado temos que inserir as outras coordenadas, para isso podemos utilizar um atalho para chamar o comando inserir coordenadas, basta clicar em qualquer letra do teclado válida para o Edgecam que a caixa de diálogo aparece. Essas teclas podem ser X, Y, Z, I, A, B, C, R, P, W. De agora em diante podemos completar o quadrado sem precisar do mouse somente com coordenadas digitadas no teclado. Como o Edgecam trabalha com coordenadas semelhantes a da máquina, ele também entende coordenadas modais, então não é necessário repetir todas as coordenadas sempre. Por padrão o sistema de coordenadas do Edgecam é absoluto, então para terminar o desenho estas são as coordenadas a inserir.

18 Exercício: Execute este desenho dentro do Edgecam utilizando os comandos já mencionados, Linha Múltipla e Inserir Coordenadas. Para melhor execução do desenho podemos utilizar coordenadas calculadas dentro da caixa de diálogo inserir coordenadas. Ou então utilizar coordenadas incrementais do ponto que estamos, para isso basta colocar a letra I antes da letra do eixo correspondente.

19 Salvando: Esta é a lição mais importante deste treinamento/material, SALVAR, mesmo o Edgecam tendo um auto-salvamento é extremamente importante salvar seus trabalhos para evitar perda de tempo. Para salvar é extremamente fácil e rápido, então, execute quantas vezes forem necessárias e toda conclusão de comando. Clique no Ícone do disquete na barra padrão neste momento vai abrir uma caixa de diálogo para você escolher o melhor local para salvar seu trabalho. Crie uma pasta no Desktop do computador com seu nome e salve a arquivo como Exercício1.ppf conforme figura. Pronto, já está salvo, a partir de agora é só clicar no Ícone do Disquete para salvar com o mesmo nome, sempre que possível salve seu trabalho.

20 Desenhando entidade Arco: Antes de encerrar o exercício anterior vamos adicionar alguns arcos com o comando Arco. Clique no ícone acima que se encontra na barra de desenho para abrir a seguinte caixa de diálogo. Este comando tem um recurso no raio que se chama <Inserir>, ele pode ser utilizado em outros comandos do Edgecam e possibilita o usuário selecionar um ponto na área gráfica do Edgecam para, neste caso, o raio do arco que estamos fazendo. Nesta situação sabemos o valor do Raio que é 20mm, arredondaremos as 4 extremidades da peça com a linha de 40mm. Para 2 extremidades utilizaremos estes parâmetros:

21 Clique nos pontos do meio de cada linha e confirme com o botão da direita. Segundo Clique Primeiro Clique Execute o mesmo procedimento para as 2 extremidades restantes mas com estes parâmetros: O resultado final deve ser o abaixo, para finalizar apague as 4 linhas que estão sobrando.

22 Salve novamente seu trabalho e inicie um arquivo novo. A parte de desenho do Edgecam possui outros comandos e ferramentas, porém não vamos abordar todos pois o foco deste treinamento assim como o foco do Edgecam é trabalhar com arquivos sólidos desenhados em algum CAD 3D e abertos dentro do Edgecam. Então daqui para frente só trabalharemos com arquivos sólidos, mas segue um desenho que podemos executar com o Edgecam caso tenhamos tempo.

23 Exercício 2D:

24 SÓLIDOS: Abertura: Para abrir um sólido dentro do Edgecam existem várias formas mas a mais comum e tradicional é selecionar o comando Abrir, pois o Edgecam não faz importação desses arquivos e sim a abertura do mesmo. Com isso podemos afirmar o seguinte: O Edgecam vai abrir um sólido corretamente errado se o arquivo sólido estiver desenhado errado o Edgecam vai abrir esse de forma correta. Para que isso funcione dessa forma cada cliente compra um opcional do Edgecam chamado Solid Machinist, que na verdade é uma parte de um programa CAD específico, a parte da abertura. A versão de Estudo possibilita abrir todas as extensões de CAD 3D.

25 Trabalhando: Vamos abrir o arquivo Arquivo1.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Para abrir basta executar os procedimentos acima e o resultado deve ser este: Clique no seletor de vistas, e selecione a vista isométrica. Utilize o mouse para melhor entender a peça verificando todos os seus lados.

26 Encontrando Características Para iniciarmos o trabalho em um arquivo sólido é necessário mas não obrigatório fazer o Reconhecimento de Características, com o comando Encontrar Características, na barra de Sólidos. Este comando tem a funcionalidade de dividir as características do sólido que foram criadas dentro do modelador CAD 3D, traduzindo as informações para a linguagem e utilização no Edgecam. De acordo com cada modelo teremos um determinado tipo de característica para reconhecer e assim usinar. Não é necessário executar o reconhecimento de todos os tipos de características pois isso pode prejudicar o entendimento do modelo e do que deve ser usinado. Por isso vamos trabalhar bastante com o Encontrar Características, sabendo o que queremos encontrar no modelo já podemos antecipar o processo facilitando a usinagem. Notas:

27 Tab Geral: Na tabe Geral podemos configurar os planos de análise do sólido, isso é, escolher em qual eixo o Z (eixo da ferramenta), vai estar alinhado e assim reconhecer as características para a usinagem em cada plano da peça. Caixa de diálogo A

28 Seleção do Componente: Opção que permite selecionar o sólido automaticamente; A partir do CAD: Utiliza planos que foram construídos no CAD 3D (necessário CADLink); Selecionar Face(s): Possibilita a escolha de determinadas faces no sólido onde não existem planos; Selecionar CPL: Possibilita a escolha de planos pré criados na área gráfica do Edgecam; CPLs Padrões: Utiliza somente os planos padrões do Edgecam; CPL: Possibilita escolher planos pré criados na caixa de diálogo A. Anotações: Seleção do Componente: A partir do CAD: Selecionar Face(S): Selecionar CPL: CPLs Padrões: CPL:

29 Tab Fresa: Na Tabe Fresa, podemos configurar quais características são necessárias para a usinagem e de que forma será usinada. Características no plano mais elevado: Possibilita o reconhecimento de características conforme figuras abaixo. (Marcar sempre)

30 Característica de Cobertor: Ativa o reconhecimento de capas para furos ou cavidades encontradas, para uma possível não usinagem destes furos ou cavidades, tampando-as se necessário.

31 Furos: Encontrar Todos os Furos: Encontra e cria um plano para cada furo em qualquer plano do sólido; Furação Interna: Opção para reconhecimento de furações que devem ser usinados pela face interna da cavidade. Encontrar Vertical: Opção necessária para encontrar características de furos verticais ao CPL selecionado. Encontrar Radial: Opção necessária para encontrar características de furos radiais a um eixo, este eixo pode ser selecionado pela caixa Eixo. Informações do CAD Link: Traz informações adicionadas a peça pelos softwares de CAD, por exemplo, o Passo de uma Rosca. Igualar aos Templates: Encontra furos com base em templates de furos já criados e salvos. Agrupar furos similares: Agrupa furos de diâmetro e profundidade igual, facilitando a seleção na usinagem. Diâmetro Máximo: Determina qual é o maior diâmetro de furo a ser reconhecido como tal. Exemplo, acima de 25mm de diâmetro o Edgecam deixa de encontrar furos e encontra como cavidade circular se a opção cavidade estiver selecionada. Unir Furos Concêntricos: Se desmarcado teremos furos diferentes com mesma concentricidade e se marcado teremos só um furo. Ver exemplo abaixo:

32 Fresa: Cavidade 2D: Reconhece cavidades com geometrias prismáticas que possam ser usinadas em 21/2 eixos; Contorno de Cavidade: Reconhece cavidades com geometrias prismáticas que possam ser usinadas em 21/2 eixos mas possuam inclinação de parede; Cavidade 3D: Reconhece cavidades com geometrias onde são necessários 3 eixos simultâneos para atingir o acabamento necessário; Cavidade Aberta: Cavidades com uma ou mais paredes abertas; Perfil 2D: Reconhece perfil externo com geometrias prismáticas que possam ser usinadas em 21/2 eixos; Contorno de Perfil: Reconhece perfil externo com geometrias prismáticas que possam ser usinadas em 21/2 eixos mas possuam inclinação de parede; Perfil 3D: Reconhece perfil externo com geometrias onde são necessários 3 eixos simultâneos para atingir o acabamento necessário; Fresamento Aberto: Reconhece faces planas que tenham um ou mais lados abertos como uma característica de usinagem externa; Faces Planas: Procurar: Encontra características que são faces planas; Agrupar por Nível: Cria grupos de faces pelo nível de cada uma;

33 Cavidade 2D Perfil 2D Cavidade 3D Perfil 3D Cavidade Aberta Fresamento Aberto Face Plana

34 Ajustes: Simples: Comando para cavidades que possuem ilhas, nesta opção temos as cavidades separadas das ilhas, estas são encontradas como perfil externo; Unidos: Comando para cavidades que possuem ilhas, nesta opção temos as cavidades unidas com as ilhas, estas são encontradas como parte da cavidade; Ambos: Comando para cavidades que possuem ilhas, nesta opção temos as cavidades separadas das ilhas, estas são encontradas como perfil externo e temos também as cavidades unidas com as ilhas, estas são encontradas como parte da cavidade; Notas: Características no plano mais elevado: Encontrar Todos os Furos: Característica de Cobertor: Furação Interna: Encontrar Vertical: Encontrar Radial: Diâmetro Máximo: Informações do CAD Link: Agrupar furos similares:

35 Característica no plano mais elevado: Cavidade 2D: Contorno de Cavidade: Cavidade 3D: Cavidade Aberta: Perfil 2D: Perfil de Cavidade: Perfil 3D: Fresamento Aberto: Simples: Unidos: Ambos:

36 Após Selecionar o desejado o resultado final deve ser igual a este: Para uma melhor visualização das características encontradas podemos utilizar o comando Mostrar Características na barra de visualização. Salvando: Uma dica importante é salvar seu trabalho toda vez que um comando for finalizado com sucesso, então assim que encontrarmos as características podemos salvar o arquivo. Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão neste momento vai abrir uma caixa de diálogo para você escolher o melhor local para salvar seu trabalho. Crie uma pasta no Desktop do computador com seu nome e salve a arquivo com o nome escolhido pelo Edgecam, que é o nome do arquivo sólido, Arquivo1.ppf será o seu arquivo salvo.

37 Cirando uma matéria prima: Para criarmos uma matéria prima (Bruto) devemos executar o comando Bruto/Fixação que se encontra na barra de desenho ou então via o menu Geometria>Bruto/Fixação. Clique para abrir a caixa abaixo e especificarmos os parâmetros. Configure a caixa conforme imagem onde: Bruto automático: Define que vamos analisar o sólido que esta no Edgecam e em função deste vamos definir o tamanho do Bruto; Forma: Como o nome já diz este define a forma do Bruto que com a opção automático libera somente Bloco e Cilindro; Cor/Camada/Estilo: Estas opções são para definir a cor, o estilo e o nome da camada que serão criadas as linhas deste bruto; Aumentar o Bloco: Cada campo desta opção é destinado a quantidade de material que teremos à mais em relação ao tamanho da peça. Notas:

38 Bruto automático: Forma: Cor: Camada: Estilo: X mínimo: Y mínimo: Z mínimo: X máximo: Y máximo: Z máximo:

39 O resultado final deve ser este: Salvando: Uma dica importante é salvar seu trabalho toda vez que um comando for finalizado com sucesso, então assim que encontrarmos as características podemos salvar o arquivo. Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão e pronto.

40 Praticando: Agora para praticar podemos executar estes comando em alguns outros sólidos e salvar para posteriores aplicações. Vamos abrir o arquivo Arquivo2.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

41 Vamos abrir o arquivo Arquivo3.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

42 Vamos abrir o arquivo Arquivo4.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

43 Vamos abrir o arquivo Arquivo5.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

44 Vamos abrir o arquivo Arquivo6.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

45 Vamos abrir o arquivo Arquivo7.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

46 Vamos abrir o arquivo Arquivo8.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

47 Vamos abrir o arquivo Arquivo9.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Este deve ser o resultado final. Salve o Trabalho! Notas:

48 Matéria prima não automática: Podemos também criar uma matéria prima (Bruto), de forma não automática, utilizando um perfil pré definido ou desenhado dentro do próprio Edgecam. Neste próximo exercício vamos aproveitar o perfil da peça para gerar um Bruto do tipo Fundido. Iniciamos abrindo o arquivo Arquivo10.SLDPRT, que se encontra na pasta sólidos que acompanha este treinamento/material. Podemos ver que este sólido tem um perfil bem definido, e podemos aproveitar este perfil, só que para o nosso bruto teremos 4mm à mais de parede e 1mm para cada lado na espessura. Para aproveitarmos o perfil do sólido podemos utilizar o comando Geometria, que pode ser selecionado pelo ícone na barra de sólidos ou então pelo menu Sólidos>Geometria. Neste comando o ícone já é um atalho e o menu nos permite visualizar todo o comando, por isso vamos selecionar pelo menu, abrindo a caixa de diálogo abaixo.

49 Copiar de: Arestas: Copia a aresta do sólido de forma individual; Contornos: Copia a aresta do sólido de forma única, encadeando todas as arestas tangentes; Vértice: Copia um canto, o resultado é um ponto desenhado no Edgecam; Face Torneada: Copia uma face de um cilindro, resultando em uma linha. Superfície: Transforma, copiando, uma face em uma superfície. Corpo/Silhueta das Faces: Copia as arestas limites da face selecionada ou do corpo sólido selecionado. Criar: Curvas individuais: Cada aresta será colocada em uma linha separada; Contínuas: Cada aresta será unida em um único objeto; Ambas: Criar os dois tipos anteriores. Configure a caixa conforme a imagem acima e selecione a borda do sólido como mostra a figura abaixo.

50 Temos a borda copiada e como linhas editáveis, então agora aumentaremos este perfil 4mm com o comando Offset, que esta no menu Geometria>Offset. Configure a caixa conforme figura e clique em OK. Em seguida selecione o perfil que geramos anteriormente e confirme com o botão da direita do mouse. Aparecendo a seta, clique no lado de fora e confirme com o botão da direita.

51 Este deve ser o resultado final. Agora temos a geometria 4mm maior nas laterais, temos que aumentar na espessura. Para o valor positivo em Z iremos mover o perfil criado 1mm e para o valor negativo vamos criar o bruto com 2mm a mais que a espessura. Para mover o perfil ou qualquer outra entidade dentro do Edgecam podemos utilizar o comando Mover, na barra de tarefas Editar. Configure a caixa de diálogo conforme figura.

52 Em seguida selecione o perfil e confirme com o botão da direita. Pronto o perfil já está 1mm maior em Z. Agora vamos criar o bruto. Esta será a configuração do comando Bruto/Fixação. Agora ele não será mais automático e a Forma que vamos selecionar é "Perfil", já que temos um perfil de bruto para utilizar. A profundidade será de -27 pois a peça tem 25mm de espessura e o nosso perfil esta 1mm acima do zero logo, vamos ter 1mm para cada lado em Z. Selecione todas as linhas do perfil e confirme com o botão da direita. O resultando deve ser o da imagem a seguir.

53 FRESAMENTO Manufatura Podemos começar a parte de Manufatura do Edgecam, outros recursos de desenho podem ser verificados com a versão de estudo em outra ocasião. Para iniciarmos a manufatura vamos abrir a primeira peça sólida que fizemos o arquivo Arquivo1.ppf. Após a abertura vamos passar para o ambiente de manufatura do Edgecam e o ícone para esta mudança se encontra bem a esquerda e acima na tela como mostra a figura. Clicando pela primeira vez neste ícone dentro de um arquivo do Edgecam vamos ser encaminhados a uma caixa de diálogo que permite criar a seqüência de trabalho. Nela selecionaremos alguns itens importantes para a usinagem conforme explicação abaixo.

54 Criando uma seqüência de usinagem Nome da Sequência: É o nome deste trabalho, pode ser qualquer nome para melhor entendimento do programador, podendo ser editado posteriormente; Disciplina: É qual o tipo de máquina que vamos trabalhar, Torno, Fresa ou Eletroerosão à Fio, NÃO podendo ser editado posteriormente; Aplicar Nivelamento de Velocidade: Com esta opção marcada o Edgecam faz uma verificação do limite de velocidade da máquina, inclusive calculando RPM para velocidades em m/min. Pós-processador: É a escolha de qual máquina/comando que vamos utilizar para fazer a programação, podendo ser editado posteriormente; CPL inicial: É o plano de trabalho inicial, vai definir o ponto zero peça e a orientação do eixo Z, NÃO podendo ser editado posteriormente; Gerar tolerância: É a tolerância máxima de saída de dados para este programa, podendo ser editado posteriormente; Zero máquina: É a especificação de um ponto zero máquina para simulações com ponto de troca definido por um ponto zero máquina, podendo ser editado posteriormente; Tipo de dados: É a determinação de coordenadas absolutas ou incrementais para este programa, podendo ser editado posteriormente; Notas:

55 Após configurar a caixa conforme imagem clique em OK para efetivamente entrarmos no ambiente de manufatura do Edgecam. Uma vez no ambiente de manufatura nada nos impede de voltar para desenho e corrigir ou adicionar itens. Neste ambiente temos 3 mudanças que serão importantes, a primeira é os menus que tem outros nomes e funções. Segunda modificação pertinente é a barra de Eixo Principal que contém itens opcionais para a usinagem mas de extrema importância para a construção das mesmas como o comando de gerar código NC. Por último e mais importante temos a barra de operações, é com ela que vamos realizar todas as usinagens dentro do Edgecam. Furação Faceamento Desbaste Perfilar Áreas Planas Localize o local de cada uma das barras para podermos iniciar o processo de construção das usinagens.

56 Faceamento: A primeira operação que vamos ver dentro do Edgecam é o faceamento, para isso selecione o ícone correspondente. Em seguida o Edgecam pede Selecione um perfil fechado para usinar, que aparece na barra de status. Selecione o perfil do bruto (as quatro linhas) e não o da peça já que temos o bruto para facear e não a peça final. Depois do perfil selecionado confirme com o botão da direita para abrir a seguinte caixa: Onde: Sentido de corte: Sentido do corte, Concordante, Discordante ou Otimizado; Ângulo: Sentido angular da usinagem, 0º sentido X, 90º sentido Y; %Incremento Lateral: Valor referente a porcentagem do diâmetro da ferramenta para incremento lateral das passadas; Comprimento da entrada: Valor da entrada na peça, em branco para uma entrada automática de 5mm+raio da ferramenta selecionada; Raio da Entrada: Valor de raio para entrada na peça se necessário; Aumentar o bruto: Valor da irregularidade do bruto para evitar restos no faceamento.

57 Notas: Configure a Tab Geral do faceamento conforme figura acima. Em seguida selecione a Tab Ferramentas para continuarmos a configuração da operação. Neste momento selecionaremos a ferramenta que fará o faceamento, essa ferramenta pode ser criada manualmente dentro da operação ou buscada de uma biblioteca de ferramentas, a Toolstore. Nós vamos selecionar sempre uma ferramenta da biblioteca padrão do Edgecam clicando em Encontrar.

58 Ao clicar deve aparecer a biblioteca de ferramentas, selecione a ferramenta 80.0 mm Face Mill x 90 Degree e clique em selecionar. Após esta etapa basta colocar a posição que esta ferramenta vai ter no magazine da máquina, no campo Posição coloque 1 e já podemos ir para a Tab Profundidade. Notas:

59 Na Tab profundidade é onde acertamos os detalhes referentes ao eixo Z, onde definimos profundidades e incrementos. Esse é o momento mais crítico da usinagem pois neste momentos podemos errar valores e matar a peça. Onde: Altura de segurança: É um valor em Z referente ao ponto zero que a ferramenta pode se mover para qualquer ponto da peça em segurança, sem nenhum obstáculo. Plano inicial: É o valor em Z referente ao ponto zero que indica exatamente onde a usinagem vai ocorrer. Este valor é exato não aproximado. Profundidade: É o valor em Z referente ao plano inicial que a ferramenta vai penetrar na peça, usinando a mesma. Normalmente valores negativos. Incremento de corte: É o valor de cada passada em Z para dividir a profundidade total em cortes. Notas:

60 Após configurar todos os parâmetros clique em OK e o resultado deve ser este: Salvando: Uma dica importante é salvar seu trabalho toda vez que um comando for finalizado com sucesso. Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão e pronto. Praticando: Repita o faceamento com estas ou outras configurações para praticar. Executar também no Arquivo2/3/4/5/6/7/8/9/10.

61 Desbaste: Após executarmos todos os faceamentos voltamos para a primeira peça sólida que fizemos o arquivo Arquivo1.ppf. Abra este arquivo. Em seguida vamos a segunda operação, a operação de Desbaste clicando no ícone correspondente. Ao clicar o Edgecam pede a seguinte informação na Barra de Status, Selecione a geometria para usinar, neste momento podemos selecionar linhas, superfícies, características ou o sólido inteiro. Como fizemos posteriormente o reconhecimento de características vamos selecionar a cavidade circular interna para o desbaste, conforme mostra a imagem. Clique na característica para selecionar e em seguida confirme com o botão da direita. Em seguida o Edgecam pergunta, Selecione os limites correspondentes, estes limites são para restringir uma usinagem em um determinado local, no momento não estaremos utilizando este recurso então basta confirmar com o botão da direita para a caixa de diálogo da operação de Desbaste abra conforme figura abaixo.

62 Onde: Redesbaste: Opção para desbastar somente os restos de um desbaste anterior com uma ferramenta menor do que a anterior; Sentido de corte: Sentido do corte, concordante, discordante ou otimizado; %Incremento Lateral: Valor referente a porcentagem do diâmetro da ferramenta para incremento lateral das passadas; Sobremetal: Valor da quantidade de material que deixaremos para o acabamento em uma projeção de 3 eixos (3D); Sobremetal em Z: Valor da quantidade de material que deixaremos para o acabamento somente no eixo Z; Tolerância: Tolerância para cálculo e acabamento da usinagem; Selecione o bruto: Opção para fazer usinagens externas. Desmarcada indica que faremos somente usinagem interna para geometrias 2D e 3D. Marcada indica que faremos usinagem somente externa para geometrias 2D e Marcara indica que faremos tanto usinagem interna quanto externa para geometrias 3D. Notas:

63 Na Tab Ferramentas vamos selecionar a ferramenta 12.0 mm Multi- Flute End Mill, e colocar a posição 2 para ela, conforme figura abaixo. Na Tab Profundidade temos algumas modificações com relação ao faceamento, mas essas modificações não são de nomenclatura ou especificações e sim de interpretação da peça pelo Edgecam.

64 As informações e suas explicações são as mesmas mas agora temos um diferencial no ponto de referência, como selecionamos uma característica que é oriunda do sólido e não um conjunto de linhas, o Edgecam tem informações mais inteligentes e pode utilizar. Esse ponto de referência agora é o sólido então o que muda é o seguinte: Altura de segurança: É um valor em Z referente ao ponto mais alto do sólido onde a ferramenta pode se mover para qualquer ponto da peça em segurança, sem nenhum obstáculo. Plano inicial: É o valor em Z referente ao ponto mais alto do sólido que indica exatamente onde a usinagem vai ocorrer. Este valor é exato não aproximado. Profundidade: É o valor em Z referente ao ponto mais baixo do sólido ou de uma cavidade usinada que a ferramenta vai penetrar na peça, usinando a mesma. Incremento de corte: É o valor de cada passada em Z para dividir a profundidade total me cortes. Usar Subrotinas: Opção para uso de subrotina da máquina para incrementos em Z. Nas imagens abaixo fica clara as diferenças: Altura de Segurança 2D Altura de Segurança 3D Plano Inicial 2D Plano Inicial 3D Profundidade 2D Profundidade 3D

65 Com esta sistemática fica impossível matar a peça se a usinagem for sobre um sólido ou uma característica. Após a conclusão dos dados clique em OK para ter este resultado: Salvando: Uma dica importante é salvar seu trabalho toda vez que um comando for finalizado com sucesso. Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão e pronto. Simulação: Agora é um bom momento para simularmos a peça, sempre salve antes de simular. Para isso vamos clicar no ícone do simulador do Edgecam. Ao clicar no ícone o programa Simulator é aberto conforme figura abaixo:

66 O simulador do Edgecam é como um aparelho de DVD, clicando no Play iniciamos a simulação e no Stop paramos a simulação. Clicando no "relógio" pode-se controlar a velocidade da simulação. Pratique um pouco e depois feche o simulador voltando para o Edgecam.

67 Em seguida vamos abrir o arquivo2.ppf para executarmos um desbaste externo e interno sobre todo o sólido. Desbaste: Execute novamente o desbaste só que agora nesta segunda peça. Ao clicar o Edgecam pede, Selecione a geometria para usinar, neste momento vamos selecionar todo o sólido ao invés das características, conforme mostra a imagem.

68 Em seguida confirme com o botão da direita, e novamente não selecionaremos limites, confirmando novamente. Agora selecionaremos na Tab Geral a opção Selecione bruto conforme indica a figura. Na Tab Ferramentas selecione a ferramenta 20.0 mm Multi-Flute End Mill e coloque a posição 2. Na Tab Profundidade mantenha os dados anteriores, ajustando somente o incremento de corte para 5mm. Repare que o Edgecam já traz os últimos dados informados para poupar tempo quando as usinagens são repetitivas. Por último clique em OK. Ao finalizar a operação, o Edgecam vai pedir mais uma informação que é Selecione o Bruto, neste momento selecionaremos o perfil retangular que criamos como bruto para que o Edgecam faça a usinagem entre a peça sólida e o bruto, evitando usinagens desnecessárias e possibilitando entradas fora da peça. Verifique a figura:

69 O resultado final deve ser este: Salve o arquivo e execute a simulação. Praticando: Repita o desbaste com as configurações que melhor se apliquem e com as ferramentas que tenham um resultado melhor para praticar. Executar também no Arquivo3/4/5/6/7/8/9/10.

70 Perfilar: Após executarmos todos os desbaste voltamos para a primeira peça sólida que fizemos Arquivo1.ppf. Abra este arquivo. Em seguida vamos a terceira operação, a operação de Perfilar clicando no ícone correspondente. A Operação de Perfilar é utilizada para acabamento de paredes, sendo elas 90 graus ou inclinadas ou até mesmo de forma livre (Freeform). Ao clicar o Edgecam pede a seguinte informação na Barra de Status, Selecione o(s) perfil(s), neste momento podemos selecionar linhas, superfícies, características ou o sólido inteiro. No caso do Perfilar, se selecionarmos o sólido inteiro o Edgecam vai usinar todas as paredes internas e/ou externas. Se selecionarmos as características podemos separar as usinagens, mas para múltiplas características todas devem ser de mesmo tipo, ter mesmo plano inicial e mesma profundidade. Desta vez vamos pegar o sólido diretamente, como mostra a figura. Em seguida confirme com o botão da direita, e como não usaremos limites confirme novamente.

71 Ao confirmar esta caixa deve abrir: Onde: Sentido de corte: Tolerância: Tolerância para cálculo e acabamento da usinagem; Sobremetal: Valor da quantidade de material para deixar em uma projeção de 3 eixos (3D); Sobremetal em Z: Valor da quantidade de material para deixar somente no eixo Z; Sobremetal em XY: Valor da quantidade de material para deixar nas parede XY; Compensação: Tipo de compensação a utilizar; Nenhum: Compensação direto no caminho de ferramenta, de acordo com o raio da ferramenta. Linha de centro: Compensação em função do raio programado no Edgecam juntamente com o código de compensação automática da máquina (G41/G42). Geometria: Compensação somente com o código de compensação automática da máquina, onde deve-se cadastrar o raio da ferramenta na mesma. Raio de entrada: Valor de raio para entrada na peça se necessário; Na Tab Ferramentas selecione a ferramenta 10.0 mm Multi-Flute End Mill e selecione a posição 3 para ela. Na Tab Profundidade coloque um incremento de corte de 5mm. A opção Altura de crista, indica a altura máxima de crista para paredes inclinadas garantindo um melhor acabamento junto com uma máxima otimização de programa.

72 O resultando final deve ser este: Salve o arquivo e execute a simulação. Praticando: Repita o perfilar com as configurações que melhor se apliquem a cada peça, sólido ou característica e com as ferramentas que tenham um resultado melhor para praticar. Executar também no Arquivo2/3/4/5/6/7/8/9/10.

73 Áreas Planas: Depois de executar o acabamento de parede, vamos acabar as áreas planas (Fundo), utilizando a Operação Áreas Planas. Em seguida o Edgecam pede Selecione a geometria para usinar que aparece na barra de status. Selecione a característica de Cavidade 2D. Em seguida confirme com o botão da direita, e como não usaremos limites confirme novamente. Depois da geometria selecionada esta caixa deve abrir: Onde: Sentido de corte: Sentido do corte, concordante, discordante ou otimizado; %Incremento Lateral: Valor referente a porcentagem do diâmetro da ferramenta para incremento lateral das passadas; Manter distância: Valor do abastamento da parede que já está acabada; Tolerância: Valor da tolerância para acabamento; Raio da Entrada: Valor de raio para entrada na peça se necessário; Notas: Configure a Tab Geral da Áreas Planas conforme figura acima.

74 Na Tab Ferramentas selecione a ferramenta 10.0 mm Multi-Flute End Mill e selecione a posição 3 para ela. Na Tab Profundidade mantenha os dados. O resultando final deve ser este: Salve o arquivo e execute a simulação. Praticando: Repita áreas planas com as configurações que melhor se apliquem a cada peça, e com as ferramentas que tenham um resultado melhor para praticar. Executar também nos arquivos que sejam necessários.

75 Furação: Para executarmos a operação de furação teremos que abrir um arquivo que possua essa característica previamente encontrada. Esse arquivo e o Arquivo8.ppf, esse arquivo já foi trabalhado anteriormente como prática, mas se não foi executada nenhuma usinagem, pelo menos as características do Arquivo8.sldprt, devem ter sido encontradas para darmos continuidade ao exercício. Com o arquivo aberto vamos então executar a nossa última Operação, a Operação de Furação através do ícone a seguir. Ao clicar no ícone o Edgecam pede a seguinte informação na Barra de Status, Selecione os pontos, neste momento podemos somente selecionar pontos criados no Edgecam ou importados de um outro CAD 2D e características de furação reconhecidas pelo Edgecam. Como estamos trabalhando com sólidos a única maneira de selecionar furos é desta última. Selecione um dos furos clicando no seu centro e todos os furos iguais a ele também serão selecionados, facilitando a programação. Veja figura: Clique e confirme com o botão da direita para abrir configuração da operação:

76 Onde: Altura de segurança: É um valor em Z referente ao ponto mais alto do sólido ou, neste caso, ao ponto mais alto da característica, onde a ferramenta pode se mover para qualquer ponto da peça em segurança, sem nenhum obstáculo. Associativo à: É a referencia para a altura de segurança, Modelo=Sólido ou Característica=Característica. Retração: É o valor de inicio do movimento de avanço programado (G1), acima do plano inicial. Nível: É o valor em Z referente ao ponto mais alto da característica que indica exatamente onde a usinagem vai ocorrer. Este valor é exato não aproximado. Terminação: Indica o tipo de finalização do furo, Cego ou Passante, neste último o Edgecam adiciona uma pequena medida na profundidade. Otimizar caminho: É a forma com que a broca se movimenta de um furo para outro quando isso for necessário. Veja as ilustrações na Operação para melhor entendimento e anote suas conclusões. Tipo de Velocidade: Tipo de avanço para a furação, normalmente fresamento por minuto e torneamento por revolução. Usar Zeramento de Indexação Atual: Marcado mantém o mesmo CPL para todos os furos. Tipo de Altura de Segurança: Utilizado para definir um plano de segurança para movimentos angulares entre um furo e outro.

77 Notas: Em seguida clique na Tab Centro/Marcação para iniciarmos as configurações de ciclos de furação. Esta é responsável pela furação de centro que irá guiar o restante dos furos.

78 Onde: Estratégia: É onde configuramos o tipo de furação que iremos executar, Nenhum, broca de centro ou furo de centro. Nenhum é para não executarmos furo guia. Broca de Centro Furo de Centro Profundidade: Especifica a profundidade de penetração para opção de Estratégia Broca de Centro. Diâmetro: Especifica a profundidade de penetração para opção de Estratégia Furo de Centro. Ferramentas: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Clicando em procurar encontramos a seguinte broca no banco de ferramentas BS N0.4 Centre Drill selecione ela e configure conforme a figura. Notas:

79 Continuando vamos para a Tab Preparação. Reparem que nesta Tab o Edgecam já reconhece que não existe nenhum tipo de preparação nesta característica então não será necessário nenhuma configuração. Se for de interesse adicionar alguma preparação podemos manualmente informar qual preparação gostaríamos de ter. Onde: Estratégia: É o tipo de preparação que vamos executar. Nenhuma Preparação: Não executaremos preparação; Escareado: A preparação é um chanfro no furo; Rebaixo: A preparação é um rebaixo de fundo reto e diâmetro maior que o do furo; Profundidade da característica: Indica a profundidade encontrada na característica sendo esta a profundidade do ciclo. Profundidade: Indica o quanto a mais queremos de profundidade para sólidos ou qual é a profundidade efetiva para pontos 2D. Diâmetro: Indica o diâmetro da característica. Ângulo: Ângulo do escareado. Tempo de espera: Tempo de permanência na profundidade final da preparação.

80 Depois do desbaste: Opção que indica que desejamos executar a preparação depois da furação principal, marque para depois e desmarque para antes. Ferramentas: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Clicando em procurar encontramos ferramentas de acordo com a característica da preparação. Notas: Seguindo, clicamos na Tab Desbaste, é aqui que vamos efetivamente executar a furação.

81 Onde: Estratégia: É o tipo de furação que vamos executar. Sem Desbaste: Não executaremos furação; Broca: Faremos a furação de uma única vez, uma entrada e uma saída; Quebra de Cavaco:Faremos a furação em vários passes mas sem retornar até a altura de retração; Furação Pica-Pau: Semelhante a quebra cavacos mas em cada incremento a broca sobe até a retração ou Altura de segurança para eliminar os cavacos; Profundidade da característica: Indica a profundidade encontrada na característica sendo esta a profundidade do ciclo. Profundidade: Indica o quanto a mais queremos de profundidade para sólidos ou qual é a profundidade efetiva para pontos 2D. Diâmetro: Indica o diâmetro da característica. Tempo de espera: Tempo de permanência na profundidade final da furação. Incremento de corte: Valor para incremento quando estamos utilizando as estratégias quebra cavaco ou Pica-Pau. Distância de Segurança: Indica o valor de retorno para cada incremento incremental da última profundidade, para estratégia quebra cavaco. Usinagem: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Clicando em procurar o Edgecam já filtra somente brocas que possam executar este furo em função do seu diâmetro. Encontre a seguinte broca no banco de ferramentas 10.0 mm Jobber Drill selecione ela e configure conforme a figura. Notas: Finalizando visualizaremos a Tab Acabamento, esta responsável pelos acabamentos dos furos.

82 Onde: Estratégia: É o tipo de acabamento que vamos executar. Sem Acabamento: Não executaremos Acabamento; Macho: O acabamento deste furo possui uma rosca; Alargador: O acabamento deste furo possui uma precisão alta necessitando Ferramenta de Alargador; Mandrilamento: O acabamento deste furo possui uma precisão alta mas não tem bitola que possa utilizar uma Ferramenta de Alargador, necessitando uma Barra de Mandrilar (Bailarina / Romicron / Etc); Tipo de rosca: Indica se a rosca será executada com mandril compensador ou com compensação na máquina. Profundidade da característica de: Indica a profundidade encontrada na característica do desbaste anterior, para utilizar como referência. Profundidade da característica: Indica a profundidade encontrada na característica sendo esta a profundidade do ciclo. Profundidade: Indica o quanto a mais queremos de profundidade para sólidos ou qual é a profundidade efetiva para pontos 2D. Profundidade total: A profundidade do acabamento será a mesma do desbaste. Tempo de espera: Tempo de permanência na profundidade final da furação.

83 Passo: Valor do passo da rosca. Lado da rosca: Indica se a rosca será direita ou esquerda. Unidades: Indica se a rosca é em milímetros ou em polegadas. Ferramentas: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Notas: Após configuradas as caixas, clique em OK para executarmos todos os furos e terminarmos esse comando. Salve o arquivo e execute a simulação. Praticando: Repita o perfilar com as configurações que melhor se apliquem a cada peça, sólido ou característica e com as ferramentas que tenham um resultado melhor para praticar. Executar também no Arquivo9.ppf.

84 Gerando Código NC e Folha de Processo: Finalizado nosso trabalho podemos simultaneamente gerar o código NC e a Folha de Processo que vai auxiliar na manufatura. Se estiver trabalhando com uma versão de estudo esses dois últimos comandos do Edgecam não estarão disponíveis. Escolha um dos exercícios que fizemos ao longo do nosso trabalho e abra este dentro do Edgecam. Em seguida passe para o ambiente de manufatura. Uma vez neste ambiente, na barra eixo principal, deve existir um ícone que parece um pergaminho com as letras NC e um disquete. Clique neste ícone para abrir a seguinte caixa de diálogo: Onde: Nome do CNC: É o nome e local que vamos salvar o arquivo NC. Podemos marca a opção Utilizar nome do Arquivo, para utilizarmos o mesmo nome e local do arquivo ppf para salvarmos o arquivo NC. Nome do Trabalho: É o nome da folha de processo, o local não é necessário selecionar, já é automático. Coloque Clássico, como a figura.

85 Em seguida clique em OK que o código será gerado assim como a folha de processo. Assim que o código for gerado o Edgecam automaticamente vai abrir o seu editor de texto com o NC desta peça aberto para verificações. A folha de processo não abre automaticamente assim teremos que buscar sua visualização. Clique no Menu Iniciar>Programas>Edgecam 2013 R1>Bibliotecas de Ferramentas>Gerenciador de Trabalhos. Na tela do Internet Explorer que abrir, clique em Moust Recent e no processo Clássico para ver o seu processo. Assim que estiver tudo terminado feche todos os programas, inclusive o Edgecam salvando se necessário.

86 TORNEAMENTO Interface: Neste momento passaremos a trabalhar com o Edgecam para Torneamento, para isso vamos utilizar a interface Padrão de Torno em milímetros conforme procedimento abaixo: Selecione o Menu Opções>Selecionar Padrões Em seguida configure a caixa conforme figura abaixo. Clique em OK e pronto, já estamos com o Padrão do Edgecam para trabalhar com peças de torneamento. Para voltar ao fresamento basta executar os mesmos passos e selecionar mill_mm.dft, no campo nome.

87 Reparem que ao selecionar esse padrão o Edgecam altera os eixo de trabalho do CPL, ficando agora com somente 2 eixos X e Z, como realmente é o plano de trabalho de um torno. Desenho para Torneamento: O procedimento para executarmos o desenho de torneamento é o mesmo do já visto para fresamento, com apenas algumas diferenças para facilitar o trabalho neste tipo de máquina. Podemos perceber que no canto inferior direito da barra de Status do Edgecam possuímos 3 informações, são elas: DIA: Indica que as coordenadas informadas em X sejam em diâmetro, como normalmente é em um Torno; ZX:Informa o plano de coordenadas que estamos utilizando, neste caso ZX e não XY que seria fresamento; MM: Indica que as coordenadas são em milímetros e não em polegadas; Para praticar e nos acostumar com essa interface vamos fazer um desenho de um eixo simples utilizando uma Linha Múltipla. Coloquem as seguintes coordenadas: X0Z0 OK X50 OK Z-50 OK IX30IZ-30 OK IZ-20 OK X0 OK Z0 OK Confirme o comando com o botão da direita, o resultado deve ser este:

88 Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão e coloque o nome Arquivo0.ppf.

89 Exercício 2D: Para pratica assim como foi feito em fresamento temos um desenho para torneamento.

90 SÓLIDOS PARA TORNEAMENTO Abertura: A forma de abrir sólidos no Edgecam para torneamento é a mesma que já aprendemos em fresamento, então vamos abrir o arquivo Arquivo1.sldprt que se encontra na pasta Sólidos Turn que acompanha este Treinamento/Material. Um detalhe importante a ser comentado é que selecionando o padrão para torneamento, ao abrir o arquivo sólido o Edgecam alinha automaticamente a peça para que esta seja executada em um torno, mesmo sendo construída no plano XY ela se alinha ao Plano ZX. Este deve ser o resultado, e agora esta será a melhor vista para trabalharmos em Torneamento.

91 Encontrando Características Para iniciarmos o trabalho em um arquivo sólido é necessário e no caso de torneamento, obrigatório, realizar o Reconhecimento de Características, com o comando Encontrar Características, na barra de Sólidos. Este comando tem a funcionalidade de transformar o perfil do sólido em um perfil que possa ser utilizado pelo Edgecam na programação. De acordo com cada modelo teremos um determinado tipo de característica para reconhecer e assim usinar. Não é necessário executar o reconhecimento de todos os tipos de características pois isso pode prejudicar o entendimento do modelo e do que deve ser usinado. Por isso vamos trabalhar bastante com o Encontrar Características, sabendo o que queremos encontrar no modelo já podemos antecipar o processo facilitando a usinagem. Notas:

92 Tab Geral: Na tabe Geral só é necessário selecionar a opção Encontrar Características de Torneamento, visto que fresamento não nos interessa e esta peça será feita com um torno simples sem ferramenta acionada. Notas:

93 Tab Tormeamento: Na Tab Torneamento só vamos utilizar os 3 itens selecionados, e cada uma das peças terá suas características reconhecida de acordo com o necessário. Onde: Procurar Características de Torneamento: Faz o reconhecimento de características que podem ser usinadas com uma ferramenta do tipo Externo, ou seja, todo perfil externo da peça; Procurar Carac. Torneamento Interno: Faz o reconhecimento de características que podem ser usinadas com uma ferramenta do tipo Interno, ou seja, todo perfil interno da peça; (Se houver). Procurar Canais: Faz o reconhecimento de canais na peça, internos, externos ou na face, dependendo do conjunto de seleção;

94 Envolver Completamente: Faz o reconhecimento de todo o perfil da peça inteiramente, incluindo a linha central; Procurar Roscas: Faz o reconhecimento das características de roscas cosméticas criadas dentro do Edgecam Part Modeler; Procurar Características de Face Frontal: Faz o reconhecimento das características na face frontal da peça; Procurar Características de Face Traseira: Faz o reconhecimento das características na face traseira da peça; Torneamento: Min X: O perfil inicia no menos ponto em X da face do sólido Notas: Iniciar na Face: Linha de Centro: O perfil inicia no X zero na face do sólido Max X: O perfil inicia no maior ponto em X da face do sólido Min X: Max X: Linha de Centro:

95 Marcar Início Traseiro: Corresponde ao início da característica de torneamento traseira. As opções disponíveis seguem a mesma ideologia do início frontal (Veja acima) Notas: Nenhum: Perfil gerado inteiramente pelo lado Frontal, sem divisões. Inicio Max X: Fim Max X: Terminação Z:

96 Acabar Face Frontal/Traseira: Ponto em que a característica de Faceamento é finalizada. No centro da peça ou no menor diâmetro da face. Min X Linha de Centro Opções de Torneamento Interno: Min X: Perfil inicia no menor ponto X da face do sólido Max X: Perfil inicia no maior ponto X da face do sólido Notas: Iniciar na Face: Min X: Max X:

97 Notas: Setar Final: Nenhum: Perfil gerado inteiramente pelo lado Frontal, sem divisões. Inicio Min X: Fim Min X: Terminação Z: Diâmetro Mínimo:

98 Notas: Furação Cega acaba no ângulo da Broca: Marcado elimina o ângulo da ponta da broca na característica, desmarcado inclui o ângulo da ponta da broca. Remover a Linha de Centro da Furação: Previne que seja encontrado um furo no centro que coincida com um perfil de mandrilar. Só é possível habilitar quando estamos utilizando reconhecimentos de furos também. Incluir Canais Internos: Quando marcado os canais internos serão incluídos no perfil de mandrilamento interno.

99 Canais: Largura Máxima: Maior largura para canais Profundidade Mínima: Menor profundidade para canais Notas: Largura Máxima: Profundidade Mínima:

100 Tab Mostrar: perfil. Na tabe mostrar apenas coloque uma cor mais visível que a cinza para o

101 Mantenha a seleção como mostra a primeira caixa desta parte como padrão e clique em OK. O resultado deve ser este abaixo: Apenas duas característica foram encontradas em todo o perfil externo da peça, já que está peça não possui usinagens internas e canais. Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo1.ppf.

102 Criando o Bruto/Matéria Prima: Para criarmos uma matéria prima (Bruto) devemos executar o comando Bruto/Fixação que se encontra na barra de desenho ou então via o menu Geometria>Bruto/Fixação. Como já foi visto em Fresamento Clique para abrir a caixa abaixo e especifique os seguintes parâmetros. Clique em OK para criar o Bruto. O bruto em torneamento é fundamental para podermos programar praticamente todas as operações, pois ele vai informar o ponto inicial das usinagens. Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo1.ppf.

103 Praticando: Execute os mesmos passos para o Arquivo2.sldprt. Alinhamento de Peças: Assim que terminarmos o arquivo acima, vamos abrir o sólido Arquivo3.sldprt, rotacionando a peça podemos perceber que ela está com sua posição inicial de usinagem invertida. Para alinharmos a peça temos um comando muito fácil e simples de utilizar, o Alinhar Peça para Torneamento, selecione esse comando na barra sólidos. Assim que selecionarmos esse comando as seguintes informação são pedidas na barra de status. Onde: Selecione a face para definir o eixo de rotação (ou retorno): Seleção de uma face cilíndrica que ficará alinhada ao eixo Z, clicando repetidamente na mesma face o Edgecam inverte 180º o sólido. Clique no diâmetro externo e confirme para o próximo passo; Selecionar a face para definir o plano de origem (ou retorno): Seleção de uma face plana para definir o zero em Z. Clique na face frontal do interno e confirme para o próximo passo; Selecione a face para definir a orientação C (ou retorno): Seleção de um plano para orientação em C caso a máquina tenha ferramenta acionada e ou a peça necessite desta orientação. Apenas confirme para encerrar o comando.

104 Este deve ser o resultado em uma vista isométrica. Após faça o reconhecimento de características e crie o Bruto. Sempre que necessário faça o alinhamento da peça. Praticando: Abra o arquivo Arquivo4.sldprt, e faça os procedimentos necessários. Abra o arquivo Arquivo5.sldprt, e faça os procedimentos necessários, e ao encontrar as características coloque 50 no campo Largura Máxima, para canais. Abra o arquivo Arquivo6.sldprt, e faça os procedimentos necessários. Abra o arquivo Arquivo7.sldprt, e faça os procedimentos necessários. Abra o arquivo Arquivo8.sldprt, e faça os procedimentos necessários, volte o campo Largura Máxima para 10. Abra o arquivo Arquivo9.sldprt, e faça os procedimentos necessários. Abra o arquivo Arquivo10.sldprt, e faça os procedimentos necessários. Nesta peça vamos trabalhar somente com o reconhecimento de características para torneamento, então desmarque a opção Canais e Mandrilamento. Como vai ser necessário virar a peça para acabá-la vamos selecionar a opção Terminação Z, no Setar final, com um valor de -100.

105 TORNEAMENTO: Manufatura: Manufatura Após concluir todos os Exercícios podemos começar a parte de Manufatura do Edgecam. Para iniciarmos a manufatura vamos abrir a primeira peça sólida que fizemos o arquivo Arquivo1.ppf. Após a abertura vamos passar para o ambiente de manufatura do Edgecam, o ícone para isso se encontra bem a esquerda e acima na tela como mostra a figura. Clicando pela primeira vez neste ícone dentro de um arquivo do Edgecam vamos ser encaminhados a uma caixa de diálogo que permite criar a seqüência de trabalho, nela selecionaremos alguns itens importantes para a usinagem conforme explicação abaixo.

106 Criando uma Sequência de Usinagem: Os dados já foram vistos anteriormente em fresamento, as modificações são que agora temos a disciplina de Torneamento o pós é o Training Lathe.tcp e o CPL inicial é torneamento. Ainda temos mais uma importante configuração, que é referente a matéria prima da peça que será levada em conta para a usinagem no Edgecam, facilitando a programação. Essa configuração esta localizada na Tab Configurações dos eixos de rotação, como mostra a figura abaixo: A configuração de Bruto Inicial deve ser Automático, isso faz com que o Edgecam utilize o bruto atual no cálculo da usinagem.

107 Interface: Assim como em fresamento a interface do Edgecam permanece praticamente a mesma, chamando atenção para a barra de Operações que vamos utilizar para fazermos a programação utilizando os seguintes ícones. Operação de Furação Operação de Torneamento Simples Operação de Desbaste de Torneamento Operação de Acabamento de Torneamento Operação de Roscar Operação de Canal Operação de Sangrar

108 Faceamento: Selecione o ícone para iniciarmos a Operação de Torneamento Simples. Para executarmos esta operação não é necessário ter o perfil da face, somente com pontos conseguimos guiar nossa usinagem. Ao clicar a operação é iniciada pedindo as seguintes informações na barra de status: Selecione o ponto inicial do ciclo: Esse ponto é o ponto inicial da nossa usinagem em X e Z, normalmente para o faceamento gostaríamos de ter um ponto um pouco afastado do bruto em X e exatamente o Z do bruto. Como não sabemos qual é o diâmetro da peça nem do bruto podemos aproveitar essas medidas com o sub-comando Inserir Referencia. Selecionamos esse comando e clicamos em um ponto próximo ao canto superior direito do Bruto: Deve abrir a caixa abaixo, então basta colocar o valor de X2 em relação ao ponto clicado e Z0 também relacionada ao ponto

109 Selecione o ponto de destino: Esse ponto é o ponto final do nosso faceamento, normalmente e podemos estipular como padrão as seguintes coordenadas, X-2 e Z0, mas essas coordenadas serão em função do zero peça. Para essa operação funcionar corretamente deve-se levar em função a seguinte regra: X inicial tem que ser diferente de X final; Z inicial também tem que ser diferente do Z final; Ao informar os dois pontos a caixa da Operação de faceamento será aberto. Onde: Ciclo de máquina: Marcando esta opção teremos o faceamento gerado com ciclo fixo da máquina; Somente usinagem de desbaste: Caminho de ferramenta não efetua a remoção de cristas entre um passe e outro.

110 Direção de Corte: Define em que sentido faremos o corte de material e em qual sentido teremos o incremento deste corte. Incremento de corte: É o valor de incremento entre cada passada, valor de remoção de material; Tab Ferramentas: Todos os campos são referentes a ferramenta, assim como no fresamento vamos procurar uma ferramenta na biblioteca, clique em Encontrar e selecione a ferramenta PCLNL-2525-M Rad General colocando a mesma na posição 1. CSS: CSS é a sigla para constant surface speed que significa velocidade constante em função da superfície. Marcando esta opção teremos um programa com velocidade em metros/minuto (G96, rotação variada em função do diâmetro da peça) desmarcando teremos RPM (G97, rotação fixa);

111 Após fazer as configurações podemos clicar em OK e o resultado deve ser este: Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo1.ppf. Simulação: Agora é um bom momento para simularmos a peça, sempre salve antes de simular. Para isso vamos clicar no ícone do simulador do Edgecam.

112 Desbaste de Torneamento: Nossa próxima Operação é a de Desbaste de Torneamento, esse é uma operação mais simplificada, pois temos o perfil que desejamos usinar. Com este comando é possível também executar o faceamento, para isso será necessário encontrar o perfil da face no reconhecimento de características. Selecione o ícone a seguir para iniciarmos essa Operação: Ao clicar a operação é iniciada pedindo as seguintes informações na barra de status: Selecione o perfil de torneamento: Selecione o perfil (característica), da peça onde é desejado o torneamento, de preferência selecione em um ponto próximo ao lado de início da usinagem. Confirme para continuarmos; Selecione o novo ponto de início da corrente do perfil: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. Se estiver correto basta confirmar; Selecione ponto inicial/final para alterar: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta ou na estrela e arraste a mesma. Se estiver correto basta confirmar;

113 Não será necessário selecionar o ponto inicial da usinagem pois ao selecionarmos o Bruto como Auto, quando passamos para manufatura, o Edgecam entende onde ele deve começar a usinagem. Tab Geral: Ao confirmar teremos essa caixa: Onde: Ciclo de máquina: Marcando esta opção teremos o desbaste gerado com ciclo fixo da máquina; Compensação: Nenhum será o raio da ferramenta compensado no caminho programado, Espaçamento Controlado será o raio da ferramenta compensado pela máquina e Pathcomp será o raio compensado no caminho mas as duas últimas opções só são válidas com ciclo máquina ativo. Ignorar cortes negativos: Desconsidera cortes enterrando na peça (canais) Sobremetal em Z e X: Quantidade de material deixado para acabamento. Incremento de corte: Quantidade de material removido por passada.

114 Usar Bruto Atual: Essa opção deve estar marcada para que o Edgecam utilize o bruto em pontos de referências para a usinagem. Extensão do Perfil: É o quanto gostaríamos de estender ou recuar o inicio ou o final da nossa usinagem Tab Ferramenta: Onde: Ferramentas: Todos os campos são referentes a ferramenta, como anteriormente, vamos procurar uma ferramenta na biblioteca. Clique em Encontrar e selecione a ferramenta PCLNL-2525-M Rad General colocando a mesma na posição 1. CSS: Utiliza velocidade de corte constante ao centro ou não.

115 Acabamento de Torneamento: Nossa próxima Operação é a de Acabamento de Torneamento, esse é uma operação mais simplificada, pois temos o perfil que desejamos usinar. Selecione o ícone a seguir para iniciarmos essa Operação: Ao clicar a operação é iniciada pedindo as seguintes informações na barra de status: Selecione o perfil de torneamento: Selecione o perfil (característica), da peça onde é desejado o torneamento, de preferência selecione em um ponto próximo ao lado de início da usinagem. Confirme para continuarmos; Selecione o novo ponto de início da corrente do perfil: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. Se estiver correto basta confirmar; Selecione a ponto inicial/final para alterar: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta ou na estrela e arraste a mesma. Se estiver correto basta confirmar;

116 Tab Geral: Ao confirmar teremos essa caixa: Onde: Todas as configurações são as mesmas já vistas anteriormente na operação de Desbaste. Basta configurar conforme a imagem.

117 Tab Ferramenta: Onde: Ferramenta: Todos os campos são referentes a ferramenta, como anteriormente vamos procurar uma ferramenta na biblioteca, clique em Encontrar e selecione a ferramenta SVLBL-2525-K Finish colocando a mesma na posição 2. CSS: Utiliza velocidade de corte constante ao centro ou não. Ao finalizar as configurações clique em OK para obter o seguinte resultado e estar com a peça completa:

118 Após executar esses passos vamos atualizar a matéria prima (Bruto), para gerar caminhos de ferramenta mais otimizados e visualizar melhor o andamento da programação. Vá no menu Funções-M e clique no comando Atualizar Bruto, na tela aberta clique em OK. Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo1.ppf. Simulação: Agora é um bom momento para simularmos a peça, sempre salve antes de simular. Para isso vamos clicar no ícone do simulador do Edgecam.

119 Praticando: Execute os mesmos passos para o Arquivo2.sldprt. Criando uma seqüência de trabalho, um faceamento e um torneamento. Execute os mesmos passos para o Arquivo3.sldprt. Criando uma seqüência de trabalho, um faceamento e um torneamento externo. Para executarmos a o torneamento interno serão necessárias algumas alterações, mas a Operação é a mesma do Externo, somente adicionando uma furação conforme instruções à seguir: Furação: No ambiente de desenho (CAD), construa um ponto com coordenadas X0 e Z0. No ambiente de manufatura (CAM) selecione o ícone a seguir para a furação: Selecione o ponto criado anteriormente, que esta no centro, como ponto para furação: Em seguida confirme para entrar na caixa de diálogo da Operação de Furação. Repare que essa Operação é exatamente igual a de Furação em Fresamento, então basta selecionar a broca 16.0 mm Jobber Drill, com uma profundidade de -82 e a posição 3.

120 Após executar a furação é fundamental atualizar a matéria prima (Bruto), para gerar caminhos de ferramenta levando a furação em conta. Vá no menu Funções-M e clique no comando Atualizar Bruto, na tela aberta clique em OK. Torneamento Interno: Para executar o Desbaste e Acabamento interno vamos utilizar as mesmas Operações do Desbaste e Acabamento Externo. Operação de Desbaste de Torneamento. Desbaste de Torneamento Acabamento de Torneamento No Desbaste selecionaremos o perfil interno com atenção ao sentido da usinagem. Selecione a ferramenta A10.4 TNR BORING BAR 13 MM MIN BORE e coloque na posição 4. No Acabamento selecionaremos o perfil interno assim como no Desbaste com o mesmo cuidado com relação ao sentido da usinagem. Selecione a opção usar ferramenta atual. Conclua a usinagem.

121 Após executar o interno é interessante atualizar a matéria prima (Bruto), para gerar caminhos de ferramenta em função da peça já usinada. Vá no menu Funções-M e clique no comando Atualizar Bruto, na tela aberta clique em OK. Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo3.ppf. Simulação: Agora é um bom momento para simularmos a peça, sempre salve antes de simular. Para isso vamos clicar no ícone do simulador do Edgecam. Praticando: Execute os mesmos passos para o Arquivo4.sldprt. Criando uma seqüência de trabalho, um faceamento, torneamento externo, furação e torneamento interno, descobrindo qual o diâmetro necessário para broca e executando o canal conforme procedimentos abaixo.

122 Execute os mesmos passos para o Arquivo5.sldprt. Criando uma seqüência de trabalho, um faceamento e um torneamento. Neste arquivo, assim como no anterior, temos uma nova operação para ser criada, Operação de Canal, abaixo segue os passos para criarmos essa Operação. Canal Desbaste: Selecione o ícone a seguir, no menu Operações, para iniciarmos a operação de Desbaste de Canal: Ao clicar a operação é iniciada pedindo as seguintes informações na barra de status: Selecione o perfil de torneamento: Selecione o perfil do primeiro canal e confirme para continuarmos;

123 Selecione o bruto ou o ponto inicial do ciclo: Podemos clicar em um ponto próximo do desejado, como a figura mostra. Ao clicar entrarmos automaticamente na caixa de diálogo da Operação. Clique Tab Geral:

124 Onde: Tipo de Ciclo: % Incremento Lateral: Valor do incremento lateral em % da largura do Bedame; Sobremetal em Z: Valor de material deixado em Z para o acabamento; Sobremetal em X: Valor de material deixado em X para o acabamento; Num. voltas no final: Quantas revoluções o bedame deve ficar no fundo do canal em cada incremento; Extensão do perfil: Já é de conhecimento. Tab Pica-pau:

125 Onde: Incremento do pica-pau: Incremento de cada penetração. Cruzar Passo: Utiliza incremento lateral acabando a lateral antes de acabar a profundidade do canal. Tab Ferramenta: Vamos selecionar o bedame 6mm External Groove Tool, colocando na posição 3. Ao final clique em OK para finalizar e obter o seguinte resultado.

126 Canal Acabamento: Selecione o ícone a seguir, no menu Operações, para iniciarmos a operação de Acabamento de Canal: Ao clicar a operação é iniciada pedindo as seguintes informações na barra de status: Selecione o perfil de torneamento: Selecione o perfil do primeiro canal e confirme para abrir a seguinte caixa de diálogo;

127 Tab Geral: Onde: Todos os itens listados nesta operação já são de conhecimento do usuário pois já foi visto em outras lições. Tab Ferramenta:

128 Vamos selecionar a opção de Use Ferramenta Atual assim o acabamento vai utilizar a mesma ferramenta que foi executado o desbaste, sem a necessidade de selecionar via biblioteca a ferramenta. Clique em OK para finalizar e obter o seguinte resultado. Ao final vá no menu Funções-M e clique no comando Atualizar Bruto, na tela aberta clique em OK. Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo4.ppf e Arquivo5.ppf. Simulação: Agora é um bom momento para simularmos a peça, sempre salve antes de simular. Para isso vamos clicar no ícone do simulador do Edgecam.

129 Praticando: Execute os mesmos passos para o Arquivo6.sldprt. Criando uma sequência de trabalho, um faceamento, um torneamento externo, uma furação, um torneamento interno e os canais internos com a ferramenta Int Groove 4.0 mm Wide 25mm Dia. Execute os mesmos passos para o Arquivo7.sldprt. Criando uma sequência de trabalho, um faceamento, um torneamento externo, uma furação, um torneamento interno e os canais internos com a ferramenta Int Face Groove 2mm Wide 25mm Dia. Notas:

130 Roscar: Nossa próxima Operação é a de Rosca com Ferramenta e vamos utilizar o Arquivo8.ppf, para criarmos esta Operação. Inicialmente vamos programar a peça com todo o conhecimento adquirido, executando as Operações de Faceamento, Torneamento e Canal. Assim que todas as Operações citadas acima estiverem sido executadas estaremos prontos para iniciar a rosca, porém é necessário uma única linha que selecionaremos como perfil a roscar, e no momento temos somente um perfil composto por diversas linhas. Desta forma teremos que criar o perfil correto para a rosca, e faremos isso da seguinte maneira: Voltamos para o ambiente de Desenho do Edgecam e selecionamos o Menu Sólidos>Característica de Torneamento ou pelo ícone na Barra de sólidos: Na caixa aberta coloque o nome ROSCA: Após clique em OK e selecione a face cilíndrica Rosa que é onde devemos executar a rosca. Atenção para clicar próximo do ponto que desejamos iniciar a rosca.

131 Confirme e pronto, já temos uma única linha que representa a rosca e que possui associatividade ao sólido. Podemos voltar ao ambiente de Manufatura. Em manufatura na Barra de Operações selecionaremos o ícone da Roscar. Em seguida a barra de Status pede a informação, Selecione a linha para roscar (próximo ao ponto inicial). Basta clicar na linha que acabamos de criar, próximo ao início da rosca tomando o cuidado de não selecionarmos o perfil de torneamento. Tab Geral: Automaticamente a caixa de diálogo da Operação é aberta.

132 Onde: Estratégia: Profundidade de corte constante ou volume em função da ferramenta e incremento gerando um incremento variado mas com remoção de volume de material constante; Tipo de saída: Bloco a Bloco: Linhas em G1 com G de sincronismo de eixos; Ciclo de Bloco Único: Linha por linha de profundidade mas com um código G específico e não G1; Ciclo Máquina: Programa com ciclo fixo da máquina; Direção do eixo árvore: Define se a rosca sera direita ou esquerda; Tipo: Orientação da ferramenta, externa ou interna; Entrada: Valor da entrada em fios de rosca. (Valor multiplicado pelo passo); Saída:: Valor da saída em fios de rosca. (Valor multiplicado pelo passo); Incremento de corte: Incremento por passada no raio; Profundidade total: Altura do filete da rosca sem sinal e no raio; Usinagem: Selecione a ferramenta 60 Deg Ext Thread, na posição 4; Após todas as configurações clique em OK para finalizar e ter este resultado: Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo8.ppf.

133 Simulação: Agora é um bom momento para simularmos a peça, sempre salve antes de simular. Para isso vamos clicar no ícone do simulador do Edgecam. Praticando: Execute os mesmos passos para o Arquivo9.sldprt. Criando uma sequência de trabalho, um faceamento, torneamento externo, criando o perfil para roscar e roscar. Execute os mesmos passos para o Arquivo10.sldprt. Criando uma sequência de trabalho, um faceamento e um torneamento no perfil do primeiro lado. Neste arquivo temos um novo recurso para aprender, virar a peça e usinar o segundo lado. Instintivamente pensamos em rotacionar a peça 180º, mas isso não poderá ser feito pois toda a usinagem do primeiro lado é vinculada ao sólido. Fazendo isso perderemos a primeira usinagem. Neste caso temos que pensar como na máquina, onde para executarmos o segundo lado tiramos um novo ponto zero, no caso do Edgecam um novo CPL onde o eixo Z seria espelhado e o posicionamento do zero peça na face traseira. Criando um CPL: Para criarmos um novo CPL e executar o segundo lado podemos seguir esses passos como uma receita de Bolo utilizando exatamente o que esta descrito. Tab Geral: Passamos para o ambiente de Desenho no Menu Geometria>Criar CPL:

134 Notas: Tab Referência: Notas: Selecione Torneamento Inverso e clique em OK.

135 Quando for solicitada a nova origem para CPL digite o seguinte valor em Z, que é igual ao comprimento da peça. Clique em OK e o novo CPL estará criado. Agora necessitamos utilizar esse CPL, então voltamos para o ambiente de Manufatura e no Menu Arquivo selecione Criar Nova Seqüência: Configure conforme imagem cuidando para selecionar o CPL LADO2.

136 Clique em OK e esta criada a nova seqüência com o plano correto para a usinagem do segundo lado. Repare que para facilitar, o Edgecam esconde a usinagem do primeiro lado, para voltar a vê-la basta selecionar a primeira seqüência novamente. Uma dica útil é utilizar a visualização Torneamento Inverso, quando programar o segundo lado. Continue a programação do segundo lado, executando as Operações de Faceamento e Torneamento. Notas: Salvando: Para salvar clique no Ícone do disquete na barra padrão Arquivo8.ppf.

1. Introdução... 3. 1.1- Objetivos da lição... 3. 2. Instalação... 3. - Requisitos de sistema:... 3. - Sistema operacionais suportados:...

1. Introdução... 3. 1.1- Objetivos da lição... 3. 2. Instalação... 3. - Requisitos de sistema:... 3. - Sistema operacionais suportados:... SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1- Objetivos da lição... 3 2. Instalação... 3 - Requisitos de sistema:... 3 - Sistema operacionais suportados:... 4 2.1. Instalando o Lantek:... 5 2. Smartbackup... 13 2.1.

Leia mais

1. Introdução... 3. 1.1- Objetivos da lição... 3. 2. Instalação... 3. - Requisitos de sistema:... 3. - Sistema operacionais suportados:...

1. Introdução... 3. 1.1- Objetivos da lição... 3. 2. Instalação... 3. - Requisitos de sistema:... 3. - Sistema operacionais suportados:... SUMÁRIO 1. Introdução... 3 1.1- Objetivos da lição... 3 2. Instalação... 3 - Requisitos de sistema:... 3 - Sistema operacionais suportados:... 4 2.1. Instalando o Lantek:... 5 2. Smartbackup... 14 2.1.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAD/CAM Profº Emerson Oliveira Matéria: CAD/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Câmpus Joinville Etapas CAD/CAM Quando o sistema tem comunicação direta. CAD/CAM Quando

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - MILLENNIUM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Millennium... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento

Leia mais

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D.

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D. Pretende-se aqui exempl ificar a maquinagem de contornos 2D em PowerMILL A modelação 3D do componente é executada em Autodesk Inventor e depois exportada em formato DXF para o PowerMILL Vamos usar esta

Leia mais

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM

GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM GUIA MUDANÇA E FORMATAÇÃO DE SERVIDOR - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Diretório do Slim... 3 4. Procedimento para Transferência de Servidor... 3 4.1 Compartilhamento da

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox

Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox System Technology Tutorial Instalação Dual Boot Ubuntu e Windows XP Virtualização com VirtualBox Weslley Barboza Tutorial para instalação de uma maquina virtual com dual boot utilizando Windows XP Professional

Leia mais

Manual do Usuário. Plano de Corte

Manual do Usuário. Plano de Corte Manual do Usuário Plano de Corte Sumário Gigatron Plano de Corte...2 Versão...2 Plano de Corte...2 Edição de Atributos de Peças...3 Atributos de Linhas de Corte...4 Estilos de Entrada e Saída...8 Contorno...8

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Kobo Desktop. Manual do Usuário

Kobo Desktop. Manual do Usuário Kobo Desktop Manual do Usuário Kobo Desktop Manual Do Usuário Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2.

1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. 1. Introdução pág.3 2. Apresentação do sistema Joomla! pág.4 3. Acessando a administração do site pág.4 4. Artigos 4.1. Criando um Artigo 4.2. Editando um Artigo 4.3. Excluindo um Artigo 4.4. Publicar

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA

LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA LIBERAÇÃO DA PASTA ARQUIVOS DE PROGRAMA Antes de fazer a instalação em rede é correto executar no servidor: a) Instalação do Firebird. b) Instalação do Sistema Gerencial GG4 c) Habilitação do sistema.

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

O computador. Sistema Operacional

O computador. Sistema Operacional O computador O computador é uma máquina desenvolvida para facilitar a vida do ser humano, principalmente nos trabalhos do dia-a-dia. É composto basicamente por duas partes o hardware e o software. Uma

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Manual de Instalação SIM/SINASC

Manual de Instalação SIM/SINASC Manual de Instalação SIM/SINASC Agosto/2009 Versão 2.2 Índice CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO... 4 CAPÍTULO 02 - PERFIL DO HARDWARE... 5 CAPÍTULO 03 INSTALADOR SIM SINASC 2.2... 6 CAPÍTULO 04 - MODO DE INSTALAÇÃO...

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Instruções Básicas de Instalação - BrOffice.org

Instruções Básicas de Instalação - BrOffice.org Instruções Básicas de Instalação - BrOffice.org Instruções Básicas de Instalação Instalação no Windows 98/ME/NT/2000/XP Para fazer a instalação do BrOffice.org no seu sistema Windows, siga os passos abaixo:

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL INSERÇÃO DE LEGENDAS EM VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO Gustavo Benedetti Rossi José

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes sobre como instalar o Mac OS X. Requisitos do sistema Para

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Lazarus pelo SVN Linux/Windows

Lazarus pelo SVN Linux/Windows Lazarus pelo SVN Linux/Windows Sei que não faltam artigos sobre como obter e compilar o Lazarus e o FPC pelo SVN, mas sei também que nunca é de mais divulgar um pouco mais e talvez escrever algo diferente.

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Prática 3 Microsoft Word

Prática 3 Microsoft Word Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Campus Sousa Disciplina: Informática Básica Prática 3 Microsoft Word Assunto: Tópicos abordados: Prática Utilização dos recursos

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER*

TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* TUTORIAL COMO CRIAR E EDITAR UM VÍDEO NO WINDOWS MOVIE MAKER* * Microsoft Windows MovieMakeré um programa da Microsoft Corporation. A versão utilizada é a 5.1 que já vem instalada no Microsoft Windows

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

SPARK - CONFIGURAÇÃO

SPARK - CONFIGURAÇÃO SPARK - CONFIGURAÇÃO ATENÇÃO: No caso de usuários VPN (GPRS ou Velox), somente funciona com o usuário conectado à sua VPN. Faça o download do aplicativo do seguinte endereço: http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=spark/spark_2_6_3.exe

Leia mais

Instalação do SisAlu 1. Apostila de Instalação do SisAlu

Instalação do SisAlu 1. Apostila de Instalação do SisAlu Instalação do SisAlu 1 Apostila de Instalação do SisAlu 2 Instalação do SisAlu Instalação do SisAlu 3 Índice 1. Objetivo... 4 2. Instalação... 5 2.1. Kit de Instalação... 5 2.2. Requisitos do sistema...

Leia mais