A SUBFUNÇÃO INTERACIONAL DE CHECAGEM NA GRAMÁTICA TEXTUAL-INTERATIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A SUBFUNÇÃO INTERACIONAL DE CHECAGEM NA GRAMÁTICA TEXTUAL-INTERATIVA"

Transcrição

1 GUERRA, Alessandra Regina; PENHAVEL, Eduardo. A subfunção interacional de checagem na gramática textual-interativa. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 10, Dezembro [ A SUBFUNÇÃO INTERACIONAL DE CHECAGEM NA GRAMÁTICA TEXTUAL-INTERATIVA Eduardo Penhavel 1 Alessandra Regina Guerra 2 Resumo Na Gramática Textual-interativa, os Marcadores Discursivos são definidos mediante a combinação de traços linguísticos referentes a um conjunto de parâmetros de análise. Um desses parâmetros diz respeito à função que as expressões linguísticas exercem em termos de orientação da interação. Neste trabalho, discutimos um aspecto da função de orientação da interação, procurando contribuir para tornar cada vez mais precisa a definição de Marcadores Discursivos da Gramática Textual-interativa. Especificamente, discutimos a subfunção de Checagem, aqui entendida como uma das possíveis formas de particularização da função mais geral de orientação da interação. A esse respeito, dentre outras questões que abordamos, destacamos a natureza retórica como aspecto central das expressões de Checagem e analisamos a relação entre a subfunção de Checagem e o estatuto de Marcador Discursivo, procurando demonstrar que praticamente todas as expressões com essa subfunção constituem também, necessariamente, Marcadores Discursivos. Palavras- chave: marcadores discursivos; partículas discursivas; gramática textual-interativa. Abstract In textual-interactive grammar, discourse markers are defined through a combination of linguistic features linked to a set of parameters. One of these parameters concerns the function that linguistic expressions play in the orientation of verbal interaction. This paper discusses an aspect of this function with the purpose of contributing to specify the definition of discourse markers within textual-interactive grammar. Particularly, the paper focuses on the notion of checking, a subfunction in relation to the 1. Docente de Linguística da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 2. Mestre em Estudos lingüísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

2 159 larger function of the orientation of interaction. To this respect, among other issues, the rhetoric nature of checking expressions is addressed. In addition, the relation between the subfunction of checking and the status of discourse marker is analyzed, in order to demonstrate that (almost) all the checking expressions are also, necessarily, discourse markers. Keywords: discourse markers; discourse particles; textual-interactive grammar. Considerações iniciais Dentre as diversas abordagens de Marcadores Discursivos (MDs daqui em diante) existentes, a abordagem da Gramática Textual-interativa destaca-se como uma das poucas que chegam a apresentar uma definição exaustivamente abrangente de MDs, no sentido de uma definição que procura delimitar todas as expressões linguísticas pertencentes a essa classe. Trata-se de uma abordagem que dispõe de um mecanismo bastante sofisticado para identificar se uma expressão funciona ou não como MD em determinado contexto e, inclusive, para identificar graus de prototipicidade de MDs. Na Gramática Textual-interativa, os MDs são definidos mediante a combinação de traços linguísticos referentes a um conjunto de parâmetros de análise. Um desses parâmetros diz respeito à função que as expressões linguísticas desempenham em termos de orientação do processo de interação verbal. Trata-se do parâmetro denominado de orientação da interação. Considerando que esse parâmetro constitui um dos parâmetros centrais definidores de MDs e tendo em vista que alguns pontos relativos a ele ainda carecem de um tratamento mais esclarecedor e aprofundado, discutimos, neste trabalho, uma questão particular desse parâmetro, procurando especificar em que ele consiste e procurando, assim, contribuir para tornar cada vez mais clara e precisa a própria definição de MDs da Gramática Textual-interativa. Mais especificamente, o objetivo do trabalho é discutir alguns dos principais aspectos da subfunção de Checagem, aqui assumida como uma das possíveis subfunções da função geral de orientação da interação. Na próxima seção, apresentamos mais detalhadamente a definição de MDs da Gramática Textual-interativa, bem como o parâmetro referente à função de orientação da interação. Na seção seguinte, discutimos, então, a subfunção de Checagem. Finalmente, numa última seção, apresentamos as considerações finais. MDs na Gramática Textual-interativa e a função de orientação da interação Penhavel (2010) observa que, no atual cenário dos estudos linguísticos, podem ser distinguidos três tipos gerais de abordagens de MDs com base na natureza das expressões linguísticas analisadas como tal. O primeiro tipo compreende abordagens que tomam como MDs expressões integradas a um enuncia-

3 A sub-função interacional de checagem na Gramática textual-interativa 160 do matriz, que têm função de conexão e que se referem a um aspecto desse enunciado. Aí se incluem, por exemplo, trabalhos como o de Fraser (2006). O exemplo em (1) abaixo (FRASER, 2006, p. 190) ilustra um item considerado como MD por uma abordagem desse tipo. (1) Donna left late. However, she arrived on time. [Donna saiu tarde. Porém chegou a tempo.] A segunda modalidade de abordagem compreende aquelas que analisam como MDs expressões constituindo um enunciado independente, com função de gerenciamento da conversação e que se referem a planos de referência. Um representante típico dessa modalidade é o trabalho de Fischer (2006). O item destacado no exemplo em (2) (FISCHER, 2006, p. 434) representa um MD para uma abordagem dessa modalidade. (2) okay Danny, now that this meeting s over, we need to schedule another one so we continue, to get our work done on this project, (...) [okay Danny, agora que essa reunião terminou, nós precisamos agendar outra e assim continuamos, para terminar nosso trabalho nesse projeto (...)] Finalmente, o terceiro tipo de abordagem abarca aquelas que consideram como MDs expressões dos dois tipos anteriores. Essa modalidade inclui, por exemplo, a abordagem de Schiffrin (1987) e a da Gramática Textual-interativa. A Gramática Textual-interativa (JUBRAN & KOCH, 2006; JUBRAN, 2007), uma vertente da Linguística Textual, constitui um quadro teórico-metodológico que assume o texto como objeto de estudo, focalizando, em particular, os chamados processos de construção textual. Trata-se, essencialmente, dos processos de Organização Tópica, Referenciação, Parentetização, Parafraseamento, Correção e Repetição. Nesse contexto, os MDs são definidos como uma classe formada por certas expressões linguísticas que atuam na articulação e no gerenciamento dos processos de construção textual, sendo distinguidos dois tipos principais de MDs, os basicamente sequenciadores e os basicamente interacionais (razão pela qual essa abordagem pode ser incluída no terceiro tipo de abordagem de MDs acima distinguido). Especificamente, Risso, Silva & Urbano (2006) definem os MDs como uma classe gradiente, sendo esses elementos caracterizados, como mencionado acima, mediante a combinação de traços referentes a uma série de parâmetros de análise, ou variáveis: 3 3. Assim como Guerra (2007), não consideramos, na definição de MDs, a variável Apresentação formal, que inclui os traços forma única e forma variante, por entendermos que esses traços não são relevantes em termos definicionais.

4 161 (i) Variável: articulação de segmentos do discurso: Traços: sequenciador tópico; sequenciador frasal; não-sequenciador; (ii) Variável: orientação da interação: Traços: basicamente orientador; secundariamente orientador; fragilmente orientador; (iii) Variável: relação sintática com a estrutura oracional: Traços: sintaticamente independente; sintaticamente dependente; (iv) Variável: relação com o conteúdo proposicional: Traços: exterior ao conteúdo; não-exterior ao conteúdo; não se aplica; (v) Variável: autonomia comunicativa: Traços: comunicativamente autônomo; comunicativamente não-autônomo; (vi) Variável: demarcação prosódica: Traços: com pauta demarcativa; sem pauta demarcativa; (vii) Variável: padrão de recorrência: Traços: baixa frequência; média frequência; alta frequência; (viii) Variável: transparência semântica: Traços: totalmente transparente; parcialmente transparente; opaco; não se aplica; (ix) Variável: massa fônica: Traços: até três sílabas tônicas; além de três sílabas tônicas. Com base nessas variáveis e nesses traços, MDs prototípicos são definidos como expressões que manifestam a combinação de traços apresentada em (3) abaixo, enquanto MDs não-prototípicos são definidos como expressões que manifestam essa combinação com algum desvio, o qual, de modo geral, não ultrapassa dois traços.

5 A sub-função interacional de checagem na Gramática textual-interativa 162 (3) - sequenciador tópico e secundariamente ou fragilmente orientador; ou não sequenciador e basicamente orientador; - sintaticamente independente; - exterior ao conteúdo; - comunicativamente não-autônomo; - com pauta demarcativa; - alta frequência; - parcialmente transparente; - até três sílabas tônicas. O presente trabalho circunscreve-se à análise da variável orientação da interação. Risso, Silva & Urbano (2006) consideram a orientação da interação como uma função, desempenhada por qualquer expressão linguística em maior ou menor grau de intensidade. Assim, uma expressão pode ter a função de ser basicamente, secundariamente ou fragilmente orientadora da interação (o que corresponde, respectivamente, aos três traços da variável em foco: basicamente orientador, secundariamente orientador, fragilmente orientador ). Este trabalho delimita-se, em particular, à função basicamente orientador [da interação]. 4 A função basicamente orientador pode ser definida como a tarefa de troca de atos discursivos ligados ao estabelecimento do comprometimento dos interlocutores com o ato de interação verbal. Risso, Silva & Urbano (2006, p. 408) dizem o seguinte a respeito dessa função: Uma unidade é basicamente orientadora [...], quando há uma nítida orientação por parte do falante em direção ao ouvinte, ou deste ao falante, através, por exemplo, da busca de uma aprovação discursiva (como em certo? entende?) ou da manifestação de um acompanhamento atencioso da fala do outro (uhn uhn). Nesse traço [...] se incluem também unidades que, embora possam corresponder a automonitoramentos, sinalizam formalmente um envolvimento interpessoal (como digamos). 4. A título de esclarecimento sobre a relação entre traço e função, convém explicar que uma noção, por exemplo, como basicamente orientador (em outros termos, orientação básica da interação ) constitui uma função de uma expressão linguística. Quando se fala do traço basicamente orientador, quer-se dizer que um traço (isto é, um aspecto, uma característica) de uma expressão é ter a função de basicamente orientador. Assim, pode-se dizer, por exemplo, que uma expressão manifesta traços como: ser sintaticamente independente, ser exterior ao conteúdo proposicional, ter a função de orientação básica da interação etc.

6 163 Urbano (2006, p ) distingue cinco subfunções da função basicamente orientador : a) fático de natureza imperativa e entonação exclamativa. São formas produzidas pelo falante corrente, mas orientadas diretamente para o ouvinte: Olha!, Veja!; b) fático de natureza ou entonação interrogativa, produzido após enunciado declarativo. São formas produzidas pelo falante após uma declaração também produzida por ele, como né?, certo?; c) fático de natureza e entonação interrogativa, produzido após enunciado interrogativo. São formas produzidas pelo falante após uma pergunta (retórica ou não) também produzida por ele, como hein?; d) feedbacks: São formas como uhn uhn, certo, produzidas pelo ouvinte e usadas normalmente em duas situações: 1) isoladamente, retroalimentando o falante e mantendo-o no seu papel discursivo; 2) no início do turno do ouvinte, possibilitando a este assumir o papel de falante; e) início de respostas formas ou de comentários. [...] São formas produzidas pelo interlocutor, ao tomar o turno, em respostas, ou como comentário a perguntas ou a comentário do falante anterior, como um Ah, de natureza exclamativa. Na caracterização da função basicamente orientador de Risso, Silva & Urbano (2006), dada acima, são apontadas por esses autores (pelo menos) três subfunções: busca de uma aprovação discursiva pelo falante; manifestação de um acompanhamento atencioso da fala do outro; sinalização formal de um envolvimento interpessoal. A primeira corresponde exatamente à função definida por Urbano (2006) em (b) acima; a segunda equivale à função em (d); a terceira, por sua vez, parece não ser prevista nas subfunções distinguidas por Urbano. Diferindo ligeiramente da proposta de Urbano (2006) e acrescentando uma nova subfunção não prevista por esse autor nem por Risso, Silva & Urbano (2006), entendemos que podem ser distinguidas cinco subfunções da função basicamente orientador :

7 A sub-função interacional de checagem na Gramática textual-interativa 164 (i) Checagem (recobre as subfunções (b) e (c) de Urbano (2006), bem como a subfunção de busca de aprovação discursiva de Risso, Silva & Urbano, (2006)); (ii) Retroalimentação (equivalente à subfunção prevista por Urbano em (d), assim como à subfunção de acompanhamento da fala do outro, de Risso, Silva & Urbano); (iii) Injunção (correspondente à subfunção distinguida por Urbano em (a)); (iv) Iniciação (equivalente à subfunção proposta por Urbano em (e)); (v) Interpelação (tipo de subfunção não previsto nos outros autores). 5 Neste trabalho, delimitamos nossa análise à subfunção de Checagem, adiando a discussão das outras quatro subfunções para trabalho posterior e limitando-nos a propor que elas, juntamente com a Checagem, constituem o quadro das possíveis subfunções nas quais pode particularizar-se a função mais geral basicamente orientador. A subfunção de Checagem Como uma especificação da função basicamente orientador [da interação], a subfunção de Checagem verifica-se quando o falante pergunta ao ouvinte se este está entendendo determinado segmento do discurso antecedente, porém pressupondo esse entendimento, de modo que ele (falante) fique autorizado diante do ouvinte a dar prosseguimento ao discurso. O aspecto central caracterizador da subfunção de Checagem é que se trata de uma pergunta retórica, no sentido de que prevê não ser respondida pelo ouvinte e de que não se refere ao conteúdo do texto, mas à relação de interação. A máxima reação do ouvinte condizente com o ato de Checagem seria a produção de um ato de Retroalimentação. Nos exemplos em (4) e (5) abaixo, as expressões destacadas exercem a subfunção de Checagem. 5. De acordo com a tipologia sugerida aqui, a subfunção apontada por Risso, Silva & Urbano (2006) de sinalização formal de um envolvimento interpessoal (referente a expressões como digamos) poderia ser abarcada pela subfunção de Injunção. Porém uma análise que nos parece mais pertinente é a de que a sinalização formal de um envolvimento interpessoal não deveria ser considerada como uma função basicamente orientadora, mas como secundariamente orientadora da interação.

8 165 (4) Doc.: e como que cê conheceu ela? Inf.: ah num:: barzinho numa boate né? nos conhecemo(s) com o tempo peguei o telefone dela a gente::... começamo(s) a entrá(r) em contato de um tempo... pra lá a gente começô(u) a saí(r) freqüentemente... (IBORUNA: AC- 029; NE: L.14-17). (5) Inf.: nós nos conhecemos na igre::ja ((risos)) num/ numa reunião de igreja que a gente ia tal... conhecemos começamo(s) a namorá(r) namorá(r) e sabe? foi ficando aquele negócio for::te aquela coisa... for::te forte forte e eu muito obs/ obcecada por ele nossa eu era mui::to sabe?... muito obcecada por ele MESmo... e ele aquela pessoa::... ele é muito... 6 [farren::to sabe?] 6 [Doc.: ((risos))] ele gosta muito de saí::(r) e tal (IBORUNA: AC-022; NE: L.7-12). 6 Em (4), é bastante evidente a natureza retórica do item né?. Em primeiro lugar, o Informante enuncia o item e não cede o turno para uma resposta do Documentador. Além disso, pelo contexto, é possível perceber que o item não se refere ao conteúdo do texto. A expressão né? escopa o segmento num:: barzinho numa boate, produzido pelo Informante como resposta a uma pergunta do Documentador sobre como o Informante teria conhecido uma terceira pessoa. Como se trata de uma informação requerida pelo Documentador e fornecida pelo Informante, parece muito pouco provável que este estivesse usando o item né? (aqui entendido como redução de não é verdade? ) para perguntar àquele sobre a veracidade da informação fornecida, porque aquele participante não teria esse conhecimento; ao contrário, tal informação seria justamente o que ele (Documentador) estaria solicitando. A nosso ver, o Informante usa a expressão né? para perguntar (pressupondo posicionamento afirmativo e ausência de resposta) se o Documentador entenderia (ou poderia imaginar) a situação de alguém conhecer outra pessoa em um bar/boate, de modo que ele (Informante) possa dar prosseguimento a seu discurso. Similarmente, em (5), o Informante usa a expressão sabe? sem ceder, em seguida, o turno ao interlocutor (no caso, o Documentador), o qual, por sua vez, também não manifesta tentativa de tomada de turno, demonstrando ter interpretado a expressão do Informante não como uma pergunta a ser respondida. Na sua terceira ocorrência, por exemplo, a função de sabe? não seria perguntar ao Documentador se este sabe que o indivíduo descrito pelo Informante é farrento, mas seria perguntar se o Documentador entende o que seria um indivíduo farrento, de modo que ele (Informante) possa prosseguir seu discurso, com a garantia de que seu 6. Exemplos extraídos do Banco de Dados IBORUNA (disponível em

9 A sub-função interacional de checagem na Gramática textual-interativa 166 interlocutor o esteja acompanhando. Ou seja, não se trata de pergunta sobre conteúdo, mas sobre a dinâmica da interação verbal. Algumas das expressões linguísticas que assumem a subfunção de Checagem aparecem listadas em (6). (6) ahn?, hem?, uhm?, certo?, entende?, entendeu?, não?, não é?, não é verdade?, né?, ok?, sabe?, tá?, tá certo?, tá claro?, viu?. Urbano (2006, p. 505) utiliza a noção de busca de aprovação discursiva para referir-se ao que tratamos aqui como sendo a subfunção de Checagem. A esse respeito, cabe aqui uma observação de caráter principalmente terminológico, mas também conceitual, em certo sentido. Um termo como busca pode dar a impressão de que o falante faz a pergunta de Checagem e deixa sob decisão do ouvinte conceder ou não a aprovação discursiva, isto é, a pergunta do falante seria apenas uma tentativa de alcançar a aprovação do ouvinte. No entanto, a expressão de Checagem não dá essa opção de escolha ao ouvinte. Como afirmado acima, o falante pergunta ao ouvinte se este está acompanhando o discurso, porém pressupõe que a resposta seja afirmativa e continua o discurso sem dar margem para a manifestação do ouvinte a esse respeito. Dessa forma, o papel do ato de Checagem seria, mais exatamente, a imposição de aprovação discursiva, e não propriamente a solicitação ou busca dessa aprovação junto ao ouvinte. Ao usar a expressão de Checagem, o falante não estaria negociando com o ouvinte a possibilidade ou não de continuar o discurso, mas estaria impondo ao ouvinte a aceitação de prosseguimento da interação. Nesse sentido, o próprio termo Checagem aqui usado, na verdade, também não seria o mais adequado para rotular a subfunção em pauta, justamente porque essa subfunção não implica simplesmente checar se o ouvinte está acompanhado o discurso, mas instaurar a condição de aprovação discursiva, necessária para o prosseguimento da interação. Talvez o mais adequado fosse a utilização de rótulos como Instauração ou Instanciação de aprovação discursiva. De qualquer forma, por ora ainda adotamos a terminologia Checagem, para manter uniformidade com outros trabalhos em que adotamos esse termo e também pela praticidade da expressão, mas tendo em vista a consideração terminológica/conceitual em foco. Como mostrado na seção anterior, uma das subfunções basicamente orientadoras da interação distinguidas por Urbano (2006) é a subfunção de fático de natureza e entonação interrogativa, produzido após enunciado interrogativo, podendo este enunciado interrogativo ser de natureza retórica ou não. No entanto, entendemos que não caberia distinguir uma subfunção como essa. Nossa visão é

10 167 que esse tipo de fático, quando produzido após enunciado interrogativo retórico, tem papel exatamente equivalente ao que tratamos aqui como sendo a subfunção de Checagem. Já no caso do fático de natureza e entonação interrogativa produzido após enunciado interrogativo não-retórico, vemos duas possibilidades de análise. Uma primeira impressão é a de que, na verdade, quanto a esse tipo de fático, não seria pertinente falar em função de orientação da interação, pois uma expressão desse tipo estaria incidindo sobre o conteúdo do texto (solicitando, de fato, uma resposta do ouvinte), e não sobre a dinâmica interacional. O item unh? em (7) abaixo (URBANO, 2006, p ) permite visualizar o vínculo que esse tipo de expressão teria com a dimensão informacional do texto. (7) Doc. vamos dizer... de que se compõe a universidade... administrativamente ela se estrutura como uhn? Inf. aí você me apertou porque... A expressão unh?, parece-nos, poderia ser interpretada como um pedido para que o interlocutor responda, de fato, o que acaba de ser perguntado, tanto que, na sequência, o Informante realmente fornece uma resposta, em termos de conteúdo, ao Documentador. Outra hipótese de análise (talvez até mais promissora) é a de que esse tipo de fático teria a subfunção de Interpelação (proposta acima), isto é, o papel de chamar a atenção do ouvinte para a interação e alcançar seu comprometimento com ela. Nesse caso, esse tipo de fático teria, de fato, uma subfunção de orientação básica da interação, particularmente uma subfunção similar à de expressões como Hei, Ô etc. (expressões que, gramaticalmente, teriam o estatuto de Vocativo). Neste trabalho, não desenvolvemos mais detalhadamente o problema dos fáticos de natureza e entonação interrogativa produzidos após enunciados interrogativos não-retóricos, limitando-nos à proposição dessas duas hipóteses de análises e destacando que se trata de um tema bastante relevante para ser pesquisado em maior profundidade. Outro fato que merece atenção aqui é o de que toda expressão de Checagem apresenta uma construção formalmente idêntica que atua como enunciado interrogativo propriamente, com função não-retórica. Por exemplo, entendeu? pode constituir um enunciado interrogativo formado apenas pelo verbo entender flexionado na terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, sendo usado, de fato, para questionar o ouvinte sobre seu entendimento do conteúdo precedente; tá certo? pode ser uma pergunta sobre a correção de uma informação anterior; a forma né? pode focalizar realmente a veracidade do conteúdo anterior, o que pode ser visto no exemplo (hipotético) abaixo (MARTELOTTA & ALCÂNTARA, 1996, p. 278).

11 A sub-função interacional de checagem na Gramática textual-interativa 168 (8) Mamãe vai sair hoje, né? Responda logo, porque, se ela for, eu quero ir com ela. Como observam Martelotta & Alcântara (1996) o item né?, em (8), manifesta o sentido de pergunta não-retórica, que, de fato, pede ao ouvinte a confirmação do que foi dito anteriormente, o que seria evidenciado pelo fato de o falante, na sequência, dizer responda logo, porque, se ela for, eu quero ir com ela. A esse respeito, o que se pode observar é que as expressões de Checagem e suas construções correspondentes não-retóricas constituem formas linguísticas superficialmente idênticas com estruturas morfossintáticas (internas ou profundas) diferentes. No caso de enunciados propriamente interrogativos, trata-se de construções resultantes dos processos comuns de formação de atos interrogativos e sujeitas às possibilidades de modificação normais desses atos. No exemplo hipotético em (9) abaixo, todas as construções destacadas poderiam atuar como enunciados propriamente interrogativos, como formas de questionar a correção da informação precedente. (9) O Brasil é um país rico, tá certo? / tá certo isso? / estaria certo isso? / tá totalmente certo isso? Já as expressões de Checagem são expressões cristalizadas, que não são resultantes de uma construção morfossintática do falante e não estão sujeitas a qualquer tipo de modificação. São expressões já prontas que os falantes selecionam diretamente do léxico da língua. Em (9), apenas a forma tá certo? seria passível de interpretação como ato de Checagem. A forma viu?, por exemplo, atua como ato de Checagem, mas o mesmo não poderia ocorrer com construções como via?, vimos?, tu viste?, viu bem? etc. Dessa forma, em termos gramaticais, entendemos que as expressões de Checagem são sempre interjeições, no sentido de serem expressões necessariamente cristalizadas (e considerando também outras razões não relevantes aqui especificamente). Essa parece a análise mais pertinente, tendo em vista que a implementação de qualquer tipo de arranjo morfossintático na estrutura interna dessas expressões ou o acréscimo de qualquer tipo de modificador sobre elas seriam procedimentos que afetariam seu estatuto de pergunta retórica e, portanto, seu estatuto de ato meramente de Checagem. Nesse sentido, quando se analisa, por exemplo, um ato de Checagem como certo?, consideramos que o adequado não seria dizer que se tem aí um adjetivo, ou uma oração formada apenas por um adjetivo, assumindo a subfunção interacional de Checagem. O que se vê aí seria uma interjeição com essa subfunção. Provavelmente, a expressão certo? seja, de fato, resultante de um sintagma adjetival

12 169 ou de alguma estrutura oracional, por meio de algum processo de mudança linguística, mas, enquanto ato de Checagem já fixado na língua, parece que o mais plausível seria tratá-la, gramaticalmente, como uma interjeição. E o mesmo seria válido para todas as demais expressões de Checagem, inclusive aquelas constituídas por mais de um elemento, como tá certo?, tá claro?, não é? etc. Convém salientar aqui que, apesar de os atos de Checagem e suas construções não-retóricas correspondentes serem resultantes de processos de construção gramatical diferentes, suas formas superficiais, como mencionado, parecem ser totalmente idênticas. Assim, o reconhecimento, pelo ouvinte, de uma forma como sendo um ato de Checagem ou um enunciado interrogativo não-retórico é um processo que depende exclusivamente de fatores contextuais. Por essa razão, o uso de expressões de Checagem ou de construções correspondentes não-retóricas podem gerar situações de ambiguidade, sobretudo quando tais expressões e construções escopam outros enunciados completos, e não apenas partes de enunciados. Naturalmente, tais situações de ambiguidade podem ser resolvidas pelo contexto ou por esclarecimentos explícitos entre os interlocutores, porém as próprias expressões/construções interrogativas, em si, não fornecem nenhuma pista sobre seu estatuto de Checagem ou de enunciado propriamente interrogativo. Por fim, uma constatação que nos parece consideravelmente esclarecedora quanto à subfunção de Checagem diz respeito à relação entre essa subfunção e o estatuto de MD. Observe-se que, aqui, estamos discutindo apenas a subfunção de Checagem, não estamos analisando o estatuto de MD de uma expressão linguística. A subfunção de Checagem integra a variável orientação da interação, que é apenas uma das variáveis a serem analisadas para se identificar se uma expressão linguística está funcionando como um MD. Em princípio, mesmo constatando-se que uma expressão tenha a função de Checagem, seu estatuto de MD ainda dependeria dos traços dessa expressão no que se refere às outras variáveis. No entanto, no caso de expressões que têm a subfunção de Checagem, isso parece não se verificar. Conforme temos observado, dada a natureza da subfunção de Checagem, (quase) sempre que uma expressão apresentar essa subfunção, ela será, inevitavelmente, um MD. Isso pode ser percebido analisando-se os traços das expressões com subfunção de Checagem no que se refere às demais variáveis definidoras dos MDs. Quanto à variável articulação de segmentos do discurso, como a Checagem constitui um ato discursivo que relaciona falante e ouvinte, como se trata de um ato de natureza retórica e como tem caráter essencialmente retrospectivo, uma expressão com essa subfunção, a nosso ver, não seria capaz de acumular a função de articular dois segmentos do discurso (isto é, não seria capaz de acumular a função de sequenciador, nem tópico, nem frasal). Pelo menos, nenhum autor da Gramática Textual-interativa, até o momento, parece ter identificado alguma

13 A sub-função interacional de checagem na Gramática textual-interativa 170 função de articulação de segmentos do discurso exercida por expressões com a subfunção de Checagem. Ao que tudo indica, expressões com essa função apresentarão sempre a combinação de traços não-sequenciador e basicamente orientador (ver traços definidores de MDs em (3) acima). As expressões de Checagem, em termos sintáticos, constituem em si um enunciado próprio, independente, não sendo, em nenhum caso, um constituinte sintático de uma sentença, e, assim, manifestam sempre o traço sintaticamente independente. No mesmo sentido, tais expressões não integram o conteúdo proposicional de qualquer outro enunciado, apresentando, pois, o traço exterior ao conteúdo. Em termos de autonomia comunicativa, como a Checagem constitui justamente uma pergunta sobre um segmento anterior do discurso, o enunciado de Checagem nunca terá autonomia comunicativa, devendo, necessariamente, acompanhar outro enunciado comunicativamente central em relação a ele. Veja-se que um enunciado como Droga!, Bom dia! ou O jantar está servido. pode ser o único enunciado de um falante numa situação de interação ou mesmo o único enunciado de uma situação. Já um enunciado como né? ou entende? em nenhuma situação (normal) poderá ocorrer isoladamente. Assim, expressões com a subfunção de Checagem sempre apresentam o traço comunicativamente não-autônomo. Em termos de demarcação prosódica, como os atos de checagem constituem em si um enunciado formalmente interrogativo próprio, eles sempre apresentam o traço com pauta demarcativa, seja quando sucedem (parte de) um enunciado declarativo, seja quando sucedem (parte de) outro enunciado interrogativo. Até aqui, todos os traços apresentados pelas expressões de Checagem são traços definidores de MDs prototípicos (não-sequenciador e basicamente orientador, sintaticamente independente, exterior ao conteúdo, comunicativamente não-autônomo, com pauta demarcativa). Pelo que temos analisado até o momento, as expressões com subfunção de Checagem necessariamente apresentarão esses traços. Já os traços dessas expressões quanto às três variáveis restantes (padrão de recorrência, transparência semântica e massa fônica) podem desviar do conjunto prototípico em (3) acima. Porém, devido às combinações possíveis entre os traços dessas variáveis, esse desvio nunca (ou muito raramente) será suficiente para comprometer o estatuto de MD de uma expressão com a subfunção de Checagem. Quanto ao padrão de recorrência, dependendo do item com o papel de Checagem e dependendo da extensão do texto, é perfeitamente possível (muito comum, inclusive) que a expressão de Checagem manifeste os traços baixa frequência ou média frequência (que representariam desvios do conjunto prototípico de traços definidores).

14 171 Quanto à transparência semântica, entendemos que, como se trata de uma pergunta retórica, uma expressão de Checagem nunca poderia ter o traço totalmente transparente, porque, nesse caso, incidiria sobre o conteúdo do texto, não configurando, pois, um ato de Checagem. Todos os atos de Checagem que temos encontrado têm o traço parcialmente transparente (traço prototípico de MDs). Por sua vez, o traço opaco (que representaria um desvio), embora nunca tenha se manifestado nos dados que já analisamos, parece-nos condizente com atos de Checagem e possível de manifestar-se em uma ou outra ocorrência. Até aqui, então, uma expressão de Checagem poderia apresentar dois desvios em relação ao padrão prototípico, isto é, os traços baixa (ou média) frequência e opaco. Como seriam apenas dois traços desviantes, não haveria comprometimento do estatuto de MD. Para a expressão de Checagem não ser um MD, ela deveria apresentar adicionalmente um terceiro desvio, agora na variável massa fônica, isto é, a expressão teria que apresentar também o traço desviante além de três sílabas. No entanto, a ocorrência simultânea desses três traços desviantes ( baixa (ou média) frequência, opaco, além de três sílabas tônicas ) parece-nos muito improvável (senão impossível). 7 Em primeiro lugar, todos os atos de Checagem que encontramos e que são atestados por outros autores têm até três sílabas tônicas (traço prototípico). Além disso, a nosso ver, se uma expressão apresentar mais de três sílabas tônicas, dificilmente será semanticamente opaca, porque sua maior extensão fônica provavelmente fará transparecer (total ou parcialmente) seu significado semântico. Assim, a combinação desviante [ baixa (ou média) frequência, opaco, além de três sílabas tônicas ] parece-nos rara, senão inexistente. E é, pois, nesse sentido que consideramos que praticamente todas as expressões com a subfunção de Checagem sempre constituirão MDs necessariamente. Considerações finais Neste trabalho, discutimos algumas questões pontuais a respeito da subfunção de Checagem, aqui assumida como uma das possíveis subfunções da função de orientação básica da interação, a qual constitui um dos traços definidores da classe dos MDs na Gramática Textual-interativa. Especificamente, discutimos o conceito de Checagem, a questão da ocorrência de expressões de Checagem após enunciados interrogativos, o caráter da Checagem como imposição, e não propriamente como busca 7. Aqui, estamos considerando que, para uma expressão linguística não poder ser considerada como MD, ela deve manifestar desvio em, pelo menos, três dos traços previstos no padrão prototípico apresentado em (3) acima.

15 A sub-função interacional de checagem na Gramática textual-interativa 172 de aprovação discursiva, a relação entre expressões de Checagem e enunciados interrogativos correspondentes formalmente idênticos e, finalmente, a relação íntima entre a subfunção de Checagem e o estatuto de MD. Ao discutir essas questões, procuramos salientar a natureza retórica da subfunção de Checagem como um de seus aspectos centrais. Além dessas questões, vários outros pontos sobre a subfunção de Checagem merecem análises mais aprofundadas, como os tipos de unidades escopadas pelos atos de Checagem (enunciados inteiros, partes de enunciados etc.), as funções e os sentidos mais específicos das diferentes expressões de Checagem particulares, dentre outros pontos. Ademais, todos esses tópicos carecem de análises correspondentes em relação às demais subfunções basicamente orientadoras da interação, que incluem, conforme aqui proposto, as subfunções de Retroalimentação, Injunção, Iniciação e Interpelação. Discussões desse tipo, dentre outros resultados, podem contribuir para especificar e tornar cada vez mais precisa a definição e a descrição de MDs da Gramática Textual-interativa. Considerando a diversidade de elementos que integram essa classe e a variedade de funções que exercem, trata-se de um tipo de discussão plenamente relevante, não apenas no âmbito da Gramática Textual-interativa, mas também no próprio âmbito dos estudos linguísticos em geral. Artigo recebido: 15/09/2011 Artigo aceito: 05/11/2011 Referências FISCHER, K. Towards an understanding of the spectrum of approaches to discourse particles: introduction to the volume. In:. (Ed.). Approaches to Discourse Particles. Amsterdam: Elsevier, 2006, p FRASER, B. Towards a theory of Discourse Markers. In: FISCHER, K. (Ed.). Approaches to Discourse Particles. Amsterdam: Elsevier, 2006a, p GUERRA, A. R. Funções Textual-Interativas dos Marcadores Discursivos f. Dissertação (Mestrado em Análise Lingüística) Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, JUBRAN, C. C. A. S. Uma gramática textual de orientação interacional. In: CASTILHO, A. T.; MO- RAIS, M. A. T.; LOPES, R. E. V.; CYRINO, S. M. (Orgs.). Descrição, história e aquisição do português brasileiro. Campinas; São Paulo: Pontes; FAPESP, 2007, p

16 173 JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. (orgs). Gramática do português culto falado no Brasil v.i: Construção do texto falado. Campinas: Editora da UNICAMP, MARTELOTTA, M. E.; ALCÂNTARA, F. Discursivização na partícula né?. In: MARTELOTTA, M. E.; VO- TRE, S. J.; CEZARIO, M. M. Gramaticalização no português do Brasil: uma abordagem funcional. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/UFRJ, 1996, p PENHAVEL, E. Marcadores Discursivos e Articulação Tópica f. Tese (Doutorado em Linguística) Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, RISSO, M. S.; SILVA, G. M. O.; URBANO, H. Traços definidores dos Marcadores Discursivos. In: JU- BRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. (Orgs). Gramática do português culto falado no Brasil v.i: Construção do texto falado. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p SCHIFFRIN, D. Discourse markers. Cambridge: Cambridge University Press, URBANO, H. Marcadores discursivos basicamente interacionais. In: JUBRAN, C. C. A. S.; KOCH, I. G. V. (orgs). Gramática do português culto falado no Brasil v.i: Construção do texto falado. Campinas: Editora da UNICAMP, 2006, p

Eduardo Penhavel. Alessandra Regina Guerra. Universidade Estadual Paulista

Eduardo Penhavel. Alessandra Regina Guerra. Universidade Estadual Paulista Vocativos e o traço basicamente orientador da interação na gramática textual-interativa Eduardo Penhavel Universidade Estadual Paulista eduardopenhavel@yahoo.com.br Alessandra Regina Guerra Universidade

Leia mais

VOCATIVOS E MARCADORES DISCURSIVOS NA GRAMÁTICA TEXTUAL-INTERATIVA/ VOCATIVES AND DISCOURSE MARKERS IN TEXTUAL- INTERACTIVE GRAMMAR

VOCATIVOS E MARCADORES DISCURSIVOS NA GRAMÁTICA TEXTUAL-INTERATIVA/ VOCATIVES AND DISCOURSE MARKERS IN TEXTUAL- INTERACTIVE GRAMMAR Linha d Água, n. 25 (2), p. 25-50, 2012 VOCATIVOS E MARCADORES DISCURSIVOS NA GRAMÁTICA TEXTUAL-INTERATIVA/ VOCATIVES AND DISCOURSE MARKERS IN TEXTUAL- INTERACTIVE GRAMMAR Eduardo Penhavel * Resumo: Neste

Leia mais

Koch, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997, 124 p.

Koch, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997, 124 p. Koch, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997, 124 p. Resenhado por: Adriana Sidralle Rolim O texto e a construção dos sentidos é um livro que aborda questões referentes ao

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

Informação Prova Final a Nível de Escola

Informação Prova Final a Nível de Escola ESCOLA E.B. 2,3 DE MARCO DE CANAVESES Informação Prova Final a Nível de Escola Português - 2º Ciclo 51 1. Introdução Ano Letivo 2014/2015 Prova Escrita abril 2015 O presente documento divulga informação

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. INTRODUÇÃO À SINTAXE Frase Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo

Leia mais

Sobre as funções dos Marcadores Discursivos

Sobre as funções dos Marcadores Discursivos Sobre as funções dos Marcadores Discursivos Eduardo Penhavel Unesp Universidade Estadual Paulista Câmpus de São José do Rio Preto Rua Cristóvão Colombo, 2265 Jardim Nazareth CEP 15054-000 eduardopenhavel@yahoo.com.br

Leia mais

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil Competências Gerais Competências gerais de comunicação: competência lexical, competência gramatical, competência sociolinguística, competência pragmática, competência discursiva, competência estratégica.

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ORAL E ESCRITA) PORTUGUÊS Abril de 2016 Prova 61 2016 2º Ciclo do Ensino Básico

Leia mais

Considerações finais

Considerações finais Considerações finais Ana Carolina Sperança-Criscuolo SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SPERANÇA-CRISCUOLO, AC. Considerações finais. In: Funcionalismo e cognitismo na sintaxe do português: uma

Leia mais

O Tom na fala: estratégias prosódicas

O Tom na fala: estratégias prosódicas O Tom na fala: estratégias prosódicas Marígia Ana de Moura Aguiar marigia.aguiar@gmail.com Agradeço a contribuição de meus alunos e companheiros do Grupo de Prosódia da UNICAP na construção desta apresentação.

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência. Espanhol Prova 15 / Ciclo do Ensino Básico

Informação - Prova de Equivalência à Frequência. Espanhol Prova 15 / Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO ESCOLA EB/S VIEIRA DE ARAÚJO VIEIRA DO MINHO Espanhol Prova 15 / 2015 3 Ciclo do Ensino Básico INTRODUÇÃO O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão: 02 O candidato alega que, na questão 02, tanto a alternativa E como a alternativa A apresentam-se corretas, visto que as linhas 12 e 13 mostram que os violinistas mais relaxados também tinham

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos Domínios de referência: Unidades temáticas

Objectivos / Competências Conteúdos Descrição dos Domínios de referência: Unidades temáticas MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/07, DE 29 DE OUTUBRO ESPANHOL NÍVEL DE INICIAÇÃO 10º ANO (Cursos Científicos- Humanísticos Decreto Lei nº 74/04, de 26 de Março)

Leia mais

Carla Regina Martins VALLE

Carla Regina Martins VALLE MARCADORES DISCURSIVOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS LIMITES ENTRE A GRAMATICALIZAÇÃO E A DISCURSIVIZAÇÃO Introdução Carla Regina Martins VALLE Durante as duas últimas décadas, as discussões a respeito dos processos

Leia mais

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC)

Diversidade. Linguística. na Escola Portuguesa. Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa (ILTEC) www.iltec.pt www.dgidc.min-edu.pt www.gulbenkian.pt Texto Narrativo Quadro Geral O que se entende

Leia mais

A caracterização do discurso oral por meio de Marcadores Conversacionais

A caracterização do discurso oral por meio de Marcadores Conversacionais A caracterização do discurso oral por meio de Marcadores Conversacionais Marília de Toledo Kodic 1 Resumo Partindo da análise de áudio e transcrição do discurso proferido por um falante culto da cidade

Leia mais

Prof ª Drª Dilma Tavares Luciano Universidade Federal de Pernambuco

Prof ª Drª Dilma Tavares Luciano Universidade Federal de Pernambuco Prof ª Drª Dilma Tavares Luciano Universidade Federal de Pernambuco dilma.tavares@ufpe.br Dificuldades e desordens Patologias Conhecer e tratar manifestações anormais Habilidades desenvolvidas pelo terapeuta

Leia mais

ESPANHOL INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova º Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

ESPANHOL INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. Prova º Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL Prova 15 2014 Tipo de prova: Escrita / Oral 1ª e 2ª Fases 3º Ciclo do Ensino Básico O presente documento

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Redondo Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade

Agrupamento de Escolas de Redondo Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade Agrupamento de Escolas de Redondo Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade INFORMAÇÃO - PROVA FINAL DE CICLO ESPANHOL LE II PROVA 15 Ι 2017 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês Maio de 2015 Prova 358 12º Ano (continuação) Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento

Leia mais

PRÁTICAS DOCENTES EM DIÁLOGO: EMERGÊNCIA DE NOVOS LETRAMENTOS NA ESCOLA

PRÁTICAS DOCENTES EM DIÁLOGO: EMERGÊNCIA DE NOVOS LETRAMENTOS NA ESCOLA PRÁTICAS DOCENTES EM DIÁLOGO: EMERGÊNCIA DE NOVOS LETRAMENTOS NA ESCOLA (SUB-PROJETO) PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: MULTIFUNCIONALIDADE E COCRIAÇÃO EM AMBIENTES MULTISSEMIÓTICOS Erickson Diniz Nogueira(

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS. Lêda Corrêa

Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS. Lêda Corrêa Aula5 CONSTRUÇÕES INTERROGATIVAS META Apresentar construções oracionais interrogativas da língua portuguesa; discriminar os tipos de construções interrogativas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo

Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo Módulo 01: As distintas abordagens sobre a linguagem: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Cognitivismo Sintaxe do Português I 1º semestre de 2015 sim, ele chegou! Finalmente! Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

Professora: Jéssica Nayra Sayão de Paula

Professora: Jéssica Nayra Sayão de Paula Professora: Jéssica Nayra Sayão de Paula Conceitos básicos e importantes a serem fixados: 1- Sincronia e Diacronia; 2- Língua e Fala 3- Significante e Significado 4- Paradigma e Sintagma 5- Fonética e

Leia mais

PORTUGUÊS Objeto de avaliação. 2º Ciclo do Ensino Básico Ao abrigo do Despacho normativo n.º 1-G/2016, de 6 de abril

PORTUGUÊS Objeto de avaliação. 2º Ciclo do Ensino Básico Ao abrigo do Despacho normativo n.º 1-G/2016, de 6 de abril Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA PORTUGUÊS 2016 Prova 61 2º Ciclo do Ensino Básico Ao abrigo do Despacho normativo n.º 1-G/2016, de 6 de abril

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 3º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE ESCOLA E. B. 2,3 DE SANTO ANTÓNIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE ESCOLA E. B. 2,3 DE SANTO ANTÓNIO 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final a nível de escola do 2º ciclo do Ensino Básico da disciplina de Português, a realizar em pelos alunos que se encontram

Leia mais

DO RECURSO DIDÁTICO NÚMEROS SEMÂNTICOS E SUA APLICABILIDADE. Por Claudio Alves BENASSI

DO RECURSO DIDÁTICO NÚMEROS SEMÂNTICOS E SUA APLICABILIDADE. Por Claudio Alves BENASSI 1 DO RECURSO DIDÁTICO NÚMEROS SEMÂNTICOS E SUA APLICABILIDADE Por Claudio Alves BENASSI D uarte, pesquisador da linguística da Língua Brasileira de Sinais, dá uma importante contribuição para o avanço

Leia mais

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: 3.º Ciclo do Ensino Básico. Informação n.º 01 /2014. Prova 16 / 2014.

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: 3.º Ciclo do Ensino Básico. Informação n.º 01 /2014. Prova 16 / 2014. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS Sede: ES de Mem Martins EB23 Maria Alberta Menéres; EB1 de Mem Martins n.º 2; EB1 com JI da Serra das Minas n.º 1 Informação n.º 01 /2014 Prova 16 / 2014 Prova de

Leia mais

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus

Curso: Letras Português/Espanhol. Disciplina: Linguística. Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus Curso: Letras Português/Espanhol Disciplina: Linguística Docente: Profa. Me. Viviane G. de Deus AULA 2 1ª PARTE: Tema 2 - Principais teóricos e teorias da Linguística moderna Formalismo x Funcionalismo

Leia mais

2.Objeto de avaliação. Agrupamento de Escolas de Mem Martins. Informação n.º /2014. Prova 721/ 2014 INFORMAÇÃO EXAME FINAL DE ESCOLA:

2.Objeto de avaliação. Agrupamento de Escolas de Mem Martins. Informação n.º /2014. Prova 721/ 2014 INFORMAÇÃO EXAME FINAL DE ESCOLA: Agrupamento de Escolas de Mem Martins Informação n.º /2014 Prova 721/ 2014 INFORMAÇÃO EXAME FINAL DE ESCOLA: ESPANHOL (Iniciação) 11º Ano de Escolaridade 1. Introdução O presente documento divulga informação

Leia mais

RELAÇÕES%DE%PRESSUPOSIÇÃO%E%ACARRETAMENTO%NA%COMPREENSÃO% DE%TEXTOS% PRESUPPOSITION%AND%ENTAILMENT%RELATIONS%IN%TEXT% COMPREHENSION%

RELAÇÕES%DE%PRESSUPOSIÇÃO%E%ACARRETAMENTO%NA%COMPREENSÃO% DE%TEXTOS% PRESUPPOSITION%AND%ENTAILMENT%RELATIONS%IN%TEXT% COMPREHENSION% RELAÇÕESDEPRESSUPOSIÇÃOEACARRETAMENTONACOMPREENSÃO DETEXTOS PRESUPPOSITIONANDENTAILMENTRELATIONSINTEXT COMPREHENSION KarinaHufdosReis 1 RESUMO: Partindo das definições de pressuposição e acarretamento,

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 2

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44 sumário APRESENTAÇÃO...13 1. O que se entende por língua Estudando a língua portuguesa...17 1.1 O Vocabulário: nascimento e morte das palavras. Consultando um dicionário...20 1.2 A Semântica: o sentido

Leia mais

Quando dividimos uma oração em partes para estudar as diferentes funções que as palavras podem desempenhar na oração e entre as orações de um texto, e

Quando dividimos uma oração em partes para estudar as diferentes funções que as palavras podem desempenhar na oração e entre as orações de um texto, e MORFOSSINTAXE Quando analisamos a que classe gramatical pertencem as palavras de determinada frase, estamos realizando sua análise morfológica. A morfologia é a parte da gramática que estuda a classificação,

Leia mais

1. Introdução INFORMAÇÃO - EXAME EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2012

1. Introdução INFORMAÇÃO - EXAME EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2012 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHEIRO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA INFORMAÇÃO - EXAME EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA FRANCÊS 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2012 1. Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

PORTUGUÊS 3º ANO março de 2015

PORTUGUÊS 3º ANO março de 2015 MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO INTERNA PORTUGUÊS 3º ANO março de 2015 5 Páginas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar informação relativa à prova de avaliação interna

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Formador Residente, Maurício Ferreira

Formador Residente, Maurício Ferreira A Compreensão do Oral A compreensão do oral consiste na atribuição de significado a cadeias fónicas produzidas de acordo com a gramática da língua. Formador Residente, Maurício Ferreira Factores de compreensão

Leia mais

A DISTINÇÃO ENTRE AS FALAS MASCULINA E FEMININA EM ALGUMAS LÍNGUAS DA FAMÍLIA JÊ *

A DISTINÇÃO ENTRE AS FALAS MASCULINA E FEMININA EM ALGUMAS LÍNGUAS DA FAMÍLIA JÊ * A DISTINÇÃO ENTRE AS FALAS MASCULINA E FEMININA EM ALGUMAS LÍNGUAS DA FAMÍLIA JÊ * Rodriana Dias Coelho Costa 1 Christiane Cunha de Oliveira 2 Faculdade de Letras/UFG rodrianacosta@gmail.com christiane.de.oliveira@hotmail.com

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO

A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DA ESCRITA COMO PROCESSO COGNITIVO SILVIA FERNANDES DE OLIVEIRA 1 INTRODUÇÃO Este projeto pretende enfocar a especificidade da construção do sistema da escrita como processo cognitivo.

Leia mais

Ferramenta de apoio a identificação de eventos utilizando Linguagem Natural. Aluno: Ricardo Tomelin Orientador: Everaldo Artur Grahl

Ferramenta de apoio a identificação de eventos utilizando Linguagem Natural. Aluno: Ricardo Tomelin Orientador: Everaldo Artur Grahl Ferramenta de apoio a identificação de eventos utilizando Linguagem Natural Aluno: Ricardo Tomelin Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro 1. Introdução 2. Objetivos 3. Análise Essencial de Sistemas 4.

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês LE I (2 anos) 2016

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês LE I (2 anos) 2016 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês LE I (2 anos) 2016 Prova 06 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Aula 11 Desenvolvimento da linguagem: emergência da sintaxe (parte 2)

Aula 11 Desenvolvimento da linguagem: emergência da sintaxe (parte 2) Aula 11 Desenvolvimento da linguagem: emergência da sintaxe (parte 2) Pablo Faria HL422A Linguagem e Pensamento: teoria e prática Módulo 1: Aquisição da Linguagem IEL/UNICAMP 5 de outubro de 2016 SUMÁRIO

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 2 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Cargo: S1 PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL AEE ZONA URBANA 15 pronome apassivador Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer

Leia mais

Informação - Prova final a nível de escola Português 2016

Informação - Prova final a nível de escola Português 2016 Informação - Prova final a nível de escola Português 2016 3.º Ciclo do Ensino Básico (Dec Lei n 139/2012, de 5 de julho) Prova 81 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da

Leia mais

Perspectivas da Abordagem Sistêmico-Funcional

Perspectivas da Abordagem Sistêmico-Funcional Perspectivas da Abordagem Sistêmico-Funcional Ariel Novodvorski UFU Mestre em Estudos Linguísticos, Linguística Aplicada UFMG Fone: (34)3087-6776 E-mail: ariel_novodvorski@yahoo.com.br Data de recepção:

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 204 / 205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades. PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum

Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades. PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum Direção de Serviços da Região Norte Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum 1. Informação O presente documento visa

Leia mais

Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver

Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português - Verbos Haver e Reaver Mapa Mental de Português Verbos Mapa Mental de Português Verbos

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFRAESTRUTURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES FORMA/GRAU: ( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO. Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GOLEGÃ, AZINHAGA E POMBALINHO Informação - Prova de Equivalência à Frequência à disciplina de Português Data: 1ª FASE e 2ª FASE 1º Ciclo - 2015/2016 Prova Escrita e Prova Oral

Leia mais

e-scrita ISSN

e-scrita ISSN 69 e-scrita ISSN 2177-6288 Algumas reflexões sobre a questão da gramaticalização de Marcadores Discursivos Eduardo Penhavel 1 RESUMO: Neste trabalho, apresentamos uma discussão sobre a classe dos Marcadores

Leia mais

DAS CRÍTICAS E CONTRIBUIÕES LINGUÍSTICAS. Por Claudio Alves BENASSI

DAS CRÍTICAS E CONTRIBUIÕES LINGUÍSTICAS. Por Claudio Alves BENASSI DAS CRÍTICAS E CONTRIBUIÕES LINGUÍSTICAS Por Claudio Alves BENASSI omo vimos anteriormente, em relação ao uso que o sujeito com C surdez faz da modalidade escrita do surdo, o recurso didático Números Semânticos

Leia mais

Apresentação. Roberta Vieira Lourenço Chacon

Apresentação. Roberta Vieira Lourenço Chacon Apresentação Roberta Vieira Lourenço Chacon SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros VIEIRA, R., and CHACON, L. Apresentação. In: Movimentos da hesitação: deslizamentos do dizer em sujeitos com doença

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SEBASTIÃO DA GAMA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova escrita e oral 2016 Prova 21. 3.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga informação relativa à prova de equivalência à frequência

Leia mais

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: Ensino Secundário

1. Introdução. Prova de Equivalência à Frequência de: Ensino Secundário Prova de Equivalência à Frequência de: Sociologia 12º Ano Ensino Secundário Decreto-Lei 39/2012, de 5 de julho. Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto. 1. Introdução O presente documento visa divulgar

Leia mais

A coleção Português Linguagens e os gêneros discursivos nas propostas de produção textual

A coleção Português Linguagens e os gêneros discursivos nas propostas de produção textual A coleção Português Linguagens e os gêneros discursivos nas propostas de produção textual Marly de Fátima Monitor de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Araraquara e-mail:

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras Nome do Curso

Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras Nome do Curso Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras Nome do Curso CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Libras I 160h Não há Sujeito Surdo, Diferença,

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas e testes intermédios desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas e testes intermédios desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA PORTUGUÊS Novembro de 2016 Prova 639 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional

Leia mais

aula PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS

aula PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 10 aula META apresentar ao aluno aspectos fundamentais dos planejamentos fatoriais através da exemplificação com um planejamento 2 2. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

Decreto-Lei nº3 / 2008, de 7 de janeiro, Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, Despacho Normativo n.º 24-

Decreto-Lei nº3 / 2008, de 7 de janeiro, Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, Despacho Normativo n.º 24- INFORMAÇÃO DE PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA Português ANO LETIVO 2012/2013 TIPO DE PROVA: Escrita CÓDIGO DA PROVA: 81 ANO: 9º Decreto-Lei nº3 / 2008, de 7 de janeiro, Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO. Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO. Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe Sumário Introdução 2 PONTOS DE PARTIDA: Currículo Nacional do Ensino Básico publicado em 2001. O Programa

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Fonética e Fonologia: modos de operacionalização

Fonética e Fonologia: modos de operacionalização Fonética e Fonologia: modos de operacionalização Encontro sobre Terminologia Linguística: das teorias às práticas Faculdade de Letras da Universidade do Porto 12 e 13 de Setembro de 2005 Sónia Valente

Leia mais

DISCIPLINA INGLÊS ( PROVA ESCRITA )

DISCIPLINA INGLÊS ( PROVA ESCRITA ) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA INGLÊS ( PROVA ESCRITA ) PROVA 21/2016 9º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, republicado pelo Decreto-Lei nº 91/2013,

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O

MANUAL DO AVALIADOR O MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS IBN MUCANA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês - Prova Escrita e Prova Oral 2016 11º Ano de Escolaridade (Decreto-lei nº 139/2012 de 5 de Julho) O presente documento

Leia mais

TEXTO E ELEMENTOS DE TEXTUALIZAÇÃO. PROF. Nathan Bastos de Souza UNIPAMPA 2017/1

TEXTO E ELEMENTOS DE TEXTUALIZAÇÃO. PROF. Nathan Bastos de Souza UNIPAMPA 2017/1 TEXTO E ELEMENTOS DE TEXTUALIZAÇÃO PROF. Nathan Bastos de Souza UNIPAMPA 2017/1 O QUE É UM TEXTO? Texto é o produto de uma atividade discursiva em que alguém diz algo a alguém (GERALDI,1997,p.98). Um texto

Leia mais

18 Introdução à. Semântica

18 Introdução à. Semântica 18 Introdução à Semântica 5 Introdução UNIDADE 1: O significado 9 1. Objectivos da Unidade 1 9 1.1. Em busca do sentido 13 1.2. A semiótica 22 1.3. A semântica 30 1.4. A semântica e a cognição UNIDADE

Leia mais

(1) A análise dos resultados experimentais indicaram um efeito principal de número do núcleo interveniente no processamento da concordância.

(1) A análise dos resultados experimentais indicaram um efeito principal de número do núcleo interveniente no processamento da concordância. 1 Introdução A presente tese tem como tema o processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentenças e está vinculada ao Projeto Explorando relações de interface língua-sistemas

Leia mais

Apresentação. Edson Rosa de Souza

Apresentação. Edson Rosa de Souza Apresentação Edson Rosa de Souza Esta obra, composta por dois volumes, sendo o primeiro de natureza teórica e o segundo de base descritiva, apresenta ao leitor um conjunto de textos sobre o funcionalismo

Leia mais

a. A língua possui uma única forma, representa o idioma que não se modifica e por isso devemos considerar o padrão como a representação da língua.

a. A língua possui uma única forma, representa o idioma que não se modifica e por isso devemos considerar o padrão como a representação da língua. 1 de 6 28/3/2013 00:36 A vidade de estudo 1- Nivelamento Português- 2012A Período: 11/03/2013 17:00 à 09/05/2013 23:59 (Horário de Brasília) Status: ABERTO Valor: 1.00 Gabarito: Gabarito não está liberado!

Leia mais

8. Tema, Sujeito e Agente em português: Opções de codificação léxico-gramatical

8. Tema, Sujeito e Agente em português: Opções de codificação léxico-gramatical 8. Tema, Sujeito e Agente em português: Opções de codificação léxico-gramatical A análise desenvolvida nos capítulos anteriores buscou explicitar motivações contextuais para a opção entre VPA e VPS, partindo

Leia mais

Exame de equivalência à Frequência

Exame de equivalência à Frequência 3.º Ciclo INGLÊS Ano de escolaridade 9.º ano OBJETO DE AVALIAÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do 3.º ciclo do ensino básico da disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 002/CUn/2007, de 02 de março de 2007 O Curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina, com

Leia mais

A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na

A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na A harmonização vocálica nas vogais médias pretônicas dos verbos na variedade do interior paulista Márcia Cristina do Carmo (FAPESP 06/59141-9) Orientadora: Profa. Dra. Luciani Ester Tenani UNESP Câmpus

Leia mais

O programa da disciplina em causa preconiza atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua.

O programa da disciplina em causa preconiza atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua. INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência INGLÊS 2016 11º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Inglês, a realizar

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Danny Unidade: Para de minas 1- você mencionou em uma de suas aulas sobre pronome que o SE (sendo pronome apassivador) segue a regra dos demais pronomes

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto

Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 Informação de Exame de Recuperação de Módulo em Atraso Curso Profissional

Leia mais

Inglês Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho) 1. INTRODUÇÃO

Inglês Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho) 1. INTRODUÇÃO INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês 2017 Prova 367 Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de Julho) 1. INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à Prova de

Leia mais

Informação - Prova de equivalência à Frequência

Informação - Prova de equivalência à Frequência Informação - Prova de equivalência à Frequência 1.º Ciclo PORTUGUÊS Ano de escolaridade 4.º ano INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação relativa à prova final do 1.º Ciclo da disciplina de Português,

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

significados que pretende comunicar em um determinado contexto sócio-cultural. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) leva em consideração que as

significados que pretende comunicar em um determinado contexto sócio-cultural. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) leva em consideração que as 1 Introdução No nosso dia-a-dia, estamos a todo momento emitindo opiniões, defendendo ideias. Opinamos em casa, no trabalho, na escola, na rua, em todos os lugares. Opinar, argumentar, persuadir o outro

Leia mais

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Medidas de dispersão Estudamos na unidade anterior as medidas de tendência central, que fornecem importantes informações sobre uma sequência numérica. Entretanto,

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de. Inglês

Informação - Prova de Equivalência à Frequência de. Inglês Informação - Prova de Equivalência à Frequência de Inglês Ano Letivo 2016 / 2017 Código da Prova: 367 Ensino Secundário Tipo de Prova: Escrita e Oral 1. Objeto de avaliação A prova de exame tem por referência

Leia mais

Afirmações Matemáticas

Afirmações Matemáticas Afirmações Matemáticas Na aula passada, vimos que o objetivo desta disciplina é estudar estruturas matemáticas, afirmações sobre elas e como provar essas afirmações. Já falamos das estruturas principais,

Leia mais

Mundos sucientes e tempo, aula 2 de Aulas Informais de Semântica Formal (Bach 1987) Luiz Arthur Pagani

Mundos sucientes e tempo, aula 2 de Aulas Informais de Semântica Formal (Bach 1987) Luiz Arthur Pagani Mundos sucientes e tempo, aula 2 de Aulas Informais de Semântica Formal (Bach 1987) Luiz Arthur Pagani 1 Que tipo de estrutura de modelos é apropriada ou adequada para as línguas naturais? (p. 15) gramática

Leia mais