Intervenção Precoce e Dificuldades de Aprendizagem (Jan. 2007)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Intervenção Precoce e Dificuldades de Aprendizagem (Jan. 2007)"

Transcrição

1 1 INNTTRRODDUUÇÇÃÃO I Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem são totalmente entregues à sua sorte, culminando o seu percurso escolar num insucesso total afirma Luís Miranda Correia da Universidade do Minho num relatório, entregue ao Ministério da Educação, em 2006, com várias propostas de intervenção. Refere ainda, no relatório, que cada criança é diferente, mas se detectada precocemente e devidamente ajudada, pode vir a ser um adulto sem problemas. Ora foi com base nesta ideia, com a qual não será difícil concordar, sendo que acrescentaríamos que, para além da identificação precoce deveríamos apostar numa intervenção focalizada e planificada com vista à recuperação do aluno, que surgiu a metodologia a que nos propomos neste trabalho prático. É pois necessário intervir, tão cedo quanto possível, junto da criança em risco com vista a contrariar as expectativas mais baixas de desenvolvimento, que a sua condição biológica e/ou social prenunciam e aquilo que parece ser a fatalidade do insucesso na sua escolaridade. Procuraremos relacionar a intervenção precoce com a temática das dificuldades de aprendizagem, cruzar os seus campos de intervenção, analisar os contributos da primeira para a resolução do problema que constituem as segundas e das limitações que constituem ao desenvolvimento global da criança. Procuraremos demonstrar que é indiscutível a necessidade de intervir precocemente com crianças que apresentam problemas de desenvolvimento ou sujeitas a situações de risco biológico e/ou ambiental, articulando diversos serviços e procurando, numa perspectiva ecológica do desenvolvimento, proporcionar uma verdadeira igualdade de oportunidades de aprendizagem e acesso ao currículo. Assim tentaremos, em primeiro lugar, uma definição e um enquadramento teórico de conceitos quer de intervenção precoce quer de dificuldades de aprendizagem para depois os relacionarmos e tentarmos explicitar as implicações educativas e estratégias de intervenção com estas crianças, nos seus mais diversos contextos, com vista à sua verdadeira inclusão no sistema educativo.

2 2 IINTERVENÇÃO PRECOCE Actualmente regulada pelo despacho conjunto nº 891/99, de 19 de Outubro, a Intervenção Precoce, pretende ser uma intervenção integrada, a começar pelo seu enquadramento legal resultante de um despacho conjunto do Ministério da Educação, da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade, centrada na criança e na família. Esta ideia de intervenção integrada, visa pôr, ao serviço da criança, uma completa acção preventiva e/ou habilitativa, assente numa visão contextualizada do desenvolvimento infantil. A intervenção precoce, tem como alvo as crianças até à idade escolar que se julguem em risco de atraso de desenvolvimento, manifestem algum tipo de deficiência ou necessidades educativas especiais e consiste na disponibilização de serviços terapêuticos, educativos e sociais a estas crianças e às suas famílias tentando minimizar efeitos nefastos no seu desenvolvimento. Através de um trabalho de equipa, sendo que equipa não serão apenas os técnicos envolvidos como psicólogos, educadores ou terapeutas, mas também a própria família próxima ou alargada, os vizinhos, as instituições e serviços que, de alguma forma, e todos em colaboração, possam dar o seu contributo para a resolução dos problemas identificados na criança. A intervenção precoce procura não só resolver problemas no desenvolvimento da criança como prevenir a sua manifestação em ambiente social de risco pelo que a sinalização, tão cedo quanto possível, de qualquer uma das áreas envolvidas, pode fazer toda a diferença nessa mesma intervenção. Trata-se pois de potencializar todos os recursos e meios locais para a minimização de situações de risco social, económico, educativo ou mesmo de saúde da criança, por forma a permitir as maiores possibilidades para o seu desenvolvimento global e harmonioso assim como tentar debelar eventuais constrangimentos a essa mesma possibilidade, da forma mais precoce possível. O facto de esta intervenção se pretender multidisciplinar assim como pouco rígida no que se refere à orgânica e dinâmica local a implementar, traduz, de facto, esta ideia de procura de resultados e não de processos na ajuda ao desenvolvimento infantil.

3 3 Vaanttaaggeenss ddee uumaa intteerrvveennççããoo i vveerrdaaddeei irraameenttee pprreeccooccee Se temos como certo que os maiores avanços no desenvolvimento e aprendizagem em relação com o meio surgem na idade pré escolar e escolaridade básica, percepcionamos então que, em crianças em risco, a intervenção o mais cedo possível e o apoio a famílias socialmente desfavorecidas permitirá a diminuição de risco de serem desperdiçadas oportunidades de desenvolvimento durante os estádios mais propícios a esse desenvolvimento. Se esses momentos não forem potencializados a criança pode vir a manifestar posteriormente maiores dificuldades de aprendizagem. Idêntica premissa seria de estender a crianças, cujo potencial de aprendizagem e desenvolvimento, acima da média, justificariam, também eles, uma intervenção precoce com vista a aproveitar ao máximo tais características individuais. Contudo não é essa a área do nosso trabalho pelo que voltaremos a centrar-nos na relação entre este tipo de intervenção e as possíveis dificuldades de aprendizagem ao longo da vida. Quanto mais cedo se iniciar a intervenção, maior será então o potencial de cada criança ou, pelo menos, maior será o possível aproveitamento desse potencial. Para tal, é importante que a intervenção proporcione apoio e assistência à família nos momentos mais críticos assim como tente maximizar todos os benefícios sociais ao dispor da mesma. Trata-se pois de intervir de forma contextualizada mais do que com a criança isoladamente, uma vez que o desenvolvimento desta se processa em relação estreita com o meio em que se insere, família próxima e/ou alargada, jardim-de-infância, vizinhança... É pois certo que, apesar de a intervenção dever ser feita de forma programada, sustentada e individualizada, também o deve ser em estreita articulação com todos os meios e organismos que de uma forma ou de outra possam contribuir para potencializar essa mesma intervenção. O importante é entender a individualidade da intervenção como dirigida à criança como fim mas ao seu meio como forma, numa perspectiva ecológica do desenvolvimento humano. Esta atitude leva mesmo a que possamos verificar um impacto positivo da intervenção precoce nos pais e irmãos da criança quer a nível de aumentar as expectativas em relação a esta, sabendo nós que esse é um factor de extrema influência no sucesso escolar, quer ao nível da descompressão da

4 4 relação familiar e social diminuindo situações de stress, frustação, falta de auto estima ou desespero 1. Muitas vezes trata-se de famílias desestruturadas e que após uma situação de primeiro contacto com as dificuldades económicas, sociais, culturais ou de sáude, promovem mais um certo isolamento da criança que os estímulos necessários ao seu pleno desenvolvimento. Alguns pais, ao contactarem com uma deficiência do seu filho, logo após o nascimento, vivem essa situação com sofrimento, angustia e revolta que são, só por si, um entrave à aceitação social da criança, à sua integração no sistema de creche, jardim de infância e por vezes mesmo de escolaridade cerceando o seu direito, em plena igualdade com os demais, ao seu desenvolvimento harmonioso. É óbvio também que uma intervenção precoce verdadeiramente activa e fazendo jus à sua designação, permitirá, também ela, ganhos sociais significativos quer em termos de inserção social futura quer a nível da escola que se sentirá mais realizada na sua intervenção educativa. É isto que resulta do actual estado de conhecimento em Ciências Sociais e Humanas e mesmo alguns autores (Piaget 1969, Erickson 1967 e 1972, Winnicot 1979) 2 vão mais longe ao afirmar que o sucesso nas aquisições e no desenvolvimento nas primeiras idades são o suporte da maneira de ser de cada individuo e influenciam a sua posição face à vida futura. A sinalização das situações ou dos casos, o mais precocemente possível, pode fazer a diferença no sucesso da intervenção. Para isso não existe um caminho rígido e a própria natureza das Equipas de Intervenção Precoce, como falávamos anteriormente, potencializa a eficácia dessa fase de processo, abrindo a possibilidade da mesma poder ser feita pela pessoa, técnico ou organismo que primeiramente detecte a situação considerada de risco, pais, vizinhos, psicólogos, assistente social, enfermeiro, médico ou hospital, por exemplo. Alguns dos casos são sinalizados, pelos serviços hospitalares, mesmo antes de, em resultado de nascimento de um filho, a mãe abandonar a instituição, permitindo à equipa concelhia programar a intervenção imediata e concertada. Para darmos um exemplo, podemos referir o caso verídico de uma determinada criança que, frequentando um estabelecimento de ensino pré escolar, revelava dificuldades de linguagem a que a 1 In O que é a Intervenção Precoce, CERCIFAF (2004) 2 Citados por MENDES e FERREIRA (2002)

5 5 educadora seria um pouco indiferente uma vez que considerava a situação passível de solução com a evolução normal devido à idade. É pois a própria família a insistir no diagnóstico junto do órgão de gestão e Equipa de Intervenção Precoce que, em articulação com técnicos de terapia da fala, vêem confirmados os problemas da criança encaminhando a mesma. Fica pois demonstrada a extrema importância da sinalização, diagnóstico e intervenção de forma precoce e integrada e com origem eventualmente diversa e descentrada. Para o sucesso de uma intervenção deste tipo, é necessário um correcto e precoce, também ele, diagnóstico e avaliação das situações ditas de risco, seja ele social, fisiológico, biológico ou psíquico. Este diagnóstico, que deve ser feito em articulação com os vários parceiros com implementação no meio local, permitirá não só a definição de cada situação como abrirá o caminho a uma correcta intervenção evitando um caminho de tentativa e erro que sendo natural em intervenção social deve ser reduzido à ocorrência minimamente necessária. Se é verdade que a precocidade da intervenção pode fazer a diferença também é verdade que a sua eficácia depende de um trabalho sério de diagnóstico e avaliação das situações. DIIFFIICULDADESS DE APRENDIIZAGEM Podemos tentar definir, o que são dificuldades de aprendizagem, por duas vias sendo que através de uma delas se proceda a um maior enfoque nos aspectos orgânicos e, por outra, outra nos aspectos mais educacionais. Se é certo que continuamos a poder explicar as dificuldades de aprendizagem por esta ou aquela desordem neurológica, física ou biológica, por exemplo porque um aluno não houve bem, não processa convenientemente a informação a nível cerebral ou não revela a acuidade visual desejável, também é certo que muitos outros factores de ordem psíquica, social ou educacional poderão influir no desenvolvimento global e harmonioso das nossas crianças. Basta para tal, pensar na prioridade que uma determinada criança, com problemas de subnutrição ou de desestruturação familiar, põe na aprendizagem... Claro que as suas energias se direccionam principalmente para a satisfação das suas necessidades mais básicas e para a procura de um certo equilíbrio emocional.

6 6 Neste âmbito também não vamos ilibar a própria escola que, muitas das vezes, não adequa a sua intervenção educativa aos diversos tipos de aprendizagem dos alunos (SERGEANT 2004). Na primeira perspectiva referida, as dificuldades de aprendizagem são entendidas como desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expansão da informação, caracterizandose em geral por uma discrepância acentuada entre o potencial estimado do aluno e a sua realização. (CORREIA e MARTINS 1999) Numa segunda, mais educacional, as dificuldades de aprendizagem reflectem uma incapacidade ou impedimento, para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo ou para a aquisição de aptidões sociais. Com Kirk (1962) 3 podemos dizer que se consagra então o afastamento de uma explicação eminentemente clínica e se dá ênfase à vertente educacional e ecológica da questão das dificuldades de aprendizagem. Correia e Martins (1999) transcrevem aquela que consideram a definição que parece mais aceite internacionalmente: Dificuldades de aprendizagem específica significa uma perturbação num ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou utilização da linguagem falada ou escrita, que pode manifestar-se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos matemáticos. O termo inclui condições como problemas perceptivos, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e afazia de desenvolvimento. O termo não engloba as crianças que têm problemas de aprendizagem resultantes principalmente de deficiências visuais, auditivas ou motoras, de deficiência mental, de perturbação emocional ou de desvantagens ambientais, culturais ou económicas 4 Uma criança revela então dificuldades de aprendizagem (CORREIA e MARTINS 1999) se não alcançar resultados proporcionais aos seus níveis de idade e capacidades numa ou mais de sete áreas específicas, claro está, se depois de lhe serem proporcionadas as experiências e condições de aprendizagem adequadas. 3 Citado por CORREIA & MARTINS (1999) 4 Federal Register, 1997, p.65083

7 7 Também a considerar se apresentar discrepância, digna de registo, entre a sua realização escolar e a capacidade intelectual numa ou mais áreas de expressão, raciocínio, compreensão ou cálculo, como sejam 2 : - Expressão oral - Compreensão auditiva - Expressão escrita - Capacidade básica de leitura - Cálculos matemáticos - Raciocínio matemático Diffi iccul lddaadeess ddee Apprreenndi izzaaggeem ee ssuaass ccaaussaass Apesar de a causalidade das dificuldades de aprendizagem não ser de todo consensual entre autores e a sua própria etiologia também pender para várias correntes mais relacionadas com aspectos neurológicos ou educacionais, sabemos hoje que a origem das mesmas se encontra, possivelmente, no sistema nervoso central da criança podendo um vasto leque de factores contribuir de forma mais ou menos acentuada para esse facto. Correia e Martins (1999) apontam um conjunto de factores a ter em consideração: - O factor hereditário em que prevalece um fundamento genético baseado na possível transmissão de genes de pais para filhos. Talvez seja nesta base que tem subsistido a ideia errónea de que, se um filho de determinada família tinha dificuldades de aprendizagem então, todos os seus irmãos, também as terão. É aliás nesta base, que muito se tem trabalhado nas nossas escolas e que se estabelecem relações de causalidade que em nada poderão corresponder à realidade e poderão mesmo cercear as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo dos alunos. Ao velho ditado que afirma que filho de peixe sabe nadar deveríamos acrescentar a observação de que até no mundo aquático existem aqueles que de alguma forma, cerceados das suas oportunidades, não poderão aprender a nadar. Também o contrário é válido, ou seja, se detentor das condições e apoios necessários poderiam fazer a aprendizagem mesmo com algumas diferenças individuais.

8 8 Queremos pois, com esta imagem, não sei se a mais elucidativa mas aquela que ocorreu de imediato, chamara a atenção para que um profissional da educação não deve fazer juízos prévios de eventuais capacidades ou perspectivas de sucesso ou insucesso de alunos mas sim identificar as suas potencialidades e fragilidades por forma a proporcionar-lhe a maior igualdade de oportunidades na aprendizagem e na vida, através desta. Eu próprio, antes da realidade dos Agrupamento de Escolas, assisti a constituições de turmas baseadas neste princípio de conhecimento de antecedentes familiares. De facto a gestão integrada e mais afastada do actor pedagógico que é o professor, diminuiu, a meu ver, estes acontecimentos. - Os factores pré natais como a sujeição da mãe, durante a gravidez, a excessos de exposição a substâncias tóxicas, como as radiações, o álcool, o tabaco ou outras drogas, o parto prolongado ou difícil, a anoxia... - Os factores perinatais que, como o nome indica, rodeiam no tempo a fase do nascimento, ou seja, as primeiras etapas do desenvolvimento infantil como os traumatismos cranianos, a má nutrição, a exposição a substâncias tóxicas, a negligência, o abuso, os maus tratos... Mas se até agora apenas falamos do ponto de vista do aluno, posicionemo-nos a partir da escola e chegaremos à conclusão que, também ela pode fazer parte da solução ou do próprio problema das dificuldades de aprendizagem. As causas de determinadas dificuldades de um aluno podem residir em factores como o modo de funcionamento da escola e da própria sala de aula. Se na primeira factores como o ambiente educativo e o projecto educativo de escola têm um papel fundamental na definição de meios e estratégias, no segundo caso, na sala de aula, joga-se a relação mais próxima professor-aluno. Aqui sim podemos mesmo ir mais longe e identificar causas de atrito na aprendizagem como o desajustamento à situação escolar, ao seu código, embora hoje em dia seja menos evidente com a generalização do ensino pré escolar, e às suas regras; o desajustamento à situação didáctica com problemas na comunicação aluno-professor, na maneira predominante de por o saber à disposição e a sua possível discordância com a forma de aprendizagem do aluno 5 ; o desajustamento mesmo à 5 Veja-se a propósito GARANDERIE (1991)

9 9 personalidade do professor que pressupõe a mudança de paradigma de uma escola transmissora para uma escola dinamizadora de aprendizagens. Aliás a própria lei prevê esta última situação que, evocada, pode constituir razão suficiente para a mudança de grupo/turma/escola no caso de alegada incompatibilidade do aluno com o professor. Todos nós sabemos a importância da relação pessoal na mobilização do individuo para a aprendizagem ou mesmo para a mobilização de saberes já adquiridos. Algguumaass Diffi iccuul ldaaddeess dee Apprreenddi izzaaggeem Não parece ser consensual e muito menos instituída uma classificação ou tipologia das dificuldades de aprendizagem. As várias abordagens variam pois segundo o ângulo ou o enfoque dado pelos diversos autores e mesmo áreas de conhecimento (Ciências da Educação, Psicologia...) a esta questão. Poderemos apesar disso tentar uma classificação destas quanto ao seu grau de incidência, quanto aos seu tipo e quanto à sua causa. Estas últimas já abordadas anteriormente de forma genérica. Podemos falar de dificuldades ligeiras ou profundas (FONSECA 1984) sendo que a relação com a suposta incapacidade se distingue consoante uma ou outra. Claro está que não estamos a aceitar que dificuldades de aprendizagem são sinónimo de incapacidade para a aprendizagem, aceitamos apenas que, tratando-se de uma discrepância entre níveis de realização e capacidades, importa perceber até que ponto vai a sua interferência no processo de aquisição de conhecimentos para agir sobre elas. Como também já temos vindo a referir de forma eclética ao longo deste trabalho, estas dificuldades podem assumir vários tipos conforme a ordem onde a sua influência é maior. Podemos falar de dificuldades cognitivas, psicomotoras, afectivas e relacionais apesar de, estas duas últimas, estarem intimamente relacionadas entre si. POSTIC (1991) vai mesmo mais longe e procede a uma análise da tipologia de dificuldades em três áreas de possível conflito a escola, a situação didáctica e as relações pessoais. Aliás como também já referimos, as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas, ser causadas ou potencializadas pela dificuldade do aluno em adaptar-se ao sistema de funcionamento da escola, das suas regras e normas, à maneira de ensinar ou dinamizar actividades de aprendizagem e às relações com docentes, auxiliares e com os próprios colegas.

10 10 O que este autor não fala mas que me parece importante é, neste capítulo das relações, a importância das estabelecidas entre a escola, o docente e os pais e encarregados de educação. Quer do ponto de vista de diagnóstico, de resposta às dificuldades e articulação nessa resposta mas também do ponto de vista de que uma má relação estabelecida, entre estes actores, pode causar, por relação, uma má adaptação à escola, ao professor, à aprendizagem. Contudo, as dificuldades de aprendizagem mais comummente identificadas são, de acordo com CORREIA e MARTINS (1999): - dislexia como dificuldade no processamento da linguagem cujo impacto se reflecte na leitura e na escrita - dispraxia como dificuldade de planificação e coordenação motora - disgrafia como a dificuldade na escrita - discalculia como a dificuldade de realização de cálculos matemáticos - discriminação auditiva como a capacidade ou não de percepcionar diferenças entre sons - dificuldades de percepção visual como as dificuldades de observar pormenores e dar significado ao que é observado - desordem por défice de atenção e hiperactividade que caracterizada por frequentes estados de desatenção e impulsividade condicionam a aprendizagem Temos pois uma maior valorização das dificuldades mais facilmente identificáveis com meios médicos e com recurso a outros técnicos. Na minha opinião é, no entanto, de extrema importância o não baixar a atenção sobre outros factores atrás referidos e que poderão estar na base da negação de oportunidades de aprendizagem a todos os alunos.

11 11 IINTERVENÇÃO PRECOCE E DIIFFIICULDADESS DE APPRENDIIZAGEM A informação disponível, quer quantitativa quer qualitativa, esta última baseada nomeadamente na percepção que os docentes e familiares das crianças têm da intervenção precoce, demonstra que existem reais ganhos ao nível do desenvolvimento e educação das crianças que dela beneficiam levando a que seja menos necessário especializar a educação e à obtenção de melhores resultados escolares. Um estudo citado pela equipa da CERCIFAF 6 refere que uma investigação longitudinal efectuada com um grupo de crianças de meios social e economicamente desfavorecidos demonstrou que se mantiveram ganhos significativos no percurso escolar dos alunos com percentagens de sucesso e de conclusão significativamente superiores a outros alunos do mesmo extracto social mas sem a intervenção referida. Os melhores resultados abrangeram áreas do saber como a leitura e a escrita, o cálculo, linguagem e mesmo em áreas sociais como a interacção social e a diminuição de comportamentos violentos. O sucesso da intervenção precoce e as suas implicações futuras, nomeadamente no combate à exclusão social e a determinada etiologia de dificuldades de aprendizagem, está intimamente relacionado com a idade da criança, ou seja, quanto mais cedo se intervir maior o grau de sucesso e maior o grau de potencialização do desenvolvimento. Claro está que não teremos como certo que apenas o factor da precocidade da intervenção seja suficiente uma vez que o próprio grau de envolvimento da família e dos vários serviços parceiros poderão contribuir para o sucesso dessa intervenção assim como a própria intensidade e a estruturação da mesma. Não basta intervir. É, muitas vezes, necessário fazê-lo com urgência, firmeza e de forma planificada, coerente integrada. Muitas vezes, e não serão tão poucas como seria à primeira leitura inferível, os efeitos intencionais ou por contágio da intervenção precoce aumentam as expectativas dos pais em relação aos seus educandos, promovem a melhoria de acesso a meios e a estímulos, a resolução de problemas de saúde ou psíquicos que poderiam estar, mais tarde, na origem de dificuldades de aprendizagem ou de limitações severas de acesso à aprendizagem. 6

12 12 Para McWilliam (2001) os profissionais docentes ou não docentes, têm pouca influência na evolução da criança e muita na melhoria da competência e confiança dos pais que, por sua vez, esses sim, têm muita influência na promoção do desenvolvimento da criança. É óbvio que não podemos apenas cingir a importância da intervenção precoce, no combate a futuras dificuldades escolares e de aprendizagem, à influência sobre os pais dos alunos mas também ao amplo trabalho de despistagem, encaminhamento e acompanhamento de situações clínicas, sociais e psíquicas que poderão influenciar de forma significativa as aprendizagens futuras e o sucesso ou insucesso de uma plena cidadania. É de extrema importância a identificação de situações de risco que pode ser estabelecido, como a deficiência, o risco ambiental ou biológico, que podem estar na origem de uma disfunção de desenvolvimento, uma vez que causam um desvio significativo dos padrões de desenvolvimento normalmente esperado. Sabemos nós que, tendo em conta uma perspectiva mais dinâmica e global do desenvolvimento infantil, uma disfunção ou esse atraso menos grave que referíamos antes, pode desaparecer ou ser compensado por uma intervenção tão precoce quanto possível. Uma criança com dificuldades de visão não terá seguramente dificuldades de maior, se diagnosticada e encaminhada para meios de correcção adequados ou mecanismos de compensação que lhe permitam o acesso pleno ao conhecimento e à aprendizagem. Uma criança que se veja, em virtude do seu ambiente sócio económico, privada de estímulos e interacções sociais, estará seguramente em risco de não ter esse mesmo acesso. Uma intervenção precoce aumentará as suas hipóteses de sucesso educativo.

13 13 CONCLUSSÃO Para finalizar escolhemos um exemplo daquilo que pensamos ser a preocupação geral das comunidades na procura de antecipar dificuldades da sua população escolar e debelar um dos maiores problemas da nossa escola, já referido, aliás como início desta reflexão, por Luís Miranda Correia aquando da entrega ao Ministério da Educação do relatório sobre a situação dos apoios em Portugal. Referíamo-nos a uma recente declaração de uma governante do Luxemburgo, mais propriamente a sua Ministra da Educação a Drª Anne Brasseur (psicóloga) sobre o trabalho da Agência Europeia para o Desenvolvimento em Necessidades Educativas Especiais, em que afirmava Inclusão, sim mas nem sempre o mesmo programa que o das outras crianças, porque as crianças com dificuldades de aprendizagem são, cada uma delas, diferentes e têm necessidades e capacidades individuais. Importa pois prosseguir neste trabalho de identificação, diagnóstico e intervenção, tão precoce quanto possível por forma e a estruturar uma intervenção educativa contextualizada e estruturada por forma a minimizar os impactos de situações de risco na aprendizagem e desenvolvimento das crianças quando ingressam no seu percurso escolar. Não importará sobremaneira quem identifica mas sim quando se identifica uma potencial situação de risco para o desenvolvimento de determinada criança. A ideia de uma equipa que mais do que formalmente constituída se quer dinâmica e enriquecida dos contributos que todos sem excepção, pais, educadores, família, técnicos, serviços de saúde, órgãos de gestão ou quaisquer outros, possam dar para, em determinada etapa da vida dessa mesma criança, poder inflectir ou anular factor ou factores que se prevê estarão na origem de dificuldades de aprendizagem futura. Neste campo, as Equipas de Intervenção Precoce, vieram aumentar as nossas possibilidades de êxito e recuar, no tempo, a fase de identificação e diagnóstico. É nessa fase que começa o apoio às crianças e não apenas quando frequenta aulas de apoio pedagógico acrescido ou beneficia de meios complementares. O apoio inicia-se e joga-se, o seu sucesso, na precocidade do diagnóstico de situações de risco, na recolha sistemática de elementos e informações de aprendizagem, de história de vida, de erros e dificuldades mais comummente verificados, de natureza e grau das dificuldades ao longo de todo o

14 14 processo de aprendizagem. Quanto a este, todos nós sabemos que não se limita à escolaridade mas tem nela uma fase crucial do desenvolvimento harmonioso do indivíduo. Segundo Ana Benavente e outros autores na obra Renunciar à Escola (1994), o perfil do aluno em risco de abandono é, regra geral, o de um aluno com atraso escolar, ausência de ambições escolares, ausência de interesse pela escola, pelas matérias e pelo mundo do trabalho. È, em regra, mais velho que os demais, não parece ter apoio familiar, vive em meio social ou culturalmente desfavorecido e tem um rendimento escolar insuficiente. Ora são estas situações, ou melhor, a sedimentação destas que todos nós temos a obrigação de combater com todos os meios ao nosso alcance para fazer da escola um meio de sucesso. Pessoalmente, com o conhecimento mais aprofundado e cimentado que tenho desta temática, vejo agora, confesso com alguma angústia, que conheço alguns casos de insucesso nessa acção e outros que foram contrariados levando à recuperação de alunos mesmo que de uma forma pouco consciente. Torna-se pois importante saber passar da reflexão à acção e se é certo que não poderei por em prática, muito do que aqui exponho, como professor a leccionar, estarei atento e empenhado no meu contributo enquanto órgão de gestão. Afinal todos temos o nosso papel neste trabalho de equipa! BIIBLIIOGRAFFIIA ANDRADE, M.G., ABREU, M.R.(2002). Detecção e Intervenção Precoce.Documento policopiado BENAVENTE, A., CAMPICHE, J., SEABRA, T., SEBASTIÃO, J. (1994). Renunciar à Escola O abandono escolar no ensino básico. Lisboa, Fim de Século CERCIFAF (2004). O que é a Intervenção Precoce. In Centro de Competência Nónio da Cercifaf. Internet, disponível em

15 15 CORREIA, R. (2002). Perspectiva Ecológica do Desenvolvimento Humano.Revista Aprender. Portalegre, ESSE Portalegre CORREIA, L.M., MARTINS, A.P. (1999). Dificuldades de Aprendizagem: que são? Como entendê-las?. Porto, Porto Editora EUROPEAN AGENCY FOR DEVELOPMENT IN SPECIAL NEEDS EDUCATION, (2003). O Ano Europeu das Pessoas com Deficiência. EuroNews nº9. Denmark, EADSNE FONSECA, V. (1984). Uma introdução às dificuldades de aprendizagem. Lisboa, Editorial Notícias GARANDERIE, A. (1991). Pedagogia dos Processos de Aprendizagem. Rio Tinto, Edições Asa McWilliam, R. (2001). Os Cinco Elementos Chave da Prestação de Serviço em Ambientes Naturais.In Informanip. Internet, disponível em POSTIC, M. (1991). Da análise das dificuldades dos alunos na aula à transformação das práticas educativas. In Inovação, 4, SILVA, E.C. (2006). < Escola esquece cem mil alunos com dificuldades> in Diário de Notícias, 2006, 16-17

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha

PSICOLOGIA APLICADA. A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha PSICOLOGIA APLICADA A. Filipa Faria Cátia Silva Barbara Fernandes Ricardo Rocha Psicologia aplicada É impossível pensar em psicologia, sem pensar em intervenção, pois esta tem uma dimensão prática que

Leia mais

APPDA-Setúbal. Educação

APPDA-Setúbal. Educação APPDA-Setúbal Educação Enquadramento Constitui desígnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspeto

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET Escola E.B. 2/3 João Villaret Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende. (César Coll) O Agrupamento de Escolas João Villaret

Leia mais

POR UMA ESCOLA INCLUSIVA

POR UMA ESCOLA INCLUSIVA POR UMA ESCOLA INCLUSIVA Sílvia Ferreira * Resumo: A promoção de uma escola democrática, onde incluir se torne um sinónimo real de envolver, é um desafio com o qual os profissionais de Educação se deparam

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013

PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013 ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO PLANO ESTRATÉGICO DE ACÇÃO 2009/2013 SALA DE ESTUDO ORIENTADO 2009/2013 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 PRIORIDADES... 4 OBJECTIVOS DA SALA DE ESTUDO ORIENTADO... 5 Apoio Proposto...

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações PSICOLOGIA APLICADA A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações Os níveis de intervenção vão desde

Leia mais

e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal.

e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal. e (Transtornos Específicos da Aprendizagem (TEA)) Dulcelene Bruzarosco Psicóloga/Terapeuta de Família e Casal. Entre os gregos e romanos antigos, havia divergências quanto à maneira de ver e considerar

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA

PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA 2010/2011 Coordenadora Elvira Maria Azevedo Mendes Projecto: Mais Sucesso Escolar Grupo de Matemática 500 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO 1.1 Nome do projecto:

Leia mais

Gabinete de Apoio à Família

Gabinete de Apoio à Família Gabinete de Apoio à Família 1- Enquadramento do Projecto A freguesia de São Julião do Tojal, no concelho de Loures, é caracterizada por uma complexidade de problemas inerentes ao funcionamento da família.

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM?

ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? ÁREAS DE CONTEÚDO: O QUE SÃO? COMO SE DEFINEM? As Áreas de Conteúdo são áreas em que se manifesta o desenvolvimento humano ao longo da vida e são comuns a todos os graus de ensino. Na educação pré-escolar

Leia mais

Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens

Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens Avaliação Interna e Qualidade das Aprendizagens Perspectivas da OCDE www.oecd.org/edu/evaluationpolicy Paulo Santiago Direcção da Educação e das Competências, OCDE Seminário, Lisboa, 5 de Janeiro de 2015

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Coruche EDUCAÇÃO SEXUAL

Escola Secundária com 3º CEB de Coruche EDUCAÇÃO SEXUAL Escola Secundária com 3º CEB de Coruche 0 EDUCAÇÃO SEXUAL INTRODUÇÃO A Educação da sexualidade é uma educação moral porque o ser humano é moral. É, também, uma educação das atitudes uma vez que, com base

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO ENSINO REGULAR Autoras: Natália Aparecida DAL ZOT, Rafaela Alice HORN, Neusa MARTINI Identificação autores: Acadêmica do Curso de Matemática-Licenciatura

Leia mais

GESTÃO CURRICULAR LOCAL: FUNDAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA. José Luís L. d`orey 1 José Carlos Bravo Nico 2 RESUMO

GESTÃO CURRICULAR LOCAL: FUNDAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA. José Luís L. d`orey 1 José Carlos Bravo Nico 2 RESUMO GESTÃO CURRICULAR LOCAL: FUNDAMENTO PARA A PROMOÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA José Luís L. d`orey 1 José Carlos Bravo Nico 2 RESUMO Resumo A Reorganização Curricular formalmente estabelecida pelo Decreto-lei

Leia mais

Protocolo de Acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Secundário

Protocolo de Acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Secundário Protocolo de Acordo entre o Ministério da Educação e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Secundário Secundário reconhecem que a melhoria da educação e da qualificação dos Portugueses constitui

Leia mais

FINESSE II. Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a Famílias em Contextos Naturais

FINESSE II. Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a Famílias em Contextos Naturais FINESSE II Escala de Avaliação de Serviços dirigidos a Famílias em Contextos Naturais R. A. McWilliam 2011 Siskin Children s Institute, Chattanooga, Tennesse, EUA Versão original de 2000 Instruções: Ao

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (2010-2015) ENED Plano de Acção 02 Estratégia Nacional de

Leia mais

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A Lei nº 31/2012, de 20 de Dezembro, veio aprovar o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações para a autoavaliação

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP. Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO/PSICOPEDAGÓGICO NAP/NAPP Capítulo I Do Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico Art. 1º O Núcleo de Apoio Pedagógico/Psicopedagógico- NAP/NAPP do Centro de Ensino

Leia mais

Questionário do Pessoal Docente do Pré-escolar

Questionário do Pessoal Docente do Pré-escolar Questionário do Pessoal Docente do Pré-escolar Liderança 1.1 1.2 1.3 1.4 1. As decisões tomadas pelo Conselho Pedagógico, pela Direção e pelo Conselho Geral são disponibilizadas atempadamente. 2. Os vários

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)?

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? São unidades especializadas de apoio educativo multidisciplinares que asseguram o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTADORES DE DEFICIÊNCIA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PORTADORES DE DEFICIÊNCIA PRINCÍPIOS GERAIS APLICÁVEIS: Todos os portugueses têm direito à Educação e à Cultura, nos termos da Constituição Portuguesa

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos

Instituto Educacional Santa Catarina. Faculdade Jangada. Atenas Cursos Instituto Educacional Santa Catarina Faculdade Jangada Atenas Cursos Curso de Capacitação em AEE Aluna: Ivete D. Poleto De Cezare Vanini, 01 de Maio de 2015. 1 - Tema: Deficiência Intelectual 2 - Problema:

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO e cultura. Centro de Apoio Psicopedagógico. gico do Funchal

SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO e cultura. Centro de Apoio Psicopedagógico. gico do Funchal SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO e cultura DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Centro de Apoio Psicopedagógico gico do Funchal Intervenção precoce Medida de apoio integrado, centrado na

Leia mais

Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores

Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores Avaliação De Desempenho de Educadores e de Professores Princípios orientadores O Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, recentemente aprovado,

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

A experiência de 6 anos

A experiência de 6 anos Aplicação da APP em Cardiopneumologia na ESTeSL A experiência de 6 anos Seminário Aprendizagem por Problemas: O Desafio da Mudança Hermínia Brites Dias Dezembro de 28 Motivação Métodos e Técnicas de Diagnóstico

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 5 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 5 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS EM EXERCÍCIO

Leia mais

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma*

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Glória Macedo, PQND do 4º Grupo do 2º Ciclo do EB e Formadora do CFAE Calvet de Magalhães, Lisboa A Reorganização Curricular do Ensino Básico

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Colaborar com as várias estruturas da escola nas tarefas inerentes ao cargo.

Colaborar com as várias estruturas da escola nas tarefas inerentes ao cargo. Atualizar e divulgar a composição da equipa. Divulgar as atividades. Atualizar e divulgar diversos materiais. ano lectivo Informação/divulgação dos serviços especializados na página da escola /EE Representar

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Ano lectivo 2014/2015 Introdução A Educação para a Cidadania é um processo ao longo da vida. Começa em casa e no meio próximo das crianças com as questões da identidade, relações

Leia mais

Enquadramento 02. Justificação 02. Metodologia de implementação 02. Destinatários 02. Sessões formativas 03

Enquadramento 02. Justificação 02. Metodologia de implementação 02. Destinatários 02. Sessões formativas 03 criação de empresas em espaço rural guia metodológico para criação e apropriação 0 Enquadramento 02 Justificação 02 de implementação 02 Destinatários 02 Sessões formativas 03 Módulos 03 1 e instrumentos

Leia mais

Escola Evaristo Nogueira

Escola Evaristo Nogueira Escola Evaristo Nogueira Grupo Disciplinar de Educação Física Ano Lectivo 2014 / 2015 Critérios de Avaliação Os critérios de avaliação constituem referenciais dos professores que lecionam as disciplinas

Leia mais

Caracterização dos cursos de licenciatura

Caracterização dos cursos de licenciatura Caracterização dos cursos de licenciatura 1. Identificação do ciclo de estudos em funcionamento Os cursos de 1º ciclo actualmente em funcionamento de cuja reorganização resultam os novos cursos submetidos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA 2012-2015 PLANO DE MELHORIA (2012-2015) 1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROCESSO Decorreu em finais de 2011 o novo processo de Avaliação Externa

Leia mais

CIRCULAR. Assunto: Avaliação na Educação Pré- Escolar

CIRCULAR. Assunto: Avaliação na Educação Pré- Escolar CIRCULAR Data: 11/04/2011 Circular nº.: 4 /DGIDC/DSDC/2011 Assunto: Avaliação na Educação Pré- Escolar Para: Inspecção-Geral de Educação Direcções Regionais de Educação Secretaria Regional Ed. da Madeira

Leia mais

a) Caracterização do Externato e meio envolvente; b) Concepção de educação e valores a defender;

a) Caracterização do Externato e meio envolvente; b) Concepção de educação e valores a defender; Projecto Educativo - Projecto síntese de actividades/concepções e linha orientadora da acção educativa nas suas vertentes didáctico/pedagógica, ética e cultural documento destinado a assegurar a coerência

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. Portaria n.º /2010

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. Portaria n.º /2010 Portaria n.º /2010 Considerando a experiência obtida pela implementação do Programa Oportunidade, Sub- Programas Integrar e Profissionalizante, enquanto programas específicos de recuperação da escolaridade,

Leia mais

REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO XLV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 1. Introdução O Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

Índice. 1. Nota Introdutória... 1. 2. Actividades a desenvolver...2. 3. Notas Finais...5

Índice. 1. Nota Introdutória... 1. 2. Actividades a desenvolver...2. 3. Notas Finais...5 Índice Pág. 1. Nota Introdutória... 1 2. Actividades a desenvolver...2 3. Notas Finais...5 1 1. Nota Introdutória O presente documento consiste no Plano de Acção para o ano de 2011 da Rede Social do concelho

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 2º (Estudantes com Necessidades Educativas Especiais)

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 2º (Estudantes com Necessidades Educativas Especiais) FACULDADE DE LETRAS Universidade de Lisboa REGULAMENTO DO APOIO AO ESTUDANTE COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA PREÂMBULO A existência de estudantes

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA: Sujeito, Família e Escola seus novos saberes

PSICOPEDAGOGIA: Sujeito, Família e Escola seus novos saberes PSICOPEDAGOGIA: Sujeito, Família e Escola seus novos saberes 1 QUEM É O APRENDIZ COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM? A FAMÍLIA DE QUAL FAMÍLIA FALAMOS? ESCOLA QUAL SUA RELAÇÃO COM O SABER? O MEIO SOCIAL

Leia mais

Agrupamento de Escolas Santos Simões Apoios Educativos Ano Letivo 2012-2013

Agrupamento de Escolas Santos Simões Apoios Educativos Ano Letivo 2012-2013 Agrupamento de Escolas Santos Simões Apoios Educativos Ano Letivo 2012-2013 O apoio educativo abrange todos os ciclos, níveis de ensino e cursos do Agrupamento. No 1.º e 2.º ciclos o apoio educativo é

Leia mais

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE (de acordo com o Decreto Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro) AVALIAÇÂO Como uma

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR 2012/2013 Julho de 2013 www.mosteiroecavado.net eb23@mosteiroecavado.net Página 1 de 10 INTRODUÇÃO Durante o ano letivo 2012/2013,

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

Educação Especial. 2. Procedimentos de Referenciação e Avaliação e Elaboração do Programa Educativo Individual

Educação Especial. 2. Procedimentos de Referenciação e Avaliação e Elaboração do Programa Educativo Individual Educação Especial O Grupo da Educação Especial tem como missão fundamental colaborar na gestão da diversidade, na procura de diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas

Leia mais

CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO E PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO E PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA 1 CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO E PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA ENQUADRAMENTO Um projecto de prevenção em saúde mental na área da primeira infância implica sempre uma união de esforços e um trabalho em conjunto

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Modelo Cascata ou Clássico

Modelo Cascata ou Clássico Modelo Cascata ou Clássico INTRODUÇÃO O modelo clássico ou cascata, que também é conhecido por abordagem top-down, foi proposto por Royce em 1970. Até meados da década de 1980 foi o único modelo com aceitação

Leia mais

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância

Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância Creche e Jardim de Infância O Jardim dos Palhacinhos Projeto Educativo de Creche e Jardim de Infância 1 Albufeira, Março 2014 Gerência: Índice Índice... 2 Introdução... 3 1. Caracterização da instituição...

Leia mais

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Departamento da Educação Pré Escolar Avaliação na educação pré-escolar -Competências -Critérios gerais de avaliação Ano letivo 2013-2014 1 INTRODUÇÃO Para

Leia mais

AVALIAÇÃO EFECTUADA PELO COORDENADOR DE DEPARTAMENTO. A - Preparação e organização das actividades N A

AVALIAÇÃO EFECTUADA PELO COORDENADOR DE DEPARTAMENTO. A - Preparação e organização das actividades N A AVALIAÇÃO EFECTUADA PELO COORDENADOR DE DEPARTAMENTO Nome do Docente: Período de Avaliação:200 / 2009 Grupo de Recrutamento: Departamento: A - Preparação e organização das actividades N A A.1 Correcção

Leia mais

O modelo de balanced scorecard

O modelo de balanced scorecard O modelo de balanced scorecard Existe um modelo chamado balanced scorecard que pode ser útil para medir o grau de cumprimento da nossa missão. Trata-se de um conjunto de medidas quantificáveis, cuidadosamente

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015

PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PLANO DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2014/2015 PLANO DE ATIVIDADES 2 ÍNDICE CARATERIZAÇÃO DO CENTRO DE REURSOS PARA A INCLUSÃO.. 3 FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE RECUSOS PARA A INCLUSÃO 3 CARATERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

Leia mais

PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR. Anabela Martins. Bragança, de 20 setembro de 2014

PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR. Anabela Martins. Bragança, de 20 setembro de 2014 PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR Anabela Martins Bragança, de 20 setembro de 2014 PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR Sumário Nota prévia Objetivos da Saúde Escolar Literacia em saúde Eixo estratégicos Exemplos de Boas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo III Regulamento da Educação e Formação de Adultos Artigo 1.º Definição 1. Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) criados ao abrigo das portarias

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO DESPACHO A concretização do sistema de avaliação do desempenho estabelecido no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), recentemente regulamentado,

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Escola Básica Integrada da Praia da Vitória DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Após a avaliação diagnóstica realizada para cada matéria/turma, e mediante o documento de departamento «Adaptação do Currículo

Leia mais

QUADRO DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DE ESCOLAS E AGRUPAMENTOS

QUADRO DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DE ESCOLAS E AGRUPAMENTOS QUADRO DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DE ESCOLAS E AGRUPAMENTOS I Os cinco domínios 1. Resultados 2. Prestação do serviço educativo 3. Organização e gestão escolar 4. Liderança 5. Capacidade de auto-regulação

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 2013 / 2015

REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 2013 / 2015 REGULAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 2013 / 2015 ÍNDICE 1. Introdução 1 2. Finalidades e objectivos educacionais 2 3. Organização interna do CEAH 2 4. Habilitações de acesso

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1373/XII/4ª Recomenda ao Governo a definição de uma estratégia para o aprofundamento da cidadania e da participação democrática e política dos jovens A cidadania é, além de um

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Departamento de Expressões Educação Especial

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Departamento de Expressões Educação Especial CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Expressões Educação Especial INTRODUÇÃO A Educação Especial, através dos Docentes de Educação Especial (DEE), intervêm na realidade escolar, realizando ações diversificadas

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 609/XI/2.ª Cria o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família Exposição de motivos A Escola defronta-se hoje com uma multiplicidade de tarefas a que a sociedade e principalmente

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

Indicadores de transferência e de abandono no ensino superior português

Indicadores de transferência e de abandono no ensino superior português Indicadores de transferência e de abandono no ensino superior português Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) João Oliveira Baptista Seminário Sucesso Académico - Teatro Thalia -

Leia mais

Nº 13 AEC - Papel e Acção na Escola. e-revista ISSN 1645-9180

Nº 13 AEC - Papel e Acção na Escola. e-revista ISSN 1645-9180 1 A Escola a Tempo Inteiro em Matosinhos: dos desafios estruturais à aposta na formação dos professores das AEC Actividades de Enriquecimento Curricular Correia Pinto (*) antonio.correia.pinto@cm-matosinhos.pt

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais