Matemática I 2017/18 Gestão. Instituto Politécnico de Bragança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matemática I 2017/18 Gestão. Instituto Politécnico de Bragança"

Transcrição

1 Matemática I 2017/18 Gestão Escola Superior de Tecnologia e de Gestão Instituto Politécnico de Bragança Setembro, 2017 Mário Abrantes, gab. 53

2 Matemática I é uma das disciplinas mais relevantes do curso de Gestão. É fundamental para ter sucesso em disciplinas como: 1 Matemática II 2 Contabilidade Financeira I 3 Microeconomia 4 Contabilidade Financeira II 5 Matemática Financeira 6 Estatística 7 Investigação Operacional 8 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão 9 Macroeconomia

3 Ter sucesso em Matemática I é antecipar o sucesso em várias outras disciplinas.

4 Relevância da Matemática em geral. A matemática é importante para prever estados futuros dos sistemas, conhecendo estados actuais. Por exemplo, conhecendo os custos das matérias primas, da energia, da mão de obra e dos transportes, e conhecendo a taxa de inflação, pode calcular-se o lucro esperado na venda de um certo número de unidades de um dado produto.

5 Programa de Matemática I 1 Cap 1: Conceitos de base (semanas 1 6) 2 Cap 2: Matrizes, Sistemas de Equações Lineares, Determinantes (semanas 7 9) 3 Cap 3: Funções reais de variável real (semanas 10 12) 4 Cap 4: Derivadas (e Introdução ao cálculo integral) (semanas 13 15)

6 Matemática I Apoio ao estudo. Materiais de apoio ao estudo 1 Página da disciplina na net: mar. Contém uma sebenta com vídeos, fichas de exercícios, sumários das matérias leccionadas nas aulas, etc. 2 Material a trazer para as aulas: caderno, esferográfica, sebenta, ficha de exercícios, calculadora. Apoio por professor e monitores 1 Horário de atendimento do professor (a combinar com os alunos). 2 Horário de atendimento dos monitores (a indicar).

7 Como fazer um bom trabalho em matemática? Com estratégias simples, que não custam dinheiro. A matemática é uma linguagem. Uma linguagem aprende-se escrevendo, lendo e falando. 1. Tirar partido das aulas. Encarar uma aula de 2h como 2h de estudo. - Tirar apontamentos com letra legível. - Resolver os exercícios com o mínimo de ajuda possível. - Ter uma atitude que fortaleça o colectivo.

8 Como fazer um bom trabalho em matemática? 2. Trabalhar em casa. Marca o tempo de estudo no teu horário. - fazer resumos das matérias. - tentar resolver os exercícios resolvidos nas aulas sem consultar as soluções. - tomar nota das dúvidas e tirá-las logo que possível. - trabalhar com os monitores e o professor na resolução dos exercícios.

9 Como fazer um bom trabalho em matemática? 3. Quando copiares a resolução de um exercício, procura entendê-la. De contrário nada é teu. Figure : Copiar não é entender.

10 Como fazer um bom trabalho em matemática? 4. Procurar jogar este jogo com uma atitude forte. - por vezes vais ter dificuldades em perceber os assuntos. Se não as tiveres, então não estás a aprender nada. - tirar um curso dá trabalho. Por vezes dá mesmo muito trabalho. A solução é fazer esse trabalho. - o jeito para a matemática ganha-se praticando-a. Dizer que não se consegue porque não se tem jeito, é pôr a preguiça a falar. - quando eu vir que estás a fazer alguma coisa mal, seja um exercício, seja na tua atitude, faço-te notar isso.

11 Avaliação É de dois tipos. (A) Avaliação contínua. (B) Avaliação por exame final.

12 (A) Avaliação contínua Consiste num conjunto de tarefas/trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. O aluno com sucesso na avaliação contínua, fica com a nota obtida sem necessidade de fazer um exame final. Pode no entanto fazer um ou dois exames finais para subir a nota (conta a melhor nota, entre avaliação contínua e exames). O aluno sem sucesso na avaliação contínua, tem direito a fazer os dois exames no final do semestre.

13 Em que consiste a avaliação contínua? Podes ganhar pontos em 7 tarefas. Tarefa 1 5 valores (decorre nas semanas 1 a 6). 1 Resolver todos os exercícios e definir todos os termos da ficha 1, nas aulas, nos horários de atendimento, etc. Mostrar os exercícios resolvidos aos monitores para eles anotarem que os resolveste. 2 Quando te sentires preparado(a) marcas uma hora no meu horário de atendimento, na qual te vou pedir para (1) resolveres uma divisão; (2) traçares o gráfico de uma função e dizeres-me se um dado ponto pertence ou não ao gráfico; (3) resolveres uma equação ou uma inequação simples; (4) definires um dos conceitos da ficha 1. Objectivo: trabalhar um conjunto de conceitos de base sem os quais fica muito difícil ter sucesso nas cadeiras do curso com componente matemática; desenvolver a percepção de estar

14 Em que consiste a avaliação contínua? Tarefa 2 2 valores (decorre nas semanas 7 a 10). 1 Resolver todos os exercícios e definir todos os termos da ficha 2, nas aulas, nos horários de atendimento, etc. Mostrar os exercícios resolvidos aos monitores para eles anotarem que os resolveste. 2 Quando te sentires preparado(a) marcas uma hora no meu horário de atendimento, na qual te vou pedir para (1) resolveres um sistema de três equações lineares a três incógnitas; (2) definires um dos conceitos da ficha 2. Objectivo: perceber o que são matrizes e como se usam na resolução de problemas; desenvolver a percepção de estar preparado(a) para explicar um assunto.

15 Em que consiste a avaliação contínua? Tarefa valores (decorre nas semanas 10 a 13). 1 Resolver todos os exercícios e definir todos os termos da ficha 3, nas aulas, nos horários de atendimento, etc. Mostrar os exercícios resolvidos aos monitores para eles anotarem que os resolveste. 2 Quando te sentires preparado(a) marcas uma hora no meu horário de atendimento, na qual te vou pedir para (1) traçares o gráfico de uma função e fazeres alguns comentários sobre ele; (2) definires um dos conceitos da ficha 3. Objectivo: conseguir relacionar as fórmulas das funções elementares com os seus gráficos; desenvolver a percepção de estar preparado para explicar um assunto.

16 Em que consiste a avaliação contínua? Tarefa valores (decorre nas semanas 13 a 15). 1 Resolver todos os exercícios e definir todos os termos da ficha 4, nas aulas, nos horários de atendimento, etc. Mostrar os exercícios resolvidos aos monitores para eles anotarem que os resolveste. 2 Quando te sentires preparado marcas uma hora no meu horário de atendimento, na qual te vou pedir para (1) calculares a derivada de uma função e fazer-te uma pergunta sobre ela; (2) definires um dos conceitos da ficha 4. Objectivo: conseguir derivar funções elementares e perceber qual o significado da derivada usando o gráfico da função; desenvolver a percepção de estar preparado para explicar um assunto.

17 Em que consiste a avaliação contínua? Tarefa 5 2 valores (decorre durante o semestre). 1 Resolver no quadro 3 exercícios, cada um de um capítulo diferente dos outros dois, dando uma explicação sumária da resolução efectuada. Objectivo: participar na aula e ganhar desenvoltura na exposição oral.

18 Em que consiste a avaliação contínua? Tarefa 6 5 valores. 1 Teste escrito na semana 15. O teste vai ter um modelo para os alunos poderem preparar-se. Objectivo: garantir um reforço do conhecimento sobre matrizes, funções e derivadas. 50% do teste é retirado de problemas das folhas práticas.

19 Em que consiste a avaliação contínua? Tarefa 7 2 valores (decorre durante o semestre). 1 Procura informar-te sobre o significado dos acrónimos TAN e TAEG. Quando te sentires preparado(a) marcas uma hora no meu horário de atendimento, na qual te vou pedir para me explicares o significado destes termos, com exemplos. Não tiro dúvidas sobre este assunto, só ouço a tua explicação. Objectivo: proporcionar ao aluno um trabalho de pesquisa; desenvolver a percepção de estar preparado para explicar um assunto.

20 (B) Avaliação por exame Para alunos que optem por não fazer a avaliação contínua. 1 Se o aluno realiza a tarefa 1 da avaliação contínua, pode realizar qualquer um dos dois exames no final do semestre. 2 Se o aluno não realiza a tarefa 1 da avaliação contínua, pode realizar apenas a prova de recurso no final do semestre. Objectivo: garantir que o aluno realiza uma componente essencial da sua formação em matemática no curso; levar o aluno a perceber que guardar o trabalho para a véspera dos exames não é uma fórmula de aprendizagem bem sucedida.

21 O sucesso na avaliação contínua precisa de um ingrediente indispensável: a tua vontade de ganhar.

Agrupamento de Escolas do Fundão

Agrupamento de Escolas do Fundão Agrupamento de Escolas do Fundão MATEMÁTICA P GPI 13 12º Ano CURRÍCULO DA DISCIPLINA E Nº DE AULAS PREVISTAS Período PLANIFICAÇÃO ANUAL Módulos a leccionar + Conteúdos Programáticos Módulo A6- Taxa de

Leia mais

CONEXÕES E REGULARIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Rudinei José Miola

CONEXÕES E REGULARIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Rudinei José Miola CONEXÕES E REGULARIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA Rudinei José Miola rmiola@positivo.com.br PARA INÍCIO DE CONVERSA ATIVIDADE MATEMÁTICA Por atividade matemática deve entender-se uma mescla entre tarefa,

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 9º ANO LETIVO 203/204 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS CURRICULARES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º ANO ANO LECTIVO 2009/2010 Domínio temático: Estatística e probabilidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º ANO ANO LECTIVO 2010/2011 DOMÍNIO TEMÁTICO : ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

Leia mais

Álgebra Linear Tagus Park 2º Semestre 2014/ Pedro A. Santos

Álgebra Linear Tagus Park 2º Semestre 2014/ Pedro A. Santos Álgebra Linear Tagus Park 2º Semestre 2014/2015 A vossa experiência com AL? Fazer algo diferente... Proposta(para(uma$metodologia$ alternativa)de)ensino)para)a!disciplina) de#álgebra!linear'no'taguspark!

Leia mais

Professora: Susana Costa

Professora: Susana Costa Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel Planificação a Médio Prazo 201/2017 Matemática Aplicada às Ciências Sociais BLOCO II (11º ano) Turmas - 11º C e 11º D Professora: Susana Costa Planificação a Médio

Leia mais

O problema da velocidade instantânea

O problema da velocidade instantânea Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo O problema da velocidade instantânea Supona que um carro move-se com velocidade constante e igual a 60 km/. Se no instante t = 0 ele estava no

Leia mais

Curso Profissional de Nível Secundário

Curso Profissional de Nível Secundário Curso Profissional de Nível Secundário Técnico Auxiliar de Saúde 2 TAS Ano Letivo: 2014/2015 Matemática (200 horas) 11º Ano PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO A7 Probabilidades Fenómenos aleatórios. 2 aulas Argumento

Leia mais

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador

1ª edição Projeto Timóteo Como Pregar Mensagens Bíblicas Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Apostila do Orientador Como Pregar Mensagens Bíblicas Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza

Leia mais

Pode-se mostrar que da matriz A, pode-se tomar pelo menos uma submatriz quadrada de ordem dois cujo determinante é diferente de zero. Então P(A) = P(A

Pode-se mostrar que da matriz A, pode-se tomar pelo menos uma submatriz quadrada de ordem dois cujo determinante é diferente de zero. Então P(A) = P(A MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES AULA 03: ÁLGEBRA LINEAR E SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES TÓPICO 02: SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES Considere o sistema linear de m equações e n incógnitas: O sistema S pode

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (10º

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (10º Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (10º Ano) Cursos Profissionais Módulo Conteúdos Programáticos Objetivos Específicos

Leia mais

Tema 0: Módulo Inicial Nº de Aulas Previstas (90 m): 18

Tema 0: Módulo Inicial Nº de Aulas Previstas (90 m): 18 Planificação Anual Matemática A 0º Ano Ano Lectivo 0/0 Tema 0: Módulo Inicial Nº de Aulas Previstas (90 m): 8 (BLOCOS DE 90M) Revelar espírito crítico, de rigor e confiança nos seus raciocínios. Abordar

Leia mais

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE Blog: www.profelisson.com.br AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS Exercícios resolvidos e comentados Proibida reprodução e/ou venda não autorizada. REVISÃO: COMO

Leia mais

CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL

CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL EMEIEF. PROFª MARIA DA GRAÇA DE SOUSA 3ª TROCA DE EXPERIENCIAS - 2015 ATIVIDADE SEQUENCIADA DE MATEMÁTICA CONHECENDO E TRABALHANDO COM POLÍGONOS PROFESSORA: CLAUDIA ALMEIDA LIMA 2º. ANO INICIAL Fazer matemática

Leia mais

Ao deslocar o ponto M obtém tangentes em torno do símbolo infinito Imagem construída através do GeoGebra

Ao deslocar o ponto M obtém tangentes em torno do símbolo infinito Imagem construída através do GeoGebra 1 de 6 Matemática Elementar Nome de utilizador:.: Aluno (Retomar o meu cargo habitual) LVM ME_Maiores23 Retomar o meu cargo habitual Ficha da disciplina Menu da Disciplina Calendário Pauta Mensagens Fóruns

Leia mais

Escola Adventista Thiago White

Escola Adventista Thiago White Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Números Primos, MMC e MDC Conceituar um número primo e verificar se um número dado é ou não primo. Obter o

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA 2012 2013 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Curso Profissional de Técnico de Multimédia ELENCO MODULAR A7 Probabilidades 28 A6 Taxa de variação 36 A9 Funções de crescimento

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Principles and Standards for School Mathematics (2000) Este documento reforça a ênfase dada no anterior documento, da importância e da adequabilidade, às crianças mais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA PRODUTO DA DISSERTAÇÃO O JOGO DE PÔQUER: UMA SITUAÇÃO REAL PARA DAR SENTIDO AOS CONCEITOS

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Fiscalidade II INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

Condições de relacionar as duas situações: equações lineares e sistemas de equações lineares; A compreensão de conceitos de matrizes e determinantes.

Condições de relacionar as duas situações: equações lineares e sistemas de equações lineares; A compreensão de conceitos de matrizes e determinantes. GUIA DO PROFESSOR DO MÓDULO 6 TÍTULO DO OA: ESCALONADOR CATEGORIA: MATEMÁTICA SUB-CATEGORIA: ESCALONAMENTO DE MATRIZES PARA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PÚBLICO ALVO: ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO

Leia mais

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa

Treinamento de Liderança. Josiane Barbosa Treinamento de Liderança Josiane Barbosa Uma líder eficaz convida sua equipe a participar de projetos novos que ainda estão na fase do pensamento. Planeje suas metas e divulgue-as, porque as pessoas apoiam

Leia mais

1 EMENTA 2 OBJETIVOS DO COMPONENTE CURRICULAR 3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Cálculo e Raios e comprimentos Plano cartesiano Análise de gráficos

1 EMENTA 2 OBJETIVOS DO COMPONENTE CURRICULAR 3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Cálculo e Raios e comprimentos Plano cartesiano Análise de gráficos PLANO DE ENSINO Disciplina Fundamentos de Matemática Código Docente Daniela Macêdo Damaceno Pinheiro Semestre I/2013.1 Carga horária 80h 1 EMENTA Frações Produtos notáveis Funções, equações e inequações

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Patrícia Cugler 1 Nathalia Azevedo 2, Lucas Alencar, Margareth Mara 4

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Patrícia Cugler 1 Nathalia Azevedo 2, Lucas Alencar, Margareth Mara 4 A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS Patrícia Cugler 1 Nathalia Azevedo 2, Lucas Alencar, Margareth Mara 4 1 IFRJ/Licenciando, patriciacugler@gmail.com 2 IFRJ/Licenciando,

Leia mais

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo

COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo COMO MONTAR MEU HORÁRIO DE ESTUDO? O meu horário ATUAL de estudo Preencha este horário segundo a distribuição de tempo que você tem a intenção de fazer: Pinte de vermelho o tempo ocupado em aulas; Pinte

Leia mais

Escola Secundária c/3º CEB de Lousada

Escola Secundária c/3º CEB de Lousada Escola Secundária c/3º CEB de Lousada Planificação Anual da Disciplina de Matemática 9º Ano Ano Lectivo: 2011/2012 CONTEÚDOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS Nº de Tempos (45min.) Equações -Equações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAJAZEIRAS COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA MATEMÁTICA II Nome: MATEMÁTICA II Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MATEMÁTICA PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MATEMÁTICA PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: MATEMÁTICA Código: CTB - 120 Pré-requisito: ---------- Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

Inequações do 1º grau

Inequações do 1º grau A UUL AL A Inequações do 1º grau Analisando as condições de vida da população brasileira, certamente encontraremos um verdadeiro desequilíbrio, tanto na área social como na área econômica. Esse desequilíbrio

Leia mais

Escola Secundária de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º

Escola Secundária de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º Escola Secundária de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º Assunto: Preparação para o 3º Teste de Avaliação Lições nº e Data: /0/01 Apresentação dos Conteúdos e Objectivos para o 3º Teste

Leia mais

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos EBIAH 9º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO EBIAH PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 9º ANO - 1º Período Integração dos alunos 1 tempo ESTATÍSTICA A aptidão para entender e usar de modo adequado a linguagem

Leia mais

Planificação Anual. 0,5 Geometria no plano e no espaço II. 32 Avaliações escritas e respetivas correcções. 5 Auto-avaliação

Planificação Anual. 0,5 Geometria no plano e no espaço II. 32 Avaliações escritas e respetivas correcções. 5 Auto-avaliação 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola Secundária de Castro Daire Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Artigo Pronomes pessoais e de tratamento. Pronomes possessivos, demonstrativo, indefinidos e interrogativos. Páginas 152 a

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º. Assunto: Preparação para o 2º Teste de Avaliação

Escola Secundária com 3º CEB de Lousada. Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º. Assunto: Preparação para o 2º Teste de Avaliação Escola Secundária com 3º CEB de Lousada Ficha de Trabalho de Matemática do 9.º Ano N.º Assunto: Preparação para o º Teste de Avaliação Lições nº e Data: /11/011 Apresentação dos Conteúdos e Objectivos

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISCIPLINAR: 1.º Matemática PROGRAMA-A ANO: 10º ANO LECTIVO : 2008 /2009 p.

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISCIPLINAR: 1.º Matemática PROGRAMA-A ANO: 10º ANO LECTIVO : 2008 /2009 p. ANO: 10º ANO LECTIVO : 2008 /2009 p.1/9 CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER Nº. AULAS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO Módulo Inicial Geometria e Números Reais. - Função afim, Equações e inequações do 1º.

Leia mais

Índice. 1. Oficinas de Português Oficinas de Matemática Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4

Índice. 1. Oficinas de Português Oficinas de Matemática Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4 GRUPO 5.3 MÓDULO 16 Índice 1. Oficinas de Português...3 2. Oficinas de Matemática...4 2.1. Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4 2 1. OFICINAS DE PORTUGUÊS Atividade 1: Escrita compartilhada.

Leia mais

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica:

2. Números Inteiros. A representação gráfica dos números Inteiros Os números podem ser representados numa reta horizontal, a reta numérica: . Números Inteiros Sempre que estamos no inverno as temperaturas caem. Algumas cidades do Sul do Brasil chegam até mesmo a nevar. Quando isso acontece, a temperatura está menor do que zero. Em Urupema,

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO CASEIRA DE CROSTOLI

A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO CASEIRA DE CROSTOLI A MODELAGEM MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO CASEIRA DE CROSTOLI Maicon Dione Sampaio de Mello 1 Vanderson Pereira Nicchetti 2 Vanessa Priscyla de Jesus 3 Resumo: Os objetivos desta pesquisa são: mostrar que por

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

Oficina de Álgebra. Oficina CNI EF / Álgebra 1 Material do aluno. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro aluno,

Oficina de Álgebra. Oficina CNI EF / Álgebra 1 Material do aluno. Setor de Educação de Jovens e Adultos. Caro aluno, _ Caro aluno, Oficina de Álgebra Objetiva-se, com essa atividade, que o uso da linguagem algébrica seja interpretado como um recurso que permite modelar uma situação-problema apresentada. As situações

Leia mais

Conceitos: Função. Domínio, contradomínio e imagem de uma função. Funções potência, exponencial e

Conceitos: Função. Domínio, contradomínio e imagem de uma função. Funções potência, exponencial e Matemática II 05/6 Curso: Gestão Departamento de Matemática ESTG-IPBragança Ficha Prática : Revisões: Funções, Derivadas. Primitivas -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA

P L A N O D E E N S I N O A N O D E ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA / MÁTEMÁTICA Professor(a): ALOÍSIO MOISÉS DAUANNY JÚNIOR ANO: Nº DE HORAS/AULA SEMANAL: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO: 1º 03

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

4.3 A solução de problemas segundo Pozo

4.3 A solução de problemas segundo Pozo 39 4.3 A solução de problemas segundo Pozo Na década de noventa, a publicação organizada por Pozo [19] nos dá uma visão mais atual da resolução de problemas. A obra sai um pouco do universo Matemático

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 4 - MATEMÁTICA Nome: Nº 8º Ano Data: / / Professores: Diego, Marcello e Yuri Nota: (Valor 1,0) 4º Bimestre 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

A INFLUENCIA DO ESPAÇO NA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DE ALTA QUALIDADE. Pedro Nuno Moreira da Silva

A INFLUENCIA DO ESPAÇO NA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DE ALTA QUALIDADE. Pedro Nuno Moreira da Silva A INFLUENCIA DO ESPAÇO NA CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DE ALTA QUALIDADE. Pedro Nuno Moreira da Silva psilva@est.ipcb.pt Apresentação do Trabalho Phd. Universidade de Évora Doutoramento em Sistemas

Leia mais

Planejamento de carreira do Arquiteto

Planejamento de carreira do Arquiteto Planejamento de carreira do Arquiteto Sonho Diz o que você quer Meta Diz onde você quer chegar Você inicia um planejamento Quando você traça metas pergunte-se: 1. Onde eu quero chegar? 2. Quais os processos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. - Escrever múltiplos

Leia mais

Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas

Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas Capacidades de leitura e aprendizagem nas diversas disciplinas A leitura, como comentamos em outro artigo, é instrumento indispensável para toda e qualquer aprendizagem. Ao usar esse instrumento, é preciso

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 1 CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 2 BIOINFORMÁTICA É a junção da ciência computacional e da biologia molecular. Para tal associação utiliza conhecimentos: Da física; Biologia; Química;

Leia mais

Os logaritmos decimais

Os logaritmos decimais A UA UL LA Os logaritmos decimais Introdução Na aula anterior, vimos que os números positivos podem ser escritos como potências de base 10. Assim, introduzimos a palavra logaritmo no nosso vocabulário.

Leia mais

Avaliação da disciplina de Análise Sensorial 2005/2006 pelos alunos (aulas leccionadas por João Noronha)

Avaliação da disciplina de Análise Sensorial 2005/2006 pelos alunos (aulas leccionadas por João Noronha) Realizado no dia 9 de Junho de 2006 antes da realização da frequência Foi solicitado aos alunos a indicação de três pontos negativos (obrigatórios) e de pontos positivos (facultativos Acho que o professor

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

MATRIZ DO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (Cursos Tecnológicos - Decreto-Lei nº 286/89, de 29 de Agosto) Ano lectivo 2008/2009 Matemática -12 º Ano

MATRIZ DO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (Cursos Tecnológicos - Decreto-Lei nº 286/89, de 29 de Agosto) Ano lectivo 2008/2009 Matemática -12 º Ano MATRIZ DO EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (Cursos Tecnológicos - Decreto-Lei nº 286/89, de 29 de Agosto) Ano lectivo 2008/2009 Matemática -12 º Ano Tipo de Prova: Escrita Código-235 Duração da Prova:

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE ANÁLISE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE ANÁLISE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE ANÁLISE MATEMÁTICA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Analítica

Álgebra Linear e Geometria Analítica Álgebra Linear e Geometria Analítica Cursos Ano/Semestre Ano Lectivo Área Científica Dpt. EA, EACI, EB, EEC, EI, EM 1º / 1º 2012/2013 Matemática Matemática Professor Responsável da Disciplina Cristina

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 2º 1. Ementa (sumário, resumo) História da Matemática. Introdução, construção,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Planificação 7º ano 2010/2011 Página 1 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 3 - MATEMÁTICA Nome: Nº 1ª Série Data: / / Professores: Diego, Luciano e Sami Nota: (Valor 1,0) 3º bimestre 3º BIMESTRE 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação

Leia mais

Cursos Profissionais de Nível Secundário

Cursos Profissionais de Nível Secundário Cursos Profissionais de Nível Secundário Técnico de Apoio à infância e Técnico de Turismo Ano Letivo: 2014/2015 Matemática (100 horas) 10º Ano PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO A1 Geometria Resolução de problemas

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Outubro 2017 LEGISLAÇÃO Os currículos da

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MÉTODOS QUANTITATIVOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO DOUTORADO - TURMA 20 VERSÃO

Leia mais

Programação Linear. Rosa Canelas 2010

Programação Linear. Rosa Canelas 2010 Programação Linear Rosa Canelas 2010 Problemas de Optimização São problemas em que se procura a melhor solução (a que dá menor prejuízo, maior lucro, a que é mais eficiente, etc.) Alguns destes problemas

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO

ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SOBRE LOGARITMO Nova Andradina-MS Outubro/2009 ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico

Leia mais

Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar. Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS)

Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar. Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) Ficha de Apoio Ser um Aluno Exemplar Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) Professor Humberto Santos Ano-lectivo 2007/08 Escola Secundária de Achada Grande Praia/Cabo Verde Atitudes e comportamentos

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Departamento Acadêmico de Matemática - DAMAT

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Departamento Acadêmico de Matemática - DAMAT Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Departamento Acadêmico de Matemática - DAMAT PROGRAMA DA DISCIPLINA MA7B GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR Turmas S2 - o. semestre de

Leia mais

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra

Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra Plano de aula Objeto de Aprendizagem: KAlgebra Dados de identificação Disciplina: Matemática. Assunto: Representação de Formas Geométricas/ Gráficos no Plano. Série indicada: 5ª Série do Ensino Fundamental.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

Colégio Bandeirantes. Syllabus Programação Linear. Série: terceiro ano, 2º semestre. Carga Horária Semanal: uma aula de 75min.

Colégio Bandeirantes. Syllabus Programação Linear. Série: terceiro ano, 2º semestre. Carga Horária Semanal: uma aula de 75min. Programação Linear 1 Syllabus Programação Linear Série: terceiro ano, 2º semestre Carga Horária Semanal: uma aula de 75min. por semana Duração: semestral Docente(s) responsável(eis): Ricardo Sabo e Gleney

Leia mais

O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico

O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico O papel das investigações estatísticas no programa de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico 5 de Setembro de 2011 Ana Vieira Lopes & Cristina Roque & Paula Teixeira O ensino da Estatística Perspectiva

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS. Departamento de Economia e Gestão

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS. Departamento de Economia e Gestão INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS Departamento de Economia e Gestão ce.deg@esce.ips.pt Gestão de Recursos Humanos Marketing Gestão da Distribuição e da Logística

Leia mais

EAD DETERMINANTES CONCEITO:

EAD DETERMINANTES CONCEITO: 1 EAD DETERMINANTES CONCEITO: Dada uma Matriz Quadrada de ordem n, dizemos que Determinante de ordem n é um número associado a essa Matriz conforme determinadas leis. Representamos o Determinante de uma

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 10º ano Ano Letivo

Leia mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais

Dicas incríveis para vender mais... muito mais 5... Dicas incríveis para vender mais... muito mais O que você vai encontrar neste ebook o que você vai encontrar neste ebook aprenda como gerar 3 mil reais em vendas no Facebook sem gastar com anúncios

Leia mais

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas.

Predisposição para procurar e explorar padrões geométricos e o gosto por investigar propriedades e relações geométricas. Metas de Isometrias Noção e propriedades da reflexão, da rotação e da translação Simetrias axial e rotacional Resolve problemas utilizando as propriedades das figuras geométricas no plano. Identifica o

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROÍSMO

ESCOLA SECUNDÁRIA JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROÍSMO ESCOLA SECUNDÁRIA JERÓNIMO EMILIANO DE ANDRADE DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LECTIVO: 008/009 DISCIPLINA: Matemática ANO: 1º Aulas previstas 1º período: 7 (5 ) º período: 7 (5 ) 3º período:

Leia mais

Sistemas do 1º grau. Pedro e José são amigos. Ao saírem do trabalho, Nossa aula

Sistemas do 1º grau. Pedro e José são amigos. Ao saírem do trabalho, Nossa aula A UUL AL A Sistemas do 1º grau Pedro e José são amigos. Ao saírem do trabalho, passaram por uma livraria onde havia vários objetos em promoção. Pedro comprou 2 cadernos e 3 livros e pagou R$ 17,40, no

Leia mais

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 12ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário

PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 12ª Classe. Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário D32 PROGRAMA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA 12ª Classe Formação de Professores para o Pré-Escolar e para o Ensino Primário Opção: Ensino Primário Ficha Técnica Título Programa de Metodologia do

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 DR. ANTÓNIO CHORA BARROSO ANO LETIVO 2013/2014. Planificação a Longo Prazo. Matemática 9º ano

ESCOLA EB 2,3 DR. ANTÓNIO CHORA BARROSO ANO LETIVO 2013/2014. Planificação a Longo Prazo. Matemática 9º ano ESCOLA EB 2,3 DR. ANTÓNIO CHORA BARROSO ANO LETIVO 203/204 Planificação a Longo Prazo Matemática 9º ano Finalidades, avaliação e organização temporal Grupo Disciplinar 500 Departamento de Matemática e

Leia mais

Tabela 01: Eficácia de um medicamento em mg/(ml/hora) em relação ao tempo (em horas). Tempo (t) Eficácia (E) / / /27 9/2 21/8

Tabela 01: Eficácia de um medicamento em mg/(ml/hora) em relação ao tempo (em horas). Tempo (t) Eficácia (E) / / /27 9/2 21/8 7.6.1. Sessão 01: Introduzindo o conceito de taxa média de variação, taxa de variação instantânea e velocidade. Fonte: LARSON EDWARDS, Cálculo com aplicações, p. 139, Problema nº 13, adaptado. Data: 19/04/2010,

Leia mais

ÀS CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

ÀS CIÊNCIAS EMPRESARIAIS 5 MATEMÁTICA PRIMITIVAS E INTEGRAIS COM APLICAÇÕES ÀS CIÊNCIAS EMPRESARIAIS CARLA MARTINHO ANA JORGE MANUEL MARTINS PATRÍCIA ENGRÁCIA JOSÉ ESTRELA Coleção Matemática EDIÇÕES SÍLABO COLEÇÃO MATEMÁTICA 5

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÃO EXAMES ÉPOCA ESPECIAL DE DEZEMBRO Ano lectivo de 2003/2004

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÃO EXAMES ÉPOCA ESPECIAL DE DEZEMBRO Ano lectivo de 2003/2004 Data Hora Código Disciplina Tipo de Prova Dezembro : E3 Marketing Ex. Dezembro º 63 Dezembro : E Técnicas Informáticas de Apoio à Ex. Dezembro º 63 Dezembro : E3 dos Recursos Humanos Ex. Dezembro 3º 63

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS

ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS ESCOLA SECUNDÁRIA FERREIRA DIAS ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DISCIPLINA : MATEMÁTICA A ANO: 10.º - CONJUNTO DOS MÓDULOS 1-2-3 DURAÇÃO

Leia mais

Experiência II (aulas 03 e 04) Densidade de sólidos

Experiência II (aulas 03 e 04) Densidade de sólidos Experiência II (aulas 03 e 04) Densidade de sólidos 1. Objetivos. Introdução 3. Procedimento experimental 4. Análise de dados 5. eferências 6. Apêndice: Propagação de incertezas 1. Objetivos O objetivo

Leia mais

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013

Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Critérios de Avaliação dos CEF Curso de Práticas Técnico-Comerciais 2012/2013 Língua Portuguesa ATITUDES Formação para a cidadania. Apresentação dos materiais necessários, cumprimento de tarefas propostas,

Leia mais

Quadro 8: Equivalência da matriz curricular vigente em relação à matriz curricular proposta para o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas

Quadro 8: Equivalência da matriz curricular vigente em relação à matriz curricular proposta para o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas .. Quadro de equivalências No Quadro é verificada a equivalência da matriz curricular veigente em relação à matriz curricular proposta para o Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas. Quadro : Equivalência

Leia mais

PLANIFICAÇÃO. 2007/2008 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 1º ano. Blocos previstos

PLANIFICAÇÃO. 2007/2008 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 1º ano. Blocos previstos 007/008 Matemática Aplicada às Ciências Sociais º ano Início: de Setembro de 007 Terminus: 0 de Junho de 008 Blocos previstos Dia da semana º Período º Período 3º Período ª Feira 3 9 3ª Feira 3 9 4ª Feira

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

Planificação a médio e longo prazo. Matemática B. 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193. Ano letivo 2015/2016

Planificação a médio e longo prazo. Matemática B. 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193. Ano letivo 2015/2016 Planificação a médio e longo prazo Matemática B 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193 Ano letivo 2015/2016 Professor responsável: Paulo Sousa I O programa Matemática B do 11º Ano - Página

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS)

10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (MACS) INTRODUÇÃO A disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)

Leia mais

Relatório de Tarefas do Ensino Fundamental II

Relatório de Tarefas do Ensino Fundamental II Turma: 162 Data: 23/11/2012 Data: 22/11/2012 Data: 21/11/2012 Data: 20/11/2012 Matemática Página 271 ex. 8, Página 272 ex. 1,2,3, página 273 exercícios 6 e 7 Data: 19/11/2012 Ciências Apostila 9/10 páginas

Leia mais