Planejamento Anual 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento Anual 2015"

Transcrição

1 Planejamento Anual 2015 Tutor VALDO RODRIGUES HERLING Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas s e na formação dos petianos: definição s s e seus objetivos, acompanhamento e avaliação individual e coletiva. O Grupo PET/Zootecnia objetiva a prática indissociabilide nas ações de ensino, pesquisa e extensão, com o propósito de melhor integrar o corpo discente e docente unide, principalmente do curso de graduação ao qual está interligado. A procura tem sido constante de um modelo padrão do tipo guar-chuva que possa subsidiar a grande maioria s ações do Grupo no caminho indissociabilide, e assim obter o efeito multiplicador dos benefícios do Programa de Educação Tutorial à comunide do Campus. Depois de muita discussão, o Grupo conseguiu amadurecer um modelo de ação relacionado à profissão Zootecnia e que certamente congregará o corpo de alunos, professores e funcionários que convivem no campus de Pirassununga. Espera-se, também, que os alunos possam transformar ca ação como modo de superar suas deficiências nos aspectos de: como se comportar em público, como agir de forma profissional, mesmo ain frequentando as salas de aula, trabalhar em grupo de forma responsável e respeitável, ser organizado, desenvolver o espírito crítico que possa servir de espelho à comunide, ter uma visão importância profissão para a sociede. Para que ações nesse rumo sejam concretizas, o Grupo PET Zootecnia se propõe a realizar as s abaixo relacionas, procurando integrar esforços do corpo discente, graduação e pós-graduação, e corpo docente, bem como de outros acadêmicos de instituições externas. Resultados Gerais do planejamento. O Grupo PET Zootecnia FZEA/USP tem procurado elaborar seu planejamento anual e concretizar o estabelecido por ações com efetiva participação coletiva, no entanto, o Grupo faz o que se torna possível no decorrer do ano e com os recursos disponibilizados. Nem sempre é possível a concretização do que foi elaborado como meta. Existem as dificuldes inerentes a ca e que somente se tornam visíveis e reais no momento de realizála. Ativide - Palestra aos calouros do curso de Zootecnia "Aula Bixo" Início 27/03/2015 Fim 27/03/2015 O Grupo PET Zootecnia todo o ano realiza uma de ensino junto à disciplina Introdução à Zootecnia. Dois petianos são escolhidos pelo Grupo para a. Justificase pelo aprimoramento e desenvolvimento de novas técnicas de ensino.

2 Levar ao conhecimento dos alunos recém ingressos na universide as s do Grupo PET Zootecnia, e como o trabalho é feito para que haja o interesse em participarem do processo seletivo do 2o semestre. Como a será realiza? (Metodologia) Dois petianos utilizam um conjunto de slides padrão e aprimoram sua estratégia de apresentação e condução aula no prazo de 50 minutos. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva superior no país. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior- IES, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnicoracial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. O principal resultado é que os alunos que fazem a apresentação saiam aula melhor do que entraram. O objetivo sempre será o aprimoramento do ensino e a melhoria do ensino na IES. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. O método de avaliação será pelo uso de questionário aplicado após a aula. Ativide Recepção aos calouros do curso de Zootecnia Início 23/02/2015 Fim 24/02/2015 O Grupo PET Zootecnia em parceria com a empresa junior de Zootecnia Zoot Jr. irá organizar uma recepção aos novos ingressantes do curso de Zootecnia para a apresentação do campus e os benefícios e vantagens de estur nesta.

3 Buscar uma integração entre a organização: PET Zootecnia e Zoot Jr. e os novos alunos afim de criar um vinculo de amizade e auxílio no qual tal interação resultasse em um troca de experiência e vivência. Como a será realiza? (Metodologia) No primeiro dia, serão dispostos no Saguão do Prédio Central stand de diversos grupos de organização, sendo uma destas, o PET Zootecnia. Neste, se encontrará membros do PET para a explicação e exemplificação do programa e do próprio curso de Zootecnia. No segundo dia, ocorrerá uma visita em todos os setores de produção animal e as salas destinas a aula, promovendo uma noção geral sobre o Campus e o curso de Zootecnia. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Alcançar a integração dos novos ingressantes e os demais alunos, procurando desmanchar os ideiais de superioride e estabelecer um bom convívio. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. O método de avaliação será analisado no cotidiano no decorrer do ano, avaliando as relações interpessoais. Ativide - Pesquisas individuais: Início 10/04/2015 Fim 10/09/2015 Ca componente do grupo é incentivado a realizar uma pesquisa individual na área e com o professor que lhe convier. O aprimoramento na pesquisa é importante para a consciência científica e para que o aluno possa realizar a contento as pesquisas coletivas. O objetivo é incentivar ca componente do grupo a se acostumar e se aprimorar no método científico. Como a será realiza? (Metodologia) No ano de 2013 houve participação efetiva dos integrantes do grupo em pesquisas individuais. O estímulo do pelo tutor para integrar os professores do quadro unide junto ao grupo foi decisiva para a fixação de seus PETianos em alguma linha de pesquisa. Em 2014 o grupo continuará esse trabalho de oportunizar seus integrantes para alguma linha de pesquisa. O envolvimento não se dá apenas com o orientador, e sim com outros

4 graduandos bolsistas e pós-graduandos. Para ca petiano um método científico dependendo área de envolvimento. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva superior no país. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior- IES, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnicoracial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. A consciência científica é de sua importância para a evolução humana e principalmente para gerar novos conhecimentos aplicáveis e que seja útil à sociede adjacente ou não. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. O método é simples, seja pelo envolvimento do petiano em congressos e simpósios para levar seus resultados e discutí-los com seus pares, seja pela publicação de seus resultados. Ativide - Pesquisa em grupo Início 28/02/2014 Fim 30/11/2014 O Grupo resolveu desenvolver uma pesquisa coletiva para estur os efeitos de doses de N na produção de massa de forragem e respostas fisiológicas de três cultivares de aveia forrageira. Além do objetivo específico pesquisa, havia o interesse de saber como os componentes iriam comportar-se trabalhando todos juntos. Se haveria ou não o desenvolvimento ou o aparecimento de algum líder. Como a será realiza? (Metodologia) Desde a escolha do local para a retira terra, passando pela amostragem e análise química; recomenção de calagem e adubação; semeadura s cultivares de aveia; tratos culturais, avaliações do fluxo de tecidos, cortes, secagem e análise química, o grupo trabalhou coeso. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta.

5 Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva superior no país. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior- IES, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnicoracial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. A contribuição será científica mediante a publicação dos resultados em encontros, congressos, simpósios, periódicos, entre outros. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. A avaliação será feita pela capacide do grupo em sedimentar os resultados em eventos de qualquer natureza. Ativide - Elaboração revista PET Zootecnia O Balido Início 29/10/2014 Fim 27/03/2015 Ca Grupo PET procura sua identide. Nosso Grupo tem achado a publicação revista anual denomina O Balido o caminho concreto para sedimentar suas s e para colaborar com o ensino graduação incentivando a reção. O principal objetivo é r a oportunide do petiano pesquisar e elaborar um texto, entre muitos escolhidos pelos componentes, para ser publicado numa revista do próprio Grupo. Como a será realiza? (Metodologia) O Grupo escolhe um tema central e ca membro pesquisa o assunto e sedimento em texto na revista. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva

6 superior no país.estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior- IES, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnicoracial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. É esperado como resultado central desta o aprimoramento na reção e a oportunide de expandir o conhecimento e deixá-lo ao acesso comunide. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. O método de avaliação será a receptivide comunide interna e externa à unide de ensino na leitura s informações contis na revista. A revista é distribuí na palestra aos calouros do curso de zootecnia aula bixo. Ativide Dia de campo Início 23/05/2014 Fim 23/05/2014 O Grupo PET Zootecnia organizará no final do 1o semestre de 2015 um Dia de Campo que versará sobre O manejo racional de bovinos de corte. Justifica-se esta para o aprimoramento do aprendizado na área de manejo e comportamento de bovinos de corte junto ao bem estar animal. Dar aos participantes competência para melhorar a qualide de um manejo provido de bem- estar animal na propriede, bem como levar mais conhecimento aos alunos graduação. Como a será realiza? (Metodologia) Serão realizas s teóricas conduzis pelo um profissional área sobre os aspectos básicos de comportamento de bovinos e sobre as aplicações práticas do manejo racional no dia a dia. Logo após será realiza uma prática no manejo racional de bovinos de corte. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva superior no paí-s- Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc.

7 Que os participantes tenham conhecimento suficiente para aplicar o bem-estar no manejo de bovinos de corte no cotidiano. Com certeza os alunos serão os mais beneficiados. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. Será avalia mediante aplicação de questionário. Ativide - Projeto PET na Escola Início 05/04/2014 Fim 06/04/2014 O Grupo PET Zootecnia realiza palestra nas escolas de ensino médio levando ao conhecimento do público alvo - aluno do 3o ano - os cursos de graduação do campus USP de Pirassununga, além de informação relaciona a vi acadêmica, suas dificuldes e facilides, e o exame do vestibular. Justifica-se a realização desta para conscientizar os alunos do ensino médio a respeito s profissões. O principal objetivo é transformar um aluno de curso médio em aluno de 3o grau na USP em Pirassununga e também conscientizar a importância s profissões e de continuide dos estudos. Como a será realiza? (Metodologia) Neste ano, o foco são os alunos do ensino médio agropecuária ETEC. Para os cursos de graduação no Campus de Pirassununga, o principal perfil é do aluno técnico agropecuário. Fazemos o convite para as escolas técnicas que visitam o Campus após duas aulas oferecis de assuntos relacionados ao curso de zootecnia. Eles visitam os setores produtivos e começam a ter ideia importância profissão e o quanto ela é importante para a economia nacional. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva superior no país. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior- IES, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnicoracial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. O fato dos alunos ministrarem uma aula para aqueles do ensino médio traz a reflexão

8 importância de se preparar para que as informações sejam verdeiras e benéficas aos ouvintes. Os alunos saem melhores do que quando entram para ministrar essa aula. O tutor acompanha e na medi do possível e necesside auxilia nas respostas. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. O método de avaliação é através de questionário que passa a ser respondido após o término. Ativide Viagem técnica Início 17/10/2014 Fim 18/10/2014 O Grupo PET Zootecnia tenta realizar todos os anos uma viagem técnica para alguma região brasileira. Neste ano de 2015 elegemos a região do Pantanal para visitar propriedes agropecuárias, fabrica de raçoes e estações experimentais. Justifica-se esta para o aprimoramento do ensino, uma vez que os alunos terão a possibilide de conhecer o que é aplicado nas propriedes quilo que aprendem em sala de aula. Adquirir mais conhecimento s práticas zootécnicas aplicas nas propriedes agropecuárias, fábrica de rações e estações experimentais. Como a será realiza? (Metodologia) Será agens visitas técnicas, a faculde custeará o transporte fretado e os alunos e o tutor serão custeados pelo uso dos recursos de custeio do MEC. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica superior no país. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnico-racial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Que todos os participantes possam aproveitar a qualide s propriedes agens e que possam também adquirir conhecimento pelo diálogo com os proprietários. Os alunos voltarão melhores para sua instituição e novas ingações poderão ser feitas em sala de aula. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. Mediante conversa com todos e também pelo preenchimento de questionário de qualide..

9 Ativide USP na escolinha Início 13/04/2015 Fim 13/11/2015 Promover uma educacional de conscientização ambiental. Evidenciar a importância do descarte correto do óleo de cozinha e sua possível reciclagem através oficina do sabão. Enxergando esta como uma oportunide de troca de conhecimentos e aprendizado. Como a será realiza? (Metodologia) A será realiza dentro do Campus faculde no qual iremos promover s como a oficina do sabão, ensinando passo a passo com a supervisão do grupo. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Grande aprendizado e desenvolvimento social e acadêmico como: postura, desenvoltura e a habilide de lecionar para um público infantil. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. Mediante a uma reunião com a responsável USP na escolinha junto aos membros do PET responsáveis pela e uma possível gincana com feedback com as crianças. Ativide Workshop O que eles esperam de você? Início 07/10/2015 Fim 08/10/2015 O Grupo PET Zootecnia organizará no 2 semestre do ano um workshop voltado a área de recursos humanos com foco no alunos graduação. Melhorar a percepção de ca participante quanto a construção de um curriculum a uma postura durante uma entrevista. Como a será realiza? (Metodologia)

10 O workshop será ministrado por um profissional de recursos humanos voltado para empresas na área s ciências agrárias. O curso será conduzido em dois módulos, uma parte volta ao lado teórica e a outra prática. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva superior no país. Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação nagraduação Contribuir com a polí-tica de diverside na instituição de ensino superior-ies, por meio de açõesafirmativas em defesa equide socioeconômica, étnico-racial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Que os participantes aperfeiçoe seus conhecimentos dentro área de recursos humanos e aplique as na construção e avaliação de curriculum e postura em entrevistas. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. Mediante a aplicação de questionário de qualide. Ativide Feira s Profissões Início 07/08/2015 Fim 08/08/2015 Divulgar o Campus e o curso de Zootecnia USP de Pirassununga. Por meio de materiais como banner e panfletos explicativos, divulgar a oportunide e os benefícios de se estur na Universide de São Paulo como também trazer informações e vantagens de cursar a Zootecnia dentro do Campus de Pirassununga. Como a será realiza? (Metodologia) Através de membros do grupo PET Zootecnia e demais alunos, será divulgado com o auxilio de recursos visuais, a explicação e exemplificação do Curso como também a vivência dos alunos representantes Faculde presentes no evento. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica

11 superior no país. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnico-racial e de gênero estimular a formação de profissionais e docentes de eleva qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior; introduzir novas práticas pegógicas na graduação; contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação,. Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Informar aos vestibulandos os benefícios de se estur numa universide pública ecomo ingressa-la. Ressaltar a infraestrutura do campus de Pirassununga assim como o curso de Zootecnia. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo..através de uma resposta imediata de interesse pessoal dos vestibulandos em conhecer o Campus e um maior número de inscritos para o vestibular FUVEST no fim do ano. Ativide - Processo seletivo do Grupo Início 11/08/2014 Fim 13/08/2014 A ca ano novos integrantes são selecionados em processo seletivo realizado pelos Integrantes do Grupo PET Zootecnia. Justifica-se pela exigência do programa em renovar os integrantes a ca ano. Melhorar a distribuição de participantes de todos os anos do curso. Melhorar a discussão pela diverside. Como a será realiza? (Metodologia) A será realiza pelo processo seletivo mediante a aplicação de provas: exame de inglês, dissertação, carta de intenção e entrevista. Participarão professores do curso e uma assistente social, além do tutor e de alunos do grupo interessados. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação

12 Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnico-racial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Espera-se realizar o melhor processo seletivo possível e que ao final alunos merecedores em participar do programa possam ser os multiplicadores filosofia do programa e que possam aprimorar o ensino ao curso que é ligado. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. O método mais primoroso será avaliar a própria participação do petiano selecionado. Se o grupo realmente está utilizando ferramentas corretas no processo seletivo. Ativide - Participação em Eventos Início 01/04/2014 Fim 31/08/2014 Há eventos relacionados ao PET de abrangência estadual, regional e nacional. São aqueles de maior importância para melhor relacionamento dos Grupos PET. Justifica-se a participação pelo maior envolvimento com as coisas do Programa. Melhorar o relacionamento, aprimorar o conhecimento sobre o Programa, estreitar relacionamentos e discutir assuntos relevantes ao programa. Como a será realiza? (Metodologia) Anualmente, há um local que coordena como sede do evento. O sudestepet ocorre em algum estado região sudeste do Brasil. O ENAPET já é abrangência nacional e a ca ano é num estado brasileiro. O EPETUSP é o encontro dos PET USP e o Interagrárias é o encontro dos Grupos PET área de ciências agrárias UNESP e USP. São normalmente palestras referentes a assuntos relacionados ao Programa e sedimentação com a realização dos GD. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva superior no país- Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Introduzir novas práticas pegógicas na graduação Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação

13 Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior- IES, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnicoracial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Aprimoramento ca vez mais do Programa. Feedback ao MEC do que foi tratado sobre o Programa. Solicitações para a melhoria do programa. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. Por conversas com os elementos do Grupo. Ativide Projeto AMMA Início 13/02/2015 Fim 11/12/2015 Nos anos anteriores o grupo PET Zootecnia realiza uma de extensão em parceria com a ONG Associação Al Miran Matheus AMMA, a qual visa ocupar o tempo livre s crianças através de oficinas de aprendizagem como: teatro, reciclagem e informática. Com o sucesso na realização composteira, no qual o nosso grupo era responsável, remos início a outras s, que rá uma utilide ao composto formado, como a horta e o paisagismo. Iniciaremos também um levantamento zootécnico com os animais ONG. Esta tem como intuito a conscientização ambiental, de modo a ensinar as crianças a importância dos 3 R s: reutilizar, reciclar e reduzir. Nota se que o desenvolvimento torna se mútuo e reciproco entre as crianças e os membros do grupo. O levantamento zootécnico será de suma importância para aprimoramento profissional dos membros do PET, como para a formação de um banco de dos para a associação. Como a será realiza? (Metodologia) A será realiza apenas com a presença de um professor instituição e de no mínimo dois integrantes do grupo. Primeiramente alertamos quanto às vestimentas corretas (calça compri, galocha, protetor solar) e a forma de utilização s ferramentas. A horta e do paisagismo será realiza junto com as crianças, já o levantamento zootécnico será feito apenas pelo grupo PET, junto com o responsável pelos animais ONG. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular o esprito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Contribuir para a consolição e difusão educação tutorial como prática de formação na graduação

14 Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnico-racial e de gênero. desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; estimular a formação de profissionais e docentes de eleva qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; introduzir novas práticas pegógicas na graduação Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Espera-se uma propagação conscientização ambiental pelas crianças, assim como a terem maior responsabilide e boas maneiras ao lir com outras pessoas, dentro e fora do trabalho em grupo. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. No final de ca será realiza uma dinâmica com as crianças no qual elas deverão mostrar-se aptas a responder as questões referentes as s propostas pelo grupo e também um feedback delas, apontando os pontos positivos e negativos oficina. Ativide Visita técnica Início 14/06/2015 Fim 14/11/2015 Em virtude do grande aprendizado obtido através s viagens técnicas passas, o Grupo Pet Zootecnia pretende realizar uma vez por semestre uma visita técnica de duração de 1 a 2 dias no qual seria mais prática de aprendizado. Adquirir mais conhecimento s práticas zootécnicas aplicas nas propriedes agropecuárias, fábrica de rações e estações experimentais. Como a será realiza? (Metodologia) Serão agens visitas técnicas, a faculde custeará o transporte fretado e os alunos e o tutor serão custeados pelo uso dos recursos de custeio do MEC. do PET (portaria nº976) estão mais vinculados a esta. Desenvolver s acadêmicas em padrões de qualide de excelência, Contribuir para a elevação qualide formação acadêmica dos alunos de graduação- Estimular a formação de profissionais e docentes de eleva qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica

15 superior no país. Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pauta pela cinia e pela função social educação superior Contribuir com a política de diverside na instituição de ensino superior-ies, por meio de ações afirmativas em defesa equide socioeconômica, étnico-racial e de gênero Quais os resultados que se espera? Resultados / produtos esperados com a : melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociede, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Que todos os participantes possam aproveitar a qualide s propriedes agens e que possam também adquirir conhecimento pelo diálogo com os proprietários. Os alunos voltarão melhores para sua instituição e novas ingações poderão ser feitas em sala de aula. Qual será a metodologia de avaliação pelo grupo. Mediante conversa com todos e também pelo preenchimento de questionário de qualide. +

Planejamento Anual - 2014

Planejamento Anual - 2014 Planejamento Anual - 2014 Tutor Email SILVANA SOUZA SILVEIRA silvana.silveira@pucrs.br Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na formação

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PET MATEMÁTICA NO PRÉ- VESTIBULAR POPULAR ALTERNATIVA

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PET MATEMÁTICA NO PRÉ- VESTIBULAR POPULAR ALTERNATIVA Resumo ISSN 2316-7785 PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PET MATEMÁTICA NO PRÉ- VESTIBULAR POPULAR ALTERNATIVA Stephanie Abé abe.stephanie1@gmail.com Ana Caroline Pierini karolpierini@gmail.com Luana Kuister Xavier

Leia mais

Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro de 2015)

Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro de 2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Planejamento Anual de Atividades 2015 (01 de março de 2014 a 31 de dezembro

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

Universidade Estadual de Londrina CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA PROPOSTA 1 Curso Nome(s) do(s) Curso(s) ZOOTECNIA Código e-mec 56129 Conceito ENADE 4 Coordenador da Proposta (Tutor do Grupo) ANA MARIA BRIDI 2 Caracterização da Proposta 2.1Área de Conhecimento (código

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Bacharelado em Sistemas de Informação

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Bacharelado em Sistemas de Informação EDITAL PARA O TERCEIRO PROCESSO SELETIVO DE 2015 PARA INGRESSO DE DISCENTES NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O tutor do Programa de Educação Tutorial Institucional

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ENSINO INOVADOR Título do Projeto: Fruticultura: Tecnologias para a fruticultura regional. Unidade(s) de aprendizagem ou disciplina de referência: Fruticultura

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura

1. Preâmbulo. 2. Requisitos para candidatura Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Programa de Educação Tutorial - PET Edital de seleção de bolsistas de graduação Edital n 013 PROGRAD/2015

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO CARO ALUNO, Seja Bem-Vindo às Escolas e Faculdades QI! Desejamos a você uma excelente jornada de estudos e evolução, tanto no campo profissional, como pessoal. Recomendamos

Leia mais

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP

Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP Programa de Educação Dinâmica Progressiva PEDP 1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL 1.1. Histórico da Prática Eficaz descrever como surgiu o programa/prática e indicar a data de início das ações. O

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER

MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER MANUAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL QP EM CONTACT CENTER 1) Introdução Belo Horizonte 2009/1º A proposta da elaboração do Manual para o Curso de Tecnologia em Gestão Comercial QP EM

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do estudante,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL

PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL PLANO DE TRABALHO Período: 2014/2015 1 CONTEXTO INSTITUCIONAL De 1999 até o ano de 2011 o Instituto Adventista de Ensino do Nordeste (IAENE) congregava em seu espaço geográfico cinco instituições de ensino

Leia mais

Art. 1- Da definição do selo educacional:

Art. 1- Da definição do selo educacional: Instrução Normativa ABRAFIT I.N.A. 01/2014 Art. 1 Da definição do selo educacional: Esta Instrução Normativa tem como objetivo determinar eventos, ações e projetos educacionais e científicos que solicitem

Leia mais

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS O Instituto de Ensino de Garça,

Leia mais

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA 1 REFORÇO AO ENSINO DE FÍSICA PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Cibeli Marzari Bertagnolli Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Resumo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II EDITAL Nº 001/2011/CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Rodovia Washigton Luis km 173,3, s/n, Chácara Lusa Centro CEP: 13501600 - Rio Claro SP Inscr. Estadual: Isento CNPJ nº 05.143.

Rodovia Washigton Luis km 173,3, s/n, Chácara Lusa Centro CEP: 13501600 - Rio Claro SP Inscr. Estadual: Isento CNPJ nº 05.143. SUMÁRIO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÃO INICIAL... 1 CAPÍTULO II DA NATUREZA E FINALIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA... 2 CAPÍTULO III DOS OBJETIVOS... 2 CAPÍTULO IV DOS REQUISITOS... 3 CAPÍTULO V DO REGULAMENTO...

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Andréa Willa Rodrigues Villarim (Voluntário) Marcelo Pereira Rufino (Bolsista) Larissa Aguiar (Bolsista) Nady Rocha

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME)

NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) NÚCLEO DE APOIO DIDÁTICO E METODOLÓGICO (NADIME) Palmas 2010 1. Apresentação O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins responsável pela efetivação da

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

OS JOGOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÌNGUA ESTRANGEIRA

OS JOGOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÌNGUA ESTRANGEIRA OS JOGOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÌNGUA ESTRANGEIRA Flávio de Ávila Lins Teixeira Universidade Federal da Paraíba/ PIBID/ Letras-Inglês/ Supervisor Resumo: Esse trabalho objetiva analisar algumas

Leia mais

A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL

A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL ZUZA, Antonio. F. G. 1 PEREIRA, Gênesis. M. 2 SILVA, Mª Daniella. O. P. 3 LUCENA, Wenner G. L. 4 Resumo O presente resumo

Leia mais

Planejamento Anual - 2015

Planejamento Anual - 2015 Planejamento Anual - 2015 GRUPO: FÍSICA Curso específico PT UNIR 593614 ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) JUDES GONCALVES DOS SANTOS (01/05/2012) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PADI DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE

REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PADI DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE REGULAMENTO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PADI DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE 2013 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE PADI DA FACULDADE DE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃDO

Leia mais

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD.

2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. 2.2.5. Questionário a ser Respondido Pelos Estudantes em EaD. Este questionário é um instrumento de coleta de informações para a realização da auto avaliação da UFG que tem como objetivo conhecer a opinião

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado.

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. MODELODEPROJETODEPESQUISA (Form_pesq_01) TÍTULO DO PROJETO Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. AUTORES Relacionar todos os autores participantes do projeto: coordenador,

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO N.º e Título do Projeto TERMO DE REFERÊNCIA Projeto OEI BRA/08/003

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO. Curso: Bacharelado em Administração de Empresas PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO Curso: Bacharelado em Administração de Empresas São Paulo 2014 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Objetivos... 3 3. Política de Nivelamento... 3 4. Diretrizes do Nivelamento...

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO. PET BIBLIOTECONOMIA

A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO ÂMBITO DA GRADUAÇÃO. PET BIBLIOTECONOMIA XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS

Leia mais

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES)

REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) REALIZAÇÃO DE TRABALHOS INTERDISCIPLINARES GRUPOS DE LEITURA SUPERVISIONADA (GRULES) 1 APRESENTAÇÃO Este manual é um documento informativo visando orientar a comunidade acadêmica quanto ao processo de

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

Ensinar ciências fazendo ciência com professores e alunos da educação básica

Ensinar ciências fazendo ciência com professores e alunos da educação básica Ensinar ciências fazendo ciência com professores e alunos da educação básica Pavão, Antonio, C.¹, Rocha, Claudiane, F..S.², Silva, Ana, P.³ Espaço Ciência - www.espacociencia.pe.gov.br pavao@ufpe.br¹,

Leia mais

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA

EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR PEDAGÓGICA Sabrina Sgarbi Tibolla 1 ;Sabrina dos Santos Grassi 2 ; Gilson Ribeiro Nachtigall 3 INTRODUÇÃO A horta escolar é uma estratégia de educar para o ambiente, para a

Leia mais

PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Ariana Aparecida Soares Leonel 1 Ana Paula Ferreira 2 Natália Pereira Inêz 3 Frank José Silvera Miranda 4 RESUMO

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES. Bibliotecas FacSenac/DF

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES. Bibliotecas FacSenac/DF POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Bibliotecas FacSenac/DF Brasília 2014 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECAS FAC SENAC-DF Brasília 2014 SUMÁRIO MISSÃO...6 SENAC-DF...6 FACULDADE SENAC-DF...6

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares, as Atividades Complementares constituem-se, também, em um dos componentes dos Cursos Superiores. As Diretrizes Curriculares objetivam servir

Leia mais

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015

EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 EDITAL PROGRAMA AMBIENTA NOVELIS PELA SUSTENTABILIDADE 5ª Edição 2014-2015 A Novelis, líder global em laminados e reciclagem de alumínio, está presente em 11 países com 26 instalações operacionais e conta

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIVERSIDADE COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADQUIRIDA DENTRO DA COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UFRGS

A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADQUIRIDA DENTRO DA COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UFRGS A EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ADQUIRIDA DENTRO DA COORDENADORIA DE GESTÃO AMBIENTAL DA UFRGS A. Krummenauer, D. Campani, P. Samuel Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS A ADEFAV centro de recursos em deficiência múltipla, surdocegueira e deficiência

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS IRECÊ DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PROGRAMA DE MONITORIA DOS CURSOS INTEGRADOS, SUBSEQUENTES

Leia mais

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula.

III-Compreender e vivenciar o funcionamento e a dinâmica da sala de aula. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º -O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de licenciados em Pedagogia

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Complementares 2014 As Complementares abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão, estão fixadas em

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE

ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE SÃO PAULO JULHO DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Desnecessário discorrer sobre a importância da iniciação científica para a formação acadêmica e seus benefícios

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

"O MEC não pretende abraçar todo o sistema"

O MEC não pretende abraçar todo o sistema "O MEC não pretende abraçar todo o sistema" Data: 30/11/2008 Veículo: O Globo Editoria: Boa Chance Ministro diz que governo não vai regular MBAs e que empresas já mantêm certo controle sobre a qualidade

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Programa de Educação Tutorial - PET 2010. Edital CLA-PET 07/2012 Seleção de Tutor

Programa de Educação Tutorial - PET 2010. Edital CLA-PET 07/2012 Seleção de Tutor Programa de Educação Tutorial - PET 2010 Edital CLA-PET 07/2012 Seleção de Tutor A Universidade Federal do Pampa, através do Comitê Local de Acompanhamento do Programa de Educação Tutorial (CLA-PET), torna

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA A LIGA ACADÊMICA ACRIANA DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTES

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA A LIGA ACADÊMICA ACRIANA DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTES EDITAL PARA SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA A LIGA ACADÊMICA ACRIANA DE ENFERMAGEM EM TRANSPLANTES A (LAAET), fundada em 23 de Setembro de 2011, afiliada à Universidade Federal do Acre, Grupo HEPATO, Central

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares Faculdade de ciências e tecnologia do maranhão-facema Caxias/MA pedroftb@hotmail.com.br/coor.educacaoambiental@facema.edu.br

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

EDITAL CCC/CGF Nº 001/2014 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ALUNOS INTERNOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO ORÇAMENTO DOMÉSTICO.

EDITAL CCC/CGF Nº 001/2014 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ALUNOS INTERNOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO ORÇAMENTO DOMÉSTICO. INSTITUTO EDUCACIONAL SUPERIOR DA PARAÍBA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA EDITAL CCC/CGF Nº 001/2014

Leia mais

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Apresentação: Prof. Ismael Rocha Prof. Carlos Frederico Lucio São Paulo, julho de 2011 Indicadores

Leia mais

II ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PIBID UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

II ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO PIBID UENP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PELA EQUIPE PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MASSAN, C. A.¹; SILVA, J. M.¹; MARINHO, B. P.¹; BRIGANTI, S.¹; FONSECA, C. A.¹; MORETTI, A. R.¹; MARINHO, F.

Leia mais

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATRAVÉS DA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRPE

A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATRAVÉS DA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRPE A FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ATRAVÉS DA INSERÇÃO DOS ESTUDANTES EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UFRPE Introdução Wagner José de Aguiar Universidade Federal Rural de Pernambuco

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1.Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e implementação das atividades dos Projetos de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica (Termo de Cooperação

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais