NIKLAS LUHMANN ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NIKLAS LUHMANN ( )"

Transcrição

1 NIKLAS LUHMANN ( )

2 TEORIA AUTOPOIÉTICA DO DIREITO Conceitos preliminares Conceito de ciência segundo Aristóteles: Teoria ciências contemplativas, apreensão direta pelo intelecto, pura racionalidade (ex: filosofia). Práxis ciências do comportamento, conjunto das ações humanas realizadas em comunidade (ex: ética, política). Poiésis ciências práticas, criativas, produtivas de objetos materiais e intelectuais (ex: carpinteiro, pedreiro, escritor, poeta, músico, legislador...)

3 TEORIA AUTOPOIÉTICA DO DIREITO O Direito como uma ciência autopoiética é o Direito que se autoproduz, significando com isso que a ciência jurídica tem uma produção interna, mantida dentro do seu próprio sistema. A autopoiésis está intrinsecamente ligada ao conceito de sistema. Este conceito foi introduzido na ciência jurídica por Savigny, sob influência do idealismo alemão. No estudo dos sistemas biológicos, descobriu-se que um sistema vivo é capaz de produzir moléculas em interações internas, sem a necessidade da participação de agentes externos, ou seja, um sistema vivo é capaz de se autoproduzir (autopoésis).

4 APLICAÇÕES DA TEORIA AUTOPOIÉTICA Simultaneamente, ele também realiza interações com o ambiente, com o qual realiza trocas de energia e de matéria. Para prolongar a vida, um sistema vivo está sempre se autoproduzindo, se autorregulando e, ao mesmo tempo, mantendo interações com o ambiente e reagindo às irritações causadas por esse ambiente, utilizando para isso suas próprias interações internas. Essa nova compreensão da teoria biológica do sistema imediatamente trouxe reflexos sobre os sistemas sociais e seus subsistemas político, econômico e jurídico. Quem fez a aplicação dessa teoria para as relações sociais foi Niklas Luhmann, sociólogo alemão, numa obra intitulada Sociologia do Direito, procurando mostrar que o Direito, tal como um sistema vivo, é capaz de autoproduzir-se e ao mesmo tempo produzir modificações na sociedade

5 DIREITO AUTOPOIÉTICO A ciência biológica cuida de uma só modalidade, que é o sistema vivo, mas para aplicar à sociologia é necessário reconhecer que, dentro do sistema social, há diversos sistemas parciais ou subsistemas, como por exemplo, a Política, a Economia, o Direito, cada um deles tendo também a sua autonomia. Ou seja, um sistema social é bem mais complexo do que um sistema biológico O Direito entendido como sistema autopoiético significa que ele retira sua validade de dentro do próprio sistema jurídico, ou seja, a validade do Direito não pode ser importada do exterior do sistema jurídico, mas somente obtida a partir do seu próprio interior. Sistema biológico vida; sociológico comunicação.

6 DIREITO AUTOPOIÉTICO Desse modo, não se trata simplesmente de adaptar a teoria biológica para a sociedade, mas sim de reconstruir essa teoria dentro da complexidade das relações sociais, utilizando-a apenas como ponto de partida. Na biologia, o elemento que faz a diferença entre o sistema e o ambiente é a diferenciação entre identidade/não-identidade (interior-exterior). No sistema social, que tem como base reprodutiva a comunicação, os sistemas internos desenvolvem a sua autonomia a partir da utilização de comunicações específicas, utilizando-se também de uma configuração binária. O sistema parcial do Direito, por exemplo, consolida a sua autonomia perante o sistema social (ambiente) a partir da diferenciação entre direito/não-direito.

7 SISTEMA SOCIAL SISTEMA JURIDICO O sistema interno do Direito, dentro do sistema social (ambiente), é formado por expectativas comportamentais normativas recíprocas, na medida em que a efetivação das possibilidades não depende apenas de mim, mas também dos outros. O Direito, assim, mantém uma interdependência com a Sociedade, contudo, devido ao seu poder de autoprodução, conserva sua autonomia em relação a esta. Isso quer dizer que os componentes do sistema jurídico se articulam internamente, possibilitando seu fechamento operacional, embora permaneça aberto para interação com as irritações sociais (fracassos), tal como acontece num sistema vivo. É nesse ponto que o conceito de autopoiésis da teoria biológica guarda semelhança com a teoria sociológica e jurídica.

8 AUTOPOIÉTICA - AUTODETERMINAÇÃO Concebido como sistema autopoiético, o Direito se configura, ao mesmo tempo, de forma fechada e aberta, de acordo com a fórmula binária da diferenciação entre o que é direito e o que não é direito. ( O Direito é o que o Direito diz ser Direito. ) O que é direito só pode ser estabelecido pelo próprio Direito, num processo de autodeterminação positiva, invalidadas as interferências externas. O sistema jurídico atua, assim, de modo normativamente fechado, sendo suas articulações internas determinadas pelo próprio sistema (auto-referência). Isso representa um aperfeiçoamento da teoria de Kelsen sobre a necessidade da norma hipotética fundamental, para conferir validade ao sistema jurídico.

9 AUTOPOIÉTICA - INTERPRETAÇÃO Não obstante os sistemas serem independentes entre si, eles realizam trocas comunicativas circulares, possibilitando assim a interação entre o sistema (jurídico), os outros sistemas internos (político, econômico...) e o ambiente (social). O Direito se autoproduz num sistema fechado (fechamento operacional, clausura normativa), contudo, esse fechamento é, antiteticamente, sua condição de possibilidade para abrir-se às irritações provenientes do ambiente, as quais são trabalhadas cognitivamente (interpretação). As informações provenientes do exterior somente serão assimiladas quando forem possíveis de adequar-se à codificação binária própria, quando então serão internalizadas de forma criativa. Daí se conclui que o sistema jurídico é normativamente fechado e cognitivamente aberto.

10 AUTOPOIÉTICA - INTERPRETAÇÃO A legislação é o ponto de encontro entre o sistema jurídico e o sistema político, na medida em que a eficácia das leis depende de decisões judiciais, que as aplicam de forma interpretativa (jurisprudência). Os conceitos de direito e política estão intimamente ligados, porque toda a força do direito provém da legislação. Por outro lado, a prestação jurisdicional é o ponto de encontro entre o sistema jurídico e o ambiente social, que se realiza através dos canais da hermenêutica jurídica, uma abertura cognitivamente orientada. Podemos concluir, então, seguindo o pensamento de Luhmann, que a hermenêutica jurídica será o ponto de contato comum entre os sistemas jurídico, político e social.

11 AUTOPOIÉTICA - INTERPRETAÇÃO Realizando a autopoiésis, o magistrado constrói internamente os componentes do sistema jurídico, levado pela autonomia que este sistema possui (clausura normativa). Mas dentro da dinâmica intercomunicativa dos sistemas, ao aplicar o Direito no caso concreto, ele percorre a periferia do sistema jurídico, onde encontrará pontos de ligação com o sistema político (legislação) e sistema social (fatos), interligando-os numa relação cognitiva (hermenêutica), para concretizar a tarefa vinculativa da prestação jurisdicional, que é a justificativa básica da sua existência.

12 TEORIA AUTOPOIÉTICA - COMENTÁRIOS A teoria autopoiética se situa na mesma linha da teoria pura do Direito, de Kelsen, procurando evoluir e adequar o positivismo jurídico às novas exigências da sociedade chamada pós-moderna, com suas características fundamentais de complexidade e contingência. Isso se verifica tanto pela inspiração nas teorias da ciência biológica (Kelsen procurou aproximar o Direito do modelo das ciências naturais), quanto pelos aspectos metodológicos da referência à codificação binária (positivonegativo, inputs-outputs), típica da ciência da informática, e ainda pela constante referência à circularidade com que o sistema se autoproduz num movimento cíclico formal.

13 TEORIA AUTOPOIÉTICA - COMENTÁRIOS A linha de pensamento seguida por Luhmann se vincula às teorias sociológicas de Talcott Parsons (funcionalismo estrutural), que analisa a sociedade como uma composição de quatro grandes subsistemas (economico, politico, comunidade social e cultura), que se baseiam em imperativos funcionais. A visão estruturalista de Parsons, inspirada na euforia do modelo econômico norte americano pós-segunda guerra, induz Luhmann a uma visão do Direito que sai na contramão das teorias sociológicas européias, iluminadas pelo conceito hegeliano da razão histórica, levando-o a desenvolver uma teoria que se afasta do pensamento jurídico mais compatível com a função social do Direito e a concepção política do Estado democrático. A sociedade, para Luhmann, não é uma realidade espáciotemporal, mas uma sociedade mundialmente concebida, que se baseia na comunicação, da qual os seres humanos são meros instrumentos, sem individualidade e sem história.

TEORIA AUTOPOIÉTICA DO DIREITO

TEORIA AUTOPOIÉTICA DO DIREITO TEORIA AUTOPOIÉTICA DO DIREITO A autopoiésis está originalmente ligada aos sistemas biológicos, capacidade que os organismos vivos têm de produzir moléculas interna e autonomamente. O Direito como ciência

Leia mais

ATIVISMO JUDICIAL SOB O ENFOQUE DA TEORIA DOS SISTEMAS 1. Joici Antônia Ziegler 2.

ATIVISMO JUDICIAL SOB O ENFOQUE DA TEORIA DOS SISTEMAS 1. Joici Antônia Ziegler 2. ATIVISMO JUDICIAL SOB O ENFOQUE DA TEORIA DOS SISTEMAS 1 Joici Antônia Ziegler 2. 1 O título se refere à parte da dissertação de mestrado que está sendo por mim desenvolvida onde o tema principal é Ativismo

Leia mais

A teoria dos sistemas sociais em Niklas Luhmann

A teoria dos sistemas sociais em Niklas Luhmann A teoria dos sistemas sociais em Niklas Luhmann (Rodrigues, Leo Peixoto; Neves, Fabrício Monteiro. Niklas Luhmann: a sociedade como sistema. Porto Alegre: Edipucrs, 2012, 132 p.) Luiz Cláudio Moreira Melo

Leia mais

EFEITO-MEMÓRIA DA LINGUÍSTICA NO DIREITO: SAUSSURE NO PENSAMENTO DE KELSEN E DE LUHMANN

EFEITO-MEMÓRIA DA LINGUÍSTICA NO DIREITO: SAUSSURE NO PENSAMENTO DE KELSEN E DE LUHMANN Página 471 de 549 EFEITO-MEMÓRIA DA LINGUÍSTICA NO DIREITO: SAUSSURE NO PENSAMENTO DE KELSEN E DE LUHMANN Ricardo Pereira Vieira (UESB/GPADis/PPGMLS/CAPES) Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB/GPADis/PPGMLS/PPGLin/CNPq)

Leia mais

Capítulo I SOCIOLOGIA DO DIREITO... 3

Capítulo I SOCIOLOGIA DO DIREITO... 3 SUMÁRIO Capítulo I SOCIOLOGIA DO DIREITO... 3 1. Introdução à sociologia da administração judiciária... 23 1.1. Aspectos gerenciais da atividade judiciária (administração e economia)... 23 1.2. Gestão...

Leia mais

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma.

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO 1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. II O valor jurídico

Leia mais

O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS

O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS JAQUELINE MIELKE SILVA O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS Editora Verbo Jurídico Porto Alegre 2005 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Silva, Jaqueline

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO 1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Admitindo que a história da filosofia é uma sucessão de paradigmas, a ordem cronológica correta da sucessão dos paradigmas na história

Leia mais

A TEORIA DOS SISTEMAS AUTOPOIETICOS FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS

A TEORIA DOS SISTEMAS AUTOPOIETICOS FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS RESUMO A TEORIA DOS SISTEMAS AUTOPOIETICOS FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS Tiago Protti Spinato 1 Fernanda Barboza Bonfada 2 Mateus de Oliveira Fornasier³ O presente artigo busca analisar a teoria dos sistemas

Leia mais

I SOCIOLOGIA DO DIREITO...

I SOCIOLOGIA DO DIREITO... SUMÁRIO Capítulo I... 19 SOCIOLOGIA DO DIREITO... 19 1. Introdução à sociologia da administração judiciária... 19 1.1. Aspectos gerenciais da atividade judiciária (administração e economia)... 19 1.2.

Leia mais

Índice. Nota prévia 9 Resumo 11 Palavras-chave 12 Abstract 13 Keywords 14 Abreviaturas 15 Referências bibliográficas 19.

Índice. Nota prévia 9 Resumo 11 Palavras-chave 12 Abstract 13 Keywords 14 Abreviaturas 15 Referências bibliográficas 19. Índice Nota prévia 9 Resumo 11 Palavras-chave 12 Abstract 13 Keywords 14 Abreviaturas 15 Referências bibliográficas 19 Introdução 21 I. Prolegómenos a uma interpretação da presente dissertação considerante

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL FADIVALE FILOSOFIA DO DIREITO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL FADIVALE FILOSOFIA DO DIREITO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL FADIVALE FILOSOFIA DO DIREITO lugafap@yahoo.com.br jlgabriel.blogspot.com POSITIVISMO JURÍDICO: O NORMATIVISMO DE HANS KELSEN BITTAR e ALMEIDA, Curso de Filosofia do

Leia mais

Aula expositiva de análise e discussão do texto:

Aula expositiva de análise e discussão do texto: Material didático elaborado para História e Filosofia da Psicologia Docente: Danilo Silva Guimarães (IPUSP) Aula expositiva de análise e discussão do texto: Piaget, J. (1972) Los dos problemas principales

Leia mais

Biografia Básica. Austríaco. Judeu

Biografia Básica. Austríaco. Judeu Biografia Básica 1881 1973 Austríaco Judeu Biografia Básica 1 ed. Teoria Pura do Direito 1934 O que é Justiça? 1957 2 ed. Teoria Pura do Direito 1960 Histórico Revolução francesa. Liberdade, igualdade

Leia mais

Hans Kelsen. Prof. Nogueira. O que é Justiça?

Hans Kelsen. Prof. Nogueira. O que é Justiça? Hans Kelsen Prof. Nogueira O que é Justiça? Biografia Básica 1881 1973 Austríaco Judeu Biografia Básica 1 ed. Teoria Pura do Direito 1934 O que é Justiça? 1957 2 ed. Teoria Pura do Direito 1960 Histórico

Leia mais

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA

RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA RUDIGER, F. As teoria da Comunicação... WOLF, M. Teorias das Comunicações de Massa... TEORIA FUNCIONALISTA LASSWELL... Pioneiro T. HIPODÉRMICA: visão linear do processo Meios de Comunicação para guiar/direcionar

Leia mais

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

MATERIAL DE APOIO MONITORIA OAB Disciplina: Filosofia do Direito Prof. Alessandro Sanchez Aula: 02 MATERIAL DE APOIO MONITORIA I. Anotações de aula; II. Lousa; I. ANOTAÇÕES DE AULA: Filosofia: Estuda os valores Normatividade: Ética:

Leia mais

Matrizes teóricas do pensamento jurídico

Matrizes teóricas do pensamento jurídico Matrizes teóricas do pensamento jurídico Do positivismo ao pós-positivismo Curso de Especialização IDDE Prof. Dr. Felipe Magalhães Bambirra fmbambirra@gmail.com www.felipebambirra.com.br O positivismo

Leia mais

Professor de Direito Privado na Universidade de Bremen ( ) Associado ao Instituto Universitário Europeu - Florença, Itália ( )

Professor de Direito Privado na Universidade de Bremen ( ) Associado ao Instituto Universitário Europeu - Florença, Itália ( ) Nasceu em 30 de abril de 1944, na Alemanha Jurista alemão e sociólogo, conhecido por seus trabalhos no campo da Teoria Social de Direito Professor de Direito Privado na Universidade de Bremen (1977-1981)

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO P á g i n a 1 Questão 1. Hans Kelsen em sua obra Teoria Pura do Direito : I. Define a Teoria Pura do Direito como uma teoria do Direito positivo

Leia mais

A Sociologia Econômica STEINER, Philippe. São Paulo: Atlas, 2006.

A Sociologia Econômica STEINER, Philippe. São Paulo: Atlas, 2006. 340 SOCIOLOGIAS RESENHA A Sociologia Econômica STEINER, Philippe. São Paulo: Atlas, 2006. LUCAS RODRIGUES AZAMBUJA * O livro de Steiner é uma excelente introdução à sociologia contemporânea dos mercados,

Leia mais

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa

Lei n.º de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil. Profº Carlinhos Costa Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei Orgânica e Geral da Educação no Brasil Profº Carlinhos Costa Níveis Etapas Fases Idade / Duração EDUCAÇÃO BÁSICA Educação Infantil Ensino Fundamental Creche

Leia mais

Cooperação. Parte II. Biologia do Conhecer. José Romão Trigo de Aguiar Associação Palas Athena

Cooperação. Parte II. Biologia do Conhecer. José Romão Trigo de Aguiar Associação Palas Athena Cooperação Parte II Biologia do Conhecer José Romão Trigo de Aguiar Associação Palas Athena Nossas bases Quem é de quem? O que é vida? Como explicar o sucesso da vida neste planeta? Universo...14 bilhões

Leia mais

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Posicionamento de Canotilho. Eficácia dos Princípios (Luis Roberto Barroso). Classificação Material dos Princípios Constitucionais 08 Professor

Leia mais

AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO

AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO 1 ª lição (11/06/07) O welfare (e sua crise) e a afirmação do Terceiro Poder. Palestrante: Luiz Werneck Vianna. Objetivo: esta sessão introdutória do curso trata

Leia mais

9 Considerações Finais

9 Considerações Finais 9 Considerações Finais Depois desta longa jornada, onde diversos aspectos concernentes à definição da norma jurídica na Teoria Pura do Direito foram devidamente analisados, é possível apresentar algumas

Leia mais

DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA.

DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA. DESPEDIDA COLETIVA: A CRISE ECONÔMICA E A NECESSIDADE DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA. Acredito que o pior momento econômico no País já tenha passado, mas é certo que ainda permanece, para algumas empresas, a necessidade

Leia mais

Inovação na Justiça. Desafios Conceituais e Metodológicos

Inovação na Justiça. Desafios Conceituais e Metodológicos Inovação na Justiça. Desafios Conceituais e Metodológicos É possível inovar na Justiça? Conceito de Inovação Justiça e sistema de Justiça Aplicação do conceito de inovação no sistema de Justiça Principais

Leia mais

Friedrich Karl von Savigny

Friedrich Karl von Savigny Friedrich Karl von Savigny No Curso de Inverno (1802), Savigny afirmava que a ciência da legislação (ciência do Direito) é primeiro uma ciência histórica e depois também uma ciência filosófica; a ciência

Leia mais

Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1

Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1 Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1 Ariel Koch Gomes 2 1. Introdução A partir de uma análise dos principais

Leia mais

TÍTULO: O DIREITO COMO PROJETO CIVILIZACIONAL AUTÔNOMO DE ACORDO COM A TEORIA DOS SISTEMAS SOCIAIS AUTOPOIÉTICOS DE NIKLAS LUHMANN

TÍTULO: O DIREITO COMO PROJETO CIVILIZACIONAL AUTÔNOMO DE ACORDO COM A TEORIA DOS SISTEMAS SOCIAIS AUTOPOIÉTICOS DE NIKLAS LUHMANN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: O DIREITO COMO PROJETO CIVILIZACIONAL AUTÔNOMO DE ACORDO COM A TEORIA DOS SISTEMAS SOCIAIS AUTOPOIÉTICOS

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

JUPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS - PUCHTA

JUPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS - PUCHTA JUPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS - PUCHTA Ponto de partida: - idéia de sistema (influência de Schelling) - visão do Direito como um organismo vivo; Influência do idealismo alemão (Hegel): identificação entre

Leia mais

A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo?

A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo? TERAPIA FAMILIAR A Família Estrutura ou Desestrutura o indivíduo? Abordagens influentes do século XX Os problemas psicológicos provêm da interação doentia com os membros da família. Solução: Afastar os

Leia mais

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO. Aula n.º 02

A HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO. Aula n.º 02 A HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO Aula n.º 02 A HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO Correntes de pensamento que tem o objetivo de explicar a origem do direito; Cada uma afirma que o direito provém de uma fonte

Leia mais

LÚCIO ANTÔNIO CHAMON JUNIOR Professor em Belo Horizonte. Doutor em Direito Constitucional e Mestre em Ciências Penais pela UFMG

LÚCIO ANTÔNIO CHAMON JUNIOR Professor em Belo Horizonte. Doutor em Direito Constitucional e Mestre em Ciências Penais pela UFMG LÚCIO ANTÔNIO CHAMON JUNIOR Professor em Belo Horizonte. Doutor em Direito Constitucional e Mestre em Ciências Penais pela UFMG TEORIA GERAL DO DIREITO MODERNO Por uma Reconstrução Crítico-Discursiva na

Leia mais

UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo)

UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo) 1 UNIDADE V PARADIGMAS PARA UMA NOVA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL OBS: 1. Perguntas e respostas dos questionamentos para aprofundamentos e fixação (Modelo) 1) Por que a hermenêutica clássica não é mais

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II 2.º Semestre do ano letivo de Regente: Miguel Nogueira de Brito

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II 2.º Semestre do ano letivo de Regente: Miguel Nogueira de Brito PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II 2.º Semestre do ano letivo de 2018-2019 Regente: Miguel Nogueira de Brito I DIREITO E TEMPO 1. Dimensão temporal das fontes, em especial a lei

Leia mais

Max Weber

Max Weber Max Weber - 1864-1920. Considerado o sistematizador da Sociologia na Alemanha Criador da metodologia compreensiva na Sociologia. Desenvolveu estudos no campo do direito, filosofia, história com ênfase

Leia mais

DECISÕES ECO-JURÍDICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SISTÊMICA ECOLOGICAL JURIDICAL DECISIONS: AN OVERVIEW FROM THE THEORY OF SOCIAL SYSTEMS

DECISÕES ECO-JURÍDICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SISTÊMICA ECOLOGICAL JURIDICAL DECISIONS: AN OVERVIEW FROM THE THEORY OF SOCIAL SYSTEMS DECISÕES ECO-JURÍDICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA SISTÊMICA ECOLOGICAL JURIDICAL DECISIONS: AN OVERVIEW FROM THE THEORY OF SOCIAL SYSTEMS RESUMO Cristian Ricardo Wittmann Este ensaio apresenta a perspectiva

Leia mais

TEORIA DO INJUSTO PENAL. Del Rey Editora. Belo Horizonte, Localização: T231t Código de barras: STJ

TEORIA DO INJUSTO PENAL. Del Rey Editora. Belo Horizonte, Localização: T231t Código de barras: STJ JUAREZ TAVAREZ Professor titular de Direito Penal na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Titular de Direito Penal e Direito Penal Econômico nos cursos de doutorado e mestrado em direito

Leia mais

STJ INTRODUÇÃO

STJ INTRODUÇÃO STJ00090033 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...-...-....-....-... 21 Capítulo I - A CONFIGURAÇÃO DO ESTADO CONTEMPORÂNEO E A ORIGEM DA FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO... 27 1.1 Introdução................................ 27

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Introdução ao Estudo do Direito Código TDI0011 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 1º II Ementário O direito como fenômeno social e universal.

Leia mais

Conceito de Direito administrativo:

Conceito de Direito administrativo: pág. 2 Conceito de Direito administrativo: Mas que diabo é o direito administrativo professor? É O ramo do direito Público que tem por objeto estudar os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas

Leia mais

Norma Processual e Sua Dupla Função de Abertura e Fechamento do Sistema Jurídico 1

Norma Processual e Sua Dupla Função de Abertura e Fechamento do Sistema Jurídico 1 Norma Processual e Sua Dupla Função de Abertura e Fechamento do Sistema Jurídico 1 Camila Pirovani Paixão 2 David Diogo Haddad 3 1. Introdução Pouco antes de assumir a vaga do ministro Ayres Britto no

Leia mais

PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS ADVOGADOS

PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS ADVOGADOS PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOS ADVOGADOS Entendo o Advogado como um filósofo. Um filósofo do Direito e da Justiça, atento e paciente, perspicaz e empenhado. Um cidadão a quem, pela sua Formação e pelas características

Leia mais

OUVIDORIA: BUROCRACIA, SISTEMA E MUNDO DA VIDA. OUVIDORIA: BUROCRACIA, SISTEMA Y MUNDO DE LA VIDA.

OUVIDORIA: BUROCRACIA, SISTEMA E MUNDO DA VIDA. OUVIDORIA: BUROCRACIA, SISTEMA Y MUNDO DE LA VIDA. OUVIDORIA: BUROCRACIA, SISTEMA E MUNDO DA VIDA. OUVIDORIA: BUROCRACIA, SISTEMA Y MUNDO DE LA VIDA. Autor: José Antonio Callegari Mestre PPGSD-UFF calegantonio@yahoo.com.br Co-autor: Marcelo Pereira de

Leia mais

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origens Surgiu em 1940 nos Estudos de Ludwig von Bertalanffy (biólogo alemão) sobre sistemas gerais (metabolismo, estados

Leia mais

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Administração Científica Clássica 1909 Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFACIO... ',...,...,...,...,...,... 9 NOTA DOS AUTORES...,... ".. "... "... " "... 11

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 7 PREFACIO... ',...,...,...,...,...,... 9 NOTA DOS AUTORES...,... .. ... ...  ... 11 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO................................. 7 PREFACIO..... ',......,...,....,...,.......................,........ 9 NOTA DOS AUTORES..............,.......... ".. "... "... " "... 11 I: Parte

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e siglas usadas Apresentação Capítulo 1 Gênese do direito 1. Escola jusnaturalista ou do direito natural 1.1. Origem do jusnaturalismo 2. Escola teológica 2.1. Origem da

Leia mais

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa SOCIOLOGIA: ORIGEM E DESENVOLVIMENTO Profª Drª Gisele Masson Departamento de Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa ORIGEM DA SOCIOLOGIA A Sociologia germina no século XVIII, com as grandes Revoluções

Leia mais

Parte I Filosofia do Direito. Teoria Geral do Direito e da Política

Parte I Filosofia do Direito. Teoria Geral do Direito e da Política S u m á r i o Parte I Filosofia do Direito. Teoria Geral do Direito e da Política CAPÍTULO I Filosofia do Direito I: O Conceito de Justiça, O Conceito de Direito, Equidade, Direito e Moral...3 I. O conceito

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS

JURISPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS JURISPRUDÊNCIA DOS CONCEITOS Pontos de partida: idéia de sistema (influência de Schelling) - Direito como um organismo vivo idealismo alemão (Hegel) - identificação entre o real e o racional (princípio

Leia mais

I Aspectos Gerais da Metodologia Jurídica

I Aspectos Gerais da Metodologia Jurídica Introdução ao Estudo do Direito II 1.º Ano Noite, 2016 Programa da disciplina I Aspectos Gerais da Metodologia Jurídica 1. Decisão do caso à luz da lei 1.1 A distinção entre «interpretação» e «aplicação»

Leia mais

L E G A L E 1.ª FASE

L E G A L E 1.ª FASE L E G A L E 1.ª FASE EXAME DE ORDEM F I L O S O F I A Professor: CUSTÓDIO Nogueira E-mail: g.custodio@uol.com.br Facebook: Custódio Nogueira O JUSNATURALISMO NA ANTIGUIDADE - ARISTÓTELES. Período de 4000aC

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) poder normativo do juiz Newton Garcia Faustino Sabemos que o juiz é um agente político que detém parcela do poder do Estado e que possui ampla liberdade de atuação funcional,

Leia mais

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Capítulo I Introdução Capítulo II Dogmática Jurídica Notas Preliminares Capítulo III Fontes do Direito Capítulo IV Lei Capítulo V Costume Capítulo

Leia mais

ALGUNS TÓPICOS ACERCA DA AUTOPOISE NO PENSAMENTO DE NIKLAS LUHMANN

ALGUNS TÓPICOS ACERCA DA AUTOPOISE NO PENSAMENTO DE NIKLAS LUHMANN 138 ALGUNS TÓPICOS ACERCA DA AUTOPOISE NO PENSAMENTO DE NIKLAS LUHMANN Altemar Pereira Júnior 1 RESUMO Diante do texto Direito Regulatório: Crônica de Uma Morte Anunciada se busca uma interpretação a partir

Leia mais

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA

ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA ANALISANDO A HERMENÊUTICA JURÍDICA Ariolino Neres Sousa Júnior * Devemos sempre realizar a hermenêutica jurídica? E para que? Essas são algumas das preocupações que permeiam o cotidiano da comunidade acadêmica

Leia mais

Verbete: Talcott Parsons

Verbete: Talcott Parsons 1 Verbete: Talcott Parsons Por Frédéric Vandenberghe O sistema de conceitos analíticos de Talcott Parsons (1902-1979), o grande teórico do funcionalismo norte-americano, dominou por vinte ou trinta anos

Leia mais

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE

UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE As universidades são as mais antigas instituições em que se expressou um sentimento autonômico e de autogestão. Em rigor, são tão antigas que

Leia mais

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL Objetivo final do estudo da Herm. Jurídica Ponto de encontro entre o social e o jurídico Dinamismo da sociedade desafia o intérprete Novo padrão interpretativo: norma + contexto

Leia mais

3 Perspectivas Sistêmicas

3 Perspectivas Sistêmicas 3 Perspectivas Sistêmicas 3.1 Sistemas Cognitivos e Comunicativos Uma nova motivação para os estudos literários se deve ao diálogo intenso com propostas de Niklas Luhmann, que ofereceu perspectivas sistêmicas

Leia mais

Pagamento de Bolsas pela FUNDUNESP com recursos públicos e ou privados

Pagamento de Bolsas pela FUNDUNESP com recursos públicos e ou privados Pagamento de Bolsas pela FUNDUNESP com recursos públicos e ou privados A Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - FUNDUNESP, na qualidade de fundação de apoio, possuindo natureza jurídica de Fundação

Leia mais

HANS KELSEN ( )

HANS KELSEN ( ) HANS KELSEN (1881-1973) TEORIA PURA DO DIREITO Contextualização: O Movimento para o Direito Livre estava em plena ascensão na Alemanha e parecia que o formalismo jurídico havia sido superado. A diversidade

Leia mais

SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS

SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS Prof. Dr. João Carlos Medeiros de Aragão Currículo Lattes: Lattes.cnpq.br/49114444160 OBJETIVOS Objetiva-se apresentar a definição de Sistema Jurídico, com base

Leia mais

CONSTITUCIONALISMO. Limitação do poder Supremacia da lei

CONSTITUCIONALISMO. Limitação do poder Supremacia da lei CONSTITUCIONALISMO Limitação do poder Supremacia da lei CONSTITUCIONALISMO SIGNIFICA EXISTÊNCIA DE CONSTITUIÇÃO? Reino Unido Israel APONTAMENTOS Nasce na vontade do homem de comandar seu destino político

Leia mais

AULA 08 HERMEUTICA JURIDICA E INTERPRETAÇÃO DO DIREITO

AULA 08 HERMEUTICA JURIDICA E INTERPRETAÇÃO DO DIREITO AULA 08 HERMEUTICA JURIDICA E INTERPRETAÇÃO DO DIREITO Hermenêutica Jurídica e Interpretação do Direito. Origem grega: hermeneuein. Filosofia da interpretação. Muito associado ao deus grego Hermes (mensageiro,

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

O CÓDIGO BINÁRIO E A PROGRAMAÇÃO DO DIREITO TRIBUTÁRIO

O CÓDIGO BINÁRIO E A PROGRAMAÇÃO DO DIREITO TRIBUTÁRIO O CÓDIGO BINÁRIO E A PROGRAMAÇÃO DO DIREITO TRIBUTÁRIO Douglas Cunha Ribeiro Germano Schwartz(orient.) UNILASALLE Resumo O presente trabalho analisa o Direito Tributário como subsistema do sistema jurídico

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: direito; sistema/meio; autonomia; autopoiese.

PALAVRAS CHAVE: direito; sistema/meio; autonomia; autopoiese. 1 O DIREITO COMO PROJETO CIVILIZACIONAL AUTÔNOMO DE ACORDO COM A TEORIA DOS SISTEMAS SOCIAIS AUTOPOIÉTICOS DE NIKLAS LUHMANN Cristiane de Cássia Coutinho¹ Orientador: Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni²

Leia mais

2.2 As dificuldades de conceituação da Ciência do Direito

2.2 As dificuldades de conceituação da Ciência do Direito 2.2 As dificuldades de conceituação da Ciência do Direito O termo ciência não é unívoco O debate está voltado à questão da metodologia, mas cada ciência tem a sua... Direito: ciência ou técnica pertencente

Leia mais

Módulo 8 Teoria da Produção

Módulo 8 Teoria da Produção Módulo 8 Teoria da Produção Numa economia de mercado, consumidores e empresas representam respectivamente as unidades do setor de consumo e de produção, que se interrelacionam através do sistema de preços

Leia mais

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte O Direito e o Pensamento Jurídico Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte 2011/2012 1. Ideia Geral de Direito 1.1. Sentidos da palavra direito 1.2. Perspectivas sobre o direito; adopção de uma perspectiva

Leia mais

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com Graduado em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Título da Monografia: Epistemologia do Processo de Conhecimento

Leia mais

Como observar a realidade social? Operários, pintado por Tarsila do Amaral em 1933.

Como observar a realidade social? Operários, pintado por Tarsila do Amaral em 1933. Como observar a realidade social? Operários, pintado por Tarsila do Amaral em 1933. Se, pois, já damos a realidade presente como conhecida, seu estudo não tem mais interesse prático nenhum (DURKHEIM, 1978,

Leia mais

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes

Inclusão Educação Autodeterminação. O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar. José Correia Lopes Inclusão Educação Autodeterminação 06 de junho 2015 Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra O Currículo e a Transição para a Vida Pós-escolar José Correia Lopes O Currículo é a peça central da

Leia mais

A árvore do conhecimento As bases biológicas da compreensão humana (1984)

A árvore do conhecimento As bases biológicas da compreensão humana (1984) A árvore do conhecimento As bases biológicas da compreensão humana (1984) 1/30 Humberto R. Marturana Francisco J. Varela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós Graduação em Engenharia da

Leia mais

INCLUSÃO SOCIAL NO ÂMBITO TRANSNACIONAL

INCLUSÃO SOCIAL NO ÂMBITO TRANSNACIONAL Lincoln Simões Fontenele INCLUSÃO SOCIAL NO ÂMBITO TRANSNACIONAL Lincoln Simões Fontenele Aluno do Curso de Direito da FA7. Relato sob a orientação do prof. Me. Ramon Negócio (FA7). lincoln.simoes@hotmail.com

Leia mais

Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados.

Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. O IMPACTO DA INOVAÇÃO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS Como acontece a Transferência de Tecnologia & Empresa 05 de dezembro de 2016 Mariana Rogeri Vicentini mvicentini@dannemann.com.br

Leia mais

Dircurso Prático e Discurso Jurídico

Dircurso Prático e Discurso Jurídico Dircurso Prático e Discurso Jurídico FMP FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO DISCURSO PRÁTICO E DISCURSO JURÍDICO INTRODUÇÃO A NECESSIDADE DO DIREITO, diante das limitações

Leia mais

Processo Civil. Tutela Executiva, Tutelas de Urgência e Procedimentos Especiais. ProcessoCivil_vol_8.indb 3 28/10/ :00:15

Processo Civil. Tutela Executiva, Tutelas de Urgência e Procedimentos Especiais. ProcessoCivil_vol_8.indb 3 28/10/ :00:15 8 Processo Civil Tutela Executiva, Tutelas de Urgência e Procedimentos Especiais 2016 ProcessoCivil_vol_8.indb 3 28/10/2015 18:00:15 capítulo 1 EXECUÇÃO Leia a lei: Arts. 566 e seguintes do CPC. 1.1 Noções

Leia mais

Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover

Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover Ciência com Consciência Autor: Edgar Morin Aluna: Fernanda M. Sanchez Disciplina Conhecimento, complexidade e sociedade em rede, prof Aires J Rover Primeira Parte: Ciência com consciência A ciência tem

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM 1 FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA Rodovia dos Inconfidentes, km 108-35420-000 Mariana MG - Fone: 31 3558 1439 / 3557 1220 Credenciada pelo MEC pela Portaria nº 2.486, de 12 de setembro de 2003 EMENTÁRIO

Leia mais

Sabrina Demozzi SOCIOLOGIA. 3- Auguste Comte

Sabrina Demozzi SOCIOLOGIA. 3- Auguste Comte Sabrina Demozzi SOCIOLOGIA 3- Auguste Comte - Os principais pressupostos do positivismo - Auguste Comte (1798-1857) - Características do pensamento Comtiano - Exercícios comentados Os principais pressupostos

Leia mais

NORMA JURÍDICA - OBJETO CULTURAL

NORMA JURÍDICA - OBJETO CULTURAL NORMA JURÍDICA - OBJETO CULTURAL. FORMAL LINGUÍSTICO EXPRESSÃO VERBAL NORMA JURÍDICA OBJETO CULTURAL MATERIAL SOCIOLÓGICO COMPORTAMENTO METAFÍSICO AXIOLÓGICO VALOR NORMA - VALOR - SENTIDO - INTERPRETAÇÃO.

Leia mais

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. 1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa

Leia mais

ESCOLAS JURÍDICAS ESCOLAS POSITIVISTAS

ESCOLAS JURÍDICAS ESCOLAS POSITIVISTAS SOCIOLOGIA JURÍDICA ESCOLAS JURÍDICAS ESCOLAS POSITIVISTAS 1 CONTEÚDO 1.Escolas Jurídicas (Escolas positivistas do Direito) 1.1 Teorias positivistas centradas na legislação. (Thomas Hobbes; Jean-Jacques

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

Árvore do Conhecimento: as bases biológicas do entendimento Humano Humberto Maturana & Francisco Varela

Árvore do Conhecimento: as bases biológicas do entendimento Humano Humberto Maturana & Francisco Varela Árvore do Conhecimento: as bases biológicas do entendimento Humano Humberto Maturana & Francisco Varela Grupo 2 João Pedro Krutsch Neto Juliana Leonardi Viviane Ferreira Principais questões do livro 1.

Leia mais

Autopoiese: uma possível referência para compreender a arte como sistema

Autopoiese: uma possível referência para compreender a arte como sistema Autopoiese: uma possível referência para compreender a arte como sistema Nara Cristina Santos - PPGART/UFSM Resumo Este artigo apresenta um estudo sobre uma possível referência para compreender a arte

Leia mais

Análise de Situações de Desenvolvimento Local Fundamentos Teóricos

Análise de Situações de Desenvolvimento Local Fundamentos Teóricos Análise de Situações de Desenvolvimento Local Fundamentos Teóricos Benedito Silva Neto PPPG em Desenvolvimento e Políticas Públicas Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo Introdução

Leia mais

DISCUSSÃO SOBRE O CÓDIGO CIVIL ALEMÃO

DISCUSSÃO SOBRE O CÓDIGO CIVIL ALEMÃO ESCOLA HISTÓRICA Em 1802, ao iniciar sua atividade como jurista, Savigny ensinava que a ciência da legislação era histórica e filosófica (sistemática). Demonstrava simpatia pelo positivismo legalista francês

Leia mais

Professor de Direito Privado na Universidade de Bremen ( ) Associado ao Instituto Universitário Europeu - Florença, Itália ( )

Professor de Direito Privado na Universidade de Bremen ( ) Associado ao Instituto Universitário Europeu - Florença, Itália ( ) Nasceu em 30 de abril de 1944, na Alemanha Jurista alemão e sociólogo, conhecido por seus trabalhos no campo da Teoria Social de Direito Professor de Direito Privado na Universidade de Bremen (1977-1981)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 11. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 11. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 11 Prof. Fábio Arruda 3) Teoria 3-D da Eficácia Gerencial de Reddin O modelo conceitual

Leia mais

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos

MTA Aula 02. Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos MTA Aula 02 Evolução dos conhecimentos Tipos de conhecimentos TIPOS DE CONHECIMENTO 1. Filosófico 2.Teológico 3. Empírico 4.Científico 1.1.1 Conhecimento filosófico A filosofia teve seu início na Jônia,

Leia mais

Capítulo 8 Proposição de dois de modelos para compreensão da história: Entendimento como o paradigma do social.

Capítulo 8 Proposição de dois de modelos para compreensão da história: Entendimento como o paradigma do social. Honneth, Crítica do Poder, Capítulos 8 ("Proposição de dois de modelos para compreensão da história: Entendimento como o paradigma do social") e 9 ("A teoria da sociedade de Habermas: Uma transformação

Leia mais