Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados"

Transcrição

1

2 ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Datas de Realização e Horário PREVISTO... 5 Metodologia... 6 Pontos Fortes... 6 Avaliação... 6 Modalidade e Forma de Organização da Formação... 7 Candidaturas... 7 Valor de Investimento... 7 Descontos... 8 Para mais informações... 8 Formador... 8 A D. Dinis, Business School é uma entidade certificada pela DGERT. Certificado n.º 1852/2015

3 Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados Apresentação 1.ª Edição Na sequência da aprovação do Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados que começa a produzir efeitos já no dia 25 de maio de 2018, torna-se fundamental preparar profissionais capazes de implementar e monitorizar as novas normas no exercício da função de responsável /encarregado de proteção de dados nas mais diversas organizações. Assim sendo, A D. Dinis Business School em parceria com a CEGOC, prepararam o curso de Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados que trata as normas específicas que regem as funções do responsável e encarregado de dados e que visam a identificação do processo de implementação do novo regime geral do regulamento de proteção de dados. Este é um curso que prima pela sua vertente prática e que contempla o apoio aos seus formandos, ao longo de 5 semanas, através de aulas presenciais. Objetivos: Conhecer a problemática da proteção de dados pessoais segundo o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho; Identificar as funções específicas do encarregado de proteção de dados; Identificar as fases da Auditoria Interna de Implementação do Regulamento; Identificar GAPS existentes entre a prática e o exigido no Regulamento; Propor a adoção de medidas essenciais ao cumprimento do estatuído no Regulamento. Destinatários Gestores Técnicos Superiores Assistentes Técnicos Todos os colaboradores da empresa, designados para exercer funções de Encarregado de Proteção de Dados, em todos os setores.

4 Estrutura Curricular Coordenação Pedagógica: Vitor Hugo dos Santos Ferreira Coordenação Científica: Vitor Hugo dos Santos Ferreira Módul o Conteúdos For m a d or 1.O direito de proteção de dados da União Europeia e a projeção no direito interno O novo quadro europeu de proteção de dados: conceitos e princípios no Regulamento Geral de Proteção de Dados. Os direitos dos titulares dos dados. 2.A proteção de dados no direito do trabalho As bases de dados biométricos para controlo do acesso e saída do trabalhador do local de trabalho. Os testes médicos permitidos. O controlo da taxa de alcoolémia e de substâncias psicotrópicas. O tratamento de dados em centrais telefónicas, o controlo do e do acesso à internet. 3.A videovigilância e a compressão da privacidade A Videovigilância e a compressão da privacidade 4.O uso de Geolocalização (GPS) O uso de Geolocalização (GPS) 5.O direito de proteção de dados da União Europeia e a projeção no direito interno Segurança e avaliação de impacto do tratamento de dados. Códigos de conduta e certificação. Estatuto da Autoridade de Controlo. Aplicação de sanções e vias de recurso. Análise de Jurisprudência. A figura do encarregado de proteção de dados e o papel do responsável pelo tratamento de dados à escala da EU. 6.O Encarregado de Proteção de Dados no regime da Lei da Proteção de Dados (LPD) O Encarregado de Proteção de Dados no regime do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). A Obrigatoriedade de Nomeação. As Competências do Encarregado de Proteção de Dados: - Competências Comportamentais; - Competências Técnicas. 7.Recrutar Encarregados de Proteção de Dados Recrutar Encarregados de Proteção de Dados Alves Teixeira 8.Funções do Encarregado de Proteção de Dados Funções Principais. Funções de Complementaridade.

5 Módul o Conteúdos For m a d or 9.EPD Ponto de Contacto Institucional EDP Ponto de Contacto Institucional 10.Contactos com os Titulares dos Dados Contactos com os Titulares dos Dados Alves Teixeira 11.Contactos com os Subcontratantes Contactos com os Subcontratantes 12.Metodologias de Resposta aos Pedidos Metodologias de Resposta aos Pedidos Alves Teixeira 13.Guião de Auditoria Procedimentos técnicos e operacionais do EPD. Sistemas de Controlo de Gestão da Proteção de Dados. Alves Teixeira Total de Horas 44 Horas Local da Realização Leiria Datas de Realização e Horário PREVISTO 21 de abril 9:00h - 18:00h 8 horas 28 de abril 9:00h - 18:00h 8 horas 5 de maio 9:00h - 18:00h 8 horas 12 de maio 9:00h - 18:00h 8 horas 19 de maio 9:00h - 18:00h 8 horas 26 de maio 9:00h - 13:00h 4 horas

6 Metodologia Pedagogia ativa que intercala sessões presenciais e à distância para apoio à implementação do novo regime geral do regulamento de proteção de dados e que recorre a: Métodos ativos, através da resolução de casos práticos; Método interrogativa através de resposta a questões dos formandos; Método expositivo. Privilegiam-se os aspetos práticos e o uso constante de exercícios e de pequenos casos. Desta forma, garante-se uma enriquecedora troca de experiências entre os diferentes participantes e uma aprendizagem com forte vertente prática. Pontos Fortes Forte componente Prática; Identificação precisa das fases da Auditoria de Implementação; Acesso a formulários específicos utilizados nas várias fases de implementação das medidas a adotar; Criação de Códigos de Conduta; Acesso a Jurisprudência. Avaliação No final do Curso, os participantes receberão o Certificado ou Declaração de Participação do Curso. É necessário que o participante tenha assiduidade em, pelo menos, 75% das horas totais de formação e obtido Aproveitamento para a emissão do respetivo Certificado. Toda a formação é de carácter presencial e o controlo da assiduidade é feito, sessão a sessão, pela assinatura do Registo de Presenças. Caso o participante falte a mais de 25% das horas do curso ficará reprovado. A assiduidade é um dos deveres do participante. A avaliação da aprendizagem é feita, primordialmente, de forma presencial por intermédio de atividades desenvolvidas em contexto das sessões de formação. Poderão ser usadas outras formas de avaliação formativa e sumativa sempre que considerado adequado. Cabe à equipa pedagógica colaborar e orientar o processo de avaliação formativa de forma contínua ao longo de todo o processo.

7 Para os participantes que não terminem a formação atingindo os requisitos mínimos de avaliação, será emitida a respetiva Declaração de Participação. As eventuais situações que se encontrem omissas serão objeto de tratamento e decisão por parte do Gestor de Formação Modalidade e Forma de Organização da Formação Formação contínua e presencial. Candidaturas As candidaturas devem ser apresentadas até 10 dias antes do início da formação, através Preenchimento de ficha de candidatura (disponível em Documentos necessários: a) Curriculum Vitæ; b) Certificado de habilitações Valor de Investimento a) Taxa de Inscrição: 50 (Valor isento de IVA) b) Propina: 1500 (Valor isento de IVA) Método de Pagamento a) No ato da candidatura: % do valor da Propina (50+450=500 ) b) 1ª prestação dia 23 de abril: 525 c) 2ª prestação dia 16 de maio: 525 Em caso de desistência do formando no decorrer da ação de formação, a D. Dinis Business School reserva-se ao direito de exigir o pagamento integral da formação. Em caso de anulação/cancelamento do curso no seu decorrer e por motivos exclusivamente imputáveis à D. Dinis Business School, a D. Dinis Business School compromete-se à devolução dos montantes pagos até à data da anulação / cancelamento.

8 Descontos A D. Dinis Business School tem protocolos com diversas instituições, ao abrigo dos quais se apresentam benefícios para a participação dos seus membros nos cursos. Consulte a lista em na área de protocolos. Para mais informações Para mais informações contacte: geral@ddbschool.com Tel.: Formador Formador, Consultor, Advogado Licenciado em Direito, na Universidade Lusíada em Lisboa; Pós- Graduação em Gestão de Recursos Humanos - Universidade Autónoma de Lisboa; MBA em Gestão de Negócios e Liderança Universidade Autónoma de Lisboa; Pós-Graduação em Gestão Jurídica de Empresas - Universidade Católica Portuguesa; Pós- Graduação em Direito Comercial - Universidade Católica Portuguesa; Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Universidade Católica Portuguesa; Pós - Graduação em Direito do Trabalho - Universidade Nova de Lisboa; Pós-Graduação em Direito do Trabalho - Universidade Clássica de Lisboa; Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses; Experiência formativa de mais de horas, em diversas temáticas dentro das áreas de Recursos Humanos, Legislação, Legislação Laboral, Desenvolvimento Pessoal, Negociação e NRPD. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Pós-Graduado Regulamento Geral de Proteção de Dados Universidade Autónoma; Curso Direito e Sociedade da Informação - Faculdade de Direito de Lisboa O Novo Regulamento da Proteção de Dados - Dra. Ana Fazenda; O Novo Regulamento da Proteção de Dados PLMJ Dr. Daniel Reis; O Novo Regulamento da Proteção de Dados - Dr. Paulo Ferreira; SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS VÁRIAS COM DESTAQUE: Jornal de Negócios + Axians + CMS + Thales conferência "O Novo Regulamento da Proteção de Dados.

9

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização...

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização... ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Local de realização... 5 Datas de Realização... 5 Horário... Erro!

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Local de realização... 5 Datas de Realização... 5 Horário... Erro! Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Local de realização... 5 Datas de Realização... 5 Horário... Erro! Marcador não definido. Avaliação... 5 Modalidade e Forma

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário...

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário... Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 5 Modalidade e Forma de Organização

Leia mais

1. Introdução Objetivos do Curso Destinatários Plano de Estudos Coordenação do Curso Programa...

1. Introdução Objetivos do Curso Destinatários Plano de Estudos Coordenação do Curso Programa... 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos do Curso... 3 1.2. Destinatários... 4 2. Plano de Estudos... 5 2.1. Coordenação do Curso... 5 2.2. Programa... 5 3. Estrutura funcional... 6 3.1. Custo... 6 3.2. Duração,

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização...

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização... Parceria: ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de Organização

Leia mais

1. Apresentação. 2. Objetivos do Curso de Formação Destinatários Modalidade e Forma de Organização da Formação:

1. Apresentação. 2. Objetivos do Curso de Formação Destinatários Modalidade e Forma de Organização da Formação: Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos do Curso de Formação... 3 2.1. Destinatários... 3 2.2. Modalidade e Forma de Organização da Formação:... 3 3. Plano de Estudos... 4 3.1. Coordenação do curso...

Leia mais

1. Apresentação. 2. Objetivos do Curso de Formação. 2.1. Destinatários

1. Apresentação. 2. Objetivos do Curso de Formação. 2.1. Destinatários Índice 1. Apresentação... 3 2. Objetivos do Curso de Formação... 3 2.1. Destinatários... 3 2.2. Modalidade e Forma de Organização da Formação:... 4 3. Plano de Estudos... 4 3.1. Coordenação do curso...

Leia mais

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações Objectivo Para além da prática clínica como actividade principal, o GTMMI desenvolve também actividades no âmbito da formação contínua e pós-graduada. Este presente

Leia mais

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa Designação do Curso: Área de Formação: 761 Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Carga Horária: 100 horas presenciais + 160 horas estágio em contexto real de trabalho (facultativo) Descrição do curso:

Leia mais

CAPITULO I. Regulamento de Formação

CAPITULO I. Regulamento de Formação CAPITULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objeto e Âmbito) 1. O presente regulamento é aplicável aos formandos, jovens ou adultos, que frequentem as ações de formação desenvolvidas pela FORME. 2. O presente

Leia mais

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação

Avenida Luís Bívar, Lisboa, Portugal. Tel: Regulamento Geral. Formação Avenida Luís Bívar, 85 1050-143 Lisboa, Portugal Tel: +351 21 781 62 82 Regulamento Geral Formação Última revisão Fevereiro 2011 Índice Índice 2 Introdução 3 Inscrições e Condições de Acesso 3 Funcionamento

Leia mais

LISBOA, 18 de outubro a 14 de dezembro de Hotel AS Lisboa, Avenida Almirante Reis , Lisboa

LISBOA, 18 de outubro a 14 de dezembro de Hotel AS Lisboa, Avenida Almirante Reis , Lisboa FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE XADREZ FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I LISBOA, 24 setembro de 2014 Informações Data / Horário Local Lisboa Participantes Máximo 30 participantes. Inscrições Hotel AS Lisboa, Avenida

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Auditorias Internas da Qualidade UFCD n.º Ação n.º 1 NA OBJETIVO GERAL DO CURSO Capacitar os/as formandos/as para a condução de auditorias internas da qualidade, segundo a ISO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA FORMAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DA FORMAÇÃO REGULAMENTO GERAL DA FORMAÇÃO Av. Elias Garcia, nº 93, 2º andar 1050-097 Lisboa +351 218 056 717 www.kpsa.pt Acompanhe-nos nas nossas redes socias: INTRODUÇÃO O presente documento - Regulamento Geral da

Leia mais

REGULAMENTO TREINADORES DANÇA DESPORTIVA

REGULAMENTO TREINADORES DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO TREINADORES DANÇA DESPORTIVA Aprovado em reunião de Direção a 1 de outubro de 2014 Em vigor a partir de 5 de outubro de 2014 CAPITULO I TUTELA E ÂMBITO Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento

Leia mais

CEUDISEG. Direção de Segurança. Regulamento

CEUDISEG. Direção de Segurança. Regulamento CEUDISEG Direção de Segurança Curso de Extensão Universitária Regulamento Artigo 1.º Criação 1. É criado, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL), através do CEDIS Centro de Investigação

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM. Regulamento das Unidades Curriculares de Ensino Clínico e Estágio 1

CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM. Regulamento das Unidades Curriculares de Ensino Clínico e Estágio 1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE Homologo 23/10/2017 Vice-Presidente do IPBeja (Por delegação de competências, Despacho n.º 5161/2014, publicado no DR, 2.ª série, n.º 71 de 10 de

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 5 Datas de Realização PREVISTAS...

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 5 Datas de Realização PREVISTAS... Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 5 Datas de Realização PREVISTAS... 5 Avaliação... 5 Modalidade e Forma de Organização da Formação...

Leia mais

Curso Avançado de Proteção de Dados

Curso Avançado de Proteção de Dados Programa Curso Avançado de Proteção de Dados A atualidade e diversidade das matérias que estão a coberto da proteção de dados pessoais, torna pertinente a apresentação de um novo curso monotemático na

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PRESENCIAL Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Auditorias Internas de Segurança e Saúde do Trabalho UFCD n.º Ação n.º 1 NA OBJETIVO GERAL DO CURSO Capacitar os/as formandos/as para a condução de auditorias internas de segurança

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL O Regulamento de Funcionamento da Formação Profissional é o instrumento regulador do funcionamento da atividade formativa desenvolvida pela Espaço

Leia mais

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional.

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional. 0. ENQUADRAMENTO Hoje em dia fala-se muito de formação, nos incentivos existentes à formação, através de por exemplo cheques-formação, mas raramente se fala sobre o que se formar e quem formar. No nosso

Leia mais

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau

Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau Regulamento de criação e funcionamento de cursos não conferentes de grau O permanente progresso científico e tecnológico exige que a aprendizagem não se circunscreva à formação inicial mas se consubstancie

Leia mais

CURSO DE DERMOCOSMÉTICA 68 HORAS (AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO PRÁTICAS)

CURSO DE DERMOCOSMÉTICA 68 HORAS (AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO PRÁTICAS) CURSO DE DERMOCOSMÉTICA 68 HORAS (AULAS TEÓRICAS E TEÓRICO PRÁTICAS) INTRODUÇÃO A Empower-Up, Lda. assume a formação como uma ferramenta estratégica. Acreditamos que a formação é fundamental para a valorização

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO Departamento de Formação Permanente Desenvolvemos Competências Humanizadas

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO Departamento de Formação Permanente Desenvolvemos Competências Humanizadas REGULAMENTO DA FORMAÇÃO Departamento de Formação Permanente Desenvolvemos Competências Humanizadas REGULAMENTO DA FORMAÇÃO 1 - MISSÃO, OBJECTIVOS, ESTRATÉGIA 1.1 - Missão O Departamento de Formação Permanente

Leia mais

CCNA Técnico Especialista em Gestão de Redes Cisco

CCNA Técnico Especialista em Gestão de Redes Cisco CCNA Técnico Especialista em Gestão de Redes Cisco Redes e Sistemas - Cisco Últimas ofertas Com certificação Localidade: Lisboa Data: 24 Feb 2017 Preço: 2250 ( Os valores apresentados não incluem IVA.

Leia mais

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015 CURSO O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 3 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação ISO 14001:2015 Requisitos associados à estrutura de Alto nível Anexo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO.Certificado pela ANEF-Associação Nacional de Entidade Formadoras.Certificação CEPESE-DGERT-CNAEF-Área 345 Gestão e Administração Nível 6 ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS DO

Leia mais

Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO. Elaborado por: Aprovado por: Versão

Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO. Elaborado por: Aprovado por: Versão REGULAMENTO Cursos de Pós-Graduação Elaborado por: Aprovado por: Versão Gabinete Apoio Reitoria Reitor 2.0 (Professor Doutor Rui Oliveira) Revisto e Confirmado por: Data de Aprovação Inicial Secretário-Geral

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E-LEARNING

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E-LEARNING Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE e-formador/a UFCD n.º Ação n.º 1 OBJETIVO GERAL Capacitar os/as formandos/as para aplicar ferramentas pedagógicas e ministrar ações de formação na forma de organização a. ÁREA

Leia mais

347 Enquadramento na Organização/Empresa

347 Enquadramento na Organização/Empresa 347 Enquadramento na Organização/Empresa Auditor/a Interno/a Destinatários Colaboradores, empresários e responsáveis de organizações que pretendam adquirir conhecimentos e competências na área da auditoria.

Leia mais

Curso de Especialização Gestão de Recursos Humanos e Legislação Laboral e Fiscal

Curso de Especialização Gestão de Recursos Humanos e Legislação Laboral e Fiscal Curso de Especialização Gestão de Recursos Humanos e Legislação Laboral e Fiscal Coordenador: Dr. Hélder Couto Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisito... 2 Objetivo

Leia mais

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente

851 Tecnologia de Proteção do Ambiente 851 Tecnologia de Proteção do Ambiente Educação Ambiental de Adultos Destinatários Público em geral. Requisitos de acesso 9º ano de escolaridade. Modalidade de Formação Formação Continua. Objetivo Geral

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Gestão de Turismo e Hotelaria Coordenador: Dra. Fátima Fernandes

MINI-MBA de Especialização em Gestão de Turismo e Hotelaria Coordenador: Dra. Fátima Fernandes MINI-MBA de Especialização em Gestão de Turismo e Hotelaria Coordenador: Dra. Fátima Fernandes Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objectivo Geral... 2

Leia mais

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos

MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos MINI-MBA de Especialização em Relações Públicas, Protocolo Empresarial e Eventos Coordenador: Dra. Fátima Fernandes Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2

Leia mais

Informação Empresarial Simplificada (IES)

Informação Empresarial Simplificada (IES) www.pwc.pt/academy Informação Empresarial PwC s Academy 2ª Edição Um curso intensivo para compreensão dos principais elementos da Informação Empresarial Venha partilhar esta experiência connosco! Informação

Leia mais

REGULAMENTO JUÍZES DE PROVA DANÇA DESPORTIVA

REGULAMENTO JUÍZES DE PROVA DANÇA DESPORTIVA REGULAMENTO JUÍZES DE PROVA DANÇA DESPORTIVA Aprovado em reunião de Direção a 30 de dezembro de 2016 Em vigor a partir de 1 de janeiro de 2017 CAPITULO I TUTELA E ÂMBITO Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento

Leia mais

Curso de Formação Contínua Execução dos Contratos Administrativos regulados no CCP

Curso de Formação Contínua Execução dos Contratos Administrativos regulados no CCP Curso de Formação Contínua Execução dos Contratos Administrativos regulados no CCP Objetivo: O tema do curso é importante e atual. Também a sua abordagem interdisciplinar e de interligação é vocacionada

Leia mais

FICHA DE CURSO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar

FICHA DE CURSO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar DESCRIÇÃO DO CURSO Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia. Saber lidar com eles é essencial não só à nossa sobrevivência, mas também ao nosso bem-estar. Por essa razão, este Curso constitui-se como

Leia mais

Proposta de Ação de Formação (AF) Regulamento REACH e Regulamento CLP

Proposta de Ação de Formação (AF) Regulamento REACH e Regulamento CLP Proposta de Ação de Formação (AF) Regulamento REACH e Regulamento CLP Nome do proponente: Lizete Heleno / Silvia Monteiro Departamento: Eng. do Ambiente Data de apresentação da proposta: 19/abril/2017

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO. A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 3. FICHA DE INSCRIÇÃO

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO. A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 3. FICHA DE INSCRIÇÃO CURSO NEGOCIAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Negociação 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

2016>2017. Mestrado. Comunicação e Media. Regime Blearning

2016>2017. Mestrado. Comunicação e Media. Regime Blearning 2016>2017 Mestrado Comunicação e Media Regime Blearning 1 APRESENTAÇÃO REGIME O curso de Mestrado em Comunicação e Media em regime de Educação a Distância (EaD) adota a modalidade de blearning, de acordo

Leia mais

O curso realiza-se na modalidade E-Learning sendo constituído por sessões assíncronas, sem tutor, com avaliação escrita em cada módulo.

O curso realiza-se na modalidade E-Learning sendo constituído por sessões assíncronas, sem tutor, com avaliação escrita em cada módulo. CURSO O objetivo deste curso é proporcionar aos formandos o conhecimento necessário para interpretar a legislação ambiental geral e específica, identificar os requisitos legais a cumprir e avaliar a conformidade

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA O REGIME DA FUNÇÃO PÚBLICA À LUZ DA NOVA LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA O REGIME DA FUNÇÃO PÚBLICA À LUZ DA NOVA LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA O REGIME DA FUNÇÃO PÚBLICA À LUZ DA NOVA LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS I Objetivo pedagógico geral Esta oferta formativa, extracurricular, de preparação e aperfeiçoamento,

Leia mais

O presente regulamento aplica-se às ações de formação, de qualquer tipo e natureza, realizadas no Centro de Formação do Porto de Leixões.

O presente regulamento aplica-se às ações de formação, de qualquer tipo e natureza, realizadas no Centro de Formação do Porto de Leixões. CENTRO DE FORMAÇÃO DO PORTO DE LEIXÕES REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO 1. Âmbito O presente regulamento aplica-se às ações de formação, de qualquer tipo e natureza, realizadas no Centro de Formação

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM PRÁTICA REGISTAL. Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Departamento de Ciências Jurídicas

CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM PRÁTICA REGISTAL. Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Departamento de Ciências Jurídicas Escola Superior de Tecnologia e Gestão Departamento de Ciências Jurídicas CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM PRÁTICA REGISTAL Instituto Politécnico de Leiria Índice 1. Descrição geral...3 1.1. Designação do

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão da Segurança da Informação ISO/IEC

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão da Segurança da Informação ISO/IEC GUIA DOFORMANDO Sistemas de Gestão da Segurança da Informação ISO/IEC 27001 www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização do curso 5.

Leia mais

DE 22 SETEMBRO DE 2017 A JUNHO DE 2018

DE 22 SETEMBRO DE 2017 A JUNHO DE 2018 PARCERIA PORTO - LISBOA Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 22 SETEMBRO DE 2017 A JUNHO DE 2018

Leia mais

840 Serviços de Transporte

840 Serviços de Transporte 840 Serviços de Transporte CAM para Formação Inicial Acelerada de Passageiros Destinatários Motoristas com mais de 23 anos nas categorias D e D+E que tiverem obtido a sua carta de condução após 9 de Setembro

Leia mais

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS CURSO DE PREPARAÇÃO PARA REVISORES OFICIAIS DE CONTAS ESTRUTURA O Curso tem a duração de 4 trimestres, compreendendo a frequência da componente letiva. Os candidatos poderão inscrever-se em todos os grupos

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

Regulamento que estabelece o Regime de Avaliação do Curso de Preparação e Avaliação para a Frequência do Ensino Superior para Maiores de 23 Anos

Regulamento que estabelece o Regime de Avaliação do Curso de Preparação e Avaliação para a Frequência do Ensino Superior para Maiores de 23 Anos Regulamento que estabelece o Regime de Avaliação do Curso de Preparação e Avaliação para a Frequência do Ensino Superior para Maiores de 23 Anos Normas de Avaliação 1. Considerando que o Despacho RT-41/2014,

Leia mais

Curso de Formação Especializada em China: Política e Cultura

Curso de Formação Especializada em China: Política e Cultura Cursos de Formação Especializada 2015/2016 Curso de Formação Especializada em China: Política e Cultura 1ª Edição Coordenação científica: Professor Doutor Carlos Piteira Com o apoio de: PREÂMBULO O Curso

Leia mais

CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO

CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO CURSO RH SELECIONAR COM SUCESSO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy RH

Leia mais

Atendimento aos Clientes

Atendimento aos Clientes 341 Comércio Atendimento aos Clientes Destinatários Profissionais de atendimento ao público, responsáveis de departamentos de vendas, comerciais e outros em geral. 9º Ano de Escolaridade. Formação Continua.

Leia mais

18,19, 25 e 29 de Maio de Ação de Formação: Qualificação de Auditores Internos do Sistema HACCP (2ª edição)

18,19, 25 e 29 de Maio de Ação de Formação: Qualificação de Auditores Internos do Sistema HACCP (2ª edição) Ação de Formação: Qualificação de Auditores Internos do Sistema HACCP (2ª edição) 18,19, 25 e 29 de Maio de 2015 Rua Direita, nº 351 4450-652 Matosinhos www.bioconnection.pt ENQUADRAMENTO A segurança alimentar

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE ACESSO

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE ACESSO PROGRAMA CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE ACESSO AO ESTÁGIO DE AGENTES DE EXECUÇÃO Destinatários: Solicitadores Data: Novembro 2011 Locais: Lisboa Porto Leiria Beja Mirandela Portimão Idanha-a-Nova

Leia mais

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG Executive Programs ISAG www.isag.pt VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG.

Leia mais

DESPACHO Nº 60/VR/DC/2016

DESPACHO Nº 60/VR/DC/2016 DESPACHO Nº 60/VR/DC/2016 MESTRADO EM GESTÃO / MBA Sob proposta do Conselho Científico e ao abrigo do disposto nos Decretos-Leis n.º 42/2005 de 22 de fevereiro e n.º 74/2006 de 24 de março, alterado pelos

Leia mais

Regulamento do Curso. Farmacêuticos com Asas 8ª Edição Curso Avançado de Marketing e Gestão

Regulamento do Curso. Farmacêuticos com Asas 8ª Edição Curso Avançado de Marketing e Gestão Regulamento do Curso Farmacêuticos com Asas 8ª Edição Curso Avançado de Marketing e Gestão Item 1 Objeto e Âmbito O presente regulamento visa estabelecer as normas do Curso Avançado de Marketing e Gestão

Leia mais

Regulamento de Formação. CAPÍTULO I Objetivo e caracterização da formação profissional contínua. Artigo 1.º Conceito

Regulamento de Formação. CAPÍTULO I Objetivo e caracterização da formação profissional contínua. Artigo 1.º Conceito Regulamento de Formação CAPÍTULO I Objetivo e caracterização da formação profissional contínua Artigo 1.º Conceito A formação profissional contínua compreende um conjunto de atividades para o desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E-LEARNING

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E-LEARNING Pág. 1 / 7 CURSO / UNIDADE Ergonomia no posto de trabalho UFCD n.º Ação n.º 1 OBJETIVO GERAL Capacitar os/as formandos/as para a aplicação de metodologias de avaliação ergonómica de postos de trabalho

Leia mais

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer Curso Profissional e é indispensável para a obtenção de um

Leia mais

346 Secretariado e Trabalho Administrativo

346 Secretariado e Trabalho Administrativo 346 Secretariado e Trabalho Administrativo Atendimento ao Público e Imagem da Organização Destinatários Apoios administrativos. Secretárias e todos os profissionais em contacto direto com clientes ou público

Leia mais

OS DESAFIOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS OS DESAFIOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

OS DESAFIOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS OS DESAFIOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS OS DESAFIOS DA GESTÃO 3ª Edição 1 Datas de realização: 1ª Sessão: 20 de novembro de 2017 2ª sessão: 5 de dezembro de 2017 3ª sessão: 13 de dezembro de 2017 ESTRUTURA DO CURSO Duração: 3 dias Horário: 09h30-17h30

Leia mais

Práticas Processuais: Direito Civil

Práticas Processuais: Direito Civil Práticas Processuais: Direito Civil Curso de Formação Contínua Objetivo: A criação do curso procura dar resposta à necessidade de complementar a formação académica dos participantes com as noções elementares

Leia mais

QUESTÕES FREQUENTES SOBRE O CURSO DE AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA Junho de 2016

QUESTÕES FREQUENTES SOBRE O CURSO DE AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA Junho de 2016 Este Curso de Avaliação Imobiliária é certificado pela Comissão do Mercado de Capitais e está em conformidade com os requisitos de formação técnica exigidos pela CMC aos peritos avaliadores de imóveis

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo IV Regulamento das Formações Modulares Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. As formações modulares obedecem aos referenciais de competências e de formação associados

Leia mais

PT:

PT: Índice Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura modular e respetiva carga horária...

Leia mais

VOCÊ SABE. O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência?

VOCÊ SABE. O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência? VOCÊ SABE O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência? Setembro 2014 www.in-formacao.com.pt Formador/a O formador é o técnico

Leia mais

Artigo 1 Objecto. Artigo 2 Âmbito

Artigo 1 Objecto. Artigo 2 Âmbito Regulamentos FORMAÇÃO INTERNA DA UPORTO Secção Permanente do Senado de 12 de Novembro de 2007 Artigo 1 Objecto O presente regulamento define as regras e princípios para a formação dos recursos humanos

Leia mais

Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização do Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I.

Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização do Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I. A TODOS OS SÓCIOS COMUNICADO 04/2016 Cruz Quebrada, 17 de fevereiro de 2016 Assunto: Curso de Treinadores de Tiro com Arco de Grau I Vem por este meio a FPTA informar os eventuais interessados na realização

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO DE FORMAÇÃO E DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Formadora: Maria Antónia Branca

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO DE FORMAÇÃO E DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Formadora: Maria Antónia Branca CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO DE FORMAÇÃO E DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Maria Antónia Branca Luanda, Janeiro de 2017 Este curso, a realizar pelo Centro de Formação e

Leia mais

Escola Superior de Educação Almeida Garrett

Escola Superior de Educação Almeida Garrett Escola Superior de Educação Almeida Garrett Regulamento Interno do Gabinete de Formação Contínua Preâmbulo O Gabinete de Formação Contínua (adiante designado por GFC) da Escola Superior de Educação Almeida

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS PORTUGUESES

A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS PORTUGUESES A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS PORTUGUESES Decreto Lei n.º 247/2007, de 27 de Junho com as alterações introduzidas pelo Decreto Lei n.º 248/2012 de 21 de Novembro Artigo 21.º Formação 5 Compete à ANPC assegurar

Leia mais

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES

CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES PROGRAMA CURSO PARA EMPREGADOS FORENSES DE AGENTES DE EXECUÇÃO Abril/Maio 2012 Braga Viseu Santarém Faro Departamento de Formação - Câmara dos Solicitadores 2011 Avenida José Malhoa, 16-1B2 1070 159 Lisboa-Portugal

Leia mais

WORKSHOP. Think, Create and Share

WORKSHOP. Think, Create and Share PERTURBAÇÃO DE PERSONALIDADE BORDERLINE - ABORDAGEM INTEGRATIVA (terapia comportamental dialética, terapia de aceitação e WORKSHOP DESTINATÁRIOS Psicólogos, Psicoterapeutas, Psiquiatras e Internos de Psiquiatria,

Leia mais

CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO

CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO CURSO MICROSOFT WORD AVANÇADO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris Academy Microsoft

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES (nova edição)

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES (nova edição) FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES (nova edição) OBJECTIVOS Conferir certificado para a obtenção da Certificação da Aptidão Pedagógica de Formador, de acordo com a Portaria nº 1119/97 de 5 de Novembro.

Leia mais

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional

MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional MEDIDA ESTIMULO 2012 Regulamento do Instituto do Emprego e Formação Profissional No âmbito da medida de incentivos ao emprego "Estímulo 2012", estabelecida pela Portaria n 45/2012, de 13.2, o Instituto

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo

REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Preâmbulo REGULAMENTO PROGRAMAS DE MOBILIDADE ESTUDANTES OUTGOING DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Preâmbulo A Universidade de Coimbra tem ao dispor dos seus estudantes diversos programas de mobilidade que lhes proporcionam

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO CURSO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO REPORTE FINANCEIRO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 03 2. DESENVOLVIMENTO A. Proposta pedagógica B. Investimento C. Condições de participação 03 03 04 04 3. FICHA DE INSCRIÇÃO 05 02 Moneris

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO O sistema de certificação das entidades formadoras supervisionado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho

Leia mais

GUIA DO CURSO. Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador

GUIA DO CURSO. Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador GUIA DO CURSO Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador Índice Enquadramento...3 Objectivos e Competências a adquirir...4 Público Alvo e Pré Requisitos...5 Plano

Leia mais

D E S P A C H O Nº 17/2013

D E S P A C H O Nº 17/2013 D E S P A C H O Nº 17/2013 Por proposta do Conselho Pedagógico, foram aprovados os Calendários Escolares (1.º, 2.º e 3.º ciclos) para o ano lectivo de 2013/2014, que se anexam ao presente Despacho e dele

Leia mais

CURSO DE TREINADORES DE GRAU Regulamento do Curso

CURSO DE TREINADORES DE GRAU Regulamento do Curso CURSO DE TREINADORES DE GRAU 3-2015 Regulamento do Curso 1 -ORGANIZAÇÃO O Curso de Treinadores de Grau 3 2015 é da responsabilidade da Federação de Andebol de Portugal, através do seu Departamento de Formação,

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leia mais

Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da UPorto

Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da UPorto Regulamentos Regulamento de criação, acreditação interna e creditação dos cursos de formação na área da educação contínua da UPorto Secção Permanente do Senado de 07 de Abril de 2004 Alterado pela Secção

Leia mais

Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes

Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes Curso de Formação STCVP - Segurança em Trabalhos em Câmaras de Visita Permanentes Programa de Formação Ed.2 05-12-2016 Equipa de trabalho A equipa de trabalho, coordenação pedagógica, gestão da formação,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5)

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) 2016-2017 Anexo 5 (Regulamento AEC(s)) Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º

Leia mais

REGULAMENTO para o INGRESSO e para a FREQUÊNCIA

REGULAMENTO para o INGRESSO e para a FREQUÊNCIA Ano Escolar 2016-2017 Anexo ao Regulamento Interno da EPA REGULAMENTO para o INGRESSO e para a FREQUÊNCIA O presente Regulamento de Ingresso e Frequência aplica-se aos seguintes cursos: - Cursos Profissionais;

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária REGULAMENTO DO FORMADOR AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Alvalade Office Center Praça de Alvalade, N.º 6 1º

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E-LEARNING

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E-LEARNING Pág. 1 / 8 CURSO / UNIDADE OBJETIVO GERAL Pós-graduação em HACCP Capacitar os/as formandos/as para implementar sistemas HACCP. UFCD n.º Ação n.º 1 NA ÁREA DE FORMAÇÃO Indústrias alimentares Código 541

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG desenvolver programas que se encontram

Leia mais