A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO NA CRIANÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO NA CRIANÇA"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO NA CRIANÇA Mirian Maria de Almeida 1 Cleudet de Assis Scherer 2 Introdução Este texto tem por finalidade relatar o resultado da prática de Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), desenvolvido em uma pré-escola do município de Roncador-PR. Estagiamos em uma turma do nível III, composta por 25 alunos de 4 a 5 anos, com o tema A importância da Musicalização para o desenvolvimento da atenção na criança, uma vez que, por meio de observações percebemos que a música não é utilizada nesse contexto escolar como uma linguagem que contribui para o desenvolvimento da criança. Analisamos também que os educadores desconhecem as várias possibilidades de trabalhar com essa linguagem, visto que, a Música especificamente, está presente no próprio projeto curricular da escola, porém, não são preparadas aulas próprias com esse conteúdo, apenas a utilizam como passatempo, entre uma atividade e outra. Ao apropriar-se da linguagem musical, segundo autores como Brito (2003), Jeandot (1997), Scherer (2007, 2010), a criança desenvolve sua acuidade auditiva, ao acompanhar gestos e danças, amplia a sua coordenação motora e aguça sua atenção. A música também possibilita a criança um melhor uso da linguagem, estimula a criatividade e imaginação, ao trabalhar com sons propicia a oportunidade de estabelecer relações com seus pares e com o ambiente. Enfim, por meio dela a criança começa a conhecer melhor a si mesma, ao desenvolver sua noção de esquema corporal e também sua comunicação com o outro. 1 Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão- FECILCAM. 2 Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá- UEM e Professora do Departamento de Pedagogia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão- FECILCAM.

2 Para a realização da nossa prática de estágio, partimos da abordagem Histórico- Cultural, proposta por Vygotsky e seus colaboradores, a qual considera que o desenvolvimento humano tem sua origem nas relações sociais, que é influenciado tanto pela história quanto pela cultura. Nesta perspectiva, a criança nasce desprovida de qualquer tipo de conhecimento, no entanto, ela nasce em um meio cultural, em que conhecimentos são produzidos historicamente a partir das relações sociais. E é por auxilio da fala e da vida em um meio cultural que ela irá se situar no mundo. Segundo Gasparin (2002), na perspectiva Histórico-Cultural, a tarefa docente visa trabalhar o conteúdo científico e contrastá-lo com o cotidiano, com o objetivo de fazer com que os alunos, ao executarem inicialmente a mesma ação do professor, por meio das operações mentais de analisar, comparar e explicar aproprie-se dos conhecimentos científicos e neles incorporem os anteriores, dessa maneira, transformando-os também em científicos, constituindo um conceito mais elaborado a respeito do conteúdo. Dessa maneira, os conceitos do professor não se transmitem de forma mecânica e direta ao aluno, não são passados de uma cabeça para outra. O caminho percorrido desde o primeiro contato da criança com o novo conceito até o momento em que a palavra se torna propriedade sua, como conhecimento científico, é um longo e complicado processo psíquico que envolve a compreensão da nova palavra, seu uso e assimilação real (GASPARIN, 2002, p.61). Levando em consideração estas questões, cada aluno então, é visto como ser dotado de cultura histórica e social e é participante ativo no seu processo de aquisição de conhecimento. Com base nestas considerações, utilizamos em um primeiro momento os conhecimentos que as crianças já tinham sobre o conteúdo, e logo em seguida exploramos novos conhecimentos, por intermédio de músicas, cantigas de roda, explorando os sons do corpo, da natureza, de casa, os instrumentos musicais. Para isso usamos alguns materiais, como toca CD, instrumentos musicais de brinquedo, instrumentos musicais feitos com sucata. Para melhor explicitar os estudos efetuados, apresentaremos inicialmente no decorrer deste artigo, a concepção de infância e de Música como linguagem educativa e posteriormente os resultados obtidos durante a nossa prática de estágio. Sendo possível afirmar que nosso objetivo de contribuir por meio da musicalização para o desenvolvimento da atenção voluntária na criança foi atingido, uma vez que, os

3 professores da instituição notaram a importância de utilizar essa linguagem no contexto escolar e as crianças aprenderam como é importante escutar com atenção e concentração. Musicalização na Educação Infantil: Sua importância para o desenvolvimento da atenção. Segundo Oliveira (2008), ao longo de muitos séculos, o cuidado e a educação de crianças pequenas era atribuído como tarefa de responsabilidade familiar. Logo após o desmame, a criança vista como um pequeno adulto, desde muito cedo, passava a ajudar os adultos em tarefas cotidianas. Com o desenvolvimento científico, ocorreram novas visões sobre como elas deveriam ser educadas. Dessa maneira, foram organizados serviços de atendimento às crianças abandonadas por suas famílias, ou cujos pais trabalhavam em fábricas. Como explica a autora, Gradativamente, surgiram arranjos mais formais para atendimento de crianças fora da família em instituições de caráter filantrópico [...] Não tinham uma proposta instrucional formal, embora logo passaram a adotar atividades de canto, de memorização de rezas ou passagens bíblicas e alguns exercícios do que poderia ser uma pré-escrita ou préleitura (OLIVEIRA, 2008, p. 60). Outras iniciativas também levaram à criação de instituições para atender as crianças acima de três anos, filhos de mulheres operárias. Eram os chamados asilos e as infant schools, nas quais, era ministrado para os filhos dos operários o ensino da obediência, da moralidade, da devoção e do valor do trabalho. Ao longo da história as instituições de crianças pequenas receberam diversos nomes: Jardim de Infância, Pré-Escola e Creches. Em meados dos anos 80 do século XX, ocorreram diversos debates em torno das funções das creches que passaram a ser entendidas como um local de educação de crianças de zero a cinco anos. A preocupação com a Educação Infantil teve um grande avanço no decorrer dos anos, como também por um ensino mais centrado na criança. As instituições escolares como cita Oliveira (2008), não tinham uma proposta instrucional formal, voltavam-se apenas para o desenvolvimento de bons hábitos e valores religiosos, no entanto, atualmente possuem uma proposta pedagógica ampla, envolvendo o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e psicológico da criança.

4 A partir da inquietação com uma escola que proporcionasse um ensino mais centrado na criança, hoje vemos um grande avanço nas propostas pedagógicas no que se refere ao desenvolvimento da criança em todos os aspectos: corporal, intelectual e afetivo. Justamente foram esses aspectos que procuramos enfatizar durante a nossa prática de estágio com a musicalização, nos apropriamos de conceitos de diversos estudiosos que elaboraram pesquisas com o intuito de perceber como se dá o desenvolvimento e a aprendizagem na criança de zero a cinco anos, para posteriormente entendermos qual a importância da música para esse desenvolvimento. Dentre estes teóricos temos Vygotsky ( ), bem como os seus colaboradores. Vygotsky (1991) retrata que o desenvolvimento da criança ocorre por meio das relações sociais, e pela mediação de conhecimentos produzidos histórico e culturalmente. Por intermédio da interação com o meio e com o mediador que ela conseguirá se desenvolver. Dessa maneira, antes de controlar o próprio comportamento, a criança começa a controlar o ambiente com a ajuda da fala. Isso produz novas relações com o ambiente, além de uma nova organização do próprio comportamento (VYGOTSKY, 1991, p. 27). O desenvolvimento dessas potencialidades caracteristicamente humanas de comportamento irá produzir mais tarde na criança, o intelecto, que constitui a base do trabalho produtivo, ou seja, a forma especificamente humana da utilização de signos e instrumentos. Segundo Vygotsky (1991), as funções psicológicas superiores, como a linguagem, a memória e a atenção voluntária, são construídas ao longo da história social do homem, isso se faz desde o seu nascimento, em sua relação com o mundo por meio da mediação. Dessa forma, percebemos que a escola deve propiciar o desenvolvimento de diferentes linguagens, entre elas citamos a Música, que deve fazer parte da rotina dos centros de Educação Infantil, visto que, segundo Lino, A linguagem musical é um meio de organização da realidade, e sua compreensão não é anterior a seu uso: é o seu uso que organiza a experiência e permite sua compreensão. A linguagem musical é a organização do som, estruturado numa forma que estabelece relação e gera significados, provenientes da coordenação e ordenação integrada do sujeito, do objeto sonoro e de seu meio sociocultural (LINO, 2005, p. 68, grifo do autor).

5 A partir desse pressuposto, consideramos que a música é um instrumento de desenvolvimento de grande importância, uma vez que por meio dela funções psíquicas, orgânicas e sociais podem ser aprimoradas. Já que essa linguagem está presente há muito tempo na vida do ser humano. Como aponta Jeandot, A receptividade à música é um fenômeno corporal. Ao nascer, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca: sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Sua relação com a música é imediata, seja através do acalanto da mãe e do canto de outras pessoas, seja através dos aparelhos sonoros de sua casa (JEANDOT, 1997, p. 18). Em todas as civilizações costuma-se acalentar os bebês com cantos e movimentos. Segundo a autora, antes mesmo de nascer, ainda no útero materno, a criança já toma contato com um dos elementos fundamentais da música: o ritmo, por meio das pulsações do coração de sua mãe. Antes mesmo de começar a falar, podemos ver o bebê cantar, gorjear, experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Ao entrar em contato com os objetos, ela rapidamente começa a interagir com o mundo sonoro, que é o embrião da música, e, nessa idade, qualquer objeto que produz ruído torna-se para ela um instrumento musical capaz de prender sua atenção por muito tempo (JEANDOT, 1997, p. 19). Como explica a autora, a criança não é artista, mas antes de tudo um ser rítmico-mímico, que usa espontaneamente os gestos ao sabor da sensação que eles despertam. É só observar um bebê com uma colher posta à sua disposição antes da sopa, ele bate na mesa, repetindo o gesto para renovar a sensação provocada (JEANDOT, 1997, p. 19). Percebemos desta maneira, que a música tem grande influência sobre a criança antes mesmo de seu nascimento. Devido a isso os jogos ritmados, próprios dos primeiros anos de vida, devem ser trabalhados e incentivados na escola, ao adulto caberá compreender em que medida a música constitui uma possibilidade expressiva privilegiada para a criança, uma vez que atinge diretamente sua sensibilidade afetiva e sensorial. Segundo pesquisa de Scherer, [...] as crianças que já estudam musicalização desde o berçário e hoje estão em média com três anos e meio a quatro anos, estabelecem uma diferença positiva no desenvolvimento em relação a outras crianças

6 recém chegadas a escola, desenvolvimento este, na percepção auditiva, memória, atenção, coordenação motora, trazendo suas próprias experiências de fora para o contexto escolar principalmente na fala e representações sonoras (SCHERER, 2007, p. 107). Com base em tais conceitos, nosso primeiro contato com as crianças foi por meio da chamada musical, com o intuito de aprendermos os nomes uns dos outros e sabermos quem estava presente, cantamos: Quem chegou à aula aqui foi a... que prazer é vê-la aqui ó... falando o nome de cada criança. Posteriormente, explicamos às crianças, a importância de conhecer o silêncio. Perguntamos o nome de cada um e em seguida pedimos que todos falassem ao mesmo tempo e bem alto o próprio nome, dessa maneira ninguém conseguiu entender o que cada um falou. A partir dessa atividade, evidenciamos que o silêncio é muito importante para podermos ouvir e entender os sons. Perguntamos a eles: Por que vocês não entenderam o que o colega disse? Responderam: Porque tava muito barulho Dessa maneira, conseguimos fazer com que entendessem a importância do silêncio, uma vez que é por intermédio dele que conseguimos escutar os sons encontrados em nosso dia-a-dia, escutar os sons dos animais, dos carros na rua, os sons de casa, entre outros. Além disso, propicia a capacidade de ouvir enquanto outro está falando, desenvolvendo assim a atenção voluntária e, ao mesmo tempo o respeito. Solicitamos que todas as crianças debruçassem em suas carteiras e ficassem em silêncio para ouvirem os sons ao seu redor. Em seguida fizemos a seguinte pergunta: Que sons vocês puderam perceber? As crianças responderam: o passarinho, a moto, conversas, carro, entre outros. A partir disso, notamos que existem variados tipos de sons ao nosso redor, mas que para ouvi-los precisamos de algo muito importante, o silêncio. Em outro momento, desenvolvemos atividades envolvendo sons e ruídos, explicamos que os sons agradáveis são chamados de musicais e os sons desagradáveis são chamados de ruídos. Para percebermos o que é o som, pedimos aos alunos que colocassem a mão na garganta e gritassem: Háa! Assim, todos sentiram a vibração da voz, explicamos que por meio do ar as vibrações da nossa voz chegam até os ouvidos. Em seguida cantamos a música O sapo não lava o pé, prestamos muita atenção ao som da nossa voz, cada um dos alunos cantou sozinho uma parte da música, para que assim pudesse ouvir somente o som da própria voz. Segundo a autora, cantando coletivamente, aprendemos a ouvir a nós mesmos, ao outro e ao grupo como um todo.

7 Dessa forma, desenvolvemos também aspectos da personalidade, como atenção, concentração, cooperação e espírito de coletividade (BRITO, 2003, p. 93). Conforme a autora é importante que o trabalho vocal ocorra num ambiente motivador e descontraído. O educador deve formar bons hábitos nas crianças, ou seja, explicar que não se deve gritar, não forçar a voz e acima de tudo assegurar igualdade de chances para que toda criança possa ter acesso a música. Posteriormente, realizamos uma aula a respeito dos sons do nosso corpo, fizemos um círculo e explicamos que o nosso corpo também produz som. Demonstramos e solicitamos que fizessem sons com a boca, nariz, mãos, dedos, e pés. Nesse momento, uma criança disse: Profe, minha barriga também faz som, quando estou com fome ela ronca. A partir dessa atividade percebemos que as crianças trouxeram experiências do cotidiano e compreenderam que existem outras formas de fazermos sons utilizando nosso corpo. Dessa maneira, o modo como as crianças, percebem, apreendem e se relacionam com os sons, no tempo-espaço, revela o modo como percebem, apreendem e se relacionam com o mundo que vêm explorando e descobrindo a cada dia (BRITO, 2003, p. 41). As crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que está ao seu redor, [...] é um ser brincante e, brincando, faz música [...] dessa forma, se relaciona com o mundo que descobre diariamente (BRITO, 2003, p.35). Após desenharem seu próprio corpo e marcarem na figura as partes que produzem sons, cada aluno mostrou seu desenho para a turma e representou um tipo de som produzido pelo seu corpo. A atividade de interação entre as crianças é muito importante, uma vez que, de acordo com Vygotsky (1991), a fala é um importante instrumento de desenvolvimento, a criança começa a perceber o mundo não somente através dos olhos, mas também através da fala, visto que é pela comunicação que ela irá trocar informações com outras pessoas (VYGOTSKY, 1991, p.36). Explicamos aos alunos que os animais também produzem som e que podem ser fortes ou fracos. Exemplificamos que sons fortes são aqueles feitos por leões, onças, elefantes e sons fracos são feitos por passarinho e grilo. Em seguida, pedimos que cada aluno imitasse o som de algum animal, um deles disse: Vou imitar um dragão, mas como vou soltar fogo pela boca? outro replicou Você não precisa soltar fogo, é só imitar o som dele. Observamos com essa atividade que, quando criamos um ambiente musical na sala de aula, podemos notar que as crianças pesquisam e improvisam

8 livremente, criando sons que os adultos talvez só obtivessem com menos facilidade, dada sua inibição e falta de espontaneidade (JEANDOT, 1997, p. 30). Dessa forma, é importante que o trabalho com a voz ocorra num ambiente motivador e descontraído, livre de tensões exageradas que comprometam a desenvoltura da criança. Para finalizar o conteúdo cantamos a música A voz dos animais de Nilsa Zimmermann, fazendo gestos e sons. Segundo Jeandot, é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança - ouvindo, cantando, imitando, dançando - constrói seu conhecimento sobre a música, percorrendo o mesmo caminho do homem primitivo na exploração e na descoberta dos sons (JEANDOT, 1997, p. 19). Conforme Vygotsky (1991), no desenvolvimento da criança a imitação e o aprendizado desempenham um papel importante. Trazem à tona as qualidades especificamente humanas da mente e levam a criança a novos níveis de desenvolvimento. Uma vez que, o que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinha no futuro. De acordo com Vygotsky (1991a, p. 89), para imitar, é necessário possuir meios para se passar de algo que já se conhece para algo novo. Com o auxílio de outra pessoa, toda criança pode fazer mais do que faria sozinha [...]. Nesse sentido, quando a criança imita a forma que o adulto manipula instrumentos, ela está dominando o verdadeiro princípio envolvido numa atividade particular, dessa forma, está gerando oportunidade de desenvolvimento intelectual. A atenção nessa atividade também exerce papel fundamental, a criança necessita estar atenta, para ouvir a música, fazer o som e no mesmo instante executar o gesto. Segundo Vygotsky (1991) a atenção, sendo uma das complexas funções superiores, tem sua origem nas relações sociais do indivíduo com o mundo, ou seja, a atenção é desenvolvida a partir das relações que o ser humano mantém com o mundo exterior. Notamos assim, a relevância da musicalização nesse desenvolvimento, sendo que, como uma das formas de representação simbólica do mundo, a música, em sua diversidade e riqueza, permite-nos conhecer melhor a nós mesmos e ao outro - próximo ou distante (BRITO, 2003, p. 28). Outra atividade que propusemos, foi a respeito dos sons de dentro da nossa casa. Conversamos com as crianças e explicamos que dentro de nossa casa temos vários utensílios desde colheres e panelas, até secador de cabelo, máquina de lavar, entre outros que também emitem sons. Uns podem ser considerados sons e outros ruídos.

9 Entregamos uma ficha para cada aluno contendo a figura de um utensílio, cada um deveria imitar o seu som. Após, disponibilizamos para as crianças revistas, na qual deveriam encontrar figuras de diferentes aparelhos domésticos recortarem e colá-los em seu caderno. Em seguida, ensinamos à música A casa de Vinícius de Moraes. Dessa maneira percebemos que, segundo Brito, música é gesto, movimento e ação. No entanto, é preciso dar às crianças a possibilidade de desenvolver sua expressão, permitindo que criem gestos, que observem e imitem os colegas e que, principalmente, concentrem-se na interpretação [...] sem a obrigação de fazer gestos comandados durante todo o tempo (BRITO, 2003, p. 93). Conforme a autora, a canção é um gênero musical que funde música e poesia. Quando cantam as crianças imitam o que ouvem, desenvolvem sua expressão corporal e estimulam sua atenção. Desde que essa atividade seja realizada em um ambiente de orientação e estímulo, tanto à escuta como à interpretação. Conduzimos a aula com os sons da natureza, da mesma forma como fizemos a atividade anterior, as crianças pegaram uma ficha contendo um desenho de um som da natureza: chuva, vento, trovão, cachoeira, entre outros e deveriam imitar o devido som, e em seguida explicitar se esses sons eram curtos ou longos, fortes ou fracos. Segundo a autora, ao desenvolver um trabalho vocal com a criança, além de cantar, devemos brincar com a voz, explorando possibilidades sonoras diversas (BRITO, 2003, p. 89). Ou seja, imitar vozes de animais, ruídos, entoarem movimentos sonoros, entre outros, tendo como finalidade aguçar e desenvolver a criatividade e atenção na criança. Como afirma Vygotsky (1991, p. 40), dentre as grandes funções da estrutura psicológica que embasa o uso de instrumentos, o primeiro lugar deve ser dado a atenção. Isso porque a capacidade ou incapacidade de focalizar a própria atenção é um determinante indispensável do sucesso ou não de qualquer ação. Justamente é esse um dos objetivos da música: desenvolver a atenção voluntária nas crianças. A partir desse pressuposto, desenvolvemos nossa aula a respeito dos meios de transporte da seguinte maneira: contamos para os alunos que para nos locomover precisamos de um meio de transporte, que pode ser um carro, uma moto, um avião, um trem, entre outros, em seguida, imitamos juntos o som de cada um dos meios de transporte. Distribuímos figuras de diversos meios de transporte para cada criança, porém existiam cinco fichas iguais, por exemplo: cinco motos, cinco aviões. Explicamos que

10 todos deveriam ficar em círculo e quando fosse dado um sinal todos deveriam imitar ao mesmo tempo o som do meio de transporte que pegou. Desse modo, cada criança deveria prestar atenção nos seus colegas para encontrar e formar grupo com as outros que pegaram a mesma figura, para todos imitarem junto o mesmo som. As crianças ficaram totalmente atentas para descobrir quem estava imitando o mesmo som que o seu, porém houve exceções, alguns estavam dispersos e desatentos, não conseguindo executar a atividade. Conforme a autora, a voz é nosso primeiro instrumento, instrumento natural que é meio de expressão e comunicação desde o nascimento (BRITO, 2003, p.87). Evidenciamos então, por meio desta atividade que, estar atento para ouvir os sons que estão ao redor, é muito importante para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e obviamente musical. Nossa seguinte atividade foi com o conto sonoro, o qual se tratava de uma história contando as atividades realizadas por um menino num dia de domingo, no decorrer da narrativa existiam diversos nomes de objetos e animais que produzem sons. Entregamos a cada criança objetos como: relógio, sino, escova de dente, xícara de café, martelo e lixa. Contamos a história duas vezes e pedimos que prestassem o máximo de atenção, em seguida explicamos que quando disséssemos o nome de algum objeto que tinham em mãos, deveriam usá-lo e produzir som. A atividade foi muito interessante, sendo que, todos ficaram em total silêncio e apreensivos em ouvir o nome do objeto que estava segurando. Além de desenvolver a concentração e a imaginação, essa atividade também desenvolveu de maneira lúdica o conceito de normas e regras. Cada um deveria esperar o seu momento de fazer o som com o devido objeto. Para Leontiev, Dominar as regras significa dominar seu próprio comportamento, aprendendo a controlá-lo aprendendo a subordiná-lo a um propósito definido. O propósito surge aqui, é claro, diretamente relacionado com o papel representado no brinquedo, ele não é ainda compreendido como a regra do jogo. A significação psicológica do propósito apropriado é, por isso, descoberta mais tarde nos jogos que chamamos de jogos com regras e objetivos próprios (LEONTIEV, 1988, p. 139). Desenvolvemos também atividades a respeito da qualidade dos sons, e em especial o timbre, que é a característica que diferencia cada som. Como explica Brito (2003, p.19) costumamos dizer que o timbre é a cor do som. Demonstramos por

11 meio de exemplos que o som pode ser baixo e alto: quando um som é baixo, é chamado de som grave, quando é alto, é chamado de som agudo e que também os sons podem ser curtos ou longos, como por exemplo, o som do telefone tocando é um som longo, o som de alguém estalando os dedos é um som curto. Para aprender as diferenças entre os sons, ensinamos a canção O meu chapéu de domínio popular. Após aprendermos a música, explicamos que quando a professora / estagiária mostrasse um cartão vermelho, todos deveriam cantar só no pensamento sem imitir sons, cartão azul cantar fraco e cartão verde cantar forte. Dessa maneira, conseguimos fazer com que as crianças exercitassem sua atenção, uma vez que deveriam ficar totalmente atentas para o sinal e consequentemente alterar o tom da voz. A música é linguagem, dessa maneira, devemos seguir em relação à música, o mesmo processo de desenvolvimento que adotamos quanto à linguagem falada, ou seja, devemos expor a criança à linguagem musical e dialogar com ela sobre e por meio da música (JEANDOT, 1997, p. 20). O educador, antes de transmitir sua própria cultura musical, deve pesquisar o universo musical a que a criança pertence, e encorajar atividades relacionadas com a descoberta e com a criação de novas formas de expressão por meio da música. Segundo a autora, Muitas vezes, quando a música é ensinada em escolas ou conservatórios, oferece-se à criança um método, um instrumento, e muitos já esperam maravilhas ao final do primeiro mês de estudo, sem que haja antes um trabalho, através do qual a criança possa ouvir, escutar, perceber, descobrir, imitar, repetir os sons, isto é, construir seu conhecimento sobre a música (JEANDOT, 1997, p. 20). A partir desse pressuposto, reafirmamos para as crianças que o som está presente em todos os momentos de nossa vida, mas que também existem objetos próprios para produzir sons agradáveis, estes são chamados instrumentos musicais, dos quais podemos tocar lindas melodias, estes podem ser de sopro (flauta, trompete), percussão (chocalho, pandeiro) e de cordas (violão). Entregamos para cada aluno um instrumento musical: pandeiro, violão, flauta e alguns feitos de sucata como: chocalho, reco-reco. Solicitamos que tocassem os instrumentos um de cada vez, para poder ouvir o som que cada um produz. Ensinamos a música: A loja do mestre André e quando todos já sabiam cantar, iniciamos com os instrumentos musicais. Nesse sentido, é importante ressaltar que a música ao trabalhar com instrumentos de percussão, em que as crianças tocam e param nos momentos certos indicados pelo gesto do professor,

12 desenvolverão a atenção seletiva de forma lúdica e prazerosa (SCHERER, 2007, p. 106). Notamos que as crianças ficaram totalmente atentas ao nosso sinal para tocarem os instrumentos e, ao mesmo tempo fascinadas com a atividade, por vários momentos pediam Profe, vamos tocar de novo, agora quero o pandeiro.... Houve até confusão entre as crianças, uma vez que todos queriam o violão ou o pandeiro ao mesmo tempo, porém conseguimos contornar a situação, ao propor que cada um iria tocar uma vez cada instrumento. Assim, segundo Scherer (2007) o universo sonoro deve ser apresentado de forma natural e intencional, de modo a proporcionar à criança o contato com os diversos instrumentos musicais. Conforme Brito, percebemos que, [...] um trabalho pedagógico-musical deve se realizar em contextos educativos que entendam a música como um processo contínuo de construção, que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. Nesse sentido, importa, prioritariamente, a criança, o sujeito da experiência e não a música, como muitas situações de ensino musical insistem em considerar (BRITO, 2003, p. 46). Dessa maneira, a educação musical não deve visar à formação de possíveis músicos, mas sim à formação integral das crianças. Por fim, realizamos a brincadeira Bingo dos sons, entregamos uma ficha para cada criança (como uma cartela de bingo) em cada quadrado havia a figura de algum som, exemplo: cachorro, carro, liquidificador, entre outros. Colocamos um CD contendo sons variados, quando tocasse o som de uma moto, os alunos que tinham a figura em sua cartela deveriam fazer um X, as crianças ficaram entusiasmadas com a brincadeira, prestando muita atenção para ouvir cada som. Perceber, produzir e relacionar-se com os sons, faz parte da história de vida de todo ser humano. Dessa forma, é de suma importância que a criança aprenda a diferenciar os sons que estão ao seu redor, uma vez que, segundo a autora, A percepção, a discriminação e a interpretação de eventos sonoros, geradores de interações com o entorno, têm grande importância no que diz respeito à formação e permanente transformação da consciência de espaço e tempo, um dos aspectos prioritários da consciência humana (BRITO, 2003, p. 19). Cantamos diversas músicas utilizando os instrumentos musicais. Cada aluno deveria cantar uma música diferente utilizando seu instrumento, após, todos cantamos

13 juntos novamente a música A loja do mestre André. Pedimos que cada criança fizesse um desenho do que mais gostou de aprender e depois explicasse oralmente o porquê do desenho. Como explica Lino, Assim como abrimos os olhos e enxergamos todo um campo visual em nosso redor, o mesmo acontece com nosso ouvido: escutamos quase todo o contexto sonoro que nos envolve. Educar esse ouvido é a tarefa principal da escola onde a escuta se amplia à medida em que promovemos estratégias que levam à experiências de produção, percepção reflexão e representação musicais (LINO, 2005, p. 68). Nessa ótica, analisamos que a musicalização é uma linguagem que pode contribuir muito para o desenvolvimento das complexas funções superiores na criança, em especial a atenção. Enfim, conforme aponta Brito (2003), aprender a escutar com atenção e concentração, faz parte do processo de formação de seres humanos sensíveis e reflexivos, capazes de perceber, sentir, relacionar e comunicar-se. Considerações Finais Diante das dificuldades enfrentadas na realização do Estágio Supervisionado I, devido ao fato de ser a nossa primeira experiência na Educação Infantil, era evidente o nervosismo e a insegurança nos primeiros dias, entretanto com o andamento das aulas e com as devidas orientações fomos adquirindo confiança para podermos transmitir o que haviamos preparado com muita dedicação. Em relação as práticas realizadas, ficou claro que as crianças sentem necessidade de expressar-se tanto corporal como oralmente, são seres ativos que tem a necessidade de exteriorizar suas emoções. Para tanto, a musicalização contribuiu de maneira eficaz nesse processo, por meio dela as crianças desenvolveram a oralidade, a comunicação com o outro, expressaram suas sensações e emoções e em especial, desenvolveram a atenção e a concentração. Podemos apontar que esse trabalho foi de grande contribuição tanto para nós, que pudemos constatar a importância da musicalização para o desenvolvimento das funções mentais superiores, como para os professores do centro de educação infantil que observaram e perceberam que a música não deve ser trabalhada apenas como passatempo ou entre uma atividade e outra, mas sim, como uma linguagem que contribui para o desenvolvimento da criança.

14 Em relação à maneira de trabalhar o conteúdo, procuramos sempre partir dos conhecimentos que as crianças já tinham sobre o assunto, para posteriormente explorarmos novos conhecimentos. Tendo como base a perspectiva Histórico-Cultural, proposta por Vygotsky (1991) a qual considera que a criança aprende de acordo com sua interação com o meio social em que vive. Portanto, é possível afirmar que nossa prática de estágio teve resultados satisfatórios. Como nosso objetivo era contribuir por meio da musicalização para o desenvolvimento da atenção voluntária, consideramos que nossa meta foi atingida, uma vez que, as crianças passaram a escutar com maior atenção as histórias contadas, descrevendo-as com maior número de elementos e vocabulário e na bandinha rítmica com instrumentos de percussão ficavam mais atentos a hora de começar e terminar as canções. Essas ações foram percebidas também pelos professores, os quais puderam ter conhecimento de como explorar melhor esta linguagem e os alunos que perceberam como é importante aprender a escutar com atenção e concentração, sendo que essa potencialidade é de suma importância para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Referências BRITO, T. A. Música na educação infantil. São Paulo: Petrópolis, GASPARIN, J. L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, JEANDOT, N. Explorando o universo da música. 2 ed. São Paulo: Scipione, LEONTIEV, A. N. Os princípios da brincadeira pré-escolar. IN: VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, LINO, D. L. Música é... cantar, dançar... e brincar! Ah, tocar também! IN: Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 5 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, OLIVEIRA, Z.R.de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

15 SCHERER, C. A. A contribuição da música no desenvolvimento psíquico da criança. Anais... do II Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 24 a 26 de outubro de FECILCAM/NUPEM. Campo Mourão: Gráfica Mourão, p SCHERER, C. A. Musicalização e desenvolvimento infantil: um estudo com crianças de três a cinco anos, 2010, 166f. Dissertação de Mestrado em Educação- Universidade Estadual de Maringá-UEM, Maringá, VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.

Expressão Musical II. Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013. Docente: António Neves

Expressão Musical II. Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013. Docente: António Neves Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro Educação Básica 1ºano,2ºsemestre,2012/1013 Expressão Musical II Docente: António Neves Discente: Ana Matos nº 53184 A música e o som, enquanto energia, estimulam

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

PROJETO: OUVIR CANTAR E DANÇAR OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM. Eixos temáticos: Objetivos: Faixa etária: De um a cinco anos (educação Infantil)

PROJETO: OUVIR CANTAR E DANÇAR OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM. Eixos temáticos: Objetivos: Faixa etária: De um a cinco anos (educação Infantil) PROJETO: OUVIR MÚSICA É SEMPRE BOM OUVIR Eixos temáticos: Diferentes linguagens Artes visuais Movimento CANTAR Linguagem Oral; Natureza e Sociedade Objetivos: E DANÇAR Interagir com músicas e movimentos

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

NOÇÕES DE VELOCIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras Chave: Conhecimentos físicos. Noções iniciais de velocidade. Matemática na Educação Infantil.

NOÇÕES DE VELOCIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras Chave: Conhecimentos físicos. Noções iniciais de velocidade. Matemática na Educação Infantil. NOÇÕES DE VELOCIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Jéssica da Costa Ricordi 1 Janaína Felício Stratmam 2 Vanessa Grebogi 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: O trabalho tem como objetivo relatar uma sequência didática

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

O SOM E SEUS PARÂMETROS

O SOM E SEUS PARÂMETROS O SOM E SEUS PARÂMETROS Você já percebeu como o mundo está cheio de sons? Mas você já parou para pensar o que é o SOM? Pois bem, som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 34, Toledo PR Fone: 377-850 PLANEJAMENTO ANUAL DE MÚSICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO INFANTIL 01) Tomando como base a bibliografia atual da área, assinale a alternativa que destaca CORRE- TAMENTE os principais eixos de trabalho articuladores do cotidiano pedagógico nas Instituições

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

A Arte e as Crianças

A Arte e as Crianças A Arte e as Crianças A criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente a sua personalidade e as suas experiências inter-individuais, graças aos diversos meios de expressão que estão à sua disposição.

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR REGISTO DE OBSERVAÇÃO / AVALIAÇÃO Nome Data de Nascimento / / Jardim de Infância de Educadora de Infância AVALIAÇÃO

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br Resumo O presente projeto O ar existe? foi desenvolvido no CEMEI Juliana Maria Ciarrochi Peres da cidade de São Carlos com alunos da fase

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

Mão na roda. Projetos temáticos

Mão na roda. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Mão na roda Justificativa A origem da invenção da

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO II A GRUPO II B GRUPO II C GRUPO II

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música

Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Copos e trava-línguas: materiais sonoros para a composição na aula de música Andréia Veber Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina andreiaveber@uol.com.br Viviane Beineke Universidade do Estado

Leia mais

Brincadeiras que ensinam. Jogos e brincadeiras como instrumentos lúdicos de aprendizagem

Brincadeiras que ensinam. Jogos e brincadeiras como instrumentos lúdicos de aprendizagem Brincadeiras que ensinam Jogos e brincadeiras como instrumentos lúdicos de aprendizagem Por que as crianças brincam? A atividade inerente à criança é o brincar. A criança brinca para atribuir significados

Leia mais

Professora do departamento de pedagogia da FECILCAM, mestre em educação pela UEM. cleudet@yahoo.com.br

Professora do departamento de pedagogia da FECILCAM, mestre em educação pela UEM. cleudet@yahoo.com.br MUSICALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE: UMA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Mery Helen Felizari de Paula 1 Cleudet de Assis Scherer 2 Introdução O estágio é um componente curricular do curso de Pedagogia,

Leia mais

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida AUTISMO: UMA REALIDADE por ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira Outubro de 2013 Quando uma nova vida

Leia mais

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES

PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES. Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PRÉ-ESCOLAR PROJETO EDUCATIVO / PLANO DE ATIVIDADES Vale Mourão 2014 / 2015 PROJETO: CHUVA DE CORES INTRODUÇÃO «Será a emergência do sentido e conteúdo curricular que permitirá

Leia mais

Projeto: Música na Escola. O amor é a melhor música na partitura da vida e sem ele, você é um eterno desafinado.

Projeto: Música na Escola. O amor é a melhor música na partitura da vida e sem ele, você é um eterno desafinado. Projeto: Música na Escola O amor é a melhor música na partitura da vida e sem ele, você é um eterno desafinado. Justificativa De acordo com as diretrizes curriculares, o som é a matériaprima da música;

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

********** É uma instituição destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e faz parte da Educação Infantil. Integra as funções de cuidar e

********** É uma instituição destinada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos e faz parte da Educação Infantil. Integra as funções de cuidar e 1 CONCEPÇÃO DE CRECHE (0 A 3 ANOS): A Constituição Federal de 1988 assegura o reconhecimento do direito da criança a creche, garantindo a permanente atuação no campo educacional, deixando de ser meramente

Leia mais

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com)

BRITO, Jéssika Pereira Universidade Estadual da Paraíba (jessikagba@hotmail.com) ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA BRITO, Jéssika Pereira (jessikagba@hotmail.com)

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Histórias em Sequência

Histórias em Sequência Histórias em Sequência Objetivo Geral Através das histórias em sequência fazer com que os alunos trabalhem com a oralidade, escrita, causalidade e vivências pessoais. Objetivos Específicos Trabalho envolvendo

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Principais discussões sobre o ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil

Principais discussões sobre o ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil 1 Introdução: A matemática é uma disciplina de fundamental importância na vida de todo mundo. Desde tempos antigos o ensino dessa matéria vem fazendo cada vez mais parte da vida dos seres humanos. Basta

Leia mais

OS JOGOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÌNGUA ESTRANGEIRA

OS JOGOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÌNGUA ESTRANGEIRA OS JOGOS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÌNGUA ESTRANGEIRA Flávio de Ávila Lins Teixeira Universidade Federal da Paraíba/ PIBID/ Letras-Inglês/ Supervisor Resumo: Esse trabalho objetiva analisar algumas

Leia mais

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA SEDUC SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS BRIANTE ANA GREICY GIL ALFEN A LUDICIDADE EM SALA DE AULA Projeto apresentado e desenvolvido na Escola Estadual Domingos Briante

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

A importância da audição e da linguagem

A importância da audição e da linguagem A importância da audição e da linguagem A linguagem não é apenas uma função entre muitas[...] mas uma característica muito difusa do indivíduo, a tal ponto que ele se torna um organismo verbal.(joseph

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos

PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos PROJECTO PEDAGÓGICO Sala 1-2 anos Ano letivo 2015/2016 «Onde nos leva uma obra de arte» Fundamentação teórica (justificação do projeto): As crianças nesta faixa etária (1-2 anos) aprendem com todo o seu

Leia mais

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante

Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante Anexo F Grelha de Categorização da Entrevista à Educadora Cooperante CATEGORIAS SUBCATEGORIAS INDICADORES 1.1. Tempo de serviço docente ( ) 29 anos (1) 1.2. Motivações pela vertente artística ( ) porque

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palavras-chave: Conhecimentos físicos. Luz e sombra. Educação Infantil. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PERCEPÇÃO DE LUZ E SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Camille Cistina Witsmiszyn de Souza 1 Dulce Stela Schramme 2 Neila Tonin Agranionih 3 Lucilene Paixão 4 Percepção de luz e

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): O piado da coruja 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O piado da Coruja

Leia mais

AS RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE SUJEITO

AS RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE SUJEITO AS RELAÇÕES ENTRE O BRINCAR E A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UMA NOVA CONCEPÇÃO DE SUJEITO Igor Guterres Faria¹ RESUMO: Este estudo é parte integrante do projeto de pesquisa de iniciação científica

Leia mais

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA

FACULDADE EÇA DE QUEIROS. Edna Cristina do Nascimento. Marineide Gonçalves. Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA FACULDADE EÇA DE QUEIROS Edna Cristina do Nascimento Marineide Gonçalves Tâmara de Oliveira PROJETO PEDAGÓGICO JANDIRA MARÇO 2012 FACULDADE EÇA DE QUEIROS PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE O LIVRO: MENINA BONITA

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Educação Infantil Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI) parte 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015

Leia mais

Alfabetização na musicalização infantil

Alfabetização na musicalização infantil Alfabetização na musicalização infantil Cristiane Baroni Alleoni, Escola Harmonia,escolaharmonia@terra.com.br Resumo: Este texto apresenta um relato de experiência de um trabalho realizado com alunos do

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

Animação, infantil, escovação, cuidados, dentes, respeito.

Animação, infantil, escovação, cuidados, dentes, respeito. DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA Balinha e Dentinho 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S) Os óculos da vovó 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio Os óculos da vovó faz parte

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Composição musical na educação infantil: uma experiência possível

Composição musical na educação infantil: uma experiência possível Composição musical na educação infantil: uma experiência possível Francine Kemmer Cernev francine@cernev.com.br Universidade Estadual de Londrina/ Colégio Nossa Senhora do Rosário, Cornélio Procópio/PR/

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO: PEDAGOGIA PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA I. Dados de Identificação: Escola:Escola Estadual Arthur Damé Professor (a): Professora supervisora do Pibid:

Leia mais

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS

13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS 13. A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL, AS ÁREAS DE CONHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATÉ OS 6 ANOS A importância da formação pessoal e social da criança para o seu desenvolvimento integral e para a

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA RESUMO Os educadores têm se utilizado de uma metodologia Linear, que traz uma característica conteudista; É possível notar que o Lúdico não se limita

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D I

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA RAIMUNDO PEREIRA DO NASCIMENTO 0 1 A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA TURMA DE 9º ANO DA ESCOLA

Leia mais

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades.

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades. Relatório de Grupo Maternal B 2013 Neste relatório, desejamos compartilhar com vocês o início da história do nosso grupo, contando como foram os primeiros dias e as primeiras descobertas. A adaptação foi

Leia mais

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA

ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA ESCOLA ESPECIAL RENASCER- APAE PROFESSORA: JULIANA ULIANA DA SILVA PROJETO: ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL O CORPO E A MENTE EM AÇÃO LUCAS DO RIO VERDE 2009 APRESENTAÇÃO Em primeiro lugar é preciso compreender

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 12, Toledo PR Fone: 277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PROJETO MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS SÉRIE: Berçário A Berçário

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO

TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL PROJETO BOA SEMENTE OFICINA SEMEANDO MOVIMENTO O Orfanato Evangélico, através do Projeto Boa Semente, desenvolveu atividades direcionadas as crianças de 1 mês a 1 ano de idade,

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

O canto coletivo, ensinando a canção Samba lelê

O canto coletivo, ensinando a canção Samba lelê O canto coletivo é a prática musical mais elementar na educação musical, grandes educadores musicais como Dalcroze, Kodaly, Willems, Villa-Lobos e outros, utilizavam a voz e o canto coletivo como ponto

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

Extensão Universitária: A sensibilização musical em crianças e adolescentes através do projeto Multicampi da Universidade Estadual de Montes Claros.

Extensão Universitária: A sensibilização musical em crianças e adolescentes através do projeto Multicampi da Universidade Estadual de Montes Claros. Extensão Universitária: A sensibilização musical em crianças e adolescentes através do projeto Multicampi da Universidade Estadual de Montes Claros. Resumo: Este presente trabalho constitui-se de um relato

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓTICA. Profa. Me. Michele Costa

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓTICA. Profa. Me. Michele Costa O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓTICA Profa. Me. Michele Costa CONVERSAREMOS SOBRE: CONCEITOS DE PLANEJAMENTO CURRÍCULO EIXOS DE TRABALHO www.zaroio.com.br As Cem Linguagens da Criança. A criança

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. [Digite texto]

1. INTRODUÇÃO. [Digite texto] DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO AUDITIVA, A CONCENTRAÇÃO E A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO ESTÍMULO AO RELAXAMENTO E DA PRÁTICA DO SILÊNCIO. Erivelton da Cunha Nóbrega (UFCG); Gustavo dos Santos Araújo

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS?

QUE ESCOLA QUEREMOS PARA AS NOSSAS CRIANÇAS? SEMINÁRIO DE PESQUISA OBJETIVO DEBATER E PROBLEMATIZAR QUESTÕES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INAFANTIL, BEM COMO ESTABELECER DIÁLOGO COM TEÓRICOS DA PEDAGOGIA, DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DAS

Leia mais

O processo de aquisição da linguagem escrita: estudos de A. R. Lúria e L. S. Vygotsky

O processo de aquisição da linguagem escrita: estudos de A. R. Lúria e L. S. Vygotsky O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: ESTUDOS DE A. R. LÚRIA E L. S. VYGOTSKY Ana Carolina Rosendo Gonzalez C. Baptista Edileusa Lopes de L. Alves Kátia Garcia Vanessa Leite * INTRODUÇÃO O presente

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação

GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação GT Psicologia da Educação Trabalho encomendado A pesquisa e o tema da subjetividade em educação Fernando Luis González Rey 1 A subjetividade representa um macroconceito orientado à compreensão da psique

Leia mais