Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Esp. Nelson Fraga da Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Esp. Nelson Fraga da Silva"

Transcrição

1 Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Direito Tributário I 112 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária 32 horas-aula relógio 39 horas-aula Ano 2º Semestre de 2017 Docente (s) Prof. Esp. Nelson Fraga da Silva Páginas Página 1 de 5 A EMENTA Noções teóricas do Direito Tributário e de seus institutos. Poder de Tributar. Sistema Constitucional Tributário. Competência e Capacidade tributárias. Princípios e Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidades. Tributos e suas espécies. Legislação Tributária. B COMPETÊNCIAS I. Analisar e elaborar textos com fundamentação jurídica, demonstrando domínio de conceitos e utilização adequada da terminologia. II. Interpretar e valorizar os fenômenos jurídicos e sociais de forma crítica, reflexiva e multidisciplinar III. Possuir capacidade e aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica. IV. Utilizar o raciocínio jurídico na argumentação, persuasão, no julgamento e na tomada de decisões. V. Atuar com competência técnico-jurídica em diferentes instâncias administrativas ou judiciais. VI. Demonstrar domínio amplo das técnicas e estratégias de mobilização, articulação, transposição e aplicação de conhecimentos para a solução de casos concretos em diferentes contextos. VI. Captar as expectativas e anseios dos envolvidos no processo de busca da efetiva realização da justiça. C HABILIDADES Ler, compreender e interpretar textos jurídicos. Pesquisar, ler e analisar jurisprudência. Realizar pesquisa eletrônica de material jurídico. Ler e racionar sobre casos concretos e relatos, com identificação e extração de informações relevantes.

2 Página 2 de 5 Produzir argumentos jurídicos que respeitem padrões de correção ética, formal e plausibilidade. Desenvolver análise interdisciplinar. Compreender o regramento jurídico do direito tributário e sua inserção no Sistema jurídico brasileiro, relacionando os institutos entre si e com as ordens jurídicas internacional e constitucional. Compreender e interpretar sistematicamente as normas constitucionais Aplicar conceitos e normas na prevenção e solução de problemas práticos. D OBJETIVOS E IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DO EGRESSO A presente disciplina objetiva possibilitar ao corpo discente a compreensão de importantes institutos de Direito Tributário, o que viabilizará a reflexão acerca da atuação do Estado na busca de recursos para poder atingir seus objetivos fundamentais, consistentes na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, no desenvolvimento nacional, na erradicação da pobreza e marginalização, na redução das desigualdades sociais e regionais, bem como na promoção do bem estar da coletividade (art. 3.º, CF). Serão estudados os fundamentos do direito tributário, visando representar uma visão panorâmica da disciplina. Também serão apresentadas aos alunos as novas tendências e conceitos do direito tributário contemporâneo, tais como a conexão da tributação com os direitos fundamentais e a crescente preocupação com a praticabilidade tributária, por exemplo. Para facilitar o estudo, parte-se da posição de que o que interessa ao aluno que estuda a relação de Direito Tributário, é verificar se o tributo é devido ou não, quando, a quem e como. Geralmente, as respostas a estas questões levam à resolução do problema tributário. De outro lado, visando o aspecto prático, os temas serão desenvolvidos examinando-se os dispositivos constitucionais correlacionados com o sistema tributário e, na sistematização, será usado como referencial a figura jurídica denominada tributo, para, depois, serem examinadas sistematicamente as normas do Código Tributário Nacional. Portanto, num primeiro momento será dada ênfase ao Direito Tributário na Constituição Federal para, em seguida, serem examinadas as normas gerais do Código Tributário Nacional. À luz do plano geral, a disciplina procura levar aos alunos não só as noções básicas de Direito Tributário, mas também discorrer sobre os principais temas ligados a esta disciplina, visando a aplicação prática na resolução de problemas concretos e como ponto de partida para estudos mais aprofundados. E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Apresentação do plano de ensino, metodologia e critérios de avaliação. Conceitos Fundamentais. Direito Tributário e Direito Financeiro. Importância do Estudo. História e evolução do Direito Tributário. O Estado e o Poder de Tributar. Autonomia e relacionamento com os demais ramos do Direito. 04 I - Fundamentos do Direito Tributário. Conceito de tributação. Características fundamentais. Poder Tributário. A tributação e os direitos fundamentais.

3 Página 3 de 5 08 II - Sistema Constitucional Tributário. A disciplina constitucional da tributação. O sistema tributário nacional. Princípios e Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar (legalidade, anterioridade, irretroatividade, isonomia, uniformidade geográfica, não cumulatividade, capacidade contributiva, vedação da utilização de tributo com efeito de confisco, etc.). Imunidades (recíproca; genérica e específica). 06 III - Competência Tributária. Competência tributária e capacidade tributária ativa. Distribuição de Competências. Repartição das Receitas. 10 IV - Tributo e Espécies Tributárias. Conceito constitucional de tributo. Definição legal (art. 3º CTN). Espécies (Impostos, Taxas, Contribuições de Melhoria, Empréstimos Compulsórios, Contribuições Sociais e/ou Especiais). Distinção. Requisitos constitucionais. V - Fontes do Direito Tributário. Conceito e espécies. Legislação Tributária. Constituição Federal. Emendas à Constituição. Lei Complementar e Ordinária. Tratados e Convenções Internacionais. Medidas Provisórias. Decretos e Regulamentos. Resoluções do Senado. Normas Complementares. Jurisprudência e Doutrina. VI - Vigência, Aplicação, Interpretação e Integração da Legislação Tributária. Vigência no tempo e no espaço. Interpretação e seus métodos. 05 II - Crédito tributário e Lançamento. Conceito. Constituição do crédito Tributário pelo Lançamento. Lançamento direto, misto e por homologação. Suspensão, Extinção e Exclusão do Crédito Tributário. Garantias e Privilégios. F ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM As aulas serão expositivas, mas ao mesmo tempo reflexivas, isto é, dialogadas, pois estimularão a participação dos alunos por meio de questionamentos a eles endereçados. Também haverá a aplicação de exercícios de fixação para a revisão do conteúdo ministrado (aulas-atividade); e a confecção, pelos alunos, de duas fichas de leitura referentes a obras, textos ou jurisprudências indicadas em sala de aula. Os casos práticos serão discutidos em conjunto com a exposição, que sempre enfatizará a necessidade de respeito aos princípios democráticos e éticos de uma gestão pública responsável e voltada à realização dos objetivos constitucionais. Ainda serão feitas referências as principais decisões envolvendo matéria tributária, como reflexo da progressiva importância que a jurisprudência vem conquistando como fonte do Direito Tributário, notadamente pelo impacto provocado pelas decisões do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. G ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serão desenvolvidas atividades sob a orientação, supervisão e avaliação do docente, as quais serão realizadas pelos discentes em horários diferentes daqueles destinados às atividades presenciais, dentro do limite de horas-aula. Tais APS consistirão em uma ou mais das seguintes atividades, a serem comunicadas e divulgadas tempestivamente aos acadêmicos, versando sobre temas relevantes do direito financeiro: estudos dirigidos,

4 Página 4 de 5 trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas nos ambientes da FDSM, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outras. O critério de valoração das mesmas consta do item I deste Pano. Ao final de cada atividade o professor debaterá com cada grupo ou com toda a sala os temas estudados, de modo a avaliar a aprendizagem e auxiliar em eventuais dúvidas. H DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA TURMA AULAS TEÓRICAS ATIVIDADES PRÁTICAS TOTAL DIURNA SUPERVISIONADAS 39 horas-aula 30 horas-aula 9 horas-aula 39 horas-aula CARGA HORÁRIA TURMA AULAS TEÓRICAS ATIVIDADES PRÁTICAS TOTAL NOTURNA SUPERVISIONADAS 39 horas-aula 36 horas-aula 3 horas-aula 39 horas-aula I SISTEMA DE AVALIAÇÃO SISTEMA DE AVALIAÇÃO PONTOS Prova escrita (1ª prova do semestre) 10,0 Prova escrita (2ª prova do semestre) CARACTERÍSTICAS DAS AVALIAÇÕES: 1ª NOTA PARCIAL 10,0 10,00 2ª NOTA PARCIAL 10,0 TOTAL 10,00 O sistema de avaliação compreenderá prova e trabalho escrito. A prova abrangerá não apenas questões de múltipla escolha, mas também aproximadamente três questões dissertativas: duas que demandam respostas mais objetivas e outra de caráter mais reflexivo, onde o aluno será avaliado tanto nas habilidades técnicas, voltadas ao exercício profissional adequado no manejo dos conteúdos da disciplina, como nas habilidades críticas e analíticas desenvolvidas nas aulas dialogadas.

5 Página 5 de 5 J BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de direito constitucional tributário. São Paulo: Malheiros, 2001 (16. ed.), 20 (18. ed.), 2003 (19. ed.), 2004 (20. ed.), 2005 (21. ed.), 2006 (22. ed.), 2008 (24. ed.), 2013 (29. ed.), 2015 (30. ed.). COSTA, Regina Helena. Curso de direito tributário: Constituição e Código Tributário Nacional. São Paulo: Saraiva, 2013 (3. ed.), 2015 (5. ed.). HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributário. São Paulo: Atlas, 2008 (17. ed.), 2009 (18.ed.), 2010 (19. ed.), 2012 (21. ed.), 2013 (22. ed.). K BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ATALIBA, Geraldo. Hipótese de incidência tributária. 6. ed. 5. tir. São Paulo: Malheiros, BALEEIRO, Aliomar. Direito tributário brasileiro. 11. ed. Revista e atualizada por Dejalma de Campos. Rio de Janeiro: Forense, CAIS, Cleide Previtalli. O processo tributário. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de direito tributário brasileiro: (comentários à Constituição e ao Código tributário nacional, artigo por artigo). Rio de Janeiro: Forense, FREITAS, Vladimir Passos de (coordenador). Código Tributário Nacional comentado: doutrina e jurisprudência, artigo por artigo, inclusive ICMS (LC 87/1996 e LC 114/20) e ISS (LC 116/2003). 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, TORRES, Ricardo Lobo. Curso de direito financeiro e tributário. 18. ed. São Paulo: Renovar, Assinatura do Docente Data de elaboração Aprovação do Coordenador Data de aprovação

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Esp. Nelson Fraga da Silva

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Esp. Nelson Fraga da Silva Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO TRIBUTÁRIO II 119 Período Turma (s) 7º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof.

Leia mais

Curso Graduação. Período 5º período

Curso Graduação. Período 5º período Página 1 de 6 - CURSO SEMESTRAL - 2016 Disciplina DIREITO FINANCEIRO Código 87 Curso Graduação Período 5º período Turmas A, B e D Carga horária 32 horas relógio 39 horas- aula Ano 1º semestre de 2017 Eixo

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente: Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Docente: Prof. Dr. Demétrius Amaral Beltrão Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO ECONÔMICO 095 Período Turma (s) 10º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação profissional Carga Horária 32

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

PLANO DE ENSINO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 6 Disciplina Curso Curso Semestral DIREITO ADMINISTRATIVO II Período Turmas Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docentes Prof. Dr. Demétrius Amaral

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 148 Curso. Período. 10º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 148 Curso. Período. 10º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 148 Curso Graduação Período 10º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-aula relógio 77 horas-aula

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO I. Código 62 Curso Graduação. Período 1º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO I. Código 62 Curso Graduação. Período 1º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO I Código 62 Curso Graduação Período 1º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I Código da Disciplina: JUR 258 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 8º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de:

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Professor Dr. Hamilton da Cunha Iribure Júnior Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL PENAL III 106 Período Turma (s) 7º. Período A; B; D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

PLANO DE ENSINO DIREITO ADMINISTRATIVO II. Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 6 Disciplina Curso Curso Semestral DIREITO ADMINISTRATIVO II Período Turmas Graduação 7º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docentes Professor Dr. Demétrius Amaral

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 143 Curso. Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 143 Curso. Período Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código PRÁTICA FORENSE TRABALHISTA II 143 Curso Graduação Período 10º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-aula relógio 77 horas-aula

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS Código 120 Curso Graduação Período 9º PERÍODO Turma (s) A B - D Carga Horária 32 horas relógio 39 horas-aula Eixo

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO I

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO I 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Tributo. Sistema Constitucional Tributário.

Leia mais

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso DIREITO TRIBUTARIO I DIREITO - NOTURNO Código DIR - 5533 Número horas-aula

Leia mais

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO CONSTITUCIONAL II 072 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO II. Período 2º Período

PLANO DE ENSINO - CURSO SEMESTRAL Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO II. Período 2º Período Página 1 de 5 - CURSO SEMESTRAL Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO II Curso Graduação Período 2º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Adilson Ralf Santos Turmas

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Tributário I Código: DIR -563 Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Professor: Frederico

Leia mais

PLANO DE ENSINO - CURSO ANUAL 2013

PLANO DE ENSINO - CURSO ANUAL 2013 A, B e D Página 1 de 6 A EMENTA : distinção e histórico. Fundamentos do Direito Internacional Público. Sujeitos de Direito Internacional Público (Estados, Organizações Internacionais e Direito Internacional

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS. Período 5º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS. Período 5º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS Código 92 Curso Graduação Período 5º Período Eixo de Formação Eixo de formação profissional Docente: Prof. Dr. Elias

Leia mais

Disciplina: CCJ DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I. Matéria: 11 - GRADUAÇÃO. Curso(s): 1 - DIREITO. Tipo Curso: Campo: 0. Prática: 0.

Disciplina: CCJ DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I. Matéria: 11 - GRADUAÇÃO. Curso(s): 1 - DIREITO. Tipo Curso: Campo: 0. Prática: 0. Disciplina: CCJ0030 - DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I Matéria: 11 - GRADUAÇÃO Curso(s): 1 - DIREITO Tipo Curso: Campo: 0 Prática: 0 Teórica: 88 Carga Horária Total Versão Plano de Disciplina: 1 Vigência:

Leia mais

3º PERÍODO A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor Me. Ricardo Alves de Lima

3º PERÍODO A, B e D. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor Me. Ricardo Alves de Lima Página 1 de 7 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 073 Período Turma (s) 3º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Professor Esp. Amauri Ludovico dos Santos

Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Professor Esp. Amauri Ludovico dos Santos Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PREVIDENCIÁRIO 108 Período Turma (s) 9º PERÍODO A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL I. Código 075 Curso Graduação. Período 3º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL I. Código 075 Curso Graduação. Período 3º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL I Código 075 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 48 horas-aula relógio 58 horas-aula

Leia mais

Período 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Dr. Cristiano Thadeu e Silva Elias

Período 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Dr. Cristiano Thadeu e Silva Elias Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INSTITUIÇÕES DE DIREITO PENAL I 074 Curso Graduação Período 3º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente (s) Prof. Dr.

Leia mais

PLANO DE CURSO 2012/1

PLANO DE CURSO 2012/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2012/1 DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: JOÃO CLAUDIO GONÇALVES LEAL TURMA: 5º ANO INTEGRAL

Leia mais

Período 7º Período. Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional. Docente: Professor Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa

Período 7º Período. Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional. Docente: Professor Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL CIVIL III 105 Curso Graduação Período 7º Período Turma (s) A, B e D. Carga Horária 48 horas relógio 58 horas-aula Eixo de Formação Profissional

Leia mais

Período 5º. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Ma. Suzana Ribeiro da Silva

Período 5º. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Ma. Suzana Ribeiro da Silva Página 1 de 6 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 090 Curso Graduação Período 5º Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente (s) Prof. Ma. Suzana Ribeiro

Leia mais

Período 7º Período. Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional. Docente: Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa

Período 7º Período. Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional. Docente: Prof. Me. Luiz Tarcísio de Paiva Costa Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO PROCESSUAL CIVIL III 105 Curso Graduação Período 7º Período Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional Docente: Prof.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97. Período 6º período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97. Período 6º período Página 1 de 6 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97 Curso Graduação Período 6º período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof.Me. Altair

Leia mais

Ano 5º Ano. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Professor(es) Ms. Demétrius Amaral Beltrão Ms Julio Cesar da Silva Tavares

Ano 5º Ano. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Professor(es) Ms. Demétrius Amaral Beltrão Ms Julio Cesar da Silva Tavares Página 1 de 5 A EMENTA Licitações e Contratos Administrativos. Tipos de atividade administrativa: Serviços Públicos e Limitação da autonomia privada (Poder de polícia). Ordenamento urbano e estatuto da

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Professor: Me. Leonardo de Oliveira Rezende Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Direito do Trabalho II 086 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária 48

Leia mais

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código ECONOMIA I 60 Período Turma (s) Carga Horária 1º A, B e D 32 horas-aula relógio 39 horas-aula Ano 1º Semestre de 2017 Eixo de

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRATICA FORENSE TRABALHISTA I 143 Curso Graduação. Período 9 o PERÍODO

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Código PRATICA FORENSE TRABALHISTA I 143 Curso Graduação. Período 9 o PERÍODO Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código PRATICA FORENSE TRABALHISTA I 143 Curso Graduação Período 9 o PERÍODO Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-aula relógio 77 horas-aula Eixo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 115. Período Turma (s)

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 115. Período Turma (s) Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 115 Período Turma (s) 10º período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI

Período Turma (s) Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DE EMPRESA 076 Período Turma (s) 3º período A, B, D Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Carga Horária 48

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina Código DIREITOS REAIS I 118 Curso Período Turma (s) Carga Horária 32 horas-relógio Graduação 9º Período A, B e D 39 horas-aula Eixo de Formação Eixo

Leia mais

Período 9º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Prático. Docente (s) Professora Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa

Período 9º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Prático. Docente (s) Professora Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa Página 1 de 6 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código PRÁTICA FORENSE PENAL I 141 Curso Graduação Período 9º PERÍODO Eixo de Formação Eixo de Formação Prático Turma (s) A, B e D Carga Horária 64

Leia mais

Período. 9º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Professora Ma. Daniela de Carvalho Mucilo

Período. 9º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente: Professora Ma. Daniela de Carvalho Mucilo Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITOS REAIS I 118 Curso Graduação Período 9º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 32 horas-relógio 39 horas-aula Eixo de Formação Eixo de Formação

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO I NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO I NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTARIO I NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Tributo. Sistema Constitucional Tributário.

Leia mais

PLANO DE ENSINO- CURSO SEMESTRAL - 2015

PLANO DE ENSINO- CURSO SEMESTRAL - 2015 21/02/2011 Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO- CURSO SEMESTRAL - 2015 Disciplina DIREITO TRIBUTÁRIO II Curso Graduação Período 7º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Turmas A, B e D Código

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código PRÁTICA FORENSE PENAL II 147. Docente Professora Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código PRÁTICA FORENSE PENAL II 147. Docente Professora Ma. Maria Eunice de Oliveira Costa Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código PRÁTICA FORENSE PENAL II 147 Período Turma (s) Carga Horária 10º Período A, B e D 64 horas-aula relógio 77 horas-aula Eixo de

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código SOCIOLOGIA JURIDICA 71 Período Turma (s) 3º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Carga Horária 32

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I (DEF 0416) Professores: Luís Eduardo Schoueri Roberto Quiroga

Leia mais

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código 70 SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA Período Turma (s) 2º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Carga

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. Período 4º Período. Eixo de Formação Fundamental

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. Período 4º Período. Eixo de Formação Fundamental Página 1 de 5 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Eixo de Formação Básica Período 4º Período Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Rafael Lazzarotto

Leia mais

Curso Graduação. Período 2º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Básica Professor(es)

Curso Graduação. Período 2º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Básica Professor(es) - CURSO SEMESTRAL Disciplina História do Direito Código 68 Curso Graduação Período 2º PERÍODO Eixo de Formação Eixo de Formação Básica Professor(es) Turmas A, B e A Prof. Dr. Eduardo Henrique Lopes Figueiredo

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO. Código 107 Curso Graduação. Período 9º PERÍODO

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO. Código 107 Curso Graduação. Período 9º PERÍODO Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Código 107 Curso Graduação Período 9º PERÍODO Turma (s) A, B e D Carga Horária 32 horas-aula relógio 39 horas-aula Eixo

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I 57. Período 1º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I 57. Período 1º Período Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I 57 Curso Graduação Período 1º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docentes: Professor Me.

Leia mais

Período 5º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente : Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende.

Período 5º PERÍODO. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente : Prof. Me. Leonardo de Oliveira Rezende. Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DO TRABALHO I 086 Curso Graduação Período 5º PERÍODO Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente : Prof. Me. Leonardo de

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Direito Tributário. Tributos. Conceitos e limitações ao poder de tributar. Competência e Legislação Tributária. Interpretação e integração da norma tributária. I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI

Período 5º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Docente: Prof. Me. ANGELO JUNQUEIRA GUERSONI Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITOS DOS CONTRATOS 088 Curso Graduação Período 5º Período Turma (s) A, B, D Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Docente: Prof.

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Prof. Me. Francisco José de Oliveira

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Prof. Me. Francisco José de Oliveira Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DE FAMÍLIA 103 Período Turma (s) 7º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação Profissional Carga Horária 48

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Edson Mendonça Junqueira 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Público e Estágio Profissional 1.3 DISCIPLINA: PRÁTICA JURIDICA II - PENAL 1.4 SÉRIE: 5º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO

Leia mais

Disciplina PRÁTICA FORENSE CIVEL II. Período 9º. Eixo de Formação Eixo de Formação Prática. Docente (s) Prof. Me. Eduardo Matuk Ferreira

Disciplina PRÁTICA FORENSE CIVEL II. Período 9º. Eixo de Formação Eixo de Formação Prática. Docente (s) Prof. Me. Eduardo Matuk Ferreira Página 1 de 7 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PRÁTICA FORENSE CIVEL II Código 141 Curso Graduação Período 9º Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas- relógio 77 horas-aula Eixo de Formação Eixo

Leia mais

ESTUDOS DE LINGUAGEM I Período 1º Semestre. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental

ESTUDOS DE LINGUAGEM I Período 1º Semestre. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral ESTUDOS DE LINGUAGEM I Período 1º Semestre Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Turma (s) A, B e D Código 136 Carga Horária

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Professor Mestre Ricardo Alves de Lima

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação profissional. Professor Mestre Ricardo Alves de Lima Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO DAS SUCESSÕES 111 Período Turma (s) 8º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação profissional Carga Horária

Leia mais

PLANO DE CURSO. Analisar criticamente os Impostos Federais, Estaduais e Municipais.

PLANO DE CURSO. Analisar criticamente os Impostos Federais, Estaduais e Municipais. CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Direito Tributário II Código: DIR -569 Pré-requisito: Direito Tributário I Período Letivo: 2016.2 Professor: Frederico Silveira e Silva Titulação: Mestre CH Total:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Processo Civil de Conhecimento CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Atos de Comunicação Processual.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Código da Disciplina: JUR214 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 3º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Bases Procedimentais da Administração Pública CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:40 horas/aula I EMENTA Serviço público.

Leia mais

Série 5º. ANO. Revisão Aprovada em dezembro de 2012 Professor(es) Daniela de Carvalho Mucilo Página 1 de 7

Série 5º. ANO. Revisão Aprovada em dezembro de 2012 Professor(es) Daniela de Carvalho Mucilo Página 1 de 7 Profissional Daniela de Carvalho Mucilo Página 1 de 7 A EMENTA: Direitos Reais. Posse: distinção entre direitos reais e direitos pessoais. Conceito de posse. Teorias sobre a natureza jurídica da posse.

Leia mais

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO

MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO MARCELO ALEXANDRINO Auditor Fiscal da Receita Federal desde 1997, exerce suas atribuições na Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal, no Rio Grande do Sul. Professor de Direito Tributário

Leia mais

Curso de especialização em direito tributário e processo tributário. Indicação de leitura complementar

Curso de especialização em direito tributário e processo tributário. Indicação de leitura complementar Curso de especialização em direito tributário e processo tributário Indicação de leitura complementar Cursos e manuais AMARO, Luciano. Direito tributário brasileiro. 20 ed. São Paulo: Saraiva, 2014 CARRAZZA,

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13

SUMÁRIO. Abreviaturas... 13 SUMÁRIO Abreviaturas... 13 Capítulo 1 Tributo: Conceito e Espécies... 15 1. Conceito de tributo... 15 1.1. Prestação pecuniária, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir... 15 1.2. Prestação compulsória...

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/ Curso. Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total 04 h/a - 04 h/a 72 h/a - 72 h/a 04

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/ Curso. Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total 04 h/a - 04 h/a 72 h/a - 72 h/a 04 Disciplina DIREITO FINANCEIRO.2 Curso Turno/Horário DIREITO NOITE Professor Arnaldo Santos Filho Turma: 7 º DIN Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria da Empresa CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Teoria da Empresa. Empresa. Empresário.

Leia mais

FILOSOFIA GERAL Período 3º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Docentes Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre

FILOSOFIA GERAL Período 3º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Docentes Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral FILOSOFIA GERAL Período 3º Período Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL Docentes Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Contratos Civil e Empresarial CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Contratos em espécie.

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais

Sumário Capítulo 1 Direito tributário Capítulo 2 Espécies de tributo Capítulo 3 Empréstimos compulsórios e contribuições especiais Sumário Capítulo 1 Direito tributário... 1 1.1. Direito... 1 1.2. Direito público e direito privado... 1 1.3. Direito tributário... 2 1.4. Direito tributário e os demais ramos do Direito... 4 1.5. Estado...

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS

CURSO JURÍDICO FMB CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS Sumário DIREITO TRIBUTÁRIO... DIREITO TRIBUTÁRIO PROFS. GUILHERME ADOLFO DOS SANTOS MENDES E DIMAS MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito Tributário - Conceito; Tributo -

Leia mais

ESTUDOS DE LINGUAGEM I Período 1º Semestre. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental

ESTUDOS DE LINGUAGEM I Período 1º Semestre. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral ESTUDOS DE LINGUAGEM I Período 1º Semestre Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Turma (s) A, B e D Código 136 Carga Horária 48 horas-aula

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Planejamento Fiscal e Tributário I Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 4º semestre Professor:

Leia mais

Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01

Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01 PLANO DE CURSO Disciplina: Direito Constitucional II Professor Esp. Anderson de Queirós e Silva Rio Verde/GO 2014/01 ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Direito Constitucional II Cód. : PLANO DE

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Direito Individual do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Crime CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Conceito, teorias e correntes

Leia mais

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar...

SumáriO Direito tributário...2 O Direito tributário e as demais Ciências Jurídicas...5 O Direito tributário e os Limites ao poder de tributar... sumário Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas Públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direito Internacional Público CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Evolução histórica do

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar...

SUMÁRIO Direito Tributário...2 O Direito Tributário e as demais ciências jurídicas...5 O Direito Tributário e os Limites ao Poder de Tributar... SUMÁRIO Direito Tributário...2 Conceito...2 Polos...2 Receitas públicas...2 Natureza...3 Exemplos de receitas derivadas...3 Exemplos de receitas originárias...4 O Direito Tributário e o Direito Público...4

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Direito DISCIPLINA: Direito Financeiro PERÍODO MINISTRADO: SEMESTRE/ANO: 2/2013 PROFESSOR: Me. Aldemario Araujo Castro CÓD. CURSO: CÓD. CURRÍCULO: 2. EMENTA: Atividade

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO INTERNACIONAL Código da Disciplina: JUR299 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 3 Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a partir de:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Curso Graduação. Período 4º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Curso Graduação. Período 4º Período Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Curso Graduação Período 4º Período Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Rafael Lazzarotto

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito Civil CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direitos Reais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I EMENTA Fundamentos históricos e constitucionais.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Extinção da Punibilidade CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Reabilitação. Medidas de segurança.

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS

Sumário CAPÍTULO 3 EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS E CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS Sumário CAPÍTULO 1 DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Direito 2. Direito público e direito privado 3. Direito tributário 4. Direito tributário e os demais ramos do Direito 5. Estado 6. Receitas do Estado 7. Definição

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

Estrutura da Obra Sobre os Autores Apresentação à 7.ª edição Vladimir Passos de Freitas... 17

Estrutura da Obra Sobre os Autores Apresentação à 7.ª edição Vladimir Passos de Freitas... 17 SUMÁRIO Estrutura da Obra... 9 Sobre os Autores... 11 Prefácio à 1. a edição Antônio de Pádua Ribeiro... 15 Apresentação à 7.ª edição Vladimir Passos de Freitas... 17 Apresentação à 6. a edição Vladimir

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Ilicitude e Culpabilidade CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Tipo e tipicidade. Antijuricidade.

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO 1 Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso Direito Constitucional II Direito Código

Leia mais

Cronograma de Trabalho

Cronograma de Trabalho ANO/SEMESTRE:2017/2º PLANO DE ENSINO Cronograma de Trabalho DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL : CURSO: DIREITO PROFESSOR (A): ARTHUR MAGNO E SILVA GUERRA www.arthurguerra.com.br CARGA HORÁRIA SEMANA Teórica

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 CAPÍTULO

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação, xiii

SUMÁRIO. Apresentação, xiii SUMÁRIO Apresentação, xiii 1 A Contabilidade e a Gestão Tributária, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Os objetivos da atividade de gestão tributária, 1 1.3 Características profissionais exigidas para o cargo de

Leia mais