Mundo em Movimento 2005

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mundo em Movimento 2005"

Transcrição

1 Jornadas Técnicas Novas perspectivas Drive Technology Mundo em 2005

2 - O queé? Equipamentode Potência Emissões Conduzidas Emissões Irradiadas Emissões e Imunidade

3 CompatibilidadeEletromagnética Tensões de ruído em cabos e terminais(bornes) Radiação Eletromagnética Faixa de Freqüência Faixa de 5 a 10MHz Acima de 5MHz Fonte de Ruído Chaveamentos dos IGBT s dos conversores com tempo de aproximadamente 1 μs Controle e regulação com uso de microprocessadores Meio Físico Cabos de potência e cabos de sinal Espaço livre ( ar ) Medidas corretivas Filtros de RFI, cabos blindados para o motor, cabos blindados para sinal. Equipamento montado em painel metálico (Gaiola de Faraday) e cabos blindados.

4 Emissão de rádio-interferência O inversor de freqüência como fonte de RFI: Z N U C P C P M 3~ Z N Line filter Frequency converter Shielded motor cable M 3 ~ I S I S Z E Z E U Is A corrente parasita Is e a queda de tensão nas impedâncias Zn e Zs podem perturbar outros equipamentos t t A colocação de um filtro supressor de RFI, aliado àligação do motor ao inversor por cabos blindados cria uma rota definida para a rádiointerferência, controlando sua influência em equipamentos externos

5 Instalação de cabos blindados

6 Instalação de cabos não blindados

7 Recepção de rádio-interferência O inversor de freqüência como receptor de RFI: Noise source C k Signal cable Is Unit Board Zi Noise source C k Shielded signal cable Is Filter Unit Board Zi Se o ruído flui por um módulo que contém componentes eletrônicos sensíveis ( p. ex. microprocessadores) estes poderão ter seu funcionamento afetado. Utilizando cabos blindados aterrados em ambas as extremidades cria-se uma rota para a terra, por onde o ruído iráfluir

8 Interferência Eletromagnética em Drives Nível de ruído medido em um modelo MASTERDRIVES 11kW, 400V - rede aterrada; - sem filtro RFI; - com supressor básico(o capacitor de filtro interno); - sem cabos blindados. Valores acima dos limites da Classe A1( rede industrial) e também da Classe B1(redes domésticas)

9 Interferência Eletromagnética em Drives Nível de ruído medido em um modelo MASTERDRIVES 11kW, 400V -rede aterrada; - com filtro RFI; - com supressor básico(capacitor de filtro interno); - sem cabos blindados. Valores ainda acima dos limites da Classe B1(redes domésticas)

10 Interferência Eletromagnética em Drives Nível de ruído medido em um modelo MASTERDRIVES 11kW, 400V - rede aterrada; - com filtro RFI; - com supressor básico(o capacitor de filtro interno); - com cabos blindados. Valores dentro dos limites da Classe B1(redes domésticas). O benefício do filtro RFI e dos cabos blindados é bem nítido. Geralmente não são aplicados por motivo de custo.

11 Instalação correta dos Inversores Ambiente doméstico: Indústrias conectadas a um transformador secundário em baixa tensão, comum a vários consumidores. 1. Aplicar cabos Blindados entre motor e inversor 2. Aplicar filtro RFI, classe B1 Normas aplicáveis; EM ( norma básica,emissão de ruído Parte 1: área residencial, comercial e pequenas companhias) EM (, norma para produtos, incluindo métodos de testes para acionamentos eletrônicos de velocidade variável)

12 Instalação correta dos Inversores Ambiente Industrial Indústrias conectadas a um transformador em média tensão ou alta tensão. Nenhum outro consumidor ou rede pública conectada a esse secundário. 1. Aparelhos devem apresentar alta imunidade a ruídos, de acordo com os níveis especificados na norma EN , classe A1. 2. Aplicar filtro RFI, classe A1 3. A aplicação de filtro não garante a instalação. Ver ainda Conceitos de Zoneamento Recomendações Gerais: Acionamentos Individuais: desnecessário o uso de filtros e cabos blindados, se não houver outros equipamentos sensíveis na área Vários Acionamentos: aplicar filtro classe A1, se houver muita distribuição de cabos e com possibilidade de interferência mútua.

13 Aplicação de Cabos Blindados sem Filtro RFI Motor Atente para: Os cabos de entrada também são blindados Não tem filtro de RFI Hásempre um caminho de baixa impedância para as correntes parasitas

14 Aplicação de Cabos Blindados com Filtro RFI Atente para: Os cabos de entrada não são blindados Tem filtro de RFI Hásempre um caminho de baixa impedância para as correntes parasitas

15 -Instalação correta de Drives 1. Todas as partes metálicas do armário devem estar eletricamente conectadas com a maior área de contato 2. Cabos de sinal e de potência devem estar espacialmente separados ( >20cm ). Se possível, utilizar placas de separação. 3. Contatores, solenóides e outros dispositivos eletromagnéticos devem ser instalados com dispositivos supressores, como: snubbers(rc s ), diodos, varistores 4. Cabos não blindados de um mesmo circuito devem ser trançados 5. Cabos desnecessários ou compridos demais devem ser evitados 6. Conectar todos os condutores reserva e aterrá-los em ambas extremidades 7. EMI reduzido se todos os cabos são aterrados ao terra do painel

16 -Instalação correta de Drives 8. Cabos do sistema de realimentação devem ser blindados 9. Cabos de sinal digital devem ser aterrados nas duas extremidades 10. Cabos de sinal analógico devem ser aterrados em apenas uma extremidade a não ser que a malha de terra seja boa Calha de cabos Barramento de blindagem não pode ser usada como neutro Conectado a estrutura do armário nas duas extremidades com a maior área de contato possível Aterrado também do lado da instalação (Ex. no gerador de pulsos) Barra de sustentação dos cabos Conexão de blindagem correspondentes as situações 1, 2, 3 e 4. Blindagem de cabos de entrada no armário

17 -Instalação correta de Drives 11. Cabos de sinal sempre em um mesmo nível e de um mesmo lado 12. Se utilizada uma fonte auxiliar 24Vcc para o Drive, esta deve ser de aplicação exclusiva ao inversor local 13. Drivese equipamentos de automação não devem ser conectados diretamente em uma mesma fonte 14. Para atender as normas EN55011 nível A1 ou B1, énecessário o uso de filtro de rádio interferência 15. Sempre conecte o filtro de RFI o mais próximo possível da fonte de ruído. Nunca misture cabos de entrada e de saída 16. Todos os motores acionados por inversores devem ser alimentados com cabos blindados, aterrados nas duas extremidades 17. Um reator de linha deve ser instalado entre o filtro RFI e o Drive

18 -Instalação correta de Drives 18. Os cabos do motor devem estar separados dos cabos da rede 19. O malha de blindagem deve ser contínua e não pode ser interrompida eletricamente 20. Para atender a norma EN55011 nível B1, todos os cabos externos devem ser blindados,exceto os cabos de alimentação da rede Comunicação de dados (Ex. PROFIBUS-DP) Realimentação (Ex. Encoder) Sinais analógicos Terminais Conectar a estrutura do armário nas duas extremidades com a maior superfície de contato possível Blindagens no armário Blindagem tambem do lado da instalação (Ex.. no encoder)

19 Cabo Terra Proteção Seçãotransversal do cabo, condutorfase Garantir que a queda de tensão durante a falta (curtocircuito) seja inferior àtensão de toque admissível para proteção humana (<50Vca ou 120Vcc, de acordo com a EM50178 seção , IEC364 e IEC543) Garantir que a corrente circulante no momento da falta (curto-circuito) não atinja o limite de temperatura admissível pela proteção do cabo. Seçãomínimado cabode proteção ( EN e EN ) Até 16mm2 De 16 a 35mm2 Acimade 35mm2 Mesmaseçãodo cabode fase 16mm2 Seçãomínimaigual àmetade do cabode fase Segundo a EN No caso de conversores com controle vetorial, a corrente de curto fica limitada àcorrente máxima do conversor. Por isso, sempre érecomendado que o cabo terra tenha sempre a mesma bitola do cabo da fase. Para cabos normais de 4 condutores, onde o cabo de proteção tem a metade da bitola, recomenda-se o aterramento do conversor e do motor direto ao eletrodo de terra.

20 Bom Aterramento dos Cabos de Controle Malha de blindagem solidamente aterrada no chassis * Aterramento dos cabos de sinais digital (ambas extremidades) e analógico (em uma das extremidades).

21 Separação e Zoneamento

22 Separação e Zoneamento A Zona A éa conexão do painel elétrico àrede, incluindo o filtro. Aqui a emissão de interferências deveráser inferior a determinados valores limite. A Zona B contém o reator de rede e as fontes de interferências: conversor de freqüência, módulo de frenagem, contator. Na Zona C estão montados o trafode comando e os receptores: sistema de comando e a eletrônica dos sensores. A Zona D forma a interface dos cabos de sinal e de comando paraa periferia. Aqui exige-se um determinado nível de imunidade contra interferências. A Zona E abrange o motor trifásico e os cabos do motor.

23 Separação e Zoneamento As zonas deverão ser fisicamente separadas, para se alcançar um desacoplamento eletromagnético. A distância mínima deveráser de 20 cm. A separação via chapas aterradas é a melhor solução. Em nenhuma hipótese poderão ser passados cabos de diferentes zonas juntos nas mesmas canaletas! Nos pontos de conexão entre as zonas deverão ser eventualmente previstos filtros. Dentro de uma mesma zona poderão ser utilizados cabos de sinal nãoblindados. Todos os cabos de rede (p.ex., RS 485, RS 232) e cabos de sinalque destinam-se para fora do painel, deverão ser blindados.

24 Separação e Zoneamento Separe a potência, o controle, a entrada de potência, etc., em diferentes zonas. Certifique-se de que cabos de diferentes zonas estão roteados em dutos separados. Utilize blindagem entre as diferentes Zonas. Certifique-se de que os cabos se cruzam em ângulos retos a fim de minimizar acoplamentos. Instalação Pobre em : toda a fiação misturada.

25 : O que não fazer para evitá-la O filtro apresenta baixo desempenho devido ao aterramento pobre e porque os cabos estão passados, permitindo acoplamento, ao seu redor. Não existe Zoneamento. Os fios estão cruzados, livres do compartimento metálico e amarrados uns aos outros, reforçando a possibilidade de irradiação de EMI.

26 Supressão de Bobinas Use Supressores em todos os contatores/relés, etc., -Varistores; -Diodos, -Circuitos RC.

27 Emprego de filtro contra rádio-interferência 100mm à 300mm L 1 L 2 L 3 P E Inversor checar a isolação do cabo e conectar a blindagem às partes metálicas cabo blindado filtro L 1 L 2 L P 3 E cabo de rede terminais de aterramento cabo do motor* cabo de comando * indicações: a blindagem deve ser conectada ao motor

28 : Resumindo Planeje a instalação tendo em mente a. Separe a blindagem dos diferentes componentes em compartimentos diferentes. Considere a utilização de gabinetes com grade de proteção embutida. Separe os cabos do Motor dos cabos de sinal. Aterre terminações dos cabos analógicos e digitais blindados. Separe-os se necessário. Conexão equipotencial para correntes de alta freqüência. Cabos de conexão chatos, espessos e encordoados (cordoalhas). Lembre-se: Prevenir émelhor - e mais barato -que remediar.

29 Compatibilidade Eletromagnética A Compatibilidade Eletromagnética pode ser assegurada por: Bom Projeto: Layout cuidadoso dos componentes. Chaveamento e oscilações controlados. Proteções nas entradas. Bom aterramento e utilização de superfícies aterradas. Boa instalação: Aterramento sólido e eficaz. Separação de cabos de potência e de sinais. Supressores em contatores, relés. Uso de filtros externos. Filtros RFI internos. Uso de cabos blindados. Um bom projeto éresponsabilidade da Siemens; a boa instalação éresponsabilidade de quem instala.

30 PWM Compatibilidade com o Motor Medida Reator de saída Filtro limitador de tensão (filtro dv/dt) Filtro Senoidal Efeito Compensa as Correntes Parasitas Capacitivas para cabos longos entre o conversor e o motor Reduz a taxa dv/dt nos terminais do motor e reduz o stress na isolação Limita o dv/dtnos terminais do motor a 500 V/us Limita os picos de tensão nos terminais do motor a ~1,76*UL Alimenta o motor com tensão e corrente praticamente senoidais

31 CoordenaçãoReatorde Saídax Cabo Considerações: -tensãonominal de saída -tipodo cabo(blindadoou não) -distância entreconversor e motor

32 Onda senoidal distorcida t Representação gráfica do conteúdo de harmônicos: Amplitude Componente fundamental t 100% Harmônico de ordem 3 t Ordem No. Harmônico de ordem 5 de ordem 7,9,11,... t Distorção relativa por harmônicos (Fator de distorção - D.F.): D. F. = ( U + U + U +...) 3 5 U %

33 Principaisfontes de Cargas Não Lineares Retificadores Controlados e não-controlados Eletroímãs Fontes Chaveadas Controladores de Tensão Partidas Suaves (Soft-Starters) Conversores de Corrente Contínua Conversores e Inversores de Freqüência Máquinas de solda Lâmpadas fluorescentes / fosforescentes Chaveamento de cargas resistivas Descargas atmosféricas

34 Gerados por Conversores de corrente: In = P*n +/-1 In= Harmônico de corrente de ordem n n = número inteiro consecutivo (n=1,2...) P = número de pulsos do conversor Conversores de 6 pulsos; In = 6*n +/-1, ou seja: I5, I7,I11, I13... Conversores de 12 pulsos: In = 12*n +/-1, ou seja: I11, I13... Conversores Monofásicos ou de 2 pulsos; In = 2 +/-1, ou seja: I3 ( Cuidado! Corrente de Seqüência Zero )

35 de Corrente Ordem Seqüência Pulsos I5 I7 12 pulsos Cuidados: Correntes de Seqüência 0 (múltiplo de 3) não aparecem nos conversores trifásicos de 6 e 12 pulsos. Transformadores com primário em triângulo retém as correntes de seqüência 0 e atua como filtro para a rede. Cuidado com o aquecimento do transformador! 11 - I11 I I13 I

36 Efeito dos Correntes de Seqüência Zero: Aquecimento dos cabos de neutro; Aquecimento do primário do transformador devido a corrente de circulação no triângulo; Correntes de Seqüência Positiva e Negativa: Produzem esforços adicionais no eixo de máquinas rotativas (motores e geradores); seqüência negativa produz contratorque no eixo da máquina; Produzem perdas adicionais no ferro e no cobre das máquinas. Banco de capacitores são afetados principalmente pela Quinta Harmônica

37 Cuidados: Quanto menor a ordem do harmônico, maior sua amplitude, maior a distorção. Exemplo: Sendo I1 a componente fundamental ( 60Hz) I5 ~ I1 / 5 I7 ~ I1 / 7 O nível de harmônicos em uma rede determina a qualidade desta rede. A potência representada pelas distorções não realiza trabalho. É requerida maior potência do sistema de geração para uma mesma potência ativa da carga.

38 Efeito de Ressonância Z= XL*XC/(XL-XC) Se XL ~ XC, Z tende a, ocorre sobre-tensão fr = freqüência de ressonância XL = 2 π fr L, fr = 1/(2 π LC ) XC = 1/2 π fr C Corrente de excitação Circuitooscilante ~ Conversor ou Fonte de XL -Reatância da rede ou do sistema XC-Reatância do Banco de Capacitores

39 NORMAS : IEEE 519 Recomenda as práticas e requisitos para o controle de harmônicos em sistemas elétricos de potência. TENSÃO Estabelece o nível máximo de distorção aceitável no PAC - PONTO DE ACOPLAMENTO COMUM. Níveis de distorção aceitáveis de THD (DISTORÇÃO HARMÔNICA TOTAL) para sistemas até69kv: <6%, sendo: ÍMPARES - 3,5 e 7 < 5% ; 9,11 e 13 < 3%; 15 a 25<2%, acima de 27<1% PARES -2,4 e 6<2%; acima de 8<1%

40 IEEE 519 Recomenda as práticas e requisitos para o controle de harmônicos em sistemas elétricos de potência. CORRENTE Depende do fator R (RELAÇÃO DE CURTO-CIRCUITO DA INSTALAÇÃO NO PAC ). R=I SC /I L, Onde: I SC =Máxima corrente de curto-circuito no PAC I L = Máxima demanda de corrente fundamental das cargas lineares e não lineares. ordem < R<20 4% 2% 1,5% 0,6%... R<50 7% 3,5% 2,5% 1%...

41 Equipamentos de Correção de Fator de Potência Máquinas de Solda Aquecedores RF etc. MICROMASTER Motor Grandes Drives e Sistemas Eletrônicos de Potência Descargas Atmosféricas, Falhas no Sistema de Potência instale aqui um Reator de Entrada e equipamento de Proteção contra Sobretensões

42 Efeito dos -Afetam a isolação de motores, transformadores e cabos -Geram maior aquecimento destes componentes -Afetam a operação de aparelhos eletrônicos funcionamento maluco -Os conversores sãofontesde harmônicos, mas também podem ter o funcionamento afetado devido a outras fontesde harmônicos Sistema de alimentação Soluções: -Instalação de reatores de linha; -instalação de transformadores isoladores; -remanejamento de cargas; -instalação de filtros -utilizaçãode conversores 12 pulsos -Utilizaçãode conversores AFE Trafode alimentação L1 L2 L3 M M M

43 Aplicação do Reatorde Linha (EN50178/VDE 0160) RSC=Sk/Sconv.

44 Exemplo: -barramentopoluidopor harmônicos; -cargas sensíveisno mesmobarramentode conversores: Micros, fontes eletrônicas, pequenos conversores.

45 Exemplo: -Distribuição dos conversores em transformadores de acordo com o THD (DISTORÇÃO HARMÔNICA TOTAL) máximo admissível pelos conversores: <10% ( conforme VDE 0839 e EN Transformadordedicadoparacargas sensíveis -Cargasmonofásicasalimentadaspor transformadorisoladorcom alimentação fase-fase no primário

46 Conexão de 12 Pulsos U V W Total no primário UUV Sistema 1 Y-Y UUV Sistema 2 Y-D (oudy)

47 Especificação de Conversores com Minimização dos Recomendação: utilizar conversores de 12 pulsos ou AFE, para potências acima de 400kW.

48 Conversores MASTERDRIVES AFE Retificador AFE Unidade inversora com IGBT s Supply connecting panel Main switch Fuses Main contactor Precharging contactor Line filter Basic equipment Option Precharge circuit Supply-side converter PMU parameterizing unit Painel de entrada com filtrode harmônicos (Clean Power Filter) OP1S userfriendly op. control panel Inverter Motor connecting panel

49 MASTERDRIVES AFE x 6 pulsos 9,0% 8,0% Nível de tensão harmônica 7,0% 6,0% 5,0% 4,0% 3,0% 2,0% AFE 6 pulsos 1,0% 0,0% Ordem dos harmônicos

50 MASTERDRIVES AFE x 6 pulsos e 12 pulsos Nível de tensão harmônica 6,0% 5,0% 4,0% 3,0% 2,0% AFE 12 pulsos 6 pulsos 1,0% 0,0% Ordem dos harmônicos

51 SIMOVERT MASTERDRIVES AFE Nível de harmônicos do conversor AFE 0,20% 0,18% Nível de harmônicos de tensão 0,16% 0,14% 0,12% 0,10% 0,08% 0,06% 0,04% 0,02% 0,00% Active Front End Ordem dos harmônicos

52 Sinamics Line Harmonics Filter LHF Line Harmonic Filter -Filtro de, ressonante série, para conversores de 6 pulsos Sinamics G130 e G150; -Desempenho equivalente ao de conversores de 12 Pulsos. Corrente na linha Filtro de de Linha (LHF) 6SL3000-0J... SINAMICS G130/G150 6SL Currente na entrada do conversor M

53 Sinamics Line Harmonics Filter Benefícios Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Ø Absorver os harmônicos de corrente de baixa freqüência (Ordem 5 e 7) Operação em redes de 50 Hz ou 60 Hz Não requer transformador de duplo secundário Baixos níveis de harmônicos de corrente nos cabos de entrada da rede Conversor mais compacto que o equivalente na solução de 12 Pulsos, pois contém apenas 01 retificador de entrada. Refrigeração natural, sem ventilador Grau de Proteção IP21 O filtro não é uma opção do painel SINAMICS G150. Pode ser fornecido avulso e ser instalado pelo cliente

54 Sinamics Line Harmonics Filter Benefícios Corrente de linha de um conversor com filtro i Valores típicos de Distorção de Corrente -THD : Retificador de 6-pulsos 40% Retificador de 12 pulsos > 10% Retificador de 6 pulsos com filtro < 10%

55 Sinamics Line Harmonics Filter Benefícios Níveis de de Corrente em Conversores

56 Sinamics Line Harmonics Filter Benefícios

57 Sinamics Line Harmonics Filter Benefícios

58 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -painéis para instalação abrigada ( IP20... IP43 ) -Seccionadoras fusíveis, acionamento na porta; -IHM com display alfanumérico na porta; -botão de emergência; -exaustor de ar montado no teto; -abertura para entrada de ar por baixo na porta;

59 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -seccionadoracom fusíveis combinados tipo 3NE1; -reator de comutação no piso do painel; -contatorde linha; -transformador de comando; -cabeamento linear ;

60 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -seccionadoracom fusíveis combinados tipo 3NE1; -contatorde linha; -transformador de comando; -cabeamento linear ; -separação dos cabos de comando e controle do conversor; -cruzamento de cabos de controle e de força em ângulo de 90 graus;

61 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -separação dos cabos de comando e controle do conversor; -cruzamento de cabos de controle e de força em ângulo de 90 graus;

62 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -exaustor de ar montado no teto; -iluminação do painel; -chave fim-de-curso na porta; -caminhamento dos cabos para a porta; -separaçãodos cabosde comando e de controledo conversor.

63 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -caminhamento dos cabos para a porta; - porta-desenhos ;

64 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -entrada de ar do painel; -possibilidade de colocação de manta de filtro; -aterramento da porta;

65 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: -barra de aterramento; -cabos de terra do conversor; -possibilidade de melhoria: barra de aterramento independente para circuito de controle;

66 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: - separação dos cabos de comando e controle do conversor; -cabos blindados no circuito de comando e controle;

67 Exemplo: Painel com MICROMASTER Cuidados: - borneirapara cabos externos; - tomada 220V/60Hz (PC); - barra de aterramento da blindagem de cabos;

68 Exemplo: Painel com MASTERDRIVES Cuidados: -amplificadores isoladores galvânicos para sinais de controle;

69 Exemplo: Painel com MASTERDRIVES Cuidados: -amplificadores isoladores galvânicos para sinais de controle; -borneirapara cabos externos; tomada 220V/60Hz ( PC); -barra de aterramento da blindagem de cabos; -reatores de entrada e de saída; -fusíveis (gr); -exaustor de ar na porta;

70 Exemplo: Painel com MASTERDRIVES Cuidados: -amplificadores isoladores galvânicos para sinais de controle; -borneirapara cabos externos; tomada 220V/60Hz ( PC); -barra de aterramento da blindagem de cabos; -reatores de entrada e de saída; -fusíveis ( são gr); -exaustor de ar no teto;

71 Exemplo: Painel com MASTERDRIVES Cuidados: -exaustor de ar no teto; -iluminação interna; -logo para funções de comando;

72 Exemplo: Painel com MASTERDRIVES Cuidados: -amplificadores isoladores galvânicos para sinais de controle; -borneirapara cabos externos; tomada 220V/60Hz ( PC); -barra de aterramento da blindagem de cabos; -reatores de entrada e de saída; -fusíveis ( são gr); -...

73 Exemplo: Painel com MASTERDRIVES

DRIVES. Instruções para Instalações de Conversores de Freqüência. Edição 08.2002. IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline

DRIVES. Instruções para Instalações de Conversores de Freqüência. Edição 08.2002. IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline s DRIVES Instruções para Instalações de Conversores de Freqüência Edição 08.2002 IND 1 Drives technology Suporte Técnico Drives Hotline ÍNDICE INTRODUÇÃO...2 A IMPORTÂNCIA DO REATOR DE SAÍDA...2 FILTROS

Leia mais

CONVERSORES DE FREQÜÊNCIA Instruções para Instalação de Conversores de Freqüência

CONVERSORES DE FREQÜÊNCIA Instruções para Instalação de Conversores de Freqüência CONVERSORES DE FREQÜÊNCIA Instruções para Instalação de Conversores de Freqüência Edição 08.2007 A&D CS Suporte Técnico Drives HotLine Índice 1. Introdução 2. Condições Ambientais de Operação 2.1 Poluição

Leia mais

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los 1/ 9 Imprimir PROJETOS / Energia 20/08/2012 10:20:00 Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los Na primeira parte deste artigo vimos que a energia

Leia mais

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda.

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Confiança e economia na qualidade da energia. Recomendações para a aplicação de capacitores em sistemas de potência Antes de iniciar a instalação,

Leia mais

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES Nobreak senoidal on-line trifásico dupla convers o 60 a 300 kva 60 kva de 80 a 120 kva 160 e 300 kva PERFIL Os nobreaks on-line de dupla conversão da linha Gran Triphases foram desenvolvidos com o que

Leia mais

Boletim Te cnico. Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV

Boletim Te cnico. Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV Boletim Te cnico Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV As fontes para lâmpadas ultravioleta são os circuitos de potência responsáveis pela alimentação das lâmpadas de média pressão. São também conhecidas

Leia mais

Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores de Corrente Contínua para Corrente Alternada (Inversores)

Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores de Corrente Contínua para Corrente Alternada (Inversores) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores de Corrente Contínua para Corrente Alternada (Inversores)

Leia mais

INDUTOR DE BLOQUEIO TRIFÁSICO PARA BANCO DE CAPACITORES

INDUTOR DE BLOQUEIO TRIFÁSICO PARA BANCO DE CAPACITORES INDUTOR DE BLOQUEIO TRIFÁSICO PARA BANCO DE CAPACITORES A Energia Elétrica vem se tornando, cada vez mais, um bem muito importante para a Indústria e, sua utilização eficiente deve ser um objetivo importante.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM Os sistemas de cabeamento estruturado foram desenvolvidos

Leia mais

PLANILHA DE PROPOSTA

PLANILHA DE PROPOSTA 0001 012186 INVERSOR DE FREQUENCIA 144 AMPERES / 220 VCA Inversor de freqüência para aplicação em motor elétrico trifásico com corrente nominal de serviço 140A, tensão nominal 220V, temperatura de funcionamento

Leia mais

TOPOLOGIAS DE NOBREAK

TOPOLOGIAS DE NOBREAK TOPOLOGIAS DE NOBREAK O que é um Nobreak? Nobreaks são equipamentos que possuem a função de fornecer energia ininterrupta para a carga (computadores, servidores, impressoras, etc.). Além desta função,

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET Especificação Técnica 1. Objeto Aquisição de 1 (um) NOBREAK DE POTÊNCIA 5 kva Obs.: Os atributos técnicos abaixo relacionados são de atendimento obrigatório. A nomenclatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE TECNOLOGIA CT GRUPO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONTROLE - GEPOC SEPOC 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE TECNOLOGIA CT GRUPO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONTROLE - GEPOC SEPOC 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE TECNOLOGIA CT GRUPO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA E CONTROLE - GEPOC SEPOC 2010 FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA SÉRIE PARALELO APRESENTADOR: MÁRCIO STEFANELLO,

Leia mais

Inversor de Freqüência

Inversor de Freqüência Descrição do Funcionamento. Inversor de Freqüência Atualmente, a necessidade de aumento de produção e diminuição de custos, se fez dentro deste cenário surgir a automação, ainda em fase inicial no Brasil,

Leia mais

Descrição do Produto. Dados para compra

Descrição do Produto. Dados para compra Descrição do Produto A funcionalidade e versatilidade da linha de Inversores de Freqüência NXL da Altus fazem dela a solução ideal para as mais diversas aplicações. Visa atingir motores com menores potências

Leia mais

MANUAL. - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio.

MANUAL. - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio. Easy Servo Driver MANUAL Atenção: - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio. Sumário 1. LEGENDA DE PART-NUMBER...

Leia mais

Como reduzir sua conta de energia elétrica

Como reduzir sua conta de energia elétrica Como reduzir sua conta de energia elétrica Com REDULIGHT você tem energia de melhor qualidade e economiza até 25% na conta Saiba como O que é e como funciona o filtro REDULIGHT O Redulight é um Filtro

Leia mais

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor

dv dt Fig.19 Pulso de tensão típico nos terminais do motor INFLUÊNCIA DO INVERSOR NO SISTEMA DE ISOLAMENTO DO MOTOR Os inversores de freqüência modernos utilizam transistores (atualmente IGBTs) de potência cujos os chaveamentos (khz) são muito elevados. Para atingirem

Leia mais

ENGEMATEC CAPACITORES

ENGEMATEC CAPACITORES ENGEMATEC CAPACITORES CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA Confiança e economia na qualidade da energia. Equipamentos Elétricos e Elêtronicos de Potência Ltda 2 MODELOS DOS CAPACITORES TRIFÁSICOS PADRONIZADOS

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS Por que medir grandezas elétricas? Quais grandezas elétricas precisamos medir? Como medir

Leia mais

Os termômetros de resistência podem ser isolados de altas tensões. Todavia, na prática, o espaço de instalação disponível é frequentemente pequeno

Os termômetros de resistência podem ser isolados de altas tensões. Todavia, na prática, o espaço de instalação disponível é frequentemente pequeno ProLine P 44000 Medições Precisas de Temperatura em Altas Tensões, até 6,6 kv Quando as temperaturas precisam ser medidas com termômetros de resistência Pt100 em ambientes sob altas tensões, os transmissores

Leia mais

Como funciona o motor de corrente contínua

Como funciona o motor de corrente contínua Como funciona o motor de corrente contínua Escrito por Newton C. Braga Este artigo é de grande utilidade para todos que utilizam pequenos motores, principalmente os projetistas mecatrônicos. Como o artigo

Leia mais

Projetos de Eletrônica Básica II

Projetos de Eletrônica Básica II Projetos de Eletrônica Básica II MUITO CUIDADO NA MONTAGEM DOS CIRCUITOS, JÁ QUE SE ESTÁ TRABALHANDO COM A REDE ELÉTRICA. Projete um sistema para uma casa inteligente, com as seguintes características:

Leia mais

Webinar ABB - Voltimum Softstarter Especificação, Aplicação e Vantagens

Webinar ABB - Voltimum Softstarter Especificação, Aplicação e Vantagens ABB Produtos Baixa Tensão Seminário online Economia de energia através de Inversores de frequência e seu funcionamento Webinar ABB - Voltimum Softstarter Especificação, Aplicação e Vantagens Por: José

Leia mais

Controle universal para motor de passo

Controle universal para motor de passo Controle universal para motor de passo No projeto de automatismos industriais, robótica ou ainda com finalidades didáticas, um controle de motor de passo é um ponto crítico que deve ser enfrentado pelo

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Cabeamento Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br Os cabos são usados como meio de comunicação há mais de 150 anos. A primeira implantação em larga escala de comunicações via

Leia mais

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA)

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) 1. Introdução 1.1 Inversor de Frequência A necessidade de aumento de produção e diminuição de custos faz surgir uma grande infinidade de equipamentos desenvolvidos

Leia mais

São componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso.

São componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso. Luciano de Abreu São componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso. É um dispositivo elétrico passivo que armazena energia

Leia mais

Redes Industriais. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson

Redes Industriais. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Redes Industriais Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Capítulo 2 Meio Físicos A automação no meio produtivo Objetivos: Facilitar os processos produtivos

Leia mais

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS 2.1 INTRODUÇÃO O objetivo do presente trabalho é estudar o funcionamento em regime permanente e em regime dinâmico da Máquina Assíncrona Trifásica

Leia mais

Aula 5 Infraestrutura Elétrica

Aula 5 Infraestrutura Elétrica Aula 5 Infraestrutura Elétrica Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Ruído Elétrico Os problemas de energia elétrica são as maiores causas de defeitos no hardware das redes de computadores e conseqüente

Leia mais

Antes de começar a instalação dos controladores para comunicarem-se com o SITRAD, alertamos os técnicos que observem algumas informações importantes,

Antes de começar a instalação dos controladores para comunicarem-se com o SITRAD, alertamos os técnicos que observem algumas informações importantes, ntes de começar a instalação dos controladores para comunicarem-se com o SITRD, alertamos os técnicos que observem algumas informações importantes, conforme exigências da norma NR5410, para que tenham

Leia mais

Medidas de mitigação de harmônicos

Medidas de mitigação de harmônicos 38 Apoio Harmônicos provocados por eletroeletrônicos Capítulo XII Medidas de mitigação de harmônicos Igor Amariz Pires* A maneira mais comum de mitigar harmônicos é por meio da utilização de filtros. O

Leia mais

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica Técnico em Eletrotécnica Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Em uma corrente elétrica, o deslocamento dos elétrons para produzir a corrente se deve ao seguinte fator: a) fluxo dos elétrons b) forças

Leia mais

Eletrônica II. Amplificadores de Potência. Notas de Aula José Maria P. de Menezes Jr.

Eletrônica II. Amplificadores de Potência. Notas de Aula José Maria P. de Menezes Jr. Eletrônica II Amplificadores de Potência Notas de Aula José Maria P. de Menezes Jr. Amplificadores Amplificador é um equipamento que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade

Leia mais

IND 1 DT MICROMASTER 430

IND 1 DT MICROMASTER 430 MICROMASTER 430 MICROMASTER 430 Uma visão geral l Inversores trifásicos de 400V projetados para aplicações com cargas de torque quadrático (bombas, ventiladores, etc.) l Quatro tamanhos de carcaça: FS

Leia mais

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX

Guia de Instalação Rápida PLC KL320. Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX Guia de Instalação Rápida PLC KL320 Keylogix, abrindo portas para a automação industrial. KEYLOGIX 1. Cuidados Iniciais Prezado cliente, você está recebendo o PLC KL320, um Controlador Lógico Programável,

Leia mais

UMG 104-Mais do que um simples Multímetro UMG 104

UMG 104-Mais do que um simples Multímetro UMG 104 UMG 104 UMG 104-Mais do que um ples Multímetro O UMG 104 equipado com um DSP de 500 MHz (processador de sinal digital) é um analisador de tensão muito rápido e potente. A varredura contínua dos 8 canais

Leia mais

Prof. Dr. Ernesto Ruppert Filho DSCE Departamento de Sistemas e Controle de Energia/FEEC/UNICAMP ruppert@fee.unicamp.

Prof. Dr. Ernesto Ruppert Filho DSCE Departamento de Sistemas e Controle de Energia/FEEC/UNICAMP ruppert@fee.unicamp. CONVERSORES ELETRÔNICOS DE POTÊNCIA PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DE BAIXA TENSÃO CONECTADOS À REDE Prof. Dr. Ernesto Ruppert Filho DSCE Departamento de Sistemas e Controle de Energia/FEEC/UNICAMP ruppert@fee.unicamp.br

Leia mais

Corrente Alternada Transformadores Retificador de Meia Onda

Corrente Alternada Transformadores Retificador de Meia Onda Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Departamento de Eletrônica Eletrônica Básica e Projetos Eletrônicos Corrente Alternada Transformadores Retificador de Meia Onda Clóvis Antônio Petry,

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I QUALIDADE DE ENERGIA 1-Introdução ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Desde o princípio do método de transmissão de energia elétrica utilizando CA, ou ondas senoidais, o aparecimento de componentes harmônicas é um

Leia mais

Introdução: Inversor de Freqüência: Princípios Básicos:

Introdução: Inversor de Freqüência: Princípios Básicos: Introdução: Inversor de Freqüência: Atualmente, a necessidade de aumento de produção e diminuição de custos, se fez dentro deste cenário surgir a automação, ainda em fase inicial no Brasil, com isto uma

Leia mais

São necessários três componentes, simultaneamente, para existir a EMI:

São necessários três componentes, simultaneamente, para existir a EMI: AInterferência Eletromagnética nas Redes de Computadores Prof. José Maurício dos Santos Pinheiro Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA 28 de maio de 2007 EMI Electromagnetic Interference O ambiente

Leia mais

Eletrônica Aula 07 CIN-UPPE

Eletrônica Aula 07 CIN-UPPE Eletrônica Aula 07 CIN-UPPE Amplificador básico Amplificador básico É um circuito eletrônico, baseado em um componente ativo, como o transistor ou a válvula, que tem como função amplificar um sinal de

Leia mais

Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes. Código do Produto

Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes. Código do Produto Descrição do Produto A Série Energy da Altus traz uma solução confiável para um dos pontos mais críticos em uma aplicação industrial: o fornecimento de alimentação para todos os dispositivos do sistema

Leia mais

www.siemens.com.br/acionamentos SINAMICS V60 A solução perfeita para aplicações básicas de servo.

www.siemens.com.br/acionamentos SINAMICS V60 A solução perfeita para aplicações básicas de servo. www.siemens.com.br/acionamentos SINAMICS V60 A solução perfeita para aplicações básicas de servo. SINAMICS V60 com servomotores 1FL5 A solução para aplicações básicas de servo A tecnologia servo-drive

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA72C35-A/00

MANUAL DE INSTRUÇÕES EFA72C35-A/00 Histórico N. Doc. Revisão Data Descrição Aprovado 601165 A 24/01/14 Inicial Faria Executado: Edson N. da cópia: 01 Página 1 de 7 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS E MECÂNICAS 2.1 - Entrada

Leia mais

Capítulo 4 - Testes de Cabos. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de 2007 - Página

Capítulo 4 - Testes de Cabos. Associação dos Instrutores NetAcademy - agosto de 2007 - Página Capítulo 4 - Testes de Cabos 1 Fundamentos - Ondas As ondas são importantes no estudo das redes, pois são elas que transmitem as informações, utilizando meios de cobre, fibra óptica ou o ar. As ondas são

Leia mais

Controle de Conversores Estáticos Controle de um conversor boost CCM para correção do FP. Prof. Cassiano Rech cassiano@ieee.org

Controle de Conversores Estáticos Controle de um conversor boost CCM para correção do FP. Prof. Cassiano Rech cassiano@ieee.org Controle de Conversores Estáticos Controle de um conversor boost CCM para correção do FP cassiano@ieee.org 1 Operação como PFP Como a freqüência de comutação do interruptor S é muito maior que a freqüência

Leia mais

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE Um conversor é um equipamento utilizado para converter potência alternada em potência contínua. Num conversor simples, que usa somente diodos retificadores, a tensão

Leia mais

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada Notas: Critérios Construtivos do Padrão de Entrada A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada. O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

Instrumentação e Técnicas de Medidas. Ruído, Interferência

Instrumentação e Técnicas de Medidas. Ruído, Interferência Instrumentação e Técnicas de Medidas Ruído, Interferência Controle de Versões 2013 Versão 1 Instrumentação e Técnicas de Medidas (ITM) Com base nas notas de aula de COB783 e Op Amp Applications Handbook,

Leia mais

CATÁLAGO TÉCNICO SOLUÇÕES EM ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA.

CATÁLAGO TÉCNICO SOLUÇÕES EM ECONOMIA DE ÁGUA E ENERGIA. CATÁLAGO TÉCNICO MODELO TRIFÁSICO MODELO BIFÁSICO FILTRO REDU-LUZ O que é SISTEMA REDU-LUZ Trata-se de filtro de linha capacitivo, montado em caixa ABS, encapsulado em resina inífoga (não propagadora de

Leia mais

Monitor de Temperatura M96

Monitor de Temperatura M96 ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura M96 foi desenvolvido para supervisionar até 8 (oito) canais de temperatura simultaneamente, ele é utilizado para proteger

Leia mais

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a 6. FATOR DE POTÊNCIA O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa, conseqüentemente energia ativa e reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada.

Leia mais

Regulador Digital de Tensão DIGUREG

Regulador Digital de Tensão DIGUREG Regulador Digital de Tensão DIGUREG Totalmente digital. Software para parametrização e diagnósticos extremamente amigável. Operação simples e confiável. Ideal para máquinas de pequena a média potência.

Leia mais

REDUZA CUSTOS E TEMPO DE STARTUP APLICANDO CORRETAMENTE AS TÉCNICAS DE ATERRAMENTO E ISOLAÇÃO. Rodrigo Zereu zereu@novus.com.br

REDUZA CUSTOS E TEMPO DE STARTUP APLICANDO CORRETAMENTE AS TÉCNICAS DE ATERRAMENTO E ISOLAÇÃO. Rodrigo Zereu zereu@novus.com.br REDUZA CUSTOS E TEMPO DE STARTUP APLICANDO CORRETAMENTE AS TÉCNICAS DE ATERRAMENTO E ISOLAÇÃO Rodrigo Zereu zereu@novus.com.br MOTIVAÇÃO Com a evolução dos sistemas de automação em busca de eficiência

Leia mais

Monitor de Temperatura MONITEMP

Monitor de Temperatura MONITEMP ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Monitor de Temperatura MoniTemp foi desenvolvido para supervisionar até 3 (três) canais de temperatura simultaneamente, ele é utilizado para proteger

Leia mais

A INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA EM REDE DE COMPUTADORES

A INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA EM REDE DE COMPUTADORES 01 A INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA EM REDE DE COMPUTADORES A interferência eletromagnética (EMI) é um dos maiores causadores de falhas em redes de computadores, principalmente quando são utilizadas tubulações

Leia mais

1 Componentes da Rede Gestun

1 Componentes da Rede Gestun PROCEDIMENTO PARA DETECÇÃO DE FALHAS EM REDES DATA: 23/06/14. Controle de Alterações DATA 23/06/14 MOTIVO Versão Inicial RESPONSÁVEL Márcio Correia 1 Componentes da Rede Gestun -Módulo de comunicação:

Leia mais

GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA

GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA Informações Técnicas GREENLOAD CARGA ELETRÔNICA REGENERATIVA TRIFÁSICA Informações Gerais A Carga Eletrônica Regenerativa Trifásica da Schneider permite a injeção de energia na rede elétrica proveniente

Leia mais

As melhores soluções para sua Automação. Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis

As melhores soluções para sua Automação. Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis As melhores soluções para sua Automação Inversores de Freqüência Soft-Starters Servoacionamentos Controladores Programáveis Disponíveis em nosso site www.weg.com.br Softwares WEG Automação Alguns dos softwares

Leia mais

Inversores de freqüência. Introdução

Inversores de freqüência. Introdução Inversores de freqüência Introdução Desde que os primeiros motores surgiram, os projetistas perceberam uma necessidade básica, controlar sua velocidade, várias técnicas foram utilizadas ao longo dos anos

Leia mais

3 Faltas Desbalanceadas

3 Faltas Desbalanceadas UFSM Prof. Ghendy Cardoso Junior 2012 1 3 Faltas Desbalanceadas 3.1 Introdução Neste capítulo são estudados os curtos-circuitos do tipo monofásico, bifásico e bifase-terra. Durante o estudo será utilizado

Leia mais

(1) Slide 1. Osciladores e temporizadores

(1) Slide 1. Osciladores e temporizadores (1) Slide 1 Osciladores e temporizadores A maioria dos equipamentos eletrônicos inclui alguma forma de oscilador ou temporizador, que podem ser com formatos de onda pulsada, senoidal, quadrada, em dente-de-serra

Leia mais

Automação industrial Sensores

Automação industrial Sensores Automação industrial Sensores Análise de Circuitos Sensores Aula 01 Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos 3 Modulo Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina O que são sensores?

Leia mais

para cargas críticas.

para cargas críticas. 50 anos NO-BREAKS & ESTABILIZADORES DE TENSÃO Soluções em sistemas de pura ENERGIA para cargas críticas. www.amplimag.com.br EMPRESA Amplimag Controles Eletrônicos Ltda. Empresa 100% Nacional, desde 1962

Leia mais

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é:

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é: Questão 1: A tensão E no circuito abaixo vale: a) 0,5 V b) 1,0 V c) 2,0 V d) 5,0 V e) 10,0 V Questão 2: A resistência equivalente entre os pontos A e B na associação abaixo é de: a) 5 Ohms b) 10 Ohms c)

Leia mais

Manual de instalação e configuração do módulo de saídas NSR-08

Manual de instalação e configuração do módulo de saídas NSR-08 Manual de instalação e configuração do módulo de saídas NSR-08 Sumário DESCRIÇÃO GERAL...4 VANTAGENS...4 CARACTERÍSTICAS...4 LED DE STATUS DO MODULO...4 ESQUEMA DE LIGAÇÕES...5 LIGAÇÃO DO CABO DE COMUNICAÇÃO...6

Leia mais

Motores elétricos Siemens e a Economia de Energia

Motores elétricos Siemens e a Economia de Energia Jornadas Técnicas Novas perspectivas Drive Technology Mundo em Motores elétricos Siemens e a Economia de Energia Tópicos Instalando o motor elétrico com inversor de freqüência Princípio de funcionamento

Leia mais

Transformadores trifásicos

Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Por que precisamos usar transformadores trifásicos Os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Leia mais

Fontes de Alimentação Lineares não reguladas

Fontes de Alimentação Lineares não reguladas Fontes Lineares não reguladas FAL 24Vcc / 5A FAL 24Vcc / 10A Referência FAL 24Vcc/5A C904385.2000 Referência FAL 24Vcc/10A C904404.2000 Dados nominais Tensão de Entrada (± 10%): Tensão de saída ± 5% (selecionável):

Leia mais

Qualidade e Eficiência Energética

Qualidade e Eficiência Energética Fabio Balesteros, Engenharia de Aplicação, 2010 Qualidade e Eficiência Energética September 2, 2010 Slide 1 Introdução A cada dia aumenta-se a preocupação com a produtividade dos sistemas elétricos. Economia

Leia mais

Teoria Princípio do Capacitor

Teoria Princípio do Capacitor Teoria Princípio do Capacitor Um capacitor consiste de dois pratos eletrodos isolados de cada lado por um dielétrico médio. As características de um capacitor são dependentes da capacitância e da tensão.

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Novas Normas NBR IEC 61643-1 - Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão - Parte 1: Dispositivos de proteção conectados a sistemas de

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Monofásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

Amplificador Analógico Tipo VT 3015

Amplificador Analógico Tipo VT 3015 RP 29 892/05.02 Substitui: 29 893 Amplificador Analógico Tipo VT 305 Série X Índice Conteúdo Características Dados para pedido Página Diagrama de funcionamento, ajustes 2 Dados técnicos Diagrama de blocos

Leia mais

ENERGIA EM TODOS OS MOMENTOS

ENERGIA EM TODOS OS MOMENTOS ENERGIA EM TODOS OS MOMENTOS ENERGIA EM TODOS OS MOMENTOS Somos a Eikon Sistemas de Eneria, uma empresa com foco na inovação e qualidade de seus produtos, além da expertise no desenvolvimento de soluções

Leia mais

Prevenção de Problemas de Indução Magnética em Cabos de Comunicação

Prevenção de Problemas de Indução Magnética em Cabos de Comunicação Prevenção de Problemas de Indução Magnética em Cabos de Comunicação INTRODUÇÃO Jeff Roberts and Mark Weber Corrente de magnitude surpreendentemente elevadas podem circular nos cabos de comunicação metálicos

Leia mais

Simbologia de instalações elétricas

Simbologia de instalações elétricas Simbologia de instalações elétricas Os símbolos gráficos usados nos diagramas unifilar são definidos pela norma NBR5444, para serem usados em planta baixa (arquitetônica) do imóvel. Neste tipo de planta

Leia mais

Blindar ou não blindar?

Blindar ou não blindar? ATERRAMENTO Blindar ou não blindar? 56 RTI MAR 2008 Paulo Marin, da Paulo Marin Consultoria Existem diversas técnicas para minimizar os efeitos da interferência eletromagnética sobre a transmissão de sinais

Leia mais

Hardware de Computadores

Hardware de Computadores Fonte de Energia Hardware de Computadores Introdução As fontes de alimentação são as responsáveis por distribuir energia elétrica a todos os componentes do computador. Assim, uma fonte de qualidade é essencial

Leia mais

Solução para continuidade de serviço em toda e qualquer situação

Solução para continuidade de serviço em toda e qualquer situação Catálogo Técnico Solução para continuidade de serviço em toda e qualquer situação Monitor de isolação 203-02/2006-0 Tudo sob controle Em aplicações, onde a falta de tensão pode causar graves conseqüências

Leia mais

Relé de Proteção do Motor RPM ANSI 37/49/50/77/86/94 CATÁLOGO. ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5

Relé de Proteção do Motor RPM ANSI 37/49/50/77/86/94 CATÁLOGO. ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 CATÁLOGO ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Relé de Proteção de Motores RPM foi desenvolvido para supervisionar até 2 (dois) grupos ventiladores/motores simultaneamente, é utilizado

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 18

PROVA ESPECÍFICA Cargo 18 27 PROVA ESPECÍFICA Cargo 18 QUESTÃO 41 De acordo com a NBR 5410, em algumas situações é recomendada a omissão da proteção contra sobrecargas. Dentre estas situações estão, EXCETO: a) Circuitos de comando.

Leia mais

Fontes de Alimentação

Fontes de Alimentação Fontes de Alimentação As fontes de alimentação servem para fornecer energia eléctrica, transformando a corrente alternada da rede pública em corrente contínua. Estabilizam a tensão, ou seja, mesmo que

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA EQUIPAMENTOS DA SE PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA COMPONENTES SUBESTAÇÕES OBJETIVOS Apresentar os principais equipamentos

Leia mais

- Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio.

- Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio. Easy Servo Driver MANUAL Atenção: - Leia cuidadosamente este manual antes de ligar o Driver. - A Neoyama Automação se reserva no direito de fazer alterações sem aviso prévio. Sumário 1. LEGENDA DE PART-NUMBER...

Leia mais

3 - Sistemas em Corrente Alternada. 1 Considerações sobre Potência e Energia. Carlos Marcelo Pedroso. 18 de março de 2010

3 - Sistemas em Corrente Alternada. 1 Considerações sobre Potência e Energia. Carlos Marcelo Pedroso. 18 de março de 2010 3 - Sistemas em Corrente Alternada Carlos Marcelo Pedroso 18 de março de 2010 1 Considerações sobre Potência e Energia A potência fornecida a uma carga à qual está aplicada um tensão instantânea u e por

Leia mais

Módulo de Aquisição de Dados e Controle. Catálogo

Módulo de Aquisição de Dados e Controle. Catálogo DM Catálogo Módulo de Aquisição de Dados e Controle O Módulo de Aquisição de Dados e Controle - DM efetua a interface de sistemas digitais com qualquer equipamento analógico ou eletromecânico que não possui

Leia mais

INVERSOR DE FREQÜÊNCIA CFW09 ACIMA DE 500 HP 380-480V 500-600V 660-690V

INVERSOR DE FREQÜÊNCIA CFW09 ACIMA DE 500 HP 380-480V 500-600V 660-690V INVERSOR DE FREQÜÊNCIA CFW09 ACIMA DE 500 HP 380-480V 500-600V 660-690V Adendo ao Manual do Usuário ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. LINHA CFW-09 ACIMA DE 500 HP... 3 3. INSTALAÇÃO MECÂNICA... 7 4. INSTALAÇÃO

Leia mais

Nova Linha de Equipamentos Trifásicos Classic-DSP

Nova Linha de Equipamentos Trifásicos Classic-DSP Nova Linha de Equipamentos Trifásicos Classic-DSP Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - CP Eletrônica S.A. Rua da Várzea 379 CEP: 91040-600 Porto Alegre RS Brasil Fone: (51)2131-2407 Fax: (51)2131-2469

Leia mais

PREGÃO SESC-AN N.º 15/0051-PG ADENDO II

PREGÃO SESC-AN N.º 15/0051-PG ADENDO II PREGÃO SESC-AN N.º 15/0051-PG ADENDO II ESCLARECIMENTO A QUESTIONAMENTOS Referente à tensão de entrada e saída: O documento ANEXO+I+-+15-0051-PG+-+Especificação+Técnica solicita fornecimento de nobreak

Leia mais

VariTrans A 20300. Duplicadores de sinais em alojamento de 6 mm com duas saídas calibradas chaveáveis, também para altas cargas na saída.

VariTrans A 20300. Duplicadores de sinais em alojamento de 6 mm com duas saídas calibradas chaveáveis, também para altas cargas na saída. Duplicadores de Sinais Convencionais Duplicadores de sinais em alojamento de 6 mm com duas saídas calibradas chaveáveis, também para altas cargas na saída. A Tarefa Isolação e transmissão de sinais convencionais

Leia mais

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro.

Introdução. Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. SENSORES Introdução Criar um sistema capaz de interagir com o ambiente. Num circuito eletrônico o sensor é o componente que sente diretamente alguma característica física do meio em que esta inserido,

Leia mais

Cabeamento Blindado MÁRCIO MATOSO DE CASTRO

Cabeamento Blindado MÁRCIO MATOSO DE CASTRO Cabeamento Blindado MÁRCIO MATOSO DE CASTRO AGENDA CONCEITOS CARACTERÍSTICAS DE UMA REDE BLINDADA CABOS BLINDADOS FURUKAWA PARÂMETROS ELÉTRICOS ESPECIAIS NOVA GERAÇÃO DE CABOS CONCEITOS A EMI é um problema

Leia mais

Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons

Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons Elétrica Quem compõe a instalação elétrica - quadro de luz - centro nervoso das instalações elétricas. Deve ser metálico ou de material incombustível, e nunca de madeira (na sua parte interna ou externa).

Leia mais

Bloco 3 do Projeto: Comparador com Histerese para Circuito PWM

Bloco 3 do Projeto: Comparador com Histerese para Circuito PWM Bloco 3 do Projeto: Comparador com Histerese para Circuito PWM O circuito de um PWM Pulse Width Modulator, gera um trem de pulsos, de amplitude constante, com largura proporcional a um sinal de entrada,

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Atualização das informações. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Atualização das informações. Nome dos grupos Instalação de Banco de Capacitores em Baixa Tensão Processo Realizar Novas Ligações Atividade Executar Ligações BT Código Edição Data SM04.14-01.008 2ª Folha 1 DE 9 26/10/2009 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES

Leia mais

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo.

BOLETIM DE GARANTIA. (N o 05 / 2013) LED do TIMER pisca frequência de 1Hz / segundo. LED do TIMER pisca freqüência de 1Hz / segundo. BOLETIM DE GARANTIA (N o 05 / 2013) Código de erro do Cassete e Piso-Teto No. TIPO DESCRIÇÃO Flash Blink Código Nota 1 Falha 2 Falha 3 Falha 4 Falha 5 Falha 6 Falha Placa acusa erro no sensor de temperatura

Leia mais