PRÁTICA DE NAT/PROXY - LINUX 1. TOPOLOGIA DE REDE PARA TODOS OS CENÁRIOS DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRÁTICA DE NAT/PROXY - LINUX 1. TOPOLOGIA DE REDE PARA TODOS OS CENÁRIOS DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD"

Transcrição

1 PRÁTICA DE NAT/PROXY - LINUX Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.br ou através da imagem fornecida no DVD. OBS. Esse roteiro utiliza o proxy SQUID. Contudo, os detalhes da configuração do SQUID envolvem muitos aspectos de segurança, e não serão estudados nesse roteiro. O objetivo aqui é apenas explorar aos aspectos de endereçamento privado do proxy. Após digitar esses comandos feche o terminal. Utilize um novo terminal para lançar as máquinas virtuais, senão você irá receber mensagens de erro temporárias "send_sock sending to fd 4 Resource temporarily unavailable" que geralmente ficam escondidas. No ambiente DVD não é necessário instalar nenhum pacote, pois todos já estão instalados. 1. TOPOLOGIA DE REDE PARA TODOS OS CENÁRIOS Na disciplina de segurança em redes IP, a configuração do SQUID e do iptables será vista em detalhes. DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD Este roteiro foi desenvolvido para ser executado primariamente no servidor espec. Contudo, os alunos que utilizam a imagem do DVD também podem fazê-lo, mas com algumas diferenças. Contudo, é necessário observar as seguintes diferenças: Os comandos dentro de blocos de linhas simples devem ser executados em qualquer ambiente. Os comandos dentro de blocos de linhas múltiplas só devem ser executados no ambiente do servidor espec. Os comandos dentro de blocos com linhas em negrito devem ser executados apenas no ambiente do DVD. INICIALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO DVD No ambiente DVD é necessário digitar os seguintes comandos no terminal do ambiente host antes de iniciar a prática: sudo /etc/init.d/conftap.sh sudo iptables -F sudo services sshd restart sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -j MASQUERADE Para todos os cenários dessa prática, será necessário criar duas máquinas virtuais, conforme indicado na figura. A VM H1 atua como um cliente com IP privado, GNAT atua como o roteador com a funcionalidade de NAT. O próprio servidor espec irá atuar no papel do host externo (isto é, um host qualquer da Internet). Presentemente, não é possível ter acesso a Internet a partir das VMs. Dessa forma, o espaço de endereçamento /8 será utilizado para simular os endereços públicos da Internet. Dessa forma, a espec (IP ) irá representar o papel de servidor ou cliente na Internet para nossas práticas. Note que não é possível criar rotas na espec. Dessa forma, uma VM com IP privado (H1) não terá acesso a espec, a menos que a funcionalidade de NAT seja configurada em GNAT. Como nos exercícios anteriores é necessário tomar cuidado para não haver conflito com os endereços de outras VMs sendo executadas na espec. Para isso, supondo que seu código de estudante é (101) x, escolha os seguintes endereços: GNAT eth0: , eth1: H1:

2 Primeiro, abra um terminal na espec, e crie um diretório em sua área para armazenar as máquinas virtuais: mkdir praticanat cd praticanat Crie a primeira máquina virtual para representar o gateway GNAT: linux32.redes GNAT login: root Execute o seguinte procedimento na VM GNAT: ifconfig eth /8 ifconfig eth /24 route add default gw sysctl -w net.ipv4.ip_forward=1 Caso você receba algum aviso de endereço IPv6 duplicado ao atribuir um endereço a interface eth1, digite ^C, e ignore a mensagem, digitando os demais comandos normalmente. Abra outro terminal na espec, e crie uma segunda VM para representar H1: linux32.redes H1 login: root Execute o seguinte procedimento na VM H1: ifconfig eth /24 route add default gw ACESSO VIA PROXY Em GNAT: wget /~jamhour/pacotes/natproxy.tar.gz tar -xzf natproxy.tar.gz cd natproxy rpm -ivh iptables<tab> rpm -ivh comp<tab> rpm -ivh perl-5<tab> rpm -ivh perl-u<tab> rpm -ivh squid<tab> cp squid.conf /etc/squid No DVD está faltando um arquivo que precisa ser criado pelo vi através dos comandos abaixo: vi /etc/sysconfig/network <INS> NETWORKING=Yes service squid start Em H1, verifique se é possível acessar ao serviço HTTP da espec via o proxy SQUID (ip eth1 de GNAT): wget --execute=http_proxy= : O endereço é o endereço da espec. O resultado do comando irá baixar o arquivo index.html da espec. Se a transferência foi bem sucedida, copie o arquivo access.log para o seu diretório na espec. Esse arquivo será usado para compor o relatório dessa prática. Em GNAT: scp /var/log/squid/access.log seu_login@ :. Observe que seu_login é rss no ambiente DVD e o login e_matricula para o ambiente espec. 3. SNAT E DNAT (REVISÃO DOS COMANDO) Neste cenário, o host 1 irá acessar ao servidor HTTP da espec utilizando um proxy de aplicação (SQUID). Para executar essa prática, é necessário instalar vários pacotes na máquina virtual GNAT.

3 A segunda é uma variante do DNAT, denominada REDIRECT. Nesta variante, o redirecionamento é feito sempre para o mesmo IP que recebeu o pacote, alterando-se apenas o número da porta. iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport 80 -j REDIRECT --to-port CONFIGURAÇÃO DOS SNAT No Linux, o NAT é configurado através do utilitário de comando de linha iptables. O iptables serve de interface para outros serviços de redes do Linux, como o filtro de pacotes (firewall). Quando usado para configurar regras de NAT, o iptables segue a seguinte sintaxe: Para o Source NAT (SNAT) iptables -t NAT -A POSTROUTING -j SNAT -o interface_de_saida --to ip:porta_i-porta_f onde: ip: corresponde ao IP público do roteador porta_i-porta_f: corresponde ao range de portas usados pelo NAPT (e.g ). Para o Destination NAT (DNAT) iptables -t NAT -A PREROUTING -j DNAT p tcp --dport lporta i interface_de_entrada --to ip:rporta onde: lporta: porta local onde o pacote será recebido no roteador (eg. 80) ip: corresponde ao IP privado do host para onde o pacote será redirecionado rporta: corresponde a porta remota do host para onde o pacote será redirecionado Existem duas variantes dos comandos acima. A primeira é uma variante do SNAT, denominada MASQUERADE. Nesta variante, o endereço IP da interface de sáida é usado automaticamente, eliminando a necessidade de informá-lo no comando iptables: iptables -t nat -A POSTROUTING -j MASQUERADE -o eth0 Neste primeiro cenário, será testada a funcionalidade de SNAT. O objetivo é permitir que o cliente com ip privado H1 tenha acesso ao servidor na Internet, representado pela espec. Primeiro, no host H1, verifique se ele tem acesso a espec efetuando um comando ping: Em H1: ping Naturalmente, não deverá haver resposta. A mensagem ICMP foi transmitida até a espec, contudo, a espec não é capaz de responder, pois não possui rota para a rede /24. Utilizando o comando SNAT, é possível utilizar o IP publico do GNAT para acessar a espec. Para isso é necessário digitar o seguinte comando em GNAT: Em GNAT iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j SNAT --to Novamente, verifique em H1 se é possível acessar a espec: ping Verifique se outros serviços estão disponíveis para o host H1. Tente efetuar um download via wget: wget

4 Se sua prática foi bem sucedida, liste a regras do iptables no GNAT em um arquivo texto e transfira para espec. iptables -L -t nat >> snat.txt scp snat.txt seu_login@ :. 5. CONFIGURAÇÃO DO DNAT Na espec: ssh root@ Naturalmente, não deverá haver resposta, pois a espec é incapaz de endereçar a rede Agora, adicione o mapeamento em GNAT, necessário para redirecionar a chamada SSH no ip público de GNAT para o host H1: Em GNAT iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -j DNAT -p tcp --dport 22 --to :22 Novamente, verifique na espec se é possível acessar o serviço ssh em H1, mas agora através de GNAT: ssh root@ ifconfig exit Neste segundo cenário, será testada a funcionalidade de DNAT. O objetivo é permitir que o host com ip privado H1 possa ser acessado por um cliente na da Internet, representado pela espec. Primeiro, no host H1, é necessário autorizar o serviço SSH a receber logins com o usuário root. Para isso, é necessário editar o arquivo: /etc/sshd/sshd.conf: Em H1: vi /etc/ssh/sshd_config <INSERT> Altere a linha: #PermitEmptyPasswords no para: PermitEmptyPassords yes não esqueça de remover o # (comentário) No DVD está faltando um arquivo que precisa ser criado pelo vi através dos comandos abaixo: vi /etc/sysconfig/network <INSERT> NETWORKING=Yes service sshd restart Abra um terminal na espec e verifique se é possível acessar ao serviço SSH em H1: Se sua prática foi bem sucedida, liste a regras do iptables no GNAT em um arquivo texto e transfira para espec. iptables -L -t nat >> dnat.txt scp dnat.txt seu_login@ :. 6. RELATÓRIO A SER ENTREGUE NO EUREKA Elabore um relatório texto, com o conteúdo desses três arquivos Nesse relatório você deverá incluir as informações dos seguintes arquivos: O arquivo com o log de acessos do proxy: /var/log/squid/access.log em GNAT Os arquivos com a configuração iptables coletados em GNAT: iptables -L -t nat > nat.txt Caso você tenha esquecido de criar o arquivo snat.txt durante o cenário 2, você poderá entregar apenas o arquivo dnat.txt, uma vez que as regras criadas no iptables são acumulativas. Lembre-se que o comando para transferir arquivos da VM para espec é: scp arquivo_origem seu_login@ :.

5 Observe que seu_login é rss no ambiente DVD e o login e_matricula para o ambiente espec. Edgard Jamhour, 07/06/ :43

Prática NAT/Proxy. Edgard Jamhour. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.

Prática NAT/Proxy. Edgard Jamhour. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr. Prática NAT/Proxy Edgard Jamhour Exercícios práticos sobre NAT e Proxy, usando Linux. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais:.ppgia.pucpr.br OBS. Esse roteiro utiliza

Leia mais

Prática DHCP Linux. Exercícios práticos sobre DHCP usando Linux.

Prática DHCP Linux. Exercícios práticos sobre DHCP usando Linux. Prática Linux Edgard Jamhour Exercícios práticos sobre usando Linux. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.br 1 Cenário 1: Criação das VMs Hub

Leia mais

Exercícios práticos sobre DHCP usando Linux. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.

Exercícios práticos sobre DHCP usando Linux. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr. Exercícios práticos sobre DHCP usando Linux. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.br 1 Neste primeiro cenário, será necessário criar três máquinas

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE MECANISMOS DE TRANSIÇÃO: TUNELAMENTO 6TO4 1. APRESENTAÇÃO DO CENÁRIO DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD

ROTEIRO PRÁTICO DE MECANISMOS DE TRANSIÇÃO: TUNELAMENTO 6TO4 1. APRESENTAÇÃO DO CENÁRIO DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD ROTEIRO PRÁTICO DE MECANISMOS DE TRANSIÇÃO: TUNELAMENTO 6TO4 O objetivo desta prática é mostrar como o mecanismo de transição 6to4 permite que redes IPv6 isoladas, isto é, sem conectividade com um ISP

Leia mais

PRÁTICA DE DNS - LINUX DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD 1.A) INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DNS INICIALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO DVD

PRÁTICA DE DNS - LINUX DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD 1.A) INSTALAÇÃO DO SERVIDOR DNS INICIALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO DVD PRÁTICA DE DNS - LINUX Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.br ou através da imagem fornecida no DVD. DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM

Leia mais

ROTEIRO PRÁTICO DE MECANISMOS DE TRANSIÇÃO: TUNELAMENTO 6TO4 1. APRESENTAÇÃO DO CENÁRIO DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD

ROTEIRO PRÁTICO DE MECANISMOS DE TRANSIÇÃO: TUNELAMENTO 6TO4 1. APRESENTAÇÃO DO CENÁRIO DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD ROTEIRO PRÁTICO DE MECANISMOS DE TRANSIÇÃO: TUNELAMENTO 6TO4 O objetivo desta prática é mostrar como o mecanismo de transição 6to4 permite que redes IPv6 isoladas, isto é, sem conectividade com um ISP,

Leia mais

PRÁTICA DE OSPF COM QUAGGA 1. OSPF COM QUAGGA DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD INICIALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO DVD 2. CONFIGURAÇÃO DA VM1

PRÁTICA DE OSPF COM QUAGGA 1. OSPF COM QUAGGA DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD INICIALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO DVD 2. CONFIGURAÇÃO DA VM1 PRÁTICA DE OSPF COM QUAGGA O objetivo desse roteiro é mostrar o funcionamento do protocolo de roteamento OSPF. Os roteadores utilizados nesta prática utilizam protocolos de roteamento do pacote Quagga

Leia mais

VLANs Linux. Edgard Jamhour

VLANs Linux. Edgard Jamhour Prática VLANs Linux Edgard Jamhour Exercícios práticos sobre VLANs usando Linux. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.br IMPORTANTE: Para facilitar

Leia mais

PRÁTICA DE IPV6: ENDEREÇAMENTO, AUTOCONFIGURAÇÃO E ROTEAMENTO 1. APRESENTAÇÃO DO CENÁRIO DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD

PRÁTICA DE IPV6: ENDEREÇAMENTO, AUTOCONFIGURAÇÃO E ROTEAMENTO 1. APRESENTAÇÃO DO CENÁRIO DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD PRÁTICA DE IPV6: ENDEREÇAMENTO, AUTOCONFIGURAÇÃO E ROTEAMENTO O objetivo dessa prática é ilustrar o processo de atribuição de endereços, roteamento e auto-configuração do IPv6. Como veremos, o IPv6 adota

Leia mais

Mecanismos de QoS em Linux Hierarchical Token Bucket (HTB)

Mecanismos de QoS em Linux Hierarchical Token Bucket (HTB) Mecanismos de QoS em Linux Hierarchical Token Bucket (HTB) Este roteiro descreve um cenário prático onde o algoritmo Hierarchical Token Bucket (HTB) é utilizado para criar uma política de QoS flexível,

Leia mais

ENDEREÇAMENTO PRIVADO PROXY E NAT

ENDEREÇAMENTO PRIVADO PROXY E NAT ENDEREÇAMENTO PRIVADO PROXY E NAT MOTIVAÇÃO PARA O ENDEREÇAMENTO IP PRIVADO Crescimento do IPv4 07/2007 490 milhões de hosts 01/2008 542 milhões de hosts IPv4 permite endereçar 4 bilhões de hosts. PREVISÃO

Leia mais

Mecanismos de QoS em Linux DiffServ (Marcação e Policiamento)

Mecanismos de QoS em Linux DiffServ (Marcação e Policiamento) Mecanismos de QoS em Linux DiffServ (Marcação e Policiamento) Este roteiro descreve um cenário prático que ilustra o funcionamento dos mecanismos de policiamento e marcação utilizados pela metodologia

Leia mais

PRÁTICA DE QOS - DIFFSERV 1. POLÍTICA DE QOS DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD INICIALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO DVD

PRÁTICA DE QOS - DIFFSERV 1. POLÍTICA DE QOS DIFERENÇAS NO ROTEIRO EM RELAÇÃO A IMAGEM DO DVD INICIALIZAÇÃO DO AMBIENTE DO DVD PRÁTIC DE QOS - DIFFSERV Este roteiro screve um cenário prático que ilustra o funcionamento dos mecanismos policiamento e marcação utilizados pela metodologia Diffserv. No ambiente DVD e no ambiente do

Leia mais

Roteiro de Práticas de Roteamento EGP usando Quagga

Roteiro de Práticas de Roteamento EGP usando Quagga Roteiro de Práticas de Roteamento EGP usando Quagga BGP O objetivo desse roteiro é mostrar como o pacote Quagga pode ser utilizado para construir roteadores com suporte a protocolos de roteamento utilizando

Leia mais

Prática DNS. Edgard Jamhour

Prática DNS. Edgard Jamhour Prática DNS Edgard Jamhour Exercícios práticos sobre DNS. Esse roteiro de prática inclui apenas aspectos básicos de configuração desses serviços. Apenas esses aspectos básicos é que serão cobrados em relatório.

Leia mais

cio Roteamento Linux

cio Roteamento Linux Exercício cio Roteamento Linux Edgard Jamhour Exercícios práticos para configuração de roteamento usando Linux Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.br

Leia mais

Projeto de Ensino. iptables. Grupo de Estudos em Tecnologia de Redes e Processamento Paralelo. Prof. Luiz Antonio Unioeste

Projeto de Ensino. iptables. Grupo de Estudos em Tecnologia de Redes e Processamento Paralelo. Prof. Luiz Antonio Unioeste Projeto de Ensino Grupo de Estudos em Tecnologia de Redes e Processamento Paralelo iptables Prof. Luiz Antonio Unioeste Introdução Firewall O Firewall é um programa que tem como objetivo proteger a máquina

Leia mais

PRÁTICA DE VLAN - LINUX 1. AMBIENTE PARA REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS UTILIZAÇÃO DA IMAGEM NO DVD UTILIZAÇÃO DO SERVIDOR REMOTO ESPEC

PRÁTICA DE VLAN - LINUX 1. AMBIENTE PARA REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS UTILIZAÇÃO DA IMAGEM NO DVD UTILIZAÇÃO DO SERVIDOR REMOTO ESPEC PRÁTICA DE VLAN - LINUX Exercícios práticos sobre VLANs usando Linux. Esses exercícios devem ser executados através do servidor de máquinas virtuais: espec.ppgia.pucpr.br IMPORTANTE: Para facilitar a execução

Leia mais

Roteiro de Práticas de Roteamento IGP usando Quagga

Roteiro de Práticas de Roteamento IGP usando Quagga Roteiro de Práticas de Roteamento IGP usando Quagga RIP O objetivo desse roteiro é mostrar como o pacote Quagga pode ser utilizado para construir roteadores com suporte a protocolos de roteamento utilizando

Leia mais

Redes de Computadores Da Teoria à Prática com Netkit

Redes de Computadores Da Teoria à Prática com Netkit LABORATÓRIO XVIII Servidor Proxy não Transparente instalado no Gateway Redes de Computadores Da Teoria à Prática com Netkit Laboratório XVIII Servidor Proxy instalado no Gateway Objetivos do laboratório

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Firewall. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Firewall. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX Firewall Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br São dispositivos que têm com função regular o tráfego entre redes distintas restringindo o

Leia mais

Instalação e Configuração Iptables ( Firewall)

Instalação e Configuração Iptables ( Firewall) Instalação e Configuração Iptables ( Firewall) Pág - 1 Instalação e Configuração Iptables - Firewall Desde o primeiro tutorial da sequencia dos passo a passo, aprendemos a configurar duas placas de rede,

Leia mais

Netfilter e Iptables

Netfilter e Iptables Netfilter e Iptables Iptables/Netfilter O projeto netfilter/iptables é um subsistema de firewalling para o kernel Linux 2.4 e superiores. Com o uso desta ferramenta podese definir regras especiais para

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...3 Passo 1: Requisitos mínimos...3 Passo 2 (opcional): Configurando a rede no CentOS...3 Passo 3: Download do Arquivo...5 Passo 4: Instalação...5

Leia mais

Roteiro de Práticas de Roteamento IGP usando Quagga

Roteiro de Práticas de Roteamento IGP usando Quagga Roteiro de Práticas de Roteamento IGP usando Quagga OSPF O objetivo desse roteiro é mostrar como o pacote Quagga pode ser utilizado para construir roteadores com suporte a protocolos de roteamento utilizando

Leia mais

PRÁTICA. Endereçamento Privado NAT

PRÁTICA. Endereçamento Privado NAT PRÁTICA Endereçamento Privado NAT Cenário Fa0/1 Fa0/0 Fa0/0 Fa0/1 Configuração do Cenário Cliente A 1. Atribua o endereço IP 192.168.0.2/24 2. Defina o gateway default 192.168.0.1 Servidor B: 1. Atribua

Leia mais

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX VIRTOS S.O.S BACKUP MATERIAL DE APOIO AO USUÁRIO Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX O S.O.S Backup

Leia mais

Configurando Interface de Rede. IPTABLES Firewall em Linux Kernel 2.4 em diante. Regras do Iptables. Iptables. Regras do Iptables. Comandos Principais

Configurando Interface de Rede. IPTABLES Firewall em Linux Kernel 2.4 em diante. Regras do Iptables. Iptables. Regras do Iptables. Comandos Principais IPTABLES Firewall em Linux Kernel 2.4 em diante Prof. Alexandre Beletti Ferreira Configurando Interface de Rede Configuração da interface de rede: netconfig (Slackware) netconf ou linuxconf (Conectiva

Leia mais

Firewalls - IPTables. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR

Firewalls - IPTables. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR Firewalls - IPTables Carlos Gustavo A. da Rocha Histórico de Firewalls no SO Linux O kernel do Linux disponibiliza funcionalidades de filtragem de pacotes desde meados de 1995 Kernel versão 1.2.x e 2.0.x

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Sistema Operacional Linux > Firewall NetFilter (iptables) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução O firewall é um programa que tem como objetivo proteger

Leia mais

Endereçamento Privado Proxy e NAT. 2008, Edgard Jamhour

Endereçamento Privado Proxy e NAT. 2008, Edgard Jamhour Endereçamento Privado Proxy e NAT Motivação para o Endereçamento IP Privado Crescimento do IPv4 07/2007 490 milhões de hosts 01/2008 542 milhões de hosts IPv4 permite endereçar 4 bilhões de hosts. PREVISÃO

Leia mais

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços

Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços Curso de extensão em Administração de sistemas GNU/Linux: redes e serviços Italo Valcy - italo@dcc.ufba.br Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal

Leia mais

O objetivo deste módulo é apresentar o conceito de endereçamento IP privado, e como este pode ser utilizado em redes IP corporativas ou residenciais.

O objetivo deste módulo é apresentar o conceito de endereçamento IP privado, e como este pode ser utilizado em redes IP corporativas ou residenciais. O objetivo deste módulo é apresentar o conceito de endereçamento IP privado, e como este pode ser utilizado em redes IP corporativas ou residenciais. Este módulo discute também como os mecanismos de proxy

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO REQUISITOS MÍNIMOS... 3 INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...4 Download do Arquivo...4 Instalação pela linha de comando...4 Regras de Firewall...4 Acessando o Monsta...5

Leia mais

Configuração do Servidor Gateway Firewall e DHCP

Configuração do Servidor Gateway Firewall e DHCP Fundamentos e Serviços IP Configuração do Servidor Gateway Firewall e DHCP Configurações da primeira placa de rede(que está conectada com a internet) receberá configurações do dhcp de sua rede. Configurações

Leia mais

Redes de Computadores. Laboratório de Interconexão de Redes e Serviços - 4º Período

Redes de Computadores. Laboratório de Interconexão de Redes e Serviços - 4º Período Redes de Computadores Laboratório de Interconexão de Redes e Serviços - 4º Período Introdução Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso

Leia mais

Endereçamento Privado Proxy e NAT

Endereçamento Privado Proxy e NAT Endereçamento Privado Proxy e NAT 2008, Edgard Jamhour O objetivo deste módulo é apresentar o conceito de endereçamento IP privado, e como este pode ser utilizado em redes IP corporativas ou residenciais.

Leia mais

Disciplina: Fundamentos de serviços IP Alunos: Estevão Elias Barbosa Lopes e Leonardo de Azevedo Barbosa

Disciplina: Fundamentos de serviços IP Alunos: Estevão Elias Barbosa Lopes e Leonardo de Azevedo Barbosa Disciplina: Fundamentos de serviços IP Alunos: Estevão Elias Barbosa Lopes e Leonardo de Azevedo Barbosa DHCP: Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo

Leia mais

Trabalho 3 Firewalls

Trabalho 3 Firewalls IST MEIC/MERC Segurança Informática em Redes e Sistemas 2008/2009 Trabalho 3 Firewalls Objectivos Introduzir a configuração de uma firewall utilizando as ferramentas iptables e fwbuilder. 1 Introdução

Leia mais

Introdução a Sistemas Abertos Configuração de Rede

Introdução a Sistemas Abertos Configuração de Rede Introdução a Sistemas Abertos Configuração de Rede filipe.raulino@ifrn.edu.br Interfaces de Rede As placas de rede, geralmente, são reconhecidas dinamicamente pelo sistema. As interfaces são localizadas

Leia mais

Endereçamento Privado Proxy e NAT. 2017, Edgard Jamhour

Endereçamento Privado Proxy e NAT. 2017, Edgard Jamhour Endereçamento Privado Proxy e NAT Motivação para o Endereçamento IP Privado Crescimento do IPv4 07/2007 490 milhões de hosts 01/2008 542 milhões de hosts IPv4 permite endereçar 4 bilhões de hosts. PREVISÃO

Leia mais

2 A Avaliação de RMU 20/12/2012. Nome:

2 A Avaliação de RMU 20/12/2012. Nome: 2 A Avaliação de RMU 20/12/2012 Nome: 1. Na interface de saída de um roteador existem 10 pacotes esperando para serem transmitidos. Determine suas ordens de saída e atrasos máximos para cada classe se

Leia mais

LABORATÓRIO IPV6.1. INTRODUÇÃO AO IPV6 Documento versão 0.1. Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #

LABORATÓRIO IPV6.1. INTRODUÇÃO AO IPV6 Documento versão 0.1. Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel # LABORATÓRIO IPV6.1 INTRODUÇÃO AO IPV6 Documento versão 0.1 Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #5634135 Orientado pela Professora Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco Maio / 2011 Laboratório 6.1

Leia mais

Principais características:

Principais características: Sumário Firewall: Linux 19 de agosto de 2014 19 de agosto de 2014 1 / 1 19 de agosto de 2014 2 / 1 O iptables é um firewall que funciona a nível de pacotes. Para visualizar as regras do firewall acesse

Leia mais

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS

INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS INSTALANDO O HYPER-V EM SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 1 Índice INSTALANDO O HYPER-V EM UM S.O. WINDOWS...3 Passo 1: Habilite a virtualização na BIOS do computador...3 Passo 2: Instalando o Hyper-V...3

Leia mais

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIDOR FIREWALL LIVRE UTILIZANDO IPTABLES

PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIDOR FIREWALL LIVRE UTILIZANDO IPTABLES PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SERVIDOR FIREWALL LIVRE UTILIZANDO IPTABLES 1. Introdução O IPTABLES é um software usado para analisar os pacotes que passam entre redes. A partir desse princípio podemos

Leia mais

III WTR do POP-BA III Workshop de Tecnologias de Redes Ponto de Presença da RNP na Bahia Instrutor: Ibirisol Fontes Monitor: Jundaí Abdon.

III WTR do POP-BA III Workshop de Tecnologias de Redes Ponto de Presença da RNP na Bahia Instrutor: Ibirisol Fontes Monitor: Jundaí Abdon. III WTR do POP-BA III Workshop de Tecnologias de Redes Ponto de Presença da RNP na Bahia Instrutor: Ibirisol Fontes Monitor: Jundaí Abdon Prática 1 Cenário: Na figura acima temos uma pequena rede, que

Leia mais

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Proxy, NAT Filtros de Pacotes Exercício 1 Configure as regras do filtro de pacotes "E" para permitir que os computadores da rede interna tenham

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DNS, DHCP, Endereços Privados, Proxy e NAT EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DNS, DHCP, Endereços Privados, Proxy e NAT EDGARD JAMHOUR. Segundo Bimestre EXERCÍCIOS DE REVISÃO DNS, DHCP, Endereços Privados, Proxy e NAT EDGARD JAMHOUR Segundo Bimestre Exercício 1: Considere a seguinte configuração de árvore de nomes DNS. ZONA.br dns (200.0.0.1) SOA br dns2

Leia mais

Elaboração de Script de Firewall de Fácil administração

Elaboração de Script de Firewall de Fácil administração Elaboração de Script de Firewall de Fácil administração Marcos Monteiro http://www.marcosmonteiro.com.br contato@marcosmonteiro.com.br IPTables O iptables é um firewall em NÍVEL DE PACOTES e funciona baseado

Leia mais

Configurando VPS Proxy e SSH

Configurando VPS Proxy e SSH Configurando VPS Proxy e SSH Este tutorial foi criado para fins educacionais sem garantias. O autor não se responsabiliza por quaisquer tipos de problemas, custos monetários ou implicações éticas e legais

Leia mais

01 - Entendendo um Firewall. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com

01 - Entendendo um Firewall. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com 01 - Entendendo um Firewall. Prof. Armando Martins de Souza E-mail: armandomartins.souza@gmail.com O que são Firewalls? São dispositivos constituídos por componentes de hardware (roteador capaz de filtrar

Leia mais

LUIS GUILHERME MACHADO CAMARGO PEDRO ALBERTO DE BORBA RICARDO FARAH STEFAN CAMPANA FUCHS TELMO FRIESEN MAPEAMENTO DE AMBIENTES COM O ROBÔ BELLATOR

LUIS GUILHERME MACHADO CAMARGO PEDRO ALBERTO DE BORBA RICARDO FARAH STEFAN CAMPANA FUCHS TELMO FRIESEN MAPEAMENTO DE AMBIENTES COM O ROBÔ BELLATOR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO LUIS GUILHERME MACHADO CAMARGO PEDRO ALBERTO DE BORBA

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Diretoria de Educação e Tecnologia da Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE Administração de Sistemas Operacionais Serviço Proxy - SQUID Prof. Bruno Pereira

Leia mais

Endereçamento Privado Proxy e NAT

Endereçamento Privado Proxy e NAT Endereçamento Privado Proxy e NAT Redes de Computadores II Motivação para o Endereçamento IP Privado Esgotamento de Endereços IPv4 Blocos de endereços /8 disponíveis Previsão inicial de esgotamento 1994

Leia mais

Protocolos básicos de LANs IP (primeiro trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela

Protocolos básicos de LANs IP (primeiro trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela Protocolos básicos de LANs IP (primeiro trabalho laboratorial) FEUP/DEEC Redes de Banda Larga MIEEC 2009/10 José Ruela Bancada de trabalho Bancada de trabalho equipamento Existem seis bancadas no laboratório

Leia mais

Redes de Computadores Serviço PROXY

Redes de Computadores Serviço PROXY IFPR Instituto Federal do Paraná Campus Londrina Redes de Computadores Serviço PROXY Prof. MSc. Eng. Rodolfo Barriviera rodolfo.barriviera@ifpr.edu.br londrina.ifpr.edu.br Conceitos O serviços de proxy

Leia mais

SQUID Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com

SQUID Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com Linux Rodrigo Gentini gentini@msn.com SQUID é um Proxy cachê para WEB que suporta os protocolos HTTP, HTTPS, FTP, GOPHER entre outros. Ele reduz o uso da banda da internet e melhora a respostas das requisições

Leia mais

Compartilhamento da internet, firewall

Compartilhamento da internet, firewall da internet, firewall João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 / 29 Exemplo de transmissão 2 / 29 Exemplo de transmissão Dados trafegam em pacotes com até 1460 bytes de dados e dois headers de 20 bytes

Leia mais

Autor: Armando Martins de Souza <armandomartins.souza at gmail.com> Data: 12/04/2010

Autor: Armando Martins de Souza <armandomartins.souza at gmail.com> Data: 12/04/2010 http://wwwvivaolinuxcombr/artigos/impressoraphp?codig 1 de 12 19-06-2012 17:42 Desvendando as regras de Firewall Linux Iptables Autor: Armando Martins de Souza Data: 12/04/2010

Leia mais

FIREWALL COM IPTABLES. www.eriberto.pro.br/iptables. by João Eriberto Mota Filho 3. TABELAS. Tabela Filter ESQUEMA DA TABELA FILTER

FIREWALL COM IPTABLES. www.eriberto.pro.br/iptables. by João Eriberto Mota Filho 3. TABELAS. Tabela Filter ESQUEMA DA TABELA FILTER FIREWALL COM IPTABLES www.eriberto.pro.br/iptables by João Eriberto Mota Filho 3. TABELAS Tabela Filter Vejamos o funcionamento da tabela filter (default) e as suas respectivas chains: ESQUEMA DA TABELA

Leia mais

Endereçamento Privado Proxy e NAT

Endereçamento Privado Proxy e NAT Endereçamento Privado Proxy e NAT Redes de Computadores II Motivação para o Endereçamento IP Privado Esgotamento de Endereços IPv4 Blocos de endereços /8 disponíveis Previsão inicial de esgotamento 1994

Leia mais

Administração de Redes Linux

Administração de Redes Linux Administração de Redes Linux Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br Users As contas de usuário são projetados para fornecer segurança no sistema operacional Linux. Cada pessoa no sistema

Leia mais

monsta Manual de Instalação

monsta Manual de Instalação monsta Manual de Instalação 1 Índice Requisitos Mínimos...3 Instalação a partir do arquivo RPM...4 Instalação do Monsta...4 Regras de Firewall...4 E-mails de alerta...4 Instalação a partir do download

Leia mais

Controle de congestionamento em TCP

Controle de congestionamento em TCP Controle de congestionamento em TCP Uma das funções principais do TCP é gerenciar o fluxo de mensagens entre origem e destino, adaptando a taxa de transmissão da origem à taxa de recepção no destino de

Leia mais

LABORATÓRIO ZERO. INTRODUÇÃO AO NETKIT Documento versão 0.1. Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #

LABORATÓRIO ZERO. INTRODUÇÃO AO NETKIT Documento versão 0.1. Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel # LABORATÓRIO ZERO INTRODUÇÃO AO NETKIT Documento versão 0.1 Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #5634135 Orientado pela Professora Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco Agosto / 2010 Laboratório Zero

Leia mais

Nome: Número: Data: Configurar uma Gateway NAT para acesso a serviços na rede interna. Local PC1 PC2 PC3

Nome: Número: Data: Configurar uma Gateway NAT para acesso a serviços na rede interna. Local PC1 PC2 PC3 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Endereçamento Privado e NAT Nome: Número: Data: 1. Objectivos Entender o conceito de endereçamento privado. Configurar uma Gateway NAT para acesso

Leia mais

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes

Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. Proxy, NAT Filtros de Pacotes Execícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour Proxy, NAT Filtros de Pacotes Exercício 1 Configure as regras do filtro de pacotes "E" para permitir que os computadores da rede interna tenham

Leia mais

Firewall e Proxy. Relatório do Trabalho Prático nº 2. Segurança em Sistemas de Comunicação

Firewall e Proxy. Relatório do Trabalho Prático nº 2. Segurança em Sistemas de Comunicação Segurança em Sistemas de Comunicação Relatório do Trabalho Prático nº 2 Firewall e Proxy Documento elaborado pela equipa: Jorge Miguel Morgado Henriques Ricardo Nuno Mendão da Silva Data de entrega: 07.11.2006

Leia mais

PRÁTICA. Endereçamento Privado SNAT e DNAT

PRÁTICA. Endereçamento Privado SNAT e DNAT PRÁTICA Endereçamento Privado SNAT e DNAT Cenário PASSO1: Configuração das Interfaces e DHCP # Roteador do John enable configure terminal ip dhcp pool house network 192.168.0.0 255.255.255.0 dns-server

Leia mais

FireWall no Linux FIREWALL COM IPTABLES. www.iptablesbr.cjb.net. by João Eriberto Mota Filho

FireWall no Linux FIREWALL COM IPTABLES. www.iptablesbr.cjb.net. by João Eriberto Mota Filho FireWall no Linux FIREWALL COM IPTABLES www.iptablesbr.cjb.net by João Eriberto Mota Filho Arquivo elaborado por LinuxClube.com http://www.linuxclube.com 1. ROTEAMENTO DINÂMICO Considerações iniciais O

Leia mais

Pratica de Arquitetura DMZ. Cisco ASA 5505

Pratica de Arquitetura DMZ. Cisco ASA 5505 Pratica de Arquitetura DMZ Cisco ASA 5505 Cenário www.johnhouse.com Configuração Default config factory-default VLAN1: INSIDE Ethernet 0/1 até 0/7 NAT => 192.168.1.2 até 192.168.1.36 VLAN2: OUTSIDE Ethernet

Leia mais

Segurança Informática e nas Organizações. Guiões das Aulas Práticas

Segurança Informática e nas Organizações. Guiões das Aulas Práticas Segurança Informática e nas Organizações Guiões das Aulas Práticas João Paulo Barraca 1 e Hélder Gomes 2 1 Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática 2 Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Leia mais

Laboratório de Redes de Computadores INSTALANDO SERVIDOR APACHE NOS CENTOS 6.5

Laboratório de Redes de Computadores INSTALANDO SERVIDOR APACHE NOS CENTOS 6.5 Laboratório de Redes de Computadores Professor Responsável: Dinailton José da Silva Tratamento dos dados gerados pelo Servidor de Web a partir do arquivo de logs. Configuração do Servidor Web para armazenar

Leia mais

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios

Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Roteiro 3: Sistemas Linux arquivos e diretórios Objetivos Detalhar conceitos sobre o sistema operacional Linux; Operar comandos básicos de sistemas Linux em modo Texto; Realizar a manutenção de arquivos

Leia mais

Configurações avançadas de rede

Configurações avançadas de rede Configurações avançadas de rede ping fping arping hostname ifconfig ip arp rarp netstat ss lsof netcat systemctl service invoke-rc.d nmap traceroute route systctl host nslookup whois dig /etc/network/interfaces

Leia mais

Iptables. Adailton Saraiva Sérgio Nery Simões

Iptables. Adailton Saraiva Sérgio Nery Simões Iptables Adailton Saraiva Sérgio Nery Simões Sumário Histórico Definições Tabelas Chains Opções do Iptables Tabela NAT Outros Módulos Histórico Histórico Ipfwadm Ferramenta padrão para o Kernel anterior

Leia mais

Tutorial Zabbix Migração 2.4 para 3.0 CentOS 7.1 Português via Pacote

Tutorial Zabbix Migração 2.4 para 3.0 CentOS 7.1 Português via Pacote Tutorial Zabbix Migração 2.4 para 3.0 CentOS 7.1 Português via Pacote Neste tutorial vamos abordar as etapas de migração do Zabbix 2.4 para 3.0, conforme documentação você pode optar pelo upgrade via pacotes

Leia mais

Laboratório de Redes Prof. Dinailton

Laboratório de Redes Prof. Dinailton Laboratório de Redes Prof. Dinailton Tratamento dos dados gerados pelo Servidor de Web a partir do arquivo de logs. Configuração do Servidor Web para armazenar em um arquivo texto os logs de acesso, conforme

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX. Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. Download 1 Efetue o download acessando o endereço: https://www.hesolucoes.com.br/iso/printertux-2.1.iso MD5SUM: 844d318e9672fdbffec0ad354b642d5b 2. Pré-Requisitos (Hardware)

Leia mais

Segurança em Sistemas de Informação

Segurança em Sistemas de Informação Segurança em Sistemas de Informação Introdução O Iptables é um código de firewall presente nas versões a partir da 2.4 do kernel, que substituiu o Ipchains (presente nas séries 2.2 do kernel). Ele foi

Leia mais

Tutorial Básico Sobre Mininet

Tutorial Básico Sobre Mininet Tutorial Básico Sobre Mininet Leonardo Richter Bays Luciano Paschoal Gaspary Março de 2012 Tutorial Básico Sobre Mininet 1/26 Visão Geral Preparação da VM Uso Básico do Mininet Criação de Regras de Fluxos

Leia mais

www.professorramos.com

www.professorramos.com Iptables www.professorramos.com leandro@professorramos.com Introdução O netfilter é um módulo que fornece ao sistema operacional Linux as funções de firewall, NAT e log de utilização de rede de computadores.

Leia mais

Laboratório SMTP. Francisco Edigleison da Silva Barbosa Professor: Kelvin Lopes Dias

Laboratório SMTP. Francisco Edigleison da Silva Barbosa Professor: Kelvin Lopes Dias Laboratório SMTP Francisco Edigleison da Silva Barbosa (fesb@cin.ufpe.) Professor: Kelvin Lopes Dias (kld@cin.ufpe.) Centro de Informática - UFPE, 16 Maio 2018 Atividade 1 - Instalar e configurar o servidor

Leia mais

Professor Claudio Silva

Professor Claudio Silva Filtragem caso o pacote não seja permitido, ele é destruído caso seja permitido, ele é roteado para o destino Além das informações contidas nos pacotes o filtro sabe em que interface o pacote chegou e

Leia mais

Tutorial para Instalar e configurar o Xampp

Tutorial para Instalar e configurar o Xampp Tutorial para Instalar e configurar o Xampp Vamos preparar o ambiente de desenvolvimento PHP em um servidor separado. Obs.: Esse processo é apenas para desenvolvedores. Não indicamos em ambiente de produção.

Leia mais

Instalacao do Zabbix 2.x em Ambiente CentOS

Instalacao do Zabbix 2.x em Ambiente CentOS Instalacao do Zabbix 2.x em Ambiente CentOS INTRODUÇÃO: Demonstrarei neste tutorial a instalação do Zabbix no Sistema Operacional GNU/Linux CentOS. Parto do princípio que seu sistema já está devidamente

Leia mais

Definição de Proxy. Utilizando o Software Squid

Definição de Proxy. Utilizando o Software Squid Índice Definição de Proxy...2 Utilizando o Software Squid...2 ACL - Access Control List...3 Tipos de ACL...4 Instalação do Servidor - Repositório...5 Instalação a Partir do Código-Fonte...5 Configuração

Leia mais

Obs: Endereços de Rede. Firewall em Linux Kernel 2.4 em diante. Obs: Padrões em Intranet. Instalando Interface de Rede.

Obs: Endereços de Rede. Firewall em Linux Kernel 2.4 em diante. Obs: Padrões em Intranet. Instalando Interface de Rede. Obs: Endereços de Rede Firewall em Linux Kernel 2.4 em diante Classe A Nº de IP 1 a 126 Indicador da Rede w Máscara 255.0.0.0 Nº de Redes Disponíveis 126 Nº de Hosts 16.777.214 Prof. Alexandre Beletti

Leia mais

Ebook Man In The Middle

Ebook Man In The Middle 1 - Aprenda o que é e como realizar o ataque 2 - Aprenda o que é e como realizar o ataque MAN IN THE MIDDLE Aprenda o que é e como realizar o ataque 3 - Aprenda o que é e como realizar o ataque Abrahão

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10 Página 1 de 16 Sumário Apresentação... 1 Requisitos de Instalação... 2 1. Instalação do WinThor Anywhere (Windows/Linux ambiente gráfico)... 3 2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)...

Leia mais

Configurar o controlador CEM em CentOS 6.9

Configurar o controlador CEM em CentOS 6.9 Configurar o controlador CEM em CentOS 6.9 Índice Introdução Background Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Instalando o ambiente de tempo de corrida 8 das Javas SE do Oracle Transferindo

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

WINDOWS. 1. Baixar o software cwrsync e efetuar a instalação.

WINDOWS. 1. Baixar o software cwrsync e efetuar a instalação. Como configurar o RSYNC para a função Backup Auditor Este tutorial descreve a configuração do Rsync para as plataformas: Windows, Linux baseados em Debian e Linux baseados em Red Hat Importante: Devem

Leia mais

Interfaces de Redes, IP e NAT

Interfaces de Redes, IP e NAT Interfaces de Redes, IP e NAT IFSC UNIDADE DE SÃO JOSÉ CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE TELECOMUNICAÇÕES! Prof. Tomás Grimm Interface de Rede As interfaces de rede no GNU/Linux estão localizadas no diretório

Leia mais

OPENVPN SERVER NO CENTOS/RHEL

OPENVPN SERVER NO CENTOS/RHEL OPENVPN SERVER NO CENTOS/RHEL Ribas Vecchiato 1) Instalar Cento ou RHEL. 2) Depois, como root fazer upgrade do sistema. yum upgrade Instalar pacotes necessários yum install gcc make rpm-build autoconf.noarch

Leia mais

Roitier Campos Gonçalves Goiânia, 18 de Novembro de Criando um Servidor Proxy/Firewall com Squid + IPTables!

Roitier Campos Gonçalves Goiânia, 18 de Novembro de Criando um Servidor Proxy/Firewall com Squid + IPTables! Roitier Campos Gonçalves Goiânia, 18 de Novembro de 2017 Criando um Servidor Proxy/Firewall com Squid + IPTables! Roteiro Introdução a Redes de Computadores e Internet - Arquitetura Cliente/Servidor e

Leia mais

Criando um servidor de log

Criando um servidor de log Criando um servidor de log Date : Outubro 30, 2013 Vejo que um grande problema de muitos servidores é não saber administrar corretamente a rede, seus logs e acessos. Por este motivo vou ensinar neste post

Leia mais