Unidade 2 O mundo no período da Guerra Fria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade 2 O mundo no período da Guerra Fria"

Transcrição

1 Sugestões de atividades Unidade 2 O mundo no período da Guerra Fria 9 HISTÓRIA

2 Alemanha dividida Leia o texto a seguir e responda às questões. Melhor que uma guerra? [...] Os habitantes do lado ocidental correriam para comprar em Berlim Oriental, porque os preços, subsidiados pelo governo comunista, eram muito mais baixos. Um sabonete de 4 marcos em Berlim Oriental custava 1 marco para quem fizesse o câmbio do lado ocidental. Não obstante, o padrão de vida na Alemanha comunista era bem mais baixo do que na RFA. O trânsito entre os dois setores era livre, mas os alemães, para entrar em Berlim Oriental, precisavam de autorização provisória ou permanente, obtida na fronteira. O metrô passava livremente de um lado a outro da cidade. Mas, por mais eficiente, o controle não podia impedir a especulação monetária, quando na mesma cidade dois diferentes Estados, com economias desiguais e antagônicas, coexistiam e rivalizavam. Segundo Egon Krenz, depois secretário-geral do SED e presidente do Conselho de Estado, o prejuízo da RDA até 1961 alcançara o montante de 130 bilhões de marcos em consequência tanto da fuga de profissionais qualificados quanto do contrabando de mercadorias. [...] Ao amanhecer de 13 de agosto de 1961, um domingo, soldados da Grenz-polizei (Polícia de Fronteira), Volkspolizei (Polícia Popular) e do Nationale Volksarmee (Exército Nacional Popular), coordenados por Erich Honeker, do Politburo do SED, começaram a levantar um muro para isolar Berlim Oriental, com tijolos e, depois, com placas de concreto. Essa iniciativa separou milhares de famílias e aumentou o desprestígio e a impopularidade do regime comunista. As potências ocidentais protestaram e Konrad Adenauer, chefe do governo da Alemanha Ocidental, anunciou que adotaria, em parceria com EUA, Grã-Bretanha e França, medidas de pressão econômica contra a Alemanha Oriental e o bloco soviético. [...] moniz bandeira. disponível em: < acesso em: nov Segundo o autor, como era a relação entre as duas Alemanhas em decorrência da quase livre circulação, da diferença cambial e dos subsídios governamentais da Alemanha Oriental; e quais eram as consequências dessa situação? 2. Qual foi a consequência da construção do Muro de Berlim para a população das duas Alemanhas?

3 Direitos civis nos Estados Unidos Leia o texto a seguir e responda às questões. Martin Luther King ( ) Reverendo Martin Luther King, líder da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos. O discurso foi realizado em 28 de agosto de 1963, no Lincoln Memorial, ao final da famosa Marcha para Washington. O mote Eu tenho um sonho lhe foi sugerido por uma senhora que participava do movimento contra a segregação. [...] Eu tenho um sonho! Eu tenho um sonho no qual um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro princípio do seu credo: Nós acreditamos que esta verdade é autoevidente, que todos os homens são criados iguais. Eu tenho um sonho de que algum dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos escravos e os filhos dos senhores de escravos se sentarão juntos à mesa da fraternidade. Esta é a nossa esperança. É com esta fé que eu retorno ao Sul. Com esta fé, nós estaremos prontos a trabalhar juntos, a rezar juntos, a lutar juntos, a irmos para a cadeia juntos, a nos erguermos juntos pela liberdade, sabendo que seremos livres algum dia. Este será o dia quando os filhos de Deus estarão prontos a cantar com um novo significado: Meu país doce terra da liberdade, para ti eu canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos Peregrinos, de qualquer lado da montanha, deixe tocar o sino da liberdade. E se a América será uma grande nação, um dia isto também será verdadeiro. Assim, deixe tocar o sino da liberdade! Quando deixarmos o sino da liberdade tocar, quando o deixarmos tocar em qualquer vilarejo ou al deola, de qualquer estado, de qualquer cidade, estaremos prontos para nos erguer neste dia, quando todos os filhos de Deus, brancos ou negros, judeus ou gentios, protestantes ou católicos, estaremos prontos para nos dar as mãos e cantar as palavras de um velho espiritual negro: Por fim livres! [...] carlos figueiredo. 100 discursos históricos. belo horizonte: leitura, p Qual era o sonho de Martin Luther King? 2. Esse sonho se concretizou? Justifique. 3. Ainda há conflitos étnico-raciais? Exemplifique.

4 Guerra do Vietnã Ex-colônia da França, o Vietnã conquistou a independência em 1954 e continuou dividido entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul. Sobre a Guerra do Vietnã, encontre no diagrama os termos que completam as lacunas. 1. Sistema político-econômico do Vietnã do Norte:. 2. Sistema político-econômico do Vietnã do Sul:. 3. Os sul-vietnamitas criaram a Frente de Libertação Nacional e, com ela, um exército guerrilheiro conhecido como:. 4. Principal país que apoiou o Vietnã do Sul:. 5. Em julho de 1976, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul foram reunificados sob o nome de:. á b r y h m x o e p k l a õ j q r z s g d e ú b f i q u ê v s w r v l u e y n o x g p j w s c t o b f c n x t e p l a b h e m r u k e m q e m o i c á z ú l w x e s b r ê b y l w r p m q i m s b n t o b t r o n y v h i e ã u n r l h l y r e w a n d r p e m x o e n p v h b i o c u z d m e t n w y n w n i t b c j c l x p a o f b j t d m e k v s u p o x a j b a g s t j m e k l q u s t x j b u s p y j h u l e t m r j u b y a c o t z o l à c k n z g l a d o s t n g m w p j c n i y a i g n r b t m x m e n t e j u i c l q l d t g c a p i t a l i s t a y a m r h e o h w j u m b r o n t h n t v l l r k y s n t g l w q u y v c t d r i i n w u r w g j t n b t h q i r v c t i s s b r f e s v r x h z i o w u r t h l t b x i p e g o v e r m c y l w i b j r a o v a h e j k r n l z g y s l f v a g d i v e s f n r i c t b r e ç r s n y l o e k g a ç u n g r o q u y f r e m q u v c t a r d x a z u f d c i o x g p w a i l r b w v i e t c o n g u e j h t c h e n p a i s t e b h y l v e l r m y g x t o s x e h k v l w p e v u p x q n y v n t g o j r i m w e o q u i m p r e v t ã v d i

5 Revolução Chinesa Responda V para verdadeiro e F para falso no que se refere à China. 1. ( ) A China tornou-se comunista em ( ) Em 1949, Mao Tsé-tung, após anos de guerra civil, proclamou a República Popular da China, de orientação comunista. 3. ( ) A situação da China ao tornar-se comunista era de prosperidade. 4. ( ) A Revolução Cultural proletária, iniciada em 1966, visava acabar com qualquer resquício capitalista. 5. ( ) A partir do governo de Deng Xiaoping, a China implantou o chamado socialismo de mercado, mantendo a ideologia socialista, porém se aproximando do capitalismo ao empreender a abertura econômica.

6 Descolonização da África Leia o texto a seguir e faça o que se pede. Entre 1956 e 1960, a maior parte dos países africanos passou muito subitamente para a independência. Os novos regimes foram herdeiros do sistema autoritário e brutal anterior. A maioria dos dirigentes africanos que tomaram o poder, nesse momento, não era verdadeiramente legítima. Além disso, nessa ocasião, não houve uma aprendizagem da democracia. Durante o período colonial, na África francófona, houve alguns simulacros de poderes democráticos. Foram organizadas eleições para enviar africanos para as assembleias francesas; mas apenas uma seleção de alguns funcionários foi enviada à França para a Assembleia Nacional, o Senado e o Conselho da República. Eles aprenderam ali alguns aspectos da prática parlamentar. Todavia, não eram encarregados de ensinar a democracia aos súditos africanos, e por isso os regimes independentes passaram rapidamente do multipartidarismo para o monopartidarismo. Os dirigentes africanos da época tinham medo de ser depostos, e não se dedicaram ao multipartidarismo. Preferiram amordaçar os outros partidos, embora não os suprimissem diretamente. [...] Hoje, os Estados decompõem-se porque os programas de ajustamento estrutural foram impostos com a ideia fixa de que o Estado é a pior forma de gerir os assuntos públicos. Era preciso, a qualquer preço, que o Estado desse lugar ao setor privado. Tratava-se de destruir todo o poder do Estado ou de diminuí-io consideravelmente, transferindo, ao máximo, tudo o que era da sua competência para organizações privadas ou estruturas descentralizadas. [...] O Estado neocolonial foi substituído pelo setor privado. Mas como o setor privado africano não está solidamente implantado, a supressão do Estado, na África, deixou um vazio considerável. De fato, o Estado não é substituído por nada; as pessoas perderam o hábito do Estado africano tradicional e não se apropriaram do Estado moderno do tipo colonial. É uma grande deficiência que, na realidade, abre caminho para uma espécie de caos que não existe em nenhum outro lugar. Este vazio é preenchido pelos mais ricos e por aqueles que ascenderam ao poder. [...] joseph ki-zerbo. Para quando a África? rio de janeiro: palias, p Explique a afirmação do autor de que não houve uma aprendizagem de democracia na África independente. 2. Qual é a crítica que o autor faz à implantação do neoliberalismo na África? 3. Quem preenche o papel do Estado?

7 Gandhi Gandhi foi uma das figuras mais importantes do movimento de independência da Índia. O texto a seguir aborda sua trajetória. Leia-o e responda às questões. O jovem advogado indiano Mohandas K. Gandhi ( ) foi até a África do Sul, onde desenvolveu sua filosofia de não violência e muitas de suas técnicas de desobediência civil. Na África do Sul, Gandhi vivenciou discriminação, incluindo surras por sul-africanos brancos, e até mesmo foi jogado para fora de um trem de passageiros de primeira classe por causa da cor de sua pele. Quando retornou, em 1906, para participar do Congresso Nacional Indiano, Gandhi incorporou suas experiências sul-africanas em uma compreensão mais profunda da resistência à injustiça. Gandhi começou a vestir o dhoti (vestimenta) indiano, em vez das roupas de alfaiataria europeia, e adotou a dieta de um pobre camponês indiano. Ele utilizou técnicas como o boicote, o desacato, as greves e as marchas para protestar contra o domínio inglês. Quando o Congresso Nacional Indiano se reuniu, em 1906, adotou o objetivo do autogoverno, swaraj; como Gandhi usou o termo, significava independência política e econômica e autocontrole psicológico pessoal. Um boicote particularmente efetivo que Gandhi apoiou por vestir simbolicamente o dhoti foi o movimento swadeshi (do nosso próprio país), que se originou em 1905, em Bengala, opondo-se à repartição britânica de Bengala entre áreas de maiorias hindus e muçulmanas. O boicote às mercadorias britânicas foi feito com o fim de apoiar a indústria têxtil nativa, e também como forma de protestar contra a divisão de Bengala. Começando com petições e pedidos, o boicote swadeshi transformou-se em um amplo movimento nacionalista, com a queima dos sáris (vestimenta feminina indiana) feitos por britânicos. Em 1908, o boicote era tão bem-sucedido que as importações de têxteis caíram em 25%. candice goucher; linda waltion. História mundial: jornadas do passado ao presente. porto alegre: penso, p Como Gandhi desenvolveu sua filosofia da não violência? 2. Quais foram as ações de Gandhi ao voltar à Índia e qual era o significado delas?

8 Constituição brasileira de 1946 Promulgada em setembro de 1946, a primeira Constituição pós-estado Novo manteve a estrutura da propriedade da terra, o Poder Executivo forte e a organização corporativa dos sindicatos. Ela também estabeleceu eleições diretas em todos os âmbitos e garantiu a livre manifestação do pensamento. Escreva V para verdadeiro e F para falso em relação às outras características dessa Carta Magna. 1. ( ) A república federativa representativa e presidencialista manteve-se como forma de governo. 2. ( ) Divisão em três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que atuam com equilíbrio de forças. 3. ( ) Eleição com voto direto e garantia de direito a voto a soldados, cabos e analfabetos. 4. ( ) Mandato presidencial de quatro anos, com direito a reeleição. 5. ( ) Manutenção dos direitos trabalhistas já adquiridos, aos quais foi acrescentado o direito de greve.

9 Segundo governo de Vargas Complete o texto com as palavras do quadro a seguir. nacionalismo trabalhadores política políticos presidente industrialização oposição inflação Além do apoio à reduzido com a alta, ao reassumir o poder em 1951, Getúlio Vargas retomou sua trabalhista. Para recuperar o poder aquisitivo dos,, ele autorizou aumento de 100% no salário mínimo. Essa atitude provocou a de muitos empresários, que, com o apoio dos antigetulistas e dos opositores do (entre eles, os Estados Unidos), promoveram intensa campanha contra o.

10 Governo JK A política de industrialização e de internacionalização da economia promovida no governo de Juscelino Kubitschek foi recebida por grande parte da população brasileira como um avanço social. Esse período foi tão próspero que ficou conhecido como Anos Dourados. Durante a gestão de Juscelino Kubitschek, houve muitas conquistas para a nação. Não faz parte delas: 1. ( ) a construção de hidrelétricas. 2. ( ) a construção de uma nova capital federal, Brasília. 3. ( ) a abertura de rodovias. 4. ( ) o fim da dívida externa. 5. ( ) a ampliação da produção de petróleo.

11 João Goulart 1. Em 1964, após o fracasso do Plano Trienal, Goulart assinou um conjunto de medidas denominadas Reformas de Base, que incluía as reformas agrária, bancária, administrativa, fiscal, eleitoral etc. Sobre a reforma agrária promovida por Jango não podemos afirmar que: a) ( ) englobava apenas terras que não eram exploradas. b) ( ) proprietários das terras não receberiam nenhum pagamento por não usarem suas terras. c) ( ) os produtores rurais e a Igreja Católica foram contrários a ela. d) ( ) era indispensável para aumentar o nível de vida dos brasileiros. e) ( ) não era um programa de partido político. 2. Leia o texto a seguir e faça o que se pede. Fui vencido pela reação e, assim, deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente sem prevenções nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, o único que possibilitaria progresso efetivo e a justiça social a que tem direito o seu generoso povo. Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando neste sonho a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou infamam até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade ora quebradas e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio, mesmo, não manteria a própria paz pública. Encerro assim com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do país, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim não falta a coragem da renúncia. Saio com um agradecimento e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que comigo lutaram e me sustentaram dentro e fora do governo, e de forma especial às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade. O apelo no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios, para todos, de todos, para cada um. Somente assim seremos dignos da nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor. Trabalhemos juntos. Há muitas formas de servir nossa pátria. Brasília, 25 de agosto de Jânio Quadros Folha de S.Paulo, 25 ago a) Jânio Quadros utiliza argumentos para sua renúncia? Explique. b) Quais são as forças terríveis a que ele se refere? Podemos encontrar essa resposta no texto?

12 Conflitos árabe-israelenses Relacione cada conflito à descrição correspondente: ( SD ) Guerra dos Seis Dias ( YK ) Guerra do Yom Kippur ( PG ) Primeira Guerra Árabe-Israelense ( GS ) Guerra de Suez 1. ( ) Ocorreu devido a não aceitação da criação do Estado de Israel. Após ter lutado contra Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Síria, Israel venceu a guerra e conquistou a Galileia e o Deserto de Negev. Jerusalém foi dividida entre Jordânia e Israel. O Estado Palestino não foi estabelecido, pois o território foi ocupado por israelenses. 2. ( ) Conflito pelo controle do Canal de Suez, nacionalizado pelo presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. Envolveu Egito, Israel, Inglaterra e França. Apoiado por França e Inglaterra, Israel declarou guerra ao Egito por causa da nacionalização do Canal de Suez e do fechamento do Porto de Eilat, no Golfo de Ácaba. Israel conquistou a Península do Sinai e controlou o Golfo de Ácaba, reabrindo o Porto de Eilat. A ONU interveio patrulhando as fronteiras. 3. ( ) Israel contra Egito, Jordânia e Síria. Aviões de combate israelenses dirigiram-se para oeste, sobre o Mediterrâneo, iniciando a guerra. Por terra, suas forças blindadas derrotaram facilmente os inimigos. Nos territórios ocupados, um grande número de palestinos passou a viver sob a autoridade militar do governo israelense, e muitos deles, em condições sub-humanas em campos de refugiados. 4. ( ) Os judeus comemoravam o Dia do Perdão, quando a coligação formada por Egito e Síria atacou Israel. Os sírios ocuparam Golã, e os egípcios passaram a controlar os campos petrolíferos de Balayim.

13 Estado de Israel As fronteiras do Estado de Israel foram definidas depois de várias guerras com países vizinhos. A esse respeito, avalie as afirmativas abaixo: I O plano de partilha da ONU (Resolução 181) de 1947 previa a retirada das tropas do Império Russo, a criação de um Estado judaico e de um Estado independente árabe-palestino na região da Palestina. II Os árabes rejeitaram o plano de partilha da Palestina aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e atacaram o recém-formado Estado de Israel, em 1948: era o começo dos conflitos árabe- -israelenses e do dilema dos refugiados palestinos. III A vitória israelense na Guerra dos Seis Dias (1967) proporcionou a ocupação de quase toda a Palestina isto é, Sinai, Faixa de Gaza e Cisjordânia, de Jerusalém e do Iraque. IV A partir de 1987, a população civil palestina começou a série de levantes (Intifada) contra a ocupação israelense, usando paus e pedras. Assinale a alternativa que classifica corretamente as afirmativas acima. a) ( ) Somente as afirmativas I e III estão corretas. b) ( ) Somente as afirmativas I e II estão corretas. c) ( ) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. d) ( ) Somente as afirmativas II e III estão corretas. e) ( ) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

14 Conflitos iraquianos Leia o texto a seguir e faça o que se pede. Depois da guerra Saddam Hussein sobrevive A guerra teve consequências negativas para muitos iraquianos. Fora do Iraque, havia grandes expectativas de que Saddam Hussein fosse derrubado em pouco tempo, depois dessa derrota humilhante. Houve levantes dos curdos no norte e dos muçulmanos xiitas no sul, e parecia que o país estava se desmembrando, mas os Aliados deixaram a Saddam uma quantidade suficiente de soldados, tanques e aviões para lidar com a situação, e ambas as rebeliões foram esmagadas cruelmente. No início, ninguém interveio: Rússia, Síria e Turquia tinham suas próprias minorias curdas e não queriam que a rebelião se espalhasse do Iraque para seus territórios. Da mesma forma, uma vitória xiita no sul do Iraque provavelmente aumentaria o poder do Irã na região, e os Estados Unidos não queriam isso. Contudo a opinião pública mundial foi ficando tão indignada com a continuidade dos bombardeios cruéis de Saddam sobre seu povo que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, com apoio ONU, declararam a proibição de voos nestas zonas e usaram seu poder aéreo para manter fora os aviões de Saddam, que permaneceu no poder. A guerra e o período posterior foram muito reveladores em relação às motivações do Ocidente e das grandes potências, cuja preocupação básica não era com justiça internacional nem com questões morais sobre o que é certo ou errado, e sim com seus próprios interesses. Eles só agiram contra Saddam porque achavam que ele ameaçava seu abastecimento de petróleo. Muitas vezes, no passado, quando outras nações pequenas foram invadidas, não houve qualquer ação internacional. Por exemplo, quando o Timor-Leste foi ocupado pela vizinha Indonésia, em 1975, o restante do mundo ignorou, porque seus interesses não estavam ameaçados. Depois da Guerra do Golfo, Saddam, que, em qualquer avaliação, deve constar entre os ditadores mais brutais do século, pôde permanecer no poder porque o Ocidente achava que sua sobrevivência era uma forma de manter o Iraque unido e a região estável. norman lowe. História do mundo contemporâneo. porto alegre: penso, p De acordo com o autor, por que as nações estrangeiras tiveram tanta preocupação com os problemas que ocorriam no Iraque e região? 2. Justifique a resposta da questão anterior. 3. Por que mesmo após a guerra, Saddam Hussein permaneceu no poder?

15 Ditadura Militar brasileira Sobre os acontecimentos relacionados ao período de Ditadura Militar no Brasil, classifique as afirmativas com V para verdadeira e F para falsa. 1. ( ) Foi um período democrático, em que as liberdades foram preservadas. 2. ( ) Começou com atos de violência e seguiu assim durante todo o período, com muita repressão aos que se posicionassem contra o regime. 3. ( ) Pelo AI-1, a Constituição foi suspensa, foram definidas eleições indiretas para presidente e os direitos políticos de opositores foram cassados. 4. ( ) No governo de Castello Branco, o Brasil rompeu relações com os Estados Unidos e alinhou-se com Cuba e China. 5. ( ) A Lei de Segurança Nacional de 1967 restringiu ainda mais a liberdade dos cidadãos e tornou ainda mais severas as punições aos opositores do regime. 6. ( ) O período do governo do presidente Médici foi o mais cruel e o mais repressor, por isso foi chamado de Anos de Chumbo. 7. ( ) O governo Médici também representou o período de distensão, quando teve início a abertura política. 8. ( ) A partir de 1973, com a Crise do Petróleo, o período denominado milagre econômico entrou em declínio e a década seguinte foi de estagnação econômica. 9. ( ) O governo Médici ficou marcado por campanhas ufanistas como Ninguém segura este país!. 10. ( ) Foi durante o governo Médici que o Brasil perdeu a Copa do Mundo de 1970, o que causou grande descontentamento popular.

16 Peronismo Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do nazifacismo, as forças oposicionistas exigiram eleições livres na Argentina. Nas eleições de 1946, Perón candidatou-se e venceu. Assinale abaixo as características que se referem ao regime peronista. 1. ( ) Procurou melhorar o padrão de vida da população; 2. ( ) Incentivou a industrialização; 3. ( ) Aumentou o salário mínimo e melhorou a previdência social; 4. ( ) Manteve os privilégios dos latifundiários; 5. ( ) Promoveu a prisão de centenas de padres e estudantes católicos, suprimiu o ensino religioso nas escolas e instituiu o divórcio.

17 Governo Allende Salvador Allende venceu as eleições presidenciais de 1970 pela Unidade Popular (UP) uma coalizão de esquerda que tinha como eixo os partidos Comunista (PC) e Socialista (OS), mais os Radicais, o Partido Social- -Democrata, a Ação Popular Independente e o Movimento de Ação Popular Unificado (Mapu) e governou o Chile até o golpe militar de 11 de setembro de 1973, comandado pelo general Augusto Pinochet, que iria implantar uma ditadura que duraria os 17 anos seguintes. alberto aggio. o chile de allende: entre a derrota e o fracasso. in: carlos fico et al. (org.). Ditadura e democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas. rio de janeiro: fgv editora, p. 78. Marxista convicto, Allende acreditava na instauração de um Estado socialista por meio de reformas graduais. Entre os objetivos do programa da Unidade Popular, não consta: 1. ( ) criar uma nova ordem institucional, o Estado Popular. 2. ( ) construir uma economia fundamentada em uma área de propriedade social e na reforma agrária. 3. ( ) fomentar o desenvolvimento social por meio da distribuição de renda. 4. ( ) promover a cultura e a educação. 5. ( ) permanecer dependente dos Estados Unidos.

18 Revolução Cubana bettmann/corbis/latinstock fidel castro (centro) desfilando em havana após o sucesso da revolução cubana, da qual foi líder, jan Ao assumir o governo, Fidel Castro, a princípio, tinha a intenção de estabelecer um governo de cunho nacionalista, visando desenvolver o país e corrigir as grandes desigualdades sociais. Entretanto, sob influência de Che Guevara e diante das intenções soviéticas de fornecer recursos a Cuba, adotou o modelo socialista. Das afirmativas abaixo, assinale qual ação não se enquadraria nesse novo molde. 1. ( ) Alimentação, saúde, educação e lazer seriam subsidiados pelo governo. 2. ( ) Com suporte financeiro soviético, seriam construídas moradias populares. 3. ( ) Os despejos seriam legalizados. 4. ( ) O analfabetismo seria erradicado. 5. ( ) Seriam gerados mais empregos.

19 Gabarito Alemanha dividida 1. Os alemães do lado ocidental aproveitavam-se da relação cambial desigual (1/4) para comprar gêneros subsidiados pelo governo socialista, do lado oriental. Essa relação gerou crise de mão de obra e escassez de gêneros. 2. Além de impedir as pessoas de transitar entre os dois territórios, houve separação de muitas famílias. Direitos civis nos Estados Unidos 1. Que um dia o preceito da igualdade fosse respeitado e todos pudessem ser livres e viver em união. 2. Não. O preconceito e a segregação racial ainda são evidentes tanto nos Estados Unidos quanto em outros países do mundo. 3. Espera-se que o aluno responda que, em muitos lugares do mundo, ainda ocorrem conflitos étnico- -raciais. Guerra do Vietnã 1. comunista 2. capitalista 3. vietcongue 4. Estados Unidos 5. República Socialista do Vietnã 1

20 á b r y h m x o e p k l a õ j q r z s g d e ú b f i q u ê v s w r v l u e y n o x g p j w s c t o b f c n x t e p l a b h e m r u k e m q e m o i c á z ú l w x e s b r ê b y l w r p m q i m s b n t o b t r o n y v h i e ã u n r l h l y r e w a n d r p e m x o e n p v h b i o c u z d m e t n w y n w n i t b c j c l x p a o f b j t d m e k v s u p o x a j b a g s t j m e k l q u s t x j b u s p y j h u l e t m r j u b y a c o t z o l à c k n z g l a d o s t n g m w p j c n i y a i g n r b t m x m e n t e j u i c l q l d t g c a p i t a l i s t a y a m r h e o h w j u m b r o n t h n t v l l r k y s n t g l w q u y v c t d r i i n w u r W g j t n b t h q i r v c t i s s b r f e s v r x h z i o w u r t h l t b x i p e g o v e r m c y l w i b j r a o v a h e j k r n l z g y s l f v a g d i v e s f n r i c t b r e ç r s n y l o e k g a ç u n g r o q u y f r e m q u v c t a r d x a z u f d c i o x g p w a i l r b w v i e t c o n g u e j h t c h e n p a i s t e b h y l v e l r m y g x t o s x e h k v l w p e v u p x q n y v n t g o j r i m w e o q u i m p r e v t ã v d i Revolução Chinesa 1. ( F ) 2. ( V ) 3. ( F ) 4. ( V ) 5. ( V ) Descolonização da África 1. Os africanos vinham de uma experiência colonial ditatorial, por isso os regimes implantados não diferiam muito dessa realidade. 2. O Estado neocolonial foi substituído pelo setor privado. No entanto, como o setor privado africano não foi solidamente implantado, a supressão do Estado, na África, deixou um vazio. Na verdade, o Estado não foi substituído por nada; as pessoas perderam o hábito de ter o Estado africano tradicional e não se apropriaram do Estado moderno do tipo colonial. 3. Esse vazio é preenchido pelos mais ricos e por aqueles que ascenderam ao poder. 2

21 Gandhi 1. Foi com base em situações de discriminação, como surras que tomou por sul-africanos brancos e até mesmo uma ocasião em que foi jogado para fora de um trem de passageiros de primeira classe por causa da cor de sua pele. Quando retornou, em 1906, para participar do Congresso Nacional indiano, Gandhi incorporou suas experiências sul-africanas a uma compreensão mais profunda da resistência à injustiça. 2. Gandhi começou a vestir o dhot indiano, em vez das roupas de alfaiataria europeia, e adotou a dieta dos camponeses pobres indianos. Ele utilizou técnicas como o boicote, o desacato, as greves e as passeatas para protestar contra o domínio inglês. Eram formas de protestar pacificamente contra a dominação inglesa e também de apoiar as indústrias locais ao se recusar a usar os produtos estrangeiros. Constituição brasileira de ( V ) 2. ( V ) 3. ( F ) 4. ( F ) 5. ( V ) Segundo governo de Vargas Além do apoio à industrialização, ao reassumir o poder em 1951, Getúlio Vargas retomou sua política trabalhista. Para recuperar o poder aquisitivo dos trabalhadores, reduzido com a alta inflação, ele autorizou aumento de 100% no salário mínimo. Essa atitude provocou a oposição de muitos empresários, que, com o apoio dos políticos antigetulistas e dos opositores do nacionalismo (entre eles, os Estados Unidos), promoveram intensa campanha contra o presidente. Governo JK Alternativa 4. João Goulart 1. Alternativa b. 2. a) Diz que forças terríveis o impediam de governar e não deixa claro o porquê de sua renúncia. b) Espera-se que o aluno perceba que não há como identificar que forças são essas, pois Jânio usa palavras soltas e nada conclui ou declara de concreto. Conflitos árabe-israelenses 1. ( PG ) 2. ( GS ) 3. ( SD ) 4. ( YK ) Estado de Israel Alternativa c. Conflitos iraquianos 1. Em razão de interesses locais, como o petróleo. 2. Em outros casos, por exemplo na invasão do Timor Leste, nenhuma potência se manifestou. 3. Porque as potências ocidentais achavam que a sobrevivência dele era uma forma de manter o Iraque unido e a região estável. 3

22 Ditadura Militar brasileira 1. ( F ) 2. ( V ) 3. ( V ) 4. ( F ) 5. ( V ) 6. ( V ) 7. ( F ) 8. ( V ) 9. ( V ) 10. ( F ) Peronismo Alternativas 1, 2, 3 e 5. Governo Allende Afirmativa 5. Revolução Cubana Afirmativa 3. 4

A formação do Estado de Israel

A formação do Estado de Israel A formação do Estado de Israel 1946: 500 mil judeus na Palestina querem a independência de Israel do domínio britânico Aumento da tensão entre israelenses e ingleses: centenas de ataques de judeus a britânicos

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO

ATIVIDADES ONLINE 9º ANO ATIVIDADES ONLINE 9º ANO 1) (UFV) Das alternativas, aquela que corresponde à causa do acordo entre Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) é: a) o fortalecimento do grupo liderado por

Leia mais

Descolonização e Lutas de Independência no Século XX

Descolonização e Lutas de Independência no Século XX Descolonização e Lutas de Independência no Século XX A Independência da Índia (1947) - Antecedentes: Partido do Congresso (hindu) Liga Muçulmana Longa luta contra a Metrópole inglesa - Desobediência pacífica

Leia mais

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza Conflitos no Oriente Médio Prof a Maria Fernanda Scelza Revolução Iraniana 1953: o Xá (rei) Mohamed Reza Pahlevi passou a governar autoritariamente o Irã; Seu objetivo era ocidentalizar o país, tornando-o

Leia mais

Descolonização Afroasiática

Descolonização Afroasiática Aula 50 Descolonização Afroasiática 1 Fatores Setor 1602 2 Casos Nacionais 3 China ealvespr@gmail.com Objetivo da aula Analisar o quadro geral da descolonização afroasiática após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

Período Democrático e o Golpe de 64

Período Democrático e o Golpe de 64 Período Democrático e o Golpe de 64 GUERRA FRIA (1945 1990) Estados Unidos X União Soviética Capitalismo X Socialismo Governo de Eurico Gaspar Dutra (1946 1950) Período do início da Guerra Fria Rompimento

Leia mais

Exercícios sobre Israel e Palestina

Exercícios sobre Israel e Palestina Exercícios sobre Israel e Palestina Material de apoio do Extensivo 1. Observe o mapa a seguir, que representa uma área do Oriente Médio, onde ocorrem grandes tensões geopolíticas. MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO,

Leia mais

História B Aula 21. Os Agitados Anos da

História B Aula 21. Os Agitados Anos da História B Aula 21 Os Agitados Anos da Década de 1930 Salazarismo Português Monarquia portuguesa foi derrubada em 1910 por grupos liberais e republicanos. 1ª Guerra - participação modesta ao lado da ING

Leia mais

Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.2 Conteúdo: Israel: uma política desenvolvida na região. A difícil criação de um Estado Palestino.

Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.2 Conteúdo: Israel: uma política desenvolvida na região. A difícil criação de um Estado Palestino. Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.2 Conteúdo: Israel: uma política desenvolvida na região. A difícil criação de um Estado Palestino. 2 Habilidades: Analisar os motivos que levaram ao conflito entre

Leia mais

CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA

CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA CLAUDIO F GALDINO GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão AQUELA QUE TRAZ EMOÇÃO. PARA VOCÊ E SEU IRMÃO!!! Canaã Terra Prometida Abraão recebeu de Deus

Leia mais

Getúlio Vargas e a Era Vargas

Getúlio Vargas e a Era Vargas Getúlio Vargas e a Era Vargas http://www.suapesquisa.com/vargas/ AGOSTO RUBEM FONSECA Getúlio Vargas e a Era Vargas: ASPECTOS A RESSALTAR Vida de Getúlio Vargas; Revolução

Leia mais

Período pré-colonial

Período pré-colonial CHILE Período pré-colonial O navegador português Fernão de Magalhães, a serviço do rei da Espanha, foi o primeiro europeu a visitar a região que hoje é chamada de Chile. Os mapuches, grande tribo indígena

Leia mais

50 ANOS DO GOLPE MILITAR

50 ANOS DO GOLPE MILITAR 50 ANOS DO GOLPE MILITAR (1964-1985) Prof. Dr. Rogério de Souza CAUSAS Guerra Fria Contexto Internacional: Construção do Muro de Berlim (1961) Cuba torna-se Socialista (1961) Crise dos Mísseis (1962) CAUSAS

Leia mais

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. 2

Leia mais

OS CLUBES TOASTMASTER PARA APRENDER A FALAR EM PÚBLICO

OS CLUBES TOASTMASTER PARA APRENDER A FALAR EM PÚBLICO 56 OS CLUBES TOASTMASTER PARA APRENDER A FALAR EM PÚBLICO Existe uma organização mundial com clubes por todo o mundo para as pessoas treinarem as suas capacidades de falar em público. Poderá fazer o download

Leia mais

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA

TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA TEMA 3 UMA EXPERIÊNCIA DOLOROSA: O NAZISMO ALEMÃO A ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha colocou em ação a política de expansão territorial do país e o preparou para a Segunda Guerra Mundial. O saldo

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

Até então o confronto direto entre os aliados não havia acontecido.

Até então o confronto direto entre os aliados não havia acontecido. Confronto entre os aliados, vencedores da 2ª Guerra: Inglaterra, França, EUA e União Soviética. Acordo pós-guerra definiria a área de influência da URSS, onde estavam suas tropas (leste europeu). Conferência

Leia mais

Israel e o mundo Árabe

Israel e o mundo Árabe Israel e o mundo Árabe Leonardo Herms Maia¹ Regina Cohen Barros² Para uma compreensão espacial e econômica deste assunto, irei abordar temas principais que nos mostram como Israel se tornou uma grande

Leia mais

1. Conceito Guerra improvável, paz impossível - a possibilidade da guerra era constante, mas a capacidade militar de ambas potências poderia provocar

1. Conceito Guerra improvável, paz impossível - a possibilidade da guerra era constante, mas a capacidade militar de ambas potências poderia provocar A GUERRA FRIA 1. Conceito Conflito político, econômico, ideológico, cultural, militar entre os EUA e a URSS sem que tenha havido confronto direto entre as duas superpotências. O conflito militar ocorria

Leia mais

Geografia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Geografia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Geografia Questão 1 Em 1967, por ocasião da Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou de seus vizinhos árabes uma série de territórios, entre eles a Península do

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PARECER DOS RECURSOS 11) China, Japão e Índia são três dos principais países asiáticos. Sobre sua História, cultura e relações com o Ocidente, analise as afirmações a seguir. l A China passou por um forte processo de modernização

Leia mais

Para saber mais! Nações sem Território IDH. 8ºANO Expedição 1 Professora Bruna Andrade

Para saber mais! Nações sem Território IDH. 8ºANO Expedição 1 Professora Bruna Andrade Para saber mais! Nações sem Território IDH 8ºANO Expedição 1 Professora Bruna Andrade 1. Nações sem Território ma NAÇÃO é formada por um grupo de indivíduos que apresenta características históricas, culturais,

Leia mais

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009 Questão 01 UFBA - -2009 2ª FASE 2009 Na Época Medieval, tanto no Oriente Médio, quanto no norte da África e na Península Ibérica, muçulmanos e judeus conviviam em relativa paz, fazendo comércio e expressando,

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Série: 1ª Professor : Carlos Alexandre Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Série: 1ª Professor : Carlos Alexandre Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA. Por: Rodrigo A. Gaspar

REVOLUÇÃO FRANCESA. Por: Rodrigo A. Gaspar REVOLUÇÃO FRANCESA Por: Rodrigo A. Gaspar REVOLUÇÃO FRANCESA Influência dos valores iluministas Superação do Absolutismo monárquico e da sociedade estratificada Serviu de inspiração para outras revoluções,

Leia mais

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos 25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos Intervenção da Deputada Municipal do PSD Célia Sousa Martins Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Senhor Presidente da Câmara

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

Século XXI. Sobre a cultura islâmica após os atentados de 11 de setembro. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito.

Século XXI. Sobre a cultura islâmica após os atentados de 11 de setembro. Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito. Século XXI Oficialmente, o século XXI, inicia-se cronologicamente no final do ano 2000. Historicamente podemos destacar que os eventos que aconteceram um ano após a entrada do novo milênio marcam a chegada

Leia mais

Prof. Thiago Oliveira

Prof. Thiago Oliveira Prof. Thiago Oliveira Depois da 2ª Guerra Mundial o Brasil passou por um período de grandes transformações no campo da política, economia e sociedade, superando o Estado Novo de Getúlio e experimentando

Leia mais

DÉCADA DE 70. Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana

DÉCADA DE 70. Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana GUERRA DO VIETNÃ Após o fim da Guerra da Indochina (1954), Vietnã é dividido na altura do paralelo 17: Norte: república

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Michael Haradom - www.shalomsalampaz.org - ssp@shalomsalampaz.org tel (11) 3031.0944 - fax (11)

Leia mais

Quatro Dicas Para o ENEM. Prof: Marcio Santos ENEM 2009. As Quatro Áreas de Conhecimento

Quatro Dicas Para o ENEM. Prof: Marcio Santos ENEM 2009. As Quatro Áreas de Conhecimento Quatro Dicas Para o ENEM Prof: Marcio Santos ENEM 2009 Ciências Humanas Dominar Linguagens: saber ler e entender textos, mapas e gráficos. Manter-se Atualizado: ler jornais, revistas, assistir telejornais.

Leia mais

Questão 1. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique.

Questão 1. b) Na visão de Anderson, qual era o grupo social dominante nos quadros do Estado absolutista? Justifique. VESTIBULAR 2012 1ª Fase HISTÓRIA Instruções Gerais: Hoje você deverá responder às questões de Artes Visuais e Literatura, História, Geografia e de Raciocínio Lógico- Matemático. Você terá 4 horas para

Leia mais

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10

Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade II Poder, Estudo e Instituições Aula 10 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Conteúdo O Consulado: Economia, Educação

Leia mais

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado;

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Utiliza-se para designar uma dada entidade políticoadministrativa;

Leia mais

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de

Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Jefté era de Mizpá, em Gileade, terra de Jó e Elias. Seu nome (hebraico/aramaico - יפתח Yiftach / Yipthaχ). Foi um dos Juízes de Israel por um período de seis anos (Jz 2:7 ). Jefté viveu em Gileade e foi

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR. Caderno 10» Capítulo 4. www.sejaetico.com.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR. Caderno 10» Capítulo 4. www.sejaetico.com. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR Caderno 10» Capítulo 4 www.sejaetico.com.br CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS A experiência democrática no Brasil (1945-1964)

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 21 Discurso na cerimónia de instalação

Leia mais

Período Populista (1945/64)

Período Populista (1945/64) Período Populista (1945/64) INTRODUÇÃO Período de Democracia, sem censura e eleições direta (o( o povo vota) para presidente. O mundo encontrava-se no Período de Guerra Fria : Capitalistas (EUA) X Socialistas

Leia mais

Gabarito oficial preliminar: História

Gabarito oficial preliminar: História 1) Questão 1 Segundo José Bonifácio, o fim do tráfico de escravos significaria uma ameaça à existência do governo porque Geraria uma crise econômica decorrente da diminuição da mão de obra disponível,

Leia mais

Guerra Fria e o Mundo Bipolar

Guerra Fria e o Mundo Bipolar Guerra Fria e o Mundo Bipolar A formação do Mundo Bipolar Os Aliados vencem a 2.ª Guerra (1939-1945). Apesar de na guerra lutarem lado a lado, os EUA e a URSS vão afastar-se a partir de 1945. Guerra Fria

Leia mais

A GUERRA DE SECESSÃO UM OLHAR SOBRE A ESCRAVIDÃO

A GUERRA DE SECESSÃO UM OLHAR SOBRE A ESCRAVIDÃO A GUERRA DE SECESSÃO UM OLHAR SOBRE A ESCRAVIDÃO HISTÓRICO O O sul, de clima seco e quente permaneceu no séc. XIX atrasado com uma economia agroexportadora de algodão e de tabaco, baseada no latifúndio

Leia mais

Génese e implantação do fascismo. e do nazismo

Génese e implantação do fascismo. e do nazismo Génese e implantação do fascismo FASCISMO: - Regime político que vigorou em Itália de 1922 a 1945 e que influenciou fortemente outros países. - Símbolo: o fascio romano. e do nazismo NAZISMO: - Regime

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

Na ditadura não a respeito à divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário). O ditador costuma exercer os três poderes.

Na ditadura não a respeito à divisão dos poderes (executivo, legislativo e judiciário). O ditador costuma exercer os três poderes. Ditadura: É uma forma de governo em que o governante (presidente, rei, primeiro ministro) exerce seu poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político

Leia mais

MAHATMA GANDHI. Cronologia

MAHATMA GANDHI. Cronologia Cronologia 1869 Data de nascimento de Gandhi 1888 1891 Estudou direito em Londres 1893 1914 Período em que viveu na África do Sul 1920 Lutou pelo boicote aos produtos ingleses 1930 Campanhas de desobediência

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Lançamento do Programa «Pólos Florestais»

Leia mais

Cap. 12- Independência dos EUA

Cap. 12- Independência dos EUA Cap. 12- Independência dos EUA 1. Situação das 13 Colônias até meados do séc. XVIII A. As colônias inglesas da América do Norte (especialmente as do centro e norte) desfrutavam da negligência salutar.

Leia mais

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético.

TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS. Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. TEMA 6 O AVANÇO DOS ALIADOS Os combates decisivos entre as tropas do Eixo e as forças aliadas foram travados em território soviético. A operação Barbarossa A operação Barbarossa era a invasão da União

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. As sentenças a seguir se referem ao segundo governo de Getúlio Vargas. Marque V nas sentenças verdadeiras e F nas falsas.

Leia mais

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda

Prova bimestral. história. 1 o Bimestre 5 o ano. 1. Leia o texto a seguir e responda Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 1 o Bimestre 5 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia o texto a seguir e responda Na

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições.

Revolução de 1930. Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Revolução de 1930 Fatores: Crise de 1929. Movimento Tenentista. Resultado das eleições. Revolução de 1930 Responsável pelo fim da chamada Política café com leite Política café com leite

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Independência dos Estados Unidos

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: Independência dos Estados Unidos Conteúdo: Independência dos Estados Unidos Habilidades: Compreender o processo de independência Norte Americana dentro do contexto das ideias iluministas. Yankee Doodle 1 Causas Altos impostos cobrados

Leia mais

O povo da Bíblia HEBREUS

O povo da Bíblia HEBREUS O povo da Bíblia HEBREUS A FORMAÇÃO HEBRAICA Os hebreus eram pastores nômades que se organizavam em tribos lideradas por chefes de família denominado patriarca. Principais patriarcas: Abraão, Jacó e Isaac.

Leia mais

A América Central continental Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador já foram parte do

A América Central continental Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador já foram parte do p. 110 A América Central continental Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador já foram parte do México até sua independência a partir de 1823; Em 1839 tornam-se independentes fracasso da

Leia mais

CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA. Os últimos anos da República Velha

CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA. Os últimos anos da República Velha CRISE E RUPTURA NA REPÚBLICA VELHA Os últimos anos da República Velha Década de 1920 Brasil - as cidades cresciam e desenvolviam * Nos grandes centros urbanos, as ruas eram bem movimentadas, as pessoas

Leia mais

SÉCULO XVII A INGLATERRA INCENTIVOU A COLONIZAÇÃO DAS TERRAS NORTE- AMERICANAS INCENTIVANDO A VINDA DE EMIGRANTES INGLESES

SÉCULO XVII A INGLATERRA INCENTIVOU A COLONIZAÇÃO DAS TERRAS NORTE- AMERICANAS INCENTIVANDO A VINDA DE EMIGRANTES INGLESES A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ANTECEDENTES SÉCULO XVII A INGLATERRA INCENTIVOU A COLONIZAÇÃO DAS TERRAS NORTE- AMERICANAS INCENTIVANDO A VINDA DE EMIGRANTES INGLESES NESSA ÉPOCA

Leia mais

Estímulo Experimental: Texto para filmagem dos discursos políticos (Brasil Thad Dunning)

Estímulo Experimental: Texto para filmagem dos discursos políticos (Brasil Thad Dunning) Estímulo Experimental: Texto para filmagem dos discursos políticos (Brasil Thad Dunning) DISCURSOS 1, 2, 3 e 4 sem mensagem de raça ou classe (o texto do discurso é para ser lido duas vezes por cada ator,

Leia mais

Oriente Médio. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 21, 24 e 25/10/2014. Material de Apoio para Monitoria

Oriente Médio. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 21, 24 e 25/10/2014. Material de Apoio para Monitoria Oriente Médio 1.(VEST - RIO) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/ Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo, são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo,

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 a ETAPA DO VESTIBULAR 2007

PROVA DE HISTÓRIA 2 a ETAPA DO VESTIBULAR 2007 PROVA DE HISTÓRIA a ETAPA DO VESTIBULAR 007 01. Leia, com atenção, as considerações sobre o movimento conhecido como Cruzadas e, em seguida, faça o que se pede. Guerra proclamada pelo Papa em nome de Cristo

Leia mais

1 A sociedade dos indivíduos

1 A sociedade dos indivíduos Unidade 1 A sociedade dos indivíduos Nós, seres humanos, nascemos e vivemos em sociedade porque necessitamos uns dos outros. Thinkstock/Getty Images Akg-images/Latin Stock Akg-images/Latin Stock Album/akg

Leia mais

Declaração Política. (Em defesa da Liberdade e da Democracia)

Declaração Política. (Em defesa da Liberdade e da Democracia) Declaração Política (Em defesa da Liberdade e da Democracia) O maior dos Presidentes americanos, Abraham Lincoln, definiu, uma vez, a democracia e a liberdade como o governo do povo, pelo povo e para o

Leia mais

A Revolução Comunista na China 1949 Organização : Prof.: Fabrício Fernandes

A Revolução Comunista na China 1949 Organização : Prof.: Fabrício Fernandes A Revolução Comunista na China 1949 Organização : Prof.: Fabrício Fernandes Antecedentes Guerra Civil A partir de 1925 nacionalistas / kuomintang (Chiang Kai-shek) X comunistas (derrotados) desfecho: Partido

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 26 DE OUTUBRO PALANQUE-PRAÇA SÃO

Leia mais

E.E. Dr. João Thienne Geografia

E.E. Dr. João Thienne Geografia E.E. Dr. João Thienne Geografia INTRODUÇÃO O presente trabalho é sobre conflitos no Cáucaso, mais concretamente o caso da Chechênia. São objetivos deste trabalho adquirir conhecimentos sobre o assunto,

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 59 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1973 A 1991)

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 59 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1973 A 1991) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 59 OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO (1973 A 1991) Como pode cair no enem (ENEM) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina

Leia mais

"Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA"

Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA "Brasil é um tipo de país menos centrado nos EUA" Neill Lochery, pesquisador britânico, no seu livro Brasil: os Frutos da Guerra mostrou os resultados da sua investigação histórica de um dos períodos mais

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Estimados colegas representantes dos países membros do Fórum das Federações, Embaixadores e delegados

Estimados colegas representantes dos países membros do Fórum das Federações, Embaixadores e delegados PRESIDENCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUBCHEFIA DE ASSUNTOS FEDERATIVOS Assunto: DISCURSO DO EXMO. SUBCHEFE DE ASSUNTOS FEDERATIVOS DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org O Movimento Social Palestino rumo ao FME O Fórum Mundial da Educação na Palestina será realizado

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL

Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL Educador: Luciola Santos C. Curricular: História Data: / /2013 Estudante: 7 Ano Estudo Dirigido - RECUPERAÇÃO FINAL 7º Ano Cap 1e 2 Feudalismo e Francos Cap 6 Mudanças no feudalismo Cap 7 Fortalecimento

Leia mais

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo Comentário Geral Como sempre foi ressaltado em sala de aula, temas como Grécia, Idade Média, Revolução Francesa, Direitos Civis, refugiados,

Leia mais

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 DESIGUALDADE SOCIAL

SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 DESIGUALDADE SOCIAL SOCIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 06 DESIGUALDADE SOCIAL y (-) Vulnerabilidade Desvinculação x (+) (-) 0 Inserção Vulnerabilidade (+) Como pode cair no enem A violência de cada dia A violência normalmente é

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

DÉCADA DE 50. Eventos mais marcantes: Revolução Chinesa (1949) Guerra da Coréia (1950-1953) Revolução Cubana (1959) Corrida armamentista

DÉCADA DE 50. Eventos mais marcantes: Revolução Chinesa (1949) Guerra da Coréia (1950-1953) Revolução Cubana (1959) Corrida armamentista Eventos mais marcantes: Revolução Chinesa (1949) Guerra da Coréia (1950-1953) Revolução Cubana (1959) Corrida armamentista Corrida Espacial REVOLUÇÃO CHINESA Após um longo período de divisões e lutas internas,

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

DÉCADA DE 60. Eventos marcantes:

DÉCADA DE 60. Eventos marcantes: Eventos marcantes: Invasão da Baía dos Porcos Crise dos Mísseis de Cuba Aquecimento da corrida espacial Revolução Cultural na China Guerra dos Seis Dias Início da Guerra do Vietnã INVASÃO DA BAÍA DOS PORCOS

Leia mais

Ciências Humanas. História e Geografia Professor: Renato Pellizzari e Claudio Hansen 08/10/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo

Ciências Humanas. História e Geografia Professor: Renato Pellizzari e Claudio Hansen 08/10/2014. Material de apoio para Aula ao Vivo Ciências Humanas Material de apoio para Aula ao Vivo 1. A charge expressa enfaticamente uma característica do processo histórico de urbanização da sociedade brasileira. A crítica contida na charge refere-se

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1

UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 UNIDADE LETIVA 2 ANEXO 1 HISTÓRIAS COM GENTE DENTRO REFUGIADOS À procura da paz Testemunho de Ibraim (nome fictício) O meu nome é Ibraim, sou natural de um país africano, tenho 25 anos, e estou alojado

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 )

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 ) Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON -Após a derrota de Napoleão Bonaparte, restaurou-se a Dinastia Bourbon subiu ao trono o rei Luís XVIII DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso

Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Reconhecimento: Resolução nº CEE - 1464/85 - D.O. 04/05/85 Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso CNPJ: 13.911.052/0001-61 e Inscrição Municipal

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção?

Memórias de um Brasil holandês. 1. Responda: a) Qual é o período da história do Brasil retratado nesta canção? Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2012 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano história Data: / / Nível: Escola: Nome: Memórias de um Brasil holandês Nessa terra

Leia mais

Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013. Por Roberto Vertamatti*

Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013. Por Roberto Vertamatti* Indicador ANEFAC dos países do G-20 Edição 2013 Por Roberto Vertamatti* Brasil recua novamente para a 15ª posição por não melhorar índices de saúde, educação e renda e piorar em relação a pobreza e desigualdade

Leia mais

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA INDEPENDÊNCIA DO Colonização: espanhola até 1697, posteriormente francesa. Produção açucareira. Maioria da população:

Leia mais

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012 Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM Frei David Santos, OFM - out de 2012 Dados disponibilizados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade

Leia mais

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil MATERIAL DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 6 ANO 1) Classifique as fontes listadas abaixo em primarias e secundárias: - Vídeo do atentado terrorista ao World Trade Center em 2001 - Trecho da Carta de Pero

Leia mais