O que significa "autismo"?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O que significa "autismo"?"

Transcrição

1 O que significa "autismo"? O termo "autismo" vem do Grego e significa "estar muito relacionado consigo próprio". Certas pessoas são solitárias, só se interessam por uma especialidade, tem dificuldades na área da empatia, como comunicar adequadamente com outras pessoas e evitam o contacto. Quando essas características são tão acentuadas, até chegarem ao ponto de impedir o desenvolvimento de uma criança, então fala-se de "Autismo" como um profundo distúrbio de desenvolvimento. Para esse tipo de diagnóstico tem que existir distúrbios nas seguintes três áreas: Peculiaridades da linguagem e da comunicação, p.ex. atraso no ou falta de desenvolvimento da linguagem ou perda da linguagem existente, como também uma repetição frequente de palavras ou frases. Anormalidades nas interacções sociais, p. ex. características especiais no olhar, nas expressões faciais e nos gestos. Pouco interesse em outras crianças ou formas ineptas no contacto, falta de compreensão para processos em grupos. Interesses reduzidos e jogo repetitivo, p. ex. girar nas rodas de carros de brinquedo, colocar objectos em fila, movimentos estranhos com as mãos e o corpo, medo do novo, dificuldades com mudanças, interesses especiais acentuados. Pessoas com um transtorno autista percebem o seu ambiente de forma diferente. Muitas das vezes concentram-se em detalhes e tem dificuldade em capturar uma situação no geral. Raramente olham nos olhos e quase mal conseguem detectar e interpretar correctamente a disposição do seu parceiro pelo rosto. Hiper- ou hiposensibilidade perante luzes, cheiros, sons ou toques são comuns. Como por exemplo uma fascinação por luzes ou superfícies brilhantes, medo de certos sons, preferência por apertos fortes ou cheirar superfícies e tocar em objectos de forma estranha. Estas formas de comportamento designam-se como distúrbios de percepção. Todas estas dificuldades levam crianças ou adultos com autismo a terem problemas graves em compreender o seu ambiente como uma totalidade com significância. As suas oportunidades de aprendizagem estão por isso frequentemente prejudicadas. Pessoas com autismo tem dificuldades na empatia e em criar relações adequadas com os seus próximos. Os sintomas manifestam-se nos três primeiros anos de vida. Transtornos autistas podem ser acompanhados por um retardo mental. As causas do autismo não estão até hoje completamente esclarecidas. Na formação vários factores desempenham seguramente um papel importante. Influências genéticas e danos antes, durante e após o nascimento podem afectar o desenvolvimento do cérebro e causar o distúrbio autista. Autismo não é com certeza determinado por falhas na educação ou conflitos familiares. Os sintomas dos distúrbios autistas são diversos e mudam ao longo do desenvolvimento infantil. Com a ajuda certa, as capacidades afectadas podem melhorar e o comportamento autista pode diminuir.

2 Autismo e a sua frequência Até há 20 anos o autismo infantil era considerado como uma doença muito rara. Mas novos inquéritos mostram que aproximadamente 0,7% de todas as crianças sofrem de um transtorno do espectro autista. Um terço dessas crianças sofrem de autismo clássico enquanto nos restantes dois terços se trata de outros distúrbios autistas. Em todas as formas de autismo os rapazes são mais afectados do que as raparigas. Relacionado com a Suíça isso significaria que em cada ano nascem 500 crianças, que desenvolvem um transtorno autista. Na Suiça existem aproximadamente 9'000 crianças e jovens entre os 0-18 anos com um distúrbio autista e cerca de 40'000 pessoas no total. De momento ainda existe pouco esclarecimento sobre se realmente há um aumento de transtornos autistas ou se devido à modificação dos critérios diagnósticos e um melhor apuramento, o diagnóstico é feito com mais frequência. Em muitas pessoas, especialmente aquelas com várias deficiências ou apenas com um ligeiro comportamento autista, o diagnóstico é feito só tarde ou nunca chega a ser feito.

3 O espectro de distúrbios autistas Para descrever com mais precisão as formas dos distúrbios autistas são utilizados vários termos. Mas as formas existentes não podem ser acentuadamente distinguidas umas das outras. Em geral elas são descritas como "transtornos profundos de desenvolvimento" ou como "espectro autista". As várias formas distinguem-se através dos seguintes pontos: estado de gravidade dos sintomas autistas desenvolvimento em geral e autonomia na vida quotidiana idade no início dos sintomas Actualmente são utilizados os seguintes termos por profissionais: Autismo clássico A forma clássica do autismo infantil é chamada por autismo infantil ou Kanner-autismo. Os sintomas tem que ser identificados antes do terceiro ano de vida. Autismo de alto nível funcional Se as crianças com autismo infantil tiverem na sua inteligência pouco afectadas, trata-se de autismo de alto nível funcional. Síndrome de Asperger Existe um grupo de crianças com um transtorno autista cujos défices na linguagem e no aspecto social são menos acentuados e que na regra geral são capazes de superar o dia-a-dia de forma independente. Ao distúrbio destas crianças dá-se o nome do médico, que pela primeira vez o descreveu, síndrome de Asperger. Autismo atípico Quando não existem sintomas em todas as áreas ou quando os sintomas não são tão acentuados, então trata-se de autismo atípico. Autismo de início tardio Quando os sintomas somente se manifestam após os primeiros dois anos e meio de idade, trata-se de autismo de início tardio. Quando as crianças afectadas têm uma evolução de doença particularmente grave e perdem conhecimentos já existentes, trata-se então de um transtorno desintegrativo da infância. A maioria das crianças com transtornos autistas não mostram outros tipos de doenças neurológicas. Nesses casos o autismo existe em forma isolada. Aproximadamente 10% das crianças afectadas - especialmente aquelas com uma deficiência mental significativa - sofrem além do transtorno autista de uma doença neurológica conhecida (p. ex. síndrome de Rett, esclerose tuberosa, síndrome do X frágil). Há mais de 20 anos que os transtornos autistas são compreendidos como profundos transtornos do desenvolvimento e não mais como doenças mentais, c. p. ex. esquizofrenia infantil.

4 Quem é que faz o diagnóstico correcto? Em maioria dos casos são os pais, que devido ao desenvolvimento do seu filho se mostram preocupados e tem a impressão que "algo não está certo". Para o diagnóstico é importante que os pais descrevam em detalhes a um especialista como a criança se desenvolveu e como ela se comporta no momento. O exame baseia-se especialmente no comportamento comunicativo e social da criança. Uma criança com um transtorno autista tem falta de habilidades apropriadas para a idade, além disso podem ser observadas características com suspeita de autismo. É importante que o especialista tenha experiência com crianças com autismo e que o exame seja feito de forma estruturada. Também devem ser utilizadas escalas de observação e questionários específicos para autismo. Quando os sintomas de autismo se manifestam apenas ligeiramente, pode ser difícil distinguir o autismo de outros transtornos de desenvolvimento. O mesmo problema se manifesta quando existe a presença de um grande atraso de desenvolvimento ou de uma grave doença neurológica. Na maioria dos casos será possível fazer um diagnóstico confiável entre os dois anos e meio e três anos de idade. Para crianças com síndrome de Asperger é preciso fazer uma observação adicional da criança em grupo com crianças da mesma idade. Além do distúrbio autista a criança pode sofrer de outras doenças. Por esta razão devem ser feitos exames neuropediátricos e talvez também genéticos. Os especialistas concordam com a importância do apoio precoce. Mesmo no caso de só uma suspeita não se deve perder tempo desnecessariamente e medidas de apoio devem de começar o quanto antes.

5 Sintomas típicos conforme a idade Os seguintes comportamentos estranhos podem, mas não tem que ocorrer. No primeiro ano de vida: olhar nos olhos ausente ou raro Comportamento estranho no contacto físico (fazer festas, acariciar, ) pouco interesse em brincadeiras em comum como «gugus-dada» ou «hoppe, hoppe, o cavalhinho" nenhuma reacção quando a criança é chamada pelo seu nome No segundo ano de vida: falta de desenvolvimento na linguagem ou perda de palavras já usadas não observar em comum coisas e imagens não apontar para objectos (excepto quando a criança os quer) nenhuma imitação de actos de dia-a-dia, como por exemplo limpar ou telefonar Após o segundo ano de vida: pouco interesse em outras crianças falta de linguagem ou linguagem estranha, a linguagem mal é utilizada para comunicar Comportamento de brincar estranho com interesses estritos e recursos repetitivos estereotipados pouco interesse em livros ilustrados ou em contar histórias fascinação por objectos que giram movimentos com as mãos ou com o corpo estranhos

6 Sandra - um caso real Sandra é o primeiro filho da família. Ela tem agora três anos e meio de idade. Pouco antes do seu primeiro aniversário ela deu os seus primeiros passos. Ela é uma criança calma e fácil de tratar e consegue entreter-se horas inteiras com um pedaço de pano. Os pais estão preocupados porque ela ainda não fala. Mas eles leram, que existem grandes diferenças no desenvolvimento da linguagem. Como Sandra com dois anos de idade continuava a não falar, foi inscrita para um exame de logopedia. Aí ela é examinada e a sua audição controlada. Em seguida, ela é transferida com uma suspeita de uma perturbação do espectro autista para uma agência especializada. Na consulta inicial os pais relatam, que Sandra mal reage ao seu nome. Ela não aponta com o dedo para coisas, que lhe interessam e não leva nada aos país, para eles verem. Quando Sandra quer algo, ela pega na mão da mãe, puxa-a para a cozinha e coloca a mão no puxador da porta. De preferência Sandra rasga jornais em tiras longas ou coloca as bonecas em fila na estante. No parque infantil ela é muito hábil, mas não liga ás outras crianças. Ela já fugiu da mãe por várias vezes. No exame chama a atenção o facto de Sandra nunca olhar para o especialista, mas passado pouco tempo se encostar a ele e subir para cima do seu colo. Ela praticamente não reage ás sugestões de jogos, só das bolhas de sabão, é que ela gosta muito. Quando ela quer, que o especialista faça mais bolhas, põe-lhe o brinquedo nos lábios sem olhar para ele. Paulo - um caso real Paulo acaba de fazer seis anos. Até á entrada no infantário ele desenvolveu-se normalmente. Na sua urbanização mal vivem crianças da sua idade. Ele brinca principalmente sozinho ou com os vizinhos de menos idade. Os seus pais estão muito satisfeitos por o Paulo já se interessar por números e letras. Além disso, ele conhece muitas marcas de carros e detalhes técnicos. Até com o computador ele já sabe lidar bem. No jardim de infância o Paulo tem grandes problemas no contacto com as outras crianças. Ele não entende os jogos em grupo e quer falar apenas sobre carros. Por isso interrompe as outras pessoas e, por vezes, consegue também ser muito áspero. Muitas das vezes ele fala muito alto. A história, que a professora conta, ele não entende e também não lhe interessa. No circulo e na pausa ele faz questão em sentar-se sempre na mesma cadeira e ao lado da mesma menina. Além disso, ele cumprimenta e despede-se da professora sempre com as mesmas frases em alemão. No exame nota-se que é difícil para ele falar sobre uma experiência no jardim de infância. Por outro lado quase que não se deixa interromper, quando fala sobre o seu passatempo favorito, os carros. A sua linguagem é algo precoce. Ele mostra dificuldades em colocar-se nas posições das figuras de uma história contada e de perceber as suas acções.

7 reconhecer o autismo Crianças com distúrbios autistas têm certas semelhanças em comum. No entanto, cada criança é diferente e os sintomas típicos podem se expressar por diferentes maneiras. As afirmações seguintes são exemplos e não devem de ser interpretadas pelo género da criança. Brincar O meu filho tem pouca fantasia ao brincar e prefere girar nas rodas dos seus carros de brincar. A minha filha tem uma predilecção por puzzles complicados e jogos de paciência. Ligações socias A minha filha quer sempre estar em todo o sítio, para não perder algo. O nosso filho não entende as regras dos jogos em grupo e não consegue participar de forma activa. Reconhecer perigos Ruas e carros não metem medo á nossa filha, é por isso, que ela foge de nós com frequência. O meu filho é muito medroso. O som de um aspirador põe-lhe em pânico. Linguagem O nosso filho não consegue falar connosco. O minha filha fala sem parar sobre o seu tema preferido e repete-se frequentemente. Contacto Para a minha filha é difícil olhar nos olhos de uma pessoa - ela prefere observar de lado. O meu filho não tem complexos, faz perguntas indiscretas e dirige-se a pessoas estranhas. Proximidade física Às vezes a minha filha está melhor, quando ela agarra alguém fortemente e aperta. Proximidade física e dedicações afectuosas são para o meu filho insuportáveis. Impressões Superfícies brilhantes, gotas de água a cintilar tudo, que gire, o nosso filho acha fascinante. Tudo é tão colorido e move-se tão rápido, que a nossa filha prefere não olhar.

8 Ajudas possíveis e tratamentos hoje em dia «Como é que o meu filho pode ser ajudado de maneira ideal?» é para os pais a pergunta mais importante e ao mesmo tempo a mais difícil. A maioria dos especialistas concordam, que medidas de apoio intensivas e precoces melhoram muito o desenvolvimento de muitas crianças com autismo. Os programas que melhor foram estudados e cientificamente verificados são programas específicos em autismo, baseados na terapia do comportamento (como ABA, TEACCH). Outros princípios baseiam-se mais em métodos terapêuticos do jogo (p. ex. RDI, Mifne, PLAY). Todos os programas têm uma estrutura clara onde se trabalha todos os dias durante várias horas com a criança numa situação de 1:1. Em outros países, programas intensivos baseados na terapia do comportamento fazem parte do serviço básico e estão disponíveis para todas as famílias. Na Suíça as ofertas de terapias tem evoluído muito. Mas os seguros de saúde e a IV continuam até agora a rejeitar em grande parte o financiamento desses programas, o que traz para os país sobrecargas adicionais. No entanto existe um número crescente de pais, que faz esse tipo de tratamentos intensivos com os seus filhos. Para muitas crianças o apoio "heilpädagogisch" está em primeiro plano. Além disso e conforme os problemas da criança existem tratamentos específicos tais como a logoterapia, a fisioterapia, a "Psychomotorik" ou a ergoterapia. Uma integração sensorial pode ajudar crianças com graves perturbações no aperceber. Para pessoas afectadas, que não comunicam com a linguagem, métodos de apoio na comunicação (c. p. ex. PECS, linguagem gestual, meios electrónicos) podem ser uma grande ajuda. Também é aplicada a comunicação apoiada (fc - facilitated communication). Crianças com mais idade ou jovens com autismo de alto nível funcional ou com síndrome de Asperger precisam de programas especiais, como por exemplo um treino social, para melhorar as suas habilidades sociais e comunicativas. O importante é que as crianças afectadas recebam medidas de suporte específicas para autismo e adequadas às necessidades individuais. Esse tipo de programas também podem ser para jovens e adultos benéficos.

9 A práctica escolar hoje em dia Muitos pesquisas mostram que crianças com distúrbios autistas são frequentemente ensinadas em escolas que não dizem respeito ao seu nível cognitivo. A maioria são ajudadas em "heilpädagogischen Sonderschulen". Só poucas escolas são especificamente para crianças com autismo. Crianças com síndrome de Asperger podem geralmente superar a matéria de uma escola regular. Precisam é frequentemente de medidas de apoio especificas ou de um ensino em turmas pequenas. Hoje em dia em vários sítios crianças com necessidades especiais já não são ensinadas em "Sonderschulen", mas sim integradas nas escolas regulares, o que também acontece com crianças com distúrbios autistas. Mas na maioria das vezes ainda faltam acompanhamentos necessários intensivos. Um ensino escolar com crianças com um desenvolvimento "normal" pode fornecer a crianças com autismo impulsos importantes sociais e melhorar muito as suas oportunidades de aprendizagem. Novos métodos Em primeiro plano estão métodos baseados na biomedicina. Eles partem da opinião de que, um distúrbio congénito no metabolismo causa o aparecimento dos sintomas autistas e de que os sintomas tem que ser tratados medicamente. Por um lado pode existir uma falta de substâncias importantes como minerais ou vitaminas, que é compensada por um abastecimento adequado. Por outro lado pode uma quantidade excessiva de substâncias perigosas causada por uma função intestinal perturbada ou por influências ambientais prejudicar o corpo da criança. Como contramedidas existem dietas como a dieta livre de caseína e glúten. O diagnóstico e o tratamento adequado tem que ser feitos por um médico especialista familiarizado com esses métodos. Transtornos na percepção visual ou acústica podem melhorar com meios de ajuda (tais como os óculos Irlen). Muitas famílias afectadas, como também médicos relatam que aplicaram esse tipo de métodos com êxito. Além disso existem cada vez mais relatórios e pesquisas, que suportam essas experiências positivas. No entanto ainda continuam a existir muitas perguntas sem respostas. O que os pais podem fazer? Como pai, apercebeu-se que o seu filho é diferente das outras crianças! Siga essas suas impressões e observe o seu filho exactamente. Converse com um especialista que acompanhou o desenvolvimento do seu filho (médico de família ou pediatra, ). Não se dê por satisfeito, se lhe disserem, que tudo ficará bem. Exija, que o seu filho seja visto por um especialista e avaliado com métodos estandardizados. Se o diagnóstico "autismo" for feito, não perca a coragem. Fale com pais também com crianças afectadas e procure ajuda.

10 Escolha um especialista, em quem confie e deixe-se informar sobre exames mais aprofundados e em particular sobre métodos de apoio e terapias. Muito importante é um início imediato de apoio. Esse deve de ser intensivo e não permitir, que a criança se retire no seu próprio mundo. O apoio deve de ter uma estrutura clara. Pergunte na associação de pais por documentos informativos e endereços de especialistas. Dessa forma voçê poderá se informar e adquirir conhecimento especifico.

11 A associação de pais - o interlocutor autismus deutsche schweiz autismus deutsche Schweiz tem como objectivo melhorar a vida das pessoas com autismo e as suas famílias na Suíça. autismus deutsche Schweiz é o contacto directo para pessoas afectadas, pais, e especialistas como também para cantões, municípios e outras instituições e organizações da Suíça alemã. A associação representa 800 membros (última actualização no final de 2010). Ela própria é membro do autismusschweiz e baseia-se nos mesmos princípios. Nós informamos aconselhamos organizamos conectamos representamos transmitimos convidamos através da nossa página web através de folhetos de informação e documentações técnicas através da nossa agência conferências, cursos, workshops para pais, especialistas e pessoas afectadas. Campos de férias e formação social para crianças e jovens com autismo através de grupos e apoio regionais, através de agências de contacto entre política, administração, especialistas e instituições os interesses perante a política e administração regional contactos de famílias com crianças afectadas, contactos de especialistas para um aconchegante piquenique em família e para a reunião da associação A organização nacional autismusschweiz foi inaugurada a 18 de janeiro de 1975 como uma associação de pais em Olten. Pais e especialistas juntaram-se para representar de forma melhor os interesses das pessoas com autismo e para proporcionar um melhor conhecimento sobre autismo em público. autismus schweiz autismusschweiz é o contacto directo para a política, administrações e outras organizações nacionais e internacionais. A organização representa todas as secções regionais e os seus 1200 membros (última actualização no final de 2010). autismusschweiz tem a função de informar toda a Suiça, coordenar e dar impulsos na temática "espectro autista". Ela é negociante e prestadora de serviços do BSV (Bundesamt für Sozialversicherung).

12 Endereços de contacto Autismus deutsche schweiz Geschäftsstelle Fischerhöflirain Siebnen Telefon: + 41 (0) Telefax: + 41 (0) info@autismus.ch autismusschweiz Geschäftsstelle Bernstrasse Zollikofen/Bern Telefon: + 41 (0) sekretariat@autism.ch autisme suisse romande Av. De la Chabilière Lausanne Telefon: + 41 (0) secretariat@autisme.ch autismo svizzera italiana Via Ciseri Locarno Telefon: + 41 (0) info@autismo.ch

Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente. 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger

Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente. 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger Páginas para pais: Problemas na criança e no adolescente 3.14 A criança com Autismo e Síndrome de Asperger Introdução A maioria das crianças, desde os primeiros tempos de vida, é sociável e procura ativamente

Leia mais

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida

Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida Direitos Reservados à A&R - Reprodução Proibida AUTISMO: UMA REALIDADE por ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira Outubro de 2013 Quando uma nova vida

Leia mais

O AUTISMO- NA CRIANÇA

O AUTISMO- NA CRIANÇA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola E,B 2,3 ES\Escola S. Sebastião de Mértola Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial- 3ºano Disciplina de Psicopatologia Geral Ano letivo 2013\14 Docente:

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Cefaleia Cefaleia tipo tensão tipo tensão

Cefaleia Cefaleia tipo tensão tipo tensão Cefaleia tipo tensão Cefaleia tipo tensão O que é a cefaleia tipo tensão? Tenho dores de cabeça que duram vários dias de cada vez e sinto-me como se estivesse a usar um chapéu muito apertado - mais como

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência

Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento Transtornos Mentais diagnosticados na infância ou na adolescência Faculdade de Ciências Médicas Prof. Orlando A. Pereira Unifenas Transtorno de Deficiência

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

LAHMIEI - UFSCar. + DSM-IV - Critérios Diagnósticos TEA. + Por que linguagem é importante? + Como ensinar linguagem? Tipos de linguagem

LAHMIEI - UFSCar. + DSM-IV - Critérios Diagnósticos TEA. + Por que linguagem é importante? + Como ensinar linguagem? Tipos de linguagem DSM-IV - Critérios Diagnósticos TEA Prejuízo qualitativo na interação social Prejuízos qualitativos na comunicação www.ijobasd.org Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

AUTISMO. 3º Encontro Formativo para Profissionais da Educação. Atendimento aos Estudantes com Deficiência na Rede Municipal de Contagem

AUTISMO. 3º Encontro Formativo para Profissionais da Educação. Atendimento aos Estudantes com Deficiência na Rede Municipal de Contagem AUTISMO 3º Encontro Formativo para Profissionais da Educação Atendimento aos Estudantes com Deficiência na Rede Municipal de Contagem Quem somos? Professoras das SRMF / AAE - Contagem Raquel Shirley Stella

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

INTERSETORIALIDADE E AUTISMO

INTERSETORIALIDADE E AUTISMO INTERSETORIALIDADE E AUTISMO Daniel de Sousa Filho Psiquiatra da Infância e Adolescência Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento UPM Introdução Kanner, 1943 Asperger, 1944 Bleuler, 1906 Transtornos do

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Um pouco mais sobre desenvolvimento social e os Transtornos do Espectro Autista

Um pouco mais sobre desenvolvimento social e os Transtornos do Espectro Autista Um pouco mais sobre desenvolvimento social e os Transtornos do Espectro Autista www.infanciaeadole scencia.com.br O desenvolvimento social ocorre ao longo de todas as etapas do ciclo vital. Entretanto,

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Transtornos Globais do Desenvolvimento e Dificuldades de. Curso de Formação Pedagógica Andréa Poletto Sonza Março/2010

Transtornos Globais do Desenvolvimento e Dificuldades de. Curso de Formação Pedagógica Andréa Poletto Sonza Março/2010 Transtornos Globais do Desenvolvimento e Dificuldades de Aprendizagem Curso de Formação Pedagógica Andréa Poletto Sonza Março/2010 Transtornos Globais do Desenvolvimento São consideradas pessoas com TGD

Leia mais

Desenvolvimento motor do deficiente auditivo. A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada a outras deficiências, como

Desenvolvimento motor do deficiente auditivo. A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada a outras deficiências, como Texto de apoio ao Curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Desenvolvimento motor do deficiente auditivo A deficiência auditiva aparece, por vezes, associada

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações

A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações PSICOLOGIA APLICADA A psicologia tem uma dimensão prática que se integra em vários contextos e instituições sociais: escolas, hospitais, empresas, tribunais, associações Os níveis de intervenção vão desde

Leia mais

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO

PRIMEIRA LINGUAGEM DE AMOR: PALAVRAS DE ENCORAJAMENTO 50 Nona Lição AS CINCO LINGUAGENS DE AMOR Alguma coisa em nossa natureza clama por sermos amados. No âmago da nossa existência há o íntimo desejo se sermos amados. O casamento foi idealizado para suprir

Leia mais

O jardim de infância. Informações destinadas aos pais. na região de língua alemã do cantão de Berna. Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna

O jardim de infância. Informações destinadas aos pais. na região de língua alemã do cantão de Berna. Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna O jardim de infância na região de língua alemã do cantão de Berna Informações destinadas aos pais Direcção da Instrução Pública do Cantão de Berna Ficha técnica: Edição e Copyright: Direcção da Instrução

Leia mais

Escolher um programa de cuidados infantis

Escolher um programa de cuidados infantis Escolher um programa de cuidados infantis A escolha de um programa de cuidados infantis é uma opção muito pessoal para cada família. O melhor programa é aquele que mais tem a ver com a personalidade, gostos,

Leia mais

10 anos no papel de mãe

10 anos no papel de mãe 10 anos no papel de mãe autodeterminação proteção legal ativação de direitos aceitação respeito inclusão Qualidade de vida 1 o estudo ( ) também não é de somenos traçar um diagnóstico que permita a uma

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

TEA Módulo 3 Aula 2. Processo diagnóstico do TEA

TEA Módulo 3 Aula 2. Processo diagnóstico do TEA TEA Módulo 3 Aula 2 Processo diagnóstico do TEA Nos processos diagnósticos dos Transtornos do Espectro Autista temos vários caminhos aos quais devemos trilhar em harmonia e concomitantemente para que o

Leia mais

Autismo Rede Biomédica de Informações

Autismo Rede Biomédica de Informações Autismo Rede Biomédica de Informações DSM-IV Critérios, Transtornos Invasivos do Desenvolvimento 299.00 Transtornos Autisticos A. Um total de seis ( ou mais) itens de (1), (2) e (3), com pelo menos dois

Leia mais

De acordo com estudos recentes o autismo é mais freqüente em pessoas do sexo masculino.

De acordo com estudos recentes o autismo é mais freqüente em pessoas do sexo masculino. 1 AUTISMO Autismo é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como

Leia mais

OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA

OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA OS MITOS À VOLTA DA HIPERTROFIA A razão para publicar este artigo começou por ser a necessidade de desmitificar alguns dos receios manifestados principalmente pelas jogadoras em ficarem grandes quando

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

FOLHA DE DADOS DEFICIÊNCIA VISUAL CORTICAL O QUE É A DEFICIÊNCIA VISUAL CORTICAL?

FOLHA DE DADOS DEFICIÊNCIA VISUAL CORTICAL O QUE É A DEFICIÊNCIA VISUAL CORTICAL? FOLHA DE DADOS DEFICIÊNCIA VISUAL CORTICAL O objetivo deste folheto: Folha de Dados é: 1- Para quem ler este folheto ter um entendimento sobre: O que é a deficiência visual cortical (DVC) Causas da DVC

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Guião de Apresentação

Guião de Apresentação Guião de Apresentação Siide 1 Apresentação individual dos membros da equipa deste projeto. Apresentação sucinta do novo modo de jogo do LIFEisGAME - DoYouRemeber?. Este modo de jogo consiste num jogo de

Leia mais

PROGRAMA APRENDER A LER PARA APRENDER A FALAR A leitura como estratégia de ensino da linguagem

PROGRAMA APRENDER A LER PARA APRENDER A FALAR A leitura como estratégia de ensino da linguagem PROGRAMA APRENDER A LER PARA APRENDER A FALAR A leitura como estratégia de ensino da linguagem Como é que o PALAF se compara com outros programas? O PALAF foi traçado por duas psicólogas educacionais,

Leia mais

Preparado para o infantário. Portugais

Preparado para o infantário. Portugais Preparado para o infantário Portugais As crianças precisam de tarefas que as façam crescer, De um modelo pelo qual se possam guiar, De comunidades que as façam sentir-se seguras. Prof. Dr. Gerald Hüther

Leia mais

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar. Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB Transcrição do vídeo Projeto Participar Duração: 10 minutos e 43 segundos Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento do software Participar Wilson Veneziano Professor Orientador do projeto CIC/UnB

Leia mais

Definição e Histórico. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1

Definição e Histórico. Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1 + Definição e Histórico Avaliação, Diagnóstico e Intervenção no TEA Módulo 1 + Autismo Nome criado por Eugen Bleuler em 1911 Dementia Praecox ou Grupo da Esquizofrenias Termo extraído dos estudos sobre

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

QUESTIONÁRIO DE ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUESTIONÁRIO DE ENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS VERSÃO PARA PAIS Nome da Criança Idade Anos Meses Assinalar um: Rapaz Rapariga Nome da pessoa que preenche o questionário: Data de preenchimento / / Relação com

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

O Capitão Avape contra o Fantasma Autismo

O Capitão Avape contra o Fantasma Autismo O Capitão Avape contra o Fantasma Autismo Esta é a segunda edição do manual sobre o autismo, elaborado pelo Grupo de Saúde Mental da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), em parceria

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

O que Vês na Imagem?

O que Vês na Imagem? O que Vês na Imagem? Fonte: Farol, versão portuguesa do COMPASS: www.humanaglobal.com Duração aproximada: 30 minutos a 1 hora Palavras-chave: direitos humanos, interpretação/visão individual dos direitos

Leia mais

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO?

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO? DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OU ATRASO COGNITIVO? 1. O que é Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo? Deficiência intelectual ou atraso cognitivo é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro

Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro Porquê ler ao meu bebé? Projecto O meu brinquedo é um livro O meu brinquedo é um livro é um projecto de promoção da leitura proposto pela Associação

Leia mais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais Deutsch für die Schule Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância Informações para pais 22.04.2015 Quando uma criança com cinco anos inicia o jardim de infância (Kindergarten), deve

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais

Aos 4 anos. Desenvolvimento Psicológico. i dos Pais i dos Pais Aos 4 anos Aos 4 anos de idade várias competencias intelectuais e emocionais surgem mais integradas dando à criança um acréscimo de autonomia e iniciativa no contexto das relações com os adultos

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Geralmente começam por volta dos 6 anos de idade, muitas vezes de forma súbita e têm tendência a melhorar até ao final da adolescência.

Geralmente começam por volta dos 6 anos de idade, muitas vezes de forma súbita e têm tendência a melhorar até ao final da adolescência. TIQUES NA CRIANÇA INFORMAÇÃO AOS PAIS O que são tiques? Tiques são movimentos (chamados tiques motores) e/ou sons (tiques fónicos ou vocais) breves, repetidos, sem objectivo nem propósito claro, por vezes

Leia mais

CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO

CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO CENTRO SOCIAL DA PAROQUIA DE RIO TINTO Os nossos objectivos Entre outros, são: acolher e tratar, com todo respeito, as pessoas que connosco querem passar a última etapa da sua peregrinação em paz e alegria.

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

1) Breve apresentação do AEV 2011

1) Breve apresentação do AEV 2011 1) Breve apresentação do AEV 2011 O Ano Europeu do Voluntariado 2011 constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um desafio: É uma celebração do compromisso de 94 milhões de voluntários europeus que, nos

Leia mais

Da anomia à heteronomia na. Rossano Cabral Lima Psiquiatra infanto-juvenil; mestre e doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ)

Da anomia à heteronomia na. Rossano Cabral Lima Psiquiatra infanto-juvenil; mestre e doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) Da anomia à heteronomia na infância Rossano Cabral Lima Psiquiatra infanto-juvenil; mestre e doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) Hipótese mais difundida: indiferenciação primordial entre mãe e bebê

Leia mais

Homocistinúria Clássica

Homocistinúria Clássica Homocistinúria Clássica Texto: Ida Vanessa D. Schwartz Ilustrações: Matheus Wilke Serviço de Genética Médica/HCPA, Departamento de Genética /UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Esta publicação é destinada

Leia mais

A consciência no ato de educar

A consciência no ato de educar Família e escola: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br A consciência no ato de educar Não se educa entre uma novela e outra. Não se educa nos finais de semana! Não

Leia mais

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo.

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo. Apoio: A Constituição Federal do Brasil diz que: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Maio de 2010 Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Maio de 2010 Emoção: a outra inteligência Muitos estudiosos discutem a relação entre pensamento e emoções. Algumas definições segundo o artigo de Grewal e

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola Autora: CAMILA SOUZA VIEIRA Introdução A presente pesquisa tem como temática Educação física para Portadores

Leia mais

Avaliando o Cenário Político para Advocacia

Avaliando o Cenário Político para Advocacia Avaliando o Cenário Político para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

Apoio para crianças de préescola. necessidades especiais

Apoio para crianças de préescola. necessidades especiais Parent Partnership (Sociedade de pais) Trabalhando juntos para atender as necessidades educacionais especiais em Lincolnshire Informação aos pais e responsáveis Apoio para crianças de préescola que podem

Leia mais

Pequenas, mas com vontades próprias, as. crianças expressam as suas emoções de. formas muito distintas ao longo das várias fases

Pequenas, mas com vontades próprias, as. crianças expressam as suas emoções de. formas muito distintas ao longo das várias fases Newsletter N.º 19 Janeiro/Fevereiro 11 5 Pequenas, mas com vontades próprias, as crianças expressam as suas emoções de formas muito distintas ao longo das várias fases da infância. Mas é entre os 2 e os

Leia mais

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS

AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS AS MELHORES HISTÓRIAS E JOGOS PARA CRIANÇAS em seu sm t e e tablet P fólio de H tóri Impressão de livros sob demanda para a sua empresa Escolha a sua! TIMOLICO E AMIGOS Público alvo: crianças de até 6

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES

ANALISE AS RESPOSTAS DA PESQUISA COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS SÓCIOS DO SEU CLUBE E OUTROS COMPANHEIROS LEÕES Serviços Leonísticos para Crianças Avaliação das necessidades da comunidade Os dados estatísticos atuais revelam que milhões de crianças em todas as partes do mundo sofrem de pobreza, doenças, deficiências

Leia mais

Derrotar o cancro do útero

Derrotar o cancro do útero Portuguese translation of Beating cervical cancer The HPV vaccine questions and answers for parents of girls in Year 9 Derrotar o cancro do útero A vacina HPV perguntas e respostas para os pais de jovens

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

澳 門 特 別 行 政 區 政 府 Governo da Região Administrativa Especial de Macau 個 人 資 料 保 護 辦 公 室 Gabinete para a Protecção de Dados Pessoais

澳 門 特 別 行 政 區 政 府 Governo da Região Administrativa Especial de Macau 個 人 資 料 保 護 辦 公 室 Gabinete para a Protecção de Dados Pessoais Estudo do grau de conhecimento e das necessidades de protecção de dados pessoais entre os alunos do ensino secundário e do ensino superior de Macau 2014 Sumário Para saber qual o grau de conhecimento e

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO

ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO ESTATÍSTICAS, O ABECEDÁRIO DO FUTURO Maria João Valente Rosa Membro do Conselho Superior de Estatística; Professora Universitária da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa;

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial

O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento de Interação e comunicação de pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial 1 O uso do passaporte da comunicação no desenvolvimento

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais