O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO RELIGIOSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO RELIGIOSO"

Transcrição

1 O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO RELIGIOSO Claudino Gilz RESUMO A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar a importância do livro didático tanto para o desenvolvimento das aulas de Ensino Religioso como para o alcance da intencionalidade pedagógica dessa disciplina, seja para as etapas da educação básica, seja para a formação do Professor que atua em sala de aula. Apresenta análise de dados de uma pesquisa de campo que vem sendo desenvolvida desde 2005 e que ainda encontra-se em andamento. Identifica, por meio de uma breve análise empreendida, o livro didático como um dos recursos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de temas oriundos do fenômeno religioso nas suas mais diversas manifestações, o que postula a articulação de alguns conhecimentos relacionados principalmente à concepção de educação, à proposta metodológica, respeito à diversidade cultural religiosa salvaguardado pela Lei (22/7/1997). Palavras-chave: Ensino Religioso. Livro Didático. Formação docente. Introdução Em um contexto sociocultural heterogêneo, plural e em constante movimento, desde meados da década de 90 do século XX, o Ensino Religioso não é mais no Brasil mera catequese ou doutrina de uma determinada Religião. Muito menos os professores e alunos dessa disciplina podem dispor de livros didáticos elaborados à luz de uma concepção confessional. Não há atalhos quando se está diante de um desafio como esse: compreender a importância do livro didático em relação aos diversos desafios que geram dificuldades à disciplina de Ensino Religioso no intuito de atender com excelência as prerrogativas escolares, curriculares, pedagógicas, fenomenológicas, cívicas da Lei 9.475, de 22/7/1997.

2 O Ensino Religioso é, desde então, uma disciplina escolar cujo objeto de estudo converge para as possibilidades de apreensão e descrição do fenômeno religioso nas suas mais diversas manifestações e contextos. O estudo, a análise e a discussão sobre o livro didático tem se dado em diferentes esferas da sociedade: âmbito político, comercial, familiar, escolar, universitária, curricular e formação docente. A abordagem do tema O Livro Didático e o Ensino Religioso decorre aqui a partir de uma esfera escolar, curricular e formação docente. Aspectos como definições, características ou funções do livro didático de Ensino Religioso, contexto atual da sala de aula, história da disciplina de Ensino Religioso, legislação educacional vigente, concepções de educação, currículo escolar, critérios para a proposição de temas de ensino e aprendizagem previstos a etapa da Educação Básica e tantos outros dizem respeito direta ou indiretamente à abordagem do referido tema. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar a importância do livro didático tanto para o desenvolvimento das aulas de Ensino Religioso como para o alcance da intencionalidade pedagógica dessa disciplina. O Livro Didático e o Ensino Religioso: o contexto histórico e educacional Não é de hoje que o Ensino Religioso apresenta-se como uma pergunta para os alunos, os pais de alunos, para os profissionais da educação e, principalmente, para a sociedade. Sim! por que estudar Ensino Religioso? E bastaria apenas responde que o Ensino Religioso é importante para reavivar valores que com o tempo foram sendo esquecidos, necessário para compreender o ser humano de uma maneira mais ampla, ou imprescindível para identificar a dimensão sagrada e transcendente da vida?

3 Tanto o livro didático como o Ensino Religioso tem, em si, uma história e um contexto que não podem ser ignorados. Especificamente sobre o Ensino Religioso, o momento histórico a ser considerado diz respeito à promulgação da Lei 9.475, de 22/7/1997, que estabeleceu as prerrogativas dessa disciplina para o âmbito da educação básica: faz parte da grade curricular das escolas e da formação elementar do aluno; salvaguarda do respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil; e isenção de qualquer abordagem ou enfoque proselitista em sala de aula. Tanto o trabalho docente como o livro didático dessa disciplina de estar em sintonia com essas referidas prerrogativas da legislação educacional em vigor. Já se vão mais de 15 anos em que tais prerrogativas convergem para uma questão: e com chegar a tanto? As mudanças e transformações em todos os setores da sociedade têm sido fenômenos constantes: instabilidades econômicas, políticas, ambientais etc. Vive-se um tempo de passagem, indefinição, angústias e expectativas: da sociedade que se conhece para a que ainda não se configurou. Constata-se que principalmente o fenômeno da globalização, o jogo de interesses da mídia de massa e até mesmo a apatia de muitos líderes religiosos acabam contribuindo para uma significativa relativização da importância do cultivo da dimensão religiosa do ser humano na atualidade. Disso decorre, segundo Chassot (2011), fatores tais como: uma certa alienação à condição de interdependência global. apatia e descomprometimento com o coletivo. enfraquecimento da pertença religiosa e vácuo de valores. surgimento de novas agências produtoras do sagrado, ou seja, de felicidade, sonhos, desejos, necessidades, indução ao consumo desmedido. por um lado aproximação e, por outro lado, conflito ou ínfima cooperação entre as Religiões. interconectividade versus virtualização sem limites da dimensão social da vida. tendência do cidadão se voltar para o próprio mundo.

4 propensão dos pais se engajarem para garantir a carreira dos filhos. estetização demasiada da vida. busca de emoções fortes versus satisfação imediata. nova relação com o corpo (virou vitrine, objeto, esteriotipado com tatuagens, piercing...), em detrimento do sentido da doação, da disposição para o sacrifício e da noção de templo do Transcendente. adolescentes e jovens encontrando-se tais como manadas gregárias nos shoppings centers, nas calçadas ou nos eventos públicos. dispensa de consulta à instituições mediadoras (Religiões,...). Em relação a esses e a tantos outros aspectos desse atual contexto histórico e educacional, o Ensino Religioso não pode tudo mas contribuir, de acordo com Junqueira (2008), contribuir por meio de vários encaminhamentos didáticos e pedagógicos em sala de aula: trabalhar a sensibilidade para o coletivo, o religioso. resgatar o sentido da vida e sua sacralidade. educar, cativar, moldar o caráter, mudar o destino de certas tendências. apresentar razões e motivos para se aderir a uma causa, a uma confissão religiosa formar para o discernimento. apontar alternativas e/ou volta a princípios esquecidos. ensinar que todos são provenientes de uma mesma origem, ou seja, congênitos do mesmo Mistério Divino e, por isso, chamados a viver como irmãos. formar cidadãos capazes de resistir às dinâmicas de desumanização, guerra, violência, preconceito, intolerância.

5 Desses aspectos depreende-se, segundo Corrêa (2008) uma constatação: o ser humano é, a cada instante, a visibilidade do que ama, busca e se propõe alcançar. Mais do que o sensorial, o intuitivo, o afetivo ou o racional, o religioso é capaz de conduzir o ser humano à excelência no modo de ser, de relacionar-se com seus semelhantes, com a criação e com o Transcendente (FÓRUM, ). O religioso, assim como a inspiração ao poeta, emerge no ser humano a partir do discernimento, da livre adesão e vivência de uma crença. O religioso é intrínseco ao ser humano e abrange todos os aspectos do seu viver. Pode definir a intensidade do seu encantamento e de sua realização. Pode ajudá-lo a reconhecer sua importância e sua pequenez em relação ao mistério da origem e do destino de todas as criaturas. O Ensino Religioso, enquanto disciplina escolar, apresenta-se principalmente como uma oportunidade de: descobrir respostas às perguntas que toda criança, adolescente, jovem ou adulto traz consigo em relação ao mistério divino que perpassa a história humana no conjunto de suas etapas e aspirações. compreender o sentido da vida humana a partir de sua dimensão sagrada e transcendente. reavivar princípios e valores que com o tempo foram sendo esquecidos ou relativizados. identificar o ideário de transformação e de felicidade humana que cada Tradição Religiosa busca propor aos seus seguidores. conhecer e aprender a conviver fraternalmente com as diferenças em prol da paz no espaço escolar, familiar e social. realizar com propriedade a transposição didática dos saberes inerentes ao fenômeno religioso. atender às prescrições da atual lei maior da educação nacional. conhecer com maior propriedade a diversidade de manifestações que configuram o fenômeno religioso.

6 Se o currículo escolar abrange todas as disciplinas (Matemática, Português, História, Arte, Geografia, Ciências,...), em cada Ano Letivo (bimestre/trimestre), o Ensino Religioso, assim como cada uma dessas disciplinas, se apresenta aos alunos com temas, objetivos, atividades de aprendizagem e de avaliação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso, publicados no ano de 1998, vieram a ser uma das fontes bibliográficas a servir de referência à elaboração dos volumes didáticos de Ensino Religioso, particularmente ao que diz respeito à proposição de temas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental segundo cinco eixos: o eixo Culturas e Religiões (contemplando aspectos do fenômeno religioso, ou seja, função e valores das Tradições Religiosos, relação entre Tradição Religiosa e ética humana, existência histórica e destinação humana nas diferentes culturas etc.). o eixo Textos Sagrados e/ou Tradições Orais (contemplando o ensino e a aprendizagem dos registros escritos ou orais das Tradições Religiosas, suas narrativas sagradas e seus contextos culturais). o eixo Teologias (a compreender o estudo sobre o conjunto de afirmações e conhecimentos elaborados sistematicamente pelas Tradições Religiosas, principalmente a respeito das divindades, verdades de fé, vida além da morte, a realidade última da existência humana, entendida como ressurreição, reencarnação, ancestralidade ou nada além da morte). o eixo Ritos (a abranger o estudo sobre as práticas celebrativas das Tradições Religiosas, seus ritos, seus símbolos e suas espiritualidades). o eixo Ethos (a fazer menção ao conjunto de valores que embasam o sentido do viver humano e o princípio da alteridade sob a perspectiva religiosa propagada pelas tradições). O livro didático é uma fonte de pesquisa com inúmeras possibilidades de análise e de constatações científicas: conjunto temático, concepção de educação, metodologia, linguagem, contextualização, sensibilidade aos conhecimentos prévios do professor e do aluno sobre o tema de estudo etc.

7 O Ensino Religioso é um conhecimento humano e, enquanto tal, disponível à sociabilização escolar, salvaguardando-se a liberdade de escolha e/ou de expressão religiosa do estudante (saber de si) e o respeito às diferenças (saber do outro). Sendo assim, em termos de funções que seriam próprias de um livro didático de Ensino Religioso, é preciso averiguar se responde aos seguintes questionamentos: comunga do ideário educacional proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a disciplina de Ensino Religioso? enfatiza a importância de se ter acesso ao conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do estudante? propõe-se a mediar a professores e alunos a descoberta do sentido da vida e da importância de uma postura ética a partir do cultivo da dimensão religiosa? remete para a análise da contribuição das Tradições Religiosas na promoção das diferentes culturas e manifestações socioculturais? promove uma cultura de paz sustentada por uma proposta educacional voltada a uma convivência pacífica e fraterna entre os diversos? propicia diferentes leituras da realidade e dos fenômenos religiosos, sem exigir que se faça uso dele de modo catequético, sequencial, rígido, exclusivo, mecânico ou isento de critérios pedagógicos e curriculares? apresenta-se como um dos recursos didáticos e não o único, passível de constantes complementações no pleno uso da autonomia e criatividade docente? aponta para uma finalidade específica: o processo de ensino-aprendizagem escolar? é capaz de instaurar interações entre dois leitores também específicos: o professor e o aluno? apresenta-se como material didático capaz tanto de balizar o processo de ensino e da aprendizagem sobre os mais diversos aspectos que dizem respeito às Tradições Religiosas e sua presença no mundo? oportuniza aos leitores escolares (o professor e o aluno) galgar uma compreensão elementar dos temas que compõem o plano curricular da disciplina de Ensino Religioso? dispõe de uma abordagem integrada e contextualizada dos temas, principalmente por meio de conceitos, da linguagem clara, compreensível e o mais próxima possível da vivência do aluno? dispõe de um desenvolvimento dos conteúdos por meio de situaçõesproblema, de uma proposta metodológica em sintonia com a proposta pedagógica da escola em que se atua?

8 busca levar os aprendizes escolares a desvendar livre e criativamente as diversas possibilidades de compreensão do tema que estiver em questão? atende a intencionalidade de proporcionar conhecimentos iniciatórios e específicos sobre os temas referentes ao universo religioso? oportuniza as atividades de aprendizagem de forma sistemática e propositiva, suscitando o equilíbrio entre estudo e aprendizagem, curiosidade e pesquisa, conhecimento e respeito à diversidade religiosa? suscita a análise de aspectos que se interpõe na atividade educacional, a saber, fenômenos como o tempo de trabalho dos professores, o número de alunos, os saberes prévios dos estudantes, as linguagens, as Tradições Religiosas, os sentimentos coletivos, as culturas, as diversas fontes de pesquisa, os fatos do cotidiano e o específico da disciplina de Ensino Religioso? pressupõe um professor capaz de articular aspectos como temas e contextualização dos mesmos, saberes didáticos e curriculares, sensibilidade religiosa e respeito à alteridade, noções sobre as diversas Tradições Religiosas e consideração à faixa etária dos estudantes? pressupõe a superação do autoritarismo docente, próprio da educação bancária, na elaboração do conhecimento sobre um tema oriundo do universo religioso? pressupõe uma prática docente em Ensino Religioso referendada por saberes relacionados ao contexto da prática pedagógica e do cotidiano dos alunos, por um planejamento prévio das atividades de ensino e uma condução flexível das atividades em sala de aula nas suas múltiplas possibilidades, inclusive o diagnóstico das aprendizagens desenvolvidas? reitera uma prática docente interativa com, sobre e para discentes que são, enquanto pessoas humanas, também portadoras de linguagem, afetividade, personalidade, autodeterminações, habilidades cognitivas, posturas axiológicas, dotados de atitudes de iniciativa e/ou de resistência às proposições docentes (TARDIF, 2005)? O livro didático de Ensino Religioso precisa ser compreendido como um dos recursos constitutivos da formação humana, acadêmica e religiosa dos sujeitos escolares na última etapa da Educação Infantil e nos anos do Ensino Fundamental (GILZ, 2009). E assim o é à medida que ele articula intencionalidade pedagógica, abordagem dos conteúdos das Tradições Religiosas cientificamente averiguados, linguagem contextualizada, estímulo à pesquisa e aspectos metodológicos em sintonia com a proposta pedagógica das escolas.

9 O Livro Didático e o Ensino Religioso: percepções e inquietações de uma pesquisa ainda em andamento Desde o ano de 2005, uma pesquisa sobre as potencialidades e os limites do livro didático de Ensino encontra-se em andamento. A Coleção Redescobrindo o Universo Religioso foi um dos primeiros materiais didáticos dessa disciplina a ser lida e analisada. O que se pode constatar? A Coleção Redescobrindo o Universo Religioso foi elaborada numa época em que nos mais diversos espaços escolares (públicos e privados) imperavam diversas temeridades: a passagem do modelo confessional de Ensino Religioso para o modelo fenomenológico (a partir da diversidade) iria de fato ser implantado? Quais os recursos didáticos que ajudariam o professor de Ensino Religioso a desenvolver processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, sem tender ao proselitismo e a respeitar a diversidade cultural religiosa do Brasil? De que modo seria possível desenvolver a aprendizagem de um conjunto de temas (currículo), contemplando o ponto de vista a respeito desses mesmos temas em várias Tradições Religiosas, e não mais somente discorrendo sobre o ponto de vista de uma delas? Como salvaguardar, por meio do Ensino Religioso, a intencionalidade de educar as gerações escolares para uma convivência respeitosa, fraterna e pacífica, sem deixar a desejar na formação de novos cidadãos conscientes, criativos e sujeitos da sua história? O Ensino Religioso ainda estaria, segundo o que prescrevia a referida Lei 9.475, ainda a contribuir para o desenvolvimento da dimensão religiosa do ser humano e o discernimento do sentido de sua vida, de suas ações e propósitos? Como seria possível articular objetivos, conteúdos, metodologias e livros didáticos, sendo que nessa época ainda não havia nas livrarias nenhum novo livro didático de Ensino Religioso capaz de atender as prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? Fato é que os livros didáticos de Ensino Religioso oferecidos nas livrarias do Brasil não mais atendiam à nova legislação e nem à diversidade cultural religiosa em sala de aula. Pelo que se pode perceber, a necessidade de elaborar um material didático próprio para o Ensino Religioso era, então, uma necessidade. E a Coleção Redescobrindo o Universo Religioso acabou exercendo um certo protagonismo nesse sentido. Após a publicação dos volumes da Coleção, outros materiais didáticos também passaram a ser elaborados e oferecidos às escolas do país.

10 O que nos objetivos dessa mencionada pesquisa sobre os volumes didáticos da Coleção Redescobrindo o Universo Religioso não estava contemplado e que continua gerando inquietação para novos estudos e análises? Trata-se do aspecto que diz respeito à concepção de educação dessa Coleção: seria tradicional, escolanovista, tecnicista, ou o quê? De acordo com José Carlos Libâneo (1985), os objetivos da metodologia tradicional consistem na preparação intelectual e moral dos estudantes para assumir sua posição na sociedade, tendo em vista formação clássica, humanista e científica. Os processos de ensino baseiam-se no repasse descontextualizado de conteúdos tidos como verdades aos estudantes, por meio de exposição verbal e exercícios de memorização. Predomina em tal metodologia a autoridade do professor a postular uma atitude receptiva dos estudantes da verdade sobre o tema a ser absorvida por eles. Pressupõe-se que a capacidade de assimilação da criança idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida. Entende e propõe um processo de aprendizagem baseado numa progressão lógica, estabelecida pelo adulto, sem respeitar as características próprias de cada idade. Infelizmente, o aluno acaba aprendendo quase sempre de forma receptiva, mecânica, por meio de exercícios memorização e decoreba. A metodologia oriunda do ideário da Escola Nova encontra-se centrada no estudante e acentua, por sua vez, a adaptação progressiva do mesmo ao contexto social (costumes, comportamentos, percepções,...), o autodesenvolvimento, a aprendizagem contextualizada, um processo ativo (protagonismo do aluno) de construção e reconstrução do conhecimento. Procura-se oportunizar ao estudante os meios para buscarem por si mesmos os conhecimentos, seja por experiências, situações-problemas ou desafios cognitivos do cotidiano dos mesmos. Estudante esse compreendido como participante, interativo, curioso, interessado e protagonista do processo de aprendizagem e aquisição do conhecimento. A ênfase metodológica converge para o aprender fazendo por meio de tentativas experimentais, pesquisas e descobertas, na qual o papel do professor consiste em ajudar o aluno a se organizar, a sensibilizar e a fomentar o interesse do mesmo pela aprendizagem. Tal metodologia tem como principal objetivo levar o estudante a agir em função do alcance de metas cognitivas e de situações do seu cotidiano.

11 A metodologia tecnicista introduzida no Brasil no final dos anos 60 com o objetivo de adequar o sistema educacional à orientação político-econômica do regime militar, ou seja, inserir a escola nos moldes do sistema de produção/otimização capitalista tem como objetivo modelar o comportamento e a eficiência do ser humano por meio de técnicas educacionais específicas. Propõe um processo de aquisição de habilidades, atitudes, eficiências, dados científicos, precisos e objetivos tidos como úteis à integração futura do estudante no mercado de trabalho. O ensino dos conteúdos decorre de informações observáveis, mensuráveis, validadas pelo método científico etc., sistematizadas nos manuais, nos módulos e dispositivos de ensino. Privilegia-se procedimentos e técnicas que assegurem tanto a transmissão como a recepção de informações referendados por objetivos instrucionais e pelo apreço à ortodoxia científica. O professor é compreendido como uma ponte entre a verdade científica do conteúdo e o estudante, a quem repassa de forma objetiva as informações. A ênfase converge para a importância de se adquirir desempenho e eficiência, mesmo que à custa de um ensino diretivo dado à estímulos e à obtenção de respostas condicionadas. Da leitura e análise dos volumes apenas da primeira edição da Coleção Redescobrindo o Universo Religioso, identificou-se aquilo que foi não só uma preocupação inicial dos autores, mas uma potencialidade metodológica de cada um dos referidos volumes: considerar, na disposição e no desenvolvimento didático dos temas, o pressuposto de que os conhecimentos oriundos do fenômeno religioso não servem ao proselitismo, mas à sensibilização do educando para o mistério, à leitura da linguagem mítico-simbólica e ao diagnóstico da manifestação da presença do Transcendente nas mais diferentes Tradições Religiosas. Identificou-se também os volumes didáticos inerentes à Coleção Redescobrindo o Universo Religioso, já na sua primeira edição, mostravam-se: substratos para a construção da experiência religiosa do professor e do estudante; portadores de uma intencionalidade educativa não indutiva e nem bitoladora dos pensamentos ou da autonomia docente em mediar o processo de construção do conhecimento a respeito das manifestações do fenômeno religioso; portadores também de uma organização e um desenvolvimento metodológico propositivo, sensível à faixa etária dos estudantes e estimulador da criatividade docente.

12 Identificou-se (GILZ, 2009), enfim, enquanto diferenciais, que a referida Coleção constituiu-se como: um material didático de Ensino Religioso dado à abordagem dos conhecimentos oriundos do fenômeno religioso, à sensibilização do estudante para a dimensão sacra da vida; um material didático capaz de desobscurecer os temores de quem havia atuado até então como professor de Ensino Religioso segundo o modelo confessional; um material didático que viabilizava, por meio de uma proposta legislativamente contextualizada, o estudo e a compreensão das tradições religiosas a partir da diversidade; um material didático que oportunizava um desenvolvimento metodológico propositivo, gradativo, sensível à faixa etária do corpo discente e de fomento a compreensão da experiência religiosa, a pesquisa e a criatividade docente; um material didático que oportunizava, por assim dizer, conhecimento embasado e sistemático oriundo do fenômeno religioso, sensibilidade à dimensão religiosa da vida, consonância legislativa, respeito à diversidade, impostação metodológica propositiva, estímulo e iniciação à pesquisa. Pode-se aqui, enfim, aventar que nem a metodologia tradicional e nem a tecnicista preponderaram no modo de a Coleção Redescobrindo o Universo Religioso se constituir como material didático às escolas do Brasil. Aproxima-se e a assemelha-se, mas não se enquadra-se inteiramente a referida Coleção a um encaminhamento metodológico escolanovista. A Coleção, pelos motivos acima já mencionados, inaugura uma nova metodologia. Uma metodologia ainda por ser melhor estudada e identificada como proposta de ensino e aprendizagem dos temas que dizem respeito ao fenômeno religioso, ou seja, às mais diversas manifestações religiosas. Considerações apenas - para não concluir Em termos de definições, compreende-se o livro didático de Ensino Religioso como: um dos recursos disponíveis ao desenvolvimento das atividades de ensinoaprendizagem; um dos caminhos de acesso ao conhecimento sistematizado de um campo do saber; um auxiliar do trabalho docente em sala de aula, principalmente para articular o processo de ensino e da aprendizagem formal; um material essencialmente iniciatório; uma fonte de pesquisa das concepções educacionais e metodológicas que historicamente foram sendo propostas e chegaram a ser implantadas.

13 Caracteriza-se o livro didático de Ensino Religioso como meio de acesso a conteúdos com enfoques diversos e específicos, seja por meio de textos introdutórios, informativos ou conjunto de atividades, exercícios e ilustrações. Por assim caracterizar-se, o livro didático não é e não pode ser visto como um produto pronto, mas sim um recurso de ensino e aprendizagem passível de constantes complementações. Porque, entre as inúmeras funções que se pode atribuir a um livro didático de Ensino Religioso, destacam-se as seguintes: instaurar interações entre o professor e o aluno; propiciar diferentes leituras da realidade e dos fenômenos à esfera religiosa; propor um modo de compreender o tema em questão; tornar mais acessível aos iniciantes nos estudos o conhecimento que decorre do crivo científico sobre o fenômeno religioso; oferecer, enfim, uma abordagem integrada e contextualizada dos temas, com linguagem clara, compreensível e mais próxima possível da vivência do aluno, com desenvolvimento dos conteúdos por meio de situações-problema e com aspectos metodológicos em sintonia com a proposta pedagógica da escola; assegurar a interdependência entre ensino e aprendizagem, ensino e pesquisa, conteúdo e forma, professor teoria e prática, escola e sociedade, finalidades e objetivos. REFERÊNCIAS BRASIL. Lei n de 22 de julho de Da nova redação ao artigo 33 da Lei n , de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da União, de 23 de julho de 1997, seção I. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volume 1. Brasília: MEC/SEF, BRASIL. Resolução 07 de 14 de dezembro de Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, seção 1, p. 34. CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Cultura e diversidade. Curitiba: IBPEX, FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros curriculares nacionais: ensino religioso. 3.ª ed. São Paulo: Ave-Maria, 1998, p. 29. GILZ, Claudino. O livro didático na formação do professor de ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2009.

14 JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, LIBÂNIO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI. Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Loyola, TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

O Livro Didático e Ensino Religioso

O Livro Didático e Ensino Religioso O Livro Didático e Ensino Religioso O Livro Didático e Ensino Religioso Ementa sobre o tema e interações iniciais Ensino Religioso e o atual contexto: a partir de qual contexto estaremos a refletir e a

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar

Colégio La Salle São João. Professora Kelen Costa Educação Infantil. Educação Infantil- Brincar também é Educar Colégio La Salle São João Professora Kelen Costa Educação Infantil Educação Infantil- Brincar também é Educar A importância do lúdico na formação docente e nas práticas de sala de aula. A educação lúdica

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II

PROPOSTA PEDAGOGICA CENETEC Educação Profissional. Índice Sistemático. Capitulo I Da apresentação...02. Capitulo II Índice Sistemático Capitulo I Da apresentação...02 Capitulo II Dos objetivos da proposta pedagógica...02 Capitulo III Dos fundamentos da proposta pedagógica...02 Capitulo IV Da sinopse histórica...03 Capitulo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Eixo temático 2: Formação de Professores e Cultura Digital Vicentina Oliveira Santos Lima 1 A grande importância do pensamento de Rousseau na

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa

Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 1 O que é pesquisa? Pode-se definir pesquisa como:

Leia mais

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor.

A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A divulgação desta apresentação por Cd-Rom e no Web site do programa Educação do Instituto do Banco Mundial e feita com a autorização do autor. A ESCOLA PRECISA SER VISTA COMO UMA UNIDADE FUNDAMENTAL PARA

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

PLANO DE ENSINO (2013-2016)

PLANO DE ENSINO (2013-2016) PLANO DE ENSINO (2013-2016) ENSINO RELIGIOSO Ensino Fundamental Anos (Séries) Finais BLUMENAU 2013 SUMÁRIO: 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 5 3. OBJETIVOS... 6 3.1. OBJETIVO GERAL... 6 3.2. OBJETIVOS

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCHSADCSAMT04 A MONITORIA COMO SUBSÍDIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O CASO DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NO CCHSA-UFPB Moisés de Assis Alves Soares (1) ; Kadidja Ferreira Santos (3) ;

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE Bruna de Souza Martins 96 Amanda Iark 97 Instituto

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática

Pedagogia. Comunicação matemática e resolução de problemas. PCNs, RCNEI e a resolução de problemas. Comunicação matemática Pedagogia Profa. Luciana Miyuki Sado Utsumi Comunicação matemática e resolução de problemas PCNs, RCNEI e a resolução de problemas Consideram aspectos fundamentais, como: As preocupações acerca do ensino

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica.

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. ENSINO FUNDAMENTAL De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. Art. 32 "o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS

A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PONTA GROSSA/PR: ANÁLISE DO ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO DAS AULAS Daniela Luz Almeida Santos (PIBIC/ARAUCÁRIA), Silvia Christina Madrid Finck (Orientadora),

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO. Mestranda Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa. Prof. Orientador Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

MESTRADO EM EDUCAÇÃO. Mestranda Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa. Prof. Orientador Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira MESTRADO EM EDUCAÇÃO Mestranda Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa Prof. Orientador Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira TEMA A CONCEPÇÃO DO SAGRADO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO PROBLEMA Que concepção

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

O uso de jogos no ensino da Matemática

O uso de jogos no ensino da Matemática 607 O uso de jogos no ensino da Matemática Cyntia Luane Silva Godoy 1 Marlene Menegazzi 2 RESUMO Neste trabalho irei abordar a importância do uso de jogos no ensino da Matemática como um recurso didático

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO. Secretaria de Educação Especial/ MEC POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO Secretaria de Educação Especial/ MEC Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Objetivo Orientar os sistemas

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE PROINFÂNCIA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A

Leia mais

Aprendizagem da Análise Combinatória nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Aprendizagem da Análise Combinatória nas séries iniciais do Ensino Fundamental Aprendizagem da Análise Combinatória nas séries iniciais do Ensino Fundamental Ana Lydia Perrone 1 Sergio Minoru Oikawa 2 Fernando Antônio Moala 2 RESUMO Este estudo fez parte do projeto de pesquisa desenvolvido

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO RELIGIOSO

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO RELIGIOSO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso constituem-se num marco histórico

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

Palavras chaves: Criança, Educação Infantil, Corpo e Movimento.

Palavras chaves: Criança, Educação Infantil, Corpo e Movimento. CORPO E MOVIMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Tamiris Andrade dos Santos (UEL) tamiris_152@hotmail.com Gilmara Lupion Moreno gilmaralupion@uel.br RESUMO: Sabe-se da importância

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino INTRODUÇÃO

A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino INTRODUÇÃO A Interdisciplinaridade como Metodologia de Ensino O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Paulo Freire INTRODUÇÃO A importância

Leia mais

Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática

Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática Relações/interações que envolvem a triade aluno - professor saber matemático Eixo fundamental : transformação

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: Fundamentos da Psicopedagogia EMENTA: Introdução e fundamentos da Psicopedagogia. O objeto de estudo. Visão histórica e atual. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O papel

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR Maria Aparecida Monteiro Deponti (cida_mw@yahoo.com.br) Carlos Henrique Campanher (carloscampanher@oi.com.br ) Resumo O presente trabalho

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior.

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Josimar de Aparecido Vieira Nas últimas décadas, a educação superior brasileira teve um expressivo

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

CURSO: Matemática. Missão

CURSO: Matemática. Missão CURSO: Matemática Missão O Curso de Licenciatura em Matemática tem por missão a formação de docentes com um novo perfil fundamentado na conexão de dois eixos, pedagógico e matemático, permeado pelos recursos

Leia mais

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino

Colégio Casimiro de Abreu Sistema Dom Bosco de ensino Caro(a) Conveniado, O COLÉGIO CASIMIRO DE ABREU, escola dedicada ao Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, tem grande satisfação em oferecer a você, através do convênio com o SEAAC, um benefício que

Leia mais

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC

III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC III CONGRESSO DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DA ANEC GRUPOS DE TRABALHO EIXO 01 ENSINO RELIGIOSO, PASTORAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL GT: ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA CATÓLICA Ementa: A identidade do ensino religioso

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Márcia Corrêa Sotolani 1 Glaucineide Silva de Souza 2 EIXO TEMÁTICO: Formação Inicial e Continuada

Leia mais

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS:

TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: TEXTO RETIRADO DO REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA APAE DE PASSOS: Art. 3º - A Escola oferece os seguintes níveis de ensino: I. Educação Infantil: de 0 a 05 anos de idade. Educação Precoce de 0 a 03 anos Educação

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Letras - Língua Portuguesa

Letras - Língua Portuguesa UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Letras - Língua Portuguesa 1. Perfil do Egresso: Em consonância

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Tais Pires de Oliveira Universidade Estadual de Maringá Departamento de Geografia tais_piresoliveira@hotmail.com

Leia mais

PROJETO TREZE HORAS: Uma Proposta Para o Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico

PROJETO TREZE HORAS: Uma Proposta Para o Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico PROJETO TREZE HORAS: Uma Proposta Para o Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico Vanessa Lopes da Silva 1 Leandro Marcon Frigo 2 Resumo A partir do problema dicotômico vivenciado pelo Ensino Técnico Integrado,

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO Marcelo Moura 1 Líbia Serpa Aquino 2 Este artigo tem por objetivo abordar a importância das atividades lúdicas como verdadeiras

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 2.2 O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Ao conceber as instituições de Educação Infantil como espaços onde ocorre o processo educativo, processo este pelo qual os homens apropriam-se do desenvolvimento

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais