Lilian Blanck de Oliveira (FURB) Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (PUCPR-GPER) Claudino Gilz (PUCPR-GPER) Edile Maria Fracaro Rodrigues (PUCPR-GPER)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lilian Blanck de Oliveira (FURB) Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (PUCPR-GPER) Claudino Gilz (PUCPR-GPER) Edile Maria Fracaro Rodrigues (PUCPR-GPER)"

Transcrição

1

2 Lilian Blanck de Oliveira (FURB) Sérgio Rogério Azevedo Junqueira (PUCPR-GPER) Claudino Gilz (PUCPR-GPER) Edile Maria Fracaro Rodrigues (PUCPR-GPER) Rachel de Morais Borges Perobelli(PUCPR-GPER)

3 O artigo 33 da LDB em seu primeiro parágrafo indica que a orientação sobre habilitação e admissão dos professores para o Ensino Religioso é competência dos sistemas de ensino que poderão ser estaduais ou municipais. [...] 1 - Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores [...] (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/96).

4

5 RELATOS ENTREVISTAS DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO

6 A mudança de paradigma na concepção do Ensino Religioso, a elaboração dos PCNER e a busca de definição de Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para esta área do conhecimento junto ao Ministério da Educação e Cultura passaram a exigir novas propostas de formação docente para esta área do conhecimento.

7 Dossier do FONAPER

8 a) Região Norte (Pará/ Amazonas/ Acre/ Rondônia/ Roraima/ Amapá/ Tocantins) a.1.) Pará UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO CRIAÇÃO Resolução: 361/99, de 20 de 0utubro de 1999/CONSUN-UEPA AUTORIZAÇÃO. Resolução: 403/01 - CEE de 04 de outubro de Parecer Nº 372/01- CEE Nº DE ALUNOS: 150 (36 concluintes) COORDENAÇÃO: Profª Ms Maria de Lourdes Santos Melo, Pedagoga, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Educação. a.2.) Amapá + IBPEx Curso de Especialização em Ensino Religioso (360 h/a). a.3.) Amazonas/ Acre/ Rondônia/ Roraima/ Tocantins Nestes Estados no foram registrados cursos

9 b) Região Centro Oeste (Mato Grosso do Sul/ Mato Grosso/ Goiás/ Distrito Federal) b.1.) Mato Grosso/ Mato Grosso do Sul/ Goiás Não foi registrado nenhum curso com vínculo universitário para formação de Ensino Religioso. b.2) Distrito Federal + Universidade Católica de Brasília organizou um Curso de Especialização a Distância para formação de professores de Ensino Religioso (420 horas de atividades a distância e 16 horas de atividades em encontros presenciais).

10 c) Região Nordeste (Maranhão/ Rio Grande do Norte/ Bahia/ Ceará/ Pernambuco/ Alagoas/ Sergipe/ Paraíba) c.1.) Maranhão + Universidade Estadual do Maranhão Curso de Especialização em Ensino Religioso (360 horas/ aulas). c.2.) Alagoas + UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: Curso de Especialização em Ensino Religioso Duração em horas: 09 módulo de 40 horas aula, num total de 360 horas O curso de especialização em ensino religioso está sendo proposto conforme Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, visando contribuir na formação do profissional da educação do ensino religioso no Ensino Fundamental e Médio que atuam nas redes estadual e municipais de educação no Estado de Alagoas. c.3.) Rio Grande do Norte/ Bahia/ Ceará/ Pernambuco/ Sergipe/ Paraíba Nestes Estados da federação não foram registrados cursos com vínculos universitários.

11 d) Região Sudeste (São Paulo/ Rio de Janeiro/ Espírito Santo/ Minas Gerais) d.1.) São Paulo + Instituto Teológico Pio XI (Centro Universitário Salesiano São Paulo) Curso de Especialização em Ensino Religioso. Proporcionar reflexão sobre a natureza e a identidade do ERE dentro do contexto atual analisando os conteúdos e a metodologia do ERE. Destinatários: Coordenadores e professores de Ensino Religioso Escolar, ou outras áreas, das escolas públicas e particulares. Duração: O curso é realizado em 3 anos consecutivos, no mês de janeiro, podendo ser iniciado em qualquer um dos módulos. Neste ano (janeiro de 2004), será realizado o módulo 2. Certificado: O certificado de pós graduação lato sensu será conferido pelo Centro Universitário Salesiano de S. Paulo - Unisal após a conclusão dos três módulos, com total de 392 h/aulas. + Faculdade Dehoniana (Taubaté/ São Paulo) Curso de Extensão em Metodologia do Ensino Religioso. d.2.) Rio de Janeiro Centro Universitário La Salle Curso de Especialização em Ciências da Religião / Ensino Religioso 360 h/a. d.3.) Espírito Santo Não foi encontrado nenhum curso com vínculo universitário em todo o Estado do Espírito Santo.

12 d.4) Minas Gerais CURSOS DE GRADUAÇÃO, PARA HABILITAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EM NÍVEL DE LICENCIATURA DE GRADUAÇÃO PLENA 1º - Curso de Pedagogia com ênfase em Ensino Religioso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC- MG) Reconhecido pelo MEC, nos termos da legislação vigente que autorizou a Universidade Católica de MG a criar Cursos de Pedagogia, desde Teve início em 1996, tendo formado várias turmas até 2003, com funcionamento de quatro turmas em 2004, em períodos sucessivos. 2º - Curso de Licenciatura de Graduação Plena em Ciências da Religião. UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros MG) Reconhecido pelo Governador do Estado de Minas Gerais, através do Decreto Nº de 17 de julho de 2003, publicado no MG de 18/07/2004. Em 2003 teve seu término, com quatro turmas, num total de 101 formandos. CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO (PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU) Todos os Cursos relacionados a seguir, têm projetos completos, constando dos conteúdos, seus objetivos, carga horária, bibliografia básica, arquivados nas respectivas instituições, sendo que estão configurados a partir dos títulos mencionados. I - PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) Curso de Pós -Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Com Projeto de Especialização em Ensino Religioso, elaborado e implantado desde 1994, com as devidas adaptações para os sucessivos cursos ministrados posteriormente, durante o 28º, 30º, 31º e 33º PREPES. (Programa de Especialização de Professores de Ensino Superior). Belo Horizonte: total de alunos formados pelo PREPES: Anos: 1996/ Anos: 1999/2000 : 25. Anos: 2000/2001 : 26 Anos: 2001/2002 : 21Ano: 2003 : 14. II - UCB Universidade Castelo Branco RJ, com funcionamento do Curso Pós Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu), em Teófilo Otoni MG Projeto: Especialização em Ciência da Religião Teófilo Otoni: total de alunos formados, em 2003: 26. III - UEMG Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus de Passos Curso de Pós- Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Projeto: Especialização em Ensino Religioso 2002Passos: total de alunos formados: 46. IV - Universidade Estácio de Sá. Unidade: Juiz de Fora Curso de Pós- Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Projeto: Especialização em Ensino Religioso 2003 Juiz de Fora: total de alunos formados, em 2003: 30.

13 d.4) Minas Gerais V - Fundação Educacional de Divinópolis filiado à UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião, com ênfase em Ensino Religioso a 2004 Divinópolis: total de turmas formadas: 14.Número de participantes a confirmar. VI - FADILESTE Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas Reduto MG. Curso Pós- Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Projeto:Especialização em Ensino Religioso 2003 Reduto: total de alunos formados: Ano: Ano: Ano: VII - FUNEC Fundação Educacional de Caratinga- MG. Curso de Pós - Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Projeto: Especialização em Ensino Religioso 2003 Caratinga: total de alunos formados, em 2003: 15. VIII - FASF Faculdade Faculdade de Filosofia, Ciências de Letras do Alto São Francisco - Curso de Pós- Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Projeto: Especialização em Ensino Religioso Luz: total de alunos formados, em 2004: 20. XIX - UNICENTRO NEWTON PAIVA Curso de Pós- Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Projeto: Especialização em Ensino Religioso Belo Horizonte: total de alunos formados, em 2001: 86. Sete Lagoas: total de alunos formados, em 2001 e 2002: 72. Cel. Fabriciano: total de alunos formados, em 2001 e 2002: 38. Manhuaçú-MG: total de alunos formados, em 2001: 52 X - Universidade Estácio de Sá. Campus de Belo Horizonte Curso de Pós- Graduação em Ensino Religioso (Lato Sensu) Projeto: Especialização em Ensino Religioso. Belo Horizonte: total de alunos formados: Ano: Ano: Diamantina: total de alunos formados, em 2002: 64. Cel. Fabriciano: total de alunos formados, em 2002: 30. Teófilo Otoni: total de alunos formados, em 2002: 39. Caratinga: total de alunos formados, em 2002: 30.

14 e) Região Sul (Rio Grande do Sul/ Santa Catarina/ Paraná) e.1) Paraná Existe uma política de extensão para a formação dos professores de Ensino Religioso das Escolas Estaduais do Paraná, no campo da especialização a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) mantêm um curso de especialização para professores deste componente currícular. Finalmente em uma política para formação de formadores a PUCPR em seu programa de Mestrado / Educação possui um Grupo de Pesquisa Educação e Religião, com trabalho específico para o Ensino Religioso, inclusive com disciplinas no próprio Mestrado, pois dentro do núcleo Saberes Docentes existe a possibilidade de realizar o Mestrado em Educação.

15 e) Região Sul (Rio Grande do Sul/ Santa Catarina/ Paraná) e.2) Santa Catarina Santa Catarina era um dos Estados, que há mais de duas décadas já vinha buscando formas de criar um curso de licenciatura voltado para o Ensino Religioso. Integrado com este movimento em nível nacional, faz outra tentativa a partir da diretoria do CIER e representantes dos professores de Ensino Religioso e da Secretaria da Educação do Estado, sendo que desta vez, junto a Universidade Regional de Blumenau (FURB) em meados de De acordo com Caron, as discussões sobre a necessidade de um curso em nível superior para habilitar os professores de Educação Religiosa no Estado de Santa Catarina iniciaram em Em 1972, o CIER encaminhou o primeiro projeto de Curso de Licenciatura de 1º grau em Educação Religiosa Escolar ao Conselho Federal de Educação, sendo a sua autorização negada em razão de interpretação de texto de lei. Outras tentativas em nível estadual aconteceram nos anos de 1973 e de forma intensiva entre os anos de 1985 a Uma nova solicitação à outra Universidade de Santa Catarina apresentava-se como mais uma tentativa/possibilidade em suprir uma necessidade de longa data, desafio e compromisso sempre presentes nas atividades desse grupo durante os últimos vinte e cinco anos. A portaria 37/96 emitida pelo reitor da FURB, datada de 22 de março de 1996, designou a Comissão Especial de Estudos, destinada à montagem do projeto de viabilidade do Curso de Ciências Religiosas, nomeada pela portaria 35/96, de 20/03/96. Estavam dados os primeiros passos para a criação do atual Curso de Ciências da Religião Licenciatura Plena em Ensino Religioso no Estado de Santa Catarina. Ainda no decorrer do ano de 1996, duas outras Universidades do Estado, a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), também empreenderam processo similar no que concerne à criação de curso de formação docente para esta área do conhecimento. Nos mês de novembro do mesmo ano, as primeiras duzentos e cincoenta (250) vagas, distribuídas nas três Universidades, foram disponibilizadas via Concurso Vestibular aos professores de Ensino Religioso das Redes Municipal e Estadual do Estado catarinense, via Convênio Projeto Magister.

16 e) Região Sul (Rio Grande do Sul/ Santa Catarina/ Paraná) e.3) Rio Grande do Sul Formação de professores de Ensino Religioso no plano estadual - A Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, durante 2003/2004, coordenou o FÓRUM PERMANENTE DE ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, cujo texto final, devidamente concluído e votado, está sendo submetido ao CEED/RS para uma avaliação técnica e será logo mais encaminhado à Assembléia Legislativa, com vistas a tornar-se Lei Estadual de Ensino. Neste plano, o Ensino Religioso encontra espaço significativo e a formação de professores para o Ensino Religioso está prevista para todos os níveis, inclusive através de licenciatura. I. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAXIAS DO SUL Título do curso: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO N.º de horas: 420 INSTITUTO DE TEOLOGIA E PASTORAL DE PASSO FUNDO Título do curso: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO RELIGIOSO N.º de horas: 420 ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA Título do curso: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO RELIGIOSO N.º de horas: 400 UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOS SINOS Título do curso: RELIGIÕES, RELIGIOSIDADES E EDUCAÇÃO N.º de horas: 400

17 e) Região Sul (Rio Grande do Sul/ Santa Catarina/ Paraná) e.3) Rio Grande do Sul II. CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM ENSINO RELIGIOSO ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA (EST) Cursos de extensão universitária em Ensino Religioso. A EST mantém estes cursos nas seguintes localidades: -IJUÍ, n Colégio Evangélico Pestana Nº de horas: 400 -TAQUARA/RS. Nº de horas: 45 -SERTÃO SANTANA/RS - Nº de horas: 32 -MONTENEGRO/RS - Nº de horas: 48 UNIVERSIDADE DE IJUÍ Campus de Santa Rosa Título do curso: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO N.º de horas: 120 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL Curso de extensão universitária Título do curso: CURSO CIÊNCIA DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO N.º de horas: 420. Este curso se realiza nas seguintes cidades: -SANTA CRUZ DO SUL RS - N.º de horas: CACHOEIRA DO SUL RS N.º de horas: SOBRADINHO RS N.º de horas: CAPÃO DA CANOA RS N.º de horas: 420. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Título do curso: CURSO DE EXTENSÃO EM ENSINO RELIGIOSO N.º de horas: 400 CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE) Título do curso: PROGRAMA PERMANENTE DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO N.º de horas: 400 SETOR DE ENSINO RELIGIOSO DA CNBB SUL 3 em parceria com UNILASALLE Av. Cristóvão Colombo, 149 POA/RS CEP.: Fone: (51) / Curso de extensão universitária Título do curso: CURSO PARA ARTICULADORES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO. O curso visa propiciar condições de articular a formação para o Ensino Religioso junto a Instituições de Ensino Superior e outra instâncias formativas de docentes. Nº de horas: 100 FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO Curso de extensão universitária em Ensino Religioso (Início em 2005) Nº de horas: 400 COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE OSÓRIO Curso a distância para Professores de Ensino religioso Nº de horas: 120

18 e) Região Sul (Rio Grande do Sul/ Santa Catarina/ Paraná) e.3) Rio Grande do Sul III. CURSOS DE LICENCIATURA (projeto) ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA (EST) Tem projeto de licenciatura desde em Ensino Religioso desde 1999, em parceria com o UNILASALLE, não encaminhado ao MEC por motivo do Parecer 97/99 do CNE e entregue ao CEED/RS para fins de aprovação estadual. Em resposta, o CEED/RS expediu o Parecer 290/00 e a resolução 256/00. Dispondo sobre a aplicação do Ensino Religioso no estado e a formação específica em Ensino Religioso (400horas) para professores já devidamente habilitados em outra disciplina. CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE) Tem projeto de licenciatura em Ensino Religioso desde 1999, em parceria com a EST, não encaminhado ao MEC por motivo do Parecer 97/99 do CNE e entregue ao CEED/RS para fins de aprovação estadual. Em resposta, o CEED/RS expediu o Parecer 290/00 e a resolução 256/00. Dispondo sobre a aplicação do Ensino Religioso no estado e a formação específica em Ensino Religioso (400horas) para professores já devidamente habilitados em outra disciplina. Nota: os dois cursos eram previstos para funcionamento autônomo, mas com realização em parceria entre ambas as instituições.

19 CURSOS Stricto Sensu Graduação Especialização/ Extensão/ Livre 2004

20 CURSOS

21 Para fazer um levantamento dos cursos oferecidos, lançou-se mãos dos sites de busca para detectar os cursos de formação de professores de Ensino Religioso existentes no Brasil. Uma vez identificado o site, o critério da consulta se baseou na coleta de dados referente às variáveis previamente definidas. O fator limitador da pesquisa foi constatar que, na grande maioria, os sites apresentavam dados incompletos, tais como produção do aluno, ementas, reconhecimento pelos órgãos competentes, data de funcionamento e perfil do egresso. Além disso, foram feitos contatos via na tentativa de complementar às informações, entretanto não se obteve retorno.

22 LIVRES EXTENSÃO GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO STRICTO SENSU

23 Cursos de Graduação e Diplomas São os mais tradicionais e conferem diploma com o grau de Bacharel (ex.: Bacharel em Física), Licenciado (ex.: Licenciado em Letras), Tecnólogo (ex.: Tecnólogo em Hotelaria) ou título específico referente à profissão (ex: Médico). O grau de Bacharel ou o título específico referente à profissão habilitam o portador a exercer uma profissão de nível superior; o de Licenciado habilita o portador para o magistério no ensino fundamental e médio. É possível obter o diploma de Bacharel e o de Licenciado cumprindo os currículos específicos de cada uma destas modalidades. Além das 1800 horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural, a licenciatura requer também 400 horas de Prática como Componente Curricular, 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado a partir da segunda metade do curso e 200 horas de outras formas de Atividades Acadêmico-Científico- Culturais (Res. CNE/CP n. 02/2002). Os cursos de graduação podem oferecer uma ou mais habilitações.

24 LICENCIATURA: LICENCIATURA: - Pedagogia com ênfase em Ensino Religioso (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Pedagogia Belo Horizonte com / MG). ênfase em Ensino Religioso (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo -Ciências Horizonte da / Religião/ MG). Licenciatura em Ensino Religioso (Universidade Regional de Blumenau -Ciências Blumenau da Religião/ / SC; Universidade Licenciatura da Região em Ensino de Joinvile Religioso Joinvile (Universidade / SC). Regional de Blumenau Blumenau -Ciências / da SC; Religião/ Universidade Licenciatura da Região de em Joinvile Ensino Religioso Joinvile / SC). (Universidade do Estado do Pará -Ciências Belém/PA). da Religião/ Licenciatura em Ensino Religioso (Universidade do Estado do Pará Belém/PA). -Ciências da Religião / Licenciatura em Ensino Religioso (Universidade do Estado do Rio -Ciências Grande do da Norte Religião Natal/RN) / Licenciatura em Ensino Religioso (Universidade do Estado do Rio Grande -Ciências do Norte da Religião/ Natal/RN) Licenciatura em Ensino Religioso (Universidade Metodista Piracicaba -Ciências / SP) da Religião/ Licenciatura em Ensino Religioso (Universidade Metodista Piracicaba / SP) BACHARELADO BACHARELADO - Ciências da Religião (Faculdades Integradas Claretianas São Paulo/SP) - Ciências - Ciências da da Religião Religião (Faculdades (Faculdade Integradas Social da Bahia Claretianas Salvador/BA) São Paulo/SP) - Ciências da Religião (Faculdade Social da Bahia Salvador/BA)

25 Programa de Ciências da Religião Programa de Ciências da Religião Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora/MG) Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora/MG) Mestrado e Doutorado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/SP) Mestrado e Doutorado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo/SP) Mestrado e Doutorado Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/SP) Mestrado e Doutorado Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/SP) Mestrado Universidade Católica de Pernambuco (Recife/PE) Mestrado Universidade Católica de Pernambuco (Recife/PE) Mestrado Universidade Católica de Goiás (Goiânia/GO) Mestrado Universidade Católica de Goiás (Goiânia/GO) Mestrado Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP) Mestrado Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP) Programa de Educação Programa de Educação Mestrado Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba/PR) Mestrado Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba/PR)

26 Especialização em Metodologia do Ensino Religioso Especialização em Metodologia do Ensino Religioso CESUCA Faculdade INED CESUCA Faculdade INED Faculdade Batista (Paraná) Faculdade Batista (Paraná) Faculdade Cenecista de Osório Faculdade Cenecista de Osório Faculdades Bagozzi (Paraná) Faculdades Bagozzi (Paraná) Faculdades Integradas Claretianas (São Paulo) Faculdades Integradas Claretianas (São Paulo) Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão IBPEX (Paraná) Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão IBPEX (Paraná) Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo ITEPA (Rio Grande do Sul) Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo ITEPA (Rio Grande do Sul) Instituto Ecumênico de Pós-graduação em Teologia IEPG (Rio Grande do Sul) Instituto Ecumênico de Pós-graduação em Teologia IEPG (Rio Grande do Sul) Instituto Esperança de Ensino Superior IESPES (Pará) Instituto Esperança de Ensino Superior IESPES (Pará) Instituto Teológico Pio XI (São Paulo) Instituto Teológico Pio XI (São Paulo) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUCMG (Minas Gerais ) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUCMG (Minas Gerais ) Universidade Católica de Goiás UCG (Goiás) Universidade Católica de Goiás UCG (Goiás) Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (Rio Grande do Sul) Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (Rio Grande do Sul) Universidade Regional de Blumenau FURB (Santa Catarina) Universidade Regional de Blumenau FURB (Santa Catarina) Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR

27 A questão dos cursos de Especialização ou pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional independem de autorização, reconhecimento e renovação do reconhecimento e devem atender ao disposto nesta Resolução. Estes cursos são oferecidos para matrícula de portadores de diploma de curso superior e ficam sujeitos à supervisão dos órgãos competentes a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição. As instituições que ofereçam cursos de pós-graduação lato sensu deverão fornecer informações referentes a esses cursos, sempre que solicitadas pelo órgão coordenador do Censo do Ensino Superior, nos prazos e demais condições estabelecidas. Sendo o corpo docente constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido.

28 A Especialização ou pós-graduação lato sensu tem duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Enquanto os cursos de pós-graduação lato sensu a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no 1º do art. 80 da Lei 9.394, de Sendo que deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso. A instituição responsável pelo curso de pós-graduação lato sensu expedirá certificado a que farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência. Os certificados de conclusão destes cursos devem mencionar a área de conhecimento do curso e serem acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual deve constar, obrigatoriamente: I - relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; II - período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; III - título da monografia ou do trabalho de conclusão do curso e nota ou conceito obtido; IV - declaração da instituição de que o curso cumpriu todas as disposições da presente Resolução; e V indicação do ato legal de credenciamento da instituição, no caso de cursos ministrados a distância. Os certificados de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu devem ter registro próprio na instituição que os expedir, enquadrando dentro dos dispositivos estabelecidos nesta Resolução terão validade nacional (Texto elaborado a partir da Resolução n.º 1, de 3 de abril de 2001 do CNE).

29

30 Centro Universitário Claretiano de Batatais CEUCLAR (São Paulo) Centro Universitário Claretiano de Batatais CEUCLAR (São Paulo) Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (São Paulo) Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (São Paulo) Universidade Católica de Brasília UCB (Centro Católica Virtual / EAD - Brasília) Universidade Católica de Brasília UCB (Centro Católica Virtual / EAD - Brasília) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR Paraná) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR Paraná) Instituto de Educação do Paraná INSEP (Paraná) Instituto de Educação do Paraná INSEP (Paraná) Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais) Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais) Faculdade de Teologia e Ciências Humanas da América Latina FATEBOM (São Paulo) Faculdade de Teologia e Ciências Humanas da América Latina FATEBOM (São Paulo) Licenciatura Especialização - Doutorado Licenciatura Especialização - Doutorado

31 Curso de Qualificação em Ensino Religioso (Extensão Presencial) Paraná - Instituto Pólis Civitas Curso de Extensão Universitária para Professores de Ensino Religioso - (Presencial) - Universidade Católica de Pelotas UCPEL / Parceria: ICR, CONER, 5ª CRE Rio Grande do Sul Ciências da Religião e Qualificação de Professores para o Ensino Religioso (Extensão Qualif. Profis. Presencial) - Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC /Santa Cruz do Sul /Agudo/ Sobradinho/ Cachoeira do Sul/ Osório/ Capão da Canoa - RS Curso de Extensão Universitária em Ensino Religioso (Presencial) - UNIJUÍ - Campus Ijuí e Santa Rosa/RS Curso de Extensão em Ensino Religioso (Presencial ) - PUCRS

32 Magistério do Ensino Religioso na Educação Básica (Livre) - Faculdade Batista do Rio de Janeiro - RJ

33 CURSOS Stricto Sensu Graduação Especialização/ Extensão/ Livre º semestre

34 Envolvimento na área: Produção e Pesquisa com ENSINO RELIGIOSO CURRÍCULO LATTES GRUPO DE PESQUISA PESQUISA ENSINO EXTENSÃO

35 QUALIS PERIÓDICOS EVENTOS EDITORA

36 FILOSOFIA TEOLOGIA - Ciências da Religião Ensino Religioso?

37 OBJETIVIDADE DOS CURSOS FUNDAMENTOS - CONCEITOS

38 CONCEITOS: # Formação de professores # Cultura escolar # Saberes escolares # Ensino Religioso como área do conhecimento (Fundamentos) DADOS: Quem são? Quais os conceitos sobre aspectos do ER? # Professores em serviço (escolas públicas) # Professores em serviço (escolas confessionais) Onde estão os cursos? Quais as características organizacionais e concepções? # Cursos e propostas formadoras Qual perfil e atuação dos egressos? # Cursos regulares

39

Minas Gerais. Centro Universitário de Caratinga. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Minas Gerais. Centro Universitário de Caratinga. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2008 SEGMENTAÇÃO ESTADO INSTITUIÇÃO CARGA HORÁRIA CONTATO Licenciatura em Ciências da Religião Maranhão Universidade Estadual do Maranhão Centro Universitário de Caratinga 3.160 horas

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Não foi encontrado página. Licenciatura em. Estadual do. Ciências. Religião. Maranhão. Centro Universitário de Caratinga. 3.160 horas.

Não foi encontrado página. Licenciatura em. Estadual do. Ciências. Religião. Maranhão. Centro Universitário de Caratinga. 3.160 horas. CURSOS DE GRADUAÇÃO - 2008 SEGMENTAÇÃO ESTADO INSTITUIÇÃO CARGA HORÁRIA CONTATO em Maranhão Estadual do Maranhão Não foi encontrado página. Centro Universitário de Caratinga 3.160 http://www.unec.edu.br/curso/index.php?vcod_cur=119

Leia mais

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco Resolução CEPE N XXX/200 Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE,

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO. JUNQUEIRA, Sérgio R.Az. MENSLIN, Douglas

ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO. JUNQUEIRA, Sérgio R.Az. MENSLIN, Douglas ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO JUNQUEIRA, Sérgio R.Az. MENSLIN, Douglas DEBATE DA FORMAÇÃO DOCENTE A formação dos profissionais da educação é uma temática que tem

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu

Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da FACULDADE UNIDA são regidos pela Resolução n. º 01, de 8 de junho de 2007,

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS

NORMAS E PROCEDIMENTOS NORMAS E PROCEDIMENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: NORMAS E PROCEDIMENTOS I Das Condições Específicas De acordo com a Resolução CNE/CES no. 1 de 8 de Julho de 2007,

Leia mais

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO

ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ASSESSORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA ROTEIRO PARA MONTAGEM DE CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO i:\latosens\rot_esp.doc Pelotas, março de 1996 PROCEDIMENTOS

Leia mais

Escola Superior de Ciências da Saúde RESOLUÇÃO Nº 014/2006 DO COLEGIADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Escola Superior de Ciências da Saúde RESOLUÇÃO Nº 014/2006 DO COLEGIADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Escola Superior de Ciências da Saúde RESOLUÇÃO Nº 014/2006 DO COLEGIADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 07/2010, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010 Normatiza a oferta de cursos a distância, em nível de graduação, sequenciais, tecnólogos, pós-graduação e extensão universitária ofertados pela Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Rio de Janeiro, 2003 CAPÍTULO I DOS CURSOS: MODALIDADES E OBJETIVOS Art. 1º. Em conformidade com o Regimento Geral de nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.06/2008 Dispõe sobre a Normatização do Programa. de Cursos de Pós-Graduação Lato

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE Aprova o Regimento dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONEPE, da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO CEE 05/06 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

RESOLUÇÃO CEE 05/06 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO CEE 05/06 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO RESOLUÇÃO Nº 5, DE 9 DE MAIO DE 2006. Dispõe sobre a oferta de ensino religioso nas escolas públicas integrantes do Sistema de Ensino do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que RESOLUÇÃO Nº 263 PÕE EM VIGÊNCIA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando os termos da proposta encaminhada

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU R E G I M E N T O G E R A L PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regimento Geral PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Este texto foi elaborado com as contribuições de um colegiado de representantes da Unidades Técnico-científicas,

Leia mais

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1

Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 Regulação, supervisão e avaliação do Ensino Superior: Perguntas Frequentes. 1 1. Quais são os tipos de instituições de ensino superior? De acordo com sua organização acadêmica, as instituições de ensino

Leia mais

Perguntas Frequentes. Quem é o aluno da UFPI?

Perguntas Frequentes. Quem é o aluno da UFPI? Perguntas Frequentes Quem é o aluno da UFPI? É o indivíduo que está regularmente matriculado em uma disciplina ou curso ou, ainda, que já ingressou na UFPI, embora não esteja cursando nenhuma disciplina

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense

Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense 1 Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Fluminense Rio de Janeiro, em 12 de maio de 2014. Edital do Processo Seletivo para o Curso Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 444 DE 27 DE ABRIL DE 2006. 1205 Ementa: Dispõe sobre a regulação de cursos de pós-graduação lato sensu de caráter profissional. O Conselho Federal de Farmácia, no uso das atribuições que

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS REGULAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS REGULAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS REGULAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FERLAGOS orientam-se pelas normas

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007

RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 RESOLUÇÃO CONSEPE 19/2007 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE LICENCIATURA DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR APROVADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos CapítuloI Dos Objetivos Art.1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de São

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Ipatinga / MG 1 /2010 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 4 3 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO... 4 3.1 NORMAS GERAIS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO... 4 3.1.1

Leia mais

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 CÂMARA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES MUNICÍPIO: ITAIPULÂNDIA

Leia mais

Normatização do cadastro - Geriatria Formação profissional em Geriatria Educação continuada em Geriatria

Normatização do cadastro - Geriatria Formação profissional em Geriatria Educação continuada em Geriatria Normatização do cadastro - Geriatria Formação profissional em Geriatria Educação continuada em Geriatria Ficha de cadastro de atividades de Formação Profissional Ficha de cadastro de atividades de Educação

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO Sumário TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO I Da Caracterização do Curso... 3 CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO EM SAÚDE MODALIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 453, de 28 de abril de 2005. Conselho Nacional de Educação de Minas Gerais.

RESOLUÇÃO Nº 453, de 28 de abril de 2005. Conselho Nacional de Educação de Minas Gerais. SIC 01 /05 - CEE/MG Belo Horizonte, 25 de maio de 2005. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 453, de 28 de abril de 2005. Conselho Nacional de Educação de Minas Gerais. Estabelece normas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE GEOGRAFIAA DISTÂNCIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE GEOGRAFIAA DISTÂNCIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE GEOGRAFIAA DISTÂNCIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Pedagogia.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO I. Objetivos II. Modalidades Pós Graduação Stricto Sensu: Pós Graduação Lato Sensu: Especialização

PÓS-GRADUAÇÃO I. Objetivos II. Modalidades Pós Graduação Stricto Sensu: Pós Graduação Lato Sensu: Especialização PÓS-GRADUAÇÃO O Programa de Pós Graduação Lato Sensu da FAEC foi aprovado pela Resolução do CAS, ATA 001/08, de 12 de março de 2008 e será implantado a partir do primeiro semestre de 2010, após aprovação

Leia mais

RESOLUÇÃO CEC Nº 392/2004

RESOLUÇÃO CEC Nº 392/2004 RESOLUÇÃO CEC Nº 392/2004 Estabelece normas para o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu no Sistema Estadual de Ensino. O, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto

Leia mais

Políticas de Educação a Distância

Políticas de Educação a Distância Políticas de Educação a Distância Prof. Fernando Jose Spanhol Prof. Fernando Jose Spanhol LED/UFSC/ABED- Avaliador SESU-INEP-CEE/SC A Evolução da Legislação 1930 - Criação do Ministério dos Negócios e

Leia mais

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012

Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Ministério da Educação Censo da Educação Superior 2012 Aloizio Mercadante Ministro de Estado da Educação Quadro Resumo- Estatísticas Gerais da Educação Superior por Categoria Administrativa - - 2012 Categoria

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N, TELEFAX (82) 3530-3382 CEP: 57312-270 Arapiraca-Alagoas RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre normas e procedimentos para os Cursos de Especialização

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 62 DE 26 DE SETEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO Nº 62 DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO Nº 62 DE 26 DE SETEMBRO DE 2013 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 45ª Reunião Ordinária, realizada no dia 26 de setembro de 2013, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 45/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 1º semestre de 2016 O REITOR

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99

RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 RESOLUÇÃO CONJUNTA CEG/CEPG N.º 01/99 Dispõe sobre a aplicação das Leis n. 9.394/96 e n. 9.678/98, a periodização do ano letivo, a caracterização das disciplinas e dos requisitos curriculares complementares,

Leia mais

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DOS CENTROS SEÇÃO II DOS DEPARTAMENTOS Art. 10. Os Departamentos que desenvolverão atividades de ensino, NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, em nível de graduação

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

Dispõe sobre a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pela Universidade Federal do Pará

Dispõe sobre a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pela Universidade Federal do Pará Dispõe sobre a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pela Universidade Federal do Pará O REITOR DA, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral, obedecidas a legislação

Leia mais

DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p.

DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p. DECRETO FEDERAL Nº 6.303, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção I, p. 4 Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014

www.fafia.edu.br PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 PORTARIA - FAFIA Nº 016/2014 Regulamenta a implantação e os procedimentos para oferta de componentes curriculares em regime semipresencial. A Professora ROSANE MARIA SOUZA DOS SANTOS, Diretora da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO, COMPLEMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. CAPITULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA Rua Pinheiro Machado, n 189 Centro Ponta Grossa - PR CEP 84.010-310 Fone (0**42) 224-0301 Endereço Eletrônico: www.iessa.edu.br REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE INFRA-ESTRUTURA E LOGÍSTICA DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ESTRADAS DE RODAGEM EDITAL N 001/2009 Anexo IV Da classificação e da tabela de pontuação A) Para os cargos de Técnico em Assuntos Rodoviários e Técnico em Assuntos Administrativos: TEMPO DE FORMAÇÃO NA PROFISSÃO: Comprovação através de Diploma

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

PORTARIA PROPPEX nº 006/2008

PORTARIA PROPPEX nº 006/2008 PORTARIA PROPPEX nº 006/2008 A Profª. Drª. Márcia Zorello Laporta, Pró- Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Fundação Santo André, no uso de suas atribuições legais, constantes no Regimento

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 EDITAL n 200/2014-CIPEAD/PROGRAD/UFPR INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

CAPÍTULO I DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º -O Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário de Brasília UniCEUB tem por objetivo a formação profissional em nível de especialização e destina-se a formar especialistas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 01/2007/SAD/EG, DE 14 DE MARÇO DE 2007

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 01/2007/SAD/EG, DE 14 DE MARÇO DE 2007 INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 01/2007/SAD/EG, DE 14 DE MARÇO DE 2007 Disciplina critérios de apresentação de certificados, diplomas e demais documentos comprobatórios de formação educacional, para fins

Leia mais

Segundo FILHO, ARLINDO C. em 12 de fevereiro de 1998, o "Diário Oficial" da União regulamentou o artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Segundo FILHO, ARLINDO C. em 12 de fevereiro de 1998, o Diário Oficial da União regulamentou o artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 13 14 Segundo FILHO, ARLINDO C. em 12 de fevereiro de 1998, o "Diário Oficial" da União regulamentou o artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata da Educação à Distância. O decreto

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PPGE / UCB REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Brasília-DF CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º. O presente

Leia mais

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Homeopatia Veterinária CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

RESOLUÇÃO CONEPE Nº 001/2015

RESOLUÇÃO CONEPE Nº 001/2015 RESOLUÇÃO CONEPE Nº 001/2015 Estabelece regras para o funcionamento dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Uergs. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ1127/SETEC EDITAL Nº 03/2009 1. Perfil: ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO EM PROJETOS - PERFIL I Ministério da Educação. Especialização na área de educação,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Pós- Graduação Lato Sensu - Especialização

Regulamento do Núcleo de Pós- Graduação Lato Sensu - Especialização Regulamento do Núcleo de Pós- Graduação Lato Sensu - Especialização Juiz de Fora-MG Regulamento do Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Os Cursos

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG CONSELHO UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FISIOTERAPIA (Ato de Aprovação:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.529, DE 12 DE JUNHO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.529, DE 12 DE JUNHO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.529, DE 12 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre a oferta de cursos de pósgraduação lato sensu

Leia mais

Lato Sensu - Especialização

Lato Sensu - Especialização Regulamento Geral do Núcleo de Pós- Graduação Lato Sensu - Especialização CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização da Fundação Educacional de Além

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Aberta do Nordeste EMENTA: Recredencia a Universidade Aberta do Nordeste como instituição de educação profissional de nível técnico na modalidade a distância e renova o reconhecimento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação UF: DF Superior ASSUNTO: Aprecia Indicação CNE/CP nº 2/2002 sobre Diretrizes Curriculares

Leia mais

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas;

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas; Capítulo I Objetivos Regimento Artigo 1º - O Objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é proporcionar ao aluno formação matemática aprofundada, relevante ao exercício

Leia mais

RESOLUÇÃO N 003/2010

RESOLUÇÃO N 003/2010 RESOLUÇÃO N 003/2010 Institui regulamento para o cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia da FCH/ FUMEC. O PRESIDENTE DO COLEGIADO DE CURSOS NO USO DE SUAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 30, DE 28 DE ABRIL DE 2011

RESOLUÇÃO Nº 30, DE 28 DE ABRIL DE 2011 RESOLUÇÃO Nº 30, DE 28 DE ABRIL DE 2011 Dispõe sobre as normas para a pós-graduação na modalidade lato sensu ofertada pela Universidade Federal do Pampa. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, em anexo, o Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da FAE Centro Universitário.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado, em anexo, o Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu da FAE Centro Universitário. RESOLUÇÃO CONSEPE 09/2009 APROVA O REGULAMENTO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO. O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso das

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição que lhe confere o inciso VII do art. 90, da Constituição do Estado, DECRETA:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição que lhe confere o inciso VII do art. 90, da Constituição do Estado, DECRETA: DECRETO Nº 44.769, de 7 de abril de 2008 Dispõe sobre a promoção por escolaridade adicional do servidor das carreiras dos Grupos de Atividades do Poder Executivo que especifica. O GOVERNADOR DO ESTADO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADO: Instituto de Educação Profissional SOS Computadores EMENTA: Recredencia o Instituto de Educação Profissional SOS Computadores como instituição de Ensino Profissional de Nível Técnico, altera

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM. REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM. REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi) Pouso Alegre MG Junho/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM REGULAMENTO DO CENTRO

Leia mais

Cursos de Graduação a Distância

Cursos de Graduação a Distância de Graduação a Distância 427 428 7 - de Graduação a Distância 7.1 -,,, por Vestibular e Outros Processos Seletivos (*), e nos de Graduação a Distância, segundo as Instituições Brasil 2004 (continua) Instituições

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)?

O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O que é Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)? O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. É aplicado

Leia mais

MARLY GUIMARÃES FERNANDES COSTA Vice-Presidente

MARLY GUIMARÃES FERNANDES COSTA Vice-Presidente UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 2/2013-CONSUNIV Dispõe sobre diretrizes para estruturação e organização curricular dos Cursos de Graduação da UEA e dá outras providências.

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Metodologia do Ensino Superior Imperatriz

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC),

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 742 Aprova o Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação LATO SENSU da UFG, revogando-se a Resolução CEPEC Nº 540. O CONSELHO

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013

EDITAL Nº 01, de 21 de março de 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIDADE ACADÊMICA EM DIREITO CCJS/UFCG/SOUSA-PB PROGRAMA

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. O Colegiado de Curso, previsto no Regimento Geral da Faculdade Guairacá é órgão da Coordenação Didática, destinado a

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Designamos atividades complementares o conjunto de eventos oferecidos aos alunos de

Leia mais

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação

Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação EDITAL n. 06.2012 - FAEL- EAD, 30 de maio de 2012 Edital de Aproveitamento de Estudos e Diplomas de Curso Normal Superior e Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação A Faculdade Educacional

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS -

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DOM BOSCO CURSO DE PEDAGOGIA ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS - NORMAS - Direção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB Prof. Ms. Antonio Carlos Simon Esteves Coordenação do Curso de Pedagogia Profa. Ms. Sueli Sardinha Guedes 2 MISSÃO DA FFCLDB/AEDB Promover

Leia mais

(Publicado em 02/02/2015)

(Publicado em 02/02/2015) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EDITAL N 01 / 2015 - PROCESSO SELETIVO (Publicado em 02/02/2015) EDITAL DE ABERTURA

Leia mais

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Curso de Especialização em TUTORIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Tutoria em Educação a Distância. OBJETIVO

Leia mais