Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL"

Transcrição

1 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a maio de 2015 SUMÁRIO Visão Geral 6 Dívidas em atraso na base do SPC Brasil 11 Pessoas Físicas Inadimplentes 18 Número Médio de Dívidas 21 Metodologia dos Indicadores 22 Informações Relevantes 27 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil)

2 Dois milhões de brasileiros entram na lista de inadimplentes em 2015, revela indicador do SPC Brasil Volume de consumidores inadimplentes acumula alta de 4,63% em cinco meses. Dívidas contraídas no período das festas de fim de ano e início de 2015 têm o maior crescimento No último mês de maio, o número de consumidores com contas atrasadas e registrados nos cadastrados de inadimplência apresentou nova aceleração, avançando 4,79%, em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2015, a alta atinge 4,63%. De acordo com dados do indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o crescimento observado em maio é o maior desde agosto do ano passado e a mais intensa variação anual para os meses de maio desde Os economistas estimam que ao final de maio havia, aproximadamente, 56,5 milhões de brasileiros com o CPF negativado em todo o país. Isso significa dizer que, entre dezembro de 2014 e maio de 2015, houve um aumento líquido de dois milhões de novos adultos inadimplentes. Pessoas Inadimplentes Variação anual 6% 5% AGO/14: [VALOR] MAIO/15: [VALOR] 4% 3% 2% 1% 0%

3 Na análise do presidente da CNDL, Honório Pinheiro, as consecutivas altas da inadimplência neste segundo trimestre de 2015 coincide com o período de piora dos indicadores macroeconômicos, como inflação, renda e emprego, que afetam a capacidade de pagamento das famílias. Ao longo do segundo semestre de 2014, o indicador vinha sendo puxado para baixo por conta da menor disponibilidade de crédito na economia. No entanto, a partir de março de 2015, o que se verifica é um novo repique da inadimplência. A alta dos preços diminui o poder de compra do brasileiro, que já encontra dificuldades em honrar o pagamento de suas dívidas em dia, explica Honório. Na comparação mensal, entre abril e maio deste ano, o número de pessoas inadimplentes também apresentou uma ligeira aceleração, passando de 1,16% para uma alta de 1,20%. De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o aumento na base mensal de comparação, sem sazonalidade, foi puxado principalmente pelos devedores que têm dívidas atrasadas entre 91 e 181 dias crescimento de 7,27%. O dado sugere que os novos inadimplentes se concentram no grupo que adquiriu dívidas no início do ano e no período natalino do ano passado, afirma Marcela. Brasileiro atrasa dívidas com contas básicas A abertura do indicador de dívidas em atraso por setor da economia revela que o brasileiro tem enfrentado dificuldades para realizar o pagamento, até mesmo, de contas básicas. O maior avanço no número de dívidas foi causado pelos atrasos cujos credores são as empresas concessionárias de serviços como água e luz, com alta de 13,31% na base anual de comparação. O resultado também reflete a disposição crescente dessas concessionárias em negativar os consumidores inadimplentes, como forma de acelerar o recebimento dos compromissos em atraso, afirma a economista do SPC Brasil. Em segundo lugar, destaca-se o crescimento de 12,02% das dívidas cujos credores são do segmento de telefonia, internet e TV por assinatura, seguido

4 pelo segmento de bancos, que engloba dívidas no cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e seguros, com alta de 10,10%. Com relação aos bancos, destaca-se o fato de que a inadimplência neste segmento tem acelerado - em janeiro as dívidas em atraso com o setor cresciam somente 2,39%. Além disso, ainda que o crescimento das dívidas no setor de contas de água e luz seja o principal destaque do mês de maio, o ramo de bancos é o principal setor credor com participação de quase metade (48,56%) no total de dívidas em atraso, seguido do comércio, com 19,85%, que no último mês mostrou queda (-0,29%) na base anual de comparação. Dívidas em atraso são concentradas nas faixas de 30 a 49 anos Os adultos com idade entre 30 e 39 anos são os brasileiros que detém a maior parte das dívidas atrasadas no país 29,15% do total. Isto acontece porque nesta fase da vida os gastos como a compra de imóveis, carros e despesas com os filhos são bastante consideráveis, justifica a economista Marcela Kawauti. Já o crescimento de dívidas atrasadas foi maior entre os consumidores mais velhos: crescimento anual de 10,18% entre os brasileiros com idade que vai de 85 a 94 anos e alta de 9,10% para os consumidores da faixa de 65 a 84 anos. Os economistas do SPC Brasil explicam que o aumento da expectativa e a melhora na qualidade de vida do brasileiro e, consequentemente, a permanência por um período mais prolongado no mercado de trabalho e de consumo é um dos fatores principais que explicam o expressivo aumento da população com idade mais elevada nos cadastros de inadimplentes. Outros motivos que também impactam a vida financeira deste grupo são a diminuição da renda real com a aposentadoria, o aumento das despesas com remédios e planos de saúde, a facilidade para contrair empréstimos consignados e a prática de emprestar o nome para terceiros realizarem compras a prazo, geralmente familiares, explica a economista.

5 Metodologia O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). A abrangência é nacional, com informações de capitais e interior das 27 unidades da federação. Baixe o material completo e a série histórica em: Informações à imprensa Vinicius Bruno (11) vinicius.bruno@spcbrasil.org.br Renan Miret (11) (11) guilherme.dealmeida@inpresspni.com.br Carolina Laert (61) (61) carolina.laert@inpresspni.com.br

6 Visão Geral Os dados de inadimplência apurados pelo SPC Brasil em maio mostraram que a pressão exercida pela aceleração da inflação, aumento das taxas de juros e piora dos indicadores econômicos, como renda e emprego, vêm se sobrepondo à queda na base de crédito da economia, resultando em avanço significativo da inadimplência. O número de devedores inadimplente nas bases às quais o SPC Brasil tem acesso avançou 1,20% na variação mensal. O indicador de dívidas em atraso apresentou avanço ainda mais pronunciado: 2,08% em maio, na comparação com o mês de abril. Este foi o maior crescimento mensal para o mês desde o início da série histórica em Quantidade de Devedores Variação mensal meses de abril e maio Quantidade de Dívidas Variação mensal meses de abril e maio 1,20% 2,08% 0,21% 0,47% 0,40% 0,20% 0,21% 0,38% 0,48% 0,77% 0,31% 0,47% meses de abril meses de maio meses de abril meses de maio Na variação anual, a base também mostrou alta significativa tanto do número de devedores quanto de dívidas. Para o primeiro houve alta anual de 4,79% em maio, acima dos 3,77% de abril. O número de pessoas físicas inadimplentes cresceu, portanto, 4,63% no acumulado até maio em A quantidade de dívidas em atraso, por sua vez, mostrou alta de 6,70% no período (ante 5,02% no mês anterior). Com este resultado, o indicador de quantidade de dívidas acumula alta de 7,57% nos primeiros 5 meses de 2015.

7 Quantidade de Devedores em atraso Variação anual Quantidade de Dívidas em atraso Variação anual 10% 8% 6% Ago/14: [VALOR] Maio/15: [VALOR] 10% 8% 6% Ago/14: [VALOR] Maio/15: [VALOR] 4% 4% 2% 2% 0% 0% O SPC Brasil estima que em maio de ,5 milhões de consumidores estejam listados em cadastros de devedores inadimplentes, resultado que representa 38,6% da população entre 18 e 95 anos 1. Com este resultado, o SPC Brasil estima que 2 milhões de novos devedores tenham sido incluídos nas listas de inadimplentes neste 5 primeiros meses de O destaque nas altas mensais das dívidas pendentes vieram dos atrasos entre 90 e 180 dias. O crescimento de dívidas registradas nesta faixa de atraso foi de 7,68% em relação ao mês anterior. O número de devedores com pendências com este mesmo tempo decorrido aumentou 7,27%. Tais movimentos são consistentes com a hipótese de que o consumidor se torna inadimplente, a medida que se depara com as dívidas de Natal e de início de ano, que começam a pesar no bolso. Na comparação anual (com relação a maio de 2014), a faixa que registrou maior variação do número de dívidas em atraso foi aquela com 3 a 5 anos de atraso (16,60%). Também é destaque a alta de 8,07% nas dívidas atrasadas até 90 dias. Com relação ao número de pendências por faixa etária, foi mantido o padrão de variação anual negativa das dívidas ligadas às pessoas mais novas, e expansão daquelas pertencentes às mais velhas. A retração anual apresentada pela categoria de 18 a 24 anos foi de 7,40%. Na outra ponta, tanto a categoria de 65 a 84 anos, quanto a de 85 a 94 anos, apresentaram altas de +9,10% e +10,18%, respectivamente, na mesma base de comparação. 1 É importante notar que esse dado não inclui apenas a base do SPC Brasil, mas uma estimativa de todos os serviços de proteção ao crédito existentes no país. Ver a seção Metodologia para entender como essa estimativa foi feita e quais são suas premissas.

8 Por fim, a abertura por segmento credor da dívida mostra o segmento de água e luz liderando a alta anual do número de pendências. Em maio de 2015, esse setor apresentou um aumento de 13,31% do total de dívidas. A segunda maior variação veio do segmento de comunicação, cuja variação anual foi de 12,02%. Por outro lado, o comércio mostrou leve recuo, com retração do número de pendências da ordem de 0,29%.

9 Dívidas em atraso Tempo de atraso Variação mensal (em relação ao mês anterior) Variação anual (em relação ao mesmo mês do ano anterior) Participação no total de dívidas em atraso do Brasil mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 mai/15 Total 0,47% 2,83% 2,08% 4,68% 5,02% 6,70% 100,00% 100,00% Até 90 dias -7,15% 5,71% -0,10% 10,41% 0,44% 8,07% 8,39% 8,50% 91 a 180 dias 13,03% 6,99% 7,68% 11,52% 2,99% -1,88% 8,83% 8,12% 181 a 360 dias 1,09% -1,24% 0,88% -0,30% 6,02% 5,80% 12,69% 12,59% 361 dias a 3 anos -0,56% 2,00% 1,56% 5,96% -0,25% 1,88% 41,99% 40,09% 3 a 5 anos 0,72% 3,90% 2,48% 1,60% 14,59% 16,60% 28,09% 30,70% Faixa etária Variação mensal (em relação ao mês anterior) Variação anual (em relação ao mesmo mês do ano anterior) Participação no total de dívidas em atraso do Brasil mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 mai/15 Total 0,47% 2,83% 2,08% 4,68% 5,02% 6,70% 100,00% 100,00% 18 a 24 0,22% 1,91% 0,18% -0,50% -7,36% -7,40% 11,95% 10,37% 25 a 29 0,55% 2,93% 1,53% 3,56% 2,97% 3,98% 14,97% 14,59% 30 a 39 0,32% 2,88% 2,24% 3,79% 5,55% 7,57% 28,92% 29,15% 40 a 49 0,36% 2,83% 2,47% 3,75% 5,73% 7,95% 19,84% 20,07% 50 a 64 0,36% 2,85% 2,51% 5,72% 5,99% 8,26% 15,64% 15,87% 65 a 84 0,46% 2,21% 2,34% 9,30% 7,09% 9,10% 5,96% 6,09% 85 a 94 0,59% 2,09% 2,08% 14,67% 8,58% 10,18% 0,60% 0,62% Setor credor Variação mensal (em relação ao mês anterior) Variação anual (em relação ao mesmo mês do ano anterior) Participação no total de dívidas em atraso do Brasil mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 mai/15 Total 0,47% 2,83% 2,08% 4,68% 5,02% 6,70% 100,00% 100,00% Água e Luz -2,39% 1,50% 4,18% 10,77% 6,17% 13,31% 6,67% 7,08% Comércio 0,77% 1,21% 0,80% 2,58% -0,32% -0,29% 21,24% 19,85% Comunicação 2,78% 2,38% 2,71% 10,49% 12,10% 12,02% 14,60% 15,32% Bancos -0,03% 4,37% 2,36% 3,67% 7,53% 10,10% 47,05% 48,56% Outros 0,91% 0,29% 0,83% 2,32% -6,00% -6,08% 10,44% 9,19%

10 Pessoas Inadimplentes Tempo de atraso Variação mensal (em relação ao mês anterior) Variação anual (em relação ao mesmo mês do ano anterior) Participação no total de dívidas em atraso do Brasil mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 mai/15 Total 0,21% 1,16% 1,20% 4,40% 3,77% 4,79% 100,00% 100,00% Até 90 dias -8,43% 4,01% -1,87% 10,49% 0,80% 8,02% 7,91% 8,16% 91 a 180 dias 11,40% 6,76% 7,27% 10,14% 0,51% -3,22% 7,80% 7,21% 181 a 360 dias 1,21% -2,14% 1,12% -0,05% 4,30% 4,20% 10,96% 10,90% 361 dias a 3 anos -0,39% -0,17% 0,53% 4,31% -0,81% 0,10% 38,47% 36,75% 3 a 5 anos 0,47% 1,91% 1,47% 3,46% 10,10% 11,20% 34,85% 36,98% Faixa etária Variação mensal (em relação ao mês anterior) Variação anual (em relação ao mesmo mês do ano anterior) Participação no total de dívidas em atraso do Brasil mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 abr/15 mai/15 mai/14 mai/15 Total 0,21% 1,16% 1,20% 4,40% 3,77% 4,79% 100,00% 100,00% 18 a 24-0,31% -0,02% -0,56% -4,56% -10,12% -10,35% 11,01% 9,42% 25 a 29 0,17% 0,75% 0,61% 2,41% 0,36% 0,80% 14,19% 13,65% 30 a 39-0,01% 1,01% 1,14% 3,21% 3,52% 4,71% 26,86% 26,84% 40 a 49 0,09% 1,11% 1,39% 3,60% 4,04% 5,39% 19,38% 19,49% 50 a 64 0,15% 1,40% 1,59% 5,99% 4,97% 6,48% 16,94% 17,22% 65 a 84 0,37% 1,29% 1,66% 8,68% 6,67% 8,04% 7,49% 7,73% 85 a 94 0,45% 1,17% 1,69% 13,28% 8,68% 10,03% 0,94% 0,98% Número Médio de Dívidas por Pessoa Física Inadimplente Faixa etária Nº Médio de Dívidas mai/14 abr/15 mai/15 Total 2,10 2,12 2,13 18 a 24 2,28 2,33 2,35 25 a 29 2,21 2,26 2,28 30 a 39 2,26 2,29 2,32 40 a 49 2,15 2,17 2,20 50 a 64 1,94 1,95 1,97 65 a 84 1,67 1,67 1,68 85 a 94 1,36 1,35 1,36

11 Dívidas em atraso na base do SPC Brasil O indicador de dívidas em atraso mostrou uma nova alta mensal em de maio: 2,08% em comparação com o mês de abril. Os dados da série histórica mostram que a alta é consistente com o padrão sazonal de avanço da inadimplência nos meses de maio. No entanto, como mostra o gráfico abaixo o dado de 2015 foi muito mais intenso do que o registrado em anos anteriores. Desta forma, ainda que a alta mensal possa ser explicada em parte por um movimento sazonal, há ainda um componente adicional. Ao longo do segundo semestre de 2014, o indicador vinha sendo puxado para baixo por conta da menor base de crédito na economia. Mas a partir de março de 2015, o que se viu foi uma aceleração da inadimplência, com a alta de 2,31% do número de dívidas, seguida por uma aceleração no mês de abril (para 2,83%) e manutenção da forte variação em maio (+2,08%). Este aumento significativo do indicador se deve à maior dificuldade para o consumidor pagar as suas pendências em dia. Além da piora na confiança do consumidor 2, a aceleração da inflação 3 faz com que o planejamento financeiro seja prejudicado, já que há perda constante do poder de compra. Além disso, a escalada nas taxas de juros encarece as parcelas dos financiamentos. Quantidade de Dívidas em atraso Variação mensal (meses de maio) Variação anual Fonte: SPC Brasil. Os dados refletem o aumento do registro das dívidas em atraso nas bases de dados às quais o SPC Brasil tem acesso. 2 A confiança do consumidor recuou 0,6% entre abril e maio de 2015, ao passar de 85,6 para 85,1 pontos, nível muito próximo ao mínimo da série histórica. 3 O IPCA já acumula alta de 8,17% em 12 meses até abril, bem acima do teto da meta (6,5%).

12 Na comparação anual, também foi registrado um repique na variação das dívidas em atraso. Em abril, a alta foi de 5,02%, muito próximo do pico de 5,43% verificado em agosto de Em maio a variação anual avançou para 6,70%, o maior avanço nesta base de comparação desde Quantidade de Dívidas em atraso Variação anual (maio/2015) 9% 8% 7% 6% 5% 4% 3% 2% 1% Fonte: SPC Brasil. ago/15: [VALOR] maio/15: [VALOR] 0% nov/11 mai/12 nov/12 mai/13 nov/13 mai/14 nov/14 mai/15 Dívidas por faixa de tempo de atraso A análise da variação mensal do número de pendências por faixa de atraso mostra que a alta de 2,08% foi puxada principalmente pelas dívidas com atraso entre 91 e 180 dias que mostraram avanço mensal de 7,68%. Tal movimento é consistente com a hipótese de que as dívidas que foram feitas entre o Natal de 2014 e o início de 2015 começam a apresentar reflexos negativos no orçamento do consumidor. Em segundo lugar, aparece o avanço mensal das dívidas em atraso entre 3 e 5 anos (+2,48%). Na comparação anual (com relação a maio de 2014), o principal destaque são as dívidas mais longas, com atrasos entre 3 e 5 anos. Estas apresentaram avanço anual de 16,60%. Também chama a atenção a alta de 8,07% nas dívidas até 90 dias.

13 Quantidade de Dívidas por tempo de atraso Variação mensal (maio/2015) Variação anual (maio/2015) Fonte: SPC Brasil. As pendências mais antigas, atrasadas há mais de um ano, representam 70,79% do total de dívidas ainda não pagas: na faixa de atraso de 361 dias a 3 anos, estão concentradas 40,09% do total; na faixa de 3 a 5 anos, estão concentradas 30,70%. Com variação anual de 16,60%, esta última faixa contribuiu com 4,66 pontos percentuais para a alta de 6,70% do indicador, a maior contribuição entre todas as faixas de atraso estudadas. Quantidade de Dívidas por tempo de atraso Participação em maio de 2015 Impactos sobre a variação anual total (maiol/15) 8,50% 8,12% 30,70% 12,59% 40,09% Até 90 dias 91 a 180 dias 181 a 360 dias 361 dias a 3 anos 3 a 5 anos em pontos percentuais Total 6,70% Até 90 dias 0,68 p.p. 91 a 180 dias -0,17 p.p. 181 a 360 dias 0,74 p.p. 361 a 3 anos 0,79 p.p. Mais de 3 anos 4,66 p.p. Fonte: SPC Brasil. Dívidas em atraso por faixa etária do devedor A abertura do número de dívidas por faixa etária do devedor mostra mais uma vez que as pendências devidas por pessoas com 85 a 94 anos foram as que mais cresceram na

14 comparação anual, com variação de 10,18%. Desde o início da série histórica, essas dívidas destacam-se com altas taxas de crescimento. Na outra ponta, as dívidas em nome de pessoas mais jovens, notadamente aquelas com 18 a 24 anos, apresentaram quedas consecutivas, na base de comparação anual, desde o segundo trimestre de Em maio, o recuo foi de 7,40%, muito próximo à queda de 7,36% verificada no mês de abril. Quantidade de Dívidas em atraso por faixa etária do devedor Variação anual (maio/2015) Fonte: SPC Brasil. Este movimento de queda das faixas etárias mais jovens e alta entre os mais velhos tem, aos poucos, alterado a participação das faixas etárias no total de dívidas. A participação das dívidas de pessoas com 18 a 24 passou de 13,19%, em janeiro de 2010, para 10,37% em maio de O movimento inverso tem sido apresentado pelas categorias de 65 a 84 e de 85 a 94 anos: em janeiro de 2010, ambas concentravam juntas 5% do total. Em maio de 2015, a participação das duas categorias já soma 6,72%. A maior parte das dívidas se mantém concentrada na faixa etária de 30 a 39 anos (29,15% do total), seguida pela categoria de 40 a 49 anos (20,07%).

15 Quantidade de Dívidas por faixa etária do devedor Participação em maio/15* Impactos sobre a variação anual total** (maio/15) (em pontos percentuais) Total 6,70% 18 a 24 anos -0,89 p.p. 25 a 29 anos 0,60 p.p. 30 a 39 anos 2,19 p.p. 40 a 49 anos 1,58 p.p. 50 a 64 anos 1,29 p.p. 65 a 84 anos 0,54 p.p. 85 a 94 anos 0,06 p.p. Fonte: SPC Brasil. *Os percentuais não somam 100% devido à exclusão das faixas inferiores a 18 anos e superiores a 94 anos. ** As contribuições não somam 6,70% devido à exclusão das faixas inferiores a 18 anos e superiores a 94 anos. Dívidas em atraso por segmento credor A abertura dos dados por setor credor da economia mostra que o segmento que registrou a maior variação mensal no número de dívidas foi o de água e luz (+4,18%), tomando o primeiro lugar que havia sido ocupado por bancos no mês anterior. Em maio, a alta da inadimplência dos serviços básicos tinha sido de 1,50%. Com este último resultado, o segmento registrou contribuição de 0,29 p.p. pontos percentuais para a alta mensal total (2,08%). Na comparação anual, também o segmento de água e luz se destaca, com crescimento de 13,31%, seguido pela forte alta de 12,02% de comunicação e 10,10% em bancos. O Comércio, por sua vez, registrou queda de 0,29%, o sétimo recuo consecutivo nesta base de comparação. Quantidade de Dívidas em atraso por setor credor Variação anual (maio/2015)

16 Fonte: SPC Brasil. Bancos é o setor credor que lidera a participação no total de dívidas em atraso, com 48,56%, quase metade das dívidas, seguido de Comércio, com 19,85%. A maior contribuição para a alta anual de 6,70% veio justamente de Bancos, que além de concentrar boa parte das dívidas, apresentou variação anual acima da média, de 10,10%. A contribuição do setor soma 4,75 pontos percentuais. Comércio, com sua também expressiva participação, apresentou pequena variação negativa e contribuiu com -0,06 ponto percentual para alta do indicador. Quantidade de Dívidas em atraso por setor credor Participação em maio/2015 Impactos sobre a variação anual total (maio/15) (em pontos percentuais) Total 6,70% Água e Luz 0,89 p.p. Comércio -0,06 p.p. Comunicação 1,75 p.p. Bancos 4,75 p.p. Outros -0,63 p.p. Fonte: SPC Brasil. Quando olhamos o cruzamento entre o setor credor e a faixa de atraso, da mesma forma que o mostrado nos relatórios recentes, há maior participação das dívidas mais antigas tanto de 1 a 3 anos, quanto de 3 a 5 anos em todos os segmentos. O segmento de Água e Luz segue concentrando parte significativa das pendências mais recentes, com até 90 dias de atraso quando comparado com os demais setores.

17 Quantidade de Dívidas por tempo de atraso e setor credor Participação por setor credor e tempo de atraso (maio/15) Fonte: SPC Brasil.

18 Pessoas Físicas Inadimplentes A variação mensal do número de pessoas físicas nas bases às quais o SPC Brasil tem acesso mostrou uma pequena aceleração, passando de 1,16% em abril para 1,20% em maio. A sazonalidade do indicador mostra (conforme os dados mostrados no gráfico a seguir) que há uma variação positiva em todos os meses da série histórica iniciada em Em 2015, no entanto, o crescimento foi ainda mais pronunciado. Assim, o dado é reflexo da sazonalidade do mês, mas também da maior dificuldade do consumidor em honrar as suas pendências em dia, uma vez que ele precisa se ajustar à inflação elevada, ao aumento na taxa de juros que encarece as parcelas e à piora nos indicadores macroeconômicos, como emprego e renda. Na comparação anual, em maio de 2015, o número de pessoas físicas inadimplentes também avançou, passando de 3,77% em abril para 4,79% no mês de maio. Pessoas Inadimplentes Variação mensal (meses de maio) Variação anual Fonte: SPC Brasil. Os dados refletem o aumento do registro das pessoas inadimplentes nas bases de dados às quais o SPC Brasil Abertura por tempo de atraso da dívida A abertura dos dados por tempo de atraso da dívida mostra que o número de devedores com dívidas em atraso entre 90 e 180 mostraram as maiores altas na comparação mensal em maio. Esta faixa de atraso mostrou alta mensal de 7,27%, bem acima da média geral de 7,27%. Na comparação com maio de 2014, o número de devedores com dívidas mais antigas (entre 3 e 5 anos) liderou o avanço, com variação de 11,20%. Nesta mesma base de comparação, o número de devedores com dívidas em atraso até 90 dias cresceu 8,02%, o segundo maior crescimento nesta base de comparação.

19 Pessoas Inadimplentes por tempo de atraso da dívida Variação mensal (maio/15) Variação anual (maio/15) Fonte: SPC Brasil. Os dados não refletem apenas o aumento do número de pessoas físicas inadimplentes no Brasil, mas também o aumento do registro das pessoas inadimplentes nas bases de dados do SPC Brasil. Quando analisamos a participação de cada intervalo de atraso, destaca-se aquele entre 3 e 5 anos: 36,98% dos devedores possuem dívidas nessa faixa de atraso. A faixa de 360 dias a 1 ano concentra número parecido de devedores, com 36,75% do total. Juntas, portanto, as dívidas mais antigas somaram 73,74% do total de devedores. Em termos de contribuição, por outro lado, há tendências distintas por conta das diferenças de variações. Enquanto a faixa de 3 a 5 anos contribuiu com alta de 3,90 p.p., a faixa de 361 dias a 3 anos contribuiu com apenas 0,04 p.p. por conta de sua pequena variação. Pessoas Inadimplentes Abertura por tempo de atraso da dívida Participação em maio/ ,98% 8,16% 36,75% 7,21% 10,90% Até 90 dias 91 a 180 dias 181 a 360 dias 361 dias a 3 anos 3 a 5 anos Impacto sobre a variação anual total (maio/15) (em pontos percentuais) Total 4,79% Até 90 dias 0,63 p.p. 91 a 180 dias -0,25 p.p. 181 a 360 dias 0,46 p.p. 361 a 3 anos 0,04 p.p. Mais de 3 anos 3,90 p.p. Fonte: SPC Brasil.

20 Abertura por faixa etária do devedor A abertura dos dados por faixa etária do devedor mantém as tendências que vêm sendo observadas nos últimos meses. Na comparação com maio de 2014, o número de devedores com 18 a 24 anos caiu 10,35%. Na outra ponta, o número de devedores com 85 a 94 anos cresceu 10,03%. Nas faixas etárias de 30 a 39 e 40 a 49 anos, as variações foram, respectivamente, de 4,71% e 5,39%, mais próximos à média geral. Pessoas Inadimplentes por faixa etária do devedor Variação anual (maio/15) 4,79% 0,80% 4,71% 5,39% 6,48% 8,04% 10,03% -10,35% Fonte: SPC Brasil. A faixa etária que mais concentra devedores é a de 30 a 39 anos (26,84% do total) e, por isso, este intervalo apresentou forte contribuição de 1,27 p.p. para alta de 4,79% do indicador, a maior dentre as faixas estudadas. A faixa etária de 85 a 94, apesar de ter registrado crescimento expressivo no número de devedores, responde por apenas 0,98% do total de inadimplentes e portanto contribui com crescimento de apenas 0,09 p.p..

21 Pessoas Inadimplentes por faixa etária do devedor Participação em maio/2015* Impacto sobre a variação anual total** (maio/15) 7,73% 0,98% 17,22% 19,49% 9,42% 26,84% 13,65% 18 a a a a a a 84 (em pontos percentuais) Total 4,79% 18 a 24 anos -1,14 p.p. 25 a 29 anos 0,11 p.p. 30 a 39 anos 1,27 p.p. 40 a 49 anos 1,05 p.p. 50 a 64 anos 1,10 p.p. 65 a 84 anos 0,60 p.p. 85 a 94 anos 0,09 p.p. Fonte: SPC Brasil. *Os percentuais não somam 100% devido à exclusão das faixas inferiores a 18 anos e superiores a 94 anos. ** As contribuições não somam 4,79% devido à exclusão das faixas inferiores a 18 anos e superiores a 94 anos. Número Médio de Dívidas Por conta do forte aumento no número de dívidas em atraso, acompanhado por uma alta mais modesta no número de devedores, a base registrou um aumento no número médio de dívidas em atraso por devedor inadimplente. Em maio, cada consumidor registrado nas bases às quais o SPC Brasil tem acesso tinha, em média, 2,116 dívidas. Em maio, este número avançou para 2,134. Este é o maior patamar do número médio de dívidas em atraso desde setembro de Número Médio de Dívidas por Pessoa Inadimplente Quantidade total de dívidas sobre número total de inadimplentes Fonte: SPC Brasil.

22 Metodologia dos Indicadores Os indicadores de inadimplência apresentados neste material sumarizam todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil tem acesso (simplificadamente chamados de "Bases de dados do SPC Brasil"). A abrangência dos dados é nacional, com informações de capitais e interior de todos os 26 estados da federação, além do Distrito Federal. Quando um consumidor deixa de pagar um título, seja ele uma fatura de cartão de crédito, uma conta de água ou um boleto de uma compra parcelada em uma loja, a empresa associada ao SPC Brasil pode (mas não é obrigada a) registrar essa inadimplência junto ao SPC Brasil. Em geral, as empresas credoras costumam registrar a inadimplência depois de verificar que o pagamento não ocorre mesmo após 30 dias do vencimento. Entretanto, não há regra, e o registro pode ocorrer no dia seguinte ao vencimento ou mais de um ano após o vencimento. O consumidor é informado via correspondência sobre o registro e poderá, a qualquer momento, pagar a dívida ou renegociá-la. Em ambos os casos, o registro referente àquela pendência será retirado da base do SPC Brasil, mas o consumidor ainda pode constar como inadimplente ( negativado ) se tiver outras pendências. Para todos os indicadores abaixo, o SPC Brasil considera que uma dívida é a relação de um credor com um devedor, mesmo que esse credor tenha incluído vários registros desse devedor junto ao SPC Brasil. Assim, se o consumidor deixa de pagar quatro parcelas de uma mesma compra e tem por isso quatro registros no SPC Brasil, os indicadores abaixo assumem que esse consumidor tem apenas uma dívida, já que os registros foram, todos, feitos pela mesma empresa credora associada (mesmo CNPJ). Cada pessoa física inadimplente é classificada, mensalmente, de acordo com sua idade no último dia do mês de referência (data de extração dos dados que embasam os indicadores do SPC Brasil). Por exemplo, suponha que o consumidor inadimplente João tinha 24 anos em fevereiro e completa 25 anos no começo de março. Tudo o mais constante, a faixa etária 18 a 24 anos mostrará queda do número de inadimplentes entre fevereiro e março, enquanto a faixa 25 a 29 anos mostrará alta. Para cerca de 4% dos CPFs, o SPC Brasil não tem informação sobre a data de nascimento. No futuro, se um cliente do SPC Brasil cadastrar essa informação na base de dados, as séries históricas com abertura por faixa etária podem sofrer revisões. Nesse caso, a categoria faixa etária ignorada sofrerá redução e a faixa etária correspondente sofrerá aumento do número de CPFs. Esse processo visa aumentar continuamente a acurácia da informação. As séries históricas relativas aos dados comentados nesse texto estão disponíveis para download em

23 Pessoas físicas Inadimplentes na base de dados do SPC Brasil Este indicador mostra as variações mensais e anuais do número de pessoas físicas registradas na base do SPC Brasil. Cada pessoa física inadimplente é contada apenas uma vez, independente do número de dívidas que tenha em atraso. Exemplo: na tabela abaixo, duas pessoas físicas, João e Pedro, intercalam meses em que aparecem inadimplentes na base do SPC Brasil. Pode-se classificar João e Pedro, mês a mês, da seguinte forma: jan/13 fev/13 mar/13 abr/13 mai/13 jun/13 João Inadimplente Inadimplente Inadimplente Inadimplente Inadimplente Pedro Inadimplente Inadimplente Inadimplente Inadimplente Inadimplente Número de pessoas físicas inadimplentes Indicador "pessoas inadimplentes PF" - variação mensal % -50% 0% 100% 0% É importante notar que a variação no número de pessoas inadimplentes registradas na base do SPC Brasil não representa, exatamente, o número de pessoas inadimplentes no Brasil, por três motivos. A base de dados do SPC Brasil é a que tem a maior capilaridade nacional, mas existem outros serviços de proteção ao crédito, cujos dados não são considerados para este indicador. Há empresas que, eventualmente ou sempre, decidem não registrar o atraso de seus clientes. Isso pode ocorrer, por exemplo, porque o cliente tem uma relação de longa data com a empresa. Há empresas que só registram o atraso de seus clientes muito tempo após o vencimento da fatura, possivelmente após esgotarem todas as tentativas de negociação. Por isso, pode ocorrer que a inadimplência tenha aumentado em janeiro, mas o aumento do número de devedores só ocorra em março na base do SPC Brasil. As pessoas físicas inadimplentes são classificadas de acordo com: Sua faixa etária no último dia do mês de referência (data de extração dos dados que embasam os indicadores do SPC Brasil). Sua faixa de tempo de atraso, que é igual ao tempo da dívida em atraso mais antiga registrada no SPC. Por exemplo, suponha que: o A empresa B registre o consumidor João em janeiro de 2013 por dívida vencida em dezembro. Ao final de janeiro, a dívida estará atrasada 40 dias. Se a dívida não for paga em fevereiro, ao final de fevereiro ela estará atrasada 68 dias (=40+28 dias de fevereiro). o A empresa A registre o consumidor João em fevereiro de 2013, por dívida vencida há bastante tempo (seis meses antes). Tentou negociar com o consumidor, mas

24 Credor Vencimento mais antigo não conseguiu, e por isso decidiu registrar a inadimplência. Ao fim de fevereiro, a dívida estava atrasada 181 dias. Dias em atraso (intervalo entre data de vencimento e o último dia do mês de referência) jan/13 fev/13 mar/13 abr/13 mai/13 jun/13 Credor A Adimplente 181 dias Adimplente Adimplente Adimplente 20 dias Credor B 40 dias 68 dias 99 dias Adimplente Adimplente 25 dias Credor C Adimplente Adimplente Adimplente Adimplente 361 dias Adimplente 40 dias 181 dias 99 dias dias 25 dias Faixa de tempo de atraso De 31 a 60 dias De 181 a 360 dias De 91 a 180 dias Nenhuma De 361 dias a 2 anos De 14 a 30 dias Dívidas em atraso na base do SPC Brasil Este indicador mostra as variações mensais e anuais da quantidade total de dívidas em atraso de pessoas físicas. Exemplo: Os credores A, B e C são as empresas para quem João e Pedro, as duas pessoas físicas do exemplo do indicador 1, devem. Os credores podem ser lojistas, empresas de serviços, como telefonia, energia, fornecimento de água, etc. A soma das dívidas de todos os devedores resulta na quantidade total de dívidas da base do SPC Brasil. Devedor Credor Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho João Pedro credor A Inadimplente Inadimplente credor B Inadimplente Inadimplente Inadimplente Inadimplente credor C Inadimplente Total de dívidas em atraso credor A Inadimplente Inadimplente Inadimplente credor B Inadimplente Inadimplente Inadimplente credor C Inadimplente Inadimplente Total de dívidas em atraso Quantidade de dívidas em atraso (João + Pedro) Indicador "Dívidas em atraso PF" - variação mensal % -75% 200% -33% 50% As dívidas em atraso são classificadas de acordo com: A faixa etária do devedor no último dia do mês de referência (data de extração dos dados que embasam os indicadores do SPC Brasil). A faixa de atraso da dívida, que é igual a diferença entre a data de vencimento e o último dia do mês de referência. Por exemplo, se a dívida venceu em 1º de março, o resultado de março, extraído no dia 31, informará que essa dívida está vencida há 30 dias.

25 Setor credor, identificado de acordo com a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). As empresas credoras foram classificadas pelas seções CNAE (identificadas por letras), conforme tabela abaixo. Seção Descrição da Seção CNAE Classificação utilizada no texto e análises A Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aqüicultura Outros B Indústrias extrativas Outros C Indústrias de transformação Outros D Eletricidade e gás Água e Luz E Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação Água e Luz F Construção Outros G Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas Comércio H Transporte, armazenagem e correio Outros I Alojamento e alimentação Outros J Informação e comunicação Comunicação K Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados Bancos L Atividades imobiliárias Outros M Atividades profissionais, científicas e técnicas Outros N Atividades administrativas e serviços complementares Outros O Administração pública, defesa e seguridade social Outros P Educação Outros Q Saúde humana e serviços sociais Outros R Artes, cultura, esporte e recreação Outros S Outras atividades de serviços Outros T Serviços domésticos Outros U Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais Outros? Empresa sem CNAE classificado Outros Número médio de dívidas em atraso de pessoas físicas Este indicador mostra o número médio de dívidas em atraso, calculado através da divisão da quantidade total de dívidas em atraso de pessoas físicas pela quantidade total de pessoas físicas inadimplentes no mês de referência. Exemplo: ainda usando o exemplo inicial e dividindo-se o total de dívidas em atraso pela quantidade de pessoas inadimplentes, mês a mês, tem-se que o número médio de dívidas mensalmente. Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Quantidade de dívidas em atraso Quantidade de pessoas físicas inadiplentes Numero médio de dívidas em atraso por pessoa inadimplente ,000 2,000 1,000 3,000 1,000 1,500 As pessoas inadimplentes e as dívidas são classificadas de acordo com a faixa etária do inadimplente, de maneira a permitir uma abertura desse indicador por faixa etária.

26 Estimativa mensal do número de inadimplentes no Brasil A estimativa mensal do número de pessoas físicas com dívidas em atraso no país parte da base de dados do SPC Brasil. Em seguida, dada uma amostra aleatória de CPFs, é feita a consulta no SPC Brasil e nos demais bureaus de crédito para verificar a proporção de inadimplentes em cada uma das bases. Esse resultado é aplicado sobre o número de adultos na população brasileira no ano corrente (projeção do IBGE). Como não há informação pública e consolidada sobre quais CPFs pertencem a pessoas já falecidas, aplicou-se um redutor de CPFs, com base na expectativa de mortalidade e nas informações do DataSUS.

27 Informações Relevantes Este material foi elaborado e publicado pelo SPC Brasil e tem como único objetivo prover informações sobre os indicadores econômicos produzidos pela Organização. Todos os dados desta publicação foram apurados criteriosamente por profissionais qualificados, a partir de fontes públicas e privadas, não tendo o SPC Brasil qualquer gerência e/ou responsabilidade sobre tais informações. O conteúdo deste documento, eventualmente, poderá apresentar opiniões e análises realizadas pelos profissionais responsáveis no momento da divulgação e poderá estar sujeito a alterações, a qualquer momento, sem aviso prévio. Os dados apresentados neste material poderão representar projeções de variáveis econômicas, elaboradas criteriosamente a partir de dados disponíveis no momento de sua elaboração, tendo em vista o cenário econômico atual macroeconômico. O SPC Brasil não se responsabiliza por eventuais alterações em suas projeções, análises e/ou por desvios de suas projeções em relação às fontes consultadas. Todos os dados apresentados nesse relatório têm caráter meramente informativo, sendo que o SPC Brasil não concede nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, pela utilização dos mesmos para fins de avaliação ou tomada de decisão por seu consulente. Desta forma, o SPC Brasil não se responsabiliza por nenhuma consequência ou perda, patrimonial ou extrapatrimonial, decorrentes do uso de quaisquer dados ou análises desta publicação, sendo isento de todas as responsabilidades decorrentes do uso deste material. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial desta publicação, sob as penas da lei, exceto com autorização prévia e expressa do SPC Brasil ou com a citação integral da fonte. Sobre a CNDL Fundada em 1960, a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), é a mais antiga entidade representativa do comércio lojista. Reunindo as federações (representação local nos Estados) e câmaras de dirigentes lojistas (representação local nos municípios), a instituição tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Sobre o SPC Brasil O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) é o sistema de informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), constituindo-se no maior banco de dados da América Latina em informações creditícias sobre pessoas físicas e jurídicas. A capilaridade alcançada pelo SPC Brasil é a mais representativa do setor. Sua base de dados reúne informações de todos os segmentos da economia nas 27 unidades da Federação. O SPC Brasil reúne informações creditícias de praticamente todos os CPFs do Brasil, estejam eles em situação de inadimplência ou não. Os serviços e soluções oferecidos pelo SPC Brasil auxiliam empresas a proteger-se de prejuízos, maximizar seus lucros e a promover ações de vendas e recuperação de crédito, incluindo prospecção de negócios e gestão de carteira.

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a janeiro de 2016 SUMÁRIO Tabelas Resumo 2 Metodologia dos Indicadores 12 Informações Relevantes 17 Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a março de 2016 SUMÁRIO Tabelas Resumo 2 Metodologia dos Indicadores 16 Informações Relevantes 21 Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Referentes a dezembro de 2018

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Referentes a dezembro de 2018 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Referentes a dezembro de 2018 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Devedores Região (em relação

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Regionais Dados referentes a junho de 2015 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Data de Publicação: 25 de maio de 2015

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais referentes a março de 2015 SUMÁRIO Release de Imprensa 2 Visão Geral 4 Dívidas em atraso na base do SPC Brasil 6 Pessoas Físicas Inadimplentes 12

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a maio de 2018

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a maio de 2018 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a maio de 2018 Presidentes José César da Costa Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Em agosto, a série histórica

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Regionais Dados referentes a outubro de 2014 Release de Imprensa 2 Resumo - Comparativo entre Regiões 4 Região Nordeste 11 Região Centro-Oeste 13 Região Sudeste

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a junho de 2016 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a maio de 2017 RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Regionais Dados referentes a abril de 2015 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Data de Publicação: 25 de maio de 2015

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a agosto de 2015 SUMÁRIO Release Pg. 2 Inadimplência do Consumidor Pg. 6 Inadimplência Regional Pg. 12 Metodologia Pg. 18 Informações

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a abril de 2017 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a abril de 2016 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a fevereiro de 2017 RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a junho de 2018

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a junho de 2018 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a junho de 2018 Presidentes José César da Costa Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Em agosto, a série histórica

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a janeiro de 2017

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a janeiro de 2017 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a janeiro de 2017 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Devedores Região Variação

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a janeiro de 2016 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA Pessoas jurídicas inadimplentes na base do SPC Brasil Dívidas

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a novembro de 2014 SUMÁRIO Release de Imprensa 2 Visão Geral 5 Dívidas em atraso na base do SPC Brasil 9 Pessoas Físicas Inadimplentes

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a agosto de 2017

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a agosto de 2017 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a agosto de 2017 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Em agosto, a série histórica

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a fevereiro de 2017

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a fevereiro de 2017 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a fevereiro de 2017 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Devedores Região (em

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a novembro de 2016 RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Regionais Dados referentes a julho de 2014 SUMÁRIO RELEASE DE IMPRENSA 2 ANÁLISE ECONÔMICA 5 Resumo 5 Região Norte 10 Região Nordeste 12 Região Centro-Oeste

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a dezembro de 2015 SUMÁRIO Tabelas Resumo 5 Metodologia dos Indicadores 15 Informações Relevantes 20 Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicador de Inadimplência e Recuperação de Crédito de Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL

Indicador de Inadimplência e Recuperação de Crédito de Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL Indicador de Inadimplência e Recuperação de Crédito de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a fevereiro de 2018 Presidentes José César da Costa (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil)

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a outubro de 2016 RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL

Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Indicador de inadimplência de Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a dezembro de 2016 RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA METODOLOGIA DOS INDICADORES INFORMAÇÕES RELEVANTES Presidentes Honório Pinheiro

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a abril de 2017

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a abril de 2017 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a abril de 2017 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Devedores Região (em relação

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a novembro de 2016

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a novembro de 2016 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a novembro de 2016 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Devedores Região Variação

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a outubro de 2016

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a outubro de 2016 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a outubro de 2016 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Devedores Região Variação

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a maio de 2017

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a maio de 2017 Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a maio de 2017 Presidentes Honório Pinheiro (CNDL) Roque Pellizzaro Junior (SPC Brasil) Tabelas Resumo Devedores Região (em relação

Leia mais

Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a novembro de 2014

Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas. SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a novembro de 2014 Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a novembro de 2014 RELEASE DE IMPRENSA RESUMO ANÁLISE ECONÔMICA Pessoas jurídicas inadimplentes

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a setembro de 2014 SUMÁRIO RELEASE DE IMPRENSA 2 RESUMO 6 ANÁLISE ECONÔMICA 10 Indicador de Dívidas em Atraso 10 Indicador de Pessoas

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a julho de 2015 SUMÁRIO Release Pg. 2 Inadimplência do Consumidor Pg. 7 Inadimplência Regional Pg. 14 Indicador de Vendas a prazo

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Belo Horizonte PESSOA FÍSICA SPC CDL/BH. Dezembro 2016

Indicador de Dívidas em Atraso Belo Horizonte PESSOA FÍSICA SPC CDL/BH. Dezembro 2016 Indicador de Dívidas em Atraso Belo Horizonte PESSOA FÍSICA SPC CDL/BH Dezembro 2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Simone Montenegro Gerente Ana Paula Bastos Economista Sarah

Leia mais

Inadimplência de Pessoas Físicas no Setor de Educação

Inadimplência de Pessoas Físicas no Setor de Educação Inadimplência de Pessoas Físicas no Setor de Educação Junho 2015 Visão Geral É dispensável discorrer sobre a importância da educação para o crescimento sustentável da economia brasileira. A qualificação

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Regionais Dados referentes a setembro de 2014 SUMÁRIO RELEASE DE IMPRENSA 2 ANÁLISE ECONÔMICA 4 Resumo 4 Região Norte 9 Região Nordeste 12 Região Centro-Oeste

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Nacionais Dados referentes a dezembro de 2014 SUMÁRIO Release de Imprensa 2 Visão Geral 5 Dívidas em atraso na base do SPC Brasil 9 Pessoas Físicas Inadimplentes

Leia mais

SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a setembro de 2014

SPC Brasil e CNDL. Dados referentes a setembro de 2014 Indicadores econômicos Estudo das Dívidas em Atraso das Pessoas Jurídicas SPC Brasil e CNDL Dados referentes a setembro de 2014 RELEASE DE IMPRENSA... 2 RESUMO... 5 ANÁLISE ECONÔMICA... 10 Pessoas jurídicas

Leia mais

Inadimplência Pessoa Física Regional

Inadimplência Pessoa Física Regional Inadimplência Pessoa Física Regional SUMÁRIO Dados referentes a março de 2014 RELEASE DE IMPRENSA... 2 ANÁLISE ECONÔMICA (resumo)... 4 Região Norte... 6 Região Nordeste... 9 Região Centro-Oeste... 12 Região

Leia mais

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores Econômicos SPC Brasil e CNDL Dados Regionais Dados referentes a junho de 2014 SUMÁRIO RELEASE DE IMPRENSA 2 ANÁLISE ECONÔMICA 5 Resumo 5 Região Norte 9 Região Nordeste 12 Região Centro-Oeste

Leia mais

Indicador de Inadimplência Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Dezembro 2016

Indicador de Inadimplência Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Dezembro 2016 Indicador de Inadimplência Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH Dezembro 2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Simone Montenegro Gerente Ana Paula Bastos Economista Sarah

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Abril/2016

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Abril/2016 Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH Abril/2016 Equipe Técnica: Ana Paula Bastos Economista Sarah Ribeiro Estatística André Correia Analista de Economia Amanda Santos Técnico de Pesquisa

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Setembro 2016

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Setembro 2016 Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH Setembro 2016 Equipe Técnica: Ana Paula Bastos Economista Sarah Ribeiro Estatística André Correia Analista de Economia Amanda Santos Técnico de Pesquisa

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Novembro

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH. Novembro 1. Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais SPC CDL/BH Novembro 2016 Equipe Técnica: Simone Montenegro - Gerente Ana Paula Bastos Economista Sarah Ribeiro Estatística André Correia Analista de Economia

Leia mais

Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Abril/2016

Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Abril/2016 Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH Abril/2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Ana Paula Bastos Economista Sarah Ribeiro Estatística André

Leia mais

Inadimplência PF no setor de Comércio Dados referentes a março de 2014 Release de Imprensa

Inadimplência PF no setor de Comércio Dados referentes a março de 2014 Release de Imprensa Inadimplência PF no setor de Comércio Dados referentes a março de 2014 Release de Imprensa Dívidas com o comércio têm o quinto recuo anual consecutivo, revela SPC Brasil No mês de março, os atrasos no

Leia mais

Indicadores econômicos SPC Brasil e CNDL

Indicadores econômicos SPC Brasil e CNDL Indicadores econômicos SPC Brasil e CNDL Dados referentes a fevereiro de 2014 SUMÁRIO RELEASE DE IMPRENSA...2 ANÁLISE ECONÔMICA...5 Resumo....5 Indicador 1: Dívidas em atraso na base do SPC Brasil Pessoa

Leia mais

Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Outubro 2016

Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH. Outubro 2016 Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas Belo Horizonte SPC CDL/BH Outubro 2016 Elaborado: Economia - Pesquisa & Mercado Equipe Técnica: Simone Montenegro Gerente da área Ana Paula Bastos Economista

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Janeiro de 2014 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Publicado em fevereiro de 2014 1 Inadimplência abre

Leia mais

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17 VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17 Cartão de loja e empréstimo são os principais tipos de conta que levam à inadimplência O brasileiro se depara com o terceiro ano consecutivo

Leia mais

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA Setembro/15

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA Setembro/15 VILÕES DA INADIMPLÊNCIA Setembro/15 Empréstimo e cartão de loja são os principais instrumentos financeiros que levam à inadimplência O estudo conduzido pelo SPC Brasil e Meu Bolso Feliz, tem como objetivo

Leia mais

Nota de Crédito PJ-PF. Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016

Nota de Crédito PJ-PF. Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016 Nota de Crédito PJ-PF Março 2016 Fonte: BACEN Base: Janeiro de 2016 Sumário Executivo Com base nos dados disponibilizados pelo Banco Central acerca das operações do sistema financeiro nacional (SFN) e

Leia mais

46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil

46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil 46% dos inadimplentes não têm condições financeiras de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses, mostra SPC Brasil Em um ano, valor total das pendências diminuiu 34% e chega a R$ 3.544 mil. Perda

Leia mais

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Dezembro 2018

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Dezembro 2018 INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE Dezembro 2018 Pessoa Física DEVEDORES base mensal Dezembro.18 / Novembro.18 Número de CPF na base de inadimplentes do SPC Brasil 0,43% -0,22% -1,09% -1,35% -1,54% dez-14 dez-15

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Maio de 2013 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Junho de 2013 1 Inflação puxa inadimplência e vendas

Leia mais

Principal meta dos brasileiros para 2016 é sair do vermelho, mostra SPC Brasil

Principal meta dos brasileiros para 2016 é sair do vermelho, mostra SPC Brasil Principal meta dos brasileiros para 2016 é sair do vermelho, mostra SPC Brasil 37% dos consumidores pretendem pagar todas as contas atrasadas em 2015. Valor médio dessas dívidas, incluindo juros e multas,

Leia mais

EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO

EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO TRABALHO E CONSTRUÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAILO AGOSTO DE 2017 EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA NA SITUAÇÃO DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO EM SÃO PAULO A atual crise econômica abalou fortemente as conquistas

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Setembro de 2013 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Outubro de 2013 1 Inadimplência registra leve queda

Leia mais

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento

Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Indústria e Investimentos recuam no 2º trimestre e Economia Brasileira mantém ritmo lento de crescimento Os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE mostram que economia brasileira cresceu 0,2% no

Leia mais

Taxa de desemprego em relativa estabilidade

Taxa de desemprego em relativa estabilidade PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 PED ABC JUNHO 2 DE 2016 DIVULGAÇÃO N o 62 Taxa de desemprego em relativa estabilidade Aumenta o nível de ocupação nos Serviços e se reduz na Indústria

Leia mais

Resultados de setembro

Resultados de setembro Resultados de setembro Em setembro de sobre setembro de 2015, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram queda de 10,1% na receita (já descontada a inflação). Por setores, no período, os

Leia mais

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Junho de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Junho de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Junho de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Vice-Presidente da República no Exercício do Cargo de Presidente

Leia mais

Comércio é o único setor a registrar novas contratações

Comércio é o único setor a registrar novas contratações Brasil registra demissões no mês de dezembro e fecha o ano de 2018 com criação de empregos formais Os dados de dezembro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam destruição

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Outubro de 2013 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Novembro de 2013 1 Inadimplência registra queda de

Leia mais

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais. Janeiro/2017

Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais. Janeiro/2017 Indicador de Dívidas em Atraso Minas Gerais Janeiro/2017 Conselho Estadual de SPC de Minas Gerais Fevereiro 2017 Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais 1 PESSOAS INADIMPLENTES JUNTO AO SPC DE MINAS GERAIS

Leia mais

Para limpar o nome, 36% dos inadimplentes recorrem a acordo com credor, aponta pesquisa do SPC Brasil e CNDL

Para limpar o nome, 36% dos inadimplentes recorrem a acordo com credor, aponta pesquisa do SPC Brasil e CNDL Para limpar o nome, 36% dos inadimplentes recorrem a acordo com credor, aponta pesquisa do SPC Brasil e CNDL Telefone é o meio mais comum para tentativa de acordo, mas em 29% dos casos, dívida foi renegociada

Leia mais

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Periodicidade: JANEIRO/2019

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Periodicidade: JANEIRO/2019 INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE Periodicidade: JANEIRO/2019 Pessoa Física DEVEDORES Comparação base mensal Janeiro.19 / Dezembro.18 Número de CPF na base de inadimplentes do SPC Brasil 1,83% 1,37% 0,3% 0,3%

Leia mais

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial

Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial Desempenho negativo da Construção e das Indústrias de Transformação prejudicam o setor industrial De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira cresceu 0,1% no

Leia mais

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE PESSOA FÍSICA. Periodicidade: AGOSTO/2018

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE PESSOA FÍSICA. Periodicidade: AGOSTO/2018 INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE PESSOA FÍSICA Periodicidade: AGOSTO/2018 INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE : PESSOA FÍSICA DEVEDORES Número de CPF na base de inadimplentes do SPC Brasil Comparação Base Anual Agosto.18/Agosto.17

Leia mais

Nota de Crédito PJ-PF. Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016

Nota de Crédito PJ-PF. Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016 Nota de Crédito PJ-PF Abril 2016 Fonte: BACEN Base: Fevereiro de 2016 Sumário Executivo A equipe da Assessoria Econômica da ABBC prepara este relatório com base nas informações divulgadas pelo Banco Central

Leia mais

Conjuntura PIB VARIOU 0,1% EM RELAÇÃO AO SEGUNDOTRIMESTRE DE 2017

Conjuntura PIB VARIOU 0,1% EM RELAÇÃO AO SEGUNDOTRIMESTRE DE 2017 Produto Interno Bruto (PIB )- Terceiro Trimestre de 2017 ECONÔMICA Conjuntura PIB VARIOU 0,1% EM RELAÇÃO AO SEGUNDOTRIMESTRE DE 2017 (0,9%), as Outras atividades de serviços (0,2%) e a Administração, defesa,

Leia mais

No caso das empresas, esse atraso passou de 2,3% no quinto mês do ano passado, para 2,7% no começo de 2016 e 3,1% em abril último.

No caso das empresas, esse atraso passou de 2,3% no quinto mês do ano passado, para 2,7% no começo de 2016 e 3,1% em abril último. Veículo: DCI Data: 26/07/16 Inadimplência das empresas aumenta São Paulo - Dois levantamentos divulgados ontem mostram que a recessão econômica do País continua a prejudicar as empresas e, desta forma,

Leia mais

Taxa de desemprego diminui pelo segundo mês consecutivo

Taxa de desemprego diminui pelo segundo mês consecutivo PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO DO ABC 1 PED ABC outubro 2 DE 2015 DIVULGAÇÃO N o 54 Taxa de desemprego diminui pelo segundo mês consecutivo Nível de ocupação aumenta no Comércio e Reparação

Leia mais

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Janeiro de 2017 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Janeiro de 2017 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Janeiro de 2017 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Presidente da República Michel Miguel Elias Temer Lulia

Leia mais

PIB do terceiro trimestre de 2015 apresentou queda de 1,7% contra o trimestre anterior

PIB do terceiro trimestre de 2015 apresentou queda de 1,7% contra o trimestre anterior ECONÔMICA Conjuntura PIB do terceiro trimestre de 2015 apresentou queda de 1,7% contra o trimestre anterior Dados publicados pelo IBGE informam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 1,7% no

Leia mais

Comércio é o único setor que apresentou saldo positivo em âmbito nacional

Comércio é o único setor que apresentou saldo positivo em âmbito nacional Resultados de dezembro de 2017 confirmam recuperação do mercado de trabalho brasileiro frente a 2016 Os dados de dezembro de 2017 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam destruição

Leia mais

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Setembro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Setembro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Setembro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Presidente da República Michel Miguel Elias Temer Lulia

Leia mais

Indicador de Vendas e Inadimplência CNDL - SPCBrasil

Indicador de Vendas e Inadimplência CNDL - SPCBrasil Indicador de Vendas e Inadimplência CNDL - SPCBrasil Junho 2012 Presidentes CNDL - Roque Pellizzaro Junior SPC Brasil Roberto Alfeu Pena Gomes SPC Brasil registra queda de 0,27% na inadimplência em junho

Leia mais

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Fevereiro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Fevereiro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Fevereiro de 2016 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Presidente da República Dilma Rousseff Ministro do Planejamento,

Leia mais

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda

Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda Economia Brasileira cresce 0,8% no terceiro trimestre de 2018 com crescimento em todos setores e componentes da demanda De acordo com os dados das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, a economia brasileira

Leia mais

Aceleração relativizada

Aceleração relativizada jan/11 jan/11 Aceleração relativizada Em outubro, o crescimento do saldo do crédito total mostrou recuperação pela segunda vez consecutiva, avançando para 12,2% em 12 meses ante 11,7% em setembro. O movimento

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC 03 de junho de 2013 Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC A PEIC é uma pesquisa realizada pela CNC e divulgada regionalmente pela Fecomércio-RS. Apesar de, muitas vezes, ser apresentada

Leia mais

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Periodicidade: OUTUBRO/2018

INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE. Periodicidade: OUTUBRO/2018 INADIMPLÊNCIA BELO HORIZONTE Periodicidade: OUTUBRO/2018 Pessoa Física DEVEDORES Comparação Base Anual Outubro.18 / Outubro.17 Número de CPFS na base de inadimplentes do SPC Brasil 6,45% 4,2% 3,44% 3,15%

Leia mais

O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013

O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013 O Perfil do Endividamento das famílias brasileiras em 2013 A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor mostra que, em 2013, houve crescimento de 7,5% do número médio de famílias endividadas,

Leia mais

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15.

Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) jul/14. jul/15. jan/15. set/15. jan/16. set/14. nov/14. nov/15. mai/15. mar/15. ASSESSORIA ECONÔMICA Dados divulgados entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro Mercado de Trabalho (PNAD Contínua Mensal) 210.000 Massa Salarial Real Média móvel trimestral (R$ milhões) 205.000 204.592

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2014

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2014 PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA 2014 Ano 7 Número especial MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA EM 2014 Os resultados aqui apresentados referem-se

Leia mais

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Março de 2017 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Março de 2017 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE taxa Indicadores IBGE Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Março de 2017 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Presidente da República Michel Miguel Elias Temer Lulia Ministro

Leia mais

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack

Ano VI Abr./2018. Prof. Dr. Sergio Naruhiko Sakurai, Giulia Coelho e Ingrid Nossack Índice de Confiança da Construção apresenta recuo e sugere menor otimismo no curto prazo Os dados de fevereiro de 2018 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam criação líquida de

Leia mais

Nota de Crédito PF. Dezembro Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014

Nota de Crédito PF. Dezembro Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014 Nota de Crédito PF Dezembro 2014 Fonte: BACEN Base: Outubro de 2014 ago/11 fev/12 ago/12 jan/11 jan/11 Desaceleração e comprometimento de renda Os efeitos da elevação da taxa de juros e as incertezas quanto

Leia mais

Resultados de abril 2017

Resultados de abril 2017 Em abril de sobre abril de 2016, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram aumento de 7,8% no faturamento real (descontando a inflação). Por setores, no período, os resultados para o faturamento

Leia mais

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018

BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 BOLETIM ECONÔMICO Agosto/2018 Após 4 anos de queda, faturamento e produção da indústria registram alta no 1º semestre. De acordo com a entidade, o faturamento real da indústria avançou 4,4% no primeiro

Leia mais

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014

Nota de Crédito PF. Fevereiro Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Nota de Crédito PF Fevereiro 2015 Fonte: BACEN Base: Dezembro de 2014 Incertezas para renda e inadimplência Em 2014, o aumento próximo de 2,7% da renda real e a redução do desemprego em dezembro para 4,8%,

Leia mais

Regiões Norte e Sudeste apresentam aumento expressivo de dívidas atrasadas e menor crescimento econômico

Regiões Norte e Sudeste apresentam aumento expressivo de dívidas atrasadas e menor crescimento econômico Resumo Regiões Norte e Sudeste apresentam aumento expressivo de dívidas atrasadas e menor crescimento econômico A alta do número de dívidas em atraso em fevereiro no Brasil (0,80% na comparação com janeiro)

Leia mais

a.a. 24% 14% a.a. 12% 5,7% -0,6% -4% -7,7% -12%

a.a. 24% 14% a.a. 12% 5,7% -0,6% -4% -7,7% -12% Estoque de crédito SFN Evolução por tipo de instituição 11,3% 6,7% Variação do Crédito em 12 meses 5,5% -3,5% -0,5% 24% 14% Públicas Privadas 12,4% 53,7% 52,2% 49,6% Recursos Direcionados Crédito/PIB 47,2%

Leia mais

A PRESENÇA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO DO ABC EM 2015

A PRESENÇA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO DO ABC EM 2015 A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO Março de 2016 A PRESENÇA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO DO EM 2015 A taxa de participação das mulheres no mercado

Leia mais

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016

Produto Interno Bruto - PIB Var. 12 meses contra 12 meses anteriores (%) Atividades selecionadas, 2016 Maio/2017 2ª edição Maio/2017 2ª edição 1 - Introdução O Boletim Economia em Foco, em sua segunda edição, traça um panorama da economia brasileira e fluminense por meio da análise de indicadores econômicos

Leia mais

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro

CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro CNC - Divisão Econômica Rio de janeiro PEIC Síntese dos Resultados Síntese dos Resultados Total de Endividados Dívidas ou Contas em Atrasos Não Terão Condições de Pagar mar/10 63,0% 27,3% 8,7% fev/11 65,3%

Leia mais

INDX apresenta queda de 2,69% em maio

INDX apresenta queda de 2,69% em maio 1-3- 5-7- 9-11- 13-15- 17-19- 21-23- 25-27- 29-31- INDX INDX apresenta queda de 2,69% em maio Dados de Maio/11 Número 53 São Paulo O Índice do Setor Industrial (INDX), composto pelas ações mais representativas

Leia mais

Resultados de junho 2017

Resultados de junho 2017 No 1º semestre de, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram aumento de 5,8% no faturamento real (descontando a inflação) sobre o mesmo período de 2016. O resultado do 1º semestre de foi

Leia mais

Resultados de julho 2017

Resultados de julho 2017 Em julho de, as micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentaram aumento de 11,4% no faturamento real (descontando a inflação) sobre o mesmo período de 2016. Foi o quinto mês consecutivo de aumento

Leia mais