Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Manual do Aluno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Manual do Aluno"

Transcrição

1 Muitas pessoas estão acostumadas a lembrar da Fundação pelas centenas de atrações que ela promove ao longo de todo o ano (espetáculos, recitais, exposições etc.). Aqui, entretanto, apresentamos uma das mais produtivas e bem montadas estruturas de ensino de Arte da atualidade. Se já é aluno, bom retorno; se está chegando agora, bom ingresso. Bem-vindos à Fundação das Artes de São Caetano do Sul! Esta Instituição é uma fundação municipal. Isso significa que possui certa autonomia administrativa e pedagógica, mas está ligada ao poder público municipal, como órgão da SECULT Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Somos divididos, para facilitar a convivência, em quatro áreas ou Escolas: artes visuais, dança, música e teatro. Essas Escolas mantém cursos livres (todas) e profissionalizantes (música e teatro). As informações que constam deste serão alteradas, sempre que necessário acompanhar a legislação Escolar em vigor ou, ainda, por iniciativa da Fundação ou de alguma de suas Escolas, ouvidas as autoridades competentes. A Fundação das Artes se reserva o di rei to de anular ou suspender todo curso que não reunir, a seu critério, número considerado suficiente de alunos, bem como efetuar toda modificação curricular que julgar necessária, respeitada a legislação vigente. Leria atentamente as informações a seguir, que se referem a todos os alunos da Fundação das Artes e, depois, veja os normas específicas de sua Escola. NORMAS GERAIS DE CONDUTA 1. Assiduidade e pontual idade são critérios de avaliação para todas as disciplinas.

2 2. Os alunos estão em constante avaliação, por todos os professores, de todas as disciplinas de seu curso. A vivência artística não ocorre apenas dentro da sala de aula. 3. Em caso de algum problema com professor, seja didático-pedagógico ou pessoal, eis o procedimento a seguir: a) Converse com o professor em questão e tente resolver o problema. b) Não tendo sido resolvida a divergência, convoque, através do representante de classe, uma reunião com a sala, fora do horário de aulas, a fim, de verificar se o problema é individual ou coletivo. c) Se individual, o interessado dirigir-se-à pessoalmente à Coordenação da sua Escola. d) Se coletivo, o representante de classe formalizará, por escrito, a reclamação e a entregará à Coordenação. e) Esta, por sua vez, convocará o conselho dos professores para, em conjunto, discutir a reclamação com o professor envolvido e tomar providências cabíveis. f) Se o problema for em relação ao professor que atende à Coordenação, será designado, extraordinariamente, um outro colega para cuidar do caso e garantir a necessária isenção. 4. O aluno deverá estar atento ao seu aproveitamento na Escola no decorrer do ano letivo, evitando resolver os problemas no final do semestre. 5. No começo de cada semestre, os professores entregarão às respectivas classes, por escrito, seus programas e critérios de avaliação. 6. Atestado de saúde para justificar faltas deverá ser entregue na Secretaria, no prazo máximo de dois dias úteis, a contar da data da primeira falta. 7. Em caso de doença contagiosa ou acidente (fraturas, luxações), também deverá ser apresentado à Escola o atestado médico de retorno (alta médica). 8. Alunos, a exemplo de seus professores, devem assumir o compromisso de zelar pela integridade do patrimônio da Fundação. DIREITOS, DEVERES E PROIBIÇÕES Constituem direitos do aluno: Receber o ensino necessário para seu desenvolvimento; Receber equidade de tratamento, sem distinção de: credo religioso, ideologia, etnia, origem geográfica, sexo, orientação sexual, classe econômico-social ou deficiência física; Comunicar-se harmoniosamente com os outros alunos, professores e demais funcionários.

3 Constituem deveres do aluno: Tratar com urbanidade e respeito professores, funcionários da Instituição e demais alunos; Portar -se convenientemente em todas as dependências Escolares; Indenizar o prejuízo, quando produzir danos materiais ao estabelecimento; Manter em dia os seus compromissos financei ros com a Tesouraria da Fundação; É proibido ao aluno: Fumar em salas de aula, corredores e demais dependências da Fundação; Portar, utilizar ou induzir outros ao uso de substâncias que produzam dependência física e ou psíquica, incluindo bebidas alcoólicas; Portar, a qualquer título, arma, de fogo ou qualquer outra, capaz de produzir danos e ferimentos a quem quer que seja. Utilizar-se do nome da Instituição sem autorização da Direção. PENALIDADES A infringir o quanto disposto neste Manual, o aluno estará sujeito às penas de: a) Advertência verbal. b) Advertência por escrito. c) Suspensão. d) Expulsão. As penalidades serão aplicadas a critério da Direção da Fundação das Artes, ouvidos Coordenação, Direção Pedagógica, professores e demais envolvidos, garantida a plena defesa do aluno.

4 Nesta página vamos mostrar a você, aluno/a, como funciona a Escola de Música e cada um de seus cursos e peculiaridades. Coordenadoria de Música Claudio Tegg Maria Cecília de Oliveira Coordenador de Estágio Daniel Volpin INFORMAÇÕES GERAIS Todos os cursos da Escola de Música são semestrais. As rematrículas são feitas semestralmente de acordo com o calendário Escolar. O período letivo dos cursos livres e profissionalizante é de 200 dias por ano. Nos períodos matutino e vespertino a hora-aula tem duração de 50 minutos. No período noturno (a partir das 18h) e aos sábados a hora-aula tem duração de 40 minutos. A Escola reserva-se o direito de abrir ou fechar turmas, de acordo com o número de alunos inscritos. Cursos oferecidos Musicalização para crianças de 05 e 06 anos Iniciação Musical dos 07 aos 12 anos Básico a partir de 12 anos, para pessoas sem conhecimento musical Formação Musical a partir dos 12 anos, para pessoas com conhecimento musical Curso Profissionalizante curso técnico em instrumento/canto Aulas de instrumento/canto Núcleos de Prática Big Band prof. Sérgio Gomes Cameratas de Cordas profs. Alexandre Brasa e Dorotheia Gruber Combos prof. Renato Santoro Coral profs. Daniel Volpin e Maria Cecília de Oliveira Grupo de clarinetas prof. José Ivo Grupo de flauta transversal profª. Tatiane Santos

5 Grupo de flautas doce profª. Maurílio Silva Grupo de Música de Câmara prof. Ulisses de Castro e Rosimary Parra Grupo de Música Barroca profª Patrícia Michelini Grupo de Percussão prof. Dinho Gebara Orquestra de Violões profª. Paola Picherzy Orquestra Sinfônica Jovem prof. Geraldo Olivieri Prática Infantil Instrumental profªs. Marta Roca e Yara Scaglia Prática Infantil Vocal prof. Maurílio Silva Prática instrumental para iniciantes profª. Viviane Louro Eventos Além dos concertos realizados pelos organismos da Escola no final de cada semestre, outros eventos são oferecidos ao aluno como complemento curricular: Sextas Musicais espaço aberto para apresentação de alunos da Escola; Prata da Casa série de concertos de professores da Fundação das Artes; Master Class aulas públicas com professores da Fundação e músicos convidados; Recitais de Formatura dos alunos do nível VI e Profissionalizante IV; Quinta Essência espaço aberto para apresentação de alunos da Escola. DAS AULAS Aulas de Instrumento/ Canto - As aulas de instrumento/canto serão agendadas no ato da matrícula, de acordo com o horário disponibilizado pelo professor. - O aluno que obtiver duas faltas consecutivas será advertido pela Direção Pedagógica. O acúmulo de duas advertências acarretará a perda imediata da vaga de instrumento/canto. - O aluno que obtiver três faltas consecutivas também terá perda imediata da vaga de instrumento/canto. - A reprova nas aulas de instrumento poderá acarretar a perda da vaga de instrumento/canto, cabendo decisão ao Conselho de Classe e o respectivo professor de instrumento. - O aluno que frequentar somente as aulas de instrumento, deixando de frequentar as aulas teóricas, perderá a vaga automaticamente. - O aluno perderá a vaga de instrumento se obtiver média final inferior a cinco nas aulas de instrumento.

6 DAS PROVAS Matérias Teóricas A Escola desenvolve um processo contínuo de avaliação para verificar o andamento do aluno face aos objetivos propostos, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos sem, porém, desrespeitar o conteúdo programático. A avaliação do rendimento escolar é realizada na escala de zero a dez, com variações de cinco em cinco décimos, através de: provas escritas, dentro do conteúdo programático; provas práticas, individuais ou em grupo; exercícios e trabalhos, individuais ou em grupo; leitura suplementar; assiduidade e participação. Instrumentos e Disciplinas Práticas A avaliação das aulas de instrumento e disciplinas práticas leva em conta o repertório desenvolvido, aproveitamento, assiduidade e interesse do aluno; além de participações em recitais programados. Ao menos uma das provas será feita com a presença de banca examinadora (dois ou mais professores da área ou com presença da Coordenação de Música) e aberta ao público. Estará APROVADO o aluno que: Obtiver média igual ou superior a seis em todas as disciplinas e frequentar, no mínimo, 75% das aulas dadas. Ficará para EXAME FINAL o aluno que: Obtiver média inferior a seis em até duas disciplinas teóricas. Obtiver média cinco ou cinco e meio nas disciplinas práticas (instrumento e práticas em grupo) Estará REPROVADO o aluno que: Tiver frequência inferior a 75% e/ou obtiver média inferior a seis em três ou mais disciplinas. Não obtiver média final igual ou superior a cinco nas disciplinas práticas (instrumento e práticas em grupo). Isto implicará em perda da vaga de instrumento para os alunos do curso livre. Não comparecer ao Exame Final.

7 Não obtiver nota igual ou superior a seis no Exame Final. EXAME FINAL Só é permitido ao aluno ficar para exame em duas disciplinas. O aluno será automaticamente reprovado, caso fique para exame em três ou mais disciplinas (inclusive as disciplinas práticas). O aluno será aprovado caso obtenha nota igual ou superior a seis no exame. Caso o aluno não obtenha nota igual ou superior a seis (em apenas uma disciplina) no Exame Final, sua situação será avaliada pelo Conselho de Classe. O Exame Final de instrumento é realizado com a presença de uma banca de professores. JUBILAMENTO O aluno que reprovar por 2 vezes consecutivas o mesmo semestre será jubilado, podendo retornar a escola depois de 1 ano. CONSELHO DE CLASSE É constituído por um mínimo de 75% do corpo docente de cada curso e por, pelo menos, um coordenador. As decisões do Conselho de Classe são irrevogáveis. O resultado do Conselho de Classe só poderá ser divulgado pela Coordenação ou pela Secretaria da Escola, no momento da publicação das notas. Compete ao Conselho de Classe: Tomar conhecimento de assuntos de ordem didática ou pedagógica que lhe forem apresentados, discuti-los e votá-los. Decidir pela aprovação ou retenção dos alunos que não tenham obtido a nota mínima exigida no Exame Final. Decidir sobre a perda de vaga de instrumento, caso o aluno tenha sido reprovado em uma das disciplinas (teóricas ou práticas). Observações O aluno que for reprovado por falta em alguma matéria teórica, perderá automaticamente sua vaga de instrumento. O aluno que for reprovado em uma matéria poderá perder a vaga, cabendo decisão ao Conselho de Classe.

8 O aluno que for reprovado pela segunda vez no mesmo nível poderá perder a vaga de instrumento, cabendo decisão ao Conselho de Classe. FALTAS, ABONOS E ATRASOS Matérias Teóricas e Práticas A assiduidade dos alunos é registrada pelo professor em todas as aulas, cabendo ao aluno controlar suas faltas. A Escola permitirá um atraso de até 15 minutos. Após este período o aluno ficará com falta. Para aulas duplas, a falta referente ao atraso superior aos 15 minutos iniciais será dada só na primeira aula, sendo a segunda contada como presença. Aulas de Instrumento O aluno deverá assinar a ficha de controle em todas as aulas. Na ficha de controle consta também o programa desenvolvido no semestre e as notas das provas. A Escola permitirá um atraso de até 15 minutos. Após este período o alunoficará com falta. O aluno que tiver duas faltas consecutivas nas aulas de instrumento sem apresentar atestado médico será advertido. Caso o aluno obtenha duas advertências durante o semestre, perderá a vaga de instrumento. O aluno que tiver três faltas consecutivas nas aulas de instrumento perderá a vaga. FALTAS EM PROVAS 2ª CHAMADA A segunda chamada, sem atestado médico, só poderá ser solicitada no primeiro bimestre, em até dois dias úteis após a data da prova. O aluno que não puder comparecer à prova por motivo de saúde, terá direito a segunda chamada se apresentar o atestado médico na Secretaria, em até dois dias úteis após a data da falta. O aluno que não puder comparecer à prova por qualquer outro motivo, ou não apresentar atestado médico no prazo de dois dias úteis, poderá fazer a segunda chamada mediante o pagamento de taxa específica (para saber o valor, consulte a Secretaria) por disciplina, apenas no primeiro bimestre. Os alunos que não comparecerem à prova do segundo bimestre estarão automaticamente encaminhados para o exame.

9 A segunda chamada será protocolada na Secretaria da Fundação e o horário para a realização da prova será em comum acordo entre o aluno e o professor. Havendo incompatibilidade de horário, um outro professor será designado para aplicar a prova. Em caso de maiores problemas para o agendamento, o aluno deverá procurar a Coordenação da Escola. O aluno ficará responsável em agendar o horário com o professor da disciplina. Observação Essas regras valem também para as ausências em provas de leitura, provas das matérias práticas e provas de instrumento. TRANSFERÊNCIA DE PERÍODO E MUDANÇA DOS HORÁRIOS Matérias Teóricas Todas as solicitações de transferência de período deverão ser feitas por escrito e encaminhadas à Secretaria dentro do prazo estipulado pela Escola. Estas solicitações serão analisadas pela Coordenação. Só serão permitidas transferências se o aluno comprovar ser impossível frequentar as aulas no período em que está matriculado. A Coordenação reserva-se o direito de não autorizar a transferência, caso constate algum empecilho pedagógico ou administrativo, tais como: Excesso de alunos na turma para a qual o aluno quer se transferir; O aluno fez mais de uma solicitação de mudança durante o semestre; Quando faltar apenas um mês para o término das aulas; Para o aluno de Nível 1, a nota obtida pelo aluno no teste classificatório não esteja adequada à nota de corte da classe para a qual o aluno quer se transferir. Aulas de instrumento As mudanças de horário das aulas de instrumento deverão ser resolvidas diretamente com o respectivo professor e, posteriormente, comunicadas à Coordenação pelo professor. Caso o aluno não possa frequentar a aula no horário que lhe foi oferecido e, não havendo nenhuma possibilidade de remanejamento, a Escola se reserva o direito de chamar o próximo aluno da lista de espera, não se responsabilizando pela perda de vaga de instrumento. PLANTÕES DE DÚVIDAS - A Escola oferece o serviço de plantão de dúvidas para alunos do curso livre do nível I ao nível IV, nas seguintes disciplinas: percepção, rítmica, estruturação e apreciação.

10 - O objetivo desse serviço é ajudar os alunos a esclarecer as dúvidas das disiplinas teóricas. - Qualquer aluno entre N I e IV pode usufruir do plantão de dúvidas, mas, para tanto, precisa marcar horário na Secretaria com antecedência de uma semana da data do plantão que pretende fazer; - Os plantões acontecem semanalmente, em horários fixos, a serem determinados a cada semestre, de acordo com a disponibilidade de salas e de horário dos professores. - Cada aula pode ter no máximo cinco alunos, para que todos sejam atendidos individualmente. Alunos com necessidades especiais - Para alunos com deficiência ou problemas de aprendizagem, a Escola oferece uma aula de apoio pedagógico extracurricular, além de outras adaptações no curso, com o objetivo de colaborar nas questões referentes a aprendizagem musical dos alunos. - As aulas de apoio são semanais, em horário estabelecido a cada semestre. - Os pré-requisitos para ser atendido em tal serviço são: ter deficiência ou problema de aprendizagem comprovado por laudo médico, relatório psicopedagógico ou psicológico; ter histórico de repetência ou constantes notas abaixo da média nas matérias teóricas; possuir nítida e extrema dificuldade nas matérias teóricas; ser indicado por um ou mais professores de teoria; - Uma vez constatado um ou mais elementos dos pré-requisitos, o aluno deve passar por entrevista e teste com as professoras responsáveis pelo apoio. Testes de Instrumento e Canto - Os testes para instrumento e canto são semestrais; - A classificação final baseia-se, principalmente, na preparação do candidato para o teste; - Os candidatos que não forem chamados para as vagas disponíveis ficarão numa lista de espera para que possam ser chamados de acordo com o surgimento de vagas. - A lista de espera tem validade somente para o semestre em que o aluno prestou o teste. - Os alunos de iniciação musical só podem prestar o teste para instrumento e/ou canto se forem indicados pelos professores. Programa de instrumento/canto - Cada curso de instrumento/canto possui um planejamento do repertório e exercícios próprios, baseados nos níveis de teoria (iniciação musical, níveis I a VI, Profissionalizante I ao IV);

11 - Para o aluno ingressar no curso profissionalizante, é necessário que ele cumpra devidamente o planejamento do instrumento referente ao nível VI, além de fazer um recital público com obras significativas do repertório do instrumento/canto. - Este recital servirá como avaliação final do Nível VI e prova de admissão para o Curso Profissionalizante. A banca examinadora será composta pelos professores de área e na ausência deles, pelos Coordenadores de Música. - O aluno que conseguir a vaga de instrumento/canto no decorrer do curso (do nível II em diante), terá direito a refazer o Nível VI por até mais dois semestres, caso não tenha conseguido alcançar os pré-requisitos básicos no instrumento para o ingresso no profissionalizante. Nestes casos, o aluno deverá refazer também as matérias teóricas. Aulas coletivas de instrumento (Formação básica instrumental - FBI) - Estão disponíveis para os seguintes instrumentos: violino, viola, violão e guitarra. - O curso tem como objetivo oferecer ao aluno que não possui a vaga individual de instrumento, a possibilidade de acesso aos princípios técnicos e musicais do instrumento; - Para o ingresso na FBI serão chamados os alunos que estiverem na lista de espera do instrumento pretendido. - Se as vagas não forem todas preenchidas, o professor deverá fazer novos testes durante o semestre. - No dia do teste os professores que compõem a banca decidem quem irá para vaga individual, quem irá para a FBI e quem ficará na lista de espera. - O aluno de FBI poderá ser convocado no decorrer do semestre para aulas individuais, se surgir vaga, baseado nos seguintes critérios: indicação dos professores da FBI assiduidade disciplina de estudo e aproveitamento técnico. CURSO PROFISSIONALIZANTE Descrição: Curso Técnico em Instrumento ou Canto. Objetivos: desenvolver e aprofundar os conhecimentos técnico-musicais do aluno através de aulas teóricas, práticas de instrumento/canto e em conjunto. Duração: 4 semestres (PI a PIV) Faixa etária: a partir de 14 anos.

12 Pré-requisitos: 1. Para o ingresso é necessário ter o Ensino Fundamental completo. 2. Para obtenção do diploma é necessário ter o Ensino Médio completo. Carga horária: 8 h/a semanais de teoria (PI ao PIV); 1 h/a de instrumento/canto semanal; 1 h/a de prática em conjunto semanal; 216 horas de estágio supervisionado (PI ao PIV). NÚCLEOS DE PRÁTICA DA ESCOLA DE MÚSICA Descrição: atividades práticas em conjunto (instrumento/canto); Objetivo: complementar a formação do aluno através da prática em grupo. Núcleos: Big Band; Combos; Camerata de Cordas*; Coro de Repertório; Grupo de Clarinetas; Grupo de Flauta Transversal; Grupo de Flauta Doce; Grupos de Música de Câmara; Quarteto de Violões e Orquestra de Violões; Grupo de Música Barroca; Grupo de Percussão; Orquestra Sinfônica Jovem; Grupo de Prática Instrumental para Iniciantes (adolescentes e adultos) e Prática Instrumental e Vocal Infantis. *Obrigatório para todos os alunos do curso de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). As práticas são obrigatórias para os alunos do Curso Profissionalizante.

13

Se já é aluno, bom retorno; se está chegando agora, bom ingresso. Bem-vindos à Fundação das Artes de São Caetano do Sul!

Se já é aluno, bom retorno; se está chegando agora, bom ingresso. Bem-vindos à Fundação das Artes de São Caetano do Sul! Muitas pessoas estão acostumadas a lembrar da Fundação pelas centenas de atrações que ela promove ao longo de todo o ano (espetáculos, recitais, exposições etc.). Aqui, entretanto, apresentamos uma das

Leia mais

Programa de Bolsa-Auxílio de Estágio para Monitoria

Programa de Bolsa-Auxílio de Estágio para Monitoria Programa de Bolsa-Auxílio de Estágio para Monitoria 2º semestre de 2012 Edital de Funções para a Escola de Música TERMO DE COMPROMISSO BOLSA-AUXÍLIO DE ESTÁGIO PARA MONITORIA Atribuições do aluno(a) bolsista

Leia mais

Prezados alunos e docentes:

Prezados alunos e docentes: 1 FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA EDITAL II DAS ATRIBUIÇÕES DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PSICOLOGIA DO, PSICOLOGIA CLÍNICA E PSICOLOGIA INSTITUCIONAL/SOCIAL - 1º SEMESTRE

Leia mais

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro

Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Fundação das Artes Escola para Formação de Artistas Artes Visuais Dança Música Teatro Inscrições Abertas Turmas 2013 Primeiro Semestre Cursos Livres e Técnicos A Fundação das Artes é uma Escola de Artes

Leia mais

INTRODUÇÃO O QUE É MONITORIA

INTRODUÇÃO O QUE É MONITORIA MANUAL DE MONITORIA Maceió Alagoas 1 INTRODUÇÃO A Facima oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de Monitorias. Apenas será considerado monitor o aluno que

Leia mais

NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS

NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS EDUCAÇÃO INFANTIL Maternal I ao jardim II Faixa etária:

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010 MANUAL DE MONITORIA Agosto de 2010 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEZEMBRO 1967

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEZEMBRO 1967 Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEZEMBRO 1967 Art. 1 O CPG Curso de Pós-Graduação, da Escola de Administração de Empresas

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO

Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Regulamento de Monitoria do Curso de Medicina da UNOESTE. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

Faculdade de Lucas do Rio Verde Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01.

Faculdade de Lucas do Rio Verde Credenciada pela Portaria Ministerial nº. 2.653 de 07/12/01 D.O.U. de 10/12/01. CONSELHO PEDAGÓGICO - COP RESOLUÇÃO Nº. 13/2008, DE 03 DE ABRIL DE 2008 Aprova o Regulamento de Monitoria Faculdade de Lucas do Rio Verde. O Presidente do Conselho Pedagógico - COP, face ao disposto no

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

10/04/2015 regeral_133_146

10/04/2015 regeral_133_146 Seção VI Da Transferência Art. 96. A UNIR aceita transferência de discentes oriundos de outras instituições de educação superior, de cursos devidamente autorizados, para cursos afins, na hipótese de existência

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE CAPITULO I INTRODUÇÃO Artigo 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

ESCOLA LIVRE DE MÚSICA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE FLORIANÓPOLIS FRANKLIN CASCAES ANO I 2014

ESCOLA LIVRE DE MÚSICA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE FLORIANÓPOLIS FRANKLIN CASCAES ANO I 2014 EDITAL Nº 004/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NA ESCOLA LIVRE DE MÚSICA DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE FLORIANÓPOLIS FRANKLIN CASCAES ANO I 2014 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA VAGAS DO PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2015 /2016. Capítulo I Funcionamento da Escola de Música Marista

Escola de Música Marista do EML REGULAMENTO 2015 /2016. Capítulo I Funcionamento da Escola de Música Marista Capítulo I Funcionamento da Escola de Música Marista 1 A Escola de Música Marista (E.M.M) é dirigida por um coordenador, nomeado pela Direção do Externato Marista. É função desse coordenador dirigir a

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA Com base na Resolução CSA 02/07, que estabelece Monitoria Acadêmica Centro de

Leia mais

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre EDITAL Nº 10/2011 Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre tinuadoo Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013 Seleção de Bolsistas para o programa de Extensão Escola de Idiomas UniBH O Reitor

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

ESAMC. MBA Executivo. Unidades: Sorocaba. Itapetininga

ESAMC. MBA Executivo. Unidades: Sorocaba. Itapetininga ESAMC MBA Executivo Unidades: Sorocaba Itu Itapetininga REGULAMENTO INTERNO DA INSTITUIÇÃO ÚLTIMA REVISÃO: NOVEMBRO/2009 SUMÁRIO ii 1) DO REGIME ESCOLAR... 1 1.1) CRITÉRIO DE CONTAGEM DE CRÉDITOS... 1

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro. Fundação Educacional de Além Paraíba

Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro. Fundação Educacional de Além Paraíba Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro Fundação Educacional de Além Paraíba Regulamento de Monitoria Art. 1º A Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro admitirá, sem vínculo empregatício,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE.

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDOS NA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE. Edital 01/2014/COMISA A Prefeitura Municipal de Aracati e a Secretaria Municipal de Educação de Aracati, por meio da

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos São Luís de Montes Belos, novembro de 2011 REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSOS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC

Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015. Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015. Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO UNIVERSITARIO UNA EDITAL Nº 02/2015 Seleção de Bolsistas para a Una Idiomas A Vice-Reitora do Centro Universitário Una, Carolina Marra Simões Coelho, no uso de suas

Leia mais

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco

Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco Regulamento para inscrição na 10ª Semana da Música de Ouro Branco 1. Inscrições e seleção 1.1 Para efetuar a inscrições para a 10ª Semana da Música de Ouro Branco, o candidato deverá acessar o site www.semanadamusica.com;

Leia mais

Escola Barão do Rio Branco INFANTIL FUNDAMENTAL MÉDIO TÉCNICO A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA VENCER

Escola Barão do Rio Branco INFANTIL FUNDAMENTAL MÉDIO TÉCNICO A EDUCAÇÃO É O CAMINHO PARA VENCER BARÃO IDIOMAS EDITAL DE MATRÍCULAS 1 APRESENTAÇÃO 1.1 Com uma proposta pedagógica diferenciada, profissionais qualificados e ambientes especiais, o Barão Idiomas oferece aos estudantes da Barão, das demais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 03/2011 Fixa normas para o Estágio Supervisionado em

Leia mais

Regulamento de Matrícula

Regulamento de Matrícula Regulamento de Matrícula A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Processus, juntamente com a Diretora do Curso, no exercício de suas atribuições, com o intuito de normatizar a efetividade e dinâmica

Leia mais

CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MUSICA DE GAIA REGULAMENTO INTERNO PRELIMINAR. Artigo 1º Âmbito

CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MUSICA DE GAIA REGULAMENTO INTERNO PRELIMINAR. Artigo 1º Âmbito CONSERVATÓRIO SUPERIOR DE MUSICA DE GAIA REGULAMENTO INTERNO PRELIMINAR Artigo 1º Âmbito 1. O presente Regulamento Interno aplica-se indistintamente aos dois cursos ministrados no Conservatório Superior

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2008

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2008 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG ESCOLA DE DESIGN ED COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO NUCLEO INTEGRADOR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - NIPP PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA 2008 Aprovado pelo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO O Diferencial do profissional de Secretariado Executivo dentro do contexto empresarial" EDITAL 001/2014 COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO

Leia mais

Regulamento Cursos de Pós Graduação

Regulamento Cursos de Pós Graduação A Associação Amigos da Grande Idade (AAGI) é uma entidade de direito privado, sem fim lucrativos, tendo por isso capacidade para desenvolver em colaboração com o Instituto Superior de Línguas e Administração

Leia mais

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS

Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS Edital para o Processo Seletivo ISITEC 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS O presente documento estabelece normas, dispõe sobre as disciplinas e respectivos programas para o Processo Seletivo de 2016/1 do Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/I CURSO MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/I CURSO MUSICALIZAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 01/2015 PROCESSO SELETIVO 2016/I CURSO MUSICALIZAÇÃO INFANTIL Edital Nº 01/2015 - Processo Seletivo 2016/I Curso: Musicalização Infantil 1/9 CENTRO DE FORMAÇÃO MUSICAL DO ESPÍRITO SANTO - CFMES

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO [Em vigor para os ingressos a partir de 2009/02] Aprovado pelo Conselho Acadêmico em 06 de agosto de 2009 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA

CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA FACULDADES INTEGRADAS VALE DO IGUAÇU - UNIGUAÇU CURSO DE MEDICINA VETRINÁRIA REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIÃO DA VITÓRIA 2012 REGIMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Alimentos é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria Faculdade Marista Regulamento de Monitoria INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente Regulamento regula e disciplina a atividade acadêmica da MONITORIA para estudantes do Cursos de Graduação da Faculdade Marista,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO N 92/13 CEPE

RESOLUÇÃO N 92/13 CEPE RESOLUÇÃO N 92/13 CEPE Aprova normas de dispensa de Disciplinas, de Equivalência de Disciplinas, de Exames de Adiantamento e Aproveitamento de Conhecimento nos cursos de graduação da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLENTARES 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM. Belo Horizonte MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEME MENTARES CURSO DE ENFERMAGEM Belo Horizonte 2013 ÍNDICE 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FINALIDADE... 3 3 DEVERES DO COORDENADOR EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 4 4 DEVERES

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA DISPENSA DE DISCIPLINA REQUERIMENTOS

GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA DISPENSA DE DISCIPLINA REQUERIMENTOS GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA A matrícula é o ato formal do aluno com a UNIUV. Importa em direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição. Sua efetivação ocorre após classificação

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFT Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Araguaína Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFT EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFT N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

1 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 9º ANO. 1.1. Da avaliação para os primeiros e segundos anos Ensino Fundamental

1 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 9º ANO. 1.1. Da avaliação para os primeiros e segundos anos Ensino Fundamental 1 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 9º ANO 1.1. Da avaliação para os primeiros e segundos anos Ensino Fundamental A avaliação do processo de aprendizagem no Ensino Fundamental terá o aproveitamento

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 093 - Fevereiro/2012 CursoID 318 - GradeID 425

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo 093 - Fevereiro/2012 CursoID 318 - GradeID 425 CursoID 318 - GradeID 425 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas, estrutura

Leia mais

FACULDADE RADIAL SÃO PAULO - FARSP CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

FACULDADE RADIAL SÃO PAULO - FARSP CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO FACULDADE RADIAL SÃO PAULO - FARSP CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO 1 SUMÁRIO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS...3 DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...3 DA COORDENAÇÃO DAS

Leia mais

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP

Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Regulamento Institucional do Serviço de Apoio Psicopedagógico SAPP Art. 1 - Do serviço de apoio Psicopedagógico - SAPP O serviço de apoio

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 Dispõe sobre a Disciplina iniciação à docência no ensino

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016

NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 NORMAS DO PRIMEIRO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS REMANESCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUCCAMPINAS 1 o SEMESTRE DE 2016 Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 o Este Processo Seletivo tem

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE DESIGN DE MODA CAPÍTULO I. Da Origem, Definição e Finalidades

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE DESIGN DE MODA CAPÍTULO I. Da Origem, Definição e Finalidades REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE DESIGN DE MODA CAPÍTULO I Da Origem, Definição e Finalidades Artigo 1º - O Estágio Supervisionado é matéria constante do Currículo Pleno do Curso

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 Aprova o regulamento dos Estágios Supervisionados dos cursos de Graduação - Licenciaturas do ISEI. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE Altera a Seção I da Resolução nº 37/97-CEPE que aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná. O

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA PROGRAMA DE MONITORIA 17/12/2006 PROJETO DE MONITORIA FACIS A FACIS, com atuação na área da Saúde, vem desde sua criação procurando iniciativas de promoção do desenvolvimento e aprimoramento dos alunos

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

Manual de Orientação de Atividades Complementares

Manual de Orientação de Atividades Complementares Manual de Orientação de Atividades Complementares Lei nº 9.131/95 Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 São Paulo 2015.2 1 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres

Leia mais

Caderneta de Acompanhamento

Caderneta de Acompanhamento TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Caderneta de Acompanhamento FACULDADE PITÁGORAS DE DIVINÓPOLIS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA Nome: RA:

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEPE 3/2007 e revogando as disposições contrárias. RESOLUÇÃO CONSEACC/CP 05/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus CONSEACC

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Serviço Social é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC 2014 ÍNDICE CAPÍTULO I... 3 Da Constituição, Natureza, Finalidade e Objetivos dos Cursos... 3 CAPÍTULO II... 3 Da Implantação dos Cursos...

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS SUPERIORES SUMÁRIO Apresentação...03 Regulamentação de estágio Estágio...04 Matrícula de estágio...05 Carga Horária e prazo para conclusão...05

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Coerência do sistema de avaliação SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM Coerência do sistema de avaliação Os instrumentos de avaliação, como provas, trabalhos, resolução de problemas, de casos, além das manifestações espontâneas

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 - O discente ingressante no Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares deverá cumprir obrigatoriamente 240 (duzentas e quarenta) de atividades complementares.

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE COMPLEMENTARES São Paulo 2011.1 1 1- Atividades Complementares De acordo com a Lei 9.131 de 1995 e os Pareceres 776/07 de 03/12/97 e 583/2001 as Diretrizes Curriculares dos cursos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - TERRITÓRIOS, EDUCAÇÃO INTEGRAL E CIDADANIA (TEIA) EDITAL 001/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Grupo Territórios, Educação Integral

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito 1. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia

MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia MANUAL DO ALUNO PEDAGOGIA Salvador - Bahia Caro(a) Estudante(a) Baseado no Regulamento do Curso, o Manual do Estudante da Graduação de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Ocidemnte ISEO resumido

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento disciplina o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Estágio

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

DESPACHO N. GR.02105/2010

DESPACHO N. GR.02105/2010 DESPCH N. GR.02105/2010 lteração do Regulamento geral para avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da UPorto No uso da competência

Leia mais

Trancamento de matrícula

Trancamento de matrícula Matrícula * O aluno deverá observar as datas fixadas no calendário escolar para efetuar sua matrícula. Deverá observar a seqüência das disciplinas do currículo padrão do seu curso, os pré-requisitos, e

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1 PERGUNTAS FREQUENTES ESTÁGIO 1. O que é estágio? É um período de aprendizado para o futuro profissional, permitindo a integração da formação à prática. O estágio proporciona a aplicação dos conhecimentos

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS NÚCLEO DE PSICOLOGIA EDITAL DAS ATRIBUIÇÕES DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL, PSICOLOGIA DO TRABALHO, PSICOLOGIA E PSICOLOGIA INSTITUCIONAL/SOCIAL 1º SEMESTRE DE 2014 Prezados alunos: A atribuição dos estágios envolve

Leia mais

Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - UFRN

Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - UFRN Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - UFRN CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o O Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR),

Leia mais

FACULDADE DO GUARUJÁ

FACULDADE DO GUARUJÁ FACULDADE DO GUARUJÁ INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 01/2011 REGULAMENTO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS GERAIS Artigo 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC constitui-se em pré-requisito para

Leia mais

B1 - ATELIER BALÉ JOVEM (CICLO INTERMEDIÁRIO E CICLO PROFISSIONALIZANTE)

B1 - ATELIER BALÉ JOVEM (CICLO INTERMEDIÁRIO E CICLO PROFISSIONALIZANTE) B) PROJETOS ESPECIAIS O eixo de PROJETOS ESPECIAIS engloba as atividades extracurriculares, complementares ao PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM DANÇA. São atividades promovidas pela Escola com artistas convidados,

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA Página 1 de 11 1. CONCEITO / FINALIDADE : A monitoria consiste na atividade de apoio aos alunos das disciplinas de oferta regular do currículo as quais os coordenadores de

Leia mais