Para tirar proveito máximo de uma aula, algumas técnicas são úteis:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Para tirar proveito máximo de uma aula, algumas técnicas são úteis:"

Transcrição

1 A ARTE DE ESTUDAR "O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)

2 Para tirar proveito máximo de uma aula, algumas técnicas são úteis: 1º) APROVEITE A AULA AO MÁXIMO Se você já está dentro dela, por que não ser prático e aprender tudo o que puder? Jogar fora o tempo da aula não é nada inteligente. 2 ) PRESTE TODA ATENÇÃO POSSÍVEL Concentre-se no assunto e no professor no momento das explanações. Não vá na conversa de colegas que pensam ser vivos, jogando tempo fora. 3º) PERGUNTE Sempre que não puder compreender algo, pergunte. Quando julgar ter uma contribuição útil à aula, solicite permissão ao professor e fale. O professor vai sentir-se mais motivado com a sua participação. 4º) NÃO PROCURE DESCOBRIR AS DEFICIÊNCIAS DO PROFESSOR Você não as tem? Seja mais sensível às qualidades que aos defeitos, caso contrário, formará preconceito contra o professor, o que vai dificultar seu aprendizado. 5º) NÃO SEJA PESSIMISTA NEM CONTESTE À TOA Você não é melhor que todo mundo. Contribua, não destrua. Use a cabeça e tire partido do conhecimento do professor e da matéria que está nas mãos dele e nas suas. 6º) TOME POUCAS NOTAS DURANTE A AULA Tome notas rápidas e pequenas, somente quando, de fato, for necessário. Enriqueça os seus apontamentos com as informações extras que o professor dá nas aulas. Tome nota das explicações, desenhos e outras dicas que não constem do texto. 7º) NÃO FAÇA TAQUIGRAFIA Ao anotar, use palavras próprias, não repita todas as palavras do professor. O importante é a idéia, o sentido e a compreensão.

3 8º) NÃO PERCA O FIO DA MEADA Não se desligue do raciocínio do professor. É melhor perder algumas anotações do que não compreender uma explicação. 9º) USE SEU SISTEMA DE Ao anotar, use poucas palavras, bem como sinais abreviem o seu trabalho. ABREVIAÇÕES gráficos que 10º) EXERCÍCIOS Faça-os com atenção, consultando livros e anotações e, quando necessário, o professor. 11 ) FIM DE AULA Se notar que os apontamentos estão confusos, passe-os a limpo, pois dias depois você não mais compreenderá o que foi anotado. 12º) TAREFAS Seja pontual com os seus deveres de casa, pois o aproveitamento da aula seguinte dependerá do bom domínio da anterior. 13º) PROVAS E TAREFAS Anote imediatamente em sua agenda: provas, tarefas e trabalhos. MÉTODOS DE ESTUDO Para promover o hábito de estudar, procure seguir as orientações abaixo: I. COMO ESTUDAR PORTUGUÊS A) Leitura Leia pelo menos um livro por bimestre. Para melhor proveito, siga os passos seguintes: 1) Faça a leitura aos poucos, capítulo por capítulo, em vez de deixar para ler tudo nos últimos dias;

4 2) Pesquise o significado de palavras desconhecidas, para melhor compreender e fixar as partes principais da história lida. Além dessa leitura bimestral, é importante exercitar sua leitura oral. Como? a) Leia em voz alta, em ambiente fechado ou ao ar livre! Com isso, você aperfeiçoa sua dicção e sua entonação, além de aprender a respeitar a pontuação do texto; b) Use um gravador, quando possível, para detectar falhas na pronúncia, dicção e entonação. B) Interpretação de Texto Para uma boa interpretação de texto: 1) Leia a primeira vez para conhecer o conteúdo; 2) Releia, lentamente, parágrafo, por parágrafo; 3) Grife as palavras desconhecidas e procure seu significado no dicionário; 4) Sintetize oralmente o que leu; 5) Responda às perguntas, por ventura existentes, no final do texto. C) Escrita A escrita é muito importante. Todo o conhecimento humano é perpetuado por meio dela. Você a utiliza em todas as disciplinas. Portanto é essencial que você: 1) Escreva corretamente, ao fazer os exercícios de qualquer disciplina; 2) Para escrever bem, o TREINO é tão importante quanto o hábito da leitura e o domínio da gramática da língua; 3) Organize o assunto com clareza em sua mente e decida como iniciar, desenvolver e concluir o texto; 4) Leia várias vezes o texto buscando aperfeiçoá-lo o mais possível; 5) Procure e corrija erros gramaticais, ortográficos, de pontuação, uso de maiúsculas, margens, etc.; 6) Certifique-se de que o texto é claro, pedindo a parentes ou amigos que o leiam; 7) Não tenha preguiça de ler novamente o texto, antes de passá-lo a limpo e entregálo ao professor; 8) IMPORTANTE!- Os bons autores nunca se dão por satisfeitos com um texto. Por isso revisam-no inúmeras vezes. D)Gramática As regras de gramáticas não existem para aterrorizar você. Toda língua é um código e, como tal, suas regras devem ser observadas para que o código lingüístico seja bem compreendido por todos os leitores. Erros gramaticais podem tornar o texto confuso e incompreensível.

5 É impossível escrever bem, sem conhecer a gramática da língua. Não é necessário memorizar os nomes dos fenômenos da língua: basta conhecê-los a fundo. A fixação das regras gramaticais é facilitada por exercícios. Proceda da seguinte forma: 1) Leia atentamente o enunciado, para compreender o que está sendo pedido; 2) Faça os exercícios de classe, solicitando a ajuda do professor sempre que necessário; 3) Corrija tanto os exercícios feitos em casa como aqueles feitos em classe, para que fiquem todos certos, no caderno ou no livro; 4) Transcreva para o caderno aqueles exercícios do livro que reservem espaço insuficiente para resposta; 5) Faça as tarefas e os exercícios no mesmo dia em que o professor explicar a matéria, para não correr o risco de esquecer nada importante; 6) Faça o maior número possível de exercícios. E) Redação Para uma boa redação, é preciso: 1) Ler bastante, pois assim as idéias fluirão com facilidade; 2) Escrever com freqüência, procurando sempre transmitir idéias completas, pois escrever bem é questão de treinar; 3) Organizar o pensamento e esquematizar o assunto, observando: início, desenvolvimento e conclusão; 4) Cuidar da pontuação (vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, parágrafos, margens, etc), uso de letras maiúsculas e minúsculas e, principalmente, da ortografia; 5) Aplicar as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever; 6) Reler a redação antes de passá-la a limpo e de entregá-la ao professor; 7) Não rasurar ou borrar o trabalho ao passá-lo a limpo. II. COMO ESTUDAR ARTES (Visuais, Cênicas e Musicais) Lembre-se de que é agradável descobrir novas habilidades por meio da sensibilidade e da prática. Assim sendo: 1) Antes de tudo, organize seu material com cuidado e atenção, pois tudo é importante (tesoura, lápis, régua, borracha, cola, compasso, etc.); 2) Procure estar muito atento às aulas, porque somente depois da explicação do professor é que você terá condições de executar o trabalho solicitado; 3) Procure entregar seus trabalhos limpos e bem feitos; 4) Não faça desenhos com a caneta; 5) Refaça seus exercícios para aperfeiçoar seus traçados, você ficará melhor cada vez que os repetir; 6) Procure construir um novo exercício, usando novos dados; 7) Cheque seu exercício antes de considerá-lo pronto.

6 III. COMO ESTUDAR MATEMÁTICA / QUÍMICA / FÍSICA A matemática é fácil e divertida. Mas, para que ela se apresente assim, será preciso que você: 1) Acompanhe as aulas; 2) Faça exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar; 3) Corrija os exercícios de classe para que estejam todos corretos em seu caderno ou livro; 4) Use um rascunho para fazer as operações; 5) Organize seus cálculos com capricho; 6) Não tente memorizá-la, pois não é assim que se aprende a raciocinar; 7) Faça o maior número possível de exercícios; 8) Faça os exemplos do livro no caderno; 9) Chegando a casa, comece por revisar a aula que você assistiu, copie o enunciado dos exercícios já feitos, vire o caderno e tente refazê-los sozinho. Confira os resultados. Depois disso, passe a fazer os exercícios de casa; 10) Resolva as expressões por parte e lembre-se de substituir os resultados parciais, revendo tabuadas e regras de sinais. Problemas Para resolver problemas matemáticos, procure proceder da seguinte maneira: a) Leia-os com atenção, até compreendê-los perfeitamente; b) Encontre a ligação entre o que é dado e o que se pede; c) Planeje a solução dos problemas por meio de esquemas, perguntas, fórmulas, etc.; d) Verifique, detalhadamente, se suas anotações estão certas; e) Efetue os cálculos com a máxima atenção; f) Se não chegou ao resultado esperado, recomece com calma; g) Busque diferentes caminhos para a solução dos problemas; h) Insista até encontrar a resposta certa. A maioria dos erros dos problemas está nas contas IV. COMO ESTUDAR BIOLOGIA 1) Releia o texto e grife (sublinhe) as idéias principais; 2) Observe os detalhes das ilustrações e desenhos; 3) Tente fazer as experiências que o texto propõe; 4) Todo cientista procura aliar a teoria à prática. Imite-o na medida do possível; 5) Faça anotações em classe; 6) Pesquise sobre os assuntos que estão sendo tratados em aula; 7) Esquematize tudo que você estudou; 8) Tente explicar, com suas palavras, o que leu, estudou ou experimentou; 9) Ao chegar a casa, repasse o que foi estudado em sala de aula naquele dia, para não acumular matéria para a prova.

7 V. COMO ESTUDAR INGLÊS/ESPANHOL Para estudar um idioma é necessário compreendê-lo e memorizar seu vocabulário. Vamos ver como podemos ter mais habilidade: 1) Repita a palavra ou texto inúmeras vezes, até que as palavras lhes sejam familiares; 2) Use o dicionário para conhecer o significado das palavras; 3) Procure pensar em algumas palavras ou frases em inglês; 4) Leia alto e, se possível, use um gravador para ouvir sua pronúncia; 5) Esteja atento para: leitura, ortografia, pronúncia e conversação; 6) Sempre que possível, fale com outras pessoas em inglês (professores, colegas, familiares); 7) Faça anotações em sala de aula; 8) Ao chegar a casa, repasse o que foi estudado na aula daquele dia para não acumular matéria para a prova. VI. COMO ESTUDAR HISTÓRIA/GEOGRAFIA Lembre-se de que é importante saber o que se passou, o que aconteceu e onde vivemos. Para isso, tente adotar os seguintes procedimentos: 1) Veja o que mais lhe chamou a atenção no conteúdo abordado durante a aula; 2) Analise títulos e subtítulos do que será estudado; 3) Tente entender o que diz cada parágrafo e grife as idéias principais; 4) Verifique se há palavras que você desconhece, procure seu significado no dicionário; 5) Esquematize os assuntos depois de ler o texto várias vezes; 6) Esforce-se para compreender as relações de tempo (cronologia, data, espaço e local) para melhorar a orientação do seu estudo; 7) Vá até a página de exercício de fixação, leia com atenção os enunciados das perguntas e procure respondê-las sem voltar ao texto. Depois de resolver todas as questões, verifique pelo texto se as respostas estão certas; 8) Utilize mapas na hora do estudo, pois eles ajudam a sua orientação; 9) Tente explicar com as suas palavras o que leu ou o que ouviu; 10) Ao chegar em casa, repasse o que foi estudado durante a aula daquele dia para que não se acumule para a prova.

8 VII. COMO PROCEDER NAS PROVAS Antes de ser avaliado, é conveniente: 1) Preparar-se com antecedência; 2) Evitar trambiques. A cola não prepara profissionais competentes; 3) Ajudar a criar um clima tranqüilo que facilite a concentração; 4) Concentrar-se no que vai fazer, mas sem ansiedade; 5) Ler com atenção todas as instruções de cada questão; 6) Dar mais atenção e tempo às questões mais difíceis; 7) Não ter pressa de acabar. Utilizar calmamente todo o tempo disponível; 8) Se possível, não deixar nenhuma questão sem resposta; 9) Reler a prova antes de entregá-la. VIII. COMO ESTUDAR EM CASA Sugerimos que, ao estudar em seu ambiente doméstico, adote alguns hábitos: 1) Afaste-se das fontes de ruídos, como TV, rádio, etc.; 2) Determine um lugar certo para estudar; 3) Organize o seu horário semanal de estudos; 4) Conserve em ordem e em dia cadernos e livros; 5) Recorde a lição anterior antes de iniciar a nova tarefa; 6) Dê maior atenção às disciplinas em que tem maior dificuldade; 7) Nunca deixe para estudar na véspera das provas; 8) Verifique na agenda as datas das provas, trabalhos e tarefas; 9) Tenha sempre à mão o material necessário para o estudo; 10) Faça exercícios diariamente; 11) Reveja sempre o trabalho antes de entregá-lo. Para todas as grandes conquistas, exigem-se lutas penosas. Por isso, jamais desista dos seus objetivos, ainda que estes requeiram tempo, força e dedicação. Seja você também um vencedor! Equipe Pedagógica

APRENDENDO A ESTUDAR. Ensino Fundamental - II

APRENDENDO A ESTUDAR. Ensino Fundamental - II APRENDENDO A ESTUDAR Ensino Fundamental - II Projeto Hábitos de Estudo 2012 Onde estudar? Reserve sempre o mesmo horário para estudar (duas a três horas diárias). Descubra o horário em que se sinta mais

Leia mais

Orientações de Como Estudar Segmento II

Orientações de Como Estudar Segmento II Orientações de Como Estudar Segmento II Aprender é uma tarefa árdua que exige esforço e método e por isso organizamos algumas dicas para ajudá-lo(la) a aprender Como Estudar! Você verá que as orientações

Leia mais

Guia de Estudos - 2010

Guia de Estudos - 2010 Guia de Estudos - 2010 Queridos alunos, 1. Onde estudar? - Estude em um lugar silencioso, livre de ruídos e trânsito de pessoas; - O melhor lugar para o estudo é a mesa ou escrivaninha; - O local deve

Leia mais

COMO OTIMIZAR OS SEUS ESTUDOS

COMO OTIMIZAR OS SEUS ESTUDOS COMO OTIMIZAR OS SEUS ESTUDOS "Ensinar e aprender é o nosso OBJETIVO" C O L É G I O I N T E G R A D O D E O S A S C O Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Médio OBJETIVO sistema de ensino 15 DICAS

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você

Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você TAREFA DE CASA A tarefa de casa é um recurso didático utilizado para que o aluno possa fixar, reforçar e levantar dúvidas em relação ao conteúdo trabalhado

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Tentarei falar o mais próximo possível de uma conversa com um estudante do começo da Graduação em Matemática.

Tentarei falar o mais próximo possível de uma conversa com um estudante do começo da Graduação em Matemática. Não há regras rígidas para um estudo com sucesso. Cada um tem o seu modo de estudar; sozinho ou acompanhado, em casa ou na rua, com ou sem música, são algumas variáveis que podemos experimentar e avaliar

Leia mais

Como estudar melhor?

Como estudar melhor? Universidade Federal da Paraíba Departamento de Física PET - Programa de Educação Tutorial Autores: Integrantes do grupo PET - Física/UFPB Bruno C. B. N. de Souza (ex-bolsista Geraldo F. de Santana Jr.

Leia mais

Mire-se no caminho certo, e o resultado será o sucesso pelo seu esforço!

Mire-se no caminho certo, e o resultado será o sucesso pelo seu esforço! Estudar se aprende Você pode desenvolver sua inteligência? Sim, você pode desenvolver sua inteligência desde que se esforce. A ação do estudante é indispensável a qualquer aprendizagem. Mas, o bom estudante

Leia mais

Precisa. falar inglês. no trabalho, mas tem medo? Conheça 4 maneiras para superar esta barreira.

Precisa. falar inglês. no trabalho, mas tem medo? Conheça 4 maneiras para superar esta barreira. Precisa falar inglês no trabalho, mas tem medo? Conheça 4 maneiras para superar esta barreira. Aprender um novo idioma é se sentir como uma criança novamente: faltam palavras para se expressar e a insegurança

Leia mais

Porquê Ensinar a Estudar e a Aprender?

Porquê Ensinar a Estudar e a Aprender? Porquê Ensinar a Estudar e a Aprender? Quando nos envolvemos na realização de diferentes tarefas, é importante avaliar os procedimentos e os meios de aprendizagem que adoptamos s face a essas tarefas:

Leia mais

TRILHAS DO APRENDER: Construindo e Entendendo o Aprendizado

TRILHAS DO APRENDER: Construindo e Entendendo o Aprendizado CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE Núcleo de Orientação Psicopedagógica TRILHAS DO APRENDER: Construindo e Entendendo o Aprendizado Grasiela Procópio Tatiana Quites 2015 2 NOSSA MISSÃO Promover o desenvolvimento

Leia mais

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf

Inglesar.com.br. asasasadsddsçlf 1 Sumário Introdução...04 Passo 1...04 Passo 2...05 Passo 3...05 É possível Aprender Inglês Rápido?...07 O Sonho da Fórmula Mágica...07 Como Posso Aprender Inglês Rápido?...09 Porque isto Acontece?...11

Leia mais

OBJETIVOS. Compreender a importância de uma boa organização do estudo; Ser capaz de rentabilizar o estudo de uma forma mais efetiva;

OBJETIVOS. Compreender a importância de uma boa organização do estudo; Ser capaz de rentabilizar o estudo de uma forma mais efetiva; OBJETIVOS Definir objetivos de estudo a nível pessoal; Compreender a importância de uma boa organização do estudo; Ser capaz de rentabilizar o estudo de uma forma mais efetiva; Sensibilizar os E.E. para

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /.

ROTEIRO DE ESTUDOS. 3º ano 1º trimestre / 2015. Nome: Data: / /. ROTEIRO DE ESTUDOS 3º ano 1º trimestre / 2015 Nome: Data: / /. Querido (a) Aluno (a), Elaboramos este roteiro com dicas sobre os conteúdos trabalhados no 1º trimestre e que serão abordados nas avaliações

Leia mais

Como se preparar para a semana de provas

Como se preparar para a semana de provas Como se preparar para a semana de provas REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE 1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) PROCURE A SEQUÊNCIA: * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; *

Leia mais

PRINCÍPIOS DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA 1. Se você ler cada um dos quadros cuidadosamente, provavelmente cometerá muito poucos erros.

PRINCÍPIOS DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA 1. Se você ler cada um dos quadros cuidadosamente, provavelmente cometerá muito poucos erros. PRINCÍPIOS DA INSTRUÇÃO PROGRAMADA 1 INSTRUÇÕES Existem diferenças entre um Curso Programado ou Programa em Instrução Programada e um livro - texto comum. A primeira diferença é que o material se apresenta

Leia mais

APRENDENDO A APRENDER

APRENDENDO A APRENDER UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ COORDENADORIA DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO APRENDENDO A APRENDER LOREM IPSUM AaBbCc ax 2 + bx + c = 0 ax 2 + bx + c x 2 y Prezado aluno, seja bem-vindo à Universidade Tuiuti

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

Reunião com pais. Tema: Hábitos de estudo. 1. Objetivos da reunião. 2. Desenvolvimento

Reunião com pais. Tema: Hábitos de estudo. 1. Objetivos da reunião. 2. Desenvolvimento Tema: Hábitos de estudo 1. Objetivos da reunião 1.1. Aprofundar reflexões sobre a necessidade de se criarem hábitos de estudo. 1.2. Compreender que situações e posturas familiares simples tendem a ajudar

Leia mais

Dicas. do professor. Eliseu Gabriel. Como estudar? Incentivar a leitura e o estudo é um ato de amor e respeito ao ser humano

Dicas. do professor. Eliseu Gabriel. Como estudar? Incentivar a leitura e o estudo é um ato de amor e respeito ao ser humano Incentivar a leitura e o estudo é um ato de amor e respeito ao ser humano Eliseu Gabriel O vereador e professor Eliseu Gabriel conseguiu aprovar uma Lei para ajudar a despertar o gosto pelo estudo e a

Leia mais

É PROIBIDO O USO COMERCIAL DESSA OBRA SEM A AUTORIZAÇÃO DO AUTOR

É PROIBIDO O USO COMERCIAL DESSA OBRA SEM A AUTORIZAÇÃO DO AUTOR É PROIBIDO O USO COMERCIAL DESSA OBRA SEM A AUTORIZAÇÃO DO AUTOR Introdução: Aqui nesse pequeno e-book nós vamos relacionar cinco super dicas que vão deixar você bem mais perto de realizar o seu sonho

Leia mais

COMO TIRAR APONTAMENTOS

COMO TIRAR APONTAMENTOS Externato Infante D. Henrique 4709 008 RUÍLHE www.eidh.eu Projecto aprender a estudar COMO TIRAR APONTAMENTOS 1 Como tirar bons apontamentos 1.1 A importância de tirar bons apontamentos Para podermos ter

Leia mais

Pré-Vestibular Social. As línguas estrangeiras e o vestibular: que importância elas têm?

Pré-Vestibular Social. As línguas estrangeiras e o vestibular: que importância elas têm? As línguas estrangeiras e o vestibular: que importância elas têm? Você já deve ter feito essa pergunta e já tentou responder ou encontrar alguma resposta que justifique a necessidade da prova de línguas

Leia mais

COMO DEVOLVER AO TEXTO O QUE É DO TEXTO? 1. Maria José Nóbrega

COMO DEVOLVER AO TEXTO O QUE É DO TEXTO? 1. Maria José Nóbrega COMO DEVOLVER AO TEXTO O QUE É DO TEXTO? 1 Ou da importância de auxiliar o escritor iniciante a aplicar em atividades mais complexas as regularidades aprendidas a respeito dos padrões da escrita. Maria

Leia mais

dicas para usar o celular nas aulas

dicas para usar o celular nas aulas E-book 11 dicas para usar o celular nas aulas Sugestões de atividades com os aplicativos mais básicos e simples de um aparelho Por Talita Moretto É permitido compartilhar e adaptar este material, desde

Leia mais

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso!

GUIA DO ALUNO. Bom trabalho e conte conosco para trilhar este caminho com sucesso! GUIA DO ALUNO Olá! Seja bem-vindo novamente! Este guia apresenta algumas informações e orientações para auxiliá-lo na sua participação e aprendizagem. Também lhe ajudará a organizar seu estudo no decorrer

Leia mais

COMO PASSAR NO VESTIBULAR EM 7497 CARACTERES*

COMO PASSAR NO VESTIBULAR EM 7497 CARACTERES* COMO PASSAR NO VESTIBULAR EM 7497 CARACTERES* *Este número é aproximado 15/02/2011 1ª edição 2 ÍNDICE Sobre o livro... 3 Orientações gerais... 4 Horários... 5 Exatas... 6 Português... 7 Redação... 8 Links

Leia mais

Leitura dinâmica no SilentIdea 4.0 Apresentação

Leitura dinâmica no SilentIdea 4.0 Apresentação Leitura dinâmica no SilentIdea 4.0 Apresentação Leitura dinâmica Como ler mais rapidamente Usando o leitor do SilentIdea 4.0 Apresentação Leitura dinâmica Enquanto lê, você muitas vezes: "Ouve" cada palavra

Leia mais

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ

DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ 1 DICAS PARA UM ESTUDO EFICAZ PRESSUPOSTOS DA TÉCNICA Muitos problemas de insucesso escolar devem-se ao facto de os alunos não saberem estudar de modo eficiente. Existem alguns aspetos que devem ser levados

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA 2015 Nome: Nº 6º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 2.0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Veja 100 dicas para passar em concursos públicos

Veja 100 dicas para passar em concursos públicos Veja 100 dicas para passar em concursos públicos Concurso público é a opção escolhida por milhares de pessoas que estão em busca de segurança e bom salário. Depois de tantas colunas sobre o tema, reuni

Leia mais

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com 1 Distribuição Gratuita. Este e-book em hipótese alguma deve ser comercializado ou ter seu conteúdo modificado. Nenhuma parte deste e-book pode ser reproduzida ou transmitida sem o consentimento prévio

Leia mais

APRESENTANDO TRABALHOS NA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA Unifebe. Profª Heloisa Helena

APRESENTANDO TRABALHOS NA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA Unifebe. Profª Heloisa Helena APRESENTANDO TRABALHOS NA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA Unifebe Profª Heloisa Helena SOBRE A JORNADA A Jornada de Iniciação Científica é um evento permanente da Unifebe e se constitui em uma ação

Leia mais

Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos

Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos Práticas Leitoras & Produção de Textos Acadêmicos Módulo 1 A Linguagem Acadêmica Prof. Walace de Almeida Rodrigues 1 IFMG Campus Formiga Prof. Walace de

Leia mais

APRENDA A ESTUDAR UM GUIA PARA O SUCESSO DO ESTUDANTE

APRENDA A ESTUDAR UM GUIA PARA O SUCESSO DO ESTUDANTE APRENDA A ESTUDAR UM GUIA PARA O SUCESSO DO ESTUDANTE Leiliane Bernardes Gebrim Psicóloga CRP: 09/ 006042 Para que você tenha sucesso na sua aprendizagem é preciso que você seja um estudante ativo e comprometido

Leia mais

MEU DICIONÁRIO Sua coleção de palavras

MEU DICIONÁRIO Sua coleção de palavras 1 a a 4 a Séries Ensino Fundamental Software Necessário: Microsoft Word 2000 MEU DICIONÁRIO Sua coleção de palavras Áreas: LP Guia do professor RESUMO Para dominar a arte da leitura, as crianças devem

Leia mais

A um mês da prova. 1. Refaça os exames do Enem de 2014 e 2013 e anote os tópicos em que precisa

A um mês da prova. 1. Refaça os exames do Enem de 2014 e 2013 e anote os tópicos em que precisa Dicas para o Enem A um mês da prova 1. Refaça os exames do Enem de 2014 e 2013 e anote os tópicos em que precisa estudar mais para fortalecer conceitos e aspectos operacionais. Ainda dá tempo de revisar

Leia mais

Dias antes da prova Verifique o local em que fará a prova. Se for um lugar desconhecido, é aconselhável que visite o local antes do dia da prova.

Dias antes da prova Verifique o local em que fará a prova. Se for um lugar desconhecido, é aconselhável que visite o local antes do dia da prova. Dias antes da prova Verifique o local em que fará a prova. Se for um lugar desconhecido, é aconselhável que visite o local antes do dia da prova. Na noite anterior Organize o material e os documentos necessários

Leia mais

Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento Alfabetização e Letramento Material Teórico A Escrita no Processo de Alfabetização Responsável pelo Conteúdo e Revisor Textual: Profª. Ms Denise Jarcovis Pianheri Unidade A Escrita no Processo de Alfabetização

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 1,0) 2º semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários.

Leia mais

Como Passar em Química Geral*

Como Passar em Química Geral* 1 Como Passar em Química Geral* por Dra. Brenna E. Lorenz Division of Natural Sciences University of Guam * traduzido livremente por: Eder João Lenardão; acesse o original em : http://www.heptune.com/passchem.html

Leia mais

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação

1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação PORTUGUÊS Domínios em Domínios/Competências Fatores de ponderação Instrumentos de Domínio Cognitivo Compreensão oral 20% Registos e grelhas de observação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER

A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDO: NÃO BASTA DIZER, HÁ QUE ENSINAR A FAZER Rosângela Prestes Neitzke Pedagoga Especialista em Alfabetização Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica SERÁ

Leia mais

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ?

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? Se você quer aplicar para conseguir o visto de residência permanente no Canadá, vai precisar, antes de mais nada, de um certificado que ateste a sua proficiência na

Leia mais

GUIA DO ALUNO EAD EAD DO GUIA ALUNO

GUIA DO ALUNO EAD EAD DO GUIA ALUNO GUIA DO ALUNO EAD GUIA DO ALUNO EAD Guia do Aluno Seja bem-vindo(a) às disciplinas EAD! Agora que você já está matriculado na disciplina online, chegou o momento de ficar por dentro de informações muito

Leia mais

DICAS DE COMO ESTUDAR

DICAS DE COMO ESTUDAR DICAS DE COMO ESTUDAR Material produzido com a colaboração dos professores e supervisores do Colégio Magnum Cidade Nova 00 Belo Horizonte - 2011 A importância do estudo O estudo é uma atividade importante.

Leia mais

Beatriz Santomauro (bsantomauro@fvc.org.br) === PARTE 1 ==== Clique para ampliar

Beatriz Santomauro (bsantomauro@fvc.org.br) === PARTE 1 ==== Clique para ampliar Um novo jeito de ensinar a tabuada Discutir com os alunos sobre a relação dos produtos da multiplicação e as propriedades envolvidas nos cálculos ajuda a memorizar os resultados e a encontrar os que eles

Leia mais

O GUIA PARA SEU PLANO DE ESTUDO FLEXÍVEL NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS

O GUIA PARA SEU PLANO DE ESTUDO FLEXÍVEL NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS O GUIA PARA SEU PLANO DE ESTUDO FLEXÍVEL NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS BEM-VINDO Aprender inglês é um desafio, mas descobrir como aprimorá-lo não deve ser a parte mais difícil nesse processo! Anos de pesquisa

Leia mais

Colégio Anglo Ensino Fundamental (6 ao 8 ano) Conheça seu Colégio

Colégio Anglo Ensino Fundamental (6 ao 8 ano) Conheça seu Colégio Colégio Anglo Ensino Fundamental (6 ao 8 ano) Conheça seu Colégio Índice O ano letivo no colégio Anglo... 5 Calendário Escolar... 5 Trabalho de Campo TC... 5 Sistema de Avaliações Trimestral... 6 Perda

Leia mais

ASSUNTOS IMPORTANTES PARA SUA ESCOLA E DICAS PARA CAPTAÇÃO DE ALUNOS

ASSUNTOS IMPORTANTES PARA SUA ESCOLA E DICAS PARA CAPTAÇÃO DE ALUNOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA SUA ESCOLA E DICAS PARA CAPTAÇÃO DE ALUNOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA SUA ESCOLA E DICAS PARA CAPTAÇÃO DE ALUNOS Antes de começarmos a falar em captação de alunos, vamos pensar

Leia mais

Pesquisas e seminários Como fazer?

Pesquisas e seminários Como fazer? +++ + COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Avenida Iraí, 1330 - Planalto Paulista - Telefax: 5055.0744 04082-003 - São Paulo - e-mail: colsantosanjos@colegiosantosanjos.g12.br Site: www.colegiosantosanjos.g12.br Q

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Um introdução. Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO. O Processo de Design. O Curso para o Design Centrado no Ser Humano

Um introdução. Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO. O Processo de Design. O Curso para o Design Centrado no Ser Humano Guia do Workshop INSPIRAÇÃO IDEAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO O Processo de Design Vamos começar! Nós sabemos por experiência que o único jeito de aprender o design centrado no ser humano é aplicando-o. Por isso,

Leia mais

Procedimentos entre Professor e Aluno, para o estabelecimento de um clima de estudos em sala de aula

Procedimentos entre Professor e Aluno, para o estabelecimento de um clima de estudos em sala de aula estudos em sala de aula Português e Redação (EF I I): Elaborados pelos professores: Eleneuza, Glenys e Odirley. Introdução: Os alunos percebem desde os primeiros dias de aula, a seriedade da proposta de

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho. Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2014-1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental CLASSE: Atividade de acolhimento com músicas infantis / Bom dia / HORA DAS NOVIDADES: Brincadeira da batata quente com gênero,

Leia mais

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Ultrapassando barreiras e superando adversidades. Ser um gestor de pessoas não é tarefa fácil. Existem vários perfis de gestores espalhados pelas organizações,

Leia mais

COMBINADOS PARA O SEMESTRE:

COMBINADOS PARA O SEMESTRE: COMBINADOS PARA O SEMESTRE: Temas de redação serão dados durantes as aulas. É importante pesquisá-los e estudá-los, pois alguns deles serão utilizados para as produções em sala ou em simulados; Toda a

Leia mais

Treinamento Idiomas Método Passo a Passo

Treinamento Idiomas Método Passo a Passo Treinamento Idiomas Método Passo a Passo Tópicos Idiomas Carga Horária Livros Método: Plano de Aula (Visão geral) 32 aulas do livro 8 aulas de revisão de gramática 4 aulas temáticas 2 aulas tira dúvidas

Leia mais

SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação

SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação CURRÍCULO DO PROGRAMA SESSÃO 7: Transformando os sonhos em ação Para muita gente, os sonhos são apenas sonhos. Não levam necessariamente a ações diretas para transformar tais sonhos em realidade. Esta

Leia mais

Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português

Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português Paulo Coimbra Guedes e Jane Mari de Souza A tarefa de ensinar a ler e a escrever um texto de história é do professor de história

Leia mais

AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 10 A 16 DE MARÇO

AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 10 A 16 DE MARÇO AVISO SEMANAL PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-PAS 10 A 16 DE MARÇO Atenção Vestibulandos! Dia 12 de Março, acontecerá o primeiro simulado. Essa é uma grande oportunidade de testar os seus conhecimentos, sua concentração

Leia mais

RELATÓRIOS DESCRITIVOS. Simone Helen Drumond simone_drumond@hotmail.com (92) 8808-2372 / 8813-9525

RELATÓRIOS DESCRITIVOS. Simone Helen Drumond simone_drumond@hotmail.com (92) 8808-2372 / 8813-9525 RELATÓRIOS DESCRITIVOS Simone Helen Drumond (92) 8808-2372 / 8813-9525 1º Aspectos relacionados ao emocional-afeto: É uma menina esperta e carinhosa com bom potencial para aprender, atende muito bem às

Leia mais

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - 2009 ISSN 1808-9216

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras - 2009 ISSN 1808-9216 O EMPREGO GRAMATICAL NO LIVRO DIDÁTICO Desiree Bueno TIBÚRCIO (G-UENP/campus Jac.) desiree_skotbu@hotmail.com Marilúcia dos Santos Domingos Striquer (orientadora-uenp/campus Jac.) marilucia.ss@uol.com.br

Leia mais

PORTFÓLIO NA ED. INFANTIL COMO ORGANIZÁ-LO E O QUE USAR NA AVALIAÇÃO

PORTFÓLIO NA ED. INFANTIL COMO ORGANIZÁ-LO E O QUE USAR NA AVALIAÇÃO Copyright Eduqa.me 2015 Todos os direitos reservados. PORTFÓLIO NA ED. INFANTIL COMO ORGANIZÁ-LO E O QUE USAR NA AVALIAÇÃO SUMÁRIO Tipos de portfólio...3 Como organizar...5 Avaliando...7 a) Oralidade...8

Leia mais

INDICAÇÕES - 1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES - 1º ANO AxBxC INDICAÇÕES - 1º ANO AxBxC 1º Ano A Ens. Fundamental 1º Ano B Ens. Fundamental do alunos / Pág. 44 do livro Produção Textual / MATEMÁTICA: de 4 da adição e subtração / ATIVIDADES EXTRAS: Ballet: Alongamento

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

Diagnosticando os problemas da sua empresa

Diagnosticando os problemas da sua empresa Diagnosticando os problemas da sua empresa O artigo que você vai começar a ler agora é a continuação da matéria de capa da edição de agosto de 2014 da revista VendaMais. O acesso é restrito a assinantes

Leia mais

REDAÇÃO DISSERTAÇÃO AULA 5. Professora Sandra Franco

REDAÇÃO DISSERTAÇÃO AULA 5. Professora Sandra Franco REDAÇÃO AULA 5 Professora Sandra Franco DISSERTAÇÃO 1. Definição de Dissertação. 2. Roteiro para dissertação. 3. Partes da dissertação. 4. Prática. 5. Recomendações Gerais. 6. Leitura Complementar. 1.

Leia mais

A SKILL IDIOMAS. Fundada em 1973 (41 anos de mercado); Mais de 200 unidades no Brasil; 150 mil alunos anualmente;

A SKILL IDIOMAS. Fundada em 1973 (41 anos de mercado); Mais de 200 unidades no Brasil; 150 mil alunos anualmente; A SKILL IDIOMAS Fundada em 1973 (41 anos de mercado); Mais de 200 unidades no Brasil; 150 mil alunos anualmente; Uma das maiores redes de Idiomas do país; Premiações por alta qualidade em franquias; 2000

Leia mais

WORKSHOPS DE INGLÊS TEENS

WORKSHOPS DE INGLÊS TEENS WORKSHOPS DE INGLÊS TEENS Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés, 29-2º 1495-024 Algés Portugal T. 214102910 www.imagineacademies.com business@imagineacademies.com NIF - 508.835.445 Capital Social

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

APRENDER A ESCREVER. Como ajudar as crianças a se alfabetizar no início da vida escola

APRENDER A ESCREVER. Como ajudar as crianças a se alfabetizar no início da vida escola http://luizsoaresdecassia.blogspot.com.br APRENDER A ESCREVER Como ajudar as crianças a se alfabetizar no início da vida escola Todos os anos, milhares de meninos e meninas do ensino fundamental de todo

Leia mais

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º

5- Cite, em ordem de preferência, três profissões que você mais gostaria de exercer: 1º 2º 3º 18. DICAS PARA A PRÁTICA Orientação para o trabalho A- Conhecimento de si mesmo Sugestão: Informativo de Orientação Vocacional Aluno Prezado Aluno O objetivo deste questionário é levantar informações para

Leia mais

Introdução à Arte da Ciência da Computação

Introdução à Arte da Ciência da Computação 1 NOME DA AULA Introdução à Arte da Ciência da Computação Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 15 minutos Principal objetivo: deixar claro para os alunos o que é a ciência da computação e

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL LÍNGUA INGLESA ESCOLA: PROFESSOR: /DISCILPLINA: LÍNGUA INGLESA CICLO DE APRENDIZAGEM: / ANO: PERÍODO

PLANEJAMENTO ANUAL LÍNGUA INGLESA ESCOLA: PROFESSOR: /DISCILPLINA: LÍNGUA INGLESA CICLO DE APRENDIZAGEM: / ANO: PERÍODO PLANEJAMENTO ANUAL LÍNGUA INGLESA ESCOLA: PROFESSOR: /DISCILPLINA: LÍNGUA INGLESA CICLO DE APRENDIZAGEM: / ANO: PERÍODO HABILIDADES CONTEÚDOS ORIENTAÇÂO DIDÁTICA Listening RECURSO AVALIAÇÃO Ouve e entende

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade. INGLÊS Abril de 2015 PROVA 06 2º Ciclo do Ensino Básico

AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade. INGLÊS Abril de 2015 PROVA 06 2º Ciclo do Ensino Básico AGRUPAMENTO ESCOLAS DE REDONDO Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ORAL E ESCRITA) INGLÊS Abril de 2015 PROVA 06 2º Ciclo do Ensino Básico I. INTRODUÇÃO

Leia mais

Imagens e Mapas Mentais

Imagens e Mapas Mentais Imagens e Mapas Mentais Outra forma de memorizar grandes quantidades de informações é a associação de imagens de fatos que tem algum aspecto emocional e irão ter uma significação maior em sua memória.

Leia mais

Como aprender um idioma mais rápido

Como aprender um idioma mais rápido Edição 01 Como aprender um idioma mais rápido Para todos aqueles que estão em busca de um método de estudo para aprender uma nova língua com rapidez, sem perder a qualidade. Indice Introdução 03 Curiosidade

Leia mais

SUPERAÇÃO JÁ! ETAPA DEterminaÇÃO CADERNO DO ESTUDANTE

SUPERAÇÃO JÁ! ETAPA DEterminaÇÃO CADERNO DO ESTUDANTE Escola de Tempo Integral Experiências Matemáticas 7º ANO (6ª série) SUPERAÇÃO JÁ! ETAPA DEterminaÇÃO CADERNO DO ESTUDANTE Este é um material em construção que contém os capítulos de apoio das atividades

Leia mais

SABER ESTUDAR: Estuda num local que favoreça a concentração e que seja sossegado. Não estudes com televisão ligada.

SABER ESTUDAR: Estuda num local que favoreça a concentração e que seja sossegado. Não estudes com televisão ligada. SABER ESTUDAR: 1. CONDIÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS Estudar é uma actividade que se aprende, tal como se aprende a nadar ou a andar de bicicleta. Claro que nestas situações o treino é fundamental! Existem

Leia mais

ATENDIMENTO AO CLIENTE

ATENDIMENTO AO CLIENTE ATENDIMENTO AO CLIENTE Tópicos a serem apresentados: O que é? Para que serve? Objetivos do Curso. Conteúdo Programático. Empresa As Pessoas O Produto O serviço Atendimento Competitividade Tipos de Clientes

Leia mais

OBJETIVO RICO- PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DIANTE DA NOVA APRENDIZAGEM

OBJETIVO RICO- PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DIANTE DA NOVA APRENDIZAGEM A FORMAÇÃO TEÓRICO RICO- PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DIANTE DA NOVA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO- APRENDIZAGEM PROFª.. MS. MARIA INÊS MIQUELETO CASADO 28/05/2009 OBJETIVO - Contribuir para a reflexão

Leia mais

Normas para elaboração de trabalhos escolares

Normas para elaboração de trabalhos escolares Normas para elaboração de trabalhos escolares Ensino Fundamental 8 os e 9 os anos Ensino Médio fevereiro/2012 O que é um trabalho escolar? É uma atividade relacionada a um tema ou assunto sobre o conteúdo

Leia mais

percebe diferença e qual?

percebe diferença e qual? 1 percebe diferença e qual? este ano ficou melhor 1 os cursos/qualificação 2 aulas de informática/internet 5 ter 2 diplomas 1 chances de emprego 1 mais oportunidades 1 diminuiu o tempo para a conclusão

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR: Bicharada PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA LUZ DO SABER INFANTIL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Rotina de Sala de Aula TEMA GERADOR:

Leia mais

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga?

Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam uma vaga? Abdias Aires 2º Ano EM Arthur Marques 2º Ano EM Luiz Gabriel 3º Ano EM Como é ser aprovado no vestibular de uma Universidade Pública, em que sabemos da alta concorrência entre os candidatos que disputam

Leia mais

Versão em Português. Exame de. Proficiência. em Língua. Japonesa. Data da realização no ano de 2011. 04 de dezembro

Versão em Português. Exame de. Proficiência. em Língua. Japonesa. Data da realização no ano de 2011. 04 de dezembro Versão em Português Exame de em Língua Japonesa Proficiência Data da realização no ano de 2011 04 de dezembro O Que é Exame de Proficiência em Língua Japonesa? É o maior exame de língua japonesa realizado

Leia mais

Manual do Participante

Manual do Participante Manual do Participante Sumário Considerações Gerais... 3 Introdução... 4 Funções do seu Painel de Controle... 4 Interagindo com outros participantes... 5 Descrição Geral do DNA... 5 Critérios de classificação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO

Plano de Trabalho Docente 2010. Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC DE SUZANO Código: Município: SUZANO Área Profissional: Secretariado Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO Qualificação:

Leia mais

MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2016/1

MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2016/1 MANUAL DO CANDITADO VESTIBULAR 2016/1 Prezado Candidato, O objetivo deste manual é orientar e aperfeiçoar o processo de sua participação no Vestibular Belas Artes 2016/1. Aqui você vai encontrar informações

Leia mais

APRESENTANDO A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS AMWAY. Guia do participante

APRESENTANDO A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS AMWAY. Guia do participante APRESENTANDO A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS AMWAY Guia do participante Esta página foi deixada intencionalmente em branco. Sumário Introdução do curso i Como usar este Manual do participante ii Como o Manual

Leia mais

Núcleo do Autismo e Défices Cognitivos Síndrome de Asperger

Núcleo do Autismo e Défices Cognitivos Síndrome de Asperger Os Trrabal lhos de Casa Uma das principais causas de stress das crianças com (SA), das suas famílias e professores, é a realização satisfatória dos trabalhos de casa. Esta tarefa é muitas vezes descrita

Leia mais