Informações sobre FLANGES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informações sobre FLANGES"

Transcrição

1 1 Informações sobre FLANGES

2 2 1 INTRODUÇÃO Flanges são elementos que promovem a ligação entre tubos e/ou entre tubos e equipamentos facilitando a montagem e a desmontagem. As classes de pressão de flanges são definidas pela ANSI (American National Standards Institute) em 150, 300, 400, 600, 900, 1500 e 2500 lb. O padrão ANSI, exige a marcação na lateral do flange por meio de punção, contendo: - Identificação do fabricante - diâmetro nominal da da tubulação - classe de pressão (150, 300 lb...) - faceamento (superfície usinada onde será colocada a junta) - material especificação ASTM que indica a matéria prima - numero da junta de anel (quando o flange for RTJ) - número da corrida - espessura da parede do tubo que será instalado no flange. TAYLOR FORGE RF.237 A-105I AK32 Fabricante Diâmetro nominal (in ) Classe de Pressão Faceamento Espessura Material Nº da Corrida

3 3 2 PRINCIPAIS TIPOS DE FLANGES E SUA UTILIZAÇÃO 2.1 FLANGES PADRÃO ANSI Os principais tipos de flanges, padrão ANSI, estão mostrados nas figuras abaixo: Tipos de flanges FLANGE DE PESCOÇO Weld Neck Flange FLANGE ROSCADO Threaded Flange FLANGE DESLIZANTE COM PESCOÇO PARA SOLDA Lap Joint Flange FLANGE ENCAIXE SOLDA Socket Weld Flange FLANGE CEGO Blind Flange FLANGE SOBREPOSTO Slip On Forged Flange

4 UTILIZAÇÃO DOS FLANGES Flange Deslizante ou Solto (Lap Joint Flange) Esses flanges são apropriados para pestanas (stub-ends). Os flanges não são fixados às tubulações por solda daí a denominação deslizante. Na montagem o flange é preso ao outro flange da linha pressionando a junta. São indicados para baixas pressões e a principal utilização se dá em locais onde ocorre muita troca, montagem e desmontagem. Flange Sobreposto (Slip-on Flange) Esses flanges são menos espessos que a maioria dos flanges ficando sobreposto sobre o tubo. Recebem solda interna e externa. Sua utilização se limita a esforços e pressões moderadas. Apresentam vantagem de preço em relação ao flange de pescoço. Flange Roscado (Threaded Pipe Flange) É um dos tipos mais populares de flange sendo fabricado em diversos tipos de materiais. É utilizado com ou sem solda observando-se obviamente o tipo de aplicação. É extremamente interessante para conectar tubulações de pequeno diâmetro por apresentar baixo custo.

5 5 Flange de Pescoço (Weld Neck Flange) É o tipo de flange mais utilizado em tubulações de alta pressão. São soldados circunferencialmente no pescoço o que facilita a inspeção da solda por raios X. São também resistentes tanto a altas como a baixas temperaturas, de acordo com o material selecionado. É seguramente o flange de maior aplicação nas indústrias. Flange de Encaixe (Socket Welding Flange) Esse flange possui um encaixe que recebe a tubulação a ser soldada, sendo utilizada somente um cordão de solda externa. Foi desenvolvido especificamente para tubulações de pequeno diâmetro que devem suportar altas pressões e garantir o não vazamento de produtos químicos. Flange Cego (Blind Flanges) Os flanges cegos (sem furo) são usados para interromper a passagem de fluidos em tubulações, válvulas e bombas ou como acessório no final de linhas. Podem ser utilizados em quaisquer valores de pressão e temperatura desde que dimensionados adequadamente e com o material selecionado convenientemente. Flange de Redução (Reducing Flange)

6 6 Utilizados quando o projeto requer constantes variações no diâmetro das tubulações. Os flanges de redução conectam, de modo econômico, diferentes tipos e tamanhos de flanges. Podem ser utilizados em pressões elevadas e apresentam facilidade de manuseio. As figuras mostram diversos tipos de flanges de redução. TABELA DE FLANGES DE REDUÇÃO (TERCOFLAN)

7 7 2.3 FLANGES PADRÃO API Os flanges API 6BX e 6B (pescoço, cego, target e testes) são definidos pelo padrão API 6 A. Os flanges tipo 6B flanges são do tipo junta anel ou ring joint type e não são projetadas para vedação face-a-face mas a partir do aperto dos parafusos que comprime a junta (anel) no seu alojamento. Os flanges do tipo 6BX também são de junta anel ring joint type e projetados com face em ressalto. A face em ressalto previne danos para os flanges ou para o anel de vedação por aperto excessivo dos parafusos. CEGO PESCOÇO DE TESTE 6B FLANGE DE PESCOÇO PARA SOLDA 6BX FLANGE DE PESCOÇO PARA SOLDA 6B FLANGE CEGO 6BX FLANGE CEGO 6BX FLANGE CEGO COM FURO AMORTECIMENTO

8 8 FLANGE TARGET 6B FLANGE DE TESTE 6BX FLANGE DE TESTE COMPARAÇÃO ENTRE OS FLANGES ASME/ANSI E API As diferenças entre os flanges ANSI/ASME e API estão no material de fabricação e na maior pressão de operação definida para os flanges API. Os flanges ASME/ANSI são muito comuns nas indústrias de processo manuseando água, vapor, ar e gases. Os flanges API são fabricados para sistemas de elevados esforços em refinarias trabalhando com produtos como óleo e gás em atmosferas explosivas. São também utilizados na exploração de petróleo. Os padrões de flanges API 6A e ASME/ANSI B16.5 são similares dimensionalmente mas os flanges API são especificados para maiores taxas de pressão como indica a tabela abaixo: Flange De Pescoço Cego E Rosqueado COMPARAÇÃO FLANGES API e. ASME/ANSI Classe de Pressão (psi) ASME/ANSI B16.5 API 6A ASME/ANSI B16.5 Diâmetro nominal (inches) API 6A 1) 1/ / / / / / / / ) Na edição antiga do API standard, a faixa de flanges ia de 1 1/2 to 10(20) inches.

9 9 2.4 CLASSIFICAÇÃO DOS FLANGES EM RELAÇÃO À FACE Os tipos mais comuns de face de flanges são: Raised Face (RF) (flange com ressalto) Flat Face (FF) (face plana) Ring-Type Joint (RTJ) (junta anel) Male-and-Female (M&F) (macho / fêmea) Tongue-and-Groove (T&G) (ranhura e anel) FACE COM RESSALTO - RAISED FACE (RF) Flanges com ressalto (RF) são os mais utilizados e facilmente identificados. A altura do ressalto nas classes de pressão 150lb e 300 lb é aproximadamente 1,6 (1/16in) e para classe de pressão 400 até 2500 é de 6,4 mm (1/4in).

10 10 FACE PLANA - FLAT FACE (FF) Os flanges de face plana têm a superfície de gaxeta no mesmo plano do circulo de furanção dos parafusos. A aplicação de flanges de face plana se dá onde o flange da linha ou o flange do equipamento é fundido. A utilização de flanges de face com ressalto em ferro fundido por exemplo, pode provocar a quebra do flange durante o aperto dos parafusos. Flanges de face plana nunca devem fazer par com flanges com ressalto. Caso seja necessária a instalação de flanges de ferro fundido face plana com flanges de aço carbono, o ressalto do flange de aço carbono deve ser removido. (ASME B.31.1) JUNTA ANEL - RING-TYPE JOINT (RTJ) Os flanges RTJ possuem ranhura usinada na face dentro da qual é alojado o anel que serve de vedação. Esse anel é um anel metálico com dureza inferior a do flange que, quando comprimido pelo aperto dos parafusos, promove uma vedação metal-metal. Os flanges RTJ (como são usualmente denominados) são adequados para altas pressões e altas temperaturas. O tipo de junta anel mais aplicados são: O tipo OVAL de acordo com o ASME B 16.20, disponíveis para clases de pressão de 150 a 2500 lb. O tipo R OCTOGONAL de acordo com o ASME B também disponíveis para classes de pressão de 150 a 2500 lb. Considera-se uma melhoria no projeto do anel OVAL mas só pode ser utilizado em ranuras com fundo plano.

11 11 MACHO FEMEA - MALE-AND-FEMALE (M&F) Com esse tipo os flanges são comprados e utilizados aos pares. A protuberância no flange macho e o recesso no flange fêmea são usinados e ajustados. Esse tipo de flange é comumente encontrado em casco de permutadores de calor. TONGUE-AND-GROOVE (T&G) De modo identico ao macho-femea esses flanges trabalham aos pares. Um dos flanges tem uma protuberância (anel externo) e outro um recesso (rebaixo) que se casam na montagem. Esses flanges são comumente utilizados em flanges carcaça caixa de gaxetas de bombas e parte superior / corpo de válvulas (bonnet).

12 ACABAMENTO DAS FACES DOS FLANGES O ASME B16.5 especifica que a face dos flanges (plana ou ranhurada) tenha uma rugosidade definida de modo a garantir a compatibilidade com a junta e prover um alto grau de vedação. O acabamento ranhurado pode ser de ranhuras concêntricas ou ranhuras em espiral e são especificadas 30 a 55 ranhuras por polegada e uma rugosidade entre 125 e 500 micro inches. Os acabamentos superficiais mais utilizados são: Acabamento Stock (estoque) - Stock Finish É o tipo de acabamento mais empregado por que, praticamente, é adequado para todos os serviços de condições ordinárias. A junta é prensada pelas ranhuras promovendo uma selagem. O acabamento para esses flanges é gerado por uma ferramenta de ponta com 1,6mm de raio com um avanço de 0,8mm por rotação até 12 polegadas. Par tamanhos a partir de 14 polegadas, o acabamento é feito com ferramenta com raio de 3,2mm e avanço de 1,2 mm por rotação.

13 13 Ranhuras em espiral - Spiral Serrated Conhecida também como ranhura contínua ou ranhura fonográfica (dos antigos discos LP). No entanto difere da STOCK pois a ferramenta tem ponta de 90º que cria um V com ângulo na ranhura de 45º. Ranhuras Concêntricas - Concentric Serrated Como o nome indica é constituída de ranhuras concêntricas, utilizando uma ferramenta com ângulo de ponto de 90º. Acabamento Suave - Smooth Finish Esse acabamento não mostra nenhuma ranhura aparente deixada pela ferramenta de usinagem. Esse tipo de acabamento é normalmente utilizada com gaxetas de metal como dupla camisa, planas ou onduladas. O acabamento é obtido com uma ferramenta de 0,8mm de raio na ponta com um acanço de 0,3mm por rotação e uma profundidade de corte de 0,05mm. Com isso o acabamento superficial (rugosidade) ficará entre Ra3,2 e 6,3 micrometros (125 a 250 micro inches).

14 PARAFUSOS E PARAFUSOS ESTOJO A união por flanges é feita pelo aperto dos parafusos que são normalizados pelo ANSI/ASME e outras normas internacionais. A conexão dos flanges pode ser feita por parafusos máquina (hexagonal) ou parafusos estojo. O parafuso estojo é fabricado a partir de barras roscadas com 2 porcas pesadas enquanto o parafuso máquina tem cabeça hexagonal e uma porca pesada. Todas as porcas são sextavadas. O comprimento do parafuso estojo é definido pelo ASME B O comprimento em polegadas é igual ao comprimento roscado efetivo medido paralelamente ao eixo desde o primeiro fio de rosca ate o último sem considerar os chanfros (pontas dos parafusos). Nota: o comprimento de parafusos estojo métricos, medidos paralelamente ao eixo, inclui as pontas. A quantidade de parafusos dos flanges bem como seu diâmetro será função do tipo de flange e classe de pressão definidos nas normas. As roscas são definidas no ASME B Unified Inch Screw Threads, (UN and UNR Thread Form). A rosca mais comum é a simetrica com perfil V, cujo ângulo é s 60. Esse tipo de roscamente é a utilizada nas UM (Unified Thread) (UN, UNC, UNF, UNRC, UNRF) bem como nas roscas métricas, padrão ISO. The advantage of a symmetrical threads is that they are easier to produce and inspect compared with non-symmetrical threads. These are typically used in general-purpose fasteners. MARCAÇÃO DOS PARAFUSOS ESTOJO Os Parafusos estojo e as porcas devem ser marcados pelo fabricante de acordo com a norma ASTM.

15 MATERIAIS PARA PARAFUSOS E PORCAS As dimensões para os parafusos estojos estão definidas no ASME B Os materiais estão definidos nos padrões do ASTM e são indicados pelo grau (grade). Os graus mais frequentemente utilizdos são o ASTM A 193 para parafusos e ASTM A 194 para porcas O ASTM A193 cobre aços ligas e inoxidáveis para parafusos de vasos de pressão, válvulas, flanges e acessórios de tubulação para altas temperaturas e altas pressões ou ainda para aplicações especiais. O ASTM A194 cobre uma variedade de aço carbono, aço liga e aços inoxidáveis austeníticos e martensíticos para fabricação de porcas. Essas porcas se destinam a utilização em serviços de altas temperaturas, altas pressões ou ambos. A tabela a seguir apresenta alguns materiais utilizados: TEMPERATURA DE PROJETO FLANGES MATERIAL (GRAU) ASTM PARAFUSO ESTOJO MATERIAL (GRAU) ASTM PORCAS -195 to 102 C ASTM A 182 Gr. F304, F304L, F316, F316L, F321, F347 A320 Gr. B8 Class 2 A194 Gr. 8A -101 to -47 C ASTM A 350 Gr. LF3 A 320 Gr. L7 A 194 Gr to -30 C ASTM A 350 Gr. LF2 A 320 Gr. L7 A 194 Gr to 427 C ASTM A 105 A 193 Gr. B7 A 194 Gr. 2H 428 to 537 C ASTM A 182 Gr. F11, F22 A 193 Gr. B16 A 194 Gr. 2H 538 to 648 C ASTM A182 Gr. F11, F22 A 193 Gr. B8 Class 1 A 194 Gr. 8A 649 to 815 C ASTM A182 Gr. F304 H, F316 H A 193 Gr. B8 Class 1 A 194 Gr. 8A Os parafusos estojo são normalmente fornecimento com incrementos no comprimento de ¼ in. A medição, conforme mencionado anteriormente, vai di 1º fio de rosca até o último (L).

16 16 A tolerância está indicada na tabela abaixo: Comprimento (in) Tolerância (in) Até 12 ± 0,062 De 12 a 18 ± 0,125 Acima de 18 ± 0,250 As extremidades dos parafusos estojo devem ser chatas (planas) e chanfradas. extremidade chanfrada 2.8 MATERIAIS PARA FLANGES, ACESSÓRIOS DE TUBULAÇÃO, VÁLVULAS E PARAFUSOS, SEGUNDO O ASTM Os padrões do ASTM definem o processo de fabricação específico do material e determinam a exata composição química para cada GRAU. Por exemplo, um flange de aço carbono pode ser identificado com o GRAU F9 ou F11, um aço inoxidável com Grau F 316 ou F 321. A tabela abaixo mostra a composição química para o ASTM A 182 graus F304, F304L e F316L. Como pode ser observado para o ASTM A 105 não há grau definido Requisitos de composição química ( %) ASTM A 182 Grade F304 (A) Grade F304L (A) Grade F316L (A) Carbono, max Manganês, max Fósforo, max Enxofre, max Silicio, max Niquel Cromo Molibdenio (A) Nitrogen 0.10% max.

17 17 Graus ASTM Material Tubos Acessórios Flanges Válvulas Aço Carbonol Aço liga Alta Temperatura Aço liga Baixa Temperatura Aços Inoxidáveis Austeníticos A106 Gr A A234 Gr WPA A105 A216 Gr WCB A106 Gr B A234 Gr WPB A105 A216 Gr WCB A106 Gr C A234 Gr WPC A105 A216 Gr WCB A335 Gr P1 A234 Gr WP1 A182 Gr F1 A217 Gr WC1 A335 Gr P11 A234 Gr WP11 A182 Gr F11 A217 Gr WC6 A335 Gr P12 A234 Gr WP12 A182 Gr F12 A217 Gr WC6 A335 Gr P22 A234 Gr WP22 A182 Gr F22 A217 Gr WC9 A335 Gr P5 A234 Gr WP5 A182 Gr F5 A217 Gr C5 A335 Gr P9 A234 Gr WP9 A182 Gr F9 A217 Gr C12 A333 Gr 5 A420 Gr WPL6 A350 Gr LF2 A352 Gr LCB A333 Gr 3 A420 Gr WPL3 A350 Gr LF3 A352 Gr LC3 A312 Gr TP304 A403 Gr WP304 A182 Gr F304 A182 Gr F304 A312 Gr TP316 A403 Gr WP316 A182 Gr F316 A182 Gr F316 A312 Gr TP321 A403 Gr WP321 A182 Gr F321 A182 Gr F321 A312 Gr TP347 A403 Gr WP347 A182 Gr F347 A182 Gr F347 Parafusos e Porcas A193 Gr B7 A194 Gr 2H A193 Gr B7 A194 Gr 2H A320 Gr L7 A194 Gr 7 A193 Gr B8 A194 Gr 8 IDENTIFICAÇÃO / APLICAÇÃO DOS MATERIAIS PADRONIZADOS SEGUNDO ASTM Grau ASTM Aplicação / Identificação TUBOS A 106 Aço carbono para serviços em altas temperaturas A 335 Tubos sem costura aço liga ferrítico para altas temperaturas A 312 Tubos sem costura, solda reta contínua, aços austeníticos trabalhados a frio e soldados para altas temperaturas e serviços corrosivos ACESSÓRIOS DE TUBULAÇÃO A 234 Aço carbono forjado e aços liga para construção com ou sem solda. A 420 Aço carbono forjado e aço liga para serviços em baixas temperaturas A 403 Forjados de aço austenítico para acessórios de tubulação. FLANGES A 105 Aço carbono forjado para flanges, acessórios de tubulação, válvulas para utilização em sistemas pressurizados à temperatura ambiente ou altas temperaturas. A 182 Aço inoxidável forjado ou laminado para flanges, acessórios e válvulas para serviços à altas temperaturas. A 350 Cobre diversos graus de aço carbono e aços baixa liga forjado, laminados para flanges, acessórios e válvulas para serviços em baixas temperaturas.

18 18 VÁLVULAS A 216 A 217 A 352 A 182 Aço carbono para válvulas, flanges, acessórios de tubulação ou outras partes pressurizadas para serviços à altas temperaturas e de qualidade aceitável para montagem com outros fundidos ou forjados por solda de fusão. Aço fundido, aço inoxidável martensítico e aços ligas fundidos para válvulas, flanges e acessórios e outras partes sob pressão destinadas, primeiramente a serviços em altas temperaturas e corrosivos. Aço fundido para válvulas, flanges e acessórios de tubulação além de outras partes sob pressão destinadas a serviços em baixas temperaturas. Tubos de condução forjados ou laminados, acessórios forjados e válvulas e outras partes para serviços à altas temperaturas. PARAFUSOS E PARAFUSOS ESTOJO A 193 A 320 A 194 Parafusos de aço liga e aço inoxidável para vasos de pressão, válvulas, flanges e acessórios de tubulação para serviços à altas temperaturas ou altas pressões ou outras aplicações especiais. Parafusos de aço liga e aço inoxidável para serviços à baixas temperaturas Especificação para porcas em muitos tipos de materiais diferentes. 3 DIMENSÕES DE FLANGES A seguir serão apresentadas algumas tabelas das normas identificadas no título do sub-item.

19 ASME B 16.5 : Pipe Flanges and Flanged Fittings: NPS 1/2 through NPS 24 Metric/Inch Standard FLANGES FORJADOS ANSI B16.5 Classe 150 libras FLANGE DE PESCOÇO FORJADO Weld Neck Forged Flange FLANGE ROSCADO FORJADO Threaded Forged Flange FLANGE DESLIZANTE C/ PESCOÇO FORJADO P/ SOLDA Lap Joint Forged Flange FLANGE ENCAIXE SOLDA FORJADO Socket Weld Forged Flange FLANGE CEGO FORJADO Blind Forged Flange FLANGE SOBREPOSTO FORJADO Slip On Forged Flange Diam. Nominal Do Tubo O T T J R X Diam. qte/diam. dos furos a Circ. Furos B B 2 b B 3 H L L 2 L 3 r D Rosca ½ ¾ ¼ ½ ½ ½ Dimensões em polegadas. (a)- Diâmetro do furo do parafuso é maior 1/8 in do que o diâmetro do parafuso. (b)- Fornecida dimensão do furo padrão. Para outros furos ver Norma.

20 20 FLANGES FORJADOS ANSI B16.5 Classe 300 FLANGE DE PESCOO FLANGE ROSCADO FLANGE DESLIZANTE FLANGE SOLDA DE ENCAIXE FLANGE CEGO FLANGE SOBREPOSTO Diam. Nominal Do Tubo O T T J R X Diam. qte/diam. dos furos a Circ. Furos B B 2 b Diam. B 3 H L L 2 L 3 r D Rosca Nominal Do Tubo ½ ¾ ¼ ½ ½ ½ Dimensões em polegadas. 5 (a)- Diâmetro do furo do parafuso é maior 1/8 in do que o diâmetro do parafuso. (b)- Fornecida dimensão do furo padrão. Para outros furos ver Norma.

21 21 A ser especificado pelo comprador FLANGES FORJADOS ANSI B16.5 Classe 600 FLANGE DE PESCOÇO FLANGE ROSCADO FLANGE DESLIZANTE FLANGE COM SOLDA DE ENCAIXE FLANGE CEGO FLANGE SOBREPOSTO Diam. Nominal Do Tubo O T T J R X Diam. qte/diam. dos furos a Circ. Furos B B 2 b B 3 H L L 2 L 3 r D Rosca ½ ¾ ¼ ½ ½ ½ Dimensões em polegadas. (a)- Diâmetro do furo do parafuso é maior 1/8 in do que o diâmetro do parafuso. (b)- Fornecida dimensão do furo padrão. Para outros furos ver Norma. FLANGES FORJADOS ANSI B 16.5 Class 900

22 22 A ser especificado pelo comprador FLANGE COM PESCOÇO FLANGE ROSCADO FLANGE DESLIZANTE FLANGE CEGO FLANGE SOBREPOSTO Diam. Nom. (in) O T R X Qte/diam Diam. furos Circ. furos B B 2 b B 3 H L L 2 L 3 r C Rosca Tamanhos 1/2" a 2 1/2" são idênticos à classe Dimensões em polegadas. (a)- O diâmetro do furo do parafuso é 1/8in maior que o diâmetro do parafusor. (b)- Veja tabela de furos para espessura de parede.

23 23 FLANGES FORJADOS ANSI B16.5 Class 1500 FLANGE DE PESCOÇO FLANGE ROSCADO FLANGE DESLIZANTE FLANGE SOLDA DE ENCAIXE Diam Nom tubo FLANGE CEGO O T R X Qte/ Diam Diam. Circ. furos a Furos. B B 2 b FLANGE SOBREPOSTO B 3 H L L 2 L 3 c r C D rosca Paraf. ½ ¾ ¼ ½ ½ Dimensões em polegadas. (a)- diâmetro do furo é 1/8 in maior que o diâmetro do parafuso. (b)- Ver tabela de furos para espessura de parede (Norma)

24 PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI/ASME B 16.5 PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI B # - DIAMETROS ½" a 24" peso aproximado em libras CLASSE 150 lb Diam. Nom. do tubo Deslizante Slip On Roscado Threaded Solda Encaixe Socket Weld Sobreposto Lap Joint Cego Blind De Pesçoso Weld Neck ½ ¾ ¼ ½ ½ ½

25 25 PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI B # - DIAMETROS ½" a 24" peso aproximado em libras CLASSE 300 lb Diam. Nom. do tubo Deslizante Slip On Roscado Threaded Solda Encaixe Socket Weld Sobreposto Lap Joint Cego Blind De Pesçoso Weld Neck ½ ¾ ¼ ½ ½ ½ PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI B # - DIAMETROS ½" a 24"

26 26 peso aproximado em libras CLASSE 400 lb Diam. Nom. do tubo Deslizante Slip On Roscado Threaded Solda Encaixe Socket Weld Sobreposto Lap Joint Cego Blind De Pesçoso Weld Neck ½ ¾ ¼ ½ ½ ½

27 27 PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI B # - DIAMETROS ½" a 24" peso aproximado em libras CLASSE 600 lb Diam. Nom. do tubo Deslizante Slip On Roscado Threaded Solda Encaixe Socket Weld Sobreposto Lap Joint Cego Blind De Pesçoso Weld Neck ½ ¾ ¼ ½ ½ ½

28 28 PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI B # - DIAMETROS ½" a 24" peso aproximado em libras CLASSE 900 lb Diam. Nom. do tubo Deslizante Slip On Roscado Threaded Solda Encaixe Socket Weld Sobreposto Lap Joint Cego Blind De Pesçoso Weld Neck ½ ¾ ¼ ½ ½

29 29 PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI B # - DIAMETROS ½" a 24" peso aproximado em libras CLASSE 1500 lb Diam. Nom. do tubo Deslizante Slip On Roscado Threaded Solda Encaixe Socket Weld Sobreposto Lap Joint Cego Blind De Pesçoso Weld Neck ½ ¾ ¼ ½ ½

30 30 PESO APROXIMADO DE FLANGES FORJADOS ANSI B # - DIAMETROS ½" a 12" peso aproximado em libras CLASSE 2500 lb Diam. Nom. do tubo Deslizante Slip On Roscado Threaded Solda Encaixe Socket Weld Sobreposto Lap Joint Cego Blind De Pesçoso Weld Neck ½ ¾ ¼ ½ ½

31 FLANGES DE FERRO FUNDIDO ANSI/ASME B Cast Iron Pipe Flanges and Flanged Fittings FLANGES DE FERRO FUNDIDO CLASSE 125LW AWWA CLASS D HUB Diam. Nom. D. ext espessura Diam. na Base furo LTH Diam Circ. Furos Compr. Paraf. Diam. Furo Paraf. Qte de furos A T E B L C Dimensões em polegadas. Peso em libras. Notes: Flanges com cubo são usados em tubos que tem diâmetro externo igual ao diâmetro nominal do tubo da primeira coluna. *Classe de pressão são da AWWA Table 3 Class D. Pressão à temperatura atmosférica: tamanhos 4-12 in. inclusive, 175 psi; tamanhos maiores que 12 in., 150 psi. Esses flanges têm o mesmo diâmetro e furação dos flanges ASME ANSI B 16.1 classe 125 ferro fundido. peso

32 32 A ser especificado pelo comprador FLANGES DE FERRO FUNDIDO CLASSE 125WN Diam Nom Diam Ext Espessura D ext do RF Dia na Base Furoe Diam Conico LTH O C R X B A Y Circ. Furose Compr. Paraf. Diam furos Qte de furos Peso Dimensões em polegadas. Pesos em libras Notes: Can be furnished with a flat face. These flanges have the same OD and drilling as ANSI/ASME B16.1 class 125 cast-iron flanges.

33 33 FLANGES DE FERRO FUNDIDO CLASSE 250 (300 psi*) Diam Nom Dext Espessura Flange de Pescoço (WN) Dext do RF Diam na base Flange Deslizante (SO) Furo LTH Pesos WN SO WN SO O T R X B 2 B L 2 L Diam Circ Paraf Compr Paraf Diam Furo Qte furos WN SO Cego Dimensões em polegadas. Pesos em libras Nota: *Pressão definida na AWWA à temperatura atmosférica é 300 psi. Esses flanges têm o mesmo diâmetro e dados de furação dos flanges ASME/ANSI B 16.1 classe 250 tubos e acessórios de ferro fundido.

34 34 FLANGES DE FERRO FUNDIDO CLASSE 125 SO (275 psi*) Diam Nom Dext Espessura Dia na Base Furo LTH Diam. Circ. Paraf. A T E B L C Compr. Paraf. Diam. Furo Paraf Qte de furos Dimensions are in inches. Weights are in pounds. Notas: Comumente conhecido como classe 150# em maiores diâmetros. Pode ser fornecido com a face com ressalto. * Pressão definida na AWMA tabela 4 Classe E para temperatura atmosférica como 275 psi. Esses flanges tem o mesmo D ext e cotas de usinagem do ASME/ANSI B libras (flanges de aço carbono) Peso

35 DIMENSÕES DE PARAFUSOS DE FLANGES ANSI/ASME B 16.5 Flanges de aço forjado lb Diametro nominal do tubo (in) Nº de estojos Diametro do estojo (in) Comprimento do estojo (in) 1/2 4 1/2 2-1/2 3/4 4 1/2 2-1/ /2 2-3/4 1-1/4 4 1/2 2-3/4 1-1/2 4 1/ /8 3-1/2 2-1/2 4 5/8 3-3/ /8 3-3/4 3-1/2 8 5/8 3-3/ /8 3-3/ / /4 4-1/ /4 4-1/ /8 4-3/ / / / / /8 6-1/ /4 7

36 36 Flanges de Aço Forjado lb Diametro nominal do tubo (in) Nº de estojos Diametro do estojo (in) Comprimento do estojo (in) 1/2 4 1/2 2-3/4 3/4 4 5/8 3-1/ /8 3-1/4 1-1/4 4 5/8 3-1/2 1-1/2 4 3/4 3-3/ /8 3-3/4 2-1/2 8 3/4 4-1/ /4 4-1/2 3-1/2 8 3/4 4-1/ /4 4-3/ / / /8 5-3/ / /8 7-1/ /4 7-3/ / /4 8-1/ /4 9-1/4

37 37 Diametro nominal do tubo (in) Flanges de Aço Forjado lb Nº de estojos Diametro do estojo (in) Comprimento do estojo (in) 1/2 4 1/2 3-1/4 3/4 4 5/8 3-3/ /8 3-3/4 1-1/4 4 5/ /2 4 3/4 4-1/ /8 4-1/2 2-1/2 8 3/ /4 5-1/4 3-1/2 8 7/8 5-3/ /8 5-3/ / /8 6-1/ /8 7-3/ /4 8-1/ /4 8-1/ / /8 9-1/ /2 9-3/ /4 10-3/4

38 38 Diametro nominal do tubo (in) Flanges de Aço Forjado lb Nº de estojos Diametro do estojo (in) Comprimento do estojo (in) 1/2 4 1/2 3-1/4 3/4 4 5/8 3-3/ /8 3-3/4 1-1/4 4 5/ /2 4 3/4 4-1/ /8 4-1/2 2-1/2 8 3/ /4 5-1/4 3-1/2 8 7/8 5-3/ / / /8 7-3/ /4 8-3/ / /8 9-1/ /2 10-1/ / /8 11-1/ /8 13

39 39 Flanges de Aço Forjado lb Diametro nominal do tubo (in) Nº de estojos Diametro do estojo (in) Comprimento do estojo (in) 1/2 4 3/4 4-1/2 3/4 4 3/4 4-3/ /8 5-1/4 1-1/4 4 7/8 5-1/4 1-1/ / / / / / / /4 7-3/ /8 7-3/ / /8 9-1/ /8 10-1/ / /8 11-1/ / /2 17-1/2

40 40 Flanges de Aço Forjado lb Diametro nominal do tubo (in) Nº de estojos Diametro do estojo (in) Comprimento do estojo (in) 1/2 4 3/4 4-1/2 3/4 4 3/4 4-3/ /8 5-1/4 1-1/4 4 7/8 5-1/4 1-1/ / / / / /8 7-1/ / / /8 10-1/ /8 11-3/ /8 13-1/ /4 16-1/ / /4 19-1/ / /2 24-1/2

41 RECOMENDAÇÕES PARA PARAFUSOS ESTOJO DA AWHEM American Well Head Equipment Manufacturers- TECHNICAL REPORT TR9501 Revision A Recomendações para parafusos estojo e prisioneiros de FLANGES API Spec 6A D = diâmetro nominal do parafuso PRISIONEIRO L = comprimento medido de ponta a ponta T= Para flanges 6B & 6BX com junta anel R, RX & BX, o comprimento de rosca máximo em um lado = 1 diâmetro + 1,5 passo da rosca + 1/16 N= Comprimento roscado para a Porca em flanges 6B & 6BX com junta anel R, RX & BX deve ser 2-1/2 diameters de rosca total minimo. * Classe de Rosca Prisioneiros devem ser fornecidos com qualquer classe de rosca especificada. As porcas deverão ser American Standard Coarse or Fine series, Class 2A ou 8 UN. Quando for especificar para compra, inforamar: Diametro (D); Comprimento (L); Comprimento ponta a ponta. (Se o comprimento é tomado a partir do 1º fio de rosca isso deverá ser especificado) Comprimento roscado do prisioneiro (T) e a série da rosca Comprimento roscado dap orca (N) e a série da rosca Os parafusos estojo e priosioneiros são disponíveis tanto com rosca laminada (rosca rolada) como rosca usinada (cortada). Estojos e Prisioneiros estão disponíves em diversos graus do ASTM A193 Grades ou em materiais

42 42 5 TORQUE RECOMENDADO PARA PARAFUSOS DE FLANGES (B7 / L7 ESTOJO)* ANSI / API 6A / ISO 10423:2003 Feb. 1, 2005 ASTM A193 Grade B7 Resistência à tração e escoamento 2 1/2 e abaixo tração 125 ksi; escoamento 105 ksi Acima de 2 1/2 até 4 tração 115 ksi; escoamento 95 ksi Acima de 4 até 7 tração 100ksi ; escoamento 75 ksi ASTM A320 L7 Resistência à tração e escoamento Cobre somente 2 1/2 e abaixo - tração 125 ksi; escoamento 105 ksi Diametro do estojo Tensão Fonte: API 6-A, 19th Appendix D, Table D1 & D2 Coeficiente de Fricção para parfuso revestido com teflon Coeficiente de Fricção para parafuso simples (não revestido) Tamanho Ibf Torque Torque Torque Torque Inch Nm Ft. lbs Nm Ft. lbs f=0.07 f=0.07 f=0.13 f=0.13 1/ / / / / / / / / / / / / / / / / /

43 PRESSÃO MÁXIMA PARA FLANGES DE DIMENSÕES CONFORME ISO 2229 E MATERIAL ASTM A 105. * Pressão Manométrica (kpa) Temperatura ( o C) Classe de pressão do flange < * ISO 2229:1973 Equipment for the petroleum and natural gas industries -- Steel pipe flanges, nominal sizes 1/2 to 24 in -- Metric dimensions *ASTM A105 aço cabono Especificações ASTM A105 (Forging - Open Die), ASTM A695 (B), UNS K03504 C% Si% Mn% P% S% Cu% Ni% Cr% Mo% V% Nb% max max max max max max max max max 0,35 0,10-0,35 0,60-1,05 0,035 0,04 0,4 0,4 0,3 0,12 0,08 0,02

44 PRESSÃO MÁXIMA DE TRABALHO X TEMPERATURA DE TRABALHO PARA FLANGES DE FERRO FUNDIDO Temperatura ( o F) PRESSÃO MÁXIMA DE TRABALHO (psig) CLASSE DE PRESSÃO Tamanho (diâmetro) do tubo (in) ) -20 up to

45 45 8 MONTAGEM DOS FLANGES NA TUBULAÇÃO CHANFROS PARA SOLDAGEM DE FLANGES PADRÕES PARA CHANFRO DE SOLDA Espessura de parede (t) Espessura de Parede maior que ¾ 3/16" à 3/4" inclusive 8.2 MONTAGEM DOS FLANGES À TUBULAÇÃO - FIGURAS

46 46

47 SEQUÊNCIA DE APERTO DE PARAFUSOS A sequência de aperto de parafusos ou parafusos estojo tem grande influencia na prée-carga em uma junta. Desde que os parafusos não são apertados simultaneamente, é recomendável que o aperto seja cruzado, isto é, o aperto deve se dar na sequencia dos parafusos diametralmente opostos. As figuras abaixo indicam a sequencia de aperto X-Y e a sequencia de rotação que deve ser adotada no aperto dos flanges. Esse procedimento deverá ser adotado para todos os equipamentos e acessórios que tenham tampas com juntas. O primeiro passo é lubrificar os parafusos e as porcas. Em seguida aperte-os até que encostem no flante (conhecido como aperto com a mão- nessa fase não há torque). Caso esteja utilizando uma máquina pneumática, coloque a pressão de ar no MÍNIMO. A seguir adote o procedimento descrito a seguir: Flanges com 4 e 8 parafusos Aplique torque de 30% do torque final na sequencia de aperto Aplique 60% do torque final na sequencia de aperto Aplique 100% do torque final na sequencia de aperto Por fim cheque o torque final no sentido dos ponteiros do relógio (ou ao contrário) Flanges com 12 parafusos ou mais Aplique torque de 20% do torque final na sequencia de aperto Aplique 40% do torque final na sequencia de aperto Aplique 80% do torque final na sequencia de aperto Aplique 100% do torque final na sequencia de aperto Por fim cheque o torque final no sentido dos ponteiros do relógio (ou ao contrário)

48 Sequencia de aperto 1-2, 3-4 Ordem de rotação 1, 3, 2, 4 Sequencia de aperto 1-2, 3-4, 5-6, 7-8 Ordem de rotação 1, 5, 3, 7, 2, 6, 4, 8 Sequencia de aperto 1-2, 3-4, 5-6, 7-8, 9-10, Ordem de rotação 1, 5, 9, 3, 7,11, 10, 2, 6, 4, 8, 12

49 49 9 PROTEÇÃO, ARMAZENAMENTO E PRESERVAÇÃO DE FLANGES 9.1 PROTEÇÃO No comércio são encontradas diversos dispositivos para proteção dos flanges, principalmente das ranhuras que se danificadas não proporcionarão a vedação. Os modelos mais comums estão mostrados a seguir. Normalmente o material de fabricação dessas proteção é polietileno. Protetores tipo Flange full face, fabricados em polietileno usualmente na cor preta. (fabricante : Caplug, Alliance Plasticos ) Pode ser afixado ao flange com plugs ou com pinos e arruelas O modelo abaixo, também em poletileno não requer fixadores pois ajusta-se ao furo do flange (fabricante: Alliance Plasticos) Material Polietileno de baixa densidade, cor preto, Normas ANSI/ASME B 16.5 Protetor com adesivo.

Dureza Máxima Rockwell B. a) De acordo com a Norma API 6 A os anéis em ferro doce e aço carbono devem ser cadmiados com uma camada de 0,0002 a 0,0005.

Dureza Máxima Rockwell B. a) De acordo com a Norma API 6 A os anéis em ferro doce e aço carbono devem ser cadmiados com uma camada de 0,0002 a 0,0005. - São anéis metálicos usinados de acordo com padrões estabelecidos pelo American Petroleum Institute (API) e American Society of Mechanical Engineers (ASME), para aplicações em elevadas pressões e temperaturas.

Leia mais

Normas Atendidas. Tubos de aço carbono, sem costura, trefilados a frio, para permutadores de calor ou condensadores.

Normas Atendidas. Tubos de aço carbono, sem costura, trefilados a frio, para permutadores de calor ou condensadores. 4 Empresa Certificada ISO 9001 Distribuição de Tubos em Aço Carbono Tubos sem Costura Tubos de aço sem costura são utilizados em aplicações como cilindros hidráulicos, componentes de transmissão, oleodutos,

Leia mais

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS

MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS Ligações rosqueadas; Ligações soldadas; Ligações flangeadas; Ligações de ponta e bolsa; Outras Ligações: - Ligações de compressão; - Ligações patenteadas. 1 Fatores que influenciam

Leia mais

Dados Técnicos Sobre Tubos

Dados Técnicos Sobre Tubos www.swagelok.com Dados Técnicos Sobre Tubos Índice Serviço de Gás.......................... 2 Instalação.............................. 2 Tabelas de Pressão de Trabalho Sugeridas Tubos em Aço Carbono.....................

Leia mais

AULA 2 CONTEÚDO: Capítulo 3. Capítulo 5. Capítulo 6. Volume I do Livro Texto. Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão

AULA 2 CONTEÚDO: Capítulo 3. Capítulo 5. Capítulo 6. Volume I do Livro Texto. Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão AULA 2 Volume I do Livro Texto CONTEÚDO: Capítulo 3 Capítulo 5 Capítulo 6 Meios de Ligação de Tubos. Conexões de Tubulação. Juntas de Expansão 1 MEIOS DE LIGAÇÃO DE TUBOS PRINCIPAIS MEIOS LIGAÇÕES ROSQUEADAS

Leia mais

Catálogo de Juntas RTJ

Catálogo de Juntas RTJ Catálogo de Juntas RTJ Control Seals VEDAÇÕES INDUSTRIAIS São anéis metálicos usinados de acordo com padrões estabelecidos pelo American Petroleum Institute (API) e American Society of Mechanical Engineers

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAL PARA TUBOS

ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAL PARA TUBOS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAL PARA TUBOS ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAL COMPOSICÃO QUÍMICA PROCESSO DE FABRICAÇÃO PROPRIEDADES MECÂNICAS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CONTROLE DE QUALIDADE TENSÕES ADMISSÍVEIS EMPREGO

Leia mais

Conectores / Adaptadores

Conectores / Adaptadores Conectores / Adaptadores Rev.10 1/20 ÍNDICE CONECTORES/ADAPTADORES PARA SOLDA CBW CFSW CW LBW LW TSW UDS UFSW UMSW USW TÓPICO PÁGINAS CBW CONECTOR PARA SOLDA DE TOPO 4 CFSW CONECTOR FÊMEA PARA SOLDA DE

Leia mais

Placa de orifício 1495 da Rosemount, União de flange de orifício 1496 da Rosemount

Placa de orifício 1495 da Rosemount, União de flange de orifício 1496 da Rosemount Manual de Referência Placa de orifício 1495 da Rosemount, União de flange de orifício 1496 da Rosemount Rosemount 1495 Placa do orifício Rosemount 1496 União de flange de orifício www.rosemount.com Manual

Leia mais

CONECTORES MEIOS DE LIGAÇÃO ENTRE TUBOS

CONECTORES MEIOS DE LIGAÇÃO ENTRE TUBOS CONECTORES MEIOS DE LIGAÇÃO ENTRE TUBOS ELEMENTOS DE LINHA São equipamentos e acessórios que se apresentam com constância ao longo de uma tubulação de processo. Os principais desses componentes são: conectores,

Leia mais

Histórico. Conesteel Válvulas Industriais Ltda Fone: (11) 2910.1444 www.conesteel.com.br І vendas@conesteel.com.br

Histórico. Conesteel Válvulas Industriais Ltda Fone: (11) 2910.1444 www.conesteel.com.br І vendas@conesteel.com.br Histórico A CONESTEEL foi fundada em 1986, inicialmente como fabricante de conexões e após alguns anos iniciou a fabricação de válvulas forjadas. Seu quadro diretor é formado por profissionais com experiência

Leia mais

Tubulações Industriais

Tubulações Industriais 07/12/2012 1 2012 Tubos 07/12/2012 2 Geração Produção e / ou Tubulação Utilização Armazenagem Utilização Líquidos Pastosos Com suspensão Gases 07/12/2012 3 Conduto rígido tubos; Conduto flexível tubo fexível,

Leia mais

Certificado de Registro e Classificação Cadastral - CRCC

Certificado de Registro e Classificação Cadastral - CRCC CERTIFICAMOS que a empresa acima identificada encontra-se regularmente inscrita no Cadastro de es de Materiais e/ou Serviços da PETROBRAS e habilitada para as especialidades indicadas conforme relação

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES Válvula de agulha Conexão roscada segundo. Asme b1 20.1 (NPT) Din 2.999 & Bs 21 Iso 228/1 & Iso 7/1 6000 Psi Padrão Fire-Safe.

ESPECIFICAÇÕES Válvula de agulha Conexão roscada segundo. Asme b1 20.1 (NPT) Din 2.999 & Bs 21 Iso 228/1 & Iso 7/1 6000 Psi Padrão Fire-Safe. 01/66 FIG.Nº.:AG-01 Bitola 1/8 á 1. Válvula de agulha Conexão roscada segundo. Asme b1 20.1 (NPT) Din 2.999 & Bs 21 Iso 228/1 & Iso 7/1 6000 Psi Padrão Fire-Safe. Nº NOMES DAS PARTES CONSTRUÇÃO 01 TRAVA

Leia mais

VÁLVULAS AGULHA DE CASTELO APARAFUSADO SÉRIES H-99 & H-99HP

VÁLVULAS AGULHA DE CASTELO APARAFUSADO SÉRIES H-99 & H-99HP VÁLVULAS AGULHA DE CASTELO APARAFUSADO SÉRIES H-99 & H-99HP CARACTERÍSTICAS n Haste a prova de expulsão n MAXPT até 1, psi (69 bar) n MAXTT até 6 C (1112 F) n Faixa de Tamanho: a 1" ou a 25mm GERAL As

Leia mais

A seguir parte do material didático que é distribuído aos participantes do curso.

A seguir parte do material didático que é distribuído aos participantes do curso. A seguir parte do material didático que é distribuído aos participantes do curso. A próxima turma do curso VÁLVULAS INDUSTRIAIS está programada para o período de 16 a 19 de setembro de 2013, no Rio de

Leia mais

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002 Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior Goulds Pumps Goulds Modelos 5150/VJC Bombas cantiléver verticais Projetadas para lidar com lamas corrosivas

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem Instruções de montagem Indicações importantes relativas às instruções de montagem VOSS O desempenho e a segurança mais elevados possíveis no funcionamento dos produtos VOSS só serão obtidos se forem cumpridas

Leia mais

VÁLVULAS SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004

VÁLVULAS SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004 VÁLVULAS ÍNDICE Válvulas de agulha Série 2700... 02 Válvulas Manifold Série 2700... 08 Manifold 2 Vias... 10 Manifold 3 Vias... 13 Suporte para Manifold de 3 Vias... 16 Válvulas miniatura Série 1800...

Leia mais

BOMBA DE ENGRENAGENS EXTERNAS FBE

BOMBA DE ENGRENAGENS EXTERNAS FBE MANUAL TÉCNICO Série: FBE Aplicação Desenvolvida para trabalhar com fluidos viscosos, em inúmeras aplicações, tais como indústrias químicas, petroquímicas, papel, polpa, siderúrgica, mineração, alimentícia,

Leia mais

V Á L V U L A S SÉRIE 2700

V Á L V U L A S SÉRIE 2700 V Á L V U L A S SÉRIE 2700 Válvulas de agulha compactas de alta confiabilidade e versatilidade para controle de processos e uso geral na indústria. As modernas válvulas de agulha Série 2700 da Detroit

Leia mais

Í N D I C E D E R E V I S Õ E S

Í N D I C E D E R E V I S Õ E S USUÁRIO: CEGÁS 1 de 4 OBJETO: AMPLIAÇÃO DA RE DISTRIBUIÇÃO GÁS NATURAL RAMAL DISTRIBUIÇÃO PARA ATENDIMENTO A CLIENTES MATERIAL TUBULAÇÃO EM AÇO CARBONO PARA GASODUTO DISTRIBUIÇÃO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS COMPONENTES DO CRM COM MEDIDOR TIPO DIAFRAGMA (G4, G6, G10 ou G16) Í N D I C E D E R E V I S Õ E S

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS COMPONENTES DO CRM COM MEDIDOR TIPO DIAFRAGMA (G4, G6, G10 ou G16) Í N D I C E D E R E V I S Õ E S USUÁRIO: CEGÁS FOLHA: 1 de 5 OBJETO: AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL OBRA. Í N D I C E D E R E V I S Õ E S REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 A B EMISSÃO PARA APROVAÇÃO ATENDENDO COMENTÁRIOS

Leia mais

www.swagelok.com Flanges

www.swagelok.com Flanges www.swagelok.com s Transições sem rosca e sem solda entre sistemas de tubos rígidos flangeados e sistemas de tubos flexíveis Os flanges atendem às Normas SM, IN, N e IS Inteiramente usinados a partir de

Leia mais

Medição de vazão. Aplicações. Características especiais. Descrição

Medição de vazão. Aplicações. Características especiais. Descrição Medição de vazão Bocal de vazão para instalação interna na tubulação, modelo FLC-FN-PIP Bocal de vazão para montagem entre flanges, modelo FLC-FN-FLN WIKA folha de dados FL 10.03 Aplicações Geração de

Leia mais

- Castelo selado a pressão: "Pressure Seal" - Castelo soldado c/ anel de assento. - Anel lanterna - somente classes 300-600 - 900-1500.

- Castelo selado a pressão: Pressure Seal - Castelo soldado c/ anel de assento. - Anel lanterna - somente classes 300-600 - 900-1500. NICSA Válvulas de Fundido Gaveta - Globo - Retenção Classes ANSI 150-300 - 600-900 - 1500 FVAF-0206 Gaveta NICSA Globo Retenção Pressões de conforme API - 598 Classe 150 psi Classe 300 psi Classe 600 psi

Leia mais

Informações Técnicas Uso Orientativo

Informações Técnicas Uso Orientativo Parafusos X Buchas de ylon Buchas º Auto-atarraxante s aplicáveis Madeira Sextavado soberba Parafusos mais utilizados 4 2,2 2,2 a 2,8 2,8 x 25-2,8 x 30 5 2,9 a 3,5 2,2 a 3,8 2,8 x 30-3,2 x 40-3,5 x 45

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO Portaria n.º 33,de 22 de janeiro de 2004. O PRESIDENTE

Leia mais

Worldval Válvulas e Acessórios Industriais Ltda.

Worldval Válvulas e Acessórios Industriais Ltda. Informações gerais: Worldval Válvulas e Acessórios Industriais Ltda. Fábrica: Fone/Fax: Site : E-mail : Data da Fundação: Rua: Amélio Koga, / - Vila Invernada São Paulo - SP. (0) - worldval@worldval.com.br

Leia mais

Manual de Instalação, Operação e Manutenção Válvulas Gaveta, Globo e Retenção Informações Gerais Precauções e Recomendações Manuseio e Armazenamento

Manual de Instalação, Operação e Manutenção Válvulas Gaveta, Globo e Retenção Informações Gerais Precauções e Recomendações Manuseio e Armazenamento Informações Gerais Para garantir a qualidade e a vida útil de uma válvula é necessário verificar a instalação, aplicação, bem como o seu material de acordo com o fluido que será utilizado e uma manutenção

Leia mais

27 Sistemas de vedação II

27 Sistemas de vedação II A U A UL LA Sistemas de vedação II Ao examinar uma válvula de retenção, um mecânico de manutenção percebeu que ela apresentava vazamento. Qual a causa desse vazamento? Ao verificar um selo mecânico de

Leia mais

Manual PORTA PLACAS. Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21

Manual PORTA PLACAS. Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21 Rev 00-12/07/2012 pág - 1 de 21 Manual PORTA PLACAS Rev 00-12/07/2012 pág - 2 de 21 Índice CERTIFICADO ISO 9001:2008 DESENHO DE OPERAÇÃO MANUAL DE OPERAÇÃO DESENHO DE CONJUNTO TABELAS DIMENSIONAIS Histórico

Leia mais

Informativo Técnico. 11 3207-8466 vendas@indufix.com.br www.indufix.com.br

Informativo Técnico. 11 3207-8466 vendas@indufix.com.br www.indufix.com.br Informativo Técnico Descrição Os fixadores contidos neste informativo são normalizados pela incorporadora de normas ASTM (American Society for Testing and Materials), com finalidade fixação e união de

Leia mais

VÁLVULAS SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004

VÁLVULAS SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004 VÁLVULAS ÍNDICE Válvulas de agulha Série 2700... 02 Válvulas Manifold Série 2700... 08 Manifold 2 Vias... 10 Manifold 3 Vias... 13 Suporte para Manifold de 3 Vias... 16 Válvulas miniatura Série 1800...

Leia mais

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line - PPL - é um novo sistema de tubulação de encaixe rápido projetado para todo tipo de planta de ar comprimido, bem como para outros fluidos, gases

Leia mais

Podemos filtrar ou separar para aproveitar tanto a parte líquida quanto a parte sólida.

Podemos filtrar ou separar para aproveitar tanto a parte líquida quanto a parte sólida. 1. FILTRAGEM 1/6 É o processo que tem como objetivo de separar mecanicamente sólidos de líquidos ou gases. Quando a separação se faz por meio de coalescência ou centrifugação, dizemos que se trata apenas

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem Instruções de montagem Indicações importantes relativas às instruções de montagem VOSS O desempenho e a segurança mais elevados possíveis no funcionamento dos produtos VOSS só serão obtidos se forem cumpridas

Leia mais

ANEXO A MATERIAIS ENGENHARIA DE VÁLVULAS E EQUIP. LTDA

ANEXO A MATERIAIS ENGENHARIA DE VÁLVULAS E EQUIP. LTDA MATERIAIS ANEXO A Pág. - Tabela 1: Limites de temperatura de uso para os materiais... A1 - Tabela 2: Ratings e pressões de teste para válvulas: Materiais do Grupo 1.1... A3 - Tabela 3: Ratings e pressões

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem Instruções de montagem Indicações importantes relativas às instruções de montagem VOSS O desempenho e a segurança mais elevados possíveis no funcionamento dos produtos VOSS só serão obtidos se forem cumpridas

Leia mais

Selo diafragma com conexão flangeada Com diafragma faceado ao processo Modelo 990.27

Selo diafragma com conexão flangeada Com diafragma faceado ao processo Modelo 990.27 Selo diafragma Selo diafragma com conexão flangeada Com diafragma faceado ao processo Modelo 990.27 WIKA Folha técnica DS 99.27 Outras aprovações veja página 3 Aplicações Indústria de processos químicos

Leia mais

Keystone RMI DUBEX Válvula Borboleta

Keystone RMI DUBEX Válvula Borboleta Keystone RMI DUBEX Válvula Borboleta Dubex é uma válvula de sede resiliente triexcêntrica com flange duplo, projetada para serviços na indústria de água Características Aplicação geral Estação de bombeamento

Leia mais

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor 1. Junta de expansão de fole com purga de vapor d água Em juntas de expansão com purga da camisa interna, para

Leia mais

TRIUNION INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. www.triunion.com.br. Rev.4(4) 1/19

TRIUNION INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. www.triunion.com.br. Rev.4(4) 1/19 Rev.4(4) 1/19 ÍNDICE VÁLVULAS PARA PAINEL SÉRIES 200P 300P 400P TÓPICOS PÁGINAS 200 P* MINIVÁLVULA PARA PAINEL 3 4 300 TP MINIVÁLVULAS 3 VIAS PARA PAINEL 5 6 400 FP VÁLVULA X PARA PAINEL 7 8 400 MFAP VÁLVULA

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação.

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos

Curso de Engenharia de Produção. Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos Curso de Engenharia de Produção Sistemas Mecânicos e Eletromecânicos Introdução: Um rebite compõe-se de um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça. A cabeça pode ter vários formatos. Os rebites

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

Como escolher sua broca

Como escolher sua broca pdrilling Content w Como escolher sua broca Como escolher sua broca 1 Defina o diâmetro da broca e profundidade do furo Procure as faixas de diâmetro e profundidade do furo para as brocas relacionadas

Leia mais

E-mail: vendas@bratal.com.br

E-mail: vendas@bratal.com.br CENTRAL DE VENDAS Consulte-nos pelo fone/fax : (19) 341.0081 E-mail: vendas@bratal.com.br 603 - Tubos 01 ESCOLHA ADEQUADA DA TUBULAÇÃO.... 1 DIAGRAMA TEÓRICO PARA CÁLCULO DE TUBULAÇÕES...........................

Leia mais

A TECNOLOGIA APLICADA EM TUBOS E PERFIS WWW.STARTECNOLOGIA.COM.BR. FERRITES & IMPEDERS APLICAÇÕES

A TECNOLOGIA APLICADA EM TUBOS E PERFIS WWW.STARTECNOLOGIA.COM.BR. FERRITES & IMPEDERS APLICAÇÕES FERRITES & IMPEDERS APLICAÇÕES 1 FERRITES Os ferrites são produzidos com óxido de ferro, cobalto, níquel, manganês e zinco. Após misturados são prensados de acordo com o perfil desejado. É sinterizado

Leia mais

TUBOS DE PROTEÇÃO TUBOS DE PROTEÇÃO

TUBOS DE PROTEÇÃO TUBOS DE PROTEÇÃO TUBOS METÁLICOS São feitos em metal (normalmente aço inox), fechado em uma das extremidades através de solda ou caldeamento, e, quase sempre rosqueado na outra parte e fixo ao. TUBOS CERÂMICOS São muito

Leia mais

CONEXÕES SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004

CONEXÕES SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004 ONEXÕES SISTEMS D QULIDDE E MIENTL ERTIFIDOS ONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004 ONEXÕES DPTUDO onexões e adaptadores para uso geral na indústria, usados para interligar outras peças

Leia mais

Manômetros, modelo 7 conforme a diretiva 94/9/CE (ATEX)

Manômetros, modelo 7 conforme a diretiva 94/9/CE (ATEX) Manual de instruções Manômetros, modelo 7 conforme a diretiva 94/9/CE (ATEX) II 2 GD c TX Modelo 732.51.100 conforme ATEX Modelo 732.14.100 conforme ATEX Manual de instruções, modelo 7 conforme ATEX ágina

Leia mais

06.06-PORB. Adaptadores Vic-Flange. Nº. Sistema Enviado por Seção Espec. Parágr. Local Data Aprovado Data TUBO DE AÇO-CARBONO ACOPLAMENTOS RANHURADOS

06.06-PORB. Adaptadores Vic-Flange. Nº. Sistema Enviado por Seção Espec. Parágr. Local Data Aprovado Data TUBO DE AÇO-CARBONO ACOPLAMENTOS RANHURADOS PARA MAIS DETALHES CONSULTE A PUBLICAÇÃO VICTAULIC 10.01 Modelo 741 O adaptador Modelo 741 é desenhado para incorporar diretamente componentes flangeados com padrões de orifício do parafuso ANSI CL. 125

Leia mais

CONEXÕES PARA ÁGUA FRIA EM PVC

CONEXÕES PARA ÁGUA FRIA EM PVC CONEXÕES PARA ÁGUA FRIA EM PVC Tubos e Conexões de PVC, para Água Fria, com Junta Soldável Norma Regulamentadora: ABNT NBR 5648 / jan 1999. Campo de Aplicação: Sistemas Prediais, condominiais e pequenas

Leia mais

VÁLVULA ESFERA MONOBLOCO LATÃO FORJADO

VÁLVULA ESFERA MONOBLOCO LATÃO FORJADO VÁLVULA MONOBLOCO LATÃO FORJADO A Válvula de Esfera Monobloco GBR, possue corpo e peça única, oferecendo segurança absoluta com vedação estanque. São construídas em latão forjado, conforme DIN 17.660,

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação A U A UL LA Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que

Leia mais

Catálogo Técnico VÁLVULAS INDUSTRIAIS

Catálogo Técnico VÁLVULAS INDUSTRIAIS Catálogo Técnico VÁLVULAS INDUSTRIAIS VÁLVULA FERRO CLASSE GAVETA FUNDIDO 15 Válvula gaveta em ferro fundido ASTM A 16 B; classe 15 lbs; haste ascendente com rosca trapezoidal externa e castelo aparafusado

Leia mais

Série: FBME MANUAL TÉCNICO BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO FBME. Aplicação

Série: FBME MANUAL TÉCNICO BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO FBME. Aplicação MANUAL TÉCNICO Série: FBME Aplicação Desenvolvida para trabalhar com líquidos limpos ou turvos, em inúmeras aplicações, tais como indústrias químicas, petroquímicas, papel, polpa, siderúrgica, mineração,

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO VÁLVULAS E FILTROS INDUSTRIAIS PRODUTOS COM QUALIDADE E SEGURANÇA

CATÁLOGO TÉCNICO VÁLVULAS E FILTROS INDUSTRIAIS PRODUTOS COM QUALIDADE E SEGURANÇA CATÁLOGO TÉCNICO S E FILTROS INDUSTRIAIS PRODUTOS COM QUALIDADE E SEGURANÇA ÍNDICE S FIG. PÁG. Gaveta HA FoFo FLG ANSI - 125# - V.B. 10 1 Gaveta HA FoFo FLG ANSI - 125# - V.I. 11 2 Gaveta HA WCB FLG ASME

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

TC501 componentes. Cabeçote de conexão tipo B

TC501 componentes. Cabeçote de conexão tipo B TE 65.30 Termopares Modelo reto com inserto de medição substituível Medição Eletrônica de Temperatura para medição de gás de combustão Modelo TC 501 Aplicações - altos fornos, aquecedores de ar - processos

Leia mais

Tubos cladeados. Tubos resistentes à corrosão. Tubos cladeados

Tubos cladeados. Tubos resistentes à corrosão. Tubos cladeados 1 Tubos cladeados Tubos resistentes à corrosão Tubos cladeados Tubos especiais e componentes prontos para a instalação Tubulações pré-fabricadas e componentes soldados Vasos, tanques e torres Construção

Leia mais

VÁLVULAS MANIFOLD MANIFOLD 3 VIAS MANIFOLD 5 VIAS

VÁLVULAS MANIFOLD MANIFOLD 3 VIAS MANIFOLD 5 VIAS MANIFOLD As válvulas Manifold, produzidas pela Detroit, foram desenvolvidas e dimensionadas para tornar uma tubulação de instrumentos de diferencial de pressão mais simples, mais segura e mais confiável.

Leia mais

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS

Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Seção 9 PISTÕES - ANÉIS - BIELAS Índice da seção Página Bielas Montagem da biela no pistão... 4 Verificação Instalação... 7 Remoção Torque... 8 Pistões Montagem do pistão na biela... 4 Verificação do desgaste

Leia mais

Perda de Carga e Comprimento Equivalente

Perda de Carga e Comprimento Equivalente Perda de Carga e Comprimento Equivalente Objetivo Este resumo tem a finalidade de informar os conceitos básicos para mecânicos e técnicos refrigeristas sobre Perda de Carga e Comprimento Equivalente, para

Leia mais

LATERAIS E ADUTORAS MATERIAIS EMPREGADOS EM TUBULAÇÕES

LATERAIS E ADUTORAS MATERIAIS EMPREGADOS EM TUBULAÇÕES LATERAIS E ADUTORAS Uma tubulação em irrigação pode, conforme a finalidade, ser designada como adutora, ramal ou lateral. A adutora é aquela tubulação que vai da bomba até a área a ser irrigada. Normalmente

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

VÁLVULAS SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004

VÁLVULAS SISTEMAS DA QUALIDADE E AMBIENTAL CERTIFICADOS CONFORME ISO 9001:2000, ISO/TS 16949:2002 E ISO 14001:2004 VÁLVULAS ÍNDICE Válvulas de agulha Série 2700... 02 Válvulas Manifold Série 2700... 08 Manifold 2 Vias... 10 Manifold 3 Vias... 13 Suporte para Manifold de 3 Vias... 16 Válvulas miniatura Série 1800...

Leia mais

kyem todos os tamanhos, formas e padrões

kyem todos os tamanhos, formas e padrões . kyem todos os tamanhos, formas e padrões de Instalação Alfa Laval A Alfa Laval é o seu fornecedor completo de conexões e tubulações especializados, utilizadas em aplicações de processos alimentícios,

Leia mais

VÁLVULA GLOBO DE CONTROLE SÉRIE 10

VÁLVULA GLOBO DE CONTROLE SÉRIE 10 VÁLVULA GLOBO DE CONTROLE SÉRIE 10 EXCELÊNCIA EM CONTROLE DE FLUXO 1 Válvula Globo de Controle Série 10 Características gerais As válvulas globo de controle de sede simples da série 10, produzidas pela

Leia mais

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos

Manual de Instruções. Poços de Proteção. Exemplos Manual de Instruções oços de roteção Exemplos Manual de Instruções de oços de roteção ágina 3-11 2 Índice Índice 1. Instruções de segurança 4 2. Descrição 4 3. Condições de instalação e instalação 5 4.

Leia mais

CATÁLOGO DE METROLOGIA

CATÁLOGO DE METROLOGIA CATÁLOGO DE METROLOGIA 1 PAQUÍMETRO PAQUÍMETRO UNIVERSAL PAQUÍMETRO UNIVERSAL (MD) capacidade LEITURA 141-112 0-150mm / 0-6 0,02mm / 0,001 141-113 0-150mm / 0-6 0,05mm / 1/128 141-114 0-200mm / 0-8 0,02mm

Leia mais

M40Fi3 ISO. Válvula Esfera Passagem Reduzida DN 1 a 6 ANSI 150 e 300

M40Fi3 ISO. Válvula Esfera Passagem Reduzida DN 1 a 6 ANSI 150 e 300 Página 1 a 6 TI-D221-02 M40Fi ISO Válvula Esfera Passagem Reduzida DN 1 a 6 ANSI 150 e 300 Descrição A válvula M40Fi ISO é uma válvula esfera de passagem reduzida, com construção monobloco, e tem montagem

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 6000-000-000-200-001

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 6000-000-000-200-001 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 6000-000-000-200-001 1 de 13 : DATA: 08/02/08 GEPRO GERENCIA DE PROJETOS Nº do Contrato: RESP. TÉCNICO/ CREA: ÍNDICE DE REVISÕES REV. E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Leia mais

TRIUNION INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. www.triunion.com.br. Rev. 5 1/27

TRIUNION INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. www.triunion.com.br. Rev. 5 1/27 Rev. 5 1/27 ÍNDICE VÁLVULAS SÉRIES 400 1400 TÓPICO PÁGINAS 400 F VÁLVULA X 3 4 400 FA VÁLVULA ANGULAR 5 6 400 FT VÁLVULA X TUBO O.D. 7 8 400 LMF VÁLVULA X LONGA 9 10 400 M VÁLVULA X 11 12 400 MF VÁLVULA

Leia mais

Tubos são condutos fechados, destinados ao transporte de fluidos.

Tubos são condutos fechados, destinados ao transporte de fluidos. Tubulações Tubos são condutos fechados, destinados ao transporte de fluidos. Tubulação é conjunto de tubos e seus diversos acessórios(curvas, tês, reduções, flanges, luvas, junta de expansão, válvulas,

Leia mais

Certificado de Registro e Classificação Cadastral

Certificado de Registro e Classificação Cadastral CERTIFICAMOS que a empresa acima identificada encontra-se regularmente inscrita no Cadastro de Fornecedores de Materiais e/ou Serviços PETROBRAS e habilitada para as especialidades indicadas conforme relação

Leia mais

Catálogo Técnico. www.novema.com.br

Catálogo Técnico. www.novema.com.br Catálogo Técnico 2014 www.novema.com.br ÍNDICE VÁLVULAS: Fig. Pág. Gaveta HA FoFo FLG ANSI 125 LBS VB NVM 01 F 04 Gaveta HA FoFo FLG ANSI 125 LBS VI NVM 02 F 05 Gaveta HA WCB FLG ANSI 150 LBS NVM 03 06

Leia mais

SV74 Válvula de Segurança em Aço Carbono

SV74 Válvula de Segurança em Aço Carbono Página 1 de 5 BR Rev.00 Descrição SV74 Válvula de Segurança em Aço Carbono A série SV74 de válvulas de segurança em aço carbono é construída em confirmidade com a Seção I e VIII da ASME Boiler and Pressure

Leia mais

Válvulas Criogênicas. Guia de Produtos - 2011. www.qualitecinstrumentos.com.br

Válvulas Criogênicas. Guia de Produtos - 2011. www.qualitecinstrumentos.com.br Válvulas Criogênicas Guia de Produtos - 2011 Linha de Produtos Válvulas de Segurança Industriais Fluído: Gases, vapores, fluidos e refrigerantes Diâmetro: 1/4 até 2 Temperatura: -50 C (-58 F)... +225 C

Leia mais

Exemplos das perguntas para Teste e defesas de Oficinas Gerais Serralharia

Exemplos das perguntas para Teste e defesas de Oficinas Gerais Serralharia Exemplos das perguntas para Teste e defesas de Oficinas Gerais Serralharia 1. Apresentar os esquemas de medição das dimensões a, b e c indicadas na figura 1 (desenhar as testeiras, orelhas e pé do paquímetro

Leia mais

TUBOS EM AÇO CARBONO COM SOLDA HELICOIDAL CONFORME NORMA NBR 5622

TUBOS EM AÇO CARBONO COM SOLDA HELICOIDAL CONFORME NORMA NBR 5622 TUBOS EM AÇO CARBONO COM SOLDA HELICOIDAL CONFORME NORMA NBR 5622 APRESENTAÇÃO Atuando no mercado desde 1988, a DRAGTEC, empresa conceituada no mercado de tubos, apresenta sua linha de produtos para comercialização,

Leia mais

FIXADORES ASTM A325 FORÇA DE PROTENSÃO MÍN. FORÇA DE RUPTURA MÍN. LBF kgf LBF 1/2-13 UNC 5/8-11 UNC

FIXADORES ASTM A325 FORÇA DE PROTENSÃO MÍN. FORÇA DE RUPTURA MÍN. LBF kgf LBF 1/2-13 UNC 5/8-11 UNC Fixadores de alta resistência, empregados em ligações parafusadas estruturais e indicados em montagens de maior responsabilidade. Fabricados em aço de alta resistência e tratados termicamente, os parafusos

Leia mais

KITS DE ISOLAMENTO PARA FLANGES

KITS DE ISOLAMENTO PARA FLANGES KITS DE ISOLAMENTO PARA FLANGES Kits de Isolamento para Flanges Trata-se de um conjunto de peças cuja função é isolar eletricamente flanges de tubulações da passagem de correntes estranhas, evitando a

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO FIXADOR ASTM A325 TIPO 1

BOLETIM TÉCNICO FIXADOR ASTM A325 TIPO 1 BOLETIM TÉCNICO FIXADOR ASTM A325 TIPO 1 Elaborador: Verificadores: Aprovador: RAMON PINHEIRO GARCIA DIEGO CAMERA RAMON PINHEIRO GARCIA 1 FIXADORES ASTM A325 TIPO1 Fixador de alta resistência para montagem

Leia mais

Catálogo. Empresa Certificada ISO 9001 - Distribuição de Tubos em Aço Carbono

Catálogo. Empresa Certificada ISO 9001 - Distribuição de Tubos em Aço Carbono Catálogo Empresa Certificada ISO 9001 Distribuição de Tubos em Aço Carbono Empresa Empresa Certificada ISO 9001 Distribuição de Tubos em Aço Carbono Nossa Hístória A Cemil é uma empresa que busca a perfeição

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

TUBULAÇÕES JOSÉ AERTON ROCHA

TUBULAÇÕES JOSÉ AERTON ROCHA TUBULAÇÕES JOSÉ AERTON ROCHA Tubulações Industriais Tubulações industriais são um conjunto de tubos e seus diversos acessórios, que tem por objetivo o transporte de fluidos do seu ponto de armazenamento

Leia mais

Conexões JIC SAE J 514 ISO 8434-2. e Adaptadores. Componentes de sistemas hidráulicos com tecnologia de primeira. Konnect Ind Com Ltda

Conexões JIC SAE J 514 ISO 8434-2. e Adaptadores. Componentes de sistemas hidráulicos com tecnologia de primeira. Konnect Ind Com Ltda SE J 514 ISO 8434-2 e daptadores Conexões JIC SE J 514 ISO 8434-2 e daptadores Componentes de sistemas hidráulicos com tecnologia de primeira. Konnect Ind Com Ltda 1 www.konnect.com.br SE J 514 ISO 8434-2

Leia mais

Tubos e Conexões Tubulares

Tubos e Conexões Tubulares Pharmaceutical Systems Data Sheet Linha Orbital / Asséptica ASME BPE Tubos e Conexões Tubulares Nocado do Brasil Ltda. Rua Sto. Bassan, 111 - CEP 13094-815 Campinas/SP PABX. 019-3257 3400 www.nocado.com.br

Leia mais

Aula 23 Trocadores de Calor

Aula 23 Trocadores de Calor Aula 23 Trocadores de Calor UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez Definição: Trocadores de Calor Os equipamentos usados para implementar

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

ACESSÓRIOS AR COMPRIMIDO

ACESSÓRIOS AR COMPRIMIDO ACESSÓRIOS AR COMPRIMIDO 4 200.290.00480 PC Válvula POP 6 200.290.01333 PC 4 200.160.00503 PC Anel de Vedação para Válvula POP 6 200.160.01326 PC É utilizada para fazer a vedação da máquina de jato no

Leia mais

V Á L V U L A S. MANIFOLD Série 2700 LAMINADO

V Á L V U L A S. MANIFOLD Série 2700 LAMINADO V Á L V U L A S MANIFOLD Série 2700 LAMINADO Índice Informações gerais... 02 Manifold de 2 vias... 04 Manifold de 3 vias... 09 Manifold de 5 vias... 12 Suporte... 15 1 As modernas válvulas Manifold Série

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Rua Des. Antonio de Paula, 848 Boqueirão Curitiba PR acossulnorte@acossulnorte.com.br www.acossulnorte.com.

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Rua Des. Antonio de Paula, 848 Boqueirão Curitiba PR acossulnorte@acossulnorte.com.br www.acossulnorte.com. F o n e : ( 4 1 ) 3 0 9 1-6 9 0 0 Rua Des. Antonio de Paula 848 Boqueirão Curitiba PR acossulnorte@acossulnorte.com.br w w w. a c o s s u l n o r t e. c o m. b r CATÁLOGO DE PRODUTOS MATRIZ BARRAS CANTONEIRAS

Leia mais

E-mail: vendas@unicompbrasil.com.br Site: www.unicompbrasil.com.br

E-mail: vendas@unicompbrasil.com.br Site: www.unicompbrasil.com.br UNICOMP COM. DE EQUIPAMENTOS PNEUMÁTICOS LTDA. Rua Leopoldo de Passos Lima, 238 Jardim Santa Fé. CEP.: 05271-000 São Paulo SP. Telefones: (11) 3911-4665 / 4682 E-mail: vendas@unicompbrasil.com.br Site:

Leia mais

Experiência n 1 1 - Desmontagem e Montagem de bomba hidráulica

Experiência n 1 1 - Desmontagem e Montagem de bomba hidráulica 1 Experiência n 1 1 - Desmontagem e Montagem de bomba hidráulica 1. Objetivo: Fazer com que o aluno se familiarize com os componentes da bomba hidráulica semelhante a utilizada na bancada do laboratório.

Leia mais

8 Informação Importante, Tabelas e Dimensionais

8 Informação Importante, Tabelas e Dimensionais Possíveis combinações.1 Possíveis combinações Estrutura das tabelas Estas tabelas mostram as possíveis combinações dos redutores e motores (freio) CA. Os dados a seguir são indicados para cada combinação,

Leia mais

Manual de Treinamento Identificação de Roscas e Sedes Vedações

Manual de Treinamento Identificação de Roscas e Sedes Vedações Manual de Treinamento Identificação de Roscas e Sedes Vedações Manual 3002 BR Janeiro 2001 Introdução O objetivo deste programa é auxiliar os usuários de mangueiras, conexões para mangueiras e conexões

Leia mais