A problemática do lixo eletrônico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A problemática do lixo eletrônico"

Transcrição

1

2 A problemática do lixo eletrônico A cada ano, milhares de computadores e equipamentos eletrônicos são descartados em todo o mundo. Só no Brasil, são descartados por ano cerca de 96 mil toneladas de lixo eletrônico, o chamado e-lixo. São celulares, computadores, impressoras, aparelhos eletrônicos, geladeiras, teclados, mouses, televisões, entre outros equipamentos. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Informação e Comunicação do DF (Sinfor), no Distrito Federal 700 empresas são da área de TI, o que representa cerca de 3,5% do PIB local. A perspectiva de crescimento é superior a 7% com a instalação do Parque Tecnológico Cidade Digital, previsto para ser entregue no segundo semestre de O volume de lixo eletrônico acompanha a revolução tecnológica. Prova disso, é que os equipamentos eletroeletrônicos e de informática da década de 20 duravam muito mais do que os fabricados hoje. O documentário The Light Bulb Conspiracy (A Conspiração da Lâmpada), de 2010, fala sobre a obsolescência programada, uma prática utilizada por fabricantes que faz com que os equipamentos eletroeletrônicos parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos. Outro documentário, A História das Coisas, fala sobre como contribuímos diariamente para a destruição do planeta. O vídeo mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a exploração de recursos naturais até a compra e o descarte dos produtos. Mas o que fazer com toneladas de resíduos eletrônicos que são considerados inservíveis pela população, e por isso vão para o lixo? E na maioria das vezes vão parar em aterros, no meio da rua, em locais inadequados ao descarte, contaminando assim o meio ambiente com elementos perigosos como chumbo, ferro, mercúrio, dentre outros. Pensando no descarte correto desses equipamentos, na transformação do lixo eletrônico em matéria prima para a montagem de computadores recondicionados, que serão doados posteriormente para iniciativas de inclusão e na capacitação profissional de jovens, em situação de vulnerabilidade social, foram criadas as Estações de Metarreciclagem.

3 ESTAÇÕES DE METARRECICLAGEM As Estações de Metarreciclagem são uma iniciativa que dão vida nova a computadores inservíveis e obsoletos por mais alguns anos, para que possam ser doados a iniciativas de inclusão digital como escolas, bibliotecas públicas, telecentros, entre outras. Além disso, as Estações de Metarreciclagem também são um espaço de capacitação de jovens, em situação de vulnerabilidade social, em oficinas temáticas de formação técnica. O recondicionamento desses equipamentos de informática antigos (que podem ser doados por pessoas físicas, jurídicas, órgãos do Governo, entre outras entidades), é feito por meio de limpeza, substituição e/ou acréscimo de componentes para melhoria de desempenho. Esse processo de recondicionamento é realizado por alunos bolsistas da Estação de Metarreciclagem. Todo o material que não pode ser reaproveitado no recondicionamento dos computadores, que é considerado fora dos padrões para doação (é estabelecido um padrão mínimo de doação para que os computadores doados tenham uma vida útil de pelo menos dois anos), os equipamentos inservíveis e os equipamentos eletroeletrônicos são encaminhados para o Laboratório de Resíduos Eletrônicos, onde são separados, desmontados e encaminhados para empresas que realizam a descontaminação dos componentes perigosos, fazem o descarte correto dos resíduos eletrônicos e utilizam peças, componentes, plásticos e outros materiais para confecção de novos equipamentos (esse processo é feito por meio de reciclagem desses materiais). No Brasil existem cinco unidades de Estações de Metarreciclagem em funcionamento: Samambaia/DF, Valparaíso/GO, Contagem/MG, São Paulo/SP e Teresina/PI. A Estação de Metarreciclagem Samambaia é uma iniciativa da ONG Programando o Futuro em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Governo do Distrito Federal.

4 OFICINAS DE FORMAÇÃO À COMUNIDADE A Estação de Metarreciclagem oferece oficinas temáticas de formação técnica a toda comunidade. Além de receberem material de apoio, os alunos participam das atividades gratuitamente. O projeto pedagógico da Estação de Metarreciclagem consiste na capacitação profissional de jovens e adultos nos conhecimentos da informática, com vistas à geração de renda desses indivíduos e a melhoria da qualidade de vida, respeitando e valorizando as diversidades culturais e de gênero. Mais de alunos já foram formados por oficinas da Estação de Metarreciclagem. Manutenção de computadores Durante o curso são abordados temas como: noções básicas de manutenção de hardware, montagem de computadores, instalação de softwares livres, estrutura física de rede de dados. O curso tem carga horária de 60 horas. Informática básica São abordados temas como: utilização e conceitos básicos de sistema operacional livre, editor de textos, planilha eletrônica, editor de apresentação, navegação e pesquisa na internet, publicação de conteúdos na internet e utilização das redes sociais. O curso tem carga horária de 60 horas. Robótica Livre Durante o curso os alunos aprendem noções básicas de eletricidade, eletrônica básica, eletromecânica e programação de sistemas. O curso de Robótica está no primeiro módulo e é voltado apenas para os alunos bolsistas da Estação de Metarreciclagem, não sendo aberto ainda para a comunidade. A intenção, e com a grande procura, é abrir mais turmas. O curso tem carga horária de 96 horas. Produção de vídeo com dispositivos móveis O curso é baseado na tecnologia social Telinha de Cinema. Durante as aulas os alunos têm noções de criação de vídeos com dispositivos móveis como celulares e câmeras fotográficas, conceitos de produção, execução e finalização de um vídeo; como roteirizar ideias; breves conceitos sobre enquadramento; conceitos básicos de edição de vídeo com software livre. O curso tem carga horária de 60 horas.

5 RECONDICIONAMENTO DE COMPUTADORES Os equipamentos doados, tanto por pessoas físicas como jurídicas, chegam a Estação de Metarreciclagem e passam pela triagem, onde os que podem ser recondicionados são encaminhados para a Oficina de Recondicionamento, e os que estão fora dos padrões mínimos para doação ou estão inservíveis são destinados ao descarte no Laboratório de Resíduos Eletrônicos. Na Oficina de Recondicionamento é realizado o processo de limpeza interna dos computadores. Logo em seguida são testadas as memórias, fontes, discos rígidos, placas-mãe, entre outras peças dos computadores. A próxima etapa é a instalação do sistema operacional (software livre) e a avaliação dos computadores para verificar se está tudo correto. A última etapa é o teste de qualidade, onde os computadores são submetidos à algumas avaliações para verificar possíveis erros e falhas. Com todas as etapas concluídas os equipamentos são limpos externamente, embalados em plástico bolha e encaminhados para a estocagem, onde estarão prontos para a doação. Todo o processo de recondicionamento de equipamentos, na Estação de Metarreciclagem Samambaia é realizado por ex-alunos, que participam de um programa de estágio por um período de cinco meses. Durante esse período eles recebem uma bolsa auxílio. O estágio é a oportunidade onde os alunos bolsistas podem aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de Manutenção de Computadores. A Estação de Metarreciclagem em Samambaia tem capacidade operacional de recondicionamento de dois mil computadores por ano, capacitação profissional de mil alunos e de ofertar estágio para até 100 alunos anualmente. A produção anual da Estação de Metarreciclagem é capaz de garantir a implementação e/ou atualização de 120 instituições de inclusão digital.

6 LABORATÓRIO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS A Estação de Metarreciclagem de tem recolhido toneladas de equipamentos eletroeletrônicos. Após a triagem, os equipamentos que não possuem condições de serem reutilizados são encaminhados para o Laboratório de Resíduos Eletrônicos. Sua meta de processamento mensal chega a cinco toneladas. Seu fluxo começa com a separação da matéria prima por tipo e característica. A não separação resulta na contaminação do material e, consequentemente, na dificuldade da reciclagem. A triagem compreende a separação do material por volume e lotes a serem processados. O processamento se divide na descaracterização e no desmanche. Todos esses materiais precisam ser acondicionados de maneira adequada e segura. Ao final do processo acontece a destinação para a reciclagem do plástico, ferro, alumínio, borracha, vidro, cobre e placa de circuito. A comercialização desses acena com uma perspectiva de gerar renda para viabilizar a sustentabilidade do projeto. A separação dessas matérias primas é parte da ação de estágio dos jovens que atuam como alunos bolsistas no projeto. No Laboratório de Resíduos Eletrônicos esses jovens têm a oportunidade de conhecer com mais detalhes as peças dos computadores que eles recondicionam, saber como funcionam as placas de circuito, ver pequenos eletrodos, capacitores e diodos, ou seja, o Laboratório de Resíduos Eletrônicos é um ambiente de aprendizado para eles. Para esta função os jovens precisam estar uniformizados e utilizando equipamentos de segurança como luvas e óculos. O trabalho desenvolvido no Laboratório de Resíduos Eletrônicos está alinhado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, sendo assim o projeto da Estação de Estação de Metarreciclagem de uma solução de logística reversa para resíduos eletroeletrônicos.

7 O QUE RECEBEMOS Recebemos equipamentos de órgãos e empresas públicas, empresas privadas e também de pessoas físicas. As coletas desses equipamentos são realizadas de três formas: um funcionário da Estação de Metarreciclagem busca os equipamentos em data e hora marcada (por meio de agendamento realizado pelo telefone da Estação e mediante ao volume disponível), o próprio doador pode ir até a Estação e entregar os equipamentos ou as doações podem ser entregues nos quatro postos de coletas espalhados em Brasília e entorno do DF. Os equipamentos que a Estação de Metarreciclagem recebe compreendem: Categoria Equipamentos/ Materiais Computadores Microcomputadores, monitores (tubo, Lcd, Led, Plasma), notebooks, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressoras, estabilizadores, no-breaks, tonners e cartuchos de impressoras. Portáteis MP3 player, calculadora e agenda eletrônica. Câmeras Fotográfica e filmadora Televisores Televisão de tubo de imagem, Led, Lcd e Plasma. Mídias de armazenamento CD, DVD e Hd's interno e externo. Eletroeletrônicos Vídeo cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo. Aparelhos telefônicos Aparelhos celulares, acessórios, smartphones, tablets, parelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica. Resíduos eletrônicos Baterias de notebooks, baterias de no - breaks, pilhas recarregáveis, chapas de raio X, cabos de força, cabos diversos, carregadores de celulares e carregadores em geral, adaptado res de energia e painéis A Estação de Metarreciclagem Samambaia não recebe equipamentos da linha branca (geladeiras, fornos e freezers) e lâmpadas.

8 PONTOS DE COLETA Ecomercado Bioon CLN 303 Bloco B, Loja 06, Brasília-DF (61) Escola Classe 210 Quadras 210/211 Norte, Brasília - DF (61) Agência Nacional de Águas Setor Policial Sul, ao lado da ABIN Brasília - DF (61) Espaço Virtual Informática Quadra 36, lote 02, loja 01, Etapa B Valparaíso de Goiás - GO (61) AÇÃO DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO A Estação de Metarreciclagem também desenvolve ações de educação ambiental com vistas à correta utilização de equipamentos de informática e também do descarte correto desses equipamentos. Realizamos essas atividades em escolas, empresas, órgãos públicos, campanhas, seminários e eventos em geral. As ações de coleta podem ser agendadas pelo telefone: (61) , diretamente com o coordenador da Estação de Metarreciclagem, Wesley Dias, pelo telefone: (61) ou pelo doeseucomputador@gmail.com. Mais informações sobre as ações de coleta no site da Estação:

9 DOAÇÃO DE ORGÃOS PÚBLICOS Os órgãos públicos e Ministérios também podem realizar doações de equipamentos para a Estação de Metarreciclagem. As doações de equipamentos desses órgãos são regulamentadas de acordo com o Decreto nº , de 30 de outubro de 1990, que regulamenta, no âmbito da Administração Pública Federal, o reaproveitamento, a movimentação, a alienação e outras formas de desfazimento de material. De acordo com o artigo 15, do referido Decreto, podem ser realizadas doações de equipamentos ociosos, recuperáveis, antieconômicos e irrecuperáveis, quando houver interesse social, para diversas instituições, entre elas as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público Oscip, título que a Ong Programando o Futuro, que coordena a Estação de Metarreciclagem, possui. O Decreto 6.087, de 20 de abril de 2007 preveem que as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público que participem de projeto integrante do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal também poderão receber como doações: microcomputadores de mesa, monitores de vídeo, impressoras e demais equipamentos de informática, respectivo mobiliário, peças-parte ou componentes, classificados como ociosos ou recuperáveis. Estande da Estação de Metarreciclagem de Samambaia no Ibama, em Brasília - DF Veiculo de coleta de doações da Estação no Instituro Chico Mendes, em Brasília Ação de coleta e palestra no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília - DF Campanha de coleta na Agência Nacional de Águas, em Brasília - DF

10 INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS O ciclo da Estação de Metarreciclagem se completa quando os equipamentos que são recondicionados tornam-se úteis e dão as pessoas e instituições, para as quais eles são doados, oportunidade de aprendizado e crescimento. Abaixo uma relação de entidades que já receberam doação de equipamentos da Estação de Metarreciclagem. Proporcionou a revitalização de 160 telecentros implantados nos estados do Amapá, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins, Acre e no Distrito Federal. Programas de Inclusão Digital 500 computadores para o Movimento Pela Paz na Periferia de Teresina/PI para o projeto Estação de Metarreciclagem do Piauí 70 computadores para o Instituto Nova Ágora de Cidadania de São Paulo para o projeto Estação de Metarreciclagem Apoena. 25 computadores para o Observatório de Inclusão Socioprodutiva do DF Sociedade civil organizada 27 computadores Rede de Educação Popular RECID 01 computador para a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Brazlândia 80 computadores para o Centro de Ensino Médio em Informática do Gama Poder público Prefeituras goianas das cidades de Cavalcante, Ceres, Cidade Ocidental, Cristalina, Damianópolis, Itaberaí, Jaraguá, Posse, Rubiataba, Uruaçu, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa. Embaixada de Cuba no Brasil SAMU: 05 computadores para Samambaia e mais 08 para Valparaíso

11 Computadores recondicionados trazem vida nova para Telecentro Comunitário na Ceilândia Os computadores doados pela Estação de Metarreciclagem de Samambaia, para o Telecentro Comunitário Amas, localizado na Ceilândia, no Distrito Federal, em setembro de 2012, deram vida nova para o espaço de inclusão digital. Isso, por que, dos dez computadores que existiam no local, apenas um estavam funcionando. Muito bom os computadores novos, pois agora podemos voltar a atender às dez crianças nos dois turnos para eles fazerem os trabalhos escolares e curso de informática. Importante também é que as máquinas vieram com software livre. Agradecemos a Estação de Metarreciclagem pela doação, disse Salviana de Andrade, coordenadora do Telecentro Comunitário Amas. Salviana completa: Os novos computadores também foram bons para as mães das crianças que pesquisam artesanato para fazer, na internet. A nossa associação também trabalha com pessoas que comprem penas alternativas, que ambém utilizam os computadores para aprender informática. Instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Valparaíso ganha sala de informática A doação de dez computadores recondicionados pela Estação de Metarreciclagem de Samambaia, em setembro de 2012, para a Instituição Recanto Cristo Vivo, localizada em Valparaíso de Goiás, oportunizou oferecer cursos de informática para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Instituição atende também 60 famílias com doações de cestas básicas e crianças de orfanatos. Além dos cursos de informática, a Ong Recanto Cristo Vivo, também oferece a comunidade de Valparaíso II, oficinas de corte e costura, cabeleireiro e artesanato. A doação da Estação de Metarreciclagem deu uma oportunidade única para a comunidade e para as crianças e adolescentes da nossa instituição. Hoje eles têm acesso a inclusão digital graças aos computadores doados. Agradecemos demais por isso! Com esses computadores montamos três turmas de informática básica aqui na Ong, agradeceu Marilene de Almeida, secretaria administrativa da Ong Recanto Cristo Vivo. Computador recondicionado promove cidadania em Prefeitura Comunitária no Recanto das Emas Promover a cidadania e dar voz a comunidade. Essa é a função do computador doado pela Estação de Metarreciclagem de Samambaia para a Prefeitura Comunitária da Quadra 110, do Recanto das Emas, no Distrito Federal. O computador é utilizado pelos membros da Prefeitura Comunitária para elaboração de documentos e ofícios, para reivindicar melhorias para a comunidade.

12 O computador é de grande valia para a gente. Agilizou muito o trabalho. Eu não entendo de informática, mas peço ajuda dos amigos, que vão digitando os documentos para mim, para depois eu entregar na Administração do Recanto. São as reivindicações da comunidade. Já conseguimos muita coisa!, contou Luiz Camilo de Souza, prefeito comunitário da Quadra 110 do Recanto das Emas. Luiz Camilo revela que a Prefeitura ainda enfrenta dificuldades para levar serviços de utilidade pública para a comunidade. Nosso intuito era com esse computador imprimir contas de água, luz, telefone e outras contas, gratuitamente para a comunidade, mas pela falta de recursos da prefeitura, não temos como comprar cartuchos e papel. Pedimos ajuda de quem possa nos doar esses itens e também uma impressora, pediu Camilo. Biblioteca em Varzelândia une leitura e inclusão digital por meio de computadores recondicionados Aliar leitura e inclusão digital. Esses foram são os objetivos do espaço de inclusão digital montado com os quinze computadores doados pela Estação de Metarreciclagem de Samambaia para a Biblioteca Municipal de Varzelândia, em Minas Gerais, em setembro de O espaço contempla uma ciranda de livros, que tem como objetivo incentivar na comunidade o hábito da leitura, possibilitar o acesso a internet e a inclusão digital. Poliana Mendonça, escriturária da agência do Banco do Brasil de Varzelândia, que intermediou a doação junto a Estação de Metarreciclagem fala sobre a importância da doação. O pessoal da biblioteca me pediu ajuda para montar o telecentro. Entrei em contato com a Fundação Banco do Brasil e eles me indicaram a Estação de Metarreciclagem de Samambaia. O telecentro da biblioteca tem uma grande procura aqui na cidade. Agora outras bibliotecas de outras cidades estão nos procurando por que também querem computadores para montar telecentros!, comemora Poliana. Bolsistas ganham computadores no final do período de estágio Os educadores bolsistas da Estação de Metarreciclagem de Samambaia que encerram o período de bolsa na Estação receberam, cada um, um computador com HD de 40GB, 512MB de memória, além de monitor de 15 polegadas, mouse e teclado. Esses equipamentos foram recondicionados pelos próprios alunos que receberam. Os educadores disseram que esses equipamentos que eles receberam serão muito importantes tanto para uso pessoal, quanto para estudar e avançar na formação profissional. Computadores instalados em sindicato levam inclusão digital para agricultores familiares de Cristalina Levar inclusão digital e promover melhorias para os agricultores familiares. Esse foi o objetivo da doação de três computadores para o Sindicato da Agricultura Familiar de Cristalina, localizado em Goiás. Os computadores trouxeram um grande benefício para os agricultores familiares e para o sindicato. Utilizamos as máquinas para elaborar documentos aqui do sindicato, ofícios, atas e outros documentos. E também disponibilizamos os computadores para uso dos agricultores, que se incluem digitalmente por meio dessa doação. Agradecemos muito a Estação por isso, disse Levi Cerqueira, presidente do Sindicato.

13 ESTAÇÃO DE METARRECICLAGEM VALPARAÍSO Atualmente a ONG Programando o Futuro e a Prefeitura de Valparaíso de Goiás estão implantando uma nova unidade em Valparaíso de Goiás, no antigo ginásio de esportes da Etapa B. A unidade será responsável pelo recondicionamento de computadores por ano e pela capacitação profissional de pessoas da comunidade. Além disso ofertará estágio remunerado a 100 alunos. O projeto está em funcionamento e aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 horas. Já são parceiros do projeto...

14 Vilmar Simion Wesley Dias Adalberto

PROJETO CIÊNCIA VERDE: Unindo Tecnologia, Ambiente e Sociedade

PROJETO CIÊNCIA VERDE: Unindo Tecnologia, Ambiente e Sociedade PROJETO CIÊNCIA VERDE: Unindo Tecnologia, Ambiente e Sociedade 1 IDENTIFICAÇÃO: PROJETO DE EXTENSÃO 1.1 Título da Atividade: Coleta do Lixo Eletrônico 1.1.1 Meios de Divulgação: Mídia local, redes sociais,

Leia mais

PROJETO RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO Faculdade São Luis Jaboticabal

PROJETO RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO Faculdade São Luis Jaboticabal PROJETO RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO Faculdade São Luis Jaboticabal Prof. Ms. Marcelo M. Laffranchi Eduardo Vantini Neto Kassio D. Vendite INTRODUÇÃO O uso da tecnologia vem agilizando a vida do homem

Leia mais

LEI Nº 1.709 DE 08 DE MAIO DE 2013

LEI Nº 1.709 DE 08 DE MAIO DE 2013 LEI Nº 1.709 DE 08 DE MAIO DE 2013 INSTITUI O PROJETO "DESTINO CERTO AO LIXO ELETRÔNICO DE FAGUNDES VARELA". JEAN FERNANDO SOTTILI, Prefeito Municipal de Fagundes Varela, no uso das atribuições que me

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE IVINHEMA MS AGOSTO/2011 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO:

Leia mais

Programa Permanente de Coleta Seletiva. Solidária do Arquivo Nacional

Programa Permanente de Coleta Seletiva. Solidária do Arquivo Nacional Solidária do Arquivo Nacional Programa Permanente de Coleta Seletiva Amparado pelo Decreto Federal 5.940/ 2006 - que prevê que todas as instituições federais passem a doar seus materiais recicláveis descartados

Leia mais

www.computadoresparainclusao.gov.br

www.computadoresparainclusao.gov.br Dezembro/2010 Eixos da Política de Inclusão Digital ESCOLAS PÚBLICAS TELECENTROS COMUNITÁRIOS Investimento em Conexão, Equipamentos, Recursos Humanos e Capacitação Processo de Avaliação Sistemática - Indicadores

Leia mais

www.computadoresparainclusao.gov.br

www.computadoresparainclusao.gov.br Fevereiro/2011 Eixos da Política de Inclusão Digital ESCOLAS PÚBLICAS TELECENTROS COMUNITÁRIOS Investimento em Conexão, Equipamentos, Recursos Humanos e Capacitação Processo de Avaliação Sistemática -

Leia mais

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores)

Sobre o Movimento é uma ação de responsabilidade social digital pais (família), filhos (jovem de 6 a 24 anos), escolas (professores e diretores) 1 Sobre o Movimento O Movimento é uma ação de responsabilidade social digital; Visa a formação de usuários digitalmente corretos Cidadania Digital, através de uma campanha de conscientização direcionada

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental

PROJETO AMIGOS DO PLANETA. Autor. Rose Mariah de Souza Ferreira. Gestora Ambiental PROJETO AMIGOS DO PLANETA Autor Rose Mariah de Souza Ferreira Gestora Ambiental Gravataí, março de 2011. Introdução Pensar em tornar o ambiente em que se vive sustentável, é direcionar ações capazes de

Leia mais

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA

Empresa GÊNIO INFORMÁTICA 0 Empresa Com mais de 15 anos de experiência no mercado, GÊNIO INFORMÁTICA é líder em seu segmento e se destaca na prestação de serviços em redes de computadores e instalação de CFTV (Câmeras de segurança).

Leia mais

DESCARTE INTELIGENTE 1. OBJETIVO DO SERVIÇO

DESCARTE INTELIGENTE 1. OBJETIVO DO SERVIÇO 1. OBJETIVO DO SERVIÇO A Assistência oferece um serviço de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos velhos ou sem condições de uso, além de assessorá-lo na tranformação de seu lar em um lugar

Leia mais

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br O QUE É A ASSOCIAÇÃO RECICLE A VIDA A Recicle a Vida, é uma Associação de Catadores sem fins lucrativos, de direito

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

Central de Atendimento das Estações Digitais. Fevereiro e Março de 2011

Central de Atendimento das Estações Digitais. Fevereiro e Março de 2011 Central de Atendimento das Estações Digitais Fevereiro e Março de 2011 Situação atual das Estações Digitais Situação Quantidade Total 344 Ativas 234 Inativas 28 Sem contato 15 Não inauguradas 27 Desativadas

Leia mais

Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos - Meio Ambiente e Sustentabilidade

Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos - Meio Ambiente e Sustentabilidade SEMINÁRIO Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos - Meio Ambiente e Sustentabilidade Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais 27 de maio de

Leia mais

Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis CIISC.

Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis CIISC. Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis CIISC. Casa Civil da Presidência da República Ministério da Educação Ministério da Saúde

Leia mais

Categoria Fornecedores BB

Categoria Fornecedores BB Categoria Fornecedores BB Empresa Boa Vista Serviços Nome do Projeto: Acertando suas Contas Localização: São Paulo - Capital O projeto visa proporcionar de maneira mais harmoniosa e com um contexto de

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos poder público, empresas, catadores e população Novos desafios para

é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos poder público, empresas, catadores e população Novos desafios para Política Nacional de Resíduos Sólidos Agora é lei Novos desafios para poder público, empresas, catadores e população Marco histórico da gestão ambiental no Brasil, a lei que estabelece a Política Nacional

Leia mais

Prof. Paulo Medeiros

Prof. Paulo Medeiros Prof. Paulo Medeiros Em 2010 entrou em vigor no Brasil a lei dos Resíduos Sólidos. Seu objetivo principal é diminuir a destinação incorreta de resíduos ao meio ambiente. Ela define que todas as indústrias,

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS MARCO LEGAL Diálogo do Governo Federal com Sociedade Civil (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis MNCR). Código Brasileiro de Ocupações - 2002 Reconhecimento a Categoria profissional

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

RELATÓRIO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

RELATÓRIO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE RELATÓRIO DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE I. REALIZAÇÃO Data: 26/11/2013 e 27/11/2013 Local: Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson UNAR Número de participantes:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÃO DIAS Gabinete do Prefeito

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÃO DIAS Gabinete do Prefeito LEI Nº. 632 /2014 03 de dezembro de 2.014 Dispõe sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva com inclusão Social e Econômica dos Catadores de Material Reciclável e o Sistema de Logística Reversa e seu

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa Do lixo ao valor O caminho da Logística Reversa O problema do lixo A sociedade, hoje, vive com um grande desafio: o lixo. Calcula-se que, por dia, no Brasil, são gerados 1 Kg de resíduos por habitante.

Leia mais

Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis CIISC.

Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis CIISC. Decreto 5.940/06 Brasília, 13 de abril de 2012 Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis CIISC. Casa Civil da Presidência da República

Leia mais

RELATÓRIO Coleta Seletiva Solidária 2009

RELATÓRIO Coleta Seletiva Solidária 2009 RELATÓRIO Coleta Seletiva Solidária 2009 Amparado pelo Decreto Federal 5.940/ 2006 - que prevê que todas as instituições federais passem a doar seus materiais recicláveis descartados para cooperativas

Leia mais

PROJETO RECICLANDO LIXO ELETRÔNICO PARA CRIAÇÃO DE BIJUTERIAS E SEMI-JÓIAS

PROJETO RECICLANDO LIXO ELETRÔNICO PARA CRIAÇÃO DE BIJUTERIAS E SEMI-JÓIAS PROJETO RECICLANDO LIXO ELETRÔNICO PARA CRIAÇÃO DE BIJUTERIAS E SEMI-JÓIAS PROJETO DE RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO 1. Dados sobre o idealizador do projeto.. JORGE M. KURIYAMA e-mail kuriyamaartemoda@gmail.com

Leia mais

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! ENFOQUE De acordo com o dia mundial sem compras, 27 de novembro de 2012, criamos o PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!. Trata-se de uma Campanha que tem

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS Departamento de Logística e Serviços Gerais ÍNDICE PREPARAÇÃO... 3 A) IDENTIFICAÇÃO DA COMISSÃO GESTORA... 4 B) INSTITUIR POR

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Resumo Expandido

Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Resumo Expandido Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Resumo Expandido Título da Pesquisa: Mapeamento, Avaliação e Recuperação de Equipamentos de informática Danificados IFMG-SJE Palavras-chave: Lixo eletrônico.

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Indústria de Agregados do Brasil: Avanços rumo à sustentabilidade.

Indústria de Agregados do Brasil: Avanços rumo à sustentabilidade. Hércio Akimoto Indústria de Agregados do Brasil: Avanços rumo à sustentabilidade. Uma outra maneira de pensar. Você sabe o quanto de alimento é necessário para alimentar o mundo? Uma reflexão... Um brasileiro

Leia mais

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva.

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva. Sete Lagoas e o resgate da cidadania Prefeitura ativa. Cidade viva. APRESENTAÇÃO A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Minas Gerais, está desenvolvendo uma ação abrangente de resgate da cidadania, que

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA A INICIATIVA DO SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS

LOGÍSTICA REVERSA A INICIATIVA DO SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS LOGÍSTICA REVERSA A INICIATIVA DO SETOR DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Lei 12.305/10 Decreto 7.404/10 POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Uma Mudança

Leia mais

4/10/2013. Sorocaba SP Parque Tecnológico. Sorocaba SP - Ciclovias. Sumário. Seminário Brasil-Japão Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos

4/10/2013. Sorocaba SP Parque Tecnológico. Sorocaba SP - Ciclovias. Sumário. Seminário Brasil-Japão Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos Sumário -SP Coleta Seletiva de Seminário Brasil-Japão Reciclagem de - Parceria Gislaine Vilas Boas PREFEITURA DE SOROCABA - SP Brasília, março 2013 - SP - SP Localizada a 100 km da capital paulista, com

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

Dúvidas frequentes. 1- Quais tipos de solda são indicados para uma pessoa que nunca trabalhou nesta área e pretende se qualificar?

Dúvidas frequentes. 1- Quais tipos de solda são indicados para uma pessoa que nunca trabalhou nesta área e pretende se qualificar? Dúvidas frequentes 1- Quais tipos de solda são indicados para uma pessoa que nunca trabalhou nesta área e pretende se qualificar? Todos os processos são indicados depende da aplicação: - MAG -destinado

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS E SOFTWARES LIVRES COMO MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRAFICOS

MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS E SOFTWARES LIVRES COMO MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRAFICOS MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS E SOFTWARES LIVRES COMO MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS MUSEOGRAFICOS Antenor Oliveira Cruz Junior juniorufvjm@gmail.com Pedro Henrique Gomes Ferreira phgferreira.ufvjm@gmail.com

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO 1 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PROJETO INTERDISCIPLINAR HORTA EM GARRAFA PET: UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE IVINHEMA/MS - DISTRITO DE AMANDINA 2013 2 ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

ANEXO III. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO

ANEXO III. PROJETO DE LONGA DURAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA R E I T O R I A Rua Esmeralda, 430-97110-767 Faixa Nova Camobi Santa

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Práticas de sustentabilidade Ações que tenham como objetivo a construção de um novo modelo de cultura institucional visando a inserção de critérios de sustentabilidade

Leia mais

Área de Conhecimento. Laboratórios de informática Descrição e equipamentos. Informática, Pesquisas

Área de Conhecimento. Laboratórios de informática Descrição e equipamentos. Informática, Pesquisas Descrição da infraestrutura física destinada aos cursos, incluindo laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação. Relação de laboratórios, oficinas e espaços

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

PROJETO. Lixo Eletrônico

PROJETO. Lixo Eletrônico CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Pró-reitora de Graduação e-mail: prograd@unifeb.edu.com PROJETO Lixo Eletrônico JUNHO/2015 Nome do projeto: Lixo Eletrônico (Reciclagem, reaproveitamento

Leia mais

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor.

Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Um programa que fala diretamente com quem trabalha no setor. Simpatia e hospitalidade são os aspectos do povo brasileiro mais valorizados pelos turistas estrangeiros. Já imaginou quantas novas oportunidades

Leia mais

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015

Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Informações básicas para Doação a Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente 2014/2015 Antes de enviar um Projeto, saiba que Rio Paranapanema No caso dos Conselhos Municipais dos Direitos

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 7º Encontro - 09/03/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? 02 - ABERTURA - PRODUTIVIDADE - VÍDEOS PARA DEBATE -

Leia mais

PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS RESUMO

PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS RESUMO PAPEL: AS PRÁTICAS DE RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO E OS PROCESSOS ENVOLVIDOS Priscila Toschi da Silva 1 ; Leila Cristina Konradt-Moraes 2 ; UEMS Caixa postal 351 CEP 79804-070; E-mail: priscila.toschi@hotmail.com;

Leia mais

Os Catadores de Materiais Recicláveis e a atuação do Ministério Público

Os Catadores de Materiais Recicláveis e a atuação do Ministério Público Os Catadores de Materiais Recicláveis e a atuação do Ministério Público Promotora Marina Brandão Póvoa Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais Criação

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerencia de Ensino e Pesquisa Coordenação de Informática Estágio supervisionado curricular.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerencia de Ensino e Pesquisa Coordenação de Informática Estágio supervisionado curricular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná Gerencia de Ensino e Pesquisa Coordenação de Informática Estágio supervisionado curricular Relatório Final João Pedro Cavasin Estagiário André Luis Schwerz Orientador

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

Panorama Educação Digital no Brasil 2013-14 (2ª.ed)

Panorama Educação Digital no Brasil 2013-14 (2ª.ed) 1 Panorama Educação Digital no Brasil 2013-14 (2ª.ed) Como estão as Escolas Brasileiras: 93% já possuem laboratório de informática. 79% possuem internet sem fio (wireless). 56% usam algum tipo de monitoramento.

Leia mais

Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário

Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário Instruções para o preenchimento da planilha de desfazimento Sumário 1 - Introdução...3 2 Como preencher a planilha de desfazimento...3 3 Aba Informações do órgão...4 4 Aba CPU...5 4.1 Item (CPU)...5 4.2

Leia mais

A Solução de Reciclagem de Residuos de Eletrônicos da USP Perspectiva CEDIR & LASSU

A Solução de Reciclagem de Residuos de Eletrônicos da USP Perspectiva CEDIR & LASSU A Solução de Reciclagem de Residuos de Eletrônicos da USP Perspectiva CEDIR & LASSU Tereza Cristina M. B. Carvalho Coordenadora Geral CEDIR e LASSU/PCS/EPUSP Assessora de Projetos Especiais CTI -USP terezacarvalho@usp.br

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Coleta Seletiva Capacitação de Gestores Escolares

Mostra de Projetos 2011. Coleta Seletiva Capacitação de Gestores Escolares Mostra de Projetos 2011 Coleta Seletiva Capacitação de Gestores Escolares Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos finalizados. Nome da Instituição/Empresa: (Campo não preenchido). Cidade:

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMAP

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMAP RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMAP 2010 Paulo Cesar Roza da Luz Porto Alegre, dezembro de 2010 ÍNDICE - Introdução... 03 - Atividades realizadas... 04 1) Manutenção... 04 2) Almoxarifado... 06 3) Patrimônio...

Leia mais

PLT.T003.003 Título: Data de Emissão Revisão Política de Venda e Doação de Equipamentos de TI 18/05/2010 00. Índice

PLT.T003.003 Título: Data de Emissão Revisão Política de Venda e Doação de Equipamentos de TI 18/05/2010 00. Índice 1/6 Índice 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DESCRIÇÃO... 2 4.1. CLASSIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS... 2 4.2. SEPARAÇÃO E PREPARAÇÃO... 2 4.3. DOAÇÃO... 3 4.4. VENDA... 3 5. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Projeto Amplitude. Plano de Ação 2015. Conteúdo

Projeto Amplitude. Plano de Ação 2015. Conteúdo Projeto Amplitude Plano de Ação 2015 P r o j e t o A m p l i t u d e R u a C a p i t ã o C a v a l c a n t i, 1 4 7 V i l a M a r i a n a S ã o P a u l o 11 4304-9906 w w w. p r o j e t o a m p l i t u

Leia mais

Resultados da Pesquisa sobre Lixo Eletrônico

Resultados da Pesquisa sobre Lixo Eletrônico Autores: Mayara Zago Munaretto Fernando dos Santos Sobre a pesquisa UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC Resultados da Pesquisa sobre Lixo Eletrônico No mês de junho de 2012, foi aplicado um

Leia mais

PARA TODOS: MEU ROTEIRO DE INCLUSÃO CONCURSO ESPORTE. Regulamento

PARA TODOS: MEU ROTEIRO DE INCLUSÃO CONCURSO ESPORTE. Regulamento Regulamento O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), da Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais, da Coordenação Geral de Mídias e Conteúdos Digitais e da TV

Leia mais

EXPANSÃO CIDADÃO DIGITAL

EXPANSÃO CIDADÃO DIGITAL EXPANSÃO CIDADÃO DIGITAL RELATÓRIO DE VISITA ONGs NO ESTADO DE SÃO PAULO 1. Associação Beneficente de Mães Ordem e Progresso Região Norte da cidade de SP. 2. ACM Unidade Centro de Desenvolvimento Comunitário

Leia mais

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental.

1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 1. Nome da Prática inovadora: Coleta Seletiva Uma Alternativa Para A Questão Socioambiental. 2. Caracterização da situação anterior: O município de Glória de Dourados possui 9.927 habitantes (IBGE-2011),

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE

AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE Curso: TÉCNICO EM INFORMÁTICA com Habilitação em Programação e Desenvolvimento de Sistemas. AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS ADE NOTA DE AULA 01 Assunto: Introdução a informática. Histórico do computador. Conceitos

Leia mais

Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e

Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial,

Leia mais

Perguntas Frequentes PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE CONTROLE AMBIENTAL

Perguntas Frequentes PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE CONTROLE AMBIENTAL Perguntas Frequentes 1. Para quais atividades a SEMEIA realiza o licenciamento ambiental? Resposta: Atualmente a SEMEIA realiza o licenciamento ambiental de: fontes de poluição sonora, transporte de resíduos

Leia mais

PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG

PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG O QUE É O CAVALO DE LATA? O Cavalo de Lata é um sonho antigo, que depois de muitas pesquisas e conversas informais, se torna cada

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta

ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Revista Linha Direta ações de cidadania Atendimento direto ECE-SP recebe a comunidade com equipe qualificada e atividades orientadas Valéria Araújo Quando crianças, adolescentes, jovens e familiares do distrito da Brasilândia

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA

INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS DE INFORMÁTICA NA ULBRA CAMPUS GUAÍBA Daniele Pinto Andres RESUMO Este artigo aborda uma análise das atividades realizadas na ULBRA de Guaíba sobre os cursos de informática

Leia mais

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA

COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA COMUNICAÇÃO NA ERA DO BIG DATA Sorria, você está sendo monitorado Numa sociedade em que praticamente tudo é digital, nossos passos podem e são rastreados, monitorados, compilados e analisados para fins,

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data:

ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES. Data: ANEXO I ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA LEVANTAMENTOS PRELIMINARES Dados Socioeconômicos: Levantamento das Demandas do Município Responsável Técnico pelo Levantamento: Data: Município: Nome do Informante /

Leia mais

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação Financiamento e apoio técnico Prorrogadas as inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência 2015 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o País podem

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Como usar o Portal Hydros

Como usar o Portal Hydros Como usar o Portal Hydros na Escola www.projetohydros.com Caro profissional da área da Educação, Há urgência em realizarmos ações concretas e cotidianas para preservar a água do planeta. E, sem dúvida,

Leia mais

Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional.

Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional. O que é o GESAC? Programa do Governo Federal, voltado a promover inclusão digital e social em todo território nacional. Plataforma com diversas facilidades que possibilitam apoiar outras iniciativas no

Leia mais

São José dos Campos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos

São José dos Campos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos São José dos Campos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Este sistema garante tratamento e destino adequado aos resíduos gerados na cidade, de modo que eles não

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

PLANEJAMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS POTENCIAIS CATADORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBA

PLANEJAMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS POTENCIAIS CATADORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBA PLANEJAMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO DOS POTENCIAIS CATADORES DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBA JULHO 2014. Secretarias Parceiras: Secretaria Municipal de Técnica e Planejamento Secretaria Municipal de Trabalho,

Leia mais

Programa ABRELPE de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos EletroEletrônicos REEE

Programa ABRELPE de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos EletroEletrônicos REEE Programa ABRELPE de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos EletroEletrônicos REEE 1 A ABRELPE Associação nacional, sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas prestadoras de serviços

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (APLICADO A INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO: OS DESAFIOS DO 1º MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO NOS MUNICÍPIOS DE SOLÂNEA E BANANEIRAS - PB

CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO: OS DESAFIOS DO 1º MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO NOS MUNICÍPIOS DE SOLÂNEA E BANANEIRAS - PB CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO: OS DESAFIOS DO 1º MUTIRÃO DO LIXO ELETRÔNICO NOS MUNICÍPIOS DE SOLÂNEA E BANANEIRAS - PB RESUMO SILVA¹, Adelmo Faustino da ; RODRIGUES, Andreza Alves Guimarães; CAMPELO,

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais