Virtual Private Network (VPN)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Virtual Private Network (VPN)"

Transcrição

1 Virtual Private Network (VPN) Daniel Gurgel CCNP CCDP CCIP RHCE

2 Introdução a VPN Networks Provem conexão segura na Internet com usuários e escritórios remotos. Depois de conectados, fornecem os mesmos recursos de segurança oferecidos por linhas privadas.

3 Benefícios das VPNs Redução de custos VPNs permitem que as organizações estabeleçam conexões entre si da mesma forma que em linha alugadas. Segurança Usam algoritmos para encriptação e autenticação para proteger que os dados sejam acessados de forma não autorizada Escalabilidade Usando a estrutura da Internet, é possível adicionar um novo peer sem alterar a infraestrutura da organização.

4 VPN Site-to-Site Site-to-Site Atuam como uma extensão da rede, conectando redes entre si. O VPN gateway é responsável por encapsular e encriptar todo o tráfego sainte para um destino. O VPN Gateway pode ser um roteador, um firewall ou um Cisco ASA (Adaptative Security Appliance).

5 VPN Site-to-Site

6 VPN Remote Access Remote Access Tem a função de conectar hosts ou usuários remotos utilizando a infraestrutura da Internet.

7 Componentes Hardware e software podem ser usados para estabelecer a conexão: VPNs através do IOS em roteadores Clientes VPNs Cisco ASA

8 IPSEC IPSEC é um protocolo padrão que atua na camada de rede, protegendo os dados transmitidos entres dois ou mais peers (hosts, roteadores ou gateways). O IPSEC prover as seguintes funções: Confidencialidade: Pacotes são encriptados antes de serem transmitidos na rede.

9 IPSEC Integridade dos Dados: O receptor pode verificar se os dados não foram alterados. Isso é feito através de checksums. Autenticação: Garante que a conexão seja estabelecida entre o peer desejado. Anti Relay: Verifica se cada pacote é único e não duplicado. Isto é feito comparando o número de sequência dos pacotes recebidos.

10 Confidenciabilidade IPSEC prover a confiabilidade encriptando os dados, tornando os mesmos de forma ilegível.

11 Algoritmos de Criptografia O grau de segurança depende do comprimento da chave do algoritmo de criptografia. Um chave pequena torna o processo de decriptografia mais fácil.

12 Algoritmos de Criptografia IKE (Internet Key Exchange): Protocolo que fornece para o IPSec a autenticação dos Peers, negociação do IKE, IPSec security associations e estabelecimento de chaves que são usadas pelos protocolos de criptografias. Aparece nas configurações como ISAKMP. IPSEC suporta os seguintes algoritmos de criptografia:

13 Algoritmos de Criptografia DES, 3DES e AES: Algoritmos que fazem a criptografia dos dados. O DES utiliza chaves de 56 bits, o 3DES usa 168 bits e o AES pode trabalhar com chaves de 128, 192 e 256 bits, sendo o mais forte (também é o que consome mais processamento ). Utilizam chave simétrica. MD5 e SHA-1: Algoritmos usados para autenticar os pacotes. Para isso o SHA-1 utiliza um algoritmo que produz um digest de 160 bits, sendo mais seguro que o MD5, que cria um digest de 128 bits.

14 Algoritmos de Criptografia DH (Diffie-Hellman): Protocolo de criptografia com utilização de chaves públicas que foi criado em 1976 por Whitfield Diffie e Martin Hellman. O Diffie-Hellman (DH) Key Exchange realiza uma troca de chaves públicas simétricas compartilhadas para criptografar e descriptografar um canal.

15 Algoritmos de Criptografia Grupos Diffie-Hellman (DH) determinam a força da chave utilizada no processo de troca de chaves. Os números mais altos do grupo são mais seguras, mas exigem mais tempo para calcular a chave. Group bit Diffie-Hellman group. Group bit Diffie-Hellman group. Group bit Diffie-Hellman group.

16 Integridade dos Dados Para garantir a integridades dos dados, IPSEC utiliza um algoritmo para adicionar um hash a mensagem, garantindo assim que não houve alteração dos dados. Dois tipos comuns de algoritmos HMAC (Hash-based Message Authentication Code) utilizados pelos IPSEC são...

17 Integridade dos Dados Message Digest Algorithm 5 (MD5): Usa uma chave secreta de 128 bits. A mensagem e a chave são combinadas, em seguida o algoritmo é executado, formando um hash de 128 bits. O hash é adicionado a mensagem original e então enviado ao host remoto. Secure Hash Algorithm-1 (SHA-1): Utiliza uma chave secreta de 160 bits. A mensagem e a chave são combinadas, em seguida o algoritmo é executado, formando um hash de 160 bits. O hash é adicionado a mensagem original e então enviado ao host remoto.

18 Autenticação Os peers devem se autenticar para estabelecer a comunicação, seguem dois métodos: Pre-Shared Keys (PSK): A chave é informada manualmente em cada peer para autenticação. Rivest, Shamir, and Aldeman (RSA) signatures: Usa a troca de certificados digitais para autenticação dos peers.

19 Protocolos de Segurança ESP e AH São cabeçalhos adicionais que fornecem o armazenamento de funções necessárias para o uso de VPNs. Dois protocolos são definidos: ESP: Encapsulating Security Payload (Protocolo 50) AH: IP Authentication (Protocolo 51)

20 Protocolos de Segurança ESP e AH Recurso Suportado pelo ESP Suportado pelo AH Autenticação Sim (fraco) Sim (Forte) Integridade da mensagem Sim Sim Criptografia Sim Não Anti Relay Sim Não O AH prover a autenticação e a integridade dos dados, porém os pacotes (payload) não são criptografados, provendo então uma fraca segurança. O ESP prover encriptação, autenticação e integridade o ESP criptografa o pacote IP e o cabeçalho ESP, ocultando assim os dados e identidades da origem e destino.

21 Protocolos de Segurança ESP e AH

22 Fases para Configuração Uma VPN IPSec tem 5 fases: Identificação do tráfego interessante, IKE fase 1, IKE fase 2, transferência de dados e fim do túnel IPSec. 1) Tráfego interessante: É o tráfego que deve ser criptografado, geralmente identificado através de access-lists. 2) IKE fase 1: Basicamente tem a função de negociar as políticas que serão utilizadas, autenticar os peers e fechar um túnel seguro, por onde serão configurados os demais parâmetros. Pode trabalhar em Main Mode (mais lento) ou Agressive Mode. Podemos dizer que é um primeiro túnel, para proteger as mensagens de negociação para o túnel principal.

23 Fases para Configuracao Opções do IKE fase 1: Algoritmo de criptografia: DES, 3DES, AES Algoritmo Hash: MD5, SHA-1 Método de autenticação: Pre Share, RSA Signature Key Exchange: DH group 1, group 2, group 5 IKE SA lifetime: até segundos 3) IKE fase 2: É a negociação do segundo túnel. São definidos os parâmetros do IPSec e transform sets, são estabelecidos IPSecs SAs, que são renegociados de tempos em tempos e pode também ocorrer a troca do DH (opcional).

24 Fases para Configuracao O Security Association (SA) é uma conexão entre os dois peers que determina quais serviços do IPSec estão disponíveis naquela conexão (tipo de algoritmo de criptografia e autenticação utilizada, endereço IP, tempo de vida da key e outros ). São unidirecionais e assim, para um túnel VPN são criados dois SAs. O IPSec pode trabalhar de duas madeiras: Túnel e Transporte. O modo túnel é o padrão, e com ele o pacote inteiro é criptografado e um novo cabeçalho é criado. Já no modo transporte o cabeçalho não é alterado, sendo criptografado apenas os dados.

25 Fases para Configuracao Opções do IKE fase 2: Algoritmo de criptografia: DES, 3DES, AES Authentication: MD5, SHA-1 SA lifetime: até segundos 4) Transferência de dados: Após finalizada o IKE fase 2, o tráfego começa a ser enviado pelo túnel, de forma segura (criptografado). 5) Fim do túnel IPSec: O túnel é finalizado quando a SA é deletada (manualmente) ou ocorre timeout, que pode ser configurado para ocorrer após um determinado espaço de tempo sem transmissão de dados ou após uma quantidade específica de dados transmitidos.

26 Verificação Básica RouterX# show crypto ipsec sa Exibe as configurações utilizadas por associações de segurança atuais (SAS) RouterX# show crypto isakmp sa Exibe todos os atuais Internet Key Exchange (IKE associações) de segurança (SAS) de um peer. IPsec Troubleshooting: Understanding and Using debug Commands

27

Nível de segurança de uma VPN

Nível de segurança de uma VPN VPN Virtual Private Network (VPN) é uma conexão segura baseada em criptografia O objetivo é transportar informação sensível através de uma rede insegura (Internet) VPNs combinam tecnologias de criptografia,

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. SSL, VPN PPTP e IPsec

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. SSL, VPN PPTP e IPsec Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour SSL, VPN PPTP e IPsec Exercício 1: Relacione FUNÇÃO ( ) Utiliza chaves diferentes para criptografa e descriptografar as informações ( ) Também

Leia mais

WEP, WPA e EAP. Rodrigo R. Paim

WEP, WPA e EAP. Rodrigo R. Paim WEP, WPA e EAP Rodrigo R. Paim Agenda Redes sem Fio e Segurança Wired Equivalent Privacy Wi-Fi Protected Access Extensible Authentication Protocol Conclusão Redes sem Fio e Segurança Wired Equivalent Privacy

Leia mais

Códigos de Autenticação de Mensagens. Instituto de Computação - UNICAMP

Códigos de Autenticação de Mensagens. Instituto de Computação - UNICAMP Códigos de Autenticação de Mensagens Instituto de Computação - UNICAMP Agenda Agenda Códigos de Autenticação de Mensagens Agenda Códigos de Autenticação de Mensagens Construção (CBC-MAC, CMAC) Funções

Leia mais

TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN

TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN TRABALHO DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO VIRTUAL PRIVATE NETWORK VPN Equipe: Virtual Private Network Rede Privada Virtual ou Virtual Private Network, ou seja, é uma rede de comunicações privada(com o acesso restrito)

Leia mais

Digitel NRX 5122. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt

Digitel NRX 5122. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt dr Cliente VPN IPSec TheGreenBow Guia de Configuração Digitel NRX 5122 WebSite: Contacto: http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt Guia de Configuração escrito por: Escritor: Suporte Técnico Digitel

Leia mais

Protocolo PPP. Principais Componentes: Método para encapsular datagramas em enlaces seriais (Substitui o SLIP). Link Control Protocol (LCP)

Protocolo PPP. Principais Componentes: Método para encapsular datagramas em enlaces seriais (Substitui o SLIP). Link Control Protocol (LCP) Protocolo PPP 1 Protocolo PPP Substitui o protocolo SLIP Em Enlaces Seriais Conexões Síncronas e Assíncronas Controle da configuração de enlace Permite endereços IP dinâmicos Multiplexação de protocolos

Leia mais

Configurando o roteador para roteador do IPsec com sobrecarga e Cisco Secure VPN Client NAT

Configurando o roteador para roteador do IPsec com sobrecarga e Cisco Secure VPN Client NAT Configurando o roteador para roteador do IPsec com sobrecarga e Cisco Secure VPN Client NAT Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Configurar Diagrama de Rede Configurações

Leia mais

Segurança do Ambiente Físico Para garantir adequada segurança do ambiente físico, é necessário combinar as seguintes medidas: o De prevenção; o Detecç

Segurança do Ambiente Físico Para garantir adequada segurança do ambiente físico, é necessário combinar as seguintes medidas: o De prevenção; o Detecç Auditoria e Segurança de Sistemas Prof.: Mauricio Pitangueira Instituto Federal da Bahia Segurança do Ambiente Físico Para garantir adequada segurança do ambiente físico, é necessário combinar as seguintes

Leia mais

Administração de VPNs IPSec

Administração de VPNs IPSec Administração de VPNs IPSec Conferência ESTG Segurança em Redes IP 4 de Abril de 2001 João Gomes Systems Engineer Team Leader Cisco Systems Portugal joao.gomes@cisco.com Conf_ESTG 2001,Cisco Systems, Inc.

Leia mais

Autenticação: mais uma tentativa. Autenticação: mais uma tentativa. ap5.0: falha de segurança. Autenticação: ap5.0. Assinaturas Digitais (mais)

Autenticação: mais uma tentativa. Autenticação: mais uma tentativa. ap5.0: falha de segurança. Autenticação: ap5.0. Assinaturas Digitais (mais) Autenticação: mais uma tentativa Protocolo ap3.1: Alice diz Eu sou Alice e envia sua senha secreta criptografada para prová-lo. Eu I am sou Alice encrypt(password) criptografia (senha) Cenário de Falha?

Leia mais

Roteadores de Serviços Integrados CISCO ISR G2

Roteadores de Serviços Integrados CISCO ISR G2 Roteadores de Serviços Integrados CISCO ISR G2 Visão geral sobre Desempenho Descrição do Conteúdo Os roteadores de serviços integrados de nova geração (ISR G2) proporcionam uma plataforma para serviços

Leia mais

Segurança na Internet partes 3 & 4. Criptografia com Chave Pública. Distribuição da Chave Secreta

Segurança na Internet partes 3 & 4. Criptografia com Chave Pública. Distribuição da Chave Secreta Segurança na Internet partes 3 & 4 Prof. Elias P. Duarte Jr., Ph.D. DInfo UFPR Itaipu 11/07/2003 Criptografia com Chave Pública Distribuição da Chave Secreta O maior problema é a chave DEIXAR de ser secreta

Leia mais

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA GERENCIAMENTO DE REDES Segurança Lógica e Física de Redes 2 Semestre de 2012 SEGURANÇA LÓGICA: Criptografia Firewall Protocolos Seguros IPSec SSL SEGURANÇA LÓGICA: Criptografia

Leia mais

Índice. Introdução. O SSL grava a vista geral. Formato de registro. Tipo de registro

Índice. Introdução. O SSL grava a vista geral. Formato de registro. Tipo de registro Índice Introdução O SSL grava a vista geral Formato de registro Tipo de registro Grave a versão Comprimento de registro Tipos de registros Registros do aperto de mão Mude registros especs. da cifra Alerte

Leia mais

Tecnologias Atuais de Redes

Tecnologias Atuais de Redes Tecnologias Atuais de Redes Aula 3 VPN Tecnologias Atuais de Redes - VPN 1 Conteúdo Conceitos e Terminologias Vantagens, Desvantagens e Aplicações Etapas da Conexão Segurança Tunelamento Protocolos de

Leia mais

Router VPN DrayTek. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.com support@thegreenbow.com

Router VPN DrayTek. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.com support@thegreenbow.com Cliente VPN IPSec TheGreenBow Guia de Configuração Router VPN DrayTek WebSite: Contact: http://www.thegreenbow.com support@thegreenbow.com IPSec VPN Router Configuration Property of TheGreenBow Sistech

Leia mais

Exemplo de configuração da opção de DHCP 82 do controlador do Wireless LAN

Exemplo de configuração da opção de DHCP 82 do controlador do Wireless LAN Exemplo de configuração da opção de DHCP 82 do controlador do Wireless LAN Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Opção de DHCP 82 Configurar Configurar o controlador

Leia mais

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR

Firewalls. Carlos Gustavo A. da Rocha. ASSR Carlos Gustavo A. da Rocha Introdução Um Firewall cria uma barreira através da qual todo o tráfego que deixa ou chega a uma rede deve passar Suas regras ditam quais tráfegos estão autorizados a passar

Leia mais

RADIUS. Porque utilizar o RADIUS

RADIUS. Porque utilizar o RADIUS RADIUS O RADIUS, Remote Authentication Dial In User Service, é um protocolo amplamente utilizado para gerenciar o acesso dos mais diversos serviços de rede. Este protocolo define um padrão para troca de

Leia mais

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Firewall. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall Prof. Marciano dos Santos Dionizio Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas eram feitas de madeira o fogo era um grande problema, pois se alastrava facilmente

Leia mais

GatePRO. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt

GatePRO. Cliente VPN IPSec TheGreenBow. Guia de Configuração. http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt Cliente VPN IPSec TheGreenBow Guia de Configuração GatePRO WebSite: Contacto: http://www.thegreenbow.pt support@thegreenbow.pt Guia de Configuração escrito por: Escritor: Equipe de Suporte Empresa: Interage

Leia mais

SIMOS (IMPLEMENTING CISCO SECURE MOBILITY) 1.0

SIMOS (IMPLEMENTING CISCO SECURE MOBILITY) 1.0 SIMOS (IMPLEMENTING CISCO SECURE MOBILITY) 1.0 Objetivo Implementing Cisco Secure Mobility Solutions (SIMOS) v1.0 é um treinamento que faz parte da grade de certificação CCNP Security. Este curso visa

Leia mais

Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Licenciatura em Engenharia Informática 1. Tecnologias WAN.

Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Licenciatura em Engenharia Informática 1. Tecnologias WAN. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Licenciatura em Engenharia Informática 1 Tecnologias WAN (Dezembro 2009) Autor: José Afonso Esteves Janeiro Resumo- Este relatório

Leia mais

Centro Universitário Fundação Santo André. Disciplina Redes de Computadores Módulo 07

Centro Universitário Fundação Santo André. Disciplina Redes de Computadores Módulo 07 Centro Universitário Fundação Santo André Disciplina Redes de Computadores Módulo 07 Segurança em Redes de Computadores 2006 V1.0 Conteúdo INVASÃO AMEAÇAS RECURSOS DE PROTEÇÃO AMEAÇAS TÉCNICAS DE PROTEÇÃO

Leia mais

Centro Universitário Fundação Santo André. Disciplina Redes de Computadores Módulo 07

Centro Universitário Fundação Santo André. Disciplina Redes de Computadores Módulo 07 Centro Universitário Fundação Santo André Disciplina Redes de Computadores Módulo 07 2006 V1.0 Conteúdo INVASÃO AMEAÇAS AMEAÇAS INVASÃO AÇÃO CRIMINOSA DE PESSOAS OU GRUPO DE PESSOAS, VISANDO A QUEBRA DE

Leia mais

M3D4 - Certificados Digitais Aula 2 Certificado Digital e suas aplicações

M3D4 - Certificados Digitais Aula 2 Certificado Digital e suas aplicações M3D4 - Certificados Digitais Aula 2 Certificado Digital e suas aplicações Prof. Fernando Augusto Teixeira 1 Agenda da Disciplina Certificado Digital e suas aplicações Segurança Criptografia Simétrica Criptografia

Leia mais

Redundância para Servidores de VPN Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas

Redundância para Servidores de VPN Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Redundância para Servidores de VPN Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Maicon de Vargas Pereira 1, Carlos Vinicius Rasch Alves 1 1 Redes de Computadores Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas (FATEC)

Leia mais

Firewall. Andrei Jean Fabio Garzarella William Passig

Firewall. Andrei Jean Fabio Garzarella William Passig Firewall Andrei Jean Fabio Garzarella William Passig O que é? Firewall por Hardware Firewall por Software Camadas OSI Como funciona? Regras e Ações Tipo de Firewall Agenda O que é? Firewall é uma solução

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura I - Redes Locais Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura I - Redes Locais Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Unidade IV Análise de Projeto

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

VPN VPN VPN. Resumo do seminário Próxima apresentação. ESP Encapsulation Security Payload

VPN VPN VPN. Resumo do seminário Próxima apresentação. ESP Encapsulation Security Payload Referências ibliográficas Segurança em redes sem fio Parte IV Tópicos Especiais em Redes Integradas Faixa Larga Orientador: Prof. Luís Felipe M. de Moraes luno: verissimo@ravel.ufrj.br http://www.ravel.ufrj.br/~verissimo

Leia mais

Índice. Introdução. Razões possíveis para a falha. Impacto

Índice. Introdução. Razões possíveis para a falha. Impacto Índice Introdução Razões possíveis para a falha Impacto Verificação Verifique os ajustes DNS Verifique a conexão Troubleshooting Documentos relacionados Introdução Você pode atualizar um centro de gerenciamento

Leia mais

Manual de Utilização de Certificados Digitais. Microsoft Outlook 2003

Manual de Utilização de Certificados Digitais. Microsoft Outlook 2003 Manual de Utilização de Certificados Digitais Microsoft Página 2 de 14 CONTROLO DOCUMENTAL REGISTO DE MODIFICAÇÕES Versão Data Motivo da Modificação 1.9 08/02/2013 Atualização do conteúdo do Manual de

Leia mais

Capítulo 8. Segurança de redes

Capítulo 8. Segurança de redes Capítulo 8 Segurança de redes slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall,

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

Redes sem Fio WPANs (IEEE ) Wireless Personal Area Networks. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio WPANs (IEEE ) Wireless Personal Area Networks. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 WPANs (IEEE 802.15) Wireless Personal Area Networks Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Onde Estamos? Sistemas de comunicação wireless

Leia mais

PIX/ASA 7.x: Adicionar/remova uma rede em um exemplo existente da configuração de túnel L2L VPN

PIX/ASA 7.x: Adicionar/remova uma rede em um exemplo existente da configuração de túnel L2L VPN PIX/ASA 7.x: Adicionar/remova uma rede em um exemplo existente da configuração de túnel L2L VPN Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Produtos Relacionados Convenções Informações

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

Segurança de Redes de Computadores. Ricardo José Cabeça de Souza

Segurança de Redes de Computadores. Ricardo José Cabeça de Souza Segurança de Redes de Computadores Ricardo José Cabeça de Souza CRC (Cyclic Redundancy Check) Verificação de redundância cíclica É um código detector de erros Tipo de função hash que gera um valor expresso

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DE REDES NO CENÁRIO ATUAL: ESTUDO COM O MÉTODO DELPHI

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DE REDES NO CENÁRIO ATUAL: ESTUDO COM O MÉTODO DELPHI A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DE REDES NO CENÁRIO ATUAL: ESTUDO COM O MÉTODO DELPHI Guilherme Augusto Fernandes (FIAP) gui_f94@hotmail.com Joao Gilberto Pinho (FIAP) contato@profpinho.com.br talles rodrigues

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES. Professor Eduardo Maroñas Monks

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES. Professor Eduardo Maroñas Monks SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS TECNÓLOGO EM REDES Professor Eduardo Maroñas Monks Leandro Ferreira Canhada 2013 1 TrueCrypt TrueCrypt é um aplicativo de

Leia mais

Sistemas de Troca de Mensagens

Sistemas de Troca de Mensagens Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Informática DCC/IM - NCE/UFRJ Arquitetura de Sistemas Paralelos Sistemas de Troca de Mensagens Sistemas de Comunicação O Sistema de Comunicação

Leia mais

Investigação e Avaliação do Impacto da Aplicação de Mecanismos de Segurança em Voice over Internet Protocol (VoIP)

Investigação e Avaliação do Impacto da Aplicação de Mecanismos de Segurança em Voice over Internet Protocol (VoIP) Investigação e Avaliação do Impacto da Aplicação de Mecanismos de Segurança em Voice over Internet Protocol (VoIP) Rafael Mendes Pereira Liane M. R. Tarouco Roteiro Introdução Riscos Soluções Impacto Avaliação

Leia mais

Neste manual apresentaremos a configuração de uma VPN IPSec com dois equipamentos, (DI-LB604 e um DI-804HV). Vamos simular uma Filial e uma Matriz

Neste manual apresentaremos a configuração de uma VPN IPSec com dois equipamentos, (DI-LB604 e um DI-804HV). Vamos simular uma Filial e uma Matriz Neste manual apresentaremos a configuração de uma VPN IPSec com dois equipamentos, (DI-LB604 e um DI-804HV). Vamos simular uma Filial e uma Matriz geograficamente distantes. Exemplo: (São Paulo Rio de

Leia mais

Segurança de Redes de Computadores

Segurança de Redes de Computadores Segurança de Redes de Computadores Aula 10 Segurança na Camadas de Rede Redes Privadas Virtuais (VPN) Prof. Ricardo M. Marcacini ricardo.marcacini@ufms.br Curso: Sistemas de Informação 1º Semestre / 2015

Leia mais

# $ % & ' ( ) * ' ( ) *! " " Orientador +, -

# $ % & ' ( ) * ' ( ) *!   Orientador +, - #$ %&'()* '()*!"" Orientador +,- ."%&/0#12 3"/%'0)/))&/ )4506 7" %/0)/))&/ 8906 8)) :"'/0)/))&/ '% '); Um roteador recebe em alguma de suas interfaces um pacote vindo da rede local ou da rede externa.

Leia mais