EDITAL Nº 049/2016 DE 04 DE JULHO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE MERIDIONAL - IMED

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 049/2016 DE 04 DE JULHO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE MERIDIONAL - IMED"

Transcrição

1 EDITAL Nº 049/2016 DE 04 DE JULHO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE MERIDIONAL - IMED Constitui requisitos e etapas para a seleção de candidatos ao Mestrado em Administração da Faculdade Meridional IMED. A Faculdade Meridional - IMED, integrante do sistema Federal de Ensino do Ministério da Educação e mantida pelo Complexo de Ensino Superior Meridional, recredenciada pela Portaria MEC nº 524, publicada no DOU de 10/05/2012, através de sua Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, torna público, por meio da publicação deste edital, que estão abertas, no período entre 04 de julho a 07 de novembro de 2016, as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Administração IMED. 1. VAGAS 1.1. Esta seleção visa ao preenchimento de 25 (vinte e cinco) vagas com ingresso no primeiro semestre de INSCRIÇÕES 2.1. As inscrições ocorrerão no período de 04 de julho a 07 de novembro de 2016 e deverão ser precedidas do cadastro no site da IMED campo Inscrições Abertas Mestrados e Doutorados, e da entrega da documentação (item 2.3 deste edital) As inscrições serão processadas mediante a comprovação de pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), através de boleto, a ser gerado pelo sistema no ato da inscrição no site. Em caso de desistência do candidato o valor da inscrição não será devolvido.

2 2.3. A inscrição no processo seletivo se dará mediante cadastro no site (item 2.1) e a apresentação da seguinte documentação: Ficha de inscrição (anexo I), digitada; Cópia autenticada do diploma do curso de graduação (documentos de cursos de graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeira devem ser revalidados de acordo com a legislação vigente no Brasil); Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação; Cópia autenticada de certificado de pós-graduação (em caso de candidato pós-graduado); Cópia simples do currículo lattes, devidamente documentado (modelo disponível em: Cópia simples do certificado ou do resultado do teste ANPAD (antes do processo seletivo, o candidato deverá realizar o teste ANPAD. A próxima edição do teste será no dia 18 de setembro de 2016); Cópia simples da carteira de identidade; Cópia simples do CPF; Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento (mais atual); Cópia simples do título eleitoral; Cópia simples da dispensa militar (para homens); Uma foto 3 x 4 recente; Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; Cópia do passaporte e visto de regularidade no país, expedido pela Polícia Federal (para candidatos estrangeiros); 2.4. Todos os documentos exigidos pelo presente edital deverão ser apresentados na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, 2º andar do bloco B, da Faculdade Meridional IMED, até o dia 07 de novembro de 2016 ou postados por Correio, via sedex, impreterivelmente até o dia 04 de novembro de 2016 para o seguinte endereço:

3 Faculdade Meridional IMED Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração Processo Seletivo Mestrado em Administração 2017 Rua Senador Pinheiro, 304 Bairro Rodrigues CEP Passo Fundo RS Brasil No envio via sedex, o código de rastreio da encomenda deve ser enviado para o secretariappga@imed.edu.br A inscrição somente será homologada mediante a apresentação de todos os documentos solicitados, cadastro no site e o pagamento da taxa de inscrição. A divulgação dos candidatos com inscrições homologadas será realizada por meio de mensagem eletrônica no dia 09 de novembro de Após o término do período de inscrições não será possível alterar os dados informados ou acrescentar qualquer tipo de documentação a pasta do candidato. 3. CANDIDATOS 3.1. Poderão concorrer no processo seletivo todos aqueles candidatos que possuírem o título de graduação em qualquer área de conhecimento, ou que obtenham o respectivo título ou certificado de conclusão do curso de graduação até a data da matrícula no curso. 4. PROCESSO SELETIVO 4.1. Estarão habilitados para participação no processo seletivo somente os candidatos que entregarem, no prazo estabelecido neste edital, toda a documentação exigida no item O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Faculdade Meridional IMED, dividido em quatro etapas:

4 a) Etapa 1: Redação Uma prova de redação, de caráter classificatório, será aplicada a todos os candidatos, no dia 11 de novembro de 2016 às 09h, com duração de 2 horas, na sede da Faculdade Meridional - IMED, em local a ser indicado via . Os candidatos deverão apresentar-se no local da prova, às 08 horas e 30minutos, com documento de identificação com foto. A prova de redação versará sobre um tema pré-determinado. Os candidatos deverão eleger um de dois artigos sugeridos para leitura. No dia da prova, será sorteada, do artigo escolhido pelo candidato, uma questão para tema da redação. O candidato deverá dissertar sobre o assunto em até 60 (sessenta) linhas. Os artigos sugeridos para leitura e preparação para a redação são: 1. MASCARENHAS, A. O.; ZAMBALDI, F.; MORAES, E. A. Rigor, Relevância e Desafios da Academia em Administração: Tensões entre Pesquisa e Formação Profissional. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 3, p , Disponível em: 2. MATTOS, P. L. C. L. Administração é Ciência ou Arte? O que Podemos Aprender com este Mal- Entendido. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 3, p , Disponível em: A redação será realizada sem consulta.

5 Na redação, serão avaliados a habilidade de escrita formal; argumentação lógica; e aderência ao tema proposto. b) Etapa 2: Análise do Currículo Lattes Esta etapa é de caráter classificatório. Na análise dos currículos será considerado a formação acadêmica (graduação e especialização), a atuação profissional e acadêmica prévia, e produção bibliográfica nos últimos 5 anos. c) Etapa 3: Entrevista As entrevistas serão realizadas entre os dias 16 e 23 de novembro de 2016 e serão agendadas com ao menos três dias de antecedência, por meio de mensagens aos candidatos para os endereços eletrônicos indicados na ficha de inscrição. Os candidatos deverão apresentar-se à Faculdade Meridional - IMED 15 minutos antes do horário agendado. Durante as entrevistas, serão avaliados a disponibilidade e interesse do candidato, a capacidade de articulação, comunicação e adaptabilidade dos candidatos, bem como flexibilidade para trabalhar em grupos e em pesquisa científica. d) Etapa 4: Teste ANPAD O candidato deverá realizar o teste ANPAD como uma das etapas do processo seletivo. A próxima edição do teste será no dia 18 de setembro de As inscrições para o teste podem ser feitas através do site: A comissão de seleção do Mestrado em Administração IMED fará a análise dos candidatos com base nos seguintes critérios: Redação: peso = 2,5; Análise do currículo Lattes: peso = 2,5; Entrevista: peso = 2,5; Teste ANPAD: peso = 2,5.

6 4.4. A classificação final dos selecionados será feita em ordem decrescente, com base na pontuação obtida pelos candidatos no processo seletivo Em caso de empate no escore final, terá preferência o candidato que obtiver maior nota no teste ANPAD. Caso persista o empate, terá preferência o candidato que obtiver a maior nota na análise do currículo Lattes A lista dos candidatos selecionados e dos suplentes será disponibilizada no site do programa de Mestrado em Administração IMED e enviada por meio de mensagens eletrônicas aos candidatos no dia 02 de dezembro de 2016 às 16h As notas das etapas serão divulgadas somente no final do processo seletivo mediante solicitação para o secretariappga@imed.edu.br. O candidato só terá acesso as suas notas. 5. MATRÍCULA E CONFIRMAÇÃO DE ACEITE DA VAGA Os candidatos selecionados deverão manifestar o aceite à vaga através da matrícula no programa. As matrículas ocorrerão entre os dias 05 e 09 de dezembro de 2016 na secretaria do programa em horários pré-agendados com os selecionados Caso ocorram desistências, os candidatos suplentes serão chamados de acordo com a ordem publicada na divulgação dos resultados Será aceito o certificado de conclusão de curso de graduação de candidatos que na data da matrícula ainda não tenham recebido o diploma.

7 6. DURAÇÃO DO CURSO 6.1. O curso de mestrado terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses a partir do início das aulas, com o oferecimento de disciplinas mediante aulas presenciais que constituirão requisito parcial à obtenção do título de mestre, juntamente com os demais requisitos previstos no Regimento Interno do Programa. 7. BOLSAS DE ESTUDO 7.1. A aprovação no presente processo seletivo não implica na automática habilitação para concessão de bolsa ou taxa. Para concorrer às bolsas o aluno deverá estar regularmente matriculado no curso, após a matrícula a IMED irá lançar um edital específico para bolsas, no qual o aluno poderá fazer a solicitação. O critério para seleção de bolsistas será a Classificação no Processo Seletivo. 8. VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO 8.1. O Processo Seletivo objeto do presente edital é válido somente para o ingresso da turma 2017 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. 9. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO: ATIVIDADE DATA Período de inscrição e entrega da documentação 04/07 a 07/11/2016 Publicação das inscrições homologadas 09/11/2016 Prova de redação: 11/11/2016 às 09h Divulgação da agenda das entrevistas: 14/11/2016 Período de realização das entrevistas: 16/11 a 23/11/2016 Divulgação dos resultados: 02/12/2016 Período para confirmação da vaga e matrícula: 05/12 a 09/12/2016 Previsão de início das aulas: 06/03/2017

8 10. DISPOSIÇÕES GERAIS Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos na Secretaria do Programa, até 30 dias após a divulgação do resultado da seleção. Após esta data este material será descartado Ao efetuar a inscrição, o candidato assume o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital, as normas dispostas no Regimento Interno do PPGA-IMED e nos instrumentos reguladores da Pós- Graduação, emitidos pela CAPES. Os casos omissos, nesta chamada, serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional - IMED Informações complementares sobre o Mestrado em Administração IMED podem ser obtidas diretamente no site do Programa de Mestrado ou junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, pelo telefone (54) ou por secretariappga@imed.edu.br Passo Fundo, 04 de julho de JOÃO ALBERTO RUBIM SARATE Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu Faculdade Meridional IMED VITOR FRANCISCO DALLA CORTE Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração Faculdade Meridional IMED

9 ANEXO 1 FICHA DE INSCRIÇÃO Nome: CPF: IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Data de nascimento: RG: Órgão emissor: UF: Data de emissão: Nacionalidade: Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Naturalidade: Endereço residencial: Bairro: CEP: Cidade: UF: País: Telefone: ( ) Celular: ( ) Graduação 1 FORMAÇÃO ACADÊMICA Curso: Instituição: Ano de conclusão: País: Cidade: UF: Graduação 2 Pós Graduação 1 Pós Graduação 2 Curso: Instituição: Ano de conclusão: País: Cidade: UF: Curso: Instituição: Ano de conclusão: País: Cidade: UF: Curso: Instituição: Ano de conclusão: País: Cidade: UF: ATUAÇÃO PROFISSIONAL Indique cronologicamente as suas três últimas experiências profissionais remuneradas Experiência Atual Organização: Atividade/Cargo: Mês/Ano de início: Mês/Ano de término:

10 Experiência Anterior 1 Experiência Anterior 2 Organização: Atividade/Cargo: Mês/Ano de início: Organização: Atividade/Cargo: Mês/Ano de início: Mês/Ano de término: Mês/Ano de término: FINANCIAMENTO DE SEUS ESTUDOS ( ) Manterei vínculo empregatício e salário durante o curso ( ) Manterei vínculo empregatício sem salário durante o curso ( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, mas preciso de bolsa ( ) Não possuo vínculo empregatício, mas possuo recursos próprios ( ) Não manterei vínculo empregatício durante o curso, mas tenho recursos próprios ( ) Não manterei vínculo empregatício durante o curso, mas preciso de bolsa LINHA DE PESQUISA ( ) Gestão estratégica e relações com o mercado ( ) Estudos organizacionais contemporâneos ÁREA DE PESQUISA Escreva no campo abaixo seu interesse de pesquisa (limite 1000 caracteres):

11 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO ( ) Ficha de inscrição ( ) Cópia autenticada do diploma de graduação ( ) Cópia autenticada do histórico escolar de graduação ( ) Currículo Lattes documentado ( ) Cópia do certificado ou do resultado do teste ANPAD ( ) Cópia da carteira de identidade ( ) Cópia do CPF ( ) Cópia da certidão de nascimento ou casamento ( ) Cópia do título eleitoral ( ) Cópia da dispensa militar (para homens) ( ) Uma fotos 3x4 recentes ( ) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição REQUERIMENTO O SIGNATÁRIO, acima identificado e qualificado, requer, pelo presente, a sua inscrição ao Processo de Seleção para o Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Meridional IMED, declara a veracidade das informações mencionadas e manifesta concordância com os termos do edital de seleção, do regimento interno do PPGA-IMED e com as normas regulatórias da Pós-Graduação expedidas pela CAPES. Local: Data: Assinatura do candidato:

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL EDITAL N.º 04/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX

PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/ PROPPEX PROCESSO SELETIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EDITAL N.º 08/2017 - PROPPEX A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), mantenedora da Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo/RS,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS A UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014. EDITAL 13/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. MESTRADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA - 2015 I - Inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2017- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/1 ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº /2015 A Coordenação do torna público que estarão abertas

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2017/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM) Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015. EDITAL 16/2015. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR /2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/2017

SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR /2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/2017 SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR - 27/2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/27 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 35/2017, de 26 de abril de 2017

EDITAL DPPG Nº 35/2017, de 26 de abril de 2017 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DPPG Nº 35/2017, de 26 de abril

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 003/2012 SELEÇÃO 2013 Abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós- Graduação em Direito da URI MESTRADO Recomendado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COPPE Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia PESC Programa de Engenharia de Sistemas e Computação EDITAL UFRJ nº 189/2016 Processo

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

NORMAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA: EDUCAÇÃO CONTINUADA PESC/PPGCol /1

NORMAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA: EDUCAÇÃO CONTINUADA PESC/PPGCol /1 NORMAS PARA INGRESSO DE ALUNOS NO PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SAÚDE COLETIVA: EDUCAÇÃO CONTINUADA PESC/ - 2016/1 O Coordenador do -, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, comunica a abertura do processo

Leia mais

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA EDITAL NPL 36/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ANÁLISES CLÍNICAS, NO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, NO 2º SEMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica - PPGB, abre

Leia mais

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Edital nª 01/2017. PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA PÓS-GRADUAÇÃO (Lato Sensu): EM NUTRIÇÃO CLÍNICA Edital nª 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA Edital do processo seletivo simplificado para ingresso junto à Pós-Graduação: em Nutrição Clínica (especialização teórica e prática), na cidade de Porto

Leia mais

1. PÚBLICO ALVO E CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO

1. PÚBLICO ALVO E CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO MANUAL DE NORMAS DE BOLSAS DE ESTUDO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS PECEGE PARA DOCENTES/FUNCIONÁRIOS E DISCENTES DA PÓS GRADUAÇÃO (stricto sensu) DA USP O presente

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PROCESSO SELETIVO Ano Letivo de 2016 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, em nível de Mestrado e Doutorado, comunica a abertura de

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2015-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2 Torno público que estão abertas, no período de 01 à 09/09/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica EDITAL Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPG-EngBio)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 68/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL 01/2012 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE: CARDIOLOGIA

EDITAL 01/2012 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE: CARDIOLOGIA INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA UNIDADE DE ENSINO EDITAL 01/2012 CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE: CARDIOLOGIA

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Edital nº 03 P r o c e s s o S e l e t i v o V e s t i b u l a r 2017 3 ª C h a m a d a São Leopoldo, 2017. O Reitor da Faculdades EST, com sede em São Leopoldo, Rio Grande do

Leia mais

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016.

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS CAMPUS VIAMÃO O do Instituto

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER)

EDITAL PPGEpi Nº 03/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Ramiro Barcelos, 2400 2º andar CEP 90035-003 Porto Alegre-RS Tel.+55 (51) 3308.5620 Fax +55 (51) 3308.5621 E-mail ppgepid@ufrgs.br EDITAL

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 054/2016 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade

Leia mais

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE ESCOLA DE ENFERMAGEM - EENF DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - DAOP EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL

EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL Universidade Federal do Tocantins Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE Mestrado em Educação Campus Universitário de Palmas Av. NS 15, ACLNO 14 Sala 24 Bloco III Fone: (63) 3232-8201 e-mail: ppgedu@uft.edu.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7.

Leia mais

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO- PROPEG CAMPUS AVANÇADO

Leia mais

EDITAL N.º 06/2017- PROG/UEMA

EDITAL N.º 06/2017- PROG/UEMA EDITAL N.º 06/2017- PROG/UEMA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação PROG, considerando a Lei n.º 9.608/1998, que dispõe sobre serviço voluntário e dá outras providências,

Leia mais

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício

Leia mais

Programa de Mestrado em Direito

Programa de Mestrado em Direito Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 19/2011-MDIR Estabelece o número de vagas e os procedimentos para admissão de Alunos Especiais (não regulares) no Programa de Mestrado em Direito Área de Concentração:

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 016/2014 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria EDITAL Nº 126 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2013 A Coordenação do Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO - 1º SEMESTRE/2014 A Universidade Santa Úrsula - USU, torna público, na forma regimental e em consonância com as disposições legais, que estão abertas as inscrições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período

Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período Universidade Federal da Paraíba UFPB Centro de Ciências Exatas e da Natureza CCEN Mestrado em Matemática Programa de Pós-Graduação em Matemática Edital de Seleção do Curso de Mestrado Período 2017.1 Edital

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA -ACEG FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF EDITAL VESTIBULAR 2017

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA -ACEG FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF EDITAL VESTIBULAR 2017 Edital de Processo Seletivo Unificado, Continuado e Agendado 2017, da Faculdade mantida pela Sociedade Cultural e Educacional de Garça. O Presidente da Sociedade Cultural e Educacional de Garça, com sede

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1

Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 Universidade Federal do Rio de Janeiro INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PAULO DE GÓES (IMPPG) EDITAL N.º 388 SELEÇÃO PARA O MESTRADO DE 2016/1 O presente Edital regulamenta a seleção pública para ingresso no

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM REVISÃO DE TEXTOS (ProQPRT)

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM REVISÃO DE TEXTOS (ProQPRT) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE BOLSISTA

Leia mais

EDITAL NPL 42/2016 E D I T A L

EDITAL NPL 42/2016 E D I T A L EDITAL NPL 42/2016 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS CAMPINAS UNIDADE CAMBUÍ DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017.

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília

UnB/Universidade de Brasília UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOUDORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA MOLECULAR PPG-BIOMOL/UNB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DOCENTE A Pró-Reitoria Acadêmica (ProAcad)

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 06/2017

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 06/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFPI CAMPUS TERESINA ZONA SUL A Diretora Geral do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 33/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 39 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR PARA O PERÍODO 2017.2 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014 COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS - MESTRADO E D I T A L 09/2014 Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciência de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Mestrado (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público em 15 de maio de 2016 o regulamento

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

EDITAL Nº 34/UNOESC-R/2015. Abre inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

EDITAL Nº 34/UNOESC-R/2015. Abre inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina. EDITAL Nº 34/UNOESC-R/2015 Abre inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina. O Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc,

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013

PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO ACADÊMICO EM 2013 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da FUNDACENTRO Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS N o 01/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 IRMANDADE DA SANTA CASA DE LONDRINA Edital

PROCESSO SELETIVO RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 IRMANDADE DA SANTA CASA DE LONDRINA Edital A Comissão de Residência Médica (COREME) da Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL), de acordo com a legislação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), abre inscrição e estabelece as normas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR EDITAL nº 10/2016- PPGA/UNICENTRO ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS À MATRÍCULA NA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA E EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA OFERTADA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016, NA CONDIÇÃO DE ALUNO ESPECIAL,

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UniRitter

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFMT_CUIABÁ EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de 2012

EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EDITAL EDITAL A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ABRIRÁ INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015. 1. INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2

EDITAL EXTRAORDINÁRIO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES CONSTITUIÇÃO DE CADASTRO 2016/2 Torno público que estão abertas, no período de 09 à 16/09/2016, as inscrições para a seleção de docentes da UNICASTELO, constantes no item 1 deste Edital, para a constituição de cadastro. 1. DAS VAGAS

Leia mais

EDITAL 002/PPGFMC/2016

EDITAL 002/PPGFMC/2016 EDITAL 002/PPGFMC/2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC), do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 04

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS E ECONOMIA O Coordenador do Programa

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

EDITAL CRMV-GO Nº 03 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016.

EDITAL CRMV-GO Nº 03 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. EDITAL CRMV-GO Nº 03 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO E MEDICINA VETERINÁRIA O PRESIDENTE

Leia mais

EDITAL Nº 04 SJB, DE 23 DE AGOSTO DE 2017

EDITAL Nº 04 SJB, DE 23 DE AGOSTO DE 2017 EDITAL Nº 04 SJB, DE 23 DE AGOSTO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO CAMPUS AVANÇADO SÃO JOÃO DA BARRA O Diretor

Leia mais