CIÊNCIAS NATURAIS Aprendendo com o cotidiano. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CIÊNCIAS NATURAIS Aprendendo com o cotidiano. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores."

Transcrição

1 Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. CIÊNCIAS NATURAIS Resultado: ensino com muito mais valor.

2 Ciências Naturais Conheça a coleção Eduardo LeitE do Canto A obra é organizada em quatro eixos temáticos que permitem uma visão ampla e integrada dos conteúdos. Vida e Ambiente Une questões sobre o meio ambiente com temas sociais, permitindo a reflexão acerca da pluralidade cultural, qualidade de vida e preservação ambiental. Ser Humano e Saúde Relaciona higiene e saúde com a responsabilidade do indivíduo sobre o seu bem-estar e o ambiente que o cerca. Terra e Universo Estuda fenômenos naturais e elementos que compõem o Universo. Favorece a construção do conhecimento científico. Tecnologia e Sociedade Permite uma reflexão sobre a cidadania e a interferência da tecnologia na construção de uma sociedade participativa.

3 Destaques! A obra foi atualizada e traz mudanças que a aproximam das necessidades de professores e alunos. Dentre as novidades, destacam-se: Professor Cadastre-se em nosso site e receba mensalmente o Boletim Em dia com as Ciências Naturais. Novos textos, imagens e atividades em todos os livros. Informações complementares e curiosidades que enriquecem a apresentação dos conteúdos. Suplemento de atividades que pode ser usado como avaliação pelo professor. Eduardo Leite do Canto é Doutor em Ciências pela Unicamp. Membro da Sociedade Brasileira de Química, possui trabalhos publicados em revistas científicas internacionais e diversos livros paradidáticos. Utilização da internet na seleção textual e nas propostas de pesquisas. Vol. 6, p. 17 Vol. 6, p. 18

4 ciências naturais 6 o ao 9 o ano Abertura de capítulo As aberturas permitem ao professor explorar concepções prévias dos alunos para utilizar durante o trabalho com o conteúdo. Projeto visual que facilita o estudo e a organização do conhecimento. Logo após a análise da imagem de abertura, a seção Motivação desperta os conhecimentos prévios dos alunos. Apresenta uma notícia de jornal ou revista, um texto, um experimento prático ou uma descrição de alguma situação relacionada ao tema que será estudado. Um breve comentário ou pergunta sobre a imagem introduz o tema do capítulo. Ao longo do capítulo, quadros laterais complementam o estudo, com atividades de pesquisa, debate e reflexão em grupo. No suplemento do professor... Explicação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que serão trabalhados em cada unidade, facilitando o planejamento das aulas. Vol. 7, p. 215 Vol. 7, p. 216 Temas transversais, como ética, meio ambiente e saúde, são abordados ao longo de todo o conteúdo.

5 ciências naturais 6 o ao 9 o ano Exposição do conteúdo Todos os conceitos são apresentados com uma linguagem clara e próxima da realidade dos alunos. Grande variedade de esquemas e imagens facilita a compreensão dos alunos. Logo após o conteúdo, a seção Organização de ideias: mapa conceitual revisa e relaciona todos os conceitos adquiridos. A seção Use o que aprendeu traz atividades que conectam o conteúdo a situações práticas do dia a dia. Esquemas e ilustrações facilitam a organização do conteúdo e a compreensão dos alunos. Novidade! O quadro Use a internet traz sugestões de sites, com informações importantes. No suplemento do professor... Sugestões de leituras para alunos e professores complementam o conteúdo do livro. Vol. 6, p. 39 Vol. 6, p. 33 No suplemento do professor... Orientações sobre como trabalhar com mapas conceituais.

6 ciências naturais 6 o ao 9 o ano Atividades Uma grande variedade de exercícios estimula a reflexão e a conexão dos conhecimentos. Diferentes linguagens promovem a competência leitora em sala de aula. Ao final de alguns capítulos, a seção Estabeleça conexões oferece atividades com mapas conceituais, gráficos ou cruzadinhas que relacionam assuntos estudados em diferentes partes do livro. Estas atividades podem ser realizadas em grupo, a critério do professor. A seção Explore diferentes linguagens traz exercícios que envolvem diversas formas de expressão, como esquemas, tabelas, gráficos, desenhos, cartazes, slogans, textos jornalísticos, entre outras. E mais... Atividades complementares aparecem em quadros laterais e estimulam competências como pesquisa, verificação e debate. No suplemento do professor... Resoluções detalhadas das atividades do livro. Vol. 6, p. 226 Vol. 7, p. 106 Atividades diversificadas tornam o ensino mais dinâmico e divertido.

7 ciências naturais 6 o ao 9 o ano Seções especiais A seção Isso vai para o nosso mural! estimula a pesquisa de informações em diferentes fontes e propicia discussões, desenvolvendo competências relativas ao tratamento de informações e ao trabalho em grupo. A seção Seu aprendizado não termina aqui convida o aluno a buscar novos conhecimentos em fontes que vão além do ambiente escolar. A seção Isso entra no nosso vocabulário! favorece um trabalho participativo com o significado dos termos mais importantes que aparecem nos capítulos. Os projetos práticos garantem a fixação do conteúdo. Suplemento de projetos Ao final do livro, o suplemento apresenta propostas de projetos e experimentos que os alunos poderão realizar sob a supervisão do professor, ampliando a compreensão dos conteúdos estudados. Imagens e esquemas contribuem para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos. Vol. 6, p. 265 Vol. 6, p. 271

8 APOIO AO PROFESSOR SERVIÇOS EDUCACIONAIS O Suplemento para o professor, ao final do seu livro, está dividido em duas partes. Sugestões de atividades podem ser fotocopiadas e utilizadas como avaliação. Apoio pedagógico Suporte que permite ao professor tirar dúvidas e receber orientações de trabalho. Ligue e receba mais informações. TV Web Uma nova ferramenta educacional com transmissão de informação e conteúdo pela internet possibilita uma completa interatividade entre escolas, autores e palestrantes convidados. Inscreva-se no site e conheça a programação completa. Eventos Palestras, oficinas e mesas-redondas realizadas por profissionais renomados da educação. Acesse e conheça a programação. Site Desenvolvido para trazer detalhes sobre os livros, além de diversos serviços educacionais. Textos para complementação da prática pedagógica. Orientações gerais para o professor: Apresenta os pressupostos teóricos e metodológicos da obra. Fornece orientações para que o professor possa escolher a sequência de conteúdos mais adequada à sua realidade local. Apresenta considerações sobre avaliação. Subsídios específicos para cada livro: Relaciona e comenta os conteúdos indicados para cada capítulo. Fornece respostas e comentários de todas as atividades do livro. Apresenta textos complementares dirigidos ao professor. Oferece sugestões bibliográficas para alunos e professores. Suplemento de atividades com sugestões que podem ser fotocopiadas e utilizadas a critério do professor, como exercícios adicionais ou avaliações. Redes sociais Blog: Orkut: Twitter: Avaliações e atividades. Vídeos.

9 6 o ano 7 o ano por dentro CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Vida e Ambiente 1 Fatores vivos e fatores não vivos presentes nos ambientes Os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem / Os seres vivos precisam de energia / Os seres vivos podem se reproduzir / Os seres vivos dependem do ambiente / Os seres vivos interagem uns com os outros / Semelhanças entre os ambientes / Diferenças entre os ambientes 2 Produtores e consumidores O que é cadeia alimentar? / Produtores e consumidores / As onças dependem do capim? / As capivaras dependem das onças? / Há um equilíbrio na cadeia alimentar 3 Produtores A semente de feijão tem reserva de alimento / Os animais e as plantas respiram / As plantas, além de respirarem, fazem fotossíntese / O papel da clorofila / Sem luz na há fotossíntese / De onde vêm a água e o gás carbônico? / As plantas comem terra? / A importância da fotossíntese / A fotossíntese e as cadeias alimentares 4 Decompositores O que é isso que apareceu no pão? / E o que é isso que apareceu na laranja? / Decompositores / Decompositores reciclam nutrientes / Os decompositores nas cadeias alimentares / Fungos e bactérias atuam como decompositores 5 O solo De que uma planta necessita? / O que é solo fértil? / Os nutrientes no solo / No solo existe um delicado equilíbrio / Os solos variam de região para região / Esgotamento do solo e adubação / Esgotamento do solo e rotação de culturas / Solo exposto, erosão e desertificação / Prevenção da erosão e da desertificação Ser Humano e Saúde 6 Alimentos Importância dos alimentos / Alimentos são fonte de energia / Alimentos são fonte de matéria-primas / Os vários tipos de nutrientes / Fibras da dieta / O que é se alimentar direito? 7 A Água: bem precioso Para que serve a água? / A água e o ser humano / Microrganismos na água / Captação de águas / Água potável e tratamento caseiro / Distribuição de água encanada / Evite desperdícios 8 Contaminação da água As águas servidas / O destino das águas servidas / A atividade dos microrganismos / Doenças veiculadas pela água / Higiene pessoal / Os tipos de fossa / Tratamento de esgoto 9 Vivendo nas cidades Cidades: ambientes construídos / As cidades são centros de consumo / Os seres vivos e as cidades / O problema das enchentes 10 Lixo e qualidade de vida Para onde vai o lixo? / Lixão / Aterro sanitário/ Incineração do lixo / Saneamento básico 11 Reaproveitando o lixo O nosso lixo de cada dia / O lixo de uma grande cidade / Compostagem / A produção de gás combustível / Reciclagem / Coleta seletiva de lixo 12 A vida é a melhor opção O que são drogas? / As drogas e a saúde / As drogas e os problemas sociais / As drogas e a dependência / O álcool é uma droga / O fumo é uma droga Terra e Universo 13 Dia e noite: regularidades da natureza Ciclo dia/noite / Ritmo biológico / O seu ciclo dia/noite / O período diurno tem sempre a mesma duração? / A variação dos períodos diurnos e noturnos ao longo do ano / As estações do ano / O nascente e o poente do Sol / O nascente e poente das demais estrelas e da Lua 14 Propriedades do ar O ar ocupa espaço / Resistência do ar / Vento / O ar ocupa todo o espaço disponível / O ar tem massa! / O ar exerce pressão / O poder da pressão atmosférica 15 Principais gases que compõem o ar O ar é uma mistura / O gás oxigênio / O gás nitrogênio / O gás carbônico 16 O arco-íris e o caminho da água na natureza Mudanças de estado físico da água / A formação da chuva / O ciclo da água / Umidade do ar, orvalho e geada / Umidade relativa do ar / O arco-íris Tecnologia e Sociedade 17 O volume do ar e a temperatura Quantidade de ar em um recipiente e pressão interna / A pressão do ar e a temperatura / O comportamento de um gás e a temperatura / O ar quente e o ar frio 18 Previsão do tempo As brisas à beira-mar / Ventos: o ar em movimento / Ciclones, furacão, tufão e tornado / As correntes marítimas / Tempo e clima / O movimento das marras de ar / De que depende o clima de uma região? / A previsão do tempo / A previsão do tempo e a atividade humana 19 Conservação dos alimentos O que faz um alimento estragar-se? / Defumação / Desidratação / Uso de altas temperaturas / Uso de baixas temperaturas / Uso de sal ou açúcar / Uso de irradiação / O que é aditivo alimentar? / Uso de aditivos / Intoxicação alimentar SUPLEMENTO DE PROJETOS 1 Ação da luz sobre o papel de jornal / 2 Investigando o nível da água / 3 Construção de uma composteira / 4 O calendário marciano / 5 Construindo uma bússola / 6 Paraquedas / 7 Concurso de aviõezinhos / 8 A luva sem a mão / 9 Inflando um balão com gás carbônico / 10 A chuva pode ser salgada? / 11 Determinando a umidade relativa do ar / 12 As cores do arco-íris (I) / 13 As cores do arco-íris (II) / 14 Construção de um cata-vento Vida e Ambiente 1 Biodiversidade O que significa fazer uma classificação? / A variedade dos seres vivos / Classificando os seres vivos / As espécies / Nome das espécies: o sistema de Lineu / Gênero / Diferenças individuais numa espécie / Biodiversidade / O que é extinção de uma espécie? 2 A adaptação dos seres vivos O que é adaptação? / Como acontece a adaptação? / O conceito de ecossistema / Ecologia / Adaptações aos fatores não vivos / Adaptação e cadeias alimentares / Adaptações ligadas à alimentação / Adaptações relacionadas à propagação da espécie / Interação com outros seres vivos 3 Das células aos reinos de seres vivos Quem descobriu as células? / Células são estruturas vivas / Seres pluricelulares e seres unicelulares / Noção da estrutura de uma célula animal / Noção da estrutura de uma célula vegetal / Procariotos e eucariotos / Os reinos de seres vivos 4 A evolução dos seres vivos Registros do passado / O conceito de evolução / A explicação lamarckista para a evolução / A explicação darwinista para a evolução / Como se formam novas espécies? / Evolução não é um processo individual / Árvores filogenéticas 5 Diversidade da vida animal: vertebrados (parte 1) Endoesqueleto e exoesqueleto / A coluna vertebral / A diversidade dos vertebrados / Noções sobre reprodução animal / Peixes 6 Diversidade da vida animal: vertebrados (parte 2) Anfíbios / Répteis 7 Diversidade da vida animal: vertebrados (parte 3) Aves / Mamíferos / O controle da temperatura corporal 8 Diversidade da vida animal: invertebrados Poríferos / Cnidários / Platelmintos / Nematódeos / Anelídeos / Moluscos / Artrópodes / Equinodermos 9 Diversidade das plantas Qual a função de uma flor? / Angiospermas: plantas com flores, sementes e frutos / Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem flores e sem frutos / Pteridófitas: plantas sem sementes / Briófitas: plantas muito simples / Os órgãos de uma planta / Seiva mineral e seiva orgânica / E o resultado dos três últimos experimentos? / Classificando as plantas 10 Diversidade da vida dos fungos O fermento biológico é constituído por fungos / Fungos / As leveduras / Os bolores / Os cogumelos e as orelhas-de-pau / Liquens Ser Humano e Saúde 11 Diversidade dos parasitas humanos Parasitismo: uma estratégia de vida / Esquistossomose / Teníase / Cisticercose / Amarelão / Ascaridíase 12 Diversidade da vida microscópica Protozoários / Há protozoários que causam doenças / Bactérias / Há bactérias que causam doenças / Reprodução das bactérias / Vírus / Como ficamos gripados? / Então os vírus são seres vivos? / Doenças causadas por vírus 13 Meninos e meninas, homens e mulheres O recém-nascido / A infância / A adolescência e a puberdade / As mudanças trazidas pela puberdade / A idade adulta / O envelhecimento 14 A reprodução humana O sistema genital masculino amadurece na puberdade / O sistema genital feminino amadurece na puberdade / A fecundação / A gravidez / O parto / A amamentação 15 Sexo, saúde e sociedade Ciclo menstrual regular e ciclo menstrual irregular / Data da ovulação e gravidez / Gravidez desejada e gravidez indesejada / Alguns métodos anticoncepcionais / Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) / Aids Terra e Universo 16 Fósseis: registros da história Fósseis / Ossadas fósseis / Os fósseis e a história da Terra / A história da Terra em 1 metro! / Fósseis na América do Sul 17 As fases da lua e as constelações As fases da Lua / A Lua e seus horários / As estrelas no céu noturno / As constelações do zodíaco Tecnologia e Sociedade 18 Além do que os nossos olhos podem ver Algumas propriedades das lentes / Instrumentos ópticos / Microscópio composto / Luneta astronômica, telescópio, luneta terrestre e binóculo / Máquina fotográfica / Projetor multimídia e projetor de cinema / O olho humano 19 Máquinas e ferramentas Há vários tipos de máquinas / O que são máquinas simples? / Roda-eixo / Alavanca / Polia ou roldana / Engrenagem / Plano inclinado / Cunha / Parafuso SUPLEMENTO DE PROJETOS 1 Camuflagem e seleção natural / 2 A coluna vertebral / 3 Geotropismo / 4 Fototropismo / 5 Amadurecimento dos frutos 1ª parte / 6 Amadurecimento dos frutos 2ª parte / 7 A transpiração das plantas / 8 Época certa para plantar / 9 Acompanhando a decomposição da banana / 10 Simulando a formação de fósseis / 11 Uma lente de garrafa plástica / 12 O uso do microscópio / 13 O parafuso de Arquimedes

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 8 o ano Ser Humano e Saúde 1 Corpo humano: um todo formado por muitas partes Existe milagre para uma vida saudável? / Os níveis de estudo do organismo humano / Célula: a unidade que compõe a diversidade / A diversidade das células / Tecidos / Órgãos / Sistemas / A integração entre os sistemas 2 Ossos e músculos Ossos e músculos / Articulações ou juntas / Os três tipos de músculos / Músculos esqueléticos e movimentos do corpo / Alavancas no corpo humano / A coluna vertebral 3 Nós somos o que comemos? Nutrientes e suas funções / Visão geral da atuação do sistema digestório / O sistema digestório / A ingestão / A digestão / A absorção / A eliminação / Visão geral do processamento dos alimentos / Nutrientes com função energética / Afinal, nós somos o que comemos? 4 Circulação e excreção Visão geral da atuação do sistema circulatório / O sangue / Os vasos sanguíneos / Circulação / Frequência cardíaca e eletrocardiograma / Coagulação do sangue / O sistema linfático / Excreção / O sistema urinário 5 Respiração pulmonar Visão geral da atuação do sistema respiratório / A estrutura do sistema respiratório / Os movimentos de inspirar e de expirar / As trocas gasosas nos pulmões / Frequência cardíaca e frequência respiratória / O controle automático da respiração pulmonar / Alguns distúrbios do sistema respiratório 6 Sistema nervoso Atos voluntários e atos reflexos / Neurônios / Estrutura geral do sistema nervoso / O papel dos nervos / O papel da medula espinal / O papel do encéfalo / SNP somático e SNP autônomo / O risco dos danos à medula espinal / Sinapse / Drogas psicoativas 7 Sistema endócrino O controle das funções do corpo / Glândulas exócrinas e glândulas endócrinas / O sistema endócrino / Exemplo de atuação hormonal: a adrenalina / A tireoide e o bócio / O pâncreas e o controle da glicose no sangue / Hormônios sexuais e mudanças na puberdade Tecnologia e Sociedade 8 Balinhas e perfumes Sentidos humanos / Olfato e paladar: dois sentidos relacionados / O olfato / O paladar / O verdadeiro sabor dos alimentos 9 Som e instrumentos musicais O conceito de onda / Ondas apresentam efeitos detectáveis / Som / Propriedades do som / Instrumentos musicais 10 Sons que ouvimos e sons que não ouvimos O sentido da audição / A orelha humana / Surdez / O papel da orelha interna no equilíbrio / Velocidade do som no ar / O som não se propaga apenas no ar / Reflexão e absorção do som. Eco / Ultrassom e infrassom 11 O tato, o quente, o frio e a nossa pele O tato / As sensações táteis / A dor / A percepção da posição do corpo / As sensações térmicas / Sensações térmicas não são precisas / Glândulas sebáceas / Glândulas sudoríparas 12 Luz, olho humano e óculos Raios de luz / O sentido da visão / A lente do olho e a focalização de imagens / Visão binocular / O cinema / A correção de alguns distúrbios visuais Vida e Ambiente 13 Fluxo de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas Ecossistemas / Produtores: fotossíntese e respiração celular / Fluxo de energia nos ecossistemas / Fluxo de matéria nos ecossistemas / Pirâmide de biomassa 14 Ameaças à água, ao ar e ao solo O que é poluição? / A importância da água / Poluição da água / Poluição do ar / Poluição do solo / Reaproveitamento do lixo / Agricultura: fonte de alimento e de poluição Terra e Universo 15 Desenvolvimento sustentável Desenvolvimento sustentável / Ação humana e desequilíbrios ambientais/ Recursos renováveis e recursos não renováveis / Recursos energéticos / Recursos materiais para o sistema produtivo / Os seres vivos como fonte de recursos / Ameaça aos recursos potencialmente renováveis / O crescimento da população humana SUPLEMENTO DE PROJETOS 1 Um teste para o amido / 2 Investigando a presença de amido em alguns alimentos / 3 Saliva e digestão do amido / 4 O conteúdo calórico de dietas / 5 Coletando o ar expirado / 6 Coletando uma impressão digital 9 o ano Terra e Universo 1 Velocidade e aceleração Algumas contribuições de Galileu Galilei / Conceitos introdutórios à Mecânica / Velocidade média / Velocidade instantânea / Movimento uniforme e movimento variado / Aceleração / Queda livre / Aceleração da gravidade 2 Massa, força e aceleração Massa: uma abordagem inicial / Grandezas escalares / Grandezas vetoriais / Força / Primeira Lei de Newton / Segunda Lei de Newton / Força peso / Força de tração / Medida da força peso / Terceira Lei de Newton / Equilíbrio de corpos extensos 3 Newton e a gravitação O conceito de força centrípeta / Força centrípeta e objetos em órbita / A Lei da Gravitação Universal / Geocentrismo versus heliocentrismo 4 Regularidades celestes Solstícios e equinócios / A trajetória diária aparente do Sol / Regularidades celestes envolvendo constelações / As fases da Lua e os eclipses 5 Garrafa térmica, estufa e aquecimento global Escala de temperatura / Calor e troca de calor / Condução térmica / Convecção térmica / Irradiação térmica / Como funciona a garrafa térmica? / Aquecimento global Tecnologia e Sociedade 6 Cargas elétricas Eletricidade / Cargas elétricas / Eletrização por atrito / Condutores elétricos e isolantes elétricos / Eletrização por contato / Aterramento de um objeto / Descargas elétricas no ar 7 Geração e aproveitamento de energia elétrica Introdução / Diferença de potencial elétrico / Corrente elétrica / Energia elétrica / O uso doméstico de energia elétrica / Segurança no uso da energia elétrica 8 Bússolas, ímãs, discos rígidos e magnetismo terrestre Magnetismo / Eletromagnetismo / Para que servem os ímãs? / Eletroímãs / Magnetismo e registro de informações / A bússola e o magnetismo terrestre 9 Substâncias químicas e suas propriedades (i) Mudanças de estado físico / Ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE) / Matéria / Densidade / Substâncias químicas / Misturas / Separação de misturas 10 Reações químicas: uma abordagem microscópica Reação química / Substâncias: simples e compostas / A Lei da Conservação da Massa / A Lei das Proporções Constantes / A Teoria Atômica de Dalton / Símbolos e fórmulas / Equação química / Explicação para as Leis de Lavoisier e Proust 11 Substâncias químicas e suas propriedades (ii) Um modelo mais recente para o átomo / Conceituação atual de elemento químico / A tabela periódica / Isótopos / Gases nobres: modelo de estabilidade / Ligação iônica / Ligação covalente / Ligação metálica / Comparação entre os tipos de substâncias 12 Indústria química e sociedade O petróleo / Minérios / Água do mar / Carvão mineral 13 Luz e cor Conceitos introdutórios à Óptica / As componentes da luz branca / Cores primárias de luz / Cores primárias de luz e visão / Cores primárias de corantes 14 Luz, sombras e espelhos Materiais transparentes, materiais opacos e materiais translúcidos / Reflexão, absorção e refração / A formação das sombras / Imagens em espelhos planos / Imagens em espelhos convexos / Imagens em espelhos côncavos / Refração da luz 15 Ondas eletromagnéticas Ondas / Ondas: mecânicas versus eletromagnéticas / Características e aplicações das ondas eletromagnéticas Vida e Ambiente 16 A evolução da diversidade Fósseis são evidências da evolução / A explicação lamarckista não é aceita atualmente / A explicação darwinista para a evolução / Genes e Genética / A origem da vida / Uma visão sobre a vida na Terra 17 Reprodução dos seres vivos e variabilidade dos descendentes Divisão celular / Material genético: cromossomos e genes / Cromossomos homólogos e número haploide / Cromossomos e reprodução humana / Reprodução sexuada em animais / Reprodução assexuada em animais / Reprodução sexuada em plantas com flores / Reprodução assexuada em plantas / Variabilidade dos descendentes e seleção natural Ser Humano e Saúde 18 Reprodução humana e responsabilidade Sistema genital / O sistema genital masculino / O sistema genital feminino / Ovulação e fertilização / Gravidez / Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) / Aids / Contracepção 19 Pais, mães e filhos: um pouco sobre a genética Mendel e as ervilhas / Alelos localizam-se em cromossomos homólogos / Genótipo / Fenótipo e influência do ambiente / Hereditariedade em humanos / Os grupos sanguíneos / Parecidos, mas geralmente diferentes! / Cromossomos sexuais / Doenças hereditárias e aneuploidia SUPLEMENTO DE PROJETOS 1 Determinação da velocidade média de um móvel / 2 Verificando algumas idéias de Galileu / 3 O palhaço equilibrista / 4 Investigando o centro de gravidade do corpo humano / 5 Um móbile bem planejado / 6 Um modelo para solstícios e equinócios / 7 Relógio de sol (I) / 8 Relógio de sol (II) / 9 Um modelo para o zodíaco / 10 Retardando a troca de calor / 11 As uvas-passas mergulhadoras / 12 Simulando um submarino / 13 Separação de misturas (I) / 14 Separação de misturas (II) / 15 Tinta invisível / 16 Qual será o sexo do bebê?

11 Ensino Fundamental II PNLD 2011 Português Uma proposta para o letramento Projeto Arariba História Ciências Matemática Português Magda Soares 24974COL01 Matemática Edwaldo Bianchini 24799COL02 Matemática Imenes & Lellis Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis 24929COL02 Ciências Naturais Aprendendo com o cotidiano 24844COL04 Geografia História 24981COL06 História Das cavernas ao terceiro milênio Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota 24902COL06 Projeto Arariba Geografia 24980COL05 Geografia Melhem Adas 24883COL

Sumário. Vida e Ambiente. biodiversidade. das Células aos reinos de seres vivos. a adaptação dos seres vivos. 5. Adaptações aos fatores não vivos 32

Sumário. Vida e Ambiente. biodiversidade. das Células aos reinos de seres vivos. a adaptação dos seres vivos. 5. Adaptações aos fatores não vivos 32 Sumário Vida e Ambiente 1 biodiversidade 1. O que significa fazer uma classificação? 18 2. A variedade dos seres vivos 19 3. Classificando os seres vivos 19 Plantas e algas são autotróficos 19 Animais

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE CIÊNCIAS UNIDADE 1 Conteúdos. UNIDADE 2 Conteúdos

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE CIÊNCIAS UNIDADE 1 Conteúdos. UNIDADE 2 Conteúdos Ser humano: semelhanças e diferenças (características físicas e comportamentais, gostos pessoais) Partes do corpo humano Sentidos humanos: audição, visão, paladar, tato e olfato Cuidados com os órgãos

Leia mais

Quadro de conteúdos CIÊNCIAS

Quadro de conteúdos CIÊNCIAS Quadro de conteúdos CIÊNCIAS 1 6 o ano UNIDADE CAPÍTULO CONTEÚDO 1 Ecologia: seres vivos e ambiente 2 Água: substância vital 3 O ar e a atmosfera 1 O mundo dos seres vivos 2 Os seres vivos e as suas interações

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1. Astronomia: estudando o céu Estrelas e constelações Estudo do Universo Sistema Solar 2. Movimentos da Terra e da Lua Dia e noite Estações

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE CIÊNCIAS

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE CIÊNCIAS PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE CIÊNCIAS 6 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1.Astronomia: estudando o céu Estrelas e constelações Sistema Solar e exploração do Universo - Movimentos da - Terra e da Lua Reconhecer

Leia mais

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente

1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS. Eu um ser no ambiente 1º ANO MATRIZ CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS Eu um ser no ambiente Higiene Corporal Os cinco sentidos Corpo humano Perceber a importância do cuidado com o corpo, da vacinação e da prevenção de acidentes.

Leia mais

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn Ciências

pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn Ciências Qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfg hjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio Planejamento Anual 2014 pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 CIÊNCIAS DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

Ciências da Natureza. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

Ciências da Natureza. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo Ciências da Natureza baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Elementary School 2 K5 Meu corpo Meu corpo. Higiene do corpo. Órgãos

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Processos vitais comuns aos seres vivos o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância de uma alimentação equilibrada

Leia mais

Programação anual de conteúdos

Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 6.ºa n o 1. De olho no Universo 2. Terra e Universo 3. Terra: lugar da vida 4. Relações ecológicas 5. Solo e vida Estrelas, constelações e galáxias História da Astronomia

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS 7º ANO PROFESSORA: LUCIANA PERES

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS A proposta O Material Didático Positivo, em sua proposição textual e metodológica, procura fornecer elementos para que

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º Período. Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS

CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º Período. Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Ano letivo 01/016 CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período : Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS 1.1. Importância de uma alimentação equilibrada e segura Alimentos e nutrientes;

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO Livro adotado: Ciências da natureza 6 Satillana Ano Letivo 2012/2013 UNIDADE DIDÁCTICA CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS Nº DE AULAS (1ºP) Preparação do ano escolar.

Leia mais

Ciências Naturais. Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais

Ciências Naturais. Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais A proposta O Material Didático Positivo, em sua proposição textual e metodológica, procura fornecer elementos para que

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2012, apresentará uma redação e 180 questões objetivas, divididas nas quatro áreas do conhecimento: - Ciências

Leia mais

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde.

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO ANO LETIVO 2014/2015 AULAS PREVISTAS TEMA ORGANIZADOR CONTEÚDOS CONCETUAIS (45 MINUTOS) A B VIVER MELHOR NA TERRA 1. Saúde individual e comunitária.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJECTO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJECTO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LECTIVO 2014 / 2015 PROJECTO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º Ano DOMÍNIO: PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS 8º ANO PROFESSORA: LUCIANA PERES

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES

CIÊNCIAS DESCRITORES CIÊNCIAS DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar CIÊNCIAS NATURAIS A proposta A proposta de ensino das Ciências Naturais se fundamenta na construção do pensamento científico acerca dos fenômenos

Leia mais

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor.

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini MATEMÁTICA

Leia mais

2º ANO PLANO DE DISCIPLINA (PLADIS) PELO ADT BOL INTR / DEP, DE

2º ANO PLANO DE DISCIPLINA (PLADIS) PELO ADT BOL INTR / DEP, DE Fl-1 SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL COLÉGIO MILITAR DE CURITIBA ENSINO MÉDIO ELABORADO EM 2007 BIOLOGIA 2º ANO CARGA HORÁRIA: 90 HORAS Nr SESSÕES: 120 HORAS-AULA PLANO DE DISCIPLINA (PLADIS) PELO ADT

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras:

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras: Escola Secundária de Valongo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia As Professoras: Cláudia Rocha Fátima Garcia Tema Organizador: Viver Melhor na Terra 1º PERÍODO

Leia mais

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE 1. OS ALIMENTOS COMO VEÍCULO DE NUTRIENTES Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura Nutrientes - o que são Funções dos nutrientes ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA CLARA DE RESENDE Apresentar

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Ciências Naturais A proposta Em sua organização teórico-metodológica, a proposta enfatiza a construção do pensamento científico acerca

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária UNIDADE TEMÁTICA: Saúde N.º DE Saúde Individual e Comunitária. - Desenvolvimento do conceito de saúde Definição de Saúde pela O.M.S..2 -Medidas para a promoção

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 6ºAno Ano letivo: 2015-16

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 6ºAno Ano letivo: 2015-16 Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 6ºAno Ano letivo: 2015-16 Período 1ºPeríodo Nº Aulas previstas 37 aulas Conteúdos

Leia mais

Disciplina: Ciências Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. PLANEJAMENTO ANUAL - 2013 CONTEÚDOS

Disciplina: Ciências Período: 1º. Equipe - 3 ano - turmas: 31, 32 e 33. PLANEJAMENTO ANUAL - 2013 CONTEÚDOS PLANEJAMENTO ANUAL - 2013 Unidade 1 Os sentidos Os sentidos: o tato. Os sentidos: a visão e audição. Os sentidos: o olfato e a gustação. Disciplina: Ciências Período: 1º Reconhecer que usamos os sentidos

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente BIOLOGIA I TRIMESTRE A descoberta da vida Biologia e ciência Origem da vida

Leia mais

Sondar os conhecimentos prévios dos alunos antes da abordagem do conteúdo a ser trabalhado.

Sondar os conhecimentos prévios dos alunos antes da abordagem do conteúdo a ser trabalhado. PLANO DE AULAS-REPOSIÇÃO - lº BIMESTRE/2015 Disciplina: Biologia 2 ano A, B, C, D. Período: de 20/03/2015a 30/04/2015 As funções vitais básicas: O papel da membrana na interação entre célula e ambiente

Leia mais

SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2014. Identificação e Conteúdo Programático

SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2014. Identificação e Conteúdo Programático UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO - CEPAE ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL

Leia mais

Foto 2: Confecção dos planos de aula pelos alunos bolsistas.

Foto 2: Confecção dos planos de aula pelos alunos bolsistas. ANEXO PLANOS DE AULA: Elaboração de PLANOS DE AULA pelos alunos bolsistas, orientados pelo professor supervisor e pela coordenadora de área, para cada eixo temático, desenvolvido na disciplina de Ciências,

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL Professor: Cleide Maria Senger Disciplina: Biologia Série: 3º Ano: 2013 1º Bimestre PLANEJAMENTO ANUAL Conteúdo Estruturante

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Planos de Unidade ÁREA CURRICULAR: Ciências da Natureza 6º ANO ANO LETIVO: 2012/2013

PLANIFICAÇÃO ANUAL Planos de Unidade ÁREA CURRICULAR: Ciências da Natureza 6º ANO ANO LETIVO: 2012/2013 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE - 161718 GRUPO DISCIPLINAR 230 MATEMÁTICA/ CIÊNCIAS DA NATUREZA ÁREA CURRICULAR: Ciências da Natureza 6º ANO ANO LETIVO: 2012/2013 TEMA/ CONTEÚDO: Processos Vitais

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 9º Ano de escolaridade 2013 / 14

Planificação anual de Ciências Naturais 9º Ano de escolaridade 2013 / 14 Departamento de Ciências Experimentais Grupo de recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 9º Ano de escolaridade 2013 / 14 1 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO

Leia mais

1º Período. Subtemas Competências essenciais específicas Conceitos Estratégias Blocos. -Saúde -Esperança média de vida; -Prevenção da saúde;

1º Período. Subtemas Competências essenciais específicas Conceitos Estratégias Blocos. -Saúde -Esperança média de vida; -Prevenção da saúde; Saúde individual e comunitária 1º Período Indicadores do estado de saúde de uma população Medidas de ação para a promoção da saúde Compreender o conceito de saúde; Conhecer os indicadores do estado de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO CIÊNCIAS DA NATUREZA 6º ANO Competências essenciais Conteúdos Materiais N.º de aulas (45 min.) Compreender que a vida dos seres é assegurada pela realização de funções

Leia mais

- Compreender a formação do universo em se tratando da evolução do homem como um todo. - análise de texto - Leitura; - Texto descritivo.

- Compreender a formação do universo em se tratando da evolução do homem como um todo. - análise de texto - Leitura; - Texto descritivo. Plano de ação- 2015 - trimestral Colégio Estadual Mahatma Gandhi Ensino Fundamental Ciências 8º A, 8ºB, 8C Professora: Josiane Maria Guerra Conteúdo específico Objetivos Encaminhamentos metodológicos e

Leia mais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais ANO LETIVO 2013/2014 Departamento Curricular: Ciências Experimentais Grupo Disciplinar: Biologia e Geologia 9º Ano Planificação da disciplina de Ciências Naturais 1º Conteúdos / Unidades Didáticas 1.Saúde

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 6.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 6.º Ano Ciências Naturais Projeto 1 Os alimentos como veículo de nutrientes. Tempo Previsto: 3 quinzenas do 1ºPeríodo 1.ª Fase: Alimentação saudável e segura 2.ª Fase: O Processo digestivo de ser humano 3.ª Fase:

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (7 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (7 ANO) EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (7 ANO) 1- Uma das etapas do ciclo de vida é o processo da reprodução. O comportamento reprodutivo varia muito entre os seres vivos e é por meio dele que uma espécie de ser vivo

Leia mais

DESCUBRA a evolução do conteúdo educacional

DESCUBRA a evolução do conteúdo educacional DESCUBRA a evolução do conteúdo educacional Química Aprenda química de forma super interativa e inovadora. Explore diversos conteúdos da disciplina: os elementos químicos, tabela periódica, modelos atômicos

Leia mais

Conteúdos. Composição dos ossos humanos. Importância dos ossos e músculos nos movimentos. Reflexos voluntários e involuntários.

Conteúdos. Composição dos ossos humanos. Importância dos ossos e músculos nos movimentos. Reflexos voluntários e involuntários. Conteúdos Composição dos ossos humanos. Importância dos ossos e músculos nos movimentos. Reflexos voluntários e involuntários. Conteúdos Constituição e funcionamento do sistema nervoso central. Glândulas

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) 1- Leia o texto a seguir e responda: EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) Além de diminuir a poluição ambiental, o tratamento do lixo pode ter retorno econômico e social. a) Cite duas formas de se obterem produtos

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: SANEAMENTO BÁSICO. Aparência de uma cidade limpa.

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: SANEAMENTO BÁSICO. Aparência de uma cidade limpa. 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ciências Nome: Leia este texto. SANEAMENTO BÁSICO Aparência de uma cidade limpa. Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento

Leia mais

Ciclo: 3º Ano: 7º Disciplina: Físico-Química. Atividades / Estratégias. Nº aulas previstas. Avaliação

Ciclo: 3º Ano: 7º Disciplina: Físico-Química. Atividades / Estratégias. Nº aulas previstas. Avaliação código 171608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa Ciclo: º Ano: 7º Disciplina: Físico-Química Conteúdos I - O Universo 1. O que existe no Universo 1.1 Estrutura

Leia mais

- Diálogo professor/aluno. - Avaliação diagnóstica. - Discussão alargada, sobre o

- Diálogo professor/aluno. - Avaliação diagnóstica. - Discussão alargada, sobre o Unidade Didática Tema(s)/Conteúdo(s) Metodologia(s)/Estratégias Instrumento(s) de avaliação N.º de tempos previstos Período lectivo Apresentação - Diálogo professor/aluno. SAÚDE INDIVIDUAL E - Avaliação

Leia mais

OBJETIVOS CURRICULARES

OBJETIVOS CURRICULARES OFICINA DE PROJETOS Ciências Naturais 1 Construir noções sobre planeta a partir do planeta Terra; 2 Descrever a estrutura do planeta; 3 Conceituar a litosfera, destacando as rochas, os minérios e o solo

Leia mais

Disciplina: Ciências. Período: I. Professor(a): Gislene das Graças Portes Ferreira Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Ciências. Período: I. Professor(a): Gislene das Graças Portes Ferreira Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Ciências Período:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico Competências essenciais 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS

Leia mais

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular.

Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. 1 D1 (B) Identificar os reagentes, produtos e processos básicos da fotossíntese e da respiração celular. D2 (b) Explicar a inter-relação entre fotossíntese e respiração celular nas células dos organismos

Leia mais

Plano de Educação Ambiental

Plano de Educação Ambiental Plano de Educação Ambiental Ano Lectivo 2007/08 da Quinta da Gruta, 28 de Setembro de 2007 Tipos de Actividades: Laboratoriais; Hortas; Animais; Cozinha; Atelier s Visitas temáticas; Dias Comemorativos

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Fisiologia Humana Professor: Ricardo Marques Nogueira Filho e-mail: ricardonogfilho@ig.com.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais. 1. Compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura 1.1. Apresentar um conceito de

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano Projeto 1 Onde existe Vida? Tempo Previsto: 4 quinzenas (do 1ºPeríodo) Ciências Naturais A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 1.ª Fase: Terra um planeta com vida 2.ª Fase: A importância

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de vida da população Sintetizar as estratégias de promoção da saúde Conhecer os distintos níveis estruturais do corpo Viver Melhor

Leia mais

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - 2013. Plano de Ensino

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - 2013. Plano de Ensino Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS Turma: A / B / C / D /E SÉRIE/ANO: 8ª / 9º Turno: MATUTINO Bimestral: 1º / 2º / 3º / 4º Anual: 2013 Professor: MÁRIO CÉSAR CASTRO E-mail:

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 2º ANO BIOLOGIA Sistemática e classificação biológica Biodiversidade Vírus Reino Monera: bactérias e arqueas Reino Protoctistas: Algas e protozoários Reino Fungi: Fungos Fundamentos

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres, o aluno deve ser capaz de: Compreender a Terra como um planeta especial

Leia mais

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA 1º PERÍODO TEMAS / CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE: BLOCOS (90 min) ALGUMAS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS

Leia mais

Início 15.09.11 03.01.12 10.04.12 Final 16.12.11 23.03.12 08.06.12 Interrupções - 20 22 Fev 2012 -

Início 15.09.11 03.01.12 10.04.12 Final 16.12.11 23.03.12 08.06.12 Interrupções - 20 22 Fev 2012 - TOTAL Outras Atividades Tema B: Terra em Transformação Tema A: Terra no Espaço Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANIFICAÇÃO 7º Ano de Ciências Físico-Químicas Ano Letivo 2011 / 2012

Leia mais

Comunicação e informação...9 1. Produção, processamento, propagação e armazenamento da informação... 10

Comunicação e informação...9 1. Produção, processamento, propagação e armazenamento da informação... 10 S UNIDADE 1 U M Á R I O Comunicação e informação...9 1. Produção, processamento, propagação e armazenamento da informação... 10 ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES...10 O registro das informações...11

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 134, Toledo PR Fone: 377-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA SÉRIE: 1ª SÉRIE E.M. PROFESSOR: Paulo

Leia mais

código 171608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa

código 171608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa código 7608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa Ciclo: º Ano: 8º Disciplina: Físico-Química Conteúdos. Reações Químicas..Tipos de reações Investigando algumas

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Matéria

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE CIÊNCIAS 1º ANO

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE CIÊNCIAS 1º ANO SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE CIÊNCIAS 1º ANO UNIDADE 1 A CIÊNCIA, EU E VOCÊ Capítulo 1. Fazendo ciências Onde encontramos a ciência? Quem são e o que fazem os cientistas? 2. Eu sou assim Partes do corpo

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 132, Toledo PR Fone: 3277-150 PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS SÉRIE: 1 ANO PROFESSOR: KELLY GISLAINE

Leia mais

Maxillaria silvana Campacci

Maxillaria silvana Campacci Ecologia Aula 1 Habitat É o lugar que reúne as melhores condições de vida para uma espécie. Temperatura, quantidade de água, intensidade da luz solar e tipo de solo determinam se o habitat é adequado ao

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 1º ANO BIOLOGIA Origem da vida Citologia Teoria da geração espontânea e biogênese. Teoria de Oparin e Haldane. Panspermia. Criacionismo. Os primeiros seres vivos. Água. Sais

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

Quadro de conteúdos BIOLOGIA

Quadro de conteúdos BIOLOGIA Quadro de conteúdos BIOLOGIA Biologia UNIDADE CAPÍTULO CONTEÚDO 1 Estudo da vida 2 A química da vida 3 Biotecnologia 4 Evolução dos seres vivos 5 Ecologia: a vida no ambiente 1 Características de um ser

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

X Olimpíada Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação 6º ANO

X Olimpíada Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação 6º ANO 6º ANO 3933_3ªET/14-Circular Olimp.(6º)CP_ARIS369 6º ANO Olimpíada Santa Cecília de Ciências, na(s) seguinte(s) disciplina(s): ( ) ( ) Ciências ( ) Redação Ciências de 05, e terá a duração de 4 As provas

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS. Aluno (a): 6 ano Turma:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS. Aluno (a): 6 ano Turma: Escola Estadual AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS Professor (a) : Data: / /2012 Aluno (a): 6 ano Turma: 1 - Todos os seres vivos e a parte não-viva de um ambiente (água, minerais do solo, gases

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA 9 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1.Movimento Grandezas e unidades - Unidades de medida - Conversão de unidades Conceitos iniciais - Movimento e repouso - Trajetória Posição

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR Cadeia alimentar: é uma seqüência de seres vivos relacionando-se dentro de um ecossistema, onde um ser serve de alimento para outro ser. Exemplo: Capim capivara onça bactéria

Leia mais

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90.

Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4, 8, 32, 36, 72 e 90. porta aberta Nova edição Geografia 2º ao 5º ano O estudo das categorias lugar, paisagem e espaço tem prioridade nesta obra. 25383COL05 Conheça também! As demais disciplinas desta coleção nas páginas 4,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Camilla Silva (B1) e Elisangela

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência Informação Prova de Equivalência à Frequência CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 2ºCiclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Prova 02/2015 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de CIÊNCIAS do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015

Conteúdo Básico Comum (CBC) de CIÊNCIAS do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

GERMANO WOEHL JR. INSTITUTO RÃ-BUGIO

GERMANO WOEHL JR. INSTITUTO RÃ-BUGIO Sumário Vida e Ambiente 1 FATORES VIVOS E FATORES NÃO VIVOS PRESENTES NOS AMBIENTES ES 1. Os seres vivos nascem, se desenvolvem e morrem rem 20 2. Os seres vivos precisam de energia 21 3. Os seres vivos

Leia mais

Os microrganismos e suas funções

Os microrganismos e suas funções ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 3 essa unidade, as atividades propostas visam colaborar para desenvolver novas perspectivas sobre a fermentação, processo realizado por fungos e bactérias.

Leia mais