Grupo de Trabalho - Readequação dos antigos Hospitais Colônia PORTARIA CONJUNTA SVS/SAS Nº 3, DE 5 DE JULHO DE 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo de Trabalho - Readequação dos antigos Hospitais Colônia PORTARIA CONJUNTA SVS/SAS Nº 3, DE 5 DE JULHO DE 2013"

Transcrição

1 Grupo de Trabalho - Readequação dos antigos Hospitais Colônia PORTARIA CONJUNTA SVS/SAS Nº 3, DE 5 DE JULHO DE 2013

2 Contextualização histórica Século XX no Brasil: determinação de isolamento compulsório das pessoas acometidas pela hanseníase. Consequência do isolamento compulsório: a) Preconceito; b) Discriminação; c) Segregação; d) Exclusão do convívio social; e e) Fragmentação do seio familiar.

3 Decreto nº 968, de 7 de maio de 1962, que edita normas técnicas especiais para o combate à lepra no País: garantiu aos portadores da doença o direito de ir e vir. Lei nº 9.010, de 29 de março de 1995, que dispõe sobre a terminologia oficial relativa à hanseníase, abolido o uso do termo lepra. A partir da década de 1980 e meados da década de 1990 a Organização Mundial da Saúde padronizou a utilização de um esquema terapêutico eficaz, conhecido como polioquimioterapia (PQT). 44ª Conferência Mundial da Saúde, em 1991, no Vietnã, os países presentes, incluindo o Brasil, assumiram o compromisso de eliminar a hanseníase como problema de saúde pública até o ano 2000.

4 Ministério da Saúde realizou, no período de 2004 a 2007, o diagnóstico situacional dos antigos hospitais colônia por região, em que foi avaliado: a) Média de leitos hospitalares ativos; b) Média de leitos asilares; c) Número estimado de moradores na área comunitária; e d) Identificação dos Centros de Referência da região.

5 Região Norte Oito instituições, de pequeno e médio porte, abarcando hospitais, abrigos, casas de acolhida e de apoio. Centros de Referência na Região: Associação Beneficente Casa de Saúde Santa Marcelina / Hospital Dr. Marcello Cândia Porto Velho (RO): Centro de Referência em Hanseníase, diabetes e sapataria ortopédica (órteses e próteses). Centro de prevenção e tratamento de incapacidades e centro de reabilitação. Hospital Geral Dr. Geraldo da Rocha - Manaus (AM): Centro de referência para todas as doenças crônicas em geral e para complicações da hanseníase. Abrigo João Paulo II Marituba (PA): Centro de Referência Dr. Marcello Cândia especializado em dermatologia sanitária..

6 Região Nordeste Oito instituições, de pequeno e médio porte, geridas, em sua maioria, pelo Estado. Centros de Referência na Região: Hospital Especializado Dom Rodrigues de Menezes Salvador (BA): centro de referência em dermatologia e ambulatório aberto a toda a população. Hospital Colônia do Carpina Parnaíba (PI): centro de referência em hanseníase. Sanatório Padre Antonio Manuel/ Hospital de Mirueira Paulista (PE): centro de referência em outras especialidades. O ambulatório de Mirueira oferece serviços de Odontologia (4 dentistas), Clínica Geral (01 clínico), Dermatologia (01), Ginecologista (01), Pediatria (01), Cardiologia (01), Pneumologia (01), Laboratório (Baciloscopia, Bioquímica, Hamatologia, Sumário de Urina) e Farmácia Básica. Hospital de dermatologia sanitária Antônio Diogo, Redenção (CE): o ambulatório atua como referência em hanseníase. Hospital de Reabilitação Antonio Justa Hospital Aquiles Lisboa Colônia Bonfim São Luis (MA): centro de referência em hanseníase.

7 Região Centro-Oeste Duas instituições de médio e grande porte; Centros de Referência na Região: Hospital São Julião Campo Grande (MS): Centro de Referência Estadual em Hanseníase.

8 Região Sudeste Doze instituições, de pequeno e médio porte, geridas, em sua maioria, pelo Estado. Centros de Referência na Região: Hospital Padre Damião Ubá (MG): centro de referência em dermatologia. Hospital Santa Fé Três Corações (MG): atendimento ambulatorial especializado em Hanseníase. Hospital São Francisco de Assis Bambuí (MG): centro de referência em hanseníase. Hospital Santa Izabel - Betim (MG): centro de referência em dermatologia (oficioso). Instituto Estadual Dermatologia Sanitária Curupaiti Jacarepaguá (RJ): centro de referência em dermatologia.

9 Hospital Estadual Tavares de Macedo Itaboraí (RJ): unidade de referência estadual. Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Calvalcante Mogi das Cruzes (SP): centro de referência em DSTS/ HIV e Tisiologia. Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes Itu (SP): referência para a DIR 23 (diretoria regional) para elucidação de diagnóstico/hanseníase. Complexo hospitalar Padre Bento de Guarulhos (SP): centro de referência em dermatologia, DST e oftalmologia. Instituto Lauro de Souza Lima (SP): centro de referência na área de dermatologia geral e, em particular, da Hanseníase

10 Região Sul Três instituições, de médio e grande porte, geridas pelo estado; Dois Centros de Referência na Região: Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná(Hospital São Roque) Centro de Referência em Hanseníase e em Dermatoses Hospital Santa Teresa de Dermatologia Sanitária (SC): Centro de referência para dermatologia, psiquiatria e tratamento de dependência química.

11 Diagnóstico dos problemas enfrentados em todas as regiões: Problema fundiário; Falta de profissional específico e qualificado; Fragilidade nas ações prevenção de incapacidades; Cuidado asilar; Atendimento humanizado e integral; Geração de renda; Número insuficiente de equipe de saúde da família; Necessidade de aprimorar e expandir serviços de órteses e próteses; e Problemas de saneamento básico e condições de higiene.

12 Grupo de Trabalho readequação dos antigos hospitais colônia Instituído por meio da Portaria Conjunta SVS/SAS nº 3, de 5 de junho de 2013, para elaboração de proposta de readequação dos antigos hospitais colônia ao funcionamento e organização do Sistema Único de Saúde (SUS), no que se refere às áreas de vigilância, assistência hospitalar e atenção básica.

13 Composição I - Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), que o coordena; II - Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS); III - Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN); IV - Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS); e V - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

14 Competências I - atualizar o diagnóstico sobre a estrutura e funcionamento dos antigos hospitais colônia e a situação de saúde dos usuários, internados, asilados e moradores; e II - propor ações para a reorganização, qualificação e funcionamento dos hospitais colônias, com vistas à melhoria das condições de saúde dos usuários dos antigos hospitais colônias e sua integração na comunidade e à adaptação desses hospitais ao SUS.

15 Proposta do GT de estratégias para readequação dos antigos hospitais colônia Realizar discussões individualizadas contando com a participação dos seguintes representantes: a) Gestor Estadual; b) Gestor Municipal,; c) Secretaria de Vigilância em Saúde,; d) Secretaria de Atenção à Saúde (atenção básica, saúde do idoso, órtese e prótese e assistência hospitalar); e) Movimento social; f) Dirigente dos antigos Hospitais Colônia; e g) Representantes dos moradores.

16 Proposta inicial de locais para realização das reuniões: a) Minas Gerais, b) Rio de Janeiro; c) São Paulo; d) Pará; e) Ceará; f) Rondônia; g) Acre; h) Manaus; e i) Goiânia.

17 OBRIGADA! Kalini OBRIGADA! Vasconcelos Braz Kalini Braz Assessora do Gabinete da Secretaria de Vigilância em Saúde Magda Levantezi Coordenadora-Geral Adjunta de Hanseníase e Doenças em Eliminação magda.levantezi@saude.gov.br

PORTARIA Nº 406, DE 15 DE MARÇO DE 2013

PORTARIA Nº 406, DE 15 DE MARÇO DE 2013 PORTARIA Nº 406, DE 15 DE MARÇO DE 2013 Legislações - GM Seg, 18 de Março de 2013 00:00 PORTARIA Nº 406, DE 15 DE MARÇO DE 2013 Propõe a expansão de ações do Programa Academia da Saúde aos Municípios para

Leia mais

I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais

I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais PROJETO FUNDO GLOBAL Agosto, 2007 São Paulo HISTÓRICO Década de 70-80: 1. Tratamento com esquema de curta duração de elevada eficácia (cura > 95%) 2.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas DRAC Coordenação Geral de

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas DRAC Coordenação Geral de Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas DRAC Coordenação Geral de Regulação e Avaliação - CGRA BASE LEGAL Constituição Federal

Leia mais

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.

FONTE DE DADOS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: Dados de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. CENSO AMIB 2016 OBJETIVO O objetivo desta proposta é prestar serviços de consultoria para a extração e análise de dados do CNES a respeito de leitos de UTI e profissionais da saúde intensivistas, bem como

Leia mais

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 1º LIRAa 2015 - Situação dos municípios brasileiros Participação voluntária de 1.844 municípios Pesquisa realizada entre janeiro/fevereiro de 2015; Identifica focos

Leia mais

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS

PRÓ-Saúde e PET-Saúde. Políticas de Formação e Qualificação do SUS Seminário Nacional PRÓ- e PET- Políticas de Formação e Qualificação do SUS Ao sistema único de saúde compete... ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde (Artigo 200 da Constituição Brasileira)

Leia mais

Maria do Patrocínio Tenório Nunes Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica SESU/MEC

Maria do Patrocínio Tenório Nunes Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica SESU/MEC Maria do Patrocínio Tenório Nunes Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica SESU/MEC Avaliação do Plano Plurianual 2008-2011 Secretário da Educação Superior Luiz Cláudio Costa

Leia mais

ESCALA BRASIL TRANSPARENTE. Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção

ESCALA BRASIL TRANSPARENTE. Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção ESCALA BRASIL TRANSPARENTE Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Avaliação de estados e municípios quanto à transparência passiva Período de avaliação: Entes públicos: EBT 1 Janeiro a Abril

Leia mais

Atenção Integral à Desnutrição Infantil

Atenção Integral à Desnutrição Infantil Atenção Integral à Desnutrição Infantil PROTOCOLOS DE ATENÇÃO À CRIANÇA COM DESNUTRIÇÃO GRAVE Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação Geral da Política

Leia mais

PROVAB - Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica

PROVAB - Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica PROVAB - Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica Roteiro 1. Obje>vos e estrutura do PROVAB 2. Incen>vos para par>cipação no PROVAB 3. Educação Permanente do PROVAB 4. Agenda do PROVAB

Leia mais

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 AC RIO BRANCO 15,00 84,98 97,73 1 AC RIO BRANCO 20,00

Leia mais

Descentralização de Programas de Vigilância e Controle de Doenças

Descentralização de Programas de Vigilância e Controle de Doenças Descentralização de Programas de Vigilância e Controle de Doenças Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Brasília, 03 de junho de 2004 OBJETIVOS Discutir as principais questões relacionadas

Leia mais

Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue

Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue SITUAÇÃO NACIONAL SITUAÇÃO NACIONAL (2008 2009) Redução de 50% do número de casos (1º de janeiro a 13 de junho). Essa redução ocorreu

Leia mais

Educação e Prática para a. Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo

Educação e Prática para a. Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo Educação e Prática para a Qualidade e Segurança Mílton de Arruda Martins Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo Ao sistema único de saúde compete... ordenar a formação de recursos humanos na área

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 06 3. Consolidado por Região... 08 4. Consolidado por Estado... 14 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

A Contratualização no SUS

A Contratualização no SUS 2º Seminário sobre Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social no âmbito do SUS A Contratualização no SUS Brasília, 15 de maio de 2013 2003 Amplo debate com vistas ao desenvolvimento de

Leia mais

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO PROJETO AIFO

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO PROJETO AIFO Secretaria de Estado de Saúde Pública Governo do Estado do Pará Sistema Único de Saúde Secretaria de Estado de Saúde Pública Diretoria Técnica / Departamento de Atenção à Saúde Coordenação Estadual de

Leia mais

INCENTIVO À CONTRATUALIZAÇÃO/ INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO A GESTÃO HOSPITALAR (IAC/IGH)

INCENTIVO À CONTRATUALIZAÇÃO/ INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO A GESTÃO HOSPITALAR (IAC/IGH) INCENTIVO À CONTRATUALIZAÇÃO/ INCENTIVO DE QUALIFICAÇÃO A GESTÃO HOSPITALAR (IAC/IGH) 03/05/2017 CGHOSP/DAHU/SAS UF Nº de hospitais % de hosp por UF Valor IAC - ano % do valor por UF AC 1 0,10 R$ 2.813.736,23

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011

Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011 Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 06 3. Consolidado por Região... 08 4. Consolidado por Estado... 14 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Nota Técnica elaborada em 21.8.8 pela CGPAN/DAB/SAS. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Acompanhamento

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO (SISREG)

SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO (SISREG) SISTEMA NACIONAL DE REGULAÇÃO (SISREG) COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE (CIT) João Marcelo B. Silva Coordenador-Geral de Regulação e Avaliação (CGRA/DRAC/SAS/MS) Brasília, janeiro de 2017 Sistema Nacional

Leia mais

Encontro Nacional de Atenção Básica. Saúde Bucal. Belém PA 9 de maio de 2018

Encontro Nacional de Atenção Básica. Saúde Bucal. Belém PA 9 de maio de 2018 Encontro Nacional de Atenção Básica Saúde Bucal Belém PA 9 de maio de 2018 Programa Brasil Sorridente Equipes de Saúde Bucal Unidade Odontológica Móvel Centro de Especialidades Odontológicas Laboratórios

Leia mais

Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Alexandre Medeiros de Figueiredo Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde

Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. Alexandre Medeiros de Figueiredo Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes Alexandre Medeiros de Figueiredo Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde TELESSAÚDE É o uso de tecnologias da informação e comunicação para atividades

Leia mais

Ex-colônia de hansenianos, no Sul de Minas, têm denúncias de maus-tratos.sind-saúde/mg acompanhou a visita da ALMG e participou da audiência pública.

Ex-colônia de hansenianos, no Sul de Minas, têm denúncias de maus-tratos.sind-saúde/mg acompanhou a visita da ALMG e participou da audiência pública. Ex-colônia de hansenianos, no Sul de Minas, têm denúncias de maus-tratos.sind-saúde/mg acompanhou a visita da ALMG e participou da audiência pública. A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa

Leia mais

V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em Escolares 2018

V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em Escolares 2018 Divisão de Vigilância Epidemiológica Programa Municipal de Controle da Hanseníase Kety Resende Piccelli V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose em Escolares 2018 SÃO BERNARDO

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1.Diretoria Regional Brasília e Administração Central

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1. Diretoria

Leia mais

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET

Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Dados sobre o Programa de Educação Tutorial PET atualizados em abril de 05 Fonte: SESu/MEC Apresentação: Diretoria da CENAPET Informações Gerais Número de Grupos: 84 Número de IES: Categoria Administrativa

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS E ATENÇÃO AO IDOSO DEPENDENTE Robéria Mandú da Silva Siqueira 1 Edivania Anacleto Pinheiro 2 Stéfani Carvalho dos Santos 3 RESUMO: O objetivo deste trabalho é descrever

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.915, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.915, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011 Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 2.915, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011 Institui a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das

Leia mais

PORTARIA Nº 7, DE 12 DE JANEIRO DE 2017

PORTARIA Nº 7, DE 12 DE JANEIRO DE 2017 PORTARIA Nº 7, DE 12 DE JANEIRO DE 2017 Divulga lista dos Programas de Residência Médica que farão jus ao recebimento de bolsa nos termos do Edital de Convocação Nº16/SGTES/MS, de 6 de Outubro de 2016.

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010

Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010 Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 05 3. Consolidado por Região... 06 4. Consolidado por Estado... 09 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

CENSO AMIB 2016/2017. Relatório Médicos

CENSO AMIB 2016/2017. Relatório Médicos CENSO AMIB 2016/2017 Relatório Médicos OBJETIVO O objetivo primário deste relatório foi analisar os dados provenientes de uma pesquisa realizada com médicos que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo

Leia mais

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Audiência pública Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014)

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) 8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes de Curitiba

Leia mais

PESQUISA DE EXPEDIENTE - NATAL E ANO NOVO

PESQUISA DE EXPEDIENTE - NATAL E ANO NOVO NORTE REGIÃO NORDESTE PESQUISA DE EXPEDIENTE - NATAL E ANO NOVO UF FRANQUIA CIDADE 24/12/2016 -SÁBADO 31/12/2016 - SÁBADO AL 562 MACEIÓ ATENDIMENTO NORMAL ATENDIMENTO NORMAL BA 636 BARREIRAS BA 605 VITÓRIA

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015

V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março de 2015 O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

Dados Básicos sobre Recursos Humanos. ObservaRH - NESP/CEAM/UnB

Dados Básicos sobre Recursos Humanos. ObservaRH - NESP/CEAM/UnB Dados Básicos sobre Recursos Humanos ObservaRH - NESP/CEAM/UnB Brasília/DF 2007 Apresentação O conjunto de dados básicos sobre recursos humanos integra as expectativas das delegações que participaram da

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Coordenação Geral de Saúde Mental Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - DAPE Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Reunião da Tripartite 17/03/2005 Situação

Leia mais

PORTARIA Nº 1.830, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016

PORTARIA Nº 1.830, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016 PORTARIA Nº 1.830, DE 11 DE OUTUBRO DE 2016 Estabelece recurso anual do Bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Componente Fundo de Ações Estratégicas e Compensação -

Leia mais

A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA TUBERCULOSE E O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA TUBERCULOSE E O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Área Técnica de Pneumologia Sanitária A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA TUBERCULOSE E O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Brasília, junho de 2004 Evolução da

Leia mais

e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão

e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão Apresentação CIT 24/11/2016 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Panorama Geral Prontuário Eletrônico do

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da

REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE DIADEMA 20 Unidades Básicas de Saúde UBS: com 70 equipes de Saúde da Família com médico generalista; 20 equipes de Saúde da VI Seminário Internacional da Atenção Básica A construção de modelagens de AB em grandes centros urbanos Aparecida Linhares Pimenta SMS de Diadema Vice presidente do CONASEMS REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE

Leia mais

Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil. Maputo, 18 de novembro de 2009

Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil. Maputo, 18 de novembro de 2009 Evolução da Biblioteca Virtual em Saúde no Brasil Maputo, 18 de novembro de 2009 Informação em Saúde U n iv e rs a lida d e In t e g ra lida de E qu ida de S is te m a Ú n ic o de S a ú de In fo rm a ç

Leia mais

I FORUM DE DOENÇAS RARAS DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

I FORUM DE DOENÇAS RARAS DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA I FORUM DE DOENÇAS RARAS DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA 6 DE SETEMBRO DE 2016 A formação do Especialista em Doenças Raras Cenário atual da Residência em Genética Médica no Brasil Dr. José Franco Médico

Leia mais

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado

Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado Atenção Básica: organização do trabalho na perspectiva da longitudinalidade e da coordenação do cuidado XXX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 13/abril/2016 O SUS e a Atenção

Leia mais

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva

O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva O e-sus AB como estratégia para potencializar uma Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica Allan Nuno Alves de Sousa CGAA/DAB/SAS/MS 26 de março

Leia mais

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2

Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 Número de procedimentos diagnósticos por consulta médica (SUS) F.2 1. Conceituação Número médio de procedimentos diagnósticos, de patologia clínica ou de imagenologia por consulta médica, apresentados

Leia mais

DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO S S TOTAL - FISCAL 0 TOTAL - SEGURIDADE

DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA - INTO S S TOTAL - FISCAL 0 TOTAL - SEGURIDADE ORGAO : 36000 - MINISTERIO DA SAUDE UNIDADE : 36901 - FUNDO NACIONAL DE SAUDE ANEXO I CREDITO SUPLEMENTAR PROGRAMA DE TRABALHO (SUPLEMENTACAO) RECURSOS DE TODAS AS FONTES - R$ 1, 00 E G R M I F FUNC PROGRAMATICA

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL

ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL ESTRATÉGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL XIV ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO SUS Brasília,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Apoio: Núcleo de Economia da Saúde PB Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento/SE/MS -DESID/MS; Governo do Estado da Paraíba: DECRETO nº 33.766,

Leia mais

4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos 2012

4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos 2012 4ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos 2012 Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Fetec-CUT(PR)

Leia mais

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem por objetivo a prevenção e controle da hipovitaminose

Leia mais

Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast

Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast Vigilância em Saúde do Trabalhador Agenda Estratégica e a Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria de Vigilância

Leia mais

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1)

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) ANEXO I BICICLETA ESCOLAR Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) Assunto: Adesão à ata de registro de preços nº 70/2010 do pregão eletrônico nº 40/2010. 1 2 BICICLETA 20 - AC,

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 594, DE 29 DE OUTUBRO DE 2010

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 594, DE 29 DE OUTUBRO DE 2010 Ministério da Saúde Secretaria de à Saúde PORTARIA Nº 594, DE 29 DE OUTUBRO DE 2010 O Secretário de à Saúde, no uso de suas atribuições, Considerando a Portaria SAS/MS n 511, de 02 de dezembro de 2000,

Leia mais

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE SUPLEMENTOS MINERAIS RUA AUGUSTA, 2676 13 ANDAR SALA 132 CEP 01412-100 SÃO PAULO SP Telefone: (011) 3061-9077 e-mail:

Leia mais

Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

Objetivo Geral: Objetivos Específicos: Objetivo Geral: Superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Objetivos Específicos: Inclusão produtiva das populações

Leia mais

O impacto da Portaria 1.025/2015 para os Municípios

O impacto da Portaria 1.025/2015 para os Municípios Estudos Técnicos/CNM AGOSTO de 2015 O impacto da Portaria 1.025/2015 para os Municípios Introdução No final do mês de julho do presente ano, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 1.025 1 que define

Leia mais

Desafios Atuais do Ministério da Saúde para o Tratamento da Hepatite C no Brasil

Desafios Atuais do Ministério da Saúde para o Tratamento da Hepatite C no Brasil Desafios Atuais do Ministério da Saúde para o Tratamento da Hepatite C no Brasil Elisa Cattapan Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais Coordenação

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 34 : CRITÉRIOS PARA PREENCHIMENTO DE FUNÇÕES DE CONFIANÇA E FUNÇÕES GRATIFICADAS

MANUAL DE PESSOAL MÓDULO 34 : CRITÉRIOS PARA PREENCHIMENTO DE FUNÇÕES DE CONFIANÇA E FUNÇÕES GRATIFICADAS MÓD: 3 CAP: 32 EMI: 0.06.2000 2ªROD VIG: 0.06.2000 IC MÓDULO 3 : CRITÉRIOS PARA PREENCHIMENTO DE DE CONFIANÇA E GRATIFICADAS CAPÍTULO 32: PREENCHIMENTO DAS DE CONFIANÇA E GRATIFICADAS NO DEPARTAMENTO DE,

Leia mais

Análise Crítica da Incorporação Tecnológica no SUS: Lei /11

Análise Crítica da Incorporação Tecnológica no SUS: Lei /11 Análise Crítica da Incorporação Tecnológica no SUS: Lei 12.401/11 LENIR SANTOS 16 DE AGOSTO DE 2011 SALVADOR-BA Lenir Santos 25/8/2011 1 LEI 12.401/2011 ALTERA A LEI 8080/90 Objeto da Lei: explicitar o

Leia mais

Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí

Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí Ações desenvolvidas na área de alimentação e nutrição no Estado do Piauí 2003-2005 2005 ORGANOGRAMA Diretoria de Unidade de Vigilãncia Vigilância e Atenção a Saúde Gerência de Atenção à Saúde Coord. de

Leia mais

7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos. (1º semestre de 2014)

7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos. (1º semestre de 2014) 7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (1º semestre de 2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes

Leia mais

Prouni Balanço das inscrições e resultados

Prouni Balanço das inscrições e resultados Prouni Balanço das inscrições e resultados Edição 2016/1 Janeiro/2016 Bolsas concedidas - 2005 a 2015: 1,74 milhão 69% bolsas integrais 86% cursos presenciais 74% turno noturno 52% estudantes negros Inscritos

Leia mais

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (e outras ocorrências envolvendo a atividade bancária) (2017-2018) Elaboração: Contraf-CUT e CONTRASP Fonte: Notícias da imprensa, SSP dos Estados e Sindicatos

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA HANSENÍASE NO BRASIL 2003

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA HANSENÍASE NO BRASIL 2003 1 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Área Técnica de Dermatologia Sanitária SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA HANSENÍASE NO BRASIL 2003 2 TAXAS DE DETECÇÃO 2001 FONTE: OMS Situação atual da

Leia mais

R E L A T Ó R I O DE VISITA TÉCNICA AO HOSPITAL MATERNO INFANTIL HMI -

R E L A T Ó R I O DE VISITA TÉCNICA AO HOSPITAL MATERNO INFANTIL HMI - R E L A T Ó R I O DE VISITA TÉCNICA AO HOSPITAL MATERNO INFANTIL HMI - A realizou em 03 do corrente mês, às 10 h (dez horas) Visita Técnica ao Hospital Materno Infantil HMI -, de acordo com a competência

Leia mais

14ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro

14ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro 14ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro Caracterização da Amostra DADOS FISICOS Amostra TOTAL Número de respondentes 293 Crescimento de 37% em relação a 2012 Número de Lojas 2.854 Número de Centro

Leia mais

AMQ é um projeto inserido no contexto da institucionalização da avaliação da Atenção Básica

AMQ é um projeto inserido no contexto da institucionalização da avaliação da Atenção Básica O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE? AMQ é um projeto inserido no contexto da institucionalização da avaliação da Atenção Básica Está dirigido ao âmbito municipal e oferece instrumentos para Avaliação

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Julho de 2016

Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº Data base: Julho de 2016 Nota de Acompanhamento de Beneficiários Edição: Nº 2-2016 Data base: Julho de 2016 SUMÁRIO EXECUTIVO Número de beneficiários de planos médico-hospitalares (julho/16): 48.358.148; Variação do número de

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA A EBSERH. Professor Gil Loja Controle na Saúde e Educação no Brasil

LEGISLAÇÃO APLICADA A EBSERH. Professor Gil Loja Controle na Saúde e Educação no Brasil LEGISLAÇÃO APLICADA A EBSERH Professor Gil Loja Controle na Saúde e Educação no Brasil LEGISLAÇÃO APLICADA A EBSERH Professor Gil Loja Controle na Saúde e Educação no Brasil Edital Ebserh 2018 Escolaridade:

Leia mais

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Divulgação dos resultados parciais do programa em 2013. O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A tem por objetivo a prevenção e controle da hipovitaminose

Leia mais

Tabela 1 Quantidade de ônibus incendiados por ano ( ) (Data de atualização: 18/07/2016)

Tabela 1 Quantidade de ônibus incendiados por ano ( ) (Data de atualização: 18/07/2016) Tabela 1 Quantidade de ônibus incendiados por ano (2004 2016) (continua) Percentual Nº Cidades UF 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 1 Altamira PA - - - - - - - - - - 1 7-8

Leia mais

Incubadoras em Implantação. Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08

Incubadoras em Implantação. Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08 Incubadoras em Implantação Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08 CENTRO-OESTE DF 03 GO 02 MT 03 TOTAL 08 Total no Brasil - 74 Incubadoras SUL RS 02 TOTAL 02 NORDESTE AL 02

Leia mais

Palavras-chave: Hanseníase, Instituição de Longa Permanência do Idoso, Direitos Humanos

Palavras-chave: Hanseníase, Instituição de Longa Permanência do Idoso, Direitos Humanos O CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS ILPI DO SÃO JULIÃO NA GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DE PESSOAS QUE ADOECERAM COM HANSENÍASE. Walquiria da Cruz Batista Lima 1 Priscilla Fernandes

Leia mais

BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE - BPS

BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE - BPS BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE - BPS Marcelo Chaves de Castro Banco de Preços em Saúde Coordenação-Geral de Economia da Saúde Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento Secretaria Executiva

Leia mais

ATIVIDADES COSEMS/SP

ATIVIDADES COSEMS/SP Audiencia pública ALESP COSEMS SP 2015-2016 REUNIÃO Diretoria 15ª CNS / BSB Reunião SGTEP /MS Reunião representantes regionais e apoiadores CIB Sala de situação Dengue Jornal COSEMS/SP Seminario Judicialização

Leia mais

O Retorno da Educaçã. ção no Mercado de Trabalho

O Retorno da Educaçã. ção no Mercado de Trabalho O Retorno da Educaçã ção no Mercado de Trabalho Coordenador: Marcelo Cortes Neri Centro de Políticas Sociais do IBRE/FGV e da EPGE/FGV mcneri@fgv.br 1 Ranking - Município do Rio de Janeiro* Salário 1..Direito

Leia mais

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Instituições Federais Instituições Estaduais 3 cursos 9 cursos Total 3 Total de Cursos de Dança nas IES - 3 3 11 Norte - 3 Nordeste - 11

Leia mais

Registro dos Procedimentos de Saúde do Trabalhador no SIA/SUS

Registro dos Procedimentos de Saúde do Trabalhador no SIA/SUS Registro dos Procedimentos de Saúde do Trabalhador no SIA/SUS Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria de Vigilância em

Leia mais

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER PARECER Nº 2449/2013 CRM-PR PROCESSO CONSULTA N.º 33/2013 PROTOCOLO N.º 28489/2013 ASSUNTO: ESPECIALIDADE - ACOMPANHAMENTO DA HANSENÍASE PARECERISTA: CONS.ª EWALDA VON ROSEN SEELING STAHLKE EMENTA: O paciente

Leia mais

ORDEM UF MUNICÍPIO POPULAÇÃO º SP São Paulo º RJ Rio de Janeiro º DF Brasília º BA Salvador

ORDEM UF MUNICÍPIO POPULAÇÃO º SP São Paulo º RJ Rio de Janeiro º DF Brasília º BA Salvador O IBGE divulga hoje as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e

Leia mais

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica

Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica Gestão da Atenção Especializada e articulação com a Atenção Básica 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Março/2017 06/04/2017 1 1 2 2 Rede assistencial / pontos de atenção

Leia mais

II Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade As políticas de saúde podem influenciar a residência em MFC?

II Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade As políticas de saúde podem influenciar a residência em MFC? II Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade As políticas de saúde podem influenciar a residência em MFC? Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro Supervisor do PRM de Medicina de Família

Leia mais

Goiânia /GO Março/2018.

Goiânia /GO Março/2018. RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE FEVEREIRO/ /2018, CONFORME O 4º TERMO ADITIVO - TERMO DE TRANSFERÊNCIAA DE GESTÃO Nº 002/2013 CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE GOIÁS, POR MEIO

Leia mais

Workshop de Saneamento Básico da FIESP. Desestatização dos Serviços de Saneamento Básico

Workshop de Saneamento Básico da FIESP. Desestatização dos Serviços de Saneamento Básico Workshop de Saneamento Básico da FIESP Desestatização dos Serviços de Saneamento Básico 17 de Maio de 2017 Necessidade de Investimentos Necessidade de investimentos em abastecimento de água potável e esgotamento

Leia mais

ANEXO II - Consolidação dos Votos de urna para a Diretoria Executiva Nacional e para Delegacias Sindicais

ANEXO II - Consolidação dos Votos de urna para a Diretoria Executiva Nacional e para Delegacias Sindicais -- / DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL ANALISTA MAIS, SINDIRECEITA PARA TODOS 1630 COMPROMISSO ATRFB 2447 BRANCO 92 NULO 63 Total de Votos.:::::::::::::: 4232 AC / DELEGACIA SINDICAL ACRE INTEGRAÇÃO 21 NULO

Leia mais

Avanços em saneamento básico continuam insuficientes nas 100 maiores cidades do país

Avanços em saneamento básico continuam insuficientes nas 100 maiores cidades do país Avanços em saneamento básico continuam insuficientes nas 100 maiores cidades do país Segundo novo ranking do Instituto Trata Brasil, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS base

Leia mais

Conhecendo a Estratégia Nacional

Conhecendo a Estratégia Nacional Conhecendo a Estratégia Nacional para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Oficina de Formação de Tutores para o Autocuidado em Diabetes Mellitus Porto Alegre RS Abril 2010 MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria

Leia mais

PORTARIA Nº 1.678, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015

PORTARIA Nº 1.678, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015 PORTARIA Nº 1.678, DE 2 DE OUTUBRO DE 2015 Institui os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) como estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma, da Rede de Atenção

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS NOVEMBRO/ DEZEMBRO DE 2013 JOB2726-13 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA. Diego Silva Referência Central PROVAB/Mais Médicos para o Brasil

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA. Diego Silva Referência Central PROVAB/Mais Médicos para o Brasil PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA Diego Silva Referência Central PROVAB/Mais Médicos para o Brasil Integração Ensino Serviço A Integração Ensino-Serviço, que se constitui como reflexão

Leia mais

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO TAÍS ARRUTI LYRIO LISBOA AUDITORA FISCAL DO TRABALHO RESPONSÁVEL NACIONAL PELO PROJETO DE INSERÇÃO DE APRENDIZES

SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO TAÍS ARRUTI LYRIO LISBOA AUDITORA FISCAL DO TRABALHO RESPONSÁVEL NACIONAL PELO PROJETO DE INSERÇÃO DE APRENDIZES SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO TAÍS ARRUTI LYRIO LISBOA AUDITORA FISCAL DO TRABALHO RESPONSÁVEL NACIONAL PELO PROJETO DE INSERÇÃO DE APRENDIZES APRENDIZAGEM: CARACTERIZAÇÃO, LIMITES E POSSIBILIDADES

Leia mais

Política Nacional de Saúde Mental

Política Nacional de Saúde Mental Política Nacional de Saúde Mental Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES Secretaria de Atenção à Saúde Brasília, Agosto de 2017 Política

Leia mais

e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão

e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão e-sus Atenção Básica Prontuário Eletrônico do Cidadão Webconferência Pauta: Resolução 07/2016 da CIT. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica A webconferência tem

Leia mais