ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CLÍNICAS DE CAMPINA GRANDE (LAUEC-CG)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CLÍNICAS DE CAMPINA GRANDE (LAUEC-CG)"

Transcrição

1 ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CLÍNICAS DE CAMPINA GRANDE (LAUEC-CG) Campina Grande, setembro de 2008

2 ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CLÍNICAS DE CAMPINA GRANDE (LAUEC-CG) Capítulo I Da Fundação, Denominação, Sede, Finalidade, Filiação Artigo 1 - Fundada em agosto de 2008, a Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas de Campina Grande (LAUEC-CG) é uma entidade autônoma, civil, laica, não vinculada a partidos políticos e sem fins lucrativos. A Liga tem duração ilimitada, sendo sediada no espaço do diretório acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, disposto no andar térreo do prédio anexo do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-CAESE), localizado a Rua Carlos Chagas, s/n, no bairro São José, em Campina Grande, Paraíba. Sua atuação abrange todo território nacional e, especificamente, as instituições Hospitalares de Campina Grande e das quais a Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas de Campina Grande é filiada ou conveniada. A Liga tem por objetivo a promoção da saúde, através: - da capacitação teórica e prática dos acadêmicos de medicina e áreas afins; - da atuação integrada e comprometida com a comunidade; - do fomento da produção científica. 1º- A LAUEC-CG encontra-se aberta a possíveis filiações, convênios ou parcerias; estas serão avaliadas e votadas em assembléia, sendo que todos os membros terão direito a voto simples. Para aprovação ou suspeição de quaisquer convênios, filiações ou parcerias deverá ser considerado o percentual acima de (50%+1) do número de votantes. Em caso de empate, o presidente delibera a posição a ser adotada pela Liga. 2º- A autonomia da Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas de Campina Grande é preceito irrestrito e primordial. Seu respeito se estende às entidades as quais a LAUEC-CG é filiada, bem como eventuais parceiros e patrocinadores. 3º- As instituições de prestação de serviço e pesquisa em urgência e emergência clínicas, em Campina Grande, utilizadas como ambiente de atuação pela LAUEC-CG serão homologadas em assembléias e reconhecidas por contrato escrito e registrado por ambas as partes. 4º- O convênio entre a LAUEC-CG e a eventual instituição de serviço e pesquisa propicia aos membros da Liga a atuação em entidade de referência, de modo a exercitar a prática e aprimorar as habilidades adquiridas no estudo das Urgências e Emergências Clínicas. Capítulo II Dos Membros Artigo 2º- Poderão ser considerados membros integrantes da LAUEC-CG acadêmicos do curso de Medicina que tenham a disciplina de Iniciação ao Exame Clínico concluída ou em curso, residentes, docentes da área e médicos da cidade de Campina Grande-PB.

3 1º- Ao ingressar no Internato Médico, torna-se facultativa a participação do membro efetivo da LAUEC-CG nas atividades regulares da liga, desde que não ocupe cargo na diretoria da liga. 2º- Poderão participar da LAUEC-CG, como membros associados, profissionais e estudantes da área da saúde devidamente capacitados de acordo com o Artigo 2º. Artigo 3º- A LAUEC-CG tem as seguintes categorias de membros: Fundador, Efetivo, Associado, Coordenador, Co-orientador, Orientador. 1º- Aos membros da LAUEC-CG que participaram da sua criação e fundação no primeiro ano será concedido o título de membro Fundador. 2º- Será membro Efetivo aquele que ingressar na liga através do exame de seleção programado em assembléia geral. 3º- Poderão ser membros Associados os acadêmicos, médicos e residentes que desejarem participar das reuniões científicas, sem os direitos dos demais membros. 4º- Poderão ser Coordenadores os membros Efetivos da liga, médicos, residentes e docentes interessados em colaborar efetivamente no desenvolvimento técnico e científico dos demais membros e da LAUEC-CG no geral. 5º- Poderá ser Orientador o membro da Unidade Acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande interessado em supervisionar as atividades da Liga e sua Diretoria. O Orientador ainda tem por finalidade sugerir Coordenadores de atividades para colaborar com as atividades da liga. Capítulo III Dos Órgãos Dirigentes Artigo 4º- Serão órgãos dirigentes da LAUEC-CG: A Assembléia Geral e a Diretoria. Artigo 5 - A Assembléia Geral, realizada bimestralmente, será composta pelos membros fundadores ainda atuantes e pelos membros efetivos da LAUEC-CG e representa o mais alto poder da LAUEC-CG. 1º- Compete à Assembléia Geral: Eleger a diretoria, examinar e julgar o relatório de atividades realizadas e estabelecer o organograma das atividades necessárias para o bom funcionamento da LAUEC-CG. 2º- A data, hora e local da Assembléia Geral será estabelecida com pelo menos trinta dias de antecedência, com entrega do balanço financeiro e de atividades realizadas pelo menos 15 dias antes da assembléia, previamente assinadas pela diretoria da LAUEC- CG.

4 3º- As deliberações da Assembléia serão válidas quando aprovadas por maioria simples (50% dos votos + 1 voto) dos votos válidos (não brancos e não nulos). Artigo 6º- A diretoria da LAUEC-CG será eleita anualmente por ocasião da Assembléia Geral e os candidatos concorrentes deverão se apresentar por escrito à Diretoria até trinta dias antes das eleições. 1º- A realização das eleições será trinta dias antes do término do mandato. 2º- Os membros da diretoria eleita poderão se candidatar a reeleição, podendo concorrer ao mesmo cargo ou não. 3º- As inscrições para eleição serão feitas individualmente por cargos. 4º- Será eleito o candidato que obtiver maioria simples dos votos válidos. 5º- O voto é secreto. 6º- Os candidatos eleitos deverão tomar posse no prazo máximo de quinze dias após o término do mandato da diretoria precedente. 7º- Os Diretores da gestão anterior poderão permanecer no cargo caso não haja novos interessados. Artigo 7 - A Direção da LAUEC-CG será composta por um (1) Presidente, um (1) Vice-Presidente, um (1) Diretor de Pesquisa e Extensão, um (1) Diretor de Ensino, um (1) Tesoureiro e um (1) Assessor de Comunicação. 1º- Somente poderão participar da Diretoria membros fundadores ou efetivos da LAUEC-CG. 2º- Presidente: discente do curso de Medicina, eleito no pleito por um ano de mandato, este exerce as funções de intermediário entre o orientador e os demais membros da Liga. Cabe ao presidente conduzir as ações propostas e homologadas pela Liga, as discussões, as reuniões científicas e quaisquer atividades relacionadas à Liga. Encarrega-se de representar oficialmente a Liga em eventos sociais, culturais, acadêmicos e jurídicos. Deve zelar pela prática das diretrizes estatuárias e pelas atividades. Agrega a função de moderador das discussões e apresentações temáticas, bem como tem a prerrogativa de delegar funções aos membros da LAUEC-CG. O presidente deve congregar os membros e informa-los das reuniões. A ele cabe homologar, através de assinatura, a participação efetiva dos membros quando na entrega dos certificados. Possui a atribuição de assinar atas e documentos que dêem origem a direitos e obrigações; e supervisionar e cooperar com todas as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Urgências e Emergências Clínicas de Campina Grande, através de seus coordenadores. Em caso de empate em votação em Assembléia, o presidente tem a prerrogativa de deliberar a posição da Liga.

5 3º- Vice- Presidente: discente do curso de Medicina, eleito por um ano de mandato, encarrega-se de substituir ou representar o presidente quando este estiver impossibilitado de atuar, assumindo suas atribuições inteiramente. 4º- Tesoureiro: discente do curso de Medicina, eleito por um ano de mandato, membro responsável pela gestão financeira da Liga executa medidas que promovam captação de recursos e pleiteia incentivos externos. Deve administrar o patrimônio da Liga e os recursos disponíveis para as ações de ensino, pesquisa e extensão. Obrigatoriamente deve prestar contas mensalmente acerca da movimentação financeira da Liga e dos recursos em caixa. O extravio de quaisquer recursos financeiro da Liga é de responsabilidade do Tesoureiro; este deve ressarci-la em caso de não comprovação das despesas. 5º- Diretor de Pesquisa : discente do curso de Medicina, eleito por um ano de mandato, membro responsável pela organização e coordenação geral dos projetos de pesquisa da LAUEC-CG, organização e revisão de textos para publicação em revistas e de resumos de trabalhos para apresentação em Congressos. Além disso, deve-se responsabilizar pela organização geral de projetos de extensão em todos os seus aspectos, incluindo solicitação de bolsas, patrocínios e materiais. 6º- Diretor de Ensino: discente do curso de Medicina, eleito por um ano de mandato, membro responsável pela organização e coordenação geral de eventos científicos elaborados pela LAUEC-CG, seminários, aulas, palestras, cursos e estágios. 7º Assessor de comunicação : discente do curso de Medicina, eleito por um ano de mandato, membro responsável pela divulgação, no ambiente acadêmico, dos eventos a serem realizados pela LAUEC-CG. Além disso, é responsável pela publicidade da liga em congressos, seminários e palestras. 8º- A Diretoria poderá criar comissões necessárias ao bom funcionamento da Liga. Capítulo IV Da Seleção dos Membros Artigo 8 - Haverá seleção dos acadêmicos de Medicina que desejarem ser membros da LAUEC-CG de acordo com critérios e vagas estipulados pela Diretoria, previamente comunicados. Artigo 9 - A seleção de novos integrantes dar-se-á anualmente, de acordo com a disponibilidade de vagas e, se necessário, poderá haver nova seleção. Capítulo V Dos Direitos e Deveres Artigo 10 - Dos direitos: Os membros da liga têm como direitos:

6 a) Justificar-se, verbalmente ou por escrito, em reunião da diretoria ou Assembléia Geral, de atividades passíveis de penalidades a ele atribuídas; b) Receber certificados referentes a cursos, estágios e eventos; c) Requerer vistoria de livros de tesouraria ou secretaria da LAUEC-CG mediante a presença dos responsáveis pelos respectivos cargos; d) Requerer desligamento do cargo por ele ocupado na LAUEC-CG. e) Requerer certificado de participação na LAUEC-CG após um (1) ano de colaboração com a liga. f) Requerer, mediante justificativa e disponibilidade de outros membros, troca de turnos e plantões. Artigo 11 - Dos deveres: Os membros da liga têm como deveres: a) Cumprir as disposições do presente estatuto e as determinações propostas em reunião da Diretoria e/ou Assembléia Geral; b) Zelar pelo patrimônio e material da LAUEC-CG indenizando-o quando a ele causar danos. No caso de dano material, o prazo máximo de pagamento será definido pela Diretoria; c) Comparecer às Assembléias Gerais e aos grupos de estudo que terão regularidade quinzenal com no mínimo setenta e cinco por cento de freqüência no semestre; d) Representar a LAUEC-CG uma vez assumindo o compromisso de determinada atividade; e) Cumprir o período dos estágios e de atividades assumidas, demonstrando pontualidade nos horários de chegada e saída e assiduidade, tendo direito de se ausentar de, no máximo, 2 (dois) plantões, por semestre, mediante envio de justificativa por escrito para o presidente da liga, explicitando o(s) motivo(s) da ausência. O número de faltas permitidas por semestre não é cumulativo. f) Caso a(s) falta(s) não seja(m) justificada(s), o presidente da liga advertirá, por escrito, o membro, requerendo a justificativa. Caso não seja realizada, o membro perderá, de forma retroativa a carga horária já cumprida, referente aos plantões realizados no semestre.

7 g) Participar do processo eleitoral através do voto. Capítulo VI Das Penalidades Artigo 12º Os membros da liga estarão sujeitos às seguintes penalidades, de acordo com a natureza das faltas cometidas: a) Advertência por parte da diretoria da LAUEC-CG; b) Exclusão mediante falta grave. 1 As penalidades referidas nos itens a e b serão comunicadas por escrito, pela diretoria, diretamente ao interessado. 2º É considerado falta grave o não comparecimento aos processos eleitorais, a palestras e a outras atividades pré-estabelecidas e assumidas pelo integrante sem justificativa e o recebimento de três advertências no prazo de um ano. 3º Serão consideradas faltas justificadas aquelas referentes à doença, morte na família, licença maternidade e paternidade e atividades referentes à graduação, desde que comprovadas com documentação adequada. Demais justificativas serão analisadas pela diretoria da LAUEC-CG podendo ou não ser aceitas. 4º - Caso o membro descumpra os seus deveres quanto à pontualidade e assiduidade previstos nos plantões, recebendo um número de faltas justificadas maior do que duas, perderá automaticamente, de forma retroativa, o número de horas equivalentes aos plantões já cumpridos e, caso o membro atinja o número de 2 (duas) faltas não justificadas, sua permanência na LAUEC-CG será votada em assembléia composta pelos membros da liga. Capítulo VII Da Manutenção Artigo 13º A LAUEC-CG manter-se-á através de fundos angariados por atividades por ela promovidas e a partir de doações, estando responsável pela administração do capital. Artigo 14 A LAUEC-CG somente será dissolvida por falta de meios financeiros e pessoais para sua manutenção, em Assembléia Geral; devendo seu patrimônio restante ser revertido em benefício de entidades assistenciais a serem definidas pela Diretoria em exercício.

8 Capítulo VIII Das Disposições Finais Artigo 15 Nos casos em que este estatuto for omisso, ou em situações nas quais o Orientador julgar necessária, serão analisados pela Diretoria em exercício e ratificadas, ou não, sua autenticidade na dependência do parecer da próxima assembléia ordinária. Artigo 16º A reforma do Estatuto só poderá ser feita em Assembléia Geral e com aprovação por maioria simples. Artigo 17º - As atividades da LAUEC-CG no período de férias e greve deverão ser discutidas em Assembléia, onde os membros homologarão a melhor conduta para o não prejuízo da formação e das atividades. Artigo 18º O Estatuto da LAUEC-CG regulará a sua administração e funcionamento. Campina Grande, PB, 13 de setembro de 2008

ESTATUTO LIGA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

ESTATUTO LIGA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS LIGA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS ESTATUTO Ano: 2014 1 ÍNDICE

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA DE INFECTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (LINFU)

ESTATUTO DA LIGA DE INFECTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (LINFU) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CCBS DMed CMed CAMSA Liga de Infectologia da UFSCar Via Washington Luís, km 235 Caixa Postal 676 13565-905 São Carlos SP Brasil E-mail: linfu.ufscar@gmail.com ESTATUTO

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Capítulo I Da liga e seus fins. Artigo 1. A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (L.A.N.Nc.) tem

Leia mais

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS ESTATUTO DO GRUPO DO LEITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS Art.1 - O GRUPO DO LEITE, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I

ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS CANOAS TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DO SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE Art. 1 O Centro

Leia mais

Estatuto da Liga de Pediatria da Universidade Federal do Espírito Santo LIPED UFES

Estatuto da Liga de Pediatria da Universidade Federal do Espírito Santo LIPED UFES LIPED UFES Centro de Ciências da Saúde CCS Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes Centro de Ensino e Pesquisa Contato: (27) 33357379 Av. Marechal Campos, s/n, Maruípe, Vitória, ES CEP: 29.040-091

Leia mais

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPÍTULO II. Das Finalidades

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPÍTULO II. Das Finalidades ESTATUTO CAPÍTULO I Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede Art. 1ₒ - A Liga Acadêmica Universitária de saúde pública veterinária-lavesp,é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPITULO II. Das Finalidades

ESTATUTO CAPÍTULO I. Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede CAPITULO II. Das Finalidades ESTATUTO CAPÍTULO I Da Fundação, Denominação, Duração, Filiação e Sede Art. 1ₒ - A Liga Acadêmica Universitária de Enfermagem em Saúde Comunitária, nesse estatuto representada por LAESC, fundada em X de

Leia mais

ESTATUTO - LIGA DE X (Nome da Liga) (Sigla da Liga)

ESTATUTO - LIGA DE X (Nome da Liga) (Sigla da Liga) ESTATUTO - LIGA DE X (Nome da Liga) (Sigla da Liga) TÍTULO I Da Disposição Preliminar Art. 1 O presente estatuto tem por objetivo estabelecer as normas que presidirão o funcionamento e as atividades da

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA DO UNIBH (LIASC-UNIBH)

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA DO UNIBH (LIASC-UNIBH) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA DO UNIBH (LIASC UNIBH) Página 1 de 10 ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA

Leia mais

Fundação Universidade Federal do Amapá Campus Binacional de Oiapoque-AP Curso em Bacharelado de Enfermagem

Fundação Universidade Federal do Amapá Campus Binacional de Oiapoque-AP Curso em Bacharelado de Enfermagem Fundação Universidade Federal do Amapá Campus Binacional de Oiapoque-AP Curso em Bacharelado de Enfermagem ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE DOENÇAS CRÔNICAS DA UNIFAP - LADOC Capítulo I Da Sede. Local. Denominação

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA. Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA Capítulo I - DA NATUREZA E FINALIDADE Artigo 1º - A LIGA ACADÊMICA DE NUTROLOGIA (LANutro) fundada no dia 25 de agosto de 2014, é uma entidade sem fins lucrativos,

Leia mais

Regimento de Criação e Funcionamento das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora

Regimento de Criação e Funcionamento das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Fisioterapia Regimento de Criação e Funcionamento das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora CAPÍTULO I

Leia mais

Regulamento de Estágios do Curso de Odontologia UFJF/GV

Regulamento de Estágios do Curso de Odontologia UFJF/GV Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Avançado Governador Valadares Regulamento de Estágios do Curso de Odontologia UFJF/GV TÍTULO I Da comissão orientadora de estágio CAPÍTULO I Dos objetivos Art.

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO CNCGMP Conforme 103ª Reunião Ordinária do dia 05 de agosto de 2016, à unanimidade, o CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES-GERAIS DO aprovou a redação

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA DE MEDICINA ESPORTIVA Capítulo I da Liga e seus fins Art. 1º A Liga de Medicina Esportiva é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS DE BOVINOS (GEBOV) DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP-FMVA DOS OBJETIVOS Art. 1. Grupo de Estudo de Bovinos, da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I

DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE ECONOMIA CAPÍTULO I Da Entidade Art. 1º O Centro Acadêmico de Economia (CAE) fundado em 05-12-2013, constitui-se em sociedade civil sem fins lucrativos, apartidária, e é o órgão

Leia mais

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Reitoria do Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições do processo de seleção

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS DO CURSO DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA DA UFSJ - SEDE

ESTATUTO DAS LIGAS DO CURSO DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA DA UFSJ - SEDE ESTATUTO DAS LIGAS DO CURSO DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA DA UFSJ - SEDE Art. 1 Pelo presente Estatuto fica definida a Liga como um órgão associado à Coordenação do Curso de Medicina da Universidade

Leia mais

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO - SEDE - FINS E DURAÇÃO

CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO - SEDE - FINS E DURAÇÃO - ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE RURAL DE ARROIO DO TIGRE - Arroio do Tigre/RS. CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO - SEDE - FINS E DURAÇÃO Artigo 1 - A ASSOCIAÇÃO DA JUVENTUDE RURAL DE ARROIO DO TIGRE, fundada

Leia mais

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

ESTATUTO DA AAPCEU. ART. 2º - A ASSOCIAÇÃO tem sede e foro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. ESTATUTO DA AAPCEU TÍTULO I - DA ENTIDADE Capítulo Único - Da Denominação, Sede e Objeto ART. 1º - A Associação dos Aposentados e Pensionistas da Caixa dos Empregados da Usiminas, doravante denominada

Leia mais

Estatuto da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária

Estatuto da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária Estatuto da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária Capítulo I Da Denominação, Composição, Duração e Finalidades Artigo 1º Sob a denominação de Associação Brasileira de Radiologia Veterinária,

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS

REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS REGULAMENTAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOPATOLOGIA ANIMAL DA DE ARAÇATUBA/UNESP DOS OBJETIVOS Art. 1 o. O Grupo de Estudos em Fisiopatologia Animal (GEFIPA) da Faculdade de Medicina Veterinária do Campus

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP CAPÍTULO I REGULAMENTO DO GRUPO DE ESTUDOS EM Animais Silvestres e Exóticos Gease DA DO CÂMPUS DE ARAÇATUBA/UNESP DEFINIÇÃO, NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO I Art. 1. Grupo de Estudo em Animais Silvestres e Exóticos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. Aprova a criação e o Regulamento do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE BRASILEIROS ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISADORES NO REINO UNIDO (ABEP- UK)

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE BRASILEIROS ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISADORES NO REINO UNIDO (ABEP- UK) ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE BRASILEIROS ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO E PESQUISADORES NO REINO UNIDO (ABEP- UK) 15 de Fevereiro de 2013 CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADES Art. 1 - A Associação

Leia mais

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade

ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR. Capítulo I Da Constituição e Finalidade ESTATUTO CDL JOVEM SALVADOR Capítulo I Da Constituição e Finalidade Art. 1º- A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Salvador é um departamento oriundo e órgão estrutural da Câmara de Dirigentes Lojistas

Leia mais

Estatuto da Liga de Cirurgia da Universidade Federal de São Carlos. 26/11/2008.

Estatuto da Liga de Cirurgia da Universidade Federal de São Carlos. 26/11/2008. Estatuto da Liga de Cirurgia da Universidade Federal de São Carlos. 26/11/2008. Da Disposição Geral Sobre a Liga de Cirurgia da UFSCar Art. 1 - A Liga de Cirurgia da UFSCar é uma instituição acadêmica,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DA AGRONOMIA 2016 ESTATUTO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - O Diretório Acadêmico do curso de Agronomia das Faculdades

Leia mais

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes.

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. NORMAS DO GRHUTRANS Capítulo I: Dos Objetivos Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. Artigo 02 - Auxiliar na troca de informações

Leia mais

Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU) Estatuto Social

Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU) Estatuto Social Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar (LACMU) Estatuto Social Capítulo I: Da Definição, sede e foro: Artigo 1º. A Liga Acadêmica de Clínica Médica da UFSCar, denominada também pela sigla LACMU, é

Leia mais

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários

ESTATUTO DAS LIGAS ACADÊMICAS Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários ESTATUTO DA LIGA DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA ESTÉTICA - LORE Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A LORE é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão da da Universidade

Leia mais

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO

REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO REDE PETRO - BACIA DE CAMPOS REGIMENTO INTERNO CAPITULO I DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Art. 1º - A Organização Administrativa corresponde à estrutura da REDE PETRO-BC que tem como finalidade garantir

Leia mais

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ESTATUTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Capítulo I Do núcleo e seus fins Art. 1: O Núcleo de Estudos em Análise do Comportamento (NEAC) é uma entidade educacional sem fins lucrativos,

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ESTATUTO GEPNuDi

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ESTATUTO GEPNuDi GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ESTATUTO GEPNuDi CAPÍTULO I DA FINALIDADE E CONSTITUIÇÃO Art. 1º - Ora em diante, o denominado GEPNuDi Grupo de Estudos e Pesquisa em Nutrição e Dietética

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA CLÍNICA (LIAC)

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA CLÍNICA (LIAC) ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE ANATOMIA CLÍNICA (LIAC) Art. 1 Pelo presente Estatuto fica definida a Liga como um órgão associado à Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal de São João Del

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM QUALIDADE DE VIDA CPAQV

ESTATUTO DO CENTRO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM QUALIDADE DE VIDA CPAQV ESTATUTO DO CENTRO DE PESQUISAS AVANÇADAS EM QUALIDADE DE VIDA CPAQV Título I DA DENOMINAÇÃO, CRIAÇÃO, DURAÇÃO, OBJETIVO, FINALIDADES, SEDE E PATRIMÔNIO Artigo 1 º - O Centro de Pesquisas Avançadas em

Leia mais

Estatuto Hemodinâmica

Estatuto Hemodinâmica Estatuto Hemodinâmica CAPÍTULO I Do Departamento, sua organização e finalidade Art. 1º - O Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SBC/RS),

Leia mais

CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BACANGA CAPED/UFMA

CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BACANGA CAPED/UFMA CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS BACANGA CAPED/UFMA ESTATUTO CAPÍTULO I DA ENTIDADE Art. 1º. O Centro Acadêmico de Pedagogia é a entidade máxima de representação

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE PRIMEIRO SOCORROS

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE PRIMEIRO SOCORROS ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE PRIMEIRO SOCORROS Art. 1 Pelo presente Estatuto fica definida a Liga como um órgão associado à Coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal de São João Del Rei

Leia mais

CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO ESTUDANTIL

CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO ESTUDANTIL CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO ESTUDANTIL Art. 1º. Fica convocada a eleição para a representação estudantil do Centro Acadêmico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física da UFVJM Campus Diamantina.

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA CHIST

ESTATUTO DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA CHIST UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE HISTÓRIA ESTATUTO DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA CHIST CAPÍTULO I: DO CENTRO DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII

PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII PROPOSTA DE ESTATUTO DA NAPA CPII ESTATTUTO DA NOVA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS DE ALUNOS E ALUNAS DO COLÉGIO PEDRO II -CAMPI SÃO CRISTÓVÃO - NAPA CPII CAPÍTULOI Da Denominação, da Natureza,da

Leia mais

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE JOVENS ADVOGADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO -- AASP Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração Artigo 1º - A Comissão de Jovens Advogados da Associação

Leia mais

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto

Sociedade Brasileira de História da Ciência. Estatuto Sociedade Brasileira de História da Ciência Estatuto Art. 1 A SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA (SBHC), fundada na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, em 16 de dezembro de 1983, é uma associação

Leia mais

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA

fmvz - unesp FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA - CAMPUS DE BOTUCATU DIRETORIA PORTARIA DO DIRETOR Nº 24, DE 15 DE MARÇO DE 2004 Regulamento Geral de Grupos de Estudos - GE, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Campus de Botucatu. O Diretor da Faculdade de Medicina

Leia mais

ESTATUTO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA HORUS FACULDADES CAPITULO I

ESTATUTO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA HORUS FACULDADES CAPITULO I ESTATUTO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA HORUS FACULDADES CAPITULO I Art. 1º - Fica criado o DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DCE, órgão exclusivo de representação dos os acadêmicos da HORUS FACULDADES,

Leia mais

REGULAMENTO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOTEIRO SÃO PAULO. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOTEIRO SÃO PAULO. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais REGULAMENTO DO PRIMEIRO GRUPO ESCOTEIRO SÃO PAULO CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Este regulamento contempla as normas complementares ao Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil ( UEB ), Princípios

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA RESIDÊNCIA MÉDICA

REGIMENTO INTERNO DA RESIDÊNCIA MÉDICA REGIMENTO INTERNO DA RESIDÊNCIA MÉDICA Artigo 1 o.- A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e de Hospitais e Serviços de Saúde conveniados,

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI 1 REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI Outubro/2005 Atualizado em jan.2013 2 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL UFFS CAMPUS CHAPECÓ

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL UFFS CAMPUS CHAPECÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL UFFS CAMPUS CHAPECÓ EDITAL PARA ELEIÇÃO DE COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA CAPÍTULO I DAS DIRETRIZES GERAIS Art. 1 O

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIÁCONOS BATISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO DA ADIBERJ

ASSOCIAÇÃO DOS DIÁCONOS BATISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO DA ADIBERJ ASSOCIAÇÃO DOS DIÁCONOS BATISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTATUTO DA ADIBERJ CAPÍTULO I Da Denominação e Fins Art. 1º - Sob a denominação de Associação dos Diáconos Batistas do Estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

HIDERALDO LUIZ DE ALMEIDA Presidente da Diretoria Executiva da ASCT

HIDERALDO LUIZ DE ALMEIDA Presidente da Diretoria Executiva da ASCT EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO GERAL DA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO ASCT O Presidente da Diretoria Executiva

Leia mais

PROPOSTA ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA E LAZER_7

PROPOSTA ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA E LAZER_7 ESTATUTO DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA E LAZER, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS RESTINGA CAGEL. TÍTULO I DO CENTRO ACADÊMICO DE GESTÃO ESPORTIVA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

ESTATUTO SOCIAL DA ABRAMET

ESTATUTO SOCIAL DA ABRAMET ESTATUTO SOCIAL DA ABRAMET TEXTO ATUAL 2.1 A ABRAMET é constituída por médicos associados que pertencerão às seguintes categorias possíveis: (a) acadêmico; (b) fundador; (c) titular; (d) correspondente;

Leia mais

Regulamento 2013 e 2014 Comissão Pioneira Regional de São Paulo (CP)

Regulamento 2013 e 2014 Comissão Pioneira Regional de São Paulo (CP) Regulamento 2013 e 2014 Comissão Pioneira Regional de São Paulo (CP) Sumário Título I Princípios Fundamentais Capítulo I: Constituição e Objetivo Capítulo II: Alterações Título II Normas Gerais Capítulo

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS SEÇÃO I Do Conceito do Colegiado de Curso Art. 1º

Leia mais

ESTATUTOS DA ALUMNI FDUNL ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

ESTATUTOS DA ALUMNI FDUNL ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ESTATUTOS DA ALUMNI FDUNL ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Definição, denominação, natureza jurídica e sede

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade 1 e 2, torna público que no período de 28/08/2017 a 04/09/2017, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 I Da eleição Artigo 1º. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Transportes

Leia mais

FAPAC - FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A.

FAPAC - FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A. FAPAC - FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS PORTO S/A. REGULAMENTO GERAL DAS LIGAS PORTO NACIONAL TO 2017 CAPÍTULO I Da Definição e Finalidade Art. 1º -

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO E CONSELHO DEPARTAMENTAL

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO E CONSELHO DEPARTAMENTAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO E CONSELHO DEPARTAMENTAL PPROPOSTA COMPILADA POR: PROF. CARLOS EDUARDO CANTARELLI PROF. PAULO

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL PARA COORDENAÇÃO DO PPGCiSau - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG MANDATO 2015/2016. TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - A Comissão Eleitoral torna público

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL NELSON DA RABECA GESTÃO 2017

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL NELSON DA RABECA GESTÃO 2017 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL NELSON DA RABECA GESTÃO 2017 Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições legais torna

Leia mais

NESC/UFG NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

NESC/UFG NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA REGIMENTO CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE, AUTONOMIA E SEDE Art. 1º O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva é uma entidade de trabalho interdisciplinar, sem fins lucrativos, com finalidades científicas na área

Leia mais

RESOLUÇÃO N 050, DE 22 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO N 050, DE 22 DE MAIO DE 2017 RESOLUÇÃO N 050, DE 22 DE MAIO DE 2017 Define as normas de funcionamento do Colegiado dos Cursos Técnicos e de Graduação do IFCE. O PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM NUTRIÇÃO ESTATUTO GRUDEH

GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM NUTRIÇÃO ESTATUTO GRUDEH GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM NUTRIÇÃO ESTATUTO GRUDEH CAPÍTULO I DA FINALIDADE E CONSTITUIÇÃO Art. 1º - Ora em diante, o denominado GRUDEH GRUPO DE ESTUDOS EM DESENVOLVIMENTO HUMANO EM

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA-UNILA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO INTERNO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA-UNILA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO INTERNO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA-UNILA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regimento disciplina

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA DE ÉTICA E ODONTOLOGIA LEGAL LIGA ODONTOLEGAL

ESTATUTO DA LIGA DE ÉTICA E ODONTOLOGIA LEGAL LIGA ODONTOLEGAL ESTATUTO DA LIGA DE ÉTICA E ODONTOLOGIA LEGAL LIGA ODONTOLEGAL Capítulo I - Da Natureza e Finalidade ART. 1º - A Liga Odontolegal é uma entidade sem fins lucrativos, com duração ilimitada, sob a supervisão

Leia mais

ESTATUTO DO GRUPO DE MELHORAMENTO ANIMAL E BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

ESTATUTO DO GRUPO DE MELHORAMENTO ANIMAL E BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA ESTATUTO DO GRUPO DE MELHORAMENTO ANIMAL E BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS LAVRAS MINAS GERAIS MARÇO/ 2012

Leia mais

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. Página 1 de 8

REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. Página 1 de 8 REGULAMENTO DE COLEGIADO DE CURSO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Página 1 de 8 2016 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA NATUREZA E DAS FINALIDADES... 3 CAPÍTULO II... 3 DA CONSTITUIÇÃO E DAS ATRIBUIÇÕES... 3

Leia mais

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV

Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Regulamento do Programa de Iniciação Científica da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga - PIC/UNIFEV Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - O Programa de Iniciação Científica da UNIFEV

Leia mais

COLÉGIO FRANCISCANO SANT ANNA SANTA MARIA - RS ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES APM

COLÉGIO FRANCISCANO SANT ANNA SANTA MARIA - RS ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES APM COLÉGIO FRANCISCANO SANT ANNA SANTA MARIA - RS ESTATUTO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES APM 2009 SUMÁRIO TÍTULO I Da denominação, caráter, duração, sede, foro e finalidades... 3 Capítulo I Da denominação,

Leia mais

EDITAL N.º 003 / COORDENAÇÃO DE MEDICINA. Data: 18/06/2015

EDITAL N.º 003 / COORDENAÇÃO DE MEDICINA. Data: 18/06/2015 EDITAL N.º 003 / 2015- COORDENAÇÃO DE MEDICINA Data: 18/06/2015 Súmula: Ato complementar às Atividades Acadêmicas Complementares. O Coordenador do Curso de Medicina da Faculdade Assis Gurgacz-FAG, de Cascavel,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA E BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

REGIMENTO INTERNO. Casa dos Conselhos Rua Três de Maio, nº 1060 Pelotas,RS Telefone (53) E- mail -

REGIMENTO INTERNO. Casa dos Conselhos Rua Três de Maio, nº 1060 Pelotas,RS Telefone (53) E- mail - REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO Capitulo I - DA CONSTITUIÇÃO E SEDE: Art.1- O Fórum dos Conselhos Municipais de Pelotas, adiante designado apenas Fórum, foi criado em 1995 a partir de um trabalho de

Leia mais

ESTATUTO DA LIGA CAMPINENSE DE CARDIOLOGIA - LICUORE -

ESTATUTO DA LIGA CAMPINENSE DE CARDIOLOGIA - LICUORE - ESTATUTO DA LIGA CAMPINENSE DE CARDIOLOGIA - LICUORE - EDITORES Bellisa Caldas Lopes Camila Loureiro das Chagas Campêlo Clarissa Queiroz Bezerra de Araújo Diego Maciel Cavalcanti Isaías Cavalcante Fernandes

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DA ASSEMBLEIA GERAL DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA FIPECq FIPECq Vida/2017 CAPÍTULO I

REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DA ASSEMBLEIA GERAL DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA FIPECq FIPECq Vida/2017 CAPÍTULO I REGULAMENTO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DE MEMBROS DA ASSEMBLEIA GERAL DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA FIPECq FIPECq Vida/2017 CAPÍTULO I Art. 1º Este Regulamento tem por objetivo estabelecer critérios e

Leia mais

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (LABEC) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFES

REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (LABEC) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFES REGIMENTO DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (LABEC) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFES TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO E DOS SEUS FINS Art. 1 O Laboratório de Educação em Ciências (LABEC) é um órgão do Centro de

Leia mais

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia Campus Avançado do Mucuri. Ato Institutivo

Estatuto do Centro Acadêmico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia Campus Avançado do Mucuri. Ato Institutivo Estatuto do Centro Acadêmico do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia Campus Avançado do Mucuri Ato Institutivo Aos quinze dias do mês de abril de dois mil e dez, institui-se o Centro Acadêmico do

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013 REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013 I Da eleição Artigo 1º. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho

Leia mais

ESTATUTOS DA ACADEMIA DE LETRAS DE TRÁS-OS-MONTES CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO, DURAÇÃO E SEDE

ESTATUTOS DA ACADEMIA DE LETRAS DE TRÁS-OS-MONTES CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO, DURAÇÃO E SEDE ESTATUTOS DA ACADEMIA DE LETRAS DE TRÁS-OS-MONTES CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO, DURAÇÃO E SEDE Artigo 1º Constituição e denominação É constituída uma associação civil sem fins lucrativos denominada Academia

Leia mais

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO

Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO Regimento Geral da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Goiás SBOT-GO CAPITULOI TÍTULO, FINALIDADES, SEDE E ORGANIZAÇÃO. Art. 1º - Este Regimento Geral regula o funcionamento da Sociedade

Leia mais

Estatuto das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina da UFJF

Estatuto das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina da UFJF Estatuto das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina da UFJF CAPÍTULO I - Da finalidade Art. 1. As ligas acadêmicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são associações

Leia mais

PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO

PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO PROGRAMA DE ELEIÇÒES PARA O CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMÇÃO - 2016.1 Edital de eleição para o centro acadêmico do curso de Sistemas de Informação para o mandato de 2016/1 a 2016/2 do

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 340 de 07 de julho de 2008.

PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 340 de 07 de julho de 2008. PORTARIA DO DIRETOR DA FACULDADE DE MEDICINA nº 340 de 07 de julho de 2008. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DA RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP. O Diretor da, no uso das atribuições

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

CAPÍTULO I Princípios Gerais. ARTIGO 1.º Denominação, âmbito e sede

CAPÍTULO I Princípios Gerais. ARTIGO 1.º Denominação, âmbito e sede ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR FRANCISCO FERNANDES LOPES ESTATUTOS CAPÍTULO I Princípios Gerais ARTIGO 1.º Denominação, âmbito e sede 1 - A Associação de Estudantes do Agrupamento

Leia mais

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016

DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 DELIBERAÇÃO N.º 22, DE 18 DE JULHO DE 2016 Ementa: Dispõe sobre o Regimento Interno das Comissões Assessoras e Grupos de Trabalhos do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio Grande do Norte, e dá

Leia mais

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão

Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão Edital de eleição para o Grêmio Estudantil Gestão 2017-2018 A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições torna público o presente edital de Convocação para a inscrição das chapas que concorrerão às

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF Polo 59/UFAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF Polo 59/UFAC Edital MNPEF POLO 59 - UFAC Nº 01/2017 A Comissão Eleitoral do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Acre - UFAC, em conformidade com o que dispõem o Regimento Geral

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA Resolução no. 002/2007 Ementa: Regulamenta a Eleição dos Representantes

Leia mais

ESTATUTOS SECÇÃO DE INTERNOS SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANESTESIOLOGIA PORTUGUESE TRAINEE NETWORK (SI/SPA-PTN) Artigo 1º Definição e símbolo

ESTATUTOS SECÇÃO DE INTERNOS SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANESTESIOLOGIA PORTUGUESE TRAINEE NETWORK (SI/SPA-PTN) Artigo 1º Definição e símbolo ESTATUTOS SECÇÃO DE INTERNOS SOCIEDADE PORTUGUESA DE ANESTESIOLOGIA PORTUGUESE TRAINEE NETWORK (SI/SPA-PTN) Artigo 1º Definição e símbolo 1 - A Seção de Internos da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia

Leia mais

ESTATUTO SEMIOLIGA- UNIVASF 13 de Dezembro de 2010 Petrolina PE

ESTATUTO SEMIOLIGA- UNIVASF 13 de Dezembro de 2010 Petrolina PE ESTATUTO SEMIOLIGA- UNIVASF 13 de Dezembro de 2010 Petrolina PE 22 ESTATUTO LIGA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA MÉDICA DA UNIVASF CAPÍTULO I Da Origem, histórico, denominações e finalidades. Art. 1º - Fica instituída

Leia mais