DEMANDA GT. Potencializar o Uso do Radar Meteorológico Através do Ajuste da Relação ZR com Aplicações à Hidrometeorologia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEMANDA GT. Potencializar o Uso do Radar Meteorológico Através do Ajuste da Relação ZR com Aplicações à Hidrometeorologia."

Transcrição

1 DEMANDA GT Potencializar o Uso do Radar Meteorológico Através do Ajuste da Relação ZR com Aplicações à Hidrometeorologia.

2 OBJETIVOS -Determinar qual a melhor relação ZR ajusta-se às condições físicas de Minas Gerais para um radar banda C Doppler com dupla polarização. - Estudar o alcance efetivo do radar. - Acoplar a saída dos dados do radar à modelos hidrológicos. - Criar limiares de alerta meteorológico para eventos severos.

3 PROBLEMA A SER RESOLVIDOS O radar meteorológico é, atualmente, uma das mais poderosas ferramentas para monitoramento e previsão de tempo de curtíssimo prazo. Entretanto, a sua utilização de maneira eficiente está diretamente ligada à realização de pesquisas que englobam o próprio avanço no conhecimento da região que será monitorada. Todos os radares utilizam-se de uma relação entre o fator de refletividade do radar (Z) e a taxa de precipitação (R). Esta relação depende de vários fatores como origem e tipo de precipitação, da distribuição das gotas de chuva, seu tamanho, condições meteorológicas, localização, etc., não existindo nenhuma relação ZR universal. Portanto, para aumentar a eficiência do radar é necessário realizar pesquisas sobre qual a melhor relação ZR aplicável ao radar banda C com dupla polarização que será instalado pela CEMIG, salientando que este vai ser o primeiro deste tipo instalado no Brasil. Esta pesquisa deverá escolher a relação ZR que leve em conta o efeito da distância ao radar, a determinando a eficiência da relação ZR com esta distância, diminuindo possíveis erros. Deve verificar também sua eficiência com relação às estações do ano, período do dia e tipo de precipitação. Os resultados deverão ser expressos em área, preferencialmente por bacia hidrográfica, para fins de aplicação em modelos hidrológicos. Deve-se também gerar produtos de alerta meteorológico para eventos severos.

4 RESULTADOS ESPERADOS - Definição de Relação ZR inédita para aplicações a radares banda C com dupla polarização. - Definição do alcance efetivo e confiável do radar meteorológico. - Previsões Hidrometeorológicas por intermédio do acoplamento do radar meteorológico com modelos hidrológicos. - Emissão de avisos e alertas meteorológicos para áreas alvos, como a Região Metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo.

5 DEMANDA GT Estudos da eficiência das barreiras físicas na retenção de sedimentos e proteção das estruturas hidráulicas, através de estudo em modelo reduzido.

6 OBJETIVOS Estudar os diversos tipos de barreiras físicas avaliando sua eficiência na retenção de sedimentos em função das características do local de implantação, tais como estruturas hidráulicas, vazões, conformação do vale, tipo de sedimentos, materiais disponíveis, através de modelo hidráulico reduzido

7 PROBLEMA A SER RESOLVIDOS Melhor eficiência de operação das estruturas desarenadoras em função do acúmulo de sedimentos no reservatório para garantia da vida útil das estruturas hidráulicas de usinas hidrelétricas.

8 RESULTADOS ESPERADOS - Adquirir nova metodologia para aplicação em projetos mais eficientes na fase de desenvolvimento e adaptação de projetos existentes. - Redução de custos adicionais após implantação dos empreendimentos.

9 PCH PANDEIROS Potência =4,2 MW Rio: Pandeiros Construída:1957

10 PCH PANDEIROS

11 PCH PANDEIROS

12 PCH PARAÚNA Potência Atual: 4,28 MW Ampliação: 28 MW Rio: Paraúna Construída:1927

13 PCH SANTA LUZIA Potência Atual: 0,703 MW Ampliação: 3 MW Rio: Piedade Construída: 1958

14 DEMANDA GT Sistema especialista de auxílio à tomada de decisões em situações de emergência envolvendo barragens e reservatórios

15 OBJETIVOS Sistema informatizado de auxílio a tomada de decisão em situações de emergência que permita integrar os diversos orgãos potencialmente envolvidos interna e externamente.

16 PROBLEMA A SER RESOLVIDOS Tempo de Resposta a situações emergenciais ou de mau funcionamento envolvendo barragens e reservatórios Integração entre equipes internas envolvidas em situações emergenciais Integração com autoridades de defesa civil

17 RESULTADOS ESPERADOS Agilizar a resposta a situações emergenciais e de mau funcionamento Reduzir erros nas tomadas de decisão em situações de alerta Aumentar a integração interna e externa com a Defesa Civil e comunidades potencialmente afetadas

18 DEMANDA GT COLETA REMOTA E AUTOMÁTICA DE DADOS DE INSTRUMENTOS DE AUSCULTAÇÃO DE BARRAGENS

19 OBJETIVOS - COLETAR DADOS DO COMPORTAMENTO DA BARRAGEM DE FORMA REMOTA E AUTOMÁTICA - AUTOMATIZAR INSTRUMENTOS DE AUSCULTAÇÃO CIVIL COM O USO DE SENSORES - DESENVOLVER SISTEMA ESPECIALISTA PARA ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO DOS DADOS

20 PROBLEMA A SER RESOLVIDOS INDISPONIBILIDADE DE DADOS EM TEMPO REAL DO COMPORTAMENTO DAS BARRAGENS

21 RESULTADOS ESPERADOS - CONJUNTO DE INSTRUMENTOS DE AUSCULTAÇÃO AUTOMATIZADOS - SUPERVISÃO REMOTA / MONITORAMENTO ONLINE DO COMPORTAMENTO DAS BARRAGENS

22 DEMANDA GT Elaborar metodologia de consistência de dados operativos de postos e reservatórios através de sistema de informática on line

23 OBJETIVOS -Determinar a metodologia de consistência de dados para cada reservatório da CEMIG, em tempo real. -Auxiliar a previsão de vazão aos reservatórios, integrando-se os diversos modelos de previsão. -Tratamento estatísticos das variáveis, integração com outros sistemas hidroclimatógicos de tempo real e de previsão. -Determinar a metodologia de consistência de dados climatológicos e fluviométricos dos postos da rede telemétrica. -Elaborar sistema informatizado baseado em PI System e SharePoint, para visualização dos dados e tratamento das informações. -Consistir os dados de geração dos empreendimentos da CEMIG, através das diversas fontes disponíveis

24 PROBLEMA A SER RESOLVIDOS Os dados de vazão e nível dos reservatórios e rios, são cada dia mais imprescindíveis para a definição das séries de vazão, determinação do potencial hidráulico e conseqüente da receita das empresas de geração. A inconsistência de dados pode levar a prejuízos assim como no não aproveitamento ideal do empreendimento atual ou dos futuros. Preenchimento de falhas. Falta de tratamento estatístico. A variável meteorológica também é muito importante e dessa forma os dados também devem ser consistidos. Existe uma diversidade de modelos de previsão de vazão e precipitação, em sistemas diferentes que não interagem o que dificulta a utilização da informação por todos. O sistema proposto deveria integrar-se com os diversos sistemas existentes.

25 RESULTADOS ESPERADOS -Dados de geração consistidos e disponíveis. -Dados de tempo real disponíveis em ferramenta web com recursos de geoprocessamento, sistema de notificação de violação de limites, mapas, gráficos, gráficos especiais, etc. -O sistema proposto deverá ser capaz de gerenciar os diversos tipos de dados e informações referentes a variáveis hidrológicas, sendo uma ferramenta de apoio no processo de tomada de decisão, em nível operacional, incluindo, principalmente, as seguintes atividades: Centralização de dados, manipulação de informações de chuva, cálculo da chuva média, consistência de dados fluviométricos e operativos, apoio a preparação de arquivos de entrada para a execução de modelos hidrológicos. -Exportação de dados em diversos formatos e tratamento estatístico das variáveis

26 REQUISITOS "A Instituição proponente do desenvolvimento do P&D deverá possuir experiência na área de hidrologia e hidrometria e também no uso da ferramenta PI System da OSIsoft (infraestrurura das aplicações da Gerência de Planejamento)".

27 DEMANDA GT Implementação de Sistema Integrador de Informações e Modelos Hidrometeorológicos, com Operação em Tempo Real e em Base GIS.

28 OBJETIVOS -Implementação de uma ferramenta (Delft Fews Deltares - NL) que acople o processo de aquisição de previsões meteorológicas, informações hidrometerológicas em tempo real, modelos de simulação hidrológica, modelos de simulação hidráulica e a visualização dos efeitos das vazões resultantes nas áreas a jusante dos empreendimentos, baseado em informações georreferenciadas. - Promover o treinamento e disseminação do conhecimento nas modernas ferramentas de integração e de modelagem comparando, também, modelos hidráulicos uni e bidimensionais e avaliando seus benefícios. - Reavaliar as restrições hidráulicas a jusante das usinas, utilizando levantamentos com Laser Scanning e sistemas SIG para mapeamento e sua mensuração. - Criar limiares de alerta baseado em cenários de eventos meteorológicos simulados pela ferramenta e com seus resultados visualizados no sistema integrador.

29 PROBLEMA A SER RESOLVIDO A CEMIG possui hoje uma série de ferramentas que realizam previsões meteorológicas, simulações hidrológicas para previsão de vazões, simulações hidráulicas para propagação de vazões defluentes, sistema telemétrico de coleta de dados hidrometeorológicos, dentre outros. No entanto, todas essas ferramentas funcionam de forma independente, o que torna muito moroso e pouco operacional o processo de simulações para tomada de decisão durante a operação de controle de cheias das usinas. Com a implementação desse integrador, espera-se que se acople todas essas ferramentas e se consiga, com poucos comandos, realizar todo esse processo e obter, como resultado, cenários de vazões e seu afeito na calha do curso d água a jusante. Tudo isso em uma base georreferenciada, que possibilite a tomada de decisão ainda mais eficaz e segura quanto à operação do reservatório e a emissão de alertas às comunidades. Além disso, espera-se reavaliar com maior segurança as verdadeiras restrições hidráulicas de jusante que impactam a operação dos reservatórios que realizam a operação de controle de cheias.

30 RESULTADOS ESPERADOS - Implementação do integrador (Delft Fews Deltares - NL), para 4 empreendimentos, prevendo sua plena utilização e acoplamento de toda a cadeia de informação e simulação. - Conhecimento assimilado nas ferramentas de modelagem e definição da metodologia para a aplicação nos demais empreendimentos da CEMIG. - Restrições hidráulicas reavaliadas e com metodologia desenvolvida para tratamento das demais usinas da CEMIG. -Elaboração do sistema de alerta para as 4 usinas e definição da metodologia para aplicação nas demais usinas da CEMIG.

31 DEMANDA GT Implementação de Sistema Integrador de Informações e Modelos Hidrometeorológicos, com Operação em Tempo Real e em Base GIS.

32 OBJETIVOS -Implementação de uma ferramenta (Delft Fews Deltares - NL) que acople o processo de aquisição de previsões meteorológicas, informações hidrometerológicas em tempo real, modelos de simulação hidrológica, modelos de simulação hidráulica e a visualização dos efeitos das vazões resultantes nas áreas a jusante dos empreendimentos, baseado em informações georreferenciadas. - Promover o treinamento e disseminação do conhecimento nas modernas ferramentas de integração e de modelagem comparando, também, modelos hidráulicos uni e bidimensionais e avaliando seus benefícios. - Reavaliar as restrições hidráulicas a jusante das usinas, utilizando levantamentos com Laser Scanning e sistemas SIG para mapeamento e sua mensuração. - Criar limiares de alerta baseado em cenários de eventos meteorológicos simulados pela ferramenta e com seus resultados visualizados no sistema integrador.

33 PROBLEMA A SER RESOLVIDO A CEMIG possui hoje uma série de ferramentas que realizam previsões meteorológicas, simulações hidrológicas para previsão de vazões, simulações hidráulicas para propagação de vazões defluentes, sistema telemétrico de coleta de dados hidrometeorológicos, dentre outros. No entanto, todas essas ferramentas funcionam de forma independente, o que torna muito moroso e pouco operacional o processo de simulações para tomada de decisão durante a operação de controle de cheias das usinas. Com a implementação desse integrador, espera-se que se acople todas essas ferramentas e se consiga, com poucos comandos, realizar todo esse processo e obter, como resultado, cenários de vazões e seu afeito na calha do curso d água a jusante. Tudo isso em uma base georreferenciada, que possibilite a tomada de decisão ainda mais eficaz e segura quanto à operação do reservatório e a emissão de alertas às comunidades. Além disso, espera-se reavaliar com maior segurança as verdadeiras restrições hidráulicas de jusante que impactam a operação dos reservatórios que realizam a operação de controle de cheias.

34 RESULTADOS ESPERADOS - Implementação do integrador (Delft Fews Deltares - NL), para 4 empreendimentos, prevendo sua plena utilização e acoplamento de toda a cadeia de informação e simulação. - Conhecimento assimilado nas ferramentas de modelagem e definição da metodologia para a aplicação nos demais empreendimentos da CEMIG. - Restrições hidráulicas reavaliadas e com metodologia desenvolvida para tratamento das demais usinas da CEMIG. -Elaboração do sistema de alerta para as 4 usinas e definição da metodologia para aplicação nas demais usinas da CEMIG.

- LUIZ FERNANDO DE ARRUDA GONÇALVES - Engenheiro Civil => 19 anos de COPEL

- LUIZ FERNANDO DE ARRUDA GONÇALVES - Engenheiro Civil => 19 anos de COPEL GERENTE - LUIZ FERNANDO DE ARRUDA GONÇALVES - Engenheiro Civil => 19 anos de COPEL GERENCIAMENTO DA OPERAÇÃO HIDRÁULICA - HOMERO BUBA - Engenheiro Civil => 25 anos de COPEL - ADROALDO GOULART DE OLIVEIRA

Leia mais

capa Dupla função Foto: Chico Ferreira Reservatórios geram energia e controlam cheias

capa Dupla função Foto: Chico Ferreira Reservatórios geram energia e controlam cheias Dupla função Foto: Chico Ferreira Reservatórios geram energia e controlam cheias 8 Revista FURNAS - Ano XXXVI - Nº 372 - Fevereiro 2010 texto Gleice Bueno estação chuvosa chegou mais cedo e mais forte.

Leia mais

PREVISÃO DE VAZÕES NA BACIA DE TRÊS MARIAS ANTECIPA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

PREVISÃO DE VAZÕES NA BACIA DE TRÊS MARIAS ANTECIPA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PREVISÃO DE VAZÕES NA BACIA DE TRÊS MARIAS ANTECIPA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Sistema integra a telemetria a modelos hidrológicos e de previsão climática O maior desafio na operação de reservatórios de usinas

Leia mais

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO

MONITORAMENTO HIDROLÓGICO MONITORAMENTO HIDROLÓGICO Monitoramento de superfície Estações que coletam dados em solo Dados pluviométricos (precipitação) Dados fluviométricos (nível d água em rios, córregos e represas) Monitoramento

Leia mais

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Belo Horizonte, 18 de Janeiro de 2016 às 13:00h. Bacia do rio Doce Acompanhamento Hidrológico Boletim Extraordinário Locais monitorados pelo sistema de alerta

Leia mais

Classificação: Público

Classificação: Público O conteúdo desta apresentação é de propriedade da Cemig, não sendo permitida a reprodução ou divulgação deste material de forma total ou parcial sem prévia e expressa autorização. Classificação: Público

Leia mais

GESTÃO DE RESERVATÓRIOS NA CRISE HÍDRICA O Caso da UHE Três Marias

GESTÃO DE RESERVATÓRIOS NA CRISE HÍDRICA O Caso da UHE Três Marias GESTÃO DE RESERVATÓRIOS NA CRISE HÍDRICA O Caso da UHE Três Marias SUMÁRIO 1- Caracterização 2- A abordagem adotada 3- Conclusões e Sugestões Análise das últimas estações chuvosas 2011/2012 2012/2013 2013/2014

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES FLUVIOMÉTRICAS E PLUVIÔMETRICAS PARA O ESTUDO DA HIDROLOGIA: CASO DA BACIA DO RIO JUQUERIQUERÊ

A IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE ESTAÇÕES FLUVIOMÉTRICAS E PLUVIÔMETRICAS PARA O ESTUDO DA HIDROLOGIA: CASO DA BACIA DO RIO JUQUERIQUERÊ PROFA. MSC. VASSILIKI T. G. BOULOMYTIS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA IFSP, CAMPUS CARAGUATATUBA DOCENTE DEPT. DE CONSTRUÇÃO CIVIL E RECURSOS NATURAIS, VASSILIKI@IFSP.EDU.BR INSTITUTO

Leia mais

Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras. Vitor Aly, M.Sc.

Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras. Vitor Aly, M.Sc. Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras Vitor Aly, M.Sc. Soluções para a Drenagem Urbana da cidade de São Paulo ORIGEM DAS CHEIAS DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PLANEJAMENTO OBRAS EM ANDAMENTO VISÃO HIGIENISTA

Leia mais

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Belo Horizonte, 18 de Janeiro de 2016 às 18:00h. Bacia do rio Doce Boletim Extraordinário Previsões dos níveis dos rios monitorados pelo Sistema de Alerta Hidrológico

Leia mais

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Belo Horizonte, 25 de Janeiro de 2016 às 10:00h. Bacia do rio Doce Boletim Extraordinário Na tabela abaixo seguem as previsões dos níveis dos rios monitorados

Leia mais

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Belo Horizonte, 21 de Janeiro de 2016 às 10:00h. Bacia do rio Doce Boletim Extraordinário Na tabela abaixo seguem as previsões dos níveis dos rios monitorados

Leia mais

Hidrologia Aplicada Carga Horária: 72 horas Prof a Ticiana M. de Carvalho Studart

Hidrologia Aplicada Carga Horária: 72 horas Prof a Ticiana M. de Carvalho Studart Hidrologia Aplicada Pag. 1 Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Depto de Engenharia Hidráulica e Ambiental Hidrologia Aplicada Carga Horária: 72 horas Prof a Ticiana M. de Carvalho Studart

Leia mais

Soluções de Monitoramento Meteorológico para Sistemas de Alertas

Soluções de Monitoramento Meteorológico para Sistemas de Alertas Soluções de Monitoramento Meteorológico para Sistemas de Alertas I Workshop Desafios da Meteorologia na Gestão Urbana Centro de Operações Rio Luciana Oliveira Meteorologista Hobeco Sudamericana Ltda. Sumário

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD E IGAM Nº 2237, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD E IGAM Nº 2237, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014. RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD E IGAM Nº 2237, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014. Estabelece procedimentos a serem observados pelos usuários de recursos hídricos de domínio do Estado de Minas Gerais visando ao envio

Leia mais

MONITORIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MONITORIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MONITORIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO VI JORNADAS DOS RECURSOS HÍDRICOS APRH Paulo Alexandre Diogo 10 de Janeiro, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro REDES DE MONITORIZAÇÃO

Leia mais

INSPEÇÃO FORMAL DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONCRETO DAS BARRAGENS E ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS

INSPEÇÃO FORMAL DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONCRETO DAS BARRAGENS E ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS INSPEÇÃO FORMAL DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONCRETO DAS BARRAGENS E ESTRUTURAS CIVIS ANEXAS UHE SÁ CARVALHO CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A. GERÊNCIA DE SEGURANÇA DE BARRAGENS AG/SB 1. OBJETO Realização

Leia mais

Elias Ribeiro de Arruda Junior [1] ; Eymar Silva Sampaio Lopes [2] ; UFF Universidade Federal Fluminense -

Elias Ribeiro de Arruda Junior [1] ; Eymar Silva Sampaio Lopes [2] ; UFF Universidade Federal Fluminense - ANÁLISE MORFOMÉTRICA EM SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS PARA MONITORAMENTO DO RISCO POTENCIAL A CORRIDAS DE MASSA (DEBRIS FLOWS) NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO Elias Ribeiro de Arruda Junior [1] ; Eymar

Leia mais

Sensoriamento Remoto II

Sensoriamento Remoto II Sensoriamento Remoto II Sensoriamento Remoto por LIDAR (LIDAR Remote Sensing) Aplicações UFPR Departamento de Geomática Prof. Jorge Centeno 2013 copyright@ centenet Vantagens/problemas Vantagens: alta

Leia mais

Destaque: Horizonte Operador Nacional do Sistema Elétrico Diretoria de Planejamento Programação da Operação

Destaque: Horizonte Operador Nacional do Sistema Elétrico Diretoria de Planejamento Programação da Operação PROPOSTA PARA DEFLUÊNCIAS DAS USINAS HIDROELÉTRICAS DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO NOS ESTUDOS DE PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA OPERAÇÃO, DIANTE DO QUADRO DE ESCASSEZ HÍDRICA Destaque: Horizonte 2017-2018

Leia mais

TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo III: EstudoHidrenergético Parte 1. Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila

TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo III: EstudoHidrenergético Parte 1. Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila TE033 CENTRAIS ELÉTRICAS Capitulo III: EstudoHidrenergético Parte 1 Dr. Eng. Clodomiro Unsihuay Vila Uma usina hidrelétrica (UHE) afluência NA MÁX VOLUME ÚTIL barragem VERTIMENTO NA MIN VOLUME MORTO reservatório

Leia mais

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce

Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da. Bacia do rio Doce Boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Belo Horizonte, 23 de Janeiro de 2016 às 09:00h. Bacia do rio Doce Boletim Extraordinário Na tabela abaixo seguem as previsões dos níveis dos rios monitorados

Leia mais

CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO - CTMH

CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO - CTMH TALK SHOW SISTEMA CANTAREIRA UM MAR DE DESAFIOS CÂMARA TÉCNICA DE MONITORAMENTO HIDROLÓGICO - CTMH Campinas, 18 de maio 2012 Eng. Astor Dias de Andrade Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE CÂMARA

Leia mais

2º Seminário Estratégias pra Conservação de Peixes em Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de novembro de 2010

2º Seminário Estratégias pra Conservação de Peixes em Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de novembro de 2010 Determinação de objetivos em STPsda Cemig Belo Horizonte, 18 de novembro de 2010 Pré requisitos entre ações de manejo Levantamento Quais os componentes do sistema? Quais as interelações entre eles? Quais

Leia mais

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias Submódulo 9.3 Planejamento anual de prevenção de cheias Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução

Leia mais

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids)

PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) PEA5918 Redes Elétricas Inteligentes e Microrredes (Smart Grids e Microgrids) Métodos Avançados de Controle Giovanni Manassero Junior Depto. de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Escola Politécnica

Leia mais

VIII Encontro Regional de Defesa Civil. O que é um Sistema de Alerta

VIII Encontro Regional de Defesa Civil. O que é um Sistema de Alerta VIII Encontro Regional de Defesa Civil O que é um Sistema de Alerta José Felipe Farias Meteorologista do Cemaden Santo Antônio da Patrulha, 17 de agosto de 2017 Sala de Operações do CEMADEN EM FUNCIONAMENTO

Leia mais

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias

Submódulo 9.3. Planejamento anual de prevenção de cheias Submódulo 9.3 Planejamento anual de prevenção de cheias Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução

Leia mais

BACIA ESCOLA DO CAMPUS DA UFSC Implantação de ensino prático nas aulas de Hidrologia.

BACIA ESCOLA DO CAMPUS DA UFSC Implantação de ensino prático nas aulas de Hidrologia. BACIA ESCOLA DO CAMPUS DA UFSC Implantação de ensino prático nas aulas de Hidrologia. Henrique DE MELO LISBOA e-mail: hlisboa@ens.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina, Professor do Departamento

Leia mais

GT02.02 Desenvolvimento de metodologia de investigação e monitoramento, por método geofísico, do fluxo de água que percola através do maciço e da

GT02.02 Desenvolvimento de metodologia de investigação e monitoramento, por método geofísico, do fluxo de água que percola através do maciço e da GT02.02 Desenvolvimento de metodologia de investigação e monitoramento, por método geofísico, do fluxo de água que percola através do maciço e da fundação de barragens de terra e enrocamento Problema a

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PREDIÇÃO DE INUNDAÇÕES PARA AS BACIAS PILOTO DOS RIOS PIABANHA E PAQUEQUER, RJ (Código 11126)

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PREDIÇÃO DE INUNDAÇÕES PARA AS BACIAS PILOTO DOS RIOS PIABANHA E PAQUEQUER, RJ (Código 11126) DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PREDIÇÃO DE INUNDAÇÕES PARA AS BACIAS PILOTO DOS RIOS PIABANHA E PAQUEQUER, RJ (Código 11126) Daniele Pereira Batista Amaral; José Edson Falcão de Farias Júnior; Leonardo

Leia mais

Por que falar em Segurança de Barragens?

Por que falar em Segurança de Barragens? Por que falar em Segurança de Barragens? Por que falar em Segurança de Barragens? SEGURANÇA TOTAL Riscos inerentes à construção de uma barragem: NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE RISCOS NULOS INEXISTÊNCIA DE RISCO

Leia mais

Classificação: Público

Classificação: Público O conteúdo desta apresentação é de propriedade da Cemig, não sendo permitida a reprodução ou divulgação deste material de forma total ou parcial sem prévia e expressa autorização. Classificação: Público

Leia mais

Análise e determinação de pontos críticos suscetíveis à ocorrência de descargas parciais em estatorde hidrogerador síncrono.

Análise e determinação de pontos críticos suscetíveis à ocorrência de descargas parciais em estatorde hidrogerador síncrono. Análise e determinação de pontos críticos suscetíveis à ocorrência de descargas parciais em estatorde hidrogerador síncrono Edital 2018 P&D 1. Apresentação do problema a ser resolvido Filosofia de monitoramento

Leia mais

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO BACIA DO RIO DOCE NOV/2014 SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Secretário Alceu José Torres Marques IGAM

Leia mais

O CONTROLE DE CHEIAS E A GESTÃO DE. Joaquim Gondim

O CONTROLE DE CHEIAS E A GESTÃO DE. Joaquim Gondim O CONTROLE DE CHEIAS E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Joaquim Gondim SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS Rio de Janeiro, 09/10/2010 CONTROLE DE CHEIAS E VOLUME DE ESPERA Quando a um reservatório utilizado

Leia mais

SISTEMA DE ALERTA DE ENCHENTES NA BACIA DO RIO DOCE: 17 ANOS DE OPERAÇÃO

SISTEMA DE ALERTA DE ENCHENTES NA BACIA DO RIO DOCE: 17 ANOS DE OPERAÇÃO SISTEMA DE ALERTA DE ENCHENTES NA BACIA DO RIO DOCE: 17 ANOS DE OPERAÇÃO Elizabeth Guelman Davis 27 de maio de 2014 Sistema de Alerta de Enchentes na Bacia do Rio Doce Um sistema de alerta antecipado,

Leia mais

PROJETO PILOTO COPEL DISTRIBUIÇÃO E OSISOFT PARA MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS E GESTÃO DE ATIVOS

PROJETO PILOTO COPEL DISTRIBUIÇÃO E OSISOFT PARA MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS E GESTÃO DE ATIVOS - Optional Industry Icon (see slide # 12)- PROJETO PILOTO COPEL DISTRIBUIÇÃO E OSISOFT PARA MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS E GESTÃO DE ATIVOS Lincoln Weigert Venancio, Eng 23/05/2018 - Optional Prospect

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Semestre letivo

PLANO DE ENSINO. Semestre letivo Departamento de Engenharia Civil Disciplina : Hidrologia (HIA0001) Prof. Dr. Doalcey Antunes Ramos PLANO DE ENSINO Semestre letivo 2013-1 EMENTA: Ciclo hidrológico. Bacias hidrográficas. Precipitação.

Leia mais

Atuação da Sala de Situação PCJ no Monitoramento Hidrológico das Bacias PCJ

Atuação da Sala de Situação PCJ no Monitoramento Hidrológico das Bacias PCJ Atuação da Sala de Situação PCJ no Monitoramento Hidrológico das Bacias PCJ SEMINÁRIO ÁGUAS E MUDANÇA CLIMÁTICAS CONSÓRCIO PCJ Local: MUSEU DA ÁGUA INDAIATUBA ENG a. ÍSIS FRANCO Fonte: Comitês PCJ, 2011

Leia mais

SAISP. Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo HISTÓRICO SAISP - SISTEMA DE ALERTA A INUNDAÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO

SAISP. Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo HISTÓRICO SAISP - SISTEMA DE ALERTA A INUNDAÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO SAISP Sistema de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo Engª SANDRA UEMURA sandra@fcth.br Engº FLAVIO CONDE conde@fcth.br Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica HISTÓRICO SAISP - SISTEMA DE ALERTA

Leia mais

Submódulo 9.2. Acompanhamento, análise e tratamento dos dados hidroenergéticos do Sistema Interligado Nacional

Submódulo 9.2. Acompanhamento, análise e tratamento dos dados hidroenergéticos do Sistema Interligado Nacional Submódulo 9.2 Acompanhamento, análise e tratamento dos dados hidroenergéticos do Sistema Interligado Nacional Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador

Leia mais

Sistema Inteligente Integrado com Tecnologia Web e Móvel para Gestão de Emergências

Sistema Inteligente Integrado com Tecnologia Web e Móvel para Gestão de Emergências Sistema Inteligente Integrado com Tecnologia Web e Móvel para Gestão de Emergências Diego Balbi / Luiz Filipe Venturi Vianna / Marcos Leone Filho / André Toscano APRESENTAÇÃO Contexto e motivação Inovação

Leia mais

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO BACIA DO RIO DOCE MAR/2015 SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Secretário Luiz Sávio de Souza Cruz IGAM

Leia mais

PHA Hidrologia Ambiental. Restrições Operativas, Vazões Ecológicas e Hidrograma Ecológico

PHA Hidrologia Ambiental. Restrições Operativas, Vazões Ecológicas e Hidrograma Ecológico Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental PHA3308 - Hidrologia Ambiental Restrições Operativas, Vazões Ecológicas e Hidrograma Ecológico Mario Thadeu

Leia mais

OPERAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS E HISTÓRICO DE ENCHENTES NO RIO SÃO FRANCISCO

OPERAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS E HISTÓRICO DE ENCHENTES NO RIO SÃO FRANCISCO OPERAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS E HISTÓRICO DE ENCHENTES NO RIO SÃO FRANCISCO COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO Reunião Pública sobre Enchentes no Rio São Francisco Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio

Leia mais

Plano de Ação de Emergência PAE: Atividades Desenvolvidas pela ABRAGE. Luiz Gustavo Fortes Westin - NEOENERGIA 21 de Março de 2018

Plano de Ação de Emergência PAE: Atividades Desenvolvidas pela ABRAGE. Luiz Gustavo Fortes Westin - NEOENERGIA 21 de Março de 2018 Plano de Ação de Emergência PAE: Atividades Desenvolvidas pela ABRAGE Luiz Gustavo Fortes Westin - NEOENERGIA 21 de Março de 2018 PORQUE DESENVOLVER OS PAEs? Lei n 12.334/2010: Instrumentos de Fiscalização

Leia mais

Demanda tempo real Produção de fontes intermitentes. Realidade: penetração de energia eólica e solar é uma realidade no mundo todo

Demanda tempo real Produção de fontes intermitentes. Realidade: penetração de energia eólica e solar é uma realidade no mundo todo SMART-SEN: Um Modelo de Simulação do Sistema Elétrico Nacional com Presença de Geração de Renováveis Intermitentes: Impactos Operacionais, Regulatórios e Custos Equipe Básica: Prof. Dr. Paulo Barbosa Prof.

Leia mais

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte

Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte. Prefeitura de Belo Horizonte Política de Combate a Inundações de Belo Horizonte Prefeitura de Belo Horizonte Belo Horizonte, fevereiro/2011 ASPECTOS GERAIS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE Área superficial : 330 km 2 População : 2,5 milhões

Leia mais

PRECIPITAÇÕES EXTREMAS

PRECIPITAÇÕES EXTREMAS GPA CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS PRECIPITAÇÕES EXTREMAS Eng. Walter Corrêa Carvalho Junior, Esp. Cálculos Pluviométricos; Conteúdo da Aula Cálculo de Chuvas Máximas (Eventos Extremos). Com

Leia mais

Perspectivas sobre a gestão da água no Brasil frente às variações climáticas e eventos hidrológicos extremos

Perspectivas sobre a gestão da água no Brasil frente às variações climáticas e eventos hidrológicos extremos Perspectivas sobre a gestão da água no Brasil frente às variações climáticas e eventos hidrológicos extremos INDAIATUBA SP, 20 DE MARÇO DE 2017 Prof. Dr. Antonio Carlos Zuffo (FEC-UNICAMP) Prof. Dr. José

Leia mais

10.3 Métodos estatísticos

10.3 Métodos estatísticos 10.3 Métodos estatísticos O estudo de VAZÕES MÁXIMAS pode ser realizado através de DISTRIBUIÇÕES ESTATÍSTICAS DE VARIÁVEIS CONTÍNUAS Métodos: - Distribuição de Gumbel - Distribuição Exponencial de dois

Leia mais

Segurança de Barragens: Regulação e Pontos de Atenção

Segurança de Barragens: Regulação e Pontos de Atenção Segurança de Barragens: Regulação e Pontos de Atenção Seminário Socioambiental Hidrelétrico Fábio Sales Dias VARIO ECP Belo Horizonte, 18 de abril de 2018 Histórico VARIO ECP Criada em 2002 período de

Leia mais

Operação do SIN. PEA3496 Prof. Marco Saidel

Operação do SIN. PEA3496 Prof. Marco Saidel Operação do SIN PEA3496 Prof. Marco Saidel SIN: Sistema Interligado Nacional Sistema hidrotérmico de grande porte Predominância de usinas hidrelétricas Regiões (subsistemas): Sul, Sudeste/Centro-Oeste,

Leia mais

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE EVENTOS HIDROMETEOROLÓGICOS EXTREMOS

PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE EVENTOS HIDROMETEOROLÓGICOS EXTREMOS PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE EVENTOS HIDROMETEOROLÓGICOS EXTREMOS SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Palestrante: Jeane Dantas de Carvalho Instituto Mineiro de Gestão das Águas

Leia mais

Submódulo Critérios para estudos hidrológicos

Submódulo Critérios para estudos hidrológicos Submódulo 23.5 Critérios para estudos hidrológicos Rev. Nº. 0.0 0.1 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução Normativa

Leia mais

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Submódulo 9.6 Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Rev. Nº. 0.0 0.1 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução

Leia mais

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Submódulo 9.6 Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à

Leia mais

BOSCH MINING SOLUTIONS BELO HORIZONTE 22 DE JUNHO 2017

BOSCH MINING SOLUTIONS BELO HORIZONTE 22 DE JUNHO 2017 BOSCH MINING SOLUTIONS BELO HORIZONTE 22 DE JUNHO 2017 Soluções Bosch para a Mineração Principais Desafios Eficiência Operacional Eficiência Enérgica Segurança Conhecimento Sustentabilidade 2 Soluções

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO MANANCIAIS OBJETIVO Este estudo contempla as diretrizes para a elaboração do estudo hidrológico dos cursos d água, visando a avaliação de mananciais de abastecimento público da Sanepar e deverá ser apresentado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Civil INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Prof. Mauro Normando M. Barros Filho mbarrosfilho@gmail.com

Leia mais

Relatório Executivo do Programa Mensal de Operação PMO de Janeiro 2016 Semana Operativa de 16/01/2016 a 22/01/2016

Relatório Executivo do Programa Mensal de Operação PMO de Janeiro 2016 Semana Operativa de 16/01/2016 a 22/01/2016 Relatório Executivo do Programa Mensal de Operação PMO de Janeiro 2016 Semana Operativa de 16/01/2016 a 22/01/2016 1. APRESENTAÇÃO Na semana de 09 a 15/01/2016 ocorreu chuva moderada na bacia do rio Paranapanema,

Leia mais

GRUPO TÉCNICO DE ASSESSORAMENTO PARA GESTÃO DO SISTEMA CANTAREIRA GTAG - CANTAREIRA. COMUNICADO N o 1 18/02/14

GRUPO TÉCNICO DE ASSESSORAMENTO PARA GESTÃO DO SISTEMA CANTAREIRA GTAG - CANTAREIRA. COMUNICADO N o 1 18/02/14 GRUPO TÉCNICO DE ASSESSORAMENTO PARA GESTÃO DO SISTEMA CANTAREIRA GTAG - CANTAREIRA COMUNICADO N o 1 18/02/14 DESCRITIVO GERAL DA SITUAÇÃO O conjunto de reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha

Leia mais

Plano de Comunicação da Cemig com as comunidades situadas na área de influência das barragens

Plano de Comunicação da Cemig com as comunidades situadas na área de influência das barragens Plano de Comunicação da Cemig com as comunidades situadas na área de influência das barragens Data Informações operativas da barragem de Três Marias. Prezado Senhor : Tendo em vista a proximidade do período

Leia mais

BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO: Medidas Adicionais de Gestão para enfrentamento da Crise Hídrica

BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO: Medidas Adicionais de Gestão para enfrentamento da Crise Hídrica BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO: Medidas Adicionais de Gestão para enfrentamento da Crise Hídrica Caracterização da bacia Área 639.219 km² Precipitação média anual na Bacia Extensão 2.863 km População 14,3

Leia mais

Cálculos hidrológicos e hidráulicos para obras municipais Capítulo 84- Medidas não estruturais Eng Plínio Tomaz 30/10/2010

Cálculos hidrológicos e hidráulicos para obras municipais Capítulo 84- Medidas não estruturais Eng Plínio Tomaz 30/10/2010 Capítulo 84 Medidas não estruturais Não existe o conhecimento absoluto, sem erro, absolutamente certo. Tudo o que existe é provisório. A posse do conhecimento é a procura da verdade Karl Popper, filósofo

Leia mais

Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456. Tema 1 Introdução ANO 2017

Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456. Tema 1 Introdução ANO 2017 Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 1 Introdução ANO 2017 Camilo Daleles Rennó Laura De Simone Borma http://www.dpi.inpe.br/~camilo/prochidr/ Hidrologia Definição: é a ciência que estuda a distribuição,

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO ELABORAÇÃO EQUIPE TÉCNICA USHI: 1. MANANCIAIS 1.1 Introdução

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO ELABORAÇÃO EQUIPE TÉCNICA USHI: 1. MANANCIAIS 1.1 Introdução ELABORAÇÃO EQUIPE TÉCNICA USHI: Ely Carlos de Alvarenga Josete de Fátima de Sá Márcia Regina Chella Nicolás Lopardo 1. MANANCIAIS 1.1 Introdução 1.1.1 Definição Este estudo contempla as diretrizes para

Leia mais

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO

REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS VOITH HYDRO GGH / 05 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA (GGH) REGULADOR COMPACTO PARA TURBINAS HIDRÁULICAS José Cláudio Mazzoleni* Jorge Izukawa

Leia mais

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO

Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM INFORMATIVO BACIA DO RIO DOCE OUT/2014 SEMAD - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Secretário Alceu José Torres Marques IGAM

Leia mais

MANANCIAL ABASTECEDOR DE CARAGUATATUBA E SÃO

MANANCIAL ABASTECEDOR DE CARAGUATATUBA E SÃO 1 ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Pós-Gradua Graduação em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Área de Infra-Estrutura Aeroportuária ria CARACTERIZAÇÃO HIDROSANITÁRIA DO RIO CLARO- MANANCIAL

Leia mais

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática

Submódulo 9.6. Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Submódulo 9.6 Acompanhamento e previsão meteorológica e climática Rev. Nº. 2.0 2016.12 Motivo da revisão Versão decorrente da Audiência Pública nº 002/2011. Versão decorrente da Audiência Pública nº 020/2015.

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Lei /2010: Política Nacional de Segurança em Barragens

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Lei /2010: Política Nacional de Segurança em Barragens CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS Lei 12.334/2010: Política Nacional de Segurança em Barragens PROFESSOR: Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira SITUAÇÃO ATUAL

Leia mais

Mudanças climáticas antrópicas e variações climáticas naturais

Mudanças climáticas antrópicas e variações climáticas naturais Mudanças climáticas antrópicas e variações climáticas naturais Alice M. Grimm 1 1. Situação atual relativa ao tema Em 2007, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) emitiu seu mais recente

Leia mais

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ATUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ATUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA ATUAÇÃO SOCIOAMBIENTAL Congresso Ambiental Rosana de Fátima Colaço Gibertoni Gerente Meio Ambiente Institutos LACTEC Inovações Tecnológicas Análises Socioambientais Desenvolvimento

Leia mais

SIMULAÇÃO DE ONDAS GERADAS PELO VENTO NO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TRÊS MARIAS SIMULATION OF WIND WAVES IN TRÊS MARIAS RESERVOIR

SIMULAÇÃO DE ONDAS GERADAS PELO VENTO NO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TRÊS MARIAS SIMULATION OF WIND WAVES IN TRÊS MARIAS RESERVOIR SIMULAÇÃO DE ONDAS GERADAS PELO VENTO NO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TRÊS MARIAS Jader de Araújo Santos 1 ; Fernando O. de Andrade 2 ; Elaine Patrícia Arantes 3 ; Cristhiane Michiko Passos Okawa

Leia mais

JULHO RV0 1ª Semana

JULHO RV0 1ª Semana JULHO 2015 RV0 1ª Semana Sumário INTRODUÇÃO... 3 CONDIÇÕES INICIAIS... 3 1 - Nível dos reservatórios... 3 2 - Expansão da oferta hidrotérmica (MW)... 4 ANÁLISE DAS CONDIÇÕES HIDROMETEREOLÓGICAS... 5 1

Leia mais

Prevendo o que o tempo vai trazer / VAISALA SOLUÇÕES METEOROLÓGICAS E HIDROLÓGICAS

Prevendo o que o tempo vai trazer / VAISALA SOLUÇÕES METEOROLÓGICAS E HIDROLÓGICAS Prevendo o que o tempo vai trazer / VAISALA SOLUÇÕES METEOROLÓGICAS E HIDROLÓGICAS Previsão das forças da natureza Vento e água são o mercúrio da terra: ardiloso, como um camaleão, muitas vezes imprevisível.

Leia mais

Hidrologia Aplicada À Gestão de Pequenas Bacias Hidrográficas

Hidrologia Aplicada À Gestão de Pequenas Bacias Hidrográficas Hidrologia Aplicada À Gestão de Pequenas Bacias Hidrográficas PREFÁCIO APRESENTAÇÃO PARTE 1 FUNDAMENTOS INTRODUÇÃO...2 CAPÍTULO 1 PEQUENAS BACIAS HIDROLÓGICAS: CONCEITOS BÁSICOS...3 Joel A. Goldenfum 1.1

Leia mais

Equipe Básica: Prof. Paulo Barbosa Prof. Dr. Warren Powell Prof. Alberto Francato Dr. Marcos Leone Filho Dr. João R. C. Pires Dr. Fernando A. A.

Equipe Básica: Prof. Paulo Barbosa Prof. Dr. Warren Powell Prof. Alberto Francato Dr. Marcos Leone Filho Dr. João R. C. Pires Dr. Fernando A. A. SMART-SEN: Um Modelo de Simulação do Sistema Elétrico Nacional com Presença de Geração de Renováveis Intermitentes: Impactos Operacionais, Regulatórios e Custos Equipe Básica: Prof. Paulo Barbosa Prof.

Leia mais

Monitoramento de Barragens Utilizando PI System André da Silva Barbosa Luís Eugênio Espinosa Aranha 23 de Maio, 2018

Monitoramento de Barragens Utilizando PI System André da Silva Barbosa Luís Eugênio Espinosa Aranha 23 de Maio, 2018 Monitoramento de Barragens Utilizando PI System André da Silva Barbosa Luís Eugênio Espinosa Aranha 23 de Maio, 2018 Copyright 2018 OSIsoft, LLC 2 ITAIPU Binacional: Monitoramento de Barragens Itaipu Binacional:

Leia mais

ESTUDOS HIDROLÓGICOS E ENERGÉTICOS. Paulo Antunes da Rocha Bruno van der Meer

ESTUDOS HIDROLÓGICOS E ENERGÉTICOS. Paulo Antunes da Rocha Bruno van der Meer ESTUDOS HIDROLÓGICOS E ENERGÉTICOS TE- 033 Paulo Antunes da Rocha Bruno van der Meer 1 Objetivo Apresentar os aspectos dos estudos hidrológicos correspondentes aos projetos de PCHs 2 Roteiro Estudos Hidrológico:

Leia mais

Hidrologia. 3 - Coleta de Dados de Interesse para a Hidrologia 3.1. Introdução 3.2. Sistemas clássicos Estações meteorológicas

Hidrologia. 3 - Coleta de Dados de Interesse para a Hidrologia 3.1. Introdução 3.2. Sistemas clássicos Estações meteorológicas Hidrologia 1 - Introdução 1.1. Generalidades 1.2. Ciclo hidrológico 1.3. Métodos de estudos 1.4. Exemplos de aplicações da hidrologia à engenharia 2 - Fundamentos Geofísicos da Hidrologia 2.1. A atmosfera

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO

ANEXO I PROJETO BÁSICO ANEXO I PROJETO BÁSICO SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE PESQUISA EM ANÁLISE METEOROLÓGICA, PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE DADOS METEOROLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA O PROJETO TEMPESTADES: DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Caracterização do perfil de geração da usina Presidente Médici

Caracterização do perfil de geração da usina Presidente Médici XI Semana de Engenharia da UFF VI Seminário Fluminense de Engenharia Niterói, RJ, Brasil, 19-22 de outubro de 2009 Caracterização do perfil de geração da usina Presidente Médici 1,2 Juliana A. do Sacramento,

Leia mais

Modelagem Hidrológica e Hidrodinâmica

Modelagem Hidrológica e Hidrodinâmica Disciplina Modelagem Hidrológica e Hidrodinâmica Edilson Raimundo Silva 1 Aula 2 Módulo 1 Efeito da escala em modelagem Efeito da escala. 2 Efeito da escala em modelagem Efeito da escala. 3 Calibração

Leia mais

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados.

Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Thaís Celina Conjunto de técnicas (ou tecnologias) ligadas à informação espacial, que engloba a coleta, tratamento e análise de dados. Topografia; Fotogrametria; Cartografia; SIG. Coleta Armazenamento

Leia mais

Introdução. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Introdução. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Introdução Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Barragens 2/22 As barragens, açude ou represa são definidas como obstáculos artificiais com a capacidade de reter água, qualquer outro líquido, rejeitos, detritos,

Leia mais

Consistência dos dados pluviométricos

Consistência dos dados pluviométricos 280 Apêndice C - Consistência de Dados. Consistência dos dados pluviométricos Os dados pluviométricos das 67 estações foram analisados em função de sua porcentagem de falhas nos períodos 1990-1998, 1990-1999

Leia mais

SENSORES ORBITAIS ALTIMÉTRICOS E MONITORAMENTO HIDROLÓGICO NO RESERVATÓRIO DA UHE BALBINA-AM

SENSORES ORBITAIS ALTIMÉTRICOS E MONITORAMENTO HIDROLÓGICO NO RESERVATÓRIO DA UHE BALBINA-AM SENSORES ORBITAIS ALTIMÉTRICOS E MONITORAMENTO HIDROLÓGICO NO RESERVATÓRIO DA UHE BALBINA-AM Marcelo Parise (SIPAM), Naziano Filzola (UEA), Frederique Seyler (LMTG), Gilson Mota (ELETRONORTE), Elizabeth

Leia mais

SISTEMA DE ALERTA DA BACIA DO RIO DOCE - SISTEMA WEB - SACE FLOOD WARNING SYSTEM IN THE DOCE RIVER BASIN - WEB SYSTEM - SACE

SISTEMA DE ALERTA DA BACIA DO RIO DOCE - SISTEMA WEB - SACE FLOOD WARNING SYSTEM IN THE DOCE RIVER BASIN - WEB SYSTEM - SACE SISTEMA DE ALERTA DA BACIA DO RIO DOCE - SISTEMA WEB - SACE Artur José Soares Matos 1 * & Elizabeth Guelman Davis 2 & Marcio de Oliveira Candido 3 Resumo O Serviço Geológico do Brasil - CPRM monitora a

Leia mais

Congresso Ambiental. GEOPROCESSAMENTO Aliado à gestão socioambiental

Congresso Ambiental. GEOPROCESSAMENTO Aliado à gestão socioambiental GEOPROCESSAMENTO Aliado à gestão socioambiental Congresso Ambiental Fabiano Scheer Hainosz, Gerente da Área de Geossoluções LACTEC Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento SUMÁRIO 1) Sobre o LACTEC

Leia mais

APLICAÇÃO DE MODELOS DE PREVISÃO DE VAZÕES A CURTO PRAZO NA SUB-BACIA DO BAIXO RIO GRANDE RELATÓRIO FINAL. Agosto de 2011

APLICAÇÃO DE MODELOS DE PREVISÃO DE VAZÕES A CURTO PRAZO NA SUB-BACIA DO BAIXO RIO GRANDE RELATÓRIO FINAL. Agosto de 2011 APLICAÇÃO DE MODELOS DE PREVISÃO DE VAZÕES A CURTO PRAZO NA SUB-BACIA DO BAIXO RIO GRANDE RELATÓRIO FINAL Agosto de 211 ONS 141/11 2 29-2-12 Revisão das métricas de avaliação de desempenho dos Modelos

Leia mais

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos

Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos Retrospectiva sobre regimes hidrológicos e importância do planejamento urbano na prevenção quanto a eventos extremos José Teixeira Filho Faculdade de Engenharia Agrícola Ciência da Terra - Geografia UNICAMP

Leia mais

PMO de Outubro Semana Operativa de 29/09/2018 a 05/10/2018

PMO de Outubro Semana Operativa de 29/09/2018 a 05/10/2018 PMO de Outubro Semana Operativa de 29/09/18 a 05/10/18 1. APRESENTAÇÃO Na primeira quinzena do mês de setembro ocorreu precipitação nas bacias dos rios Jacuí e Uruguai, no trecho incremental a UHE Itaipu

Leia mais

VIII Simpósio Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas 01 a 04/05/2012

VIII Simpósio Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas 01 a 04/05/2012 PCH Paracambi Modelagem Hidrodinâmica VIII Simpósio Brasileiro sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas 1 a 4/5/212 PCH Paracambi Modelagem Hidrodinâmica Antecedentes e Objetivos Atividades de desvio

Leia mais

Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana

Alguns Clientes Agroindustrial Santa Juliana Em que consiste? AgroCAD é uma solução completa em projetos para Agricultura de Precisão, que busca integrar e direcionar as ferramentas de CAD, topografia e geoprocessamento disponíveis no software AutoCAD

Leia mais

Introdução. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Introdução. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Introdução Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira 2/21 Multidisciplinaridade Caráter multidisciplinar do conhecimento envolvido na construção de barragens: Topografia e Geodésia Hidrologia e Hidráulica Modelagens

Leia mais