ENCICLOPÉDIA DE PRAGAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENCICLOPÉDIA DE PRAGAS"

Transcrição

1 CARUNCHO - Bruchidae - Folha 1 Caruncho Biologia e Comportamento Caruncho ou carcoma é a designação comum a diversos insetos coleópteros pentâmeros que pertencem à família Bruchidae. Por serem fitófagos, alimentamse, por exemplo, de cereais e feijão armazenados, reduzindo-os a pó, razão por que são considerados insetos daninhos. Assim como os cupins, as vespas e os gorgulhos, os carunchos também são xilófagos, portanto perfuram madeiras. Os Coleópteras caracterizam-se por terem o primeiro par de asas, os élitros, duras, que cobrem parte do abdômen ou todo ele, e o segundo par de asas membranosas, pregadas embaixo dos élitros que, em geral, servem para voar. As larvas e os adultos apresentam aparelho bucal mastigador. As larvas podem ser com ou sem patas (ápodas); sua metamorfose é completa. Pertence à ordem Coleóptera grande parte dos chamados gorgulhos ou carunchos como o do arroz, milho, trigo, feijão, da farinha etc. Encontram-se agrupados nas seguintes famílias: Anobiidae, Anthicidae, Anthribidae, Apionidae, Bostrichidae, Bruchidae, Carabidae, Cerylonidae, Cleridae, Cyptophagidae, Cucujidae, Curculionidae, Dermestidae, Endomychidae, Histeridae, Languridae, Lathridiidae, Lophocateridae, Lyctidae, Merophysidae, Mycetophagidae, Nitidulidae, Ptinidae, Scolytidae, Silvanidae, Staphylinidae, Tenebrionidae e Trogossitidae. Em geral, a ordem Coleóptera agrupa o maior número de espécies e, dentre elas, algumas das mais importantes pragas dos grãos e subprodutos armazenados. CICLO Ao emergirem, as larvas abrem caminho até o interior dos grãos dos quais se alimentam. O ciclo completo dura de 4 a 10 semanas. Estas larvas são muito ativas e podem penetrar por aberturas feitas pelos adultos nos grãos ou por elas próprias. O adulto tem uma longevidade de 4 a 6 meses e grande capacidade de vôo. Tanto a larva como o adulto têm preferência por cereais e seus subprodutos. É uma das poucas espécies que é praga significativa de arroz em casca. Também há registros de ataque a madeiras, bambu, mandioca e outros tubérculos. Encontra-se em todo o mundo, predominando sobre outras espécies em climas quentes ou temperados, com baixas umidades relativas ou baixo teor de umidade dos grãos. Sendo um inseto primário externo, a Rhyzopertha é capaz de romper o grão inteiro ou sadio.

2 CARUNCHO - Bruchidae - Folha 2 Caruncho Biologia e Comportamento Ataca externamente o grão, podendo atingir CICLO ADULTO EM GRÃOS a parte interna, favorecendo desta forma a ARAMAZENADOS invasão de outras pragas que seriam Os adultos do gênero Sitophilus são de vida incapazes de romper o tegumento dos grãos. longa (até um ano). As fêmeas chegam a É considerada uma das pragas mais ovipositar até 150 ovos durante sua vida. Os destrutivas dos grãos armazenados em todo o ovos são inseridos um a um dentro de mundo. Em temperaturas entre 30 e 35 C, pequenas cavidades abertas no grão pela este inseto pode atingir até sete gerações no fêmea; a cavidade é então coberta com uma ano, quando alimentam-se de trigo. secreção gelatinosa, selando o ovo no grão. Desenvolve-se entre 18ºC e 35ºC, e à medida Os ovos eclodem em aproximadamente seis que se reduz a temperatura, o potencial de dias, a 25 C; as larvas desenvolvem dentro multiplicação diminui progressivamente, em do grão, escavando-o à medida que crescem. razão do aumento do tempo necessário para As larvas apresentam canibalismo sobre os o desenvolvimento das fases jovens e em indivíduos fracos ou pequenos; como virtude da redução da fertilidade das fêmeas. resultado, raramente emerge mais que um indivíduo adulto de um simples grão de trigo ou de arroz, enquanto dois ou três podem emergir de um único grão de milho. O desenvolvimento completo é possível em temperaturas compreendidas entre 15 e 35 C, e levam 35 dias em condições ótimas, que são 27 C, 70% U.R. Em grãos com teor de umidade abaixo de 13%, aumenta a mortalidade, e ovos não são geralmente colocados em grãos com umidade abaixo de 10%. O desenvolvimento é acelerado em grãos com teor de umidade entre 14 e 16%. As espécies de Sitophilus estão entre as mais difundidas e destrutivas pragas primárias de cereais armazenados no mundo. S. zeamais e S. oryzae são cosmopolitas, mas especialmente abundantes em regiões tropicais com temperaturas moderadas. Em regiões de frio moderado, assim como o Nordeste da Europa, estas espécies são largamente substituídas por S. granarius, que também é encontrado em regiões tropicais muito frias.

3 CARUNCHO - Bruchidae - Folha 3 Caruncho Biologia e Comportamento S. granarius é mais comumente encontrado sobre trigo e cevada, mas pode multiplicarse em outros cereais, incluindo arroz em casca e farinha-de-arroz; S. oryzae é freqüentemente encontrado em grãos de cereais menores, tais como, arroz, trigo e sorgo. Ambos, S. zeamais e S. oryzae infestam produtos processados, tais como massa e mandioca seca. No entanto, poucas linhagens de ambas as espécies são capazes de se alimentar de leguminosas como ervilhas, por exemplo. S. zeamais e S. oryzae podem voar, embora S. zeamais o faz mais freqüentemente. Quando o grão está se formando e o local de armazenamento é próximo da cultura, S. zeamais pode ser encontrado voando do armazém em direção à cultura, estabelecendo-se antes da colheita. S. oryzae é geralmente uma praga de armazenamento em escala comercial que na fazenda. Outros Curculionidaes que têm sido encontrados em menor escala como pragas de armazenamento, por exemplo, Caulophilus oryzae (Gyllenhal), diferenciam-se de Sitophilus sp. pelo rostro curto. São encontrados sobre grãos de milho macios ou danificados nos Estados do Sudeste dos Estados Unidos, no México e na América Central. Diversas espécies de Catolethrus têm sido encontradas na África América Central e no México, infestando milho em espiga armazenados para subsistência dos produtores. COMPORTAMENTO Como Vivem Os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados. Infestam também produtos industrializados como massas (macarrão), rações de animais e biscoitos. A ação desses insetos nos produtos armazenados deprecia o produto qualitativamente e quantitativamente, causando perda de peso, depreciação do produto para consumo e perda do valor comercial. Esses insetos ao infestarem produtos armazenados encontram alimento fácil em quantidade e qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis. Possuem elevado potencial reprodutivo e alta capacidade adaptativa. Pragas primárias: o adulto rompe a película protetora do grão e deposita um ovo no interior do mesmo. A larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta. Como exemplo temos o caruncho do milho e do feijão.

4 CARUNCHO - Bruchidae - Folha 4 Caruncho Biologia e Comportamento Pragas secundárias: se alimentam da parte externa do grão ou quando danificados pelas pragas primárias. Infestam farelos, farinhas e rações. A fêmea deposita seus ovos externamente ao substrato, as larvas eclodem desenvolvendo-se livremente ou internamente no grão. São conhecidas cerca de 600 espécies de besouros (coleópteros) infestando produtos armazenados. As larvas em muitos casos são as responsáveis pelos danos ao produto, uma vez que em muitas espécies o adulto não se alimenta. CONTROLE O expurgo é realizado com a utilização do inseticida gastoxim, que é comercializado na forma de pastilhas. Essas pastilhas liberam gases tóxicos sob exposição ao ar. Por isso, para que sua ação seja efetiva, é necessário cobrir o milho, em grãos ou espiga, com uma lona plástica, cuidando-se para que os bordos da lona sejam totalmente vedados. Introduzir por baixo da lona um comprimido ou pastilha grande ou cinco pastilhas pequenas de gastoxim por metro cúbico de milho em grão ou espiga. Como medida prática de vedação da lona plástica, recomenda-se cobrir os bordos da lona com terra ou areia. A realização do expurgo exige recomendações e cuidados especiais? Sim, é necessário que sejam tomadas medidas especiais, por tratar-se do manuseio de um inseticida que exala gases tóxicos, prejudiciais à saúde. Devido a isso, o expurgo deve ser realizado sempre ao ar livre, afastado de residências e criatórios domésticos, evitando-se a aproximação de crianças e animais. Uma vez concluída a operação de expurgo, liberar os gases tóxicos através de abertura de um canto da lona plástica, durante duas horas. Somente retirar a lona, descobrindo totalmente o milho, depois de decorrido o prazo regulamentar de liberação dos gases tóxicos. PREVENÇÃO os produtos devem ser utilizados logo. Aqueles que podem ser armazenados por longos períodos, como algumas especiarias, devem ser acondicionados em frascos de vidro com tampas hermeticamente fechadas. Os sacos onde os produtos são armazenados devem ficar completamente selados, sem aberturas. Mantenha os armários onde são guardados os alimentos livres de restos de alimento. Guarde rações de cães e gatos em recipientes tampados e bem vedados. Caso ocorra a infestação, elimine o foco.

5 CARUNCHO DO CAFÉ - Araecerus fasciculatus - Folha 5 Caruncho do Café - Biologia Nome Científico: Araecerus fasciculatus (caruncho-do-café). Tamanho: 3 a 5 mm. Longevidade: 47 a 135 dias. Coloração: marrom escura. Postura: variável. Reprodução: sexuada. Alimentação: alimentam-se de madeira e de tudo que contenha celulose, bem como de cereais, farelos, farinhas e rações. Doenças Transmitidas e Patógenos Veiculados: não transmitem nenhum tipo de doença. Medidas Preventivas: Eliminar produtos contaminados; Realizar limpezas periódicas nos móveis que acondicionam os alimentos; Não armazenar grãos, farelos, farinhas e rações por períodos longos. Curiosidades Não se desenvolvem em baixas temperaturas. Possuem grande capacidade de vôo. Identificação É um inseto de corpo robusto, muito ativo e de grande capacidade de vôo. Mede 3 a 4,5 mm de comprimento e seu corpo é de coloração castanha ou cinza, com abundantes manchas claras e escuras. As antenas tem os últimos três segmentos bem maiores que os demais. Olhos redondos, projetados para fora da cabeça. Multiplicação A fêmea produz de 100 a 150 ovos que são depositados um de cada vez, em orifícios abertos na casca pela fêmea ou em fendas e cavidades existentes nos grãos. As larvas, de coloração esbranquiçada, com pilosidades, não possuem patas. De acordo com as condições de umidade e temperatura, o ciclo biológico varia de 46 a 62 dias. Infesta o café ainda no campo É uma praga primária do café, podendo, entretanto atacar milho mole, cacau, frutas secas, feijão e amendoim. Em virtude de sua grande capacidade de vôo, infesta o café ainda no campo, provocando, também grandes prejuízos no produto em coco ou despolpado, recolhido nas tulhas e armazéns.

6 CARUNCHO DO FEIJOEIRO - Zabrotes subfasciatus - Folha 6 Caruncho do Feijoeiro - Biologia É outro caruncho do feijão que também não ataca outros grãos armazenados. O inseto adulto mede 1,8 a 2,5 mm de comprimento e 1,2 a 1,8 mm de largura. Tem, portanto, um corpo oval, volumoso, convexo, de coloração escura, exceção feita à base das antenas e ápice dos tarsos. Suas antenas são compridas e sobrepassam a metade do comprimento do corpo. A fêmea é sempre maior que o macho, também de cor escura, com quatro manchas creme nos élitros. Multiplicação Embora a sua biologia seja semelhante à do Acanthoscelides obtectus, a fêmea que ovoposita cerca de 36 ovos, faz aderi-los fortemente aos grãos, através de uma secreção pegajosa que expele e que endurece rapidamente em contato com o ar. Umidade relativa define duração do ciclo O ciclo biológico dura cerca de 25 dias a 32,5 C e 70% de U.R.. Já a 20 C o ciclo aumenta para 100 dias. Os adultos também são de vida curta, 10 a 12 dias em média. Nas zonas produtoras de feijão das regiões tropicais e subtropicais da América Latina, é uma praga primária de grande importância econômica. São encontrados em todas as regiões. danifica seriamente os grãos de leguminosas. Tem um ciclo de vida mínimo de 3 a 4 semanas. Seus ovos são postos tanto nas vagens verdes no campo como nos grãos armazenados. Suas larvas desenvolvem-se dentro do grão, roendo todo seu interior até a epiderme. Os adultos tem uma vida curta e não se alimentam. O feijão pode ser atacado pelo caruncho ainda no campo, antes de ser colhido e trilhado. A fêmea do inseto deposita na casca do feijão o ovo que, ao eclodir, libera a larva, que fura o grão e se alimenta dele até se transformar em pupa. Para evitar o caruncho, há diversas opções. Em armazenamentos em que há grandes quantidades da leguminosa, podem ser usadas pastilhas de gastoxim. É importante ressaltar que o produto deve ser manipulado por pessoas que têm prática na atividade. Em volumes menores, há um método que impede a deposição do ovo na casca. Misture o feijão seco, entre 11% e 13% de umidade, com a munha - os restos oriundos do processo de bateção da leguminosa. Outra opção é misturar banha de porco, na proporção de 5% em relação à quantidade de feijão. Uma opção é guardar os grãos em recipientes hermeticamente fechados que não permitam a entrada de oxigênio, como garrafas PET.

7 CARUNCHO DO FEIJOEIRO - Zabrotes subfasciatus - Folha 7 Caruncho do Feijoeiro - Biologia Pode-se ainda misturar cinza de fogão - a cinza gerada pela queima da lenha, seja em fogões de alvenaria, seja em fornalhas de secadores de grãos - ou terra de formigueiro, na proporção de 5% do total armazenado. Além da eliminação dos insetos no local de armazenamento dos grãos, é de fundamental importância a prevenção de novas infestações, vindas de grãos recém colhidos, pois muitas das espécies descritas acima apresentam infestação cruzada. Uma forma de diminuir a reincidência de infestações seria a eliminação das condições favoráveis ao desenvolvimento do ciclo de vida dos carunchos, limitando, assim, sua reprodução. A grande maioria das espécies de caruncho apresentadas desenvolve seu ciclo de vida em temperaturas e umidades elevadas. Essa umidade é fornecida principalmente pela umidade inicial dos grãos logo que chegam aos depósitos, e em menor escala pela umidade atmosférica. A troca de umidade entre o ambiente e o grão, chamada de equilíbrio higroscópico, também é um aspecto importante. Dessa forma, o armazenamento deve manter a umidade dos grãos abaixo da que seria favorável a reprodução dos insetos (entre 10 e 11%), através da secagem dos grãos, ventilação fria, aeração e movimentação em massa dos grãos (transilagem). A temperatura é outro fator que restringe a reprodução e sobrevivência dos carunchos. Muitos insetos morrem ou ficam inativos a temperaturas superiores a 38 C ou inferiores a 10 C. O tratamento com altas temperaturas (acima de 48 C), além exigir muito tempo e custo para que haja homogeneidade de temperatura entre os grãos, torna as sementes inviáveis. Dessa forma, o mais indicado seriam os tratamentos com baixas temperaturas. Os animais utilizam oxigênio para sua respiração, liberando gás carbônico. Quando as concentrações de gás carbônico tornam-se muito elevadas e as de oxigênio tornam-se muito rarefeitas há comprometimento da respiração, podendo levar os animais à morte. Partindo desse princípio, o armazenamento hermético de grãos é uma alternativa para o combate dos insetos que os infestam. Para isso, os silos de armazenamento devem ser construídos de forma a impossibilitar trocas gasosas entre seu interior e exterior, de forma que todo o oxigênio interno seja consumido pelos grãos, insetos e microorganismos que

8 CARUNCHO DO FEIJOEIRO - Zabrotes subfasciatus - Folha 8 Caruncho do Feijoeiro - Biologia possam existir, e matando estes contaminantes. A insuflação de gás carbônico ou nitrogênio nos espaços entre os grãos também é uma alternativa. Os carunchos também podem ser eliminados através de métodos químicos. Esses métodos devem ser complementares aos apresentados acima, de forma a eliminar infestações já presentes e impedir a instalação de novas infestações. As substâncias químicas são mecanismos de controle preventivo e não permanente. Além disso, deve ser tomado muito cuidado no seu manuseio, pois a aplicação dos produtos envolve riscos de explosões e intoxicações, de forma que deve-se sempre contatar uma empresa ou profissional especializado. O emprego de substâncias químicas pode levar ao desenvolvimento de resistência pelos insetos, de forma que, após certo tempo, o produto pode se tornar ineficaz no controle dos insetos. Além disso, outro problema desse tipo de produto é o seu efeito nocivo ao consumidor e ao ambiente. Dessa forma, uso de inseticidas sintéticos deve ser restrito apenas a casos estritamente necessários. Cada vez mais têm sido realizadas pesquisas visando o desenvolvimento de produtos que ofereçam o menor risco possível a humanos e animais domésticos e que causem o mínimo de prejuízo ao meio ambiente, e resultados satisfatórios tem sido obtidos com o emprego de inseticidas obtidos a partir de vegetais. Tais inseticidas já são empregados há um bom tempo, em alguns casos até mesmo antes dos inseticidas sintéticos, principalmente em países da região tropical. Os inseticidas botânicos são de fácil obtenção e manuseio. São compostos muitas vezes de custo baixo e podem diminuir os problemas apresentados pelos produtos químicos. Podem ser utilizados como pós, extrato ou óleos. Atuam no controle de insetos através de toxicidade por contato, ingestão e fumigação, causando mortalidade e alterações no desenvolvimento dos insetos, repelência e diminuição da oviposição. A composição química interfere na sua ação, e é influenciada pelo tipo de vegetal e qual parte dele será utilizado (folhas, flores, caules), por fatores ambientais (como estação do ano, condições ecológicas), e também pelos métodos e tempo de extração. S. zeamais e S. oryzae

9 CARUNCHO DO FEIJOEIRO - Zabrotes subfasciatus - Folha 9 Caruncho do Feijoeiro - Biologia Os inseticidas mais indicados para o controle dessas duas espécies de caruncho são pirimiphos-methyl e fenitrothion. Alguns países utilizam pós derivados de plantas ou seus extratos para o combate a estes insetos. No sudeste da África o pó de tabaco é utilizado para controle de infestações de grãos de milho armazenados, uma vez que a nicotina é um forte inseticida natural. No México são utilizadas as plantas Sambucus mexicana e Piper auritum para este mesmo fim, oferecendo proteção contra o caruncho do milho por um período de até quatro meses. No Brasil pequenos produtores colocam folhas de eucalipto entre as camadas de espiga de milho, como forma de combate ao caruncho. Pesquisas demonstram que folhas do eucalipto Eucalyptus citriodora possuem grande repelência ao caruncho do milho S. zeamais, e que folhas, flores e frutos da erva-desanta-maria Chenopodium ambrosioides possuem grande atividade inseticida, matando os insetos presentes no milho e impedindo a emergência de novos adultos de S. zeamais, sendo que este último efeito também foi obtido com óleos de palma, Elaeis guineensis. Os óleos extraídos de Cocos nucifera, do amendoim Arachis hypogaea e da soja Glycine max causaram mortalidade em adultos do caruncho do milho S. zeamais. Para adultos do caruncho S. oryzae, foi obtida ação fumigante com a utilização de óleos essenciais de eucaliptos (Eucalyptus intertexta, Eucalyptus sargentii e Eucalyptus camaldulensis). O grão de cevada emite uma mistura de substâncias voláteis, por exemplo o ácido propiônico, que, aplicado em pequenas quantidades, possui efeito repelente sobre Sitophilus oryzae. Z. subfasciatus, A. obtectus e C. maculatus Métodos alternativos de combate aos carunchos do feijão tem sido testados e pesquisados. O caruncho A. obtectus apresentou redução de população quando misturou-se os grãos do feijão caupi com calcário. O pó à base de terra de algas diatomáceas também se mostrou eficaz no controle de A. obtectus, pois se adere à cutícula dos insetos causando minúsculas ranhuras, culminando com a desidratação e morte do animal. O tratamento com este pó de diatomácea é muito interessante, pois se trata de um agente letal de ação física e não promove resistência em insetos.

10 CARUNCHO DO FEIJOEIRO - Zabrotes subfasciatus - Folha 10 Caruncho do Feijoeiro - Biologia Os inseticidas mais indicados para o controle dessas duas espécies de caruncho são pirimiphos-methyl e fenitrothion. Alguns países utilizam pós derivados de plantas ou seus extratos para o combate a estes insetos. No sudeste da África o pó de tabaco é utilizado para controle de infestações de grãos de milho armazenados, uma vez que a nicotina é um forte inseticida natural. No México são utilizadas as plantas Sambucus mexicana e Piper auritum para este mesmo fim, oferecendo proteção contra o caruncho do milho por um período de até quatro meses. No Brasil pequenos produtores colocam folhas de eucalipto entre as camadas de espiga de milho, como forma de combate ao caruncho. Pesquisas demonstram que folhas do eucalipto Eucalyptus citriodora possuem grande repelência ao caruncho do milho S. zeamais, e que folhas, flores e frutos da erva-desanta-maria Chenopodium ambrosioides possuem grande atividade inseticida, matando os insetos presentes no milho e impedindo a emergência de novos adultos de S. zeamais, sendo que este último efeito também foi obtido com óleos de palma, Elaeis guineensis. Os óleos extraídos de Cocos nucifera, do amendoim Arachis hypogaea e da soja Glycine max causaram mortalidade em adultos do caruncho do milho S. zeamais. Para adultos do caruncho S. oryzae, foi obtida ação fumigante com a utilização de óleos essenciais de eucaliptos (Eucalyptus intertexta, Eucalyptus sargentii e Eucalyptus camaldulensis). O grão de cevada emite uma mistura de substâncias voláteis, por exemplo o ácido propiônico, que, aplicado em pequenas quantidades, possui efeito repelente sobre Sitophilus oryzae. Z. subfasciatus, A. obtectus e C. maculatus Métodos alternativos de combate aos carunchos do feijão tem sido testados e pesquisados. O caruncho A. obtectus apresentou redução de população quando misturou-se os grãos do feijão caupi com calcário. O pó à base de terra de algas diatomáceas também se mostrou eficaz no controle de A. obtectus, pois se adere à cutícula dos insetos causando minúsculas ranhuras, culminando com a desidratação e morte do animal. O tratamento com este pó de diatomácea é muito interessante, pois se trata de um agente letal de ação física e não promove resistência em insetos.

11 CARUNCHO DO FUMO - Lasioderma serricorne - Folha 11 Caruncho do Fumo - Biologia O Besouro-do-fumo (Lasioderma serricorne) é um inseto coleóptero da família dos anobiídeos, cosmopolita, de ampla distribuição brasileira. A larva dessa espécie de besouro infesta produtos manufaturados ou dessecados de origem vegetal ou animal, sobretudo folhas secas do fumo (ou tabaco). Também são conhecidos pelos nomes de besourinho-do-fumo, bicho-do-fumo e caruncho-do-fumo. São encontrados em todas as regiões. Ataca especialmente em fardos de fumo armazenado. Pode ser praga secundária em outros produtos, como leguminosas, frutas secas, cacau e vegetais desidratados. Tem um ciclo de vida mínimo de 19 dias. Seus ovos (100 por fêmea) são postos sobre as folhas de fumo. Suas larvas, logo após a sua eclosão, escavam galerias nas folhas de fumo, ou em charutos. Os adultos vivem por 2 a 4 semanas. Podem perfurar embalagens plásticas e de papel e não se alimentam. Descrição e Biologia Ovos - As fêmeas colocam os ovos em pequenas fendas nos fardos de fumo, ou nos charutos mas nunca nas folhas de fumo no campo. O número médio de ovos por fêmea é de cerca de 40 a 50. Lagarta - Com estágio inicial microscópico e último instar medindo cerca de 4,5 mm, apresentam coloração branco-leitosa e são recobertas de finos pêlos. Após a eclosão, são ágeis e escavam galerias cilíndricas nas folhas de fumo. Pupa - Com aproximadamente 4 a 5 mm de comprimento possui coloração similar à larva de último instar e apresenta alguns apêndices visíveis. Duração de 2 a 3 semanas. Adulto - Besouro ovalado, de coloração castanho-avermelhada, recoberto por pêlos bem claros. O comprimento varia de 2 a 3 mm, sendo as fêmeas maiores. Suas antenas são serreadas e muito nítidas. Quando em repouso ou perturbado, o besouro dobra a cabeça e recolhe suas pernas, adquirindo o aspecto de um grão convexo. O ciclo completo é de 60 a 90 dias e apresenta cerca de 3 gerações por ano. Danos e Prejuízos É uma praga cosmopolita, cujas larvas maiores escavam galerias em fardos de fumo. As larvas se alimentam do fumo curado produzindo furos nas lâminas. Não é capaz de atacar plantas vivas, embora ataque um grande número de produtos em depósitos, entre eles, frutos secos, papéis, tapetes, forros, grãos, farelos, farinhas e rações. A origem principal de infestações em armazéns de empresas é o fumo recebido do produtor com a presença da espécie. O bicho-do-fumo representa um sério problema para a indústria fumageira.

12 CARUNCHO DA FARINHA DE TRIGO - Sitophilus granarius - Folha 12 Caruncho da Farinha de Trigo - Biologia O caruncho-do-trigo, Sitophilus granarius (também conhecido como Curculio granarius, gorgulho ou caruncho de grãos), ocorre no mundo todo e é uma peste conhecida em muitos lugares. Ele pode causar danos significativos em grãos armazenados e pode causar perdas significativas. As fêmeas botam muitos ovos e as larvas comem o núcleo dos grãos. Adultos são cerca de 3-5mm de comprimento com bocais alongados e aparelho bucal de mastigação. Dependendo dos grãos de cereais, os tamanhos variam. Em pequenos grãos, tais como milheto ou do milho sorgo, eles são de tamanho pequeno, mas eles são maiores no milho. Os adultos são de cor marromavermelhada sem marcas distintivas. Adultos não são capazes de voar. Larvas são sem pernas, corcundas e brancas com cabeça bronzeada. No estágio de pupa têm focinhos como os adultos. As fêmeas botam entre 36 e 254 ovos, normalmente um ovo é depositado dentro de cada grão. Todas as fases de larva e pupa ocorrem dentro do grão. As larvas se alimentam do interior do grão até a pupação, após a qual abrem um buraco e emergem. Eles raramente são vistos fora do núcleo. O ciclo de vida leva cerca de 5 semanas no verão, mas pode levar até 20 semanas em temperaturas mais baixas. Os adultos podem viver por até 8 meses depois de sair. Quando ameaçados ou perturbados, os adultos fingem de morto. As fêmeas podem saber se um grão de cereal teve um ovo posto nela por outro bicudo, elas então evitarão botar um ovo no grão. As fêmeas cavam um orifício, depositam um ovo, e selam o furo com uma secreção gelatinosa. Esta pode ser a forma como outras fêmeas sabem se o grão já tem um ovo nele. Isso garante que o jovem irá sobreviver e produzir uma outra geração. Os pesquisadores estimam que um par de besouros pode produzir até 6000 descendentes por ano. Esses besouros constituem uma praga de vários tipos de grãos e podem pôr seus ovos no trigo, aveia, centeio, arroz, cevada e milho. Causam uma quantidade desconhecida de danos em todo o mundo porque é difícil manter o controle de tanta informação, especialmente em lugares onde as colheitas de grãos não são mensuradas. Eles são difíceis de detectar e, geralmente, todo o grão em uma instalação de armazenamento infestado deve ser destruído. Há muitas maneiras de tentar se livrar do gorgulho do trigo: pesticidas, diferentes métodos de encobrir o odor dos grãos com aromas desagradáveis.

Carlos Massaru Watanabe/ Marcos Gennaro Engenheiros Agrônomos

Carlos Massaru Watanabe/ Marcos Gennaro Engenheiros Agrônomos DEDETIZAÇÃO Carlos Massaru Watanabe/ Marcos Gennaro Engenheiros Agrônomos TRATAMENTO DOMISSANITARIO: MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS Carlos Massaru Watanabe Engenheiro Agrônomo Pragas Interesse Agrícola Interesse

Leia mais

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DE PRODUTOS ARMAZENADOS

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DE PRODUTOS ARMAZENADOS MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS DE PRODUTOS ARMAZENADOS Os produtos agrícolas podem sofrer ataque de pragas tanto no campo quanto nas unidades armazenadoras. Não adiantarão todos os cuidados e investimentos

Leia mais

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos

SECAGEM DE GRÃOS. Disciplina: Armazenamento de Grãos SECAGEM DE GRÃOS Disciplina: Armazenamento de Grãos 1. Introdução - grãos colhidos com teores elevados de umidade, para diminuir perdas:. permanecem menos tempo na lavoura;. ficam menos sujeitos ao ataque

Leia mais

Por que os alimentos estragam? Introdução. Materiais Necessários

Por que os alimentos estragam? Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Quando deixamos um alimento aberto ou fora da geladeira por alguns dias, ele estraga. Aparece mofo, bolor e, dependendo da quantidade de tempo, pode aparecer até larvas. O tipo de alimento

Leia mais

PHOSTOXIN Ficha Técnica

PHOSTOXIN Ficha Técnica PHOSTOXIN Ficha Técnica Nome comercial: PHOSTOXIN Ingrediente Ativo: Fosfeto de Alumínio Grupo Químico: Inorgânico precursor de fosfina Nome Químico: Aluminium phosphide Fórmula Bruta: AlP Fórmula Estrutural:

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. As fotografias

Leia mais

08/04/2013 PRAGAS DO FEIJOEIRO. Broca do caule (Elasmopalpus legnosellus) Lagarta rosca (Agrotis ipsilon)

08/04/2013 PRAGAS DO FEIJOEIRO. Broca do caule (Elasmopalpus legnosellus) Lagarta rosca (Agrotis ipsilon) Pragas que atacam as plântulas PRAGAS DO FEIJOEIRO Pragas que atacam as folhas Lagarta enroladeira (Omiodes indicata) Pragas que atacam as vargens Lagarta elasmo (ataca também a soja, algodão, milho, arroz,

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Prof. Isidro

Leia mais

TEOR DE UMIDADE DOS GRÃOS

TEOR DE UMIDADE DOS GRÃOS Teor de Umidade dos Grãos TEOR DE UMIDADE DOS GRÃOS O teor de umidade dos grãos representa a quantidade de água por unidade de massa do grão úmido ou seco. Pode ser expresso pela relação entre a quantidade

Leia mais

Domingo é dia de macarronada

Domingo é dia de macarronada Domingo é dia de macarronada Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / ser humano e saúde Tema Interações entre os seres vivos / o caminho cíclico dos materiais no ambiente / interação entre os seres vivos

Leia mais

MIGDOLUS EM CANA DE AÇÚCAR

MIGDOLUS EM CANA DE AÇÚCAR MIGDOLUS EM CANA DE AÇÚCAR 1. INTRODUÇÃO O migdolus é um besouro da família Cerambycidae cuja fase larval causa danos ao sistema radicular da cana-de-açúcar, passando a exibir sintomas de seca em toda

Leia mais

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE

MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS PRODUTOS CRIARE Para que a vida útil do seu produto seja maior, recomendamos que estas informações sejam transmitidas às pessoas que executam a limpeza da sua casa. DE OLHO NA

Leia mais

Compostagem doméstica: como fazer?

Compostagem doméstica: como fazer? Compostagem, o que é? É um processo dereciclagem de resíduos orgânicos (de cozinha, da horta, do jardim...) realizado através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante

Leia mais

PRINCIPAIS INSETOS QUE ATACAM GRÃOS E OUTROS PRODUTOS ESTOCADOS

PRINCIPAIS INSETOS QUE ATACAM GRÃOS E OUTROS PRODUTOS ESTOCADOS PRINCIPAIS INSETOS QUE ATACAM GRÃOS E OUTROS PRODUTOS ESTOCADOS A Identificação A correta determinação das espécies de insetos, permite a realização dos tratamentos de controle no momento adequado, com

Leia mais

O Mosquito Aedes aegypti

O Mosquito Aedes aegypti O Mosquito Aedes aegypti MOSQUITO A origem do Aedes aegypti, inseto transmissor da doença ao homem, é africana. Na verdade, quem contamina é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de carboidratos extraídos

Leia mais

Broca da madeira. Atividade de Aprendizagem 19. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente

Broca da madeira. Atividade de Aprendizagem 19. Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Atividade de Aprendizagem 19 Broca da madeira Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente Tema Interações entre os seres vivos / características e diversidade dos seres vivos / manutenção da vida e integração

Leia mais

Doce lar- Repelente de formigas à base de limão tendo por excipiente polímeros derivados da celulose.

Doce lar- Repelente de formigas à base de limão tendo por excipiente polímeros derivados da celulose. Doce lar- Repelente de formigas à base de limão tendo por excipiente polímeros derivados da celulose. Daniela Narcisa Ferreira Bonsolhos 1 1. SESI- Cat Oscar Magalhães Ferreira dbonsolhos@fiemg.com.br

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

DIVISÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA DENGUE

DIVISÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA DENGUE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA DENGUE Área de dispersão do vetor Aedes aegypti Originário da África tropical e introduzido nas Américas durante a colonização

Leia mais

BICUDO DA CANA (SPHENOPHORUS LEVIS)

BICUDO DA CANA (SPHENOPHORUS LEVIS) BICUDO DA CANA (SPHENOPHORUS LEVIS) 1. INTRODUÇÃO Uma outra praga que vem assumindo um certo grau de importância é conhecida como o bicudo da cana-de-açúcar de ocorrência restrita no Estado de São Paulo,

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Curiosidades A Vida das Abelhas.

Curiosidades A Vida das Abelhas. Curiosidades A Vida das Abelhas. Se as abelhas desaparecessem da face da terra, a espécie humana teria somente mais 4 anos de vida. Sem abelhas não há polinização, ou seja, sem plantas, sem animais, sem

Leia mais

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A.

OPERAÇÕES E PROCESSOS DA T.A. Temperatura ambiental A temperatura no armazenamento do produto alimentício está condicionada à exposição deste a diferentes graus de calor ou de frio. Modificações indesejáveis à qualidade do produto:

Leia mais

Os Serradores de Bambu

Os Serradores de Bambu Este blog foi criado para compartilhar com os meus amigos e amigos do Bambu as mais diversas experiências, situações, fotos e registros relativos ao Bambu. Para nada valem fotos e registros arquivados

Leia mais

Porto Alegre, 19 de agosto de 2015

Porto Alegre, 19 de agosto de 2015 Biologia e ecologia do mosquito vetor da dengue Porto Alegre, 19 de agosto de 2015 Biologia do vetor Aedes aegypti macho Aedes aegypti Aedes albopictus Mosquitos do gênero Aedes. Característica Aedes aegypti

Leia mais

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local;

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; A Vida no Solo A Vida no Solo A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; O solo é constituído por alguns componentes: os minerais, o húmus, o ar, a água e os seres

Leia mais

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas De origem européia, a oliveira foi trazida ao Brasil por imigrantes há quase dois séculos, mas somente na década de 50 foi introduzida no Sul de Minas Gerais.

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

Regiões Litorâneas. Javali. https://meadd.com/seviero/43049322. http://pt.wikipedia.org/wiki/javali

Regiões Litorâneas. Javali. https://meadd.com/seviero/43049322. http://pt.wikipedia.org/wiki/javali Javali A4 Regiões Litorâneas A3 http://pt.wikipedia.org/wiki/javali https://meadd.com/seviero/43049322 O javali tem uma grande distribuição geográfica. Aparece em parte da Europa e Norte da África (juntamente

Leia mais

Papel. Etapa 6- Esta etapa trata-se do papel sendo utilizado por seus consumidores em diversas formas, como em livros, cartas, jornais, etc.

Papel. Etapa 6- Esta etapa trata-se do papel sendo utilizado por seus consumidores em diversas formas, como em livros, cartas, jornais, etc. Ciclo de Vida Papel Há divergência quanto ao período de surgimento do papel, pois foi um processo que foi sendo desenvolvido ao longo dos anos, porém há registros deste sendo utilizado primeiramente pelos

Leia mais

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos:

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos: A UU L AL A Cerrado e caatinga Compare estas duas fotos: cerrado caatinga Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula,

Leia mais

2. Resíduos sólidos: definição e características

2. Resíduos sólidos: definição e características 2. Resíduos sólidos: definição e características Definição e tipologia Lixo é, basicamente, todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas,

Leia mais

Reprodução de Pomacea bridgesii

Reprodução de Pomacea bridgesii Reprodução de Pomacea bridgesii Olá a todos! Desde 2006 venho mantendo e acompanhando a reprodução das ampulárias (Pomacea bridgesii), particularmente gosto muito desses gastrópodes e acho que possuem

Leia mais

Aimportância do trigo pode ser aquilatada pela

Aimportância do trigo pode ser aquilatada pela 199 Trigo não é somente para alimentar o homem Renato Serena Fontaneli Leo de J.A. Del Duca Aimportância do trigo pode ser aquilatada pela posição ocupada como uma das culturas mais importantes para alimentar

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON. Curso: Introdução à Educação Digital. Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON. Curso: Introdução à Educação Digital. Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON Curso: Introdução à Educação Digital Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica Fique de na Dengue! ATENÇÃO: A dengue é uma doença muito dolorosa, deixa

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8 Climas e Formações Vegetais no Mundo Capítulo 8 Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de clima, relevo, e solo do local onde se situam.de todos estes, o clima é o que mais se destaca.

Leia mais

Manual do Carrapatograma

Manual do Carrapatograma Manual do Carrapatograma Amigo Produtor de Leite, Existem no mundo quase 900 espécies de carrapatos, só no Brasil existem mais de cinqüenta. Sendo que, o mais preocupante para a pecuária é o carrapato

Leia mais

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características O que são artrópodes? Para que servem? Onde podem ser encontrados?

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 1) Observe esta figura e identifique as partes do vegetal representadas nela. Posteriormente, associe as regiões identificadas às funções

Leia mais

Maxillaria silvana Campacci

Maxillaria silvana Campacci Ecologia Aula 1 Habitat É o lugar que reúne as melhores condições de vida para uma espécie. Temperatura, quantidade de água, intensidade da luz solar e tipo de solo determinam se o habitat é adequado ao

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Nome: João Victor Cardoso Alves Projeto: Altas Habilidades Tema: Gatos APRENDENDO SOBRE GATOS Primeiramente escolhi os felinos de uma forma geral, mas era

Leia mais

MITOS X VERDADES SOBRE A DENGUE

MITOS X VERDADES SOBRE A DENGUE Uma boa alimentação garante imunidade à doença? Mito. Não há algum alimento específico contra a dengue. Porém, uma alimentação incluindo frutas e vegetais, torna o organismo da pessoa mais saudável e o

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido

4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 4ª aula Compressores (complemento) e Sistemas de Tratamento do Ar Comprimido 3ª Aula - complemento - Como especificar um compressor corretamente Ao se estabelecer o tamanho e nº de compressores, deve se

Leia mais

ANIMAL: PORQUINHO DA ÍNDIA. LAURA E ANA BEATRIZ 2º ano H

ANIMAL: PORQUINHO DA ÍNDIA. LAURA E ANA BEATRIZ 2º ano H ANIMAL: PORQUINHO DA ÍNDIA LAURA E ANA BEATRIZ 2º ano H PORQUINHO DA ÍNDIA São roedores e tem hábitos noturnos. Tempo de vida: de 5 a 8 anos Alimentação: comem verduras, capins, raízes, sementes e tubérculos.

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

Tecnologia da produção de fumo

Tecnologia da produção de fumo Tecnologia da produção de fumo ESALQ - USP Produção Vegetal Prof. Dr. José Laércio Favarin Sistemática e origem L 40º N N Equador CH 3 Alcalóide: nicotina L - 40º S Planta de fumo pertence a família Solanaceae,

Leia mais

Emergência com Pragas em Arquivos e Bibliotecas

Emergência com Pragas em Arquivos e Bibliotecas Emergência com Pragas em Arquivos e Bibliotecas Universidade de Brasília Faculdade d de Economia, Administração, Contabilidade bld d e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir a escova elétrica corporal e facial D-Clean Plus. Este manual deve ser guardado para consultas futuras. 2 Esse produto contém: Aparelho 3 escovas (facial normal,

Leia mais

Qualidade de grãos de milho

Qualidade de grãos de milho 55ª Reunião Técnica Anual do Milho 38ª Reunião Técnica Anual do Sorgo 19 a 21 de Julho de 2010 (Vacaria, RS) Qualidade de grãos de milho Composição do grão de milho Proteína 9% Óleo 4% Açucares 1,7% Minerais

Leia mais

Apresentação Mobilização no combate à dengue

Apresentação Mobilização no combate à dengue Apresentação Mobilização no combate à dengue Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Com a temporada de chuvas, os riscos de surtos da doença ficam ainda

Leia mais

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO Prof. Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha Dourados, 08 de fevereiro de 2007 O que é o dengue? O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus; Este vírus pode ser de quatro

Leia mais

vacina? se produz uma

vacina? se produz uma Como vacina? se produz uma A tecnologia Este é o Instituto Butantan, o maior produtor de vacinas e soros da América Latina e cujo maior cliente atualmente é o Ministério da Saúde. Já a tecnologia original

Leia mais

SPANTA POMBO PASTILHA

SPANTA POMBO PASTILHA SPANTA POMBO PASTILHA CÓDIGO : 702 Páginas 1 de 5 01 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: Nome do produto... : SPANTA POMBO PASTILHA Fabricante... : INSETIMAX INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA Endereço... : Rua Adelaide Zangrande

Leia mais

Rotação milho e soja para aumento do rendimento

Rotação milho e soja para aumento do rendimento Rotação milho e soja para aumento do rendimento Para mais informações contacte: O seu agente de extensão ou Departamento de Formação Documentação e Difusão do IIAM/CZC Contacto: +25123692 Chimoio, Moçambique.

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

DNA Darwin Não Atento?

DNA Darwin Não Atento? DNA Darwin Não Atento? PÁGINA 1 DE 6 CIÊNCIAS BIOLOGIA QUÍMICA Darwin foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Ele percebeu que variações ocorrem nas populações ou seja, diferenças são encontradas

Leia mais

b. Temperatura Regra Prática

b. Temperatura Regra Prática Armazenamento Etapa final do processo Cuidados ARMAZENAMENTO DE SEMENTES OBJETIVOS Manter a qualidade fisiológica - deterioração Evitar aberrações cromossômicas - mutações Regularizar o mercado Época de

Leia mais

TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES

TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES TRATAMENTO QUÍMICO DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS COM SOLUÇÃO DE URÉIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES INTRODUÇÃO Onaldo Souza 1 Mariah Tenório de Carvalho Souza 2 Izabele Emiliano dos Santos 3 Cereal é a denominação

Leia mais

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR

CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR CAPÍTULO 02 A TEIA ALIMENTAR Cadeia alimentar: é uma seqüência de seres vivos relacionando-se dentro de um ecossistema, onde um ser serve de alimento para outro ser. Exemplo: Capim capivara onça bactéria

Leia mais

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58 Produto Pilha de zinco-ar Nome do modelo IEC Nominal Nominal Diâmetro Altura Peso Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A

Leia mais

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx

www.philco.com.br Manual de Instruções 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 www.philco.com.br/faleconosco.aspx www.philco.com.br 01/14 1079-09-05 799996 REV.1 Manual de Instruções www.philco.com.br/faleconosco.aspx INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de um aparelho da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho

Leia mais

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante NOME DO PRODUTO: Solução Titulante 1/12 FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Hidroazul

Leia mais

sete receitas de xampu caseiro para cães

sete receitas de xampu caseiro para cães Como fazer xampu caseiro para cães sete receitas de xampu caseiro para cães Faça xampu caseiro para cães, caso você esteja procurando uma alternativa natural aos comprados em lojas de produtos para animais.

Leia mais

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização

Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização Ar de Alta Qualidade, da Geração à Utilização A qualidade do ar em um sistema de ar comprimido tem variações e todas elas estão contempladas no leque de opções de produtos que a hb ar comprimido oferece.

Leia mais

PA02 IBGE Área plantada nas regiões do Brasil com lavouras anuais.

PA02 IBGE Área plantada nas regiões do Brasil com lavouras anuais. PA2 IBGE Área plantada nas regiões do Brasil com lavouras anuais. Abacaxi 8 7 6 5 4 3 2 1 199 1995 2 25 21 A produção nacional de abacaxi que vinha crescendo até 22 sofreu uma inflexão, voltou a subir

Leia mais

Que peninha! Introdução. Materiais Necessários

Que peninha! Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Somente aves possuem penas. Outros animais podem cantar, fazer ninhos, voar, migrar ou colocar ovos, mas nenhum outro possui penas. Elas são importantes para a ave realizar muitas atividades,

Leia mais

Fig.4. Rapidez de acção 2 a 6 horas após o contacto com o produto, as lagartas deixam de se alimentar, parando de provocar prejuízos na cultura.

Fig.4. Rapidez de acção 2 a 6 horas após o contacto com o produto, as lagartas deixam de se alimentar, parando de provocar prejuízos na cultura. Tuta absoluta A Tuta absoluta é um lepidóptero originário da América do Sul e foi detectada na Península Ibérica em 2006. Esta praga apresenta um enorme potencial reprodutivo, capaz de causar estragos

Leia mais

Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura

Notas de Aula de ENT 110 Sericicultura 1 MANEJO DA CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA A criação do bicho-da-seda é dividida em duas fases: a jovem e a adulta. A fase jovem do bicho-da-seda compreende o 1 o e o 2 o estádio larval. Nessa, as lagartas são

Leia mais

Princípios de combate ao fogo

Princípios de combate ao fogo Princípios de combate ao fogo Mauricio Vidal de Carvalho Entende-se por fogo o efeito da reação química de um material combustível com desprendimento de luz e calor em forma de chama. Grande parte das

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS

MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS MANUAL DE COLETA DE AMOSTRAS Rua: Victor Sopelsa, nº 3000 Bairro Salete E-mail: sac-lableite@uncnet.br Fone: (49) 3441-1086 Fax: (49) 3441-1084 Cep: 89.700-000 Concórdia Santa Catarina Responsável /Gerente

Leia mais

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde

VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL CIEVS- Centro de Informações Estratégicas em Saúde Boletim de Alerta do VIGIAR Palmas 09 de setembro de 2014 RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR SITUAÇÕES DE A BAIXA UMIDADE RELATIVA

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG- campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG- campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro Potencial da Doru luteipes (Scudder, 1876) (Dermaptera: Forficulidae) no controle da Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae). Willian Sabino RODRIGUES¹; Gabriel de Castro JACQUES²;

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Kit de Instrumental para Cirurgia do Túnel do Carpo VOLMED Nome Técnico: KIT CIRÚRGICO Fabricante: VOLMED BRASIL EQUIPAMENTOS LTDA -ME AV. SÃO GABRIEL, 291 JD. PAULISTA CEP: 13574-540

Leia mais

9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO

9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO 9.5 PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS DO FEIJOEIRO 9.5.1 Controle de Pragas PRINCIPAIS PRAGAS -Lagarta elasmo -Vaquinhas - Mosca branca -Ácaro branco -Carunchos LAGARTA ELASMO Feijão da seca aumento da população

Leia mais

QUALIDADE DO AR INTERIOR

QUALIDADE DO AR INTERIOR QUALIDADE DO AR INTERIOR POR DIA OS NOSSOS PULMÕES FILTRAM CERCA DE 13. 000 LITROS DE AR! A POLUIÇÃO EM AMBIENTES FECHADOS É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS A maior parte das nossas

Leia mais

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar

CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Sol e Frutas: Desidratação e Produção Agroecológica Familiar CONSERVAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PELO CONTROLE DE UMIDADE VANTAGENS ECONÔMICAS: Menor

Leia mais

Cuidados simples são fundamentais para o sucesso desta fase de criação e muitas vezes são negligenciados pelo produtor. Saiba quais são eles.

Cuidados simples são fundamentais para o sucesso desta fase de criação e muitas vezes são negligenciados pelo produtor. Saiba quais são eles. Cuidados simples são fundamentais para o sucesso desta fase de criação e muitas vezes são negligenciados pelo produtor. Saiba quais são eles. Publicado em 03/09/2010 por Breno Bracarense, graduando em

Leia mais

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO

controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO controlar para crescer NUTRIENTE IDEAL PARA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE SEMENTES FLORAÇÃO F1 DESCRIÇÃO DO PRODUTO USO EM SOLO NATURAL No solo natural o Photogenesis F1 irá complementar os nutrientes

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais

Como crescer soja em Moçambique

Como crescer soja em Moçambique Como crescer soja em Moçambique A soja é uma excelente safra de levantar em sua fazenda A soja é muito nutritivo e é um bom substituto para a carne. Ela pode ser feita em vários tipos diferentes de alimentos,

Leia mais

COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA

COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA CAPACIDADE DA PISCINA Antes de iniciar qualquer tratamento na sua piscina, deve conhecer qual a capacidade (vol.) de mesma. Desta forma, poderá calcular exatamente as dosagens

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova de Biologia da UFPR apresentou uma boa distribuição de conteúdos ao longo das nove questões. O grau de dificuldade variou entre questões médias e fáceis, o que está

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO NACIONAL DE ENDEMIAS RURAIS

MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO NACIONAL DE ENDEMIAS RURAIS MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO NACIONAL DE ENDEMIAS RURAIS Publicado sob os auspícios do Ministério da Saúde sendo ministro o prof. MAURÍCIO DE MEDEIROS e Diretor-Geral do D.N.E.Ru. o Dr. MÁRIO PINOTTI.

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Ingrediente Ativo: Fosfeto de Alumínio. Grupo Químico: Inorgânico precursor de fosfina. Nome Químico: Aluminium phosphide

FICHA TÉCNICA. Ingrediente Ativo: Fosfeto de Alumínio. Grupo Químico: Inorgânico precursor de fosfina. Nome Químico: Aluminium phosphide FICHA TÉCNICA Nome comercial: PHOSTEK Ingrediente Ativo: Fosfeto de Alumínio Grupo Químico: Inorgânico precursor de fosfina Nome Químico: Aluminium phosphide Fórmula Bruta: AlP Fórmula Estrutural: Concentração

Leia mais

De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer?

De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer? De repente sua bateria LiPO fica grávida. O que fazer? Você sabia que denominamos bateria ao conjunto de pilhas associadas em série ou paralelo? Dessa forma, podemos dizer que bateria é o coletivo de pilhas,

Leia mais

Unipampa Campus Dom Pedrito Curso de Zootecnia Disciplina de Apicultura Profa. Lilian Kratz Semestre 2015/2

Unipampa Campus Dom Pedrito Curso de Zootecnia Disciplina de Apicultura Profa. Lilian Kratz Semestre 2015/2 Unipampa Campus Dom Pedrito Curso de Zootecnia Disciplina de Apicultura Profa. Lilian Kratz Semestre 2015/2 Limpeza e desinfecção das colméias Importante para: - qualidade de vida das abelhas - boa produção

Leia mais

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho?

Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? Comer o milho ou a galinha que comeu o milho? A UU L AL A Na Aula 29 usamos como exemplo o galinheiro de um fazendeiro. Para alimentar as galinhas, o fazendeiro planta ou compra milho. As galinhas, aproveitando

Leia mais

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 98-99% dos organismos são constituído por: -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) 1-2% restante:

Leia mais

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now.

Easy PDF Creator is professional software to create PDF. If you wish to remove this line, buy it now. PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL INTEGRADO PDMI Instrumentos de Gestão Ambiental Anexo 12 - Arborização Urbana e Passeio Público (GAPP) A arborização deve ser sempre realizada respeitando os preceitos

Leia mais