ZMOT _ ITAÚ UNIBANCO S.A. André Tiago da Silva Guilherme César Guilherme Pereira Luiz Trentini Patrick Miguel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ZMOT _ ITAÚ UNIBANCO S.A. André Tiago da Silva Guilherme César Guilherme Pereira Luiz Trentini Patrick Miguel"

Transcrição

1 ZMOT _ ITAÚ UNIBANCO S.A André Tiago da Silva Guilherme César Guilherme Pereira Luiz Trentini Patrick Miguel

2 INSPIRAÇÃO: O MOMENTO ZERO DA VERDADE

3 O MOMENTO ZERO DA VERDADE _ A maneira como compramos mudou e as estratégias de marketing precisam acompanhar essa mudança. _ Não importa o tipo de produto que compramos de livros a biscoitos recheados, ou ingressos de cinema a uma viagem à Paris, a internet mudou o modo de decisão de compra do consumidor. _ Hoje, somos exploradores digitais, buscando na internet avaliações e opiniões de outras pessoas em redes sociais ou em vídeos e levantando muitas informações antes de decidir uma compra. _ O ZMOT é o momento zero da verdade, ou seja, o momento em que começamos, no ambiente online, a se informar sobre determinado produto ou serviço que pretendemos experimentar ou comprar. _ Hoje, é comum buscarmos mais informações sobre um produto assim que ouvimos falar dele, ou até mesmo minutos antes de sairmos de casa para ir até uma loja.

4 O MOMENTO ZERO DA VERDADE ATRIBUTOS _ O ZMOT acontece online, normalmente iniciando com uma busca no Google, Bing, Yahoo!, YouTube ou algum outro mecanismo de buscas. _ Acontece em tempo real, a qualquer hora do dia. Mais e mais, acontece no caminho entre um lugar e outro. O número de buscas no Google usando o celular dobrou em _ O consumidor é quem está no controle, puxando informações de suas fontes preferidas ao invés de ter a informação empurrada goela abaixo pela propaganda. _ É emocional. O consumidor tem uma necessidade que precisa ser satisfeita e por isso ele está investindo tempo na procura de mais informações. _ É uma conversa multidirecional: empresas, amigos, estranhos, especialistas todos têm algo a dizer sobre o produto.

5 APLICAÇÕES/EXEMPLOS: USUÁRIO _ ZMOT _ Procurou na Internet, usou mecanismos de busca. _ Fez comparações de produtos comprados na Internet. _ Buscou informações sobre a marca de um produto/site do fabricante. _ Leu análises ou recomendações do produto na Internet. _ Leu comentários após um artigo/opinião na Internet. _ Tornou-se amigo/seguidor/ curtiu uma marca.

6 APLICAÇÕES: USUÁRIO - ZMOT _ Assistiu a vídeos online sobre o produto. _ Leu/visitou um blog que discutia o produto. _ Pesquisou informações na Internet com o celular, antes de comprar. _ Conversou com um representante do atendimento online ao cliente. _ Pesquisou informações na Internet com o celular, na loja. _ Viu o produto mencionado em um site de rede social como o Facebook.

7 Estamos entrando em uma era de reciprocidade. Nós agora temos que envolver as pessoas de um modo que seja útil para suas vidas. O consumidor está tentando atender suas necessidades e nós temos que estar presentes para ajudá-lo com isso. Falando de outro jeito: como podemos trocar valor em vez de apenas enviar uma mensagem? Kim Kadlec, vice-presidente mundial, Johnson & Johnson.

8 ITAÚ UNIBANCO S.A Você já parou para pensar na importância que um banco tem na vida das pessoas? Uma instituição financeira pode ajudar a realizar sonhos, investir em grandes ideias e transformar uma sociedade inteira num lugar melhor para se viver. Um banco ajuda pessoas a crescer e empresas a progredir. Nações com economias fortes têm uma característica em comum: contam com bancos sólidos. Esse é o papel que nós, do Itaú Unibanco, fazemos questão de ocupar na sua vida e na vida do país o de agentes de transformação, que são parte de uma instituição comprometida em promover melhorias em seu entorno e que sabe que só será bem-sucedida se ajudar a construir à sua volta um ambiente economicamente saudável.

9 89 anos é o tempo de história do Itaú Unibanco 6 milhões de fãs na página do Itaú no Facebook até o primeiro semestre de mil pessoas formam o grupo de colaboradores da empresa. 60 milhões de visualizações do canal no Youtube no ano de R$ 22,2 bilhões é o valor da marca segundo a consultoria Interbrand. 6,7 milhões de downloads e atualizações do aplicativo para mobile e tablet. NÚMEROS

10 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Google:. Enxergamos que para o Itaú não exista a necessidade patrocinar links direcionados ao site da empresa em si. Por ser de grandioso porte e já possuir um espaço mais do que solidificado no mercado, seu endereço online é resultado prático e natural em sites de busca. Seu grande interesse na internet não é ser conhecido, ou aparecer como resultado mais interessante quando a palavra pesquisada é bancos, mas seu maior interesse é se tornar um diferencial no espaço online para que aqueles que já são clientes e para que os possíveis clientes enxerguem nessa empresa maiores vantagens com relação a outras.

11 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Site:. Por ter um redirecionamento natural de sites de busca para sua página oficial (site) na internet, o Itaú busca otimizar cada vez mais a qualidade de seu serviço online. Busca atender cada vez mais e melhor aquele que procura resultados e soluções pelo computador, celular ou tablet. Quando mais prático e rápido forem os resultados encontrados por clientes e não clientes no meio digital, maior será a satisfação e os elogios partindo destes farão com que o Itaú seja mais bem visto por aqueles que buscarem informações e críticas sobre a empresa na internet.

12 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Site (Atendimento):. O Itaú dispõe em seu site uma rede de atendimento online que agiliza os procedimentos antes somente realizados nas agências. Isso não é exclusividade dessa empresa, porém, quão maior for a qualidade desse atendimento e mais satisfeitos ficarem aqueles que dele fazem uso, maior serão os pontos da empresa com aqueles que praticam o ZMOT.

13 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Google (AdWords):. Voltando ao Google, já mencionamos que o Itaú não patrocina links direcionados para seu site, no entanto a empresa compra anúncio de palavras chaves que remetem a ações realizadas por ela. Um exemplo disso é a hashtag lançada pelo Itaú que é o primeiro resultado no Google quando a pesquisa feita é isso muda o mundo, o que se refere a ultima ação feita pela empresa.

14 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Google+. Já nos referindo a redes sociais, o Itaú pode ser encontrado no Google Plus, o site de relacionamento desenvolvido pelo Google. Uma característica positiva dessa rede social é garantir maiores resultados relacionados a empresa nos sites de busca, já que a rede em si não é uma das maiores no quesito usuários. As possibilidades de compartilhamentos são bem maiores.

15 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Facebook:. O Itaú também pode ser encontrado no Facebook, que é a rede social de maior acesso no país. Cerca de 80% dos internautas brasileiros tem uma conta neste site de relacionamento, que o torna o mais importante no Brasil hoje. Um bom relacionamento com clientes e usuários dentro dessa plataforma também gera para a empresa um engajamento muito grande que pode ser visto com frequência em notícias espalhadas pela internet.

16 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Twitter:. Essa foi a rede social que nos atraiu a trabalhar com o Itaú. Há pouco tempo rodou na internet a notícia sobre uma disputa por um cliente, via Twitter, entre o Itaú e um banco concorrente. Uma brincadeira, executada de forma muito inteligente, que trouxe para a empresa resultados muito positivos, pelo menos no que se trata de engajamento e melhor posicionamento online.

17 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ You Tube:. Quando se trata de uma empresa que vende serviço, como é o caso dos bancos, grande parte de seu conteúdo na internet vem de ações realizadas pela empresa que resultam em vídeos e procuram agradar os usuários a fim de gerar viralização. Os virais se tornaram hoje um meio importantíssimo de divulgação e propagação de ideias e serviços. O Itaú mantém seu canal no Youtube e sempre o atualiza com novas ações, sociais ou não, realizadas pela empresa.

18 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Itaú Cultural:. É de grande interesse de muitas empresas hoje se tornar mais agradável aos olhos de seus clientes e não clientes, e para isso, muitas delas apostam em outros meios de serviços que fujam um pouco de seu foco central. Se mostrar como apoiadora se causas sociais é ponto muito positivo para a empresa. O Itaú possui o Itaú Cultural, um braço da empresa que apoia ações e movimentos culturais, trazendo aos olhos de quem vê e utiliza maior apreço pela marca.

19 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Itaú Cultural (Pinterest):. Fazendo proveito do Itaú Cultural, o Itaú também está presente no Pinterest, rede social de compartilhamento de imagens e vídeos que vem ganhando cada vez mais espaço com os internautas brasileiros.

20 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Reclame Aqui:. O Itaú também está presente no Reclame Aqui, que é um dos maiores sites brasileiros de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. A avaliação do Itaú não é das melhores, mas a empresa também atende seus clientes através dessa plataforma.

21 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT _ Mobile:. Atualmente, uma característica muito importante para o sucesso de uma empresa quando tratamos de ZMOT, é ser encontrada rapidamente e com facilidade na internet quando usada a partir de um aparelho móvel. Seja um smartphone ou um tablet, é de grande importância possuir algum tipo de versão para esses dispositivos. O Itaú não fica para trás, pois possui um aplicativo que pode ser instalado em aparelhos móveis, tanto para ios quanto para Android. Sua acessibilidade é bem grande.. Além do aplicativo, o site do Itaú possui sua versão mobile, que é muito importante, pois muitas pessoas preferem não acessar suas informações bancárias através de apps e ainda utilizam os navegadores padrões mesmo que de seus celulares. Alguns sites são visualizados em versão WEB mesmo quando acessados por aparelhos móveis, o que dificulta e limita bastante a vida de seus usuários. Mas esse não é o caso do Itaú.

22 ITAÚ UNIBANCO S.A - ZMOT. Twitter e Facebook são redes sociais já citadas onde o Itaú está presente, mas a empresa também pode ser encontrada no Instagram, que é um aplicativo de uso exclusivo para smartphones ou tablets. Hoje o Instagram faz um sucesso muito grande entre jovens e adultos e possuir uma conta nessa rede social conta muito para o sucesso de uma empresa que deseja conquistar mais clientes a partir da prática do ZMOT.

23 BANCO DE IMAGENS

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40 COMUNICAÇÃO INTEGRADA Universidade Positivo Publicidade e Propaganda 2º ano, Prof.: Renato Buiatti Trabalho III

A Sistemas Virtuais é uma empresa que nasceu com a proposta de atender, principalmente, micro, pequenas e média empresas, profissionais liberais nas

A Sistemas Virtuais é uma empresa que nasceu com a proposta de atender, principalmente, micro, pequenas e média empresas, profissionais liberais nas A Sistemas Virtuais é uma empresa que nasceu com a proposta de atender, principalmente, micro, pequenas e média empresas, profissionais liberais nas suas necessidades relacionadas à Comunicação e Marketing

Leia mais

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais MAIO DE 2012 A pesquisa Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais pretende mostrar o que

Leia mais

Diferenciais. Flexibilidade Prazos Curtos Design Moderno Ideias Ousadas Compromisso com o Cliente Agilidade Serviço de Qualidade

Diferenciais. Flexibilidade Prazos Curtos Design Moderno Ideias Ousadas Compromisso com o Cliente Agilidade Serviço de Qualidade quem somos A Mountains Visual Studio é um estúdio criativo apaixonado por comunicação visual e mídias sociais. Somos loucos por montanha e daí vem nosso nome. Nada melhor do que a natureza para gerar criatividade.

Leia mais

O site da minha empresa precisa ser atualizado?

O site da minha empresa precisa ser atualizado? O site da minha empresa precisa ser atualizado? Já sabemos a alguns anos que a presença digital é realidade e que vem crescendo cada vez mais. Neste cenário estar bem posicionado na web é obrigação das

Leia mais

Sistema de Provas Online

Sistema de Provas Online Sistema de Provas Online Sobre o PROVA DA ORDEM O site Prova da Ordem possui uma abordagem diferente dos cursinhos preparatórios para Exame de Ordem. Não produzimos videoaulas por acreditar que essa seja

Leia mais

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET ÍNDICE A Escada de Sucesso Presença Google Meu Negócio Blog Redes Sociais E-mail Marketing Marketplace Atendimento Comunicação Vendas Inovação 2 3 4 5 6 7 8 10 14

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Comércio eletrônico - seções 3.3 Planejamento de marketing e de negócios na internet 3.4: Web e redes sociais plataformas digitais 1 Seção 3.1 PLANEJAMENTO DE MARKETING E DE NEGÓCIOS

Leia mais

7 Passos para um Conteúdo Incrível

7 Passos para um Conteúdo Incrível 7 Passos para um Conteúdo Incrível 7 Passos para um Conteúdo Incrível Olá, Meu nome é Tamiris Cristina, sou criadora do Nova Vida Digital, Fico muito feliz por você esta nos companhado. Estou aqui com

Leia mais

atos SEO agenciaatos.com.br

atos SEO agenciaatos.com.br atos agenciaatos.com.br COMO A APLICAÇÃO DE SEO PODE AJUDAR O MEU NEGÓCIO? A internet se tornou uma das principais ferramentas de marke ng não somente para grandes empresas, mas, para pequenas e médias

Leia mais

6 Idéias de Negócio para Internet

6 Idéias de Negócio para Internet 6 Idéias de Negócio para Internet 1. Consultoria Empresarial Se você já atua no ramo de consultoria empresarial, ou possui experiência nos negócios suficiente para oferecer técnicas voltadas para solução

Leia mais

Entre diversos serviços, somos especializados em

Entre diversos serviços, somos especializados em WhatsApp Marketing Quem somos Fundada em 2014, a Start é uma agência de Comunicação e Marketing Full Service especializada em Branding, Propaganda, Comunicação e Estratégias de Divulgação on e off line.

Leia mais

Como Divulgar seu blog: O passo a passo para a divulgação efetiva de um novo artigo. VIVER DE BLOG Página 1

Como Divulgar seu blog: O passo a passo para a divulgação efetiva de um novo artigo. VIVER DE BLOG Página 1 Como Divulgar seu blog: O passo a passo para a divulgação efetiva de um novo artigo VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Muitos produtores de conteúdo cometem um grave erro. Após apertarem o botão de publicação

Leia mais

PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO

PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO PORTAL TNH1 LÍDER ABSOLTURO Somos o portal de notícias que mais cresce em Alagoas. Com mais de 17 milhões de exibições de páginas por mês, o TNH1 é o site líder em acessos no estado* e segue também sua

Leia mais

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados

CANAIS DE ATENDIMENTO. Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados CANAIS DE ATENDIMENTO Saiba como fazer as operações bancárias em qualquer lugar e em horários diferenciados RÁPIDO, PRÁTICO E EM QUALQUER LUGAR! Com o objetivo de facilitar o seu dia a dia, os bancos disponibilizam

Leia mais

Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016

Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016 Perto para entender. Junto para transformar. Mídia Kit Agosto/2016 A FORÇA DA ZERO HORA: somos relevantes! LOCALISMO. Buscamos o que é daqui. Zero Hora é o jornal mais lido do Brasil em pequenas cidades,

Leia mais

O VALOR DO MOBILE UM RELATÓRIO PERSONALIZADO PARA SUA EMPRESA

O VALOR DO MOBILE UM RELATÓRIO PERSONALIZADO PARA SUA EMPRESA O VALOR DO MOBILE UM RELATÓRIO PERSONALIZADO PARA SUA EMPRESA Parabéns! Esses são seus resultados gerados com nossa calculadora do Valor do Mobile Para saber mais sobre como os consumidores usam os smartphones

Leia mais

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital.

Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Os primeiros passos para o empreendedori smo digital. Aprenda primeiro e coloque em prática. Índice: Introdução O que é preciso para se tornar um empreendedor digital. Quais os passos que é preciso seguir

Leia mais

Checklist- Os maiores vilões da sua produtividade na internet. VIVER DE BLOG Página 1

Checklist- Os maiores vilões da sua produtividade na internet. VIVER DE BLOG Página 1 Checklist- Os maiores vilões da sua produtividade na internet VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Principalmente quem trabalha em casa, através da internet, sabe a quantidade de distrações existentes à nossa

Leia mais

Transformando ideias em negócios de sucesso...

Transformando ideias em negócios de sucesso... Transformando ideias em negócios de sucesso... O Brasil já alcançou uma marca superior a 120 milhões de pessoas online (estimativa Nielsen IBOPE 2014) tornando-se uma das maiores potências mundiais de

Leia mais

As transformações num mundo digital

As transformações num mundo digital As transformações num mundo digital Todos os seus sonhos podem se realizar, se você tiver a coragem de persegui-los! Walt Disney O início das transformações. A partir do meio do século XX as mudanças estão

Leia mais

REDE SOCIAL. Agência Digital

REDE SOCIAL. Agência Digital REDE SOCIAL Agência Digital PLANEJAMENTO DE CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS Plano de conteúdo Planejar o conteúdo a ser publicado nas redes sociais é o primeiro passo para obiter RESULTADOS em redes sociais

Leia mais

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design

Webdesign 3D Ilustração Tratamento e Edição Profissional de Imagens Design Studio Design Studio Design MAIS QUE UMA SIMPLES FÁBRICA DE SÍMBOLOS GRÁFICOS Após anos de vivência em agências de publicidade percebemos que os valores para o desenvolvimento de campanhas, peças,

Leia mais

ENTENDENDO A MÍDIA MOBILE

ENTENDENDO A MÍDIA MOBILE Apresenta: ENTENDENDO A MÍDIA MOBILE EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO MÍDIA ONLINE EMPRESA AFILIADA

Leia mais

Laboratório de Mídias Sociais

Laboratório de Mídias Sociais Laboratório de Mídias Sociais Aula 05 Analítica de dispositivos móveis Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás Introdução Aplicações móveis estão se tornando

Leia mais

Guia para aproveitar todo o potencial das redes sociais em seu negócio, site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1

Guia para aproveitar todo o potencial das redes sociais em seu negócio, site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1 Guia para aproveitar todo o potencial das redes sociais em seu negócio, site ou blog VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Eu sempre gosto de deixar clara a minha opinião sobre as redes sociais. Apesar de

Leia mais

conversa afiada mídia-kit V2.2016

conversa afiada mídia-kit V2.2016 conversa afiada mídia-kit V2.2016 2007 Conversa Afiada torna-se um dos principais blogs do IG 2012 Conversa Afiada supera a marca de 1 milhão de usuários por mês 2015 Conversa Afiada passa por uma atualização

Leia mais

WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE VENDAS. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016

WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE VENDAS. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016 WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE VENDAS 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Dimensões da competência CONHECIMENTO SABER HABILIDADE Aprender a exercer uma atividade FAZER Tomar conhecimento

Leia mais

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online.

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online. APRESENTAÇÃO A Mistura Digital oferece serviços de criação de design e conteúdo online (sites, blogs, redes sociais), personalização e gerenciamento de redes sociais, e estratégia de comunicação digital.

Leia mais

PROJETO: USO DAS REDES SOCIAIS 2016/ JUNHO

PROJETO: USO DAS REDES SOCIAIS 2016/ JUNHO PROJETO: USO DAS REDES SOCIAIS 2016/ JUNHO 1 Entender o uso das redes sociais pelo internauta brasileiro no âmbito pessoal OBJETIVOS DO ESTUDO e profissional. 2 Metodologia Estudo quantitativo online,

Leia mais

cartacampinas.com.br

cartacampinas.com.br cartacampinas.com.br O site de cultura e notícias! Banners do site feitos a partir das obras de Giló Silvatti, Paulo Cheida e Dimas Garcia, que fazem parte do projeto Carta Campinas Visuais. Além destes,

Leia mais

Seu negócio no Facebook

Seu negócio no Facebook Seu negócio no Facebook Objetivo Demonstrar como o Facebook é uma poderosa ferramenta para atrair mais clientes e gerar vendas. 2 Estratégia O que podemos traçar como objetivos de negócio com o Facebook?

Leia mais

Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014 São Paulo 28 de julho de 2015

Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014 São Paulo 28 de julho de 2015 Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 14 São Paulo 28 de julho de 15 Contexto: TIC Domicílios 13 Perfil dos jovens usuários de Internet no Brasil USUÁRIOS DE INTERNET (13) % sobre o total

Leia mais

TIM Protect. Conceito (o que é)

TIM Protect. Conceito (o que é) TIM Protect Conceito (o que é) A família de serviços TIM Protect permitirá que empresas dos segmentos PME e Sênior Account aumentem a segurança de seus dados e informações, oferecendo um serviço completo

Leia mais

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! O que é HTML 5? Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/navegador/2254-o-que-e-html-5-.htm#ixzz2xyr1tlam

Leia mais

Cinco maneiras de transformar a experiência do cliente conectado

Cinco maneiras de transformar a experiência do cliente conectado Cinco maneiras de transformar a experiência do cliente conectado EXPERIÊNCIA DE MARCA ENTREGA FIDELIDADE BIG DATA MOBILIDADE DA LOJA A solução multicanal Uma Loja, Uma Experiência,da Zebra, trabalha para

Leia mais

Trabalhe em casa Formula Negócio Online

Trabalhe em casa Formula Negócio Online ÍNDICE SUMARIO Como impulsionar seu blog ecommer... 3 1. Conhecer seu público... 4 2. Conteúdo foco nas necessidades de seus clientes... 5 3. A consistência é crítica... 6 4. Rede... 7 5. Promover o seu

Leia mais

E-commerce: como montar uma loja virtual de sucesso

E-commerce: como montar uma loja virtual de sucesso E-commerce: como montar uma loja virtual de sucesso E-commerce é sinônimo de sucesso? E-commerce é sinônimo de sucesso? 70% dos e-commerces são considerados inativos (menos de 10 vendas por mês) - ABComm

Leia mais

de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados

de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados 6 DICAS de como aumentar as vendas utilizando calendários personalizados Sobre a Zap Gráfica Ser a gráfica da gráfica é o ponto central da filosofia de negócio da Zap Gráfica com compromisso em atender

Leia mais

Você quer vender nos maiores marketplaces do país? Entre em contato com a SkyHub

Você quer vender nos maiores marketplaces do país? Entre em contato com a SkyHub Você quer vender nos maiores marketplaces do país? Entre em contato com a SkyHub Mais do que integração, gestão completa de marketplaces com foco em resultado INTEGRAR COM TODOS MARKETPLACES Cada Marketplace

Leia mais

Sites de candidatos políticos servem para alguma coisa?

Sites de candidatos políticos servem para alguma coisa? Sites de candidatos políticos servem para alguma coisa? Índice SITES DE CANDIDATOS POLÍTICOS SERVEM PARA ALGUMA COISA? Introdução 2 Por que ter um website é importante? 3 Interatividade é a peça-chave!

Leia mais

UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile. Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia

UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile. Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia UNA-SUS/UFMA Revolução para Mobile Prof. Ms. Mariana Lopes e Maia Panorama Estatística final* Quantitativo geral de alunos ingressantes e concludentes nos cursos ofertados pela UNASUS/UFMA 40; 1% 227;

Leia mais

O que é a Arqfashion?

O que é a Arqfashion? Mídia kit 2016 O que é a Arqfashion? Arqfashion é uma rede de ideias, relacionamentos e benefícios. A primeira e única rede social brasileira para profissionais do universo da arquitetura e construção.

Leia mais

Experiência do Cliente Rubens Fogli Netto Diretor Produtos Cartões Itaú

Experiência do Cliente Rubens Fogli Netto Diretor Produtos Cartões Itaú Experiência do Cliente Rubens Fogli Netto Diretor Produtos Cartões Itaú Como me relaciono com o cliente? O básico bem feito Abre a conta Estar 100% disponível Mensagens simples Fatura Recebe Senha Compras

Leia mais

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas MPE Brasileiras

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas MPE Brasileiras 1 Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas MPE Brasileiras Novembro 2015 Objetivo: avaliar o nível de utilização de TIC nas

Leia mais

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA

20 anos publicidade propaganda design produção de imagem CRIATIVA RÁPIDA PUBLICIDADE CAMPINAS Atuando há mais de 20 anos no Mercado de Campinas e Região e oferecendo soluções em publicidade, propaganda, design (criação de sites) e produção de imagem (arte gráfica). Nossas soluções

Leia mais

Mídias Sociais, da influência às vendas!

Mídias Sociais, da influência às vendas! Mídias Sociais, da influência às vendas! Gustavo Chapchap Sócio de Super PME Soluções em Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas em modelo de Franquias Diretor BEST MKT de PERFORMANCE Campanhas

Leia mais

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma

Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. a gênciaconfirma Aprenda a usar o Facebook para alcançar mais clientes. Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias Facebook no Brasil 100 milhões de pessoas utilizam todos os dias 5 milhões são administradores

Leia mais

Os 17 passos obrigatórios de uma boa estratégia de marketing (e uma dica bônus) VIVER DE BLOG Página 1

Os 17 passos obrigatórios de uma boa estratégia de  marketing (e uma dica bônus) VIVER DE BLOG Página 1 Os 17 passos obrigatórios de uma boa estratégia de email marketing (e uma dica bônus) VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Assim como o seu blog, sua lista de emails é um dos ativos mais importantes que você

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NTIC. Adobe Connect Mobile

DOCUMENTAÇÃO NTIC. Adobe Connect Mobile DOCUMENTAÇÃO NTIC Adobe Connect Mobile (Como instalar o Adobe Connect Mobile e acessar a Webconf da UNIPAMPA no celular/tablet) 03/2016 1 ÍNDICE DE FIGURAS Illustration 1: Acessando configurações...6 Illustration

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Definição do Problema

1 Introdução. 1.1 Definição do Problema 1 Introdução 1.1 Definição do Problema Há pouco mais de 20 anos a Motorola apresentou para o mundo o primeiro telefone móvel comercial. Apelidado de tijolo, o DynaTAC 8000x pesava um pouco menos de 1 kilo,

Leia mais

Como Vender mais na Internet sem Ter Blog?

Como Vender mais na Internet sem Ter Blog? Como Vender mais na Internet sem Ter Blog? Parabéns por você ter escolhido aprender um novo método de vendas online direcionado para os produtos digitais que o Hotmart disponibiliza no seu site. Caso você

Leia mais

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos

Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos Portal Moderna.Compartilha Guia de Funcionalidades para Alunos 1 1. Acesso ao Portal Moderna.Compartilha... 3 2. LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem... 5 3. Rede Compartilha... 6 3.1 Xmile Learning...

Leia mais

APLICATIVO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Uma Solução Planeta Digital.

APLICATIVO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Uma Solução Planeta Digital. APLICATIVO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Uma Solução Planeta Digital. O que é um aplicativo? Aplicativos são softwares instalados em smartphones ou tablets através da Apple Store ou Google Play. Após

Leia mais

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer?

SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? SABE O QUE O MERCADO? Ideias movimentam o mercado. Ou vai falar que a luz que você teve não fez sua empresa nascer ou sua companhia crescer? Você já teve uma grande ideia, agora pode contar conosco para

Leia mais

IMPORTANTE. Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes.

IMPORTANTE. Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes. IMPORTANTE Como aplicar as dicas vai fazer com que você crie uma verdadeira conexão com seus clientes. Este e-book tem por objetivo, fornecer uma visão geral, de como dar os primeiros passos e abordar

Leia mais

18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1

18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1 18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Quantos produtores de conteúdo, empreendedores e influenciadores digitais estão surgindo todos os

Leia mais

P U B L I C A Ç Ã O N º N O V E M B R O

P U B L I C A Ç Ã O N º N O V E M B R O P U B L I C A Ç Ã O N º 1 1 8 N O V E M B R O 2 0 0 9 Online Marketing PONTOS DE INTERESSE: O que é? Vantagens Marketing Online, também conhecido como I-Marketing, Web Marketing ou E-Marketing, é o marketing

Leia mais

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed Diretriz Nacional de Comunicação Sistema Unimed Diretriz de Comunicação Definição Política ou Diretriz de Comunicação é um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas,

Leia mais

Aula 1 Apresentação sobre a Internet

Aula 1 Apresentação sobre a Internet Aula 1 Apresentação sobre a Internet Olá seja bem-vindo à primeira aula do curso de Internet 2014, neste curso você aprenderá noções básicas sobre a utilização do que hoje é o maior meio de comunicação

Leia mais

+Pedro Grilo #gangola. Google Adwords A sua empresa está online?

+Pedro Grilo #gangola. Google Adwords A sua empresa está online? +Pedro Grilo #gangola Google Adwords A sua empresa está online? Agenda 1.Introdução 2.Publicidade Online Vs Offline 3.Google rede de pesquisa/google Search 4.Google rede de conteúdo/gdn 4.1.Redes Sociais,Youtube,Mobile

Leia mais

Estratégias para Instagram

Estratégias para Instagram Estratégias para Instagram Índice 1 Hashtag 2 Instamizer 3. Publique no momento certo 4. Utilize as Hashtag s mais procuradas 5. Faça uma promoção/concurso 6. Faça perguntas no final das postagens 7. Peça

Leia mais

Ganhadora do prêmio. através do voto popular. Mídia Kit.

Ganhadora do prêmio. através do voto popular. Mídia Kit. Ganhadora do prêmio através do voto popular Mídia Kit 2017 comercial@panelaterapia.com Sobre Tatiana Romano, reside em Sorocaba, deixou a profissão de Psicóloga e Professora para se dedicar à sua paixão

Leia mais

Marketing Direccionado

Marketing Direccionado Marketing Direccionado Usar o marketing digital para: Aquisição de novos mergulhadores Incrementar mais formação - Retenção O Marketing Digital é: 1. Websites 2. email 3. Redes Sociais 4. Apps 5. SMS A

Leia mais

Smart Fit sobe na esteira digital

Smart Fit sobe na esteira digital Smart Fit sobe na esteira digital Publicado Dezembro 2015 Como reverter a fuga de alunos, atrair e ampliar o número de matrículas? Esses poderiam ser questionamentos de uma instituição de ensino. Mas assim

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 9 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

Estudo aponta influência do código de barras e da tecnologia na decisão de compra do consumidor e na estratégia do varejo

Estudo aponta influência do código de barras e da tecnologia na decisão de compra do consumidor e na estratégia do varejo Estudo aponta influência do código de barras e da tecnologia na decisão de compra do consumidor e na estratégia do varejo Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil revela resultado da terceira edição

Leia mais

Configuração do Hangouts para administradores

Configuração do Hangouts para administradores Configuração do Hangouts para administradores Neste guia 1. Instale o Hangouts e personalize as configurações 2. Inicie um bate-papo e uma videochamada 3. Explore recursos e o Hangouts para dispositivos

Leia mais

Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet!

Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet! 2016-6 Ideias [COMPROVADAS] Ensina Passo a Passo Como Começar A Ganhar Dinheiro Na Internet! www.maisdinheiroesaude.com Tenha Tempo Para A Sua Família, Com Paz, Segurança & Estabilidade Usando O Poder

Leia mais

UM POUCO DO NOSSO TRABALHO. Performance, Otimização e Analytics

UM POUCO DO NOSSO TRABALHO. Performance, Otimização e Analytics UM POUCO DO NOSSO TRABALHO Performance, Otimização e Analytics Trabalhamos com metodologias assertivas de estratégia de conteúdo e marketing digital Identificamos tendências de comportamento e usamos ferramentas

Leia mais

Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo

Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo Manual do Usuário do Integrador de Notícias de Governo 1 Manual do Usuário Integrador de Notícias de Governo Envolvidos: Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SE/MPOG)

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Marketing Multinível. Sem Pré Conceitos

Marketing Multinível. Sem Pré Conceitos Marketing Multinível Sem Pré Conceitos Eu Adriana Hage sou empreendedora, palestrante e coach, formada em Marketing desde 1999 com presença constante nos mais importantes eventos do setor de Marketing

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula

CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula CURSO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM Lisiane Cristina Amplatz CRTE Toledo AULA 1 Busca de materiais pedagógicos na Internet e sua aplicação em sala de aula Navegando pelo Portal Dia a dia Educação www.diaadia.pr.gov.br

Leia mais

Renata Benevides e Karla Rodrigues

Renata Benevides e Karla Rodrigues Resultado da união profissional das jornalistas Renata Benevides e Karla Rodrigues, a Capuchino Press traz a experiência de quem já esteve do outro lado da imprensa, trabalhando em jornais, TVs e revistas.

Leia mais

ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING

ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING ENTENDA O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE INBOUND MARKETING Introdução...3 O planejamento...5 Elaboração das metas...8 Definição das personas...12 Produção de conteúdos...17 Escolha dos canais...22 Análise de métricas...26

Leia mais

ESTÁGIO REMUNERADO. Empresa: Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal CIGA. Administração, Contabilidade ou Economia.

ESTÁGIO REMUNERADO. Empresa: Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal CIGA. Administração, Contabilidade ou Economia. ESTÁGIO REMUNERADO Empresa: Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal CIGA. Vagas: Nº de Vagas Nível de Ensino Área de Formação Fase/Ano 02 Superior Administração, Contabilidade ou Economia

Leia mais

Cobertura CANNES 2016 Proposta de Patrocínio

Cobertura CANNES 2016 Proposta de Patrocínio Cobertura CANNES 2016 Proposta de Patrocínio 2 O EVENTO CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação.

Leia mais

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA.

PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. PROPALE. SUA PRÓXIMA AGÊNCIA. Somos múltiplos, formados por diferentes núcleos de atuação, unimos pessoas inteligentes com a ambição por realizar projetos memoráveis. A Propale é a soma de suas estratégias,

Leia mais

Apresentação da Agência

Apresentação da Agência Apresentação da Agência MVMA - Apresentações Digitais São Paulo - Brasil Vamos pensar juntos sobre a sua próxima Apresentação Digital? 2 Olá, tudo bem? Somos uma agência digital apaixonada por design,

Leia mais

TOME NOTA: PRÓS E CONTRAS DE MORAR EM IMÓVEL COM PLANTA LIVRE

TOME NOTA: PRÓS E CONTRAS DE MORAR EM IMÓVEL COM PLANTA LIVRE MEDIA KIT 2015 MEDIA KIT 2015 1 SOBRE NÓS Nasceu da ideia de adriana borelli, filha de pai italiano e mãe carioca e expandiu-se para um projeto que conta alguns colaboradores à volta do mundo. 2012 foi

Leia mais

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1 Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação VIVER DE BLOG Página 1 Olá, tudo bem? Aqui quem fala é o Henrique Carvalho, criador do Viver de Blog, o site especializado em Marketing

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo IV: Mais negócios COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo IV: Mais negócios Índice Introdução Como adicionar mais negócios Negócios lucrativos 03 05 07 2 Introdução Olá, Nessa quarta parte da nossa série iremos

Leia mais

MÍDIA KIT 16 SERNAIOTTO 1/16 SERNAIOTTO.COM LOMA SERNAIOTTO. Date. Blog. Url. Por

MÍDIA KIT 16 SERNAIOTTO 1/16 SERNAIOTTO.COM LOMA SERNAIOTTO. Date. Blog. Url. Por MÍDIA KIT 16 Blog SERNAIOTTO Date 1/16 Url SERNAIOTTO.COM Por LOMA SERNAIOTTO SERNAIOTTO SOBRE Loma Sernaiotto Produtora de Conteúdo Oi. Tudo bom? Eu criei o sernaiotto.com em 2009 e desde então compartilho

Leia mais

Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone

Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone Date : 10 de Fevereiro de 2014 Actualmente, com o aparecimento dos dispositivos móveis, passamos a imprimir menos tanto em casa como no escritório.

Leia mais

A Importância dos vídeos para a sua conta de Instagram. Instagram para Negócios/Vídeotex. VídeoTex

A Importância dos vídeos para a sua conta de Instagram. Instagram para Negócios/Vídeotex. VídeoTex A Importância dos vídeos para a sua conta de Instagram Instagram para Negócios/Vídeotex VídeoTex A Importância dos vídeos para a sua conta de Instagram Instagram para Negócios/Vídeotex Introdução Olá,

Leia mais

Imagine um ambiente onde os seus clientes coexistem, uma rede social e profissional de moda! Economize e Aumente Suas Conversões de Venda

Imagine um ambiente onde os seus clientes coexistem, uma rede social e profissional de moda! Economize e Aumente Suas Conversões de Venda Imagine um ambiente onde os seus clientes coexistem, uma rede social e profissional de moda! Economize e Aumente Suas Conversões de Venda Bem-vindo ao A nova rede profissional, porta de entrada de jovens

Leia mais

Marketing no Facebook

Marketing no Facebook Marketing no Facebook Créditos: www.resultadosdigitais.com.br CRIANDO, GERENCIANDO E DANDO CRESCIMENTO POR ONDE, QUANDO E COMO COMEÇAR? > CRIANDO A PÁGINA DA SUA EMPRESA O Facebook dispõe de um formato

Leia mais

Empregados conectados: endomarketing e comunicação interna em empresas sem fronteiras

Empregados conectados: endomarketing e comunicação interna em empresas sem fronteiras comunicação interna em Perguntas? 11 999.064.646 Pesquisa de Campo Quantos e-mails você recebe por dia? Mais de 70 mensagens? Pesquisa de Campo Quantas mensagens em aplicativos ou SMS você troca por dia?

Leia mais

Oficina de Mídias Sociais. Graziele Saraiva

Oficina de Mídias Sociais. Graziele Saraiva Oficina de Mídias Sociais Graziele Saraiva Criatividade para Projetos A oficina de Mídias Sociais teve o intuito de potencializar o uso das redes de forma criativa, trazendo exemplos de formatos diferenciados

Leia mais

SEO sem Limites - 3 Passos Básicos de SEO

SEO sem Limites - 3 Passos Básicos de SEO SEO sem Limites - 3 Passos Básicos de SEO Por Paulo A. Corrêa - Primer Página 1 Obrigado! Por baixar meu E-book! Espero que esse conteúdo possa ser um divisor de águas na sua carreira no Marketing Digital!

Leia mais

O Brasil é um dos países que mais crescem nesse mercado, ocupando a liderança do mercado de comércio eletrônico na América Latina.

O Brasil é um dos países que mais crescem nesse mercado, ocupando a liderança do mercado de comércio eletrônico na América Latina. Comércio Eletrônico Você é adepto do comércio eletrônico? Se não, pense melhor. O comércio eletrônico está criando novos hábitos de consumo entre os brasileiros, apresentando crescimento superior ao do

Leia mais

69% DAS MULHERES INVESTEM NA APARÊNCIA

69% DAS MULHERES INVESTEM NA APARÊNCIA 101 MILHÕES DE PESSOAS CLASSE C 53% TRATAM O CABELO EM CASA 71% 69% DAS MULHERES INVESTEM NA APARÊNCIA 29,4Bi FATURAMENTO EM 2012 AMEND COSMÉTICOS PLANO TÁTICO AÇÕES DE MARKETING Um qualificado conjunto

Leia mais

EGSWEB Soluções PROPOSTA COMERCIAL

EGSWEB Soluções PROPOSTA COMERCIAL EGSWEB Soluções PROPOSTA COMERCIAL Google AdWords WWW.EGSWEB.COM.BR 1 Sobre a EGSWEB A Egsweb traduz para o desenvolvimento de projetos a ideia que se origina de seus clientes, dedicando estilo e agilidade

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK

ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK ESPECIFICAÇÕES FACEBOOK EMPRESA CERTIFICADA NEW MARKETING INSTITUTE EMPRESA CERTIFICADA MEDIAMATH PARTNER PARCEIRO DE NEGÓCIOS CERTIFICADO MELHOR ATENDIMENTO MÍDIA ONLINE MELHOR VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

E-commerce. Consumidores de Belo Horizonte. Área de Estudos Econômicos. Novembro

E-commerce. Consumidores de Belo Horizonte. Área de Estudos Econômicos. Novembro E-commerce Consumidores de Belo Horizonte Novembro - 2016 Área de Estudos Econômicos E-commerce O comércio eletrônico (e-commerce) é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde

Leia mais