N.º 5. Periodicidade: Trimestral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "N.º 5. Periodicidade: Trimestral"

Transcrição

1 Hospital Distrital da Figueira da Foz, E.P.E. Newsletter N.º 5 Dezembro de 2008 Periodicidade: Trimestral hdff@hdfigueira.min-saude.pt Editorial O principal objectivo de todos nós é afirmar na nossa comunidade o Hospital Distrital da Figueira da Foz. Queremos excelência clínica e qualidade organizacional. Queremos que a nossa comunidade reconheça o que muito de bom se produz no nosso hospital, a competência, a dedicação, o esforço de todos os nossos profissionais de saúde para prestar um bom serviço a quem nos procura, seres humanos que se nos apresentam debilitados, fragilizados na sua doença e que necessitam que lhes dediquemos todo o nosso saber, toda a nossa atenção, que revelemos solidariedade e humanização dos cuidados de saúde. Queremos um hospital ao serviço dos cidadãos. Queremos que em todas as áreas do hospital destinadas a internamento impere o silêncio, onde circulem apenas profissionais, doentes e visitas. Estamos, todos nós, determinados em cumprir esse objectivo, pelo que, paulatinamente e de forma segura, avançaremos com medidas concretas que conduzam a esse desiderato. Estamos muito perto de iniciar uma obra estruturante para o Hospital e seus profissionais, mas fundamentalmente para a região que servimos. A construção de raiz do edifício para a urgência e consulta externa vai permitir recentrar o hospital, separando definitivamente as áreas de internamento, da consulta e hospital de dia. Alguém um dia escreveu que o Caminho se faz Caminhando. É isso que todos nós, sem excepções, estamos a fazer. A todos vós Um Bom Ano de Vítor Manuel Costa Leonardo Presidente do Conselho de Administração

2 Eventos Certificação da Central de Esterilização A Empresa QSCB Certification atribuiu à Central de Esterilização do HDFF, EPE, o Certificado do Sistema de Gestão de Qualidade, que atesta a conformidade com a norma internacional NP EN ISO 9001:2000. A cerimónia de entrega do Certificado decorreu no dia 17 de Outubro de 2008, no Hospital Distrital da Figueira da Foz, presidida pela Enfermeira Directora, Luísa Verdete, em representação do Conselho de Administração e contou com a presença do Sr. Dr. Miguel Neto, Director Geral da QSCB, que fez a entrega do Certificado. A Enfermeira Directora aproveitou para deixar uma palavra de reconhecimento e mérito a todos os que contribuíram para a Certificação da Central de Esterilização, dando os parabéns a todos os profissionais que lá trabalham e a todos aqueles que no momento estão a desempenhar funções noutros serviços mas que deram contributos importantes para que a Central de Esterilização do HDFF, obtivesse este certificado. Referiu ainda, que esta conquista vem gratificar o empenho e o esforço de todos e incentivar os profissionais deste Hospital para que continuem a trabalhar em prol da qualidade dos cuidados prestados aos nossos utentes. Bolsa de Voluntariado No Dia Mundial do Voluntariado, foram assinados 40 acordos com novos voluntários. O Hospital Distrital e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, realizaram no dia 05 de Dezembro uma cerimónia para a assinatura dos acordos com os voluntários que vão colaborar com o HDFF, prestando cuidados de apoio no Serviço de Urgência e Consulta Externa. A cerimónia iniciou-se com a intervenção da Enfermeira Directora, Luísa Verdete, que deixou algumas palavras de cortesia e agradecimento aos voluntários, equipa coordenadora da bolsa de voluntariado do HDFF e Câmara Municipal. A Vereadora, Dra. Teresa Machado, responsável pela bolsa de voluntariado da Autarquia, fez um breve historial do voluntariado no Hospital e deixou igualmente uma palavra de reconhecimento e mérito a todos.

3 Serviço em Destaque SERVIÇOS FARMACÊUTICOS É Missão dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares assegurar a terapêutica medicamentosa aos doentes com critérios de qualidade, segurança, eficácia e eficiência, baseados na evidência científica e integrar as equipas de cuidados de saúde, contribuindo deste modo para o processo assistencial ao doente. Equipa Nos Serviços Farmacêuticos (SF) exercem funções quatro farmacêuticas, quatro técnicos de diagnóstico e terapêutica (encontrando-se com licença por doença a Jaqueline Curado), duas auxiliares de acção médica e três administrativos, sendo estes dependentes hierarquicamente do Serviço de Aprovisionamento. Enquadramento Os Serviços Farmacêuticos do HDFF, EPE sofreram nos últimos dois anos uma alteração substancial em todo o seu processo organizativo e funcional, no seguimento da aprovação do projecto Remodelação e Reorganização das Tecnologias de Informação e Comunicação do Serviço Farmacêutico no âmbito do Programa Operacional Saúde XXI. Este projecto permitiu implementar um novo sistema de gestão do medicamento com a nova aplicação informática GHAF com PrEL Gestão Hospitalar de Aprovisionamento e Farmácia com Prescrição Electrónica com repercussões em todos os serviços da instituição. O SF, encontra-se assim praticamente todo informatizado e em rede com os restantes serviços do hospital quer com a prescrição on-line quer com outro tipo de requisições/devoluções da distribuição tradicional e de reposições por níveis. Exceptuam-se as prescrições para Ambulatório e para o Hospital Dia que são apenas registadas na aplicação informática no SF mediante a prescrição, em formato de papel.

4 Principais Funções dos Serviços Farmacêuticos Do mesmo modo no SF grande parte das actividades são hoje desenvolvidas tendo como suporte o GHAF, desde a gestão, selecção, aquisição, recepção, armazenamento e distribuição de medicamentos. As actividades do serviço podem esquematizar-se da seguinte maneira: Comissões Técnicas Farmacovigilância Acreditação Investigação e Ensino - Ensaios Clínicos - Orientação de Estágios - Actividade Formadora Informação Gestão SERVIÇOS FARMACÊUTICOS Farmacotecnia - Manipulados - Reembalagem Selecção e Aquisição de Medicamentos Recepção e Armazenamento Distribuição: - Em Dose Unitária - Tradicional - Por reposição de Stock Nutrição Parentérica Ambulatório Dentro destas actividades é de destacar o seguinte: A Selecção de Medicamentos constitui conjuntamente com a informação e a distribuição, os pilares básicos onde assenta a Farmácia Hospitalar. Trata-se da selecção dos princípios activos a introduzir no Formulário Hospitalar, através da Comissão de Farmácia e Terapêutica, ou da selecção dos fornecedores. Esta é feita tendo em conta critérios eficácia e segurança, custo / efectividade e potenciação do arsenal de medicamentos já existentes. A Distribuição de Medicamentos é a face mais visível da actividade farmacêutica hospitalar representando um processo fundamental no circuito do medicamento e cujos principais objectivos são: Assegurar a validação da prescrição, o cumprimento integral do plano terapêutico, a diminuição dos erros associados à dispensa e administração Melhorar a adesão do doente à terapêutica principalmente no ambulatório Assegurar o cumprimento dos procedimentos normativos legais relativos a recursos humanos, instalações e equipamentos, processos organizacionais e técnicos. Com a prescrição on-line e com método de distribuição individual diária em dose unitária em todos os serviços de internamento (excepto o Serviço de Pediatria), acreditamos encontrarmo-nos na direcção certa para a concretização dos objectivos referidos, apesar do aumento das tarefas do serviço nomeadamente com a validação e preparação diárias e de forma individual de toda a terapêutica dos pacientes internados. Nem sempre é possível a distribuição de medicamentos em dose unitária, podendo até coexistir vários métodos, entre os quais a distribuição tradicional (efectuado para Bloco Operatório, Consultas Externas, Pediatria e Laboratórios). A dispensa de medicamentos em regime de Ambulatório, por parte dos SF hospitalares, surge essencialmente da necessidade de vigilância e controlo de determinadas patologias envolvidas (a maioria legisladas), da elevada toxicidade dos fármacos utilizados e também e muitas vezes pelo seu elevado valor económico.

5 Serviços Clínicos Serviços Farmacêuticos Circuito do Medicamento Prescrição informatizada Alteração ou não da prescrição Administração ao doente Intervenção farmacêutica Transporte da Medicação Sim Validação farmacêutica Dúvida na prescrição? Não Preparação e Dispensa Vigilância da Terapêutica do doente Participamos com os clínicos na instituição da nutrição assistida principalmente na Nutrição Parentérica Total com: a avaliação do estado nutricional do doente; a determinação das necessidades calóricas, proteicas, hídricas e electrolíticas do doente; e na selecção da bolsa nutritiva mais adequada aos valores encontrados. É prestada Informação sobre medicamentos sempre que solicitada pelos profissionais de saúde, bem como o envio de informação escrita e documentada sempre que se considere relevante. Colaboramos com o Sistema Nacional de Farmacovigilância, em articulação com os médicos prescritores, na detecção de reacções adversas e sua notificação para o Centro Nacional de Farmacovigilância do Infarmed. A participação em Comissões Técnicas constitui também uma actividade relevante a nível da instituição. Estamos presentes na Comissão de Farmácia e Terapêutica (constituída por médicos e farmacêuticos e que define toda a política do medicamento da instituição), na Comissão de Ética e na Comissão de Controlo de Infecção. Na área da Investigação e Ensino é de salientar a realização de trabalhos, a participação em ensaios clínicos, a colaboração com a Universidade de Coimbra na orientação de estágios a alunos da faculdade de farmácia e a actividade formadora feita quer no próprio serviço quer a nível da instituição. Perspectivas Futuras Em 2008 concorremos a um projecto financiado pelo Programa do Medicamento Hospitalar (resultante do Despacho n.º 25811/2006 e que pretende actuar directamente na área do medicamento hospitalar) dando continuidade ao projecto já desenvolvido anteriormente na área da Farmácia Hospitalar. Este projecto foi aprovado e será implementado durante o ano de 2009 e consiste entre outros: - Na instalação de um equipamento semi-automático de armazenamento que garanta a preparação e distribuição correcta e atempada dos medicamentos em dose unitária (o SF sente neste momento uma grande pressão diária neste tipo de preparação). - Na implementação de um sistema de identificação do doente por pulseiras com um código de barras, de modo a garantir que o medicamento prescrito seja administrado ao doente certo. - Na implementação de PDT s que permitirão ao enfermeiro proceder ao registo de movimentos do medicamento no armazém avançado e imputar a saída do mesmo ao doente ao qual vai ser administrado. Por serem considerados temas de extrema importância na segurança do uso do medicamento faz parte ainda do plano dos SF para 2009 a intensificação da actividade nas áreas da Farmacovigilância e Farmácia Clínica. Maria Teresa Simões Pereira Directora do Serviço Farmacêutico

6 Comissão de Controlo da Infecção A Direcção-Geral da Saúde organizou uma sessão comemorativa de adesão de Portugal à World Alliance for Patient Safety, promovida pela Organização Mundial de Saúde, que ocorreu no dia 8 de Outubro de 2008, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. A Declaração de Adesão foi assinada por Sua Ex.ª. A Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, perante a presença do representante da Organização Mundial da Saúde, Dr. Ziad Memish. Com a adesão à World Alliance for Patient Safety - Clean Care is Safer Care, foi lançada uma Campanha de Higienização das Mãos a nível Nacional Medidas Simples Salvam Vidas. A Campanha é uma forma de sensibilizar os profissionais, doentes, familiares e voluntários com vista a tornar o ambiente hospitalar seguro. As mãos são o instrumento mais utilizado. Está provado que a higienização das mãos é uma das medidas mais eficazes e de impacto global na redução das infecções, com benefícios e melhorias evidente na qualidade dos serviços prestados. Há estudos que demonstram que 1,4 milhões de doentes hospitalizados em todo o mundo contraem uma Infecção Associada aos Cuidados de Saúde (IACS). Todas as Instituições de Saúde foram convidadas pela Direcção Geral de Saúde a aderir à campanha. Todos os Serviços de Internamento do HDFF, E.P.E. serão convidados a participar. Agradecemos a colaboração de todos! Isabel Rosa dos Santos Ferreira Sargento P Comissão de Controlo de Infecção

7 Departamento de Formação Contínua Em 2009 o Departamento de Formação Contínua propõe-se realizar os seguintes Cursos: Três cursos CIPE Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem Enfermeiros Um Curso de Aperfeiçoamento em Secretariado Clínico Administrativos Um curso sobre Comunicação e Gestão de Conflitos Administrativos O Departamento de Formação Contínua (DFC) desenvolve a sua actividade enquanto Entidade Acreditada desde 2001, procurando corresponder às necessidades de formação e actualização profissionais, de todos os colaboradores do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF, EPE). Aplicação em Pediatria/Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF) Médicos Pediatras, Pedopsiquiatras, Psicólogos e Outros Cursos das Candidaturas ao Programa Operacional do Potencial Humano Sendo esta uma organização que tem como objectivo a prestação de cuidados de saúde diferenciados de qualidade em articulação com os cuidados de saúde primários e com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde, utilizando adequadamente os seus recursos humanos e materiais dentro dos princípios de eficácia e eficiência, as actividades formativas assumem obrigatoriamente um papel de relevo no contexto global da Instituição. É com base neste princípio que a execução da actividade formativa tem incidido sobre temas directamente ligados à prestação de cuidados de saúde por médicos, enfermeiros e outros técnicos superiores de saúde. Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Central O novo código dos contratos públicos e a gestão e acompanhamento de empreitadas Dirigentes, Pessoal Técnico Superior e Pessoal Administrativo com funções de chefia; Os novos regimes de vinculação, carreiras e remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas Pessoal Técnico Superior e Pessoal Administrativo com funções de chefia A determinação de objectivos, indicadores de medida e critérios de superação, no âmbito do novo SIADAP Chefias Aperfeiçoamento em secretariado clínico Administrativos Condução de auditorias internas Enfermagem

8 Qualificação dos Profissionais de Saúde * Suporte básico de vida reciclagem Todos os Profissionais Suporte básico de vida Todos os Profissionais Intervenção em crise e saúde mental Técnicos de Saúde, Auxiliares de Acção Médica e Voluntários Alterações de comportamento em idosos internados Enfermeiros; Auxiliares de Acção Médica e Outros Suporte avançado de vida Suporte avançado de vida actualização Suporte básico de vida pediátrico O auxiliar de acção médica nos cuidados de saúde Auxiliares de Acção Médica Curso básico de diabetes Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas e Psicólogos Pé diabético abordagem teórico prática Abordagem da hiperglicémia no internamento Prevenção e controlo da tuberculose Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Saúde Ventilação assistida Dor em pediatria Controlo de infecção Prevenção e tratamento da obesidade do adulto; Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Serviço Social, Psicólogos, Nutricionistas e Outros. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPE A criação de padrões de documentação no âmbito do Projecto de Criação da Região de Saúde Digital Enfermeiros Abordagem da criança politraumatizada Médicos, Enfermeiros e Auxiliares de Acção Médica Enfermeiros Anti-sépticos e desinfectantes Enfermeiros e Auxiliares de Acção Médica Maus-tratos em crianças Prevenção da obesidade infantil Saúde mental na infância e adolescência Enfermeiros e Médicos Segurança na utilização de dispositivos médicos esterilizados Enfermeiros e Auxiliares de Acção Médica Burnout Estratégias de coping Médicos, Enfermeiros e Outros Profissionais de Saúde; O doente oncológico e a equipa multidisciplinar e Técnicos de Saúde Aplicação em pediatria desenvolvimento e necessidades educativas especiais da Classificação internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (ICF) As implicações sócio-sanitárias do consumo de drogas lícitas e ilícitas Médicos, Enfermeiros e Outros Profissionais de Saúde Promoção da saúde oral: o papel dos prestadores de cuidados Médicos, Enfermeiros e Outros Profissionais de Saúde Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala e Outros. Os factores de risco e as doenças cardiovasculares Intervenção do fisioterapeuta no doente neurológico Enfermeiros, Técnicos de Saúde e Farmacêuticos Fisioterapeutas Rui Couto Departamento de Formação Contínua Para inscrições e/ou informações, os interessados deverão contactar o Departamento de Formação Contínua: Dr. Rui Couto -Extensão 359/ formacao@hdfigueira.min-saude.pt ou contactar o Secretariado do DFC -Ext.548.

9 Serviço de Higiene, Segurança e Medicina no Trabalho Vacinação contra a Gripe Sazonal 2008/2009 A Gripe é uma doença das vias respiratórias provocada por um vírus que, habitualmente, afecta indivíduos em todo o mundo, em especial durante os meses frios de Outono e Inverno. A prevenção da transmissão do vírus da Gripe é possível através da vacinação anual, a qual nos adultos saudáveis reduz a morbilidade em 70 a 90%. A vacina contra a Gripe Sazonal deve ser administrada todos os anos no mês de Outubro aos grupos prioritários indicados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente a idosos, doentes crónicos e pessoal de saúde. A Organização Mundial de Saúde recomenda a imunização contra a Gripe dos profissionais de saúde que contactam com pessoas de alto risco. Vacinação contra a Gripe Sazonal 2008/2009 Profissionais de Saúde do Hospital Distrital da Figueira da Foz, E.P.E. Médicos Enfermeiros N.º de Profissionais Nº de Vacinados Percentagem (%) 18,4 28,5 Outros Técnicos ,6 Administrativos ,6 Aux. Acção Médica ,9 Joana Daniela Conde dos Santos e José Manuel Fernandes Técnica de Higiene e Segurança no Trabalho Médico do Trabalho

10 Obras Serviço de Cirurgia em Remodelação Dando continuidade à recuperação e requalificação do edifício central do Hospital, o Conselho de Administração adjudicou no mês de Outubro as obras de remodelação do Serviço de Cirurgia. Notícias

11 Agradecimentos Parabéns APOSENTADOS HDFF, EPE Por todos os anos de trabalho e de dedicação, aqui fica o nosso agradecimento aos colaboradores aposentados: Conceição Maria Alves Neves Coelho Auxiliar de Acção Médica Principal Dr. Fernando dos Santos Almeida Chefe de Serviço - Otorrinolaringologia Florinda Gil Rosa Assistente Administrativo Principal Dr. Joaquim Artur Fernandes Feteira Chefe de Serviço Ortopedia Dr. José Manuel Eufrásio Antunes Assistente Graduado - Otorrinolaringologia Maria Celeste Reis da Rocha Auxiliar de Acção Médica Principal O HDFF, EPE dá os Parabéns aos recentes Pais: Dra. Ana Alexandra Dias Coelho Pais Cabral Médica Pedopsiquiatra Cláudio Alexandre Nóbrega Andrade Assistente Administrativo Engº Francisco José Tarrinha Leitão Técnico de Informática Sara Maria Santos Maia Auxiliar de Acção Médica Principal Maria Judite Seabra Bordalo Machado Técnica Especialista 1.ª classe Natália Filomena Pinto Taylor Nunes Enfermeira Graduada Rosa Maria Loureiro Guerra Roubaco Areia Auxiliar de Acção Médica Principal Referente ao Período de 1 de Outubro a 31 de Dezembro de 2008 Fonte: Serviço de Gestão de Recursos Humanos

12 Participe na Newsletter do HDFF, EPE. Envie artigos, reflexões ou notícias cuja divulgação considere importante. Ajude a espelhar o que de melhor há na Instituição. Ana Rita Pereira Comunicação e Imagem do HDFF, EFE. Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE Caixadesugestoes@hdfigueira.min-saude.pt Gala S. Pedro T: F: Figueira da Foz

Programa do Medicamento Hospitalar. Projectos Estratégicos:

Programa do Medicamento Hospitalar. Projectos Estratégicos: Programa do Medicamento Hospitalar Projectos Estratégicos: Boas Práticas na Área do Medicamento Hospitalar; Circuito Integrado do Plano Terapêutico; Comissões de Farmácia e Terapêutica. a. Áreas de intervenção;

Leia mais

República de Angola DNME/MINSA/ ANGOLA

República de Angola DNME/MINSA/ ANGOLA DNME/MINSA/ ANGOLA 1 CONCEITO E ENQUADRAMENTO DA FARMÁCIA HOSPITALAR O Hospital é o local onde as intervenções mais diferenciadas, invasivas e salvadoras de vida devem ter lugar, constituindo-se, por isso

Leia mais

CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO

CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO PROJECTO CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO do Hospital de Santa Maria CENTRO DE AMBULATÓRIO PEDIÁTRICO MARIA RAPOSA Todos os anos, um número crescente de crianças, dos 0 aos 18 anos de idade, são assistidas

Leia mais

Valor do sector do Diagnóstico in vitro, em Portugal. Principais conclusões APIFARMA CEMD. Outubro 2014

Valor do sector do Diagnóstico in vitro, em Portugal. Principais conclusões APIFARMA CEMD. Outubro 2014 Valor do sector do Diagnóstico in vitro, em Portugal Principais conclusões APIFARMA CEMD Outubro 2014 1 APIFARMA Valor do Sector do Diagnóstico in Vitro, em Portugal Agenda I Objectivos e metodologia II

Leia mais

Processo Clínico. O próximo passo

Processo Clínico. O próximo passo Processo Clínico Electrónico: O próximo passo Sumário 1. Saúde: Uma Realidade Complexa 2. Implementação de SI na Saúde 2.1. Uma estratégia conjunta 2.2. Benefícios, constrangimentos e, desafios 3. Processo

Leia mais

Projecto de Lei n.º 408/ X

Projecto de Lei n.º 408/ X Grupo Parlamentar Projecto de Lei n.º 408/ X Consagra o processo eleitoral como regra para a nomeação do director-clínico e enfermeiro-director dos Hospitais do Sector Público Administrativo e dos Hospitais,

Leia mais

Acreditação de Unidades de Saúde nos CSP. A experiência de Valongo

Acreditação de Unidades de Saúde nos CSP. A experiência de Valongo Acreditação de Unidades de Saúde nos CSP A experiência de Valongo Direcção-Geral da Saúde Ministério da Saúde Filipa Homem Christo Departamento da Qualidade em Saúde Direcção Geral da Saúde Da Auto-avaliação

Leia mais

ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento. Plano de Formação 2011. Aprovação do Conselho Directivo

ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento. Plano de Formação 2011. Aprovação do Conselho Directivo ARS Norte, I.P. Gabinete de Gestão do Conhecimento Plano de Formação 2011 Aprovação do Conselho Directivo A intervenção integrada na Saúde Mental nos CSP 1 24 Rita Oliveira do Carmo Abordagem ao Doente

Leia mais

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR As páginas que se seguem constituem as Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema

Leia mais

AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE

AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE AS TIC E A SAÚDE NO PORTUGAL DE HOJE 18 MARÇO 2015 Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa PATROCINDADORES Apoio Patrocinadores Globais APDSI APDSI Conferência As TIC e a Saúde no Portugal de Hoje SESSÃO

Leia mais

Identificação da Empresa. Missão. Visão

Identificação da Empresa. Missão. Visão Identificação da Empresa Designação social: Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE Sede: Rua José António Serrano, 1150-199 - Lisboa Natureza jurídica: Entidade Pública Empresarial Início de actividade:

Leia mais

Avaliação do Desempenho 2007

Avaliação do Desempenho 2007 Outubro de 2008 Relatório Geral Avaliação do Desempenho 2007 Universidade de Coimbra Conselho de Coordenação da Avaliação da Universidade de Coimbra No ano de 2007, a avaliação do desempenho pelo Sistema

Leia mais

Campanha Nacional de Higiene das MãosMinistério Resultados Nacionais

Campanha Nacional de Higiene das MãosMinistério Resultados Nacionais Campanha Nacional de Higiene das MãosMinistério da Saúde Resultados Nacionais Dia 5 de Maio, Compromisso Mundial de Higienização das mãos Direcção-Geral da Saúde Campanha Nacional de Higiene das mãos Situação

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE APOIO CLÍNICO DO CENTRO HOSPITALAR DO BARLAVENTO ALGARVIO

SISTEMA INTEGRADO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE APOIO CLÍNICO DO CENTRO HOSPITALAR DO BARLAVENTO ALGARVIO SERVIÇOS FARMACÊUTICOS SERVIÇO IMUNOHEMOTERAPIA SISTEMA INTEGRADO DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE APOIO CLÍNICO DO CENTRO HOSPITALAR DO BARLAVENTO ALGARVIO SERVIÇO RADIOLOGIA SERVIÇO CENTRAL ESTERILIZAÇÃO

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia-geral. Não Aplicável. Conselho de Administração

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia-geral. Não Aplicável. Conselho de Administração Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Presidente Vice-Presidente Secretário Mesa da Assembleia-geral Não Aplicável Presidente Conselho de Administração Izabel Maria Nunes Rodrigues Daniel

Leia mais

O CHCB emprega mais de 1400 colaboradores;

O CHCB emprega mais de 1400 colaboradores; Inaugurado em 17 Janeiro de 2000, o CHCB foi construído segundo padrões de alta qualidade, sujeito às mais rigorosas exigências tecnológicas. É a maior e mais sofisticada Unidade de Saúde de toda a Região

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS

PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS FARMACÊUTICOS 1. Introdução O papel do farmacêutico, em particular no contexto da Farmácia Comunitária tem vindo a evoluir no sentido de uma maior intervenção do Farmacêutico

Leia mais

Princípios de Bom Governo

Princípios de Bom Governo Princípios de Bom Governo Regulamentos internos e externos a que a empresa está sujeita O CHC, E.P.E. rege-se pelo regime jurídico aplicável às entidades públicas empresariais, com as especificidades previstas

Leia mais

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa

Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: Planeamento da Alta do Doente com AVC Intervenção dos Assistentes Sociais Nº: 7/DSPCS DATA: 28/04/04 Para: Contacto na DGS: Assistentes

Leia mais

O Papel dos Protocolos Clínicos e das Recomendações Terapêuticas na Gestão Hospitalar

O Papel dos Protocolos Clínicos e das Recomendações Terapêuticas na Gestão Hospitalar O Papel dos Protocolos Clínicos e das Recomendações Terapêuticas na Gestão Hospitalar Piedade Ferreira/Rute Reis Infarmed 26 Outubro 2006 Objectivos 2006 Controlo do consumo de medicamentos Milhares Euros

Leia mais

Lar, Centro Dia, SAD, Centro Convívio, Creche, Jardim Infância, ATL

Lar, Centro Dia, SAD, Centro Convívio, Creche, Jardim Infância, ATL Lar, Centro Dia, SAD, Centro Convívio, Creche, Jardim Infância, ATL 1 Sendo uma IPSS, que: Não tem fins lucrativos; Fornece serviços para melhorar a qualidade de vida dos clientes; Os lucros, se houverem,

Leia mais

Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008

Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008 Resolução nº 492 de 26 de novembro de 2008 Ementa: Regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública

Leia mais

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social

Membro da direcção da Revista Intervenção Social Investigadora do CLISSIS Doutoranda em Serviço Social A investigação do Serviço Social em Portugal: potencialidades e constrangimentos Jorge M. L. Ferreira Professor Auxiliar Universidade Lusíada Lisboa (ISSSL) Professor Auxiliar Convidado ISCTE IUL Diretor

Leia mais

CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DAE

CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DAE CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DAE e ADMINISTRAÇÃO DE VACINAS E MEDICAMENTOS INJECTÁVEIS EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA Formação Inicial Conducente à Certificação A Portaria 1429/2007, de 2 de Novembro,

Leia mais

SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Da Prescrição à Administração do Medicamento Sofia Valongo Serviços Farmacêuticos 26-09-2015 OBJETIVO 2 Descrever o papel do Farmacêutico na implementação

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

ANO:2011 Ministério da Saúde. Administração regional de saúde do Norte, I.P. Objectivos Estratégicos. Objectivos Operacionais.

ANO:2011 Ministério da Saúde. Administração regional de saúde do Norte, I.P. Objectivos Estratégicos. Objectivos Operacionais. ANO:2011 Ministério da Saúde Administração regional de saúde do Norte, I.P. MISSÃO: Garantir à população da sua área de influência o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade e cumprir e fazer

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa Missão e Objectivos O Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E., estabelecimento de referência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), desempenha funções diferenciadas na prestação de

Leia mais

PORTARIA CRN-3 nº 0112/2000

PORTARIA CRN-3 nº 0112/2000 PORTARIA CRN-3 nº 0112/2000 A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, no uso de suas atribuições legais, que lhe conferem a Lei Federal nº 6583/78 e o Decreto Federal nº 84444/80 e,

Leia mais

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências Decreto Nº 94.406 / 1987 (Regulamentação da Lei nº 7.498 / 1986) Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências O Presidente da

Leia mais

Case study. Gente com Ideias UMA EQUIPA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Case study. Gente com Ideias UMA EQUIPA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL Case study 2009 Gente com Ideias UMA EQUIPA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESA A Caixa Seguros e Saúde é a holding do Grupo Caixa Geral de Depósitos e Gente com Ideias é o programa de Responsabilidade

Leia mais

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA

MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA MISSÃO, VISÃO, VALORES E POLÍTICA VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos

Leia mais

% de crianças identificadas por médico que necessitam realizar EG. % de crianças que efectuaram o EGS por inscrição em médico assistente.

% de crianças identificadas por médico que necessitam realizar EG. % de crianças que efectuaram o EGS por inscrição em médico assistente. Programa Regional de Unidade de Saúde da Ilha do Faial PLANO DE ACTIVIDADES 2011 Int-USIF/2011/719 META1: Promover a Saúde da População Escolar da Ilha do Faial OBJECTIVO 1: Manter a vigilância de saúde

Leia mais

para promover a Equidade, Efectividade e Eficiência

para promover a Equidade, Efectividade e Eficiência Beja,22 e 23 de Outubro 2009 Doença Crónica na Criança reorganizar para promover a Equidade, Efectividade e Eficiência - Experiência do Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva - Mª José Fonseca Doença

Leia mais

Assistência Médica e Saúde

Assistência Médica e Saúde Assistência Médica e Saúde O Governo da RAEM define e prossegue as linhas de acção governativa de Tratamento seguro e adequado com prioridade para a prevenção em correspondência à directriz de elevar a

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE

AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE UNIDADE DE SAÚDE PUBLICA Ao nível de cada Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), as Unidades de Saúde Pública (USP) vão funcionar como observatório de saúde da população

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE

PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE PROTOCOLO ENTRE O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO DA SAÚDE A promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento para o qual concorrem os sectores da Educação

Leia mais

MINISTÉRIO da SAÚDE. Gabinete do Secretário de Estado da Saúde INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

MINISTÉRIO da SAÚDE. Gabinete do Secretário de Estado da Saúde INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE INTERVENÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE APRESENTAÇÃO DO PRONTUÁRIO TERAPÊUTICO INFARMED, 3 DE DEZEMBRO DE 2003 Exmo. Senhor Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos Exmo. Senhor Bastonário

Leia mais

Patient Safety. Diagnóstico da Realidade Nacional. 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica. Susana Ramos

Patient Safety. Diagnóstico da Realidade Nacional. 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica. Susana Ramos Patient Safety 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica Susana Ramos Junho 2008 : Projectos de Acreditação nos Hospitais 1999 Manual da Qualidade: Normas e Critérios área da Saúde Normas - Gestão

Leia mais

PARECER N.º 2 / 2012

PARECER N.º 2 / 2012 PARECER N.º 2 / 2012 DOTAÇÃO DE PESSOAL NO SERVIÇO DE PEDIATRIA ONCOLÓGICA 1. A questão colocada Solicitar o parecer da Ordem acerca da dotação de pessoal no serviço de Pediatria Oncológica, dado que não

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS

PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS PROJECTO DE REGULAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS Artigo 1.º (Âmbito) 1 - O presente Regulamento estabelece a estrutura orgânica e as competências dos Serviços Administrativos e Financeiros

Leia mais

Partido Popular. CDS-PP Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 195/X. Inclusão dos Médicos Dentistas na carreira dos Técnicos Superiores de Saúde

Partido Popular. CDS-PP Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 195/X. Inclusão dos Médicos Dentistas na carreira dos Técnicos Superiores de Saúde Partido Popular CDS-PP Grupo Parlamentar Projecto de Lei nº 195/X Inclusão dos Médicos Dentistas na carreira dos Técnicos Superiores de Saúde A situação da saúde oral em Portugal é preocupante, encontrando-se

Leia mais

Comissão Regional da Saúde da Mulher da Criança e Adolescente

Comissão Regional da Saúde da Mulher da Criança e Adolescente Comissão Regional da Saúde da Mulher da Criança e Adolescente Janeiro 2012 [Relatório de Actividades e Plano de acção para 2012] [ARS Centro] Comissão Regional da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente

Leia mais

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO DESPACHO A concretização do sistema de avaliação do desempenho estabelecido no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), recentemente regulamentado,

Leia mais

PROPOSTA DE CARREIRA PARA OS TÉCNICOS SUPERIORES DA ÁREA DA SAÚDE EM REGIME DE CIT. Capítulo I Objecto e Âmbito Artigo 1.º Objecto

PROPOSTA DE CARREIRA PARA OS TÉCNICOS SUPERIORES DA ÁREA DA SAÚDE EM REGIME DE CIT. Capítulo I Objecto e Âmbito Artigo 1.º Objecto PROPOSTA DE CARREIRA PARA OS TÉCNICOS SUPERIORES DA ÁREA DA SAÚDE EM REGIME DE CIT Capítulo I Objecto e Âmbito Artigo 1.º Objecto 1 - O presente Decreto-Lei estabelece o regime jurídico da carreira dos

Leia mais

Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho

Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho Política da Nestlé sobre Saúde e Segurança no Trabalho A Segurança não é negociável Na Nestlé, acreditamos que o sucesso sustentável apenas poderá ser alcançado através dos seus Colaboradores. Nenhum

Leia mais

Serviço Nacional de Saúde

Serviço Nacional de Saúde Informação de Custos dos Cuidados de Saúde Serviço Nacional de Saúde A Informação de custos dos Cuidados de Saúde é uma iniciativa do Ministério da Saúde, de abrangência nacional, enquadrada no Programa

Leia mais

Rua da Cruz Vermelha Cidacos - Apartado 1002 3720-126 Oliveira de Azeméis

Rua da Cruz Vermelha Cidacos - Apartado 1002 3720-126 Oliveira de Azeméis Rua da Cruz Vermelha Cidacos - Apartado 1002 3720-126 Oliveira de Azeméis Revisão Data Alterações na Revisão Elaborado Aprovado 0 07-06-2010 Edição original GQA CDIR Pág. 1 de 6 Índice Capítulo Assunto

Leia mais

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados;

Permanente actualização tecnológica e de Recursos Humanos qualificados e motivados; VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de accionamento electromecânicos e electrónicos, oferecendo

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO PROGRAMA DA REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Preâmbulo

ACORDO DE COOPERAÇÃO PROGRAMA DA REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Preâmbulo ACORDO DE COOPERAÇÃO PROGRAMA DA REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Preâmbulo Considerando a criação e o desenvolvimento de uma Rede de Bibliotecas Escolares, assumida como política articulada entre

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 5 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 5 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS EM EXERCÍCIO

Leia mais

Resolução do Conselho de Ministros n.º 105/2000 de 20 de Julho Plano de reorganização da Farmácia Hospitalar

Resolução do Conselho de Ministros n.º 105/2000 de 20 de Julho Plano de reorganização da Farmácia Hospitalar Resolução do Conselho de Ministros n.º 105/2000 de 20 de Plano de reorganização da Farmácia Hospitalar O XIV Governo Constitucional assumiu no seu Programa o compromisso de criar um sistema de saúde mais

Leia mais

Contratualização em Cuidados Continuados

Contratualização em Cuidados Continuados Um Outro Olhar sobre o Hospital Contratualização em Cuidados Continuados João Amado Santa Casa da Misericórdia de Portimão RNCCI o início O Decreto-Lei nº 101/2006 criou a Rede Nacional de Cuidados Continuados

Leia mais

Ambulatório. Circuito do Medicamento. Prescrição. Farmácia. Comunitária. Farmácia. Hospitalar. Validação Farmacêutica. Cirurgia de.

Ambulatório. Circuito do Medicamento. Prescrição. Farmácia. Comunitária. Farmácia. Hospitalar. Validação Farmacêutica. Cirurgia de. Farmácia Comunitária Farmácia Hospitalar Validação Farmacêutica Cirurgia de Monitorizações A ST+I tem como missão Ser uma referência Internacional de elevado valor, nos domínios da, garantindo a sustentabilidade

Leia mais

Estágio Clínico do 6º Ano, 2015/2016. I. Caracterização Geral

Estágio Clínico do 6º Ano, 2015/2016. I. Caracterização Geral Estágio Clínico do 6º Ano, 2015/2016 I. Caracterização Geral 1. O Estágio Clínico do 6º Ano tem a duração de 36 semanas e decorre em Hospitais e Centros de Saúde associados ao ensino clínico, nas seguintes

Leia mais

AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A.

AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A. AUDITORIAS DE VALOR FN-HOTELARIA, S.A. Empresa especializada na concepção, instalação e manutenção de equipamentos para a indústria hoteleira, restauração e similares. Primeira empresa do sector a nível

Leia mais

- Unidade de Saúde Familiar Vimaranes

- Unidade de Saúde Familiar Vimaranes CARTA DE COMPROMISSO - Unidade de Saúde Familiar Vimaranes Modelo A A Administração Regional de Saúde (ARS), IP do Norte, representada pelo seu Presidente, Dr. Alcindo Maciel Barbosa e a Unidade de Saúde

Leia mais

CAPÍTULO I Disposições gerais

CAPÍTULO I Disposições gerais Regulamento Municipal do Banco Local de Voluntariado de Lagoa As bases do enquadramento jurídico do voluntariado, bem como, os princípios que enquadram o trabalho de voluntário constam na Lei n.º 71/98,

Leia mais

Díli Terça-feira, 26 de Novembro

Díli Terça-feira, 26 de Novembro ALOCUÇÃO DE SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO-MINISTRO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE, KAY RALA XANANA GUSMÃO, POR OCASIÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARA DENTISTAS E ENFERMEIROS ODONTOLÓGICOS SOBRE O

Leia mais

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM

COMISSÃO EXECUTIVA DA ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO DA CONSTRUÇÃO PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM PROCEDIMENTOS PARA ATRIBUIÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM Procedimentos para a atribuição do título de Engenheiro Especialista em Segurança no Trabalho da Construção 1 Introdução...2 2 Definições...4

Leia mais

ACTA Nº 1. Deve ler-se:-------------------------------------------------------------------------------------------

ACTA Nº 1. Deve ler-se:------------------------------------------------------------------------------------------- ACTA Nº 1 Aos vinte e oito dias do mês de Novembro do ano de dois mil e três reuniu o júri do Concurso Público Nº 01 9.096/2003 (contratação de serviços de consultoria de natureza organizacional) para

Leia mais

ca@hsjoao.min-saude.ptsaude.pt 50 Anos Serviços Farmacêuticos

ca@hsjoao.min-saude.ptsaude.pt 50 Anos Serviços Farmacêuticos Programa do Medicamento Hospitalar Infarmed, 26 de Janeiro 2009 Centro de preparação de medicamentos:. Prof. Doutor António Ferreira ca@hsjoao.min-saude.ptsaude.pt Hospital S. João, E.P.E. Maio 2007 Unidade

Leia mais

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)?

O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? O Que São os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)? São unidades especializadas de apoio educativo multidisciplinares que asseguram o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Nutrição em Oncologia Formação Avançada

Nutrição em Oncologia Formação Avançada UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Instituto de Ciências da Saúde Nutrição em Oncologia Formação Avançada Enquadramento A Organização Mundial de Saúde prevê, em 2015, o aumento de 75% dos casos de cancro.

Leia mais

Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO

Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO OUTONOS DA VIDA Instituição sem fins lucrativos, candidata a IPSS da área da Saúde com interacção com a Segurança

Leia mais

CARTA DE PRAGA. Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos

CARTA DE PRAGA. Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos CARTA DE PRAGA Apela se aos governantes para aliviarem o sofrimento e assegurarem o direito e acesso aos cuidados paliativos A Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC), a Associação Internacional

Leia mais

Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação

Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação Regulamento de Funcionamento das Acções de Formação A Ciência Viva tem como missão a difusão da Cultura Científica e Tecnológica apoiando acções dirigidas à promoção da Educação Científica e Tecnológica

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE FORMAÇÃO E ADAPTAÇÕES TECNOLÓGICAS RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES 2006 ÍNDICE 1. Nota Introdutória...

Leia mais

AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS A APOIO FINANCEIRO

AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS A APOIO FINANCEIRO AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS A APOIO FINANCEIRO Tendo em conta os princípios constantes do Programa do XVII Governo Constitucional em matéria de política de saúde, foi definido, pelo Decreto Lei n.º

Leia mais

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM OBESIDADE INFANTIL. Centro de Saúde da Marinha Grande Ana Laura Baridó

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM OBESIDADE INFANTIL. Centro de Saúde da Marinha Grande Ana Laura Baridó PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM OBESIDADE INFANTIL Centro de Saúde da Marinha Grande Ana Laura Baridó 1 A obesidade é considerada a epidemia do séc. XXI (OMS) Em Portugal tem vindo a aumentar vertiginosamente

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

Câmara Municipal de Almeida Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Enquadramento legal

Câmara Municipal de Almeida Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Enquadramento legal 1 Câmara Municipal de Almeida Plano de Prevenção de Riscos de Gestão Enquadramento legal 1. A Câmara Municipal de Almeida tem, nos termos da lei e dos estatutos, autonomia administrativa, financeira e

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS RELATÓRIO DE MONITORIZAÇÃO Novembro/2014 Índice INTRODUÇÃO... 3 Balanço da execução do plano... 4 Conclusão... 5 Recomendações... 8 REVISÃO DO

Leia mais

Apesar de se tratar de uma modalidade amadora, entendemos que a gestão federativa deve pautar-se por elevados padrões de rigor e profissionalismo.

Apesar de se tratar de uma modalidade amadora, entendemos que a gestão federativa deve pautar-se por elevados padrões de rigor e profissionalismo. ! A candidatura dos signatários apresenta-se com um espírito renovador e inovador das políticas e dos processos da gestão federativa do Bridge Português. Apesar de se tratar de uma modalidade amadora,

Leia mais

Plano a Médio Prazo e Orçamento 2005. Intervenção no Plenário Assembleia Legislativa da R.A.A. 5 a 8 de Abril de 2005

Plano a Médio Prazo e Orçamento 2005. Intervenção no Plenário Assembleia Legislativa da R.A.A. 5 a 8 de Abril de 2005 Plano a Médio Prazo e Orçamento 2005 Intervenção no Plenário Assembleia Legislativa da R.A.A. 5 a 8 de Abril de 2005 Senhor Presidente da ALRAA Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS ESTATUTOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1º Denominação A Escola Profissional adopta a designação de ESCOLA PROFISSIONAL DE FELGUEIRAS e a abreviatura EPF. ARTIGO

Leia mais

ESTATUTOS DOS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

ESTATUTOS DOS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESTATUTOS DOS SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Artigo 1.º Natureza Os Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, adiante designados por SASULisboa, são uma pessoa coletiva de direito

Leia mais

Auditoria Sistemática

Auditoria Sistemática ISAL Instituto Superior de Administração e Línguas Auditoria Sistemática Resumo do Relatório da Inspecção Geral do MCTES 18.Novembro.2010 Índice INTRODUÇÃO... 3 CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS...

Leia mais

Introdução. Carlos Alberto da Silva

Introdução. Carlos Alberto da Silva Introdução casilva@uevora.pt «Toda a organização é o produto da forma como os seus membros pensam e agem. Mude a forma como as pessoas pensam e interagem e poderá mudar o mundo.» Senge et al. (1990) Um

Leia mais

REGuLAMENTO DE RECRuTAMENTO, SELECçãO E CONTRATAçãO DE FORMADORES

REGuLAMENTO DE RECRuTAMENTO, SELECçãO E CONTRATAçãO DE FORMADORES REGuLAMENTO DE RECRuTAMENTO, SELECçãO E CONTRATAçãO DE FORMADORES Regulamento n.º 743/2010 OA (2.ª série), de 19 de Julho de 2010 / Conselho Geral da Ordem dos Advogados - Regulamento de Recrutamento,

Leia mais

NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/11/01851 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Fedrave - Fundação Para O Estudo E

Leia mais

A estratégia nacional para a melhoria da higiene das mãos em 10 perguntas

A estratégia nacional para a melhoria da higiene das mãos em 10 perguntas A estratégia nacional para a melhoria da higiene das mãos em 10 perguntas Patrocinador do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde Índice 1. O que é a estratégia

Leia mais

FARMÁCIAS PORTUGUESAS

FARMÁCIAS PORTUGUESAS Abril de 2008 Maria da Luz Sequeira Praia - Cabo Verde, 25 Abril 2008 IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa FARMÁCIAS PORTUGUESAS Dados 1 FARMÁCIAS PORTUGUESAS Evolução do Número N

Leia mais

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 255/IX RECOMENDA AO GOVERNO A TOMADA DE MEDIDAS COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE EM PORTUGAL

PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 255/IX RECOMENDA AO GOVERNO A TOMADA DE MEDIDAS COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE EM PORTUGAL PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 255/IX RECOMENDA AO GOVERNO A TOMADA DE MEDIDAS COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE EM PORTUGAL 1 O software desempenha, cada vez mais, um papel fulcral nas actividades

Leia mais

INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO Janeiro 2004 INICIATIVA ESTRATÉGICA CONHECIMENTO E INOVAÇÃO 1 - OBJECTIVOS O Conhecimento é fonte de Desenvolvimento. A criação e transmissão do Conhecimento

Leia mais

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - RESPOSTA A PEDIDO DE CREDITAÇÃO

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - RESPOSTA A PEDIDO DE CREDITAÇÃO Filipe Leonardo De: suporte@sensocomum.pt Enviado: segunda-feira, 5 de Novembro de 2012 12:31 Para: mguedes.silva@mjgs.pt ; joanaviveiro@ordemfarmaceuticos.pt; joaomartinho@ordemfarmaceuticos.pt Assunto:

Leia mais

Manual do Sistema de Gestão Integrado MSGI-01

Manual do Sistema de Gestão Integrado MSGI-01 Manual de Acolhimento LogicPulse Technologies, Lda. Índice PROMULGAÇÃO... 3 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVOS DO MANUAL... 4 3. APRESENTAÇÃO DA LOGICPULSE TECHNOLOGIES... 5 4. ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

O desafio é A Segurança do Paciente

O desafio é A Segurança do Paciente O desafio é A Segurança do Paciente CAISM - Fevereiro de 2011: Implantação do Segundo Desafio Global Cirurgias Seguras Salvam Vidas Profª Drª Roseli Calil Enfº Adilton Dorival Leite Conhecendo um pouco

Leia mais

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DESTINADAS A ESTUDANTES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TIMOR LESTE

REGULAMENTO DAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DESTINADAS A ESTUDANTES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TIMOR LESTE REGULAMENTO DAS BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DESTINADAS A ESTUDANTES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE TIMOR LESTE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artº. 1º. 1. Com o fim principal

Leia mais