SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS"

Transcrição

1 SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS A Gerência da Unidade de Desenvolvimento de Recursos Humanos UDRH através da Coordenação da Educação Continuada do HGV, torna público que realizará seleção para admissão de estagiários na modalidade extracurricular, não remunerados, para o preenchimento de 12 vagas para acadêmicos de enfermagem, distribuídas entre os respectivos setores: Emergência, UTI, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Bloco Cirúrgico e SRPA; e 02 vagas para acadêmicos de biologia na Gerência de Resíduos Sólidos. I DAS VAGAS A oferta de estágios extracurriculares, não remunerados, será destinada a alunos graduandos do Curso de Enfermagem e Biologia para o período de março à agosto de 2008, com possibilidade de renovação por mais seis meses. Serão oferecidas 04 vagas para emergência, 02 vagas para UTI, 02 vagas para Clínica Cirúrgica, 02 vagas para Clínica Médica, 02 vagas para Bloco Cirúrgico e SRPA, 02 vagas para Gerência de Resíduos Sólidos.

2 II DAS INSCRIÇÕES Poderão inscrever-se neste Concurso apenas estudantes de Graduação de Enfermagem e Biologia regularmente matriculados em instituições conveniadas à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e que já tenham cursado a disciplina equivalente ao setor oferecido Os candidatos deverão efetivar as suas inscrições no Setor de Recursos Humanos do Hospital Getúlio Vargas, de segunda à quinta-feira, no horário das 8:00 às 11:30h e de 13:30 às 16:00h e nas sextas-feiras de 8:00 às 11:30h e de 13:30 às 15:00h PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 09 à 31/01/ O candidato só poderá concorrer a uma vaga em um único setor Somente será admitida a inscrição pelo próprio candidato e não por terceiros O candidato deverá dirigir-se ao Recursos Humanos munido de: - Original e xerox legível ( frente e verso) do CPF; - Original e xerox legível (frente e verso) da Identidade; - Histórico ou declaração da faculdade em que estuda, contendo média dos pontos da disciplina específica para o setor escolhido e que está regularmente matriculado. (ORIGINAL) Pagar a taxa no valor de R$ em espécie. III DAS PROVAS 3.1 O exame para seleção de acadêmicos de enfermagem e biologia será realizado em um único dia e em uma única etapa, no horário das 8:00 às 11:00 h, no dia 17/02/2008, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças FENSG UPE. 3.2 O candidato deverá comparecer ao local no dia e horário estabelecido para as provas com uma hora de antecedência munido do cartão de inscrição e da identidade.

3 3.4 Não será admitido o ingresso de qualquer candidato após o horário estabelecido para o seu início. 3.5 Não serão permitidas, durante a realização das provas, consultas em material didático, uso de calculadoras, aparelho celular ou outro de qualquer natureza. 3.6 A prova de enfermagem constará de 40 questões de múltipla escolha A de biologia constará de 20 questões de múltipla escolha. 3.8 O Cartão Resposta é o único documento válido para apuração do desempenho do candidato nas provas. 3.9 Não será realizada revisão de prova. IV DA SELEÇÃO A seleção de estagiário se fará por meio da apuração de pontos obtidos através da prova. 4.2 A prova de enfermagem será avaliada na escala de 0 a 10 pontos pela computação de 0,25 pontos para cada questão de múltipla escolha correta. 4.3 A prova de biologia será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, pela computação de 0,5 pontos para cada questão de múltipla escolha correta. V DO DESEMPATE 5.2 O critério de desempate seguirá a seguinte ordem: Maior número de pontos na média da disciplina específica para o setor escolhido; Critério Constitucional ( Maior idade) VI - DA CONTRATAÇÃO Os classificados para as vagas deverão comparecer à reunião no UDRH Unidade de Desenvolvimento de Recursos Humanos- para inserção no campo de estágio, com data a ser divulgada.

4 6.2 Os candidatos aprovados e selecionados serão distribuídos para o preenchimento das vagas oferecidas e de acordo com a necessidade do serviço. 6.2 O candidato classificado deverá comparecer obrigatoriamente munido de: - 2 fotos 3x4 atualizada e um documento de identificação com foto. - Inscrição temporária do Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição.(original E XEROX) - Comprovante do Seguro de Acidentes Pessoais (ORIGINAL E XEROX AUTENTICADA). - Cartão de Vacina ou Comprovante de vacina para Hepatite e Tétano. VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 7.1 Em nenhuma hipótese o estagiário criará vínculo empregatício. 7.2 A Cobertura de Seguro Contra Acidentes Pessoais do Estagiário, na vigência regular do presente Termo de Compromisso, mediante Apólice de Seguro será efetuada pelo próprio candidato. 7.3 O não comparecimento do candidato selecionado no dia da contratação e a apresentação incompleta da documentação exigida implicará na perda do direito de ocupação da vaga oferecida.

5 SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO H O S P I T A L GETÚLIO VARGAS ENFERMAGEM ESPECÍFICO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO CLÍNICA GERAL 1.Cuidado de Enfermagem ao Cliente com Distúrbios Hidroeletrolítico e ácido-básico; 2.Distúrbio gastrointestinal; 3.Distúrbios Respiratórios; 4. Distúrbios Endócrinos; 5. Distúrbios Urogenitais; 6. Distúrbios Cardiovasculares; 7. Distúrbios Neurológicos; 8. Distúrbios Tegumentares e Osteoarticulares; 9. Princípios Éticos em Enfermagem 10. Cálculo, Preparo e Administração de medicamentos; 11. Sistematização da Assistência de Enfermagem; 12. Gerenciamento em Resíduos de Serviços de Saúde; 13. Cuidados com Feridas e Ostomias; 14. Nutrição Parenteral Total e Parcial; 15. Hemotransfusão NETTINA, S.M. Práticas de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan ESPECÍFICO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO CLÍNICA CIRÚRGICA Cuidados de Enfermagem no Pré e Pós-Operatório ao Cliente submetido à: 1. Cirurgias do Trato Gastointestinal; 2. Cirurgias Vasculares; 3. Cirurgias Traumato-Ortopédicas; 4. Cirurgias Urogenitais; 5. Cirurgias Neurológicas; 6. Cirurgias de Cabeça e Pescoço; 7. Cirurgias Bucomaxilofaciais; 8. Cálculo, Preparo e administração de medicamentos; 9. Sistematização da Assistência de Enfermagem; 10. Gerenciamento em Resíduos de Serviço de Saúde; 10. Princípios Éticos em Enfermagem; 11. Cuidados com Feridas e Ostomias; 12. Distúrbio Hidroeletrolítico e ácido-básico; 13. Hemotransfusão; 14. Nutrição Parenteral Total e Parcial.

6 ESPECÍFICO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EMERGÊNCIA 1. O AMBIENTE DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: - Estrutura e Organização dos Serviços de Urgência e Emergência. - Características Físicas das unidades de Urgência e Emergência (Triagem). - Principais Unidades de Urgência / Emergência em níveis: Estadual e Municipal. - Conceituação de Serviços de Urgência e Emergência. - Equipe de Saúde. - Aspectos Éticos e Legais em Urgências. - Problemas de Comunicação. 2. FUNDAMENTAÇÃO CLÍNICA E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. - Passos da Avaliação de Emergência (Corpo Humano por inteiro). - Escalada do Coma de Glasgow. - Avaliação das Pupilas. - Tipos de Ferimentos. - Avaliação da Dor. - Etapas para a manipulação de Ferimentos. - Vacinação Anti-Tetânica. - Retirada de Corpo Estranho. 3. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES CLINICAS: - Asma. - Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Hipotermia. - Hipetermia. - Convulsões. - Crises Epileptiformes. 4. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES CARDIO- RESPIRATÓRIAS E CIRCULATÓRIAS: - Parada Cárdio-Respiratória Cerebral. - Infarto Agudo do miocárdio. - Desmaios, Lipotimias, Sincope. - Insuficiência Cardíaca Congestiva (I.C.C) - Angina de Peito. 5. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES TRAUMATOLÓGICAS: - Traumatismo Crânio Encefálico (T.C.E). - Intoxicação Endógena e Exógena (drogas, Envenenamentos, Lavagem gástrica). - Traumatismo Torácico. - Lesões na Medula. - Transporte do Acidentado. - Choques. - Hemorragias / Epistaxe. - Desidratação.

7 6. INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM ALTERAÇÕES CUTÂNEAS: - Queimaduras. - Acidentes com Animais Peçonhentos. - Mordeduras de Animais. - Prevenção de Acidentes no Lar (Crianças / Idoso). - Prevenção de Acidentes no trabalho. ESPECÍFICO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO BLOCO CIRÚRGICO E SRPA 1. Unidade do Centro-cirúrgico; 2. Estrutura Física; 3. Recursos Materiais; 4. Recursos Humanos; 5. Procedimentos; 6. Rotinas; Sala de Operação; 7. Tratamento Cirúrgico; 8. Classificação das Cirurgias; 9. Tempos Cirúrgicos; 10. Instrumentais, Agulhas e fios; 11.Terminologias; 12. Anestesiologia; 13. Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória; 14. Infecção de Sítio Cirúrgico; 15. Central de Materiais e Esterilização; 16. Estrutura: Modelos e Localização; 17. Recursos Materiais; 18. Recursos Humanos; 19. Fluxo de Materiais; 20. Classificação de Artigos; 21. Preparo de Materiais; 22.Tipos de Esterilização; 23. Unidade de Recuperação Pós Anestésica; 24. Estrutura e Localização. 25. Complicações no Pós-operatório Imediato. 26. Gerenciamento dos Resíduos Hospitalares. ESPECÍFICO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO UTI Unidade de Terapia Intensiva 1.Estrutura física; 2.Planta física; 3.Forma da unidade; 4.Localização dentro do ambiente hospitalar; 5.Número de leitos; 6.Recursos materiais; 7.Recursos materiais permanentes; 8.Recursos materiais de consumo; 9.Equipamentos específicos para a unidade; 10.Recursos Humanos; 11. Funções dos elementos da equipe; 12. Cálculo de dimensionamento de pessoal; 13. Organização da Unidade; 14. Critérios de admissão e alta da UTI; 15. Orientações para visitantes e acompanhantes; 16.Manual de normas e procedimentos; 17. Manual de rotinas administrativas; 18.Humanização do Atendimento em UTI; 19. O paciente e as necessidades básicas; 20. A paciente è a família frente ao ambiente físico da UTI; 21.

8 Humanizando as relações de atendimento; 22. Programa nacional de Humanização da Assistência Hospitalar PNHAH; Assistência ao Paciente I 1. O Paciente com Problemas Cardíacos; 2. Infarto Agudo do Miocárdio; 3. Arritmias Cardíacas, Monitorização, Eletrocardiograma (realização, leitura e interpretação); 4. Reanimação cardiopulmonar- cerebral ( Suporte Avançado de Vida em Cardiologia); 5. O Paciente com Problemas Respiratórios; 6. Insuficiência Respiratória; 7. Abordagem de vias aéreas; 8. Ventilação mecânica; 9. O Paciente com Problemas Neurológicos; 10. Acidentes vasculares encefálicos; 11. Avaliação do nível de consciência, escala de coma de Glasgow; 12. Exames neurológicos; 13. O paciente com Traumas Múltiplos; Suporte avançado no trauma; 14. Assistência ao Paciente II; 1. O Paciente com Problemas Renais; 2. Insuficiência renal aguda; 3. Insuficiência renal crônica; 4. Diálise peritoneal; 5. Hemodiálise; 6. O Paciente com problemas Gastro - intestinais; 7. Principais afecções; 8. Nutrição enteral; 9. Nutrição parenteral; 10. O Paciente Grande Queimado; 11. Paciente em Morte Cerebral; Doação de Órgãos. 12. Principais Medicações Utilizadas em UTI; 13. Sistematização da Assistência de Enfermagem Aplicada à UTI. BIOLOGIA ESPECÍFICO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 1 - RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE: Periculosidade dos Resíduos, Classificação dos Resíduos, Segregação e Acondicionamento dos Resíduos, Coleta, Transporte Interno e Externo, Armazenamento Interno e Externo, Segurança Ocupacional, Tratamento de Resíduos (Reciclagem e Coleta Seletiva, Incineração, Esterilização a vapor Autoclave ), Disposição Final dos resíduos, Aterro Sanitário. 2 - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUO DE SERVIÇO DE SAÚDE.

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1089/16 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO

Serviço de Gestão do Fator Humano - Recrutamento e Seleção PROC. Nº 1089/16 Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO Rev. 02 Pág.1/5 PROCESSO SELETIVO N 1089/16 ENFERMEIRO CADASTRO RESERVA DE CANDIDATOS LOTAÇÃO: COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM DESCRIÇÃO SUMÁRIA: Prestar assistência de enfermagem individualizada aos pacientes,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEc Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: Técnico de enfermagem Qualificação:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA EDITAL N.º 01/2015_02 A Universidade Federal do Pará Campos

Leia mais

PROGRAMAÇÃO RESIDENCIA

PROGRAMAÇÃO RESIDENCIA PROGRAMAÇÃO RESIDENCIA 2017 Medicina Intensiva UTI R1, R2, R3 Residência em Medicina Intensiva Introdução: A Residência em Medicina Intensiva foi criada nesta instituição (Hospital São Francisco) em 1985.

Leia mais

Edital Para Ingresso no Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

Edital Para Ingresso no Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas Edital Para Ingresso no Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - 2015 A COREME- Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia

Leia mais

Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ)

Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ) Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ) Apresentação Inscrições abertas Objetivos Geral Habilitar o profissional de Enfermagem para o Atendimento e Desenvolvimento de ações de específicas em Emergência

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR ENFERMAGEM

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR ENFERMAGEM SELEÇÃO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR ENFERMAGEM - 2008 Áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Centro Cirúrgico, Pronto Socorro, Trauma, UTI, Semi-Intensiva, Oncologia, UTQ, CTI Pediátrico.

Leia mais

EDITAL N 09 / 2016 EDITAL Nº 09 / PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE ENFERMAGEM 2017

EDITAL N 09 / 2016 EDITAL Nº 09 / PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE ENFERMAGEM 2017 EDITAL N 09 / 2016 EDITAL Nº 09 /2016 - PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DE ENFERMAGEM 2017 I. DO PROCESSO SELETIVO A Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida () realizará

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 45 15 04 VERSÃO

Leia mais

Núcleo: NE Código: 7748 Semestre: 2º Ano: horas Teóricas: 40 horas Práticas: 60 horas 2012

Núcleo: NE Código: 7748 Semestre: 2º Ano: horas Teóricas: 40 horas Práticas: 60 horas 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ COORDENAÇÃO D CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Assistência de

Leia mais

Edital Para Ingresso no Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas

Edital Para Ingresso no Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas Edital Para Ingresso no Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - 2015 A COREME- Comissão de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: ambiente e saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Enfermagem

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NÃO REMUNERADO Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NÃO REMUNERADO Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NÃO REMUNERADO Hospital Escola A Faculdade de Enfermagem, do Centro de Ensino Superior de Valença FEV/CESVA, em parceria com a Direção Geral do

Leia mais

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão Conteúdo Programático - Geral 1 Marcos históricos na Saúde Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira: história, 2 abrangência, princípios e missão 3 Código de ética profissional 4 Bioética

Leia mais

IDOR / Rede D Or São Luiz

IDOR / Rede D Or São Luiz IDOR / Rede D Or São Luiz Concurso para Estágio Acadêmico em Medicina Intensiva - 2017 O Instituto D Or e a Rede D Or São Luiz fazem saber que no período de 24 de Outubro de 2016 a 28 de Novembro de 2016

Leia mais

Programa de Monitoria Voluntária

Programa de Monitoria Voluntária Edital nº 07/2017 - Monitoria voluntária O UNIFACEX, mantido pelo Centro Integrado Para Formação de Executivos CIFE, com sede em Natal/RN, nos termos de seu Regimento Interno, torna público o Edital de

Leia mais

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2

AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 AULAS TEÓRICAS QUINTA- FEIRA HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III - 3ª FASE 2010/2 DATA HORÁRIO ASSUNTO PROFESSORES 29 jul 10:00 às 11:40 Introdução / Comunicação humana - verbal e não verbal Flávio Mendonça

Leia mais

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara HGWA 1 Como passar no Processo Seletivo do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar ISGH/CE - Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara? Plano de Estudo / Manual da Aprovação

Leia mais

Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo Autarquia Hospitalar Municipal 1 Cargos e Remuneração: Analista de Saúde (ANS) 53 vagas Enfermeiro -> R$ 5.070,00 Assistente Técnico de Saúde (ASTS) 89 vagas Técnico em Enfermagem

Leia mais

OFICIAIS DE SÁUDE DA PM DE MINAS GERAIS.

OFICIAIS DE SÁUDE DA PM DE MINAS GERAIS. OFICIAIS DE SÁUDE DA PM DE MINAS GERAIS 1 Como passar no Concurso para Oficiais de Sáude da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos

Leia mais

1º Semestre de 2017 CURSO EXTENSIVO. 04/02 e 05/02 18/02 e 19/02 11/03 e 12/03 25/03 e 26/03 08/04 e 09/04 13/05

1º Semestre de 2017 CURSO EXTENSIVO. 04/02 e 05/02 18/02 e 19/02 11/03 e 12/03 25/03 e 26/03 08/04 e 09/04 13/05 1º Semestre de 2017 CURSO EXTENSIVO 04/02 e 05/02 18/02 e 19/02 11/03 e 12/03 25/03 e 26/03 08/04 e 09/04 13/05 Auditório Ogari de Castro Pacheco - Sede da SAESP Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj. 131 - Bela

Leia mais

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório Egan. 1 ed. São Paulo: Manole, 2000. (Seção 3, caps.7 e 8) WEST, J.B. Fisiologia respiratória

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional:Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CONCURSO DOCENTE, EDITAL Nº 14/2015 PONTOS DAS PROVAS ESCRITA E DIDÁTICA MATÉRIA: NEUROPSICOLOGIA 1. Modelos nomotéticos e ideográficos

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM TÉCNICO DE ENFERMAGEM

TÉCNICO DE ENFERMAGEM TÉCNICO DE ENFERMAGEM Rev. 02 Pág.1 PROCESSO SELETIVO N 1112/17 TÉCNICO DE ENFERMAGEM Lotação: Coordenação de Enfermagem Prorrogação das Inscrições até 09/06/2017 (até 12h). Preencher o formulário disponível no site do InCor

Leia mais

PREFEITURA DE LIMEIRA - SP

PREFEITURA DE LIMEIRA - SP PREFEITURA DE LIMEIRA - SP 1 Como passar no Concurso da Prefeitura de Limeira/SP - 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec088 Etec:MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: SAÚDE Habilitação Profissional:Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Indicadores Estratégicos

Indicadores Estratégicos Indicadores Estratégicos DR. ALEXANDRE VIEIRA RIBEIRO DA SILVA INDICADORES ESTRATÉGICOS INDICADORES E AVALIAÇÃO ASSISTENCIAL Monitoramento da Informação Assistêncial Discussão dos resultados Padrões assistenciais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA - IMPERATRIZ. CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO DISICIPLINA SAÚDE DO ADULTO I Período 5º PROFESSOR (a) Simony Fabíola Lopes

Leia mais

2.2 Jornada de Trabalho: 36 horas semanais conforme escala.

2.2 Jornada de Trabalho: 36 horas semanais conforme escala. 2. Do Cargo 2.1 Enfermeiro(a) 2.2 Jornada de Trabalho: 36 horas semanais conforme escala. 2.3 As atividades a ser exercidas pelo candidato(a) classificado(a) serão: administrar medicamentos, realizar banho

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 045/02/2015 de / /2015. Processo n /2015.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. AVISO N 045/02/2015 de / /2015. Processo n /2015. AVISO N 045/02/2015 de / /2015. Processo n /2015. AVISO DE DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES E CONVOCAÇÃO PARA AULA TESTE. O Diretor de Escola Técnica da ETEC CARLOS DE CAMPOS, faz saber aos candidatos

Leia mais

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 08 --> A evolução na arte de exercer a enfermagem

Leia mais

Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas mediante acesso ao site: no período de 06 a 13 de abril de 2017.

Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas mediante acesso ao site:  no período de 06 a 13 de abril de 2017. Cargo de Médico Regulador/Intervencionista para o Serviço de da Unimed Regional Maringá (O horário de trabalho será estabelecido de acordo com suas necessidades, podendo ser diurno, noturno, ou misto,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014 (NUTRICIONISTA)

PROCESSO SELETIVO 2014 (NUTRICIONISTA) Santa Casa de Misericórdia de Passos Hospital Regional CNPJ (MF) 23.278.898/0001-60 - Inscrição Estadual: Isento PABX - DDR: (035) 3529.1300 (Geral) Rua Santa Casa, 164 - CEP 37904-020 Passos - MG e-mail:

Leia mais

PROJETO CORAÇÃO NOVO

PROJETO CORAÇÃO NOVO E D I T A L ESCOLA DE TRANSPLANTES DA SOCIEDADE BENEFICENTE DE SENHORAS HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde PROJETO CORAÇÃO NOVO A Sociedade

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE PUERICULTURA, PEDIATRIA E ADOLESCÊNCIA (LAPPA) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Puericultura, Pediatria e Adolescência (LAPPA) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL.

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL. Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM

Leia mais

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Apresentação Previsão de Início - Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação em Enfermagem em Emergência surge para atender a

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT

ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT ESTADO DO PARÁ MUNICIPIO DE NOVA TIMBOTEUA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA TIMBOTEUA CONCURSO PÚBLICO - Edital N.º 02/2015/PMNT O Prefeito Municipal de Nova Timboteua, no uso de suas atribuições legais, justificado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC: DR. JOSÉ LUÍZ VIANA COUTINHO CÓDIGO: 073 EIXO TECNOLÓGICO: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: QUALIFICAÇÃO: MUNICÍPIO: JALES Ambiente, Saúde e Segurança Técnico

Leia mais

CAPÍTULO I. Conceito

CAPÍTULO I. Conceito REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO DO SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA CARDIO-PEDIÁTRICA HOSPITAL DO CORAÇÃO CAPÍTULO I Conceito Art. 1º - O Programa de Aprimoramento em Terapia Intensiva Cardio-Pediátrica

Leia mais

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE

1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Título 1. DIVULGAÇÃO DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SUS: UM RELATO DE DO PET URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE Classificação 2.SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM E OS MODELOS ORGANIZACIONAIS:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA. Edital nº01/2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA. Edital nº01/2015 EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PARA ENFERMAGEM E FISIOTERAPIA Edital nº01/2015 O presente edital tem por objetivo tornar pública a abertura do processo seletivo 2015.01 para

Leia mais

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL GESTÃO DE FARMÁCIA DO HCU-UFU

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL GESTÃO DE FARMÁCIA DO HCU-UFU 1 ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL 026.2015 GESTÃO DE FARMÁCIA DO HCU-UFU O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA - FAEPU, no

Leia mais

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE

PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE PRÉ-EDITAL MINISTÉRIO DA SAÚDE 1 Como passar no próximo concurso do Ministério da Saúde? Siga o Plano de Estudo, o seu manual da aprovação. Queridos alunos, Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2015 (NUTRICIONISTA)

PROCESSO SELETIVO 2015 (NUTRICIONISTA) Santa Casa de Misericórdia de Passos Hospital Regional CNPJ (MF) 23.278.898/0001-60 - Inscrição Estadual: Isento PABX - DDR: (035) 3529.1300 (Geral) Rua Santa Casa, 164 - CEP 37904-020 Passos - MG e-mail:

Leia mais

EDITAL 01/2016. Número de Vagas por mês (julho a dezembro de 2016) Cirurgia de Pequenos Animais 10

EDITAL 01/2016. Número de Vagas por mês (julho a dezembro de 2016) Cirurgia de Pequenos Animais 10 EDITAL 01/2016 A Direção do Hospital de Clínicas Veterinárias, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura do processo seletivo para preenchimento de vagas para realização de estágio curricular

Leia mais

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento O Serviço de Terapia Intensiva Adulto, possui 10 leitos que incluem 2 leitos de isolamento distribuídos em uma área aproximada de 130m2. Encontra-se

Leia mais

Regulamento para Obtenção do Título de Especialista de em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização SOBECC 2017

Regulamento para Obtenção do Título de Especialista de em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização SOBECC 2017 Regulamento para Obtenção do Título de Especialista de em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização SOBECC 2017 1. Das condições para a inscrição: A Associação Brasileira

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº. 13/2017

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº. 13/2017 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº. 13/2017 Recife, Janeiro de 2018 O Hospital de Câncer de Pernambuco, CONSIDERANDO a Lei Federal nº. 9.637/1998 e a Lei Municipal nº. 17.875/2013, que regulam

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O IX PROGRAMA TRAINEE ENFERMEIRO 2013

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O IX PROGRAMA TRAINEE ENFERMEIRO 2013 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O IX PROGRAMA TRAINEE ENFERMEIRO 2013 O Hospital Estadual Mário Covas, mantendo seus princípios quanto ao atendimento médico-hospitalar de alta complexidade, resolutividade

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM LIGA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS-LEE

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM LIGA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS-LEE INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA INTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM LIGA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS-LEE EDITAL DE SELEÇÃO PARA A LIGA DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIAS-LEE DAS FACULDADES INTA A

Leia mais

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco

Currículo Disciplina Carga Horária. Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Currículo Disciplina Carga Horária Aspectos Éticos e Bioéticos na Assistência de Enfermagem ao Paciente Grave ou de Risco Assistência de Enfermagem a Criança a ao Adolescente Grave ou de Risco Estágio

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA. Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA Área de Concentração: Atividade Física, Cultura e Sociedade. EDITAL EXAME DE SELEÇÃO Ingresso em 2015/2 A Universidade Salgado de

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Defensoria Pública da União em Caruaru

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Defensoria Pública da União em Caruaru EDITAL DE ABERTURA DA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM CARUARU - EDITAL Nº. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010. A Defensora Pública Federal Chefe, no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL MÉDIO NÍVEL MÉDIO PROFISSIONALIZANTE REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 003/07 A Secretária Geral

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETOTERAPIA II ( x ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCO PENTEADO DETREGIACHI Semestre

Leia mais

CRITÉRIO PARA ADMISSÃO E ALTA NA UTI

CRITÉRIO PARA ADMISSÃO E ALTA NA UTI UTIPr01 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 20/11/2012 1.00 Proposta inicial FP, SR 1 Objetivo: Analisar as solicitações de vaga, priorizando a internação de pacientes

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº. 11/2017

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº. 11/2017 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº. 11/2017 Recife, Novembro de 2017. O Hospital de Câncer de Pernambuco, CONSIDERANDO a Lei Federal nº. 9.637/1998 e a Lei Municipal nº. 17.875/2013, que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 002/08 O Reitor da Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

II Da Inscrição dos candidatos

II Da Inscrição dos candidatos ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE PROFISSIONAIS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM COM ÊNFASE EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA E TERAPIA INTENSIVA A ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR MOINHOS DE VENTO (AHMV)

Leia mais

EDITAL GDG Nº 017/2016. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO PROFISSIONAL Fellowship (Complementação Especializada) 2016

EDITAL GDG Nº 017/2016. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO PROFISSIONAL Fellowship (Complementação Especializada) 2016 EDITAL GDG Nº 017/2016 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO ESTÁGIO PROFISSIONAL Fellowship (Complementação Especializada) 2016 Recomenda-se a leitura atenta de todo o Edital antes de realizar a inscrição. Tem

Leia mais

Carga horária: 60 h semanais

Carga horária: 60 h semanais PROCESSO SELETIVO UNIFICADO PARA RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE (UNIPROFISSIONAL E MULTIPROFISSIONAL) ERRATA 001 pertinente ao EDITAL Nº 002/2016 A Coordenação da Comissão Estadual de Residência

Leia mais

ÍNDICE TEORIA MUSICAL 1. COMPASSOS EM GERAL SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS...

ÍNDICE TEORIA MUSICAL 1. COMPASSOS EM GERAL SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS... TEORIA MUSICAL ÍNDICE 1. COMPASSOS EM GERAL... 9 Identificando a UT e a UC... 10 Tempos Fortes e Fracos... 11 2. SÍNCOPAS. QUIÁLTERAS. SINAIS DE ALTERAÇÃO: ARMADURAS DE CLAVES. TONS RELATIVOS... 16 Síncopas...

Leia mais

CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO CENTRO DE ESTUDOS CENE/CRER COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E TREINAMENTO CEPT/CRER

CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO CENTRO DE ESTUDOS CENE/CRER COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E TREINAMENTO CEPT/CRER CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO CENTRO DE ESTUDOS CENE/CRER COMISSÃO DE ENSINO, PESQUISA E TREINAMENTO CEPT/CRER SELEÇÃO PARA APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL / 27 EDITAL 0/26 1.

Leia mais

EDITAL FADEX nº 010/2017, DE 17 DE JULHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSAS DE ESTÁGIO E PROJETO DE PESQUISA

EDITAL FADEX nº 010/2017, DE 17 DE JULHO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSAS DE ESTÁGIO E PROJETO DE PESQUISA EDITAL FADEX nº 010/2017, DE 17 DE JULHO DE 2017. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSAS DE ESTÁGIO E PROJETO DE PESQUISA A Coordenação do Projeto Institucional e de Extensão "Jornadas de Estudos em

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA DOCENTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO UNIRP.

EDITAL DE ABERTURA DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA DOCENTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO UNIRP. EDITAL DE ABERTURA DE PROVAS E TÍTULOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGA PARA DOCENTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO UNIRP. Encontram-se abertas, no período de 26 de novembro de 2012 a 18 de janeiro de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 10º CURSO DE EXTENSÃO PARA ENFERMEIROS E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM.

EDITAL DE SELEÇÃO 10º CURSO DE EXTENSÃO PARA ENFERMEIROS E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM. EDITAL DE SELEÇÃO 10º CURSO DE EXTENSÃO PARA ENFERMEIROS E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM. A interpretação do presente documento deve ser realizada de forma sistêmica, mediante combinação e concordância dos itens

Leia mais

Cronograma de Educação Permanente 2016

Cronograma de Educação Permanente 2016 Cronograma de Educação Permanente 2016 JANEIRO FEVEREIRO Atendimento ao cliente s Favorecer diálogos sobre boas práticas de atendimento ao cliente. quimioterapia, equipe do SAME e colaboradores. MARÇO

Leia mais

Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM

Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Edital nº023/2016 INSCRIÇÕES INGRESSO VIA ENEM Curso Farmácia EDITAL Nº 09/2015, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015 Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA DE BELO HORIZONTE (LACLIME-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA DE BELO HORIZONTE (LACLIME-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE CLÍNICA MÉDICA DE BELO HORIZONTE (LACLIME-BH) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Clínica Médica de Belo Horizonte (LACLIME-BH) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Código: ENF - 212 Pré-requisito: ENF

Leia mais

HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA EDITAL

HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA EDITAL HOSPITAL DE CÂNCER DE PERNAMBUCO SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA EDITAL Concurso para acesso à Liga Acadêmica de Oncologia (LIACON) do Hospital de Câncer de Pernambuco. A Superintendência de Ensino

Leia mais

Edital 001/2017 do Processo Seletivo para o Programa de Especialização em Cardiologia da SBC

Edital 001/2017 do Processo Seletivo para o Programa de Especialização em Cardiologia da SBC Programa de Especialização em Cardiologia regulamentado pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA SBC Hospital Cardiológico Costantini Edital 001/2017 do Processo Seletivo para o Programa de Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL Nº 03/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI  EDITAL Nº 03/2017 EDITAL Nº 03/2017 SELEÇÃO MONITORES REMUNERADOS E VOLUNTÁRIOS DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS JK O (a) Departamento de fisioterapia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO BANDEIRA COORDENAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO BANDEIRA COORDENAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO BANDEIRA COORDENAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL N 01/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE CMMG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE CMMG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE GASTROENTEROLOGIA (LAGE CMMG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Gastroenterologia (LAGE CMMG) vinculada à Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL ESTERILIZADO Código:

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL N 001/2013

EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL N 001/2013 EDITAL DE RETIFICAÇÃO AO EDITAL N 001/2013 usando de suas atribuições legais, faz saber que FICA ACRESCIDO ao Capítulo 3 DO QUADRO DE CARGOS -ITEM 3.1 os cargos de ENFERMEIRO AUDITOR e ENFERMEIRO PSF,

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017

LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 LIGA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DE MINAS GERAIS (LAGO- MG) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEM. 2017 A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia de Minas Gerais (LAGO-MG) vinculada à Faculdade

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

EDITAL DO CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES ANO 2013 EDITAL DO CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA DO HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES Cachoeiro de Itapemirim,

Leia mais

Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas

Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas. Emergências Neurológicas Anatomia Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Sistema Nervoso Central (SNC) Cérebro Medula espinhal Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos Cranianos Nervos Espinhais Fisiologia

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 6º DEPARTAMENTO: ENB

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 6º DEPARTAMENTO: ENB DISCIPLINA: Enfermagem Clínica e Cirúrgica CÓDIGO: ENB041 Coordenação: PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 75h 105h 12 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO:

Leia mais

LIGA ACADÊMICA DE IMAGINOLOGIA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS LAIM

LIGA ACADÊMICA DE IMAGINOLOGIA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS LAIM LIGA ACADÊMICA DE IMAGINOLOGIA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS LAIM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 e 2º SEMESTRE de 2017 A Liga Acadêmica de Imaginologia (LAIM) vinculada à Faculdade Ciências

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE - CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE - CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS Universidade Federal de Uberlândia Escola Técnica de Saúde Reconhecimento - Portaria n.: 089/81-29/10/81 - SEPS/MEC Curso Técnico em Análises Clínicas Av. Amazonas, s/nº - Bloco 4K, salas 4K111 e 4K132

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016

PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS Nº DT 02/2016 TERMO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS

Leia mais

I- Das Disposições Gerais

I- Das Disposições Gerais EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS PARA A CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA 2º SEMESTRE DE 2017 NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL A Reitora do Centro Universitário Metodista

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SETEMBRO/2017 (Enfermagem)

PROCESSO SELETIVO SETEMBRO/2017 (Enfermagem) Santa Casa de Misericórdia de Passos Hospital Regional CNPJ (MF) 23.278.898/0001-60 - Inscrição Estadual: Isento PABX - DDR: (035) 3529.1300 (Geral) Rua Santa Casa, 164 - CEP 37904-020 Passos - MG e-mail:

Leia mais

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR FACULDADE REDENTOR

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR FACULDADE REDENTOR EDITAL N 04/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS A Faculdade Redentor torna público o presente edital visando a seleção de 02 estagiários para preenchimento de vaga para estágio extracurricular, sendo uma vaga

Leia mais

Hospital de Misericórdia de Altinópolis CNPJ: / FONE: (16)

Hospital de Misericórdia de Altinópolis CNPJ: / FONE: (16) Hospital de Misericórdia de Altinópolis CNPJ: 56.889.595/0001-32 FONE: (16) 3665-0365 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 0003/2014 TÉCNICO DE ENFERMAGEM Hospital de Misericórdia de Altinópolis - RH O Hospital

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 PORTARIA CONJUNTA SAD/IRH N.º 102, DE 01/ 09/2009 EDITAL ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CARDIOLOGISTA Anatomia, fisiologia e semiologia cardiovascular. Métodos complementares em cardiologia: eletrocardiografia.

Leia mais

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS

EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA E INGRESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS CANOAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS EDITAL Nº. 17/2016 ABERTURA DE

Leia mais

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU EDITAL GDHS/PSICOLOGIA GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SAÚDE HCU-UFU

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU EDITAL GDHS/PSICOLOGIA GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SAÚDE HCU-UFU 1 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU EDITAL 041.2017 GDHS/PSICOLOGIA HCU-UFU O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA - FAEPU, no uso da competência delegada

Leia mais

1. Da LAMURGEM: Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência,

1. Da LAMURGEM: Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, A Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência - LAMURGEM, através da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, torna público a realização do Processo Seletivo para o ingresso de

Leia mais

EDITAL 16/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE DA FACULDADE GUANAMBI

EDITAL 16/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE DA FACULDADE GUANAMBI EDITAL 16/2017 SELEÇÃO DE ESTÁGIO PARA O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE DA FACULDADE GUANAMBI A Direção Acadêmica Administrativa da Faculdade Guanambi torna pública a abertura de inscrições

Leia mais