ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS"

Transcrição

1 MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS

2 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS A formulação exigencial na construção de edifícios a) Mostre, utilizando o RGEU, exemplos de formulações exigenciais incompletas (que não permitem uma aplicação sem ambiguidades) e prescritivas. b) Enuncie, de forma sumária, exigências funcionais para janelas e pavimentos e as decorrentes exigências de comportamento (regras de qualidade a observar) que permitam a satisfação das exigências formuladas. NOTA: organize a formulação da exigência de comportamento na forma: enunciado da exigência (definição); modo de expressão/quantificação; modo de avaliação/verificação. Exigências de disponibilidade de espaços Considere o edifício de habitação (moradia uni-familiar) localizado em Évora cujos desenhos gerais se apresentam nas Figuras 1 a 3: a) Determine os valores de: área bruta da construção; área útil da construção; área habitável. b) Verifique se são satisfeitas as exigências de disponibilidade de espaços expressas no Regulamento Geral de Edificações Urbanas (RGEU).

3 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 2

4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 3

5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 4

6 TÉRMICA DE EDIFÍCIOS 2 I. TÉRMICA DE EDIFÍCIOS Cálculo de coeficientes de transmissão térmica de elementos de construção I.1.a) Calcule o coeficiente de transmissão térmica de uma parede de betão com 15 cm de espessura. I.1.b) Calcule o coeficiente de transmissão térmica de uma parede simples de alvenaria de tijolo cerâmico furado com 11 cm de espessura. I.1.c) Calcule o coeficiente de transmissão térmica de parede dupla constituída por dois panos de alvenaria de tijolo cerâmico furado com 11 cm de espessura cada um, confinando uma caixa de ar muito pouco ventilada com 5 cm de espessura. A face exterior da parede é rebocada (2,5 cm de espessura) e a face interior é rebocada e estucada (1,5 cm de espessura). I.1.d) Calcule o coeficiente de transmissão térmica de uma cobertura em terraço não acessível constituída por uma laje de betão com 12 cm de espessura sobre a qual assenta uma camada de forma em betão pobre com 6 cm de espessura média. A cobertura é executada no sistema de cobertura invertida, pelo que a camada de isolamento térmico (3 cm de espessura de poliestireno extrudido) protege uma tela de impermeabilização em PVC. A camada de protecção mecânica é composta por um areão solto ocupando uma espessura média de 4 cm. I.1.e) Considere a cobertura inclinada representada na figura seguinte: Canaletes de fibrocimento Desvão muito ventilado 0,02 0,032 0,059 0,08 0,02 (m) Prancha vazada de betão pré-esforçado

7 TÉRMICA DE EDIFÍCIOS 3 I.1.e.1) Calcule o coeficiente de transmissão térmica da cobertura. I.1.e.2) Avalie a espessura de isolamento térmico necessária para satisfazer os requisitos mínimos de qualidade térmica do RCCTE. I.1.e.3) Calcule a quantidade de calor que se perde através da cobertura em análise durante um Inverno tipo por metro quadrado de área. I.1.e.4) Estime a espessura óptima para o isolamento térmico a utilizar (mantas de lã mineral) considerando como dados conhecidos o custo unitário do material (em euros por centímetro de espessura) e o custo unitário da energia (em euros por kwh). Pontes térmicas Considere o painel de fachada pré-fabricado do tipo sandwich representado na figura seguinte: 0,15 0,10 poliestireno expandido betão 2,65 0,10 0,15 0,10 1,00 0,20 1,00 0,10 0,05 0,07 0,08 (m) I.2.a) Calcule o coeficiente de transmissão térmica do painel sem atender ao efeito das pontes térmicas. I.2.b) Calcule, simplificadamente, a distribuição de temperaturas nas faces do painel para valores da temperatura do ar respectivamente iguais a 18 ºC no interior e a 0 ºC no exterior. I.2.c) Calcule o coeficiente de transmissão térmica do mesmo painel mas atendendo ao efeito das pontes térmicas.

8 TÉRMICA DE EDIFÍCIOS 4 Necessidades de energia (conforto térmico) I.3) Considere o espaço escolar localizado no Crato (região Sul), cuja planta e cortes esquemáticos se apresentam na figura seguinte. 2,25m Corredor não aquecido Fachada protegida A = 53,0 m 2 V = 174,9 m 2 Sala de aula Sala de aula Sala de aula 7,79m N Fachada exterior Cobertura chapa metálica ondulada (verde escuro) desvão muito ventilado 0,04 0,19 0,01 (m) poliestireno extrudido (λ=0,035 W/mºC) betão armado (λ=1,75 W/mºC) estuque projectado (λ=0,5 W/mºC) Zona opaca das fachadas Estuque projectado (λ=0,5 W/mºC) 0,01 Reboco (λ=1,15 W/mºC) 0,02 Tijolo 0.11 (R=0,24 m 2 ºC/W) 0,11 Poliestireno extr. (λ=0,035 W/mºC) 0,03 Caixa de ar (R=0,17 m 2 ºC/W) 0,02 Tijolo 0.11 (R=0,24 m 2 ºC/W) 0,11 Reboco (λ=1,15 W/mºC) 0,02 (m) alvenaria de tijolo cerâmico furado (R = 0,24 m 2 ºC/W) 0,2 caixa de ar I II I betão armado (λ= 1,75 mºc) W/m poliestireno extrudido 0,03m (λ=0,035w/mºc) tijoleira 0,04m (λ=1,15w/mºc)

9 TÉRMICA DE EDIFÍCIOS 5 Admitindo que: os vãos envidraçados (em vidro duplo incolor mm e caixilho em PVC sem quadrícula) se caracterizam por U = 3,5 W/m 2 ºC; a fachada exterior (parede de cor branca) está orientada a Sul e tem áreas opacas A I = 7,3 m 2 e A II = 6,6 m 2 e área envidraçada A env = 11,8 m 2 ; a fachada protegida tem áreas opacas A I = 13,5 m 2, A II = 4,0 m 2 A porta = 1,9 m 2 e área envidraçada A env = 6,3 m 2 ; as protecções solares são exteriores do tipo estore de lâminas metálicas de cor média; o número de renovações de ar é unitário; o corredor tem aberturas permanentes para o exterior com relação (área das aberturas)/(volume do corredor) menor do que 0,05 m 2 /m 3 ; e I.3.a) Calcule as necessidades brutas de aquecimento. I.3.b) Calcule os ganhos térmicos úteis na estação de aquecimento. I.3.c) Calcule as necessidades úteis de aquecimento. I.3.d) Calcule as necessidades úteis de arrefecimento.

10 HUMIDADES EM EDIFÍCIOS 6 II. HUMIDADES EM EDIFÍCIOS Condensações superficiais II.1) Considere um edifício cuja envolvente é constituída por painéis de fachada préfabricado do tipo sandwich como os analisados no Exercício I.2. Assuma temperaturas no interior e no exterior respectivamente iguais a 18 e 0 ºC e considere que a humidade relativa do ar interior é ϕ i = 70 %. II.1.a) Calcule a temperatura de orvalho e indique se ocorrem condensações superficiais. II.1.b) Estime os valores limites do factor de heterogeneidade de temperatura superficial e do factor de temperatura superficial correspondentes à ausência de condensações no painel. II.2) Admita que a produção interna de vapor de água no interior do edifício considerado no problema anterior se pode se estimar num valor médio quotidiano de 2,5 g/m 3 h e num valor correspondente a períodos de ponta de 8,0 g/m 3 h. Considerando as condições do exercício anterior e um teor de humidade exterior w e = 3,75 g w /kg ar seco, avalie que taxas de renovação de ar seriam necessárias para evitar a ocorrência de condensações superficiais. Condensações interiores II.3) Admita que a envolvente do edifício era constituída por paredes de alvenaria de blocos de betão celular autoclavado ( ytong ) com espessura de 0,30 m (por simplicidade, não se consideram neste caso os revestimentos de reboco e pintura). Tendo em conta as características correntes daquele material e as condições ambientes interior e exterior caracterizadas pelas mesmas temperaturas do problema anterior e pelas humidades relativas de, respectivamente, 90 e 85 %, apresente: os diagramas de distribuição de temperaturas e de tensão de vapor; a possibilidade de ocorrência de condensações no interior da parede e, se for o caso, o volume de água condensada. II.4) Admita agora que se tinha optado antes por paredes de betão denso de 0,15m de espessura, com correcção de isolamento térmico por aplicação directa sobre a parede. Justifique a opção sobre o posicionamento do isolamento térmico: pelo interior ou pelo exterior.

11 VENTILAÇÃO NATURAL EM EDIFÍCIOS 7 III. VENTILAÇÃO NATURAL EM EDIFÍCIOS Exigências de caudais de renovação de ar III.1.1) Quantifique as necessidades de renovação do ar no interior de uma sala de aula de modo a evitar que o teor de CO 2 exceda 0,10 %. Considere que o volume da sala é de 200 m 3 (pavilhão independente de dimensões: 10,00 6,67 3,00 m 3 ). Assuma que a concentração de CO 2 no exterior é de 0,03 % e que no interior da sala se encontram 25 pessoas, as quais expelem cerca de 20 litros de CO 2 por hora. III.1.2) Admita que na sala de aula referida no Exercício III.1 foram medidos valores da concentração de gás SF 6 de 50 ppm e 10 ppm em dois instantes com um intervalo de 40 minutos. Recorrendo ao método dos gases traçadores e utilizando a técnica do decaimento, indique o valor da correspondente taxa de ventilação. Ventilação natural por efeito de chaminé e por acção do vento III.2.1) Considere uma casa de banho situada no piso térreo de uma habitação unifamiliar com dois pisos. Dimensione a conduta de ventilação de modo a satisfazer, em condições nominais, as exigências de ventilação requeridas. Adopte as seguintes condições nominais de temperatura ambiente: temperatura interior (θ i ) igual a 20 ºC e temperatura exterior (θ e ) igual a 12 ºC. III.2.2) Admita que o pavilhão independente referido no Exercício III.1.1 se encontra sujeito à acção do vento, cuja velocidade média é de cerca de 3 m/s e faz com a normal às fachadas principais do pavilhão um ângulo de 15 º. III.2.2.a) Considerando apenas a acção do vento, dimensione as aberturas de ventilação necessárias na fachada principal e de tardoz (assuma que a área de aberturas é igual em cada fachada) para satisfazer as exigências de ventilação estabelecidas no Exercício III.1.1. Considere um coeficiente de descargas (C D ) igual a 0,40. III.2.2.b) Admita que colocou as aberturas desniveladas, ficando a abertura da fachada de tardoz (sujeita à acção do vento dominante) perto do solo, e a abertura da fachada principal perto do coroamento. Estime o caudal de ventilação existente. Para tal, considere uma diferença de cotas entre as linhas médias das aberturas de 2,50 m e assuma as seguintes condições de temperatura ambiente: temperatura interior (θ i ) igual a 18 ºC e temperatura exterior (θ e ) igual a 12 ºC.

12 ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS 8 IV. ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Correcção acústica de locais IV.1) Estime o tempo de reverberação de uma sala de aula com as seguintes características e, no caso do valor calculado não satisfazer o Regulamento dos Requisitos Acústicos de Edifícios, proceda às necessárias correcções acústicas da sala de aula: Volumetria: 14,40 7,20 3,30 m 3 Tipo de superfície Área (m2) Pavimento de betão revestido a ladrilho plástico delgado 103,7 Betão à vista em pilares e vigas 21,6 Reboco em paredes 88,0 Vãos envidraçados em caixilhos metálicos 29,0 Portas de madeira 4,0 Tecto revestido a estuque de gesso liso 103,7 Elementos de ocupação Número Carteiras ocupadas 30 Carteiras vazias 12 Mesa grande 1 Isolamento sonoro de elementos de construção IV.2.1) Estime o isolamento a sons aéreos das paredes da sala de aula referida no Exercício IV.1. Considere que as paredes exteriores são constituídas por uma parte opaca com 26,0 m 2 e uma parte envidraçada com 21,5 m 2. A parte opaca é constituída por alvenaria dupla de tijolo cerâmico de barro vermelho rebocado. A parte envidraçada é constituída por caixilharia metálica com boa vedação e vidro de 6 mm de espessura. Entre salas de aula consideram-se paredes de alvenaria simples de blocos de betão rebocado com 20 cm de espessura. IV.2.2) Admita que o pavimento de separação entre pisos da escola referida no Exercício IV.1 é constituído por uma laje de betão armado com 15 cm de espessura revestida a parquet de tacos de madeira. Estime o valor do índice de isolamento sonoro a ruídos de percussão e verifique se são satisfeitas as exigências regulamentares. No caso dessas exigências não serem satisfeitas indique como procederia para corrigir a situação.

13 ILUMINAÇÃO NATURAL 9 V. ILUMINAÇÃO NATURAL Factor de luz de dia médio V.1) Considere a sala de aula representada nas Fig. 1 e 2, situada no Crato, e que já foi caracterizada no problema I.3. Determine qual o factor de luz de dia da sala de aula considerando apenas a contribuição dos envidraçados exteriores e que o edifício que a está a obstruir é contínuo no plano. Admita: Paredes pintadas de amarelo claro; Tecto pintado de branco; Piso revestido a ladrilho cerâmico; Janela com vidro simples incolor com 6mm de espessura. C Corredor não aquecido Fachada protegida Sala de aula A = 53,0 m 2 V = 174,9 m 2 Sala de aula Sala de aula A env,fe =11.80 m 2 Fachada exterior Edifício Vizinho C Fig. 1 Planta

14 ILUMINAÇÃO NATURAL (m) Fig. 2 Corte C-C

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS TÉRMICA DE EDIFÍCIOS 2 I. TÉRMICA DE EDIFÍCIOS Cálculo de coeficientes

Leia mais

MESTRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS

MESTRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS MESTRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ENUNCIADOS DOS PROBLEMAS DAS AULAS PRÁTICAS INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO

Leia mais

1.- SISTEMA ENVOLVENTE...

1.- SISTEMA ENVOLVENTE... ÍNDICE.- SISTEMA ENVOLVENTE.....- Envolvente exterior......- Fachadas.....- Muros abaixo da rasante.....- Pavimentos......- Lajes térreas.....- Coberturas......- Coberturas planas....5.- Aberturas verticais....-

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO 1. Para determinar a porosidade aberta de uma pedra calcária, utilizou-se um provete com as dimensões de 7.1 7.1 7.1 cm 3. Determinou-se a massa no estado

Leia mais

ASPECTOS CONSTRUTIVOS DA REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DOS EDIFÍCIOS

ASPECTOS CONSTRUTIVOS DA REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DOS EDIFÍCIOS Auditório José Silvestre do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve continuação ASPECTOS CONSTRUTIVOS DA REABILITAÇÃO ENERGÉTICA DOS EDIFÍCIOS Susana Fernandes Oz, Lda. A reabilitação

Leia mais

1.- SISTEMA ENVOLVENTE...

1.- SISTEMA ENVOLVENTE... ÍNDICE.- SISTEMA ENVOLVENTE.....- Pavimentos em contacto com o terreno......- Lajes térreas.....- Fachadas......- Parte opaca das fachadas......- Aberturas em fachada.....- Paredes meeiras... 5..- Coberturas...

Leia mais

Ficha de trabalho Workshop do curso de Peritos RCCTE da UFP

Ficha de trabalho Workshop do curso de Peritos RCCTE da UFP Ficha de trabalho Workshop do curso de Peritos RCCTE da UFP 1ª) Qual a área mínima de colectores solares padrão que segundo o RCCTE se devem obrigatoriamente colocar num edifício de habitação multifamiliar

Leia mais

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS

TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS Universidade do Algarve Instituto Superior de Engenharia TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS António Morgado André UAlg-ISE-DEC aandre@ualg.pt 1 Térmica de Edifícios Determinação de coeficientes de transmissão térmica

Leia mais

Evento REABILITAÇÃO ENERGETICAMENTE EFICIENTE DE EDIFÍCIOS URBANOS CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DE ENVOLVENTES

Evento REABILITAÇÃO ENERGETICAMENTE EFICIENTE DE EDIFÍCIOS URBANOS CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DE ENVOLVENTES Evento REABILITAÇÃO ENERGETICAMENTE EFICIENTE DE EDIFÍCIOS URBANOS Técnicas de Inspecçãoe Avaliação do Desempenho de Edifícios CARACTERIZAÇÃO TÉRMICA DE ENVOLVENTES Rita Januário Liliana Sousa www.itecons.uc.pt

Leia mais

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS Vasco Peixoto de Freitas Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-1 www.patorreb.com Estrutura do Site Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-2

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DA COSTA, Nº213, Localidade LEIRIA. Freguesia MARRAZES E BAROSA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DA COSTA, Nº213, Localidade LEIRIA. Freguesia MARRAZES E BAROSA Válido até 15/06/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DA COSTA, Nº213, Localidade LEIRIA Freguesia MARRAZES E BAROSA Concelho LEIRIA GPS 39.784620, -8.777592 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL 2 ª Conservatória

Leia mais

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO PROJECTO ACÚSTICO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO 1/7 TERMO DE RESPONSABILIDADE Nuno Manuel Martins, Eng. Técnico Civil, titular do cartão do cidadão com numero do cidadão

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada QUINTA DA LAMEIRA, S/N, Localidade ESPARIZ. Freguesia ESPARIZ E SINDE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada QUINTA DA LAMEIRA, S/N, Localidade ESPARIZ. Freguesia ESPARIZ E SINDE Válido até 14/04/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada QUINTA DA LAMEIRA, S/N, Localidade ESPARIZ Freguesia ESPARIZ E SINDE Concelho TABUA GPS 40.321334, -8.039100 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

GET GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda.

GET GESTÃO DE ENERGIA TÉRMICA Lda. 1 Dados climáticos de referência para a região do Porto: Inverno: Região climática I1, número de graus dias = 1610 (º dias), duração da estação de aquecimento = 6,7 meses. Verão: Região climática V1, Temperatura

Leia mais

Isolamento Térmico pelo Exterior em Fachadas e o novo RCCTE

Isolamento Térmico pelo Exterior em Fachadas e o novo RCCTE Isolamento Térmico pelo Exterior em Fachadas e o novo RCCTE Sistema weber.therm Vasco Pereira Terça Técnica, OA-SRN Porto, 14 de Novembro de 2008 Resumo 1. O consumo de energia dos edifícios 2. O que é

Leia mais

SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PRÓ-EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E CONFORTO TÉRMICO

SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PRÓ-EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E CONFORTO TÉRMICO António Curado SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PRÓ-EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E CONFORTO TÉRMICO Índice 1. ENERGIA E CONFORTO TÉRMICO 2. SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS REGULAMENTARES 2.1. REQUISITOS DE DESEMPENHO 2.2. FACHADAS

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA JOSÉ MARIA DA COSTA, Nº1, 2º DIR Localidade FIGUEIRA DA FOZ

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA JOSÉ MARIA DA COSTA, Nº1, 2º DIR Localidade FIGUEIRA DA FOZ Válido até 27/10/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA JOSÉ MARIA DA COSTA, Nº1, 2º DIR Localidade FIGUEIRA DA FOZ Freguesia TAVAREDE Concelho FIGUEIRA DA FOZ GPS 40.162094, -8.854339 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

CERTIFICADO DE DESEMPENHO ENERGÉTICO E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR

CERTIFICADO DE DESEMPENHO ENERGÉTICO E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR Nº CER CE0000039148429 CERTIFICADO DE DESEMPENHO ENERGÉTICO E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR TIPO DE FRACÇÃO/EDIFÍCIO: EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO SEM SISTEMA(S) DE CLIMATIZAÇÃO Morada / Localização Rua Quinta

Leia mais

EVOLUÇÃO DO REGULAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS EDIFÍCIOS (RCCTE) CASO DE ESTUDO

EVOLUÇÃO DO REGULAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS EDIFÍCIOS (RCCTE) CASO DE ESTUDO 9-10 de Novembro de 2006 EVOLUÇÃO DO REGULAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DE COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS EDIFÍCIOS (RCCTE) CASO DE ESTUDO Susana Camelo, Cristina Horta, Álvaro Ramalho, João Graça, Helder Gonçalves

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA MANUEL PEREIRA ROLDÃO, 16 Localidade MARINHA GRANDE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA MANUEL PEREIRA ROLDÃO, 16 Localidade MARINHA GRANDE Válido até 18/09/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA MANUEL PEREIRA ROLDÃO, 16 Localidade MARINHA GRANDE Freguesia MARINHA GRANDE Concelho MARINHA GRANDE GPS 39.752155, -8.929273 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

MIEM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E A CLASSIFICAÇÃO SCE

MIEM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E A CLASSIFICAÇÃO SCE ESTUDO EXPLORATÓRIO DA CORRESPONDÊNCIA ENTRE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS E A CLASSIFICAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS NO SCE MIEM Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ESTRADA DE BENFICA, 429, 1º ESQ. Localidade LISBOA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ESTRADA DE BENFICA, 429, 1º ESQ. Localidade LISBOA Válido até 15/10/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada ESTRADA DE BENFICA, 429, 1º ESQ. Localidade LISBOA Freguesia S. DOMINGOS DE BENFICA Concelho LISBOA GPS 38.746687, -9.184787 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH

Curso de Certificação de Projetista de Térmica- REH Nome: TODAS AS RESPOSTAS DEVERÃO SER JUSTIFICADAS Grupo 1 (7,5 valores) Considere as peças desenhadas anexas correspondentes ao projeto de uma moradia a construir no concelho de Cascais, a uma altitude

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R LUIS DE CAMÕES, 12 Localidade MARINHA GRANDE. Freguesia MARINHA GRANDE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R LUIS DE CAMÕES, 12 Localidade MARINHA GRANDE. Freguesia MARINHA GRANDE Válido até 18/09/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada R LUIS DE CAMÕES, 12 Localidade MARINHA GRANDE Freguesia MARINHA GRANDE Concelho MARINHA GRANDE GPS 39.751701, -8.929347 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

CAPÍTULO 5 Aplicação do programa a um caso prático

CAPÍTULO 5 Aplicação do programa a um caso prático CAPÍTULO 5 Aplicação do programa a um caso prático 5.1 Introdução Uma vez desenvolvido o programa, este foi testado com o objectivo de verificar a sua eficácia. Para isso, utilizou-se uma simulação efectuada

Leia mais

Questões Tipo Cálculo dos coeficientes b tr, traçado das

Questões Tipo Cálculo dos coeficientes b tr, traçado das Questão 1 Considere as plantas, alçados e cortes (à escala 1:100) bem como os pormenores construtivos (sem escala) anexos a este enunciado correspondentes a uma moradia a ser construída numa zona rural

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R CAMILO CASTELO BRANCO, 424 Localidade REQUIÃO.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R CAMILO CASTELO BRANCO, 424 Localidade REQUIÃO. Válido até 13/09/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada R CAMILO CASTELO BRANCO, 424 Localidade REQUIÃO Freguesia REQUIÃO Concelho VILA NOVA DE FAMALICÃO GPS 41.410021, -8.463582 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CASARÃO CINZENTO - CALDAS DE MONCHIQUE,, Localidade CALDAS DE MONCHIQUE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CASARÃO CINZENTO - CALDAS DE MONCHIQUE,, Localidade CALDAS DE MONCHIQUE Válido até 21/02/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada CASARÃO CINZENTO - CALDAS DE MONCHIQUE,, Localidade CALDAS DE MONCHIQUE Freguesia MONCHIQUE Concelho MONCHIQUE GPS 37.284644, -8.555011 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R CAIXINHAS, 3 Localidade ÁGUAS DE MOURA. Freguesia POCEIRÃO E MARATECA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R CAIXINHAS, 3 Localidade ÁGUAS DE MOURA. Freguesia POCEIRÃO E MARATECA Válido até 07/11/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada R CAIXINHAS, 3 Localidade ÁGUAS DE MOURA Freguesia POCEIRÃO E MARATECA Concelho PALMELA GPS 38.569802, -8.797152 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 indice índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 1.1 Introdução 17 1.2 O tijolo cerâmico como produto de construção 18 1.2.1 Tipos de tijolo cerâmico 18 1.2.2 As matérias primas e o processo cerâmico 19 1.2.3 Características

Leia mais

CURSO DE CERTIFICAÇÃO DE PROJETISTA DE TÉRMICA REH RESOLUÇÃO DE EXAME TIPO VII

CURSO DE CERTIFICAÇÃO DE PROJETISTA DE TÉRMICA REH RESOLUÇÃO DE EXAME TIPO VII Curso REH FORMAÇÃO CURSO DE CERTIFICAÇÃO DE PROJETISTA DE TÉRMICA REH RESOLUÇÃO DE EXAME TIPO VII 0 Grupo 1 (6,5 valores) Considere as peças desenhadas anexas correspondentes ao projeto de uma moradia

Leia mais

Argamassas Térmicas, uma solução

Argamassas Térmicas, uma solução Argamassas Térmicas, uma solução na melhoria do Desempenho Térmico dos Edifícios André Correia Associação Portuguesa de Fabricantes de Argamassas e ETICS Fachadas Energeticamente Eficientes TEKtónica,

Leia mais

CAPÍTULO 2. EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS E REGULAMENTARES

CAPÍTULO 2. EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS E REGULAMENTARES LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FEUP FISÍCA DAS CONSTRUÇÕES 3º Ano, 1º Semestre 2h Teóricas + 3h Teórico/Práticas / semana PROGRAMA CAPÍTULO 1. ÂMBITO E OBJECTIVO DA DISCIPLINA 1.1. Descrição e justificação

Leia mais

LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FEUP TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES 3º Ano, 2º Semestre 2h Teóricas + 3h Teórico/Práticas / semana PROGRAMA

LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FEUP TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES 3º Ano, 2º Semestre 2h Teóricas + 3h Teórico/Práticas / semana PROGRAMA LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL FEUP TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES 3º Ano, 2º Semestre 2h Teóricas + 3h Teórico/Práticas / semana PROGRAMA CAPÍTULO 1.ÂMBITO E OBJECTIVO DA DISCIPLINA 1.1. Descrição e justificação

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ESTRADA MUNICIPAL 513, 70 Localidade VALES DO RIO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ESTRADA MUNICIPAL 513, 70 Localidade VALES DO RIO Válido até 24/04/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada ESTRADA MUNICIPAL 513, 70 Localidade VALES DO RIO Freguesia PESO E VALES DO RIO Concelho COVILHÃ GPS 40.201669, -7.546842 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada COVÃO FUNDO,, Localidade MARMELETE. Freguesia MARMELETE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada COVÃO FUNDO,, Localidade MARMELETE. Freguesia MARMELETE Válido até 08/08/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada COVÃO FUNDO,, Localidade MARMELETE Freguesia MARMELETE Concelho MONCHIQUE GPS 37.371711, -8.642856 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória do Registo

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URB SOLTROIA, LT 68, 2 G Localidade CARVALHAL GDL. Freguesia CARVALHAL

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URB SOLTROIA, LT 68, 2 G Localidade CARVALHAL GDL. Freguesia CARVALHAL Válido até 23/12/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada URB SOLTROIA, LT 68, 2 G Localidade CARVALHAL GDL Freguesia CARVALHAL Concelho GRANDOLA GPS 38.458235, -8.858864 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES

APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES CAPÍTULO 6 APLICAÇÃO DA REGULAMENTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE NÍVEIS DE QUALIDADE TÉRMICA A EDIFÍCIOS EXISTENTES

Leia mais

Adequação ao novo RCCTE

Adequação ao novo RCCTE COMPORTAMENTO TÉRMICO DE SOLUÇÕES EM MADEIRA. Adequação ao novo RCCTE Encontro Nacional de Engenharia de Madeiras ENEM09 Nuno Simões DEC-FCTUC Colaboração: Joana Prata e Inês Simões 2 MOTIVAÇÃO Análise

Leia mais

NOTA TÉCNICA ESTUDO BARRACA A+ E ESTUDO COMPARATIVO LSF/TRADICIONAL

NOTA TÉCNICA ESTUDO BARRACA A+ E ESTUDO COMPARATIVO LSF/TRADICIONAL NOTA TÉCNICA ESTUDO BARRACA A+ E ESTUDO COMPARATIVO LSF/TRADICIONAL COLETORES OPÇÕES Solução base com coletores padrão 3 m2 Obstrução significativa Aplicável em todos os casos Barraca : MADEIRA_S_EQUIP

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R CAMILO CASTELO BRANCO, 424 Localidade REQUIÃO.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R CAMILO CASTELO BRANCO, 424 Localidade REQUIÃO. Válido até 13/09/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada R CAMILO CASTELO BRANCO, 424 Localidade REQUIÃO Freguesia REQUIÃO Concelho VILA NOVA DE FAMALICÃO GPS 41.410359, -8.463544 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA ARCO DA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, 7 A 7B, Localidade ELVAS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA ARCO DA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, 7 A 7B, Localidade ELVAS Válido até 24/03/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA ARCO DA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, 7 A 7B, Localidade ELVAS Freguesia ASSUNÇÃO, AJUDA, SALVADOR E SANTO ILDEFONSO Concelho ELVAS GPS 38.524923, -7.094145

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ACÚSTICA DE UM EDIFÍCIO MBT

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ACÚSTICA DE UM EDIFÍCIO MBT AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ACÚSTICA DE UM EDIFÍCIO MBT PACS REFERENCE: 43.55 Bragança 1, Luís; Almeida 1, Manuela; Silva 1, Sandra; Patricio 2, Jorge 1 Department of Civil Engineering University of Minho,

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA CARLOS MALHEIRO DIAS, 128, 2º Localidade PORTO.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA CARLOS MALHEIRO DIAS, 128, 2º Localidade PORTO. Válido até 02/03/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA CARLOS MALHEIRO DIAS, 128, 2º Localidade PORTO Freguesia BONFIM Concelho PORTO GPS 41.160805, -8.594971 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URB. QUINTA DA BOAVISTA, LOTE 62, BL. 1, MORADIA 6 Localidade LAGOS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URB. QUINTA DA BOAVISTA, LOTE 62, BL. 1, MORADIA 6 Localidade LAGOS Válido até 21/01/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada URB. QUINTA DA BOAVISTA, LOTE 62, BL. 1, MORADIA 6 Localidade LAGOS Freguesia LAGOS (SÃO SEBASTIÃO E SANTA MARIA) Concelho LAGOS GPS 37.097667, -8.704784

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CONDOMÍNIO CASAS DE VERÃO, LT 4, CASA A4 Localidade FERREIRAS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CONDOMÍNIO CASAS DE VERÃO, LT 4, CASA A4 Localidade FERREIRAS Válido até 26/11/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada CONDOMÍNIO CASAS DE VERÃO, LT 4, CASA A4 Localidade FERREIRAS Freguesia ALBUFEIRA E OLHOS DE ÁGUA Concelho ALBUFEIRA GPS 37.128993, -8.255616 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada TRAVESSA DE D. AFONSO III, 39, Localidade MAIA. Freguesia CIDADE DA MAIA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada TRAVESSA DE D. AFONSO III, 39, Localidade MAIA. Freguesia CIDADE DA MAIA Válido até 12/06/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada TRAVESSA DE D. AFONSO III, 39, Localidade MAIA Freguesia CIDADE DA MAIA Concelho MAIA GPS 41.228592, -8.601183 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL 1 ª Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AV FERNÃO DE MAGALHÃES/RUA DO FAROL Localidade GAFANHA DA NAZARÉ

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AV FERNÃO DE MAGALHÃES/RUA DO FAROL Localidade GAFANHA DA NAZARÉ SCE173437833 Válido até 03/05/2028 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AV FERNÃO DE MAGALHÃES/RUA DO FAROL Localidade GAFANHA DA NAZARÉ Freguesia GAFANHA DA NAZARÉ Concelho ILHAVO GPS 40.642656, -8.746854 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DAS CAMELIAS, 125, RC ESQUERDO Localidade MAIA. Freguesia AGUAS SANTAS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DAS CAMELIAS, 125, RC ESQUERDO Localidade MAIA. Freguesia AGUAS SANTAS Válido até 26/06/2028 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DAS CAMELIAS, 125, RC ESQUERDO Localidade MAIA Freguesia AGUAS SANTAS Concelho MAIA GPS 41.217387, -8.560817 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL 2 ª Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA JÚLIO DANTAS, LOTE 2, R/C Localidade CASCAIS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA JÚLIO DANTAS, LOTE 2, R/C Localidade CASCAIS Válido até 14/04/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA JÚLIO DANTAS, LOTE 2, R/C Localidade CASCAIS Freguesia CASCAIS E ESTORIL Concelho CASCAIS GPS 38.710358, -9.433600 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL 1 ª

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA INFANTE SANTO, 66, 7º B ESQ Localidade LISBOA.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA INFANTE SANTO, 66, 7º B ESQ Localidade LISBOA. Válido até 24/09/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA INFANTE SANTO, 66, 7º B ESQ Localidade LISBOA Freguesia ESTRELA Concelho LISBOA GPS 38.709710, -9.165900 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000.

ifelt Introdução Ibérica Feltros A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Introdução A IbéricaFeltros Feltros Industriais, Lda., é uma empresa que iniciou a sua actividade em Maio de 2000. Esta Empresa tem a sua origem na Jomafil, e com os conhecimentos adquiridos ao longo de

Leia mais

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS SIMULAÇÃO DINÂMICA

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS SIMULAÇÃO DINÂMICA Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS Técnicas de Inspecção e Avaliação do Desempenho de Edifícios Rosário Fino

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA PRINCIPAL DA GERIA - GERIA, COIMBRA, 3, Localidade COIMBRA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA PRINCIPAL DA GERIA - GERIA, COIMBRA, 3, Localidade COIMBRA Válido até 12/03/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA PRINCIPAL DA GERIA - GERIA, COIMBRA, 3, Localidade COIMBRA Freguesia ANTUZEDE E VIL DE MATOS Concelho COIMBRA GPS 40.237388, -8.492026 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada PRAÇA MESTRE SIMÕES ALMEIDA, 1, 3ºESQ Localidade AMADORA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada PRAÇA MESTRE SIMÕES ALMEIDA, 1, 3ºESQ Localidade AMADORA Válido até 12/02/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada PRAÇA MESTRE SIMÕES ALMEIDA, 1, 3ºESQ Localidade AMADORA Freguesia MINA DE ÁGUA Concelho AMADORA GPS 38.758800, -9.232400 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

CORREÇÃO DE EXAME TIPO X

CORREÇÃO DE EXAME TIPO X FORMAÇÃO Curso REH CORREÇÃO DE EXAME TIPO X 0 Grupo 1 (6,5 valores) 1.1 Identifique corretamente TODOS os espaços não úteis (ENUś) que estão em contacto com as áreas úteis de TODAS as frações residenciais

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA DE ROMA, 31 A 31D, 1ºP4 Localidade LISBOA.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA DE ROMA, 31 A 31D, 1ºP4 Localidade LISBOA. Válido até 15/10/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA DE ROMA, 31 A 31D, 1ºP4 Localidade LISBOA Freguesia AREEIRO Concelho LISBOA GPS 38.745097, -9.139833 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS

ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS ISOLAMENTOS TÉRMICOS / ACÚSTICOS Lã DE ROCHA A Lã de Rocha é um produto de excelência para o isolamento ao nível térmico e acústico. O silêncio é um bem precioso que convém manter no interior das nossas

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada TAVAGUEIRA,, Localidade GUIA ABF. Freguesia GUIA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada TAVAGUEIRA,, Localidade GUIA ABF. Freguesia GUIA Válido até 08/07/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada TAVAGUEIRA,, Localidade GUIA ABF Freguesia GUIA Concelho ALBUFEIRA GPS 37.124160, -8.284615 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória do Registo Predial

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CAMINHO DO SERRADO,, Localidade PONTA DO PARGO. Freguesia PONTA DO PARGO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CAMINHO DO SERRADO,, Localidade PONTA DO PARGO. Freguesia PONTA DO PARGO Válido até 27/11/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada CAMINHO DO SERRADO,, Localidade PONTA DO PARGO Freguesia PONTA DO PARGO Concelho CALHETA (MADEIRA) GPS 32.821781, -17.242818 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS AVALIAÇÕES ACÚSTICAS

Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS AVALIAÇÕES ACÚSTICAS Evento PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, SUSTENTABILIDADE E CONFORTO INTERIOR OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS Técnicas de Inspecção e Avaliação do Desempenho de Edifícios Paulo Amado

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA GENERAL SILVA FREIRE, Nº 43, 3DT A Localidade LISBOA.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA GENERAL SILVA FREIRE, Nº 43, 3DT A Localidade LISBOA. Válido até 18/12/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA GENERAL SILVA FREIRE, Nº 43, 3DT A Localidade LISBOA Freguesia OLIVAIS Concelho LISBOA GPS 38.775300, -9.116700 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DAS FLORES, LOTE 84, Localidade PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DAS FLORES, LOTE 84, Localidade PÓVOA DE SANTO ADRIÃO Válido até 11/02/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DAS FLORES, LOTE 84, Localidade PÓVOA DE SANTO ADRIÃO Freguesia ODIVELAS Concelho ODIVELAS GPS 38.781555, -9.179256 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação

Isolamento Sustentável. Soluções Ideais para Reabilitação Isolamento Sustentável A Gyptec Ibérica de capital nacional e inserida no Grupo Preceram, dedica-se à produção de placas de gesso laminado, através de métodos não poluentes e ambientalmente sustentáveis

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA JÚLIO DANTAS, LOTE 2, 1º ANDAR Localidade CASCAIS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA JÚLIO DANTAS, LOTE 2, 1º ANDAR Localidade CASCAIS Válido até 14/04/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA JÚLIO DANTAS, LOTE 2, 1º ANDAR Localidade CASCAIS Freguesia CASCAIS E ESTORIL Concelho CASCAIS GPS 38.710358, -9.433600 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DO PINHEIRO, 66, Localidade BENAVENTE. Freguesia BENAVENTE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DO PINHEIRO, 66, Localidade BENAVENTE. Freguesia BENAVENTE Válido até 01/04/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DO PINHEIRO, 66, Localidade BENAVENTE Freguesia BENAVENTE Concelho BENAVENTE GPS 38.982192, -8.810765 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória do

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CERRADO DOS CIPRESTES, BL A3B, 1 DTO Localidade ALCÁCER DO SAL

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CERRADO DOS CIPRESTES, BL A3B, 1 DTO Localidade ALCÁCER DO SAL Válido até 30/08/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada CERRADO DOS CIPRESTES, BL A3B, 1 DTO Localidade ALCÁCER DO SAL Freguesia SANTA MARIA DO CASTELO E SANTIAGO E SANTA SUSANA Concelho ALCACER DO SAL GPS 38.377667,

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada PRACETA ANTÓNIO RAMALHO, 51, 4.º DT.º Localidade SENHORA DA HORA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada PRACETA ANTÓNIO RAMALHO, 51, 4.º DT.º Localidade SENHORA DA HORA Válido até 16/02/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada PRACETA ANTÓNIO RAMALHO, 51, 4.º DT.º Localidade SENHORA DA HORA Freguesia SÃO MAMEDE DE INFESTA E SENHORA DA HORA Concelho MATOSINHOS GPS 41.183105, -8.633067

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DE SÃO BRÁS, 6, Localidade SÃO PEDRO DA CADEIRA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DE SÃO BRÁS, 6, Localidade SÃO PEDRO DA CADEIRA Válido até 03/02/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DE SÃO BRÁS, 6, Localidade SÃO PEDRO DA CADEIRA Freguesia S. PEDRO DA CADEIRA Concelho TORRES VEDRAS GPS 39.067825, -9.375727 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada MEALHAS Localidade SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Freguesia S.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada MEALHAS Localidade SÃO BRÁS DE ALPORTEL. Freguesia S. Válido até 27/09/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada MEALHAS Localidade SÃO BRÁS DE ALPORTEL Freguesia S. BRAS DE ALPORTEL Concelho S. BRAS DE ALPORTEL GPS 37.156939, -7.870964 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R DR JOAQUIM FIADEIRO, 76 Localidade REGUENGOS DE MONSARAZ

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R DR JOAQUIM FIADEIRO, 76 Localidade REGUENGOS DE MONSARAZ Válido até 02/05/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada R DR JOAQUIM FIADEIRO, 76 Localidade REGUENGOS DE MONSARAZ Freguesia REGUENGOS DE MONSARAZ Concelho REGUENGOS DE MONSARAZ GPS 38.429257, -7.542989 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA DE ROMA, 31 A 31 D, 1P2 Localidade LISBOA.

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA DE ROMA, 31 A 31 D, 1P2 Localidade LISBOA. Válido até 18/06/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA DE ROMA, 31 A 31 D, 1P2 Localidade LISBOA Freguesia AREEIRO Concelho LISBOA GPS 38.745156, -9.139958 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CERCA DE BARRACÕES Localidade SANTA LUZIA ORQ

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CERCA DE BARRACÕES Localidade SANTA LUZIA ORQ Válido até 15/03/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada CERCA DE BARRACÕES Localidade SANTA LUZIA ORQ Freguesia GARVÃO E SANTA LUZIA Concelho OURIQUE GPS 37.724115, -8.403715 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

CERTIFICADO DE DESEMPENHO ENERGÉTICO E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR

CERTIFICADO DE DESEMPENHO ENERGÉTICO E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR Nº CER CE61219524 CERTIFICADO DE DESEMPENHO ENERGÉTICO E DA QUALIDADE DO AR INTERIOR TIPO DE FRACÇÃO/EDIFÍCIO: EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO SEM SISTEMA(S) DE CLIMATIZAÇÃO (NOVO) Morada / Localização Villa Escarpa,

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada BECO DA PRAIA GRANDE, LT 6 Localidade ALBUFEIRA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada BECO DA PRAIA GRANDE, LT 6 Localidade ALBUFEIRA Válido até 28/07/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada BECO DA PRAIA GRANDE, LT 6 Localidade ALBUFEIRA Freguesia ALBUFEIRA E OLHOS DE ÁGUA Concelho ALBUFEIRA GPS 37.080346, -8.284464 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar

Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Tecnologia de construção para uma habitação unifamiliar Módulo Processos de construção LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO A68262 Sara Cardoso A68222 Ana Catarina Silva Guimarães, 07 de fevereiro de 2014 Índice

Leia mais

1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra.

1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra. ORÇAMENTO OBRA: CONSTRUÇÃO HABITAÇÃO UNIFAMILIAR Dono de obra: Local da obra: 1 Estaleiro 1.1 Montagem de estaleiro, compreendendo instalações e equipamentos necessários á execução da obra. 2 Movimentos

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R LUIS DE CAMÕES, LT 3, 2 DTO Localidade VILA REAL SANTO ANTÓNIO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R LUIS DE CAMÕES, LT 3, 2 DTO Localidade VILA REAL SANTO ANTÓNIO Válido até 02/05/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada R LUIS DE CAMÕES, LT 3, 2 DTO Localidade VILA REAL SANTO ANTÓNIO Freguesia VILA REAL DE SANTO ANTONIO Concelho VILA REAL DE SANTO ANTONIO GPS 37.189166,

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BENTO DE JESUS CARAÇA, 162, 4º B,, Localidade SETÚBAL

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVENIDA BENTO DE JESUS CARAÇA, 162, 4º B,, Localidade SETÚBAL Válido até 04/03/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVENIDA BENTO DE JESUS CARAÇA, 162, 4º B,, Localidade SETÚBAL Freguesia SETUBAL (S. SEBASTIÃO) Concelho SETUBAL GPS 38.525783, -8.871156 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

A PEDRA NATURAL EM SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR DE FACHADAS

A PEDRA NATURAL EM SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR DE FACHADAS A PEDRA NATURAL EM SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR DE FACHADAS Vasco Peixoto de Freitas Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Conferência Internacional da PEDRA NATURAL ALFÂNDEGA

Leia mais

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR

SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR Características Sistema de isolamento térmico pelo exterior é um sistema de isolamento de paredes pelo exterior de edifícios existentes e construção nova, composto

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada TV CALVÁRIO, 1B Localidade STO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada TV CALVÁRIO, 1B Localidade STO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO Válido até 23/11/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada TV CALVÁRIO, 1B Localidade STO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO Freguesia SAFARA E SANTO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO Concelho MOURA GPS 38.110156, -7.218970 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DO CANAVIAL, 5, 6º ANDAR ESQUERDO Localidade RIO DE MOURO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA DO CANAVIAL, 5, 6º ANDAR ESQUERDO Localidade RIO DE MOURO Válido até 20/11/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA DO CANAVIAL, 5, 6º ANDAR ESQUERDO Localidade RIO DE MOURO Freguesia RIO DE MOURO Concelho SINTRA GPS 38.784910, -9.316551 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada SÍTIO DO FUNCHAL,, Localidade LAGOS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada SÍTIO DO FUNCHAL,, Localidade LAGOS Válido até 02/03/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada SÍTIO DO FUNCHAL,, Localidade LAGOS Freguesia LAGOS (SÃO SEBASTIÃO E SANTA MARIA) Concelho LAGOS GPS 37.111662, -8.705533 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVª FONTES PEREIRA DE MELO, 51 A 51-G, 8º ESQ Localidade LISBOA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada AVª FONTES PEREIRA DE MELO, 51 A 51-G, 8º ESQ Localidade LISBOA Válido até 19/01/2015 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada AVª FONTES PEREIRA DE MELO, 51 A 51-G, 8º ESQ Localidade LISBOA Freguesia AVENIDAS NOVAS Concelho LISBOA GPS 39.700000, -8.000000 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R D JOÃO DE CASTRO, 2, 1 A Localidade ODIVELAS. Freguesia ODIVELAS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada R D JOÃO DE CASTRO, 2, 1 A Localidade ODIVELAS. Freguesia ODIVELAS Válido até 27/02/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada R D JOÃO DE CASTRO, 2, 1 A Localidade ODIVELAS Freguesia ODIVELAS Concelho ODIVELAS GPS 38.798139, -9.180244 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior- ETICS A Solução para Impermeabilização e Isolamento Térmico de Paredes Exteriores A ISOMARCA possui uma vasta experiência na aplicação de Sistema de Isolamento

Leia mais

COMPONENTES DE EDIFÍCIOS Aspectos de segurança e resistência mecânica do vidro. Índice

COMPONENTES DE EDIFÍCIOS Aspectos de segurança e resistência mecânica do vidro. Índice COMPONENTES DE EDIFÍCIOS Aspectos de segurança e resistência mecânica do vidro Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 - Aspectos gerais... 1 1.2 Vidro... 2 1.2.1 - Vidro na construção... 2 1.2.2 - Vidro temperado...

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CARVOEIRO,, Localidade CARVOEIRO LGA. Freguesia LAGOA E CARVOEIRO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada CARVOEIRO,, Localidade CARVOEIRO LGA. Freguesia LAGOA E CARVOEIRO Válido até 18/05/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada CARVOEIRO,, Localidade CARVOEIRO LGA Freguesia LAGOA E CARVOEIRO Concelho LAGOA (ALGARVE) GPS 37.101514, -8.469173 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA RICARDO FILIPE, 7 Localidade FARO. Freguesia SANTA BARBARA DE NEXE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA RICARDO FILIPE, 7 Localidade FARO. Freguesia SANTA BARBARA DE NEXE Válido até 29/08/2027 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA RICARDO FILIPE, 7 Localidade FARO Freguesia SANTA BARBARA DE NEXE Concelho FARO GPS 37.134790, -7.933052 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URB QUINTA DAS OLIVEIRAS, LT 18, 1 DTO Localidade PORTIMÃO

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URB QUINTA DAS OLIVEIRAS, LT 18, 1 DTO Localidade PORTIMÃO IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada URB QUINTA DAS OLIVEIRAS, LT 18, 1 DTO Localidade PORTIMÃO Freguesia PORTIMÃO Concelho PORTIMÃO GPS 37.143250, -8.562790 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória do Registo

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ESTRADA DA AZEITEIRA, 54, Localidade MEM MARTINS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ESTRADA DA AZEITEIRA, 54, Localidade MEM MARTINS Válido até 31/12/2024 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada ESTRADA DA AZEITEIRA, 54, Localidade MEM MARTINS Freguesia ALGUEIRÃO-MEM MARTINS Concelho SINTRA GPS 38.806810, -9.339981 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ALCOENTRE-TRAVESSA DO CEREJAL,, Localidade ALCOENTRE. Freguesia ALCOENTRE

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada ALCOENTRE-TRAVESSA DO CEREJAL,, Localidade ALCOENTRE. Freguesia ALCOENTRE Válido até 13/05/2026 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada ALCOENTRE-TRAVESSA DO CEREJAL,, Localidade ALCOENTRE Freguesia ALCOENTRE Concelho AZAMBUJA GPS 39.207100, -8.956400 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL Conservatória

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URBANIZAÇÃO AREIAS DO SEIXO, 14, Localidade A DOS CUNHADOS

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada URBANIZAÇÃO AREIAS DO SEIXO, 14, Localidade A DOS CUNHADOS Válido até 16/03/2025 IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada URBANIZAÇÃO AREIAS DO SEIXO, 14, Localidade A DOS CUNHADOS Freguesia A DOS CUNHADOS E MACEIRA Concelho TORRES VEDRAS GPS 39.152897, -9.361821 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA CAMILO CASTELO BRANCO, 194, 3º D Localidade SETÚBAL

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA CAMILO CASTELO BRANCO, 194, 3º D Localidade SETÚBAL IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA CAMILO CASTELO BRANCO, 194, 3º D Localidade SETÚBAL Freguesia SETUBAL (S. SEBASTIÃO) Concelho SETUBAL GPS 38.530926, -8.877687 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL 2 ª Conservatória

Leia mais

REH Regulamento dos Edifícios de Habitação

REH Regulamento dos Edifícios de Habitação Questão 8 Considere as peças desenhadas anexas correspondentes ao projeto de uma grande intervenção a realizar num edifício anterior a 1960 situado no concelho de Évora, a uma altitude de 287 m a fração

Leia mais

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA RAMPA DO SOL FERIAS, LOTE 42, Localidade CARVOEIRO LGA

Certificado Energético Edifício de Habitação IDENTIFICAÇÃO POSTAL. Morada RUA RAMPA DO SOL FERIAS, LOTE 42, Localidade CARVOEIRO LGA Válido até IDENTIFICAÇÃO POSTAL Morada RUA RAMPA DO SOL FERIAS, LOTE 42, Localidade CARVOEIRO LGA Freguesia LAGOA E CARVOEIRO Concelho LAGOA (ALGARVE) GPS 37.104015, -8.468175 IDENTIFICAÇÃO PREDIAL/FISCAL

Leia mais

CASA DO PADRÃO - LEIRIA (2002) Principios bioclimáticos na arquitectura corrente

CASA DO PADRÃO - LEIRIA (2002) Principios bioclimáticos na arquitectura corrente CASA DO PADRÃO - LEIRIA (2002) Principios bioclimáticos na arquitectura corrente A localização em questão: as primeiras impressões são contrariadas pela análise geo- climática do terreno: uma encosta muito

Leia mais

ÍNDICE 3.- MATERIAIS Produzido por uma versão educativa de CYPE

ÍNDICE 3.- MATERIAIS Produzido por uma versão educativa de CYPE ÍNDICE 1.- SISTEMA ENVOLVENTE... 1.1.- Pavimentos em contacto com o terreno... 1.1.1.- Lajes térreas... 1..- Fachadas... 4 1..1.- Parte opaca das fachadas... 4 1...- Aberturas em fachada... 4 1..- Coberturas...

Leia mais