CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Transcrição

1 LEI COMPLEMENTAR N.º 45, DE 26 DE FEVEREIRO DE (Com alterações impostas pelas Leis Complementares nº s. 63, de 27/12/2005; 87, de 7/03/2008; 142, de 24/11/2010 e 149, de 21/03/2011.) REVOGA A LEI Nº 2.076, DE 16 DE FEVEREIRO DE 1987, COM AS ALTERAÇÕES SUBSEQUENTES, E REINSTITUI O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL. O PREFEITO MUNICIPAL DE BARRETOS, ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1.º - Esta Lei Complementar estrutura e organiza o magistério público de Educação Básica e Educação Profissional, da Prefeitura do Município de Barretos, nos termos da Lei Federal n.º 9.394/96, e denominar-se-á Estatuto do Magistério. ART. 2.º - Para efeito deste Estatuto, estão abrangidos os docentes e o pessoal da classe de Suporte Pedagógico, que desenvolvem atividades de ministrar, planejar, executar, avaliar e dirigir o ensino. ART. 3.º - Para os fins desta Lei Complementar consideram-se: I - Quadro do Magistério: o conjunto de cargos e de funções docentes e de profissionais que oferecem suporte pedagógico direto a tais atividades, privativos do Magistério Público Municipal; II - Carreira do Magistério: o conjunto de cargos de provimento efetivo do Quadro do Magistério, caracterizados pelo exercício de atividades no ensino fundamental, educação infantil e educação profissional; III - Classe: conjunto de cargos e/ou funções de igual denominação; IV - Cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas ao funcionário público; e V - Função conjunto de encargos e atribuições ao qual não corresponde cargo público. CAPÍTULO II DO QUADRO DO MAGISTÉRIO Seção I

2 Da Composição ART. 4.º - O Quadro do magistério é composto de cargos e funções, criados por legislação específica. 1.º - Os cargos docentes e os de suporte pedagógico serão exercidos em caráter efetivo. 2.º - As funções docentes e de suporte pedagógico destinam-se ao atendimento de uma necessidade inadiável, até a criação e provimento de cargos correspondentes por concurso público. 3.º - Aos ocupantes de cargos ou de funções, pertencentes ao Quadro de Magistério, aplicam-se respectivamente o disposto neste Estatuto, no Estatuto do Funcionário Público Municipal e na Consolidação das Leis do Trabalho. ART. 5.º - O Quadro do Magistério é constituído das seguintes classes: I - Classe de Docentes: a) Educador da Educação Infantil; (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008 Redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, a) Professor de Suplência. Redação primitiva: "Professor I; e" b) Educador de Criança e Adolescente; (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008 Redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, b)professor I Redação primitiva: "Professor II; e" c) Professor de Suplência I; e (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008 Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, c) Professor II d) Professor I; (AC) e) Professor II; (AC) II - Classe de Suporte Pedagógico: a) Coordenador Pedagógico Auxiliar; b) Orientador Educacional; c) Coordenador Pedagógico; d) Diretor de Escola de Educação Infantil; (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008 Redação primitiva: "Diretor de Escola" e) Diretor de Escola; e (AC) f) Supervisor de Ensino. (AC)

3 1.º - Poderá haver nas unidades escolares, postos de trabalho destinados à função de Vice-Diretor. 2º - Poderá haver nas unidades escolares e na administração central da Secretaria Municipal de Educação postos de trabalho destinados à função de Professor-Coordenador. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008 Redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005: Poderá haver nas unidades escolares e na administração central da Secretaria Municipal de Educação, postos de trabalho destinados às funções de Coordenador de Suplência e de Professor-Coordenador. Redação primitiva: "Os cargos de Coordenador Pedagógico Auxiliar e de Orientador Educacional são considerados em extinção, em caso de vacância." 3º - Poderá haver na Secretaria Municipal de Educação, postos de trabalho destinados à função de Supervisor Geral de cada uma das áreas: de educação infantil, do ensino fundamental, de administração, do Centro de Formação dos Profissionais da Educação - Ceforpe e do Pólo de Apoio Barretos de Educação a Distância. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008 Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, com a seguinte redação: Poderá haver na Secretaria Municipal de Educação, postos de trabalho destinados à função de Supervisor Geral de Cada uma das áreas de: educação infantil, ensino fundamental, formação continuada e infra-estrutura e operações." 4.º - Poderá haver nas unidades de projetos de atividades educacionais complementares posto de trabalho destinado à função de Encarregado de Projeto. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008 Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, com a seguinte redação: Os cargos de Coordenador Pedagógico Auxiliar e de Orientador Educacional são considerados em extinção, em caso de vacância." 5º - Poderá haver na Secretaria Municipal de Educação um posto de trabalho destinado à função de Encarregado Geral de Projetos de atividades educacionais complementares. (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/ º - Os cargos de Coordenador Pedagógico auxiliar e de Orientador Educacional são considerados em extinção, em caso de vacância. (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. Seção II Do campo de atuação ART. 6.º - Os ocupantes de cargo ou de função docente atuarão: I - Educador da Educação Infantil: na Educação Infantil; (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. II - Educador de Criança e Adolescente: nas atividades educacionais complementares; (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. III - Professor de Suplência I: na Educação de Jovens e Adultos até o 5º ano do Ensino Fundamental; e (NR) (NR) renumeração do inciso de I para III, pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008.

4 redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005 Professor de Suplência I na educação de jovens e adultos até a 4.ª série do Ensino Fundamental; redação primitiva: "Professor I na Educação Infantil e até a 4.ª série do Ensino Fundamental; e " IV - Professor I: na Educação Infantil e até o 5º ano do Ensino Fundamental; e (NR) (NR) renumeração do inciso de II para IV, pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, Professor I: na Educação Infantil e até a 4ª série do Ensino Fundamental; e redação primitiva: "Professor II de 5.ª a 8.ª série do Ensino Fundamental e na Educação Profissional de Nível Médio." V - Professor II: de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e na Educação Profissional do Ensino Médio. (NR) (NR) renumeração do inciso de III para V, pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, Professor II: de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e na Educação Profissional de Nível Médio. ART. 7.º - Os ocupantes de cargo da classe de Suporte Pedagógico atuarão em todo o Ensino de Educação Infantil, Fundamental e Educação Profissional. CAPÍTULO III DO PROVIMENTO DE CARGOS Seção I Dos Requisitos ART. 8.º - Os requisitos para o provimento de cargos docentes e de suporte pedagógico do Quadro do Magistério ficam estabelecidos em conformidade com o Anexo I que faz parte integrante desta Lei Complementar. Seção II Das Formas de Provimento ART. 9.º - Os cargos docentes e de suporte pedagógico, diretamente ligados ao ensino, serão providos através de nomeação após prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos. 1.º - Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo público de provimento efetivo integrante do quadro do magistério público municipal ficará sujeito a estágio probatório nos estritos termos previstos nos arts. 33, 34, 36 e 37 da Lei Complementar n.º 68, de 03 de julho de 2006, e nas condições estabelecidas nos seguintes 2.º e 3.º deste artigo. (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/ º - No caso de designação de servidor que esteja em estágio probatório para o exercício de função ou posto de trabalho previstos nesta Lei Complementar o respectivo tempo de serviço e a avaliação de desempenho satisfatório nos mesmos serão considerados aproveitáveis para fins de cumprimento do estágio probatório, desde que: (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008.

5 I - o servidor satisfaça as condições mínimas estabelecidas em lei para o exercício da função ou posto de trabalho; e (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. II - o exercício da referida função ou posto de trabalho seja privativo de servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo. (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/ º - As disposições estabelecidas nos 1.º e 2.º deste artigo aplicam-se a todos servidores nomeados para cargo público de provimento efetivo integrante do quadro do magistério público municipal a partir de 26 de fevereiro de (AC). (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. Seção III Dos Concursos Públicos ART Os concursos públicos serão realizados por firma especializada, devendo constar do edital: I - a modalidade do concurso; II - as exigências para provimento de cargo; III - o tipo de conteúdo das provas e natureza dos títulos; IV - os critérios de aprovação e classificação; V - o prazo de validade do concurso; e VI - o número de cargos a serem oferecidos. ART A validade do concurso será de dois anos, prorrogáveis por mais dois a contar da data de sua homologação. CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES DOCENTES, DAS DESIGNAÇÕES E SUBSTITUIÇÕES Seção I Do Preenchimento das Funções Docentes ART O preenchimento das funções docentes será efetuado mediante admissão, nas seguintes hipóteses: I - para reger classes e/ou ministrar aulas, cujo número reduzido, especificidade ou transitoriedade não justifique o provimento de cargo; II - para reger classes e/ou ministrar aulas atribuídas a ocupantes de cargos ou de funções, afastados a qualquer título; e III - para reger classes e/ou ministrar aulas decorrentes de cargos vagos ou que ainda não tenham sido criados.

6 Seção II Dos Requisitos ART Os requisitos para o preenchimento das funções docentes serão os mesmos fixados no Anexo I desta Lei Complementar. Seção III Do Processo Seletivo ART.14 - O preenchimento de funções atividades do Quadro do Magistério far-seá mediante admissão, precedida de processo seletivo. ART O processo seletivo será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, na forma estabelecida em regulamento. Seção IV Da Designação para Posto de Trabalho ART A designação para posto de trabalho: (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. redação primitiva: "As escolas que não contarem com cargo de Diretor, serão dirigidas por um Vice-Diretor." I - de Vice-Diretor será feita para a escola que, alternativamente: (NR) a) não contar com o cargo de Diretor; ou b) tiver o cargo de Diretor e: 1. contar com 18 (dezoito) ou mais classes; ou 2. funcionar em 3 (três) períodos, com no mínimo 08 (oito) classes em cada; ou 3. contar com 24 (vinte e quatro) classes ou mais e funcionar em 3 (três) períodos, com no mínimo 8 (oito) classes em cada, podendo neste caso serem designados 2 (dois) Vices-Diretores; ou 4. funcionar em regime de tempo integral. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. Acrescentado pela lei Complementar nº 63, de 27/12/2005, com a seguinte redação: " b) tiver o cargo de Diretor e contar com 18 (dezoito) ou mais classes, ou funcionar em 3 (três) períodos." II - de Professor-Coordenador poderá ser feita para exercício nas unidades escolares e na administração central da Secretaria Municipal de Educação; (NR) (NR) inciso renumerado III para II pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. OBS: o inciso II automaticamente excluído pela Lei Complementar nº 87, tinha a seguinte redação: de Coordenador de Suplência poderá ser feita para exercício na administração central da Secretaria Municipal de Educação III - de Supervisor Geral poderá ser feita para exercício na administração central da Secretaria Municipal de Educação. (NR) (NR) inciso renumerado IV para III pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005

7 IV - de Secretário da Comissão Certificadora de Qualidade poderá ser feita para exercício na administração central da Secretaria Municipal de Educação. (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. V - VI - de Encarregado de Projeto poderá ser feita para exercício nas unidades de projetos educacionais complementares.(ac) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. de Encarregado Geral de Projeto poderá ser feita para exercício em uma das unidades de projetos educacionais complementares ou na administração central da Secretaria Municipal de Educação. (AC) (AC) acrescentado pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/ º - A função de Vice-Diretor será exercida por um profissional efetivo habilitado, ocupante de cargo do quadro do Magistério Público Municipal, indicado pela Secretaria Municipal de Educação e designado pelo Prefeito Municipal. (NR) Nova Redação imposta pela Lei Complementar nº 87, de 07/03/2008. Redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. redação primitiva: "A função de Vice- Diretor será exercida por um profissional habilitado, indicado pela Secretária Municipal de Educação e designado pelo Prefeito Municipal." 2.º - O Vice-Diretor cumprirá 40 (quarenta) horas semanais de trabalho e perceberá vencimento correspondente ao cargo de Diretor de Escola, no padrão inicial. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. redação primitiva: "O Vice- Diretor cumprirá 40 (quarenta) horas semanais de trabalho e perceberá vencimento correspondente ao cargo de Diretor, no padrão inicial." 3.º - A função de Professor-Coordenador será exercida por servidor efetivo ocupante de cargo do quadro do quadro do magistério público municipal indicado pelo Secretário Municipal de Educação. E designado pelo Prefeito Municipal. (NR) (NR) Nova Redação imposta pela Lei Complementar nº 87, de 07/03/2008. Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. "As funções de Coordenador de Suplência e de Professor-Coordenador serão exercidas por servidor do quadro do magistério público municipal ocupante de cargo efetivo habilitado designado pelo Secretário Municipal de Educação." 4.º - A função de Supervisor Geral será exercida por servidor público efetivo ocupante de cargo do quadro do Magistério Público Municipal habilitado para o cargo de supervisor de ensino, indicado pelo Secretário Municipal de Educação e designado pelo Prefeito Municipal. (NR) (NR) Nova Redação imposta pela Lei Complementar nº 87, de 07/03/2008. Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, "A função de Supervisor Geral será exercida por servidor efetivo do quadro do magistério público municipal habilitado para o cargo de supervisor de ensino e designado pelo Secretário Municipal de Educação." 5.º - A função de Secretário da Comissão Certificadora de Qualidade será exercida por servidor público efetivo ocupante de cargo do quadro do Magistério Público Municipal indicado pelo Secretário Municipal de Educação e designado pelo Prefeito Municipal. (NR) (NR) Nova Redação imposta pela Lei Complementar nº 87, de 07/03/2008. Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, "O Supervisor Geral cumprirá 40 (quarenta) horas semanais de trabalho. 6.º - As funções de Encarregado de Projeto e de Encarregado Geral de Projeto serão exercidas por servidor público efetivo ocupante de cargo

8 do quadro do Magistério Público Municipal, indicado pelo Secretário Municipal de Educação e designado pelo Prefeito Municipal. (NR) (NR) Nova Redação imposta pela Lei Complementar nº 87, de 07/03/2008. Acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. " O Coordenador de Suplência e o Professor-Coordenador cumprirão 40 (quarenta) horas semanais de trabalho." 7.º - O Supervisor Geral, o Professor Coordenador, o Encarregado Geral de Projeto, o Encarregado de Projeto e o Secretário da Comissão Certificadora de Qualidade cumprirão 40 (quarenta) horas semanais de trabalho. (AC) (AC) Acrescentado pela Lei Complementar nº 87, de 07/03/2008. CAPÍTULO V DAS SUBSTITUIÇÕES ART Haverá substituição nos impedimentos legais dos docentes e do pessoal da classe de suporte pedagógico, na seguinte conformidade: I - docente: a substituição será exercida por professor classificado no processo seletivo; e II - os cargos de suporte pedagógico serão substituídos por servidor efetivo ocupante de cargo do quadro do Magistério Público Municipal, atendidas as exigências de habilitação. (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. redação primitiva: " os cargos de suporte pedagógico serão substituídos preferencialmente por servidor efetivo do quadro do magistério, atendidas as exigências de habilitação." 1.º - O professor que exercer a substituição de cargo docente receberá a remuneração do cargo, no padrão inicial. 2.º - O servidor que substituir cargo da classe de suporte pedagógico poderá optar pelos vencimentos de seu cargo ou pelos vencimentos do cargo substituído, sem prejuízo de suas vantagens pessoais. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. redação primitiva: "O servidor que substituir cargo da classe de suporte pedagógico poderá optar pelos vencimentos de seu cargo ou pelos vencimentos do cargo substituído, no padrão inicial." 3.º - Para o exercício de cargos vagos serão adotados os mesmos procedimentos dos 1.º e 2.º deste artigo. CAPÍTULO VI DA REMOÇÃO ART A remoção dos integrantes de cargos da carreira do Magistério será realizado anualmente e processar-se-á apenas por concurso de títulos. ART Fica impedido de inscrever-se em remoção o candidato que se encontre na condição de readaptado sujeito aos impedimentos previstos na legislação. ART A inscrição, a avaliação dos títulos, classificação, indicação e atribuição deverão estar de acordo com o estabelecido em Regulamento.

9 ART O concurso de remoção precederá ao de ingresso e somente as vagas remanescentes da remoção serão oferecidas para ingresso. CAPÍTULO VII DA VACÂNCIA DE CARGOS E DE FUNÇÕES DOCENTES ART A vacância de cargos do Quadro do Magistério decorrerá de: I - exoneração; II - demissão; III - aposentadoria; e IV - falecimento. 1.º - Dar-se-á a exoneração: I - a pedido do interessado; II - quando o candidato não entrar em exercício dentro do prazo legal; e III - após ação administrativa disciplinar, comprovada a culpabilidade do servidor; IV - por insuficiência de desempenho apurada em processo regular, no período de estágio probatório. 2.º - A demissão será aplicada como penalidade, nos casos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do Município. ART A vacância da função docente decorrerá de: I - dispensa; II - aposentadoria; e III - falecimento. Parágrafo Único. Dar-se-á a dispensa: I - a pedido do servidor; II - a critério da administração; e III - quando o servidor incorrer em responsabilidade disciplinar. CAPÍTULO VIII

10 DA JORNADA DE TRABALHO E DA CARGA HORÁRIA ART A jornada semanal de trabalho do titular docente é constituída de horas atividades com alunos, de horas de trabalho pedagógico na escola e de horas de trabalho em local de livre escolha, a saber: I - jornada básica de trabalho docente, composta por: a) 25 (vinte e cinco) horas em atividades com alunos; e b) 5 (cinco) horas de trabalho pedagógico das quais 2 (duas) na escola em atividades coletivas e 3 (três) em local de livre escolha docente. II - jornada inicial de trabalho docente, composta por: a) 20 (vinte) horas em atividades com alunos; e b) 4 (quatro) horas de trabalho pedagógico das quais 2 (duas) na escola em atividades coletivas e 2 (duas) em local de livre escolha pelo docente. Parágrafo único. A Jornada de trabalho do titular do cargo de: (NR) I - Educador da Educação Infantil e de Educador de Criança e Adolescente será de 40 (quarenta) horas semanais; II - Professor de Suplência I será de 24 (vinte e quatro) horas, sendo 20 (vinte) horas de trabalho com alunos, 2 (duas) horas de trabalho pedagógico na escola e 2 (duas) horas de trabalho em local de livre escolha. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. acrescentado pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, com a seguinte redação: "A jornada semanal de trabalho do titular do cargo de Professor de Suplência I será de 20 (vinte) horas, sendo 15 (quinze) horas de trabalho com alunos, 4 (quatro) horas de trabalho pedagógico na escola e 1 (uma) hora de trabalho em local de livre escolha." ART Os cargos de Suporte Pedagógico serão exercidos em jornada de 40 (quarenta) horas semanais. ART Na hipótese de acumulação de dois cargos docentes ou de um docente e um de suporte pedagógico, a carga horária total não poderá ultrapassar o limite de 64 (sessenta e quatro) horas semanais, observado intervalo igual ou superior a 30 (trinta) minutos entre os períodos de trabalho. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07/03/2008. Redação primitiva: Na hipótese de acumulação de dois cargos docentes ou de um docente e um de suporte pedagógico, a carga horária total não poderá ultrapassar o limite de 64 (sessenta e quatro) horas semanais, observado intervalo igual ou superior a uma hora, entre os períodos de trabalho. 1.º - a acumulação de que trata o caput somente será possível mediante concurso público para os dois cargos. 2.º - o docente que, acumulando dois cargos de jornada inicial vier a ser incluído em jornada básica 30 (trinta) horas semanais, será automaticamente enquadrado no cargo de padrão mais elevado e excluído do cargo de menor padrão;

11 3º - os docentes que se encontram em situação de acumulação de cargos, cuja carga horária total ultrapassar o limite estabelecido no "caput" deste artigo, serão automaticamente reenquadrados, sendo-lhes assegurado o direito de opção. ART Os docentes admitidos em caráter temporário serão remunerados conforme a carga horária que vierem a cumprir. 1.º - Entende-se por carga horária o conjunto de horas em atividades com alunos, horas de trabalho pedagógico na escola e horas de trabalho em local de livre escolha pelo docente. 2.º - As horas de trabalho pedagógico correspondem a 20% (vinte por cento) da jornada semanal de trabalho docente. Seção I Da Carga Suplementar de Trabalho ART Os docentes em jornada básica ou inicial poderão exercer carga suplementar de trabalho. 1.º - Entende-se por carga suplementar de trabalho o número de horas prestadas pelo docente além daquela fixada para jornada de trabalho a que estiver sujeito o titular de cargo. 2.º - As horas prestadas a título de carga suplementar de trabalho são constituídas de hora atividade com alunos, hora de trabalho pedagógico na escola e hora de trabalho em local de livre escolha. 3.º - O número de horas semanais de carga suplementar de trabalho corresponderá à diferença entre o limite de 40 (quarenta) horas e o número de horas previsto na jornada a que se refere o art. 24 desta Lei Complementar. 4.º - O valor da hora aula de carga suplementar corresponde a 1/150 avos do valor fixado para a jornada inicial de trabalho docente, de acordo com o padrão do servidor. Seção II Da Hora Atividade ART A hora atividade coletiva e em local de livre escolha é um tempo remunerado de que disporá o docente, prioritariamente, para participar de reuniões pedagógicas e, ainda, para a preparação de aulas, correção de trabalhos, provas, pesquisas e atendimento a pais de alunos. Parágrafo único. A hora atividade deverá ser realizada em horário e local préestabelecidos.

12 CAPÍTULO IX DA REMUNERAÇÃO ART A remuneração do titular da carreira corresponde ao vencimento relativo à classe e ao padrão em que se encontra, acrescido das vantagens, incorporáveis ou não. 1.º - Considera-se vencimento básico da carreira o fixado para o cargo de Professor I, da classe inicial e no nível mínimo de habilitação, exceto para os cargos de Professor de Suplência I, Educador da Educação Infantil e de Educador de Criança e Adolescente. (NR) (NR) Nova Redação imposta pela Lei Complementar nº 87, de 07/03/2008 redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, "Considera-se vencimento básico da carreira o fixado para o cargo de Professor I, da classe inicial e no nível mínimo de habilitação, exceto para o cargo de Professor de Suplência I." redação primitiva: "Considera-se vencimento básico da carreira o fixado para o cargo de professor I, da classe inicial e no nível mínimo de habilitação." 2.º - Os vencimentos são os fixados nos anexos III e IV, incluindo a progressão horizontal, nas classes e padrões, conforme o disposto no Plano de Carreira do Magistério. ART O valor da hora aula para o admitido em caráter temporário e para a carga suplementar do titular de cargo corresponde a 1/150 (um cento e cinqüenta) avos do valor fixado para a jornada inicial de trabalho docente, de acordo com o padrão em que estiver enquadrado o servidor. ART O integrante da carreira do magistério, quando nomeado ou designado para cargo de outra classe da mesma carreira, poderá optar pelo vencimento correspondente ao padrão retribuitório inicial da nova classe, sem incorporação dos vencimentos, passando a perceber o salário de seu cargo quando deixar de exercer a função. Parágrafo único. O servidor estável com mais de cinco anos de efetivo exercício no serviço público municipal, que venha a exercer, ininterruptamente, e a qualquer título, cargo que lhe proporcione vencimentos superiores ao do cargo de que seja titular, incorporará 1/10 (um décimo) dessa diferença por ano, até o limite de dez décimos. ART ART O professor I habilitado que ministrar aulas de 5.ª a 8.ª séries do Ensino Fundamental e no Ensino Pós Médio terá a retribuição referente a essas aulas calculada com base no padrão I da Faixa 2, da Tabela de vencimentos da classe de docentes, na conformidade do disposto no art. 31 desta Lei Complementar. O portador de curso superior, com licenciatura plena, que atuar em componente curricular diverso do de sua habilitação será admitido como professor de educação básica I e remunerado pela carga horária cumprida, com base no valor referente ao Padrão III da Faixa I da Tabela de Vencimentos da Classe de Docentes, na conformidade do disposto no art. 31 desta Lei Complementar.

13 Seção I Das Vantagens ART Além do vencimento, o titular de cargo de carreira fará jus às seguintes vantagens: I - indenizações; II - gratificações; e III - adicionais. 1.º - As indenizações não se incorporarão ao vencimento ou provento para nenhum efeito. 2.º - As gratificações e os adicionais incorporar-se-ão ao vencimento, nas condições previstas no Estatuto dos Servidores Públicos do Município e demais legislações pertinentes. ART Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; e III - transporte. 1.º - A ajuda de custo será concedida a critério da Administração, de acordo com a legislação pertinente. 2.º - As diárias serão concedidas ao servidor que se deslocar da sede para outro ponto do território nacional ou para o exterior, por designação da Administração, para atividade específica, ligada a sua área de atuação. 3.º - A indenização de transporte será concedida na seguinte conformidade: I - 30% (trinta por cento) do valor do nível inicial da classe aos docentes que exercem atividades na Zona Rural; II - 20% (vinte por cento) do nível inicial do cargo, posto de trabalho ou função para Supervisor Geral, Supervisor de Ensino, Coordenador Pedagógico, Encarregado Geral de Projeto, Coordenador Auxiliar e Orientador Educacional que visitam escolas; e (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07 de março de Redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005," 20% (vinte por cento) do nível inicial do cargo para Supervisor de Ensino, Coordenador Pedagógico, Coordenador Auxiliar; Orientador Educacional e Coordenador de Suplência que visitam escolas; e" Redação Primitiva: "20% (vinte por cento) do nível inicial do cargo para Supervisor de Ensino, Coordenador Pedagógico, Coordenador Auxiliar e Orientador Educacional que visitam escolas; e "

14 III - 10% (dez por cento) do nível inicial do cargo, posto de trabalho ou função para Diretor de Escola, Diretor de Escola de Educação Infantil, Encarregado de Projeto e Chefe de Setor que visita escola. (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 87, de 07 de março de Redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005, que 10% (dez por cento) do nível inicial do cargo para Diretor de Escola e Coordenador de Creche. RedaçãoPprimitiva: "10% (dez por cento) do nível inicial do cargo para Diretor de Escola." ART Constituem gratificações ao servidor abrangido por esta Lei Complementar: I - a gratificação pelo exercício de função de direção, supervisão e coordenação; e II - gratificação pela prestação de serviço especial. 1º - Em caso de substituição, o substituto fará jus à percepção do vencimento do cargo do titular. 2º - É assegurado ao substituto o recebimento dos adicionais por tempo de serviço a que tiver direito, calculados sobre o vencimento de seu cargo efetivo, bem como das gratificações inerentes ao cargo que vier a substituir. ART O servidor abrangido por esta Lei Complementar fará jus, ainda, aos seguintes adicionais: I - adicional por tempo de serviço, a razão de 5% (cinco por cento) a cada 5 (cinco) anos de efetivo exercício; II - sexta-parte, após 20 (vinte) anos de efetivo exercício; III - adicional noturno correspondente a 25% (vinte e cinco por cento) do valor da hora de trabalho; e IV - adicional de férias. 1.º - O servidor fará jus ao adicional do tempo de serviço a partir do mês em que completar 5 (cinco) anos de efetivo exercício no cargo. 2.º - O adicional de tempo de serviço que trata este artigo será incorporado ao vencimento para todos os efeitos, inclusive de aposentadoria e disponibilidade. 3.º - O integrante do Quadro do Magistério não perderá o direito de adicional noturno, em virtude dos afastamentos previstos em lei. ART O integrante do Quadro do Magistério, estável, terá direito a Licença Especial de 90 (noventa) dias, desde que atendidas as exigências dos artigos 115 a 118, do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Barretos, dos Poderes Executivo e Legislativo da Administração Direta e Indireta. ART. 39A - Fica instituído o Prêmio de Produtividade a ser concedido, nos termos desta Lei, aos servidores efetivos ou contratados por tempo determinado lotados

15 na Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de incentivar o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelo sistema municipal de ensino. (AC) Acrescentado pela Lei Complementar 87, de 07 de março de º - O valor do Prêmio de Produtividade a que se refere este artigo será determinado, a cada ano, com base em percentual a ser aplicado sobre o valor do vencimento básico do servidor, percentual este definido, na forma do regulamento: (AC) I - individualmente, no caso de servidores ocupantes de cargos ou funções integrantes da Classe de Docentes, de acordo com o sucesso de aprendizagem alcançado pelos alunos matriculados na classe sob sua regência ou atuação; (AC) II - individualmente, no caso de servidores ocupantes de cargos ou funções integrantes da Classe de Docentes que tenham atuado em mais de 1 (uma) classe, de acordo com a média ponderada obtida entre os indicadores de sucesso de aprendizagem alcançado pelos alunos das classes em que tenha atuado e os respectivos tempos de atuação nelas; (AC) III - para a equipe, na impossibilidade de aplicação do disposto nos incisos I e II no caso de servidores ocupantes de cargos ou funções integrantes da Classe de Docentes, de acordo com o índice médio atingido no cumprimento dos objetivos fixados pela Administração ou de sucesso de aprendizagem alcançado pelos alunos matriculados nas classes ou unidades de ensino sob sua regência ou atuação; (AC) IV - individualmente, no caso de servidores ocupantes de cargos ou funções integrantes da Classe de Suporte Pedagógico, de acordo com o indicador médio de sucesso de aprendizagem alcançado pelos alunos dentre as classes ou unidades de ensino sob sua atuação ou regência; e (AC) V - para a equipe, no caso de servidores ocupantes de outros cargos ou funções, de acordo com o índice atingido no cumprimento dos objetivos fixados pela Administração ou com o indicador de sucesso de aprendizagem alcançado pelos alunos matriculados nas classes ou unidades de ensino sob sua atuação, ou, havendo mais de um índice, com a média deles. (AC) 2.º - Para fins de definição do percentual a que se refere o 1.º deste artigo, a aferição do sucesso na aprendizagem dos alunos será feita sempre que possível com base em resultados e índices oficiais apurados pelo Ministério da Educação e, na sua falta ou impossibilidade, com base em avaliações externas realizadas nos termos do regulamento e acompanhadas pelo Conselho Municipal de Educação. (AC)

16 3.º - A definição do percentual, a que se refere o 1.º deste artigo, a ser aplicado no ano de 2008, poderá, excepcionalmente, ser feita por escola com base na evolução dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, do Ministério da Educação, relativos aos anos de 2005 e 2007, respectivamente, alcançados pela unidade escolar ou, quando impossível, para os demais servidores, com base na evolução dos referidos índices alcançados globalmente pelo sistema municipal de ensino. (AC) 4.º - Somente fará jus ao Prêmio de Produtividade a que se refere este artigo o servidor que, anualmente, nos termos do regulamento: (AC) I - atingir o índice de assiduidade estabelecido pela Administração; (AC) II - participar com aproveitamento dos cursos e de outras atividades formativas ou de atualização definidos pela Administração; e (AC) III - obtiver o certificado de cumprimento dos requisitos e critérios de avaliação determinados pela Comissão Certificadora de Qualidade a que se refere o 7.º deste artigo. (AC) 5.º - De acordo com a disponibilidade de recursos e nos termos do regulamento, o Poder Executivo poderá determinar acréscimo geral ou redução geral no percentual, a ser aplicado sobre o valor do vencimento básico do servidor, a que se refere o 1.º deste artigo, bem como efetuar o pagamento do Prêmio de Produtividade em uma ou mais parcelas. (AC) 6.º - O Prêmio de Produtividade concedido nos termos desta Lei não se incorpora aos vencimentos para efeito algum nem será computado ou acumulado para qualquer efeito de concessão de quaisquer outros acréscimos pecuniários ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento. (AC) 7.º - Fica criada a Comissão Certificadora de Qualidade que, relativamente às atividades e serviços prestados pelo sistema municipal de ensino, nos termos do regulamento, terá por finalidades: (AC) I - sugerir diretrizes, programas, projetos, atividades, objetivos e metas de qualidade; (AC) II - sugerir critérios e indicadores de cumprimento de objetivos e metas de qualidade; (AC)

17 III - certificar o cumprimento dos objetivos e metas de qualidade das atividades, programas, projetos e serviços desenvolvidos pela rede municipal de ensino; (AC) IV - emitir o certificado de cumprimento pelo servidor dos requisitos e critérios a que se referem o 4.º deste artigo. (AC) 8.º - A Comissão Certificadora de Qualidade a que se refere o 7.º deste artigo: (AC) I - será designada pelo Secretário Municipal de Educação; (AC) II - será secretariada por um servidor efetivo ocupante de cargo do quadro do Magistério Público Municipal designado para este posto de trabalho pelo Secretário Municipal de Educação; e (AC) III - será composta: (AC) a) pelos supervisores gerais e presidida pelo supervisor geral do ensino fundamental; e (AC) b) por 1 (um) supervisor de ensino do ensino fundamental; 1 (um supervisor de ensino da educação infantil; 1 (um) diretor de escola; 1 (um) diretor de escola de educação infantil; 1(um) coordenador pedagógico do ensino fundamental; 1(um) coordenador pedagógico da educação infantil; 1 (um) professor I; 1 (um) professor II; 1 (um) educador da educação infantil; 1 (um) educador de criança e adolescente e 2 (dois) representantes dos demais servidores, todos eleitos pelos seus pares. (AC) IV - apresentará ao Secretário Municipal de Educação até o dia 30 de novembro de cada ano, relatório circunstanciado dando conta das atribuições estabelecidas no 7.º deste artigo. (AC) Seção II Da Promoção ART O integrante do Quadro do Magistério terá direito à promoção horizontal que é a passagem para padrão retribuitório superior da respectiva classe, mediante a avaliação de indicadores da capacidade potencial de trabalho do profissional do magistério. ART A passagem para padrão superior da respectiva classe dar-se-á através das seguintes modalidades:

18 I - pela via acadêmica, considerado o fator habilitação acadêmica obtido em grau superior de ensino; e II - pela via não acadêmica, considerados os fatores relacionados à atualização, aperfeiçoamento e produção profissional. ART. 41-B - O integrante do Quadro do Magistério terá direito à Promoção Bienal de Magistério que é a atribuição de 2% (dois por cento) a cada período de 02 (dois) anos de efetivo exercício em atividades inerentes ou correlatas à do magistério prestadas no Magistério Público do Município de Barretos. (AC) (AC) Acrescentado pela Lei Complementar nº. 149, de 21/03/2011. ART As promoções obedecerão a critérios estabelecidos no Plano de Carreira. (AC) Acrescentado pela Lei Complementar nº. 149, de 21/03/2011. Redação Primitiva: A promoção obedecerá a critérios estabelecidos no Plano de Carreira. CAPÍTULO X DOS DIREITOS E DEVERES Seção I Dos Direitos ART Além dos previstos em outras normas, são direitos do integrante do Quadro de Magistério: I - ter a seu alcance informações educacionais, bibliografia, material didático e outros instrumentos, bem como contar com assistência técnica que auxilie e estimule a melhoria de seu desempenho profissional e a ampliação de seus conhecimentos; II - ter assegurado a oportunidade de freqüentar cursos de formação, atualização e especialização profissional; III - dispor, no ambiente de trabalho, de instalações e material técnicopedagógico suficientes e adequados, para que possa exercer com eficiência e eficácia suas funções; IV - ter liberdade de escolha e de utilização de materiais de procedimentos didáticos e de instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem, dentro dos princípios psico-pedagógicos, objetivando alicerçar o respeito à pessoa humana e, à construção do bem comum; V - receber remuneração de acordo com a classe, nível de habilitação, tempo de serviço e regime de trabalho, conforme o estabelecido por esta Lei Complementar; VI - ter assegurado a igualdade de tratamento no plano técnico pedagógico, independentemente do regime jurídico a que estiver sujeito;

19 VII - receber, através dos serviços especializados de educação, assistência ao serviço profissional; VIII - participar do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades escolares; e IX - reunir-se na unidade escolar para tratar de assunto de interesse da categoria e de educação em geral, sem prejuízo das atividades escolares. Seção II Dos Deveres ART O integrante do Quadro do Magistério tem o dever constante de considerar a relevância social de suas atribuições, mantendo conduta moral e funcional adequada à dignidade profissional em razão da qual, além das obrigações previstas em normas, deverá: I - conhecer e respeitar as leis; II - preservar os princípios, os ideais e fins da Educação Brasileira, através de seu desempenho profissional; III - empenhar-se em prol do desenvolvimento do aluno, utilizando processos que acompanham o progresso científico da educação; IV - participar das atividades educacionais que lhe forem atribuídas por força de suas funções; V - comparecer ao local de trabalho com assiduidade e pontualidade, executando suas tarefas com eficiência, zelo e presteza; VI - manter espírito de cooperação e solidariedade com a equipe escolar e a comunidade em geral; VII - incentivar a participação, o diálogo e a cooperação entre educandos, demais educadores e a comunidade em geral, visando à construção de uma sociedade democrática; VIII - assegurar o desenvolvimento do senso crítico e da consciência política do educando; IX - respeitar o aluno como sujeito do processo educativo e comprometer-se com a eficiência de seu aprendizado; X - comunicar à autoridade imediata as irregularidades de que tiver conhecimento, na sua área de atuação, ou, às autoridades superiores, no caso de omissão por parte da primeira; XI - zelar pela defesa dos direitos profissionais e pela reputação da categoria profissional;

20 XII - considerar os princípios psico-pedagógicos, a realidade sócioeconômica da clientela escolar e as diretrizes da Política Educacional na escolha e utilização dos materiais, procedimentos didáticos e instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem; e XIII - participar do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades escolares. Parágrafo único. Constitui falta grave do integrante do Quadro do Magistério impedir que o aluno participe das atividades escolares em razão de qualquer carência material. CAPÍTULO XI DOS AFASTAMENTOS ART O docente e o servidor da classe de suporte pedagógico poderão ser afastados do exercício do cargo ou função, sem prejuízo das vantagens pessoais para o servidor inclusive quanto à contagem de tempo de serviço no cargo e na unidade sede, respeitando o interesse da Administração Municipal, para os seguintes fins: (NR) (NR) nova redação imposta pela Lei Complementar nº. 63, de 27/12/2005. redação primitiva: "O docente e o servidor da classe de suporte pedagógico, desde que estáveis, poderão ser afastados do exercício do cargo ou função, respeitando o interesse da Administração Municipal, para os seguintes fins:" I - prover cargo em comissão; II - freqüentar curso de pós-graduação, de aperfeiçoamento, especialização ou de atualização, no País ou no Exterior, por um período de até 2 (dois) anos; III - exercer cargos ou atividades inerentes ou correlatas às do magistério, em cargos ou funções previstas nas unidades da Secretaria Municipal de Educação; e IV - demais casos previstos em lei. 1.º - Consideram-se atribuições inerentes às do Magistério aquelas que são próprias do cargo e da função atividade do Quadro do Magistério. 2.º - Consideram-se atividades correlatas às do Magistério aquelas relacionadas com a docência em outras modalidades de ensino, bem como as de natureza técnica, relativas ao desenvolvimento de estudos, supervisão, orientação, administração escolar, orientação educacional, direção, assessoramento e assistência técnica, exercidas em unidades da Secretaria da Educação. 3º - O afastamento para a finalidade prevista no Inciso II deste artigo, poderá ser concedido com ou sem remuneração, porém, para a primeira hipótese, somente após aprovação em estágio probatório. 4º - Se o afastamento para a finalidade prevista no inciso II deste artigo tiver sido concedido com remuneração, o servidor deverá, em caso de solicitação de exoneração e não decorrido o período mínimo de 04

21 (quatro) anos de efetivo exercício após o seu término, indenizar o erário em valor atual correspondente ao percebido no período de afastamento remunerado (AC). (AC) Acrescentado pela Lei Complementar nº 142, de 24 de novembro de º - Não será concedido novo afastamento para a finalidade prevista no inciso II deste artigo, caso este tenha sido concedido com remuneração, antes de decorrido o período mínimo de 04 (quatro) anos de efetivo exercício do término do afastamento anterior. (AC) (AC) Acrescentado pela Lei Complementar nº 142, de 24 de novembro de º - O afastamento para finalidade prevista no inciso II deste artigo, quando concedido sem remuneração, poderá ser prorrogado, uma única vez, a pedido do servidor, por até igual período. (AC) (AC) Acrescentado pela Lei Complementar nº 142, de 24 de novembro de º - A utilização da prerrogativa prevista no inciso II deste artigo, com ou sem remuneração, neste último caso independentemente de haver sido prorrogada ou não, impede a concessão de licença para tratar de interesses particulares a que alude o artigo 79 da Lei Complementar nº 68, de 03 de julho de 2006, com alterações subsequentes, e a concessão desta impede a daquelas, antes de decorrido o período mínimo de 02 (dois) anos de efetivo exercício do término da concessão anterior ou de sua prorrogação. (AC) (AC) Acrescentado pela Lei Complementar nº 142, de 24 de novembro de ART Ao integrante do Quadro do Magistério, quando o cônjuge estiver no exercício do cargo de Prefeito Municipal, poderá ser concedido o afastamento sem prejuízo de vencimentos e de mais vantagens do cargo, enquanto durar o mandato. ART Aplicar-se-á ao pessoal do Quadro do Magistério, no que couber, a disposição relativa a outros afastamentos previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Barretos. CAPÍTULO XII DO TEMPO DE SERVIÇO ART Observadas as disposições constitucionais pertinentes, será contado para os efeitos de aposentadoria e disponibilidade, o tempo de serviço público federal, estadual e municipal prestado à Administração Pública, Direta e Indireta, daqueles entes, bem como o serviço prestado às empresas privadas, desde que comprovados por certidão expedida pelos respectivos órgãos previdenciários. ART A apuração do tempo de serviço será feito em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. ART São considerados de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: I - férias;

22 II - participação de programa oficialmente instituído; III - júri e outros serviços obrigatórios por lei; IV - por um dia para doação de sangue; V - por um dia para se alistar como eleitor; VI - por oito dias consecutivos em razão de falecimento do cônjuge ou companheiro, filhos ou enteados, pai, mãe, irmãos, madrasta, padrasto ou menor sob guarda ou tutela; VII - por oito dias consecutivos em razão de casamento; VIII - faltas, por motivo justificado, até o limite de oito ao ano; IX - Licença: a) para prestação de serviço militar; b) para capacitação; c) para tratamento de saúde, respeitado o limite de 24 (vinte e quatro) meses; d) à gestante, à adotante e pela paternidade; e) por acidente de trabalho; f) por motivo de doença da pessoa da família; g) especial, a titulo de licença prêmio; e X - afastamentos previstos em lei. CAPÍTULO XIII DA READAPTAÇÃO ART A readaptação é a investidura em função mais compatível com a capacidade do integrante do Quadro do Magistério e dependerá sempre de inspeção médica. ART O servidor readaptado exercerá o rol de atividades que lhe for determinado pela perícia médica, em unidade designada pelo Secretário Municipal de Educação. ART O servidor readaptado, desde que devidamente habilitado, poderá ser designado para outro cargo ou função, a critério da Administração, ouvida, previamente, a junta médica indicada para a perícia. ART O servidor readaptado ficará sujeito à jornada de trabalho prevista nos artigos 24 e 25 desta Lei Complementar.

23 CAPÍTULO XIV DO PROFESSOR ESTAGIÁRIO ART As unidades escolares da rede municipal de ensino que mantenham classes de educação infantil e do ensino fundamental poderão contar com Professores I estagiários. 1.º - O professor estagiário será admitido, por um ano, prorrogável por mais um, pelo Regime C.L.T, através de processo seletivo de títulos ou de provas e títulos. 2.º - O número de Professor Estagiário será proporcional ao número de classes da Unidade Escolar. ART A admissão de Professor Estagiário tem por objetivo dotar as escolas de profissional que possa auxiliar no processo educativo, proporcionando-lhe também experiência docente. ART Ao estagiário cumpre comparecer diariamente à escola para: I - nela permanecer durante um dos períodos de funcionamento das classes; II - participar das atividades do processo ensino aprendizagem da respectiva unidade escolar; III - auxiliar os professores regentes de classes, nas atividades necessárias ao atendimento dos alunos; IV - substituir o regente de classe em suas faltas eventuais e impedimentos; e V - participar da elaboração do Plano Escolar, bem como das reuniões para as quais for convocado. ART A retribuição mensal do professor estagiário será de 1/3 (um terço) do salário inicial do Professor I. Parágrafo único. O professor estagiário, quando substituir o Professor I, perceberá os vencimentos do substituído, no padrão inicial. CAPÍTULO XV DAS FÉRIAS ART O período de férias anuais do titular de cargo de carreira será de: I - trinta dias para o professor em função docente; e II - trinta dias para o titular da classe de suporte pedagógico ou professor em exercício de outras funções.

24 1.º - Para o professor em função docente serão concedidos, ainda, 15 (quinze) dias de recesso, de acordo com o calendário escolar. 2.º - O servidor do Quadro de Magistério, readaptado em exercício nas unidades escolares, gozara férias de acordo com o calendário escolar. 3.º - No caso da Licença à Gestante abranger as férias de que trata o caput, o prazo da primeira será automaticamente estendido pelo período abrangido da segunda. 4.º - Aplicar-se-ão às disposições do caput e do parágrafo anterior, ao docente readaptado. CAPÍTULO XVI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS ART O Poder Executivo fica autorizado, na forma que for estabelecido em regulamento, a admitir, nas unidades escolares da rede municipal, estagiários devidamente habilitados, aos quais será proporcionada experiência profissional, em atividades do magistério. ART Para as faltas a que se refere o inciso VIII do art. 50 desta Lei Complementar, o servidor deverá requerer justificativa ao superior imediato, no primeiro dia útil subseqüente ao da falta. ART Configura abandono de cargo a ausência injustificada do servidor ao serviço por mais de 30 (trinta) dias consecutivos. ART O integrante do Quadro do Magistério que se ausentar sem causa justificada, por 60 (sessenta) dias, interpolados, durante o ano civil, será submetido a processo de abandono de cargo por inassiduidade habitual, sendo adotado o procedimento previsto no art. 159 e seus parágrafos do Estatuto dos Servidores Públicos do Município. ART Os ocupantes de Função Atividade que faltarem 5 (cinco) dias consecutivos ou 10 (dez) dias interpolados, na mesma classe, perderão as respectivas aulas, assegurados o contraditório e a ampla defesa. ART Os cargos de Coordenador Pedagógico Auxiliar e Orientador Educacional são considerados em extinção, em caso de vacância. ART O Conselho de Escola, de natureza consultiva e deliberativa, eleito anualmente durante o primeiro mês letivo, será presidido pelo Diretor da Escola e composto por todos os segmentos da comunidade escolar, proporcionalmente ao número de classes. 1.º - A composição a que se refere ao caput, obedecerá à seguinte proporcionalidade: I - 40% (quarenta por cento) de docentes;

LEI Nº 552, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1990

LEI Nº 552, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1990 LEI Nº 552, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1990 REESTRUTURA O PLANO DE CARREIRA E O PLANO DE PAGAMENTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS DISPOSIÇÕES. O PREFEITO MUNICIPAL DE CIRÍACO, Estado do Rio Grande

Leia mais

Prefeitura Municipal de Serra Azul

Prefeitura Municipal de Serra Azul LEI Nº 1.236 DE 13 DE MARÇO DE 2014 Dispõe sobre alterações da Lei Complementar n. 1073/2009 de 23 de dezembro de 2009, referente à jornada de trabalho docente, constante do Capítulo III, referente a Seção

Leia mais

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 16.861, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2015 Disciplina a admissão de pessoal por prazo determinado no âmbito do Magistério Público Estadual, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARRETOS, ESTADO DE SÃO PAULO: Professor II: (NR) V -...

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARRETOS, ESTADO DE SÃO PAULO: Professor II: (NR) V -... LEI COMPLEMENTAR N.º 176, DE 04 DE ABRIL DE 2012. ALTERA E REVOGA DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA DA LEI COMPLEMENTAR N.º 45, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2004, COM ALTERAÇÕES SUBSEQUENTES. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA,

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, LEI COMPLEMENTAR Nº 39, de 09 de setembro de 1991 Publicada no Diário Oficial 14.277 de 12/10/91 (alterada pela LEI COMPLEMENTAR Nº 234, de 19 de julho de 2002) Dispõe sobre normas de ingresso e promoção

Leia mais

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência

COMPILADO. LEI 8112/90 Frequência COMPILADO LEI 8112/90 Frequência LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Art. 19.

Leia mais

"DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA".

DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA. LEI Nº 18 de 07 de julho de 1.989. "DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE PAULISTA". WILSON DE OLIVEIRA, Prefeito do Município de Vargem Grande Paulista, Faço Saber que

Leia mais

uma de suas atribuições, faço saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

uma de suas atribuições, faço saber que a Câmara de Vereadores decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Lei nº 1.382, de 27 de dezembro de 2012. Altera os dispositivos dos artigos 2º, 6º, 7º, 16, 22, 45, 51, 52, parágrafo único do art. 55,, 60, 61, 62, 84, 85, 86, 89, 91, 92, 94 e 97, acrescenta os artigos

Leia mais

CAPITULO II DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL. Seção I Dos princípios básicos. Seção II Da estrutura da carreira

CAPITULO II DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL. Seção I Dos princípios básicos. Seção II Da estrutura da carreira LEI Nº 1229/2003 Dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Mangueirinha. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná, aprovou e eu, Miguel

Leia mais

DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, REVOGANDO A LEI Nº 7.385/87.

DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, REVOGANDO A LEI Nº 7.385/87. LEI Nº 7528/91 DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, REVOGANDO A LEI Nº 7.385/87. A CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM estatui e eu sanciono a seguinte Lei: TÍTULO I Capítulo único DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

( ) LEI COMPLEMENTAR Nº 444, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1985 Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista e dá providências correlatas

( ) LEI COMPLEMENTAR Nº 444, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1985 Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista e dá providências correlatas ( ) LEI COMPLEMENTAR Nº 444, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1985 Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista e dá providências correlatas O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembléia Legislativa

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Tempo de Serviço Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI COMPLEMENTAR Nº 10.098, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1994 TÍTULO III Dos Direitos e

Leia mais

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO LEI Nº 1.275/2013 Ementa:Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Ouricuri, Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI COMPLEMENTAR Nº 771/2009 Institui o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas e dá outras providências. 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo Lei Complementar nº 044 De 08 de setembro de 2009. (Promove alterações na Lei Complementar nº 24, de 15 de outubro de 2007, revogando a denominação de Professor Adjunto e criando o quadro 2 do Magistério

Leia mais

Estágio Probatório - Legislação

Estágio Probatório - Legislação Estágio Probatório - Legislação Constituição Federal/88 Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

Leia mais

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009. Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Lei Complementar Nº 124 de 01/07/2009 Altera a Lei Complementar nº 61, de 20 de dezembro de 2005, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Universidade Estadual

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal

Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal O PREFEITO MUNICIPAL DO NATAL, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: TÍTULO I DO PLANO DE CARREIRA

Leia mais

Alterações ao Projeto de Lei Complementar nº 59, de Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

Alterações ao Projeto de Lei Complementar nº 59, de Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar: Alterações ao Projeto de Lei Complementar nº 59, de 2013 Institui Adicional de Local de Exercício aos integrantes da carreira de Médico, no âmbito da Secretaria da Saúde e nas condições que especifica,

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA MUNICIPIO DE FREI MARTINHO CNPJ Nº / GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 310, DE 11 DE JUNHO DE 2018

ESTADO DA PARAÍBA MUNICIPIO DE FREI MARTINHO CNPJ Nº / GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 310, DE 11 DE JUNHO DE 2018 LEI Nº 310, DE 11 DE JUNHO DE 2018 DISPÕE SOBRE: ALTERA ARTIGOS DA LEI MUNICIPAL Nº 147, DE 29 DE MARÇO DE 2010 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE FREI MARTINHO - ESTADO DA PARAÍBA, FAZ

Leia mais

Lei Complementar Nº 836/1997

Lei Complementar Nº 836/1997 Lei Complementar Nº 836/1997 Institui Plano de Carreira, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação e dá outras providências correlatas O GOVERNADOR DO

Leia mais

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015.

DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. DECRETO Nº XX DE XX DE XX DE 2015. Regulamenta a carreira de Planejamento e Orçamento e dá outras providências. A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da

Leia mais

LEI Nº 6.833, DE 15 DE OUTUBRO DE 1991 CONFIRMAR ALTERAÇÕES POSTERIORES

LEI Nº 6.833, DE 15 DE OUTUBRO DE 1991 CONFIRMAR ALTERAÇÕES POSTERIORES LEI Nº 6.833, DE 15 DE OUTUBRO DE 1991 (Publ. "D. Grande ABC", 16.10.91, Cad. B, pág. 6) CONFIRMAR ALTERAÇÕES POSTERIORES DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL. A Câmara Municipal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Meleiro

Prefeitura Municipal de Meleiro LEI nº 1408-2009 DISPÕE SOBRE A ADMISSÃO DE PESSOAL POR PRAZO DETERMINADO NO ÂMBITO DO FUNCIONALISMO E MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE MELEIRO, PARA ATENDER A NECESSIDADE TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Direitos e Vantagens: Gratificações / Adicionais Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

lei complementar 1.158, de

lei complementar 1.158, de Página 1 de 11 LEI COMPLEMENTAR Nº 1.158, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre a reclassificação dos vencimentos e salários dos servidores integrantes das classes regidas pela Lei Complementar nº 1.080,

Leia mais

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI: LEI MUNICIPAL Nº 2.221, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2001. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Vencimentos do Grupo Ocupacional Magistério da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia. FAÇO SABER QUE A CÂMARA

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

MINUTA (VERSÃO DE )

MINUTA (VERSÃO DE ) MINUTA (VERSÃO DE 25.11.2013) DECRETO Nº, DE DE DE 2013 Regulamenta a Lei Complementar nº 1.097, de 27 de outubro de 2009, que institui o sistema de promoção para os integrantes do Quadro do Magistério

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08)

RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) RESOLUÇÃO CONSELHO DIRETOR Nº 021/10 (Processo nºª 9062/08) Dispõe sobre a Estruturação do Plano de Classificação de Cargos e Carreiras do corpo técnico-administrativo da Fundação Santo André, estabelece

Leia mais

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:

LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE O povo do Município de Ubá, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei: LEI N.º 2.146, DE 31 DE JANEIRO DE 1991. Estabelece normas para a fixação do vencimento básico e da remuneração dos níveis e graus dos cargos e das funções públicas do quadro de Servidores Públicos do

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Art. 4º - Os cargos efetivos, constantes do Apêndice A desta

MINUTA DE RESOLUÇÃO. Art. 4º - Os cargos efetivos, constantes do Apêndice A desta MINUTA DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre a Estruturação do Plano de Classificação de Cargos e Carreiras do corpo técnico-administrativo da Fundação Santo André, estabelece normas gerais de enquadramento e dá outras

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 13/07/2016 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n. o 251, de 7 de julho de 2003, e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

PROJETO DE LEI 4.689/2010

PROJETO DE LEI 4.689/2010 PROJETO DE LEI 4.689/2010 Fixa o subsídio das carreiras do Grupo da Educação Básica do Poder Executivo Estadual e do pessoal civil da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e dá outras providências.

Leia mais

Lei nº 20592, de 28 de dezembro de 2012

Lei nº 20592, de 28 de dezembro de 2012 Lei nº 20592, de 28 de dezembro de 2012 Altera as Leis n s 15.293, de 5 de agosto de 2004, que institui as carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado, e 15.301, de 10 de agosto de 2004, que

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. 547, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2012

PROJETO DE LEI Nº. 547, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2012 PROJETO DE LEI Nº. 547, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2012 Dispõe sobre a instituição do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos do Magistério Público do Município de Capela do Alto Alegre e dá outras providências.

Leia mais

LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012.

LEI Nº , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. LEI Nº 20.592, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera as Leis n s 15.293, de 5 de agosto de 2004, que institui as carreiras dos Profissionais de Educação Básica do Estado, e 15.301, de 10 de agosto de 2004,

Leia mais

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública.

Ocorre quando o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função na administração pública. Abono de Permanência O abono de permanência é um benefício pecuniário concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade após ter cumprido todos os requisitos para aposentadoria voluntária, no

Leia mais

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO

Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO Emenda à Constituição EMENDA À CONSTITUIÇÃO 57 2003 Altera os arts. 14, 25, 31, 39, 125 e 290 e revoga os 1 e 2 do art. 32 da Constituição do Estado e acrescenta os arts. 112 a 121 ao Ato das Disposições

Leia mais

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo com a finalidade

Leia mais

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018

LEI Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 LEI Nº 14.039 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018 Altera as Leis nº 8.261, de 29 de maio de 2002, nº 8.352, de 02 de setembro de 2002, nº 10.963, de 16 de abril de 2008, nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE SEROPÉDICA, Estado do Rio de Janeiro, faço saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei.

O PREFEITO MUNICIPAL DE SEROPÉDICA, Estado do Rio de Janeiro, faço saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte Lei. De 14 de dezembro de 2005 LEI N 316/05 Dispõe sobre o Plano de Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Seropédica. O PREFEITO MUNICIPAL DE SEROPÉDICA, Estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 064

LEI COMPLEMENTAR Nº 064 De: 09 de novembro de 1999 Dispõe sobre o Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério do Município de UMUARAMA. A CÂMARA MUNICIPAL DE UMUARAMA, ESTADO DO PARANÁ, aprovou, e eu, Prefeito Municipal,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Lei 8.112/90 Provimento: Nomeação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre

Leia mais

CESPRO Digitalização, Compilação e Consolidação da Legislação Municipal

CESPRO Digitalização, Compilação e Consolidação da Legislação Municipal ? Seção de Legislação do Município de Nova Petrópolis / RS LEI MUNICIPAL Nº 2.873, DE 14/12/2001 DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL. AUGUSTO SCHRANCK JÚNIOR, Prefeito Municipal

Leia mais

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017.

Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Lei nº 815 de 20 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do Art. 37 da Constituição

Leia mais

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR

DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS EM VIGOR DIRETRIZES PARA SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DE DOCENTES DA FACULDADE UNB GAMA - FGA PARA LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO, PÓS- GRADUAÇÃO, PÓS-DOUTORADO E VISITA TÉCNICA OU ESTÁGIO DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL E NORMAS

Leia mais

LEI MUNICIPAL N /2007

LEI MUNICIPAL N /2007 LEI MUNICIPAL N. 2.222/2007 DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES NO REGIME JURIDICO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS, ALTERA A REDAÇÃO DO ART. 5.º DA LEI MUNICIPAL 2212/2007 E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS Walter Luiz Heck, Prefeito

Leia mais

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI: 68/2017

SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI: 68/2017 SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI: 68/2017 Autoriza alterações na Lei nº 14.660, de 26 de novembro de 2007, visando atender o 4º do art. 2º da Lei Federal nº 11.738, de 16 de Julho de 2008, quanto ao mínimo

Leia mais

Projeto de Lei Nº 1.592, de 2003 Do Sr. CARLOS ABICALIL

Projeto de Lei Nº 1.592, de 2003 Do Sr. CARLOS ABICALIL Projeto de Lei Nº 1.592, de 2003 Do Sr. CARLOS ABICALIL Estabelece os princípios e as diretrizes dos planos de carreira para os profissionais da educação básica pública, em conformidade com o art. 5º,

Leia mais

LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010.

LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA LEI Nº XXXXXXX DE XXXX DE XXXXX DE 2010. Dispõe sobre Regime Integral de Trabalho RIT, aos servidores titulares dos cargos de Médico e de Odontólogo; altera Lei nº 10.817

Leia mais

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal.

Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. LEI Nº 2.168/2013 Dispõe sobre o estágio de estudantes em órgãos da Administração Municipal. Hilário Casarin, Prefeito Municipal de São Miguel das Missões, RS, no uso de suas atribuições que lhe confere

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº L E I

LEI MUNICIPAL Nº L E I Dispõe sobre o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, institui o respectivo quadro, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA FAZ SABER que a Câmara Municipal de Vereadores

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº /2015

PROJETO DE LEI Nº /2015 PROJETO DE LEI Nº 21.631/2015 Altera dispositivos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994, da Lei nº 6.932, de 19 de janeiro de 1996, da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de 2001, e dá outras providências.

Leia mais

LEI Nº 1.549, DE 20 DE OUTUBRO DE 2005

LEI Nº 1.549, DE 20 DE OUTUBRO DE 2005 LEI Nº 1.549, DE 20 DE OUTUBRO DE 2005 ALTERA O PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL, APROVADO PELA LEI Nº 1.091, DE 17 DE DEZEMBRO DE 1998. RUBENS FURLAN, Prefeito do Município

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL DECRETO Nº 85.487, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1980 Dispõe sobre a carreira do magistério nas instituição federais autárquicas e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis

Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis Lei Nº 4749 de 03 de janeiro de 2007 de São Luis O PREFEITO DE SÃO LUÍS, Capital do Estado do Maranhão. Faço saber a todos os seus habitantes que a Câmara Municipal de São Luís decreta e eu sanciono a

Leia mais

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO 1-OBJETIVO: Disponibilizar um plano de remuneração internamente consistente e externamente competitivo, que assegure a atração, retenção e desenvolvimento profissional dos funcionários

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 08/2016 Altera a Lei nº 5.343/2008 e a Lei nº 6.328/2012, para aperfeiçoar a carreira docente da UERJ, e dá outras providências. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso da competência que lhe atribui

Leia mais

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014.

Lei Complementar Municipal Nº , de 28 de maio de 2014. Lei Complementar Municipal Nº. 1.463, de 28 de maio de 2014. Da nova redação a artigos que menciona e dá outras providências. O Povo do Município de Águas Formosas, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS

Atenção! AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS DOS AFASTAMENTOS AFASTAMENTOS Atenção! O servidor poderá assumir cargo em comissão e função de confiança em outro órgão até mesmo durante o estágio probatório, mas, para isso, o DAS deve ser elevado (níveis

Leia mais

Versão consolidada, com alterações até o dia 19/12/2013 LEI COMPLEMENTAR Nº 204 DE 04 DE JULHO DE 2008

Versão consolidada, com alterações até o dia 19/12/2013 LEI COMPLEMENTAR Nº 204 DE 04 DE JULHO DE 2008 www.leismunicipais.com.br Versão consolidada, com alterações até o dia 19/12/2013 LEI COMPLEMENTAR Nº 204 DE 04 DE JULHO DE 2008 ALTERA A ESTRUTURA DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL ESTABELECIDA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Treinamento de Força CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

LEI Nº O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 4.127 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - A gratificação de produtividade, prevista nos artigos 157,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 798, DE 10 DE JUNHO DE 2016. Cria a Gratificação por Atividade de Planejamento Estratégico (GAPE), devida a servidores lotados e em efetivo exercício na Secretaria Municipal de Planejamento

Leia mais

Legislação Mineira NORMA: LEI 19837

Legislação Mineira NORMA: LEI 19837 Legislação Mineira NORMA: LEI 19837 LEI 19837 DE 02/12/2011 - TEXTO ATUALIZADO Promove alterações na política remuneratória das carreiras do Grupo de Atividades da Educação Básica e das carreiras do pessoal

Leia mais

Parágrafo único Somente em caráter excepcional o Reitor poderá conceder afastamentos

Parágrafo único Somente em caráter excepcional o Reitor poderá conceder afastamentos RESOLUÇÃO UNESP Nº 19, DE 07 DE MARÇO DE 1997. Estabelece normas sobre afastamento de docentes e pesquisadores da UNESP. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FI- LHO, no uso de

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

Desafio: 8112/90 - Parte I

Desafio: 8112/90 - Parte I Desafio: 8112/90 - Parte I 1. Como se chama o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. 2. Como se chama a retribuição pecuniária

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

LEI Nº 384/2003, DE 11 DE JUNHO DE INDICE TITULO I. Disposições preliminares 01 TITULO II. Do servidor do magistério publico municipal 02

LEI Nº 384/2003, DE 11 DE JUNHO DE INDICE TITULO I. Disposições preliminares 01 TITULO II. Do servidor do magistério publico municipal 02 LEI Nº 384/2003, DE 11 DE JUNHO DE 2003. INDICE TITULO I Disposições preliminares 01 TITULO II Do servidor do magistério publico municipal 02 TITULO III Do provimento 04 TITULO IV Da movimentação da carreira

Leia mais

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001.

Aula nº. 41. O inciso III, foi revogado pela Medida Provisória de 04/09/2001. Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo Aula: Regime Jurídico dos Servidores Públicos Parte V Professor(a): Leandro Velloso Monitor(a): Maria Carolina Ramos Aula nº. 41 Antes de adentrarmos

Leia mais

RESOLUÇÃO SEDU/GS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE I Das Disposições Preliminares

RESOLUÇÃO SEDU/GS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE I Das Disposições Preliminares RESOLUÇÃO SEDU/GS Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014. (Dispõe sobre o processo de atribuição de turmas, classes e aulas aos docentes efetivos, integrantes do Quadro do Magistério Público Municipal de Sorocaba,

Leia mais

LEI Nº , DE 2 DE FEVEREIRO DE Seção XXIV. Do Plano de Carreiras e Cargos do Inmetro

LEI Nº , DE 2 DE FEVEREIRO DE Seção XXIV. Do Plano de Carreiras e Cargos do Inmetro LEI Nº 11.907, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2009. Seção XXIV Do Plano de Carreiras e Cargos do Inmetro Art. 147. Os arts. 56, 60, 61, 62 e 63 da Lei n o 11.355, de 19 de outubro de 2006, passam a vigorar com a

Leia mais

ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DE 2º GRAU

ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DE 2º GRAU ESTATUTO DO MAGISTÉRIO DE 2º GRAU Atualizado até 19/07/2012 RESOLUÇÃO UNESP Nº 01, DE 5 DE JANEIRO DE 1995 Baixa o Estatuto do Magistério de 2º Grau da Unesp. O Reitor da Universidade Estadual Paulista,

Leia mais

MINUTA 05/12/2013 DO GLED, COM ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA CGRH MINUTA 05/12/2013 DO GLED ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

MINUTA 05/12/2013 DO GLED, COM ALTERAÇÕES PROPOSTAS PELA CGRH MINUTA 05/12/2013 DO GLED ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO MINUTA 05/12/2013 DO GLED ESTATUTO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO LEI COMPLEMENTAR Nº, DE DE DE 2013 Dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Estado de São Paulo

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Cargo Professor efetivo Substituto /Temporário Lei nº 8.745 de 09/12/1993 Autorização do Diretor Geral ou Diretor de Planejamento Código de vaga disponível Estagiário

Leia mais

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis

Lei 8112/90 Sinopse. 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Lei 8112/90 Sinopse 1. Dispõe sobre o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis Da União Das Autarquias, mesmo as de recurso especial Das Fundações Públicas Federais Servidor é a pessoa legalmente

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012)

RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de (Modificada pela Res. 002/2012) RESOLUÇÃO N o 014, de 28 de novembro de 2011. (Modificada pela Res. 002/2012) Disciplina o processo de afastamento de técnico administrativo do quadro da UFSJ para curso de pós-graduação em instituição

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATO DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATO DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATO DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL RESOLUÇÃO DPGE Nº 893 DE 29 DE AGOSTO DE 2017. REGULAMENTA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA JURÍDICA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2013. DECRETO Nº 46.125, DE 4 DE JANEIRO DE 2013. Regulamenta dispositivos da Lei nº 15.293, de 5 de agosto de 2004. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso de atribuição que lhe confere o inciso VII

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ Conselho Superior Deliberação CSDP nº 04, de 10 de abril de 2015. Alterada, em partes, pela Deliberação CSDP nº 13, de 13 de julho de 2015 Dispõe sobre os critérios para a concessão, gozo e pagamento de férias e licença

Leia mais

Resolução SE nº 03, de

Resolução SE nº 03, de Resolução SE nº 03, de 28-1-2011 Dispõe sobre o processo de atribuição de classes, turmas e aulas de Projetos da Pasta aos docentes do Quadro do Magistério e dá providências correlatas Tendo em vista o

Leia mais

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR LEI 14.695 / 2003 Data: 30/07/2003 Cria a Superintendência de Coordenação da Guarda Penitenciária, a Diretoria de Inteligência Penitenciária e a carreira de Agente de Segurança Penitenciário e dá outras

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 623 DE 04 DE NOVEMBRO DE 2005 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

LEI COMPLEMENTAR Nº 623 DE 04 DE NOVEMBRO DE 2005 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 LEI COMPLEMENTAR Nº 623 DE 04 DE NOVEMBRO DE 2005 Institui o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores pertencentes ao Quadro do Magistério da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio

Leia mais

VALDEMIR ANTONIO MORALLES, Prefeito

VALDEMIR ANTONIO MORALLES, Prefeito LEI Nº. 2.955 DE 06 DE MARÇO DE 2.013. REVOGA AS LEIS MUNICIPAIS Nº 2.875/11 E 2.902/12 E DISPÕE SOBRE O ADICIONAL DE QUINQUÊNIO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA INDIRETA E DÁ

Leia mais

TÍTULO I DA CARREIRA

TÍTULO I DA CARREIRA 1 LEI Nº 4.458, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2009 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre a carreira Assistência à Educação do Distrito Federal e dá outras providências. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL,

Leia mais

LEI Nº 2977 DE 16 DE MAIO DE 2002.

LEI Nº 2977 DE 16 DE MAIO DE 2002. LEI Nº 2977 DE 16 DE MAIO DE 2002. REFORMULA O PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO, DISPOSTO NA LEI Nº 1689, DE 31 DE AGOSTO DE 1993, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GLAUCO SCHERER, PREFEITO

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE DELIBERAÇÃO PLENÁRIA Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 268

LEI COMPLEMENTAR nº 268 LEI COMPLEMENTAR nº 268 Dispõe sobre 0 Quadro de Pessoal da Prefeitura, cria cargos, institui 0 Plano de Cargos e Carreiras, e dá outras providências. Proc. n 37812/99 MARCIO FRANÇA, Prefeito do Município

Leia mais

Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 ANEXO I À PORTARIA N.º 502, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002.

Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 ANEXO I À PORTARIA N.º 502, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002. Portaria Nº 502, de 23 de dezembro de 2002 Diário Oficial do Distrito Federal ANO XXXV Nº 247 BRASÍLIA DF, 24 DE DEZEMBRO DE 2002 Dispõe sobre normas para alteração da carga horária dos servidores da Carreira

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licenças Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (PARCIAL) Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores

Leia mais

1 de 5 08/04/ :44

1 de 5 08/04/ :44 1 de 5 08/04/2014 08:44 Data de publicação: 07/04/2014 Matéria nº : 654912 Diário Oficial nº : 26267 L.C. 534 LEI COMPLEMENTAR Nº 534, DE 07 DE ABRIL DE 2014. Autor: Poder Executivo Altera a Lei Complementar

Leia mais

Secretaria da Educação

Secretaria da Educação RESOLUÇÃO SEDU/GS Nº 32, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013. (Dispõe sobre o processo de atribuição de turmas, classes e aulas aos docentes efetivos, integrantes do Quadro do Magistério Público Municipal de Sorocaba,

Leia mais

Propostas aprovadas pela categoria nas plenárias e assembléia e não incluídas no PL 001/2012

Propostas aprovadas pela categoria nas plenárias e assembléia e não incluídas no PL 001/2012 Suprimir do item II anos finais JUSTIFICATIVA: Não existe atuação nos anos finais do ensino regular (sexto ao nono ano) no Município de Diadema. Acrescentar item como fundamento da Lei: Definição das diretrizes

Leia mais