Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004"

Transcrição

1 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / PROGRAMAÇÃO VISUAL QUESTÃO NÚMERO: 09 ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA _ PARA A LETRA Os recorrentes têm razão. A banca reconhece que a questão tem duas opções corretas, letras A e B. Por esse motivo deve ser anulada.

2 QUESTÃO NÚMERO: 19 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO O gabarito oficial está correto, letra A. As duas orações de gerúndio estão coordenadas entre si e exprimem oposição em relação ao termo de introdução do período. A redação poderia ser: E diante da evidente presença do essencial, sem que o perceba e até mesmo fuja a ele. Não se justifica a afirmação do recorrente de que a parte inicial do período não é um termo de oração. Termo de oração ou constituinte de oração são expressões correntes em sintaxe. Pode-se dizer que o substantivo presença seja o núcleo deste termo (não essencial, como afirma o recorrente). A letra D não responde porque o constituinte inclusive em fuga a ele não tem forma de oração desenvolvida.

3 QUESTÃO NÚMERO: 25 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO Apesar de duas respostas incorretas estarem repetidas em ordem diferente, não comprometeu a resposta correta - letra B - sintático, semântico e pragmático. Semântico é quando envolve as relações de significado, entre signo e referente. A palavra semântica não é adota pelo autor. PIGNATARI, Décio. Informação, Linguagem e Comunicação. Página 26 Gabarito mantido.

4 QUESTÃO NÚMERO: 38 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO A questão teve como base o livro do STRUNCK, Gilberto Identidade Visual a Direção do Olhar Editora Europa, 1989, por constar na referência bibliográfica - página 18 que diz: Os símbolos figurativos podem ser de 3 naturezas. Os baseados em pictogramas, fonogramas e ideogramas. Mantido o gabarito.

5 QUESTÃO NÚMERO: 39 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO A autora Dondis, em seu livro Sintaxe da Linguagem Visual pág. 141 diz que a instabilidade é a ausência de equilíbrio e formulação visual extremamente inquietante e provocadora. Quando falamos em composição em desequilíbrio estamos nos referindo não só ao movimento (contraste) mas a um conjunto provocativo de elementos linhas, tom, cor, direção etc. João Gomes Filho em seu livro Gestalt do Objeto, livro que consta da referência Bibliográfica do concurso, deixa bem claro que o desequilíbrio é a técnica compositiva mais provocadora, inquietante e a que mais chama a atenção do observador (pág.61). Mantido o gabarito.

6 QUESTÃO NÚMERO: 40 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO Marina Oliveira em seu livro produção gráfica para designers pg 40, indica a eletrografia como o sistema mais adequado para pequenas tiragens em cores por dispensar fotolitos e matrizes físicas. O processo permeográfico (serigrafia, mimiógrafo elétrico ou stencil pg.38), além de ser um processo mais demorado por demandar matrizes e tintas, não é muito utilizado para impressão de cartazes coloridos que podem ter uma gama inesperada de meios tons e fotografias. Mantido o gabarito.

7 QUESTÃO NÚMERO: 41 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO Para as impressões no processo eletrográfico e digitais diversos - processo indicado na questão anterior (nº40) e referência para esta questão (nº41) o formato de papel mais adequado e comum para a impressão de cartazes para este tipo de máquinas é o formato DIN A3 297mm X 420mm (letra E) Marina Oliveira produção gráfica para designers pg 86. O formato A4 (210mmX297mm) é uma mídia muito discreta para cartaz de divulgação de eventos e é denominado em artes gráficas como cartazete (tipo de cartaz de formato reduzido ver GARCIA, Manuel Rodriguez, Dicionário de artes gráficas para publicitários, Revista bolsa, p.20; Vários autores, O Valor do Design, SENAC, Pg Mantido o gabarito.

8 QUESTÃO NÚMERO: 42 ( X ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA D_ PARA A LETRA _ B Para a captura da imagem 1:1 em P&B a resolução de 300dpi é a ideal. Para a captura em 465dpi a imagem poderia sofrer uma ampliação de até 55% sem alterar a sua qualidade. (MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração. Editora SENAC, RJ, Pg. 54) Alteração do gabarito para a resposta certa: letra B 300 dpi.

9 QUESTÃO NÚMERO: 43 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO Milton Ribeiro no seu livro Planejamento Visual Gráfico, pág. 26. Exemplifica e ilustra a questão de forma bastante clara como calcular as variações de cortes possíveis do papel AA, sem considerar pinças e pré-corte, para se obter uma perda mínima de papel. No caso, o formato AA (76cm X 112cm), dividido em 30 partes iguais terá o resultado de 6 partes de 12,6cm (76cm dividido por 6 = 12,666) na altura e 5 partes de 22,4 (112cm dividido por 5 = 22,4) na largura. Mantido o gabarito.

10 QUESTÃO NÚMERO: 52 ( X ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA C PARA A LETRA D O formato BB (66X96cm) comporta 4 capas no formato aberto 42X30cm por folha, considerando a lombada e as pinças. Portanto, para a impressão de 3000 exemplares serão necessárias 750 folhas (3000 exemplares dividido por 4 capas). Alteração do gabarito da letra C para letra D 750.

11 QUESTÃO NÚMERO: 54 ( ) DEFERIDO ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA PARA A LETRA ( x ) INDEFERIDO A maioria dos modelos atuais de monitores se baseia na tecnologia de tubos de raios caóticos (CRT-Catode Ray Tube). Além da resolução máxima, outro fator que influencia na qualidade final da imagem gerada pelo monitor é o chamado dot pitch, que especifica a distância entre dois pontos de fósforo da mesma cor em trios RGB adjacentes. Esse valor é uma medida que também deve ser levada em conta para determinar a qualidade de um monitor. Assim, quanto menor o dot pitch, mais pontos por polegada terá o monitor e maior sua capacidade de resolução máxima. O dot pictch é medido em milímetros, e os valores encontrados nos modelos de monitores mais comuns são de 0,28mm ou menores. A resolução é medida em pixels (palavra criada a partir da expressão em inglês picture emement), uma unidade básica da imagem que pode ser controlada individualmente e que contém informações sobre cores e intensidade (brilho). O pixel deve ser encarado como uma unidade lógica e não física. O tamanho físico de um pixel vai depender de como a resolução da tela foi configurada. Assim, se tiver sendo usada a resolução máxima, um pixel será equivalente a uma unidade física do monitor. Porém, para resoluções menores do que a máxima, um pixel será composto por mais de um ponto físico da tela. A resolução poder ser descrita pelo número de pixels (pontos individuais de uma imagem). O padrão atual de resolução adotado por grande parte das páginas na Web é de 800 por 600 pontos. AZEVEDO, Eduardo e Aura Conci. Computação gráfica teoria e prática. Editora Campus, RJ, pg 20 e 21. Mantido o gabarito.

12 QUESTÃO NÚMERO: 55 ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA _ PARA A LETRA Questão anulada por não constar no conteúdo programático.

13 QUESTÃO NÚMERO: 56 ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA _ PARA A LETRA Questão anulada por não constar no conteúdo programático.

14 QUESTÃO NÚMERO: 57 ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA _ PARA A LETRA Questão anulada por não constar no conteúdo programático.

15 QUESTÃO NÚMERO: 58 ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA _ PARA A LETRA Questão anulada por não constar no conteúdo programático.

16 QUESTÃO NÚMERO: 59 ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA _ PARA A LETRA Questão anulada por não constar no conteúdo programático.

17 QUESTÃO NÚMERO: 60 ( X ) QUESTÃO ANULADA ( ) ALTERAÇÃO DE GABARITO: DA LETRA _ PARA A LETRA Questão anulada por não constar no conteúdo programático.

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA UFF RJ EDITAL N 216/ 2018

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA UFF RJ EDITAL N 216/ 2018 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA UFF RJ EDITAL N 216/ 2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS Disciplina: Parte III: Programador Visual Nível: Superior 31 B - I, III e IV. pertinentes, acarretando a anulação

Leia mais

Modelo RGB - Aplicações

Modelo RGB - Aplicações Modelo RGB - Aplicações As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. O monitor CRT é essencialmente um tubo de raios

Leia mais

Aula 2 Aquisição de Imagens

Aula 2 Aquisição de Imagens SEL 0449 - Processamento Digital de Imagens Médicas Aula 2 Aquisição de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Fundamentos de Imagens Digitais Ocorre a formação de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Introdução O dispositivo de saída mais utilizado por um computador é o dispositivo

Leia mais

16 16,5 x 24 14,5 x 22

16 16,5 x 24 14,5 x 22 Introdução O desenvolvimento de um trabalho de design gráfico exige conhecimento acerca dos dados técnicos de produção gráfica para que o resultado final seja exatamente o esperado. É preciso acompanhar

Leia mais

Informática Aplicada à Química. Hardware saída de dados

Informática Aplicada à Química. Hardware saída de dados Informática Aplicada à Química Hardware saída de dados Tecnologias de Saída de Dados Tecnologias de Saída de Dados 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Cartões Perfurados Relatórios e

Leia mais

Índice. Apresentação e Objetivos. Apresentação da Marca Conclusão. Área de Arejamento. Marca sobre Fundos. Apresentação Objetivo do Manual

Índice. Apresentação e Objetivos. Apresentação da Marca Conclusão. Área de Arejamento. Marca sobre Fundos. Apresentação Objetivo do Manual Índice Apresentação e Objetivos Apresentação Objetivo do Manual 04 05 Área de Arejamento Marca sobre Fundos Marca sobre Fundos da Marca Marca sobre Fundos com Textura 20 21 22 23 Apresentação da Marca

Leia mais

Dispositivos e Periféricos de Computador

Dispositivos e Periféricos de Computador Dispositivos e Periféricos de Computador Ecrãs - Visual Display Unit - VDU Píxel picture element (plural em pt. é píxeis) Tamanho: diagonal do ecrã Resolução (número de píxeis no ecrã) VGA: 480 x 640 SVGA:

Leia mais

Manual básico de uso da marca

Manual básico de uso da marca Manual básico de uso da marca APRESENTAÇÃO Versão sem slogan Versão com slogan Este projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Design da ESPM SP, via Design Lab, envolvendo alunos e professores durante

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster?

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem e Gráficos vetorial ou raster? UFF Computação Visual tem pelo menos 3 grades divisões: CG ou SI, AI e PI Diferença entre as áreas relacionadas

Leia mais

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Este Manual reúne as especificações necessárias para cada serviço ou produto do DECOM, além de suas respectivas particularidades. Os serviços e produtos suportados pelo DECOM são: Sumário 1. SERVIÇOS DE

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster?

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? Computação Visual A CG (ou CV) tem pelo menos 3 grades divisões: SI (ou CG), AI e PI Inicialmente

Leia mais

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET.

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. Para um melhor resultado, antes de iniciar seu projeto gráfico, solicite um gabarito. 01 Formato Todo material deve ser enviado com a página já nas

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Amostragem e Quantização Amostragem refere-se ao número de pontos

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais

Produção Gráfica. Acompanhamento do processo de uma peça desde sua criação; Conhecimento técnico de matéria-prima;

Produção Gráfica. Acompanhamento do processo de uma peça desde sua criação; Conhecimento técnico de matéria-prima; Produção Gráfica É o conjunto de processos e atividades auxiliares que visa reproduzir, em qualquer número e cópias, escritos e imagens a partir de uma matriz; Acompanhamento do processo de uma peça desde

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

Evolução dos monitores. Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos.

Evolução dos monitores. Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos. Monitores Evolução dos monitores Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos. Conexões Uma parte muito importante dos monitores é a sua ligação entre o computador e o monitor.

Leia mais

Princípios sobre imagens digitais

Princípios sobre imagens digitais Princípios sobre imagens digitais Aula 1 LPV 5731 - ANÁLISE DE IMAGENS DE SEMENTES E PLÂNTULAS Programa de pós-graduação em Fitotecnia Francisco G Gomes-Junior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

Perfil Editorial GUIA ABTCP DE FORNECEDORES & FABRICANTES DE CELULOSE E PAPEL 2019

Perfil Editorial GUIA ABTCP DE FORNECEDORES & FABRICANTES DE CELULOSE E PAPEL 2019 Perfil Editorial O GUIA DE FORNECEDORES & FABRICANTES da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel - representa um dos mais importantes meios de veiculação de contatos de empresas, produtos

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA INTRODUÇÃO IDENTIDADE VISUAL A Identidade Visual é um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. À

Leia mais

EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS POSTER MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES TÉCNICOS E CIENTÍFICOS: SEGUNDO ABNT NBR DEZ.

EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS POSTER MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES TÉCNICOS E CIENTÍFICOS: SEGUNDO ABNT NBR DEZ. EDUCAÇÃO METODISTA SISTEMAS DE BIBLIOTECAS POSTER MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES TÉCNICOS E CIENTÍFICOS: SEGUNDO ABNT NBR 15437 DEZ. 2006 SÃO BERNARDO DO CAMPO 2019 AUTORIA: Noeme Viana Timbó coordenadora

Leia mais

Propriedades da Imagem Amostragem & Quantização (Quantificação) Histograma Imagem Colorida x Imagem Monocromática. Propriedades da Imagem

Propriedades da Imagem Amostragem & Quantização (Quantificação) Histograma Imagem Colorida x Imagem Monocromática. Propriedades da Imagem Proc. Imagem Prof. Júlio C. Klafke [1] TÓPICOS DESENVOLVIDOS NESTE MÓDULO PROCESSAMENTO DE IMAGEM #02 Propriedades da Imagem Amostragem & Quantização (Quantificação) Histograma Imagem Colorida x Imagem

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 VERSÕES DA MARCA.... 6 PROPORÇÕES E ELEMENTOS... 8 VERSÕES, POSITIVA, NEGATIVA E PB.... 10 ÁREA DE RESERVA E REDUÇÃO.... 12 IDENTIDADE TIPOGRÁFICA....

Leia mais

RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS

RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldado PM Classe C da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro / 2010 RESPOSTA AOS REQUERIMENTOS DAS PROVAS I. LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO

Leia mais

Aula 2 Aquisição de Imagens

Aula 2 Aquisição de Imagens Processamento Digital de Imagens Aula 2 Aquisição de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Fundamentos de Imagens Digitais Ocorre a formação de uma imagem quando

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL.

PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL. Uma revista com a proposta de atrair o interesse de empresas, governos e organizações nos cincos continentes, cujo foco é fomentar novos negócios em diversos setores econômicos, criando uma zona de conforto

Leia mais

MÍDIA KIT As mais importantes empresas do setor. Produtos. Serviços. Soluções Técnologicas

MÍDIA KIT As mais importantes empresas do setor. Produtos. Serviços. Soluções Técnologicas As mais importantes empresas do setor Produtos Serviços Soluções Técnologicas Perfil Editorial O GUIA DE FORNECEDORES & FABRICANTES da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel - representa

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Eduardo Ribeiro

PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Eduardo Ribeiro PROCESSAMENTO DE IMAGENS Eduardo Ribeiro Brilho Em uma imagem em tons de cinza, cada valor de pixel representa um brilho. Brilho é definido formalmente como o atributo de uma sensação visual segundo o

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO SISTEMAS DE BIBLIOTECAS POSTER MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES TÉCNICOS E CIENTÍFICOS: SEGUNDO ABNT NBR DEZ.

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO SISTEMAS DE BIBLIOTECAS POSTER MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES TÉCNICOS E CIENTÍFICOS: SEGUNDO ABNT NBR DEZ. REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO SISTEMAS DE BIBLIOTECAS POSTER MANUAL DE APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES TÉCNICOS E CIENTÍFICOS: SEGUNDO ABNT NBR 15437 DEZ. 2006 SÃO BERNARDO DO CAMPO 2018 AUTORIA: Noeme Viana Timbó

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PROCEDIMENTO UTILIZAÇÃO DO LOGOTIPO GENPRO Nº PE-GDQ-011 Fl. 1/8 ata Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B C D 25/07/05 17/08/07 22/02/08 25/07/13 27/03/15 Emissão Inicial Revisão Geral. Substituído

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 17033489 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Materiais e Processos Gráficos I ETAPA 3ª Período

Leia mais

RESULTADO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA EDITAL 02/2012.

RESULTADO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA EDITAL 02/2012. RESULTADO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA EDITAL 02/2012. LEGENDA DOS RESULTADOS Deferido: Recurso acatado Indeferido: Recurso não acatado Questão já anulada: Questão anulada por outro recurso analisado

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Aula baseada no material do prof. Dr. Neil Paiva Dispositivos de Entrada Teclado Scanner Tela Sensível ao Toque (e saída) Mouse Leitores de código de barras automação de

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual 2014 Manual de Identidade Visual Dealernet Automotive Ecosystem Identidade Visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa. TK ATHAYDE DEALERNET Automotive Ecosystem 08/04/2014 Uma marca é

Leia mais

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS

CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DIVISÃO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE ESPECIFICAÇÃO DE IMPRESSOS (Versão 1.0 JUN/2016)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE SELO COMEMORATIVO AOS 25 ANOS DO CURSO DE AGRONOMIA

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE SELO COMEMORATIVO AOS 25 ANOS DO CURSO DE AGRONOMIA CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE SELO COMEMORATIVO AOS 25 ANOS DO CURSO DE AGRONOMIA REGULAMENTO A (UTFPR) Câmpus - Pato Branco, por meio do curso de Agronomia, torna público o concurso para escolha de SELO COMEMORATIVO

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

Integra Design - segunda edição

Integra Design - segunda edição PLANO DE MÍDIA 2014 Integra Design - segunda edição O Integra Design foi realizado pela primeira vez em 2012 por estudantes dos cursos superiores em Design na cidade de Pelotas-RS: Bacharelado em Design

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS Autorização de Compra

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO SUPERINTENDÊNCIA DE AQUISIÇÕES GOVERNAMENTAIS Autorização de Compra 273 Processo N : 7947 EMAT EMAT FDAÇÃO IVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO 27 28 Nº Nota Dotação Subelemento Elemento Despesa Plano Interno Fonte Recurso 26273 2 63 63 222362799 - ESTADO 222362799 - ESTADO

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA O Concurso de Fotografia é um evento de caráter cultural, inserido dentro da programação do V FESTARCI, que, em 2018, ocorrerá no Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 2 Requisitos para software SREI B - Formato do representante digital

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 2 Requisitos para software SREI B - Formato do representante digital SREI Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário Parte 2 Requisitos para software SREI B - Formato do representante digital Título SREI Parte 2 B - Formato de representante digital. Versão Versão 1.4 release

Leia mais

Produção Gráfica I. A esse conjunto de pontos que formam a imagem impressa damos o nome de retícula.

Produção Gráfica I. A esse conjunto de pontos que formam a imagem impressa damos o nome de retícula. Produção Gráfica I SISTEMA DE FOTORREPRODUÇÃO RETÍCULA Fotografia preto e branco Se observarmos uma fotografia em preto e branco com uma lupa, vamos notar que existe a imagem é formada de pequenos grãos.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL O Selo Introdução... 1 Estratégia... 2 Sumário Conceito... 3 Versões... 4 Cores... 5 Usoas incorretos... 6 Aplicações... 7 O Slogan Versões... 18 Aplicações... 19 Expediente...

Leia mais

MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA)

MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA) MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA) SUMÁRIO 1.0 Apresentação... 03 2.0 Malha construtiva e área de reserva... 04 2.1 Versões... 05 2.2 Cores... 06 2.3 Distorções... 07 2.4 Tipografia... 09 2.5 Aplicação

Leia mais

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação conteúdos tipos de imagem conceitos base cor em digital formatos de imagem imagem na web Tipos de imagens

Leia mais

Diálogos de Mídias Digitais 1

Diálogos de Mídias Digitais 1 Diálogos de Mídias Digitais 1 Bruno Fiorin URBINATTI 2 Demétrius Daffara FERREIRA 3 Leandro Martin Guertzenstein ANGARE 4 Universidade de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO O Diálogos de Mídias Digitais foi

Leia mais

Manual de identidade visual. Copyright Monk Studio - Criatividade e Comunicação - Todos os direitos reservados

Manual de identidade visual. Copyright Monk Studio - Criatividade e Comunicação - Todos os direitos reservados Manual de identidade visual Neste manual estão demonstradas as definições conceituais, estratégicas e as normas que estabelecem os critérios para a aplicação correta da identidade visual. Se for necessário,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 170.3348.9 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA MATERIAIS E PROCESSOS GRÁFICOS I ETAPA 3ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Visão Humana Processamento de Imagens 2 Semelhança entre o sistema visual humano e uma câmera fotográfica Várias semelhanças podem ser

Leia mais

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Este Manual reúne as especificações necessárias para cada serviço ou produto do DECOM, além de suas respectivas particularidades. O uso do nome e da logomarca da SMCC e de seus Departamentos estão definidos

Leia mais

3 DA INSCRIÇÃO. Geografia no período de 03/04/2018 a 20/05/ Deverão ser enviados: Onde se lê: Leia-se:

3 DA INSCRIÇÃO. Geografia no período de 03/04/2018 a 20/05/ Deverão ser enviados: Onde se lê: Leia-se: EDITAL Nº 2, DE 03 DE ABRIL DE 2018, RELATIVO AO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DO LOGOTIPO DO CURSO E DO SELO COMEMORATIVO DOS 60 ANOS DO CURSO DE GEOGRAFIA/: ADITAMENTO 1 REGULAMENTO A () Campus Universitário

Leia mais

Instituto de Tecnologia em Fármacos

Instituto de Tecnologia em Fármacos REVISÃO DA IDENTIDADE VISUAL 2011 Com o intuito de fortalecer a imagem de Farmanguinhos como, que atua na saúde pública como unidade de produção de medicamentos, pesquisa, desenvolvimento tecnológico,

Leia mais

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS APRESENTAÇÃO A marca é o principal elemento de identificação visual constituído de personalidade própria, linguagem e atributos. Para se estabelecer e ser

Leia mais

MÍDIA KIT 2015 Guias de Educação

MÍDIA KIT 2015 Guias de Educação MÍDIA KIT Os Guias de Educação apresentam um amplo banco de dados sobre instituições de ensino e cursos oferecidos de maneira presencial e a distância em todo o país. 2015 A REVISTA Facilitada pelas inovações

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2 MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo reduzir as

Leia mais

MEU TEATRO. Manual de identidade visual

MEU TEATRO. Manual de identidade visual Manual de identidade visual Versão 1.0 / Set. 2017 Introdução 02 Para veicular de forma pública e gratuita a programação de todos os teatros cadastrados no Sistema Nacional Integrado de Teatros - SNIT,

Leia mais

Monitores. Tipos de conexões:

Monitores. Tipos de conexões: Monitores 1-Conexões O primeiro passo para que as informações de um computador irem para uma tela. O processo todo começa quando um sinal de vídeo é enviado para o aparelho. Ele chega até ele por meio

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

As cores BGS. Laranja BGS. Preto

As cores BGS. Laranja BGS. Preto Guia da Marca JANEIRO 2019 BRASIL GAME SHOW A marca BGS A nossa marca foi construída para expressar os principais valores da Brasil Game Show. Este guia unifica o comportamento do logo em diversas plataformas,

Leia mais

PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO ECO-UFRJ Prof. Paulo César Castro

PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO ECO-UFRJ Prof. Paulo César Castro PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO ECO-UFRJ Prof. Paulo César Castro ESQUEMA DE CORTE DE PAPÉIS O papel é o principal insumo dos processos de impressão, visto ser o maior responsável pela qualidade do

Leia mais

Aula /2 Sistemas de coordenadas Window x Viewport

Aula /2 Sistemas de coordenadas Window x Viewport http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap2.html Aula 3 2016/2 Sistemas de coordenadas Window x Viewport Sistemas de Coordenadas O Sistema de Coordenadas nos dá uma referência sobre o tamanho e a posição

Leia mais

RAZÃO PORCENTAGEM PROPORÇÃO

RAZÃO PORCENTAGEM PROPORÇÃO unifmu Nome: Curso de Design Matemática Aplicada Atividade Exploratória Turma: Professor: Márcia Stochi Veiga Data: _ FEV_2008 RAZÃO PORCENTAGEM PROPORÇÃO Objetivo: Rever o conceito de razão e proporção,

Leia mais

Uma sociedade inclusiva com alta empregabilidade com prioridades no Emprego, Competências e Combate à Pobreza;

Uma sociedade inclusiva com alta empregabilidade com prioridades no Emprego, Competências e Combate à Pobreza; MANUAL DE NORMAS INTRODUÇÃO O forte alinhamento dos objetivos portugueses para a Política de Coesão no período 2014-2020 com a Estratégia Europa 2020 é visível nos objetivos definidos para o próximo período:

Leia mais

Quais as diferenças entre pixels e vetores?

Quais as diferenças entre pixels e vetores? Quais as diferenças entre pixels e vetores? Conheça um pouco destes elementos utilizados para compor imagens presentes no cotidiano dos designers e usuários Em toda criação de imagem, o designer deve sempre

Leia mais

Grandezas, Unidades de medidas e Escala. Lucas Gomes

Grandezas, Unidades de medidas e Escala. Lucas Gomes Grandezas, Unidades de medidas e Escala Lucas Gomes Introdução UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS 2 Introdução A unidade é um nome particular que relacionamos às medidas de uma grandeza. No termômetro mostrado

Leia mais

Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1

Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1 Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1 Paulo Henrique Fernandes SILVA 2 Luis Jaime LOURENÇO 3 Paulo César FALABELLA 4 Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG RESUMO Com o objetivo

Leia mais

Material de divulgação para Parceiros Consultores Bandes

Material de divulgação para Parceiros Consultores Bandes Material de divulgação para Parceiros Consultores Bandes ORIENTAÇÕES Caro parceiro-consultor, A partir de agora, o Bandes disponibiliza para você um pacote especial de produto. É o kit de divulgação do

Leia mais

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de midiakit - 2019 Nossos associados são médicos patologistas clínicos e de outras especialidades, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos,

Leia mais

FINEP CONCURSO PÚBLICO ANALISTA A11 INGLÊS Gabarito da Prova de Objetiva. FINEP CONCURSO PÚBLICO ANALISTA A11 ESPANHOL Gabarito da Prova de Objetiva

FINEP CONCURSO PÚBLICO ANALISTA A11 INGLÊS Gabarito da Prova de Objetiva. FINEP CONCURSO PÚBLICO ANALISTA A11 ESPANHOL Gabarito da Prova de Objetiva CONCURSO PÚBLICO ANALISTA A11 INGLÊS Gabarito C E A D A B D E A D B A D B D E C D E A Gabarito D B C D C A A C D A CONCURSO PÚBLICO ANALISTA A11 ESPANHOL Gabarito C E C D B B D E A D B A D B D E C D E

Leia mais

Representação de cores. Computação Gráfica Cores. O que é luz. Distribuição espectral da iluminação 11/12/12

Representação de cores. Computação Gráfica Cores. O que é luz. Distribuição espectral da iluminação 11/12/12 Representação de cores Computação Gráfica Cores Renato Ferreira Tratados de maneira geral como triplas RGB Um parâmetro alpha opcional Quase todas operações separadas por componente Mas usualmente tratadas

Leia mais

OTIMA PLATAFORMA DE MÍDIA OOH. Com presença nas principais capitais do Brasil, a OTIMA é uma

OTIMA PLATAFORMA DE MÍDIA OOH. Com presença nas principais capitais do Brasil, a OTIMA é uma MIDIA KIT - 2019 OTIMA Com presença nas principais capitais do Brasil, a OTIMA é uma Salvador PLATAFORMA DE MÍDIA OOH Belo Horizonte integrada ao estilo de vida das pessoas e ao local onde elas vivem.

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

80 anos. Mídia Kit 2019

80 anos. Mídia Kit 2019 A marca da sua empresa muito mais valorizada em uma revista que completa de circulação entre os principais formadores de opinião da indústria de celulose e papel. Perfil Editorial A Revista O Papel é uma

Leia mais

MANUAL DE MARCA. Logo Versão 1.0

MANUAL DE MARCA. Logo Versão 1.0 MANUAL DE MARCA Logo 2017 - Versão 1.0 APRESENTAÇÃO Este Manual de Marca tem como objetivo normatizar e padronizar a aplicação da marca da Fundepes, garantindo a preservação da imagem institucional e o

Leia mais

Mídia Kit Rev.003

Mídia Kit Rev.003 Tudo para a empresa que precisa gerar mais resultados no setor de celulose e papel e valorizar sua imagem no mercado entre os melhores formadores de opinião. Mídia Kit 2018 Rev.003 Perfil Editorial A Revista

Leia mais

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS

Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa. Manual de Identidade Visual da CTIS Diretrizes de Utilização da Marca Corporativa Assinatura Visual O símbolo e o logotipo devem ser sempre usados com tamanho e relação de proporção fixos. Versão vertical Símbolo acima do logotipo. Esta

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO

TERMO DE REFERÊNCIA IMPRESSÃO CDURP - LISTA DE MATERIAIS TIRAGEM/ TAMANHO 1 Banner vinil M² em policromia impresso em vinil adesivo m² 2 Banner lona M² em policromia impresso em lona m² Prova digital reduzida ou parte da arte em escala 1/1 em tamanho A3 Prova digital reduzida

Leia mais

Sumário. manual da marca Pet Pois

Sumário. manual da marca Pet Pois Sumário. ois Pet Pet Poi ois Pet Pet Poi ois Pet Pet Poi ois Pet Manual da Marca. Pet Poi Marca. conceito. Marca composta pela representação sintética de uma garrafa PET, onde um círculo preenchido com

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS RETIFICAÇÃO Nº 02

EDITAL Nº 02, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS RETIFICAÇÃO Nº 02 EDITAL Nº 02, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS RETIFICAÇÃO Nº 02 ITEM 4.8.3 ONDE SE LÊ: a verificação será realizada por comissão própria, designada pelo Ifes, especificamente

Leia mais

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015

Dr. Sylvio Barbon Junior. Departamento de Computação - UEL. 1 o Semestre de 2015 Introdução a Computação Gráfica [5COP100] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre de 2015 Assunto Aula 6 Histograma de Imagem Digital 2 de 18 Sumário Conceitos Sistema de

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP índice APRESENTAÇÃO o processo de simplificação A NOVA MARCA padrão cromático padrão tipográfico redução e área de reserva usos incorretos

Leia mais

REGULAMENTO III Varal do Design. Minha Atitude Afeta o Mundo

REGULAMENTO III Varal do Design. Minha Atitude Afeta o Mundo REGULAMENTO III Varal do Design Minha Atitude Afeta o Mundo ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 3 2. OBJETIVOS GERAIS 4 3. OBJETIVO ESPECIFICO 4 4. PARTICIPAÇÃO 4 5. TEMA 5 6. ESPECIFICAÇÕES DOS TRABALHOS E INSCRIÇÃO

Leia mais

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Corel Draw Editoração Gráfica Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça de clientes, e pessoas leigas

Leia mais

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944.

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. midiakit - 2018 Nossos associados A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. Patologia Clínica Medicina Laboratorial é a

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I)

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações Multimídia A Imagem (Parte I) Prof Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgituiutaba@gmail.com Multimídia A imagem Tópico: Representação

Leia mais

DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014

DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014 DESCRIÇÃO DETALHADA DOS IMPRESSOS - ELEIÇÕES 2014 Item 01 Envelope plástico para mídia digital Saco zip em material de polietileno, com zip plástico, espessura minima de 0,08mm, tamanho 14x20cm, acondicionado

Leia mais

Comunicação Visual. Cap. 07 Identidade Visual. macedo4design.com

Comunicação Visual. Cap. 07 Identidade Visual. macedo4design.com Comunicação Visual Cap. 07 Identidade Visual O que é? Apresentação visual produto serviço empresa O que é? Ferramenta de Comunicação produto serviço empresa O que é? Posicionamento Visual produto serviço

Leia mais