Gestão do Conhecimento Curso Introdutório. Dezembro/2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão do Conhecimento Curso Introdutório. Dezembro/2013"

Transcrição

1

2 Gestão do Conhecimento Curso Introdutório Dezembro/2013

3 Tópicos para Discussão Conceitos e Características Atividades de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento nas Organizações Modelos e Processos de Gestão do Conhecimento Como Implantar a Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento no Governo de Minas

4 Combinados Respeitar o horário de início e término. Permanecer em sala, evitando saídas para resolução de demanda de trabalho. Evitar conversas paralelas. Evitar uso de celular.

5 Tópicos para Discussão Conceitos e Características Atividades de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento nas Organizações Modelos e Processos de Gestão do Conhecimento Como Implantar a Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento no Governo de Minas

6 VÍDEO 1

7 Conceitos e Características O QUE É CONHECIMENTO? uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação conceitual e insight experimentado, a qual proporciona uma infraestrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais (DAVENPORT e PRUSAK, 1998). capacidade para agir (SVEIBY, 1998).

8 Conceitos e Características O QUE É CONHECIMENTO? CONHECIMENTO Informação valiosa da mente humana INFORMAÇÃO DADOS Simples observações sobre o estado do mundo Dados dotados de relevância e propósito - Contextualização - Categorização - Cálculo - Correção - Coordenação - Comparação - Consequências - Conexões - Conversação - Condensação Fonte: Davenport (1998). Fertilidade no Brasil: 1967: 6,21 filhos p/mulher idade fértil 2010: 1, : 1,80 Taxa de reposição: 2,13 Contribuintes para a previdência: 1960: 8 p/beneficiário 1970: 4,2 2013: 2,3 2035: 1,2 - Falência da previdência social - Alto custo do trabalho/inflação - Queda do empreendedorismo /crescimento

9 Conceitos e Características Conhecimento tácito O QUE É CONHECIMENTO? conhecimento pessoal incorporado à experiência individual, envolvendo fatores intangíveis (convicções, crenças, sentimentos e emoções), sendo também denominado conhecimento implícito, na medida em que está na mente das pessoas. É de difícil codificação e difusão. Conhecimento explícito conhecimento passível de codificação, articulado na linguagem formal. É de fácil transmissão e armazenamento, constituindo a face tangível do conhecimento organizacional expresso em documentos e processos. Caracteriza o saber disponível sobre um tema específico. Fonte: AGI (2013)

10 Conceitos e Características CATEGORIAS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL Explícito Documentos Métodos Arquivos Relatórios Vídeos Procedimentos Metodologias Tecnologias Relacionamentos Contatos Habilidades interpessoais Habilidades Aprendizados Expertises Experiências Bagagem profissional Tácito Talento natural Dons Habilidades naturais Fonte: TERRA (2011)

11 JANELAS DO CONHECIMENTO Conceitos e Características Organizações maduras em ambientes estáveis Informação organizada, acessível Conhecimento codificável Conhecimento compartilhado Portais, taxonomias, benchmarking SABEMOS O QUE SABEMOS SABEMOS O QUE NÃO SABEMOS Organizações adentrando novos ambientes Necessidades de informação claras Busca direcionada de informações Novos conhecimentos a criar e descobrir IC, P&D, pesquisa de mercado Ambientes dinâmicos Informação dispersa Conhecimento tácito Auditoria de informações Mapas do conhecimento Comunidades de prática, redes Fonte: Choo (2002) apud Alvarenga Neto (2008) NÃO SABEMOS O QUE SABEMOS NÃO SABEMOS O QUE NÃO SABEMOS Crenças próprias Informação sujeita a constrições, com perda de visão periférica Hiatos ou falhas não reconhecidos Monitoramento ambiental Cenários, prospecção

12 Conceitos e Características O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO? capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas (NONAKA e TACKEUCHI, 1997). atividades e iniciativas específicas que as organizações empreendem para aumentar seu estoque de conhecimento corporativo (DAVENPORT e PRUZAK, 1998).

13 Conceitos e Características O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO? A Gestão do Conhecimento é um método integrado de criar, compartilhar e aplicar conhecimento para aumentar a eficiência; melhorar a qualidade e a efetividade social; e contribuir para a legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade na administração pública e para o desenvolvimento brasileiro (BATISTA, 2012).

14 1ª. Geração 2ª. Geração 3ª. Geração Conceitos e Características FASES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª. metade dos anos 90 2ª. metade dos anos 90 A partir do final dos anos 90 Foco em ferramentas de TI: Bancos de dados, GED, softwares de gestão... Iniciativas de práticas de GC isoladas: Mapa de competências, Inteligência Competitiva, Segurança da Informação, Inovação Tecnológica, Ativos Intangíveis... GC orientada pela estratégia corporativa e como processo integrado de várias práticas Fonte: PEREIRA(2009)

15 Conceitos e Características Pirâmide da Gestão do Conhecimento TI VISÍVEL INVISÍVEL Métodos e Práticas da GC Governança Cultura Organizacional e Valores Visão de mundo: papel do recurso conhecimento e dos ativos intangíveis para a competitividade Fonte: TERRA (2008)

16 Princípios da Gestão do Conhecimento 1 O conhecimento tem origem e reside na cabeça das pessoas. Conceitos e Características 2 O compartilhamento do conhecimento exige confiança. 3 A tecnologia possibilita novos comportamentos ligados ao conhecimento. 4 O compartilhamento do conhecimento deve ser estimulado e recompensado. Fonte: DAVENPORT E PRUSAK (1998)

17 Princípios da Gestão do Conhecimento 5 Apoio da direção e recursos são fatores essenciais. Conceitos e Características 6 Iniciativas ligadas ao conhecimento devem começar por um programa-piloto. 7 Aferições quantitativas e qualitativas são necessárias para avaliar a iniciativa. 8 O conhecimento é criativo e deve ser estimulado a se desenvolver de formas inesperadas. Fonte: DAVENPORT E PRUSAK (1998)

18 Benefícios da Gestão do Conhecimento Conceitos e Características Transferir boas práticas de gestão Racionalizar e facilitar a busca de informações Evitar retrabalho Promover o aprendizado coletivo Reter e preservar o conhecimento organizacional Criar uma cultura organizacional Estimular a inovação Melhorar o desempenho dos profissionais Melhorar os fluxos e processos de trabalho Melhorar o processo de tomada de decisão Melhorar a qualidade da prestação de serviços ao cidadão Agilizar o atendimento ao cidadão Adequar os serviços às necessidades do cidadão Melhorar a vantagem competitiva Evidenciar e valorizar o capital intelectual Melhorar a imagem organizacional Acelerar a geração de novos conhecimentos Desenvolver competências Aumentar a colaboração entre os funcionários Alavancar o conhecimento do ambiente externo Mapear e gerir fontes de informação e conhecimento Fonte: AGI (2013)

19 Tópicos para Discussão Conceitos e Características Atividades de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento nas Organizações Modelos e Processos de Gestão do Conhecimento Como Implantar a Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento no Governo de Minas

20 Atividades de Gestão do Conhecimento Criação Aquisição CODIFICAÇÃO Representação Armazenamento Espontânea Induzida GERAÇÃO TRANSFERÊNCIA Fonte: DAVENPORT E PRUSAK (1998)

21 Atividades de Gestão do Conhecimento VÍDEO 2

22 Atividades de Gestão do Conhecimento GERAÇÃO DE CONHECIMENTO conjunto de atividades e iniciativas específicas que as organizações empreendem para aumentar seu estoque de conhecimento corporativo (DAVENPORT e PRUSAK, 1998). processo pelo qual as organizações criam ou adquirem, organizam e processam a informação, com o propósito de gerar novo conhecimento através da aprendizagem organizacional. O novo conhecimento gerado, por sua vez, permite que a organização desenvolva novas habilidades e capacidades, crie novos produtos e serviços, aperfeiçoe os antigos e melhore seus processos organizacionais (ALVARENGA NETO, 2008). uma interação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e explícito (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).

23 Atividades de Gestão do Conhecimento Espiral do Conhecimento Fonte: PEREIRA (2009)

24 Atividades de Gestão do Conhecimento Processos de conversão do conhecimento Tácito - Tácito Tácito - Explícito Socialização Ampliação do Conhecimento Externalização Explícito - Tácito Explícito - Explícito Internalização Combinação Fonte: BATISTA (2013)

25 Atividades de Gestão do Conhecimento CODIFICAÇÃO DE CONHECIMENTO Representação do conhecimento, essencial sobretudo para os processos de externalização e combinação do conhecimento. Garante o acesso ao conhecimento explícito, estruturado na forma de documentos e listas, ou semi-estruturado. Pouco eficaz para representação do conhecimento tácito. Intimamente relacionada com aspectos tecnológicos, é o enfoque mais explorado pelas organizações, no âmbito da Gestão da Informação. Fonte: AGI (2013)

26 Atividades de Gestão do Conhecimento Caracterização de Ferramentas Tecnológicas Categoria Processo Dominante de Conversão do Conhecimento Área de Influência Ferramentas Baseadas na Intranet Combinação Redes de Computadores Gerência Eletrônica de Documentos Combinação Biblioteconomia e Ciência da Informação Groupware Externalização CSCW (Computer Supported Cooperative Work) Workflow Externalização Organização & Métodos Bases Inteligentes de Conhecimento Externalização Inteligência Artificial Business Intelligence Combinação Banco de Dados Mapas de Conhecimento Socialização Ciência da Informação Ferramentas de Suporte à Inovação Internalização Engenharia de Produtos Fonte: CARVALHO e FERREIRA (2000)

27 Atividades de Gestão do Conhecimento Caracterização de Ferramentas Tecnológicas DE TÁCITO PARA TÁCITO SOCIALIZAÇÃO Mapas de Conhecimento PARA EXPLÍCITO EXTERNALIZAÇÃO Groupware Workflow Bases Inteligentes de Conhecimento DE EXPLÍCITO INTERNALIZAÇÃO Ferramentas de Apoio à Inovação COMBINAÇÃO Intranet Gerência Eletrônica de Documentos Business Intelligence Fonte: BARONI E TAVARES (2000)

28 Atividades de Gestão do Conhecimento VÍDEO 3

29 Atividades de Gestão do Conhecimento TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO A codificação não garante a transferência do conhecimento! A transmissão e absorção ocorre via contatos pessoais, no domínio da prática e vinculada a um contexto, e está relacionada com o processo de socialização. A GC formaliza e estimula os canais de transmissão espontânea. No tocante às estratégias de transferência do conhecimento, muitas delas se resumem a descobrir maneiras eficazes de permitir que os indivíduos conversem e escutem o que se tem a dizer. (DAVENPORT e PRUSAK, 1998).

30 Atividades de Gestão do Conhecimento Fatores Culturais que Inibem a Transferência do Conhecimento PROBLEMA Falta de confiança mútua Diferentes culturas, vocabulários e quadros de referência Falta de tempo e pontos de encontro, ideia ultrapassada de trabalho produtivo Status e recompensas vão para o dono do conhecimento Falta de capacidade de absorção dos funcionários Crença de que o conhecimento é de grupos particulares Intolerância por enganos ou necessidade de ajuda SOLUÇÃO Construir relações e confiança através de reuniões pessoais Criar homogeneização através de educação, discussão, publicações, trabalhos em grupo e rotação de empregados Estabelecer horários e locais para transferência de conhecimento: feiras, salas de conversa, conferências Avaliar a performance e dar incentivos baseados na troca Educar os empregados para a flexibilidade; prover tempo para o aprendizado; contratar pela mente aberta Encorajar uma abordagem não hierárquica para o conhecimento; qualidade das ideias mais importante que o status de sua fonte Aceitar e recompensar erros criativos e colaboração; não perder status por não saber tudo Fonte: DAVENPORT e PRUSAK (1998, p )

31 Tópicos para Discussão Conceitos e Características Atividades de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento nas Organizações Modelos e Processos de Gestão do Conhecimento Como Implantar a Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento no Governo de Minas

32 Gestão do Conhecimento nas Organizações VÍDEO 4

33 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Pessoas na organização definem as competências chave em termos de produtos e serviços. Não há clareza sobre quais os princípios ativos intangíveis da organização; Falta de relação entre estratégia e conhecimento Não há um claro entendimento sobre a natureza explícita ou tácita dos conhecimentos estratégicos; As estratégias da empresa não são comunicadas de forma ampla e nem diretamente relacionadas a bases de conhecimento; Não há estratégias sistemáticas para aquisição de conhecimento externo à empresa e inserção em redes externas de aprendizagem e colaboração. Fonte: TERRA (2007)

34 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Cultura que não estimula a colaboração Uma atitude colaborativa não é um fator importante para a contratação; Não se investe tempo e recursos para transmissão de valores, cultura e formação de redes de contato; Falta de reconhecimento visível por atitudes colaborativas; Sistemas de remuneração focados no desempenho individual; Pessoas não colaborativas são promovidas; Ausência de exemplo de compartilhamento e muita coisa secreta; Relações muito formais e comunicação através de linhas hierárquicas; Espaços que não facilitam o contato pessoal; Ausência de mecanismos de revisão de erros passados visando aprimoramento; Elevada rotatividade. Fonte: TERRA (2007)

35 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Na cabeça das pessoas; Em papel, gavetas, disquetes; Conhecimento disperso e não ordenado Em aplicações que não se comunicam; Em múltiplas intranets sem responsabilidades muito bem definidas; Informação e conhecimento estratégico externo não integrado. Fonte: TERRA (2007)

36 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Plataformas e formatos proprietários; Infraestrutura Ausência de uma arquitetura corporativa unificada; Dificuldade de integração de dados; Aplicações de TI focadas no desktop ou em aplicativos específicos e departamentais. Fonte: TERRA (2007)

37 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Ausência de customização com base no perfil dos utilizadores; Impossibilidade de personalização; Excesso de informação Inexistência de mecanismos automáticos e/ou semi-automáticos para criação de categorias; Muitos aplicativos abertos simultaneamente; Mecanismos de busca bastante limitados. Fonte: TERRA (2007)

38 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Dificuldade em acessar informações vitais; Informação residente em silos departamentais; Acesso à informação Ausência de padrões corporativos para design de informações (sites) departamentais; Redundância e duplicação de informação; Vários métodos e senhas para se buscar e aceder a informação e necessidade de intermediação da TI para aceder a informação. Fonte: TERRA (2007)

39 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Quem criou a informação, o seu background e como pode ser contatado? Ausência de informação sobre a informação Por quanto tempo a informação será válida, correta e relevante? Em que contextos a informação é relevante? Quem validou a informação? Falta de mecanismos amigáveis de feedback. Fonte: TERRA (2007)

40 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Qual a política de informação da empresa? Ausência de políticas para acesso e publicação de informações Quem pode publicar? Que informações precisam ser préaprovadas? Que informação pode ser compartilhada com clientes, parceiros e fornecedores? Fonte: TERRA (2007)

41 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Dificuldade para os indivíduos de publicar informação para o resto da empresa; Ausência de mecanismos eficientes e distribuídos de publicação e colaboração Publicação sem validação ou ciclo de vida; Dificuldade na localização de experts; Ambientes virtuais de colaboração limitados; Ausência de mecanismos de colaboração que incluam parceiros externos de forma segura. Fonte: TERRA (2007)

42 Gestão do Conhecimento nas Organizações Características de Organizações sem Gestão do Conhecimento Ausência de métricas para medir fluxos de conhecimento e satisfação dos utilizadores Sistemas com baixo grau de uso e métricas focadas no desempenho técnico; Baixo entendimento do valor e uso de conteúdos estratégicos; Perspectiva dos utilizadores não avaliada; Ausência de mecanismos de reconhecimento de contribuições individuais ou departamentais. Fonte: TERRA (2007)

43 Gestão do Conhecimento nas Organizações Gestão do Conhecimento e Estratégia Organizacional

44 Gestão do Conhecimento nas Organizações VÍDEO 5

45 Gestão do Conhecimento nas Organizações Gestão do Conhecimento e Estratégia Organizacional Ação gerada a partir de informações que levam à criatividade e à inovação, que gera para a organização vantagem competitiva no mercado. ESTRATÉGIA AÇÃO ESTRATÉGICA INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA Uso do conhecimento estratégico no processo de tomada de decisão para a formulação ou redefinição de estratégias. CONHECIMENTO ESTRATÉGICO Combinação de conhecimento explícito e tácito (informações estratégicas e não estratégicas e expertises). Informação do monitoramento externo que subsidia a formulação de estratégias. INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS INFORMAÇÕES NÃO ESTRATÉGICAS Informação gerada pelo monitoramento interno. Monitoramento externo sistemático: observação e coleta de dados do ambiente externo. DADOS DO AMBIENTE EXTERNO A ORGANIZAÇÃO DADOS DO AMBIENTE INTERNO A ORGANIZAÇÃO Monitoramento interno sistemático: observação e coleta de dados do ambiente interno. Fonte: MIRANDA (1999)

46 Gestão do Conhecimento nas Organizações Gestão do Conhecimento e Estratégia Organizacional 1 Visão do negócio inclui o conhecimento? Investiga se o conhecimento está evidenciado na declaração de propósito e se é inerente à visão do negócio. 2 - Gap de performance do negócio? Análise dos gaps de performance do negócio. 3 - Como o conhecimento pode fazer diferença? Análise de como o conhecimento pode ajudar a reduzir ou eliminar os gaps de performance de negócio. 4 - Alternativas para iniciativas de Gestão do Conhecimento? Identificação e análise de possíveis iniciativas para operacionalizar a estratégia de Gestão do Conhecimento. 5 Graus de fit (adequabilidade) e exequibilidade? Teste de validação para analisar o fit da estratégia organizacional e as iniciativas de gestão do conhecimento. Fonte: EARL (2001) apud LEITE (2004) 6 Programa de Gestão do Conhecimento? Criação do programa de Gestão do Conhecimento.

47 Gestão do Conhecimento nas Organizações Práticas de Gestão do Conhecimento

48 Gestão do Conhecimento nas Organizações Práticas de Gestão do Conhecimento Práticas relacionadas principalmente aos aspectos de gestão de pessoas que facilitam a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento Fonte: BATISTA (2013)

49 Gestão do Conhecimento nas Organizações

50 Gestão do Conhecimento nas Organizações COMUNIDADE DE PRÁTICA

51 Gestão do Conhecimento nas Organizações NARRATIVAS

52 Gestão do Conhecimento nas Organizações Por que narrar histórias na organização? Transferir um conhecimento Motivar os colaboradores Exemplificar a cultura / valores organizacionais Transmitir uma visão de futuro Gerenciar uma mudança Relatar um projeto ou atividade Relatar um marco estratégico Relatar um desafio organizacional

53 Gestão do Conhecimento nas Organizações MENTORING E COACHING

54 Gestão do Conhecimento nas Organizações EDUCAÇÃO CORPORATIVA / UNIVERSIDADE CORPORATIVA

55 Gestão do Conhecimento nas Organizações Práticas de Gestão do Conhecimento Práticas ligadas à estruturação dos processos organizacionais que funcionam como facilitadores de geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional: Melhores Práticas (Best Practices) Benchmarking interno e externo Memória organizacional/lições aprendidas/banco de conhecimentos ou Repositórios Sistemas de inteligência organizacional Sistema de gestão por competências Banco de competências organizacionais Banco de competências individuais Gestão do capital intelectual ou ativos intangíveis Mapeamento do conhecimento Fonte: BATISTA (2013)

56 Gestão do Conhecimento nas Organizações MAPEAMENTO OU AUDITORIA DO CONHECIMENTO Localização de fontes de competências dentro da organização, para que estejam disponíveis e possam ser utilizadas por qualquer pessoa, a qualquer momento. Pode remeter ao expert, a documentos ou ambos. Identificação de conhecimentos críticos vinculados às competências. Identificação de experts (pesquisa por cargos, escolaridade, análise curricular, pesquisas, entrevistas pessoais). Identificação de lacunas de conhecimento vinculadas às competências. Identificação de restrições no fluxo de conhecimentos. Fonte: AGI (2013)

57 Gestão do Conhecimento nas Organizações MAPEAMENTO OU AUDITORIA DO CONHECIMENTO MAPA DO CONHECIMENTO Árvore que apresenta a estrutura do conhecimento, cujos ramos terminam em documentos, apresentações, cadastros, referências. PÁGINAS AMARELAS Guias que resumem quem sabe o que, quem tem experiência no que. BANCO DE TALENTOS Cadastro voluntário de colaboradores internos e externos que se disponham a explicitar sua formação acadêmica, experiência profissional, áreas de expertise e interesses. Fonte: AGI (2013)

58 Gestão do Conhecimento nas Organizações MAPA DO CONHECIMENTO

59 Gestão do Conhecimento nas Organizações Práticas de Gestão do Conhecimento Práticas cujo foco central é a base tecnológica e funcional que serve de suporte à gestão do conhecimento organizacional, incluindo automação da gestão da informação, aplicativos e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para captura, difusão e colaboração. Fonte: BATISTA (2013)

60 Gestão do Conhecimento nas Organizações FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO (PORTAIS, INTRANETS E EXTRANETS)

61 Gestão do Conhecimento nas Organizações SISTEMAS DE GESTÃO DE CONTEÚDOS, DATA WAREHOUSE, DATA MINING

62 Gestão do Conhecimento nas Organizações SISTEMAS DE WORKFLOW

63 Gestão do Conhecimento nas Organizações GED GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

64 Gestão do Conhecimento nas Organizações A Gestão do Conhecimento na Gestão de Projetos

65 Gestão do Conhecimento nas Organizações O gerente de projetos assume um papel fundamental: o de não somente levar a cabo as iniciativas organizacionais sob a forma de projetos sob sua tutela, mas o de ser um facilitador para a geração, armazenamento e distribuição do conhecimento organizacional em todos os níveis organizacionais. GATONNI (2001).

66 Gestão do Conhecimento nas Organizações A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA GESTÃO DE PROJETOS Gerência de Integração Gerência de Escopo Gerência de Tempo Gerência de Custos Guia PMBOK - 4ª. edição Gerência de Qualidade Gerência de Recursos Humanos Gerência de Comunicações Gerência de Riscos Gerência de Aquisições Guia PMBOK - 5ª. Edição (2013) Gerência de Partes Interessadas Fonte: Adaptado de GATTONI (2001)

67 Gestão do Conhecimento nas Organizações A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA GESTÃO DE PROJETOS Criação de Mapas do Conhecimento Estímulo a narrativas e histórias orais Desenvolvimento de protótipos de soluções Práticas de GC Análise de cenários e simulações Fomento à meritocracia das ideias Repositórios de conhecimentos Comunidades de prática Equipes de projeto multicisciplinares Fonte: GATTONI (2001)

68 Gestão do Conhecimento nas Organizações Experiências de implantação da Gestão do Conhecimento

69 Gestão do Conhecimento nas Organizações ORGANIZAÇÕES PETROBRÁS SERPRO Fonte: AGI (2013) OBJETIVO DE GC Evitar perda de conhecimentos críticos com o desligamento de funcionários Acelerar o desenvolvimento de novos funcionários Facilitar o processo de tomada de decisão Contribuir para o aprendizado organizacional Preservar o conhecimento organizacional necessário ao funcionamento da empresa CARACTERÍSTICAS INICIATIVAS DE GC Disseminação de conhecimentos críticos: Quando você voltar, traga o mundo com você Rodízio de gerentes: É hora de migrar Rodízio técnico: Um salto de conhecimento Programa de Desenvolvimento de Coordenadores: Preparando-se para vôos mais altos Programa de Mestres e Doutores: Amplie sua Visão Encontros Técnicos: O conhecimento está no ar Boas Práticas: Ações que transformam Programa Tutor e Aprendiz: Não deixe o conhecimento à deriva Mapeamento e gestão de competências Comunidades SERPRO de Conhecimento Educação Corporativa Capacidade Multiplicadora Portal Corporativo Redes Sociais Memória Técnica Mapeamento de Conhecimentos Críticos Programa de Tutoria Sistemática de Pesquisa Acadêmica

70 Gestão do Conhecimento nas Organizações ORGANIZAÇÕES GERDAU OBJETIVO DE GC Desenvolver sinergia entre os negócios da empresa Desenvolver líderes e técnicos Disseminar as melhores práticas CARACTERÍSTICAS Comunidades de Prática Páginas Amarelas Fóruns Perguntas e Respostas Banchmarking Interno Reuniões presenciais Boas Práticas Inovação Documentação INICIATIVAS DE GC SADIA Fonte: AGI (2013) Incorporar novas tecnologias Apoiar disseminação de inovações tecnológicas Identificar lacunas tecnológicas Disseminar informações para os colaboradores Auxiliar na resolução de problemas tecnológicos Apoiar a integração da cadeia agroindustrial Informativas (desde 2007): Processos tecnológicos Lições Aprendidas Boas Práticas Perguntas Tecnológicas Notícias/Editoriais Agenda e Relatório técnico de eventos Diretório de Especialistas Colaborativas (desde 2008): Comunidades de Prática Diretório de Especialistas Externos Integrativas (a partir de 2009): Vitrine tecnológica Comunidades de Práticas Externas Banco de Inovações

71 Gestão do Conhecimento nas Organizações ORGANIZAÇÕES (MÉTODO IPEA) ANAC OBJETIVO DE GC Estruturar e preservar a memória organizacional da Superintendência de Aeronavegabilidade Promover o aprendizado organizacional CARACTERÍSTICAS INICIATIVAS DE GC Comunidades de Prática Repositório Digital Oficinas de Trilhas de Aprendizagem Oficinas de Lições Aprendidas Criação de uma Gerência de GC Memória Organizacional: Memórias da Aeronavegabilidade ECT Eliminar gaps de aprendizagem organizacional no tocante ao modelo de gestão empresarial Projeto piloto: Processo de Gestão do CEP Remodelagem do processo, a partir de melhores práticas no país Repositório Digital Comunidade Virtual Narrativas (Storytelling) ABDI Fonte: AGI (2013) Organizar dados e informações Estabelecer o ciclo de vida do conhecimento crítico (etapas do processo de GC) Estimular as conversas efetivas Criação de contexto capacitante Pílulas do Conhecimento Conversas na ABDI: modelo de word Café Portal da GC Rede Social Interna Trilhas de treinamento de competências GED Plano de Comunicação

72 Gestão do Conhecimento nas Organizações Gestão do Conhecimento no Setor Público

73 Gestão do Conhecimento nas Organizações POR QUE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO Aumentar a efetividade da ação pública no tratamento de temas relevantes para a sociedade de maneira competente, com o mínimo de recursos e tempestividade. Tratar de maneira adequada e com rapidez desafios inesperados e desastres. Preparar cidadãos, organizações não governamentais e outros atores sociais para atuar como parceiros do Estado na elaboração e na implementação de políticas públicas. Fonte: BATISTA (2004)

74 Gestão do Conhecimento nas Organizações POR QUE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO Promover a inserção social, a redução das desigualdades sociais e um nível aceitável de qualidade de vida para a população por meio de construção, manutenção e ampliação do capital social e do capital intelectual das empresas. Criar uma sociedade competitiva na economia regional e global por meio da educação dos cidadãos para que eles se tornem trabalhadores competentes do conhecimento, e mediante o desenvolvimento das organizações para que estas se tornem competitivas em todas as áreas do conhecimento. Fonte: BATISTA (2004)

75 Gestão do Conhecimento nas Organizações GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR PÚBLICO Principais desafios: Compatibilização com a agenda política Descontinuidade de planos e projetos Cultura organizacional Caráter multidimensional das ações Capilaridade da atuação governamental, exigindo grande esforço de articulação institucional Fonte: BATISTA (2004)

76 Tópicos para Discussão Conceitos e Características Atividades de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento nas Organizações Modelos e Processos de Gestão do Conhecimento Como Implantar a Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento no Governo de Minas

77 Modelo IPEA MODELO DE GC PARA A APB Fonte: BATISTA (2013)

78 Modelo IPEA RESULTADOS DA GC Imediatos Aprendizagem organizacional Inovação de processos, produtos, serviços, tecnologias e práticas de gestão pública Finais Melhoria das políticas públicas Melhoria do bem-estar da sociedade Fonte: BATISTA (2013)

79 Tópicos para Discussão Conceitos e Características Atividades de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento nas Organizações Modelos e Processos de Gestão do Conhecimento Como Implantar a Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento no Governo de Minas

80 Como Implantar a Gestão do Conhecimento VÍDEO 6

81 Como Implantar a Gestão do Conhecimento ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO 1ª Etapa: Diagnosticar 4ª. Etapa: Implementar PLANO DE GC 2ª. Etapa: Planejar 3ª. Etapa: Desenvolver Fonte: BATISTA (2013)

82 DIAGNOSTICAR Como Implantar a Gestão do Conhecimento APÓS O PATROCÍNIO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO... E SENSIBILIZAÇÃO DA GERÊNCIA MÉDIA... Realizar a autoavaliação Elaborar o business case para justificar a importância da GC Fonte: Adaptado de BATISTA (2013)

83 PLANEJAR Como Implantar a Gestão do Conhecimento Definir a estrutura de governança de GC Definir a visão e objetivos de GC Definir as estratégias e práticas de GC Sensibilizar as pessoas na organização Elaborar o Plano de Gestão do Conhecimento: Viabilizadores de GC e Lacunas de Conhecimento Fonte: Adaptado de BATISTA (2013)

84 DESENVOLVER Como Implantar a Gestão do Conhecimento Escolher e implementar um projeto piloto Avaliar o resultado do projeto piloto Utilizar as lições aprendidas para implementar o projeto em toda a organização Fonte: BATISTA (2013)

85 IMPLEMENTAR Como Implantar a Gestão do Conhecimento Discutir os fatores críticos de sucesso na implementação da GC Definir meios para manter os resultados a serem obtidos com a implementação da GC Definir maneiras de lidar com a resistência Desenvolver o plano de comunicação do PGC Elaborar estratégia de avaliação contínua do PGC Fonte: BATISTA (2013)

86 Como Implantar a Gestão do Conhecimento FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Verifique se todos na organização sabem o que é GC, sua importância e benefícios para a organização. Defina um quadro do que é possível fazer. Utilize práticas de GC já existentes para harmonizar o conhecimento. Planeje a participação da alta administração como condutora da implementação da GC em toda a organização. Destaque os casos de sucesso no início da implementação da GC mostrando resultados para manter o entusiasmo e ampliar a participação. Elabore um plano de comunicação. Fonte: BATISTA (2013)

87 Gestão do Conhecimento no Governo de Minas Conceitos e Características Atividades de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento nas Organizações Modelos e Processos de Gestão do Conhecimento Como Implantar a Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento no Governo de Minas

88 Gestão do Conhecimento no Governo de Minas RESOLUÇÃO SEPLAG NO. 55, DE 27/07/12 Dispõe sobre a instituição da Política de Gestão do Conhecimento, no âmbito da Administração Direta e Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual. OBJETIVO GERAL Agregar valor aos serviços públicos... mediante a criação de uma ambiência favorável à geração, estruturação, compartilhamento e disseminação do conhecimento nos âmbitos interno e externo à Administração Pública Estadual. Fonte: AGI (2013)

89 Gestão do Conhecimento no Governo de Minas DESDOBRAMENTOS Constituição do Comitê Estadual de Gestão do Conhecimento (Resolução SEPLAG no. 108, de 14/12/2012), composto por representantes de 16 Órgãos/Entidades da APE. Definição de um Modelo de Governança para a implementação da Política Estadual de Gestão do Conhecimento: Instância diretiva; Instância consultiva e deliberativa (Comitê de GC); Coordenação técnica; Coordenação executiva. Fonte: AGI (2013)

90 Gestão do Conhecimento no Governo de Minas Adoção de duas abordagens: Plano Estadual: agenda de necessidades e prioridades de conhecimento compartilhadas em prol da melhoria das políticas públicas estaduais; e Planos Setoriais: estruturação de estratégias de GC nos Órgãos e Entidades. Definição de Secretarias/Órgãos pilotos: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Secretaria de Estado de Educação, Polícia Militar e Polícia Civil de Minas Gerais. Celebração de Acordo de Cooperação Técnica com o IPEA visando a utilização do MGCAPB para a implantação da GC no Governo de Minas. Fonte: AGI (2013)

91 Gestão do Conhecimento no Governo de Minas VÍDEO 7

92 Referências Bibliográficas ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drumonnd de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo: Saraiva, BATISTA, Fábio Ferreira et al. Gestão do conhecimento na administração pública. Texto para discussão n Brasília: IPEA, BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira: Como implementar a Gestão do Conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, p. BATISTA, Fábio Ferreira. Módulo 2: O que é GC na Administração Pública Brasileira?. Disponível em: < 13.pdf>. Acesso em 20 de nov. de CARVALHO, Rodrigo Baroni de; FERREIRA, Marta Araújo Tavares. Acelerando a espiral do conhecimento com a Tecnologia da Informação. In: International Symposium on Knowledge Management (ISKM), 2001, Curitiba. Anais. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, v. 1. p DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta pra o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, GATTONI, R. L. Capuruço. A situação do gerente de projetos na era do conhecimento. Disponível em: < >. acessado em 27de dez. de 2011.

93 Referências Bibliográficas LEITE, Eliane Santos. Gestão do conhecimento nas empresas brasileiras: relações entre estratégia empresarial, gestão de competências e de resultado e impactos no desempenho de negócios f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas)- Programa de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, MIRANDA, Roberto Campos da Rocha. O uso da informação na formulação de ações estratégicas pelas empresas. Ciência da Informação. Brasília - DF, v.28, n.3, p , set/ dez NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, PEREIRA, Heitor José. Curso de Gestão do Conhecimento alinhado as estratégias organizacionais. SBGC Educação. Belo Horizonte: SEBRAE, TERRA, José Cláudio C. Avaliação de gestão do conhecimento e da inovação Governo do Estado de São Paulo. São Paulo: Fundação Instituto de Administração, p. TERRA, José Cláudio C. Gestão do conhecimento. Biblioteca Terra Forum. Slide Compreendendo a hierarquia para afetividade da GC Disponível em: < Acesso em: 27 nov TERRA, José Cláudio C. Gestão do conhecimento: sete dimensões e 100 Práticas gerenciais. 02 de jan Disponível em: < Acesso em: 11out SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimentos. Rio de Janeiro: Campos, p.

94 OBRIGADA! Margarida Fantoni Assessora Chefe de Gestão da Informação Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão margarida.fantoni@planejamento.mg.gov.br (31) /

Módulo 2: O que é GC na Administração Pública Brasileira?

Módulo 2: O que é GC na Administração Pública Brasileira? Módulo 2: O que é GC na Administração Pública Brasileira? 1 Objetivos do Módulo Situar a GC no contexto das iniciativas de Eficiência, Qualidade e Efetividade Social na Administração Pública Brasileira

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Fóruns Comunidades de Prática Mapeamento do Conhecimento Portal Intranet Extranet Banco de Competências Memória Organizacional

Leia mais

Algumas Instituições. World Bank. Gartner Group. Knowledge Transfer International APQC OCDE IPEA

Algumas Instituições. World Bank. Gartner Group. Knowledge Transfer International APQC OCDE IPEA Principais Autores Michael Polanyi Karl M. Wiig Henry Mitzenberg Betty Ann Mackintosh Gordon Petrash Ikujiro Nonaka Hirotaka Takeuchi J. Bair E. Stear J. Hibbard Verna Allee Ross Dawson Tom Davenport Larry

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em: Ampliar o alcance

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Prof a.:lillian Alvares Fóruns óu s/ Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a.

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a. Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a. Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em: Ampliar o alcance

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Fóruns / Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias e experiências que

Leia mais

www.jrsantiago.com.br

www.jrsantiago.com.br www.jrsantiago.com.br Gestão do Conhecimento em Projetos José Renato Santiago Cenário Corporativo Muitas empresas gastam parte significativa de seu tempo no planejamento e desenvolvimento de atividades,

Leia mais

O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento. Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008

O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento. Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008 O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008 Apresentação Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação / Bibliotecária (ECA/USP); Docente do curso de

Leia mais

Módulo 07 Gestão de Conhecimento

Módulo 07 Gestão de Conhecimento Módulo 07 Gestão de Conhecimento Por ser uma disciplina considerada nova dentro do campo da administração, a gestão de conhecimento ainda hoje tem várias definições e percepções, como mostro a seguir:

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

VANTAGEM ESTRATÉGICA. Assunto: Administração do Conhecimento

VANTAGEM ESTRATÉGICA. Assunto: Administração do Conhecimento 1 VANTAGEM ESTRATÉGICA Assunto: Administração do Conhecimento Objetivos do capítulo: 1. Explicar como os sistemas de administração do conhecimento podem ajudar na iniciativa de construir uma empresa geradora

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

As Comunidades de Prática (CoPs) ao Serviço da Organização

As Comunidades de Prática (CoPs) ao Serviço da Organização Sandra Paula da Silva Maia Pacheco de Oliveira Gestão de Pequenas e Médias Empresas As Comunidades de Prática (CoPs) ao Serviço da Organização - O Caso Siemens AG - Orientador Professor Doutor Luís Manuel

Leia mais

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL RESOLUÇÃO SEPLAG no. xx/xxxx Disciplina o funcionamento das Comunidades de Prática CoPs no âmbito do Poder Executivo Estadual, vinculadas

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

Brasília (DF), 26 de novembro de 2010. Clarisse Droval

Brasília (DF), 26 de novembro de 2010. Clarisse Droval Brasília (DF), 26 de novembro de 2010 1 Propósito e Natureza Discussão dos grandes temas nacionais pertinentes ao conhecimento Papel de natureza social, desde 04/07/2008 está qualificada pelo Ministério

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Principais Autores Michael Polanyi Karl M. Wiig Henry Mitzenberg Betty Ann Mackintosh Gordon Petrash Ikujiro Nonaka Hirotaka

Leia mais

Gestão do Conhecimento: Uma Visão Geral Para Business Intelligence

Gestão do Conhecimento: Uma Visão Geral Para Business Intelligence Gestão do Conhecimento: Uma Visão Geral Para Business Intelligence Banco de Dados para BI: José Roberto Escodeiro 10/10/2011 1. Linha do Tempo 2. Era do Conhecimento Índice 3. Ativos Tangíveis e intangíveis

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS STM ANALISTA/2010 ( C ) Conforme legislação específica aplicada à administração pública federal, gestão por competência e gestão da capacitação são equivalentes. Lei 5.707/2006

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

O SERPRO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA LIÇÃO A SER APRENDIDA VIVIANNE VERAS SERPRO JUNHO 2013

O SERPRO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA LIÇÃO A SER APRENDIDA VIVIANNE VERAS SERPRO JUNHO 2013 VIVIANNE VERAS SERPRO JUNHO 2013 O SERPRO MELHORES PRÁTICAS LIÇÕES APRENDIDAS PRÓXIMOS PASSOS... O SERPRO ORGANOGRAMA A EMPRESA ESTRUTURA LINHAS DE NEGÓCIO CLIENTES E SERVIÇOS -Política de Propriedade

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NAS PEQUENAS ORGANIZAÇÕES: UM MODELO DE ABORDAGEM ABRAHAM B. SICSÚ

GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NAS PEQUENAS ORGANIZAÇÕES: UM MODELO DE ABORDAGEM ABRAHAM B. SICSÚ GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NAS PEQUENAS ORGANIZAÇÕES: UM MODELO DE ABORDAGEM ABRAHAM B. SICSÚ 1 Contextualizando a Apresentação Gestão do Conhecimento, primeira abordagem: TI + Tecnologias Organizacionais

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento 8º Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade 02/07/2006 Dr. José Cláudio C. Terra Slide 1 Era do Conhecimento Linha de Montagem Linha de Montagem? Slide 2 Era do

Leia mais

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional CASO PRÁTICO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE TALENTOS: COMO A GESTÃO DA CULTURA, DO CLIMA E DAS COMPETÊNCIAS CONTRIBUI PARA UM AMBIENTE PROPÍCIO À RETENÇÃO DE TALENTOS CASO PRÁTICO: COMPORTAMENTO

Leia mais

Siemens PLM Connection

Siemens PLM Connection Siemens PLM Connection Month 11, 2012 Gestão do Conhecimento na MM Cofap: Utilizando o PLM para implantação de práticas 2012. Siemens Product Lifecycle Management Protection Software notice Inc. / Copyright

Leia mais

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual Anhanguera Educacional Unidade FACNET Curso: MBA em Gestão de Pessoas Disciplina: Aula 01 08/02/2014 Professor: Rodrigo Porto Agenda 1º encontro 08/02/2014 Parte 1 Curso e Apresentações

Leia mais

1. O QUE ANTECEDEU O LIVRO?

1. O QUE ANTECEDEU O LIVRO? Brasília, 11 de abril de 2012 I. ANTECEDENTES 1. O QUE ANTECEDEU O LIVRO? 2002 Início dos estudos sobre Gestão do Conhecimento 2003 2007. Estudos e pesquisas realizados no Ipea: 2004. Governo que aprende:

Leia mais

PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI

PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI Secretaria/Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA

GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA QUÍMICA Maria de Fátima Soares Ribeiro Monografia apresentada para a conclusão do Curso de Gestão Empresarial para a Indústria Química GETIQ pela Escola de Química da

Leia mais

Plenária II O Profissional Arquivista e a Gestão do Conhecimento: demandas contemporâneas nas organizações.

Plenária II O Profissional Arquivista e a Gestão do Conhecimento: demandas contemporâneas nas organizações. Plenária II O Profissional Arquivista e a Gestão do Conhecimento: demandas contemporâneas nas organizações. Profa. Dra. Maria do Rocio F. Teixeira Salvador, 2013 Conhecimento Organizacional 2 A Produção

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno Os desafios para a inovação no Brasil Maximiliano Selistre Carlomagno Sobre a Pesquisa A pesquisa foi realizada em parceria pelo IEL/RS e empresa Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação durante

Leia mais

Introdução. Gestão do Conhecimento GC

Introdução. Gestão do Conhecimento GC Introdução A tecnologia da informação tem um aspecto muito peculiar quanto aos seus resultados, uma vez que a simples disponibilização dos recursos computacionais (banco de dados, sistemas de ERP, CRM,

Leia mais

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção

Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem UCSebrae um caminho em construção Trilhas de aprendizagem Trilhas de desenvolvimento Foco no desenvolvimento de competências Foco no desenvolvimento de carreiras O Sebrae O Serviço

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA Boletim GESTÃO DE PESSOAS & RECURSOS HUMANOS IPEA, 13 de outubro de 2010 EXTRA Nº 2 OUTUBRO INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 385, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010. Institui, no âmbito do IPEA,

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Gestão do Conhecimento Corporativo: a experiência da Itaipu Binacional

Gestão do Conhecimento Corporativo: a experiência da Itaipu Binacional Gestão do Conhecimento Corporativo: a experiência da Itaipu Binacional I Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciência da Informação Universidade Estadual de Londrina - UEL Londrina 06 de março de 2010

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS APRENDA SOBRE GOVERNANÇA DE TI Programa de Qualificação COBIT 5 Presencial ou EAD O COBIT 5 define as necessidades das partes interessadas da empresa como ponto de partida das atividades de governança

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Atendimento Integrado de Serviços. março/2014

Atendimento Integrado de Serviços. março/2014 Atendimento Integrado de Serviços março/2014 Agenda 1 A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP 2 Programa Gestão por Processos 3 Processo Atendimento Integrado de Serviços 1 Rede Nacional de Ensino e

Leia mais

MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO (GC) PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA 9º Fórum de Planejamento e Gestão Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Universidade

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa.:Lillian Alvares

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa.:Lillian Alvares Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa.:Lillian Alvares Comunidades de Prática Grupos informais e interdisciplinares de pessoas unidas em torno de um interesse

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014

Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro. Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 Gestão da Inovação no Contexto Brasileiro Hugo Tadeu e Hérica Righi 2014 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O relatório anual é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas

Leia mais

REFERENCIAIS DE IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: MODELO IPEA

REFERENCIAIS DE IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: MODELO IPEA REFERENCIAIS DE IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: MODELO IPEA VALIDAÇÃO DO MODELO CONCEITUAL DE GC DOS CORREIOS POR MEIO DO PROCESSO PILOTO CEP Alceu Roque Rech CORREIOS 17.06.13

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

Gestão e melhoria de processos no Governo de Minas Gerais: trajetória e resultados alcançados. Palestrante: Vanice Cardoso Ferreira

Gestão e melhoria de processos no Governo de Minas Gerais: trajetória e resultados alcançados. Palestrante: Vanice Cardoso Ferreira Gestão e melhoria de processos no Governo de Minas Gerais: trajetória e resultados alcançados Palestrante: Vanice Cardoso Ferreira Agenda A trajetória da Gestão de Processos no Governo de Minas A trajetória

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

Gestão Por Competências nas IFES

Gestão Por Competências nas IFES Goiânia 22 de Novembro de 2012 Gestão Por Competências nas IFES Anielson Barbosa da Silva anielson@uol.com.br A G E N D A 1 Desafios da Gestão de Pessoas nas IFES. 2 3 Bases Legais da Gestão de Pessoas

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GOVERNO DE MINAS GERAIS

METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GOVERNO DE MINAS GERAIS METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO GOVERNO DE MINAS GERAIS Setembro de 2013 1 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 ESPECIFICAÇÃO METODOLÓGICA... 5 2.1 - DIAGNOSTICAR... 5 2.1.1 - Realizar

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita

em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita II. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A assessoria pedagógica não consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. [Gutierrez e Prieto, 1994] A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir

Leia mais

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA.

CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. CIGAM SOFTWARE CORPORATIVA LTDA. Raquel Engeroff Neusa Cristina Schnorenberger Novo Hamburgo RS Vídeo Institucional Estratégia Visão Missão Ser uma das 5 maiores empresas de software de gestão empresarial

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor

15/09/2015. Gestão e Governança de TI. Modelo de Governança em TI. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor. A entrega de valor Gestão e Governança de TI Modelo de Governança em TI Prof. Marcel Santos Silva PMI (2013), a gestão de portfólio é: uma coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados para facilitar

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

COACHING E MENTORING APLICADOS A PROJETOS

COACHING E MENTORING APLICADOS A PROJETOS COACHING E MENTORING APLICADOS A PROJETOS CONHEÇA OS FUNDAMENTOS O QUE É O COACHING? Coaching é um processo de aceleração de resultados que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO RESULTADOS FINAIS DO ENCONTRO NACIONAL - ÁREA MEIO - ESTRATÉGIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO SISTEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS Atendendo a solicitação do CNMP, o presente documento organiza os resultados

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

Aspectos da engenharia de software que influenciam em uma estratégia de GC

Aspectos da engenharia de software que influenciam em uma estratégia de GC Anderson Yanzer Aspectos da engenharia de software que influenciam em uma estratégia de GC Dimensões da GC Como pensar GC no processo de desenvolvimento de SW Conhecimento Tácito x Explícito Ágil x Tradicional

Leia mais

Gestão do Conhecimento e Arquivologia:

Gestão do Conhecimento e Arquivologia: Gestão do Conhecimento e Arquivologia: entrelaçamentos e possibilidades na formação do profissional arquivista. Profa. Dra. Maria do Rocio F. Teixeira DCI/FABICO/UFRGS Arquivologia Salvador, 2013. Apresentação

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Disciplinas Liderança Organizacional Inteligência de Execução Produtividade em Gestão

Disciplinas Liderança Organizacional Inteligência de Execução Produtividade em Gestão Disciplinas Liderança Organizacional O processo de formação e desenvolvimento de líderes. Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos da liderança. Liderança compartilhada.

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Conteúdo Conteúdo O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

GESTÃO DO CONHECIMENTO

GESTÃO DO CONHECIMENTO PODER JUDICIÁRIO Tribunal de Justiça do Estado do Ceará GESTÃO DO CONHECIMENTO ARNOUDO ALVES, MsC ETICE Empresa de Tecnologia da Informação do Estado / SEPLAG DAE Departamento de Arquitetura e Engenharia

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI

Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI Universidade Federal do Vale do São Francisco Tecnologia e Sistemas de Informações Tipos de SI Prof. Ricardo Argenton Ramos Aula 5.2 Qual a Diferença? Dado? Informação? Conhecimento? Dado Platão (428-348

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais