Balanço Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Balanço Social 2013-14"

Transcrição

1 Balanço Social

2 APRESENTAÇÃO Definir prioridades e estratégias, envolver parceiros, sensibilizar a população e atuar de forma efetiva em responsabilidade social. Esses são nossos principais objetivos. A redução das desigualdades é o nosso maior desafio. O RioSolidario procura propor novos olhares à questão social no Estado do Rio de Janeiro, desenvolver ações que promovam a autonomia e cidadania, capacitar instituições e formar uma rede de trabalho em ações humanizadas. Para isso, contamos com as parcerias, sejam elas, contrapartidas financeiras, encaminhamentos a órgãos competentes e aporte direto de recursos. Com a viabilização das parcerias é possível potencializar as áreas de atuação, garantir a realização na sua totalidade e manter a qualidade necessária para a consolidação dos programas. O grande desafio está em sensibilizar e convencer da importância do envolvimento, como também na prática de novas tecnologias sociais eficientes, eficazes e efetivas, cujos resultados ocorram a curto e médio prazos.

3 APRESENTAÇÃO Trabalhamos com critérios gerenciais que nos permitem avaliar mensalmente o desempenho de nossos programas através do monitoramento prestado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Estado do Rio de Janeiro (EGP-RIO) e somos auditados pela Pricewaterhouse Brasil garantindo, assim, uma gestão transparente e responsável. Além disso, a Obra Social também realiza uma vez por ano seu planejamento estratégico que ajuda a fornecer direção e foco para todos os envolvidos no processo. O criterioso planejamento é importante, pois aponta para resultados específicos e estabelece um curso de ações para alcançá-los. Em oito anos de atuação, superamos a marca de (um milhão e quinhentos mil) de pessoas diretamente impactadas, 227 parceiros e 621 projetos apoiados. Números que só foram possíveis graças, principalmente, aos parceiros corporativos.

4 ONDE ATUAMOS

5 SUMÁRIO QUEM SOMOS Missão, Visão, Valores, Objetivos e Meta PROGRAMAS PARCERIAS Loterj, Cedae e Detran PROJETOS ESPECIAIS RIOSOLIDARIO NA REDE GESTÃO INSTITUCIONAL Departamento Jurídico Departamento Administrativo e Financeiro DAF Organograma ESTRUTURA Estrutura Organizacional

6 QUEM SOMOS Missão Unir esforços do Estado do Rio de Janeiro, da sociedade civil e da iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social. Visão Contribuir de maneira efetiva para a redução das desigualdades e a construção da cidadania no Estado do Rio de Janeiro. Objetivo Buscar alternativas que aproximem os vários setores da sociedade em torno de objetivos comuns, como viabilizar a inclusão social de adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, dar proteção a mulheres vítimas de violência doméstica, oferecer ensino de educação infantil de qualidade e defender os direitos dos idosos. Meta Ampliar programas e desenvolver ações para beneficiar o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Implantar e apoiar projetos sociais de interesse público. O RioSolidario foi constituído em 13 de março de 1995, como pessoa jurídica de direito privado, sob a forma de associação civil, sem fins lucrativos, com foco em programas de responsabilidade social. A atual gestão iniciou as atividades em Somos uma gestão autossustentável e autônoma, que não se limite a ações de filantropia e caridade. Atuamos no sentido de criar modelos de assistência social e conceitos que possam formar uma rede de trabalho colaborativo em prol de ações mais humanizadas.

7 PROGRAMAS

8 ESPAÇO EDUCACIONAL INFANTIL

9 PROGRAMAS Espaços de Educação Infantil A Educação Infantil vem passando por um longo e permanente processo de transformação no Brasil, especialmente nos últimos 20 anos. A melhoraria dos indicadores de acesso e qualidade nas creches e pré-escolas é reforçada por vários estudos que provam a importância do cuidado nos primeiros anos de vida da criança. É baseado nessa premissa que o RioSolidario vem cumprindo o seu papel, desde 2008, através do programa de Espaços de Educação Infantil, com o objetivo de proporcionar qualificação educacional às crianças em comunidades carentes do estado. O programa conta com o apoio da Loterj, da Prefeitura do Rio e da iniciativa privada, mantendo três unidades em comunidades carentes do Rio de Janeiro: Vila do João, no Complexo da Maré, na Cidade de Deus e Jardim Batan, em Realengo. Funcionam em horário integral, das 7h às 18h30, com ensino de educação infantil nas modalidades creche e pré-escola. Cada creche serve cinco refeições diárias. Desde o início das atividades, preocupa-se com a educação infantil sobre dois eixos fundamentais: a interação e a brincadeira, desenvolvendo a criança de forma integral e no contexto local. Assim, os funcionários são oriundos das comunidades, os pais podem trabalhar com tranquilidade porque os filhos são cuidados em tempo integral e, de acordo com a necessidade, são assistidos em visitas domiciliares e hospitalares, caso os técnicos da Obra Social identifiquem esta prioridade de atendimento.

10 O objetivo é desenvolver integralmente a criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, através de um projeto psicopedagógico que incentiva o interesse dos alunos. São oferecidas atividades extracurriculares, como encontros com pais, oficinas culinárias, capacitação interna de todos os funcionários, festas temáticas, aulas de educação ambiental e visitas a espaços culturais. Entre 2013 e 2014 foram beneficiadas crianças nas três unidades. PROGRAMAS Espaços de Educação Infantil METODOLOGIA Desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança; Acompanhamento familiar, visitas domiciliares e hospitalares quando necessárias; Valorização do indivíduo ao selecionar funcionários da comunidade; Modelo de aprendizagem no qual o conhecimento não é imposto, mas mediado por experiências que desenvolvem as habilidades e potencialidades das crianças; Espaço físico idealizado para receber crianças nos padrões ideais; Promoção de campanhas lúdicas como contar histórias, oficinas de pintura, modelagem e música, a fim de estimular a oralidade e a questão sensorial; Conscientização ambiental através da coleta seletiva e da reutilização do material para fins educativos; Ambiente higienizado, conforme normas estabelecidas pela Deliberação E/CME nº 22.

11 PROGRAMAS Espaços de Educação Infantil Vila do João Ano Crianças Funcionários Crianças Funcionários

12 PROGRAMAS Espaços de Educação Infantil Cidade de Deus Ano Crianças Funcionários Crianças Funcionários

13 PROGRAMAS Espaços de Educação Infantil Batan Ano Crianças Funcionários 150 Crianças Funcionários

14 CASA ABRIGO LAR DA MULHER

15 PROGRAMAS CASA ABRIGO LAR DA MULHER Para encorajar mulheres a denunciarem seus agressores foi promulgada em 2006, a Lei nº , conhecida como Lei Maria da Penha, com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar. A determinação garantiu várias conquistas importantes: os serviços de proteção, Defensoria Pública - NUDEM, Juizados e Varas, Centros Especializados e Casas Abrigo. É uma vitória social, especialmente, da mulher brasileira. O RioSolidario realiza a gestão, desde 2007, do programa Casa Abrigo Lar da Mulher com objetivo de interromper o ciclo da violência doméstica, garantindo à mulher e seus filhos menores condições de proteção e promoção de cidadania. Instalado em local sigiloso no Rio de Janeiro, a Casa Abrigo funciona 24 horas e serve como residência temporária de até quatro meses, com capacidade para abrigar 80 pessoas, entre mulheres e crianças. São 15 quartos, salas de atividades e berçário, dispostos numa área de metros quadrados. O espaço garante a segurança de suas residentes, encaminhadas por Centros Especializados de Atendimento à Mulher, outros abrigos e Central Judiciária de Abrigamento Provisório da Mulher Vítima de Violência Doméstica - CEJUVIDA.

16 PROGRAMAS CASA ABRIGO LAR DA MULHER METODOLOGIA Acolhimento da mulher vítima de violência doméstica em local sigiloso; Acolhimento dos filhos e encaminhamento escolar/maternidade; Assistência psicológica, hospitalar e social; Conscientização dos direitos da mulher e da importância do trabalho; Facilitação na retirada dos documentos civis; Fortalecimento e empoderamento de gênero; Desenvolvimento de atividades socioeducativas.

17 PROGRAMAS CASA ABRIGO LAR DA MULHER Ano Mulheres Crianças Fortalecidas Socialmente Mulheres Crianças Fortalecidas Socialmente

18 DEGASE

19 PROGRAMAS NOVO DEGASE Centro de formação, qualificação e entretenimento A questão comportamental e de relacionamento entre jovens na sociedade atual é tema de debates, reflexões e iniciativas governamentais com o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual e profissional deste grupo. Extrair atitudes e iniciativas de engajamento social, comprometimento e disciplina requer, prioritariamente, o histórico familiar. Neste contexto, ainda mais complexas são as questões dos jovens que cumprem medidas socioeducativas privados da liberdade, em virtude de conflitos com a lei. A ação do Novo Degase desenvolve o jovem para a vida em sociedade, estimula seu potencial e o prepara para conviver consigo mesmo e com os outros. Vai além da educação familiar e da educação escolar. Ultrapassa esses dois aspectos proporcionando uma educação de caráter protetivo. Daí, a necessidade de educar para o trabalho, educar pelo trabalho e educar no trabalho. Com relação à profissionalização, desde 2007, o RioSolidario vem coordenando os Centros de Formação, Qualificação e Entretenimento do Novo Degase, com iniciativas de inclusão social, mediante qualificação profissional, inserção digital e atividades culturais. Na instituição, os jovens têm instrumentos para que possam sair com novas perspectivas de vida, através das ações coordenadas entre a Obra Social e empresas parceiras. Momento em que é dada a oportunidade para o resgate da cidadania, através da possibilidade de um bom emprego e do regresso à sociedade.

20 PROGRAMAS NOVO DEGASE Centro de formação, qualificação e entretenimento Por meio da transmissão de uma base de valores éticos e de cidadania, o programa oferece espaço literário, sala multimídia, laboratório de informática, além de oficinas de formação para que os adolescentes, em conflito com a lei, cumprindo medidas socioeducativas, se sintam sujeitos de sua transformação e protagonistas de um novo destino. O RioSolidario pode se considerar vitorioso na proposta de trazer para o programa, no cumprimento das determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE, quanto à oferta de cursos em iniciação ao mundo do trabalho. Com os Centros de Formação, Qualificação e Entretenimento, a instituição trouxe incentivo para que novos parceiros se aproximassem e oferecessem oportunidades aos nossos jovens. METODOLOGIA Atividades Socioeducativas & Entretenimento; TV Novo Degase desenvolvida pelos internos; Espaço Literário e Sala Multimídia; Oficinas para a qualificação profissional: Ajudante de Cozinha; Aromas; Bijuteria; Cartonagem; Liberdade Digital; Mecânica de Autos; Oficina Laços (Perfumaria); Oficina de Produção de TV, Vídeo & Teatro; Oficina Werner (cabeleireiro e manicure); Serigrafia.

21 PROGRAMAS NOVO DEGASE Centro de formação, qualificação e entretenimento Ano Jovens beneficiados Jovens beneficiados

22 EMPLACANDO VIDAS PASSO A PASSO PERFIL SOCIAL

23 PROGRAMAS EMPLACANDO VIDAS Criado em 2008 pelo RioSolidario, o programa Emplacando Vidas incentivava o convívio e a integração social dos jovens. Os participantes do programa, a partir de 16 anos, auxiliavam no emplacamento de veículos nos diversos postos do DETRAN-RJ, em todo o estado do Rio de Janeiro e recebiam bolsa-auxílio mensal, por quatro horas diárias, no exercício dessas atividades. Para complementar a preparação dos educandos para o mercado de trabalho formal, o programa oferecia oficinas de cultura, cidadania, relações interpessoais e educação. Todos os jovens beneficiados, bem como suas famílias, foram acompanhados por técnicos e estagiários das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia. O programa também realizava ações como reinserção escolar, uma vez que para permanecer no Emplacando Vidas, o educando precisava regressar à sala de aula. Assim, os beneficiados eram encaminhados para cursos profissionalizantes e postos do DETRAN - RJ a partir de um convênio com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda SETRAB e parcerias com o Novo DEGASE, 2ª Vara da Infância e Juventude e FIA (Fundação para a Infância e Adolescência). Em 2013, foram encerradas as atividades do programa que atendeu um total de educandos.

24 PROGRAMAS EMPLACANDO VIDAS Suporte em atividades nos postos de vistoria do DETRAN; Suporte em eventos do RioSolidario e parceiros; METODOLOGIA Oficinas, palestras e cursos internos com temáticas diversificadas: oficina mercado de trabalho em tempo-real; uso da internet no ambiente corporativo, comprometimento e postura profissional, como invisto o meu dinheiro, pedofilia e bullying; Atividades externas e pedagógicas pré-estabelecidas como forma de mostrar nossa diversidade cultural através de atividades internas e externas: visitas a museus, teatros, cinemas, entre outras; Oficinas internas com temáticas diversificadas. Aconteciam uma vez por semana, em sala de aula, com atividades expositivas apoiadas por recursos multimídia (vídeos, slides, computador, retroprojetores, etc.), dinâmicas de grupo, aulas práticas, onde eram trabalhados textos, artigos, revistas, de temas atuais e históricos. Ano Atendidos Inseridos no Mercado de Trabalho Inseridos no Jovem Aprendiz CEDAE 2008 a

25 PROGRAMAS PASSO A PASSO Iniciado em 2009, o Passo a Passo aborda conceitos de ordem e disciplina como seus principais valores. Além disso, tem por finalidade desenvolver potencialidades e vocações de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Com atividades realizadas a partir de ações conjuntas que estimulem o convívio social, os integrantes do programa participam de campanhas de conscientização no trânsito em diversos pontos da cidade, com mensagens de prevenção e preservação da vida. Participam de seminários temáticos; dinâmicas de grupo; passeios didáticos; aulas práticas de interação com o usuário do DETRAN-RJ e eventos abertos ao público. O programa também disponibiliza atendimento social aos familiares dos educandos. Para fazer parte do Passo a Passo, o jovem precisa ter entre 18 e 22 anos, estar vinculado à rede de ensino e ser oriundo de projetos sociais do RioSolidario ou indicado pela 2ª Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Unidades de Polícia Pacificadora - UPPs, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Associação de Moradores, entre outras instituições parceiras.

26 PROGRAMAS PASSO A PASSO METODOLOGIA Entrevistas prévias com os jovens que pleiteiam oportunidades de inserção junto ao programa Passo a Passo; Suporte em atividades administrativas nos setores do DETRAN e RioSolidario; Esquina Exemplar: campanhas educativas nos sinais de trânsito, com abordagem e distribuição de material educativo; Suporte em eventos do DETRAN e RioSolidario; Oficinas, palestras e cursos internos com temáticas diversificadas; Visitas a museus, teatros e cinemas; Perfil Social - Através de um formulário onde são vislumbrados e contemplados o histórico de situação socioeconômica das famílias, informações escolares do jovem, interesses em áreas profissionais e/ou cursos de formação profissional, condições de moradia, composição familiar, entre outras informações do universo social. Estas informações são arquivadas em pastas e atualizadas periodicamente em um banco de dados on-line. Ano Beneficiados Inseridos no Jovem Aprendiz CEDAE Inseridos no Mercado de trabalho formal Total

27 PROGRAMAS PASSO A PASSO Aprendiz Cedae Mercado de trabalho Jovens beneficiados Ano Beneficiados Jovem Aprendiz CEDAE Mercado de trabalho Total

28 PROGRAMAS PERFIL SOCIAL Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Pnad, mostram que o número de jovens de 15 a 29 anos que não estudava nem trabalhava chegou a 9,6 milhões no país, isto é, uma em cada cinco pessoas da respectiva faixa etária. De acordo com a pesquisa, a incidência é maior no subgrupo formado pelas pessoas de 25 a 29 anos, onde as mulheres representavam 76,9%. A equipe técnica do RioSolidario elaborou instruções de acompanhamento e intervenção para mapear o contexto em que estes jovens estão inseridos: Perfil Social Preenchimento de formulário que permite conhecer e contemplar o histórico de situação socioeconômica das famílias, escolaridade do jovem, interesses em áreas profissionais, condições de moradia, composição familiar, entre outros dados do beneficiado. Informações recebidas durante as entrevistas prévias com os jovens que pleiteiam uma oportunidade de inserção junto ao Programa Passo a Passo também são lançadas, arquivadas e atualizadas em um banco de informações on-line.

29 PROGRAMA DE DOAÇÕES

30 PROGRAMAS PROGRAMA DE DOAÇÕES Desde 2008, o RioSolidario implantou o Programa de Doações. Atuando em conjunto com diversos parceiros, o programa arrecada doações provenientes de diversos segmentos que variam desde brinquedos, passando por alimentos, roupas, fraldas descartáveis, utensílios domésticos, livros, material de escritório e informática, ingressos para atividades culturais e de lazer, veículos, entre outros itens. O Programa de Doações não atende a casos individuais ou pessoais. É feita uma rigorosa análise na seleção das instituições candidatas aos benefícios, avaliadas dentro de parâmetros que asseguram a imparcialidade, transparência, eficiência e objetividade. Em 2013, o Programa de Doações já beneficiou 196 instituições, em 51 municípios, e em 2014, 167 instituições, sendo que em 72 municípios.

31 PROGRAMAS PROGRAMA DE DOAÇÕES METODOLOGIA PROGRAMA DOAÇÕES Contato com possíveis doadores (pessoas física, jurídica e órgãos da administração pública); Esclarecimento do programa para futuros doadores; Recebimento das doações na sede do RioSolidario ou no depósito localizado na Leopoldina; Todo material recebido é conferido, catalogado, quantificado e estocado; Efetivação do cadastramento das instituições previamente realizadas no site do RioSolidario; Análise e conferência de documentação das instituições que irão receber as doações; Entrega de doações. Ano Nº de itens doados Alimentos doados Tecidos doados Veículos doados Instituições Atendidas Municípios t 5t kg 2.8t

32 CIAPI

33 PROGRAMAS CIAPI - CENTRO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA O RioSolidario desenvolveu o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa - CIAPI para fornecer orientações gerais sobre os direitos do idoso, bem como prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência. Através do número de telefone (Ouvidoria), uma equipe de atendentes treinados identifica situações de risco, exploração, maus tratos e encaminha os casos para a instituição da rede de assistência ao idoso mais próxima e adequada. Quando necessário, realiza diretamente o atendimento, a orientação e mediação de conflitos. Além disso, foi elaborado o Guia da Pessoa Idosa: Dicas e Direitos, cartilha educativa desenvolvida pelos técnicos da Obra Social, já na 4ª edição, utilizada como instrumento de trabalho em grupos de convivência, centros, instituições de longa permanência, hospitais e secretarias nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro; Espírito Santo; São Paulo; Minas Gerais; Bahia; Distrito Federal; Rio Grande do Sul e Tocantins. O programa também realiza, gratuitamente, oficinas de capacitação para cuidadores informais de idosos e seminários regionais no estado, levando ao cuidador domiciliar, aos idosos e familiares conhecimentos específicos sobre envelhecimento.

34 PROGRAMAS CIAPI - CENTRO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA METODOLOGIA Rede de serviços e/ou atendidas pelo CIAPI (Serviço de Mediação de Conflitos); Registros dos casos em Banco de Dados e monitoramento pela equipe multiprofissional do CIAPI, para retorno aos usuários; Ações desenvolvidas: Oficinas para Cuidadores de Idosos informais; Seminários Regionais e Palestras Educativas sobre Envelhecimento e Distribuição de Material Educativo (Guia da Pessoa Idosa: Dicas e Direitos).

35 PROGRAMAS CIAPI - CENTRO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Atendimentos Casos Resolvidos Ano Atendimentos Realizados Beneficiados Cursos de Capacitação Cartilhas Distribuídas Casos Resolvidos

36 CINE SOLIDÁRIO

37 PROGRAMAS CINE SOLIDÁRIO A linguagem cinematográfica envolve emoção, enredo, ação, música, luz, mistério, desafio, suspense e apresenta uma ampla capacidade de comunicação. Além disso, o cinema possui uma reconhecida capacidade de provocar questionamentos e reflexões e é notório que os filmes conseguem grande aceitação por parte do público jovem. Considerando essa realidade, o RioSolidario criou o CINE SOLIDÁRIO que, através da exibição de filmes com temáticas sociais diversas, analisa os processos de mudanças sociais por meio da visão de vários cineastas, que atribuem ao cinema um importante papel social, como mobilizador e propiciador de mudanças. Após as sessões, são realizadas palestras, debates e dinâmicas de grupo. O programa é destinado a jovens indicados pelas ações sociais do RioSolidario, Emplacando Vidas, Passo a Passo, os Espaços de Educação Infantil, além das instituições parceiras: Associação de Moradores das suas respectivas comunidades; Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS; Centro de Recurso Integrado de Atendimento ao Adolescente CRIADD; Centro de Referência de Assistência Social CRAS, Coligação das Associações e Moradores do Complexo do Grajaú, Jacarepaguá e Lins; Companhia Estadual de Águas e Esgoto Nova CEDAE; Departamento Nacional de Trânsito DETRAN; MOHAN, Plantão Social, Unidades de Polícia Pacificadora, Vara da Infância e convidados especiais. Até 2014, o programa CINE SOLIDÁRIO já realizou 70 sessões e recebeu participantes.

38 PROGRAMAS CINE SOLIDÁRIO Ano Nº Sessões Nº Participantes (RIOSOLIDARIO) 26 (DEGASE /CREDEQ) 1 (UPP BABILÔNIA) METODOLOGIA Debate após a exibição dos filmes; Compreensão e análise, junto ao público sobre quais agentes de mobilização social são abordados e percebidos nos filmes exibidos, procurando-se entender como esses processos ocorrem; Realização de dinâmicas em grupo com foco no tema apresentado.

39 PLANTÃO SOCIAL

40 PROGRAMAS PLANTÃO SOCIAL Segundo dados da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic) Assistência Social 2013, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, o número de Centros de Referência em Assistência Social CRAS existentes no país aumentou 44,9%, de 2009 para Os dados mostram que o número de Centros passou de em municípios para em municípios. Os Centros de Referência de Assistência Social são unidades públicas municipais, localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinadas à articulação dos serviços socioassistenciais e à prestação de serviços, programas e projetos de proteção social básica às famílias. Neste sentido, o RioSolidario realiza atendimento à população carente que necessita do amparo através do Programa Plantão Social e outros projetos da instituição. A iniciativa atende necessidades básicas e de caráter emergencial. Este serviço é permanentemente integrado à rede de serviços socioassistenciais locais, conforme a política de assistência social. A problemática e as expectativas dos usuários são valorizadas pelo Serviço Social e pela instituição, de forma a torná-los agentes de sua própria história, incluindo-os nas decisões fornecendo informações para que encontrem sua inserção nos projetos desenvolvidos e em outros que lhes atendam.

41 PROGRAMAS PLANTÃO SOCIAL METODOLOGIA No atendimento aos usuários são realizados: diagnóstico, quadro de solicitação de demandas do perfil social, entrevistas, visitas domiciliares, institucionais e elaboração de relatórios com emissão de pareceres técnicos; Os casos sociais além de serem atendidos são avaliados, acompanhados e monitorados pelo Assistente Social, que presta orientações, esclarecimentos, informações, providências e apoio aos usuários, com encaminhamentos à rede pública e privada de atenção da referência e contrarreferência; As famílias atendidas são acompanhadas e monitoradas por um período de três meses, podendo ser prorrogado, dependendo da situação apresentada; Acompanhamento e monitoramento de curso de capacitação profissional para inserção dos usuários no mercado de trabalho, com Organizações de Responsabilidade Social; As demandas de organizações parceiras e de outros programas desenvolvidos pelo RIOSOLIDARIO são articuladas com as redes de serviços para enfrentamento das questões sociais vivenciadas pelos usuários; Construção de rede de apoio através das parcerias realizadas com organizações públicas e privadas para promover os acessos necessários ao enfretamento das suas questões sociais e desenvolvimento do exercício da cidadania individual.

42 PROGRAMAS PLANTÃO SOCIAL Número de Atendimentos Ano Número de Atendimentos

43 PARCERIAS

44 PARCERIAS PRINCIPAIS PARCEIROS LOTERJ CEDAE DETRAN

45 PARCERIAS Loterj Loteria do Estado do Rio de Janeiro A parceria do RioSolidario com a Loteria do Estado do Rio de Janeiro LOTERJ tem o principal objetivo de coordenar políticas e ações que oferecem condições necessárias para a implantação e o desenvolvimento de programas/projetos de interesse social, prestando assistência às populações carentes e apoio às atividades institucionais. A parceria entre a instituição e a LOTERJ possibilitou a doação de 241 veículos, vans comuns e adaptadas, ambulâncias e equipamentos médicos, como tomógrafos, aparelhos de audiologia, que foram entregues a entidades beneficentes e prefeituras do estado. A organização também beneficiou outras instituições parceiras do RioSolidario.

46 PARCERIAS Loterj Loteria do Estado do Rio de Janeiro Fruto da parceria entre o RioSolidario e a Loterj, o programa Mobilidade com Qualidade consistiu na distribuição de vans, adaptadas ou não, de modo a garantir transporte com dignidade àqueles que necessitam de deslocamentos, apoiados por instituições sociais e/ou secretarias de Assistência Social e de Saúde, focadas no atendimento a portadores de deficiências, idosos em risco e/ou vulnerabilidade social, pacientes em tratamento e mulheres em situação de risco. Já foram doados 241 veículos que estão beneficiando 89 municípios em nosso estado. Ano Doações veículos (14 vans, 02 UTI e 03 básicas) veículos (53 vans, 05 UTI e 11 básicas) veículos (38 vans e 01 ônibus) veículos (20 vans) veículos (39 vans básicas, 14 vans adaptadas e 01 ambulância) 2014 (set) 40 (33 vans básicas e 07 adaptadas) (*) setembro

47 PARCERIAS Loterj Loteria do Estado do Rio de Janeiro Ano Vans Outros RioSolidario Total 2007 R$ - R$ - R$ ,00 R$ , R$ - R$ ,00 R$ ,00 R$ , R$ ,94 R$ ,89 R$ ,81 R$ , R$ ,00 R$ ,22 R$ ,00 R$ , R$ ,00 R$ ,91 R$ ,30 R$ , R$ ,00 R$ ,98 R$ ,15 R$ , R$ ,48 R$ ,57 R$ ,20 R$ , R$ ,16 R$ ,04 R$ ,22 R$ ,42 Total R$ ,58 R$ ,61 R$ ,68 R$ ,87

48 PARCERIAS Cedae Companhia de Águas e Esgotos O Passo a Passo também trabalha em conjunto, desde 2009, com a Nova Cedae Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, através do programa Jovem Aprendiz, que disponibiliza vagas para educandos oriundos do RioSolidario, atuando em diversos setores da empresa, como: administrativo, contábil, financeiro, informática e comercial. Com duração de dois anos, cada jovem que participa cumpre uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Em cada quatro dias da semana de atividades práticas, o jovem tem um dia dedicado ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ) para atividades teóricas e administrativas. Pela jornada mensal, recebem auxílio refeição, vale-transporte, FGTS, férias, décimo terceiro salário e contagem de tempo de serviço para o INSS, além de seguro de vida.

49 PARCERIAS Detran Departamento de Trânsito Desde 2009 a parceria entre o RioSolidario e o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro DETRAN/RJ marca presença no Carnaval mais famoso do Brasil. Através do programa Passo a Passo, jovens educandos levam a mensagem de que a vida é mais importante que alguns dias de alegria, aos milhares de foliões no desfile das escolas de samba cariocas. Para preservar o clima da festa mais popular do país e conscientizar as pessoas de que bebida e direção não combinam, os jovens educandos, em diversos pontos do sambódromo, têm a missão de distribuir chapéus com o slogan "Se beber, não dirija Coloque essa ideia na cabeça! provando que a prudência no trânsito é o melhor enredo da campanha educativa do DETRAN-RJ.

50 PROJETOS ESPECIAIS

51 PROJETOS ESPECIAIS Ação Social pela Música Com o apoio do RioSolidario, a Ação Social pela Música consolida a integração de crianças e adolescentes de comunidades através da arte em seis núcleos localizados no estado: Dona Marta (Santa Marta, Pavãopavãozinho, Cantagalo, Chapéu Mangueira e Babilônia), Cidade de Deus (crianças e adolescentes da comunidade e adjacências), Complexo da Tijuca (Morro dos Macacos, Alto Simão, Morro de São João e Pantanal), Complexo do Alemão (Nova Brasília, Grota, Palmeiras, Parque Evereste, Canitar, Fazendinha, Casinha, Alvorada e Matinha), Petrópolis e Piraí. Música na teoria e na prática, proporcionada para mais de 700 jovens entre 6 e 17 anos que aprendem diferentes atividades: aula de teoria e prática musical, instrumentos orquestrais, coral, luthieria (reparo, manutenção e construção de instrumentos), conhecimentos gerais, além da presença em ensaios e concertos de orquestras sinfônicas. Também recebem atendimento psicológico e social, assistência às famílias, alimentação e cesta básica.

52 PROJETOS ESPECIAIS Morhan (Carretinha da Saúde) Para arrecadar recursos e aplicar nos projetos em parceria com o MORHAN Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, o RioSolidario promoveu no dia 30 de agosto de 2010, um show beneficente com a participação do cantor Ney Mato Grosso no Theatro Municipal da cidade. Idealizada em julho de 2011, a Carretinha foi adaptada com três ambulatórios e palco para atividades de educação em saúde, salas de espera climatizadas com recursos multimídia e diagnóstico imediato, além de elevador para portadores de deficiências. Em caso positivo, o paciente é encaminhado para iniciar tratamento gratuito disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde SUS. A Unidade Móvel foi uma das 20 ganhadoras da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, realizado em junho de 2012.

53 PROJETOS ESPECIAIS Morhan (Carretinha da Saúde) Ano Municípios Atendidos Nº atendidos Casos Suspeitos Casos Confirmados/ Aguardando confirmação municípios atendidos confirmados + 2 Estados (RJ e SP) 58 aguardando confirmação 09 municípios 6 confirmados UPPs 767 atendidos aguardando confirmação 2013 Municípios atendidos: Cabo Frio; São Pedro da Aldeia São Gonçalo; Rio de Janeiro; Mesquita; Duque de Caxias; Iguaba Grande; Niterói, Queimados; Nova Iguaçu; Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro e os municípios, Bauru e Itu, Estado de São Paulo Municípios atendidos: Maricá, Itaboraí, Seropédica, Mesquita, Casimiro de Abreu, Angra dos Reis, São Gonçalo, Barra do Piraí, Rio de Janeiro. E em 3 Unidades de Polícia Pacificadoras (Complexo da Maré, Vidigal e Salgueiro).

54 PROJETOS ESPECIAIS Morhan (Carretinha da Saúde) ENCONTROS MORHAN INTERNACIONAL, NACIONAL E MUNICIPAL (2013) Realização do XIV Encontro Nacional do MORHAN - Royalty Hotel em 29 de março. EX-COLÔNIA E HOSPITAL TAVARES DE MACEDO ITABORAÍ (2014) Recuperação e adaptação do prédio para atendimentos fisioterápicos e implantação do núcleo de atendimento ao idoso; Entrega de 790 títulos de propriedade. EX-COLÔNIA E HOSPITAL DE CURUPAITI JACAREPAGUÁ (2014) Reforma e modernização da enfermaria masculina com capacidade para atender 20 pacientes com sequelas de hanseníase; Entrega de 224 títulos de propriedade.

55 PROJETOS ESPECIAIS Feira da Providência Coordenado desde 2008 pelo RioSolidario, em parceria com o Programa de Artesanato da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o estande na Feira da Providência reúne obras de artesãos do estado. Atualmente cerca de quatro mil estão cadastrados no programa. O RioSolidario participou, durante seis anos, com um estande autossustentável, voltado para o incentivo aos arranjos produtivos locais. Criado a partir de materiais reciclados e ecologicamente corretos, o espaço foi desenvolvido com a finalidade de ampliar a oportunidade de negócios para os artesãos fluminenses e fomentar a valorização da arte proveniente das regiões turísticas do estado. Considerada a maior feira de solidariedade do país, a Feira da Providência promove a inclusão social através do trabalho desenvolvido pelo Banco da Providência, reunindo estandes de moda, artesanato, gastronomia, cultura, lazer e oportunidades de novos negócios, com centenas de expositores nacionais e internacionais.

56 PROJETOS ESPECIAIS Natal Mágico da Xuxa (2013) Desde 2009, acontece no Maracanãzinho o Show Natal Mágico. O evento é promovido pela Fundação Xuxa Meneghel e apoiado pelo RioSolidario. Sem venda de ingressos, a renda arrecadada com o patrocínio é revertida para projetos sociais da instituição. O show já foi assistido por mais de 60 mil pessoas, entre moradores de comunidades pacificadas, alunos de escolas públicas e instituições sociais. Animaram as cinco edições do evento: Ivete Sangalo, Padre Marcelo Rossi, Thiaguinho, Luan Santana, Victor e Léo, dentre outros.

57 PROJETOS ESPECIAIS Operação Sorriso (2013) Imagem: Operação Sorriso do Brasil O lábio leporino ou fenda palatina atinge cerca de 300 mil brasileiros, ou seja, uma a cada 650 crianças é portadora de fissuras labiopalatinas. Além da estética, o lábio leporino pode causar problemas auditivos, má nutrição, infecções crônicas, dificuldades no desenvolvimento da fala e má formação da dentição. Vítimas de preconceitos, alguns desses pacientes desenvolvem ainda problemas psicológicos. Em parceria com o RioSolidario, desde 2009, a ONG Operação Sorriso do Brasil - OSB realiza cirurgias gratuitas de lábio leporino e fenda palatina em crianças e adolescentes de comunidades carentes do estado do Rio de Janeiro. Desde o início das atividades, a iniciativa já contabilizou de 422 intervenções cirúrgicas e cerca de consultas especializadas gratuitas.

58 PROJETOS ESPECIAIS Prêmio RioSociocultural (2013) Como forma de incentivo à produção cultural e sustentável, o Prêmio RioSociocultural, idealizado em 2009 pelo RioSociocultural, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva, teve patrocínio da CegRio e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/Secretaria de Estado de Cultura. A iniciativa contempla atividades socioculturais inovadoras em diversos pontos do estado. Tem como principais objetivos valorizar, divulgar e promover ações que contribuam para o crescimento social, o aumento da autoestima das comunidades, geração de trabalho e renda, além do fortalecimento da identidade. As ações inscritas no prêmio devem ser de soluções simples, inovadoras e que dispensem grandes investimentos. Em quatro edições, o evento já contabiliza mais de mil ações inscritas representando os 92 municípios, num total de 40 finalistas, 20 vencedores e R$ ,00 em prêmios para investimento e melhorias nos projetos.

59 PROJETOS ESPECIAIS Semana do Doador Hemorio (2013) RioSolidario decidiu ser parceiro do Hemorio na organização da Semana do Doador, que mobiliza a sociedade para a causa. Através de apoios nas campanhas e nas doações de materiais, em parceria com a Loterj, foram doadas 4 mil camisetas de divulgação da campanha.

60 PROJETOS ESPECIAIS Guia Informal de Benefícios Sociais para o Cidadão Durante diversas incursões de técnicos do RioSolidario nas áreas de UPPs, os profissionais eram procurados pelos moradores das comunidades locais como fonte de informação, para desfrutarem dos benefícios sociais disponibilizados pelos governos federal, estadual municipal. Com o objetivo de esclarecer dúvidas para quem necessita de atendimento social, solucionar as mais diversas limitações ou ainda situações imprevistas que acontecem no dia a dia, os técnicos da Obra Social elaboraram, em fevereiro de 2014, o Guia Informal de Benefícios Sociais para o Cidadão. O guia fornece possibilidades para atendimentos sociais e a maneira como o cidadão deve requerer os auxílios nas áreas de educação, habitação, assistência jurídica, segurança pública, transporte público, assistência social, saúde, documentos, emprego e capacitação, além dos programas de amparo ao idoso e aos portadores de necessidades especiais. De forma objetiva e clara, a população pode utilizar este livro-guia para se orientar sobre como solicitar a concessão do auxílio governamental, desde a assistência jurídica, à obtenção de um medicamento de alto custo, uma tão concorrida vaga em creche, emprego, recolocação no mercado de trabalho ou ainda uma bolsa de estudos. O Guia Solidário, sempre atualizado com novos benefícios, está disponível na versão online, no site da instituição:

61 PROJETOS ESPECIAIS Inauguração da Quadra Poliesportiva do CREDEQ No dia 6 de junho de 2014, o RioSolidario, em parceria com o Governo do Estado, Loterj e o Novo DEGASE participaram da cerimônia de doação de uma quadra poliesportiva para o Credeq Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, no espaço da comunidade Amor e Vida, em Campo Grande. A quadra servirá para trabalhos terapêuticos e atividades esportivas, com os acolhidos e seus familiares do Care- Ad e para os menores abrigados no Novo Degase. Atualmente, os Centros de Acolhimento Regionalizados para Álcool e outras Drogas CARES-AD de Campo Grande reúnem 49 acolhidos, e têm capacidade para 60 vagas. Sua cobertura atinge as regiões Norte, Noroeste e Serrana do estado.

62 PROJETOS ESPECIAIS Mais Leitura Em 2013 e 2014, o RioSolidario em parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, participou do projeto Mais Leitura, iniciativa desenvolvida com o objetivo de incentivar e viabilizar o hábito da leitura. O programa realiza a distribuição de kits compostos por 100 livros de diversos gêneros, como grandes clássicos da literatura, romances policiais, economia, história, biografias, autoajuda, livros infantis, entre outros. O Mais Leitura leva títulos variados, com preços de R$ 2 a R$ 4, às unidades do Rio Poupa Tempo de São Gonçalo e São João de Meriti, além do bairro de Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mais de 500 mil cidadãos já foram beneficiados.

63 RIOSOLIDARIO NA REDE

64 RIOSOLIDARIO NA REDE Estatísticas Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro RIOSOLIDARIO NA REDE

65 RIOSOLIDARIO NA REDE Estatísticas. 14 Páginas Requisitadas Default Notícias Cadastro de Instituições Cartilha do Idoso Parcerias Detran As páginas requisitadas entre permaneceram quase que inalteradas. Sendo que as mais visitadas foram o default (home do site) e as de notícias RIOSOLIDARIO NA REDE

66 RIOSOLIDARIO NA REDE Estatísticas. 14 Os 10 itens mais baixados no site Cartilha do Idoso 12 Guia Solidario 10 Prestação de Contas Detran Modelo de Projeto 8 Balanço Social Balanço Social RIOSOLIDARIO NA REDE Balanço Social Prestação de Contas Loterj - Casa Abrigo Prestação de Contas - Loterj - CIAPI Prestação de Contas - Detran - Emplacando Vidas

67 GESTÃO INSTITUCIONAL

68 GESTÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO JURÍDICO A partir de 2008, foi iniciado um trabalho de gestão de documentos, implementado pela Casa Civil, com o objetivo de reunir informações, desde Atualmente é responsável por avaliar a documentação institucional das entidades públicas ou privadas que se cadastram na instituição com a finalidade de pleitear doações, sejam elas em espécie, bens ou serviços, além de avaliar Termos de Cooperação, Convênios, Doações (recebidas e doadas), Contratos e outras atividades. O setor analisa, em parceria com a Loterj, todos os convênios celebrados, sejam diretamente ou através de interveniência, incluindo a renovação dos títulos de utilidade publica federal, estadual e municipal, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentre outros. Também realiza a contestação de demandas que lhe são propostas e estabelece medidas judiciais em defesa dos interesses da entidade. Unimos esforços junto à municipalidade, através de convênios com repasses financeiros em relação às despesas de custeio dos Espaços de Educação Infantil, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE. Atendemos ao Decreto Estadual nº /2008, com suas alterações, que estabelece procedimentos a serem adotados na execução dos convênios, competindo à Assessoria Jurídica reunir toda a documentação necessária à celebração do mesmo, além de sua respectiva análise.

69 GESTÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO JURÍDICO METODOLOGIA Examinar a legalidade e conveniência de contratos, convênios, termos de cooperação e demais instrumentos jurídicos a serem firmados pelo RioSolidario; Elaboração de minutas de contratos, convênios, termos de cooperação e demais instrumentos jurídicos; Emitir parecer jurídico sempre que solicitado; Assessorar juridicamente a Presidência, Vice-Presidência e Diretorias; Atuar em demandas judiciais; Acompanhar o cumprimento dos instrumentos jurídicos celebrados pelo RIOSOLIDARIO; Análise da documentação apresentada pelas instituições que pleiteiam doações junto a esta entidade.

70 GESTÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO Para viabilizar a execução dos Programas/Projetos, o RioSolidario depende do recebimento de recursos financeiros oriundos de convênios e doações espontâneas. Nas parcerias com a Loteria do Estado do Rio de Janeiro LOTERJ, Departamento de Trânsito DETRAN e Prefeitura do Rio de Janeiro, os convênios firmados determinam os planos de trabalho que contemplam as despesas autorizadas e o cronograma de desembolso das parcelas, para as quais são elaboradas as devidas prestações de contas, em cumprimento à legislação vigente. Dentre as despesas não viabilizadas com os recursos dos convênios e custeadas pela instituição, destacamos a manutenção/obras das instalações físicas de nossos Espaços de Educação Infantil e a aquisição de material permanente. Os aportes financeiros são utilizados para a cobertura de despesas de custeio, eventos que visem ao benefício da população do Estado do Rio de Janeiro, e o atendimento das demandas do nosso Plantão Social.

71 GESTÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO - Principais Convênios - Em parceria com a LOTERJ PROJETO PERÍODO Manutenção da Casa Abrigo-Lar da Mulher 2009/2014 Manutenção do Espaço de Educação Infantil Vila do João 2009/2014 Centro de Formação, Qualificação e Entretenimento DEGASE 2009/2014 Manutenção Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus 2009/2014 Manutenção Espaço de Educação Infantil Batan 2010/2014 Centro Int.de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa 2010/2014 Idosa-CIAPI Bolsa Solidária 2009/2011 Emplacando Vidas 2009/2011 Formação Continuada 2010/2011 Passo a Passo 2010/2011 Em parceria com o DETRAN PROJETO PERÍODO Passo a Passo 2010/2014 Emplacando Vidas 2010/2013

72 GESTÃO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO FINANCEIRO E ADMINISTRATIVO - Principais Convênios - Em parceria com a PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO PROJETO PERÍODO Espaço Infantil Cidade de Deus 2010/2014 Espaço Infantil Vila do João 2010/2013 BALANÇO PATRIMONIAL (ATIVOS & PASSIVOS) PERÍODO R$ , R$ , R$ , R$ , R$ , R$ ,

73 GESTÃO INSTITUCIONAL ORGANOGRAMA Presidente de Honra Assessoria Presidência Assessoria Vice - Presidência Diretora Presidente Vice Diretora Presidente Plantão Social Programa de Doações Assessoria Jurídica Assessoria de Marketing Gerência da Casa da Princesa Assessoria Especial Diretoria de Planejamento e Projetos Diretoria Administrativa Financeira Ass. Administrativa Ass. Operacional Casa Abrigo Emplacando Vidas Passo a Passo Bolsa Solidária Centro de Formação, Qualificação e Entretenimento Novo Degase CIAPI Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa Compras Financeiro Informática Contabilidade Rec.Humanos Convênios Recepção Protocolo Espaço de Educação Infantil Vila do João Espaço de Educação Infantil Batan Espaço de Educação Infantil Cidade de Deus CASA DA PRINCESA Espaço Integrado de Proteção ao Idoso Serviços Gerais Transporte Almoxarifado Patrimônio Expedição

74 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Presidente de Honra Adriana Ancelmo Cabral ( ) Maria Lucia Cautiero Horta Jardim (2014) Diretora Presidente Daniela Brandão Villela Pedras Diretora Vice-Presidente Vania Drummond Bonelli Diretor de Planejamento e Projetos Hildo de Magalhães Motta Diretora Administrativa e Financeira Sonia Maria Praça de Almeida Departamento Jurídico Eliane dos Santos Departamento de Marketing Carolina Maciel

75 8 anos, 12 programas, 226 parceiros, 621 projetos apoiados e mais de 1,5 milhão de vidas impactadas

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher NOME: PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO Código Descrição FUNÇÃO: 14 Direitos

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo:

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo: Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade Entrevista cedida à FGR em Revista por Gustavo de Faria Dias Corrêa, Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais. FGR: A Secretaria

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS: O QUE É QUE FAZ A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES A Prefeitura de São Paulo, em maio de 2013, seguindo a política implementada nacionalmente e atendendo uma reivindicação histórica do movimento

Leia mais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Estatuto da Criança e do Adolescente: 18 anos, 18 Compromissos A criança e o adolescente no centro da gestão municipal O Estatuto

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros.

3.1 Ampliar o número de escolas de Ensino Médio de forma a atender a demanda dos bairros. Meta 1 - Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de quatro e cinco anos, e ampliar, até 2025, a oferta de Educação Infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Estratégias:

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

III- DADOS DO PRESIDENTE

III- DADOS DO PRESIDENTE PLANO DE AÇÃO 2014 I- IDENTIFICAÇÃO Nome: Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista - ADEFILP Endereço: Pernambuco, 333, Jardim Cruzeiro Lençóis Paulista SP CEP 18680470 Telefone: (014) 3264-9700

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

MOC 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA 10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DE ATIVIDADES - COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EIXO Macroação ATIVIDADES Compor a equipe técnica com experiências no trabalho de desenvolvimento de comunidade. Identificar

Leia mais

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES Para a Patrus Transportes, atuar de forma responsável significa valorizar as pessoas. Essa relação começa no ambiente interno e se estende a todos os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores,

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Os desafios da Educação Infantil nos Planos de Educação Porto de Galinhas/PE Outubro/2015 Secretaria de Educação Básica CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL É direito dos trabalhadores

Leia mais

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social O PETI e o Trabalho em Rede Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social Articulação da rede de serviços socioassistenciais Proteção

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 Plano de Ação Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juruti 2012-2014 APRESENTAÇÃO Nosso O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Juruti apresenta, no

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Rede Solidária Anjos do Amanhã

Rede Solidária Anjos do Amanhã Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal Rede Solidária Anjos do Amanhã Voluntariado Beneficiando crianças e adolescentes com direitos violados Como funciona a Rede Solidária Como se tornar

Leia mais

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA

PATRULHA JUVENIL DE GARÇA Rua Baden Powell, 451 Telefone: (14) 3471-1630 / 3471-1816 CEP 17400-000 Garça - S P Fundada em 26 de Setembro de 1972 CNPJ 47.645.809/0001-34 Isenta de Contribuições Sociais conforme Decreto nº 3.048

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

Nossa Missão, Visão e Valores

Nossa Missão, Visão e Valores Nossa Missão, Visão e Valores Missão Acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social e político; Combater o trabalho escravo, a xenofobia, o tráfico de pessoas

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N.º 05/2010 PROJETO RONDON- JULHO 2011 A Universidade Metodista de São Paulo concorrerá a quatro operações nacionais no mês de Julho de 2011.

Leia mais

Serviços de Proteção Social Básica Dados sobre os serviços de Proteção Social Básica

Serviços de Proteção Social Básica Dados sobre os serviços de Proteção Social Básica SECRETARIA MUNICIPAL DE POLITICAS SOCIAIS SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Belo Horizonte, 05 de fevereiro de 2010. Prezado Senhor, A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social,

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Assessoria de Comunicação TERRITÓRIO DE PAZ CIDADE DE DEUS - RIO Agenda do evento: Rio de Janeiro (RJ) Dia: 14.12.2009 Local: Rua Zózimo do Amaral, 346,. Próximo a Escola Municipal

Leia mais

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas:

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas: MORADIA ASSISTIDA OBJETIVO GERAL: Garantir o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua abordadas pelo projeto Centro Legal, servindo de referência como moradia para os em tratamento de saúde

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS

SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS SERVIÇO: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA PESSOAS ADULTAS DESCRIÇÃO: Modalidade: Centro Dia para pessoa Idosa Serviço voltado para o atendimento, regime parcial, de pessoas idosas de 60 anos ou mais, de

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV SILVA, D. Pollyane¹ MORO, M. Silvana ² SOUSA, G. Cristiane³ Resumo Este trabalho tem o intuito de descrever a Prática Profissional

Leia mais

Guia para Boas Práticas

Guia para Boas Práticas Responsabilidade Social Guia para Boas Práticas O destino certo para seu imposto Leis de Incentivo Fiscal As Leis de Incentivo Fiscal são fruto da renúncia fiscal das autoridades públicas federais, estaduais

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Relatório Anual. Associação Florianopolitana de deficientes Físicos. Associação Florianopolitana de deficientes Físicos

Relatório Anual. Associação Florianopolitana de deficientes Físicos. Associação Florianopolitana de deficientes Físicos Resumo da ONG A Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos - AFLODEF é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo a inclusão social de pessoas com deficiênciae em vulnerabilidade social,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2014. Dados de Identificação: Nome da Entidade: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB. Bairro: Rubem Berta

PLANO DE TRABALHO EXERCÍCIO 2014. Dados de Identificação: Nome da Entidade: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB. Bairro: Rubem Berta ASSOCIAÇÃO DE CEGOS LOUIS BRAILLE CNPJ. 88173968/0001-60 Endereço: Rua Braille, 480 Núcleo Residencial Costa e Silva Bairro: Rubem Berta POA-RS - CEP: 91150-140 e-mail: acelb@terra.com.br Fone: 3344-18-04-33406840

Leia mais

PROJETO CASA LAR DO CEGO IDOSO CIDADANIA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO CASA LAR DO CEGO IDOSO CIDADANIA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO CASA LAR DO CEGO IDOSO CIDADANIA NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL DADOS DA ORGANIZAÇÃO: Nome: Associação de Cegos Louis Braille - ACELB, mantenedora da Casa Lar do Cego Idoso Endereço: Rua Braille

Leia mais

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Perguntaram à teóloga alemã Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria, Daria uma bola para que ele jogasse... ESPORTE EDUCAÇÃO CULTURA QUALIFICAÇÃO PLACAR

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis

PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015. Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis PROGRAMA DE AÇÃO E ORÇAMENTO 2015 Servir a comunidade; educar para a cidadania e incluir os mais vulneráveis CAPÍTULO I AETP: A INSTITUIÇÃO 1. Introdução No decorrer do ano de 2015 prevê-se que a AETP

Leia mais

Rede Solidária Anjos do Amanhã

Rede Solidária Anjos do Amanhã 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal Rede Solidária Anjos do Amanhã Voluntariado Contribuindo com crianças e adolescentes em risco social Saiba como se tornar um voluntário Como funciona

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Estratégias

EDUCAÇÃO ESPECIAL. Estratégias EDUCAÇÃO ESPECIAL Metas Meta 4 (compatível com a meta do Plano Nacional de Educação) Meta 4: universalizar, para a população com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades

Leia mais

EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INTANTIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO O atendimento na creche e o PIM Porto Alegre/RS Março/2015 Secretaria de Educação Básica É direito dos trabalhadores urbanos e rurais à assistência gratuita

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto?

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto? Projetos Sociais da Faculdade Campo Real A promoção da cidadania é qualidade de toda instituição de ensino consciente de sua relevância e capacidade de atuação social. Considerando a importância da Faculdade

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação TEMA: CREAS: SERVIÇOS OFERTADOS, INTERSETORIALIDADE,

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL

GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL Manual de GUIA PRÁTICO APOIOS SOCIAIS FAMÍLIA E COMUNIDADE EM GERAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Dimensão formativa do programa voltada à educação para a cidadania

Leia mais

Sistema Único de Assistência Social

Sistema Único de Assistência Social Sistema Único de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Especial Brasília-DF Dezembro de 2011 O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia AGESPI AGESPI 12. AGESPI A Assessoria na Gestão de Projetos e Convênios Institucionais AGESPI trabalha na perspectiva de obter linhas de financiamento através

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR ANEXO 1 PROJETO BÁSICO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ORGANIZACIONAL DE ENTIDADES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR I - OBJETIVO GERAL Realização de Módulos do programa de capacitação

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios LEI N. 1.343, DE 21 DE JULHO DE 2000 Institui a Política Estadual do Idoso - PEI e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública Mulheres da Paz Conceito do Mulheres da Paz O Projeto MULHERESDAPAZ é uma iniciativa do Ministério da Justiça, instituída pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto

Leia mais

Prefeitura Municipal de Botucatu

Prefeitura Municipal de Botucatu I- Identificação: Projeto Empresa Solidária II- Apresentação : O Fundo Social de Solidariedade é um organismo da administração municipal, ligado ao gabinete do prefeito, que atua em diversos segmentos

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 277/2007. CEP: 5.50-000 Institui o Programa Casa da Família e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Pilões, sanciono e promulgo a seguinte lei: Art.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU. CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU. CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo. Projeto 2012 Identificação da Entidade ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO (Nº. 0007/2014) RETIFICAÇÃO Nº01 PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO

EDITAL DE SELEÇÃO (Nº. 0007/2014) RETIFICAÇÃO Nº01 PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO EDITAL DE SELEÇÃO (Nº. 0007/2014) RETIFICAÇÃO Nº01 PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL POR TEMPO DETERMINADO A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil),

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO Nº 10.15 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 10.15 sob contratação em regime

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. Ações Inclusivas de Sucesso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Ações Inclusivas de Sucesso Belo Horizonte 24 a 28 de maio de 2004 Realização: Pró-reitoria de Extensão

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007

PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007 PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais