Gestão de Projetos GNG- 103
|
|
- Flávio Freire Caldeira
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Gestão de Projetos GNG- 103 GNG-103 Gestão de Projetos Definir metas e objetivos do projeto Conciliar entregas Descobrir requisitos Determinar premissas e restrições Compilando a declaracao do escopo do projeto Desenvolvendo um plano de comunicação Construindo a estrutura analítica do projeto Definindo tarefas e atividades Estabelecendo marcos Construindo a matriz de responsabilidades Fazendo estimativas das atividades Construindo diagramas de rede Metas e Objetivos As metas descrevem o que o seu projeto vai atingir ou produzir. As metás são essenciais ao projeto. Quando as metas forem atingidas, o projeto está concluído. Metas Objetivos
2 SMART Entregas Específica Mensurável Acurada e Acordada Realista Tempo limitada As entregas incluem resultados mensuráveis, produtos, serviços ou resultados expecíficos que devem ser produzidos para que o projeto possa ser considerado concluído. As entregas deve assim como as metas serem específicas e mensuráveis. Pode-se tamebm utilizar o critério SMART. Diversas Entregas Muitos projetos grandes, possuem diversas entregas. São divididos em fases. Os usuários ou stakeholders e o gerente de projeto refletem sobre cada uma das entregas e determinam quais são críticas para o projeto. Descobrindo requisitos Requisitos são diferentes de metas e das entregas. Eles auxiliam a definir como sabermos se a meta ou a entrega foi concluida com sucesso. São uma subdivisão da entrega em detalhess bastante específicos. Uma entrega pode ter multiplos requisitos.
3 Processo de definição de requisitos Fatores críticos do sucesso Deve ser um esforço coletivo Devem ser definidos logo após a reunião inicial do projeto. Verificar os pontos definidos na reunião. Certificar-se que foram compreendidos. Fatores críticos do sucesso são as entregas ou requisitos do projeto que devem ser obrigatorios e corretamente concluídos para que o projeto seja considerado um sucesso. Devem ser documentados. Elementos dos fatores críticos Compreensão e consenso a respeito das metas do projetos por toda a equipe. Declaração do escopo bem definida Participação e comprometimento dos stakeholders como evidência da aprovação do Termo de Abertura do Projeto e à Declaração do Escopo. Plano de projeto bem definido. Uso de praticas convencionais de gerenciamento de projetos. Premissas Eventos e ações tidos como verdadeiros. As premissas do projeto devem sempre ser documentadas. Descobrir e documentar as premissas são atividades que funcionam exatamente como o processo de definição de requisitos.
4 Definindo premissas Restrições Disponibilidade dos integrantes-chave do projeto Desempenho dos integrantes-chave do projeto. Habilidades dos integrantes-chavedo projeto Prazos de entrega do vendedor Problemas de desempenho do vendedor Precisão das datas do cronograma do projeto Envolvimento do cliente no projeto Aprovação do cliente Restrições são todos os fatores que limitam ou ditam as ações da equipe do TEMPO projeto. projeto QUALIDADE RECURSOS Definindo restrições Falta de comprometimento da equipe de gerência executiva ou do patrocinados do projeto. Interrupções ou reorganizações dos negócios no meio do projeto. Stakeholders que tem expectativas ilusórias a respeito dos resultados do projeto ou de seu cronograma. Falta de recursos especializados. Comunicação defeituosa. Ritmo econômico ou condições de negócios instaveis Tecnologia. A declaração do escopo do projeto documenta as metas e as entregas do projeto e serve de base para futuras decisões do projeto.
5 Conteúdo da declaração de escopo do projeto Visão geral do projeto. Metas do projeto Lista completa das entregas do projeto Lista completa dos requisitos do projeto Lista das exclusões do escopo Estimativas de tempo e custo de alto nível Critérios de aceitação do produto Premissas Restrições. Lista de exclusões São as entregas ou requisitos que a equipe identificou como não sendo essenciais à conclusão dessa fase do projeto. Funções e responsabilidades A seção de funções e responsabilidades da declaração de escopo é muito mias detalhada do que a realizada no Termo de Abertura do Projeto. É necessário documentar quem tem autoridade para assinar, quem deve revisar, quem deve criar e quem deverá aprovar. Atividade Designado Responsabilidade ou nível de aprovação Declaração de escopo EAP Cronograma de projeto Gerente de Projetos Stakeholder Patrocinador Equipe de Projetos Gerentes Funcionais Gerente de Projetos Stakeholder Patrocinador Equipe de Projetos Gerentes Funcionais Gerente de Projetos Stakeholder Patrocinador Equipe de Projetos Gerentes Funcionais Criar Aprovar Aprovar Criar Aprovar Aprovar Criar Aprovar Aprovar
6 Critérios de aceitação do produto Determina os critérios de aceitação e descreve o processo usado para determinar como os stakeholders saberão que as entregas foram satisfatoriamente concluídos e idicarão sua aceitação. Obtendo a aprovação A declaração de escopo do projeto deverá obter a aprovação, assim como o termo de abertura do projeto. Isto garantirá que todos os envolvidos estejam de acordo com as entregas e os requisitos do projeto. Criando o plano de gerenciamentodo escopo do projeto Descreve como o escopo e a estrutura analítica do projeto serão definidos, descreve e documenta como o escopo é administrado ao longo do projeto, incluindo como as mudanças no escopo são incluidas. Preparação para mudanças. Tenta determinar a probabilidade de mudanças. Deve estar incluido no caderno de projetos. Documenta os tipos de necessidades de informaçào que os stakeholders tem, quando e como as informações devem ser distribuídas. É documentado no inicio do planejamento. Quem? Qual? informações Quando?
7 Nome do projeto Número do projeto Plano de Comunicação Informações gerais Nome do Gerente de Projetos Data Comunicação Destinatário Departamento Prazo Método Preparado por: Declaração de escopo do projeto Entregas Fatores críticos do sucesso Plano de comunicações Plano de gerenciamento do escopo do projeto Premissas Regra de negócios Requisitos Questões Que critérios você deve usar para definir as metas do projeto? Descreve as entregas do projeto Em que os requisitos diferem das entregas ou das metas? O que são fatores criticos do sucesso? Por que as premissas são sempre negligenciadas no processo de planejamento do projeto? Cite 3 possíveis restrições para os projetos que sejam diferentes das restrições triplas. Qual é o objetivo de uma declaração de escopo do projeto? Qual é o objetivo de um plano de gerencimento do escopo do projeto? Por que é importante obter a aprovação de declaração do escopo do projeto? O que o plano de comunicações documenta?
8 Organizando os níveis de EAP A estrutura analítica do projeto (EAP) é uma hierarquia orientada a entregas que defini todo o trabalho do projeto. Cada um dos níveis subsequentes te mais detalhes que o nível anterior. É uma ferramenta utilizada para demonstrar graficamente as entregas do projeto Organiza o trabalho em agrupamentos lógicos resultando em um formato de arvore ou lista de tópicos. Somente o trabalho do projeto é incluido na EAP. Se o trabalho não estiver incluido da EAP, não faz parte do projeto. Nome do Gerente de Projetos As entregas geralmente são descritas como substantivos ou eventos do passado As tarefas são normalmente desvritas como verbos. Projeto de conferência anual Nível 1 Nível 2 Nível Computadores instalados Projeto de conferência anual 20.0 Folders enviados 30.0 Treinamento preparado Computadores instalados Adquirir computadores Assinar contrato de locação Organizar entrega Configurar computadores Folders Enviados Preparar folders Postar Folders Treinamento preparado Preparar conteúdo Preparar Mídia Instalar cabos de força Instalar programas Projetar folders Imprimir folders Preparar mala direta Colar etiquetas Escrever conteúdo conteúdo Imprimir materiais Preparar cadernos
9 Pacotes de trabalho O nível mais baixo um uma EAP. As atribuições dos recursos e estimatívas de tempo e de custo são definidas neste nível. Podem ser subprojetos, entregas, tarefas Códigos de identificação É a codificação utilizada na EAP para determinar a sua localização dentro de uma EAP. Cada Código é único para sua tarefa. Exemplo nível Colar etiquetas É utilizado para posterior controle do custo do trabalho e do uso dos recursos. Formato de lista de tópicos 10.0 Computadores instalados 10.1 Adquirir computadores Assinar contrato de locação Organizar entrega 10.2 Configurar computadores Instalar cabos de força Instalar programas 20.0 Folders enviados Prepara folders Projetar folders Imprimir folders Definindo tarefas e atividades As tarefas são parte do trabalho, ou unidades relacionadas de trabalho. Deve ser concluída para satisfazer a uma entrega do projeto ou a um requisito de entrega. Forma definidas na declaração do escopo do projeto e na EAP. É recomendado para projetos médios e grandes.
10 Administrando o trabalho Decompor o trabalho do projeto e, componentes administráveis para que se possa determinar o tempo de realização. Decompor as entregas em tarefas facilita o trabalho. Gera uma subdivisão em unidades menores Pode ser atribuída a um grupo de integrantes as equipe. Facilita o controle pelo gerente de projetos. Seqüenciamento de tarefas Ordenar em sequência lógica. Preparação para o cronograma. EAP# Entrega Tarefas Comentários Determinando Marcos 10.0 Instalar 200 computadores nos saloes escolhidos para o seminário de treinamento na noite anterior ao inicio da conferência Assinar contrato de locação dos computadores Organizar a entrga dos computadores Estender os cabos de força Instalar programas Coordenar-se com o departamento de compras Parte do contrato de locação Coordenar-se com o pessoal do hotel Organizar com o departamento de TI Definição de datas importantes para o projeto Conhecimento de que uma atividade foi ou será alcançada. Podem ser baseados nas entregas, em um agrupamento de entregas Podem ser baseados também em tarefas e seus agrupamentos São auxílios na monitoração do progresso do projeto.
11 Marco Data prevista de Conclusão Data real de Conclusão Inscrição dos fornecedores concluída Website atualizado com informações sobre a conferência Folders enviados para possíveis particiantes Aulas de treinamento planejadas e aprovadas Salões do hotel preparados e computadores instalados para o treinamento 15/05/06 15/05/06 01/07/06 01/07/06 01/08/06 01/08/06 15/09/06 14/11/06 Construindo a matriz de responsabilidades É um gráfico que amarra as funções e as responsabilidades com os elemntos do EAP. Utilizar os verbos Criar, Instalar, Pode-se utilizar nomes reais e não funções. Sua utilização pode ser para o projeto como um todo ou qualquer nível da EAP. Estimando a duração das atividades Recurso Departamento de Compras Contrato de locação Instalação dos cabos de força Criar N/A N/A Pessoal do Hotel N/A Instalar N/A Instalação dos programas Departamento de TI N/A Instalar Pode-se também utilizar o padrão RACI Responsible Accontable Consult Inform Opinião especializada Usar indivíduos ou grupos, com especialidades para avaliar as informações e determinar as estimativas. Estimativa paramétrica Trabalha com quantidades definidas e calcula as estimativas com base na quantidade de elementos necessários à conclusão da tarefa
12 Estabelecendo dependências As tarefas tem dependencias, isto é dependem umas das outras. As tarefas dependentes devem ser sequenciadas na ordem correta. Algumas tarefas podem ser interdependentes. Término para o início Término para o término Início para o início Relações de Dependência Início para o término Construindo um diagrama de rede Permite mostrar tarefas do projeto na ordem em que elas serão executadas. É Uma visão gráfica do projeto. Referência para reuniões. Tarefas independentes são trabalhdas simultaneamente à menos por restricao de recursos Tarefas dependentes seguem a sequencia de ordem. Diagramação de precedência Este é um metodo de diagramação que liga as atividades de projeto de acordo com as suas dependências, utilizando caixas ou nós para representar as atividades do projeto e setas para mostrar dependências.
13 2 Locação 3 Entrega 4 Cabos de Força 5 Instalar Programas 1. Inicio do projeto Atividade no nó 2. Escrever conteudo 3. 1 Inicio do projeto 12 Fim do projeto 4. Testar 5. Aprovar 6. Imprimir material 7. Preparar cadernos 8. Fim do projeto Escrever conteúdo 7 8 Imprimir material 9 Preparar cadernos Testar 11 Aprovar 1. Inicio do projeto 2. Escrever conteudo Testar 5. Aprovar 6. Imprimir material 7. Preparar cadernos 8. Fim do projeto Atividades na seta Aumento do escopo Diagramas de precedência Estrutura Analítica do Projeto ( EAP ) Matriz de Responsabilidades ( MR ) Opinião especializada Pacote de trabalho
14 Questões Qual o propósito da definição de tarefas? Cite alguns dos propósitos do sequenciamento de tarefas. O que são marcos? Que significado eles tem para o projeto? Descreva a estrutura analitica do projeto. O que é um pacote de trabalho? Por que utilizamos códigos para identificar os elementos na EAP? Defina MR e explique como ela é utilizada. Cite 2 métodos de determinação de estimativas de duração das atividades. Descreva os 4 tipos de relação de dependência e indique qual deles é utilizado com mais frequencia. Cite 2 modos de representar diagramas de rede e descreva resumidamente cada um deles.
Gerenciamento de Projeto: Criando a Declaração de Escopo II. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br
Gerenciamento de Projeto: Criando a Declaração de Escopo II Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Definindo escopo. Criando EAP. Definindo o Escopo Escopo é coletivamente o produto,
10 áreas de conhecimento e 5 processos
1 10 áreas de conhecimento e 5 processos Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Projetos são frequentemente utilizados como um meio de alcançar
Aula 04 - Planejamento Estratégico
Aula 04 - Planejamento Estratégico Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula visam permitir com que você saiba definir o escopo do projeto. Para tal, serão apresentados elementos que ajudem a elaborar
Gerenciamento do Escopo do Projeto Produto do Projeto
Gerenciamento do Escopo do Projeto Produto do Projeto 5. Gerenciamento do escopo do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 5.1 Iniciação *** Reescrita e transferida para o capítulo 4 5.2 Planejamento do escopo
Aula 2 Governança do projeto Papéis e Responsabilidades
Aula 2 Governança do projeto Papéis e Responsabilidades Objetivos da Aula: Nesta aula, iremos conhecer os diversos papéis e responsabilidades das pessoas ou grupos de pessoas envolvidas na realização de
Gerência de Projetos
Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções
F.1 Gerenciamento da integração do projeto
Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos
Gerenciamento do escopo
Gerenciamento do escopo Gerenciamento do escopo Escopo pode ser definido como a soma dos produtos de um projeto, bem como a descrição de seus requisitos. O momento de definir o escopo é a hora em que o
Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br
Engenharia de Software II: Criando a Declaração de Escopo Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Desenvolvendo o Plano de Gerenciamento do Projeto. Coletando Requisitos. Declarando
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL
ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com
ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 As 10 áreas de Conhecimento 2 INTEGRAÇÃO 3 Gerência da Integração Processos necessários
Questões. Gestão de Projetos GNG- 103. Questões. Gestão de Projetos GNG- 103 15/11/2006
Questões Gestão de Projetos GNG- 103 GNG-103 Gestão de Projetos O que é gerenciamento de s? Cite algumas vantagens da organização por. Quais são os cinco grupos de processos de gerenciamento de s? Cite
Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br
Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o
Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto
Gerenciamento de Integração do Projeto Planejamento e Execução do Projeto 4. Gerenciamento de integração do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 4.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto 4.2 Desenvolver
Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos
Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em
TC 045 Gerenciamento de Projetos
TC 045 Gerenciamento de Projetos Escopo Tempo Figura: D. Randa (2012) NAYARA SOARES KLEIN nayaraklein@gmail.com ANO: 2013 Escopo: s.m. Finalidade; alvo; intento; propósito. Dicionário Aurélio Escopo do
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL
Aula Nº 05 Determinação do Cronograma
Aula Nº 05 Determinação do Cronograma Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula são, basicamente, apresentar as atividades necessárias para se produzir o cronograma do projeto. Ao final desta aula, você
Teoria e Prática. Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009. Rosaldo de Jesus Nocêra, PMP, PMI-SP, MCTS. do PMBOK do PMI. Acompanha o livro:
Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática Totalmente de acordo com a 4 a Edição/2009 do PMBOK do PMI Acompanha o livro: l CD com mais de 70 formulários exemplos indicados pelo PMI e outros desenvolvidos
Exercícios Aula 2 (com gabarito)
Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 2 31 de outubro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 2 (com gabarito)
PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO
Identificação do Projeto Projeto Nome do projeto. Unidade Demandante Unidade que solicitou o projeto. Gestor do Projeto Nome do Gestor do projeto. Responsável na Unidade Demandante Nome do Responsável
PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge. Gerenciamento de Projetos
PMBOK/PMI Project Management Body of Knowledge Gerenciamento de Projetos Organização de Projetos GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIOS GERENCIAMENTO DE PROGRAMA GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE SUBPROJETOS
O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)
O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,
CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES
CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás
O que é, e para que serve o Cronograma:
O que é, e para que serve o Cronograma: O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas
Gestão dos Prazos e Custos do Projeto
Gestão dos Prazos e Custos do Projeto Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Aula 7 05 de dezembro de 2013 1 Gestão dos Prazos e Custos do Projeto - Prof. Sérgio Ricardo do Nascimento Conteúdo Programático
Projeto Churrasco dos Sonhos
www.gerentedeprojeto.net.br Projeto Churrasco dos Sonhos Criando a EAP Analítica Alexandre Paiva de Lacerda Costa, PMP, MCTS, ITIL Sumário Estrutura Analítica do Projeto (EAP)... 3 Criar a EAP e o dicionário
Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)
PMI O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? O PMBoK Guide 3º Edition (2004) é uma denominação que representa todo o somatório de conhecimento dentro da área de gerenciamento de projetos, além de fornecer uma
Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2
Visão Geral sobre Gestão de Projetos e Iniciação de Projetos Aula 2 Miriam Regina Xavier de Barros, PMP mxbarros@uol.com.br Agenda Bibliografia e Avaliação 1. Visão Geral sobre o PMI e o PMBOK 2. Introdução
Visão Geral das Áreas de Conhecimento e dos Processos da Gerência de Projetos
Visão Geral das Áreas de Conhecimento e dos Processos da Gerência de Projetos GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO GERÊNCIA DO ESCOPO GERÊNCIA DO TEMPO GERÊNCIA DE CUSTO GERÊNCIA DA QUALIDADE Desenvolvimento do Plano
Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto
Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento
Gerenciamento de Recursos Humanos e Gerenciamento de Comunicações. Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Recursos Humanos e Gerenciamento de Comunicações Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Just to remember... Interação entre os processos segundo PMBOK... Cada processo
ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.
ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página
Processos de gerenciamento de projetos em um projeto
Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.
SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português
1 de 7 28/10/2012 16:47 SIMULADO: Simulado 3 - ITIL Foundation v3-40 Perguntas em Português RESULTADO DO SIMULADO Total de questões: 40 Pontos: 0 Score: 0 % Tempo restante: 55:07 min Resultado: Você precisa
INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS GERAIS DE PROJETOS DE SISTEMAS OU APLICATIVOS
INSTRUÇÃO DE SERVIÇO PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS GERAIS DE PROJETOS DE SISTEMAS OU APLICATIVOS IS-CGMI-02/2005 Aprovada pela Portaria nº 1494 de 22/11/2005 Histórico de Versões Data Versão Descrição Autor
Título da apresentação Curso Gestão de Projetos II (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS
Título da apresentação Curso Gestão de Projetos II (Verdana, cor branca) Curso de Desenvolvimento de Servidores - CDS Prof. Instrutor Elton Siqueira (a) (Arial Moura preto) CURSO DE GESTÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA CICLO PDCA CICLO PDCA 09/04/2015 GESTÃO DE ESCOPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS ACT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL PLANEJAMENTO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PROCESSO DE PLANEJAMENTO GESTÃO DE Processo fundamental
Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal
Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...
Definição da estrutura analítica de projeto (WBS) WBS de uma Casa. Por que uma WBS?
Definição da estrutura analítica de projeto (WBS) Instrumento utilizado para representação do escopo; Uma árvore orientada à tarefa ou a produto, dividida em hardware, software, serviço, dados e outras
Microsoft Project 2007
www.gerentedeprojeto.net.br Microsoft Project 2007 Criando a EAP Alexandre Paiva de Lacerda Costa, PMP, MCTS, ITIL Sumário Estrutura Analítica do Projeto (EAP)... 3 Criar a EAP e o dicionário da EAP...
fagury.com.br. PMBoK 2004
Este material é distribuído por Thiago Fagury através de uma licença Creative Commons 2.5. É permitido o uso e atribuição para fim nãocomercial. É vedada a criação de obras derivadas sem comunicação prévia
{Indicar o tema e objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.}
{Importante: não se esqueça de apagar todas as instruções de preenchimento (em azul e entre parênteses) após a construção do plano.} {O tem por finalidade reunir todas as informações necessárias à execução
Gestão de Projetos Logísticos
Gestão de Projetos Logísticos Professor: Fábio Estevam Machado CONTEÚDO DA AULA ANTERIOR Teoria Gestão de Projetos Projetos Atualidades Tipos de Projetos Conceitos e Instituições Certificação Importância
Gerenciamento da Integração com metodologia PMBOK 30 h/a
da Integração com 30 h/a Facundo Barbosa, MBA, PMP, ITIL, CSP 85 9444.9544 e 85 4005.5644 facunndo@mdb.com.br Slide 1 Metodologia Explanação Discussões em grupo Exercícios práticos Apresentação e estudo
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI 2012 Material 1 Prof. Luiz Carlos Valeretto Jr. 1 E-mail valeretto@yahoo.com.br Objetivo Objetivos desta disciplina são: reconhecer as bases da administração financeira das empresas,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 10 PROFª BRUNO CALEGARO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 10 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 10 de Outubro de 2013. Revisão aula anterior Documento de Requisitos Estrutura Padrões Template Descoberta
Engenharia de Software II: Criando o cronograma do projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br
Engenharia de Software II: Criando o cronograma do projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Definição das atividades. Sequenciamento das atividades. Estimativa de recursos
CobiT 4.1 Plan and Organize Manage Projects PO10
CobiT 4.1 Plan and Organize Manage Projects PO10 Planejar e Organizar Gerenciar Projetos Pedro Rocha http://rochapedro.wordpress.com RESUMO Este documento trás a tradução do objetivo de controle PO10 (Gerenciamento
24/04/2011 GERÊNCIA DO ESCOPO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS NA PRÁTICA
GESTÃO DE PROJETOS NA PRÁTICA Prof. Me. Luís Felipe Schilling "Escolha batalhas suficientemente grandes para importar, suficientemente pequenas para VENCER." Jonathan Kozol 1 No contexto do projeto, o
MASTER IN PROJECT MANAGEMENT
MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como
Jonas de Souza H2W SYSTEMS
Jonas de Souza H2W SYSTEMS 1 Tecnólogo em Informática Fatec Jundiaí MBA em Gerenciamento de Projetos FGV Project Management Professional PMI Mestrando em Tecnologia UNICAMP Metodologia de apoio à aquisição
CHECK - LIST - ISO 9001:2000
REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da
Simulações em Aplicativos
Simulações em Aplicativos Uso Avançado de Aplicativos Prof. Marco Pozam mpozam@gmail.com A U L A 0 5 Programação da Disciplina 20/Agosto: Conceito de Project Office. 27/Agosto: Tipos de Project Office.
Feature-Driven Development
FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por
Nome da Empresa. Plano de Desenvolvimento de Software. Versão <1.0>
Nome da Empresa Plano de Desenvolvimento de Software Versão Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 2/7 Índice Analítico 1. Objetivo
Gestão do tempo do projeto
Gestão do tempo do projeto É representada pelos processos que efetivarão o cumprimento dos prazos envolvidos no projeto, definição, seqüenciamento e estimativa da duração das atividades, desenvolvimento
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração
3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos
3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos Este capítulo tem como objetivo a apresentação das principais ferramentas e metodologias de gerenciamento de riscos em projetos, as etapas do projeto onde o processo
08/09/2011 GERÊNCIA DA INTEGRAÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS
GESTÃO DE PROJETOS Prof. Me. Luís Felipe Schilling "Escolha batalhas suficientemente grandes para importar, suficientemente pequenas para VENCER." Jonathan Kozol GERÊNCIA DA INTEGRAÇÃO PMBOK 1 GERÊNCIA
O padrão de gerenciamento de projetos
O padrão de gerenciamento de projetos Processos de Gerenciamento de Projetos 1 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Trinômio Sagrado Custos Tempo Qualidade 2 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento
Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos
www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de
MANUAL DE GESTÃO DA QUALIDADE
Revisão: 07 Data: 05.03.09 Página 1 de 7 Copia controlada MANUAL DE GESTÃO DA QUALIDADE José G. Cardoso Diretor Executivo As informações contidas neste Manual são de propriedade da Abadiaço Ind. e Com.
O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler
O planejamento do projeto Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler 2 Introdução Processo de definição das atividades Sequenciamento de atividades Diagrama de
O que acontece antes do projeto começar?
O que acontece antes do projeto começar? Selecionar o projeto com base no alinhamento estratégico e retorno para o negócio Identificar necessidades do negócio e oportunidades que serão atendidas pelo projeto
Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Unidade 2 Processos PROCESSOS
Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2 2 Processos O gerenciamento de projetos é a aplicação de
Disciplina: Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração. Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração AULA 2.
Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração AULA 2 Ago/2013 Gerenciamento de Projetos e Práticas de Integração Áreas de conhecimentos de gerenciamento de projetos Mapeamento de grupos de processos
MINI-CURSO Gerenciamento de Projetos para Economistas
MINI-CURSO Gerenciamento de Projetos para Economistas ECONOMISTA - RIVAS ARGOLO 2426/D 62 9905-6112 RIVAS_ARGOLO@YAHOO.COM.BR Objetivo deste mini curso : Mostrar os benefícios do gerenciamento de projetos
C O B I T. Gerenciamento dos Riscos Mitigação. Aceitação. Transferência. Evitar/Eliminar.
C O B I T Evolução Estratégica A) Provedor de Tecnologia Gerenciamento de Infra-estrutura de TI (ITIM) B) Provedor de Serviços Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) C) Parceiro Estratégico Governança
Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo
Gerência de Projetos Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Laboratório de Tecnologia de Software LTS www.ufpa.br/lts Rede Paraense de Pesquisa em Tecnologias de Informação
Módulo 2: Gerenciamento de Escopo, Tempo e Custos do Projeto
ENAP Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Coordenação Geral de Educação a Distância Gerência de Projetos - Teoria e Prática Conteúdo para impressão Módulo 2: Gerenciamento de Escopo, Tempo e Custos do
PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0
PEN - Processo de Entendimento das Necessidades de Negócio Versão 1.4.0 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 14 Índice 1. FLUXO DO PEN - PROCESSO DE ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIO... 3 2.
Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço
Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Módulo 8 Gerenciamento de Nível de Serviço Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão
MASTER IN PROJECT MANAGEMENT
MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Calendário das Aulas 12/08 19/08 26/08 02/09 06/09 Atividade Extra 09/09 16/09 23/09 30/09 07/10 - Avaliação
PMBOK 4ª Edição III. O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
PMBOK 4ª Edição III O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto 1 PMBOK 4ª Edição III Processos de gerenciamento de projetos de um projeto 2 Processos de gerenciamento de projetos de um projeto
As partes interessadas incluem todos os membros da equipe de projetos, assim como todas entidades interessadas, tanto externas quanto internas; Cabe
Aula 04 1 2 As partes interessadas incluem todos os membros da equipe de projetos, assim como todas entidades interessadas, tanto externas quanto internas; Cabe ao gestor de projetos compreender e gerenciar
Fundamentos de Gestão de TI
Fundamentos de Gestão de TI Tópico V Transição de Serviço (ITIL V3) José Teixeira de Carvalho Neto transição de serviço transição de serviço Objetivo: orientar e coordenar o desenvolvimento e a implantação
17/02/2009. Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores. Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Unidade 2.
Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Gestão de Projetos de TI Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 2.2 2 ESCOPO 3 1 Gerência do Escopo Processos necessários
Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos
Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos
Prática e Gerenciamento de Projetos
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Prática e Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Custos do Projeto Equipe: Jhonas P. dos Reis Marcelo Marciano Mário Januário Filho
Exame de Fundamentos da ITIL
Exame de Fundamentos da ITIL Simulado B, versão 5.1 Múltipla escolha Instruções 1. Todas as 40 perguntas devem ser respondidas. 2. Todas as respostas devem ser assinaladas na grade de respostas fornecida.
Gerenciamento de Projetos Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas
Gerenciamento de Projetos Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas Aula 04 Prof. Esp. Gladimir Ceroni Catarino gladimir@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 Processos Processos, em um projeto, é um conjunto de ações e atividades
PLANEJAMENTO DO ESCOPO
PLANEJAMENTO DO ESCOPO Dr. rer. nat. Christiane Gresse von Wangenheim, PMP Objetivo de aprendizagem desta aula Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: Motivar a importância do planejamento de escopo.
Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 18/09/2013. 2 Semestre de 2013 SIN-NA7
Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 18/09/2013 2 Semestre de 2013 SIN-NA7 Planejamento do Projeto: Parte 2_Declaração de Escopo Se preparando para que tudo dê certo... Iniciação Planejamento Execução
Gerência do Escopo do Projeto
Gestão de Projetos e Empreendimentos Work Breakdown Structure WBS ou Estrutura Analítica do Projeto EAP Gerência do Escopo do Projeto Prof. Luciel H. de Oliveira luciel@fae.br Referência: Cap. 5 PMBOK
Gerenciamento de Escopo na Gestão de Projetos
Gerenciamento de Escopo na Gestão de Projetos Airton Eustaquio Braga Junior aebjr@terra.com.br MBA Gestão de Projetos em Engenharia e Arquitetura Instituto de Pos-Graduação IPOG Goiania, GO, 02 de Setembro
Capítulo 4 Gerenciamento da Integração do Projeto. Introdução. Vamos pensar um pouco?
www.emmene Capítulo 4 Gerenciamento da Integração do Projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 P Introdução Qual é o principal papel de um gerente de projeto? Integrar todas as partes de um projeto
Trabalho Interdisciplinar. MS Project
Aula Prática: Introdução ao Microsoft Project Professional MS Project Como vimos em nossas aulas, a EAP Estrutura Analítica do Projeto é o primeiro passo para criar um cronograma de um projeto estruturado.
Engenharia de Software II: Criando a EAP e planejando a Qualidade. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br
Engenharia de Software II: Criando a EAP e planejando a Qualidade Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Criando EAP. Planejando a qualidade. Criando a Estrutura Analítica do Projeto
Aula Anterior. Capítulo 2
Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos (ref. capítulos 1 a 3 PMBOK) TC045 Gerenciamento de Projetos Sergio Scheer - scheer@ufpr.br O que é Gerenciamento de Projetos? Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas
Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013
Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento
Cada elemento da EAP deve representar um resultado tangível e verificável; Todos os resultados principais devem estar explicitamente
EAP ou WBS EAP ou WBS Estrutura analítica do projeto (EAP) ou estrutura analítica do trabalho (WBS), é a base para o detalhamento do projeto e após elaborada passa a ser a base para a manutenção do escopo
Dicionário da EAP - Software FarmaInfor
Software FarmaInfor 1.Gerenciamento 2.Iniciação 3.Elaboração 4. Desenvolvimento 5.Trenferência 6. Finalização 6.1 Assinatura 1.1 Montar Equipe 2.1 Levantar Requisitos 3.1 Definir Módulos 4.1 Codificar