Ficha técnica. Título. Plano de Atividades de Educação Ambiental. do Município da Mealhada. Edição. Câmara Municipal da Mealhada. Redação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ficha técnica. Título. Plano de Atividades de Educação Ambiental. do Município da Mealhada. Edição. Câmara Municipal da Mealhada. Redação."

Transcrição

1 p. 1

2 p. 2 Ficha técnica Título Plano de Atividades de Educação Ambiental do Município da Mealhada Edição Câmara Municipal da Mealhada Redação Lídia s Data outubro de 2015

3 p. 3 Introdução O Centro de Interpretação Ambiental (), localizado no Parque da Cidade da Mealhada, é um espaço que procura despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental e dotar os cidadãos de conhecimentos e meios que lhes permitam lidar com os desafios de um desenvolvimento sustentável. As atividades a promover têm como objetivos: - Despertar a curiosidade para o conhecimento e compreensão do meio natural que nos rodeia; - Interiorizar atitudes e valores respeitantes à sociedade de consumo e estimular o desenvolvimento de atitudes responsáveis com a preservação dos recursos naturais; - Contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada; - Dar a conhecer o património natural, sensibilizando para a valorização e preservação dos recursos naturais do concelho da Mealhada e da região; - Desenvolver a cooperação de alunos e professores em causas ambientais, construindo alicerces para uma sociedade ecologicamente saudável. As atividades podem ser desenvolvidas no Parque da Cidade da Mealhada (), espaço verde com uma área de 14 hectares, onde se podem dinamizar atividades ao ar livre e de exploração da natureza, e no Centro de Interpretação Ambiental (), edifício equipado com modernos meios audiovisuais, onde se podem realizar atividades como experiências, reutilização de materiais, observação à lupa, microscópio e outros conjuntos pedagógicos.

4 p. 4 Informações Público-alvo O, como espaço vocacionado para a educação ambiental e descoberta da natureza, dinamiza, mediante marcação prévia, atividades com escolas ou grupos organizados, como ATL s, associações, entre outros. Horário O encontra-se aberto de 2ª a 6ª feira, das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:00. No entanto, sempre que os técnicos tenham atividades no exterior, este espaço encontrar-se-á fechado. Marcação/Confirmação 1 Para usufruir dos serviços referidos é necessário efetuar a marcação com antecedência mínima de 15 dias, podendo este prazo ser flexível dependendo da natureza da solicitação. No entanto, é de destacar que, as turmas que se inscreverem primeiro terão primazia na realização de uma determinada atividade. 2 A marcação é efetuada através de requerimento enviado por correio eletrónico para centroambiental@cmmealhada.pt ou por telefone , com as seguintes indicações: - Identificação da entidade; - Pessoa responsável pela marcação e respetivo contacto; - Data e horário pretendido; - Atividade(s) a solicitar ; - Nº de participantes e escalão etário. 3 Após análise do pedido e confirmação da disponibilidade da realização da atividade, os interessados devem proceder ao envio da respetiva confirmação, no mínimo com 10 dias de antecedência da data pretendida. 4 Dependendo da disponibilidade do grupo e dos técnicos do, os responsáveis pela marcação podem inscrever-se em mais que uma atividade. 5 Caso se verifique desistência ou atrasos na chegada dos grupos, deve ser comunicado aos responsáveis pela dinamização da atividade.

5 p. 5 Duração e Local de Realização das Atividades Informações 1- As atividades, dependendo dos objetivos e do público-alvo, poderão ter diferentes tempos de duração, que constam no Plano de Atividades Anual. 2- O responsável pela marcação, será previamente informado da hora de início e de término, bem como do local de realização da atividade, no momento da marcação da atividade. 3- De modo a cumprir o programa da atividade deverão ser respeitados os horários definidos na reserva efetuada. 4- O número máximo de participantes é de 26 crianças/jovens por grupo, podendo variar segundo o tipo e natureza da atividade pretendida. Estrutura e Organização das Atividades 1- Cada atividade será composta por dois momentos: Pequena abordagem teórica em forma de conto ou com recurso a suportes audiovisuais ou exposições; Realização de uma atividade prática com base no tema exposto. 2- Sempre que possível, da atividade prática deverá resultar um produto que os alunos possam levar consigo. Irregularidades ou Cancelamento das Atividades 1- Qualquer atividade pode ser suspensa, caso se verifiquem situações que possam comprometer a segurança dos visitantes, a integridade das infraestruturas, ou perante comportamentos de desrespeito ético face ao ambiente. 2- As atividades realizadas no exterior poderão ser canceladas, interrompidas ou suspensas pelo monitor caso se verifiquem condições meteorológicas desfavoráveis à sua realização ou prosseguimento. 3- O cancelamento das atividades por parte dos grupos deve efetuar-se, pelo menos, com dois dias de antecedência.

6 p. 6 Ambiente em Festa Anualmente, comemoram-se diversas efemérides ambientais, o promoverá um conjunto de atividades e ações para assinalar essas datas com o objetivo de sensibilizar os participantes para as problemáticas a elas associadas. Data Comemorativa Data Comemorativa 16 de setembro 1 de outubro Mundial para a Preservação da Camada de Ozono Nacional da Água 30 de abril 9 de maio Internacional da Conservação dos Anfíbios Mundial das Aves 4 de outubro Mundial do Animal 18 de maio Internacional do Fascínio das Plantas 16 de novembro Nacional do Mar 22 de maio Mundial da Diversidade Biológica 23 de novembro da Floresta Autóctone 29 de maio Mundial da Energia 11 de dezembro Internacional das Montanhas 1 de junho Nacional do Sobreiro e da Cortiça 2 de fevereiro Mundial das Zonas Húmidas 5 de junho Mundial do Ambiente 3 de março Internacional da Vida Selvagem 8 de junho Mundial dos Oceanos 21 de março Mundial da Floresta ou da Árvore 17 de junho Mundial de Combate à Desertificação e à Seca 22 de março Mundial da Água 3 de julho Internacional Sem Sacos de Plástico 23 de março Mundial da Meteorologia 28 de julho Nacional da Conservação da Natureza 22 de abril Internacional da Terra 31 de julho Mundial do Vigilante da Natureza

7 p. 7 Modalidades das atividades O Plano de Atividades está dividido em 7 temas: Água, Floresta, Reino Animal, Resíduos, Horta e Jardinagem, Percursos de Descoberta do Parque e Ambiente. As atividades estão divididas nas seguintes modalidades: Jogos AltAmbiente Jogos e desafios em equipas, adaptados a cada nível de ensino, que abordam temas ambientais como a poupança da água, a separação dos resíduos, características dos animais e plantas, entre outros. Experiências Móveis Equipamento móvel adaptado com material para a realização de experiências com água, resíduos, solo e energias. Cientistas do em ação Oficinas de observação à lupa de pequenos seres vivos e observação ao microscópio de tecidos vegetais e animais. Ambiente em cena Visualização de animações da coleção Diz o Alberto, dirigido aos alunos de Jardins de Infância, 1º e 2º ciclo. Cada filme tem a duração de 25 minutos e pode ser complementado com outra atividade. Histórias com ECO- Espaço dirigido aos mais novos, mas onde os mais velhos também podem colocar a sua imaginação compondo pequenas histórias com contexto ambiental. Cantinho do Artista Florestal Oficinas de reutilização de resíduos e utilização de materiais da floresta na elaboração de vários produtos. As atividades serão adaptada a cada nível de ensino. Percurso de Descoberta - Proporcionar aos participantes um contacto mais próximo com a fauna e flora do Parque. Percursos para identificação de espécies, das suas características e curiosidades. ReutilizArte Oficinas de reutilização de resíduos urbanos (papel /cartão, plástico, vidro, material informático). Para a realização destas atividades, poderá haver a necessidade de cada um dos participantes ter que trazer um resíduo (p.e. rolo de papel higiénico, pacote de leite, frasco, CD) que será solicitado aquando da inscrição na atividade. Em Ambiente de Conversa Sessão de esclarecimento em que poderá ser convidado um profissional da área em debate.

8 p. 8 Água Modalidade Atividade Público Descrição Duração Local * Jogos AltAmbiente Cada gota conta Jogos de sensibilização que abordam a utilização diária da água e a importância do uso racional deste recurso. Experiências Móveis Experiências com H 2 Água Experiências sobre as propriedades da água e os estados físicos que ocorrem no ciclo da água. Cientistas do em Ação Uma gota de água pode estar cheia de vida Recolha e observação de diferentes amostras de água ao microscópio. Os oceanos Salvem as ondas Visualização da animação Os oceanos Salvem as ondas da coleção Diz o Alberto. 25 min Ambiente em Cena Água O ciclo interminável Visualização da animação Água o ciclo interminável da coleção Diz o Alberto. 25 min Água e clima Visualização da animação Água e clima da coleção Diz o Alberto. 25 min Histórias com ECO O dia em que o mar desapareceu 1ºciclo Leitura e dinamização da história O dia em que o mar desapareceu, de José Fanha. * Parque da Cidade de Mealhada / Centro de Interpretação Ambiental

9 p. 9 Floresta Modalidade Atividade Público Descrição Duração Local* Jogos AltAmbiente Autóctones contra invasoras 1º, 2º e 3º ciclo Cantinho do artista florestal Presentes na floresta Cientistas do em Ação O Parque visto à lupa Ambiente em Cena Uma árvore é mais do que uma simples árvore O dia em que a mata ardeu J. I. 1º ciclo Jogos sobre as características de espécies autóctones e espécies invasoras na floresta Portuguesa. Oficinas de reutilização de resíduos urbanos e utilização de materiais da floresta. Oficina de observação à lupa e ao microscópio de várias estruturas biológicas. Visualização da animação Uma árvore é mais do que uma simples árvore da coleção Diz o Alberto. Leitura e dinamização da história O dia em que a Mata ardeu, de José Fanha. 25 min A última árvore 1º ciclo Leitura da história A última árvore e construção de uma árvore com mensagens sobre a história. Histórias com ECO Jaime e as bolotas 1º ciclo Leitura da história Jaime e as bolotas de Tim Bowley e sementeira de bolotas em vasos ecológicos. O Aderno que queria ser um Pinheiro de Natal 1º ciclo Leitura da história O Aderno que queria ser um Pinheiro de Natal e elaboração de um enfeite natalício. Viver em comunhão com a floresta 2º e 3º ciclo Composição de histórias com base em imagens retiradas de um filme. Leitura das história e visualização do filme. * Parque da Cidade de Mealhada / Centro de Interpretação Ambiental

10 p. 10 Reino dos Animais Modalidade Atividade Público Descrição Duração Local * Selvagem, eu? Jogos sobre as características das diferentes classes do Reino Animal. Jogos AltAmbiente Animais em perigo 1º, 2º e 3º ciclo Jogos de sensibilização sobre animais em perigo de extinção da natureza. Cientistas do em Ação Célula- a base da vida 1º, 2º e 3º ciclo Ens. Sec. Observação à lupa de pequenos animais e observação ao microscópio de tecidos animais. Ambiente em Cena O valor de um pássaro Fábrica de animais Visualização da animação O valor de um pássaro da coleção Diz o Alberto. Visualização da animação Fábrica de animais da coleção Diz o Alberto. 25 min 25 min Sons do charco Percurso pelos pontos de água do para visualização de anfíbios e jogo Sons do Charco Percurso de descoberta Os animais selvagens do Parque Percurso pelo para identificação de animais selvagens e sensibilização para a sua conservação. * Parque da Cidade de Mealhada / Centro de Interpretação Ambiental

11 p. 11 Resíduos Modalidade Atividade Público Descrição Duração Local * Jogos AltAmbiente Separar é que está a dar Jogos de sensibilização para a prática dos 4 R's e separação de resíduos nos respetivos ecopontos. Experiências Móveis Experiências com Resíduos J. I. Ambiente em Cena Lixo e desperdício - Boomerang Experiências sobre a problemática dos resíduos na água e no solo. Visualização da animação Lixo e desperdício - Boomerang da coleção Diz o Alberto. 25 min Reutilizarte ReutilizArte Natal ecológico Oficinas de reutilização de resíduos (papel, cartão e embalagens de plástico). Oficinas de reutilização de materiais na elaboração de enfeites ou presentes natalícios. 90min Em Ambiente de conversa Circuito dos resíduos 2º e 3º ciclo Ens. Sec. Sessão de esclarecimento sobre os resíduos domésticos, os locais de recolha e o seu destino final. Histórias com ECO As aventuras da Latinhas e da Latuxa Branca de neve e os anões amigos do Ambiente 1º ciclo 1º ciclo Leitura e dinamização da história As aventuras da Latinha e da Latuxa, duas latas que seguem destinos diferentes. Leitura e dinamização da história Branca de neve e os anões amigos do Ambiente que fazem afincadamente a separação dos resíduos. * Parque da Cidade de Mealhada / Centro de Interpretação Ambiental

12 p. 12 Horta e Jardinagem Modalidade Atividade Público Descrição Duração Local * Ambiente em Cena Comida para todas as estações J. I. Visualização da animação Comida para todas as estações da coleção Diz o Alberto. 25 min Mãos na terra Semear para colher Recolha e sementeira de espécies autóctones em vasos biodegradáveis. Em Ambiente de conversa Chá ou infusão que grande confusão? Identificação de espécies aromáticas. Distinção entre chá e infusão. Confeção e degustação de infusões. Histórias com ECO O Duende Alcino e os animais da horta 1º ciclo Leitura e dinamização da história O Duende Alcino e os animais da horta que retrata a importância de todos os animais nesse ecossistema. * Parque da Cidade de Mealhada / Centro de Interpretação Ambiental

13 p. 13 Percursos de Descoberta no Parque Modalidade Atividade Público Descrição Duração Local * Caça os tesouros do Parque 1º, 2º e 3º ciclo Jogo de exploração de pistas alusivas à fauna e flora do concelho. Jogos AltAmbiente Viver em comunhão com a natureza Jogos de sensibilização ambiental sobre a comunhão do homem e da natureza. Os agentes do e os mistérios da natureza Percursos de descoberta e identificação da fauna e flora do. Percursos de descoberta Os aromas do Parque 2º e 3º ciclo Ens. Sec. Recolha de amostras de plantas aromáticas e medicinais e elaboração de um guia com as suas características. Trilho dos sentidos 1º ciclo Atividade de exploração sensorial e contacto com a natureza. Folhas e mais folhas 1º, 2º e 3º ciclo Recolha de folhas e construção de herbário representativo das principais árvores do. Cantinho do artista florestal Emoldurando a Natureza Percurso pelo para recolha de elementos naturais e elaboração individual de um quadro natural. 120 min. * Parque da Cidade de Mealhada / Centro de Interpretação Ambiental

14 p. 14 Ambiente Modalidade Atividade Público Descrição Duração Local * Jogos AltAmbiente Rotina verde Jogos que permitem aos participantes, através de um desafio de equipas, abordar temas ambientais. Experiências Móveis Experiências Ambientais Experiências sobre a qualidade do ar e as energias renováveis. A terra está viva J. I. Visualização da animação A Terra está viva da coleção Diz o Alberto. 25 min Ambiente em cena Sshiiuu parem esse ruído! J. I. Visualização da animação Acústica da coleção Diz o Alberto. 25 min Ambiente em Cena Energia existem melhores alternativas? Visualização da animação Energia existem melhores alternativas? da coleção Diz o Alberto. 25min O ar está em todo o lado Visualização da animação O ar está em todo o lado da coleção Diz o Alberto. 25 min Histórias com ECO Os Duendes vêm ao Parque 1º ciclo Leitura e exploração do livro Duendes na Mata do Bussaco, focando a história e o património da Mata. * Parque da Cidade de Mealhada / Centro de Interpretação Ambiental

15 p. 15 Tardes AltAmbiente Todas as quartas feiras de cada mês, com exceção de agosto, crianças e jovens do 2º ciclo são convidadas a participar num programa especial, que consiste em ocupar as tardes livres com atividades gratuitas de educação ambiental e descoberta da natureza, descritas nas páginas seguintes. As atividades mensais visam assinalar as efemérides ambientais de cada mês, com o objetivo de sensibilizar os participantes para as problemáticas a elas associadas. Horário: Quartas feiras, das 14:30 às 16:30 Idade dos participantes: entre os 10 e os 15 anos Número máximo de participantes: 20 Marcação: A marcação é efetuada através de requerimento enviado por correio eletrónico para centroambiental@cm-mealhada.pt ou telefone , com as seguintes indicações: - Nome(s) do(s) participante(s) e idade(s); - Pessoa responsável pela marcação e respetivo contacto; - A Tarde AltAmbiente em que se quer inscrever.

16 p. 16 Outubro - Mês dedicado aos Animais Novembro Mês dedicado ao Mar e à Floresta Autóctone Efeméride a comemorar Atividade Descrição Efeméride a comemorar Atividade Descrição 7 Mundial do Animal 4 de outubro Selvagem, eu? Jogos pedagógicos sobre as características das diferentes classes do Reino Animal. 4 Autóctones contra Invasoras Jogos sobre espécies autóctones e espécies invasoras, alerta para os efeitos negativos das invasoras na floresta Portuguesa. 14 Animais em perigo Jogos de sensibilização sobre animais selvagens em perigo de extinção da natureza. 11 Viver em comunhão com a floresta Composição de histórias com base em imagens retiradas de um filme. Leitura das história e visualização do filme. 21 Os sons do charco Percurso pelos pontos de água do para visualização de anfíbios, jogo Sons do Charco. 18 Nacional do Mar 16 de novembro Um mar de atividades Atividades sobre a importância do mar no ciclo da água e no equilíbrio ecológico. 28 A minha folha é um animal Percurso no para recolha de materiais da floresta e elaboração de um animal. 25 da Floresta Autóctone 23 de novembro Porque o que é nosso é autóctone Percurso pelo para recolha de bolotas de carvalho e posterior sementeira em vasos ecológicos.

17 p. 17 Dezembro Mês dedicado às Montanhas e ao Natal Janeiro Efeméride a comemorar Atividade Descrição Efeméride a comemorar Atividade Descrição 2 A Terra está viva Visualização da animação A Terra está viva, da coleção Diz o Alberto e jogos de sensibilização para a diminuição da pegada ecológica. 6 Era uma vez o Ambiente Com base em contos tradicionais, os participantes terão que rescrever essas histórias dando-lhe um novo contexto ambiental. 9 Serra da Estrela: o berço do Mondego Visualização e exploração do documentário Mondego, de Daniel Pinheiro e elaboração de uma mini- ETAR. 13 Rotina verde Desafios de equipas que abordam temas ambientais como a poupança da água e a separação dos resíduos. 16 Internacional das Montanhas 11 de dezembro Bussaco: a montanha da glória Sessão de esclarecimento sobre a importância da Mata Nacional do Bussaco e jogo didático Bussaco em glória. 20 ReutilizArte Oficinas de reutilização de resíduos de materiais provenientes das principais fileiras de resíduos urbanos. 23 Férias de Natal Natal ecológico Oficina de reutilização de materiais provenientes das principais fileiras de resíduos para elaboração de enfeites ou presentes natalícios. 27 Chá ou infusão que grande confusão? Identificação de espécies aromáticas. Distinção entre chá e infusão. Confeção e degustação de infusões. 30 Férias de Natal O Aderno que queria ser um Pinheiro de Natal Leitura da história O Aderno que queria ser um Pinheiro de Natal e elaboração de um enfeite natalício.

18 p. 18 Fevereiro Mês dedicado às Zonas Húmidas Março Mês dedicado à Vida Selvagem, à Floresta e à Água Efeméride a comemorar Atividade Descrição Efeméride a comemorar Atividade Descrição 3 Mundial das Zonas Húmidas 2 de fevereiro A importância de charcos e ribeiros Atividades de sensibilização sobre a importância das zonas húmidas para o equilíbrio ecológico. Elaboração de um sapo com casca de nóz. 2 Internacional da Vida Selvagem 3 de março Selvagem, eu? Jogos educativos sobre as características das diferentes classes do Reino Animal e sensibilização para os animais em perigo de extinção. 10 Uma gota de água pode estar cheia de vida Recolha e observação de diferentes amostras de água ao microscópio. 9 Viver em comunhão com a floresta Composição de histórias com base em imagens retiradas de um filme. Leitura das história e visualização do filme. Eleição da história mais parecida com o filme 17 Os sons do charco Jogo Sons do Charco que sensibiliza para o efeito que o ruído tem na vida dos anfíbios. Elaboração de um sapo em origami. 16 Experiências com H 2 Água Análise e comparação das propriedades de 3 tipos de água: água de um rio, água de um charco e água da torneira. 24 Lontra, salamandraibérica e ruivaco: o que têm em comum? Atividades de sensibilização sobre animais que vivem em zonas húmidas, alertando para a importância da qualidade da água. 23 Mundial da Floresta 21 de março Mundial da Água 22 de março Uma árvore é mais do que uma simples árvore Visualização da animação Uma árvore é mais do que uma simples árvore da coleção Diz o Alberto e percurso pelo para encontrar as árvores que correspondem às folhas que lhes serão atribuídas. 30 Água e clima Visualização da animação Água e clima da coleção Diz o Alberto e construção de um higrómetro natural.

19 p. 19 Abril Mês dedicado ao Planeta Terra e Anfíbios Maio Mês dedicado à Diversidade Biológica Efeméride a comemorar Atividade Descrição Efeméride a comemorar Atividade Descrição 6 O ar está em todo o lado Visualização da animação O ar está em todo o lado da coleção Diz o Alberto e realização de atividades sobre a poluição do ar. 4 Mundial das Aves 9 de maio O valor de um pássaro Visualização da animação O valor de um pássaro da coleção Diz o Alberto. Percurso pelo para observação e identificação de aves, e construção de comedouros reutilizando materiais. 13 Cada gota conta Jogos de sensibilização que abordam a utilização da água e a importância do uso racional deste recurso. 11 Emoldurando a Natureza Percurso pelo para recolha de elementos naturais e elaboração individual de um quadro natural. 20 Internacional da Terra 22 de abril A Terra está viva Visualização da animação A Terra está viva, da coleção Diz o Alberto e jogos de sensibilização para a diminuição da pegada ecológica. 18 Internacional do Fascínio das Plantas 18 de maio O fascínio das plantas Percurso pelo para identificação de espécies vegetais e elaboração de um mini-guia com as suas características e curiosidades. 27 Internacional da Conservação dos Anfíbios 30 de abril Anfíbios - animais com vida dupla Percurso pelos pontos de água do Parque da Cidade para visualização de anfíbios, jogo Sons do Charco e elaboração de um sapo em origami. 25 Mundial da Diversidade Biológica 22 de maio Um tesouro chamado Biodiversidade Jogo de exploração de pistas alusivas à fauna e flora do concelho até encontrarem o tesouro.

20 p. 20 Junho Mês dedicado ao Sobreiro, ao Ambiente e Oceanos Julho Mês dedicado à Conservação da natureza Efeméride a comemorar Atividade Descrição Efeméride a comemorar Atividade Descrição 1 Nacional do Sobreiro e da Cortiça 1 de junho Sobreiro - símbolo nacional Passeio pelo para identificação dos sobreiros, sensibilização para a sua importância nacional. Sementeira de sobreiros em vasos ecológicos. 6 O Parque visto à lupa Atelier de observação à lupa de pequenos animais e ao microscópio de várias estruturas biológicas do solo e da água. 8 Mundial do Ambiente 5 de junho Mundial dos Oceanos 8 de junho Os oceanos Salvem as ondas Visualização da animação Os oceanos Salvem as ondas da coleção Diz o Alberto e elaboração de fichas com características de espécies. 13 Animais selvagens 20 Trilho dos sentidos Percurso pelo para identificação de animais selvagens. Atividade de exploração sensorial e contacto com a natureza Mundial de Combate à Desertificação e à Seca 17 de junho Solo, quem és tu? Separar é que está a dar Atelier de observação de diferentes tipos de solo e de seres vivos que nele existem. Experiências sobre os efeitos e causas da erosão do solo. Jogos de separação de resíduos nos respetivos ecopontos. 27 Nacional da Conservação da Natureza 28 de julho Mundial do Vigilante da Natureza 31 de julho Viver em comunhão com a natureza Jogos de sensibilização ambiental sobre a comunhão do homem e da natureza. 29 ReutilizArte Oficinas de reutilização de resíduos.

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL -

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL - CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO NÚCLEO RURAL - PARQUE DA CIDADE Apresentação do Centro Integrando território das freguesias de Aldoar e Nevogilde, o Parque da Cidade é o maior parque urbano do país, inserido

Leia mais

Pré-Projeto de Educação Ambiental

Pré-Projeto de Educação Ambiental Pré-Projeto de Educação Ambiental Vamos Descobrir e Valorizar o Alvão Ano 2014/15 Centro de Informação e Interpretação Lugar do Barrio 4880-164 Mondim de Basto Telefone: 255 381 2009 ou 255 389 250 1 Descobrir

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA QUINTA DO COVELO Apresentação do Centro Há perto de 3 séculos, a Quinta do Covelo tinha o nome de Lindo Vale, ou Bela Vista. No século XIX foi comprada por um comerciante,

Leia mais

Rede de Centros de Educação Ambiental

Rede de Centros de Educação Ambiental CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE DE S. ROQUE Apresentação do Centro Situado num espaço privilegiado da zona oriental da Cidade, a Quinta da Lameira, hoje conhecida por Parque de S. Roque, constitui

Leia mais

CÂMARA MU NI CIPAL DE A ZAMBU JA. Centro de Educação Ambiental de Azambuja

CÂMARA MU NI CIPAL DE A ZAMBU JA. Centro de Educação Ambiental de Azambuja CÂMARA MU NI CIPAL DE A ZAMBU JA Centro de Educação Ambiental de Azambuja Página 2 Página 11 Índice Educação Ambiental.. 3 Centro de Educação Ambiental de Azambuja.... 4 Objetivos. 5 Atribuição visitas.

Leia mais

Atividade de Enriquecimento Curricular. Área: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. Nível escolaridade: 1º ciclo - 1º e 2º anos

Atividade de Enriquecimento Curricular. Área: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. Nível escolaridade: 1º ciclo - 1º e 2º anos Atividade de Enriquecimento Curricular Área: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL Nível escolaridade: 1º ciclo - 1º e 2º anos Entidade: Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO A Educação Ambiental é determinante

Leia mais

PLANO DE AÇÃO 2013/14

PLANO DE AÇÃO 2013/14 Tema Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade crescente de reutilização de materiais; PLANO DE AÇÃO 2013/14

Leia mais

Plano de Educação Ambiental

Plano de Educação Ambiental Plano de Educação Ambiental Ano Lectivo 2007/08 da Quinta da Gruta, 28 de Setembro de 2007 Tipos de Actividades: Laboratoriais; Hortas; Animais; Cozinha; Atelier s Visitas temáticas; Dias Comemorativos

Leia mais

Plano Anual de Atividades de Educação Ambiental 2014-2015. Divisão de Ambiente Energia e Mobilidade

Plano Anual de Atividades de Educação Ambiental 2014-2015. Divisão de Ambiente Energia e Mobilidade Plano Anual de Atividades de Educação Ambiental 2014-2015 Divisão de Ambiente Energia e Mobilidade Introdução e objetivos As atividades abordam as diferentes temáticas ambientais, sempre com o objetivo

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

Programa de Educação Ambiental

Programa de Educação Ambiental Programa de Educação Ambiental 2015 / 2016 Escolas Centro de Formação Ambiental SEDE - Lisboa 2 Horário de Funcionamento das Actividades 2ª feira a 6ª feira: 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 4 horários:

Leia mais

Programação Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental

Programação Oficinas Férias de Verão. Centro de Educação Ambiental Programação Oficinas Férias de Verão Centro de Educação Ambiental Semana de 24 a 28 de Junho Oficina À 24 de junho 09h30m às 12h00 -Oficina À Esta atividade está inserida nas atividades de educação ambiental

Leia mais

Ficha técnica. Título. Plano de Atividades de Educação Ambiental. do Município da Mealhada. Edição. Câmara Municipal da Mealhada. Redação.

Ficha técnica. Título. Plano de Atividades de Educação Ambiental. do Município da Mealhada. Edição. Câmara Municipal da Mealhada. Redação. p. 1 Ficha técnica Título Plano de Atividades de Educação Ambiental do Município da Mealhada Edição Câmara Municipal da Mealhada Redação Lídia Dias Data setembro de 2016 p. 2 Introdução O Centro de Interpretação

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

2011/2012. CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente

2011/2012. CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2011/2012 CÂMARA MUNICIPAL ALENQUER-Divisão de Ambiente 2011/2012 Índice: Introdução Ações de Sensibilização: Ateliers: Datas Comemorativas: Visitas de Estudo: Concursos: Projetos:

Leia mais

Atividades de educação ambiental

Atividades de educação ambiental 1213 Centro Atividades de educação ambiental Ambiental da Pena 1 Introdução / Com vista à preservação e gestão equilibrada dos recursos naturais existentes no nosso planeta e face às alterações que o mesmo

Leia mais

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015

Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Programa de Educação para a Sustentabilidade 2014/2015 Plano de Atividades Programa de Educação para a Sustentabilidade O Programa de Educação para a Sustentabilidade para o ano letivo 2014/2015 integra

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR FÉRIAS DA LIPOR 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar, realiza atividades de promoção e organização

Leia mais

Férias de Verão Meses de julho e agosto Centro de Educação Ambiental

Férias de Verão Meses de julho e agosto Centro de Educação Ambiental Férias de Verão Meses de julho e agosto Centro de Educação Ambiental Mês de Julho Brincar com a Ciência À Descoberta das Poças de Maré Bichos de papel 1ª parte 2ª parte Ciência na Cozinha A Colher dos

Leia mais

Sessões Temáticas. Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo

Sessões Temáticas. Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo Sessões Temáticas Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo Apresentação O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) foi desenvolvido no âmbito do Programa Polis,

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL MUNICÍPIO DE VOUZELA PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL 2014/2015 Designação da Formação Toxicodependências Programa de Respostas Integradas As Crianças Marcam a Diferença! Natação 1º Ciclo Prolongamento de Horário

Leia mais

Plano de Ação ECO-ESCOLAS 2013/2014

Plano de Ação ECO-ESCOLAS 2013/2014 Gestão ambiental da escola Tema Diagnóstico Objetivos Metas Ações e Atividades Previstas Concretização - Recursos Concretização - Intervenientes Concretização - Calendarização Indicadores (monitorização

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE AMBIENTE PROPOSTA DO PLANO ELABORADO POR CÂMARA MUNICIPAL DE VILA POUCA DE AGUIAR

PLANO MUNICIPAL DE AMBIENTE PROPOSTA DO PLANO ELABORADO POR CÂMARA MUNICIPAL DE VILA POUCA DE AGUIAR PLANO MUNICIPAL DE AMBIENTE PROPOSTA DO PLANO ELABORADO POR CÂMARA MUNICIPAL DE VILA POUCA DE AGUIAR FICHA TÉCNICA Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar Eng.º Duarte Marques Eng.ª Cristina Vieira Divisão

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Projetos e desafios para as Eco-Escolas 2012-13

Projetos e desafios para as Eco-Escolas 2012-13 Inscrição: 31 de janeiro Outubro-Novembro 2012 Inscrição: fechada Inscrição: sempre aberta candidatura: até 18 de fevereiro 7 Novembro 2012 Inscrição: sempre aberta Projetos e desafios para as Eco-Escolas

Leia mais

Plano de Atividades. 2018/2019 Sénior

Plano de Atividades. 2018/2019 Sénior Plano de Atividades 2018/2019 Sénior FICHA TÉCNICA Título Plano de Atividades de Educação Ambiental do Município da Mealhada 2018/2019 - Sénior Edição Câmara Municipal da Mealhada Redação Lídia Dias Data

Leia mais

Geração Segura promove Geração Futura

Geração Segura promove Geração Futura ENTRONCAMENTO Geração Segura promove Geração Futura Introdução As autarquias são, cada vez mais, agentes fundamentais na implementação de uma política de segurança rodoviária a nível local. O seu papel

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO

P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO P l a n o 2 0 1 4 FUNDAÇÃO LUSO 1 Ações novidade no Plano de 2014 Ambiente Protocolo da Fundação Luso & Quercus Desenvolvimento de ações de valorização do ecossistemas na serra do Buçaco e a plantação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Samora Correia 2011/2012 Plano Anual de Actividades Jardins de Infância Organização do Ambiente Educativo e espaços comuns. (de 4 a 09-09-2011) Cada educadora prepara a sua sala Organizar o Ambiente Educativo educadoras. Observação

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Projetos temáticos 2 o ano Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco promover

Leia mais

P R O G R A M A D E E D U C A Ç Ã O A M B I E N T A L

P R O G R A M A D E E D U C A Ç Ã O A M B I E N T A L P R O G R A M A D E E D U C A Ç Ã O A M B I E N T A L SINES 2015/2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO EDITORIAL METODOLOGIA VISUALIZAÇÂO DE FILME AMBIENTAL VISITA À AMBILITAL HORTAS VERTICAIS VERMICOMPOSTAGEM RECICLAGEM

Leia mais

Plano Atividades Câmara Municipal do Funchal

Plano Atividades Câmara Municipal do Funchal 2015 Plano Atividades 1 Câmara Municipal do Funchal Departamento de Educação e Promoção Social 2 A Câmara Municipal do Funchal, no âmbito do seu Programa de Educação para a Cidadania, desenvolve, através

Leia mais

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA 1º PERÍODO TEMAS / CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE: BLOCOS (90 min) ALGUMAS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

plano anual de educação ambiental

plano anual de educação ambiental plano anual de educação ambiental 2009/2010 complexo de educação ambiental da quinta da gruta PROGRAMA FAMÍLIAS Grelha Resumo por Sector Sector Rios/Espaços Verdes Animais Dias comemorativos Férias Datas

Leia mais

PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA. Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA

PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA. Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA PROJECTO PEDAGÓGICO O PLANETA TERRA Ano Lectivo 2010/2011 COLÉGIO DA QUINTA INGLESA [ PROJECTO PEDAGÓGICO] 2010/2011 PROJECTO PEDAGÓGICO Levantamento Teórico Este projecto foi concebido para alargar os

Leia mais

Escola EB2 São João Baptista. Projecto de Preservação Ambiental. «Unidos Por Um Ambiente Melhor»

Escola EB2 São João Baptista. Projecto de Preservação Ambiental. «Unidos Por Um Ambiente Melhor» Escola EB2 São João Baptista Projecto de Preservação Ambiental «Unidos Por Um Ambiente Melhor» Professora Dinamizadora: Filomena Ramos 2010-2011 1 INTRODUÇÃO A intervenção do Homem sobre a Natureza, abate

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE EIXO. çzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopa

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DE EIXO. çzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopa qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçz xcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjkl

Leia mais

Plano de Actividades 2009/2010

Plano de Actividades 2009/2010 A ÁGUA É NOSSA AMIGA Nível de ensino: Pré-escolar Duração: 1 h 30 m Objectivo: sensibilizar para a importância da água, introduzir o ciclo da água e usos da água promovendo uma atitude de cuidar e poupar

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano Projeto 1 Onde existe Vida? Tempo Previsto: 4 quinzenas (do 1ºPeríodo) Ciências Naturais A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 1.ª Fase: Terra um planeta com vida 2.ª Fase: A importância

Leia mais

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS Ano letivo 01/013 ÂMBITO O presente concurso pretende premiar as escolas e os professores que promovam junto dos alunos, comportamentos e atitudes cívicas, visando

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

A Grande Viagem do Lixo

A Grande Viagem do Lixo Olá! Eu sou a Clarinha a mascote da Lipor. Sempre que me vires, é sinal que alguém está a cuidar do ambiente e a aprender como viver num mundo mais limpo, mais verde. E tu? sabias que... Há 4 R s nossos

Leia mais

PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015

PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015 PLANO DE AÇÃO (AÇÕES E ATIVIDADES PREVISTAS) 2014/2015 ECO-ESCOLAS Numa fase inicial do Programa Eco-Escolas, priorizou-se a realização da Auditoria Ambiental, tendo-se organizado dois inquéritos (um mais

Leia mais

Programa Olivais em Férias

Programa Olivais em Férias Capítulo 90 Programa Olivais em Férias Ano 2015 MR.003.01.Vers.1.0.a Página 1 de 8 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Planeamento e Organização... 3 3. Inscrição... 3 3.1. Valor a pagar... 3 3.2. Fichas de

Leia mais

SESSÃO DE ESCLARECIMETNO LIFE+ 15 Março 2013

SESSÃO DE ESCLARECIMETNO LIFE+ 15 Março 2013 SESSÃO DE ESCLARECIMETNO LIFE+ 15 Março 2013 O PROJETO BIO+SINTRA BIO+SINTRA REDUÇÃO DA PEGADA DE CARBONO, UMA CONTRIBUIÇÃO PARA VALORIZAR A BIODIVERSIDADE EM SINTRA O projeto BIO+SINTRA foi um dos 7 projetos

Leia mais

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS

PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS 1. APRESENTAÇÃO PROJETO ARTE NOS HOSPITAIS CANTO CIDADÃO EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS O Canto Cidadão, por meio deste Edital de Contratação de Grupos Teatrais, oferece à sociedade brasileira

Leia mais

Plano de Acção 2010-11. Escola Básica 2.3 Professor Noronha Feio Queijas, Oeiras. Página 1 de 7

Plano de Acção 2010-11. Escola Básica 2.3 Professor Noronha Feio Queijas, Oeiras. Página 1 de 7 Página 1 de 7 Diagnóstico Objectivos Diagnóstico Acções Recursos Intervenientes Calendarização Água Resíduos Energia Transportes Biodiversidade Mar Plano de Acção Elementos do Plano de Acção Temas em que

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PORTA DO MEZIO ARCOS DE VALDEVEZ PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Olá, sou o Lobito, a mascote da Porta do Mezio. Vem comigo descobrir as atividades que podes fazer na Porta do Mezio! 2013/2014 Localizado

Leia mais

NEURÓNIOS CURIOSOS NA ESCOLA ANO LETIVO 2014/2015

NEURÓNIOS CURIOSOS NA ESCOLA ANO LETIVO 2014/2015 NEURÓNIOS CURIOSOS NA ESCOLA ANO LETIVO 2014/2015 Porque aprender Pode ser ainda mais divertido! www.neuronioscuriosos.pt neuronioscuriosos.escolas@gmail.com 967 176 939 Neurónios Curiosos NEURÓNIOS CURIOSOS

Leia mais

Projecto. Normas de Participação

Projecto. Normas de Participação Projecto Normas de Participação PREÂMBULO Num momento em que o mundo global está cada vez mais presente na vida das crianças e jovens, consideraram os Municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria

Leia mais

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO

Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO 1 Calendarização Atividade Objetivos Responsáveis Destinatários 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil Setembro Reunião de Pais e Encarregados

Leia mais

Revista de Actividades de Educação Ambiental. Junho 2010 n.º 7

Revista de Actividades de Educação Ambiental. Junho 2010 n.º 7 Revista de Actividades de Educação Ambiental Junho 2010 n.º 7 Quanta honra o nosso Henrique ter sido o Ecomosqueteiro do ano 2010... Henrique, sabias que em 2009 o nosso Município produziu uma quantidade

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

Reciclagem. Projetos temáticos

Reciclagem. Projetos temáticos Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Educação infantil Publicado em 2011 Projetos temáticos Educação Infantil Data: / / Nível: Escola: Nome: Reciclagem Justificativa Este projeto tem como foco

Leia mais

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Curso de Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Curso de Especialização em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Leia mais

Catálogo de Atividades...

Catálogo de Atividades... Catálogo de Atividades.... 2015 2016 .... O Parque YMCA CAMP ALAMBRE / PARQUE AMBIENTAL DO ALAMBRE Breve apresentação O Parque Ambiental do Alambre representa o Centro de Campo da Associação Cristã da

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR

REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR REGULAMENTO INTERNO DOS CAMPOS DE FÉRIAS DA LIPOR 1 1. Considerações Gerais A Lipor, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, com sede em Baguim do Monte, concelho de Gondomar,

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2014 / 2015 Pré-escolar e 1º Ciclo Ação Local Objetivos Atividades Materiais Recursos Humanos Receção dos Fomentar a integração da criança

Leia mais

FÉRIAS DE VERÃO 2014

FÉRIAS DE VERÃO 2014 FÉRIAS DE VERÃO 2014 O Museu da Carris oferece ateliers didáticos, interdisciplinares e criativos, que vão motivar as suas crianças durante o período de férias de Verão! Há muito para aprender, descobrir

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015

REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 REGULAMENTO DO PROGRAMA OLIVAIS EM FÉRIAS ANO 2015 Contactos da Junta de Freguesia Morada: Rua General Silva Freire, Lote C 1849-029 Lisboa Telefone: 21 854 06 90 Fax: 21 852 06 87 / 21 248 79 25 E-mail:

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Matéria

Leia mais

1. Acções de sensibilização

1. Acções de sensibilização PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL / 2013-2014 As atividades propostas compreendem diferentes momentos de reflexão, discussão e ação, dirigindo-se a toda a comunidade educativa que contempla diferentes níveis

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 TÍTULO DO PROGRAMA Balinha e Dentinho. 2 EPISÓDIO TRABALHADO Um punhado de sementes mágicas. 3 SINOPSE DO EPISÓDIO ESPECÍFICO O episódio Um punhado de sementes mágicas

Leia mais

Regulamento IX Raid Bttralhos Bodo das Castanhas

Regulamento IX Raid Bttralhos Bodo das Castanhas Regulamento IX Raid Bttralhos Bodo das Castanhas Organização A prova é organizada pelo Bttralhos Grupo, e terá lugar em Vermoil-Pombal no dia 25 de outubro de 2015, pelas 09H00. Provas e sua extensão 1

Leia mais

actividades d educação ambiental Centro Ambiental da Pena 2011 2012

actividades d educação ambiental Centro Ambiental da Pena 2011 2012 actividades d educação ambiental Centro Ambiental da Pena 2011 2012 Introdução O desenvolvimento económico, industrial e tecnológico verificado nas últimas décadas trouxe novas oportunidades mas, também,

Leia mais

SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE Lisboa, 20 de Maio 2011 ECOTECA DE OLHÃO Fátima Monteiro . Auxiliar de Serviços Gerais.Técnica Administrativa.

Leia mais

CRIANÇAS QUÍMICOS SABICHÕES À DESCOBERTA DA FLORA. Actividades de Verão. 11:00 13:00 (excepto aos fins de semana) 16:30 18:00

CRIANÇAS QUÍMICOS SABICHÕES À DESCOBERTA DA FLORA. Actividades de Verão. 11:00 13:00 (excepto aos fins de semana) 16:30 18:00 CRIANÇAS Actividades de Verão 11:00 13:00 (excepto aos fins de semana) 16:30 18:00 QUÍMICOS SABICHÕES Durante esta actividade os participantes contactam com experiências que lhes permitirão compreender

Leia mais

Comemoração do S. Martinho

Comemoração do S. Martinho RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO CLUBE DA FLORESTA ÁGUIA REAL O Clube da Floresta Águia-real é um projecto levado a cabo por alunos e professores, empenhados na sensibilização da população em geral e da comunidade

Leia mais

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO Unidade Didática: Terra Ambiente de Vida METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE.Antes de começar.como trabalhar em Ciências Terra Ambiente de Vida.Onde existe vida.primeira abordagem ao conceito de biosfera.salientar

Leia mais

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens

APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR. Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens APRESENTAÇÃO CINANIMA JÚNIOR Programas: Crianças, Adolescentes e Jovens O CINANIMA JÚNIOR é uma iniciativa que decorre anualmente na sequência do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARQUE VILLA LOBOS OBJETIVO Proporcionar atividades de campo visando sensibilização, conhecimento e conscientização de crianças, adolescentes, adultos e idosos sobre questões

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Plano de ação para o tema: Resíduos

Plano de ação para o tema: Resíduos Plano de ação para o tema: Resíduos Diagnóstico (situações a melhorar) Objetivo(s) Meta(s) Ações e Atividades Previstas Concretização Avaliação- instrumentos e Indicadores (de monitorização e avaliação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO MAIOR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMPO MAIOR s/ Canguru Matemático -estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática. -Desenvolver a capacidade de resolu de problemas. matemática do 2º - Provas elaboradas pela organiz -Provas

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Um Mergulho na Biologia (Ecologia) Alana Bavaro Nogueira Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas

Leia mais

C.P.L.P. Fundado em 17 de Julho de 1996; Comunidade dos países de língua portuguesa;

C.P.L.P. Fundado em 17 de Julho de 1996; Comunidade dos países de língua portuguesa; Guiné-Bissau SNIRH C.P.L.P. Fundado em 17 de Julho de 1996; Comunidade dos países de língua portuguesa; Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor

Leia mais

Perguntas Frequentes PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE CONTROLE AMBIENTAL

Perguntas Frequentes PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE CONTROLE AMBIENTAL Perguntas Frequentes 1. Para quais atividades a SEMEIA realiza o licenciamento ambiental? Resposta: Atualmente a SEMEIA realiza o licenciamento ambiental de: fontes de poluição sonora, transporte de resíduos

Leia mais

Critérios de classificação:

Critérios de classificação: É com enorme satisfação que informamos que foi atribuído pelo ICNF o reconhecimento da ArcosHouse como Empreendimento de Turismo de Natureza. Critérios de classificação: Critérios para Reconhecimento (nº

Leia mais

Conhecer, sentir e viver a Floresta

Conhecer, sentir e viver a Floresta Projeto de Sensibilização e Educação da População Escolar Conhecer, sentir e viver a Floresta 2011-12 Floresta, Fonte de Vida Guia das Atividades - - Dia de S. Martinho, Castanhas e Castanheiros - Dia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCABIDECHE ESCOLA BÁSICA 2,3 DE ALCABIDECHE Sede 1. Identificação DEPARTAMENTO: Pré-Escolar PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES - PROPOSTA DE ACTIVIDADES ANO LECTIVO - 2010 / 2011 Coordenador(a):

Leia mais

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva

PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES. NEI João Machado da Silva PROJETO EDUCANDO COM A HORTA: CORES AROMAS E SABORES NEI João Machado da Silva Justificativa Aproveitar racionalmente a pequena disponibilidade de espaço de terra do NEI João Machado da Silva na produção

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Meta e Estratégias. Meta EDUCAÇÃO AMBIENTAL Meta e Estratégias Meta Universalizar a educação socioambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, como uma prática inter, multi e transdisciplinar, contínua e permanente nos

Leia mais

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade.

b. Promover a contribuição das artes e humanidades, assim como das ciências, na educação para sustentabilidade. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável. b. Promover a contribuição das artes e humanidades,

Leia mais

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2014/2015. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas

Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2014/2015. Plano Anual de Atividades do Programa Eco Escolas Escola Básica e Secundária do Porto Moniz Ano Letivo 2014/2015 Plano Anual de Atividades do Programa Eco Plano Anual de Atividades do Programa Eco Ano Letivo 2014-2015 Calendarização Atividades Objetivos

Leia mais

I Seminário de Educação Ambiental Educação e Cidadania para uma Intervenção Ambiental Sustentável Painel Educação Ambiental e Sustentabilidade

I Seminário de Educação Ambiental Educação e Cidadania para uma Intervenção Ambiental Sustentável Painel Educação Ambiental e Sustentabilidade I Seminário de Educação Ambiental Educação e Cidadania para uma Intervenção Ambiental Sustentável Painel Educação Ambiental e Sustentabilidade Esposende Ambiente um contributo para a sustentabilidade Esposende,

Leia mais

GUIA DE ATIVIDADES DE

GUIA DE ATIVIDADES DE ATIVIDADES DE ATIVIDADES CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pré-Escolar & 1º Ciclo CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALBUFEIRA Localização: Quinta da Palmeira - R. dos Bombeiros Voluntários - 8200 ALBUFEIRA TEL.:

Leia mais

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade

TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Cultura Ambiental nas Escolas Oficina Educação para Sustentabilidade TETRA PAK E ONG NOOLHAR Projeto Oficina Educação para Sustentabilidade Sala de Capacitação do Centro Paulo Freire Recife, Pernambuco (PE) Educador Ambiental: William Monteiro Rocha Cidade: Recife (Pernambuco)

Leia mais

Cada instituição tem que obrigatoriamente apresentar as facturas das respectivas despesas no âmbito do projecto candidatado.

Cada instituição tem que obrigatoriamente apresentar as facturas das respectivas despesas no âmbito do projecto candidatado. Programa de Educação Ambiental Círculo Mágico 2007/2008 O programa Círculo Mágico, ano lectivo 2007/2008, seguirá a seguinte metodologia: Abordará, no âmbito do apoio aos projectos candidatados pelas escolas,

Leia mais

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!

PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! PROJETO PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE! ENFOQUE De acordo com o dia mundial sem compras, 27 de novembro de 2012, criamos o PLANETA NA MENTE, CONSUMO CONSCIENTE!. Trata-se de uma Campanha que tem

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO DE CASCAIS Ano letivo 2012/2013 TEMA VAMOS ADOTAR UMA RIBEIRA. ÂMBITO Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 e a Década da Biodiversidade

Leia mais

Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico de Brasília JBB

Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico de Brasília JBB CONVITE Semana do Meio Ambiente do Jardim Botânico de Brasília JBB 05 a 10 de Junho de 2011, das 09 às 17h Jardim Botânico de Brasília SMDB Conjunto 12 Lago Sul Informações: 3366-1438 jardimbotanicodebrasilia@gmail.com

Leia mais