Our Passion for your Protection. E-Guard.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Our Passion for your Protection. E-Guard."

Transcrição

1 E-Guard

2 Our Passion for your Protection. E-Guard.

3 Índice. Conteúdo. Filosofía 1 Filosofia 1 Desarrollo Ensayos Balística y explosiones Desenvolvimento Realização de testes Balística e explosões Concepto de protección 8 Conceito de proteção 8 Confort y tecnología 10 Conforto e tecnologia 10 Equipamiento Datos y cifras Equipamentos Dados e fatos Servicio postventa y garantía 14 Manutenção e garantia 14

4 Filosofía Filosofia 7 Protección integrada. A la vanguardia desde hace ocho décadas. Proteção integrada. Pioneirismo. 80 anos de tradição. Su protección personal es nuestro principal objetivo. Y no sólo desde ayer. Sino desde hace ocho décadas. En 1928 desarrollamos el principio de protección integrada de fábrica. La idea: un sistema de protección integral que se equipa desde el principio, y no a posteriori. Competencia de producción y desarrollo constantemente optimizados. Siempre a la vanguardia. Para nós, sua segurança é muito importante. E isto não é de hoje - já há 80 anos temos trabalhado a seu favor. Em 1928, desenvolvemos o princípio da proteção integrada de fábrica. A ideia era conceber um sistema de proteção abrangente que não fosse adaptado ao veículo após a sua fabricação, mas sim, nele integrado desde a origem, durante a sua construção. Aperfeiçoamento contínuo da competência no desenvolvimento e produção. Pioneirismo.

5 8 Filosofía Filosofia 9 La respuesta correcta a su protección personal: el E-Guard. A resposta certa para a sua segurança pessoal: E Guard. Quien viaja mucho, quiere sentirse seguro. Especialmente en un mundo en el que aumentan las amenazas es fundamental que un vehículo blindado no aparente serlo. Debe garantizar la máxima discreción y pasar desapercibido. Lo único que llama la atención es que el E-Guard posee y ofrece todas las ventajas de la Clase E, la berlina de empresa con más éxito del mundo: elegancia atlética, excelente confort y una elocuente aptitud para el uso diario. En una palabra: ejemplar. Sentir-se seguro é uma prioridade para quem está sempre em trânsito. Com a crescente violência no mundo, isto se torna ainda mais urgente. E sentir-se seguro significa também que o veículo blindado não pode ser identificado como tal, mas sim, oferecer máxima discrição e sobriedade. Um aspecto, porém, não passa despercebido: o E Guard oferece todas as vantagens do Classe E, o sedã executivo de mais prestígio no mundo: caracterizado por sua elegância esportivae oferecendo conforto e praticidade no uso diário, sua personalidade é exemplar.

6 10 Desarrollo Desenvolvimento 11 La protección integral no se equipa a posteriori. Debe tenerse en cuenta desde un principio. Blindagem integrada é blindagem antecipada. Para que cuente con un compañero de viaje seguro en cualquier situación, desarrollamos completamente el E-Guard desde la base. Mucho antes de realizar los primeros bocetos de diseño y antes de dotarle de rostro, estudiamos el concepto de protección y el aumento de peso, el tren de rodaje, el confort y la aptitud para el uso diario. Se tiene en cuenta cada detalle, que se registra en el pliego de condiciones. Todo para que el E-Guard ofrezca lo que no podría una Clase E equipada a posteriori: calidad de fábrica. Para que você esteja protegido em qualquer situação, o desenvolvimento do seu E Guard começa já na origem. Muito antes do primeiro esboço e de ganhar uma feição própria, diversos aspectos são analisados cuidadosamente: o conceito de blindagem, o peso adicional, o chassi, o conforto e a aptidão para o uso diário. Cada detalhe é ponderado e registrado no caderno de encargos. Tudo isto confere à essência do E Guard algo que um Classe E com blindagem posterior jamais poderia oferecer: qualidade direto de fábrica.

7 12 Entwicklung Desarrollo Desenvolvimento Entwicklung 13 El elemento de protección más importante: la competencia de desarrollo. O componente de proteção mais importante: competência em desenvolvimento. Con el E-Guard, usted se beneficia por partida doble: de la eficaz protección de un vehículo blindado y de las ventajas de la Clase E. Una tarea difícil que sólo puede solucionarse en la fase de desarrollo que tiene lugar paralelamente al desarrollo de la serie y corre a cargo de los especialistas que mejor conocen los vehículos Mercedes y la compleja interacción de todos los factores: nuestros ingenieros. El objetivo de su trabajo es perfeccionar el arte de lo invisible. Para que pueda disfrutar en cada momento de la calidad de los vehículos de serie y relajarse sabiendo que está seguro. Dentro de un auténtico refugio. Rodeado de un confort palpable y una elegancia manifiesta. De esta forma podemos garantizar algo que ninguna empresa de blindaje a posteriori puede: desarrollo desde el principio. Com o E Guard, você desfruta tanto das vantagens de um Classe E quanto da proteção de um automóvel blindado. Unir estes dois aspectos significa um grande desafio a ser vencido na etapa de desenvolvimento. O trabalho é realizado paralelamente à produção em série e por aqueles que mais entendem de um Mercedes-Benz e de sua complexidade: nossos engenheiros. Eles trabalham visando levar à perfeição a arte de tornar a blindagem invisível. Com isto, a cada momento você desfruta do alto luxo do veículo de série, ao mesmo tempo em que se sente seguro e protegido, envolvido por uma verdadeira câmara protetora, caracterizada por excelente conforto e invejável elegância. Isto nos permite garantir o que uma blindagem posterior jamais sonharia em oferecer: sofisticado desenvolvimento desde a origem.

8 14 Desarrollo: Ensayos Desenvolvimento: Realização de testes 15 Estándar de pruebas a la Mercedes-Benz: sin compromiso. Padrão de testes: Mercedes-Benz. o mais árduo possível. El E-Guard debe demostrar sus aptitudes desde la fase de desarrollo. Lo hacemos circular por calzadas en mal estado normalizadas, simulamos las condiciones más duras y lo sometemos a solicitaciones extremas continuadas. Comprobamos la resistencia estructural de la carrocería básica, así como la precisión dimensional y la calidad de la superficie. Lo que para otros resulta excesivo, para nosotros es estándar. Igual que en la serie y, con ello, parte integrante de las exhaustivas pruebas de calidad y seguridad de Mercedes-Benz. Cada vehículo Mercedes debe superar estas pruebas con éxito. También el E-Guard. Sólo así podemos estar seguros de que el E-Guard satisface todas las exigencias. Y de que es digno merecedor de la garantía de la marca Mercedes-Benz. O E Guard é submetido a testes para comprovar a sua qualidade ainda no estágio de desenvolvimento. Em trajetos padronizados com más condições e de alto nível de dificuldade, simulamos as mais árduas condições, testando a resistência do veículo ao extremo. São postas à prova a solidez da estrutura da carroceria, a estabilidade dimensional e o acabamento da superfície. O que outros chamariam de condições árduas é nosso padrão normal de exigência. Exatamente como nos veículos de série e, portanto, correspondendo ao amplo leque de testes de segurança e qualidade típicos da Mercedes-Benz. Todos os Mercedes têm que atravessar a bateria de testes com sucesso, e o E Guard não é exceção. Isto assegura que um E Guard satisfaça a todas as exigências e, com isso, receba com mérito a promessa de garantia da marca Mercedes-Benz.

9 16 Desarrollo: Ensayos Desenvolvimento: Realização de testes Un E-Guard marca nuevas pautas incluso en las pruebas de colisión. Le tranquilizará saber que su E-Guard es también un lugar seguro en caso de accidente, gracias a su estructura especialmente reforzada. Ante la atenta mirada de los ingenieros encargados de su desarrollo, el E-Guard debe demostrar sus aptitudes en pruebas de colisión específicas, poner de manifiesto que el habitáculo permanece intacto y dar testimonio de que los sistemas de retención ofrecen a los ocupantes una protección de primera. Desde los cinturones hasta los airbags. Con la misma eficacia y contundencia que en la Clase E. E Guard: definindo padrões também em crashtests. Graças à sua estrutura especialmente reforçada, o E Guard oferece segurança até mesmo em caso de acidente. Submetido aos rigorosos critérios dos engenheiros que o desenvolvem, o E Guard enfrenta crashtests específicos. O objetivo é demonstrar que o habitáculo de passageiros permanece intacto e documentar como a eficácia dos sistemas de segurança proporcionam excepcional proteção aos ocupante. Do cinto ao airbag. A mesma superioridade e imponência que caracterizam o Classe E.

10 18 Desarrollo: Ensayos Desenvolvimento: Realização de testes Nuestras pruebas sólo aceptan un resultado: la calidad Mercedes-Benz. Em nossos testes, somente um resultado é possível: a Qualidade Mercedes-Benz. Su E-Guard convence igual que la Clase E: desde la protección anticorrosión hasta el comportamiento, dinamismo y seguridad de marcha. Para que sea así, la carrocería básica se somete a un proceso de imprimación cataforética por inmersión y se pinta una vez se han tenido en cuenta las medidas de protección especial relevantes para la estructura básica. Para ello, hemos trabajado a conciencia desde la fase de desarrollo, considerando e integrando las modificaciones necesarias derivadas del aumento de peso, adaptando el tren de rodaje, los frenos, los sistemas de regulación electrónicos. Después hemos sometido al E-Guard a las más diversas pruebas: ensayos en los Alpes, ensayos de corrosión de larga duración y ensayos en cámara climática. En ellos ha demostrado que es capaz de dar todo aquello que se espera de un Mercedes. Resistência à corrosão, comportamento e dinâmica de condução, segurança: nisto e muito mais, o E Guard não fica atrás do Classe E. Para isto, após aplicados os elementos da blindagem, a carroceria recebe um banho catódico e, em seguida, a pintura. O peso extra resultante das adaptações é completamente integrado ao projeto. O chassi, os freios e os sistemas eletrônicos de controle são ajustados às novas exigências - o empenho dos engenheiros é máximo. Em seguida, o E Guard é levado a pistas de testes das mais variadas naturezas. Percurso nos Alpes, ensaios de resistência anticorrosiva, provas de durabilidade sob clima adverso. É aqui que o E Guard mostra todo o seu potencial - o mínimo que se espera de um Mercedes-Benz.

11 20 Desarrollo: Ensayos Desenvolvimento: Realização de testes 21 Nuestra convicción: sólo los ensayos más duros permiten conocer la verdad. Nossa experiência confirma: o momento do teste é a hora da verdade. La nieve y el hielo, la humedad y el desierto ponen a prueba a cualquier vehículo. Todavía más a un vehículo blindado cuyo peso es mayor que el de una berlina de serie a consecuencia de los componentes de protección adicionales que equipa. Mediante ensayos a velocidades elevadas, nos aseguramos de que su E-Guard domine las situaciones extremas como cabe esperar de un Mercedes. Tras circular por carreteras con las más diversas y difíciles condiciones de marcha, podemos confirmarlo: todos los sistemas de regulación electrónicos, del ABS al ESP se activan en el momento preciso para asistir al conductor eficazmente en las situaciones críticas. Cada detalle, al igual que el vehículo completo, está debidamente armonizado para que se adecue al servicio cotidiano y ofrezca el máximo rendimiento y resistencia. Para su seguridad y confort. Neve, piso escorregadio, chuva e regiões desérticas exigem o máximo de cada veículo. As dificuldades se fazem sentir de forma pronunciada em um automóvel blindado, cujos elementos de proteção lhe conferem um peso superior ao de um sedã convencional. Testes de alta velocidade confirmam a vocação do E Guard para superar com maestria as mais extremas situações: um verdadeiro Mercedes. Realizadas nas mais difíceis e diferentes pistas, as avaliações não deixam dúvida: o ABS, o ESP e demais sistemas eletrônicos de controle entram em ação no momento certo para assistir o condutor nas mais críticas situações de condução. Cada detalhe do veículo é calibrado com precisão, garantindo a versatilidade no alto desempenho, resistência e aptidão para o uso diário, e comprovando a segurança e conforto oferecidos.

12 22 Desarrollo: balística y explosivos Desenvolvimento: balística e explosivos 23 Ensayamos emergencias. Sin dejar nada al azar. Testes preveem caso grave e acaso. La lista de ensayos balísticos es larga. No sólo se verifican los materiales, sino el vehículo completo; las superficies, transiciones de material, juntas funcionales como p. ej, en la puerta: el vehículo completo se somete de forma íntegra y con precisión a impactos de balas, así como a diversos ensayos y exigencias según las más estrictas normas y directrices definidas por autoridades internacionalmente reconocidas. Todos los puntos de impacto son definidos por la Oficina de ensayos balísticos. Y todavía hay más: los expertos independientes de la Oficina de ensayos balísticos buscan en las primeras fases de fabricación, en las que todavía pueden verse los elementos de protección, las posibles áreas sensibles y las someten a impactos de balas con especial insistencia. Por supuesto, también deben superar esta prueba. Na longa lista de testes balísticos, são colocados à prova não apenas os materiais utilizados, mas o veículo como um todo. Os rigorosos testes, exatamente definidos por normas e diretrizes elaboradas por institutos reconhecidos internacionalmente, são aplicados em cada centímetro do veículo: superfícies, junções de materiais, encaixes móveis como nas portas. Todos os pontos de impacto são estipulados pela Autoridade de Armamentos alemã. Além disso, o veículo também é examinado num estágio da montagem em que os componentes da blindagem ainda estão aparentes - isto permite à Autoridade de Armamentos e a especialistas independentes identificarem áreas que poderiam significar um ponto frágil na carroceria. Durante o teste balístico, atenção especial é dada a estes pontos, que, obviamente, também devem oferecer a resistência exigida.

13 24 Desarrollo: balística y explosivos Desenvolvimento: balística e explosivos 25 Nivel de protección según BRV2009 Classes de proteção conforme a BRV2009 Nivel Classe VR1 VR2 VR3 VR4 Tipo de arma Tipo de arma Proyectil Projétil Resistencia Resistência Armas de hasta.22 LR Armas até.22lr VR = Vehicle Resistance (resistencia del vehículo) BRV = Directriz para la verificación y certificación de vehículos resistentes a balas VR = Vehicle Resistance (Resistência do Veículo) BRV = Diretriz para o Teste e Certificação de Veículos à Prova de Bala Armas de fuego cortas de hasta 9 mm (Parabellum) Armas portáteis até 9 mm Luger (Para) Armas de fuego cortas de hasta.357 mm Magnum Armas portáteis até.357 mm Magnum Armas de fuego cortas de hasta.44 Magnum Armas portáteis até.44 Magnum Su refugio: verificado y certificado oficialmente. O seu espaço seguro, oficialmente testado e certificado. Su E-Guard con alta protección cumple los requisitos del nivel de protección VR4 que comprende desde impactos con armas de fuego cortas, como las utilizadas en la delincuencia casual y callejera, hasta.44 Magnum, de acuerdo a la VR4. Esta norma define distintos parámetros, como la velocidad del proyectil o la distancia entre el arma y el vehículo. El resultado no puede ser más satisfactorio para usted y para nosotros: la totalidad del habitáculo está protegido a prueba de balas y certificado según el nivel de protección VR4. Para su seguridad, vamos aún más allá: con el objetivo de que los ensayos sean lo más reales posible, las pruebas se realizan, también en la zona de las juntas, desde distintos ángulos de impacto y no sólo desde 45 o 90. De este modo, se cumplen las estrictas disposiciones de la norma oficial BRV de Adicionalmente, el E-Guard ha superado con éxito otras dos pruebas importantes: el impactode 3 proyectiles en forma triangular y la prueba de multi-hit según el certificado. De esta forma podemos garantizar que el habitáculo del E-Guard es, a nuestro saber y entender, lo que se espera de él: su refugio. Caracterizado por alto nível de segurança, o seu E Guard satisfaz as exigências da classe de proteção VR4. Ela engloba desde armas portáteis como as comumente utilizadas na criminalidade urbana, até calibres equivalentes à da Magnum.44, conforme a VR 4. A norma define parâmetros como a velocidade do projétil ou a distância entre a arma e o veículo. O resultado: todo o espaço interno oferece proteção contra a passagem de projéteis e é certificado conforme a VR4. Em prol da sua segurança, a Mercedes-Benz dá um passo além: a fim de refletir condições reais de risco, são verificados não somente os ângulos de incidência de projéteis de 45 e 90, mas também ângulos arbitrários nas áreas de encaixe. Isto proporciona conformidade aos rigorosos critérios da diretriz oficial BRV Além disso, o E Guard foi submetido com êxito a dois outros procedimentos de teste: o disparo triplo em triângulo e o Multi-hit, ambos com certificação. Isto nos permite garantir absolutamente que a célula de ocupantes do E Guard é justamente aquilo que deve ser: o seu espaço de proteção.

14 26 Desarrollo: balística y explosivos Desenvolvimento: balística e explosivos 27 Tenemos también una respuesta para los peligros extremos. Soluções para níveis maiores de risco. Ir más allá de la norma no es para nosotros el fin en sí mismo: nuestro único objetivo es protegerle en situaciones reales. Por eso, si lo desea, podemos equipar su E-Guard con un blindaje especial en el piso. Su cometido es proteger el piso completo, tanto en la zona del habitáculo como el depósito de combustible. El acero inoxidable utilizado evita que se adhieran magnéticamente elementos extraños. Hemos certificado en diversos puntos la resistencia del blindaje del piso a la detonación de una granada de mano DM51. Y no se preocupe por la manejabilidad de un E-Guard con blindaje del piso: no notará la diferencia. Nos encargamos de ello desde fábrica. Estar acima da norma não constitui um fim em si próprio, mas sim, está a serviço da sua proteção contra os reais riscos existentes. Neste sentido, oferecemos como equipamento adicional para o seu E Guard uma blindagem especial de piso. Ela tem o objetivo de proteger toda a área do piso sob o interior do veículo e sob o tanque de combustível. Confeccionada em aço inoxidável, ela impede que metais se prendam por magnetismo. Testes realizados com granadas de mão DM 51 em diferentes pontos da blindagem demonstraram a sua confiabilidade também frente a tais ataques. E o comportamento do E Guard na pista é comparável ao de um modelo sem blindagem - este é um compromisso que levamos à sério já na linha de montagem.

15 28 Concepto de protección Conceito de proteção 29 La protección integral no se ve. Blindagem integrada é blindagem invisível. El E-Guard se caracteriza por su discreción y capacidad de pasar desapercibido. Por un buen motivo. Nadie debe intuir que se trata de un vehículo blindado. Por ello hemos ocultado perfectamente su densa red de elementos de protección bajo una apariencia idéntica a la de serie. Algunos de los elementos con los que trabajamos: tecnologías innovadoras y materiales selectos, acero de alta resistencia y combinaciones de materiales inteligentes, construcciones ingeniosas y solapamientos. Para que disponga de lo que más necesita: una protección altamente eficaz. Desde cristales inastillables y a prueba de balas, que garantizan la máxima calidad visual, hasta neumáticos con propiedades de rodaje de emergencia. Sin olvidar un importante plus de seguridad: su discreción. Discrição e sobriedade são qualidades que distinguem o E Guard. E por uma boa razão: a sua blindagem deve passar despercebida para quem está do lado de fora. Por isto, tornamos invisível o seu exclusivo sistema de componentes da blindagem, ocultando-o perfeitamente sob a sua superfície exterior, idêntica ao modelo produzido em série. Trabalhamos com tecnologias inovadoras, materiais selecionados, aço de alta rigidez, inteligentes combinações de materiais, construções sofisticadas e sistemas de sobreposição. E o resultado é exatamente aquilo de que você mais necessita: proteção altamente eficaz. O leque de recursos tecnológicos inclui desde vidro à prova de balas e estilhaços de mais alta qualidade óptica, até pneus próprios para marcha de emergência. E a discrição proporcionada é uma segurança adicional.

16 30 Concepto de protección Conceito de proteção 31 Protección y confort combinados inteligentemente. Proteção e conforto combinados de forma inteligente. La protección integrada es un trabajo a la medida. Tan preciso que resulta imperceptible. Por fuera y por dentro. Tanto al acceder al vehículo como en su interior. Todos los elementos de protección han sido desarrollados e integrados con exactitud, como si se tratara de una segunda piel, sin afectar al habitáculo, la sensación de espacio o la seguridad. El tren de rodaje ha sido reforzado especialmente y todos los sistemas de control de la estabilidad han sido adaptados acertadamente. Airbags, sistemas de retención y de regulación: numerosas innovaciones de la serie están a su disposición en el E-Guard para asistirle en caso necesario y de forma ilimitada. Proteção integrada significa um produto feito sob medida. Tão preciso que você mal percebe. Nem no exterior, nem em seu interior. Nem no embarque, nem ao desfrutar do espaço interno. A forma de todos os componentes de proteção é tão exata que lhes permitem ser integradas ao veículo como uma segunda pele, preservando as características do espaço interno, bem como garantindo a segurança. O chassi é reforçado em pontos estratégicos e todos os sistemas de dinâmica de condução são adaptados de forma inteligente. Airbags, sistemas de retenção e controle - inúmeras inovações introduzidas no Classe E e que agora também integram o E Guard.

17 32 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 33 Individualidad y personalidad de una Clase E Individualidade e personalidade de um Classe E. El diseño, el equipamiento, el confort: todo lo que hace de la Clase E un vehículo tan interesante y atractivo, se encuentra también en el E-Guard. No nos hemos olvidado de incluir ningún elemento básico en el E-Guard. Tan sólo hemos añadido algo fundamental: hemos integrado a la perfección el arte de la protección. Usted decide qué rasgos personales debe poseer su E-Guard, desde el paquete exclusivo hasta designo, pasando por las líneas AVANTGARDE o ELEGANCE. Design, equipamento, conforto: tudo aquilo que faz do Classe E um automóvel agradável e convidativo caracteriza também o E Guard. No E Guard, nada de importante foi deixado de fora. E adicionamos algo fundamental: a arte da proteção perfeitamente integrada. Para conferir um toque pessoal ao seu E Guard, diversos designs estão à sua disposição: desde o pacote exclusivo, passando pelo designo, até as linhas AVANTGARDE e ELEGANCE.

18 34 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 35 Protección: E-Guard. Estilo: AVANTGARDE. Proteção: E Guard. Estilo: AVANTGARDE. Lo que caracteriza a la línea AVANTGARDE, también diferencia a su E-Guard. El carácter marcadamente deportivo y dinámico se pone de manifiesto tanto en el interior como en el exterior. Desde la forma de los asientos a las atléticas líneas de su carrocería. Una cualidad que se aplica consecuentemente hasta en el diseño de las llantas. Al igual que en la serie, pueden añadirse otros rasgos exteriores distintivos. El innovador sistema de pintado de Mercedes-Benz permite obtener un brillo duradero tanto en pinturas estándar como metalizadas. Maderas y cueros nobles invitan a jugar también con la configuración del interior. Y el programa designo permite personalizar todavía más el vehículo. A linha AVANTGARDE também está disponível no E Guard. Marcando o seu interior e o exterior, ela enfatiza o caráter dinâmico e esportivo. Dá forma original aos bancos e confere linhas esportivas ao veículo. Um estilo que se reflete até no design das rodas. Assim como no modelo de série, o E Guard pode receber um toque especial em seu visual. O inovador sistema de pintura da Mercedes-Benz proporciona brilho intenso e duradouro tanto na versão normal como na metálica. As inúmeras possibilidades de acabamento em madeira nobre e couro, designo instigam ainda mais a sua criatividade, dando espaço para você expressar a sua individualidade.

19 36 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 37 Protección: E-Guard. Estilo: ELEGANCE. Proteção: E Guard. Estilo: ELEGANCE. Elegancia noble y confort palpable son las características de la línea ELEGANCE. Al igual que la Clase E, el E-Guard subraya también este carácter. Elementos de cromo brillante embellecen el exterior. Telas y cueros selectos, elegantes aplicaciones y maderas se combinan para configurar un interior en el que armonizan las formas y los colores. Concebido como un vehículo confortable de 5 plazas, el E-Guard convence con cualquier equipamiento por su amplitud. En combinación con el blindaje del piso opcional, equipa en la parte trasera asientos individuales en lugar del banco trasero de serie. Elegância e conforto são a marca registrada da linha ELEGANCE, que caracteriza também a versão blindada E Guard. O exterior é valorizado por elementos cromados, no interior, couro e materiais de qualidade superior, requintados adornos e madeiras harmonizam-se em cor e forma. Concebido para acomodar confortavelmente cinco ocupantes, o E Guard convence pela generosidade no espaço interno. Na versão dotada de blindagem opcional de piso, o banco traseiro de série dá lugar a bancos individuais.

20 38 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 39 Una característica de calidad especial: la visibilidad. Um aspecto especial de qualidade: ampla visão. A primera vista es tan sólo una puerta. Si se observa con atención, nos damos cuenta de que es una obra maestra en materia de protección especial. Las ventanillas y los elevalunas están integrados mediante un procedimiento especial. Las ventanillas laterales pueden bajarse por completo delante y casi por completo detrás. Los elevalunas delanteros se suministran de serie. Otra particularidad: la elevada calidad óptica del acristalamiento integral de policarbonato, que presenta unas características excepcionales; es altamente resistente, inastillable y a prueba de balas. La luneta térmica de serie optimiza la visibilidad bajo cualquier condición meteorológica. Opcionalmente se dispone de parabrisas calefactado. O que à primeira vista é uma simples porta, em exame mais cuidadoso revela-se uma pequena obra de arte no quesito blindagem. Os vidros e elevadores são integrados por meio de uma técnica e special. Nas portas da frente, os vidros podem ser abertos por inteiro, e nas de trás quase que completamente. Os elevadores de vidros das portas dianteiras são um equipamento de fábrica. Outra particularidade é a excepcional qualidade óptica dos vidros em policarbonato, que alia alta resistência, proteção contra estilhaços e a qualidade de ser à prova de bala. Além disso, de série é fornecido um sistema de aquecimento do vidro traseiro que proporciona melhor visibilidade em qualquer condição climática. Opcionalmente, o para-brisa também pode ser fornecido com aquecimento.

21 40 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 41 Nuestro sistema de protección: pensado al detalle. Nosso sistema de proteção prevê cada detalhe. Cuanto más inteligente es la técnica, más fácil resulta su manejo, y más fiable su eficacia: De acuerdo a esta máxima hemos desarrollado el sistema de alarma de emergencia. Este ingenioso sistema se activa con sólo pulsar un botón. Los ocupantes del E-Guard pueden activarlo desde cualquier asiento en cuanto detecten un peligro. El sistema bloqueará de inmediato todas las puertas, y encenderá y apagará los faros e intermitentes a intervalos emitiendo al mismo tiempo una señal acústica. Sin necesidad de abrir las puertas o las ventanas, el intercomunicador permite ponerse en contacto con el exterior. Otro detalle especial: la apertura de emergencia iluminada de la tapa del maletero. Es suficiente con accionar la palanca para liberarse del maletero en cualquier momento. Incluso si la tapa del maletero ha sido bloqueada desde el exterior. Tecnologia inteligente se traduz em facilidade na operação e confiabilidade no funcionamento. Seguindo este lema, desenvolvemos o sistema de chamada de emergência Basta o toque de um botão para ativar o sofisticado sistema. Em situação de perigo, o sistema pode ser acionado de qualquer um dos lugares nos bancos. Imediatamente as portas são bloqueadas, os faróis, lanternas e luzes de pisca começam a pulsar intermitentemente e um sinal acústico é emitido. Um sistema de comunicação permite o contato com o exterior sem a necessidade de abrir portas ou janelas. Outro detalhe a destacar é o dispositivo iluminado para abertura de emergência da tampa do porta-malas. Também aqui basta apenas um movimento e, mesmo com a tampa do porta-malas bloqueada por fora, ela se abre, permitindo a saída em uma emergência.

22 42 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 43 Tres motorizaciones: a cuál más potente. Três variantes de motor dotadas de muita força. Con un elevado par motor, potentes, silenciosos y de consumo reducido: los motores del E-Guard ofrecen una potencia extraordinaria disponiendo en cada situación de importantes reservas de seguridad. Los motores de gasolina E 500 y E 350 y el motor diesel E 350 CDI BlueEFFICIENCY convencen por sus excelentes prestaciones. El E 350 CDI con motor V6. Con una potencia de 170 kw (231 CV), el E 350 CDI BlueEFFICIENCY entrega un par motor máximo de 540 Nm, lo que se traduce en una capacidad de aceleración excelente y en bajos niveles de emisión y consumo. El E 350 con motor V6. Un balance impecable: 200 kw (272 CV) y un par máximo de 350 Nm. El E 500 con motor V8. Tradicionalmente el más potente de la gama de motorizaciones de la Clase E. Sus 285 kw (388 CV) desarrollan un par máximo de 530 Nm y aceleran de 0 a 100 km/h en tan sólo 5,5 segundos. Com grande torque, muita força, silenciosa e econômica: a tecnologia de motores do E Guard oferece desempenho superior, proporcionando reservas de força em qualquer situação. As versões a gasolina E 500 e E 350 e a versão a diesel E 350 CDI BlueEFFICIENCY convencem pela sua força e desempenho. E 350 CDI com motor de 6 cilindros em V. Caracterizado por uma potência de 231 CV, o E 350 CDI BlueEFFICIENCY desenvolve um torque máximo de 540 N.m. que proporciona força de tração superior aliada a baixo consumo e reduzidos níveis de emissões. E 350 com motor de 6 cilindros em V. 272 CV de potência e torque máximo de 350 N.m. E 500 com motor de 8 cilindros em V. Mantendo a tradição de líder em desempenho na gama de motores do Classe E, este motor tem uma potência de 388 CV e um torque máximo de 530 N.m., permitindo-lhe acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.

23 44 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 45 El cambio: 7G-TRONIC. Câmbio 7G-TRONIC. 7G-TRONIC aúna confort, dinamismo y seguridad. Independientemente de si prefiere un modo de conducción deportivo o económico: el cambio 7G-TRONIC de la Clase E convence también en el E-Guard en todos los aspectos, en cualquier situación. Otra ventaja: su manejo intuitivo y ergonómico. Los cortos puntos de acoplamiento y la suavidad de los cambios de relación mejoran adicionalmente el confort de acoplamiento y el nivel de ruidos. Los motores del E-Guard están equipados de serie con el cambio automático de 7 velocidades 7G-TRONIC y la palanca de cambio DIRECT SELECT en la columna de dirección. Su efecto no se hace esperar: el E-Guard acelera con dinamismo y presenta un gran poder de recuperación, lo que le permite ofrecer un plus de seguridad en situaciones críticas. O câmbio 7G-TRONIC concilia dinâmica a conforto e segurança. Não importa se o seu estilo de dirigir é mais econômico ou esportivo: O câmbio 7G-TRONIC do Classe E, também presente no E Guard, convence em cada detalhe, em cada situação. Outra vantagem é a sua operação intuitiva e ergonômica. Trocas de marcha mais rápidas e suaves proporcionam adicional conforto e baixo nível de ruído. As três versões de motores do E Guard são equipadas de fábrica com o câmbio automático de sete marchas 7G-TRONIC e alavanca seletora DIRECT SELECT integrada à coluna da direção. Resultado: o seu E Guard acelera com dinamismo e desenvolve um forte poder de tração, proporcionando ainda mais segurança em situações críticas.

24 46 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 47 Un tren de rodaje armonizado con precisión. O chassi: adaptação exata. El confort y la agilidad son inherentes a la Clase E. Para que no tenga que prescindir de estas cualidades, hemos adaptado perfectamente todos los sistemas al mayor peso del vehículo: tren de rodaje, AIRMATIC, frenos, sistemas de regulación. Para que disfrute del mayor confort posible. Dirección directa. La dirección directa trabaja con una desmultiplicación más directa. De esa manera es más sencillo manejar el volante con ángulos de giro grandes, por ejemplo, al aparcar o al tomar curvas estrechas. El resultado es palpable: su E-Guard gana en agilidad y confort al volante. AIRMATIC. La suspensión neumática AIRMATIC con sus amortiguadores adaptativos, se adapta a la perfección a las condiciones de la calzada, a la carga y al estilo de conducción. El conductor puede elegir manualmente entre un ajuste confortable y otro más deportivo. Si es necesario, el sistema conmuta automáticamente a un reglaje más rígido. Además, es posible variar la altura del vehículo con tan solo pulsar un botón. Otra ventaja de AIRMATIC: la altura del vehículo se mantiene constante aunque el vehículo esté cargado. El sistema AIRMATIC se equipa en todos los modelos E-Guard. En el E 500 Guard, incluso de serie. No Classe E, conforto e agilidade são prioridade. Para que você não tenha de abrir mão de nenhum recurso do Classe E, realizamos todas as adaptações necessárias no E Guard para compensar o peso extra: chassi, AIRMATIC, freios, sistemas de controle. Para o máximo de conforto. Direção direta. A direção direta permite uma relação mais direta de direção, exigindo, assim, menor giro do volante em manobras de maior ângulo, por exemplo ao estacionar ou em curvas fechadas. O seu E Guard ganha em agilidade e conforto nas manobras. AIRMATIC. Com seus amortecedores adaptativos, a suspensão pneumática AIRMATIC adapta-se perfeitamente às condições de carga, da pavimentação e às características de condução. O condutor pode selecionar manualmente entre o modo conforto e o esportivo. Quando exigido, o inteligente sistema automaticamente torna a suspensão mais firme. Além disso, a altura do veículo pode ser regulada por um simples toque de botão. Outra vantagem proporcionada pelo AIRMATIC é a altura constante do solo mesmo com o veículo carregado. Integrado em todos os modelos E Guard, o AIRMATIC equipa o E 500 Guard de série.

25 48 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 49 Los sistemas de asistencia a la conducción: atentos compañeros de viaje. Sistemas assistentes: atentos escudeiros. Sistema de alerta por cansancio ATTENTION ASSIST o guía para el aparcamiento, cámara de marcha atrás o paquete de control de carril: los sistemas de asistencia a la conducción de Mercedes-Benz tienen como objetivo hacer que la marcha resulte más confortable y segura. Su vanguardista tecnología y su previsión asisten al conductor incluso en las situaciones más críticas, asegurando una conducción relajada. A pesar del cristal blindado y del aumento de peso, todos los sistemas de regulación y de asistencia a la conducción y sus sensores están operativos en el E-Guard del mismo modo que en la Clase E. Attention Assist, assistente de estacionamento, câmera de ré e assistente de faixa de rodagem: o objetivo dos sistemas assistentes da Mercedes-Benz é proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir. Com tecnologia de ponta, estes sistemas dedicam atenção total no auxílio ao condutor em situações críticas, contribuindo para um dirigir sem sobressaltos. Todos os sistemas de assistência e controle e respectivos sensores do E Guard são, apesar dos vidros blindados e peso extra, completamente funcionais, exatamente como no Classe E. Sistema de alerta por cansancio ATTENTION ASSIST. Este nuevo sistema reconoce el cansancio del conductor y resulta especialmente útil en viajes largos. Diversos sensores analizan el comportamiento del conductor y detectan signos de fatiga y distracción. El sistema de alerta por cansancio ATTENTION ASSIST avisa al circular a una velocidad de entre 80 y 180 km/h. ATTENTION ASSIST. Este novo sistema detecta o cansaço do condutor e é especialmente útil em longas viagens. Sensores analisam o comportamento de condução e detectam sinais de cansaço ou desatenção. O ATTENTION ASSIST emite avisos entre 80 e 180 km/h. Indicador de velocidad límite. El sistema es capaz de detectar las indicaciones de limitación de velocidad y mostrarlas en el tablero de instrumentos. Una ayuda que resulta especialmente útil al circular por tramos en obras o en los que las señales de tráfico varían con frecuencia. Además, el indicador compara el límite de velocidad indicado con los datos del sistema de navegación. Assistente de limite de velocidade. O sistema tem a capacidade de identificar a velocidade indicada pela sinalização de velocidade nas ruas e exibi-la no painel de instrumentos. Esta ajuda é especialmente importante em trechos com alternância de diferentes limites de velocidade ou em locais em obras. Além disso, o assistente compara o limite de velocidade identificado com os dados fornecidos pelo sistema de navegação. PARKTRONIC y guía para el aparcamiento. La guía para el aparcamiento ayuda al conductor en la búsqueda de aparcamiento y en las maniobras de estacionamiento. A una velocidad máxima de 30 km/h, los sensores de ultrasonido miden automáticamente la longitud de los huecos entre los vehículos estacionados en línea. Si un hueco es adecuado, el sistema da las instrucciones oportunas en cuanto al punto y ángulo de giro del volante. PARKTRONIC e assistente de estacionamento. O assistente de estacionamento auxilia o condutor a localizar uma vaga e estacionar o veículo. Com o veículo transitando a até 30 km/h, sensores de ultrassom medem automaticamente o comprimento de vagas entre dois veículos estacionados. Após identificar uma vaga adequada, o assistente fornece instruções precisas sobre o ângulo correto do volante e o momento em que deve ser esterçado. Paquete de control de carril. El detector de carril con aviso por vibración reconoce las marcas blancas de la calzada. Mediante ligeras vibraciones en el volante, avisa al conductor en cuanto sobrepasa por inadvertencia la línea delimitadora de la calzada. El control de ángulo muerto supervisa esta zona sin visibilidad mediante dos sensores de radar y a partir de una velocidad de 30 km/h, pudiendo advertir de cambios de carril peligrosos. Pacote de Assistência de Faixa de Rodagem. O assistente de faixa de rodagem reconhece as faixas brancas marcadas na pista. Discretas vibrações no volante avisam o condutor quando o veículo está prestes a abandonar a faixa inadvertidamente. A velocidades além dos 30 km/h, o assistente de ângulo morto utiliza dois sensores para monitorar ângulos sem visibilidade e advertir sobre mudanças de faixa perigosas. Paquete de asistencia a la conducción. Este paquete incluye diversos sistemas de asistencia: paquete de control de carril, servofreno de emergencia BAS Plus y el nuevo freno PRE-SAFE que, en caso de existir riesgo inminente de colisión, puede iniciar un frenado autónomo, en primer lugar parcial y a continuación, a fondo, operando como una zona «electrónica» de deformación controlada. También se incluye el sistema DISTRONIC PLUS, un TEMPOMAT con regulación de distancia que ayuda a mantener la distancia deseada con el vehículo precedente. Pacote de Assistência à Condução. Este pacote contém diferentes sistemas de assistência: Assistente de Faixa de Rodagem, BAS Plus e freios com o novo PRE-SAFE, que aciona a frenagem parcial ou total no caso de uma colisão traseira iminente, funcionando como uma zona de deformação eletrônica. O pacote também inclui o DISTRONIC PLUS, que serve de Tempomat de regulação para manter a distância desejada ao veículo da frente.

26 50 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 51 Paquete de alumbrado. Numerosos ajustes como los faros bixenón y la luz diurna de LED se encargan de suministrar en todo momento la iluminación adecuada. Con las luces activas, los faros siguen los movimientos direccionales del vehículo y alumbran las zonas relevantes hasta un 90% más. De este modo es posible detectar con mayor antelación a peatones, ciclistas y animales, en especial al circular por la noche en tramos con muchas curvas. Las luces de carretera automáticas también mejoran la visibilidad de noche. Este equipo controla el alcance de la luz de los faros de forma que no se deslumbre a los vehículos precedentes o que circulen en sentido contrario. Además, activa la luz de carretera. La suave transición entre luz de carretera y luz de cruce permite al conductor disponer en todo momento de una iluminación óptima. Pacote de Faróis. Inúmeros recursos como os faróis de bi-xenon e faróis diurnos com LEDs asseguram a melhor iluminação. Com a função de iluminação de curva ativa, os faróis seguem o movimento das rodas, ampliando a iluminação de áreas relevantes em até 90%. Assim, pedestres, ciclistas e animais são detectados bem mais rapidamente ao dirigir à noite, especialmente em trechos com muitas curvas. Maior visibilidade noturna também é garantida pelo assistente de luz alta. Ele controla o alcance dos faróis e comuta automaticamente entre luz baixa e luz alta de modo a não ofuscar a visão de condutores em veículos à frente ou no sentido contrário. A passagem de luz alta para luz baixa é praticamente contínua. Isto propicia ao condutor o melhor alcance de iluminação possível. Cámara de marcha atrás. Para no perderse ningún detalle al aparcar o circular marcha atrás: la cámara de marcha atrás capta la zona situada por detrás del vehículo y envía las imágenes al display central. Câmera de Ré. Boa visibilidade ao estacionar e na marcha à ré: a câmera de ré capta a imagem da área atrás do veículo e a envia ao display central. Sistema de visión nocturna Plus. La cámara de infrarrojos del sistema de visión nocturna Plus muestra la zona cubierta por las luces de carretera en el tablero de instrumentos en tonos de gris. De este modo es posible orientarse mejor incluso si no están encendidas las luces de carretera y reconocer con antelación a personas, animales u objetos que se encuentren en la calzada o junto a ésta. En la pantalla se visualizan con especial nitidez los peatones detectados, lo que facilita aún más la tarea del conductor. Assistente de Visão Noturna Plus. A câmera infravermelha do assistente de visão noturna Plus exibe no painel de instrumentos uma imagem monocromática abrangendo toda a área do farol alto. Isto propicia ao condutor melhor visibilidade sem o uso do farol alto, permitindo que ele reaja antecipadamente a pessoas, animais ou outros objetos localizados na pista ou à sua margem. Auxílio adicional ao condutor é prestado pela representação destacada de pedestres na tela, cuja identificação é realizada pela última geração do sistema.

27 52 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 53 Multimedia: comunicación y entretenimiento. Multimídia: comunicação e entretenimento. Vanguardista: la oferta de entretenimiento del E-Guard incluye - como en la Clase E - radio con reproductor de MP3, Audio 50 APS con navegación por DVD y el sistema multimedia COMAND APS con sistema de navegación por disco duro. El sistema multimedia COMAND APS permite combinar entre sí el teléfono, el sistema de audio y navegación y el sintonizador de TV. Todas las funciones importantes pueden controlarse a través del sistema de mando fónico LINGUATRONIC. Pioneirismo: como no Classe E, o equipamento de entretenimento oferecido no E Guard inclui rádio com MP3 player, Audio 50 APS com sistema de navegação com DVD, e o sistema de navegação multimídia COMAND APS com disco rígido. No sistema multimídia COMAND APS, é possível combinar telefone, sistema de áudio e navegação, e sintonizador de TV. As funções importantes também podem ser acionadas pelo sistema comandado por voz LINGUATRONIC. Audio 50 APS. Este sistema de entretenimiento dispone de un equipo de navegación por DVD con visualización de mapas en 2D e información automática de retenciones. COMAND APS. El sistema multimedia COMAND APS muestra toda la información en la pantalla en color central. Un controlador de manejo intuitivo gestiona todas las funciones: navegación, sistema de audio y teléfono. La unidad de DVD ameniza los viajes, permitiendo reproducir DVD de audio y vídeo, CD y archivos MP3. Audio 50 APS. O sistema de entretenimento dispõe de navegação por DVD com mapa terrestre bidimensional e informação automática de congestionamento. COMAND APS. O sistema multimídia COMAND APS exibe todas as informações em um display colorido central. Um painel de controle intuitivo permite a operação de todas as funções navegação, sistema de som e telefone. Entretenimento da melhor qualidade é proporcionado pela unidade de DVD, compatível não só com DVDs de áudio e vídeo, mas também CDs e áudio em formato MP3. Sistema de sonido surround Harman Kardon Logic 7. Con sus catorce altavoces y su caja para bajo, este potente sistema opcional Dolby Digital 5.1 de 600 vatios convierte cualquier desplazamiento en una vivencia acústica singular. Sistema de som surround Harman Kardon Logic 7. Dotado de quatorze alto-falantes inclusive Bassbox, este sistema opcional Dolby Digital 5.1 de 600 watts se caracteriza por acústica extraordinária.

28 54 Confort y tecnología Conforto e tecnologia 55 Climatización: programa de confort. Climatização: linha conforto. Disponer del clima ideal en el interior no sólo es cuestión de bienestar, sino también de seguridad. Por ello, la regulación de la temperatura del E-Guard es especialmente variable, al igual que en la Clase E. Puede ajustarse según las necesidades de los ocupantes del vehículo. THERMATIC. La climatización automática THERMATIC permite disponer de una agradable temperatura en el habitáculo. Una serie de sensores regulan automáticamente la temperatura y la ventilación para el conductor y el acompañante. Un sensor solar situado en el parabrisas registra la intensidad solar. Otros equipos de serie: conexión a recirculación, guantera climatizada, un filtro combinado que incluso absorbe el polvo fino y dos difusores de aire para las plazas traseras en el extremo posterior de la consola central. THERMOTRONIC. El climatizador automático de confort THERMOTRONIC de serie en el E 500 Guard controla por separado y de forma individual la temperatura para el conductor, el acompañante y las plazas traseras mediante una unidad de mando propia. Salidas de aire adicionales en el montante central, así como un ventilador adicional compacto debajo de la consola central se encargan de suministrar la temperatura ideal. O clima no interior do veículo não é apenas uma questão de bem-estar, mas também de segurança. Por isto, o controle de temperatura no seu E Guard como no Classe E é bastante variável. Ele pode ser ajustado de acordo com as necessidades de cada um. THERMATIC. O climatizador automático THERMATIC assegura um clima agradável em todo o espaço interno. Sensores são responsáveis por regular automaticamente a temperatura e ventilação para o condutor e acompanhante. Um sensor solar, por exemplo, está localizado no parabrisa e é sensível à intensidade de irradiação solar. Outros destaques de série são interruptor de circulação de ar, porta-luvas refrigerado, filtro combinado capaz de reter até finas partículas e, na extremidade do console central, duas aberturas de saída de ar para a área traseira. THERMOTRONIC. O climatizador automático THERMOTRONIC tipo conforto de série no modelo E 500 Guard controla as temperaturas para o condutor, acompanhante e área traseira separadamente por meio de unidades de controle independentes. Saídas de ar adicionais na coluna B e um ventilador auxiliar compacto sob o console central garantem uma temperatura ideal.

29 56 Equipamiento Equipamentos 57 Equipamiento Ausstattung (Auswahl) (extracto) Ausstattung Equipamento (Auswahl) (seleção) E 350CDI BlueEFFICIENCY* E 350* E 500 Equipamiento (extracto) Equipamento (seleção) E 350CDI BlueEFFICIENCY* E 350* E 500 Equipos específicos de blindaje Componentes específicos da blindagem Sistemas de asistencia Sistemas assistentes Paquete de alta protección E-Guard compuesto por Pacote de elevada proteção E Guard composto de Habitáculo blindado según VR4 (BRV 2009) Célula dos passageiros protegida conforme a VR2 (BRV2009) Cámara de marcha atrás Câmera de ré PARKTRONIC con guía para el aparcamiento PARKTRONIC com assistente de estacionamento Cristales de seguridad con policarbonato inastillables Vidros de segurança blindados de policarbonato à prova de estilhaços Paquete de asistencia a la conducción (DISTRONIC PLUS, servofreno de emergencia BAS Plus, freno PRE-SAFE, paquete de control de carril con control de ángulo muerto y detector de carril con aviso por vibración) Luneta térmica Vidro traseiro com aquecimento Elevalunas para el conductor y el acompañante Elevador de vidros nas portas dianteiras Elementos del tren de rodaje especialmente reforzados y sistemas de regulación adaptados Componentes do chassi com reforço especial e sistemas de controle adaptados Neumáticos con propiedades de rodaje de emergencia Pneus próprios para marcha de emergência Blindaje del piso 1x DM51** Blindagem de piso 1x DM51** Parabrisas calefactado Para-brisa com aquecimento Elevalunas para las plazas traseras Elevador de vidros nas portas traseiras Sistema de alarma de emergencia con intercomunicador Sistema de chamada de socorro Tampa do porta-malas com abertura de emergência pelo interior Apertura de emergencia de la tapa del maletero desde el interior del maletero Líneas de equipamiento Linhas de equipamento Línea ELEGANCE Linha ELEGANCE Línea AVANTGARDE Linha AVANTGARDE Obligatorio con sobreprecio obrigatório com custo adicional No disponible não disponível De serie Série Opcional con sobreprecio opcional com custo adicional *Disponible sólo en determinados países *disponível somente em alguns países **Sólo en combinación con asientos traseros individuales somente em combinação com bancos traseiros individuais Pacote de Assistência à Condução (DISTRONIC PLUS, BAS Plus, freios PRE-SAFE, Pacote de Assistência de Faixa de Rodagem incl. assistente de ângulo morto e assistente de permanência na faixa) Control de ángulo muerto y detector de carril con aviso por vibración Pacote de Assistência de Faixa de Rodagem incl. assistente de ângulo morto e assistente de permanência na faixa Sistema de visión nocturna Plus Assistente de visão noturna Plus Indicador de velocidad límite Assistente de limite de velocidade Sistema de alerta por cansancio ATTENTION ASSIST ATTENTION ASSIST Exterior y tren de rodaje Exterior e chassi Paquete de alumbrado con Intelligent Light System y faros bixenón Pacote de iluminação Intelligent Light System com faróis de bi-xenon Avisador de pérdida de presión en los neumáticos Sistema de advertência da perda de pressão nos pneus Control de presión de los neumáticos (RDK) Controle da pressão dos pneus (RDK) AIRMATIC AIRMATIC Llantas de 17 con neumáticos 245/45 con propiedades de rodaje de emergencia Rodas de 17 incl. pneus 245/45 próprios para marcha de emergência Rueda de repuesto igual que las de serie con propiedades de rodaje de emergencia Roda sobressalente de alta qualidade e própria para marcha de emergência

Viação Cometa adquire 40 ônibus rodoviários

Viação Cometa adquire 40 ônibus rodoviários Ônibus Viação Cometa adquire 40 ônibus rodoviários Informação à imprensa 22 de setembro de 2014 Mercedes-Benz para renovação de frota Dos mais de 1.000 ônibus da frota do grupo Cometa, cerca de 85% são

Leia mais

Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança

Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança Segurança nas estradas Caminhões Mercedes-Benz oferecem elevado padrão de segurança Informação à imprensa 21 de novembro de 2012 Solução integrada da Mercedes-Benz inclui a oferta de itens de avançada

Leia mais

Mercedes-Benz lança novas opções para o transporte rodoviário de passageiros

Mercedes-Benz lança novas opções para o transporte rodoviário de passageiros Lançamento de ônibus Mercedes-Benz lança novas opções para o transporte rodoviário de passageiros Informação à imprensa 26 de agosto de 2014 Chassis O 500 RSD 6x2 e RSDD 8x2, com 2º eixo direcional de

Leia mais

EL PALETIZADOR NACIDO EN EL FUTURO O PALETIZADOR NASCEU NO FUTURO [ ES PT ]

EL PALETIZADOR NACIDO EN EL FUTURO O PALETIZADOR NASCEU NO FUTURO [ ES PT ] EL PALETIZADOR NACIDO EN EL FUTURO O PALETIZADOR NASCEU NO FUTURO [ ES PT ] Griffon la tecnología ligera e integrada 2 Tecnología ligera sin límites de capacidad hasta 250 kg por bulto El nuevo paletizador

Leia mais

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES

CAMARGUE PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS APLICAÇÕES PÉRGOLA PARA TERRAÇOS COM LÂMINAS ORIENTÁVEIS E COM LATERAIS COSTUMIZÁVEIS. Proteção solar com sistema de drenagem incluído e invisível;. Proteção solar e ventilação com lâminas de alumínio orientáveis;.

Leia mais

Mercedes-Benz Actros. Apresentação do produto. Excelência em transporte

Mercedes-Benz Actros. Apresentação do produto. Excelência em transporte Mercedes-Benz Actros Apresentação do produto Excelência em transporte Um novo padrão de conforto, segurança e produtividade! 2 modelos disponíveis agora no Brasil! Slide 3 Eficiência inigualável em qualquer

Leia mais

acessórios originais volvo novo V40

acessórios originais volvo novo V40 acessórios originais volvo novo V40 V40 acessórios originais volvo Deixe seu carro do jeito que você quer, mas com a segurança da Volvo. O Novo Volvo V40 é um carro único e chegou para aqueles que preferem

Leia mais

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto

Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto Painel de Incêndio Convencional Série 500 Tão fácil como aprender o alfabeto 2 Um Painel de Incêndio fácil de instalar, configurar, manter e utilizar. Ecrã LCD com indicação de estado para todas as zonas

Leia mais

FICHA TÉCNICA CARROCERIA Hatchback em monobloco, 4 lugares, 2 portas AERODINÂMICA Coeficiente aerodinâmico. Cx 0,38

FICHA TÉCNICA CARROCERIA Hatchback em monobloco, 4 lugares, 2 portas AERODINÂMICA Coeficiente aerodinâmico. Cx 0,38 FICHA TÉCNICA CARROCERIA Hatchback em monobloco, 4 lugares, 2 portas AERODINÂMICA Coeficiente aerodinâmico Área frontal Cw x A MOTOR Cx 0,38 2.17 m2 0.82 m2 Dianteiro, transversal, 2.0 litros, 4 cilindros

Leia mais

É Semipesado. É Scania. É seu negócio sempre em movimento.

É Semipesado. É Scania. É seu negócio sempre em movimento. SCANIA Caminhões Semipesados É Semipesado. É Scania. É seu negócio sempre em movimento. Rentabilidade é o que nos move. Caminhões Semipesados Scania. Com um autêntico Scania, você sempre conta com resistência,

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA Trânsito seguro é um direito de todos TRANSITO LEGAL DIREÇÃO DEFENSIVA Sabem o que significa? Conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e

Leia mais

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS GERENCIAMENTO DE EVENTOS INTELIGENTES DE E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO SEJA VOCÊ GERENTE DE UNIDADE OU PROFISSIONAL DO SETOR DE COMBATE

Leia mais

Novo Sprinter da Mercedes-Benz destaca-se pela segurança exemplar no transporte de passageiros

Novo Sprinter da Mercedes-Benz destaca-se pela segurança exemplar no transporte de passageiros Sprinter Informação à Imprensa Novo Sprinter da Mercedes-Benz destaca-se pela segurança exemplar no transporte de passageiros Data: 10 de abril de 2012 Novidades do Sprinter incluem inovador ESP Adaptativo

Leia mais

MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS VIALE BRT, O MAIS AVANÇADO PRODUZIDO NO BRASIL. Veículo utiliza conceitos inéditos de design, conforto e eficiência

MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS VIALE BRT, O MAIS AVANÇADO PRODUZIDO NO BRASIL. Veículo utiliza conceitos inéditos de design, conforto e eficiência MARCOPOLO LANÇA NOVO ÔNIBUS VIALE BRT, O MAIS AVANÇADO PRODUZIDO NO BRASIL Veículo utiliza conceitos inéditos de design, conforto e eficiência A Marcopolo lança o seu mais novo e moderno ônibus urbano,

Leia mais

O que um carro precisa ter para ser especial para você? Novo Civic 2015. Feito especialmente para você.

O que um carro precisa ter para ser especial para você? Novo Civic 2015. Feito especialmente para você. Honda Civic 2015 O que um carro precisa ter para ser especial para você? Design? Tecnologia? Conforto? Desempenho? Segurança? Ou tudo isso junto? O novo Honda Civic vai superar suas expectativas. Porque

Leia mais

VARREDEIRA GREEN MACHINES 636HS A mais moderna varredeira de aspiração

VARREDEIRA GREEN MACHINES 636HS A mais moderna varredeira de aspiração VARREDEIRA GREEN MACHINES 636HS A mais moderna varredeira de aspiração Remova resíduos e sujeiras de forma mais eficiente com a versatilidade da varredeira de aspiração 636HS. Garanta lugares públicos

Leia mais

Fornece novos benefícios para o mercado postal

Fornece novos benefícios para o mercado postal Entrega de Pacotes e Encomendas Classificação de correspondências e pacotes Vantage TM Sorting Solution Classificadora flexível e de alta velocidade Fornece novos benefícios para o mercado postal A classificadora

Leia mais

NOVO volvo V40. Cross Country. acessórios originais volvo

NOVO volvo V40. Cross Country. acessórios originais volvo NOVO volvo V40 Cross Country acessórios originais volvo V40 Cross Country acessórios originais volvo Deixe seu carro do jeito que você quer, mas com a segurança da Volvo. Chegou o novo Volvo V40 Cross

Leia mais

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar.

Serviços Scania. Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. Serviços Scania Serviços Scania. Tudo o que o você precisa para cuidar bem do seu Scania, em um só lugar. SERVIÇOS SCANIA Serviços Scania. Máxima disponibilidade do seu veículo para o melhor desempenho

Leia mais

GAMA TT COMPACT TT35 TT40 TT45

GAMA TT COMPACT TT35 TT40 TT45 GAMA TT COMPACT TT35 TT40 TT45 O DERRADEIRO EQUIPAMENTO DE TRABALHO VERSÁTIL. AMBIENTE DO OPERADOR CONCEBIDO COM UM PROPÓSITO FUNCIONAL A forma segue a função na nova gama TT Compact, com instrumentos

Leia mais

Electrico 4 rodas 2 MODELOS PARA ESCOLHA DE 2500 KG A 3000 KG TECNOLOGIA AC ASSISTÊNCIA MANITOU ELECTRICO 4 RODAS

Electrico 4 rodas 2 MODELOS PARA ESCOLHA DE 2500 KG A 3000 KG TECNOLOGIA AC ASSISTÊNCIA MANITOU ELECTRICO 4 RODAS Electrico 4 rodas 2 MODELOS PARA ESCOLHA DE 2500 KG A 3000 KG TECNOLOGIA AC ASSISTÊNCIA MANITOU ELECTRICO 4 RODAS UMA GAMA COMPLETA DE EMPILHADORES INDUSTRIAIS 2 Modelos de 2,5 T a 3,0T MANITOU apresenta

Leia mais

Confira aqui as 6 versões disponíveis para o up! < up! < Carros < Volkswagen do B...

Confira aqui as 6 versões disponíveis para o up! < up! < Carros < Volkswagen do B... Página 1 de 6 Voltar move up! 1.0 ConfigureCompararNo move up!, os detalhes fazem a diferença. A ambientação interno com duas opções de cor e o computador de bordo com 10 funções infotrip dão um up nesta

Leia mais

O novo Arocs Loader. O novo Arocs Grounder.

O novo Arocs Loader. O novo Arocs Grounder. O novo Arocs Loader. O novo Arocs Grounder. * Forças extremas para esforços extremos. O Arocs Loader e o Arocs Grounder. Para uma carga útil especialmente elevada ou para esforços extremos. Com o Arocs

Leia mais

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais.

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais. GARFO (Comprimento X Largura X Bitola) (mm): 100D7: 1.200 X 200 X 70 / 1.500 X 200 X 75 / 1.650 X 200 X 75 1.800 X 200 X 75 / 2.100 X 200 X 75 / 2.400 X 200 X 75 120D7: 1.200 X 200 X 75 / 1.500 X 200 X

Leia mais

Volvo fh16 750. Volvo Trucks. Driving Progress

Volvo fh16 750. Volvo Trucks. Driving Progress Volvo fh16 750 Volvo Trucks. Driving Progress O MAIS POTENTE E SEGURO DO MUNDO O FH16 750 é o máximo de tudo o que já se sabe sobre caminhões, ele é revolucionário. Possui dirigibilidade acima do normal

Leia mais

4. Dados técnicos. BMW 116i, BMW 118i.

4. Dados técnicos. BMW 116i, BMW 118i. Página 16 4. Dados técnicos. BMW 116i, BMW 118i. BMW 116i BMW 118i Carroceria Nº de portas / assentos 5/5 5/5 Compr/largura/altura (sem carga) 1) mm 4.324/1.765/1.421 4.324/1.765/1.421 Distância entre

Leia mais

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t

GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300. Capacidade de Elevação 130t GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Capacidade de Elevação 130t PÁGINA 01 GUINDASTE SOBRE CAMINHÃO STC1300 Comprimento da extensão total da lança principal de 60m, perfil U, placa de aço WELDOX de alta resistência.

Leia mais

Carregadeira LW300K. Potência Motor: 124 HP - Capacidade da caçamba: 1,9 m³ - Peso operacional: 10.600 Kg

Carregadeira LW300K. Potência Motor: 124 HP - Capacidade da caçamba: 1,9 m³ - Peso operacional: 10.600 Kg Carregadeira LW300K Potência Motor: 124 HP - Capacidade da caçamba: 1,9 m³ - Peso operacional: 10.600 Kg Qualidade, confiabilidade e força, aliada ao baixo consumo de combustível. A Pá-carregadeira LW300K

Leia mais

Confira aqui as 6 versões disponíveis para o up! < up! < Carros < Volkswagen do B...

Confira aqui as 6 versões disponíveis para o up! < up! < Carros < Volkswagen do B... Página 1 de 5 Voltar take up! 1.0 ConfigureCompararA porta de entrada do mundo up! tem interior projetado para trazer total praticidade e segurança. De série, tem o "sit & adjust" no banco do motorista

Leia mais

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic

Material de Apoio INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH. Programa Especial - Injeção Eletrônica LE-Jetronic INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL BOSCH A necessidade de se reduzir o consumo de combustível dos automóveis, bem como de se manter a emissão de poluentes pelos gases de escape dentro de limites, colocou

Leia mais

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO

MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS INTELIGENTES DE GERENCIAMENTO DE EVENTOS E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO MONITORE E CONTROLE SEUS SISTEMAS GERENCIAMENTO DE EVENTOS INTELIGENTES DE E MONITORAMENTO VISUAL DE ALARME DE INCÊNDIO ALARME DE INCÊNDIO SEJA VOCÊ GERENTE DE UNIDADE OU PROFISSIONAL DO SETOR DE COMBATE

Leia mais

Empilhadoras Elétricas IXION SPE125/SPE160. Controle Sensi-lift

Empilhadoras Elétricas IXION SPE125/SPE160. Controle Sensi-lift Empilhadoras Elétricas Os empilhadores com braços de suporte oferecem uma solução efetiva e econômica para todos os tipos de armazém grandes ou pequenos. A BT oferece o grupo mais completo de empilhadores

Leia mais

Equipamento de Compactação. Built to last

Equipamento de Compactação. Built to last Built to last Equipamento de Compactação Placas Vibratórias de Solo e Asfalto Trabalhos fortes exigem máquinas fortes Projetada para atender as altas demandas das empresas de aluguel e empreiteiras, a

Leia mais

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade Opte por conduzir na cidade com elegância e estilo. Prática e fiável, a Neo's faz com que todas as viagens sejam simples, permitindo-lhe concentrar-se apenas

Leia mais

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais.

O modelo da foto pode conter equipamentos opcionais. Contate o seu concessionário Hyundai para mais informações. O equipamento apresentado pode variar de acordo com normas internacionais. Todas as medidas em libras e polegadas estão arredondadas. Novo Conceito

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

Case - Soluções Integrais

Case - Soluções Integrais PÁ CARREGADEIRA Case - Soluções Integrais Equipamentos Financiamento Peças e Serviços PÁ CARREGADEIRA Nova versão, com maior versatilidade e menor custo operacional. A pá carregadeira Case W20E Turbo é

Leia mais

Controlo de iluminação local multifuncional

Controlo de iluminação local multifuncional Controlo de iluminação local multifuncional I Controlo de iluminação local multifuncional A nível mundial, sensivelmente 20 % do consumo total de energia diz respeito à iluminação. Dependendo do tipo de

Leia mais

CILINDROS DE SILICONA PARA LA DECORACIÓN CERÁMICA CILINDROS DE SILICONE PARA A DECORAÇÃO CERÂMICA [ ES PT ]

CILINDROS DE SILICONA PARA LA DECORACIÓN CERÁMICA CILINDROS DE SILICONE PARA A DECORAÇÃO CERÂMICA [ ES PT ] CILINDROS DE SILICONA PARA LA DECORACIÓN CERÁMICA CILINDROS DE SILICONE PARA A DECORAÇÃO CERÂMICA [ ES PT ] Los cilindros System 2 System es desde siempre un sinónimo de decoración, gracias a Rotocolor

Leia mais

e Birdie Compact Invacare Birdie Facilidade de transporte e Conforto do utilizador : De mãos dadas!

e Birdie Compact Invacare Birdie Facilidade de transporte e Conforto do utilizador : De mãos dadas! Invacare Birdie e Birdie Compact Facilidade de transporte e Conforto do utilizador : De mãos dadas! Com o máximo de espaço para o utilizador, os elevadores de transferência Invacare Birdie e Invacare Birdie

Leia mais

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná

0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br. Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná 0800 709 8000 - www.brasifmaquinas.com.br Distribuidor exclusivo: Distrito Federal. Espírito Santo. Goiás. Minas Gerais. Paraná Santa Catarina. São Paulo. Rio Grande do Sul. Tocantins ÍNDICE Confiança

Leia mais

Dados Técnicos e Equipamentos. Golf Variant

Dados Técnicos e Equipamentos. Golf Variant Dados Técnicos e Equipamentos Golf Variant GOLF VARIANT Motores 1.4 (80cv) 1.4 TSI (122cv) 1.6 TDI (105cv) 2.0 TDI (140cv) Motor, Tipo de motor 4 cilindros, Gasolina 4 cilindros, Gasolina 4 cilindros,

Leia mais

JCB l LINHA DE PÁ-CARREGADEIRAS

JCB l LINHA DE PÁ-CARREGADEIRAS JCB l LINHA DE PÁ-CARREGADEIRAS Desempenho, durabilidade e conforto. A MAIS POTENTE LINH Apenas as carregadeiras mais resistentes, são capazes, de garantir alta produtividade por muitos anos. Para isso

Leia mais

Caminhões para longas distâncias

Caminhões para longas distâncias Caminhões para longas distâncias 2 SCANIA CAMINHÕES PARA LONGAS DISTÂNCIAS Veículos Rodoviários Scania, incomparáveis em todos os sentidos. Um caminhão Scania é, em muitos aspectos, o sonho de qualquer

Leia mais

Novo Mercedes-Benz Sprinter: mais tecnologia, conforto e capacidade de transporte

Novo Mercedes-Benz Sprinter: mais tecnologia, conforto e capacidade de transporte Sprinter Informação à Imprensa Novo Mercedes-Benz Sprinter: mais tecnologia, conforto e capacidade de transporte Data: 23 de outubro de 2011 Mercedes-Benz renova totalmente sua linha Sprinter de vans,

Leia mais

Perfeita para quem segue o movimento da vida. Perfecta para quién sigue el transcurso de la vida.

Perfeita para quem segue o movimento da vida. Perfecta para quién sigue el transcurso de la vida. Perfeita para quem segue o movimento da vida. Perfecta para quién sigue el transcurso de la vida. A linha Alumínio traz composições modernas, ideais para quem gosta de um ambiente leve e sofisticado. La

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A MÁQUINA DE CORTE VECTOR É O PARADIGMA DA EXCELÊNCIA OPERACIONAL. USUFRUINDO DE 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA E INOVAÇÃO CONTÍNUA NO CORTE AUTOMÁTICO, A LECTRA MANTÉM-SE NA LIDERANÇA,

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES

A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES A PERFEIÇÃO ESTÁ NOS DETALHES VecTOR atinge excelência operacional. Com 30 anos de experiência e inovação contínua em corte automatizado, a Lectra segue na liderança com a nova geração VecTOR, reunindo

Leia mais

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação PT Customers. The core of our innovation Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação Tecnologias Piovan para Transporte Integrado Sistemas centralizados A Piovan

Leia mais

FUSO A Daimler Group Brand NOVA CANTER ECO HYBRID. Green light for efficiency

FUSO A Daimler Group Brand NOVA CANTER ECO HYBRID. Green light for efficiency FUSO A Daimler Group Brand NOVA CANTER ECO HYBRID Green light for efficiency RENTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Quando os desafios e tarefas dos transportes modernos se juntam às exigências europeias

Leia mais

Acionamento elétrico 4X4 Acionamento elétrico do sistema de tração 4x4 e reduzida com luz indicadora do sistema acionado (nas versões 4x4).

Acionamento elétrico 4X4 Acionamento elétrico do sistema de tração 4x4 e reduzida com luz indicadora do sistema acionado (nas versões 4x4). S10 Colina Disponível nas versões cabine simples ou dupla e equipada com o motor 2.8L Turbo Diesel Eletrônico MWM, a camionete Chevrolet S10 Colina tem freios ABS nas quatro rodas, acionamento elétrico

Leia mais

sapatas de 500mm sapatas de 600mm sapatas de 700mm sapatas de 800mm

sapatas de 500mm sapatas de 600mm sapatas de 700mm sapatas de 800mm sapatas de 500mm sapatas de 600mm sapatas de 700mm sapatas de 800mm Válvula de controle combinados a Válvula de Alívio Lança/Braço/ Freio hidrostático, Redução planetária. 12.9rpm. Grande diâmetro Acionado

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS Prezados Senhores, O Escritório Anexo da Embaixada do Japão (Agência de Cooperação Internacional do Japão-JICA) deseja receber as cotações para o fornecimento

Leia mais

TECNOLOGIA. (inclui conexão USB e cartão SD)

TECNOLOGIA. (inclui conexão USB e cartão SD) TECNOLOGIA (inclui conexão USB e cartão SD) SEGURANÇA Design robusto e atrativo A nova Mahindra Pik Up funcionalidade. Anuncia sua chegada com uma nova grade dianteira, com nova entrada de ar, novos sua

Leia mais

SUPERVISION : Smart Condition Monitoring. Brand of ACOEM

SUPERVISION : Smart Condition Monitoring. Brand of ACOEM SUPERVISION : Smart Condition Monitoring Brand of ACOEM 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA A OneProd apresenta o SUPERVISION, nova geração de aplicações web dedicadas à manutenção condicional inteligente. Fruto de

Leia mais

Empilhadeiras a combustão:

Empilhadeiras a combustão: Empilhadeiras a combustão: 5FG/5FD A Teoria Toyota da Evolução: um triunfo da estabilidade e do desempenho. A Toyota introduz uma nova classe de empilhadeiras de alta performance: a nova série de 5 a 8

Leia mais

O Elevador Automotivo mais Confiável do Mundo Vans e Caminhonetes

O Elevador Automotivo mais Confiável do Mundo Vans e Caminhonetes Elevador de Duas Colunas O Elevador Automotivo mais Confiável do Mundo Vans e Caminhonetes Propriedades e Benefícios Figura: S15i 6.800kg Elevador simétrico com pacote inbay Desenvolvido para Produtividade

Leia mais

Tecnologia em Fechaduras e Cilindros

Tecnologia em Fechaduras e Cilindros 1 Tecnologia em Fechaduras e Cilindros A NENEF garante um extenso e contínuo crescimento da sua gama de fechaduras e ferragens para portas. Estes produtos de alta qualidade saem da fábrica da NEMEF em

Leia mais

Informação à Imprensa

Informação à Imprensa Informação à Imprensa Janeiro de 2008 Iluminação de nova geração adapta-se às condições da estrada e de visibilidade Sistema de iluminação adaptativa inteligente estreia no novo Opel Insignia Distribuição

Leia mais

Entre linhas e curvas, surgem novas formas de conforto. Entre líneas y curvas, surgen nuevas formas de confort.

Entre linhas e curvas, surgem novas formas de conforto. Entre líneas y curvas, surgen nuevas formas de confort. Recepção Entre linhas e curvas, surgem novas formas de conforto. Entre líneas y curvas, surgen nuevas formas de confort. Com tamanhos e ângulos variados, linhas retas e curvilíneas, a Zig é indicada para

Leia mais

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade

A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade A sua melhor amiga nas deslocações pela cidade Opte por conduzir na cidade com elegância e estilo. Prática e fiável, a Neo's faz com que todas as viagens sejam simples, permitindo-lhe concentrar-se apenas

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

Tecnologia 4K ultra HD. Nosso foco é permitir que você veja todos os detalhes, em todos os lugares

Tecnologia 4K ultra HD. Nosso foco é permitir que você veja todos os detalhes, em todos os lugares Tecnologia 4K ultra HD Nosso foco é permitir que você veja todos os detalhes, em todos os lugares 2 Tecnologia 4K ultra HD Permitindo que você veja todos os detalhes, em qualquer lugar Cobrir grandes áreas

Leia mais

Visão Geral do Produto 2012/2013 TECNOLOGIA INTELIGENTE DE CONTROLO DE TEMPO, TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO.

Visão Geral do Produto 2012/2013 TECNOLOGIA INTELIGENTE DE CONTROLO DE TEMPO, TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO. Visão Geral do Produto 2012/2013 TECNOLOGIA INTELIGENTE DE CONTROLO DE TEMPO, TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO. Portuguese Interruptores horários Grasslin eficiência e facilidade de uso Sempre no sitio certo,

Leia mais

NOVA TC10 PENSE EM PEQUENO

NOVA TC10 PENSE EM PEQUENO NOVA TC10 PENSE EM PEQUENO PEQUENA, MAS CONCEBIDA NA PERFEIÇÃO O ENCAIXE PERFEITO Com apenas 760 mm de largura, a nova micro escavadora sem traseira saliente Terex TC10 é suficientemente estreita para

Leia mais

REKERS Distributión de hormigón REKERS Distributãon de concreto REKERS. Maschinen- u. u. Anlagenbau

REKERS Distributión de hormigón REKERS Distributãon de concreto REKERS. Maschinen- u. u. Anlagenbau REKERS Distributión de hormigón REKERS Distributãon de concreto REKERS Maschinen- u. u. Anlagenbau REKERS vagónes cuba REKERS Vagões Cuba Rekers vagónes cuba aseguran el transporte interno de hormigón

Leia mais

28 59 N 4 56 E. Muito mais do que ar frio Os sistemas de ar condicionado Truma. Sistemas de ar condicionado Truma

28 59 N 4 56 E. Muito mais do que ar frio Os sistemas de ar condicionado Truma. Sistemas de ar condicionado Truma Muito mais do que ar frio Os sistemas de ar condicionado Truma Aventa comfort Aventa eco Saphir compact Saphir comfort Saphir vario 28 59 N 4 56 E REFRIGERAÇÃO IDEAL? PRECISAMENTE ONDE QUISER. Alimentação

Leia mais

Ferramentas Industriais Bosch www.boschproductiontools.com

Ferramentas Industriais Bosch www.boschproductiontools.com Ferramentas Industriais Bosch www.boschproductiontools.com Tecnologia para a vida EXACT Parafusadeiras a Bateria / Elétricas Nossa embreagem de desligamento foi desenvolvida para minimizar a influência

Leia mais

Independentemente se a sua casa é Tipo 1 ou Tipo 10, ela pode ter um cérebro, as soluções da control4 são ideais para novas construções ou casas já

Independentemente se a sua casa é Tipo 1 ou Tipo 10, ela pode ter um cérebro, as soluções da control4 são ideais para novas construções ou casas já SMART HOME Independentemente se a sua casa é Tipo 1 ou Tipo 10, ela pode ter um cérebro, as soluções da control4 são ideais para novas construções ou casas já existentes. VIVER A VIDA, AUTOMATICAMENTE

Leia mais

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA ILUMINAÇÃO DE CIRCULAÇÃO OU DE EVACUAÇÃO Tem como objectivo permitir a evacuação das pessoas em segurança, garantindo ao longo dos caminhos de evacuação condições de visão e de evacuação adequadas e possibilitar

Leia mais

REG-Sentry da Bosch Sistema automatizado de controlo de acesso de veículos

REG-Sentry da Bosch Sistema automatizado de controlo de acesso de veículos REG-Sentry da Bosch Sistema automatizado de controlo de acesso de veículos 2 Sistema automatizado de controlo de acesso de veículos REG-Sentry da Bosch O REG-Sentry é uma solução de controlo de acesso

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D

MANUAL DO USUÁRIO CENTRAL MC 4D 12 Manual do Usuário Intrusos podem entrar em zonas sem proteção, ou ter sofisticação para isolar um sensor ou desconectar dispositivos de aviso de alarme; Central, detectores, sensores só funcionam quando

Leia mais

GUIA DELL PARA A MOBILIDADE

GUIA DELL PARA A MOBILIDADE GUIA DELL PARA A MOBILIDADE COMO OS COMPUTADORES PORTÁTEIS DEVERIAM SER Quer um computador portátil sem compromissos. Quer reduzir o tempo de interrupção com sistemas que resistem até às mais duras condições

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Acumuladores de Calor

Acumuladores de Calor Acumuladores de Calor Em virtude da atividade de muitas pessoas se desenvolver, diariamente, no interior de edifícios, tal obriga a que as condições de conforto, principalmente as relacionadas com a qualidade

Leia mais

ANEXO TÉCNICO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL

ANEXO TÉCNICO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL ANEXO TÉCNICO CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL AQUISIÇÃO DE ELEVADOR CONVENCIONAL PARA SER INSTALADO NO EDÍFICIO DO ESCRITÓRIO REGIONAL DA ANATEL EM FORTALEZA-CE.

Leia mais

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura.

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura. Visão Geral Família e Passageiros: Roupas Reflexivas Quanto mais claro e brilhante, melhor! É isso mesmo, quanto mais brilhante e clara for sua roupa, melhor são suas chances de ser visto. Segurança Pessoal:

Leia mais

Acessórios Originais Honda Civic 2012

Acessórios Originais Honda Civic 2012 Acessórios Originais Honda Civic 2012 Aeroporto De Brasilia Lote 5 Lago Sul Brasilia DF Fone: (61) 3533-9966 Site: www.autohaus.com.br.com.br Substituir espaço pelo Farol de Neblina Distribuição ampla

Leia mais

Defletor de Chuva Cód. 08R04-TR8-800. Friso de Portas Cód. 08P05-TR8-810

Defletor de Chuva Cód. 08R04-TR8-800. Friso de Portas Cód. 08P05-TR8-810 1 Defletor de Chuva Cód. 08R04-TR8-800 Proporciona ar fresco mesmo nos dias de chuva. Fabricado em policarbonato fumê, o defletor possui ainda presilhas especiais que proporcionam melhor fixação. Design

Leia mais

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio Dicas para segurança no trânsito realização apoio 1 Dicas de viagem segura. Viajar sozinho ou com toda a família requer certas responsabilidades. Aqui você encontrará várias recomendações para uma viagem

Leia mais

Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer.

Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer. Detector de intrusão Série Professional Sabe quando activar o alarme. Sabe quando não o fazer. Agora com tecnologia anti-máscara multiponto com detecção por spray integrada As tecnologias incomparáveis

Leia mais

QAS 55/85/105/140/170 ENERGIA PORTÁTIL

QAS 55/85/105/140/170 ENERGIA PORTÁTIL QAS 55/85/105/140/170 ENERGIA PORTÁTIL Os geradores QAS 55/85/105/140/170 operam em serviço contínuo em locais onde não existe eletricidade ou como unidade reserva nos casos em que se verifica uma interrupção

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 14/98. CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro;

RESOLUÇÃO Nº 14/98. CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro; RESOLUÇÃO Nº 14/98 Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências. O Conselho Nacional de Trânsito CONTRAN, usando da competência que lhe confere

Leia mais

Esta Norma, sob o título geral Acessibilidade em veículos automotores, contém as seguintes partes:

Esta Norma, sob o título geral Acessibilidade em veículos automotores, contém as seguintes partes: JUL 2003 NBR 14970-3 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13/28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (21) 3974-2300

Leia mais

MBB C 2500 L LIFETIME EXCELLENCE TRANSPORTE DE CARGAS ATÉ 2500 KG SEGURO, FÁCIL E EFICIENTE, PARA OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE APLICAÇÕES

MBB C 2500 L LIFETIME EXCELLENCE TRANSPORTE DE CARGAS ATÉ 2500 KG SEGURO, FÁCIL E EFICIENTE, PARA OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE APLICAÇÕES MBB C 2500 L LIFETIME EXCELLENCE TRANSPORTE DE CARGAS ATÉ 2500 KG SEGURO, FÁCIL E EFICIENTE, PARA OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE APLICAÇÕES MOVIMENTAÇÃO ÁGIL E SEGURA DEVIDO AO SEU PISO ANTIDERRAPANTE A FERRAMENTA

Leia mais

GAMA FIAT GPL BI-FUEL: PROJECTADA, FABRICADA E GARANTIDA PELA FIAT

GAMA FIAT GPL BI-FUEL: PROJECTADA, FABRICADA E GARANTIDA PELA FIAT GAMA FIAT GPL BI-FUEL: PROJECTADA, FABRICADA E GARANTIDA PELA FIAT GPL Euro 5 da Fiat Segurança Economia Tecnologia Ecologia A Gama Fiat GPL Bi-Fuel 1 GPL Euro 5 da Fiat A nova oferta GPL Euro 5 da Fiat

Leia mais

Avaliação e Treinamento para Motoristas

Avaliação e Treinamento para Motoristas Avaliação e Treinamento para Motoristas Atualmente, resulta cada vez mais necessário treinar o pessoal que dirige veículos automotores, ainda quando dirigir não for sua tarefa principal. A falta de uma

Leia mais

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira.

Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. Treinamento Básico de segurança para Operadores de Empilhadeira. 1 OBJETIVO: Definir requisitos mínimos para: Operação; Inspeção; Qualificação do operador. 2 INTRODUÇÃO GENERALIDADES Existem basicamente

Leia mais

Turbo-trituradores TRX-21 / TRX-22

Turbo-trituradores TRX-21 / TRX-22 Turbo-trituradores TRX-21 / TRX-22 TRX-21 / TRX-22 La gama de turbo-trituradores TRX de Sammic, diseñada para trabajar en calderos de hasta 800 litros de capacidad, permite mezclar y triturar directamente

Leia mais

Linha de MOVIMENTAÇÃO

Linha de MOVIMENTAÇÃO Linha de MOVIMENTAÇÃO 2010 Empilhadeira Elétrica MEE 1.5 Ton MEE 2.0 Ton As Empilhadeiras Elétricas Menegotti são totalmente automatizadas, possuem controles de velocidade para deslocamento do equipamento

Leia mais

Câmera com Iluminador Infravermelho

Câmera com Iluminador Infravermelho Câmera com Iluminador Infravermelho Manual de Instruções 051118, VER.: 2.0, NO.: 040115 Obrigado por adquirir o nosso produto. Antes de operar esta unidade, por favor, leia este manual de instruções cuidadosamente

Leia mais

RAMPAS SIMPLES / DUPLAS DOBRÁVEIS

RAMPAS SIMPLES / DUPLAS DOBRÁVEIS RAMPAS SIMPES / DUPAS DOBRÁVEIS Simples / Duplas Simples / Duplas Dobráveis Compre Produtos Certificados. Na Equipleva todos os equipamentos cumprem com as diretivas da CE. As Rampas Dobráveis proporcionam

Leia mais

DISEÑO SIN LÍMITES I DESIGN ILIMITADO

DISEÑO SIN LÍMITES I DESIGN ILIMITADO DISEÑO SIN LÍMITES I DESIGN ILIMITADO Superficies individualizadas para una arquitectura excepcional. Superfícies de decoração individuais para uma arquitectura única. FACHADAS CON UN DISEÑO ÚNICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

Detectores de intrusão Blue Line

Detectores de intrusão Blue Line Detectores de intrusão Blue Line 2 Mais do que apenas um detector Seja em sua casa, seja na sua empresa, precisa de segurança em que possa confiar. Os detectores de intrusão da série Blue Line da Bosch

Leia mais

Comforte A fechadura multi-pontos da NEMEF com controlo remoto.

Comforte A fechadura multi-pontos da NEMEF com controlo remoto. Comforte A fechadura multi-pontos da NEMEF com controlo remoto. Simples e segura. Lock & cylinder tecnology Fechadura multi-pontos electromecânica Sem mais preocupações com chaves Fecho seguro e imediato

Leia mais

AGORA, DEIXE O SEU CARRO MAIS PARECIDO COM VOCÊ.

AGORA, DEIXE O SEU CARRO MAIS PARECIDO COM VOCÊ. Acessórios AGORA, DEIXE O SEU CARRO MAIS PARECIDO COM VOCÊ. Então você deseja o espaço e a altura de um SUV, sem abrir mão de um carro sofisticado e confortável? Com o nosso XC60 você pode ter tudo isso.

Leia mais

Ecodireção e o impacto da adoção de velocidades seguras

Ecodireção e o impacto da adoção de velocidades seguras Ecodireção e o impacto da adoção de velocidades seguras Jakow.Grajew@edco2.com.br Copyright 2015 - edco2 - Todos os direitos reservados É PROIBIDO FALAR COM O MOTORISTA מה מרוויח אתה מדבר לנהג? Copyright

Leia mais

A ARTE DE CORTAR E DOBRAR CHAPAS. Guilhotinas Guillotinas LGSK. Linha importada Linea importada

A ARTE DE CORTAR E DOBRAR CHAPAS. Guilhotinas Guillotinas LGSK. Linha importada Linea importada A ARTE DE CORTAR E DOBRAR CHAPAS Guilhotinas Guillotinas Linha importada Linea importada - GUILHOTINAS GUILLOTINAS Linha importada Linea importada Guilhotina CNC, alta precisão, design moderno, guias de

Leia mais