Atuais objetivos da normalização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atuais objetivos da normalização"

Transcrição

1 Acesse: Atuais objetivos da normaização Você agora vai estudar a útima parte deste assunto: os atuais objetivos da normaização. Pode-se dizer que a primeira fase da normaização, por vota de 1900 até os anos 80, concentrou seus esforços na criação de normas que visavam à especificação e à definição de produtos industriais, agrícoas e outros. Nessa fase, as normas incuíam itens como formas e tamanhos de barras de aço, perfis e dimensões de parafusos, porcas, mancais e inúmeras outras peças. Portanto, nesse período, a maior atenção da normaização votava-se para a padronização de peças utiizadas na construção de máquinas e equipamentos. Hoje, as normas, aém dos produtos em si, abrangem um universo bem maior de temas. Esses temas, chamados de teóricos, tratam de questões reativas a terminoogias, gossários de termos técnicos, símboos, reguamentos de segurança, entre outros. O aparecimento de normas específicas para temas dessa natureza é que caracteriza a segunda fase da normaização. Tanto no campo industria quanto na reação entre fabricantes e consumidores, a Normaização deve cumprir, hoje, objetivos reacionados a: simpificação; comunicação; economia goba; segurança, saúde e proteção da vida; proteção do consumidor e dos interesses da sociedade. Veja a que se refere cada um desses objetivos. Sempre que possíve, os exempos estarão reacionados às atividades da indústria mecânica. Simpificação Um dos mais importantes objetivos da normaização refere-se à simpificação, ou seja, à imitação e redução da fabricação de variedades desnecessárias de um produto. A fabricação de parafusos e porcas constitui um exempo cássico do emprego de normas para simpificação dos processos de produção. As normas permitem que os fabricantes de parafusos e porcas produzam um grande ote de P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

2 Acesse: peças suficientemente iguais, em tamanho, forma e desempenho. Aém disso, a padronização possibiita que as peças sejam substituídas com maior faciidade e com a mesma eficiência. Essa característica é denominada intercambiabiidade. A Norma NBR 6215 é um exempo de simpificação dos produtos peo uso de uma Norma. Ea fixa a terminoogia a ser apicada aos produtos siderúrgicos. Por seu intermédio, fabricantes e consumidores utiizam uma inguagem comum para uma série de termos técnicos. Por exempo: arame - produto maciço de secção circuar ou outras, obtido por trefiação de fio máquina. produto pano - produto de secção transversa retanguar constante, com argura maior que duas vezes a espessura. chapa - produto pano de aço com argura superior a 500 mm, aminado a partir de paca. boco - produto não-pano, cuja secção transversa constante é quadrada e possui área superior a mm² e reação entre argura e espessura superior a dois. foha - produto aminado a frio, pano, com espessura igua ou inferior a 0,30 mm e argura superior a 500 mm. paca - produto pano com espessura superior a 80 mm, obtido por aminação de desbaste ou ingotamento contínuo. produto siderúrgico - produto de ferro ou aço obtido por meio de ingotamento, modagem, aminação, forjamento, trefiação, extrusão etc. chapa fina - produto cuja espessura é igua ou inferior a 5 mm e superior a 0,30 mm. A utiização de uma inguagem comum evita confusões nos pedidos, nas especificações e nos estoques. Comunicação A comunicação é fundamenta em quaquer atividade do ser humano. Também nos meios produtivos, a comunicação cara e objetiva é indispensáve para evitar transtornos. Uma das funções das normas é faciitar o processo de comunicação entre fabricantes, fornecedores e consumidores. Veja o exempo: na fabricação de um motor para automóve, o fabricante do motor utiiza produtos fornecidos por outras indústrias. O boco do motor, geramente, é encomendado a uma empresa especiaizada em fundição. Essa encomenda, por sua vez, se baseia num conjunto de normas, tais como: dimensões e toerâncias; composição química do materia empregado na fabricação do boco; métodos de ensaio para avaiação do produto. Como você pode perceber, a norma é o meio de comunicação que possibiita o atendimento aos requisitos exigidos para a fabricação de determinado produto - no caso, um boco de motor. Para o usuário do automóve, cujo motor foi fabricado de acordo com os padrões técnicos estabeecidos, a norma representa maior segurança e confiabiidade no produto adquirido. P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

3 Acesse: O comércio internaciona é outro exempo do emprego de normas como meio de comunicação, principamente nas negociações reaizadas entre países de diferentes idiomas. Por meio de normas, é possíve estabeecer uma inguagem comum, usando símboos e códigos reconhecidos no mundo inteiro. Observe, no exempo, um trecho da Norma ISO 1101 referente aos príncipios da simboização e indicação das toerâncias de forma e de posição a serem representadas em desenhos técnicos. CARACTERÍSTICAS AFETADAS PELAS TOLERÂNCIAS SÍMBOLOS Retiineidade Panesa FORMA POR ELEMENTO ISOLADO Circuaridade Ciindricidade Forma de uma inha quaquer Forma de uma superfície quaquer ORIENTAÇÃO POSIÇÃO POR ELEMENTO POR ELEMENTO ASSOCIADO ASSOCIADO Paraeismo Perpendicuaridade Incinação Posição de um eemento Concentricidade e coaxiaidade Simetria Batimento Os símboos recomendados pea Norma ISO 1101 são reconhecidos e utiizados mundiamente, permitindo uma comunicação universa entre fabricantes e consumidores na apicação em desenhos técnicos. Outro exempo é o da apicação da simboogia de etras e gráficos recomendados internacionamente pea IEC, na área da eetricidade. Você já viu uma paca de identificação utiizada em motores eétricos? Pois bem, ea representa mais um bom exempo do uso da normaização como um eemento faciitador da comunicação. Assim, em quaquer país, os códigos IEC para motores eétricos possuem o mesmo significado, faciitando a comunicação entre usuários. P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

4 Economia goba Acesse: Como você pôde notar, a normaização, cada vez mais, se torna uma ferramenta imprescindíve à indústria, para que ea possa atingir os seus objetivos. Dificimente um fabricante conseguirá exportar seu produto, se não basear seu sistema produtivo em normas técnicas internacionais. Se, numa fase inicia, a impantação de normas exige investimentos por parte do fabricante, certamente o retorno he será garantido, pois racionaizam os procedimentos de produção e garantem produtos com mehor níve de quaidade. Um produto com mehor quaidade deixa o ciente satisfeito e, conseqüentemente, proporciona maior confiabiidade do produto. Segurança Diversas normas tem por objetivo proteger a saúde e a vida humana. São as chamadas normas de segurança. Tais normas estão à frente de projetos de novos produtos, com o objetivo de dar segurança aos usuários. Exempos disso são: cinto de segurança para usuários de veícuos automotores; veícuos automotores que não são acionados se o usuário não estiver usando o cinto corretamente; capacete de segurança; extintores de incêndio; chuveiros eétricos com carcaça isoante; fios eétricos envovidos por camada isoante (anti-chama). A Norma NBR 7532, por exempo, padroniza as dimensões e as cores dos símboos de identificação de extintores de incêndio. Veja no quadro um trecho da Norma NBR 7532 : FORMAS E CORES DE IDENTIFICADORES COMBUSTÍVEIS LÍQUIDOS EQUIPAMENTOS COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS INFLAMÁVEIS ELÉTRICOS METÁLICOS (a) (b) (c) (d) a) COMBUSTÍVEIS SÓLIDOS - etra de cor branca sobre fundo de cor verde. b) LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS - etra de cor branca sobre fundo de cor vermeha. c) EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS - etra de cor branca sobre fundo de cor azu. d) COMBUSTÍVEIS METÁLICOS - etra de cor preta sobre fundo de cor amarea. P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

5 Acesse: Os símboos apresentados pea Norma NBR 7532 permitem ao usuário escoher corretamente a casse de extintor para cada tipo de materia em chamas. Aém das Normas de segurança específicas para determinados produtos, existe uma série de normas que determinam os reguamentos contra incêndios, que devem ser seguidos na construção de edifícios. Interesse do consumidor No reacionamento fabricante-consumidor, o consumidor é a parte que mais se beneficia dos produtos normaizados. Quanto maior o número de normas impantadas para se fabricar um produto quaquer, maior a quaidade do produto e, portanto, maior a confiança do consumidor. O comércio internaciona tem votado sua atenção para o ciente. É cada vez maior, em todo o mundo, o número de associações de proteção ao consumidor, que passou a ter um pape decisivo na competição industria. Antes de comprar determinados produtos, os consumidores de vários países têm por hábito verificar se o produto foi aprovado por aguma associação de normaização. Essa identificação é possíve, pois muitos produtos possuem na embaagem a marca ou ogotipo que identifica se o produto foi fabricado dentro dos padrões definidos por normas. No Brasi, essa marca é cedida peo INMETRO e é conhecida por marca de certificação de conformidade. O INMETRO, por meio de aboratórios credenciados, supervisiona o controe de quaidade dos produtos, antes que cheguem ao mercado consumidor. Veja o exempo a seguir. A marca de conformidade é concedida ao produto desde que ee atenda aos requisitos técnicos, exigidos peas normas. Produtos reacionados à segurança e à prevenção de incêndios têm recebido do INMETRO a marca de certificação de conformidade. Essa marca garante o produto durante sua utiização, em um prazo ega definido por norma específica. Peo que foi estudado nesta unidade, você deve ter percebido que o campo de apicação das normas é bastante ampo. Em seu trabaho, provavemente, você já as utiiza ou venha a utiizá-as. P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

6 Acesse: A ABNT A ABNT é aberta à toda a popuação. Seus endereços são: è São Pauo - rua Marquês de Itu, 88 - o andar è Rio de Janeiro - av. Treze de Maio, o andar Você pode ser sócio da ABNT e receber normas atuaizadas. Mesmo não sendo sócio, você pode fazer consutas ou adquirir normas, comparecendo pessoamente. Exercício 1 Na couna da esquerda, estão descritos os objetivos da normaização e na couna da direita, estão sintetizados esses objetivos. Dentro de cada parênteses, escreva a etra que corresponde ao objetivo descrito na couna da esquerda. Atenção, pois na couna da direita, um dos parênteses deverá ficar vazio. Exercícios a) Reduzir variedades ( ) economia goba de dimensões e padrões, definir terminoogia ( ) segurança comum e coerente para faciitar a fabricação ( ) interesse do consumidor e o uso dos produtos. ( ) diversificação b) Padronizar termos técnicos, criando uma inguagem comum ( ) simpificação para faciitar a reação entre fabricantes, ( ) comunicação fornecedores e consumidores. c) Obter produtos com quaidade, custo reduzido, menor índice de refugo, menor quantidade de itens em estoque. d) Proteger a saúde, a vida humana e o bem-estar da sociedade. e) Garantir marca de conformidade, satisfação com a quaidade e eficiência do produto. P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

7 Acesse: Assinae com um (X) a única aternativa correta de cada questão, a seguir: Exercício 2 A norma ABNT garante a quaidade de aguns produtos destinados à segurança pessoa do consumidor. Podemos reconhecer se um produto possui reconhecimento de quaidade por parte da norma ABNT quando apresenta: a) ( ) a data de fabricação. b) ( ) a marca do fabricante. c) ( ) a aprovação do SIF. d) ( ) a marca de conformidade. Exercício 3 As normas internacionais permitem que vários países utiizem terminoogia, simboogia, padrões e procedimentos comuns para avaiar e garantir a quaidade dos produtos comerciaizados entre os diferentes países. As mais importantes associações internacionais responsáveis pea eaboração de normas váidas para diversos países do mundo são: a) ( ) ISO, ABNT. b) ( ) ISO, IEC. c) ( ) IEC, ABNT. d) ( ) ABNT, DIN. Bibiografia Normaização INMETRO. Treinamento básico em gestão da Quaidade. Rio de Janeiro, INSTITUTO EUVALDO LODI. Novo modeo para eaboração de Normas técnicas no Brasi. Rio de Janeiro, (Cadernos IEL, vo.5). KAISER, Bruno anos de descobertas. 3 a edição. Tradução de Roberto Luiz F. de Ameida. São Pauo, Mehoramentos, s d. MINEI, Ciro Y. e PRIZENDT, Benjamin. Normaização para a Quaidade. São Pauo, SENAI-SP, 199. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Departamento de Assuntos Universitários. MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO. Secretaria Executiva do CONMETRO. Normaização - Histórico e informações. Brasíia, SARDELLA, Antonio e MATEUS, Edgar. Dicionário escoar de química. São Pauo, Ática, P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

8 Acesse: Gabaritos Normaização Aua 2 - A primeira fase da normaização 1. Normaização são critérios estabeecidos entre as partes interessadas - técnicos, engenheiros, fabricantes, consumidores e instituições - para padroni- zar produtos, simpificar processos produtivos e garantir um produto confiáve, que atenda a suas necessidades. 2. c ) 3. a) Aua 3 - Normaização no Brasi 1. ABNT 2. Procedimento Especificação Padronização Terminoogia Simboogia Cassificação Método de ensaio 3. ASTM, SAE, AISI Aua - Atuais objetivos da normaização 1. c) d) e) ( ) a) b) 2. d) 3. b) P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

9 -o Acesse: Para suas anotações P/ as outras apostias de Normaização, Acesse:

Atuais objetivos da normalização

Atuais objetivos da normalização A U L A Atuais objetivos da normaização Você agora vai estudar a útima parte deste assunto: os atuais objetivos da normaização. Pode-se dizer que a primeira fase da normaização, por vota de 1900 até os

Leia mais

Normalização no Brasil

Normalização no Brasil Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Normaização no Brasi A ABNT foi fundada em 1940, por iniciativa particuar de um grupo de técnicos e engenheiros, sendo a primeira entidade a disseminar normas técnicas

Leia mais

Leiaute ou arranjo físico

Leiaute ou arranjo físico Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Leiaute ou arranjo físico A UU L AL A Quaquer posto de trabaho, incusive o nosso, está igado aos demais postos de trabaho, num oca quaquer de uma empresa. Esse oca pode

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

painel sandwich poliuretano fachada

painel sandwich poliuretano fachada paine sandwich poiuretano fachada IRFAC nervurado parafuso à vista O paine de fachada IRFAC é produzido na argura de mm, com junta fechada ou aberta e em três tipos diferentes de acabamento, quer na face

Leia mais

Industrialização e processo de fabricação

Industrialização e processo de fabricação A U A UL LA Industriaização e processo de fabricação Por vota de 1800, teve início a industriaização. Ea é considerada recente, se comparada às épocas primitivas em que uma determinada forma de trabaho

Leia mais

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano. por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. alavanca.

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano. por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. alavanca. A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Máquinas simpes Ao ongo de sua história, o ser humano procurou mehorar suas condições de trabaho, principamente no que se refere à redução de seu esforço

Leia mais

Por que o alumínio compete com o aço?

Por que o alumínio compete com o aço? Por que o aumínio compete com o aço? AUUL AL A Sobre carbono Extração do aumínio da bauxita Recicagem do aumínio As propriedades do aumínio Por que o aumínio não enferruja O que você vai aprender O que

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas;

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança

Plantas e mapas. Na Aula 17, aprendemos o conceito de semelhança A UA UL LA Pantas e mapas Introdução Na Aua 7, aprendemos o conceito de semehança de triânguos e vimos, na Aua 0, interessantes apicações desse conceito no cácuo de distâncias difíceis de serem medidas

Leia mais

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano A U L A

Máquinas simples. Ao longo de sua história, o ser humano A U L A Máquinas simpes Ao ongo de sua história, o ser humano procurou mehorar suas condições de trabaho, principamente no que se refere à redução de seu esforço físico. ara isso, o homem utiizou, iniciamente,

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

Identificação e Avaliação dos Aspectos/Impactos ao Meio Ambiente

Identificação e Avaliação dos Aspectos/Impactos ao Meio Ambiente Identificação e Avaiação dos Referências: NBR ISO 14001 Sistema de Gestão Ambienta Objetivo: Estabeecer diretrizes e orientações para identificar e avaiar os Apargatas, que possam causar impactos significativos

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

painel sandwich poliuretano cobertura

painel sandwich poliuretano cobertura paine sandwich poiuretano cobertura IRCOB 3- O paine IRCOB está indicado para coberturas incinadas com uma pendente mínima de 6%. Produzido em dois tipos de acabamentos na face interior nervurado e ponta

Leia mais

A primeira fase da normalização

A primeira fase da normalização U L A A primeira fase da normaização A partir do momento em que o homem entra na era industria e inicia a produção em massa, isto é, a fabricação de um mesmo produto em grande quantidade, surge uma grande

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

MÓDULOS ESPECIAIS MECÂNICA

MÓDULOS ESPECIAIS MECÂNICA Departamento Regiona de São Pauo Normaização Escoa SENAI MÓDULOS ESPECIAIS MECÂNICA Móduos especiais - Mecânica Materia didático extraído do móduo Normaização teecurso profissionaizante 2000. Trabaho eaborado

Leia mais

Física do Calor

Física do Calor 4300159 Física do Caor Prof. Marcio Varea emai: mvarea@if.usp.br página: http://fig.if.usp.br/~mvarea/ Edifício Principa, Aa I, Saa 330 Turma 1 Quarta Saa 207 - Aa Centra 10:00h 12:00h Sexta Saa 207 -

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

Uma prática inerente ao mundo da administração, é a busca de soluções efetivas para evitar a recorrência dos problemas.

Uma prática inerente ao mundo da administração, é a busca de soluções efetivas para evitar a recorrência dos problemas. soogictm Logica anaysis Powerfu soutions Av. São Francisco, 65 cj. 51 Centro Santos SP te. 13 3219-2167 Introdução Uma prática inerente ao mundo da administração, é a busca de souções efetivas para evitar

Leia mais

Operando com potências

Operando com potências A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Operando com potências Introdução Operações com potências são muito utiizadas em diversas áreas da Matemática, e em especia no cácuo agébrico. O conhecimento

Leia mais

Simplificando o trabalho

Simplificando o trabalho A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Simpificando o trabaho A simpificação do trabaho constitui outro meio que favorece diretamente a produtividade. Essa simpificação se reaciona com a mehoria

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ Matemática 9º ano 1º bimestre / 2013 PLANO DE TRABALHO Semehança Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/semehan%c3%a7a Tarefa 2 Cursista:

Leia mais

Linha de produtos OUTROS

Linha de produtos OUTROS www.avenius.ind.br 02 03 Linha de produtos PEÇAS EM FERRO FUNDIDO FLEXÍVEIS ADAPTADORES PARA FLANGE RÍGIDOS CONEXÕES PADRÃO TEE MECÂNICO VÁLVULAS OUTROS PEÇAS EM AÇO INOX FLEXÍVEIS ADAPTADORES PARA FLANGE

Leia mais

Lista de exercícios - Boco 2 - Aua 16 - Termoquímica (Energia de 1. (Ucs 2016 O 1,2-dicoroetano ocupa posição de destaque na indústria química americana. Trata-se de um íquido oeoso e incoor, de odor forte,

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso olhal. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 05/10/2017 1 de 12 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal das Redes de Distribuição e Transmissão da CEMAR - Companhia Energética

Leia mais

Computação e Linguagem de Programação

Computação e Linguagem de Programação Computação e Linguagem de Programação Aua 5 parte 1 Professores Sandro Fonseca de Souza Dison de Jesus Damião 1 Sumário Bibiografia Sugerida Motivações em FAE Introdução à Programação Linguagem de Programação

Leia mais

Nesta aula, vamos verificar que a industri-

Nesta aula, vamos verificar que a industri- Cidade mundia, domínios e fronteiras A UU L AL A Nesta aua, vamos verificar que a industri- aização recente foi consoidada por uma forte participação do Estado em um processo que ficou conhecido como modernização

Leia mais

EAE36AM - ESTATÍSTICA APLICADA A EXPERIMENTOS

EAE36AM - ESTATÍSTICA APLICADA A EXPERIMENTOS EAE36AM - ESTATÍSTICA APLICADA A EXPERIMENTOS AULA 1 PROFª SHEILA REGINA ORO Ementa Panejamento de experimentos; Panejamento amostra; Deineamento experimenta; Coeta e vaidação dos dados; Testes de comparação

Leia mais

Normalização no Brasil

Normalização no Brasil Normaização no Brasi A ABNT foi fundada em 1940, por iniciativa particuar de um grupo de técnicos e engenheiros, sendo a primeira entidade a disseminar normas técnicas no Brasi. Em 1962, a ABNT foi reconhecida

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GGH 7 4 a 7 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA DETERMINAÇÃO DAS CAUSAS DA INSTABILIDADE

Leia mais

4 DEFINIÇÃO DA GEOMETRIA, MALHA E PARÂMETROS DA SIMULAÇÃO

4 DEFINIÇÃO DA GEOMETRIA, MALHA E PARÂMETROS DA SIMULAÇÃO 4 DEFINIÇÃO DA GEOETRIA, ALHA E PARÂETROS DA SIULAÇÃO 4.1 Fornaha experimenta A fornaha experimenta utiizada como caso teste por Garreton (1994), era de 400kW aimentada com gás natura. Deste trabaho, estão

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pea Universidade Federa do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pea UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 199.

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 03 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso tipo J utilizado na fixação de células capacitivas na montagem de

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa? Foram

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

Operando com potências

Operando com potências A UA UL LA 71 Operando com potências Introdução Operações com potências são muito utiizadas em diversas áreas da Matemática, e em especia no cácuo agébrico O conhecimento das propriedades operatórias da

Leia mais

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

Mestrado em Comunicação Acessível

Mestrado em Comunicação Acessível Mestrado em Comunicação Acessíve (ano etivo de 2013/2014) 1. Apresentação Este 2.º cico de estudos, de carácter profissionaizante, propõe-se formar especiaistas em comunicação acessíve, com vista ao desenvovimento

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01 / 04 / 2013 1 de 8 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso de cabeça quadrada utilizado nas Redes e Linhas de Distribuição da

Leia mais

8.5 Cálculo de indutância e densidade de energia magnética

8.5 Cálculo de indutância e densidade de energia magnética 8.5 Cácuo de indutância e densidade de energia magnética Para agumas geometrias de mahas pode-se cacuar a indutância aproximadamente. Cacuamos aqui a indutância de uma maha que contém um soenoide ciíndrico

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Bolsas de Doutoramento no âmbito do Programa de Doutoramento MAP-i

Regulamento para Atribuição de Bolsas de Doutoramento no âmbito do Programa de Doutoramento MAP-i Reguamento para Atribuição de Bosas de Doutoramento no âmbito do Programa de Doutoramento MAP-i Este reguamento caracteriza o tipo de bosas em concurso e define as regras de candidatura, de constituição

Leia mais

Num determinado jogo de fichas, os valores

Num determinado jogo de fichas, os valores A UA UL LA Potências e raízes Para pensar Num determinado jogo de fichas, os vaores dessas fichas são os seguintes: 1 ficha vermeha vae 5 azuis; 1 ficha azu vae 5 brancas; 1 ficha branca vae 5 pretas;

Leia mais

NTC /133. Chaves ajustáveis. Figura 1 desenho ilustrativo. Figura 2 desenho ilustrativo (chave isolada)

NTC /133. Chaves ajustáveis. Figura 1 desenho ilustrativo. Figura 2 desenho ilustrativo (chave isolada) Figura 1 desenho ilustrativo Figura 2 desenho ilustrativo (chave isolada) Maio/2018 SRD/DPLD/VNTD Volume Especial Página 1 de 5 Chaves ajustáveis Cod. Abertura ajustável (S) em mm Tabela 1 dimensões e

Leia mais

O círculo e o número p

O círculo e o número p A UA UL LA 45 O círcuo e o número p Para pensar O círcuo é uma figura geométrica bastante comum em nosso dia-a-dia. Observe à sua vota quantos objetos circuares estão presentes: nas moedas, nos discos,

Leia mais

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 TA B E L A 1

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 TA B E L A 1 FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - 811800/19 Código COPEL OBS.: 1. Medidas em milímetros. TA B E L A 1 Código A B (mín.) COPEL A B (mín.) 1800 15010938 40 1,5 35 1809 15011065 250 3,0 170 1801

Leia mais

SINTOMA, CAUSA, EFEITO

SINTOMA, CAUSA, EFEITO Categoria causa níve 3 causa níve 2 Categoria causa níve 1 causa níve 4 Efeito Categoria Categoria SINTOMA, CAUSA, EFEITO Programa de Gestão da Quaidade e Produtividade treinamento Iniciativa: Consutoria:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 26 / 07 / 2013 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de suporte L para fixação de Chave Fusível e para-raios em cruzeta para utilização

Leia mais

Informática para Ciências e Engenharias (B) 2015/16. Teórica 5

Informática para Ciências e Engenharias (B) 2015/16. Teórica 5 Informática para Ciências e Engenharias (B) 2015/16 Teórica 5 Na aua de hoje Controo de execução cicos condicionais whie end Exempos raiz quadrada whie Histograma whie e matrizes fórmua química whie e

Leia mais

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação.

Estabelecer as normas e padrões técnicos para o fornecimento de parafuso de cabeça quadrada. Coordenar o processo de revisão desta especificação. 30/01/2018 1 de 14 1 EFINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso de cabeça quadrada utilizados nas Redes de Distribuição da CEMAR Companhia

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: Introdução

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: Introdução PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS: Introdução Um pouco de História Primeiras Máquinas de Cacuar Ábaco há aproximadamente 4.000 a.c. Um pouco de História Primeiras Máquinas de Cacuar PASCALINA ano de 1642(Baise

Leia mais

Documento No. R 0823 Revisão 0

Documento No. R 0823 Revisão 0 MAKAI Engenharia & Serviços Ltda. fone /fax: +55 11 4032-6001 / 8759 Website: www.makai.com.br Documento No. R 0823 Revisão 0 15 setembro 2008 ESPECIFICAÇÃO COMPLEMENTAR DE FORNECIMENTO MESA DE REAÇÃO

Leia mais

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: O ROTOR RÍGIDO Prof. Harey P. Martins Fiho o Rotação em duas dimensões Partícua de massa m descrevendo trajetória circuar no pano xy: Momento anguar da partícua: J z = rp = mrv Ser

Leia mais

Exercícios de Programação e Computação para Arquitectura. António Menezes Leitão

Exercícios de Programação e Computação para Arquitectura. António Menezes Leitão Exercícios de Programação e Computação para Arquitectura António Menezes Leitão 29 de Outubro de 2013 1 Introdução Considere uma cidade organizada em termos de quarteirões. Para simpificar, vamos assumir

Leia mais

Gerência de Suprimentos e Logística: Solicitar em sua rotina de aquisição material conforme especificado nesta Norma;

Gerência de Suprimentos e Logística: Solicitar em sua rotina de aquisição material conforme especificado nesta Norma; 17 / 05 / 2012 1 de 10 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal utilizado nas Redes e Linhas de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 01 / 04 / 2013 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de arruela quadrada para utilização nas redes e linhas de distribuição e subestações

Leia mais

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 TABELA - 1

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 TABELA - 1 FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - 811800/19 Código COPEL TABELA - 1 Código A B (mín.) COPEL A B (mín.) 1800 15010938 40 ± 1,5 35 1809 15011065 250 ± 3,0 170 1801 15010962 60 ± 2,0 45 1811

Leia mais

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1

PARAFUSOS DE CABEÇA QUADRADA, DE ROSCA DUPLA E DE CABEÇA ABAULADA FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - NTC /19 T A B E L A 1 FIGURA 1 - PARAFUSO DE CABEÇA QUADRADA (M16) - 811800/19 T A B E L A 1 Código Dimensões (mm) Código Dimensões (mm) COPEL A B (mín.) COPEL A B (mín.) 1800 15010938 40 ± 1.5 35 1809 15011065 250 ± 3.0 170

Leia mais

[1] NBR 5426:1989 Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;

[1] NBR 5426:1989 Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos; 17 / 05 / 2012 1 de 8 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para o parafuso de cabeça abaulada utilizado nas Redes de Distribuição da CEMAR.

Leia mais

4. Bitolas Padrão Fio-máquina

4. Bitolas Padrão Fio-máquina 4. Bitolas Padrão Fio-máquina Fio-máquina (mm) 5,50 9,50 13,00 17,50 31,75 6,00 10,00 13,50 18,30 34,00 6,30 10,50 14,00 19,05 36,00 6,50 11,00 14,30 20,64 38,00 7,00 11,50 14,50 22,50 40,00 7,50 12,00

Leia mais

Edital 04/2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Processo Seletivo de Doutorado 2016 Instruções

Edital 04/2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Processo Seletivo de Doutorado 2016 Instruções Edita 04/2016 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambienta Processo Seetivo de Doutorado 2016 Instruções 10 de juho de 2016 1 Candidatos admissíveis; vagas; e bosas de doutorado Podem se candidatar

Leia mais

Gestão do Ciclo de Vida do Produto Integrada com as Core Tools

Gestão do Ciclo de Vida do Produto Integrada com as Core Tools Benefícios e Vantagens Ficha Técnica Gestão do Cico de Vida do Produto Integrada com as Core Toos O ISOQuaitas.PLM é um software abrangente que integra todas as atividades da Gestão do Cico de Vida do

Leia mais

CPM - Programa de Certificação de Pessoal de Manutenção. Mecânica Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

CPM - Programa de Certificação de Pessoal de Manutenção. Mecânica Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico _ CPM - Programa de Certificação de Pessoal de Manutenção Mecânica Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico _ 3 _ Sumário Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico... 03 Introdução...

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564) AULA 07 ESTADO DE SUPERFÍCIE TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564) AULA 07 ESTADO DE SUPERFÍCIE TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564) AULA 07 ESTADO DE SUPERFÍCIE TOLERÂNCIAS DIMENSIONAIS TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS ESTADO DE SUPERFÍCIE SUPERFÍCIES Ideal Real SIMBOLOGIA QUALITATIVA SIMBOLOGIA QUANTITATIVA

Leia mais

Ferragem de rede aérea que se fixa numa superfície, em geral a face superior de uma cruzeta, na qual, por sua vez, é fixado um isolador de pino.

Ferragem de rede aérea que se fixa numa superfície, em geral a face superior de uma cruzeta, na qual, por sua vez, é fixado um isolador de pino. 26 / 07 / 2011 1 de 10 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do pino de isolador para utilização nas Redes de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

Você já participou da reforma ou da construção de um imóvel?

Você já participou da reforma ou da construção de um imóvel? ÁREA DE POLÍGONOS CONTEÚDOS Área de retânguo Área de paraeogramo Área de triânguo Área de trapézio Área de hexágono AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Área do retânguo e quadrado Você já participou da reforma

Leia mais

Pesquisas organizacionais para avaliação

Pesquisas organizacionais para avaliação UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DE UM CONSTRUTO PARA MEDIÇÃO DOS FATORES CRÍTICOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE POR INTERMÉDIO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM João Weiandre Carneiro Aexandre Daton Francisco de Andrade

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS CATÁLOGO TÉCNICO DE MATERIAIS VOLUME IV MATERIAIS ELETROMECÂNICOS DE MANOBRA TOMO IV VÁLVULAS DE RETENÇÃO EM FERRO FUNDIDO NOVEMBRO/2015 ÍNDICE 1 VÁLVULA DE RETENÇÃO

Leia mais

Improvement of a Robotic Soccer Team Using a Multilayered Control Architecture

Improvement of a Robotic Soccer Team Using a Multilayered Control Architecture Improvement of a Robotic Soccer Team Using a Mutiayered Contro Architecture Dougas F. Tavares, Leonardo S. Pauucio, Rodofo V. Vaentim Universidade Federa do Espírito Santo Abstract Very Sma Size Soccer

Leia mais

Definições de produtos médicos de qualidade inferior e falsificados

Definições de produtos médicos de qualidade inferior e falsificados RESUMO Introdução Em 2015, o mecanismo dos Estados-Membros da Organização Mundia da Saúde (OMS) encomendou um estudo sobre saúde púbica e impacto socioeconómico dos produtos médicos de quaidade inferior

Leia mais

Alta eficiência térmica, resultando em Segurança Motor EC de baixo consumo de energia,

Alta eficiência térmica, resultando em Segurança Motor EC de baixo consumo de energia, Condensador Remoto a r 31011 550806 W 26670 473693 105832 1879733 BTU/h Baixo níve de ruído Mais eve e compacto Características técnicas ta eficiência térmica, resutando em Segurança Motor EC de baixo

Leia mais

CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA CAPÍTULO 1 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA 1. INTRODUÇÃO E HISTÓRICO RESUMIDO Passado: - mão de obra barata - Abundância de matérias-primas Atualidade: - Modernização - Competitividade - Qualidade - Produtividade

Leia mais

Sistemas de marcação e codificação. Setores Automotivo e aeroespacial

Sistemas de marcação e codificação. Setores Automotivo e aeroespacial Sistemas de marcação e codificação Setores Automotivo e aeroespacia Conhecemos os desafios únicos que você enfrenta em suas inhas de produção Nos setores aeroespacia e automotivo, não há espaço para erros

Leia mais

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 1º ano º Bimestre/ 01 Pano de Trabaho RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO Acesso em /05/01 educador.brasiescoa.com

Leia mais

Ø60,3. Código do Material CPFL Paulista e CPFL Piratininga N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página:

Ø60,3. Código do Material CPFL Paulista e CPFL Piratininga N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: 1. FINALIDADE Padronizar os núcleos, para fixação da luminária no topo do poste, a serem utilizados na iluminação de nível superior Prime das redes de distribuição das concessionárias de energia. 2. ÂMBITO

Leia mais

Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares

Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares Portaria nº 371, de 29 de dezembro de 2009 Objetivo: Avaliação de aparelhos eletrodomésticos e similares, com foco em requisitos de segurança, visando

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 09 / 04 / 2013 1 de 1 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso olhal utilizado nas Redes e Linhas de Distribuição da Companhia Energética

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa?

Leia mais

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS

3 REFERÊNCIAS 4 DISPOSIÇÕES GERAIS Elaborador: Mário Sérgio de Medeiros Damascena ET - 05.117.01 1 de 6 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis de pino de isolador para utilização

Leia mais

CIRCUITOS MAGNÉTICOS LINEARES E NÃO LINEARES

CIRCUITOS MAGNÉTICOS LINEARES E NÃO LINEARES 7 9 CIRCUITOS MAGÉTICOS LIEARES E ÃO LIEARES Circuitos magnéticos são usados para concentrar o efeito magnético de uma corrente em uma região particuar do espaço. Em paavras mais simpes, o circuito direciona

Leia mais

André Luis Riqueira Brandão (1)(P); Washington Batista Vieira (1); Tiago Antunes Faria Amaral (2); Marcilio Sousa da Rocha Freitas (3).

André Luis Riqueira Brandão (1)(P); Washington Batista Vieira (1); Tiago Antunes Faria Amaral (2); Marcilio Sousa da Rocha Freitas (3). DIMENSIONAMENTO DE COLUNAS DE AÇO EM PERFIS FORMADOS A FRIO, DE SEÇÃO U ENRIJECIDO COM BORDA ADICIONAL, PELO MÉTODO DA SEÇÃO EFETIVA Design of cod-formed stee Coumns, of ipped channe section with additiona

Leia mais

Leiaute ou arranjo físico

Leiaute ou arranjo físico Leiaute ou arranjo físico A UU L AL A Quaquer posto de trabaho, incusive o nosso, está igado aos demais postos de trabaho, num oca quaquer de uma empresa. Esse oca pode ser uma área grande ou pequena.

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

Produto : Microsiga Protheus SIGAGFE, Gestão de Frete Embarcador 11.8

Produto : Microsiga Protheus SIGAGFE, Gestão de Frete Embarcador 11.8 Ateração no Reatório de onciiação ontábi Produto : Microsiga Protheus SIGAGFE, Gestão de Frete Embarcador 11.8 hamado : TPLGZG Data da pubicação : 05/08/14 País(es) : Todos Banco(s) de Dados : Todos Esta

Leia mais

Emerson Marcos Furtado

Emerson Marcos Furtado Emerson Marcos Furtado Mestre em Métodos Numéricos pea Universidade Federa do Paraná (UFPR). Graduado em Matemática pea UFPR. Professor do Ensino Médio nos estados do Paraná e Santa Catarina desde 199.

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico. Módulo I. Aula 01

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico. Módulo I. Aula 01 Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo I Aula 01 Introdução O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. O desenho artístico é uma forma

Leia mais

DIRETORIA GERAL NÚMERO EEM TECNOLOGIA FOLHA 1/23 ESPECIFICAÇÃO DE EMBALAGEM REV DATA 03-27/01/05

DIRETORIA GERAL NÚMERO EEM TECNOLOGIA FOLHA 1/23 ESPECIFICAÇÃO DE EMBALAGEM REV DATA 03-27/01/05 TECNOLOGIA FOLHA 1/23 ÍNDICE DE REVISÕES REVISÃO DATA MOTIVO/DESCRIÇÃO 00 18/03/97 EMISSÃO ORIGINAL. 01 15/08/01 ALT. NO EMITENTE; EXCL. DO CARIMBO ESPECIFICAÇÃO SOB CONSIDERAÇÃO; ALT. ITEM 5 GARANTIA

Leia mais

PME Mecânica dos Sólidos I 5 a Lista de Exercícios

PME Mecânica dos Sólidos I 5 a Lista de Exercícios ESCOL POLITÉCNIC D UNIVERSIDDE DE SÃO PULO DEPRTMENTO DE ENGENHRI MECÂNIC PME-00 - Mecânica dos Sóidos I 5 a Lista de Eercícios 1) estrutura treiçada indicada abaio é formada por barras de mesmo materia

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO DOS EMPRESÁRIOS DA GRANDE CURITIBA E CAMPOS GERAIS- SICOOB SUL

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO DOS EMPRESÁRIOS DA GRANDE CURITIBA E CAMPOS GERAIS- SICOOB SUL REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO DOS EMPRESÁRIOS DA GRANDE CURITIBA E CAMPOS GERAIS- SICOOB SUL TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA FINALIDADE Art. 1º O Conseho de Administração

Leia mais

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO alumínio FIGURA 1 FIGURA 2

CONECTOR TERMINAL DE COMPRESSÃO alumínio FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3 OBS.: 1) Medidas em milímetros. 2) Deve ser dimensionado para atender a todas as características de aplicação mecânica e elétrica da Tabela 1. MAIO/2017 DPLD/VNTD VOLUME 1 Página

Leia mais