APOSTILA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOSTILA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA"

Transcrição

1 APOSTILA INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO GRÁFICA

2 O CORELDRAW X3 é um programa de desenho que facilita a arte final profissional, desde de logotipos até ilustrações técnicas complexas, possui recursos de edição de textos para criação de folhetos, cartões de visitas, catálogos entre outros. Consiste em ser um programa de ilustração vetorial e de layout de páginas, ele oferece excelentes ferramentas de criação e muitos recursos. Portanto o COREL DRAW oferece uma grande produção para qualquer criação gráfica. Iniciando o CORELDRAW X3- VERSÃO 12. A SUA INSTALAÇÃO É FEITA ATRAVÉS DO CD ROM DO PROGRAMA. Após iniciar o programa, uma tela de apresentação aparece, Com uma caixa de diálogo que veremos a seguir: Bem- vindo ao CORELDRAW X3.

3 Nesta tela você pode : criar um novo desenho ; abrir as últimas figuras feitas ; abrir uma figura salva em disco ; abrir um modelo pré definido ; conhecer o tutorial ( ensina a usar o CORELDRAW) ;ver as novidades dessa versão em relação as anteriores. Tela principal do CORELDRAW Sua tela simula uma prancheta, sua página aparece presente no centro da área livre contendo as ferramentas, barra de propriedades, réguas, paleta de cores e menu de opções. Veja a sua tela principal:

4 FUNÇÕES DOS ELEMENTOS DO CORELDRAW X3 BARRA DE MENUS ACIONA OS COMANDOS PRINCIPAIS.

5 BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO COMANDOS MAIS UTILIZADOS DOS MENUS, EM FORMA DE BOTÕES. BARRA DE PROPRIEDADES ALTERA AS PROPRIEDADES DO OBJETO SELECIONADO. CAIXA DE FERRAMENTAS SELECIONA, EDITA, PINTA E VISUALIZA OS DESENHOS. BARRA DE STATUS MOSTRA A AÇÃO EXECUTADA NO MONENTO. BARRA DE NAVEGAÇÃO ACRESCENTA NOVAS PÁGINAS. GUIA DA PÁGINA IDENTIFICA AS PÁGINAS DE UM ARQUIVO ; PARA ALTERNAR BASTA CLICAR NA GUIA CORRESPONDENTE. BARRAS DE ROLAGEM VISUALIZA A ÁREA DE DESENHO QUANDO ESTÁ AMPLIADA. ÁREA DE DESENHO E RASCUNHO ESPAÇO PARA DESENHAR, É IMPRESSÃO DO DESENHO. PALETA DE CORES COLOCA CORES NOS OBJETOS ; CLICANDO COM O BOTÃO ESQUERDO PREENCHE O CONTEÚDO ; COM O DIREITO PINTA O FIO DO CONTORNO DO DESENHO. FERRAMENTAS VEJA DO SEU LADO ESQUERDO SUAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS :

6 FERRAMENTAS BÁSICAS DO CORELDRAW X3 Acione a ferramenta retângulo para criação de retângulos quadrados.

7 Para desenhar um quadrado perfeito, mantenha pressionada a tecla ctrl. quando for movimentar um objeto, copiar, redimensionar, utilize a tecla de seleção. Ferramenta elipse Permite desenhar um círculo determinando a largura é a altura do mesmo. Ferramenta polígono

8 USANDO A BARRA DE PROPRIEDADES VOCÊ PODE MODIFICAR AS FORMAS DO POLÍGONO. a ferramenta grade, se localiza junto a ferramenta polígono. Veja abaixo:

9 Podemos configurar a grade através da barra de propriedades, basta colocar o número de colunas é linhas desejados e depois desenhar. Ferramenta espiral Também podemos usar a barra de propriedades para ajustar o número de voltas do espiral.

10 Formas básicas São desenhos prontos do corel exemplos: Formas básicas, formas de fluxograma, formas de estrelas, formas de legenda. alças A medida que você arrasta o ponteiro do mouse, a barra de status mostra o tamanho do objeto que está sendo desenhado.

11 Ao soltar o mouse, o desenho completado será completado na tela. aparecem oito pontos ao redor do objeto. Que são as alças, que servem para alterar o objeto. Veja o exemplo : Pressionando ESC elas são desativadas. para ativar acione a ferramenta de seleção e clique sobre o fio do desenho que quiser alterar. Exercícios, desenhe as figuras no CORELDRAW:

12 Selecionando um objeto em particular É necessária quando se quer adicionar um comando a esse objeto, para selecionar ative a ferramenta de seleção na caixa de ferramentas ; depois clique no objeto selecionado. Para selecionar dois ou mais objetos mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique nos objetos a selecionar. PARA SELECIONAR TODOS OS OBJETOS DE UMA SELEÇÃO CLIQUE NA FERRAMENTA DE SELEÇÃO. PARA MOVER UM OBJETO, CLIQUE NA FERRAMENTA SELEÇÃO É COM O BOTÃO DO MOUSE PRESSIONADO, ARRASTE PARA PARTE SUPERIOR A DIREITA. VEJA O EXEMPLO:

13 O DESLOCAMENTO PODE SER FEITO PELO TECLADO, PELAS SETAS DE MOVIMENTAÇÃO. REDIMENSIONAMENTO DE OBJETOS PARA REDIMENSIONAR BASTA O OBJETO ESTAR SELECIONADO; CLICAR EM UM DOS QUATRO PONTOS DO MEIO DA SELEÇÃO. Redimensionamento proporcional Inversão de objetos- clique no ponto contrário da inversão, arraste para o lado desejado. Você pode inverter a imagem utilizando a barra de propriedades. VEJA O EXEMPLO:

14 OS BOTÕES ESPELHAR DA BARRA DE PROPRIEDADES SÓ ESTARÃO ATIVOS QUANDO O OBJETO ESTIVER SELECIONADO. PARA INCLINAR UM OBJETO, DÊ DOIS CLIQUES SOBRE ELE E CLICAR EM UMA DAS QUATRO SETAS DO MEIO, PUXANDO-A PARA ONDE DESEJAR. VEJA A FIGURA:

15 TRANSFORMAÇÃO ABRINDO A JANELA TRANSFORMAR MENU ORGANIZAR TRANSFORMAÇÃO. USAMOS PARA REDIMENSIONAR UM OBJETO PRECISAMENTE, OU SEJA VALORES PRÉ DEFINIDOS, PODEMOS USAR A JANELA TRANSFORMAÇÕES. REDIMENSIONANDO A BARRA DE PROPRIEDADES A barra de propriedades nos oferece um caminho mais curto para podermos redimensionar os objetos selecionados. PARA DESFAZER OU REFAZER MODIFICAÇÕES NO CORELDRAW VAMOS PARA OS ÚLTIMOS COMANDOS MENU EDITAR DESFAZER. ATALHO CTRL + Z / OU ATALHO DA BARRA PADRÃO.

16 COPIAR E COLAR OBJETOS SELECIONE O OBJETO A SER COPIADO. USE OS ATALHOS CTRL + C PARA COPIAR. CTRL + V PARA COLAR. OU TECLA + DO TECLADO NUMÉRICO. A CÓPIA PODE SER FEITA DE UMA PÁGINA PARA A OUTRA. DUPLICAR OBJETOS USE CTRL + D. OU MENU EDITAR DUPLICAR. EXEMPLO : DISPOSIÇÕES DE OBJETOS Podemos modificar a ordem dos objetos que forem criados, de acordo com sua necessidade. Podemos colocar um objeto em cima do outro, atrás, na frente, para baixo do outro, agrupar, desagrupar, travando o objeto, destravando. PARA UTILIZARMOS ESTÁS FUNÇÕES VAMOS AO MENU ORGANIZAR.

17 ATALHO SHIFT + PAGE UP. OU ATALHO DA BARRA DE PROPRIEDADES- VEJA NA PRÁTICA COMO SE FAZ: DESTA FORMA AS FIGURAS DOS OBJETOS VÃO PARA ATRÁS OU PARA A FRENTE UMA DAS OUTRAS OU VICE VERSA.

18 USE MENU ORGANIZAR ORDENAR PARA FRENTE OU PARA TRÁS. ALINHAMENTO DE OBJETOS Devemos primeiro selecionar os objetos que serão deslocados utilizando a tecla SHIFT, o objeto que será utilizado como referência. ABRIR A JANELA DE ALINHAMENTO MENU ORGANIZAR ALINHAR E DISTRIBUIR DISTRIBUIR. (ATALHO NA BARRA DE PROPRIEDADES ). EXEMPLOS DE ALINHAMENTOS:

19 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO:

20 LINHAS GUIAS Linhas guias são linhas não imprimíveis, servem para orientação, alinhamento e direcionamento de objetos. Para traçar uma linha guia basta clicar na régua horizontal ou vertical e arrastar até a página de desenho. Para excluir uma linha guia, selecione e aperte DELETE ou o item excluir no menu editar. A linha guia ativa fica na cor vermelha, as demais ficam azul. GUIAS DINÂMICAS As guias dinâmicas ajudam a mover, alinhar, e desenhar com precisão objetos relativos a outros objetos. Você pode puxar os seguintes pontos de alinhamentos dos objetos centro, nó, quadrante e linha de base do texto.

21 As guias contêm divisões invisíveis denominadas graduações, nas quais o ponteiro gravita. as graduações permitem mover os objetos com precisão pela guia dinâmica. O CORELDRAW oferece um recurso, para que os objetos grudem na linha guia, facilitando o alinhamento e também a criação de novos objetos. MENU- EXIBIR ALINHAR PELAS LINHAS GUIAS. ATALHO O ÍCONE SÓ SERÁ EXIBIDO QUANDO A FERRAMENTA SELEÇÃO ESTIVER ATIVA E NENHUM OBJETO SELECIONADO

22 PARA DETERMINAR UM PONTO ZERO, BASTA CLICAR NO ENCONTRO DE DUAS RÉGUAS E DESLOCAR PARA O LOCAL DESEJADO. PARA CONFIGURAR AS LINHAS GUIAS MENU EXIBIR CONFIGURAR LINHAS GUIAS. ATALHO CLIQUE DUPLO EM CIMA DA LINHA GUIA. FORMAS DE ZOOM

23 O zoom aumenta ou reduz a visualização da imagem do documento na tela. Funciona como uma lente, não alterando, o tamanho original do texto ou objeto. Pressione f3 para diminuir a página. Pressione f 4 para visualizar todos os objetos do ambiente. SHIFT + F 4 para que todos os objetos presentes da página sejam imprimível. Formas de visualização SÃO 5 MODOS DE VISUALIZAÇÃO DIFERENTES, SÃO ELES : ARAMADO SIMPLES, ARAMADO, NORMAL, É APERFEIÇOADO. No aramado e aramado simples vamos trabalhar sem cor nos desenhos somente com a linha do contorno ; já nos outros modos com cores. Muda somente a qualidade de imagem. Para visualizar a tela cheia menu exibir visualização de tela cheia. Atalho teclado f 9. Veja um desenho colorido pelo COREL: para colorir o plano de fundo com um desenho, selecione com o retângulo, clique na cor desejada, selecione o desenho, e no menu organizar coloque seu desenho ordenado na frente da página.

24

25 EXIBIR CLASSIFICADOR DE PÁGINA Quando temos uma criação que disponibiliza várias páginas, podemos fazer a visualização da miniatura de todas elas, através do classificador de páginas. Menu exibir classificador de páginas. ARRANJOS DE OBJETOS Combinar dois ou mais objetos significa uni-los de forma a criar apenas um objeto. Menu organizar combinar.

26 Atalho CTRL + L. TRANSFORMAÇÃO DE OBJETOS Quando 2 objetos ou mais estiverem combinados, somente o comando separar pode transformar a combinação em novos objetos independentes. Separando objetos que foram combinados. Menu organizar separar. Atalho CTRL + K. Soldar ; aparar ; interseção ; simplificar ; frente menos verso; verso menos frente. VEJA NA PRÁTICA

27 FIGURA ANTES DE SOLDAR, TEMOS UM RETÂNGULO E UM TRIÂNGULO. VEJA AGORA COMO FICA NA SOLDA: MENU ORGANIZAR FORMATO SOLDAR. O RETÂNGULO É O TRIÂNGULO SE FUNDIRAM EM UMA ÚNICA FIGURA. APARANDO- MENU ORGANIZAR FORMATO APARAR. INTERSEÇÃO MENU ORGANIZAR FORMATO INTERSEÇÃO.

28 O objeto de interseção fica da cor do objeto de origem. SIMPLIFICAR- MENU ORGANIZAR FORMATO SIMPLIFICAR. SIGNIFICA UMA APARAGEM DE DOIS OBJETOS OU MAIS, COM A FINALIDADE DE DIMINUIR OS PONTOS DOS OBJETOS TRABALHADOS, ELIMINANDO A PARTE DE SOBREPOSIÇÃO ENTRE ELES. EM FRENTE MENOS VERSO -TEMOS UMA APARAGEM RÁPIDA DO OBJETO DA FRENTE UTILIZANDO O OBJETO DE FUNDO COMO GUIA. EM VERSO MENOS FRENTE APARAGEM RÁPIDA DO OBJETO DE FUNDO, UTILIZANDO O OBJETO DA FRENTE COMO GUIA. VOCÊ PODE ACESSAR TODAS ESTAS FERRAMENTAS DE SOLDA, APARAGEM, ATRAVÉS DA JANELA DE ENCAIXE FORMAS. MENU ORGANIZAR FORMATO FORMATO. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: Siga o exemplo abaixo para, fazer o exercício utilizando das ferramentas aparagem e solda nas figuras.

29 SELECIONE DUAS ARGOLAS CLIQUE NO MENU ORGANIZAR ALINHAR E DESTRIBUIR CENTRALIZAR PELA PÁGINA. CLIQUE NO MENU ORGANIZAR COMBINAR. PREENCHA UMA ARGOLA DE AMARELO, CONTORNO TRANSPARENTE ( SELECIONE O OBJETO, CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE A COR NA PALETA DE CORES ), UTILIZE ÂNGULO DE ROTAÇÃO 40 GRAUS ( BARRA

30 DE PROPRIEDADES), DUPLIQUE A ARGOLA CTRL + D ; PREENCHA A 2ª ARGOLA DE COR AZUL, ROTACIONE PARA 180 GRAUS ; POSICIONE A ARGOLA AO LADO DA OUTRA ; CLIQUE NO MENU ORGANIZAR FORMATO DE INTERSEÇÃO. VEJA ABAIXO AS ARGOLAS COMO FICAM: NÓS OS NÓS FICAM NOS PONTOS FINAIS DOS SEGMENTOS RETOS OU CURVOS. OS NÓS SÃO UMA DAS FERRAMENTAS MAIS IMPORTANTES DO COREL, ELA PERMITE MODIFICAR LINHAS DE OBJETOS,

31 CURVATURAS, A FORMA DO OBJETO, PODEMOS CRIAR OU EXCLUIR VÁRIOS NÓS, CONFORME A NECESSIDADE. COM A FERRAMENTA FORMA ATIVA, CLIQUE EM UM DOS NÓS E ARRASTE PARA OBTER A FORMA DESEJADA. PARA TRANSFORMAR UM OBJETO EM CURVA, CLIQUE NO MENU ORGANIZAR CONVERTER EM CURVAS. ATALHOS CTRL + Q ( OU BARRA DE PROPRIEDADES.) PARA EXCLUIR UM NÓ TECLA DELETE. PARA SELECIONAR 2 OU MAIS NÓS AO MESMO TEMPO, UTILIZE A TECLA SHIFT E CLIQUE NOS NÓS DESEJADOS. PARA DESLOCAR UTILIZE A TECLA CTRL.

32 DESENHO FEITO PELA FERRAMENTA MÃO LIVRE PARA DESENHAR UTILIZANDO O LÁPIS ( FERRAMENTA DE MÃO LIVRE ) DÊ UM CLIQUE NA ÁREA DE DESENHO, E ARRASTE O MOUSE SEM CLICAR DESENHANDO, PARA PARAR DÊ UM CLIQUE, PARA CONTINUAR DESENHANDO DÊ 2 CLIQUES. PARA DESENHAR CURVAS, UTILIZE A FERRAMENTA CURVA DE 3 PONTOS ( JUNTO AO LÁPIS ), CLIQUE E ARRASTE O MOUSE PARA DESENHAR, PUXE PARA OS LADOS PARA FAZER AS CURVAS. EXERCÍCIO: DESENHE

33 FERRAMENTAS DE COR DE PREENCHIMENTO PARA ADICIONAR UMA COR BASTA CLICAR NA COR SELECIONADA. CONHECENDO A PALETA DE CORES VEJA ABAIXO:

34 JANELAS DE PREENCHIMENTOS NELAS DETERMINAMOS AS CORES OFICIAIS DO COREL DRAW. PARA UTILIZA- LAS CLIQUE NA CAIXA DE FERRAMENTAS FERRAMENTA PREENCHIMENTO, ESCOLHA AS OPÇÕES : GRADIENTE, INTERATIVO,PADRÃO,TEXTURAS, PREENCHIMENTO POST SCRIPT, NENHUM PREENCHIMENTO, JANELA DE ENCAIXE DE COR.

35 A FERRAMENTA DE PREENCHIMENTO INTERATIVA, PREENCHE UM OU MAIS OBJETOS, QUANDO ACIONADA.

36 A FERRAMENTA DE TRANSPARÊNCIA INTERATIVA PERMITE APLICAR UM EFEITO DE TRANSPARÊNCIA GRADIENTE, PADRÃO, TEXTURA AOS OBJETOS UTILIZANDO O MOUSE. VEJA UM EXEMPLO :

37 FERRAMENTA MALHA INTERATIVA TÊM COMO FINALIDADE APLICAR UM DEGRADÊ INTERNAMENTE AO OBJETO PERSONALIZADO. PARA APLICAR O OBJETO DEVE POSSUIR UM PREENCHIMENTO ; DEPOIS NA BARRA DE PROPRIEDADES, ESCOLHA O NÚMERO DE LINHAS E COLUNAS QUE SERÁ APLICADO AO OBJETO; PARA FAZER A DEGRADÊ, CLIQUE NOS PONTOS GERADOS E APLIQUE A COR DESEJADA. EXEMPLO DE APLICAÇÃO: JANELA DE PREENCHIMENTO PADRÃO É UM CONJUNTO DE IMAGENS QUE SE REPETEM VÁRIAS VEZES DENTRO DO OBJETO ; EXISTEM PREENCHIMENTOS PRONTOS MAS TAMBÉM PODEMOS CRIAR NOVOS. EXEMPLO:

38 COM A FERRAMENTA CONTA GOTAS CAPTURAMOS EXATAMENTE A COR DEFINIDA DO OBJETO OU IMAGEM ; PARA UTILIZA-LA CLIQUE NA FERRAMENTA CONTA GOTAS E CLIQUE NO OBJETO COM O PREENCHIMENTO A SER CAPTURADO. A FERRAMENTA LATA DE TINTA APLICA UMA COR SELECIONADA PELA FERRAMENTA CONTA GOTAS EM OUTRO OBJETO. A FERRAMENTA JANELA DE CONTORNO INTERATIVO É COMPOSTO POR LINHA DE CORTORNO, PODENDO MODIFICAR A ESPESSURA DA LINHA, ESTILO, E COR. VEJA NO EXEMPLO:

39 EXERCÍCIOS: COLOQUE AS FIGURAS EM FORMATO PADRÃO ; COMO NO EXEMPLO ABAIXO: UTILIZE A FERRAMENTA DE MALHA INTERATIVA, AOS DESENHOS ABAIXO :

40 FERRAMENTAS DESENHO SÃO ELAS : ferramenta mão livre ; ferramenta Bézier ; ferramenta mídia artística ; ferramenta caneta ; ferramenta polilinha ; ferramenta curva de 3 pontos ; ferramenta conexão interativa ; ferramenta dimensão. Ferramenta mão livre para desenhar uma linha reta basta clicar no ponto inicial, arrastar o mouse e clicar para fazer o ponto final.

41 Ferramenta bézier desenha curvas através da colocação de nós e da modelação de segmentos de linha entre os nós. Para desenhar um objeto, clique no ponto inicial, arrastar o mouse e clicar para fazer os pontos adicionais. Ao clicar e arrastar o mouse com o botão pressionado você estará criando uma curva. Ferramenta mídia artística aplica pinceladas aos objetos ; possuí pincel, espanador de objetos, caligráfico, e sensível a pressão.

42 Ferramenta caneta trabalha com nós, desenha curvas,com um segmento por vez, em conjunto com a ferramenta forma, é capaz de traçar qualquer logotipo ou marca. Ferramenta polilinha nova ferramenta do Corel, com ela criamos contornos mesclando linhas e traços livres, ao contrário da mão livre, trabalha com um conjunto de segmentos de retas. Ferramenta curva de 3 pontas desenha curvas, específica de altura e largura.

43 OUTRAS FERRAMENTAS Ferramenta faca corta um objeto, em vários pedaços. clique em um ponto qualquer da linha de contorno do objeto e em um outro ponto extremo para cortar o objeto em linha reta ; para fazer um corte em curva, clique em um ponto e, sem soltar o botão do mouse, faça seu percurso. Ferramenta borracha apaga parte do objeto, criando novos objetos, quase semelhante a um estilete. Para separar objetos da borracha menu organizar separar. Atalho CTRL + K. Ferramenta pincel borrar distorce um objeto, arrastando - se ao longo do seu contorno, ao borrar você controla a extensão e a forma da distorção.

44 FERRAMENTA PINCEL Permite borrar distorcer o objeto arrastando se ao longo do seu contorno. ao borrar um objeto, você poderá controlar a extensão e a forma da distorção. Na sua barra de propriedades temos : tamanho da ponta do pincel ; efeito de secagem ; rotação do pincel ; inclinação do pincel. Ferramenta pincel áspero Permite aplicar uma borda cravejada ou pontilhada a objetos, incluindo linhas, curvas, e textos, pode-se controlar o tamanho, ângulo, direção e número de recuos. Na sua barra de propriedades temos : tamanho da ponta do pincel, efeito de secagem, direção do cravejado, quantidade de cravejado, inclinação do pincel.

45 Ferramenta texto Cria um texto artístico, basta clicar no local desejado e escrever a palavra ou texto. é aconselhável ativar a ferramenta de seleção para modificação de fonte, tamanho, forma, etc. TEXTO ARTÍSTICO Para converter um texto em curvas, selecione o texto com a ferramenta seleção menu organizar converter em curva. Atalho CTRL +Q. Com a ferramenta forma ativa, clique nos nós extremos do texto e altere a posição até obter a forma desejada. Ferramenta de texto parágrafo clique e arraste para fazer uma área onde será digitado o texto.

46 FORMATAÇÃO DO TEXTO a formatação do texto parágrafo pode ser feita através da barra de propriedades ou da janela de formatação específica do texto ; portanto e exigido que o texto seja selecionado com a própria ferramenta de texto -. Para exibir a janela de formatação de um texto vá ao menu texto formatar texto ; atalho CTRL + T. Atalho pela barra de propriedades. O CORELDRAW permite a transformação de um texto parágrafo em um texto artístico. vá ao menu texto converter para texto artístico. Atalho CTRL + F 8. Com a ferramenta forma podemos formatar o texto. Basta arrastar o caractere pelas setas que ficam nas extremidades inferiores do bloco de texto.

47 Criando colunas com um texto parágrafo Menu texto formatar texto. Atalho CTRL + T. TEXTO SEGUINDO O CAMINHO Podemos fazer um texto seguindo um caminho que pode ser uma circunferência, um objeto reto fechado ou até mesmo uma linha. Selecione o texto menu texto ajustar texto ao caminho. DESIGN GRÁFICO

48 Exercícios de fixação com a ferramenta texto:

49 FERRAMENTAS INTERATIVAS Ferramentas com efeitos de : mistura interativa cria uma seqüência entre dois objetos selecionados. muito usado para criar destaques ou efeitos que definem as formas de luz é sombra. (use elipse, retângulo um do lado direito outro abaixo do lado esquerdo clique na borda e arraste para dentro ou para fora do desenho.) Para configurar uma mistura já criada com a ferramenta de mistura ativada, utilize a barra de propriedades. Ferramenta contorno interativo é uma das mais utilizadas no CORELDRAW, ela adiciona linhas em volta do objeto, podem ser maiores ou menores, conforme definimos suas propriedades.

50 FERRAMENTA DE ENVELOPE INTERATIVO Permite a distorção na forma do objeto, criada pelo ajuste dos nós ao redor do objeto. Ferramenta de sombreamento interativo Está ferramenta da vida ao objeto, realça sua existência através do sombreamento aplicativo. EFEITO DE PERSPECTIVA Quando aplicado cria ilusão de distância e profundidade. Menu- efeitos adicionar perspectiva.

51 FERRAMENTA DE EXTRUSÃO INTERATIVA Causa um efeito de forma tri- dimensional ao objeto, dando volume e profundidade a criação. Para configurar as cores use a barra de propriedades, com a ferramenta de efeito de extrusão ativa. Símbolos São objetos vetoriais de origem das fontes de letras, podem ser inseridos na criação e editados em qualquer objeto. Para inserir um símbolo clique na janela símbolos e arraste o para a página. Menu texto inserir caractere. Atalho CTRL + F 11 / para separar os símbolos (modifica o símbolo em suas partes internas ) menu organizar separar / atalho CTRL + K. EXEMPLOS DE SÍMBOLOS:

52 EXPORTANDO E IMPORTANDO IMAGENS Todo trabalho no CORELDRAW pode ser exportado para ser utilizado em outros programas como uma figura. Menu arquivo exportar Atalho CTRL + E. Tipos de imagens BMP: imagem que destinará a ser um papel de parede do windows.

53 TIFF: imagem destinada para impressão. JPEG : imagem destinada para a internet. Para importar imagens menu arquivo importar. Atalho CTRL + I. Powerclip permite a inserção de uma imagem em um objeto fechado. Menu efeitos powerclip colocar no recipiente. Para aplicar selecione a imagem, execute o comando e selecione o local de destino da imagem. EFEITO DE ENROLAR PÁGINA selecione a imagem que deseje aplicar o efeito menu bitmap efeitos 3 D enrolar

54 página. Temos : vértice em que a folha vai enrolar ; direção em que a folha vai enrolar ; efeito visual do papel ; cores do efeito ; tamanho da parte enrolada. VEJA O EXEMPLO: Para converter um desenho em imagem bitmaps em objetos vetoriais criados pelo próprio COREL, temos de converter em bitmap. Menu- bitmap converter em bitmap... Desenho vetorial desenho vetorial preenchido.

55 Para aplicar efeitos de lentes, basta clicar no desenho criado pelo CORELDRAW. Menu efeitos lentes. EXERCÍCIOS: FAÇA AS LETRAS USANDO A FERRAMENTA TEXTO.

56 ETIQUETAS Criamos as etiquetas a partir dos modelos disponíveis no mercado. Dados das etiquetas : Tamanho do papel : carta Largura da etiqueta : 2,60 x 7,89 cm Etiquetas por linha : 3 Etiquetas por colunas : 10 Exemplo:

57 PARA CONFIGURAR A PÁGINA menu layout configurar página ; acione a opção de etiquetas. Utilize as medidas utilizadas pelo fabricante na caixa do produto, clique em OK. Atribua um nome a etiqueta, forneça as medidas possíveis para o ajuste do formato da etiqueta ; clique em OK. Depois inicie a criação da etiqueta, na folha inteira. Ao finalizar a etiqueta, visualize a impressão, antes de imprimir para ter certeza da criação das etiquetas.

58 CRIANDO CARTÕES DE VISITAS Estes dados podem ser obtidos pelo fabricante ( medidas ). Contidas no pacote, ou através da régua. Para fazer um cartão de visita menu layout configurar página... Após inserir todas as medidas, clique no botão ( + ) para salvar suas configurações. Faça seu texto para o cartão de visitas, preenchido dentro da página de desenho. Quando terminar visualize para a impressão. Veja os exemplos de cartões:

59

60 IMPRESSÃO COMANDO IMPRIMIR Menu arquivo imprimir... Atalho tecla CTRL + P. O QUE É O CORELPHOTO-PAINT PAINT E COREL RAVE/DEFINIÇÕES: É um programa de edição de imagens bitmap, que permite colocar fotos ou criar novos gráficos. Possui muitos efeitos, texturas e cores, remove imperfeições como rasgos, marcas de risco, e rugas de uma imagem.

61 Além de transportar imagens com grande facilidade ; e vários formatos de arquivo. O CORELPHOTO-PAINT é outro software que acompanha o pacote do CORELDRAW. com ele podemos criar animações utilizando os próprios desenhos do CORELDRAW.

62 Imagens do CORELDRAW para a internet Todos os objetos criados no COREL podem facilmente ser exportados para a internet. Com o recurso de otimização de imagens para web, podemos escolher o formato ao qual o objeto será importado. Menu arquivo publicar na web otimizador de imagens da web. Publicando um arquivo em PDF exporta sua criação para o formato de leitura do programa universal ADODE ACROBAT. Os arquivos em formatos PDF são utilizados na internet para DOWNLOADS de manuais, documentos, e outros de forma simples e rápida. Menu arquivo publicar em PDF...

63 ATALHOS DO CORELDRAW CRIAR NOVA PÁGINA CTRL + N ABRIR UM ARQUIVO CTRL + O SALVAR ARQUIVOS CTRL + S DESFAZER AÇÕES CTRL + Z REFAZER AÇÕES CTRL + SHIFT + Z DUPLICAR OBJETO CTRL + D COLOCAR OBJETO NA FRENTE SHIFT + PAGE UP COLOCAR OBJETO ATRÁS SHIFT + PAGE DOWN RECUAR UM OBJETO SHIFT + PAGE DOWN AVANÇAR UM OBJETO CTRL + PAG UP AGRUPAR OBJETOS CTRL + G DESAGRUPAR OBJETOS CTRL + U LENTE DE DIMINUIÇÃO F3 ZOOM DE TODOS OBJETOS F4 ZOOM DA PÁGINA SHIFT + F 4 VISUALIZAÇÃO DE TELA CHEIA F 9 COMBINAR OBJETOS CTRL + L QUEBRAR OBJETOS VETORIAIS CTRL + K TRANSFORMAR OBJETO EM CURVA CTRL + Q FORMATAR TEXTO CTRL + T CONVERTER PARÁGRAFO EM TEXTO ARTÍSTICO CTRL +F8 JANELA DE SÍMBOLOS CTRL + F 11 EXPORTAR IMAGENS CTRL + E IMPORTAR IMAGENS CTRL + I IMPRIMIR CTRL + P

64 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES: FAÇA OS EXERCÍCIOS UTILIZANDO A FERRAMENTA TEXTO, DESENHANDO AS LOGOMARCAS :

65

66

67 CONCLUSÃO: A COMPUTAÇÃO GRÁFICA ESTÁ EM ALTA NO MUNDO DA INFORMÁTICA, ESTÁ SENDO MUITO VALORIZADA A CADA DIA QUE SE PASSA, EM TODO O MUNDO. COM O CORELDRAW X3 APRENDEMOS A ARTE GRÁFICA PROFISSIONAL POIS O COREL É APRECIADO POR TODOS OS PROFISSIONAIS COMO O PROGRAMA COMPLETO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA. NO TRABALHO APRENDEMOS COMO A UTILIZA-LO DE UMA MANEIRA MAIS PRÁTICA, COM UMA MELHOR COMPREENSÃO DO APRENDIZADO. O SEGREDO DO COREL ESTÁ NA PRÁTICA, PORTANTO PRATICANDO CADA VEZ MAIS ESTAREMOS APRENDENDO CADA VEZ MAIS. ESPERO QUE FAZENDO OS

68 EXERCÍCIOS E USANDO ACIMA DE TUDO A CRIATIVIDADE ESTAREMOS PREPARADOS PARA UTILIZAR O CORELDRAW NA ÁREA PROFISSIONAL, ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTE FANTÁSTICO PROGRAMA CHAMADO CORELDRAW. BONS ESTUDOS, PRATIQUE MUITO É ATÉ! BIBLIOGRAFIA : Hebert Da Assunção De Carvalho.

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Tour pela área de trabalho

Tour pela área de trabalho Tour pela área de trabalho Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você se familiarizará com a terminologia

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36

Sumário INTRODUÇÃO 3 TELA DE APRESENTAÇÃO 3 DESENHANDO E TRANSFORMANDO 29 FERRAMENTA FORMA 29 PREENCHIMENTOS E CONTORNOS 36 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 1

SUMÁRIO. Introdução 1 SUMÁRIO Introdução 1 Tela de Apresentação 1 Criando Figuras Simples 2 Linhas Curvas 3 Figuras Geométricas 4 Ferramenta Seleção 4 Desfazer e Repetir 4 Colorindo os Objetos 5 Ferramenta Zoom 5 Gravando,

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW

APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW APOSTILA DE DESENHO TÉCNICO NO COREL DRAW PROFESSORA GRAZIELA BRUNHARI KAULING UNIDADE 02: COREL DRAW 1 INTRODUÇÃO ÀS FERRAMENTAS DO PROGRAMA COREL DRAW INTRODUÇÃO O Corel Draw é um programa de design

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Tour pela área de trabalho

Tour pela área de trabalho Tour pela área de trabalho Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você se familiarizará com a terminologia

Leia mais

Desenho Vetorial. Corel Draw. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA

Desenho Vetorial. Corel Draw. Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Desenho Vetorial Corel Draw Departamento de EXPRESSÃO GRÁFICA Material elaborado para Disciplina de Elementos Compositivos de Projeto I do curso de Expressão Gráfica pelo Prof Dr. Rossano Silva em março

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico.

Para alterar o texto diretamente na página selecione a ferramenta Texto e clique sobre o bloco de texto parágrafo ou artístico. Quando precisarmos utilizar trechos de texto mais longos, como frases inteiras e parágrafos, utilizaremos o recurso Texto Parágrafo. Para iniciarmos um texto parágrafo selecionamos a ferramenta Texto e

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Comandos de criação de formas

Comandos de criação de formas Comandos de criação de formas Para criar formas no corel draw existes algumas ferramentas de desenho, que permitem criar linhas retas e curvas, polígonos, elipses e formas prontas. As ferramentas de desenho

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Vetorizar imagens Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você irá vetorizar uma imagem de bitmap para convertê-la

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Tutorial - Vetorizando uma fotografia

Tutorial - Vetorizando uma fotografia Tutorial - Vetorizando uma fotografia Thiago Santos 02-2013 Vetorizando uma fotografia Meu nome é Thiago Santos e vou mostrar a vocês como vetorizar uma fotografia. O processo não é muito complicado, mas

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos

Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos Disciplina: Programas de Edição de Textos Professora: Érica Barcelos CAPÍTULO 4 4. RECURSOS PARA ILUSTRAÇÕES Uma característica que difere os processadores de textos dos editores é a possibilidade de gerar

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho.

Barra de Títulos. Barra de Menu. Barra de Ferramentas. Barra de Formatação. Painel de Tarefas. Seleção de Modo. Área de Trabalho. Conceitos básicos e modos de utilização das ferramentas, aplicativos e procedimentos do Sistema Operacional Windows XP; Classificação de softwares; Principais operações no Windows Explorer: criação e organização

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME APRESENTAÇÃO Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE WORD 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador:

Leia mais

Professor Paulo Lorini Najar

Professor Paulo Lorini Najar Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Trabalhando com Imagens no Word XP

Trabalhando com Imagens no Word XP Table of Contents Trabalhando com imagens...1 A barra de desenho...2 Tela de desenho...2 Caixa de Texto...3 Linha...4 Seta...4 Retângulo (e quadrado)...5 Elipse (e círculo)...5 AutoFormas...6 Modificação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Power Point. Autor: Paula Pedone

Power Point. Autor: Paula Pedone Power Point Autor: Paula Pedone INTRODUÇÃO O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 10 Inserindo figuras e objetos... 2 Configurando AutoFormas... 2 Criando Caixas de Texto... 3 Inserindo Linhas e Setas... 3 Utilizando WordArt... 4 Inserindo Figuras... 5 Configurando figuras...

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Planilhas Eletrônicas

Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação do BrOffice Calc... 3 Tela Inicial... 4 Teclas e Atalhos de movimentação... 6

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Modificando seus Gráficos MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 05 Quando você coloca seus dados num gráfico, nem sempre ele fica como você imaginou. Você pode mudar o estilo de seu gráfico a qualquer momento.

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

SAT INFORMÁTICA RECANTO DAS EMAS

SAT INFORMÁTICA RECANTO DAS EMAS CorelDRAW 12 Curso de Design Gráfico Ministrado por Ivan Oliveira SAT INFORMÁTICA RECANTO DAS EMAS End.: Qd. 203 Lote 19 2º Andar Sala 201/202 - Recanto das Emas (acima da Ferragista). Fone: (61) 3333-0258

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Publisher 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

Sumário. Computação Gráfica Illustrator

Sumário. Computação Gráfica Illustrator 1 Sumário Área de trabalho... 2 Barra de tarefas... 5 Menu ajuda... 6 Menu janela... 7 Menu exibir... 8 Menu efeito... 9 Menu selecionar... 10 Menu tipo... 10 Menu objeto... 12 Menu editar... 13 Menu arquivo...

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Confecção de uma carta... 07

Confecção de uma carta... 07 Índice: Lição 01 Iniciando Digitação de uma linha - Abrir o texto salvado - Salvar o texto na pasta meus documentos, - Criar uma pasta para guardar seus arquivos... 04 Lição 02 Noções Básicas Digitação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas

Área de Trabalho. Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Inicialização Tela de Logon Área de Trabalho Encontramos: Ìcones Botão Iniciar Barra de Tarefas Área de Trabalho Atalhos de Teclados Win + D = Mostrar Área de trabalho Win + M = Minimizar Tudo Win + R

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART

Continuação. 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART Continuação 32. Inserir uma imagem da GALERIA CLIP-ART a) Vá para o primeiro slide da apresentação salva no item 31. b) Na guia PÁGINA INICIAL, clique no botão LAYOUT e selecione (clique) na opção TÍTULO

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Turma. PowerPoint 2003

Turma. PowerPoint 2003 PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Designer Gráfico APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice AULA 1... 3 Apresentação... 3 Iniciando o CorelDRAW X3... 4 Componentes... 5 Barra de Menus... 6 Barra Padrão...

Leia mais

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br

POWERPOINT BÁSICO. Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWERPOINT BÁSICO Facilitador Alisson Cleiton dos Santos Analista Programador / Professor contato@alissoncleiton.com.br POWER POINT INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir

Leia mais

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2.

1. Introdução ao Adobe Illustrator CC. 2.6. Ferramentas de Seleção e Visualização. 1.1. Novidades do Illustrator CC. 3. Desenho. 1.2. 1. Introdução ao Adobe Illustrator CC 1.1. Novidades do Illustrator CC 1.2. Abrir o Programa 1.3. Criar um Novo Documento 1.4. Área de Trabalho 1.4.1. Paletas e Painéis 1.4.2. Menus de Contexto 1.4.3.

Leia mais

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade Por Heblon Motta Alves Barbosa Ampliador de Tela O que é O ampliador de tela é um software que ao ser acionado, aumenta o tamanho da imagem que está sendo

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE PowerPoint 2003 Apresentação O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e

Leia mais

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word

Introdução Microsoft PowerPoint 2013 apresentações Office PowerPoint 2013 Microsoft PowerPoint 2013 textos planilhas Excel Word PowerPoint 2013 Sumário Introdução... 1 Iniciando o PowerPoint 2013... 2 Criando Nova Apresentação... 10 Inserindo Novo Slide... 13 Formatando Slides... 15 Inserindo Imagem e Clip-art... 16 Inserindo Formas...

Leia mais

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/

Aula 04 Word. Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Aula 04 Word Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br http://www.profbrunogomes.com.br/ Agenda da Aula Editor de Texto - Word Microsoft Office Conjunto de aplicativos para escritório que contém programas

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais