1ª Edição. Vivaldo Armelin Júnior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1ª Edição. Vivaldo Armelin Júnior"

Transcrição

1 1ª Edição 2014

2 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé Introdução Está saindo do forno mais um e-livro grátis oferecido pelo Site FotoMBoé. Neste serão feitas comparações entre os diversos softwares disponíveis. Juntos, softwares livres e pagos. Para este novo e-livro oferecido pelo site FotoMBoé serão usados os seguintes softwares: 01. ACDSee - Pago. 02. Adobe PhotoShop Lightroom - pago. 03. Ashampoo Photo Commander - pago. 04. Corel PaintShop - pago. 05. FastStone Image Viewer - grátis. 06. Gimp - grátis e livre. 07. IrfanView - grátis. 08. Paint.Net - grátis. 09. PhotoFiltre - grátis. 10. PhotoScape - grátis. 11. UfRaw - grátis. 12. XnView - grátis. Foi capturada a imagem ao lado com a Canon EOS 6D. Os ajustes foram feitos para que a imagem ficasse escura e com grande contraste. A imagem original estava na especificação Raw, Canon CR2 (formato) e que depois foi convertida param Jpeg, sem nenhum ajuste ou tratamento. Nesta primeira proposta iremos comparar o ajuste mais adequado relacionados a estes dois itens. A nossa intensão não é favorecer um ou outro tipo de software, mas permitir que você faça sua opção por aquele que lhe será mais adequado. Editar suas fotos também é parte do processo de melhoria do ato de fotografar, produzir efeitos especiais, ajustar etc. As imagens serão apresentadas em ordem alfabética e não por resultado. Alguns dos softwares os ajustes são manuais, teoricamente mais precisos e outros automáticos. Na página 15 são apresentadas todas imagens juntas para facilitar a comparação. Existem outros softwares grátis e pagos, que poderão ser testados futuramente para este e-livro. Todos os softwares usados tem licença em nome do proprietário do site FotoMBoé e autor desta publicação digita. Vamos às experiências! Bom e-livro!

3 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé ACDSee - pago. Infelizmente este software não possui tradução para o português do Brasil. É um bom software e já foi concorrente direto do PhotoShop. Possui uma quantidade de ferramentas e efeitos. A versão usada é a mais simples, portanto a mais completa possui muitos outros recursos, efeitos e ferramentas. Para um melhor ajuste, tratamento e até a criação de efeitos é preciso usar outros recursos e ferramentas. É possível optar por recursos e ferramentas com ajustes automatizados ou manuais. Nem sempre o ajuste manual é a melhor opção, porém é preciso conhecer e experimentar as possibilidades do ajuste para a melhor qualidade do trabalho fina. O ACDSee possui ajustes, recursos e ferramentas que produzem resultados profissionais e de qualidade. Essa versão não suporta a especificação RAW, seja ele da Canon, Nikon, Sony etc. Uma boa opção. Nota: O ajuste desta imagem foi automático.

4 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé Adobe PhotoShop Lightroom - pago. O Lightroom é um software profissional de edição e tratamento de imagem, mas mais barato do que seu irmão Adobe PhotoShop. É um software com recursos avançados e de qualidade, manuais ou automáticos. Nas imagens aqui apresentadas foi utilizado o modo automático. Optando pelo ajuste manual o resultado com certeza seria outro. O importante é mesclar as ferramentas, como ajuste de brilho e contraste, áreas de claro e escuro, nitidez, branco, preto... Abaixo à direita a imagem do Ligthroom. Como já foi afirmado esta imagem foi apenas tratada com o ajuste do brilho e do contraste. Este é um soft bastante preciso e completo, portanto oferece um resultado muito interessante e com qualidade acima de qualquer um dos outros. O problema é que ele é extremamente caro no Brasil. Nota: O ajuste desta imagem foi manual.

5 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé Ashampoo Photo Commander - pago. Trata-se de um software pago, mas extremamente barato e que produz bons resultados quanto aos ajustes, tratamentos e efeitos, mas todos eles automatizados. As imagens processadas nele são ótimas para publicações em sites e portais da internet. Os ajustes, como nos anteriores, não podem se restringir ao brilho e ao contraste. Ele, nessa imagem, perdeu um pouco de brilho e não clareou adequadamente o fundo, mas isso pode ser resolvido com outros recursos oferecidos pelo software. É um software destinado aos menos experientes e amadores que gostam de publicar suas imagens na internet. Após aprender a tratar uma imagem, com certeza haverá interesse em utilizar softwares mais completos e que permitam ajustes manuais. Tem uma ótima navegabilidade, é extremamente intuitivo e com as ferramentas e recursos de fácil acesso. Nota: O ajuste desta imagem foi automático.

6 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé Corel PaintShop - pago. Um software que não é muito caro e que é extremamente completo, provavelmente você não utilizará nem 10% de seus recursos, ajustes e ferramentas. Todos poderão ser integrados. Infelizmente não tem mais uma versão em português do Brasil, mas caso tenha dificuldades com o inglês poderá optar pelo espanhol. Como possui uma grande quantidade de recursos, ferramentas e ajustes é possível conseguir resultados profissionais e de altíssima qualidade. Todos eles poderão ser feitos manualmente, mas alguns possuem a opção automática. O resultado final produz excelentes ampliações e impressões. É usado por muitas editoras e gráficas para o tratamento de imagens. Este pertencia a antiga Jasc, comprada pela Corel. Já foi um dos maiores concorrentes do Adobe PhotoShop, hoje concorre com o PhotoShop Elements. Também é utilizado por fotógrafos entusiastas, amadores e profissionais. Nota: O ajuste desta imagem foi manual.

7 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé FastStone Image Viewer - grátis. Nem todo software pago necessariamente tem qualidade, é intuitivo, tem boa operacionalidade... Muitos pagos e até mesmo visualizadores tem suas qualidades. O FastStone é um bom software e é de fácil uso, ideal para iniciantes, mas que pode ser utilizado por pessoas que tenham bons conhecimentos de edição, tratamento e ajustes de imagens, sem falar nos efeitos. Este software tem opções interessantes, mas todas automatizadas, você pode optar pelo nível do ajuste e tratamento das imagens, sempre abertos em um menu. É ótimo para a produção de imagens para uso na internet e até para impressão em papel. Ele tem um visual um tanto diferente dos demais softwares, mas é bem organizado. Selecionando a imagem é aberta uma grande janela com as opções. Suporta a especificação Raw e os formatos dos principais fabricantes de equipamentos fotográficos. Nota: O ajuste desta imagem foi manual.

8 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé Gimp - grátis e livre. O Gimp é um software criado para o S.O. Linux, faz parte do projeto Gnu de software livre e grátis. São muitos os colaboradores e programadores responsáveis por seus lançamentos. Tem ferramentas e recursos profissionais bem próximos do software pago e mais popular, o Adobe PhotoShop. Recebe atualização periódica e permite o uso de plug-ins, também grátis. O resultado final geralmente é de alta qualidade e fino. O número de opções para os recursos, ajustes, tratamento e efeitos é muito grande. Tem versão em português do Brasil, porém os plug-ins nem sempre estão traduzidos. Ele é surpreendente até para profissionais, vale destacar que ele é um soft profissional. Seu diferencial está na forma de distribuição das janelas, nada que lembre o padrão de outros softwares de edição de imagem, porém nada que impeça uma adaptação por parte do usuário. Possui ajustes manuais e automáticos, porém a maioria deles são manuais e permitem precisão e ajustes finos. Vale a pena experimentar. Nota: O ajuste desta imagem foi manual.

9 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé IrfanView - grátis. O IrfanView é um visualizador com alguns recursos de edição, ajustes e tratamento de imagem. Trata-se de um bom software, pois é bem preciso e tem ajustes finos. As imagens processadas por ele podem ser utilizadas na internet, para impressão em papel, pela indústria gráfica, em publicações digitais etc. O interessante é que abre uma infinidade de formatos de imagens, mesmo aquelas menos populares e pouco utilizadas. Abre também imagens na especificação Raw e pelo que pudemos apurar aceita os formatos dos fabricantes mais conhecidos. Também abre vídeo e até arquivos Flash. A maioria dos recursos, ajustes e ferramentas são automáticas, mas também existem opções que são manuais. Outra vantagem deste visualizador é o fato de aceitar plug-ins, também grátis, são muitos. Não deve nada, quanto aos resultados, em relação aos softwares grátis e até os pagos. Nota: O ajuste desta imagem foi automático.

10 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé Paint.Net - grátis. É um ótimo software grátis e possui diversas ferramentas bem interessantes e precisas. Aceita plug-ins, também grátis. Para se manter seus fabricantes pedem ajuda por meio de donativo e alertam que ele nunca poderá ser vendido, pois é grátis (freeware). A maioria dos ajustes, recursos e ferramentas são manuais, mas também tem os automáticos. É possível trabalhar com camada e com resultados profissionais. Originalmente não aceita a especificação Raw. No entanto o resultado final é possível ser utilizado na internet, em publicações em papel ou digital, pela indústria gráfica, para impressão em papel etc. Vale a pena experimentá-lo, você ficará surpreso. Nós do site FotoMBoé o utilizamos muito para tratar as imagens usadas no site. Vale destacar que o ajuste restrito do brilho e do contraste pode não ser suficiente para melhorar a qualidade da imagem que foi capturada de maneira indesejável. Nota: O ajuste desta imagem foi manual.

11 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé PhotoFiltre - grátis. Este software possui uma versão paga, mais completa, porém uma versão mais antiga é distribuída gratuitamente sem nenhuma restrição. Usamos a versão grátis. E muito utilizado por amadores, entusiastas e até profissionais. Possui uma gama muito boa de recursos, ajustes e ferramentas. O resultado final pode ser usado na internet, para impressão em papel, em publicações digitais ou em papel. É bem organizado e tem todas as ferramentas e recursos com boa acessibilidade, portanto é um software com ótima interatividade. Muitos de seus ajustes são automatizados, mas também existem aqueles que são manuais. O ajuste da imagem ao lado foi no modo automatizado. Não aceita a especificação Raw. Muito indicado para iniciantes e entusiastas, mas também para profissionais. Tem uma versão em português do Brasil. Nota: O ajuste desta imagem foi automático.

12 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé PhotoScape - grátis. Você provavelmente já deve ter visto o famoso canivete suíço. Uma ferramenta que possui tudo em um. Esse software grátis é assim, na imagem da sua janela principal é possível ver as diversas opções para trabalhar com a imagem. Na opção editor existem diversos ajustes, recursos e ferramentas, muitas automatizadas, mas com opção de nível. Seu visual é um tanto diferenciado dos demais, mas nada que dificulte o trabalho, pois tem ótima acessibilidade e é muito intuitivo. Não possui grande quantidade de recursos e ferramentas nesta opção e nem aceita a especificação Raw, por essa razão é ótimo para quem está aprendendo, quem tem pequena gráfica etc. As imagens tratadas, ajustadas ou editadas são ideais para uso na internet, em publicações digitais ou em papel, para impressão em papel etc. O resultado final é de boa qualidade e suas ferramentas e recursos podem ser utilizados em conjunto ou simultaneamente. Nota: O ajuste desta imagem foi automático.

13 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé UfRaw - grátis. Trata-se de um software do projeto GNU de Software Livre para abrir os formatos da especificação Raw. Ele não abre outros formatos, mas salva em formatos diferentes, como: Jpeg, PNG, TIF etc. É bem simples e está integrado ao Gimp. Como o Gimp também é grátis. O Gimp não abre esta especificação, mas pode editar os arquivos convertidos. Os ajustes, ferramentas e recursos são manuais ou automáticos, mas geralmente o resultado final é muito bom e fino. Permite um trabalho profissional, por profissionais. É bem organizado e tem um visual simples, mas agradável, sua acessibilidade e intuitividade é muito boa. Este é na verdade um complemento para o Gimp. Os melhores ajustes, tratamento e efeitos poderão ser feitos no Gimp, porém nada impede que sejam feitos em outro software. Muitos softwares pagos tem os recursos que o UfRaw tem. Nota: O ajuste desta imagem foi automático.

14 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé XnView - grátis. Mais um visualizador de imagem grátis com recursos de editores de imagem. Tem um bom número de opções para ajustes e tratamento. Não permite abertura da especificação Raw. Tem um visual simples, mas bem organizado, com boa acessibilidade e interatividade. Não se trata de um editor, portanto não se deve esperar muito dele, mas as imagens nele editadas, ajustadas e tratadas tem qualidade e podem ser utilizadas na internet, na impressão em papel, em livros digitais e até impressos. Um soft ideal para aprendizado, portanto pode, como o Irfan- View, ser utilizado por escolas de fotografia para os alunos de turmas iniciais ou crianças. Possui muitos ajustes automatizados, mas também muitos manuais. Essas opções podem ser trabalhadas em conjunta ou simultaneamente. Nota: O ajuste desta imagem foi manual.

15 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé Comparação: A primeira imagem à esquerda e acima é a original, as demais estão distribuídas por linha, da esquerda para a direita, seguindo em ordem alfabética, como apresentado na página 2 e é exibido abaixo ACDSee - Pago. 02. Adobe PhotoShop Lightroom - pago. 03. Ashampoo Photo Commander - pago. 04. Corel PaintShop - pago. 05. FastStone Ima- 10 ge Viewer - grátis. 06. Gimp - grátis e livre. 07. IrfanView - grátis. 08. Paint.Net - grátis. 09. PhotoFiltre - grátis. 10. PhotoScape - grátis. 11. UfRaw - grátis. 12. XnView - grátis. Observem que os resultados são bem variados, mais ou menos precisos, mesmo quando o ajuste é manual. Alguns softwares, que ajustam automaticamente, deixam a imagem meio acinzentada e sem brilho. Neste primeiro teste apenas ajustamos o brilho e o contraste, porém se forem executados outros ajustes e tratamentos a qualidade final será melhor. Você também poderá usar mais de um software para editar, ajustar, tratar ou criar efeitos

16 Comparando Editores de Imagem - FotoMBoé A imagem à esquerda foi ajustada no Paint.Net e a segunda, à direita, no Corel PaintShop. Foram diversos os ajustes.

17 Direitos Autorais Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo, mesmo a título de gratuidade), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por que é o detentor dos direitos autorais. É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por escrito, como acima descrito.

18

www.arteeducar.com São Paulo, Brasil No menu: TV ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior

www.arteeducar.com São Paulo, Brasil No menu: TV ArteEducar Vivaldo Armelin Júnior 11 www.arteeducar.com São Paulo, Brasil No menu: TV ArteEducar 2012 Vivaldo Armelin Júnior 002 10 Comentário Série Registro Nessa nova edição do e-curso em formato PDF, apresentamos as condições mínimas

Leia mais

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior

Versão 3.2. 1. Apresentação. Parte I. Vivaldo Armelin Júnior Versão 3.2 2010 1. Apresentação Parte I Vivaldo Armelin Júnior Esta é a janela principal do BrOffice Impress. Um programa para edição de apresentações, que é livre, seu código é aberto e ainda... grátis.

Leia mais

GNU Image Manipulation Program, mais conhecido pelo acrônimo GIMP.

GNU Image Manipulation Program, mais conhecido pelo acrônimo GIMP. 3 Ferramentas de Autoria em Multimídia Autoria multimídia é a criação de produções multimídia tais como filmes e apresentações. Estas produções buscam interação com o usuário (aplicações interativas).

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior Apresentação 2013 Vivaldo Armelin Júnior Software Livre I ArteEducar 2 Software Livre 01 Apresentação Esse texto comentará sobre o software livre e grátis, mais especificamente o LibreOffice e o Gimp.

Leia mais

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos.

Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Viajar é bom! Melhor ainda trazendo boas fotos. Iniciamos mais um curso de dez módulos grátis. Nele apresentaremos as possibilidades de captura fotográfica diferenciada e que marcará para sempre sua viagem.

Leia mais

FotoMBoé: Módulo I PENSAMENTO. Vivaldo Armelin Júnior. Próximo Número. O Site! www.fotomboe.com. São Paulo, SP - Brasil

FotoMBoé: Módulo I PENSAMENTO. Vivaldo Armelin Júnior. Próximo Número. O Site! www.fotomboe.com. São Paulo, SP - Brasil PENSAMENTO A edição de fotografia é uma atividade prazeirosa e por essa razão não poderá ser feita por obrigação, com certeza o resultado não será o melhor caso o faça sem a devida vontade. Pense nele

Leia mais

Teste sumativo de Word. 9ºX nºq Micael + nºy Micaela. Avaliação do módulo 2 Editor de texto. TIC 02-03-2012 Pág. 41

Teste sumativo de Word. 9ºX nºq Micael + nºy Micaela. Avaliação do módulo 2 Editor de texto. TIC 02-03-2012 Pág. 41 Teste sumativo de Word 9ºX nºq Micael + nºy Micaela Avaliação do módulo 2 Editor de texto TIC 02-03-2012 Pág. 41 Índice http://www.tecmundo.com.br/word/3227-novidades-do-microsoft-word-2010.htm... 2 Novidades

Leia mais

Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php)

Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) 1 de 5 6/8/2008 15:23 Anúncios Google Apostila InDesign Programa PDF Acrobat PDF Adobe PDF Editor Acrobat Professional :: Tutoriais Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) Introdução O formato de arquivos

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior Vivaldo Armelin Júnior 2015 Neste módulo apresentamos uma solução para quem tem câmera compacta simples, que não permite imagens verdadeiramente macro e não possuem zoom óptico, o recorte. Introdução Não

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior Foto & Viagem I FotoMBoé 2014 Vivaldo Armelin Júnior Foto & Viagem I FotoMBoé 3 Em viagens mais longas é recomendado levar um notebook para transferir as fotos armazenadas no cartão de memória. Um bom

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Sua mais nova e completa ferramenta

Sua mais nova e completa ferramenta TUTORIAL PORTAL CLIENTE LUCIOS Sua mais nova e completa ferramenta SOLICITE SEU ACESSO PRÉ-REQUISITO NAVEGADOR IE MICROSOFT O Navegador IE - Internet Explore, vem instalado como padrão em qualquer distribuição

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

Impressão on-line 4.0. Edição 1

Impressão on-line 4.0. Edição 1 Impressão on-line 4.0 Edição 1 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia tune é uma marca

Leia mais

Curso de Informática Básica

Curso de Informática Básica Curso de Informática Básica A Web Descomplique 1 Curso de Informática Básica Índice Introdução...3 Organizando os favoritos...3 Localizando Informações na página...5 Histórico de Navegação...7 Capturando

Leia mais

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão

Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão Fotografia Digital Obtenção da Imagem e Impressão 1 Diferenças entre o CCD e o Filme: O filme como já vimos, é uma película de poliéster, coberta em um dos lados por uma gelatina de origem animal com partículas

Leia mais

Roxio Creator NXT. Guia de Introdução

Roxio Creator NXT. Guia de Introdução Roxio Creator NXT Guia de Introdução Roxio Creator NXT GUIA DE INTRODUÇÃO Bem-vindo ao Roxio Creator NXT Bem-vindo ao Roxio Creator, a solução completa para mídia digital. O que é novo no Creator NXT Corel

Leia mais

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR

TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR TUTORIAL DA FERRAMENTA FOTOR 1- Acesse o site: http://www.fotor.com/pt/ 2- Na primeira página você já escolhe se deseja fazer uma colagem de imagem ou editar uma imagem apenas. Vamos começar por editar

Leia mais

O que há de novo no PaperPort 12? O PaperPort 12 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O que há de novo no PaperPort 12? O PaperPort 12 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

Tratamento fotográfico básico

Tratamento fotográfico básico Tratamento fotográfico básico Vamos começar com um trato na luz e na cor na imagem. Algumas imagens, por sub-exposição, principalmente, precisam ter alterados, alguns parâmetros. Nível: O primeiro deles

Leia mais

Jovens do mundo todo Conheça outras culturas

Jovens do mundo todo Conheça outras culturas 5 a a 8 a séries Ensino Fundamental Jovens do mundo todo Conheça outras culturas Softwares Necessários: Microsoft Encarta 2000 Internet Explorer 5,0 Microsoft Publisher 2000 Microsoft Word 2000 Áreas:

Leia mais

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS 2 O que é Software Aplicativo? SOFTWARES APLICATIVOS Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Software que realiza tarefa útil específica Suítes de aplicativos Softwares empresariais Softwares

Leia mais

FotoMBoé: Módulo VII PENSAMENTO. Vivaldo Armelin Júnior. O Site! Informação. www.fotomboe.com. São Paulo, SP - Brasil

FotoMBoé: Módulo VII PENSAMENTO. Vivaldo Armelin Júnior. O Site! Informação. www.fotomboe.com. São Paulo, SP - Brasil PENSAMENTO O enquadramento é cinquenta por cento do resultado final, mesmo em temas considerados inócuos ou desinteressantes Módulo VII 2012 Informação Durante suas viagens levar baterias ou pilhas extras

Leia mais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais Curso Técnico em Multimídia ETI - Edição e tratamento de imagens digitais 2 Fundamentos "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." 2 Timóteo 1:13

Leia mais

Ferramenta de Design Gráfico/ Imagem Digital Adobe Photoshop Fábio Fernandes

Ferramenta de Design Gráfico/ Imagem Digital Adobe Photoshop Fábio Fernandes Ferramenta de Design Gráfico/ Imagem Digital Adobe Photoshop Fábio Fernandes O Adobe Photoshop vem liderando o mercado de imagem digital há anos. Portanto, não podemos deixar de explorar essa ferramenta

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Onde e como publicar apresentações de slides?

Onde e como publicar apresentações de slides? Onde e como publicar apresentações de slides? Como incorporá-las em seu blog? Faça uma apresentação e depois vá até o endereço: http://www.slideshare.net O SlideShare é um serviço que permite partilharmos

Leia mais

12 Razões Para Usar. Lightroom. André Nery

12 Razões Para Usar. Lightroom. André Nery 12 Razões Para Usar Lightroom André Nery André Nery é fotógrafo em Porto Alegre. Arquitetura e fotografia outdoor, como natureza, esportes e viagens, são sua área de atuação. Há dez anos começou a ministrar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS. Prof. M.Sc. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Microsoft Office PowerPoint 2007 Prof. M.Sc. Fábio Hipólito Julho / 2009 Visite o site:

Leia mais

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar

Dell Premier. Guia de Compras e Pedidos. Fazendo Login na sua Página Premier. Três formas de comprar Dell Premier Guia de Compras e Pedidos A Dell Premier é o seu próprio site de suporte e compras seguro e personalizado, que permite um processo de compra fácil, eficiente e econômico. Examine este Guia

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

Acima temos a tela inicial do programa. USANDO O PHTOFILTER

Acima temos a tela inicial do programa. USANDO O PHTOFILTER USANDO O PHTOFILTER O PhotoFilter é um programa simples, mas, com grande capacidade de edição. Embora ele não tenha o poder do Photoshop, é possível com um pouco de criatividade conseguir ótimos resultados.

Leia mais

Manual Do Usuário ClinicaBR

Manual Do Usuário ClinicaBR Manual Do Usuário ClinicaBR SUMÁRIO 1 Introdução... 01 2 ClinicaBR... 01 3 Como se cadastrar... 01 4 Versão experimental... 02 5 Requisitos mínimos p/ utilização... 03 6 Perfis de acesso... 03 6.1 Usuário

Leia mais

Referência rápida do HP Photo Printing

Referência rápida do HP Photo Printing Trazer imagens para a galeria de fotos Use qualquer um dos métodos a seguir para adicionar imagens à galeria de fotos. A galeria de fotos é a tela à esquerda no software HP Photo Printing e é o ponto de

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008

Trabalhando com arquivos de som. Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Trabalhando com arquivos de som Prof. César Bastos Fevereiro 2008 Usando a mídia de som Vamos considerar os programas gratuitos como base de nossas ferramentas nesse curso, assim todos poderão usufruir

Leia mais

Oficina de Software Livre.

Oficina de Software Livre. Professor: Igor Patrick Silva Contato: (38)88037610 E-Mail: igorsilva88037610@hotmail.com 1 Índice CAP. 1 O computador e seus componentes 2 CAP. 2 O que é software livre e o que é software proprietário

Leia mais

JBOLETO GENERATOR A maneira mais fácil para trabalhar com boletos bancários. Agradecimentos

JBOLETO GENERATOR A maneira mais fácil para trabalhar com boletos bancários. Agradecimentos Agradecimentos Ao concluir a confecção deste manual, gostaria de agradecer a equipe de desenvolvimento da empresa onde trabalho por ter ajudado e acreditado neste projeto: Márcio Morais (Analista de Sistemas),

Leia mais

Às vezes não lhe dá a impressão que o tempo parou enquanto a imagens são 'carregadas' nas páginas do seu Navegador (Browser) da Internet?

Às vezes não lhe dá a impressão que o tempo parou enquanto a imagens são 'carregadas' nas páginas do seu Navegador (Browser) da Internet? 1 Alívio de peso: mostrando suas imagens mais rápido na Internet Às vezes não lhe dá a impressão que o tempo parou enquanto a imagens são 'carregadas' nas páginas do seu Navegador (Browser) da Internet?

Leia mais

O que há de novo no PaperPort 11? O PaperPort 11 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O que há de novo no PaperPort 11? O PaperPort 11 possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

FotoMBoé: Módulo IX PENSAMENTO. Vivaldo Armelin Júnior. Informação. O Site! www.fotomboe.com. São Paulo, SP - Brasil

FotoMBoé: Módulo IX PENSAMENTO. Vivaldo Armelin Júnior. Informação. O Site! www.fotomboe.com. São Paulo, SP - Brasil PENSAMENTO Um treinamento ideal para aprender a compor é desenhar apenas os contornos das formas e elementos que compõem o ambiente. Módulo IX 2013 Informação Nas viagens não esqueça de levar, caso tenha,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS PROJETO TELECENTROS COMUNITÁRIOS Writer É um aplicativo do pacote BrOffice.org

Leia mais

OFICINA DE ADOBE LIGHTROOM 4. Marcus Ramos www.marcusramos.com.br

OFICINA DE ADOBE LIGHTROOM 4. Marcus Ramos www.marcusramos.com.br OFICINA DE ADOBE LIGHTROOM 4 Marcus Ramos www.marcusramos.com.br ADOBE LIGHTROOM 4 Essencialmente, uma ferramenta para: Tratamento de imagens RAW (porém aplicável também para arquivos de outros tipos);

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS O que compõe o software: O Promob éum software pago. A Procad eventualmente oferece preços promocionais para alunos da Universidade em função da parceria travada entre elas.

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Compartilhar on-line 2.0

Compartilhar on-line 2.0 2.0 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nokia Care e Nseries são marcas registradas ou não da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

Dicas & Sugestões www.fotomboe.com. São Paulo - SP Brasil 2014

Dicas & Sugestões www.fotomboe.com. São Paulo - SP Brasil 2014 Módulo I Dicas & Sugestões www.fotomboe.com Este é o primeiro módulo do curso Dicas & Sugestões, do Site FotoMBoé, para não perder tempo comecemos com o curso para que seja possível você aprimorar suas

Leia mais

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2

Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2 AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2 Na aula anterior, vimos sobre: a) Janela de comando b) Gerenciador de Projetos c) Database Designer e Table Designer Prosseguiremos então a conhecer as ferramentas

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Técnico do Seguro Social INSS Instituto Nacional do Seguro Social - Concurso Público 2015. 2º Caderno. Índice

Apostilas OBJETIVA Técnico do Seguro Social INSS Instituto Nacional do Seguro Social - Concurso Público 2015. 2º Caderno. Índice 2º Caderno Índice Pg. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para apresentações Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Conceitos de Internet e intranet Conceitos,

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos REDIMENSIONAMENTO DE IMAGENS NO PORTAL DE OPERAÇÕES DO CARTÃO BNDES Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos Atualizado em 15/05/14 Pág.: 1/14 Introdução Este manual destina-se a orientar os

Leia mais

HP Mobile Printing para Pocket PC

HP Mobile Printing para Pocket PC HP Mobile Printing para Pocket PC Guia de Iniciação Rápida O HP Mobile Printing para Pocket PC permite imprimir mensagens de e-mail, anexos e arquivos em uma impressora Bluetooth, de infravermelho ou de

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno.

Apostilas OBJETIVA Cargo: AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES PC Polícia Civil do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. 3º Caderno. 3º Caderno Índice Pg. Editor de Apresentações MS-PowerPoint 2010... Exercícios pertinentes... Edição de textos, planilhas e apresentações BROffice... Exercícios pertinentes... Conceitos, ferramentas, aplicativos

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior

Vivaldo Armelin Júnior Vivaldo Armelin Júnior 2014 Introdução Nem sempre aquela fotografia tão desejada ficou bem enquadrada, um grande problema quando a fotografia era feita em filme, no entanto, hoje em dia, um bom software

Leia mais

Manual de Instrução. Download de Imagens para Encartes dos Produtos GIRANDO SOL

Manual de Instrução. Download de Imagens para Encartes dos Produtos GIRANDO SOL Manual de Instrução Download de Imagens para Encartes dos Produtos GIRANDO SOL Apresentação A Girandosol disponibiliza um Manual de Instrução para download de arquivos da nossa linha de produtos, visando

Leia mais

Compartilhamento on-line 3.1. Edição 1

Compartilhamento on-line 3.1. Edição 1 3.1 Edição 1 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia tune é uma marca sonora da Nokia

Leia mais

GIED Grupo de Informática Educativa. Apresentação de Slides

GIED Grupo de Informática Educativa. Apresentação de Slides Apresentação de Slides Animação Figuras Fala dos personagens Personagens Cenários Professora: Olá pessoal. Hoje nós vamos aprender sobre apresentação de Slides. de Projeção (cenário parecido com o OA de

Leia mais

PASSO A PASSO: APRESENTAÇÕES EM PREZI 1

PASSO A PASSO: APRESENTAÇÕES EM PREZI 1 1 PASSO A PASSO: APRESENTAÇÕES EM PREZI 1 Juliana Gulka Biblioteca Central da UFSC juliana.gulka@ufsc.br PREZI X POWER POINT Quando falamos em slide hoje, lembramos de powerpoint. O prezi não vai matar

Leia mais

Como fazer benchmark do computador

Como fazer benchmark do computador O que é o Índice de Experiência do Windows? O Índice de Experiência do Windows é uma medição que informa como o seu PC funciona com o Windows e usa uma pontuação básica para classificar a experiência que

Leia mais

VISUAL LIGHTBOX FERRAMENTA WEB DESIGN FABIANO KEIJI TAGUCHI

VISUAL LIGHTBOX FERRAMENTA WEB DESIGN FABIANO KEIJI TAGUCHI VISUAL LIGHTBOX FERRAMENTA WEB DESIGN FABIANO KEIJI TAGUCHI ESTE MATERIAL TEM UM OBJETIVO DE COMPLEMENTAR OS ASSUNTOS ABORDADOS DENTRO DE SALA DE AULA, TORNANDO-SE UM GUIA PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL Universidade Estadual de Campinas UNICAMP Instituto de Física Gleb Wataghin - IFGW RELATÓRIO FINAL INSERÇÃO DE LEGENDAS EM VÍDEOS DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO Gustavo Benedetti Rossi José

Leia mais

Compartilhamento On-line 2.0

Compartilhamento On-line 2.0 Compartilhamento On-line 2.0 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nokia Care e Nseries são marcas registradas ou não da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e

Leia mais

Manual do Artikulate. Andreas Cord-Landwehr Ondrila Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Artikulate. Andreas Cord-Landwehr Ondrila Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Andreas Cord-Landwehr Ondrila Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Conceito de aprendizagem................................. 5 1.2 Primeiros passos no Artikulate..............................

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

Edição (Software) PACC Programa Anual de Capacitação Continuada

Edição (Software) PACC Programa Anual de Capacitação Continuada Edição (Software) PACC Programa Anual de Capacitação Continuada É licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial 3.0. Não Adaptada. Permissões além do escopo dessa licença podem estar

Leia mais

PROFISSIONAL. 7 Passos para Gerencar um Eficiente Estúdio Fotográfico de Produtos

PROFISSIONAL. 7 Passos para Gerencar um Eficiente Estúdio Fotográfico de Produtos EDIÇÃO Nº 04 GRÁTIS FOTOGRAFIA PROFISSIONAL SOLUÇÕES PARA IMAGENS DE PRODUTO QUE CONQUISTARAM OS LÍDERES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO 7 Passos para Gerencar um Eficiente Estúdio Fotográfico de Produtos Do início

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Definição: As extensões de arquivos são combinação de letras terminais que apresenta o formato original. Na plataforma Windows por exemplo, todo tipo

Definição: As extensões de arquivos são combinação de letras terminais que apresenta o formato original. Na plataforma Windows por exemplo, todo tipo Extensão de Arquivo Definição: As extensões de arquivos são combinação de letras terminais que apresenta o formato original. Na plataforma Windows por exemplo, todo tipo de arquivo salvo tem sua extensão.doc,.ppt,.xls...

Leia mais

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf..

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf.. Conhecendo arquivos PDF O PDF surgiu graças aos esforços de um dos fundadores da empresa Adobe Systems, John Warnock. A idéia inicial era criar uma tecnologia que permitisse a visualização de arquivos

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos em CorelDraw Fechamento de arquivos no CorelDraw X5 Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se

Leia mais

Publisher. Publisher. versão 2012.2

Publisher. Publisher. versão 2012.2 versão 2012.2 Publisher Publisher Para diagramar, vamos utilizar o Publisher, do pacote de programas Microsoft Office. As instruções valem para as versões 2003, 2007 e 2010 do pacote. Vamos aprender através

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática. Módulo de Automação de Escritório Prof. Walter Travassos

FTIN Formação Técnica em Informática. Módulo de Automação de Escritório Prof. Walter Travassos FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório Prof. Walter Travassos MÓDULO DE AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIO AULA 01 Competências Organização de Documentos Eletrônicos Conhecer as técnicas

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Criar Mensagens de Auto-Resposta

Criar Mensagens de Auto-Resposta Guia rápido sobre... Criar Mensagens de Auto-Resposta Neste guia... Aprenda a configurar suas auto-respostas para que funcionem em piloto automático. Deixe o GetResponse enviar suas campanhas, mensagens

Leia mais

Atualização deixa Java mais seguro, mas ainda é melhor desativar

Atualização deixa Java mais seguro, mas ainda é melhor desativar Atualização deixa Java mais seguro, mas ainda é melhor desativar seg, 21/01/13 por Altieres Rohr Segurança Digital Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime,

Leia mais

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo

Flex. MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo 2011 MANUAL DE USO DA FERRAMENTA FLEX O Flex como gerenciador de conteúdo Aprenda como é simples utilizar a ferramenta Flex como seu gerenciador de conteúdo online. Flex Desenvolvido pela ExpandWEB 31/01/2011

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP 2ª Edição Juliano Niederauer Novatec Copyright 2009, 2011 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução

Leia mais

Photozig Albums Express 1.0.302

Photozig Albums Express 1.0.302 Photozig Albums Express 1.0.302 Comentários Principal Photozig Albums Express Crie álbuns de fotografias facilmente através deste software inteiramente gratuito e surpreendente! Downloads: 128.603 Tamanho:

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais