ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO. Ênfase em Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. Presença nacional, reconhecimento mundial.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO. Ênfase em Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. Presença nacional, reconhecimento mundial."

Transcrição

1 ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO Ênfase em Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. Presença nacional, reconhecimento mundial.

2 Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva do Financial Times. Conexão entre teoria e prática, formação acadêmica com experiência empresarial. É assim que, há mais de 38 anos, a Fundação Dom Cabral contribui para a formação de executivos, gestores públicos, empresários, empresas e organizações dos mais diversos segmentos. A FDC oferece o que há de mais inovador por meio de soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas em alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Índia, Rússia e América Latina, que permitem o acesso a modernas ferramentas e à geração conjunta de conhecimento, como a troca de experiências entre participantes, professores, organizações e outras escolas de negócios. Nossa filosofia trabalhar COM o cliente e não apenas para ele respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. Graças a esses e inúmeros outros esforços, a FDC se tornou referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e capacitação: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de executivos. Todo esse conhecimento de alto valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos na sua empresa. Campus Aloysio Faria

3 Programa de Especialização em Gestão Pós-graduação Lato Sensu com Ênfase em Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. O Programa de Especialização em Gestão visa o desenvolvimento de habilidades e atitudes, além do conhecimento técnico em gestão, contribuindo de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do participante e auxiliando-o em sua carreira e nos negócios em que atua. A reconhecida excelência educacional da FDC alia teoria e prática sob a orientação de professores com experiência acadêmica e empresarial. Além disso, respeita a necessidade individual do participante, oferecendo possibilidades de escolha de conteúdo e tempo de duração do Programa, a partir de uma carga horária mínima de 450 horas/aula*. No Programa de Especialização em Gestão, o participante pode escolher uma entre as cinco Ênfases: Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. Público Esse Programa é destinado a profissionais graduados em ensino superior que buscam o autodesenvolvimento e desejam: Alavancar a carreira e ampliar o networking. Ampliar a base de conhecimento para novos desafios em gestão ou gerir o próprio negócio. Aprofundar conhecimentos em áreas específicas de atuação. Tornar-se competitivos para novas demandas do mercado de trabalho. Resultados Reconhecimento pelo mercado e aumento da empregabilidade. Ampliação da visão sistêmica e consequente melhoria da capacidade de argumentação em temas relacionados à gestão. Desenvolvimento da competência para construção de planos e estudos de viabilidade para participantes que queiram empreender o próprio negócio. Reflexão e planejamento da carreira com foco nos objetivos pessoais e profissionais. Ampliação da competência para solução de problemas gerenciais. Metodologia Equilibrar teoria e prática visando a aplicabilidade dos conceitos é uma das filosofias da Fundação Dom Cabral. É com essa proposta que a metodologia desenvolvida para o Programa reúne momentos de aporte de conhecimento teórico em gestão intercalados por atividades que levarão os participantes a experimentar e vivenciar situações reais do mundo corporativo, representados pela aprendizagem vivencial. Nossas aulas são voltadas para a prática, nossos professores são profissionais com larga experiência no dia a dia das organizações, nossas metodologias promovem o debate e a troca de experiências. Nosso foco é o seu aprendizado, ou seja, alavancar sua capacidade de aplicar teoria e ferramentas na sua prática diária. *Equivalente a 375 horas de 60 minutos.

4 Diferenciais do Programa Escolha do conteúdo: o Programa oferece um leque de disciplinas obrigatórias e eletivas, a partir do qual o participante define parte da sua grade curricular, podendo, inclusive, cursar disciplinas em outras Ênfases, de acordo com sua necessidade de formação em gestão. Flexibilidade no período de realização de disciplinas: em parte do Programa, o participante pode cursar disciplinas durante a semana e/ou fim de semana, de acordo com sua disponibilidade, reduzindo o período de duração do curso. Ampliação da carga horária: o participante pode ampliar a carga horária total do Programa, cursando além das 450 horas/aula, de acordo com sua necessidade, disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Gestão de carreira: atividades extracurriculares em que o participante tem a oportunidade de revisitar as suas escolhas de carreira, avaliando o onde estou e para onde vou à luz de um mercado global e em constante transformação. Como protagonista de sua história, aprende a lidar com a evolução da carreira de forma planejada. Corpo docente: professores com reconhecida experiência e atuação no mercado. Networking: intensa troca entre participantes das diversas Ênfases. Módulo Internacional (opcional): possibilidade de cursar um Módulo Internacional com foco em inovação e empreendedorismo na University of Cambridge - Judge Business School. Estrutura do Programa O Programa é estruturado em quatro blocos denominados Termos, totalizando uma carga horária mínima de 450 horas/aula, a serem cursadas em até dois anos. A flexibilidade da escolha de parte do conteúdo se dá no Termo 3. Competência Emocional Fundamentos Integrados e Aplicados de Gestão 72 h/a 108 h/a Atividades Presenciais e Extraclasse Desenvolvimento de Equipes Desenvolvimento de Carreira Finanças Marketing e Mercados Negócios Pessoas 108 h/a 72 h/a Eletivas em outras Ênfases (90 h/a) * Obrigatórias em Marketing e Mercados 54h/a Eletivas em Marketing e Mercados 126 h/a Ser ético Projetos 126 h/a 54 h/a Trabalho de Conclusão de Curso * Marketing e Mercados

5 Termo 1 Competências Comportamentais do Gestor Com maior enfoque comportamental e vivencial, no Termo 1 o participante desenvolve competências individuais, coletivas e profissionais imprescindíveis ao gestor contemporâneo, que contribuirão para o seu desenvolvimento durante o Programa e serão referência ao longo da sua carreira. O Termo 1 propicia ao participante tomar maior consciência de si, desenvolver a capacidade de refletir sobre atitudes, valores e contextos, como caminho de construção de relacionamentos consistentes e sustentáveis. Esse Termo é composto por quatro disciplinas obrigatórias, somando 72 horas/aula (4 créditos). Competência Emocional Conhecer os próprios estados emocionais e desenvolver a capacidade de manejá-los para melhor lidar com ansiedade, raiva, medo e estados de euforia, enfrentando de forma construtiva os altos e baixos da vida condição para desenvolver uma carreira consistente. Desenvolvimento de Equipes Conhecer a dinâmica dos grupos e equipes, os papéis assumidos pelos indivíduos, os comportamentos adequados e desenvolver a competência para trabalhar em equipe. Desenvolvimento de Carreira Investir no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal como elementos decisivos para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso e sustentável. Ser Ético Entender a ética como elemento fundamental da convivência humana, dos relacionamentos, do exercício do poder e da responsabilidade, a partir dos princípios da alteridade, confiança, tolerância, respeito e inclusão.

6 Termo 2 Competências para a Gestão Responsável e Integrada No Termo 2, o participante conhece os elementos centrais de gestão empresarial nas áreas de Finanças, Marketing e Mercados, Negócios (estratégia), Pessoas e Projetos. Utilizando um estudo de caso como eixo central, os participantes são desafiados a resolver problemas de uma empresa real. Ou seja, a partir de situações-problema que impactam na estratégia da empresa, os participantes são convidados a refletir e construir soluções sustentáveis que envolvem a revisão e a articulação de todas as áreas da gestão. São adotadas metodologias diferenciadas, como depoimentos empresariais, pesquisa de campo, estudo de caso, videoaulas, debates, discussão em grupos, quizzes, entre outros. O objetivo é trazer a realidade empresarial para dentro da sala de aula, propiciando um ambiente rico em discussões e aprendizado, desenvolvendo assim as capacidades de leitura do contexto, reflexão e aplicação do conhecimento. O Termo 2 é obrigatório para todas as Ênfases e totaliza 54 horas/aula (3 créditos). Além das atividades presenciais, esse Termo exige disponibilidade para estudo extraclasse e preparação de atividades a distância. Disciplina obrigatória Fundamentos Integrados e Aplicados de Gestão Carga horária 54 horas/aula (3 créditos) Termo 3 Competências Técnicas para a Gestão No Termo 3, o participante cursa as disciplinas técnicas relacionadas às Ênfases oferecidas. É neste Termo que o participante escolhe grande parte do conteúdo, definindo a grade curricular de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais, atuais e futuros. As Ênfases disponíveis são: Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos. De acordo com a Ênfase escolhida, há uma carga horária a ser cursada de disciplinas obrigatórias, de disciplinas eletivas na própria Ênfase e de disciplinas eletivas em qualquer Ênfase, ampliando o escopo do Programa. A carga horária mínima desse Termo é de 288 horas/aula, podendo ser ampliada de acordo com o interesse e possibilidades do participante. Assessoria para Customização Curricular ACC Para apoiar e orientar a escolha da Ênfase e das disciplinas que irá cursar, o participante conta com a assessoria da Equipe Técnica do Programa, presencialmente e por vídeos.

7 Finanças A Ênfase em Finanças tem o objetivo de preparar gestores financeiros proativos, com pensamento estratégico e inovador. A Ênfase também pode suprir de conhecimentos financeiros os profissionais de outras áreas de gestão que queiram conhecer e aplicar os fundamentos de finanças na sua prática de gestão, bem como profissionais que queiram redirecionar a sua carreira para a área financeira. A gestão financeira engloba a compreensão, aplicação e análise dos alicerces financeiros para a elaboração do planejamento e controle orçamentário, estratégias de investimentos, financiamentos e políticas de dividendos, analisando os riscos envolvidos nesses instrumentos de gestão. O entendimento do mercado financeiro torna-se fundamental para a tomada de decisão, tanto em condições estáveis como em momentos de incerteza, considerando, no âmago das decisões, a sustentabilidade em termos ambientais, sociais e econômico-financeiros. Regra da Ênfase: A Ênfase em Finanças permite construir um currículo de disciplinas que combine o desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas para a condução da gestão, de acordo com a necessidade de formação do participante. Para cursar a Ênfase em Finanças, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatórias Disciplinas eletivas na Ênfase Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase Total 72 horas/aula (4 créditos) 108 horas/aula (6 créditos) 108 horas/aula (6 créditos) 288 horas/aula (16 créditos) Disciplinas Obrigatórias: As disciplinas obrigatórias constituem os pilares de uma boa gestão de finanças. Estes conteúdos também se caracterizam como o arcabouço conceitual para o melhor entendimento das demais disciplinas do Programa. Análise Econômica de Investimento Analisar e tomar decisões em relação a novos investimentos utilizando as técnicas tradicionais. Valuation: Avaliação pelo Fluxo de Caixa Descontado Conhecer, compreender e saber utilizar os principais fundamentos da gestão financeira. Contabilidade Financeira Compreender, analisar e avaliar os instrumentos contábeis. Mercado de Finanças Compreender e saber elaborar leituras do mercado econômico.

8 Disciplinas Eletivas: As disciplinas eletivas desenvolvem conhecimentos e habilidades e podem ser cursadas conforme interesses e necessidades do participante. Cada disciplina aborda um aspecto específico da gestão financeira e, em conjunto, podem promover maior desenvolvimento especializado em uma das funções estratégicas de finanças. A apresentação a seguir agrupa as disciplinas eletivas em três grandes áreas de conhecimento: Investimentos e Financiamentos, Gestão de Custos e Mercado de Finanças. Há também disciplinas agrupadas como Competências Gerais em Finanças que compõem bem com estas áreas de conhecimento. O participante pode ou não se concentrar nestes grupos de disciplinas, estando atento, no entanto, ao cumprimento da regra da Ênfase, que é obrigatório. Project Finance Conhecer, elaborar, implementar e avaliar uma estruturação financeira visando viabilizar um determinado projeto de investimento. Finanças Pessoais Saber cuidar do próprio recurso otimizando os retornos e reduzindo risco. INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTOS Analisar, avaliar e decidir sobre os melhores investimentos considerando as fontes de financiamento. Gestão da Liquidez Saber avaliar e tomar decisões gerenciais relativas à composição das contas de curto prazo. Opções Reais Avaliar os investimentos considerando variáveis. Gestão de Valor: Metodologias de Economic Value Added (EVA) e Cash Value Added (CVA) Verificar, avaliar e tomar decisões relativas às variáveis que impactam no valor do negócio. Private Equity e Venture Capital Conhecer e saber preparar o negócio para utilizar as melhores opções de financiamento considerando o mercado.

9 Gestão Estratégica de Custos GESTÃO DE CUSTOS Avaliar de forma consistente e integrada os aspectos de custo e a sua influência nos resultados. Compreender as diversas formas de custeio para apoiar a tomada de decisão. Orçamento Empresarial Saber utilizar o orçamento como instrumento de planejamento, análise, avaliação e controle de gestão. Controladoria Financeira Saber estruturar e avaliar o processo de gestão com base na lógica do processo decisório, contemplando as etapas de planejamento, execução e controle. Mercado de Crédito Conhecer e saber utilizar as fontes de financiamentos mais adequadas. Mercado de Capitais Compreender o processo de abertura de capital (IPO) e o funcionamento da Bolsa de Valores. Aplicações em Renda Fixa MERCADO DE FINANÇAS Conhecer e saber utilizar a dinâmica do mercado de finanças. Compreender e analisar produtos e aplicações no mercado financeiro nacional, adequadas às necessidades e riscos associados ao investidor. Mercado Cambial & Finanças Internacionais Conhecer, compreender e saber analisar a dinâmica dos mercados de câmbio e a sua influência na economia. Derivativos Compreender, aplicar e avaliar os principais produtos derivativos e ferramentas existentes no mercado financeiro. Teoria de Carteiras Compreender, aplicar e analisar a dinâmica de montagem de carteiras de forma a obter melhores desempenhos dos portfólios.

10 Estatística Aplicada a Finanças Conhecer e aplicar técnicas estatísticas para estruturar melhor os problemas financeiros. Contabilidade Financeira Avançada Desenvolver a capacidade de análise e síntese das informações contábeis por meio da elaboração de relatórios gerenciais. COMPETÊNCIAS GERAIS EM FINANÇAS Conhecer e desenvolver capacidade de percepção, análise e síntese com foco na tomada de decisão. Gestão de Risco Analisar o contexto e os projetos empresariais procurando tomar decisões antecipadas para a melhoria dos resultados. Abertura de Capital e Relacionamento com o Investidor Conhecer o processo de abertura de capital (IPO) e o perfil do profissional de relações com o investidor (RI). Finanças Comportamentais Entender e analisar o processo de tomada de decisão de investimento que envolve riscos. Laboratório de Finanças Compreender, aplicar e integrar os conhecimentos de gestão financeira.

11 Marketing e Mercados A Ênfase em Marketing e Mercados destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam diferenciar a organização no mercado por meio da geração de valor ao cliente, à organização e à sociedade. A nova dinâmica dos mercados, a instabilidade ambiental e o volume de informações que pressionam hoje os executivos tornou a gestão de mercados nas organizações uma função cada vez mais complexa. As atividades migram de um modelo baseado na publicidade e propaganda para uma preocupação crescente com aspectos relacionados à estratégia de mercado, gestão de clientes, marca e oferta de valor. A diversificação de competências, antes mais ligadas às mídias tradicionais, favorece profissionais com perfil mais estratégico, que tenham condições de dar uma visibilidade diferente ao negócio, trabalhando o posicionamento de mercado e a oferta de valor. A Ênfase em Marketing e Mercados oferece disciplinas que podem ajudá-lo a se preparar melhor para enfrentar esses novos desafios da gestão de mercados. Regra da Ênfase: A Ênfase em Marketing e Mercados permite construir um currículo de disciplinas que combine o desenvolvimento de competências específicas para a condução da gestão do mercado com o desenvolvimento de competências trabalhadas pelas outras Ênfases, de acordo com a sua necessidade de formação. Para cursar essa Ênfase, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatórias Disciplinas eletivas na Ênfase Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase Total 54 horas/aula (3 créditos) 126 horas/aula (7 créditos) 108 horas/aula (6 créditos) 288 horas/aula (16 créditos) Disciplinas Obrigatórias: As disciplinas obrigatórias trabalham as atividades essenciais para a gestão de mercados: formulação da estratégia de mercado e implementação da estratégia. Estratégia de Mercado Discutir as diferentes possibilidades de formatação do negócio a partir da articulação das variáveis de relacionamento com o mercado e da integração dessas decisões com o processo de formulação estratégica de mercado. Plano Planejamento de Marketing de Marketing 36 horas/aula Elaborar um planejamento de mercado que viabilize a implementação das estratégias propostas, integrando o mundo real e o virtual.

12 Disciplinas Eletivas: A seguir, são apresentadas as competências necessárias para uma gestão contemporânea de mercados, relacionando as disciplinas eletivas que contribuem para o desenvolvimento dessas competências. Clienting (CRM) Potencializar o valor de seus clientes, aumentando a eficiência dos recursos empregados nas estratégias de fidelização. Comportamento do Consumidor CLIENTES E MERCADOS Conhecer e interagir com clientes e prospects, a fim de compreender melhor suas necessidades. Compreender o processo de tomada de decisão de compra, reconhecendo as formas de influenciar esse processo. Relações Business to Business Ultrapassar o desafio da comoditização para gerar mais valor nas relações com clientes, canais e parceiros de negócios. Inteligência de Mercado Construir um processo de geração de informações de mercado que garanta o alcance das metas e subsidie a tomada de decisão em marketing. Branding e Gestão de Imagem Construir uma marca relevante e única, identificando novas oportunidades de posicionamento e compreendendo como ele afeta o comportamento das pessoas que se relacionam com o seu negócio. Reputação Corporativa MARCA Buscar a excelência da promessa da marca, materializando um jeito de pensar e de fazer negócios que desperte a confiança e a admiração em todos os seus relacionamentos. Valorizar sua empresa a partir da percepção dos seus stakeholders, tornando-se um parceiro desejado, um bom lugar para trabalhar, uma organização cujos produtos e serviços inspiram confiança. Posicionamento Digital Estar presente na internet de forma que resultados sólidos e constantes apareçam, utilizando ferramentas e estratégias de presença digital. Brand Experience Quebrar paradigmas na criação de uma experiência diferenciada para o seu cliente como estratégia para maior identificação da marca com as pessoas.

13 Gestão da Proposta de Valor Gerenciar a entrega de resultados tangíveis que seus clientes terão ao adquirir seus produtos e/ou serviços. Pricing e Valor Percebido OFERTA DE VALOR Desenvolver e entregar um produto ou serviço de qualidade, alinhado às expectativas dos clientes, prospects e à promessa da marca. Compreender os fatores externos que influenciam a formação do preço, identificar os fatores que afetam a percepção de valor do cliente, gerenciando o melhor preço para cada transação. Serviços Diferenciados Gerenciar a qualidade dos serviços oferecidos pela sua empresa, utilizando ferramentas que integram estratégia e prática. Design Thinking Construir soluções criativas para a entrega de valor para o cliente. Gestão Comercial Planejar e organizar os recursos e atividades envolvidos no processo de vendas e distribuição de produtos e serviços. COMERCIALIZAÇÃO Planejar a venda de produtos e serviços visando maior rentabilidade e produtividade para a empresa. Trade Marketing Construir estratégias conjuntas entre a indústria e o varejo, visando influenciar o shopper em sua decisão de compra. Omni-Channel Repensar sua arquitetura de canais e modelo de negócio a partir da perspectiva multicanais, integrando lojas físicas e virtuais.

14 Negócios A Ênfase em Negócios atende profissionais provenientes de todas as áreas de atuação que desejam desenvolver carreira na área de gestão ou empreender o próprio negócio. A Ênfase prepara o participante para identificar aspectos fundamentais nos níveis estratégico, tático e operacional, necessários à gestão de negócios. Essa Ênfase dispõe de um conjunto amplo de disciplinas que tem por objetivo ajudar o participante a se preparar para atuar em contextos complexos, apresentando e discutindo conteúdos que ajudam a formar o conjunto de competências requeridas pelo mercado de trabalho, além de oferecer oportunidades para a avaliação das tendências de gestão. A Ênfase também contribui para o desenvolvimento da visão sistêmica no âmbito das organizações. Regra da Ênfase: O participante dessa Ênfase deverá combinar disciplinas obrigatórias e eletivas da Ênfase em Negócios com disciplinas das outras Ênfases do Programa. Para cursar a Ênfase em Negócios, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatórias em Negócios 54 horas/aula (3 créditos) Disciplinas eletivas em Negócios 126 horas/aula (7 créditos) Disciplinas eletivas em Finanças 36 horas/aula (2 créditos) Disciplina eletiva em Pessoas (1 crédito) Disciplina eletiva em Projetos (1 crédito) Disciplina eletiva em Marketing e Mercados (1 crédito) Disciplina eletiva em qualquer Ênfase (1 crédito) Total 288 horas/aula (16 créditos) Disciplinas Obrigatórias: As disciplinas obrigatórias têm por objetivo desenvolver a capacidade de leitura da organização como um todo. Gestão da Performance (Balanced Scorecard) Aprender e utilizar os conceitos de gerenciamento da performance. Arquitetura Organizacional Analisar as opções de estruturas organizacionais e seus modelos de gestão e compreender as variáveis envolvidas nessa escolha. Visão Integrada da Cadeia de Valor Supply Chain Management Analisar e compreender o potencial do supply chain of management para a obtenção de vantagem competitiva e melhoria dos resultados da empresa.

15 Disciplinas Eletivas: As disciplinas eletivas em Negócios permitem ao participante a escolha da melhor trajetória para seus objetivos profissionais, possibilitando o direcionamento da formação para as seguintes áreas: 1. Empreendedorismo voltada para aqueles participantes que desejam empreender seja investindo em negócio próprio ou para aqueles que desejam desenvolver essa capacidade na sua atuação dentro das organizações. Esse caminho permitirá conhecer e aplicar ferramentas e conceitos na área de empreendedorismo e contribuirá para que você entenda o que forma um espírito empreendedor dentro e fora das organizações. 2. Gestão empresarial voltada para aqueles profissionais que precisam desenvolver habilidades gerenciais. No portfólio de disciplinas eletivas, existem aquelas que permitem conhecer e aplicar conceitos e ferramentas utilizados pelas organizações na prática diária. Ao cursá-las, o participante será capaz de entender como os negócios são geridos, entender como é feita uma análise de mercado e, desse modo, ser capaz de contribuir com a organização na busca pela excelência na gestão. 3. Visão estratégica voltada para aqueles que já possuem certa familiaridade com as principais ferramentas de gestão, mas desejam aprofundar sua leitura e visão estratégica. As disciplinas dessa área possibilitam conhecer e aplicar ferramentas e conceitos na área de estratégia, além de desenvolver raciocínio sistêmico, contribuindo com a organização na formulação e implementação estratégica. Em função da diversidade de caminhos, o participante fará suas escolhas apoiado pela Equipe Técnica do Programa, que o ajudará a discutir quais são as melhores alternativas para o seu momento de carreira. Inteligência Competitiva Identificar e analisar diversas fontes de informação para uma adequada tomada de decisão. Implementação Estratégica Conhecer e saber gerenciar os desafios envolvidos na implementação da estratégia escolhida, sabendo envolver as pessoas nesse processo. Cenários Econômicos Analisar cenários econômicos e suas implicações para a competitividade da empresa.

16 Tecnologia da Informação Identificar mecanismos para modernizar processos empresariais por meio do uso de Sistemas de Informação (ERP, CRM, SCM). Compreender como usar a Web (redes sociais e comércio eletrônico) para gerar oportunidades de negócios. Economia Empresarial Discutir a lógica do ambiente microeconômico que envolve a empresa e como ele afeta a dinâmica competitiva da organização. Gestão da Qualidade Aplicar métodos e ferramentas de gestão que permitam organizar, melhorar e medir resultados organizacionais. Governança Corporativa, Stakeholders e Relações com Investidores Avaliar as aplicações práticas da governança corporativa nas organizações e no mercado de capitais. Analisar seu impacto no valor e sustentabilidade da empresa, nos stakeholders e na tomada de decisão dos investidores. Inovação e Competitividade Desenvolver análise crítica quanto à capacidade da empresa de gerar inovação. Estruturar práticas e processos que apoiem a inovação. Aspectos Trabalhistas do Negócio Discutir e entender os atuais temas polêmicos relativos a direitos trabalhistas. Aspectos Tributários do Negócio Analisar e compreender os aspectos tributários essenciais aos negócios. Planejamento Tributário Analisar a realidade tributária e entender a complexidade do sistema tributário brasileiro. Inovação Aberta Entender os desafios da inovação compartilhada, da cocriação, da transferência e aquisição de conhecimentos entre stakeholders. Empreendedorismo e Inovação Social Identificar e analisar modelos de empreendimentos de impacto social, incluindo investimentos sociais privados de empresas de médio e grande porte, iniciativas filantrópicas nacionais/ internacionais e financiamentos coletivos (crowdfunding). Empreendedorismo Desenvolver visão crítica sobre empreendedorismo. Discutir e avaliar modelos mentais e comportamentos identificados em empreendedores de sucesso. Plano de Negócios Aprender a desenvolver um plano de negócios. Gestão de Processos Compreender e aplicar metodologias de redesenho e gerenciamento de processos. Negociação para Gestores Ampliar a capacidade de negociação, sabendo escolher entre abordagens competitivas ou cooperativas. Negócios Internacionais Compreender os desafios organizacionais enfrentados pelas empresas em sua trajetória internacional. Gestão de Operações Identificar os principais trade-offs entre o desempenho e a formulação da estratégia de operações.

17 Pessoas A Ênfase em Pessoas destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam ampliar suas competências como gestores de pessoas. Tem por objetivo oferecer ao participante desenvolver competências, acessar ferramentas e práticas atualizadas, como forma de aprimorar a gestão de pessoas e alcançar resultados empresariais. A Ênfase propicia a compreensão de atitudes, comportamentos e relações dos indivíduos nas organizações. Também estimula o participante a desenvolver habilidades interpessoais para liderar, trabalhar em equipe e responder aos desafios advindos da dinâmica do contexto organizacional. Para cursar a Ênfase em Pessoas, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatórias 108 horas/aula (6 créditos) Disciplinas eletivas na Ênfase 72 horas/aula (4 créditos) Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase 108 horas/aula (6 créditos) Total 288 horas/aula (16 créditos) Disciplinas Obrigatórias: As disciplinas obrigatórias da Ênfase em Pessoas constituem importantes pilares para o desenvolvimento de gestores e líderes de pessoas. Contempla as dimensões indivíduo, equipes e relações de forma abrangente e orientada para a prática. Poder nas Organizações Compreender e analisar as relações de poder e sua influência nas práticas de gestão nas organizações contemporâneas. Equipes de Alta Performance Potencializar as condições para trabalhar em equipe, visando alcançar alta performance em situações específicas. Motivação nas Organizações Compreender a psicodinâmica da motivação e sua influência no comportamento humano na vida e nas organizações. Liderança: Evolução e Estilos Construir referenciais teóricos e práticos a partir da evolução histórica e dos diferentes estilos e modelos de liderança. Liderança Contemporânea: Desafios e Práticas Compreender os desafios da liderança na contemporaneidade, aprofundando as fases do processo de desenvolvimento dos líderes e sua prática. Gestão da Mudança Pessoal Investir no autoconhecimento como caminho para a compreensão dos processos de mudança pessoal e seu impacto na vida profissional a partir do exercício da flexibilidade.

18 Disciplinas Eletivas : As disciplinas a seguir constituem um leque de possibilidades para o desenvolvimento do gestor de pessoas, contemplando aspectos do indivíduo, das equipes, das relações no mundo do trabalho, das competências e habilidades para lidar com ambientes complexos e das práticas para a gestão de pessoas no cotidiano das organizações. Liderança Coaching Desenvolver competências para uma liderança inspiradora e desenvolvedora de pessoas. Toxidade nas Relações Interpessoais nas Empresas Entender as relações tóxicas nas organizações, suas fontes e seus efeitos e como lidar com elas no cotidiano de maneira eficiente. Gerenciamento de Conflitos nas Organizações Desenvolver atitudes e habilidades eficazes para lidar com conflitos, identificando sua origem, modos de abordagem, estilo pessoal e manejo. Estratégias de Tomada de Decisão Negociada Aprender a tomar decisões mais eficazes, utilizando estratégias e técnicas de negociação, compreendendo o papel das emoções e seus impactos nas tomadas de decisão e modelos de negociação colaborativa. Cultura nas Organizações Compreender os diferentes elementos da cultura organizacional, sua abrangência, implicações e desdobramentos na vida das organizações, bem como a importância do alinhamento e comprometimento do indivíduo com a cultura. Ferramentas de Avaliação em Gestão de Pessoas Conhecer um conjunto de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento dos colaboradores, alinhando estratégia, gestão e resultados organizacionais. Desenvolvimento de Gestores Globais Saber lidar com os desafios do desenvolvimento de gestores globais em um contexto de expansão internacional de empresas e conhecer as competências necessárias para um gestor global.

19 Gestão Estratégica de Pessoas Entender as complexidades contemporâneas na gestão estratégica de pessoas, o papel das lideranças na gestão do talento humano e a conexão com a estratégia organizacional. Atração e Retenção de Talentos Compreender as principais técnicas de atração e retenção de colaboradores em um contexto de mudanças e valorização do capital humano. Desenvolvimento de Habilidades em Consultoria Organizacional 36 horas/aula Desenvolver habilidades em consultoria compreendendo processos, estilos, competências necessárias e a dinâmica da relação consultor-cliente. Treinamento e Desenvolvimento do Capital Humano Valorizar o capital humano das organizações, aprimorando o treinamento e o desenvolvimento dos indivíduos, por meio de habilidades e instrumentos de Gestão de Pessoas. t Gestão de Competências Identificar, desenvolver e aplicar conceitos, técnicas e sistemas de gestão por competências, ampliando o potencial e o desempenho das pessoas e o alinhamento com as estratégias do negócio. Gestão do Conhecimento Conhecer diferentes abordagens da gestão do conhecimento como forma de lidar com o capital intelectual, a inovação, a aprendizagem coletiva e ampliação dos ativos intangíveis das organizações. Comunicação Profissional Desenvolver a capacidade de se comunicar em público de forma clara, objetiva, concisa e correta.

20 Projetos A gestão de projetos torna-se cada dia mais relevante para as organizações, sendo responsável pelo desdobramento das metas estratégicas em resultados efetivos. Para tanto, gerir projetos deve ser algo ágil e alinhado a práticas inovadoras, dado o ambiente complexo e repleto de incertezas. A Ênfase em Projetos destina-se aos profissionais de todas as áreas de atuação que buscam desenvolver conhecimentos, habilidades e práticas, com base nas áreas de conhecimento e melhores práticas da gestão de projetos, de acordo com o PMI (Project Management Institute), IPMA (International Project Management Association), Prince (Project in Controlled Environments) e métodos ágeis. Ao final do Programa, o participante deverá ser capaz de aplicar, analisar, sintetizar e avaliar projetos em qualquer área do conhecimento, pois a metodologia de gerenciamento em projetos se aplica a todas as áreas de atuação. Regra da Ênfase: A Ênfase em Projetos permite construir um currículo de disciplinas que combine o desenvolvimento de competências específicas para a condução de projetos estratégicos e táticos, de acordo com a necessidade de formação do participante. Para cursar a Ênfase em Projetos, o participante deverá estruturar as horas da sua grade curricular da seguinte forma: Disciplinas obrigatórias 72 horas/aula (4 créditos) Disciplinas eletivas na Ênfase 108 horas/aula (6 créditos) Disciplinas eletivas em qualquer Ênfase 108 horas/aula (6 créditos) Total 288 horas/aula (16 créditos) Disciplinas Obrigatórias: As disciplinas obrigatórias trabalham as atividades essenciais para a gestão de projetos: fundamentos de projetos, gestão do escopo, prazo e custos. Gestão de Pessoas em Projetos Potencializar a gestão de pessoas em projetos, analisando a formação de grupos de trabalhos, conflitos e a capacidade de geração de resultados em alta performance. Resolução de Problemas em Projetos Analisar conflitos em projetos (informação, incerteza e poder), avaliando processos de negócios e relações de poder. Elaboração de Projetos: Escopo e Prazo Elaborar um planejamento de projetos a partir da clara definição do escopo, integrando os objetivos estratégicos e táticos aos resultados esperados. Finalmente, sugere-se a elaboração da gestão de prazos a partir de um cronograma de ações para fins de acompanhamento e controle. Análises de Custos e Viabilidade de Projetos Elaborar um planejamento de custos e análise de viabilidade de projetos, de acordo com o escopo e prazos estabelecidos, para fins de acompanhamento, controle e resultados alcançados.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS São Paulo Av. Princesa Diana, 760 34000-000 Nova Lima MG Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO IN COMPANY E EM CONSÓRCIO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO IN COMPANY E EM CONSÓRCIO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO IN COMPANY E EM CONSÓRCIO 2009 Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a NO RANKING DE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO.* A Fundação Dom Cabral é um centro

Leia mais

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - ÓS- PEGNI RADU Programa que apoia o desenvolvimento de competências ÇÃO requeridas para profissionais do mercado imobiliário e da construção

Leia mais

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA 2013 Assim como a Natureza influencia o desenvolvimento das espécies, uma gestão financeira eficiente pode determinar a performance das organizações. Conheça a Fundação Dom

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO Ênfase em Finanças, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO Ênfase em Finanças, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos. Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho 30140-083 Belo Horizonte MG Brasil Campus

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Especialização em Gestão com ÊNFASE EM Negócios e Marketing

Especialização em Gestão com ÊNFASE EM Negócios e Marketing Especialização em Gestão com ÊNFASE EM Negócios e Marketing Blumenau/SC 2013 Criar raízes em solo fértil. Faz diferença na Natureza, faz diferença para o seu crescimento profissional. Conheça a Fundação

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O CBA em Gestão de Negócios é um curso que proporciona aos participantes sólidos fundamentos em gestão e liderança. O programa tem o objetivo de formar

Leia mais

GESTÃo DE RISCO. Presença nacional, reconhecimento mundial.

GESTÃo DE RISCO. Presença nacional, reconhecimento mundial. GESTÃo DE RISCO CORPORATIVO Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação executiva do Financial Times

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC C T E C E N T R O D E T E C N O L O G I A E M P R E S A R I A L C T E C o o p e r a ç ã o e n t r e e m p r e s a s d e g r a n d e p o r t e Na teoria e na vida, FDC AF - 05-006 - CTE02 R.indd 2 7/10/07

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

Versão 006 20-mar-15

Versão 006 20-mar-15 Versão 006 20-mar-15 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MBA) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU A Sustentare Escola de Negócios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos e práticas

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Campus Aloysio Faria. Campus BH. Campus SP. Campus RJ. Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil

Campus Aloysio Faria. Campus BH. Campus SP. Campus RJ. Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses 34000-000 Nova Lima MG Brasil Campus BH Rua Bernardo Guimarães, 3.071 Santo Agostinho 30140-083 Belo Horizonte MG Brasil Campus

Leia mais

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Gestão estratégica em finanças

Gestão estratégica em finanças Gestão estratégica em finanças Resulta Consultoria Empresarial Gestão de custos e maximização de resultados A nova realidade do mercado tem feito com que as empresas contratem serviços especializados pelo

Leia mais

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 Análise de Tendências e Inovação Estratégica Levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas de inteligência preditiva e inovação estratégica. Analisar dentro

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing de Serviços

Pós-Graduação em Marketing de Serviços Pós-Graduação em Marketing de Serviços Público - alvo O Programa de Pós-Graduação em Marketing de Serviços é indicado para profissionais com formação universitária em qualquer área e que demandem desenvolver

Leia mais

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal MBA Recursos Humanos Inscrições Abertas Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal Carga horária: 600 Horas Duração: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais

Curso de Desenvolvimento em Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento em Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento em Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto.

Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Bota pra Fazer: Negócios de Alto Impacto. Instituto Educacional BM&FBOVESPA e Endeavor: Negócios de Alto Impacto. Com reconhecida experiência, o Instituto Educacional BM&FBOVESPA, a Escola de Negócios

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva:

Leia mais

Planejamento Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Planejamento Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA SIGA: PMBAIE*08/00 Prof. RONALDO RANGEL Doutor - UNICAMP Mestre PUC 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PÓS-MBA As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 02 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas,

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE RH

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE RH PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE RH PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE GESTORES DE RH OBJETIVO Oferecer um curso diferenciado para o desenvolvimento de profissionais da área de Recursos Humanos e

Leia mais

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃo

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃo PROGRAMA DE CAPACITAÇÃo para resultados pcr GESTÃO GERAL Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral UMA DAS VINTE MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO. A Fundação Dom Cabral é um centro internacional

Leia mais

Pós-Graduação em Marketing de Moda

Pós-Graduação em Marketing de Moda Pós-Graduação em Marketing de Moda Público alvo Indicado para profissionais com formação em Moda, Design, Marketing, Comunicação, Arquitetura, dentre outros, e que atuem ou desejem atuar na área de Moda,

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Março 2016 1 Pós-Graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios Objetivos do Curso O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CBA. Certification in Business Administration

CBA. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SEREM EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO NOVAS LIDERANÇAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Franquias

Pós-Graduação em Gestão de Franquias Gestão de Franquias Pós-Graduação em Gestão de Franquias Aula Inaugural 30 de maio de 2015 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 16.482,00 À vista com desconto: R$ 15.657,00 Consultar planos

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores NÚCLEO AVANÇADO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores De acordo com a Resolução n o 1 de 08/06/2007 da CES do CNE do MEC Coordenação

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Private Equity e Venture Capital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Private Equity e Venture Capital Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS 1º MÓDULO: SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS Economia e Sociedade do Conhecimento: Conceitos básicos: economia da informação e conhecimento. Investimentos tangíveis e intangíveis. Gestão do Conhecimento e

Leia mais

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar

1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário. Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar 1 Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário Gestão de Projetos de EAD Conceber, Desenvolver e Entregar Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos stavros@fgv.br Brasília, 27 de novembro de 2009

Leia mais

MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores

MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores Objetivos Qualificação em nível de especialização lato sensu em Relações com Investidores com vistas a preparar os profissionais para atuar em cargos

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

O Curso é semestral, com duração de quatro anos e o aluno faz cinco disciplinas por semestre, sendo uma disciplina em cada dia de aula.

O Curso é semestral, com duração de quatro anos e o aluno faz cinco disciplinas por semestre, sendo uma disciplina em cada dia de aula. O curso de graduação em Administração da EBS já na primeira vez em que participou do exame do ENADE (que avalia os alunos formandos e é feito pelo MEC) ficou em primeiro lugar, sendo a única instituição

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Empresarial. OBJETIVO DO CURSO: O curso de

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

Características. Carga horária 36 horas presenciais.

Características. Carga horária 36 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso A indústria de Private Equity e Venture Capital está em pleno desenvolvimento no Brasil, no ano de 2013 os investimentos foram de R$ 17,6 bilhões representando 0,37% do

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Turma Especial ESPM/ABF-Rio Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 15.698,00

Leia mais

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira

Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Visão global, especialização local Consultoria para a indústria financeira Como uma das empresas líderes em serviços profissionais no Brasil, a Deloitte entende de maneira única os desafios enfrentados

Leia mais