ANÁLISE TEMPORAL DO COMPLEXO ESTUARINO DA BAIXADA SANTISTA-SP, POR MEIO DE IMAGENS TM-LANDSAT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE TEMPORAL DO COMPLEXO ESTUARINO DA BAIXADA SANTISTA-SP, POR MEIO DE IMAGENS TM-LANDSAT"

Transcrição

1 ANÁLISE TEMPORAL DO COMPLEXO ESTUARINO DA BAIXADA SANTISTA-SP, POR MEIO DE IMAGENS TM-LANDSAT Alessandro Rosini Professor de Ensino Médio e cursos pré-vestibular Fone: (13) E.E. Dona Luiza Macuco AV: Aristóteles de Menezes, S/N Santos-SP INTRODUÇÃO No ensino de Biologia é essencial o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o meio ambiente e o conhecimento, contribuindo para uma educação formadora de indivíduos sensíveis e solidários, cidadãos conscientes dos processos e regularidades do mundo e da vida, capazes de realizar ações práticas, fazer julgamentos e tomar decisões. De acordo com os novos Parâmetros Curriculares Nacionais, o meio ambiente passa a ser tema transversal, o que vem aumentando o campo de atuação docente no sentido de produzir um trabalho transdisciplinar. Para a elaboração deste, traçamos como principais objetivos: a obtenção de um diagnóstico espaço-temporal das degradações e alterações ocorridas na Baixada Santista, em especial no complexo estuarino e na planície litorânea até as escarpas da serra do mar; a transmissão de conhecimentos, com ênfase sobre os manguezais da Baixada Santista, divulgando a necessidade da manutenção do equilíbrio ecológico e alertando para a importância da utilização racional destes ecossistemas; a utilização de tecnologias espaciais, por meio de imagens de satélite, capazes de incentivar os alunos em relação ao aprendizado e, ao mesmo tempo, permitir que entrem em contato com novas tecnologias; a estimulação de uma conscientização e despertar o senso crítico para as questões ambientais, provocando na comunidade escolar uma postura atitudinal reflexiva, prudente na preservação dos recursos naturais e favorecendo a participação de todos nas decisões para melhorar a qualidade do meio natural, social e cultural. A região de estudo está localizada no litoral sudeste do Estado de São Paulo, ao longo da Baixada Santista (figura 1) envolvendo os municípios de Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande e o Canal de Bertioga O complexo estuarino abriga uma série de manguezais, sujeitos a várias alterações ambientais provocadas por poluentes emitidos tanto pelo município de Cubatão, quanto pela própria região portuária (Porto de Santos) e outros municípios vizinhos. O município de Santos encontra-se próximo à Serra do Mar, localizado a 68 km de São Paulo. Ocupa uma área de 271 Km², dos quais 39,4 km² correspondem à região insular e 231,6 km² à área continental. Seus limites ao norte, com Santo André, Mogi das Cruzes e Salesópolis; ao sul, o Oceano Atlântico e a Ilha de Santo Amaro; a leste, Bertioga; e a oeste, Cubatão e São Vicente. O canal de Bertioga, conhecido também como Rio Bertioga, tem 30 quilômetros de extensão e ainda hoje é o responsável pela economia informal da Cidade.

2 Figura 1- Imagem TM-Landsat. Localização dos municípios: (S) Santos, (G) Guarujá, (V) Vicente de Carvalho, (SV) São Vicente, (P) Praia Grande e (B) Canal de Bertioga Na Ilha de Santo Amaro encontra-se o município de Guarujá (23 59' de latitude Sul e 46 15' de longitude Ocidental) com 137 Km 2. A terceira maior ilha do litoral do Estado de São Paulo faz limite ao norte, com o Canal de Bertioga, que separa Santos e Guarujá, a oeste, com o Canal do estuário de Santos e ao sul e a leste, com o Oceano Atlântico. Situado na zona de contato da borda escarpada do Planalto Atlântico com a Planície Litorânea (Baixada Santista), o município de Cubatão (latitude 23 52'26 S e longitude 46 25'37 W), distante aproximadamente 60 km da Capital Paulista, possui entre 8 a 9 km de largura. Dos seus 160 km 2 de área, apenas 18% são planícies, sendo o restante composto por serras, morros e manguezais. O município de São Vicente localiza-se entre os municípios de Santos, Cubatão, Praia Grande, tendo ao sul o Oceano Atlântico. O Município de Praia Grande (24 00'35" latitude Sul e 46 24'45" longitude Oeste) possui uma área equivalente a 145 Km 2 e faz limite com o município de São Vicente, Mongaguá e com o Oceano Atlântico. MATERIAL E MÉTODO Os manguezais da Baixada Santista, apesar de estarem próximos a um dos maiores centros urbanos do país e inseridos em uma região de grande desenvolvimento econômico, permanecem praticamente desconhecidos do ponto de vista zoológico. A necessidade de elaboração de um estudo mais profundo a respeito do meio ambiente da Baixada Santista e fazendo atribuições de vários recursos, entre eles o uso de novas tecnologias estabelecido pela LDB, levou ao desenvolvimento desse trabalho. O projeto foi apresentado aos alunos, sendo fornecidas explicações sobre os objetivos, os materiais as tecnologias empregadas, as formas de abordagem e o cronograma para o seu desenvolvimento. A realização do mesmo ocorreu em horário diferenciado das aulas, durante os meses de agosto a dezembro de 2001, havendo duas reuniões semanais, com a participação de vinte alunos, sendo que estes se apresentaram por escolha própria. Como ponto de partida foi aplicado um questionário inicial para os alunos, a fim de detectar o grau de conhecimento sobre a região abordada assim como o conhecimento do uso de imagens de satélite à análise do meio ambiente.

3 Foram elaboradas aulas e debates sobre as principais formações fitográficas brasileiras, sendo desenvolvidas aulas especiais sobre a Mata Atlântica, Serra do Mar, Porto de Santos e relevo da região, dando ênfase para o ecossistema manguezal. Em uma segunda etapa, a equipe realizou levantamento bibliográfico, inclusive sobre a legislação ambiental dos municípios. Foram realizadas discussões para esclarecimento dos assuntos selecionados e traçadas as linhas de atuação do trabalho. As imagens utilizadas do satélite Landsat foram obtidas junto ao Instituto Nacionais de Pesquisas Espaciais (INPE), sediado em São José dos Campos-SP. Os dados referentes às imagens utilizadas pelos sensores TM do Landsat constam na tabela a seguir: SATÉLITE/SENSOR ÓRBITA/PONTO DATA BANDA ESCALA FORMATO Landsat/TM 219 /76 12/03/85 3,4,5 1: Papel 03/09/99 Fotográfico A partir das imagens TM do satélite Landsat foram utilizados overlays, para a análise temporal. A técnica consiste em realizar máscara com papel vegetal de cada imagem, tendo o cuidado de contornar cada formação de relevo, cursos de água, vegetação e áreas construídas, permitindo uma melhor discriminação visual através dos padrões de tonalidade de cor. Para a distinção de cada polígono representado nas imagens, foi associada uma coloração e elaborada uma legenda, permitindo maior facilidade de reconhecimento das áreas de estudo. As análises foram realizadas por meio de sobreposição dos overlays, identificando as alterações ocorridas no meio ambiente. O reconhecimento e localização da região de estudo foram obtidos por cartas náuticas da Baia de Santos e região na escala 1: de 1989 e 1: de 1994 e fotos aéreas (aerocartas), do município de Santos, referentes ao período de 24/12/97 a 06/01/98, em preto e branco, na escala 1:500, no formato digital/cd. Os ambientes foram devidamente caracterizados para melhor assimilação e interpretação dos dados obtidos por parte da equipe envolvida. Partimos para um estudo de aprofundamento sobre localização geográfica, fauna, flora e legislação ambiental dos manguezais da Baixada Santista. Para estudo do meio, foi selecionada uma área de manguezal de preservação ambiental no município de Guarujá, com aproximadamente 1 Km 2 (figura 2), sendo previamente localizada por imagens de satélite e cartas náuticas.. Figura 2 A seta indica a região onde foi realizado estudo do meio no município de Guarujá, no Bairro Santa Rosa.

4 Durante o estudo do meio, caracterizou-se a fauna e a flora típicas desse ecossistema, assim como as principais características relativas ao solo e a importância do desenvolvimento de uma consciência ambiental por parte da população. As entrevistas com moradores e as informações obtidas em campo, foram armazenadas no formato de fotografias, desenhos e devidamente registradas em blocos de campo e posteriormente transcritas para o editor de textos. Caracterização dos Ambientes Os estuários representam corpos d'água parcialmente encerrados, que se formam quando as águas doces provenientes de rios e córregos fluem até os oceanos, havendo interação de águas marinhas e continentais. A ação das marés promove a circulação dos nutrientes e alimentos, além da remoção dos produtos inaproveitáveis do metabolismo dos organismos. A mistura das águas nos estuários promove processos de floculação, permitindo a deposição de frações arenosas finas que constituem o sedimento lamoso. Este sedimento é colonizado por diversas formas animais e por plantas de porte arbóreo e/ou arbustivo os quais formam a comunidade vegetal dos manguezais. Os manguezais são ambientes estuarinos especiais, dominam cerca de 25% das linhas de costas do planeta e cerca de 75% da zona intertropical. Apresentam maior desenvolvimento na faixa entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio (23 o 27'N e 23 o 27'S). No mundo, estima-se que haja Km 2 desse tipo de ecossistema No Brasil (figura 3), os manguezais ocupam uma área de aproximadamente Km 2 (Hertz, 1987) a Km 2 (Saenger 1983), dependendo da fonte consultada; são encontrados ao longo de praticamente todo o litoral, desde o Amapá (04 30'N), margeando estuários, lagunas e enseadas, até Lagunas (28 o 30'S), em Santa Catarina, limite austral desse ecossistema no Atlântico Sul Ocidental. A partir do Piauí até o Amapá, os manguezais se alargam, prolongando-se 50 a 60 Km em direção ao continente.. Figura 3 Distribuição dos manguezais no Brasil, Sant Anna e Whately (1981).

5 A região compreendida entre 23 o 00'S - 29 o 20'S, de Cabo Frio a Torres, é uma das áreas mais bem estudadas. Os bosques apresentam um gradiente em termos estruturais, sendo encontrados bosques de Rhizophora, Laguncularia e Avicennia, mistos ou monoespecíficos São caracterizados por apresentarem densa vegetação de halófitas (plantas que vivem em condições salinas), chamadas mangues. A densidade das espécies de mangues e as condições naturais dos estuários dão aos manguezais uma condição única de uma eficiente retenção de nutrientes. As condições ideais para desenvolvimento dos manguezais estão próximas às seguintes: temperaturas médias acima de 20 o C; média das temperaturas mínimas não inferior a 15 o C; amplitude térmica anual menor que 5 o C; precipitação pluvial acima de mm/ano, sem prolongados períodos de seca. As áreas de manguezal são representativas de zonas de elevada produtividade biológica, uma vez que, pela natureza de seus componentes, são encontrados nesse ecossistema representantes de todos os elos da cadeia alimentar marinha. A Mata Atlântica é considerada patrimônio da humanidade, estende-se ao longo do litoral brasileiro desde Rio Grande do Sul até o sul da Bahia. Possui uma das maiores diversidades do mundo, tendo cerca de 200 mil espécies englobando a flora e a fauna. É o ecossistema que mais sofreu a influência da ação do homem, por meio do extrativismo vegetal, pecuária, mineração, caça predatória e ocupação imobiliária. Dos 350 mil Km 2 existentes no descobrimento do nosso país, sobraram cerca de 10 mil Km 2, o que corresponde à cerca de 7% da mata original, sendo atualmente protegidos por lei, com a criação de parques nacionais, reservas estaduais e estações ecológicas. A Serra do Mar é um sistema montanhoso que se estende paralelamente à linha da costa atlântica, desde o Estado do Espírito Santo, até o sul de Santa Catarina, separando o litoral do interior do Brasil. No município de Cubatão, a cobertura vegetal da Serra do Mar vem enfrentando progressivos sinais de degradação devido ao impacto dos poluentes atmosféricos emitidos pelo complexo petroquímico e siderúrgico, implantado a partir da década de 50. O processo de degradação atingiu seu ponto máximo em 1984, quando chegaram a ser declarados um estado de emergência e dezesseis estados de alerta. A degradação observada na vegetação obedece à seqüência estabelecida por Mudd e Kozlowski (1975): eliminação das plantas sensíveis diminuindo a diversidade, redução seletiva de plantas do extrato superior e favorecimento de plantas mais baixas e redução da biomassa levando a uma perda de nutrientes pelo ecossistema. Em 1991, a UNESCO declarou a Serra do Mar como Reserva da Biosfera, elevando a importância da Mata mundialmente. Flora Dos Manguezais Os manguezais podem ser caracterizados de três maneiras: mangue-preto ou de siriúba (Avicennia schaueriana), com pneumatóforos que possibilitam as raízes respirarem

6 quando as águas as cobrem, mangue vermelho (Rhizophora mangle), com raízes-escora e mangue branco ou tinteira (Laguncularia racemosa), que também apresentam pneumatóforos, porém menos desenvolvidos e em menor número. Luederwaldt (1919), faz um relato da vegetação dos mangues santistas, citando as três espécies acima como componentes arborescentes. As espécies vegetais dos manguezais são plantas halófitas, próprias de ambientes salinos. Embora essas plantas possam se desenvolver em ambientes livres da presença do sal, em tais condições não ocorre formação de bosques, pois perdem espaço na competição com plantas de crescimento rápido, melhor adaptadas à presença de água doce. As marés constituem uma das energias subsidiárias mais importantes que incidem sobre as áreas dos manguezais. As regiões que apresentam maior desenvolvimento do sistema de manguezais, geralmente, possuem marés de grande amplitude. A caracterização deste regime é também importante na descrição das áreas ocupadas por bosques presentes nos manguezais. Representam também o principal mecanismo de penetração das águas salinas nos manguezais. Essas inundações periódicas tornam o substrato favorável à colonização pela vegetação, isto porque excluem plantas que não possuem mecanismos de adaptação para suportar a presença de sal. A amplitude de maré determina a renovação das águas superficiais e intersticiais, levando consigo certa quantidade de oxigênio. Essa renovação tem papel importante no transporte, seleção e fixação de propágulos, além da distribuição de matéria orgânica particulada ou dissolvida. Embora a vegetação do manguezal possa assimilar uma quantidade razoável de contaminantes, certos limites devem ser estabelecidos para protegê-la da poluição pesada, particularmente de óleo e substâncias tóxicas. Os manguezais são considerados áreas vitais no nosso planeta e requerem o máximo de proteção contra distúrbios ambientais. Valor Ecológico E Sócio - Econômico Dos Manguezais As áreas dos manguezais são de extrema importância para as populações, sendo altamente produtivas e economicamente importantes, delas provêm boa parte das proteínas, mariscos e peixes tão essenciais para alimentação. Sua área pode ser utilizada para turismo ecológico, educação ambiental, piscicultura e criação de outras espécies marinhas, além de sua principal função de berçário de várias espécies vegetais e animais. Regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo, controla o clima, protege escarpas e encostas das serras, além de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso. Entre os benefícios culturais estão a recreação, o conhecimento científico, a educação e o valor estético. Navegação, pesca, natação e observação de pássaros são apenas algumas das numerosas atividades recreativas que os cidadãos podem desfrutar nos estuários. Nota-se que o manguezal tem muito a oferecer porém, é preciso ser utilizado de maneira racional, de forma sustentada, atendendo às suas necessidades de recomposição, como período de desovas, perfloração das espécies vegetais, entre outros.

7 Segundo Schaeffer-Novelli (1989), o sucesso de conservação de qualquer área costeira dependerá da administração de todo o ambiente associado. Esta administração deve ser aplicada a uma unidade representativa do ambiente, maior que os limites do próprio ecossistema. Legislação De acordo com a SEMA (1984), os manguezais e o mar são ecossistemas brasileiros bem representativos, seu alto grau de degradação compromete nosso mar territorial. Os principais fatores de degradação, apontam para o relacionamento incorreto entre o homem e o meio ambiente, sendo destacados: a) poluição do estuário, mediante o lançamento de rejeitos industriais e a deposição de esgotos domésticos; b) expansão imobiliária, atividades turísticas, projetos de aqüicultura e de salinas; c) lixo e aterro; d) desmatamento para exploração de madeira; e) portos e terminais; f) acidentes com derramamento de petróleo e outras substâncias. O manguezal dispõe de leis para sua proteção, tanto a nível federal como, estadual e ou municipal. Essas Leis e Decretos refletem uma grande preocupação em proteger os recursos costeiros do litoral brasileiro. Os manguezais são áreas protegidas ou de preservação permanente ou reservas ecológicas, conforme o Código Florestal, Lei n , Art. 2, de 15/09/1965, Art. 18 da Lei n 6.938, de 17/01/1981, Decreto n 89336, de 31 de janeiro de 1984 e resolução CONAMA nº 004, de 18/09/1985, representando por si só, um grande obstáculo contra a degradação desse ecossistema. Porém, na prática, a legislação tem mostrado pouca eficácia na salvaguarda desses recursos naturais. O Projeto Cubatão, iniciado em meados de 1983, é um programa de controle de poluição ambiental do Pólo Industrial de Cubatão, desenvolvido pela Cetesb em conjunto com as Indústrias e a Prefeitura da cidade. No ano de 1985 foi iniciado um rígido programa de despoluição ambiental, tendo como resultado a redução em 92% dos índices das fontes poluidoras em menos de dez anos. A Lei Orgânica do Município de 1988, em seu artigo 189 capítulo IV - DO MEIO AMBIENTE - 1º - letra C, prevê a criação de uma Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. Após dez anos de sua promulgação, a Prefeitura de Cubatão instituiu a FUNDAÇÃO GUARÁ-VERMELHO DE CUBATÃO, atendendo a esse dispositivo e promovendo estudos científicos e técnicas avançadas para a manutenção da harmonia entre o homem e o ecossistema.

8 RESULTADOS E DISCUSSÕES Entrevista com moradores Entrevistamos o Sr. Pedro (61 anos), morador do bairro Santa Rosa há mais de 50 anos, quem afirmou que todo aquele bairro e outros vizinhos eram manguezais e mesmo agora, depois de aterrados é difícil a plantação de qualquer tipo de vegetal, devido a grande quantidade de sal presente no solo. Houve uma progressiva valorização do local com o passar dos anos, pela proximidade com as praias. As construções, muitas vezes, acabam por obstruir a passagem dos moradores locais e provocam alterações no ambiente. São encontrados vários animais, principalmente, de pequeno e médio porte. Características Gerais Solo Presença de Bactérias Água Vegetação Importância ecológica De forma geral, o solo do mangue é lodoso, denso, com partículas bem unidas, havendo pouca circulação de água e de oxigênio. Estão presentes milhares de bactérias anaeróbias. A superfície, possui coloração cinza, e a camada interna, é de coloração preta, sendo encontradas bactérias anaeróbias. As bactérias anaeróbias decompõem a matéria orgânica, originando mau cheiro, dado pela produção de enxofre, o que leva as pessoas a crerem de forma errônea, que o manguezal é lixo, ou inútil. Salobra, mistura de água doce e salgada Espécies de árvores com características próprias, adaptadas à presença de grande quantidade de sal e às formas diferentes de captura de oxigênio. São berçários para inúmeras espécies animais, filtros ecológicos e responsáveis por um ciclo de matéria orgânica. Isso devido à presença de bactérias, aves, peixes, crustáceos, mamíferos, árvores e outros organismos que pertencem à teia alimentar, permitindo que este sistema funcione adequadamente, mantendo se ecologicamente equilibrado e assim exercer suas funções. Foram identificadas árvores do gênero Laguncularia e Rhizophora, esta em fase de florescimento (figura 4). Não foram encontradas árvores do gênero Avicennia.

9 Figura 4 Flor de Rhizophora no detalhe. Vários locais estão sendo aterrados devido à expansão populacional, sendo constatado a existência de uma parcela expressiva de lixo de origem doméstico (figura 5), caracterizando a degradação do meio. Figura 5 Área de manguezal poluída As plantas de mangue apresentam uma morfologia especial que determinam características singulares. As folhas são suculentas, com a presença de glândulas de secreção de sal, a Rhizophora (figura 6) possui folhas largas e ápice arredondado, enquanto que as folhas da Laguncularia, são estreitas e com ápice pontiagudo. Figura 6 - A) Folha de Rhizophora. (B) Folha de Lagungularia A presença de pneumatóforos ou raízes respiratórias (figura 7), típicas de Laguncularia com função de obtenção de oxigênio necessário à respiração e raízes-escora presentes na Rhizophora, que partem quase do meio do tronco, perto dos galhos mais baixos e se enterram na lama fina, dando maior sustentação.

10 Figura 7 Representação dos pneumatóforos encontrados na área de estudo. A disseminação de sementes, o que permite a propagação vegetativa, e a presença de plântulas, resultado da germinação dos propágulos (figura 8), que se enterram no solo lodoso. Figura 8 (A) Semente, (B) Propágulo, (C) Propágulo desenvolvido, (D) Plântula. O caule da Rhizophora apresenta coloração avermelhada devido à presença de tanino, utilizado na impermeabilização de barcos, proteção das velas e confecção de panelas de barro. Os manguezais são habitados em toda a sua extensão por diversos animais, alguns nem sempre exclusivos desse ecossistema. Foram identificados diversos animais típicos, como bivalves filtradores, aves, peixes, caranguejos maria-mulata (Goniopsis) e chamamaré (Uca), sendo realizado a sexagem e verificada a presença de fêmeas ovígeras, além da presença de pegadas de animais e esqueletos. CONCLUSÕES Na imagem TM-Landsat, relativa ao mês de março de 1985, constatou-se uma faixa de coloração azul ao longo das praias indicando maior sedimentação, por se tratar de um período de final de verão no qual o mar encontra-se mais calmo. Observou-se também, que as margens do Canal de Bertioga apresentam-se mais largas por ser um período com maior índice pluviométrico na região. A análise temporal obtida ao longo de toda a região estudada, nota-se uma diminuição da área vegetal, incluindo o local onde ocorreu estudo do meio. Houve maior preservação dos manguezais ao longo do Canal de Bertioga. Maiores índices de desmatamento ao longo dos morros, havendo aumento das zonas residências, o que reafirma os problemas de erosão e riscos de desmoronamento das encostas sobretudo no município de Santos. Em São Vicente, percebe-se alterações significativas na área continental, devido aos desmatamentos.

11 O aumento populacional gera não apenas desmatamentos, mas também poluição das águas pela falta de saneamento básico, fato constatado na imagem TM-Landsat relativa a No município de Guarujá, além da urbanização, desmatamentos e diminuição das áreas de manguezais, verificaram-se alterações (figura 9) do rio Içanhema e do rio do Meio, identificado através das cartas náuticas. Figura 9 Comparações entre as imagens TM de 1985 e 1999, mostrando alterações no percurso do rio Içanhema (a) e rio do Meio (b). Ao longo do canal do Porto de Santos, constatou-se através das imagens de satélite e das imagens aéreas, manchas de óleo (figura 10) e a expansão da área portuária. Em relação à região de Cubatão, verificamos áreas de reflorestamento nas encostas da Serra do Mar e a recuperação de algumas áreas de manguezais, chegando-se a consenso que esses fatos são devidos à implantação de uma política de preservação do meio ambiente, instalada na região principalmente a partir de Figura 10 - Visualização através de imagem aérea da poluição no canal do Porto de Santos Dos três gêneros vegetais existentes no mangue não foi encontrado a Avicennia, também chamado de mangue de siriúba ou mangue preto. Além dos animais descritos, outras aves foram observadas como urubus, garças e frangos d água, habitando as bordas do mangue.

12 Ficou evidente que há falta de fiscalização na área de preservação e também há falta conscientização por parte da população, uma vez que o lixo encontrado no manguezal era aparentemente de origem doméstica, sendo os locais mais próximos das casas muito mais poluídos do que os mais afastados. Trata-se de um bairro simples, as ruas não são asfaltadas, há casas tanto de madeira quanto de tijolos, havendo, também, a construções de novas casas e pequeno comércio local. Estas observações nos levam a crer que a tendência é o aumento da poluição, da sedimentação (aterros), diminuição da fauna, sendo o maior contribuinte a urbanização realizada indiscriminadamente, levando portanto, à destruição das áreas de manguezais. O grande descaso com que vêm sendo tratadas as áreas de Mata Atlântica, Serra do Mar e manguezais, faz com que seja urgente o levantamento dos benefícios ecológico, social e econômico gerados por esses ecossistemas e a aplicação da legislação vigente. Os resultados obtidos apontam para o relacionamento incorreto entre o homem e o meio ambiente, destacando que os impactos sobre os manguezais são de duas categorias: a) poluição do estuário, mediante o lançamento de resíduos, a deposição de esgotos domésticos e a especulação imobiliária; b) degradação que ocorre pela invasão dos manguezais. No caso do ecossistema manguezal, faz-se necessário conhecer a sua estrutura e função, além de se avaliar as respostas aos tensores que atuam sobre o sistema. É necessário desenvolver um sistema de monitoramento permanente de dados, numa tentativa de identificar fenômenos ecológicos que se processam numa escala de tempo. O presente estudo visou não somente contribuir para a melhor compreensão da importância dos ecossistemas abordados, como também a divulgação e implantação do uso de imagens de satélite, apresentando contribuição significativa para estudo do meio ambiente. É importante salientar a necessidade de gerar subsídios para que os alunos possam se familiarizar com a metodologia empregada, entendendo que as imagens geradas por satélite representam uma ferramenta para despertar o interesse e expandir o conhecimento dos mesmos em relação aos temas abordados em aula, sendo indispensável a coleta de informações, dados, discussões e estudo do meio propriamente.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, M.A.B. e LAMBERTI, A. A vegetação da Baixada Santista. A Baixada Santista- Aspectos Geográficos, EDUSP,. BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Uso de tecnologias espaciais no estudo do meio ambiente, INPE, p. BRASIL. MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros curriculares nacionais: Biologia. Brasília: Ministério da Educação, p BRASIL. MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, p. DALLEMAND, J. F. et alii. Sensoriamento remoto e agricultura. Ciência Hoje, 8 (43): 44-51, Jun DIAS, L. A. V. et alii. Imagens e computadores: o olho que tudo vê. Ciência Hoje, 7 (37): 34-44, Nov LUEDERWALTDT, H.. Os manguezais de Santos. Rev. do Museu Paulista XI, lolp. ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara, p. SCHAEFFER-NOVELLI, Y. & CINTRON, G. Guia para estudo de áreas de manguezal - estrutura, função e flora. São Paulo, Caribbean Ecological Research, p. SCHAEFFER-NOVELLI, Y. Perfil dos ecossistemas litorâneos brasileiros, com especial ênfase sobre o ecossistema manguezal. São Paulo, Instituto Oceanográfico São Paulo- Publicação especial (7), p. SCHAEFFER-NOVELLI, Y. Et alii. Manguezais. Ed. Ática, p.

ALUNO: FERNANDO FERREIRA DE BRITO - RM 6035

ALUNO: FERNANDO FERREIRA DE BRITO - RM 6035 F A C U L D A D E D O N D O M E N I C O CURSO: MUNDO CONTEMPORÂNEO PROFª MESTRE: ÂNGELA VAZ OMATTI AGUIAR ALUNO: FERNANDO FERREIRA DE BRITO - RM 6035 G U A R U J Á ONTEM... E HOJE. Guarujá (SP) apoia o

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto

15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto 15- Representação Cartográfica - Estudos Temáticos a partir de imagens de Sensoriamento Remoto O Sensoriamento Remoto é uma técnica que utiliza sensores, na captação e registro da energia refletida e emitida

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Aula 14 Distribuição dos Ecossistemas Brasileiros Floresta Amazônica Mais exuberante região Norte e parte do Centro Oeste; Solo pobre em nutrientes; Cobertura densa ameniza o impacto da água da chuva;

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA

OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA Dantas 1, Mayara; Gomes 1, Márcia; Silva 1, Juliene; Silva 1, Jaciele; 1 Discente do Curso de Bacharelado em Ecologia; 2 Professora

Leia mais

Prof. MSc. Leandro Felício

Prof. MSc. Leandro Felício Prof. MSc. Leandro Felício Ecossistema: Sistema integrado e auto funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente. Bioma: Conjunto

Leia mais

As Questões Ambientais do Brasil

As Questões Ambientais do Brasil As Questões Ambientais do Brasil Unidades de conservação de proteção integral Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral. As unidades de proteção integral não podem ser habitadas

Leia mais

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35

A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 A BIOSFERA DO BRASIL (I) AULAS 34 E 35 OS BIOMAS DO BRASIL: (Aziz Ab Saber) O que se leva em consideração nesses domínios morfoclimáticos? Clima. Relevo. Solo. Vegetação. Vida. História da Terra e da ocupação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ambiente, Saúde e Segurança Componente Curricular: Meio Amb.

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 CIÊNCIAS DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE DE 2012

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 CIÊNCIAS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação Ciências NOME: TURMA: escola: PROfessOR:

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS

ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS ANEXO CHAMADA III DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS OBJETIVO Esta chamada tem por objetivo financiar projetos relacionados a ações de gestão e avaliação

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Secretaria de Habitação e Meio Ambiente Diretoria de Licenciamento e Avaliação Ambiental São Bernardo do Campo, 15 de maio de 2009. Introdução Tendo em

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli)

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) 1 REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Águas que determine às empresas concessionárias deste serviço a divulgação em suas

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LIVRES DA WEB, PARA O MONITORAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE O RIO MEIA PONTE, GO: UM ESTUDO DE CASO.

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LIVRES DA WEB, PARA O MONITORAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE O RIO MEIA PONTE, GO: UM ESTUDO DE CASO. UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS LIVRES DA WEB, PARA O MONITORAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE O RIO MEIA PONTE, GO: UM ESTUDO DE CASO. Patrícia Pinheiro da Cunha 1, Magda Beatriz de Almeida Matteucci

Leia mais

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

Programa de Educação e Valorização da Água

Programa de Educação e Valorização da Água Título do trabalho: Aplicação do Programa de Educação e Valorização da Água nas Escolas de Jaraguá do Sul. Autores: Evelise Maria Garcia Parham Fard Adilson Miotto Currículo resumido dos autores: Evelise

Leia mais

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Introdução Ao longo deste trabalho, vamos falar de um gravíssimo problema ambiental, A NIVEL MUNDIAL! que poucos ou quase ninguém

Leia mais

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental

Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental Conteúdo Específico do curso de Gestão Ambiental 1.CURSOS COM ÊNFASE EM : Gestão Ambiental de Empresas 2. CONCEPÇÃO DOS CURSOS: O Brasil possui a maior reserva ecológica do planeta sendo o número um em

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREA DE RIO SÃO FRANCISCO, PETROLINA PE.

IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREA DE RIO SÃO FRANCISCO, PETROLINA PE. IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL URBANA, MARGEM DO RIO SÃO FRANCISCO, PETROLINA PE. Profa. Miriam Cleide Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro, BA INTRODUÇÃO

Leia mais

Nosso Território: Ecossistemas

Nosso Território: Ecossistemas Nosso Território: Ecossistemas - O Brasil no Mundo - Divisão Territorial - Relevo e Clima - Fauna e Flora - Ecossistemas - Recursos Minerais Um ecossistema é um conjunto de regiões com características

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

-- De São Paulo a Santos -- Colégio Santa Clara Prof. Marcos

-- De São Paulo a Santos -- Colégio Santa Clara Prof. Marcos -- De São Paulo a Santos -- Colégio Santa Clara Prof. Marcos São Paulo tem déficit de água Região Metropolitana de São Paulo População: aprox. 20 milhões Consumo médio de água: 73 mil litros por segundo

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Matéria e energia nos ecossistemas

Matéria e energia nos ecossistemas Aula de hoje Matéria e energia nos ecossistemas Matéria e energia nos ecossistemas A forma e funcionamento dos organismos vivos evoluiu parcialmente il em respostas às condições prevalecentes no mundo

Leia mais

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA 1º PERÍODO TEMAS / CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE: BLOCOS (90 min) ALGUMAS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA COSTA LESTE DE SALINAS DA MARGARIDA-BAHIA

CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA COSTA LESTE DE SALINAS DA MARGARIDA-BAHIA I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental COBESA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL NA COSTA LESTE DE SALINAS DA MARGARIDA-BAHIA Augusto César da Silva Machado Copque Geógrafo

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A FLORESTA AMAZÔNICA 2011 Aula XII O bioma Amazônia representa aproximadamente 30% de todas as florestas tropicais remanescentes do mundo e nele se concentra a maioria das florestas

Leia mais

Na Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares, localizada no Engenho Pau Santo, no Cabo de Santo Agostinho-PE.

Na Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares, localizada no Engenho Pau Santo, no Cabo de Santo Agostinho-PE. Nome do projeto A Cor da Mata. Um despertar para a sustentabilidade. Local onde o projeto será instalado/executado Na Escola Municipal Dr. Humberto da Costa Soares, localizada no Engenho Pau Santo, no

Leia mais

Pós-graduando em Educação Ambiental e Recursos Hídricos CRHEA/USP. Pós-graduanda em Educação Ambiental e Recursos Hídricos CRHEA/USP

Pós-graduando em Educação Ambiental e Recursos Hídricos CRHEA/USP. Pós-graduanda em Educação Ambiental e Recursos Hídricos CRHEA/USP EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE IMPACTOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DA REPRESA DE FURNAS NO ENTORNO DO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG FÁBIO VIEIRA MARTINS Pós-graduando

Leia mais

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS MANGUEZAIS NO MUNICÍPIO DE MAGÉ BAIXADA FLUMINENSE

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS MANGUEZAIS NO MUNICÍPIO DE MAGÉ BAIXADA FLUMINENSE DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS MANGUEZAIS NO MUNICÍPIO DE MAGÉ BAIXADA FLUMINENSE Gabriel de Lima Souza, licenciando em Geografia gabriel.geo2010@gmail.com Jessica Damiana Pires Fernandes, licencianda em

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER?

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DO RN O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? NATAL/RN 2005 DEODORO AMILCAR CAVALCANTE DE ARAÚJO O NOSSO LIXO, O QUE FAZER? Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Educação

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC - SNUC PREVISÃO LEGAL Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e àcoletividade

Leia mais

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs Instituto Sociedade, População e Natureza... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias para a conservação e uso sustentável do Cerrado (Mapas elaborados pelo

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS BRASILEIROS 2011 Aula VII BRASIL E VARIABILIDADE FITOGEOGRÁFICA O Brasil possui um território de dimensões continentais com uma área de 8.547.403 quilômetros quadrados. 4.320

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Aula 8 a A Engenharia e o Meio Ambiente Parte I Edgar Aberto de Brito PRIMEIRA PARTE As questões ambientais e os problemas para a engenharia. ENGENHARIA

Leia mais

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL Danilo Coutinho da Silva Bacharel e Licenciado em Geografia - UFPB danilogeog@hotmail.com INTRODUÇÃO A Educação Ambiental (EA) deve

Leia mais

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG

ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG ATIVIDADE DE ANALISE CRITICA DOS EIXOS, PROG EIXOS E PROGRAMAS EIXO 1 - Uso sustentável dos recursos naturais Programa de fortalecimento do sistema de gestão ambiental Programa de formação e manutenção

Leia mais

Análise de dados da Pesquisa Espontânea sobre Aquecimento Global 1º semestre de 2010

Análise de dados da Pesquisa Espontânea sobre Aquecimento Global 1º semestre de 2010 Análise de dados da Pesquisa Espontânea sobre Aquecimento Global 1º semestre de 2010 Foi realizada entre os dias 4 e 19 de maio uma pesquisa sobre aquecimento global em cinco municípios da Grande Vitória:

Leia mais

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas

Clima, tempo e a influência nas atividades humanas As definições de clima e tempo frequentemente são confundidas. Como esses dois termos influenciam diretamente nossas vidas, é preciso entender precisamente o que cada um significa e como se diferenciam

Leia mais

Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros. Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia. Bioma

Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros. Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia. Bioma Cap. 26 De norte a sul, de leste a oeste: os biomas brasileiros Sistema de Ensino CNEC Equipe de Biologia Bioma Conjunto de vida, vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação, condições

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA 225 Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA Marcos Antônio Lopes do Nascimento¹; Maria Verônica

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

Marisa L. P. Zuccas. Participantes: Alunos do IEQ Polo Itaquera. marisazuc@hotmail.com

Marisa L. P. Zuccas. Participantes: Alunos do IEQ Polo Itaquera. marisazuc@hotmail.com VERIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS ORIUNDAS DA CONSTRUÇÃO DA ARENA CORINTHIANS EM SÃO PAULO, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO, PARA OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO IEQ. Autora: Marisa

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO SAVANAS E DESERTOS 2011 Aula VI AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA SAVANAS As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo

Leia mais

- Deliberar sobre a Política Municipal do Meio Ambiente;

- Deliberar sobre a Política Municipal do Meio Ambiente; CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE MEIO AMBIENTE O que é a Conferência Municipal sobre Meio Ambiente? A Conferência Municipal sobre Meio Ambiente é um fórum de discussões e deliberações, na qual a população tem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA O comportamento climático é determinado por processos de troca de energia e umidade que podem afetar o clima local, regional

Leia mais

Exercícios Amazônia. Geografia Professor: Claudio Hansen. Material de apoio do Extensivo

Exercícios Amazônia. Geografia Professor: Claudio Hansen. Material de apoio do Extensivo Exercícios Amazônia 1. As florestas contribuem com a fixação de parte do carbono atmosférico do planeta, amenizando o processo do aquecimento global. As queimadas realizadas nessas formações vegetais,

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen).

Figura 2.1. Baía de Todos os Santos (Grupo de Recomposição Ambiental/ Gérmen). 18 2 Área de Estudo A Baía de Todos os Santos (BTS) (figura 2.1), localizada no estado da Bahia, considerada como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica é a maior Baía do Brasil, com cerca

Leia mais

Pecuária Orgânica Certificada

Pecuária Orgânica Certificada Pecuária Orgânica Certificada O Pantanal Planície de inundação periódica, reconhecida internacionalmente como de relevante importância para a biodiversidade, o Pantanal está inserido na bacia hidrográfica

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL Ana Maria G. D. MENDONÇA 1, Darling L. PEREIRA 2,,José J. MENDONÇA 3, Aluska M. C. RAMOS 4 Maria S. B. DUARTE

Leia mais

Sensoriamento Remoto. Características das Imagens Orbitais

Sensoriamento Remoto. Características das Imagens Orbitais Sensoriamento Remoto Características das Imagens Orbitais 1 - RESOLUÇÃO: O termo resolução em sensoriamento remoto pode ser atribuído a quatro diferentes parâmetros: resolução espacial resolução espectral

Leia mais

Formações de Santa Catarina. Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015

Formações de Santa Catarina. Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015 Formações de Santa Catarina Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015 O Estado de Santa Catarina está totalmente inserido dentro do Bioma Mata Atlântica. A Mata Atlântica "O espaço que contém aspectos

Leia mais

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37

Município D 8.902 545 6,12 Município E 231.977 3.544 1,53 Município F 93.655 1.280 1,37 01 - Os problemas ambientais estão na ordem do dia dos debates científicos, das agendas políticas, da mídia e das relações econômicas. Até muito recentemente, ao se falar de meio ambiente, as instituições

Leia mais

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.

REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS, LAGOS E REPRESAS. BACIA HIDROGRÁFICA. É UMA REDE DE TERRAS DRENADAS POR UM RIO E SEUS PRINCIPAIS AFLUENTES.

Leia mais

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS

ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS ESCOLA SENAI CELSO CHARURI CFP 5.12 PROGRAMA DE CONTROLE DA COLETA SELETIVA E DESTINO DOS MATERIAIS DESCARTADOS PROGRAMA Nº 04/2012 SENAI-SP. Projeto desenvolvido pelo CFP 5.12 Escola SENAI Celso Charuri.

Leia mais

Poluição das Águas. A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ 9º ANO ENS.

Poluição das Águas. A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ 9º ANO ENS. COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ 9º ANO ENS. FUNDAMENTAL PROFESSOR: SEBASTIÃO ABICEU / PROFESSORA: JANILDA FRÓES Poluição das Águas A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema A questão

Leia mais

Curso Agenda 21. Resumo da Agenda 21. Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS

Curso Agenda 21. Resumo da Agenda 21. Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS Resumo da Agenda 21 CAPÍTULO 1 - Preâmbulo Seção I - DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS CAPÍTULO 2 - Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas

Leia mais

O USO DA BIODIVERSIDADE COMO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

O USO DA BIODIVERSIDADE COMO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL O USO DA BIODIVERSIDADE COMO PRESERVAÇÃO AMBIENTAL Stefani de Souza Patricia de Freitas Co-autor - Prof. MSc. Cristian Coelho Silva cristian_coelho@yahoo.com.br luscheuer@hotmail.com Palavras-chave: sustentabilidade,

Leia mais

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos:

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos: A UU L AL A Cerrado e caatinga Compare estas duas fotos: cerrado caatinga Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula,

Leia mais

Palavras-chave: Aquecimento global, Mídias, Tecnologias, Ecossistema.

Palavras-chave: Aquecimento global, Mídias, Tecnologias, Ecossistema. Aquecimento Global e Danos no Manguezal Pernambucano SANDRA MARIA DE LIMA ALVES 1 - sandrali@bol.com.br RESUMO Este artigo procura enriquecer a discussão sobre o fenômeno do aumento da temperatura na terra

Leia mais

Projeto Barro Preto em Ação

Projeto Barro Preto em Ação Projeto Barro Preto em Ação Mirian de Sousa SILVA 1 ; André Luis RIBEIRO 2 ; 1ªTurma de Meio Ambiente 3 1 Professora orientadora do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) Bambuí/Extensão Oliveira-MG. 2

Leia mais

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS Meio Ambiente Tudo que está a nossa volta: todas as formas de vida e todos os elementos da natureza. Ecologia Ciência que estuda a relação dos seres vivos

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Previsão Legal Objetivos Categorias Finalidades Gestão do Sistema Quantitativos Outros Espaços Protegidos Distribuição Espacial Relevância O Brasil possui alguns

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: VISITAS GUIADAS AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: VISITAS GUIADAS AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA ABORDAGENS MULTIDISCIPLINARES NAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: VISITAS GUIADAS AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA Andréa Espinola de Siqueira; Ana Clara Frey de S. Thiago; Ana

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 9º 3º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

Água - Recurso Natural

Água - Recurso Natural - Recurso Natural PROF. Carla Gracy Ribeiro Meneses A água é um elemento essencial para a humanidade. Nosso corpo é composto por dois terços de água, isso equivalente ao nosso peso total. Curiosidades!

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE 0 PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTANHA ES SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PRORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PEA PLANO DE AÇÃO Montanha ES 2014 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 02 2. JUSTIFICATIVA... 03 3. OBJETIVO GERAL...

Leia mais

AVALIAÇÃO DA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS/SP NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

AVALIAÇÃO DA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS/SP NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS Revista Ceciliana Jun 4(1): 55-59, 2012 - Universidade Santa Cecília Disponível online em http://www.unisanta.br/revistaceciliana AVALIAÇÃO DA BALNEABILIDADE DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SANTOS/SP NOS ÚLTIMOS

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano Projeto 1 Onde existe Vida? Tempo Previsto: 4 quinzenas (do 1ºPeríodo) Ciências Naturais A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 1.ª Fase: Terra um planeta com vida 2.ª Fase: A importância

Leia mais

INVENTÁRIO DAS FONTES POLUIDORAS/CONTAMINANTES DOS RECURSOS VIVOS MARINHOS DO BRASIL

INVENTÁRIO DAS FONTES POLUIDORAS/CONTAMINANTES DOS RECURSOS VIVOS MARINHOS DO BRASIL INVENTÁRIO DAS FONTES POLUIDORAS/CONTAMINANTES DOS RECURSOS VIVOS MARINHOS DO BRASIL ANTECEDENTES Em continuidade aos trabalhos do Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro (GERCO), o Ministério do Meio

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO: AMIGOS DO MEIO AMBIENTE IVINHEMA MS AGOSTO/2011 ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO SIRLENE DE SOUZA B. DAS VIRGENS PROJETO:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 ESTUDO DO MEIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 ESTUDO DO MEIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de 4º ano Ano Letivo 2015/2016 1.º Período ESTUDO DO MEIO Domínios Subdomínios Metas finais Conteúdos programáticos Avaliação natural

Leia mais